PT101595B - Aperfeicoamentos nos dispositivos modulares que permitem a montagem de aparelhos de extraccao de fumos ou de ventilacao dos locais - Google Patents

Aperfeicoamentos nos dispositivos modulares que permitem a montagem de aparelhos de extraccao de fumos ou de ventilacao dos locais Download PDF

Info

Publication number
PT101595B
PT101595B PT101595A PT10159594A PT101595B PT 101595 B PT101595 B PT 101595B PT 101595 A PT101595 A PT 101595A PT 10159594 A PT10159594 A PT 10159594A PT 101595 B PT101595 B PT 101595B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
turbine
support base
ventilation
ferrule
base
Prior art date
Application number
PT101595A
Other languages
English (en)
Other versions
PT101595A (pt
Original Assignee
Zaniewski Michel
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9452426&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT101595(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Zaniewski Michel filed Critical Zaniewski Michel
Publication of PT101595A publication Critical patent/PT101595A/pt
Publication of PT101595B publication Critical patent/PT101595B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23LSUPPLYING AIR OR NON-COMBUSTIBLE LIQUIDS OR GASES TO COMBUSTION APPARATUS IN GENERAL ; VALVES OR DAMPERS SPECIALLY ADAPTED FOR CONTROLLING AIR SUPPLY OR DRAUGHT IN COMBUSTION APPARATUS; INDUCING DRAUGHT IN COMBUSTION APPARATUS; TOPS FOR CHIMNEYS OR VENTILATING SHAFTS; TERMINALS FOR FLUES
    • F23L17/00Inducing draught; Tops for chimneys or ventilating shafts; Terminals for flues
    • F23L17/005Inducing draught; Tops for chimneys or ventilating shafts; Terminals for flues using fans
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F23COMBUSTION APPARATUS; COMBUSTION PROCESSES
    • F23LSUPPLYING AIR OR NON-COMBUSTIBLE LIQUIDS OR GASES TO COMBUSTION APPARATUS IN GENERAL ; VALVES OR DAMPERS SPECIALLY ADAPTED FOR CONTROLLING AIR SUPPLY OR DRAUGHT IN COMBUSTION APPARATUS; INDUCING DRAUGHT IN COMBUSTION APPARATUS; TOPS FOR CHIMNEYS OR VENTILATING SHAFTS; TERMINALS FOR FLUES
    • F23L17/00Inducing draught; Tops for chimneys or ventilating shafts; Terminals for flues
    • F23L17/02Tops for chimneys or ventilating shafts; Terminals for flues
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F24HEATING; RANGES; VENTILATING
    • F24FAIR-CONDITIONING; AIR-HUMIDIFICATION; VENTILATION; USE OF AIR CURRENTS FOR SCREENING
    • F24F7/00Ventilation
    • F24F7/02Roof ventilation
    • F24F7/025Roof ventilation with forced air circulation by means of a built-in ventilator

