BRPI1106420A2 - Sistema modular para montagem rápida de deck - Google Patents

Sistema modular para montagem rápida de deck Download PDF

Info

Publication number
BRPI1106420A2
BRPI1106420A2 BRPI1106420A BRPI1106420A2 BR PI1106420 A2 BRPI1106420 A2 BR PI1106420A2 BR PI1106420 A BRPI1106420 A BR PI1106420A BR PI1106420 A2 BRPI1106420 A2 BR PI1106420A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fittings
deck
columns
column
beams
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Guilherme Hoffman Bampi
Iacena Willyam Brahyan Carvalho
Mello Franco Sa Francisco Eduardo De
Original Assignee
Madeplast Ind E Com De Madeira Plastica Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Madeplast Ind E Com De Madeira Plastica Ltda filed Critical Madeplast Ind E Com De Madeira Plastica Ltda
Priority to BRPI1106420 priority Critical patent/BRPI1106420A2/pt
Publication of BRPI1106420A2 publication Critical patent/BRPI1106420A2/pt

Links

Landscapes

  • Ladders (AREA)

Abstract

SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK. A presente invenção tem por objetivo um sistema modular para montagem de deck ou passarela elevada sendo confeccionado em madeira plástica , com a finalidade de facilitar sua utilização , flexibilizar e acelerar a montagem, e reduzir a utilização de pregos e parafusos. Tal sistema modular para montagem rápida de deck, objetivo da presente patente , consiste em um conjunto feito em madeira plástica , que possui peças estruturais com recortes , que permitem a interligação das peças por meio de encaixes , composto por componentes denominados de colunas, emenda de colunas , trava de contraventamento, viga mestra , vigasv transversais, vigas longitudinais,. base do guarda-corpo, tábuas , corrimãos e escadas.

