PT105136A - Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção - Google Patents

Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção Download PDF

Info

Publication number
PT105136A
PT105136A PT105136A PT10513610A PT105136A PT 105136 A PT105136 A PT 105136A PT 105136 A PT105136 A PT 105136A PT 10513610 A PT10513610 A PT 10513610A PT 105136 A PT105136 A PT 105136A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cork
screen
agglomerates
embossed
agglomerate
Prior art date
Application number
PT105136A
Other languages
English (en)
Inventor
Carlos Alberto Mendes Pinto De Sa
Original Assignee
Dyn Cork Technical Industry Lda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dyn Cork Technical Industry Lda filed Critical Dyn Cork Technical Industry Lda
Priority to PT105136A priority Critical patent/PT105136A/pt
Priority to PCT/PT2011/000018 priority patent/WO2011149370A1/en
Publication of PT105136A publication Critical patent/PT105136A/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B32LAYERED PRODUCTS
    • B32BLAYERED PRODUCTS, i.e. PRODUCTS BUILT-UP OF STRATA OF FLAT OR NON-FLAT, e.g. CELLULAR OR HONEYCOMB, FORM
    • B32B9/00Layered products comprising a layer of a particular substance not covered by groups B32B11/00 - B32B29/00
    • B32B9/02Layered products comprising a layer of a particular substance not covered by groups B32B11/00 - B32B29/00 comprising animal or vegetable substances, e.g. cork, bamboo, starch
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27JMECHANICAL WORKING OF CANE, CORK, OR SIMILAR MATERIALS
    • B27J5/00Mechanical working of cork

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Laminated Bodies (AREA)

Abstract

A PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A TELAS DE CORTIÇA OU DE AGLOMERADOS DE CORTIÇA ESTAMPADOS QUE COMPREENDEM PELO MENOS DUAS CAMADAS INTERLIGADAS ENTRE SI, UMA DE TELA DE CORTIÇA OU AGLOMERADO DE CORTIÇA ESTAMPADA E PELO MENOS UMA PELÍCULA DE REVESTIMENTO. EM ALTERNATIVA, OUTRA SOLUÇÃO DA PRESENTE INVENÇÃO DIZ RESPEITO A TELAS OU AGLOMERADOS DE CORTIÇA QUE COMPREENDEM PELO MENOS DUAS CAMADAS INTERLIGADAS ENTRE SI, UMA DE TELA DE CORTIÇA OU AGLOMERADO DE CORTIÇA E UMA OUTRA DE PELÍCULA POLIMÉRICA DE REVESTIMENTO ESTAMPADA. A PRESENTE INVENÇÃO COMPREENDE AINDA O PROCESSO DE FABRICO QUE PERMITE OBTER AS REFERIDAS TELAS ESTAMPADAS DE CORTIÇA OU AGLOMERADOS DE CORTIÇA EM QUE A TELA OBTIDA TEM CAPACIDADE DE RESISTIR AO USO NORMAL DO OBJECTO E SER AINDA MALEÁVEL E MOLDÁVEL Á FORMA DESEJADA. COMO SENDO UMA BOLA, CAIXAS, EMBALAGENS, REVESTIMENTOS DE ASSENTOS COMO SOFÁS E CADEIRAS ENTRE OUTROS.