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Structures Of Non-Positive Displacement Pumps (AREA)
  • Motor Or Generator Frames (AREA)
  • Lasers (AREA)
  • Air-Flow Control Members (AREA)
  • Respiratory Apparatuses And Protective Means (AREA)
  • Electrostatic Separation (AREA)
  • Separating Particles In Gases By Inertia (AREA)
  • Filtering Of Dispersed Particles In Gases (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
APERFEIÇOAMENTO NOS DISPOSITIVOS MODULARES QUE PERMITEM A MONTAGEM DE APARELHOS DE EXTRACÇÃO DE FUMOS OU DE VENTILAÇÃO DOS LOCAIS
Um dispositivo modular de manutenção e de controlo de uma depressão, com o orifício de uma conduta de ventilação ou de extracção dos fumos foi objecto da patente de invenção francesa N° 85-08 697, depositada pelo requerente em 3 de Junho de 1985, e concedida sob o N° 2.587.458. A este respeito cita-se também a patente de invenção norte-americana N° 4 342 258 do presente requerente que se incorpora nesta memória descritiva a título de referência.
Esse dispositivo compreendia um órgão estático, de forma geral tronco-cónica com degraus curvilíneos, criando uma depressão na conduta em cujo cimo estava colocado, pelo simples efeito do vento que o varria, e formando o módulo estático do sistema ao qual podia ser adicionado um módulo de ventilação mecânica, na ausência de vento ou para conseguir obter uma depressão maior, criando ao nível do órgão estático a corrente de ar artificial ou desempenhando a função do vento existente para atingir a depressão necessária para a evacuação dos fumos ou a ventilação dos locais, de acordo com as normas exigidas nessa data.
Este conjunto dos dois módulos forma um grupo de ventilação mecano-estático. f
Mas as exigências em matéria de rendimento dos equipamentos de extracção dos fumos e de ventilação dos locais de habitação ou industriais crescem todos os dias, com vista a melhorar
a segurança e reduzir o custo das instalações. É por isso que a eficácia destes equipamentos é actualmente o objecto da norma AFNOR P-50413 de Agosto de 1993.
É para satisfazer a esta nova norma que foram elaboradas modificações de estrutura e de forma dos aparelhos anteriormente criados. Modificações de estrutura e de forma que foram o fruto de pesquisas demoradas, no campo da aerodinâmica, sendo a importância dos resultados dessas pesquisas o serem constatadas apenas no decurso dos ensaios efectuados em túnel aerodinâmico em laboratórios especializados. Tais diferenças de forma, que podem de facto parecer relativamente pequenas morfologicamente, induzem no entanto resultados aerodinâmicos que apenas nesses ensaios sao confirmados.
De modo que, se as formas novas propostas podem nao parecer revolucionárias, os seus resultados aerodinâmicos essas sao-no.
Sao estes resultados novos que sao conseguidos pelo emprego das formas que vão descrever-se adiante e que constituem os elementos da presente invenção, que se refere a um dispositivo modular que compreende um módulo de base, constituído por órgãos estáticos que, colocados no cimo de uma conduta de ventilação ou de chaminé, provocam uma depressão no interior da mesma, por simples efeito de Venturi, sob a influência do vento que as varre, sendo o seu rendimento, como se verá, devido â sua nova forma adoptada.
Um tal módulo assim equipado pode ser suficiente em nume
-3rosos casos. Em muitos outros casos, por exemplo na ausência de vento, a depressão natural assim obtida pode ser insuficiente, sendo então adicionado um novo módulo mecânico de ventilação ao anterior, com vista a obter uma depressão constante pelo vento artificial que ele cria, sendo esse módulo mecânico de ventilação caracterizado por os seus elementos essencialmente mecânicos estarem organizados conjuntamente com órgãos que participam por si próprios no rendimento do sistema mecano-estático assim realizado.
Portanto, um tal sistema permite, quando as condiçoes aeráulicas locais o permitirem, utilizar apenas o módulo estático. Permite também, quando o conjunto mecano-estático estiver montado, utilizar o órgão mecânico selectivamente ou automaticamente, quer em consequência da ausência ou de insuficiência de vento, quer para aumentar o seu efeito, sabendo-se que a presença do módulo mecânico nao afecta o rendimento dos órgãos estáticos de base.
Portanto, a presente invenção refere-se às formas aerodinâmicas novas, dadas aos diferentes elementos de cada um destes módulos e das quais dependem os resultados novos constatados quando dos ensaios técnicos efectuados em túnel aerodinâmico nos laboratórios EIFFEL e cujos diagramas, que aqui são dados, mostram os processos assim realizados para responder às novas exigências .
dispositivo modular gue constitui o objecto da presente invenção compreende, pois, essencialmente um módulo estático
