PT103464B - Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar - Google Patents

Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar Download PDF

Info

Publication number
PT103464B
PT103464B PT10346406A PT10346406A PT103464B PT 103464 B PT103464 B PT 103464B PT 10346406 A PT10346406 A PT 10346406A PT 10346406 A PT10346406 A PT 10346406A PT 103464 B PT103464 B PT 103464B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cylinder
driven
cassette
test tube
ready
Prior art date
Application number
PT10346406A
Other languages
English (en)
Other versions
PT103464A (pt
Inventor
Maurizio Bondioli
Carlo Innocenti
Original Assignee
Ecocap S S R L
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ecocap S S R L filed Critical Ecocap S S R L
Priority to PT10346406A priority Critical patent/PT103464B/pt
Publication of PT103464A publication Critical patent/PT103464A/pt
Publication of PT103464B publication Critical patent/PT103464B/pt

Links

Landscapes

  • Sampling And Sample Adjustment (AREA)

Abstract

A INVENÇÃO REFERE-SE A UMA MÁQUINA AUTOMÁTICA DESTINADA A RESSELAR TUBOS DE ENSAIO DESTINADOS A ANÁLISES CLÍNICAS COM FITA DE SELAGEM EM ALUMÍNIO PRONTA A USAR, CONTIDA EM RECIPIENTES TIPO CASSETE.

