PT107333B - Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina - Google Patents

Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina Download PDF

Info

Publication number
PT107333B
PT107333B PT107333A PT10733313A PT107333B PT 107333 B PT107333 B PT 107333B PT 107333 A PT107333 A PT 107333A PT 10733313 A PT10733313 A PT 10733313A PT 107333 B PT107333 B PT 107333B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
collection
container
collection container
machine
upstream
Prior art date
Application number
PT107333A
Other languages
English (en)
Other versions
PT107333A (pt
Inventor
Miguel Nabeiro Rui
Original Assignee
Novadelta Comercio E Ind De Cafes Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novadelta Comercio E Ind De Cafes Lda filed Critical Novadelta Comercio E Ind De Cafes Lda
Priority to PT107333A priority Critical patent/PT107333B/pt
Priority to PCT/PT2014/000071 priority patent/WO2015084202A1/pt
Priority to ES14824563T priority patent/ES2763839T3/es
Priority to EP14824563.2A priority patent/EP3081123B1/en
Publication of PT107333A publication Critical patent/PT107333A/pt
Publication of PT107333B publication Critical patent/PT107333B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J31/00Apparatus for making beverages
    • A47J31/44Parts or details or accessories of beverage-making apparatus

Abstract

AA PRESENTE INVENÇÃO REFERE-SE A UMA MÁQUINA (1) PARA PREPARAÇÃO DE BEBIDAS, COMO POR EXEMPLO UMA MÁQUINA DE CAFÉ TIPO EXPRESSO, ADAPTADA PARA UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS DE PORÇÃO (2) CONTENDO PELO MENOS UMA RESPECTIVA SUBSTÂNCIA AROMÁTICA. A REFERIDA MÁQUINA (1) PARA PREPARAÇÃO DE BEBIDAS APRESENTA UMA CONFIGURAÇÃO PARTICULARMENTE COMPACTA, E DISTINGUE-SE POR INCLUIR UM CONTENTOR (43) DE RECOLHA, PARA RECOLHA DAS REFERIDAS EMBALAGENS (2) DE PORÇÃO APÓS A SUA EXTRAÇÃO, PROPORCIONADO DE MODO A MAXIMIZAR A CAPACIDADE DE RECOLHA EM RELAÇÃO AO VOLUME. ALÉM DISSO, O REFERIDO CONTENTOR (43) DE RECOLHA É AINDA CONFIGURADO DE MODO A PERMITIR VERTER PRIMEIRO RESÍDUOS LÍQUIDOS EVENTUALMENTE RECOLHIDOS, E DEPOIS AS EMBALAGENS DE PORÇÃO (2).