-4composto por uma base de apoio colocada no cume de uma conduta de ventilação ou de extracçao de fumos e que apresenta exteriormente uma forma de andamento tronco-cónico, caracterizada por a parede exterior se adaptar a uma forma particular de ducina, estudada para permitir a este nível um escoamento laminar do ar que, cooperando com um prato superior colocado a uma distância conveniente do referido elemento tronco-cónico, cria um efeito de Venturi que provoca a depressão procurada na conduta assim ''λ • J X equipada, sendo o rendimento deste conjunto devido às formas particulares e que caracterizam cada um destes elementos, tais como serão descritos em pormenor mais adiante.
Um tal dispositivo é suficientemente conveniente para assegurar na conduta uma depressão, no inverno, de 2 a 20 Pascal.
Em certos outros casos, este conjunto estático único nao se mostra ser suficiente, quer temporariamente, como consequência da ausência de vento, quer de maneira permanente no caso de ser necessária uma depressão elevada, de 30 a 300 Pa.
/ j Ê para responder a estas condições particulares que a base de apoio tronco-cónica que forma o elemento de base do dispositivo modular estático pode ser associado a diversos elementos complementares que compreendem, entre outros, um órgão de ventilação mecânico movido por um motor electrico, descritos mais adiante, que formam o módulo mecânico que concorre para criar uma corrente de ar artificial capaz de substituir o vento ou de se lhe juntar para obter o efeito de Venturi que garanta em todas as circunstâncias a depressão pretendida.
-5Graças aos seus elementos estáticos próprios, a junção deste módulo mecânico ao módulo estático de base nao modifica praticamente, quando este órgão mecânico está parado, os resultados depressionários obtidos nas mesmas condiçoes atmosféricas apenas com o módulo estático.
A presente invenção é também caracterizada pelos pormenores que vão ser fornecidos e ilustrados, a título de exemplo.
A fig. 1 é uma vista esquemática, em corte vertical dia) O a metral, do módulo estático de base.
A fig. 2 é uma vista parcial, em corte vertical diametral, da base de apoio contida no referido módulo estático.
A fig. 3 é uma vista esquemática, em corte vertical diametral, do módulo mecânico que pode cooperar com a base de apoio.
A fig. 4 é uma vista esquemática, em perspectiva cavaleira, da turbina centrífuga aberta que forma o elemento mecânico do sistema.
A fig. 5a é um diagrama das depressões obtidas no decurf so dos ensaios oficiais executados pelos laboratórios EIFFEL t que mostra os resultados obtidos sob ventos com direcçoes diferentes, por meio do dispositivo da patente de invenção anterior atrás mencionada.
A fig. 5b é um diagrama das depressões obtidas no decurso dos ensaios oficiais executados pelos laboratórios EIFFEL, que mostra os resultados obtidos sob ventos de direcçoes diferentes *· por meio do dispositivo que constitui o objecto da presente in venção .
-6A fig. 6 é uma vista esquemática em alçado de uma variante do módulo mecânico, estando as armações que ele compre
ende representadas apenas em corte vertical diametral.
A fig. 7 é uma vista esquemática em corte horizontal feito por (AA) da referida variante.
A fig. 8 é uma vista em perspectiva cavaleira, de baixo, do dispositivo de acoplamento do motor eléctrico e da turbina, que permite reduzir a ponte térmica entre os dois órgãos.
De acordo com a fig. 1, a conduta (1) de ventilação ou de extracção de fumos é coberta ao nível do seu orifício superior pela base de apoio (2) constituída por um anel que apresenta um diâmetro interior pelo menos igual ao diâmetro da conduta (1) e tendo a sua parede exterior, de forma genericamente tronco-cónica, caracterizada por se aproximar da forma de ducina (3), cujo perfil, que é fruto de experimentação, e que nao corresponde a qualquer equação matemática simples, pode ser definido pela fig. 2, precisando-se que as cotas dadas nessa figura são as que vimos assegurar, com os elementos constituintes representados na fig. 1, sendo os resultados postos em evidência pelo diagrama (I) da fig. 5B, para um diâmetro dado da conduta (1), aplicando-se este estudo a toda forma homotética.
A parede interior (4) é ligeiramente cónica, aberta para cima, nas proporçoes dadas também pela fig. 2.
O prato horizontal (5) está colocado por cima da boca da base de apoio (2), a uma altura tal, relativamente à mesma, que a superfície do anel cilíndrico imaginário compreendido entre o
-7bordo superior (6) da base de apoio (2) e a face inferior do referido prato seja pelo menos igual a uma vez e meia a superfície do orifício superior da referida base de apoio.
