PT101962B - MAQUINA E PROCESSO PARA REALIZAR DECORACõES COM MATERIAIS EM PO, SOBRE AZULEJOS CERAMICOS - Google Patents

MAQUINA E PROCESSO PARA REALIZAR DECORACõES COM MATERIAIS EM PO, SOBRE AZULEJOS CERAMICOS Download PDF

Info

Publication number
PT101962B
PT101962B PT101962A PT10196297A PT101962B PT 101962 B PT101962 B PT 101962B PT 101962 A PT101962 A PT 101962A PT 10196297 A PT10196297 A PT 10196297A PT 101962 B PT101962 B PT 101962B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
transport
cavity
decorative
layers
decorative powder
Prior art date
Application number
PT101962A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101962A (pt
Original Assignee
Ferrari Paola
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ferrari Paola filed Critical Ferrari Paola
Publication of PT101962A publication Critical patent/PT101962A/pt
Publication of PT101962B publication Critical patent/PT101962B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B13/00Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles; Discharging shaped articles from such moulds or apparatus
    • B28B13/02Feeding the unshaped material to moulds or apparatus for producing shaped articles
    • B28B13/0215Feeding the moulding material in measured quantities from a container or silo
    • B28B13/027Feeding the moulding material in measured quantities from a container or silo by using a removable belt or conveyor transferring the moulding material to the moulding cavities
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28BSHAPING CLAY OR OTHER CERAMIC COMPOSITIONS; SHAPING SLAG; SHAPING MIXTURES CONTAINING CEMENTITIOUS MATERIAL, e.g. PLASTER
    • B28B5/00Producing shaped articles from the material in moulds or on moulding surfaces, carried or formed by, in or on conveyors irrespective of the manner of shaping
    • B28B5/06Producing shaped articles from the material in moulds or on moulding surfaces, carried or formed by, in or on conveyors irrespective of the manner of shaping in moulds on a turntable