Description

DESCRIÇÃO
MÁQUINA DE PREPARAÇÃO DE BEBIDAS COM CONTENTOR DE RECOLHA COMPACTO E PROCESSO DE OPERAÇÃO DA REFERIDA MÁQUINA
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se ao campo das máquinas para preparação de bebidas, designadamente com base na infusão de substâncias aromáticas como por exemplo café tipo expresso, chá e similares, por meio de embalagens de porção, proporcionadas como cápsulas substancialmente rígidas ou como pastilhas substancialmente flexíveis. Em particular, a presente invenção refere-se a meios de recolha de material residual líquido e/ou sólido gerado pela máquina de preparação de bebidas.
A presente invenção refere-se ainda a um processo para operação deste tipo de máquinas, em particular para operação de um respectivo recipiente de recolha de material residual líquido e/ou sólido.
Antecedentes da Invenção estado da técnica inclui muitas soluções de máquinas de preparação de bebidas a partir de substâncias aromáticas proporcionadas em embalagens de porção, como por exemplo cápsulas rígidas ou pastilhas flexíveis. Estas máquinas de preparação de bebidas apresentam tipicamente um dispositivo de extração adaptado para injetar um fluido sob pressão nas embalagens de porção e recolher a bebida resultante. Além disso, estas máquinas de preparação de bebidas tipicamente também apresenta um contentor de recolha para recolha das referidas embalagens de porção após a sua extração num dispositivo de extração. Este contentor de recolha é habitualmente proporcionado diretamente por debaixo do dispositivo de extração e configurado como uma caixa com dimensões que permitam a recolha de uma pluralidade das referidas embalagens de porção usadas.
documento EP 2146608 BI revela uma solução para separar o conteúdo e a embalagem das referidas embalagens de porção, sendo que para o efeito usa dois respectivos contentores de recolha de destino.
O documento WO 2011/086087 AI revela uma solução para reconhecer automaticamente e indicar a um utilizador uma eventual colocação insuficiente ou errada de contentor de recolha de material residual liquido ou sólido numa máquina de acordo com a classe acima identificada.
Em particular no caso de máquinas de preparação de bebidas de construção compacta, existe o interesse de optimizar a distribuição de embalagens de porção usadas no referido contentor de recolha, de modo a maximizar o número que pode ser recolhido num determinado volume reduzido. Com efeito, nas soluções conhecidas no estado da técnica, após a extração as embalagens de porção caem por ação da força da gravidade no interior do contentor de recolha, onde se acumulam de forma irregular, desse modo ocupando um volume maior ao que seria necessário se fossem dispostas de forma regular.
Além disso, verifica-se que em alguns casos, ocorre alguma acumulação de liquido residual de extração no referido contentor de recolha. Ora, nestes casos, há interesse em poder verter o liquido residual de forma separada, por exemplo para um recipiente de destino diferente, das embalagens de porção usadas.
Descrição Geral da Invenção objectivo da presente invenção é o de proporcionar uma máquina de preparação de bebidas por meio de extração de uma substância aromática, incluindo café tipo expresso, chá e similares, com base no processamento de respectivas embalagens de porções individuais, e que apresente uma parte de contentor de recolha que maximize a capacidade volumétrica de recolha de embalagens de porção usadas.
Este objetivo é resolvido de acordo com a presente invenção através de um processo de acordo com a reivindicação 1.
Em particular, uma máquina de preparação de bebidas de acordo com a presente invenção apresenta uma parte de contentor de recolha que compreende pelo menos uma, de um modo preferido pelo menos duas zonas de recolha que apresentam pelo menos uma dimensão caracteristica que corresponde aproximadamente a pelo menos uma dimensão caracteristica das referidas embalagens de porção, e pelo menos um elemento de interação proporcionado a montante da referida zona de recolha e adaptado de modo que as referidas embalagens de porção se podem acumular numa disposição similar em resultado de um respetivo constrangimento espacial e da orientação espacial induzida pela interação com o referido elemento de interação a montante.
São deste modo proporcionados dois elementos que condicionam ou influenciam o movimento das embalagens de porção no interior do contentor de recolha: a dimensão das zonas de recolha que constrange o movimento de modo que as sucessivas embalagens de porção mantêm uma mesma disposição espacial ao longo do seu percurso, e a presença de um elemento de interação disposto numa determinada posição fixa e com uma determinada configuração, de modo que induz um movimento segundo uma determinada orientação.