Description

DESCRIÇÃO "Tela de Cortiça ou Aglomerados de Cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção"
Domínio técnico da invenção A presente invenção diz respeito a telas de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados, seus artigos e processo de obtenção.
Antecedentes da Invenção A cortiça, que o homem recolhe tão cuidadosamente possui qualidades únicas, inigualáveis e que até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar, é um material: muito leve; impermeável a liquidos e a gases; elástica e compressível; um excelente isolante térmico e acústico; combustão lenta; muito resistente ao atrito. A cortiça é ainda um material cem por cento natural, reciclável e biodegradável, três atributos imprescindíveis numa sociedade como a actual que se deseja cada vez menos poluída e amiga do ambiente.
Nos últimos anos, arquitectos, designers e decoradores voltaram a interessar-se pelos materiais naturais, entre os quais a cortiça, que através da multiplicidade dos produtos 1 com diferentes de decoração/revestimentos existentes, texturas, tons e cores, permitem a criação de diferentes ambientes para as mais diversas utilizações, associadas ao conforto inerente a este material. 0 uso da cortiça na decoração tem aumentado a sua popularidade, quer para aplicações profissionais, quer no domínio do "do-it-yourself".
Prevê-se o incremento da utilização de produtos de cortiça em associação com outros materiais, para fins estruturais assim como utilizações de muito elevado valor acrescentado como sejam aplicações inovadoras no sector da construção e em outros domínios específicos. 0 documento EP1990186 descreve um método de obtenção de uma base em cortiça em que é utilizada uma camada de cortiça estampada e uma camada injectável de material isolante em que posteriormente é efectuada a estampagem do desenho pretendido. A presente invenção aqui apresentada difere na não utilização de uma camada isolante e estampagem da tela de cortiça.
Descrição geral da invenção
Os utilizadores procuram cada vez mais materiais inovadores com diferentes padrões e texturas. Contudo devido à fragilidade das lâminas de cortiça ou aglomerados de cortiça, em que há quebras com o simples toque na lâmina e ainda à existência de defeitos em lâminas com espessuras inferiores a 1 mm, em especial com menos de 0,8 mm e ainda mais com espessuras inferiores a 0,5 mm tem existido dificuldade em aplicar desenhos, padrões, informação ou serigrafias em ditas lâminas ou telas de cortiça. 2
Até agora, não são conhecidos processos de estampagem em continuo em lâminas ou telas de cortiça ou de aglomerado de cortiça devido à fragilidade da tela de cortiça ou aglomerado de cortiça. 0 processo de fabrico descrito por esta invenção permite obter telas estampadas de cortiça ou aglomerados de cortiça, a preto e branco ou a cores em que a tela obtida tem capacidade de resistir ao uso normal do objecto e ser ainda maleável e moldável á forma desejada. Como sendo uma bola, caixas, embalagens, revestimentos de assentos como sofás e cadeiras, papel de parede entre outros.
Este novo produto vem da necessidade de diversificação a nivel dos padrões da folha ou tela de cortiça e da combinações destas na sua forma natural ou aglomerada, com outros materiais (tecidos, não tecidos, coagulados, etc.) de forma a possibilitar a fabricação de um vasto leque de produtos nas áreas de construção civil, vestuário, calçado, decoração, marroquinaria e outros.
Os rolos de aglomerado composto de cortiça resultam de um processo de aglutinação dos grânulos de cortiça com uma granulometria e massa volúmica especificas e predeterminadas por acção conjunta da pressão, temperatura e um agente de aglutinação. Obtêm-se assim os cilindros de aglomerado de cortiça que após estabilização são laminados na espessura desejada através de um processo de laminagem continua do cilindro, obtendo-se uma folha continua que vai sendo enrolada.
Entende-se por tela de cortiça uma tela em cortiça natural (folheada) ou uma tela de aglomerado de cortiça, sendo que 3 esta tela pode apresentar-se na forma de folha contínua ou de folha individual ou de placa.
Aos rolos ou folhas de cortiça estampada é aplicado um revestimento, por filme ou pulverização, com função de protecção (à nódoa, à água, ao fogo, etc , consoante a aplicação final do produto)
Com o objectivo de conferir resistência à folha ou tela de cortiça estampada, poderão ainda ser coladas a esta um vasto leque de bases, tecidos ou não tecidos e outros, dependendo do fim a que se destina o produto final, através de processos de colagem directa ou complexa, nomeadamente auto-adesivos e termo-adesivos.
Uma das realizações da presente invenção é a descrição de uma tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça compreendida por pelo menos duas camadas: uma de tela de cortiça ou aglomerado de cortiça estampada; pelo menos uma película de revestimento; estando ditas camadas interligadas entre si, de preferência por processos de adesivagem, sublimação, transfere de imagem, digitalização ou fusão, entre outros .