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Manufacturing & Machinery (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Ceramic Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Devices For Post-Treatments, Processing, Supply, Discharge, And Other Processes (AREA)
  • Finishing Walls (AREA)
  • Adornments (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Máquina e processo para realizar decorações, com materiais em pó, sobre azulejos cerâmicos
O presente invento refere-se a uma máquina e ao respectivo processo para realizar decorações com materiais decorativos em pó sobre azulejos cerâmicos, capaz de depositar, pelo menos, dois materiais decorativos em pó diferentes na cavidade do molde.
É já conhecida a tecnologia que prevê a realização de decorações sobre azulejos, obtidas depositando, em primeiro lugar, material decorativo em pó sobre uma camada de material seco (destinado a formar a camada de suporte) no interior da cavidade do molde, com o qual é prensado o azulejo; sucessivamente, todo o material no interior da cavidade é prensado em conjunto e em seguida sujeito a cozedura.
Esta tecnologia denominada de monoprensagem dá origem a produtos com diferentes qualidades; apresenta, em particular, a vantagem de poder realizar camadas decorativas com espessuras relativamente muito elevadas.
A dita tecnologia apresenta inconvenientes relevantes, no caso em que se deseje realizar decorações formadas por mais camadas de material decorativo em pó, reciprocamente sobrepostas.
Um inconveniente é o facto de que, com a abrasão provocada pela prensagem do azulejo (durante o funcionamento), os materiais, que formam as camadas superiores, são arrancados da mistura muito melhor em relação às camadas inferiores, e assim é, com a utilização, consequentemente alterado o aspecto da decoração.
Este inconveniente está fortemente presente, no caso em que se queira sujeitar o azulejo a um polimento fino final, para lhe
872
19404
-2conferir um aspecto liso e brilhante, como é actualmente feito em muitos casos, com os azulejos de mais qualidade. Um polimento semelhante não é, na prática, possível, mesmo porque arrancaria as camadas mais superficiais dos materiais decorativos e assim alteraria de modo relevante o aspecto da decoração.
Um outro inconveniente é devido ao facto de que um aparelho capaz de depositar diversas camadas de material decorativo na cavidade do molde, sobretudo no caso de uma prensa do tipo tradicional (e portanto fixa), teria como resultado uma estrutura extremamente complexa e uma velocidade operativa extremamente baixa.
O objectivo do presente invento é aperfeiçoar a tecnologia descrita, de modo a superar os inconvenientes, entre os quais os descritos.
apreço, dito e outros objectivos tal como é caracterizado são conseguidos pelo invento em nas reivindicações.
processo de acordo com o invento compreende uma primeira fase, na qual a superfície de transporte de um meio de transporte é feita passar por debaixo de uma pluralidade de estações, colocadas em sucessão, em cada uma das quais uma respectiva camada de material decorativo em pó é depositada sobre a dita superfície, de acordo com uma respectiva distribuição em planta, de modo tal que, sobre a superfície de transporte (21), é criada uma sucessão de conjuntos, cada um dos quais é formado por uma pluralidade de camadas de material decorativo em pó, sobrepostas entre si, e reproduz substancialmente a decoração desejada do azulejo.
Sucessivamente, cada conjunto de camadas é feito avançar para além da extremidade de jusante do meio de transporte e feito cair por gravidade dentro da cavidade do molde; o movimento relativo entre a dita extremidade e a cavidade é tal que o conjunto de camadas é transferido para a cavidade, mantendo substancialmente inalterada a disposição relativa que,
872
19404
-3em planta, têm as partículas do pó no conjunto, colocado na superfície de transporte.
O invento é explicado em pormenor, em seguida, com o auxílio das figuras anexas, que representam apenas uma forma, não exclusiva, de realização.
A fig. 1 mostra, de modo esquemático, o corte da máquina em apreço, segundo um plano longitudinal e vertical.
A fig. 2 é uma vista em planta da fig. 1.
\ A fig. 3 é um pormenor ampliado da fig. 1, no caso em que a máquina está aplicada a uma prensa de roda.