O prato (5), cujo diâmetro é sensivelmente igual ao diâmetro exterior da base de apoio, compreende na sua superfície inferior, no seu centro, uma calote esférica (7) de conca/idade reduzida, cercada por uma coroa (8) ligeiramente cónica, abrindo-se para o exterior do dispositivo, por sua vez cercada na sua periferia exterior pelo aro circular (9).
A parede periférica exterior (10) do referido prato apresenta uma conicidade aberta para cima.
A calote côncava (7) leva no seu centro o deflector (11) sustido de maneira rígida a uma distância sensivelmente igual a duas vezes a flecha da referida calote.
O conjunto estático assim formado permite obter, em função da orientação dos ventos, em azimute, as depressões correspondentes â curva (I) que resulta dos ensaios deste dispositivo efectuados pelo laboratório EIFFEL sob ventos que variam de -90° a +90° em relaçao ao plano horizontal.
A norma AFNOR P-5041 3 que prevê que o factorde depressão com caudal nulo (C = dp/pd) para um órgão estático determinado, nao deve ser inferior a -0,65 para ventos orientados de -30° a +30°, nem inferior a 0,5 para ventos orientados de -60° a +60° (zonas cinzentas); constata-se no diagrama da fig. 5B, observando a curva (I), correspondente ao uso dos elementos estáticos atrás descritos, que se ela for tangente às zonas limites auto
I
-8rizadas para ventos ascendentes entre +60° e +30° (casos raros), gera depressões muito superiores a norma mínima exigida na zona dos ventos ascendentes de 30° a 0o, bem como para os ventos mergulhantes de 0° a -60°, sendo aliás estes resultados vantajosos mantidos mesmo até ventos mergulhantes de -75°. Eles constituem a classe B das normas.
De salientar que, para orientações de +20° a -20°, que são as orientações mais frequentes do vento, é em 0,84 que se estabelece a média do facto de depressão. E, mais particularmente, salienta-se que para a orientação 0°, que corresponde a um vento horizontal, o factor de depressão passa por um máximo de 0,95. Estes resultados mostram que as novas configurações dadas a cada um dos elementos satisfazem as normas mais exigentes actualmente publicadas.
O módulo estático que compreende os elementos atrás descritos (fig. 1), qualquer que seja a sua eficácia própria num período com vento, pode mostrar-se insuficiente para uma ventilação activa, na ausência de vento, e na ausência do efeito térmico complementar na conduta.
Foi por isso que se remodelou o módulo mecânico (12), a fim de, quando ele for adicionado à base de apoio (2) (fig. 3) em substituição do prato (5), a depressão criada pelo vento artificial gerada pela turbina centrífuga aberta (13) que ele inclui, movida pelo motor elêctrico (14), possa proporcionar a depressão criada pelo vento artificial ao nível dos elementos estáticos formados neste caso pela base de apoio (2) que coope
-9ra neste caso com os elementos estáticos novos contidos no módulo mecânico (12) propriamente dito, tais como a virola (15) que circunscreve a referida turbina (13) e a taça (19) que a sobrepuja.
Do mesmo modo que, pelo registo dos ensaios atrás mencionados, se constatou a melhoria da depressão criada pela base de apoio (2), graças à sua nova forma, do mesmo modo as novas formas dadas aos elementos estáticos [a virola (15) e a taça (19) que lhe está associadaj do módulo mecânico (12) permitem manter estes resultados quando se associam os dois módulos, mecânicos e estáticos, e a turbina (13) está parada.
Para isso, a virola (15) que envolve a turbina (13) se apresenta, na sua base, sob a forma de um punho cilíndrico (16) que ocupa sensivelmente um terço da sua altura.
Este punho é sobrepujado por um tronco de cone (17) ligeiramente aberto para cima ao longo de uma altura sensivelmente igual a metade da altura da virola (15) e termina ao nível do ) seu bordo superior pelo bordo rebatido para o exterior (18), que tem uma maior conicidade.
diâmetro do punho (16) é sensivelmente igual a 8/5 do diâmetro interior da base de apoio (2). A sua posição relativamente a esta ultima é tal que a superfície periférica do anel cilíndrico imaginário compreendido entre a superfície inferior da virola (15) e a superfície do orifício superior da base de <
apoio (2) seja sensivelmente igual a uma vez e meia a superfície da boca da base de apoio (2).
-1 0A virola (15), aberta em cada uma das suas extremidades, é sobrepujada pela taça (19), que apresenta uma conicidade aberta para baixo segundo um ângulo muito obtuso, e cujo diâmetro interior é sensivelmente maior do que o diâmetro superior da virola (15). A taça (19) termina na sua base por um rebordo vertical (20), em cuja base a referida taça apenas é aberta ao nível do punho cilíndrico (23). E a sua abertura superior termina pelo colo (21) que forma uma circulação de ar em torno do motor eléctrico (14), que está alojado no seu centro e que acciona a turbina (13) por intermédio do acoplamento anticalórico (22) situado no interior do referido punho cilíndrico (23) que, em tempo ventoso, desvia os fumos para evitar a sua penetração na taça (19) e para além da mesma, evitando portanto que o motor (14) se suje, bem como o espaço onde ele está contido. 0 referido acoplamento evita que o aquecimento da turbina (13) que agita os fumos quentes nao se transmita ao motor (14) e nao provoque a sua deterioração.