Outra realização da presente invenção é a descrição de cortiça ou de aglomerados de cortiça compreendida por pelo menos duas camadas: uma de tela de cortiça ou aglomerado de cortiça; uma película polimérica de revestimento estampada de preferência de poliuretano, cloreto de polivinila (pvc), ou vinil entre outros; 4 estando ditas camadas interligadas entre si, de preferência por processos de adesivagem, sublimação, transfere de imagem, digitalização ou fusão, entre outros.
Numa realização preferencial da presente invenção^ a tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampada, possui ainda uma terceira camada de filme branco polimérico, ficando a cortiça com uma película polimérica branca (de preferência de poliuretano, vinil ou pvc, entre outros) a qual é transferida posteriormente por fusão para a película polimérica branca. Esta solução permite a impressão da cor branca na cortiça e a obtenção de impressões fotográficas com alta qualidade em especial em telas com espessura inferior a 0,8 mm, ainda com mais preferência em telas com espessuras inferiores a 0,5 mm.
Numa realização ainda mais preferencial a tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados compreende pelo menos mais uma camada com uma base, na face não estampada, compreendida por pelo menos um dos seguintes materiais: tecidos ou não tecidos com ou sem adesivos, poliuretanos, poliéster, coagulados, entre outros.
Numa realização ainda mais preferencial as telas de cortiça ou aglomerados de cortiça poderão ainda ser sujeitas a processos de acabamentos tais como revestimentos com vernizes, resinas, cozedura, colagem, entre outros.
Numa outra realização preferencial da presente invenção, a tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados possui uma espessura que varia entre 0,1-20 mm, ainda mais de preferência a espessura da tela varia entre 0,3-15 mm; 5 mais preferencialmente ainda, a espessura da tela varia entre 0,6-8 mm; numa outra realização ainda mais preferencial a espessura varia entre 0,5-1 mm e ainda numa outra realização ainda mais preferencial a espessura da tela varia entre 0,3-1,5 mm.
As telas de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados descritas anteriormente podem ser utilizadas utilizada para a produção de artigos ou como revestimento de superfície. Estes artigos poderão apresentar diversas formas podendo ser telas de revestimentos, painéis, embalagens, bolas, brinquedos, objectos de decoração, capas de CD ou DVD, azulejos, coberturas, papel de parede, sapatos azulejos, interiores de automóveis, carteiras, cadernos, cartazes publicitários, dísticos informativos, cartões, entre outros.
Uma outra realização preferencial da presente invenção é a descrição de um processo de obtenção de uma tela de cortiça ou aglomerado de cortiça estampado descritos anteriormente que compreende os seguintes passos: misturar, de preferência por aglutinação, as partículas de cortiça com granulometrias entre 0,2 - 1,5 mm com pelo menos um agente de aglutinação adequado e nas condições convenientes e onde esse agente de aglutinação poderá ser preferencialmente poliuretano, cola carbolica, resina melamínica, ureia-formaldeido, melanina ou suas misturas; estabilização em condições adequadas dos cilindros de cortiça anteriormente obtidos; laminação do cilindro obtido no passo anterior, em tela, folhas ou placas, de preferência em 6 laminadoras, guilhotinas, serras, esquadrejadoras, perfiladoras ou lixadoras; pré-aquecimento da tela de cortiça obtida no passo anterior; estampagem da tela de cortiça ou da película de revestimento; interligação das duas camadas.
Numa realização ainda mais preferencial a estampagem da cortiça ou da película de revestimento pode ser efectuada através de transfere, sublimação, serigrafia ou digitalização.
Caso se pretenda obter a cor branca, será necessário ligar um filme de revestimento branco à tela de cortiça e após este passo fundir a película de revestimento estampada ao filme branco, sendo que a referida ligação da película de revestimento estampada, à tela de cortiça com o filme branco se efectuar por fusão, por colas termofusáveis em contínuo (também conhecido como Hot-melt adhesive, thermoplastic adhesive or hot glue) ou por colagem a frio.
Numa realização ainda mais preferencial a operação de estampagem por transfere é efectuada por intermédio de uma calandra a uma temperatura entre os 60-450°C, uma pressão entre 3-16 bar e uma velocidade entre 2-25 m/min ou de preferência a uma temperatura entre 80-300 °C ou ainda mais de preferência a uma temperatura entre os 130-200°C. A operação de estampagem por transfere poderá ainda ser efectuada por intermédio de uma prensa na qual o tempo de contacto varia entre os 5-45 segundos, de preferência entre os 10-30 segundos. 7
Exemplos de aplicação
Para uma mais fácil compreensão da invenção descrevem-se de seguida quatro exemplos de realizações preferenciais do invento, as quais, contudo, não pretendem, limitar o objecto da presente invenção.
Exemplo 1
Para a obtenção de uma tela estampada de cortiça, por sublimação com revestimento protector e base de não-tecido efectuaram-se os seguintes passos:
Obtenção de um rolo de aglomerado de cortiça Ref. 51AS com largura 1,00 m e espessura 0,6 mm pela mistura de: granulado de cortiça com granulometria 0,5-1 mm e densidade 60 kg/m3; utilizando-se como aglutinante poliuretano / Estampagem da folha de aglomerado pelo processo de sublimação em prensa de prato planos a uma temperatura de cerca de 190 °C, Pressão = 4 bar e Tempo = = 17 s;
Estabilização da estampagem durante cerca de 24 h à T ambiente antes de retirar o destacável;
Termoadesivagem de uma base não-tecido, na face não estampada da folha de cortiça, pelo sistema de colas termofusíveis em contínuo e em calandra, a uma temperatura de cerca de 130°C;
Aplicação de um filme polimérico na face estampada, pelo método de fusão, sendo utilizado um filme de poliuretano transparente Ref. 4625 (largura do rolo filme = 1,60 m) Equipamento utilizado para a obtenção deste produto foi um Double Transfer printing + bonding press (3100 x 1600 mm) 8 170°C; Pressão
Nas seguintes condições de operação: T = = 4 bar; Tempo prensagem = 20 s. -Após estabilização durante alguns minutos e remoção do destacável.
Exemplo 2
Tela estampada de cortiça, por impressão digital com revestimento protector brilhante, sem base de resistência onde se efectuaram os seguintes passos: - Obtenção de rolos de aglomerado de cortiça com largura 1,00 m e espessura 0,6 mm pela mistura de:
Caracteristicas das partículas de cortiça utilizadas: granulometria 0,5-1 mm e densidade 60 kg/m3; utilizando-se como aglutinante poliuretano;
Largura do rolo de cortiça obtido = 1,00 m. -Laminagem do rolo em tela de cortiça; - Aplicação de um filme branco de poliuretano, pelo método de fusão, numa das faces da tela de aglomerado de cortiça para possibilitar a impressão de desenhos com tons de branco.
Equipamento utilizado: Double Transfer printing + bonding press (3100 x 1600).
Condições de operação: T = 170°C; Pressão = 4 bar; Tempo prensagem =20 s. - Estabilização da colagem durante alguns minutos. - Impressão digital (com tintas eco-solventes) do desenho sobre o filme de protecção de poliuretano, Ref. 4626. - Colagem do filme estampado sobre a face branca da folha de cortiça aglomerada, através do método de fusão: Equipamento: Double Transfer printing + bonding press (3100 x 1600). 9
Condições de operação: T = 170°C; Pressão = 4 bar; Tempo prensagem = 20 s.
Estabilização durante alguns minutos e remoção do destacável.
Exemplo 3
Tela de aglomerado de cortiça, estampada por sublimação com revestimento protector e base de tecido.
Estampagem da folha de aglomerado pelo processo de Transfer em continuo utilizando uma calandra (Equipamento: Calander for fil/Web bonding and transfer printing); Condições de operação: A transferência do desenho contido no transfere paper para a folha de aglomerado de cortiça é realizada numa calandra em continuo através da aplicação de pressão (4-4,5 bar) e temperatura (130° C) a uma velocidade de cerca de 5 m/min. - Estabilização da estampagem durante cerca de 24 horas à T ambiente, seguindo-se a remoção do destacável e enrolamento da folha de cortiça aglomerada estampada. - Aplicação de um autoadesivo (largura do rolo = 1 m; gramagem de cola = 50 g/cm2) na outra face da folha de cortiça para possibilitar a colagem da base de tecido (poliéster/algodão) que lhe irá conferir a resistência mecânica. - Autoadesivagem do tecido poliéster/algodão à folha de cortiça. - Aplicação do tratamento na superfíce do folha estampada, pela aplicação de um filme polimérico pelo método de fusão. Neste caso foi utilizado um filme filme de poliuretano da Poli-Flex™ de Ref.4625 (largura do rolo filme = 1,60 m) Equipamento utilizado Double Transfer printing + bonding press (3100 x 1600). 10
Condições de operação: T = 170°C; Pressão = 4 bar; Tempo prensagem = 20 s após estabilização durante alguns minutos e remoção do destacável.
Exemplo 4
Elaboração da capa de CD confeccionada em aglomerado de cortiça estampado e revestido com filme de protecção e base de resistência. - Rolos de aglomerado de cortiça Ref. 51AS com largura 1,00 m e espessura 0,6 mm.
Caracteristicas das partículas de cortiça utilizadas: granulometria 0,5-1 mm e densidade 60 kg/m3; aglutinante utilizado: - Largura do rolo de cortiça = 1,00 m - Aplicação do tratamento na superfície numa das faces da folha de cortiça aglomerada: aplicação de um filme polimérico sobre pelo método de fusão, filme utilizado : filme de poliuretano Ref.4625 (largura do rolo filme = 1,60 m)
Equipamento: Double Transfer printing + bonding press (3100 x 1600 mm).
Condições de operação: T = 170°C; Pressão = 4 bar; Tempo prensagem = 20 s.
Estabilização durante alguns minutos e remoção do destacável.
Impressão digital (com tintas eco solventes) do desenho/texto sobre o filme de protecção de poliuretano, Ref. 4625. - Colagem do filme estampado sobre a outra face da folha de cortiça aglomerada, através do método de fusão:
Equipamento: Double Transfer printing + bonding press (3100 x 1600 mm) 11
Condições de operação: T = 170°C; Pressão = 4 bar; Tempo prensagem = 20 s;
Estabilização durante alguns minutos e remoção do destacável; - Corte dos rectângulos; - Confecção da capa de CD com duas costuras laterais com pontos direitos.
Lisboa, 22 de Março de 2011 12