Description

DESCRIÇÃO
WDISPOSITIVCDE RESSELAGEM DE TUBOS DE ENSAIO PARA ANÁLISES
CLÍNICAS ALIMENTADO A PARTIR DE RECIPIENTES COM FITA DE SELAR PRONTA A USAR
A presente invenção industrial refere-se a uma máquina automática destinada a resselar tubos de ensaio para análises clínicas com tampas de alumínio obtidas a partir de uma bobina contida num recipiente pronto a usar. A tampa para os tubos de ensaio foi reivindicada pelo mesmo requerente sob a patente B02003A 000542.
Com particular referência ao estado da técnica actual, tubos de ensaio contendo amostras já analisadas, sem a tampa de selagem ou rolha original, são acumulados em suportes múltiplos, os quais são sumariamente embalados e colocados em compartimentos de armazenamento refriqerado especiais. O derramamento de líquidos dos tubos de ensaio é impedido apenas por coberturas precárias, que envolvem o suporte na sua totalidade. O risco de entornar ou de derramar, na eventualidade de um acidente, é por isso muito elevado, tal como o é o risco de o pessoal ser contaminado pelas amostras.
Para ultrapassar tais problemas, foi criada uma máquina para voltar a selar os tubos de ensaio que contêm as amostras já analisadas.
Esta solução é útil, tanto por permitir que o recipiente com os tubos de ensaio seja manipulado em completa sequrança, como por facilitar o subsequente descarte dos próprios tubos de ensaio.
A máquina utiliza um processo de selagem a quente para aplicar um pedaço de folha de alumínio, o qual irá formar uma tampa, sobre a boca do tubo de ensaio, fazendo com que ele adira a borda do próprio tubo de ensaio para atingir uma resselagem perfeita.
Outro objecto da invenção é permitir que a folha de alumínio seja rapidamente fornecida à máquina e de uma maneira que seja fácil para qualquer operador, por meio de um recipiente, tipo cassete, que encerra bobinas de fita de alumínio pronta a utilizar.
Isso impede também desperdícios de fita de alumínio, a qual, pela sua própria natureza, é difícil de manusear.
Estas e outras características irão agora tornar-se mais evidentes com a leitura da descrição de uma forma de realização simples da invenção, a qual é fornecida para fins puramente ilustrativos e não restringe o âmbito da invenção.
Faz-se referência aos desenhos juntos, nos quais:
A Fig.l mostra uma vista frontal da máquina.
A Fig.2 mostra a máquina vista a partir de cima (plano)
A Fig.3 uma vista lateral da máquina.
A Fig.4 mostra outra vista lateral da máquina.
As Fig. 5, 6, 7 mostram uma vista ampliada e um corte perpendiculsr médio dá cassete , colocada no seu lugar 'dentro da máquina e outro corte perpendicular diferente, apenas da cassete.
A Fig.8 mostra a cassete instalada na máquina, conforme vista a partir do lado.
A Fig.9 mostra o tubo de ensaio a ser selado.
Com referência a essas figuras, 1 indica a bobina de fita de alumínio, 1' o suporte de cassete, autocentrante e autoblocante presente na máquina automática, 1 o rótulo auto-aderente que prende a extremidade da fita quando ela sai da cassete, 2 a superfície de apoio, que serve como uma guia para posicionar a cassete juntamente com a cavilha 3, a qual tem de se encaixar na cavidade 3' praticada na própria cassete.
indica o elemento de preensão do alimentador de fita accionado pelo cilindro 4' para agarrar e pelo cilindro 5 para conduzir a fita. 6 indica o tubo de retirada, que funciona a vácuo, accionado pelo cilindro 6' na descida em direcção a fita. 7 indica a lâmina destinada a cortar a fita (1), accionada pelo cilindro 7' , a qual determina os pedaços 20 a serem usados para formar a as tampas de resselagem. Depois da retirada de uma tampa (20) o tubo (6) eleva-se, enquanto que a cabeça dupla 8 accionada pelo cilindro 8' roda 90° numa direcção contrária a dos ponteiros do relógio, para se movimentar para a posição de selagem.
indica o tubo de ensaio a ser selado, suportado por um elemento 10, o qual se mantém no seu lugar por meio de um elemento de preensão 10'; a cabeçá (8) é movimentada verticalmente para baixo pelo cilindro 8, de modo que pode aquecer a tampa (20) em contacto com o tubo de ensaio. 11 indica o dispositivo de selagem rigidamente ligado em A a cabeça dupla (8), 11' o elemento de aquecimento e 11 a sonda de temperatura.
Quando a fase de selagem é completada, a cabeça (8) elevase e roda 90° numa direcção contrária a dos ponteiros do relógio para ficar pronta para um novo ciclo. Essa rotação permite ao elemento de formação 12, rigidamente unido em B a cabeça dupla (8) e accionado pelo cilindro 12', que se posicione no tubo de ensaio (9) e quando for baixado, adira a tampa (20) de maneira a moldá-la a volta da superfície externa do tubo de ensaio (9).
indica um sensor, o qual verifica a presença de uma tampa selada no topo do tubo de ensaio; a ausência da tampa fará com que o ciclo seja repetido; se a verificação for negativa uma segunda vez será desencadeado um alarme. 14 indica um segundo sensor, que verifica a presença da folha de alumínio a ser introduzido na máquina. A ausência ou a rotura da fita de selagem fará parar o ciclo e disparará um alarme. 15 indica as duas meias-conchas que constituem a cassete, a qual tem um formato adequado para conter no seu interior uma bobina de fita de alumínio (1) enrolada a volta de um cubo de plástico 16 e duas bobinas de recolha indicadas pelo número 17. O formato do furo existente no centro da cassete (15) é tal, que permite que a própria cassete seja colocada no suporte da bobina (!'), os dentes de travarnento 18 accionados por molar sejam comprimidos com a entrada, a qual é facilitada pelo formato do furo central dâ cassete e umâ que este última tenha sido inserida, sní expandam para trancar no seu lugar ® cassete que contém 'a bobina. Um encaixe correcto da cassete é assegurado pela cavilha (3) que, ao encaixar-se na cavidade (3') assegura que a cassete se encontra correctamente posicionada na máquina.
A bobina contida na cassete é de uma extensão tal que permite que aproximadamente 16000 tubos de ensaio sejam selados com um igual número de peças individuais. A máquina conta até 15000 ciclos antes de emitir um aviso de que a bobina está prestes a esgotar-se. Ao atingir os 16000 ciclos a máquina parará e pedirá ao operador para substituir a cassete.
Na prática, os pormenores da construção, dimensões, materiais, formato e outros aspectos da invenção, podem variar sem afastamento do âmbito da presente patente industrial; de facto, a invenção assim concebida presta-se a numerosas adaptações e variantes, que cabem todas elas no domínio do conceito da invenção. Além disso, todos os elementos podem ser substituídos por outros tecnicamente equivalentes.

Claims (3)