motor (14). e o colo(21) são tapados pela cupula (24) com a forma de calote semiesférica situada de modo a deixar um espaço entre a parede tronco-cónica superior da taça (19) e o seu bordo inferior, a fim de deixar o ar penetrar aí, segundo as setas, com vista ao arrefecimento do motor.
A turbina centrífuga aberta (13), especialmente representada na fig. 4, compreende, solidárias com a superfície superior do seu prato (25), as pás rectilíneas (26), de pequena altura em relaçao ao seu comprimento, numa posição oblíqua em relação ao raio do referido prato e em posição de fuga em rela-
ção ao seu sentido de rotaçaQ indicado pela seta F . Na superfície inferior deste mesmo prato (25) estão situadas as pás principais (27) da turbina, que se apresentam sob uma mesma orientação em relação aos raios do prato (25) que as pás superiores (26) e que tomam uma forma particular, bem evidente na fig. 4, ao nível da pá (27 ) da turbina, que se vê de topo.
A
Tal como estão representadas, estas pás principais (27) da turbina apresentam-se sensivelmente sob a forma de um meio cilindro (36) aberto longitudinalmente, fixado no prato (25) ao nível da sua aresta longitudinal superior e cuja aresta longitudinal inferior (28) está rebatida exteriormente ao referido semicilindro sensivelmente no prolongamento do seu diâmetro.
A patilha (37) estende-se entre o bordo (28) de cada pá (27) da turbina e a face inferior do prato (25) para evitar que estas pás da turbina se abram quando rodam a grande velocidade, sob a acção da pressão do ar que elas movem.
Esta forma nova dada às pás (27) da turbina nao só simplifica a fabricaçao como, além disso, quando a turbina (13) é posta em rotação, permite um aumento de 20 % da depressão e do caudal. Por outro lado, o seu elevado rendimento aerodinâmico permite mantê-la afastada do orifício da base de apoio (2) sem reduzir o seu efeito sobre este órgão estático. Esta disposição tem a vantagem de permitir um espaço importante entre a virola (15) que envolve a referida turbina (13) e a base de apoio (2), o que, quando a turbina (13) esta parada, nao introduz senão perdas reduzidas de carga no escoamento do vento através dos elemen-12tos estáticos associados, participando assim favoralmente no resultado indiviso estático do dispositivo.
Nota-se que as pás (26) situadas na face superior do prato (25) da turbina (13) participam no arrefecimento do motor (14), por aspiraçao, através do punho (23) e do colo (21)., do ar que penetra na base da cúpula (24), que é rejeitado através do espaço deixado entre a taça (19) e a virola (15).
acoplamento (22) (fig. 8) é constituído por um disco (29) isolante termicamente. Na sua face superior, no centro, encontra-se o mandril perfurado (30) que permite o seu acoplamento ao motor (14) e na sua parte inferior encontram-se pelo menos três colunas (31) distribuídas uniformemente numa circunferência afastada do mandril (30) e nas quais é fixada a turbina (13). Furos (32) abertos no disco isolante (29) contribuem para assegurar a dispersão das calorias veiculadas pelos fumos e transmitidas à turbina (13) que as distribui e que, sem a presença deste acoplamento, provocariam o aquecimento do motor por intermédio } do seu veio.
Tal como foi constatado, o módulo (12) assim constituído compreende portanto simultaneamente um elemento mecânico constituído pela turbina centrífuga aberta (13) movida pelo motor (14) associado a um conjunto de elementos estáticos constituído pela virola (15) no interior da qual a referida turbina é poste em rotação, a taça (19) e a cúpula (24) que, em cooperação com a base de suporte (2) proveniente do módulo estático, formam em associação um dispositivo capaz de funcionar em conjunto estati
-1 3çamente beneficiando da energia do vento, com o motor e a turbina parados, ou mecanicamente, com o motor e a turbina em rotação, para criar o vento artificial necessário para manter a depressão desejada.
Ora constata-se, através dos ensaios efectuados também pelo laboratório EIFFEL num aparelho que compreende os dois módulos atrás descritos, cujos resultados formam a curva (II) do diagrama da fig. 5a, que funcionando de maneira puramente está3 θ tica, com a turbina (13) parada, o factor de depressão obtido, nas direcçoes do vento que vao de +60° a -60°, é muito próximo do obtido por apenas os órgãos estáticos (fig. 1), o que mostra que o módulo mecânico (12), que tem a vantagem de poder criar, quando for necessário, um vento artificial para substituir o vento que falta, ou para o suplementar, não perturba o efeito de Venturi natural do sistema, quando a turbina está parada.