É deste modo minimizada de forma vantajosa a ocorrência de espaços vazios entre embalagens de porção resultantes quando as embalagens de porção são recolhidas de forma desordenada, dispostas umas em cima das outras em disposições aleatórias.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, cada uma das referidas zonas de recolha apresenta uma largura, de um modo preferido também uma altura, no máximo 50% maior, de um modo preferido no máximo 25% maior que uma correspondente dimensão caracteristica das referidas embalagens de porção, de um modo preferido tal como resultante da sua orientação espacial à saída do dispositivo de extração, incluindo o diâmetro ou a altura, sendo que a referida largura é de um modo preferido substancialmente constante ao longo de cada zona de recolha.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido contentor de recolha compreende uma parte de contentor a montante desenvolvendo-se substancialmente segundo a vertical em pelo menos parte da sua extensão, e uma parte de contentor a jusante desenvolvendo-se substancialmente segundo a horizontal ou de forma inclinada em pelo menos parte da sua extensão, sendo que as referidas partes de contentor formam conjuntamente uma configuração de tipo cotovelo, sendo que a superfície inferior da zona de cotovelo é de um modo preferido configurada inclinada, em superfície reta ou curva.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, cada uma das referidas pelo menos duas zonas de recolha desenvolve-se pelo menos ao longo de pelo menos parte da referida parte de contentor a jusante.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido contentor de recolha é proporcionado com um elemento de distribuição a montante, disposto de um modo preferido na parte de contentor a montante, e com pelo menos duas zonas de recolha na parte de contentor a jusante. Em particular, o referido elemento de distribuição a montante é de um modo preferido configurado em forma planar e com um lado orientado para cima configurado em forma de vértice angulado. De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido elemento de distribuição a montante ser disposto em parte da seção transversal de passagem da parte de contentor a montante e de um modo preferido de forma centrada relativamente a esta.
Resulta assim de forma vantajosa que, em resultado da interação com o referido elemento de distribuição, as sucessivas embalagens de porção são distribuídas por uma das zonas de recolha a jusante e são aqui dispostas de forma ordenada substancialmente em fila.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido contentor de recolha é proporcionado com um elemento de deflexão a montante, disposto de um modo preferido na parte de contentor a jusante, disposto a uma altura acima da base do contentor de recolha que corresponde pelo menos, de um modo preferido é superior, a uma correspondente dimensão característica da embalagem de porção, designadamente a altura de embalagem.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido elemento de deflexão a montante é configurado em jeito de rampa oblíqua, de superfície curva ou plana, proporcionada a uma altura acima do plano de base, e desenvolvendo-se de um modo preferido em pelo menos a maior parte da largura do contentor de recolha. Este elemento de distribuição proporciona uma distribuição de sucessivas embalagens de porção por duas filas, uma por cima da outra.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido contentor de recolha é proporcionado com um elemento de distribuição a jusante, disposto no alinhamento do eixo de simetria de uma zona de recolha, de um modo configurado preferido em forma planar e com um lado orientado para montante e configurado em forma de vértice angulado.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido contentor de recolha é proporcionado com um elemento de retenção, configurado de modo a impedir a saída das embalagens de porção excepto por uma zona previamente definida do contentor de recolha.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, cada zona de recolha do referido contentor de recolha apresenta uma profundidade adaptada de modo que pode recolher uma pluralidade, de um modo preferido pelo menos duas das referidas embalagens de porção dispostas em fila ao longo de pelo menos parte da extensão pelo menos da parte de contentor a jusante.
De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido contentor de recolha apresenta uma profundidade (d) de no máximo 20 cm, de um modo preferido no máximo 15 cm.
Um outro objectivo da presente invenção é o de proporcionar um processo de preparação de bebida mais eficaz em termos de recolha temporária e separação de respetivos resíduos.
Este objetivo é resolvido de acordo com a presente invenção através de um processo de acordo com a reivindicação 12.
No âmbito da presente invenção, entende-se por partes estruturais de máquina aqueles elementos construtivos que suportam os componentes funcionais de operação (isto é, aqueles componentes que participam direta ou indiretamente no processo de preparação de uma bebida), designadamente através de ligações de montagem fixas, assegurando desse modo uma determinada relação espacial entre eles.
Descrição das Figuras
A presente invenção será em seguida explicada em maior detalhe com base em formas de realização preferidas e nas Figuras que se anexam. As Figuras mostram, em representações esquemáticas simplificadas:
Figura 1: vista em alçado lateral de uma forma de
realização de uma máquina (1) de preparação de
bebidas de acordo com a invenção, a partir de
embalagens (2) de porção e incluindo um
contentor (43) de recolha destas;
Figura 2: vista em planta de uma forma de realização de
uma máquina (D de preparação de bebidas de
acordo com a invenção, a partir de embalagens
(2) de porção e incluindo um contentor (43) de
recolha destas;
Figura 3: vista em alçado frontal de uma forma de
realização de uma máquina (1) de preparação de