A fig. 4 é o mesmo pormenor ampliado da fig. 1, no caso em que a máquina está aplicada a um molde fixo.
A fig. 5 mostra a título meramente exemplificativo, um exemplo elementar de decoração para azulejo.
A máquina de acordo com o invento (indicada globalmente por 1 nas figuras) compreende uma pluralidade de estações (indicadas por Sl, S2, S3 , . .., Sn), colocadas em sucessão, em cada uma das quais é distribuído um respectivo material decorativo em pó, de acordo com uma respectiva distribuição em planta, substancialmente igual à prevista para a decoração.
Nas figuras estão representadas três estações Sl, S2, S3, mas tal número pode obviamente variar.
Em particular, cada uma das ditas estações Sl, S2, S3 , compreende uma tela 11, por exemplo, uma rede serigráfica, que permite a descida do material decorativo em pó em determinadas zonas, para realizar uma respectiva figura plana.
No exemplo representado nas figuras, a máquina 1 compreende uma estrutura 9 de suporte que leva uma pluralidade de redes
872
194 04 . .-:—··<
-4- '' serigráficas 11, alinhadas em sucessão, em posição fixa, tantas quantas são as estações Sl, S2, S3 . Cada rede é fechada por um lado e pelo outro por um caixilho 12, tendo a superfície fechada.
Em cada uma das estações Sl, S2, S3 está prevista uma tremonha 13, cuja boca inferior, aberta, é estreita (na direcção longitudinal) e larga (na direcção transversal), em relação à superfície da rede 11.
Cada tremonha 13 está fixa a um respectivo carro 14 e todos os carros 14 estão suportados, de modo deslizante, por duas rodas laterais 15, horizontais, que correm, na direcção longitudinal, ao longo de toda a zona ocupada pelas redes 11.
Cada tremonha 13 é mantida cheia com um respectivo material decorativo em pó 18, alimentado por gravidade através de uma respectiva conduta 16 de alimentação, ligada por sua vez a um reservatório superior do material decorativo em pó (e não representado).
X.
feitas correr para trás, superf í c i e de uma motorização apropriada, as horizontal e longitudinalmente, tremonhas 13 são para a frente e com a própria boca de superior da respectiva o material decorativo 18 passagens, poros em que tal é permitido.
saída em rede passa
11, contacto com a e durante estas através da rede nos
A motorização das tremonhas 13, por exemplo, é realizada por meio de um macaco de duplo efeito 17, cuja haste está ligada a um carro 14, estando todos os carros 14 ligados solidamente entre si.
A máquina 1 compreende ainda um meio de transporte 20, que tem uma superfície de transporte 21 substancialmente plana e horizontal, que corre por debaixo de todas as ditas estações Sl, S2 , S3, e tem um movimento coordenado com o funcionamento destas, de tal modo que sobre a superfície de transporte 21 é
872
19404
-5depositada uma pluralidade de conjuntos de camadas de material decorativo em pó, sobrepostas entre si, que reproduzem, substancialmente, a decoração desejada do azulejo.
Em particular, o meio de transporte 20 é um transportador de cinta, cuja superfície de transporte 21 é constituída por uma cinta lisa e contínua, cuja extremidade a jusante está dobrada em torno de um rolo de extremidade 22, que tem um diâmetro relativamente muito pequeno, ou seja o mais pequeno possível de modo compatível com os aspectos práticos de realização de acordo com as capacidades da cinta 21 de flectir e de aderir ao rolo 22, ou outros.
No exemplo representado nas figuras, a cinta está dobrada, a montante, em torno de um rolo 23, que é accionado por um motorredutor 24 .
-η cinta 21 é aplicado um movimento coordenado com o funcionamento das ditas estações Sl, S2, S3, de tal modo que sobre a superfície da mesma, como dito atrás, é depositada uma sucessão de conjunto P, que reproduzem, substâncialmente, a decoração desejada do azulejo.
Em particular, durante o funcionamento, a cinta 21 avança de modo intermitente, efectuando em cada volta um avanço exactamente igual à distância, na direcção longitudinal, que vai de entre dois pontos homólogos de duas redes 11 adjacentes (por exemplo, a distância entre o bordo da esquerda de uma rede e o bordo da esquerda da rede vizinha).
Durante cada paragem, as estações Sl, S2, S3 são postas ao mesmo tempo em acção, de modo que descarregam sobre a cinta 21 as respectivas camadas de material decorativo.