Estes resultados, devidos às novas formas dadas a cada um dos elementos de cada um destes dois módulos, o mecânico e o í ) estático, serão de maneira útil comparados com o diagrama (fig.
5a) dos ensaios efectuados nas mesmas condiçoes por este mesmo laboratório quando do estudo do dispositivo descrito na patente de invenção anterior atrás citada, depositada pelo requerente, de que o presente pedido de patente de invenção constitui um aperfeiçoamento. Constata-se, com efeito, neste diagrama (fig.
5a), referente ao conjunto dos elementos, tais como tinham sido concebidos e descritos na patente de invenção anterior, a melhoria considerável do factor de depressão obtido por meio do
-14objecto da presente invenção, correspondendo este a uma média de 0,86 entre +20° e -20°, enquanto que, com as formas anteriores dadas a cada um dos mesmos elementos, o factor de depressão não era em média senão 0,55 e apenas entre +15° e -15°.
A depressão obtida por apenas os elementos estáticos dos dois módulos associados é já sempre muito superior, em valor
algébrico, à que se obtinha por meio das formas anteriormente adoptadas.
E compreende-se que, na ausência de vento e estando a turbina em rotaçao, será criada uma corrente de ar artificial segundo a seta (F) que, ao nível do orifício da base de suporte (2), criará um efeito de centrifugação e de Venturi que provocará uma depressão semelhante à criada pelo vento que atravessa os órgãos estáticos do aparelho.
Por conseguinte, em rotaçao lenta será criada uma depressão semelhante à gerada pelo vento que atravessa naturalmente os órgãos estáticos do aparelho e, em rotação rápida, uma depressão superior àquela, uma função da sua velocidade. Isso permite a utilização do aparelho para uma gama muito larga de necessidades de ventilação ou de tiragem, em condiçoes sempre superiores às normas actualmente exigidas.
De acordo com uma variante (fig. 6), a virola (15) que envolve a turbina (13) é substituída pelas duas gaiolas fixas concêntricas (32) e (33), que assentam na base de suporte e suportam a taça (19) bem como a cúpula (24).
A gaiola interior (32) é constituída por diedros verti-1 5Ά?
/ cais (34), com um ângulo obtuso, distribuídos em torno da turbina (13), sendo de preferência a sua aresta orientada para fora, e estando regularmente espaçados entre si a uma distância sensivelmente menor do que a largura de cada um deles. Nota-se que, com vista a dar resposta a necessidades diferentes e específicas, os diedros (34) podem situar-se segundo orientações muito diferentes.
A gaiola exterior (33), afastada da anterior, é constituída pelos sectores cilíndricos verticais (35), sendo a sua face convexa de preferência orientada para fora e estando separados uns dos outros de uma distância sensivelmente maior do que a sua largura, podendo igualmente a sua orientação ser prevista diferente, conforme as características dos resultados desejados.
Sendo o dispositivo assim realizado, a depressão é criada ao nível do orifício superior da conduta (1), sob a acçao do vento natural ou da corrente de ar artificial posta em movimento pela turbina (13) e que atravessa sucessivamente os intervalos de cada uma das gaiolas, como se esquematiza na fig. 7, sendo a referida depressão próxima da constatada no caso anterior.
valor da depressão assim obtida pode ser modificado em função do resultado desejado realizando uma curvatura longitudinal para fora mais ou menos pronunciada das barras (35a) da gaiola exterior.
A presente invenção pode ser utilizada para a ventilação de locais de habitaçao ou industriais e para a extracção de fumos, quer para garantir a tiragem dos aparelhos de aquecimento,
-1 6-
quer para sanear os locais que contêm aparelhos que emitam vapores ou gases indesejáveis, permitindo o elevado rendimento obtido reduzir a importância ou o número dos aparelhos instalados, e portanto reduzir o investimento e os custos de exploração. E as possibilidades de funcionamento alternado estática e mecanicamente oferecidas pela combinação dos dois módulos associados permitem uma utilização económica de um tal dispositivo, permitindo organizar a regulação por termostato ou pressostato da colocação em funcionamento do motor (14) em função das condiçoes instantâneas das necessiaddes de ventilação dos locais ou de tiragem e das condiçoes climáticas exteriores, com ou sem vento.
Lisboa, 24 de OucUbro de (.994 fs.
O Agente Oficial da Propriedade Industrial