Claims (21)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça caracterizados por compreender pelo menos duas camadas: uma de tela de cortiça ou aglomerado de cortiça estampado; - pelo menos uma película de revestimento; - estando as referidas camadas interligadas entre si.
  2. 2. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça caracterizados por compreender pelo menos duas camadas: - uma de tela de cortiça ou aglomerado de cortiça; - uma película polimérica de revestimento estampada; - estando as referidas camadas interligadas entre si.
  3. 3. Tela de cortiça ou de aglomerado de cortiça de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizados por compreender ainda uma terceira camada de filme branco.
  4. 4. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça de acordo com as reivindicações anteriores caracterizados por a película polimérica ser poliuretano, cloreto de polivinila ou vinil.
  5. 5. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com as reivindicações 1-3 caracterizados por compreender ainda uma camada com uma base, na face não estampada, compreendida por pelo menos um dos seguintes materiais: tecidos ou não-tecidos com ou sem adesivos, poliuretanos, poliéster, coagulados. 1
  6. 6. Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampados de acordo com as reivindicações 1-3 caracterizados por compreender ainda acabamentos tais como vernizes ou resinas.
  7. 7. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a tela possuir uma espessura que varia entre 0,1-20 mm.
  8. 8. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com a reivindicação 6 caracterizada por a tela possuir uma espessura que varia entre 0,3-15 mm.
  9. 9. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com a reivindicação 6 caracterizada por a tela possuir uma espessura que varia entre 0,6-8 mm.
  10. 10. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com a reivindicação 6 caracterizada por a tela possuir uma espessura que varia entre 0,5-1 mm.
  11. 11. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com a reivindicação 6 caracterizada por a tela possuir uma espessura que varia entre 0,3-1,5 mm.
  12. 12. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a tela ser utilizada para a produção de artigos ou como revestimento de superfície. 2
  13. 13. Tela de cortiça ou de aglomerados de cortiça estampados de acordo com as reivindicações anteriores caracterizada por os artigos serem telas de revestimentos, embalagens, bolas, azulejos, coberturas, papel de parede, sapatos, papel de parede, azulejos, interiores de automóveis, carteiras, cadernos, cartazes publicitários, dísticos informativos, cartões.
  14. 14. Processo de obtenção de uma tela de cortiça ou aglomerado de cortiça estampado de acordo com o descrito nas reivindicações anteriores caracterizadas por compreender os seguintes passos: - misturar, de preferência por aglutinação as partículas de cortiça com granulometrias entre 0,2 - 1,5 mm com agente de aglutinação adequado nas condições convenientes; - estabilização dos cilindros de cortiça obtidos; - laminar o cilindro obtido após estabilização em tela, folhas ou placas de preferência por laminadoras, guilhotinas, serras, esquadrejadoras, perfiladoras ou lixadoras; pré-aquecimento da tela de cortiça obtida no passo anterior; - estampagem da tela de cortiça ou da película de revestimento; - interligação das duas camadas.
  15. 15. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por o agente de aglutinação ser um dos seguintes: poliuretano, colas carbálicas, resina melamínica, ureia-formaldeido ou melanina ou suas misturas. 3
  16. 16. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por a estampagem da cortiça ou da película de revestimento ser efectuada através de transfere, sublimação, serigrafia ou digitalização.
  17. 17. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por ligar um filme de revestimento branco à tela de cortiça e após este passo fundir a película de revestimento estampada.
  18. 18. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por ligação da película de revestimento estampada à tela de cortiça se efectuar por fusão, por colas termo-fusíveis em contínuo ou por colagem a frio.
  19. 19. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por a operação de estampagem por transfere ser efectuada por intermédio de uma calandra a uma temperatura entre os 60-450°C, pressão entre 3-16 bar e a velocidade entre 2-25 m/min.
  20. 20. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por a operação de estampagem se realiza a uma temperatura entre 80-300 °C de preferência entre os 130-200 °C.
  21. 21. Processo de acordo com a reivindicação 14 caracterizadas por a operação de estampagem por transfere se efectuada por intermédio de uma prensa o tempo de contacto varia entre os 5-45 segundos, de preferência entre os 10-30 segundos. Lisboa, 22 de Março de 2011 4
PT105136A 2010-05-25 2010-05-26 Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção PT105136A (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT105136A PT105136A (pt) 2010-05-26 2010-05-26 Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção
PCT/PT2011/000018 WO2011149370A1 (en) 2010-05-25 2011-05-25 Cork fabric and process for the production thereof