Verifica-se assim que cada zona da cinta 21 recebe, num primeira paragem, uma camada de material distribuída pela estação Sl; sucessivamente, a mesma zona pára debaixo da estação S2 e recebe uma camada de material distribuído pela mesma, por
9 87 2 /7
19404 ..-6- Μ _ fim, sempre a mesma zona pára debaixo da estação S3 e recebe uma camada de material distribuído por esta última. O resultado é que sobre a superfície de transporte 21 é criada 'urna sucessão dos ditos conjuntos P, cada um formado por uma pluralidade de camadas de material decorativo em pó, sobrepostas entre si, descarregadas em sequência das estações Sl, S2, S3.
Na fig. 5 está representado, a título meramente exemplificativo, um exemplo de decoração, a qual compreende uma camada inferior Al, que tem, em planta, extensão igual à do dito azulejo; em cima está colocada uma camada A2 circular, sobre a qual é por último colocada uma camada superior A3. Todas as v ditas camadas apresentam, obviamente características visíveis diferentes; por exemplo, a cor. De acordo com o exemplo da fig. 5, quando a cinta 21 pára, da rede 11 da primeira estação Sl desce uma camada rectangular Al sobre a cinta 21. Em seguida, esta camada Al é parada debaixo da estação S2, onde recebe a segunda camada A2 com forma circular. Por fim estas duas camadas Al e A2 são paradas por debaixo da estação S3, onde recebem a terceira camada A3. Assim, sobre a cinta 21 é formado um conjunto P de estratos Al , A2 , A3 , que reproduzem substancialmente a decoração desejada do azulejo.
De tais conjuntos P é, obviamente, formado um em cada paragem da cinta 21. A extremidade de jusante 20' do meio de transporte 20 está disposta sobre a cavidade 41 de um molde usual (indicado globalmente por 40, do qual, nas figuras, é indicada uma porção) e é móvel relativamente ao mesmo, de modo a transferir para o mesmo, um de cada vez, os ditos conjuntos P de camadas, mantendo substancialmente inalterada a disposição relativa, em planta, das partículas de pó do mesmo conjunto P.
O meio de transporte 20, por outro lado, funciona fazendo avançar os ditos conjuntos P relativamente à própria extremidade de jusante 20', deixando-os de novo além dela, sobre a cavidade do molde 42.
No exemplo representado nas figs. 2 e 3, a máquina 1, de
^r'·
872
19404
-7acordo com o invento, está associada a uma prensa 4 do tipo de roda giratória, que leva uma ou mais cavidades 41 de molde, que rodam em torno de um eixo vertical da prensa.
Em tal caso, o meio de transporte está disposto com o próprio eixo longitudinal (ou seja, o eixo correspondente ao sentido de avanço da cinta), orientado na direcção tangencial à trajectória circular, efectuada pela cavidade 41 do molde. O depósito do conjunto P acontece, tendo a extremidade de jusante 20' parada e fazendo avançar a cinta 21, e com isso o conjunto P para além da extremidade de jusante 20', enquanto que ao mesmo tempo se move, com velocidade, sentido e direcção iguais, a
i. cavidade subjacente 41.
O resultado é que o conjunto P é depositado de modo quase inalterado na cavidade 41 do molde, eventualmente sobre uma camada de material de base 3, depositada anteriormente na mesma cavidade.
A forma de realização representada na fig. 4 refere-se ao caso em que a máquina em apreço é aplicada a uma prensa tradicional do tipo fixo (cuja cavidade 41 é por isso fixa).
Em tal caso, o depósito do conjunto P dentro da cavidade 41 acontece, tendo parado a cinta 21 e movendo, em vez disso, a extremidade de jusante 20', de modo que percorra de uma parte à outra todo o comprimento da cavidade 41.
Graças ao invento é tornada disponível uma máquina capaz de carregar mais camadas sucessivas de material decorativo em pó para dentro da cavidade do molde, tendo uma realização relativamente simples e tendo um funcionamento relativamente veloz.
De acordo com o invento estão previstos meios de mistura 50 do material decorativo em pó, associados ao meio de transporte 20 e colocados perto da extremidade de jusante 20', capazes de realizarem a mistura recíproca e localizada dos materiais
872
19404
-8decorativos à medida que os mesmos caem para além da extremidade 20 ' .
De acordo com a forma de realização representada nas figuras, os meios de mistura 50 do material decorativo em pó compreendem, pelo menos, um septo de desvio inclinado em relação à vertical, colocado perto da extremidade de jusante 20', capaz de interceptar a queda do material decorativo em pó da dita extremidade, desviando um pouco a trajectória e em seguida libertando o mesmo novamente para baixo.
