PT100768A - Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical - Google Patents

Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical Download PDF

Info

Publication number
PT100768A
PT100768A PT10076892A PT10076892A PT100768A PT 100768 A PT100768 A PT 100768A PT 10076892 A PT10076892 A PT 10076892A PT 10076892 A PT10076892 A PT 10076892A PT 100768 A PT100768 A PT 100768A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
seat
cushion
plate
anatomical support
longitudinal ends
Prior art date
Application number
PT10076892A
Other languages
English (en)
Original Assignee
Sessini Lorenza
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sessini Lorenza filed Critical Sessini Lorenza
Priority to PT10076892A priority Critical patent/PT100768A/pt
Publication of PT100768A publication Critical patent/PT100768A/pt

Links

Landscapes

  • Chair Legs, Seat Parts, And Backrests (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Lorenza Sessini, italiana, erapreiteira, residente em Vailase (Cremona), Via Caimi, 32, - Itália
Almofada de apoio anatómico para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regiões lombar e cervical A invenção diz respeito a uma pequena almofada desenhada para apoio anatómico especialmente concebida para as regiões lombar e cervical, e para ser montada nos assentos.
Tais almofadas são bem conhecidas e são colocadas no interior dos assentos de automóveis, sendo a sua espessura e consequentemente a sua projecção variáveis de modo a responder às necessidades ou às preferências do utente.
Estas almofadas são manufacturadas por meio de um equipamento que contém uma estrutura rígida associada a uma estrutura elástica. A convexidade da estrutura elástica perante a estrutura rígida é obtida por um sistema de alavancas com uma haste. A alavanca é operada do exterior do assento através de um mecanismo formado por uma roda de engrenagem, uma rosca e umt veio de transmissão que funciona por meio de um botão exterior. - 2 - * i 4 A estrutura externa consiste em correias metálicas longitudinais as quais se cruzam por cima de correias transversais que se projectam para o exterior, facultando uma elasticidade mais adequada.
Este equipamento é bastante complexo e a sua superfície exterior é áspera e rugosa. Tem, portanto, que ser coberta com uma camada macia de uma espessura consistente. A haste mencionada acima fica envolvida no movimento da curvatura da estrutura elástica de modo a ter que se fazer bastante esforço para trabalhar a haste da alavanca. A rosca é inserida de modo a facilitar o esforço quando o t equipamento é ajustado mas o botão tem que ser várias vezes girado para se ajustar muito bem. 0 equipamento não pode ser movido verticalmente da região lombar à cervical ou entre as duas, ou não pode ser adaptado à estatura, necessidades e preferências do utente.
Estes inconvenientes diminuem as vantagens do equipamento não somente devido ao seu custo mas também por razões práticas e de duração. A presente invenção refere-se a uma pequena almofada, para apoio das regiões lombar-cervical das costas, de uma estrutura e de operação largamente simplificada, e que pode ser utilizada pelo lado exterior do assento e movida para cima ou para baixo de acordo com o gosto do utente. 3
De acordo com a invenção a almofada consiste em uma placa elástica curva, cujos extremos longitudinais estão ligados posteriormente por uma junção vertical colocada no centro*
Esta junção é formada por um par de hastes colocadas em direcções opostas, que se aparafusam a uma espiral cilíndrica intermédia. A convexidade da dita placa e consequentemente a espessura da almofada e a extensão até onde ela se projecta da superfície do assento, pode portanto ser aumentada ou diminuída *tal como desejado, rodando somente a espiral para um ou para o outro lado.
