PT104992A - Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos e jusante do cilindro - Google Patents
Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos e jusante do cilindro Download PDFInfo
- Publication number
- PT104992A PT104992A PT10499210A PT10499210A PT104992A PT 104992 A PT104992 A PT 104992A PT 10499210 A PT10499210 A PT 10499210A PT 10499210 A PT10499210 A PT 10499210A PT 104992 A PT104992 A PT 104992A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- cylinder
- coupling
- liquid dye
- distributor
- injection
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B29—WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
- B29C—SHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
- B29C45/00—Injection moulding, i.e. forcing the required volume of moulding material through a nozzle into a closed mould; Apparatus therefor
- B29C45/17—Component parts, details or accessories; Auxiliary operations
- B29C45/18—Feeding the material into the injection moulding apparatus, i.e. feeding the non-plastified material into the injection unit
- B29C45/1816—Feeding auxiliary material, e.g. colouring material
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Manufacturing & Machinery (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Injection Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)
Abstract
O PRESENTE INVENTO TEM POR OBJECTO MELHORAR A EFICÁCIA DO PROCESSO DE MUDANÇA DE COR NUMA MÁQUINA DE MOLDAÇÃO POR INJECÇÃO E CONSISTE ESSENCIALMENTE EM SE INJECTAR O CORANTE (16) DIRECTAMENTE NA ENTRADA DO BICO DE INJECÇÃO (7) A JUSANTE DO CILINDRO DE UMA UNIDADE DE PLASTICIZAÇÃO DOTADA DE TREMONHA (4), CILINDRO/PONTEIRA (1), FUSO (2) E BICO DE INJECÇÃO (7), UTILIZANDO UM CORPO ACOPLADOR/DISTRIBUIDOR (9) COLOCADO ENTRE O CILINDRO/PONTEIRA (7) E O MOLDE (3).
Description
DESCRIÇÃO "Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos a jusante do cilindro"
Problema técnico a resolver 0 presente invento tem por objecto aumentar a eficácia da operação de mudança de cor numa máquina de moldação por injecção, de forma a diminuir a rejeição durante a produção, devido a limpeza ineficaz, obtendo-se assim ganhos produtivos e maior flexibilidade do processo.
Com o processo actual de coloração é necessária uma limitação de quantidades de produção de forma a poder ser rentável, dados os custos da operação da mudança de cor, implicando a gestão especifica de stocks. A operação de mudança de cor implica a utilização de produtos de limpeza com a função de remover todo o material corado e minimizando a retenção de partículas.
Estes materiais de limpeza têm características específicas como elevada viscosidade ou baixo índice de fluidez de forma de arrastar o corante alojado em todos os interstícios e superfícies e caracterizam-se geralmente por serem caros e não recicláveis.
Caso a operação de limpeza não seja totalmente eficaz, como geralmente acontece, quando se processa a mudança de cor ocorre o aprisionamento de partículas coradas com a cor anterior no interior da unidade implicando o seu desprendimento e consequente contaminação da peça plástica final que terá de ser rejeitada por contaminação.
Havendo a necessidade de produzir múltiplas cores específicas sucessivas no mesmo molde e em que as quantidades por cores são distantes sentiu-se a necessidade de criar a 1 presente invenção com o objectivo de rápida limpeza e remoção, conseguindo-se mudanças de cor instantâneas com a simples mudança de corante e consequentes ganhos produtivos através da diminuição da rejeição e do tempo material dispendido nesta operação.
Estado da técnica A constituição típica de uma máquina de moldação por injecção (Fig. 1) - a injectora é baseada em quatro unidades: a unidade de potência, unidade de plasticização, unidade de fecho e unidade de comando. É na unidade de plasticização que se promove o transporte, aquecimento, plasticização e homogeneização do material, originalmente em grão, desde a base da tremonha (4) até ao bico de injecção (7), garantindo também a subsequente injecção e pressurização do fundido. É nesta unidade que tradicionalmente se coloca o corante em grão, como é geralmente usado, ou em pó ou líquido. Nesta unidade, o material é aquecido, plasticizado, misturado e injectado para dentro do molde.
As unidades de plasticização têm como elementos principais: tremonha (4), cilindro de plasticização (1), fuso (2), bico de injecção (7), resistências de aquecimento e sistemas de accionamento do fuso.
Esta unidade encontra-se montada sobre um carro que se pode movimentar axialmente.