Description

SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK
A presente invenção tem por objetivo um sistema modular para montagem de deck ou passarela elevada, sendo confeccionado em madeira plástica, com a finalidade de facilitar sua utilização, flexibilizar e acelerar a montagem, e reduzir a utilização de pregos e parafusos.
ESTADO DA TÉCNICA
São conhecidos diversos sistemas modulares que apresentam formas de fixação de montagem para decks de madeira ou madeira plástica, que são compreendidos por pilares que suportam vigas estruturais, dispostas 10 horizontalmente, em intervalos determinados, e sobre as ditas vigas horizontais são fixadas as tábuas. Este modelo tradicional de montagem de decks é pouco eficiente, pois no momento da montagem são necessários muitos recortes nas vigas e tábuas, utilizando, por isso, um número maior de pregos e parafusos, além de diversos conectores para fixação, aumentando o custo e o tempo de 15 montagem do deck. Alguns decks encontrados no estado da técnica utilizam peças em metal e/ou concreto, o que compromete a estética do produto, além de contribuir para o passivo ambiental.
O pedido US4313688 trata de um conector para a construção de deck, sendo que tal conector compreende elementos de metal que abraçam a cabeça 20 do pilar, e, ao mesmo tempo, recebe uma viga lateral para suportar as tábuas. Esses conectores são ineficazes quando o objetivo é aumentar a velocidade de montagem, pois necessitam de grande número de fixadores, aumentando o tempo de montagem e apresentando um resultado estético desagradável, pois estes elementos ficam expostos.
Os pedidos US6324801 e US5392575 descrevem uma pluralidade de
suportes de fixação que incluem um corpo moldado em concreto, portanto, ao utilizar este material, existe a desvantagem de ele ser um material de difícil transporte que, além de não ser renovável, agride o meio ambiente, já que o concreto utiliza principalmente a pedra, que é um recurso não renovável, e o 30 cimento, que é um emissor de CO2.. Dessa forma, 0 concreto é um material que aumenta os custos de transporte e de tratamento, e tem sido um dos grandes problemas da construção civil, sem contar o resultado estético do deck que ficará com partes em concreto expostas, devendo ser pintadas para resultar em uma melhor apresentação, necessitando de manutenção permanente.
O pedido W02009089623 descreve um sistema modular para
montagem de decks, que permite a montagem de escadas e um sistema de trilhos, no entanto, este pedido utiliza uma quantidade muito grande de peças, exigindo, assim, mão de obra especializada, sem contar o aumento do custo de manufatura destas peças.
O pedido US2009293378 descreve um sistema modular para decks, que
permite um pé ajustável no seu nível vertical para receber o sistema modular de deck, no entanto, quando existe a necessidade de ter curvas no traçado do deck este sistema é ineficiente e restritivo, pois não permite o ajuste horizontal das vigas estruturais.
Sendo assim, os decks citados no estado da técnica, pelos
inconvenientes apresentados, não atendem de forma eficiente às necessidades dos clientes e da indústria da construção civil, pois, ao utilizar diversos tipos de materiais e um número maior de peças, a dificuldade de montagem aumenta, necessitando assim de mão de obra especializada. Outro inconveniente é que, ao utilizar um número maior de peças, o tempo de montagem também é maior.
Outro problema é que, ao se utilizar peças de metal, são utilizados mais parafusos, aumentando o tempo de montagem, ou, se for utilizado concreto, o resultado estético do deck é prejudicado. Além disso, para atender às normas de acessibilidade, os decks devem permitir a construção de rampas com 25 angulação de até 8,33%, de acordo com a norma brasileira de acessibilidade NBR9050:2004, e, quando existe a necessidade de traçados curvos dos decks, são necessários muitos recortes nas tábuas.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
O presente invento tem o propósito de superar os inconvenientes acima descritos, apresentando para isso um sistema modular para montagem rápida de deck confeccionado inteiramente em madeira plástica, exceto os parafusos, possuindo um sistema de encaixes que foi projetado para ser flexível na sua montagem e utilizar o menor número possível de peças, reduzindo assim o uso de parafusos. E, ainda, pelo fato de possuir um sistema de encaixe nos próprios elementos estruturais, reduz o tempo de montagem.
Esta forma de construção tem como objetivo evitar os inconvenientes das estruturas acima descritas, uma vez que apresenta para isso módulos justapostos, com encaixes que permitem rampas e curvas com angulações variadas, atendendo à norma de acessibilidade, podendo agregar ainda corrimão e escadas. Seus componentes e sua aplicação possibilitam a instalação sem mão de obra especializada, pois os encaixes são específicos para as peças que visam conectar, reduzindo custos e o tempo de instalação. Por ser modular, minimiza a necessidade de recortes e parafusos, e caso existam resíduos, estes são inteiramente recicláveis, pois são feitos de madeira plástica.
As figuras e a descrição que se seguem, como exemplo não limitativo, farão compreender bem a invenção.
FIGURAS
A Figura 1 apresenta o esquema de encaixes da coluna.
A Figura 2 apresenta a emenda de coluna.
A Figura 3 apresenta, em corte, a união das colunas com a emenda de coluna.
A Figura 4 apresenta a trava de contraventamento.
A Figura 5 apresenta, em perspectiva, as travas de contraventamento encaixadas.
A Figura 6 apresenta, em perspectiva explodida, as barras de contraventamento, as colunas e seus respectivos locais de encaixe.
A Figura 7 apresenta, em perspectiva, a barra de contraventamento e colunas encaixadas.
A Figura 8 apresenta, em perspectiva, a face superior da viga mestra.
A Figura 9 apresenta, em perspectiva, a face inferior da viga mestra. A Figura 10 apresenta, em perspectiva explodida, três seqüências de imagens da base do guarda-corpo sendo encaixada na viga mestra.
A Figura 11 apresenta, uma visualização lateral, como exemplo, da montagem do deck com o corrimão.