Num outro tipo de realização a almofada é colocada externamente ao assento enquanto a superfície da espiral se dobra e pode ser voltada com um movimento de dedos pelo lado de fora através de uma abertura especialmente feita na cobertura exterior das costas do assento.
Nas duas extremidades longitudinais da placa existem ranhuras para se poder fixar a almofada ao exterior das costas do assento por meio de ligações verticais, a uma altura escolhida pelo utente.
Num outro tipo de execução a placa é colocada dentro das costas do assento. A espiral é ligada a uma haste transversal, que se projecta dos lados das costas do assento, por uma engrenagem dentada e um encaixe universal. 4
Um botão é fixado à haste para ajustamento da convexidade da placa pelo lado de fora.
Num tipo de execução a placa desliza sobre calhas verticais fixas à esquadria das costas do assento e a sua altura dentro das costas do assento é determinada por um cordão contínuo fixado centralmente entre as duas extremidades longitudinais da placa.
Após passar livremente sobre as calhas de transmissão montadas no topo e no fundo das costas do assento o referido cordão enrola-se formando um rolo de uma espiral transversal pequena, apoiada pelas referidas costas, projectando-se para o lado das mesmas e terminando num botão de ajustamento. A espiral é ligada à pequena haste transversal e o botão por meio de uma ligação dupla universal é ligado por uma haste intermédia, É uma vantagem ter-se a referida haste feita em duas peças ambas axialmente livres mas rodando em conjunto.
Numa forma bastante vantajosa de execução, a rotação da espiral é determinada por um motor eléctrico que roda numa direcção ou noutra e que funciona por meio de uma tomada.
Em alternativa, as hastes são operadas por um sistema hidráulico e pneumático.
Por um lado a execução do referido sistema consiste em dois pistões respectivamente fixos às duas hastes colocadas nas extremidades do cilindro hidráulico e pneumático controlado por uma válvula colocada no exterior do assento para esse fim. - 5 -
Num modo mais conveniente de execução do cilindro, no qual o cordão é rodado para variar a altura da placa de acordo com o requerido em relação às costas do assento, e é ligado a um motor eléctrico operado por uma tomada que o roda para uma ou outra direcção.
Num outro tipo de execução, na parte traseira da almofada há tiras de material do tipo Velcro para o prender à altura desejada às costas do assento de uma forma adequada.
Por esta invenção obtém-se uma almofada para apoio anatómico ajustável não somente em espessura e consequentemente na projecção facultada das costas do assento mas também em altura para dar apoio, tal como requerido, às regiões lombar, cervical e outras das costas de acordo com as necessidades do utente.
Esta almofada pode ser aplicada quer pela parte de fora ou pela de dentro de praticamente todos os tipos de assentos. Pode ser utilizada principalmente em assentos de escritório ou cadeiras de braços, em cadeiras de cinemas, salas de conferência ou estádios, para os assentos em carruagens, aviões ou veículos automóveis, em quaisquer outros meios de transporte utilizados por pessoas e mercadorias.
Os ajustes à espessura da almofada e/ou à altura na qual é colocada, quer montada por dentroy quer por fora do assento, assegura maior benefício para o utente/visto servir de apoio às costelas, facilitar a digestão em pessoas que usam espartilhos, evita ou pelo menos diminui os efeitos de artrite cervical. - 6 -
X
As características e os fins da invenção tornar-se-ão ainda mais claros de acordo com os exemplos seguintes para sua execução ilustrada pelos diagramas desenhados em perspectiva.