Distinguem-se três zonas no parafuso: - Zona de alimentação com a função de transportar os grânulos frios a partir da base da tremonha; 2 - Zona de compressão com a função de sujeitar o material a um esforço de corte, capaz de provocar a sua fusão e homogeneização; - Zona de Bombagem do material plasticizado para a câmara de onde posteriormente será injectado; 0 parafuso está sujeito a dois tipos de movimento: - Movimento de translação ou linear, durante a fase injecção. Este movimento tem como função obrigar o material fundido a passar da câmara para o molde, isto é, responsável pela injecção do material. - Movimento de rotação, durante a fase de plasticização.
Quando o parafuso inicia o movimento de rotação provoca a admissão de novo material e a sua progressão no interior do cilindro, durante a qual o material é plasticizado e homogeneizado.
Com este sistema tradicional, em que a coloração é feita na tremonha ou a montante do cilindro toda a unidade de plast icização fica contaminada, ou seja, preenchida com material corado. A arte anterior é esquematicamente apresentada na Fig. 1 em que o corante (16) é misturado com a matéria prima (5) na tremonha (4) a montante do bico de injecção (7).
Como exemplos representativos dessa caracteristica técnica encontram-se as Patentes DE 4041326 e DE4132821.
Com o sistema agora patenteado procurou-se obviar à contaminação do cilindro/ponteira introduzindo o material corante a jusante do cilindro/ponteira que passa a ser misturado com a matéria-prima na zona de entrada do bico de injecção e imediatamente antes do molde.
Composição e modo de funcionamento A titulo exemplificativo e não limitativo são apresentadas: 3
Figura 1: Desenho esquemático de um processo de moldação por injecção com coloração a montante do cilindro hidráulico/ponteira (1) e o corante em pó ou em grânulos (6) adicionado na tremonha (4) (arte anterior)
Figura 2: Desenho esquemático do sistema de alimentação do corante líquido a jusante do cilindro (solução preferencial) Figura 3: Perspectiva do Corpo acoplador (9) que liga ao cilindro hidráulico/ponteira (1) e ao bico de injecção (7).
Figura 4: Vista da base do corpo acoplador (9) que fica ligada ao bico de injecção (7).
Figura 5: Vista lateral do corpo acoplador (9) que fica ligada ao bico de injecção (7) .
Figura 6: Vista lateral do corpo acoplador (9) que fica ligada ao bico de injecção (7) mostrando o ponto de entrada (17) do corante liquido (16) no corpo acoplador.
Figura 7: Corte em perspectiva do componente acoplador do corpo acoplador (9).
Figura 8: Perspectiva do lado do componente distribuidor (10) do corpo acoplador (9) que liga ao bico de injecção (7).
Figura 9: Perspectiva do lado do componente distribuidor (10) do corpo acoplador (9) que liga ao cilindro hidráulico/ponteira (D .
Figura 10: Perspectiva do conjunto corpo acoplador (9) com o componente distribuidor (10) montado.
Figura 11: Desenho esquemático de coloração a jusante do cilindro/ponteira (1) em que o corante é liquidificado pela acção de uma mini unidade plasticizadora (25).
Figura 12: Desenho esquemático de coloração a jusante do cilindro em que o corante líquido é doseado por uma bomba (15).
Para transferência do ponto de coloração para jusante do cilindro/ponteira (1) foi criado um sistema injector associado a um corpo distribuidor acoplador (9) a ser ligado ao 4 cilindro/ponteira (1) numa extremidade e na outra ao bico de injecção (7) e imediatamente antes do molde (3) de forma a injectar nele o corante sem este entrar no referido cilindro/ponteira (1).
Esse corpo distribuidor acoplador (9) permite inserir e distribuir o corante liquido (16) no fluxo de fluido (5) oriundo do cilindro/ponteira (1) e é constituído por uma unidade acopladora propriamente dita contendo: - Rosca (19) que liga ao cilindro/ponteira (1) numa extremidade e na extremidade oposta que liga com o bico de injecção (7); - Ponto de entrada (17) no corpo acoplador. E uma unidade ou componente distribuidor (10) colocado no interior do componente acoplador contendo: - Canal de distribuição (22) do corante liquido (16); - Pontos de distribuição (24) do corante liquido (16); - Calha de encaixe (20) - Área de passagem (23) da matéria-prima - Válvula de não retorno (18), impedindo o refluxo de material A jusante do corpo acoplador (9) e no interior do bico de injecção (7) poderá ser utilizado um misturador estático (8);
Ligado ao corpo distribuidor acoplador (9) é colocado um cilindro de injecção (11) que irá injectar ciclicamente o colorante (16) no corpo distribuidor acoplador (9), cilindro de injecção (11) ao qual se interligam dois circuitos de alimentação e injecção do colorante (Fig.2) constituídos, um por um circuito injector compreendendo uma central hidráulica (13) sucessivamente ligada a um cilindro hidráulico (12) doseador que liga ao cilindro de injecção (11) desta forma controlando o caudal de colorante alimentado por ciclo, e o outro por um circuito alimentador compreendendo um reservatório (14) de corante líquido (16) que é conduzido para dentro da câmara do cilindro de injecção (11) por acção uma bomba (15) e uma 5 electro-válvula para garantir a alimentação cíclica do cilindro por corante líquido (16). 0 corante (16) é introduzido no corpo distribuidor acoplador (9) que está acoplado ao bico de injecção (7) e é alimentado e doseado pelo cilindro hidráulico (12).