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT105136A PT105136A (pt) 2010-05-26 2010-05-26 Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT105136A true PT105136A (pt) 2011-11-28

Family

ID=44009832

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT105136A PT105136A (pt) 2010-05-25 2010-05-26 Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT105136A (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111032165A (zh) * 2017-08-14 2020-04-17 萨蒂安工业有限公司 藤球

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN111032165A (zh) * 2017-08-14 2020-04-17 萨蒂安工业有限公司 藤球

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101342218B1 (ko) 바이오 벽지 및 그 제조방법
KR101956338B1 (ko) 양각된 그리고 고온-용융 적층된 멀티-레이어드 합성물 필름
CA3020273A1 (en) An engineered plank and its manufacturing method
US9650483B2 (en) Carrier plate for decorative panel
WO2018058766A1 (zh) 热压成型的无甲醛石塑复合板
JP2014524368A (ja) 装飾された壁、天井または床板の製造方法
WO2011149370A1 (en) Cork fabric and process for the production thereof
US11975510B2 (en) Engineered plank and its manufacturing method
CA2480592C (en) Multi-layered plastic web or plate having a three-dimensional optical aspect, method for the production and use thereof
US20070202305A1 (en) Floor including wood powder and method of manufacturing the same
PT105136A (pt) Tela de cortiça ou aglomerados de cortiça estampada, seus artigos e processo de obtenção
PT11058T (pt) Tela estampada compreendendo folha de cortiça ou de aglomerado de cortiça e película polimérica de revestimento, seus artigos e processo de obtenção
KR101310701B1 (ko) 폴리우레탄계 표면재 시트 및 이의 제조용 조성물
US9375753B2 (en) Methods for preparing multilayer composites using calendered films and products produced from same
JP2000211049A (ja) 発泡化粧材
US20180178487A1 (en) Engineered Plank and its Manufacturing Method
JP2007084984A (ja) ポリ塩化ビニル系防滑床材
KR100449147B1 (ko) 내컬링성이 개선된 내열수지필름 합판 비닐바닥재
JPS581673B2 (ja) 凹凸模様を有する化粧材及びその製造方法
KR200419456Y1 (ko) 입체질감이 우수한 장식시트
KR20040102542A (ko) 동조인쇄층을 함유하는 장식 시트 및 이의 제조방법
KR101539701B1 (ko) 충격 강도가 우수한 생분해성 시트의 엠보싱 가공 방법
CN201824610U (zh) 一种装饰板材
KR200323718Y1 (ko) 동조인쇄층을 함유하는 장식 시트 및 이의 제조방법
KR100452276B1 (ko) 로진을이용한비닐바닥재

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20110504

PC3A Transfer or assignment

Owner name: AMORIM CORK COMPOSITES, S.A., PT

Effective date: 20140714

Owner name: SEDACOR - SOCIEDADE EXPORTADORA DE ARTIGOS DE , PT

Effective date: 20140714

GA1A Converted to utility model

Effective date: 20140804