Fig. 1: Assento para veículo automóvel com almofada para apoio anatómico para as regiões lombar-cervical, montada externamente e mantida no lugar por duas tiras.
Fig. 2: 0 assento na Fig. 1 com a almofada mantida no lugar por uma tira somente.
Fig. 3: A almofada ilustrada na Fig. 1, vista de trás.
Fig. 4: A estrutura interna da almofada nas Figs. 1-3.
Fif. 5: 0 assento do veiculo motor com a almofada para apoio anatómico das regiões lombar-cervical, montada por dentro das costas do assento e cortada para mostrar o equipamento.
Figs 6-7: O assento na Fig. 5 mostrando as duas posições para a almofada montada internamente.
Fig. 8: A cadeira de braços do escritório com a almofada para apoio anatómico das regiões lombar-cervical, montada com tiras do tipo Velcro por fora das costas da cadeira. *
Fig. 9: A almofada na Fig. 8 vista por trás.
Fig. 10: Cadeira de escritório com a almofada para apoio das regiões lombar-cervical montada dentro do assento. - 7 - * \
Fig. 11: 0 assento na Fig . 5 mostrando uma variação da almofada movida por motor eléctrico. Fig. 12: 0 assento na Fig . 5 mostrando uma variação da almofada movida por cilindros hidráulicos e pneumáticos. A almofada 10 (Figs. 1, 3, 4) é obtida por um equipamento 11 formado por uma placa elástica 12 com uma extremidade superior 13 e uma inferior 14 curvada para dentro para formar os canais 15 e 16.
Estas extremidades contêm os pares de ranhuras 21 e 22 através das quais as tiras 23 e 24 passam para manter a almofada 10 nas costas do assento 18 do veiculo automóvel 17. A almofada 10 pode na realidade ser colocada nas costas do assento a alturas diferentes ao deslizar as tiras 23 e 24 para cima ou para baixo.
No vértice vertical da simetria da placa 12 há uma ligação formada por um par de hastes 30 e 33. A extremidade superior 31 e a inferior 34 das referidas hastes são fixadas à placa 12 por dentro dos canais 15 e 16,»enquanto as extremidades das hastes 32 e 35, avançando em direcções opostas, aparafusam na espiral cilíndrica 36 com uma superfície 37 exteriormente serrilhada.
Na cobertura 19 sobre a almofada 10 é feita uma abertura 20 (Fig. 3) para permitir que os dedos possam trabalhar a espiral 36. - 8 - 'Λ âo rodar a dita espiral o utente pode mover as extremidades 13 e 14 da placa 12 para mais perto ou mais longe e assim aumentar ou reduzir a convexidade, ajustando a espessura da almofada 10 às suas necessidades pessoais. A Fig. 2 mostra uma almofada 25, substancialmente idêntica à almofada 10 já descrita, fixada nas costas 27 do assento 26 por uma única tira 28 feita para passar através da ranhura 29 (Fig. 4) feita na placa 12.
As Figs. 5, 6 e 7 referem-se a uma almofada 50 para* apoio das regiões lombar-cervical, idêntica às almofadas 10. e 25 já descritas mas colocadas dentro das costas 42 do assento 41 para veículos automóveis e visível no corte na Fig. 5, formando uma placa elástica 51, substancialmente idêntica à placa 12 já descrita e vista na Fig. 4, e um par de hastes de segurança, e uma haste superior 55 e outra inferior 60. As referidas hastes são formadas pelas suas extremidades lisas 56 e 61 fixadas respectivamente a superior 52 e a inferior 53 às extremidades com forma de canais da referida placa 51, e as extremidades cruzadas 57 e 62 aparafusadas ao espiral cilíndrico 63. A dita espiral está mecanicamente ligada à haste curta 65 através da engrenagem dentada 66-67.
Essa engrenagem dentada é mantida no lugar por uma barra em L 68 cuja rotação em relação à roda de transmissão 66 é evitada pelo braço rígido 69 com um garfo superior 70 dentro do qual está inserida a extremidade plana 56 da haste superior 55 referida acima. - 9 -