1. Dispositivo para resselar tubos de ensaio para análises clinicas, alimentado a partir de recipientes, que contêm fita de selar pronta a utilizar, que compreende um dispositivo de alimentação em fita de selar, um dispositivo de condução, um dispositivo de corte, um dispositivo de selagem e finalmente, um dispositivo de formação, caracterizado por a fita de selar em aluminio, coberta de laca fundida a quente, ser fornecida a partir de bobinas alojadas no interior de cassetes especiais, constituídas por duas meias concnas (15), as quais incorporam internamente um cubo de enrolamento de plástico (16) e duas bobinas de recolha (17), a cassete possuir um furo perfurante no centro, o qual permute que seja trancada no seu lugar por meio de dentes de travamento flexíveis (18) suportados pelo suporte da bobina (1', a cassete ter taRWte uma cavidade (3') encaixada por uma cavilha (3), a qual serve como guia para o posicionamento, juntamente com a superfície de assentamento (2); um trove de condução que compreende um elemento de preensão de alimentação (4) accionado por um cilindro (4'), destinado a agarrar e um cilindro (5) para condução; uma unidade de corte, a qual compreende um tubo, que funciona por meio de vácuo (6), accionado por um cilindro (6') e uma lâmina de corte (7) accionada por outro cilindro 7 pela presença de uma cabeça dupla (8), accionada por um cilindro (8' ) , para rotações de 90°, no sentido dos ponteiros do relógio e no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e por outro cilindro (8) para o movimento vert.rcal, rigidamente unido em (A) ao dispositivo de elemento de selagem (11), que compreende um aquecimento (11') e uma sonda de temperatura (11) e em (B) ao elemento de formação (12) accionado por um cilindro ( 2 ) ; o tubo de ensaio, a ser selado (9), ser suportado por um elemento (10) e retido no seu lugar por um elemento de preensão (10').
2. Dispositivo para resselar tubos de ensaio para análises clínicas a partir de recipientes de fita de selar pronta a usar de acordo com a reivindicação principal, caracterizado por compreender um sensor (13) para verificar a presença de uma tampa selada no tubo de ensaio e outro sensor (14) para verificar a presença da folha de alumínio.
3. Dispositivo para resselar tubos de ensaio para análises clinicas a partir de recipientes de fita de selar pronta a usar de acordo com a reivindicação principal, caracterizado por a bobina montada (1) ser tratada com luz UV e portanto ser adequada para os fins a que se destina.
PT10346406A 2006-04-21 2006-04-21 Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar PT103464B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10346406A PT103464B (pt) 2006-04-21 2006-04-21 Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10346406A PT103464B (pt) 2006-04-21 2006-04-21 Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT103464A PT103464A (pt) 2007-10-31
PT103464B true PT103464B (pt) 2008-02-08

Family

ID=40532096

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10346406A PT103464B (pt) 2006-04-21 2006-04-21 Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT103464B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT103464A (pt) 2007-10-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7776270B2 (en) Resealer of test tubes for clinical analyses fed from ready-to-use containers of sealing tape
US5186900A (en) Blood collection and transportation assembly for evidentiary purposes
ES2373214T3 (es) Sensor de análisis de fluidos para su uso en instrumentos de distribución.
ES2158465T5 (es) Bolsa de acondicionamiento de sustancias liquidas biologicas de apertura pelable para introduccion de canulas, tubos y sondas.
BRPI0714389A2 (pt) unidade de anÁlise para ser usada em instrumento de anÁlise
ES2417031T3 (es) Dispositivo de preparación de tubos de extracción sanguínea
US10362976B2 (en) Sterile fluid collection tube package
JPH10323340A (ja) 血液または他の体液を収集するアセンブリ
BRPI0313992B1 (pt) Conjunto de frasco para armazenar uma substância e métodos para fabricar e encher o mesmo
ES2314573T3 (es) Bolsa de seguridad para la crio-conservacion de celulas estaminales o componentes sanguineos similares.
ES2950482T3 (es) Tapa roscada, herramienta y método para enroscar una tapa en un recipiente
BR112013027183B1 (pt) dente de corte de um dispositivo de corte de termoplástico
PT103464B (pt) Dispositivo de resselagem de tubos de ensaio para análises clínicas alimentado a partir de recipientes com fita de selar pronta a usar
ES2911239T3 (es) Etiquetado doble de código de barras que facilita la acción automatizada de destapar
CN105501597A (zh) 注射器贴签设备
BR112013007215B1 (pt) Bacia de reação para aparelho automático de análise química ou biológica
JPH06345066A (ja) 無菌包装体から物品を取り出すための方法及び装置
NL1031668C1 (nl) Inrichting voor het opnieuw afdichten van testbuizen voor klinische analyse toegevoerd van gebruiksklare containers van afdichttape.
US20210259600A1 (en) Sterile fluid collection tube package and methods
GB2439542A (en) Method and apparatus for resealing test tubes with aluminium caps
IE86051B1 (en) Resealer of test tubes for clinical analyses fed from ready-to-use containers of sealing tape
PT1584301E (pt) Embalagem para a armazenagem de um produto esterilizado
IE20060321A1 (en) Resealer of test tubes for clinical analyses fed from ready-to-use containers of sealing tape
ES2944385B2 (es) Máquina para gestionar bisturíes
ES2328762B1 (es) Selladora de tubos de ensayo para analisis clinicos alimentada por contenedores de cinta sellante para usar.

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 20060713

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20080128