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação dos locais que permitem assegurar uma maior constância do factor de depressão no orifício de saída das condutas de fumo ou de ventilação dos locais sob a acção dos diferentes ventos mergulhantes ou ascendentes, por meio de um dispositivo modular que compreende um elemento de base essencialmente constituído por um anel com a f ) forma exterior geral tronco-cónica colocado no orifício das referidas condutas e que, consoante as condições locais e os rendimentos desejados, pode ser associado a um órgão estático que o sobrepuja e que constitui o módulo estático capaz de colocar em depressão a referida conduta por simples acção do vento que o varre, podendo o referido elemento de base, essencialmente constituído pelo referido anel com a forma exterior geral tronco-cónica colocado no orifício de uma conduta de fumos ou de ventilação, por outro lado, em certos casos, ser associado a elementos mecânicos de ventilação essencialmente constituídos por uma turbina centrífuga aberta, movida por um motor eléctrico, que forma o módulo dinâmico capaz de criar a corrente de ar necessária, ela só ou suplementando o vento existente, para assegurar uma depressão mais importante em combinação com o referido elemento de base, caracterizados por o elemento tronco-cónico (2) ter uma geratriz que assume uma forma geral de ducina cujo perfil é definido pelas cotas que representam a distância horizontal entre a sua superfície e uma recta vertical de referência traçada tangente ao ponto mais baixo da ducina, considerado como ponto zero; sendo a referida recta dividida em 18 segmentos com a mesma altura; sendo as cotas respectivas dos pontos assim definidos sucessivamente, a partir da origem 0: 1,52 - 3,94 - 6,79 - 11,22 - 17,36 - 21,88 - 31,00 - 39,77 - 49,10 - 57,53 - 64,14 - 71,74 - 79,15 - 85,22 - 92,14 - 98,77 - 103,76 113,00 para uma altura total de 133,00 e uma espessura na base de 119,00 para um raio do tubo central igual a 250,00, variando o conjunto destes valores de maneira homotética em função do diâmetro do tubo.
  2. 2. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação dos locais, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por os elementos que formam o módulo estático (5) em combinação com a referida base de suporte (2) que ele sobrepuja e com a qual coopera com vista a criar, sob a acção do vento que a varre, um efeito de Venturi ao nível da saída da referida base de suporte (2), apresentarem um diâmetro sensivelmente igual ao diâmetro exterior da referida base de suporte (2) e compreenderem na superfície inferior, no seu centro, uma concavidade (7), com a forma de calote esférica que suporta de maneira rígida um disco deflector (11), tendo a coroa (8) exterior à referida concavidade a forma tronco-cónica, aberta para fora para criar com a referida base de uporte (2) o efeito de Venturi no espaço livre deixado entre esta última e o referido prato (5), espaço que é tal que a superfície periférica do anel cilíndrico imaginário compreendido entre o bordo superior (6) da base de suporte (2) e a face inferior do prato (5) seja pelo menos igual a uma vez e meia a superfície da boca da base de suporte.
  3. 3. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação dos locais, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por, com vista a obter em certos casos uma depressão mais importante, os elementos que forma o módulo dinâmico (12) que pode ser unido à base de suporte (2), em substituição do módulo estático (5) compreenderem uma turbina centrífuga aberta (13), movida por um motor eléctrico (14), sendo a referida turbina posta em movimento no interior de uma virola aberta (15) constituída na sua base por um punho cilíndrico (16) sobrepujado por um tronco de cone (17), cujo bordo superior (18) está rebatido para fora segundo uma conicidade mais aberta, sendo o espaço livre que fica entre a referida virola e a base de suporte (2) que ela sobrepuja tal que a superfície periférica do anel cilíndrico imaginário compreendido entre a superfície inferior da virola (15) e a superfície do orifício superior da referida base de suporte seja sensivelmente igual a uma vez e meia a superfície do referido orifício.
  4. 4. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação dos locais, de acordo com a reivindicação 3, caracterizados por a virola (15) cooperar com uma taça (19) que apresenta uma forma tronco-cónica aberta para baixo segundo um ângulo obtuso e cuja base maior, cujo diâmetro é sensivelmente igual ao diâmetro da virola (15) que ela sobrepuja é fechada, excepto uma abertura central que ela compreende provida do punho (23) no centro do qual roda o acoplamento (22) da referida turbina (13) com o motor (14) situado no interior do colo (21) que prolonga para cima a base menor da referida taça (19), sendo deixada uma passagem livre entre a base maior da taça (19) e o bordo superior da virola (15).
  5. 5. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção dos ou de ventilação dos θ locais, de acordo com a reivindicação 4, caracterizados por o módulo mecânico (12) ser tapado pela calote hemisférica (24), deixando um espaço livre entre o seu bordo inferior e a taça (19).
  6. 6. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação dos locais, de acordo com uma qualquer das reivindicações 4 ou 5, caracterizados por a turbina centrífuga aberta (13) compreender, solidárias com a face superior do seu prato (25), as pás rectilíneas (26) de pequena altura em relação ao seu comprimento e colocadas em posição oblíqua em relação ao raio do referido prato e em posição de fuga relativamente ao sentido de rotação da referida turbina e, solidárias com a sua face inferior, as pás de turbina principais (27), situadas segundo a mesma orientação que as pás (26) e apresentando uma forma sensivelmente semicilíndrica (36), aberta longitudinalmente, fixadas na placa (25) ao nível da sua aresta longitudinal superior e cuja aresta longitudinal inferior (28) é rebatida exteriormente ao semicilindro, sensivelmente no prolongamento do seu diâmetro.
  7. 7. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação dos locais, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados por a turbina centrífuga aberta (13) movida pelo motor eléctrico (14) que compreende o módulo mecânico (12) ser envolvida por duas gaiolas fixas concêntricas (32) e (33) colocadas entre a taça (19) e a base de suporte, sendo a gaiola (32) formada por diedros verticais (34) com ângulo obtuso, distribuídos em tomo da turbina (13), sendo a sua aresta orientada para fora e estando distribuídos espaços regularmente entre si a uma distância sensivelmente menor do que a largura de cada um dos mesmos, e sendo a gaiola (33) formada por sectores cilíndricos verticais (35) cuja face convexa é orientada para fora e espaçados entre si de uma distância sensivelmente superior à sua largura.
  8. 8. Aperfeiçoamentos nos aparelhos de extracção de fumos ou de ventilação θ dos locais, de acordo com uma qualquer das reivindicações 6 ou 7, caracterizados por o motor (14) accionar a turbina (13) por intermédio de uma união de acoplamento (22) constituída por um disco rígido isolante termicamente (29) que leva na sua face superior, no seu centro, o mandril perfurado (30) que se ajusta ao veio do motor, e na sua face inferior pelo menos três colunas (31) igualmente distribuídas numa circunferência afastada do mandril (30) e nas quais é fixada a turbina (13), sendo por outro lado abertos furos (32) no referido disco.
    Lisboa, 8 de Novembro de 1996
PT101595A 1993-10-25 1994-10-24 Aperfeicoamentos nos dispositivos modulares que permitem a montagem de aparelhos de extraccao de fumos ou de ventilacao dos locais PT101595B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9313024A FR2711770B1 (fr) 1993-10-25 1993-10-25 Perfectionnements aux dispositifs modulaires permettant l'assemblage d'appareils d'extraction des fumées ou d'aération des locaux.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT101595A PT101595A (pt) 1995-06-30
PT101595B true PT101595B (pt) 1997-10-31