bebidas de acordo com a invenção, a partir de
embalagens (2) de porção e incluindo um
contentor (43) de recolha destas;
Figura 4: vista em corte lateral da forma de realização do contentor (43) de recolha na máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção representada na Figura 1;
Figura 5: vista em planta da forma de realização do contentor (43) de recolha na máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção representada na Figura 1;
Figura 6: vista em corte frontal da forma do contentor (43) de recolha na preparação de bebidas de acordo representada na Figura 1; de realização máquina (1) de com a invenção
Figura 7 : vista em corte frontal da forma do contentor (43) de recolha na preparação de bebidas de acordo representada na Figura 1; de realização máquina (1) de com a invenção
Figura 8: vista em perspectiva superior da primeira forma de realização de contentor (43) de recolha representada nas Figuras 4, 5, 6 e 7;
Figura 9: vista em perspectiva inferior da primeira
forma de realização de contentor (43) de
recolha representada nas Figuras 4, 5, 6 e 7;
Figura 10: vista em corte lateral de uma segunda forma de
realização de contentor (43) de recolha numa
máquina (1) de preparação de bebidas de acordo
com a invenção;
Figura 11: vista em planta de uma segunda forma de
realização do contentor ( 43) de recolha numa
máquina (1) de preparação com a invenção; de bebidas de acordo
Figura 12: vista em corte frontal de uma segunda forma de realização de contentor (43) de recolha numa máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção;
Figura 13 : vista em corte lateral de uma terceira forma de realização do contentor (43) de recolha numa máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção;
Figura 14 : vista em planta de uma terceira forma de realização do contentor (43) de recolha numa máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção;
Figura 16: vista em corte lateral parcial de uma quarta forma de realização do contentor (43) de recolha numa máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção;
Figura 17 : vista em planta parcial de uma quarta forma de realização do contentor (43) de recolha numa máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção.
Descrição detalhada de formas de realização preferida da invenção
As Figuras 1, 2 e 3 representam vistas em alçado lateral (Figura 1), em planta (Figura 2) e frontal (FIGURA 3) de uma primeira forma de realização de uma máquina (1) de preparação de bebidas adaptada para processamento de embalagens de porção (2) num dispositivo de extração (3) proporcionado em conformidade, recolhido em partes estruturais (4) de máquina, a par de diversos componentes funcionais de operação. Em particular, estes componentes funcionais de operação compreendem meios de processamento de fluido, incluindo meios de aquecimento de fluido (51) e meios de compressão de fluido (52), meios de fornecimento de energia, incluindo meios de ligação de energia e, eventualmente, meios de armazenamento de energia - não representados porque conhecidos do estado da técnica -, meios de interface de atuação de máquina - não representados porque conhecidos do estado da técnica - e meios de fornecimento de fluido, incluindo meios de ligação (81) a uma fonte externa e meios de abastecimento de fluido (82), como por exemplo um reservatório de abastecimento de água. Como se pode observar a partir dos desenhos, a máquina (1) apresenta uma forma construtiva compacta e simples, sendo que os componentes funcionais de operação são direta ou indiretamente suportados por uma parte de base (41) de máquina e por uma parte de chassis (42) de máquina que definem conjuntamente as suas dimensões exteriores, designadamente um altura máxima (hi) , uma largura máxima (wi) e uma profundidade máxima (di) .
A máquina (1) de preparação de bebidas apresenta ainda um contentor (43) de recolha, recolhido de um modo preferido na zona frontal da parte de chassis (2) de máquina, adaptado para recolher resíduos sólidos e/ou líquidos resultantes de cada ciclo de preparação de bebida. Em particular, o referido contentor (43) de recolha é proporcionado de modo a recolher uma pluralidade de embalagens de porção (2) de forma espacialmente organizada e por isso, após uma respectiva ejecção para fora do dispositivo de extração (3).
No caso da forma de realização representada, a embalagem de porção (2) é inserida no dispositivo de extração (3), processada no interior deste e ejetada sempre na posição representada na Figura 1, ou seja segundo a horizontal relativamente aos lados de entrada e saída de bebida. A descrição em seguida tomará por referência esta orientação relativa da embalagem de porção (2), sem constrangimento do âmbito da presente invenção que é aplicável aos casos em que a orientação é diferente.
Como se pode observar a partir dos desenhos, é ainda preferido quando o referido contentor (43) de recolha é configurado de modo a engrenar com pelo menos uma parte de chassis (42) de máquina, de um modo preferido também com uma parte de base (41) de máquina. Além disso, é preferido quando a referida parte de chassis (42) de máquina ocupa pelo menos 70% da superfície exposta da máquina (1), sendo que a face exterior do contentor (43) de recolha ocupa pelo menos a maior parte da restante superfície exposta.