X A espiral 65 é mecanicamente ligada à espiral rotativa 75 que gira em suportes fixados nas costas 42 do assento 41 (não visível na Figura 5) através de duas ligações universais 76 e 78 nas extremidades da espiral intermédia 77. A espiral referida acima pode ser trabalhada externamente do lado 43 das costas 42 por meio do botão 44.
Rodando o dito botão determina-se a rotação da espiral 63 e portanto aumenta-se ou reduz-se, tal como preferido, a convexidade da placa elástica 51, obtendo os mesmos efeitos aos dados pela rotação manual da espiral 36 na placa 12 do equipamento 11 ilustrado previamente na Fig. 4. A placa 51 pode deslizar nas calhas verticais 58, 59 feitas no interior das costas do assento 42, devendo essas calhas passar através das ranhuras cortadas na dita placa. o movimento deslizante é provocado por meio de um cordão continuo 71 fixado, nas suas duas extremidades, aos ilhós 54 colocados nas extremidades superior e inferior da referida placa 51. 0 cordão 71 passa sobre roldanas 72 de transmissão apoiadas pela estrutura das costas do assento 42 e enrola-se num rolo 73 da espiral 74 que termina no botão 45 projectando do lado 43 das ditas costas do assento.
Portanto, ao girar o referido botão 45, a placa 51 pode ser movida para cima e para baixo na posição escolhida pelo utente. 10 O dito movimento é possível por ligações universais 76 e 78 que dão à espiral 77 o ângulo necessário para mover a placa 51.
Nas Figs. 6 e 7, os números 80 e 81 marcam as posições que a almofada internamente montada pode atingir ao girar-se o botão 45.
As Figs. 8 e 9 ilustrara a aplicação da almofada 85, idêntica à almofada 10 ilustrada nas Figs. 1-4, para as costas 84 da cadeira de braços 83 de escritório por meio de tiras do tipo Velcro 86, 87 que mantêm a cobertura 88 da composição desejável. Esta forma de aplicação pode obviamente ser igualmente utilizada nas costas dos assentos de veículos automóveis. A Fig. 10 ilustra a aplicação, dentro das costas 91 da cadeira de escritório 90, de uma almofada 92 idêntica à almofada 50 já ilustrada na Fig. 5. A placa 93 pode ser vista bem como os vários mecanismos operados por botões 94 e 95 para variar respectivaraente a convexidade da referida placa e para movê-la verticalmente nas costas do assento.
As Figs. 11 e 12 mostram duas variações utilizadas em transportes motorizados.
Na Fig. 11 a placa 100, idêntica à placa 51 na Fig, 5, está ligada às suas duas extremidades, 102 e 103 por hastes internas 106, 111 fixadas às ligações passadas em direcções opostas, respectivamente 105 e 110, que aparafusam em duas extremidades da espiral 115 enrolada ligada ao motor eléctrico 124 alimentam 11 através dos fios 128, 129 e que são operadas pelo disjuntor 127 de três posições para as duas direcções de rotação e para paragem. A placa 100 está ligada ao cordão continuo 120 que, através da transmissão 122, se enrola num rolo 123 ligado ao motor 125 trabalhado pelo disjuntor 126 com as mesmas três posições do outro. É assim claro que, com os disjuntores 127 e 1261 provocam a projecção da placa 100 e do seu peso nas costas 42 do assento 41 variando de acordo com as preferências.
Na Fig. 12 a placa 130, idêntica à placa 100, está ligada às suas duas extremidades 102, 103 por hastes internas, 106, 111, fixadas aos pistões 131, 132 deslizando nas duas extremidades do cilindro hidráulico e pneumático 146 servido por tubos 159, 160 e controlado pela válvula 154 de três posições. A placa 130 está ligada ao cordão continuo 149 cujas extremidades, através da transmissão 151, estão fixadas às duas extremidades do pistão 152 deslizando no cilindro 153 operado pela válvula 155 de três posições.
Pressionando as alavancas da válvula, a projecção da placa 130 e a sua altura nas costas 42 do assento 41 pode, portanto f ser variada de modo a satisfazer as preferências individuais.