Family

ID=9452426

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT101595A PT101595B (pt) 1993-10-25 1994-10-24 Aperfeicoamentos nos dispositivos modulares que permitem a montagem de aparelhos de extraccao de fumos ou de ventilacao dos locais

Country Status (8)

Country Link
US (1) US5669811A (pt)
CN (1) CN1091506C (pt)
CA (1) CA2117983C (pt)
ES (1) ES2117920B1 (pt)
FR (1) FR2711770B1 (pt)
IT (1) IT1267310B1 (pt)
PT (1) PT101595B (pt)
RU (1) RU94037958A (pt)

Families Citing this family (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2775759B1 (fr) 1998-03-04 2000-06-16 Michel Zaniewski Systeme de securite incorpore pour extracteur de fumees
FR2781278B1 (fr) * 1998-07-17 2000-09-29 Andre Amphoux Dispositif mixte, statique/dynamique pour l'evacuation de fluides gazeux
US8173431B1 (en) 1998-11-13 2012-05-08 Flir Systems, Inc. Mail screening to detect mail contaminated with biological harmful substances
US6951147B2 (en) * 1999-03-10 2005-10-04 Mesosystems Technology, Inc. Optimizing rotary impact collectors
FR2799530B1 (fr) 1999-10-08 2001-12-28 Michel Zaniewski Appareil d'extraction d'air et/ou de fumees equipe d'une grille protectrice
FR2805032B1 (fr) 2000-02-14 2002-06-07 Michel Zaniewski Dispositif de regulation automatique du debit d'air pour la ventilation d'un local
WO2002046619A2 (en) * 2000-12-04 2002-06-13 Arup (Pvt) Ltd Fan assembly
FR2842586B1 (fr) 2002-07-17 2005-05-20 Invent Or Dispositif d'extraction de gaz
FR2842585B1 (fr) 2002-07-17 2004-09-17 Invent Or Dispositif d'extraction de gaz stato-mecanique
FR2846073B1 (fr) * 2002-10-21 2005-01-14 Michel Zaniewski Extracteur statique antireflueur pour fumees
CN1926384A (zh) * 2004-01-20 2007-03-07 格林海克风机股份有限公司 排气风扇组合件
US7320636B2 (en) * 2004-01-20 2008-01-22 Greenheck Fan Corporation Exhaust fan assembly having flexible coupling
US7682231B2 (en) * 2004-01-20 2010-03-23 Greenheck Fan Corporation Exhaust fan assembly
US7095221B2 (en) * 2004-05-27 2006-08-22 Siemens Aktiengesellschaft Doppler radar sensing system for monitoring turbine generator components
WO2009023314A2 (en) 2007-05-09 2009-02-19 Icx Technologies Mail parcel screening using multiple detection technologies
US8243274B2 (en) 2009-03-09 2012-08-14 Flir Systems, Inc. Portable diesel particulate monitor
US9091439B2 (en) * 2010-05-12 2015-07-28 Lawrence A. Brown Chimney damper
FR2963036B1 (fr) * 2010-07-22 2012-09-28 Ecodis Etude Coordination Distrib Dispositif de desenfumage
AU2011370758B2 (en) 2011-06-16 2016-08-11 Abb Schweiz Ag Method and system for fluid flow control in a fluid network system
DK2594847T3 (en) * 2011-11-18 2018-06-25 Exodraft As A chimney-driven motor system and an impeller for use in the system
ES2385233B1 (es) * 2012-06-22 2013-03-26 E3 Eficacia Energética Eólica, S.L. Captador energético combinado
DE202013001285U1 (de) * 2013-02-08 2014-05-14 Kutzner + Weber Gmbh Abgasabsaugvorrichtung
US10288082B2 (en) 2016-11-15 2019-05-14 Carnes Company, Inc. Centrifugal fan assembly including cooling vanes and a cooling plate
CN109520064B (zh) * 2018-11-27 2023-06-23 山东中恒建设集团有限公司 一种临时建筑房通风装置

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3345931A (en) * 1964-12-03 1967-10-10 Gulf Research Development Co Venturi ejector including automatically movable disc members
FR2352132A1 (fr) * 1976-05-21 1977-12-16 Zaniewski Michel Coffrage perdu pour moulage sur chantier de dispositif aspirateur de fumee
FR2377577A1 (fr) * 1977-01-14 1978-08-11 Zaniewski Michel Dispositif de maintien et de controle d'une depression a l'issue d'un conduit d'aeration ou de fumee
FR2459424B1 (fr) * 1979-06-18 1986-08-01 Zaniewski Michel Dispositif d'aeration des locaux et de tirage des cheminees
FR2587458B2 (fr) * 1979-06-18 1988-12-30 Zaniewski Michel Dispositif d'aeration des locaux et de tirage des cheminees
ES8708049A1 (es) * 1985-06-03 1987-09-01 Zaniewski Michel Perfeccionamientos en los dispositivos de ventalacion de locales y de tiro de las chimeneas

Also Published As

Publication number Publication date
CN1111746A (zh) 1995-11-15
FR2711770B1 (fr) 1996-01-12
CA2117983C (fr) 2001-12-18
ITUD940178A1 (it) 1996-04-25
FR2711770A1 (fr) 1995-05-05
CN1091506C (zh) 2002-09-25
ES2117920A1 (es) 1998-08-16
IT1267310B1 (it) 1997-01-28
CA2117983A1 (fr) 1995-04-26
PT101595A (pt) 1995-06-30
ITUD940178A0 (it) 1994-10-25
US5669811A (en) 1997-09-23
ES2117920B1 (es) 1999-03-16
RU94037958A (ru) 1996-08-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT101595B (pt) Aperfeicoamentos nos dispositivos modulares que permitem a montagem de aparelhos de extraccao de fumos ou de ventilacao dos locais
US6016015A (en) Solar-wind turbine
KR100669988B1 (ko) 산업용 빌딩에서 개인을 냉각시키는 방법 및 산업용 빌딩내의 개인 냉각용 팬 조립체
KR102136110B1 (ko) 층류 유동 레이디얼 천장 팬
US8207625B1 (en) Electrical power generating arrangement
JP2007511709A (ja) 風力タービン
US4406579A (en) Airflow converter
US5103646A (en) Solar and wind powered generator
US11022095B2 (en) Wind turbine system
TW201819758A (zh) 可自動調整風翼迎風角度之垂直軸風車
US4678394A (en) Fluid current driven machine employing individually self-governing energy panels
US4020565A (en) Draft inducing roof for storage structures
US8786126B2 (en) Wind turbine having two hemispherical blades
JP2767081B2 (ja) 冷却塔
ES2897543T3 (es) Sistema de energía eólica
JP3865136B2 (ja) 風力発電用風車および風力発電装置
KR101136546B1 (ko) 집풍형 풍력 발전장치
CN106855366A (zh) 取暖器
KR101063786B1 (ko) 풍력발전기를 위한 수직축 블레이드
CN218604764U (zh) 一种新型免扳变径变形驱鸟器
RU183009U1 (ru) Дефлектор
CN219197673U (zh) 一种环形风机
AU2002301161B2 (en) Turbine ventilator
KR200240847Y1 (ko) 인호식 양축심 수풍회전장치
GB387704A (en) Improvements in or relating to electric fans ventilators and the like

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19970718

MM3A Annulment or lapse

Effective date: 20060424