As Figuras 4, 5, 6 e 7 representam vistas em corte lateral AA (Figura 4), em planta (Figura 5), em corte frontal BB (Figura 6), bem como em alçado frontal (Figura 7), de uma primeira forma de realização do contentor (43) de recolha na máquina (1) de preparação de bebidas de acordo com a invenção representada nas Figuras 1, 2 e 3.
De acordo com um primeiro aspecto inventivo, o referido contentor (43) de recolha é configurado de modo a apresentar pelo menos uma zona de recolha, neste caso apenas uma zona de recolha (a) , com uma secção transversal que corresponde pelo menos aproximadamente à secção transversal e/ou frontal das embalagens (2) de porção, de modo que as embalagens (2) de porção são dispostas de forma substancialmente regular no contentor (43) de recolha.
De acordo com um segundo aspeto inventivo, e como se pode observar em particular a partir do corte transversal BB, o referido contentor (43) de recolha apresenta pelo menos uma seção (a) com um largura (w) que é no máximo 50% maior, de um modo preferido no máximo 25 % maior, que uma correspondente dimensão caracteristica (c) das embalagens de porção (2) . Esta dimensão caracteristica pode ser o diâmetro (d) ou a altura (h) máximos das embalagens de porção (2). Em geral, o contentor (44) de recolha é configurado de modo que constrange o movimento das embalagens de porção (2), depois de serem sucessivamente ejectadas para fora do dispositivo de extração (3), de tal forma que estas se dispõem de forma sucessiva ao longo de pelo menos uma fila ao longo da extensão de uma zona (a) de recolha.
Como se pode observar, o referido contentor (43) de recolha é proporcionado com uma parte de contentor a montante (431) desenvolvendo-se substancialmente segundo a vertical em pelo menos parte da sua extensão, e uma parte de contentor a jusante (432) desenvolvendo-se substancialmente segundo a horizontal ou de forma inclinada em pelo menos parte da sua extensão, sendo que as duas partes de contentor (431, 432) formam conjuntamente uma configuração de tipo cotovelo, sendo que a superfície inferior da zona de cotovelo é de um modo preferido configurada inclinada, em superfície reta ou curva.
De acordo com uma forma de realização preferida, o referido contentor (43) de recolha é proporcionado com um elemento de retenção (436), configurado de modo a impedir a saída das embalagens (2) de porção excepto por uma zona previamente definida do contentor (43) de recolha. É deste modo possibilitado que, mediante uma inclinação do contentor (43) de recolha segundo uma determinada direção, possa ser realizada uma descarga seletiva de líquidos sem que saiam também as embalagens de porção (2) recolhidas no contentor (43) de recolha.
Além disso, é preferido quando cada zona (a, b) de recolha do referido contentor (43) de recolha ser configurada com uma profundidade (d) tal que recolhe uma pluralidade de embalagens (2) de porção dispostas em fila ao longo de pelo menos parte da extensão pelo menos da parte de contentor a jusante (432) .
Além disso, é preferido quando o referido contentor (43) de recolha é configurado de modo a recolher pelo menos 3, de um modo preferido pelo menos 6 das referidas embalagens (2) de porção, e apresenta uma profundidade (d) de no máximo 20 cm, de um modo preferido no máximo 15 cm.
As Figuras 8 e 9 representam vistas em perspectiva superior (Figura 8) e inferior (Figura 9) da forma de realização representada nas Figuras 4, 5, 6 e 7.
Como se pode observar a partir dos desenhos, a superfície inferior da zona de cotovelo entre as duas partes de contentor (431, 432) é neste caso configurada em forma curva, de modo a melhor apoiar a deflexão da orientação do movimento das embalagens de porção.
As Figura 10, 11 e 12 representam vistas em corte lateral (Figura 10), em planta (Figura 11), bem como em alçado frontal (Figura 12) de uma segunda forma de realização do contentor (43) de recolha em que este apresenta duas zonas (a, b) de recolha, dispostas de forma paralela ao longo da profundidade (d) do contentor (43) de recolha. Mantem-se assim uma disposição substancialmente regular das sucessivas embalagens de porção (2) à medida que saem do dispositivo de extração (3) e entram no contentor (43) de recolha. Em particular, no caso desta forma de realização, aumenta-se a capacidade de recolha de embalagens de porção (2), mantendo a proporção dimensional de cada zona (a, b) de recolha relativamente à dimensão característica (c) das referidas embalagens de porção (2).
A parte de contentor a montante (431) do contentor (43) de recolha desenvolve-se neste caso à largura das duas zonas (a, b) de recolha, ou seja, com uma dimensão correspondendo aproximadamente a duas vezes a largura (w) de cada. Além disso, a parte de contentor a montante (431) é proporcionada com um ser proporcionado com um elemento de distribuição a montante (433), disposto de um modo preferido na parte de contentor a montante (431). De acordo com uma forma de realização preferida, o referido elemento de distribuição a montante (433) é configurado em forma planar e de um modo preferido com um lado orientado para cima configurado em forma de vértice angulado. Além disso, de acordo com um outro aspecto preferido, o referido elemento de distribuição a montante (433) é disposto em parte da seção transversal de passagem da parte de contentor a montante (431) e de um modo preferido de forma centrada relativamente a esta. Esta configuração revelou-se como particularmente eficaz para distribuir as embalagens de porção (2) que caem ao longo da parte de contentor a montante (431) pelas duas seções (a, b) de recolha que se encontram a jusante.