Em particular, os meios 50 compreendem uma pluralidade dos ditos septos de desvio, cada um dos quais está relacionado com toda a largura da cinta 21, dispostos em cascata um por debaixo do outro, capazes de intersectarem a queda do material decorativo.
No exemplo representado está previsto um primeiro septo 51, plano e inclinado para baixo e para a esquerda, e um segundo septo subjacente 52, plano e inclinado para baixo e para a direita.
Durante o funcionamento, cada partícula de material decorativo cai a partir da extremidade 20', embatendo em primeiro lugar no septo 51, depois desliza sobre o mesmo numa porção curtíssima, e por fim cai na cavidade 41.
Foi constatado experimentalmente que esta acção produz uma mistura das partículas dos diversos materiais em pó 18, ponto por ponto, sem variar todavia, pelo menos, de modo relevante, a forma que, em planta, têm as várias camadas de material decorativo e que desse modo foi fornecida pelas redes 11 nas estações Sl, S2, S3; existe na realidade um espécie de mistura apenas na direcção vertical.
Por exemplo, com referência à decoração representada na fig. 5, verifica-se que as formas das diversas camadas (quadrada da camada A3 e redonda da camada A2) se mantém substancialmente
872
19404
-9inalteradas depois da mistura; é, em vez disso, alterada a disposição no sentido vertical das partículas, enquanto aue as da camada mais baixa se colocam para cima, misturando-se com as partículas das camadas superiores à mesma, e vice-versa para as partículas da camada mais alta. Por exemplo, o quadrado central será formado por uma mistura dos três materiais das camadas Al e A2 (e mantendo de modo substancialmente inalterado a própria forma quadrada), enquanto que a restante parte do círculo será uma mistura apenas com os materiais de Al e A2.
Em síntese, a decoração que é colocada na cavidade 41, terá em planta substancialmente a mesma configuração que tem no conjunto P formado sobre a cinta 21, mas com os materiais decorativos misturados entre si.
Em vez dos septos 51 e 52 podem ser previstos outros meios de mistura, por exemplo, compreendendo tantas pequenas pás rotativas que intersectam as partículas dos materiais à medida que as mesmas caem da extremidade 20'.
Obviamente, pode resultar que os limites dos motivos da decoração sejam um pouco mais indefinidos em relação ao desenho produzido pelas redes 11; mas isso não constitui qualquer desvantagem no caso das decorações do tipo tendo justamente formas esfumadas; por exemplo, que reproduzem os veios das pedras naturais.
Naturalmente, graças à mistura descrita é que é possível polir superficialmente o azulejo sem que a decoração do mesmo mude. Igualmente, a decoração não varia de modo perceptível com a abrasão provocada pela prensagem contínua mesmo se prolongada.
Obviamente ao invento em apreço poderão ser feitas numerosas modificações de natureza de aplicação prática, sem com isso sair do âmbito da ideia do invento como está reivindicada adiante.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Processo para realizar decorações com materiais em pó sobre azulejos cerâmicos, compreendendo as ditas decorações, pelo menos, dois materiais decorativos em pó diferentes, caracterizado por compreender as seguintes fases:
    a superfície de transporte (21) de um meio de transporte (20) é feita passar por debaixo de uma pluralidade de estações (Sl, S2, S3), colocadas em sucessão, em cada uma das quais uma respectiva camada (Al, A2, A3) do material decorativo em pó é depositada sobre a dita superfície (21), de acordo com uma respectiva distribuição em planta, de modo tal que, sobre a superfície de transporte (21), é criada uma sucessão de conjuntos (P), cada um dos quais é formado por uma pluralidade de camadas (Al, A2, A3) de material decorativo em pó, sobrepostas entre si, e reproduz substancialmente a decoração desejada do azulejo,· cada conjunto (P) de camadas é em seguida feito avançar para além da extremidade de jusante (20') do meio de transporte (20) e feito cair, por gravidade, dentro da cavidade (41) do molde, sendo o movimento relativo entre a dita extremidade (20') e a cavidade (41) tal que o conjunto de camadas (P) é transferido para a cavidade (41), mantendo substancialmente inalterada a disposição relativa, em planta, que as partículas do pó têm no conjunto (P), colocado sobre a superfície de transporte (21).