Com esta solução, é retirado da tremonha (4) da unidade de plasticização o corante (16) ficando apenas a matéria-prima em granulo (5).
Assim, o cilindro/ponteira (1) nunca fica contaminado pelo colorante.
Utilizando o mesmo corpo distribuidor acoplador (9) podem criar-se e utilizar-se sistemas alternativos de alimentação e injecção, nomeadamente recorrendo a uma mini unidade de plasticização (25) mais pequena ou uma ou a mais bombas injectoras (Fig.12) 0 sistema apresentado pode utilizar corante líquido ou não líquido.
Lisboa, 08 de Março de 2010 6
Claims (6)
- Reivindicações 1. Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos a jusante do cilindro de uma unidade de plasticização dotada de tremonha (4), cilindro/ponteira (1) de plasticização, fuso (2) e bico de injecção (7), caracterizado por o corante (6) ser injectado a jusante do cilindro/ponteira (1) directamente na entrada do bico de injecção (7) do cilindro/ponteira (1) e imediatamente antes do molde (3) através de um corpo distribuidor acoplador (9) que vai inserir e distribuir o corante líquido (6) no fluxo de fluido oriundo do cilindro/ponteira (1) da unidade de plasticização, o dito corpo distribuidor/acoplador (9) estar ligado a montante a um cilindro de injecção (11) que lhe irá injectar ciclicamente para dentro da câmara o colorante líquido (16) oriundo de um circuito alimentador por acção de uma bomba (15) e de um circuito injector (fig. 2).
- 2. Sistema como reivindicado em 1. caracterizado por o corpo distribuidor/acoplador (9) ser composto por um componente acoplador e por um componente distribuidor inserido dentro do corpo acoplador, em que o componente acoplador é composto por Rosca (19) que liga ao cilindro/ponteira (1) numa extremidade e na extremidade oposta liga com o bico de injecção (7), ponto de entrada (21) do corante liquido (16) no corpo acoplador, calha (20) de encaixe do componente distribuidor; e um componente distribuidor (10) que contém um canal de distribuição (22) do corante líquido, uma área de passagem da matéria-prima (23), pontos de distribuição (24) . 1
- 3. Sistema como reivindicado em 1. caracterizado por o circuito alimentador compreender um reservatório (14) de corante liquido (16), uma bomba (15) e uma electro-válvula.
- 4. Sistema como reivindicado em 1. caracterizado por o circuito injector compreender uma central hidráulica (13) sucessivamente ligada a um cilindro hidráulico (12) doseador que liga ao cilindro de injecção (11).
- 5. Sistema com reivindicado em 1., caracterizado por o corante líquido (6) poder ser injectado através de uma mini unidade de plasticização (25) resultando um fluido corado que é alimentado no corpo distribuidor acoplador (9).