As Figura 13, 14 e 15 representam vistas em corte lateral (Figura 13), em planta (Figura 14) bem como em alçado frontal (Figura 15) , de uma terceira forma de realização do contentor (43) de recolha em que este apresenta apenas uma zona (a) de recolha com uma largura (w) na sua parte horizontal (432), mas é configurado de modo a permitir a recolha de duas filas de embalagens de porção (2) dispostas uma por cima da outra ao longo de uma zona (a) de recolha.
Neste sentido, de acordo com uma forma de realização preferida e como se pode observar na vista em corte lateral (em cima à esquerda), o referido contentor (43) de recolha é proporcionado com um elemento de deflexão a montante (434), disposto de um modo preferido na parte de contentor a montante (431). Em particular, o referido elemento de deflexão a montante (434) é disposto a uma altura acima da base do contentor (43) de recolha que corresponde pelo menos, de um modo preferido é superior, a uma correspondente dimensão caracteristica (02) da embalagem (2) de porção, designadamente a altura (h2) de embalagem. Além disso, o referido elemento de deflexão a montante (434) é configurado em jeito de rampa obliqua, de superfície curva (como na forma de realização representada) ou plana, desenvolvendo-se de um modo preferido ao longo de pelo menos a maior parte da largura (w) do contentor (43) de recolha.
As Figuras 16 e 17 representam vistas em planta (Figura 16) e em corte lateral parcial (Figura 17) de uma quarta forma de realização do contentor (43) de recolha em que este apresenta três zonas (a, b, c) de recolha, dispostas de forma paralela entre si ao longo da profundidade (d) da parte de contentor a jusante (432) do contentor (43) de recolha. Como se pode observar a partir do desenho, a parte de contentor a montante (431) ocupa apenas a projeção vertical da zona a montante de uma zona (a) de recolha disposta no meio das demais (b, c) . Assim, uma embalagem de porção (2) cai primeiro ao longo desta parte de contentor a montante (431) e desloca-se ao longo da zona (a) de recolha central até embater num elemento de distribuição a jusante (435) proporcionado a jusante desta e que deflecte o movimento da embalagem de porção (2) para uma das duas zonas (b, c) de recolha proporcionadas de cada lado.
De acordo com uma forma de realização preferida, o referido elemento de distribuição a jusante (435) é disposto no alinhamento do eixo de simetria da referida zona (a) de recolha, e configurado de um modo configurado preferido em forma planar e com um lado orientado para montante e configurado em forma de vértice angulado. Assim, as embalagens de porção (2) deverão, movidas pela energia cinética gerada aquando da queda a montante, ocupar sucessivamente o espaço disponível nas zonas (b, c) de recolha lateral, e depois o disponível na zona (a) de recolha central. Como resulta evidente, é deste modo possível aumentar substancialmente a capacidade de recolha de embalagens de porção (2) num volume comparativamente reduzido.
Lisboa, 30 de Março de 2015.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Máquina (1) para preparação de bebidas a partir de pelo menos uma substância edivel proporcionada no interior de uma embalagem (2) de porção, apresentando pelo menos um dispositivo (3) de extração adaptado para processamento da referida embalagem (2) de porção, através da injeção de um fluido pressurizado, e pelo menos um contentor (43) de recolha adaptado para recolha da referida embalagem (2) de porção a jusante do referido dispositivo (3) de extração, caracterizada por o referido contentor (43) de recolha compreender pelo menos uma zona (a, b) de recolha que apresenta pelo menos uma dimensão caracteristica que corresponde aproximadamente a pelo menos uma dimensão caracteristica, como por exemplo diâmetro ou altura, das referidas embalagens (2) de porção, e pelo menos um elemento de interação (433, 434, 435) configurado de modo que as referidas embalagens (2) de porção se podem acumular numa disposição similar em resultado de um respetivo constrangimento espacial.
  2. 2. Máquina (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por cada uma das referidas zonas (a, b) de recolha apresentar uma largura (wa, wb) , de um modo preferido também uma altura (h), no máximo 50% maior, de um modo preferido no máximo 25% maior que uma correspondente dimensão caracteristica (02) das referidas embalagens (2) de porção, de um modo preferido tal como resultante da sua orientação espacial à saida do dispositivo (3) de extração, incluindo o diâmetro (d2) ou a altura (h2) , sendo que a referida largura (wa, wb) é de um modo preferido substancialmente constante ao longo de cada zona (a, b) de recolha.
  3. 3. Máquina (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por o referido contentor (43) de recolha compreender uma parte de contentor a montante (431) desenvolvendo-se substancialmente segundo a vertical em pelo menos parte da sua extensão, e uma parte de contentor a jusante (432) desenvolvendo-se substancialmente segundo a horizontal ou de forma inclinada em pelo menos parte da sua extensão, sendo que as referidas partes de contentor (431, 432) formam conjuntamente uma configuração de tipo cotovelo, sendo que a superfície inferior da zona de cotovelo é de um modo preferido configurada inclinada, em superfície reta ou curva.