Claims (15)

12 REIVINDICAÇÕES 1. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico para as costas (18 27 42 84 91) dos assentos (17 26 41 83 90) especialmente concebida para as regiões lombar e cervical na generalidade caracterizada pelo facto de resultar de um equipamento (50 92) formado por uma placa curva elástica (12 51 93) cujas extremidades longitudinais (13 14 52 53) estão ligadas por uma braçadeira posterior vertical central formada por um par de hastes alinhadas ao longo do eixo longitudinal da dita placa, perpendicular às mesmas para se obter a curvatura e fixar as referidas extremidades longitudinais da placa, de modo a fazer funcionar este equipamento, as referidas hastes são movidas de modo a aproximarem-se ou a afastarem-se uma da outra aumentando ou diminuindo assim a convexidade da placa e consequentemente a espessura da almofada e o seu grau de projecção na superfície do assento.
2. Almofada como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto de as hastes estarem fixas às ligações tecidas cujos fios vão em direcções opostas, e que se aparafusam nas duas extremidades de uma espiral cilíndrica de modo a que, ao rodar 13 axialmente a referida espiral numa direcção ou noutra, as hastes aproximam-se ou afastam-se uma da outra.
3. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto das extremidades longitudinais da placa (12 51 93) serem curvadas para trás criando um canal superior (15) e um inferior (16) dentro dos quais são fixadas as extremidades posteriores (31 34) (56 61) dos pares (30 33) (55 60) das hastes de fios tecidos.
4. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico, como descrita na Reivindicação 1, caracterizada na forma de ser colocada nas costas (18 27 88) do assento enquanto a superfície externa (37) da espiral (36) é serrilhada e pode ser pegada pelo lado de fora através de uma abertura (20) especialmente feita na cobertura de trás do assento (19) e pode portanto ser trabalhada manualmente.
5. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada nas duas extremidades longitudinais (13 14) da placa (12) onde estão os pares (21 22 29) das ranhuras para se fixar a referida almofada (10 25) pelo lado de fora das costas do assento (18 27) por meio de tiras verticais (23 24) que se enrolam à volta das - 14 -
mencionadas costas (18 27) e permitindo que a dita almofada se mantenha segura a qualquer nivel de acordo com a preferência do utente.
6. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico, tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada na placa (12) que tem, nas suas duas extremidades longitudinais, pares de ranhuras transversais para o posicionamento da placa (51 93) dentro das costas do assento (42 91) por meio de guias verticais (58 59) que passam através das ditas ranhuras permitindo que a placa (51 93) seja colocada em posição, a qualquer altura, de acordo com os requisitos do utente.
7. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto de estar colocada dentro das costas do assento enquanto a espiral (63) fica ligada a uma curta haste transversal (75), projectando-se de lado (43) das costas do assento (42 91) e com um botão (44 94) , por meio de uma alavanca (66 67) e uma ligação universal (76), tendo esta a finalidade de permitir o ajuste a ser feito pelo exterior da convexidade da placa (51).
8. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto de estar colocada dentro das costas do assento (42 91) sendo a sua - 15 - posição vertical determinada por um cordão contínuo (71) fixado no centro das duas extremidades longitudinais (52 53) da placa, passando o dito cordão (71) sobre os rolamentos de transmissão (72) revolvendo-se livremente e apoiando-se na parte superior e na inferior das costas do assento (42 91), enrolando-se à volta do rolo (73) de uma espiral curta transversal (74), apoiada pelas costas do assento (42 91) projectando-se para o lado (43) das ditas costas do assento (42 91) e com um botão (45 95) que permite o posicionamento da placa (51 93) de acordo com a preferência do utente.
9. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico, tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto de estar colocada dentro das costas do assento (42 91) sendo a sua posição vertical determinada pelo cordão contínuo (71) fixado no centro em relação às duas extremidades longitudinais (52 53) da placa (51 93), passando o referido cordão (71) sobre as roldanas de transmissão (72) revolvendo-se livremente e apoiando-se na parte superior e na inferior das costas do assento (42 91) depois enrolando-se à volta do rolo (73) de uma espiral curta transversal (74), apoiada nas costas do assento (42 91), estando um botão (45 95) colocado para permitir o posicionamento da placa (51 93) a ser ajustado de acordo com a vontade do utente, sendo uma espiral (63) ligada a uma haste curta transversal (75), projectando-se para o lado (43) das 16 costas do assento (42 91) e fixado com um botão (44 94), por mei^o de uma alavanca (66 67) e uma ligação universal (76), uma haste de transmissão (77) e uma segunda ligação uni versal (78) com a finalidade de permitir a convexidade da pia ca (51 93), e portanto regular a projecção das costas do assento (42 91), pelo lado de fora^de modo a alterar a posição da placa (51 93) tal como desejado.
10. Almofada (10 25 50 85 92) de apoio anatómico, tal como descrita na Reivindicação 9, caracterizada pelo facto da haste (77) entre as ligações universais (76 78) e que consiste em duas peças ambas axialmente livres mas liga das na sua rotação, sendo a finalidade a de permitir que a referida haste (77) a ser aumentada ou en curtada de acordo com a posição da placa (51 93) relativamente ao botão (44 94) para regular a convexidade da placa.
11. Almofada (10 25 .50 85 92) de apoio anatómico, tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto de nas costas do assento ter tiras (86 87) do tipo Velcro que mantém a necessária cobertura do assento (88) à altura desejada.
12. Almofada tal como descrita na Reivindicação 1, ca racterizada pelo facto de a espiral -ser movida por um motor 17 eléctrico operado por um disjuntor que provoca a rotação numa ou noutra direcção.
13. Almofada tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto das hastes serem movidas por um sistema hidráulico e pneumático.
14. Almofada tal como descrita na Reivindicação 12, caracterizada pelo facto do sistema hidráulico e pneumático consistir em dois pistões fixados respectivamente a duas hastes encaixadas nas duas extremidades do cilindro hidráulico e pneumático operado por uma válvula que pode ser operada de fora do assento.
15. Almofada tal como descrita na Reivindicação 1, caracterizada pelo facto de estar colocada dentro das costas do assento, sendo a altura das ditas costas determinada por um cordão continuo fixado no centro das duas extremidades longitudinais da placa, cujo cordão, após ter passado sobre os rolamentos de transmissão apoiados livremente na parte superior e inferior das costas do assento, enrolando-se ao rolo numa pequena espiral de fios cruzados apoiada pelas costas do assento e ligada a um motor eléctrico operado por um disjuntor para provocar a sua rotação numa ou noutra direcção de modo a que a altura da almofada seja regulada como se deseja.
Lisboa, 11 de Agosto de 1992
PT10076892A 1992-08-11 1992-08-11 Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical PT100768A (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10076892A PT100768A (pt) 1992-08-11 1992-08-11 Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT10076892A PT100768A (pt) 1992-08-11 1992-08-11 Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT100768A true PT100768A (pt) 1994-05-31