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os materiais decorativos em pó serem misturados entre si de modo localizado à medida que caem para além da extremidade de jusante (20') do meio de transporte (20), antes de atingirem a cavidade (41) .
  3. 3 - Máquina para realizar decorações com materiais em pó sobre azulejos cerâmicos, compreendendo as ditas decorações, pelo menos, dois materiais decorativos em pó diferentes,
    79 872
    19404
    -2/3 caracterizada por compreender:
    uma pluralidade de estações (Sl, S2, S3), colocadas em sucessão, em cada uma das quais uma respectiva camada (Al, A2, A3) do material decorativo em pó é distribuída, de acordo com uma respectiva distribuição em planta;
    um meio de transporte (20) com a superfície de transporte (21) substancialmente plana e contínua, que corre por debaixo de todas as ditas estações (Sl, S2, S3), e tem um movimento coordenado com o funcionamento das ditas estações (Sl, S2, S3), de tal modo que sobre a sua superfície de transporte (21) é depositada uma sucessão de conjuntos (?), cada um dos quais é formado por uma pluralidade de camadas (Al, Ά2,
    A3) de material decorativo em pó, sobrepostas entre si, e reproduz substancialmente a decoração desejada do azulejo;
    estando a extremidade de jusante (20') do meio de transporte (20) disposta sobre a cavidade (41) do molde e sendo móvel relativamente à mesma, de modo a transferir para a dita cavidade (41) por queda, um de cada vez, os ditos conjuntos (P) de camadas, mantendo substancialmente, inalterada a disposição relativa, em planta, que as partículas de pó têm no conjunto (?) colocado sobre a superfície (21).
  4. 4 - Máquina de acordo com a reivindicação 3, caracterizada por o dito meio de transporte (20) funcionar fazendo avançar os ditos conjuntos (P) de camadas em relação à própria extremidade de jusante (20'), e libertando os mesmos, por queda, além da mesma, na cavidade (41) do molde.
  5. 5 - Máquina de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por compreender meios de mistura (50) dos materiais decorativos em pó, dispostos perto da extremidade de jusante (20') do meio de transporte (20), capazes de realizarem a mistura recíproca e localizado das partículas dos materiais decorativos em pó à medida que os mesmos caem para além da dita extremidade (20'), mantendo substancialmente inalterada a disposição relativa, em
    79 872
    19404
    -3/3 planta, que as partículas de pó têm no conjunto (P), colocado sobre a superfície de transporte (21).
  6. 6 - Máquina de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por os meios de mistura (50) dos materiais decorativos em pó compreenderem, pelo menos, um septo de desvio (51, 52) , inclinado em relação à vertical, colocado perto da extremidade de jusante (20') do meio de transporte (20), capaz de intersectar a queda dos materiais decorativos em pó da dita extremidade e libertando os mesmos em seguida novamente para baixo.
  7. 7 - Máquina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por os meios de mistura (50) do material decorativo em pó compreenderem uma pluralidade dos ditos septos de desvio (51, 52), dispostos em cascata um por debaixo do outro, capazes de intersectarem a queda dos materiais decorativos em pó.
  8. 8 - Máquina de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o meio de transporte (20) compreender um transportador de cinta, cuja superfície de transporte (20) é constituída por uma cinta horizontal contínua, cuja extremidade de jusante (20') está dobrada em torno de um rolo (22), que tem o diâmetro relativamente muito pequeno.
  9. 9 - Máquina de acordo com a reivindicação 3, capaz de operar com prensas do tipo que têm uma roda giratória, que leva uma ou mais cavidades (41) de molde, caracterizada por o meio de transporte (20) estar disposto com o próprio eixo longitudinal orientado na direcção tangencial à trajectória circular da cavidade (41) do molde.
PT101962A 1996-02-08 1997-01-31 MAQUINA E PROCESSO PARA REALIZAR DECORACõES COM MATERIAIS EM PO, SOBRE AZULEJOS CERAMICOS PT101962B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT96RE000004A IT1287620B1 (it) 1996-02-08 1996-02-08 Macchina e metodo per realizzare decorazioni, con materiali in polvere, su piastrelle ceramiche