  4. 4. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 3, caracterizada por cada uma das referidas zonas (a, b) de recolha se desenvolver pelo menos na referida parte de contentor a jusante (432).
  5. 5. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 4, caracterizada por o referido contentor (43) de recolha ser proporcionado com um elemento de distribuição a montante (433), disposto de um modo preferido na parte de contentor a montante (431), e com pelo menos duas zonas (a, b) de recolha na parte de contentor a jusante (432).
  6. 6. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 5, caracterizada por o referido elemento de distribuição a montante (433) ser configurado em forma planar e de um modo preferido com um lado orientado para cima configurado em forma de vértice angulado.
  7. 7. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 6, caracterizada por o referido elemento de distribuição a montante (433) ser disposto em parte da seção transversal de passagem da parte de contentor a montante (431) e de um modo preferido de forma centrada relativamente a esta.
  8. 8. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 7, caracterizada por o referido contentor (43) de recolha ser proporcionado com um elemento de deflexão a montante (434), disposto de um modo preferido na parte de contentor a jusante (432), em particular a uma altura acima da base do contentor (43) de recolha que pelo menos corresponde, de um modo preferido é superior, a uma correspondente dimensão caracteristica (02) da embalagem (2) de porção, como por exemplo a altura (h2) de embalagem.
  9. 9. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 8, caracterizada por o referido elemento de deflexão a montante (434) ser configurado em jeito de rampa obliqua, de superfície curva ou plana, desenvolvendo-se de um modo preferido em pelo menos a maior parte da largura (w) do contentor (43) de recolha.
  10. 10. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 9, caracterizada por o referido contentor (43) de recolha ser proporcionado com um elemento de distribuição a jusante (435), disposto no alinhamento do eixo de simetria de uma zona (a) de recolha, de um modo configurado preferido em forma planar e com um lado orientado para montante e configurado em forma de vértice angulado.
  11. 11. Máquina (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 10, caracterizada por o referido contentor (43) de recolha ser proporcionado com um elemento de retenção (436), configurado como um elemento que se prolonga sobre o lado superior de modo a impedir a saída das embalagens (2) de porção excepto por uma zona previamente definida do contentor (43) de recolha.
  12. 12. Processo de preparação de bebidas numa máquina (1) de preparação de bebidas com base em embalagens (2) de porção, incluindo os seguintes passos:
    - proporcionar uma máquina (1) de preparação de bebidas compreendendo pelo menos um dispositivo de extração (3) e um contentor de recolha (43) adaptado para recolha da referidas embalagens (2) de porção,
    - ejeção de uma referida embalagem (2) de porção para fora do referido dispositivo (3) de extração,
    - recolha da embalagem (2) de porção no referido contentor (43) de recolha,
    - embate da referida embalagem (2) de porção em pelo menos um elemento de interação (433, 434, 435) proporcionado no referido contentor (43) de recolha, caracterizado por a referida embalagem (2) de porção se movimentar no interior do referido contentor (43) de recolha com uma orientação espacial substancialmente constante com relação à direção de movimento.
  13. 13. Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por as referidas embalagens (2) de porção serem sucessivamente movimentadas com uma determinada orientação espacial no interior de cada zona (a, b) do referido contentor (43) de recolha em função de uma anterior interação com o referido elemento de interação (433, 434, 435), desse modo assumindo em cada caso uma disposição regular, com orientação espacial substancialmente comum, incluindo segundo uma fila e/ou segundo duas filas dispostas uma por cima da outra.
  14. 14. Processo de acordo com as reivindicações 12 ou 13, caracterizado por incluir ainda os seguintes passos:
    - retirar o contentor (43) de recolha de uma respectiva fixação à máquina (1) de preparação de bebidas, em particular depois de esta ter recolhido pelo menos uma embalagem (2) de porção;
    - virar o contentor (43) de recolha, em particular segundo um primeiro intervalo de inclinações e/ou de orientações espaciais, de modo que as embalagens (2) de porção possam sair, de um modo preferido sucessivamente, por uma zona previamente definida do contentor (43) de recolha.
  15. 15. Processo de acordo com as reivindicações 12 a 14, caracterizado por incluir ainda o passo de virar o contentor (43) de recolha segundo um segundo intervalo de inclinações e/ou orientações espaciais, de modo a verter liquido eventualmente acumulado no contentor (43) de recolha, sem que desse modo saiam também as embalagens (2) de porção.
    Lisboa, 30 de Março de 2015.
PT107333A 2013-12-02 2013-12-02 Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina PT107333B (pt)