- 6. Sistema com reivindicado em 1., caracterizado por o corante liquido poder ser alimentado e doseado no corpo distribuidor acoplador (9) por uma ou mais bombas (15). Lisboa, 08 de Março de 2010 2
Priority Applications (2)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT10499210A PT104992A (pt) | 2010-03-08 | 2010-03-08 | Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos e jusante do cilindro |
PCT/PT2011/000006 WO2011112107A1 (pt) | 2010-03-08 | 2011-03-04 | Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos a jusante do cilindro |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
PT10499210A PT104992A (pt) | 2010-03-08 | 2010-03-08 | Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos e jusante do cilindro |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT104992A true PT104992A (pt) | 2011-09-08 |
Family
ID=44141031
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT10499210A PT104992A (pt) | 2010-03-08 | 2010-03-08 | Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos e jusante do cilindro |
Country Status (2)
Country | Link |
---|---|
PT (1) | PT104992A (pt) |
WO (1) | WO2011112107A1 (pt) |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JPS5996932A (ja) * | 1982-11-25 | 1984-06-04 | Sharp Corp | 射出成形機 |
JPS6367132A (ja) * | 1986-09-08 | 1988-03-25 | Toyota Motor Corp | 射出成形における着色方法及び装置 |
AT396444B (de) | 1990-10-02 | 1993-09-27 | Silhouette Int Gmbh | Verfahren und vorrichtung zum farbwechseln beim spritzgiessen von kunststoffen |
DE4041326A1 (de) | 1990-12-21 | 1992-06-25 | Bosch Siemens Hausgeraete | Verfahren und vorrichtung zum reinigen von verteilerkanaelen und duesen einer heisskanalplatte fuer ein spritzgusswerkzeug und/oder fuer eine spritzgiessmaschine |
DE4314941C2 (de) * | 1993-05-06 | 1995-04-06 | Kloeckner Ferromatik Desma | Spritzeinheit an Spritzgießmaschinen zur Herstellung thermoplastischer Kunststoffteile |
DE10107205C1 (de) * | 2001-07-25 | 2002-07-18 | Kloeckner Desma Schuhmaschinen | Ventilanordnung zur Steuerung der Zudosierung von fluiden Additiven in eine Kunststoffschmelze |
DE10223374B4 (de) * | 2002-05-25 | 2007-12-13 | Frank Berndsen | Vorrichtung zum universellen Einfärben von kontinuierlich unter Druck strömenden, in einer Plastifiziereinheit plastifizierten viskosen Massen |
-
2010
- 2010-03-08 PT PT10499210A patent/PT104992A/pt not_active Application Discontinuation
-
2011
- 2011-03-04 WO PCT/PT2011/000006 patent/WO2011112107A1/pt active Application Filing
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
WO2011112107A1 (pt) | 2011-09-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US6468464B1 (en) | Method and apparatus for injection molding parts | |
WO2010075936A1 (de) | Vorrichtung und verfahren zur herstellung von formteilen aus plastifizierbarem material und aus faserförmigen einlagen | |
EP0837161B1 (de) | Verfahren und Vorrichtung zum Spinnen von thermoplastischen Fäden | |
EP1140456B1 (de) | Verfahren und spritzgiessmaschine zum herstellen von spritzlingen, insbesondere von zahnbürstenkörpern oder zahnbürsten | |
DE102009012481B3 (de) | Spritzgießmaschine zur Verarbeitung von Kunststoffen | |
PT104992A (pt) | Sistema para mudança de cor instantânea no processo de moldagem por injecção de termoplásticos e jusante do cilindro | |
CN203510658U (zh) | 一种注塑机熔融料混炼装置 | |
DE19857053A1 (de) | Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen von Bürsten | |
JP5791709B2 (ja) | ノズルハウジングによって摺動支持される弁ステムを有する金型工具システム | |
DE19728733A1 (de) | Verfahren und Vorrichtung zum Herstellen farbiger Spritzlinge, insbesondere von Zahnbürstenkörpern durch Spritzgießen | |
CN209504816U (zh) | 一种注塑机熔胶混色螺杆 | |
EP2243613A1 (de) | Düsenvorrichtung und Verfahren zum Anspritzen von Kunststoffformteilen | |
CN104669564A (zh) | 注塑机及其塑化组件 | |
CN106042259A (zh) | 一种在线混炼注塑成型装置 | |
JP3284233B2 (ja) | 射出成形機の可塑化装置 | |
CA2816145C (en) | Mold-tool system having manifold body defining uninterrupted melt channels | |
DE2744058A1 (de) | Verfahren und vorrichtung zum spritzgiessen mehrfarbiger teile aus thermoplastischem kunststoff | |
KR100832809B1 (ko) | 장섬유질이 함유된 다층구조 조성물 제조장치 | |
CN210791823U (zh) | 一种新型注塑机机头 | |
DE4326585C1 (de) | Plastifizierschnecke für intermittierend arbeitende Spritzgießmaschinen | |
CN205522241U (zh) | 一种新型混双色注塑成型机 | |
CN208452142U (zh) | 一种混炼喷嘴 | |
EP1986837B1 (de) | Spritzgiessverfahren zum beimischen eines vernetzenden initiators | |
KR101102743B1 (ko) | 양면의 컬러가 다른 합성수지 제품 사출장치 | |
KR20100124886A (ko) | 합성수지 사출성형용 노즐 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
BB1A | Laying open of patent application |
Effective date: 20100405 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20130909 |
|
FC3A | Refusal |
Effective date: 20140605 |