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101962A PT101962A (pt) 1997-09-30
PT101962B true PT101962B (pt) 1998-10-30

Family

ID=11398824

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101962A PT101962B (pt) 1996-02-08 1997-01-31 MAQUINA E PROCESSO PARA REALIZAR DECORACõES COM MATERIAIS EM PO, SOBRE AZULEJOS CERAMICOS

Country Status (3)

Country Link
ES (1) ES2154513B1 (pt)
IT (1) IT1287620B1 (pt)
PT (1) PT101962B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108943361B (zh) * 2018-08-14 2020-06-16 江西和美陶瓷有限公司 一种陶瓷线条通体布料设备及方法
CN109366710B (zh) * 2018-09-30 2021-01-05 东莞市唯美陶瓷工业园有限公司 陶瓷砖通体纹理与表面装饰图案一致的机械手布料设备及机械手布料与图案调整的控制方法
IT202000018652A1 (it) * 2020-07-30 2022-01-30 System Ceramics S P A Macchina per la deposizione di polveri ceramiche
IT202000018904A1 (it) * 2020-07-31 2022-01-31 Siti B & T Group Spa Attrezzatura e procedimento per la realizzazione di lastre in materiale ceramico e/o lapideo e/o in graniglie minerali legate con resine

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1268838B1 (it) * 1994-07-21 1997-03-13 L B Engineering Srl Attrezzatura per alimentare il carrello di carico dello stampo nella fabbricazione di piastrelle ceramiche

Also Published As

Publication number Publication date
ES2154513B1 (es) 2001-10-16
IT1287620B1 (it) 1998-08-06
ITRE960004A1 (it) 1997-08-08
PT101962A (pt) 1997-09-30
ES2154513A1 (es) 2001-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5736084A (en) Apparatus for supplying particles and/or granules to form a layer of prescribed thickness and method for producing patterned shaped ariticles using the apparatus
CA2125899C (en) Molding apparatus for patterned shaped article and method of producing patterned shaped article
DE69300148T2 (de) Verfahren zum Herstellen von trockenen Fliesen, mit seiner Formanlage und den hergestellten Fliesen.
EP0927687A2 (en) Method and means for transfer of granular materials
KR100216655B1 (ko) 스크레이퍼를 사용하여 형상화된 성형체를 제조하는 방법
ES544153A0 (es) Perfeccionamientos en las instalaciones de fabricacion de revestimientos sinteticos para decoracion
PT101962B (pt) MAQUINA E PROCESSO PARA REALIZAR DECORACõES COM MATERIAIS EM PO, SOBRE AZULEJOS CERAMICOS
US6540502B2 (en) Mechanical drive assembly for a brick molding apparatus
PT1321256E (pt) Método e instalação para fabricar ladrilhos e lajes cerâmicos
US6391236B1 (en) Process and plant for forming ceramic tiles and the like
US3666582A (en) Chip placement in a grid patterned sheet
ITMI982008A1 (it) Dispositivo per alimentare un apparato di pressatura apparato di pressatura e procedimento di pressatura
EP0839618B1 (en) Clay loading device for ceramic tile presses
ITMI20002537A1 (it) Pressa per la realizzazione di piastrelle dotata di dispositivi di caricamento a nastro
EP1773553B1 (en) Plant for feeding a double layer of powder or granular material into the cavity of the mould for ceramic tile production
DE19838075C1 (de) Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung abgewinkelter Formkörper
DE2301680C2 (de) Vorrichtung zum Trocknen keramischer Formlinge
CN210126169U (zh) 一种通体仿石纹理的大板面瓷质板材制备的布料设备
EP1247629A2 (en) Apparatus for forming tiles
MXPA02006354A (es) Metodo y aparato para elaborar articulos ceramicos tipo placa, decorados.
SE426297B (sv) Forfarande for framstellning av ett monstrat beleggningsmaterial och anordning for genomforande av forfarandet
KR100579122B1 (ko) 다색 반짝이띠 형성장치 및 이에 따라 제조된 반짝이 시트
CN104552562A (zh) 一种仿天然玉石抛光砖的生产方法
ES2890748A2 (es) Planta y método para la fabricación de artículos de cerámica
DE2007589A1 (en) Hoverved drying of ceramic mouldings

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19970521

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980703

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20010731