Family

ID=20085178

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT10076892A PT100768A (pt) 1992-08-11 1992-08-11 Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT100768A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0518857B1 (en) Cushion for anatomical support, especially for the lumbar and cervical regions, to fit onto seat backs
US4804221A (en) Variable seat for motorcycles
US6186594B1 (en) Flexible contour wheelchair backrest
US6623076B2 (en) Adjustment apparatus for a resiliently flexible support element of a back rest
US3218103A (en) Pneumatic restraint system
US3883173A (en) Seat with thigh support
US5092654A (en) Seatback spring device
GB2275188A (en) Lumbar support
EP0046892A1 (en) A lightweight seat having a lumbar supporter
GB2107576A (en) Adjustable seat back
PT100768A (pt) Almofada de apoio anatomica para as costas dos assentos, especialmente concebida para as regioes lombar e cervical
CN112425917B (zh) 一种面向脊椎功能障碍老人的坐姿调节与保持装置
RU2136517C1 (ru) Кресло
GB2112277A (en) Vehicle seats
DE2625277A1 (de) Gepolsterter sitz
US2358254A (en) Apparatus for moving articulations
JP2917287B2 (ja) シートバック
IE922544A1 (en) Cushion for anatomical support, especially for the lumbar and cervical regions, to fit onto seat backs
CZ248692A3 (en) Supporting anatomical cushion inserted in seat rest for lumbar and cervical parts of a body
US2358399A (en) Dual bicycle seat
PL169414B1 (pl) Poduszka do podparcia anatomicznego, zwłaszcza miejsc lędźwiowych i szyjnych, do zakładania na oparcia fotelowe
IL103682A (en) Cushion for anatomic support
KR200170304Y1 (ko) 자동차시트용 요추 받침장치
JPH048309A (ja) 車両用背凭シートの上部傾斜角度調節装置
SU520973A1 (ru) Механизм регулировки профил спинки кресла

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19931022

FC3A Refusal

Effective date: 19990429