Priority Applications (4)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107333A PT107333B (pt) 2013-12-02 2013-12-02 Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina
PCT/PT2014/000071 WO2015084202A1 (pt) 2013-12-02 2014-12-02 Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina
ES14824563T ES2763839T3 (es) 2013-12-02 2014-12-02 Máquina para preparar bebidas con contenedor recolector compacto y proceso de operación de dicha máquina
EP14824563.2A EP3081123B1 (en) 2013-12-02 2014-12-02 Machine for preparing beverages with compact collection container and process of operation of said machine

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT107333A PT107333B (pt) 2013-12-02 2013-12-02 Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT107333A PT107333A (pt) 2015-09-30
PT107333B true PT107333B (pt) 2021-07-01

Family

ID=52293128

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107333A PT107333B (pt) 2013-12-02 2013-12-02 Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP3081123B1 (pt)
ES (1) ES2763839T3 (pt)
PT (1) PT107333B (pt)
WO (1) WO2015084202A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20230363573A1 (en) * 2020-09-24 2023-11-16 Societe Des Produits Nestle S.A. Collector of beverage machine with waste management

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2916126B1 (fr) 2007-05-14 2009-07-03 Guy Jacques Marie Franssen Dispositif integre dans une machine expresso destine a vider de leur marc les capsules speciales de cafe en aluminium et en reduire leur taille.
PL2276380T3 (pl) * 2008-05-07 2013-12-31 Nestec Sa Pojemnik na zużyte kapsułki do urządzeń do napojów
IN2012DN06207A (pt) 2010-01-15 2015-09-25 Nestec Sa

Also Published As

Publication number Publication date
EP3081123A1 (en) 2016-10-19
WO2015084202A1 (pt) 2015-06-11
EP3081123B1 (en) 2019-11-27
PT107333A (pt) 2015-09-30
ES2763839T3 (es) 2020-06-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2608644T3 (es) Envase para porción individual, sistema y procedimiento para preparar productos líquidos basándose en dichos envases para porción individual
EP2391559B1 (en) Portion capsule
PT1344722E (pt) Cápsula para uma dose de uma substância própria para a preparação de uma bebida
JP2013517026A5 (pt)
RU2740057C2 (ru) Устройство для приготовления напитков с эргономичным обслуживаемым блоком
BR112014027867B1 (pt) sistema de preparação de bebidas com meios de armazenamento e alimentação de doses individuais e processo de operação do referido sistema
PT107333B (pt) Máquina de preparação de bebidas com contentor de recolha compacto e processo de operação da referida máquina
KR20140029718A (ko) 커피추출 기능이 있는 정수기
PT107331B (pt) Máquina de preparação de bebidas compacta e sistema de referidas máquinas
PT107902B (pt) Máquina de preparação de bebidas com disposição de actuação de embalagens de doses individuais
PT107051B (pt) Embalagem de porção e sistema de preparação de bebidas compreendendo diferentes tipos da referida embalagem de porção
ES2691222T3 (es) Cápsula para productos de infusión, en particular café
PT107044B (pt) Embalagem de porção, sistema de preparação de bebidas com base na referida embalagem de porção e processo para operação do referido sistema
WO2015084204A1 (pt) Máquina de preparação de bebidas de construção optimizada e sistema das referidas máquinas
CN203597620U (zh) 食品胶囊置物架结构
CN203538768U (zh) 食品胶囊置物架构造
ES2527337B1 (es) Portacápsulas para cafetera exprés
CN102991874A (zh) 悬空式储物架及具有该储物架的茶具包装盒
BR112019022024A2 (pt) Cápsula e sistema para preparação de um produto edível
PT106271B (pt) Processo de distribuição de substâncias edíveis para preparação de bebidas, sistema para realização deste processo e usos do mesmo
PT107328A (pt) Máquina de preparação de bebidas e processo de produção das referidas máquinas
PT107496B (pt) Suporte para recipientes de máquina de preparação de bebidas e método de utilização do referido suporte para recipientes
PT108207B (pt) Cartucho de alimentação, sistema de cartuchos de alimentação e processo de operação de uma máquina utilizando o referido sistema de cartuchos de alimentação
ITRM20100019U1 (it) Griglia perfezionata per vaschette di raccolta dei liquidi delle macchine automatiche per il caffe' ed altri infusi

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20150925

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20210628