A Figura 12 apresenta, em perspectiva, a viga longitudinal.
A Figura 13 apresenta, em perspectiva, um exemplo de montagem do deck com angulação horizontal das vigas longitudinais, permitindo traçados curvos do deck.
A Figura 14 apresenta, em vista frontal, os encaixes e cortes das extremidades da viga da escada.
A Figura 15 apresenta, em vista lateral, um exemplo de escada montada com a respectiva viga da escada.
DESCRIÇÃO DETALHADA DO INVENTO
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o 15 sistema modular para montagem rápida de deck, objeto da presente patente, consiste em um conjunto feito em madeira plástica, que possui peças estruturais com recortes, que permitem a interligação das peças por meio de encaixes, composto por componentes denominados de colunas, emenda de colunas, travas de contraventamento, viga mestra, vigas transversais, vigas 20 longitudinais, base do guarda-corpo, tábuas, corrimãos e escada, conforme será descrito a seguir.
A coluna 1, conforme demonstrado na figura 1, possui formato de uma barra quadrada, com interior oco, sendo que a sua medida pode variar entre 40 cm e 3 m. Em suas extremidades estão dispostos os encaixes do tipo macho e 25 fêmea, com formato de dente, localizados paralelamente em dois dos lados da coluna 1, na extremidade superior está o encaixe macho 2, na extremidade inferior da dita coluna 1 está localizado o encaixe fêmea 3. Estes encaixes permitem unir as colunas 1 verticalmente, formando colunas de até 3 m de altura, sendo também prevista uma abertura lateral 4, com formato retangular 30 próximo a uma ou a ambas as extremidades da coluna 1, sendo que, entre a abertura lateral 4 e a extremidade da coluna 1, estão localizados os furos de fixação 5.
Ao unir verticalmente a coluna 1 utilizando duas unidades da coluna 1, é utilizada a emenda de colunas 6, para que a coluna formada tenha resistência 5 e evite que os encaixes se soltem, conforme demonstrado na figura 2, sendo que tal emenda consiste em uma barra de fixação interna, sendo até 5 cm de diâmetro menor que a coluna 1, permitindo que as colunas 1 sejam encaixadas e fixadas por meio de parafusos nos furos de fixação 5.
A figura 3 demonstra, em corte, a união das colunas 1 e da posição centralizada e interna da emenda de coluna 6 em relação às extremidades das colunas 1, com os parafusos fixados nos furos de fixação 5 da emenda de coluna 6, impedindo que as colunas se soltem.
A trava de contraventamento 7, conforme demonstra a figura 4, consiste em uma barra quadrada e lisa, que possui na sua parte central um corte 25, em 15 sentido longitudinal, com uma pequena folga em relação à largura da trava de contraventamento 7, sendo também feito um corte perpendicular de 50% da largura da barra, para permitir a união de duas travas de contraventamento 7, formando um “X”, conforme demonstrado na figura 5.
A figura 6 mostra em perspectiva explodida, por exemplo, uma forma de 20 montagem e encaixes das colunas 1, e das travas de contraventamento 7, com quatro colunas 1, sendo que duas colunas 1 possuem 1,5 m e são encaixadas sobre as outras duas colunas 1 medindo 3 m, utilizando-se as emendas 6. Esta disposição permite componentes para fixação da base que formará a estrutura do deck com altura de 3 m, pois 1,5 m da coluna deve ficar fixa abaixo do solo. 25 Para melhor entendimento, deve-se olhar a figura 7, que demonstra o contraventamento 7 e as colunas 1 encaixadas, sendo que este conjunto será a base de sustentação do deck, minimizando o uso de parafusos e acelerando o processo de montagem.
A figura 8 mostra a face superior da viga mestra 9, que pode ser construída de tamanhos entre 1,10 m e 2,20 m, possuindo ainda em suas extremidades janelas 10, que em conjunto com a trava em “U” 11, demonstrada na figura 9, permitem a sustentação e o encaixe da base do guarda-corpo, o qual será demonstrado adiante. Para a dita viga mestra 9, são previstos também encaixes trapezoidais 12, que possuem entre o recorte menor e o recorte maior uma angulação de 15 graus, permitindo, dessa forma, que vigas 5 horizontais sejam dispostas de forma a possibilitar a angulação horizontal de até 30°, utilizando-se um único módulo no traçado do deck, e uma angulação vertical de 8,33%. Estes encaixes trapezoidais 12 são dispostos na face superior da viga mestra 9, sendo que a quantidade destes encaixes varia de acordo com o tamanho da dita viga. Na face inferior da viga mestra 9, conforme 10 demonstrado na figura 9, é previsto o encaixe 8 da coluna 1, sendo que este encaixe permite que o encaixe macho 2 da coluna 1 faça a união da viga mestra 9 com a coluna 1. A viga mestra 9 possui, ainda, a trava em “U” 11, que funciona como limitadora que impede a passagem total da base do guarda- corpo.
A base do guarda-corpo 13, conforme ilustrado na figura 10, é uma viga
lisa que, para permitir o encaixe na viga mestra 9, passa internamente pela janela 10, sendo travada na trava em “U” 11. Possui em sua extremidade inferior um corte diagonal 14 para facilitar o encaixe. Para que a dita base do guarda-corpo 13 seja travada na trava em “U” 11, é feita a remoção de parte de uma das faces da dita base do guarda-corpo 13, formando, assim, o formato em “U” necessário para ò travamento, conforme demonstrado na face removida 15. A segunda seqüência ilustrada na figura 10, mostra a viga mestra 9, em corte, para permitir a visualização da trava em “U” 11. A terceira seqüência da figura 10 ilustra a base do guarda-corpo 13 encaixada na viga mestra 9, que, por sua vez, é encaixada sobre a coluna 1. Para completar a fixação da base do guarda-corpo 13, basta fixar um ou dois parafusos na posição central na extremidade inferior da base do guarda-corpo 13, que fica abaixo da trava em “U” 11. Após isso, basta fixar o corrimão sobre a base do guarda-corpo 13. A figura 11 ilustra um exemplo montado, com visualização lateral do deck com o corrimão 16. Conforme ilustrado na figura 12, a viga longitudinal 17 é uma viga lisa, podendo ter tamanhos variados e inferiores a 2,20 m, confeccionada em madeira plástica como os demais componentes da presente patente, de formato retangular e interior oco, com estrutura possuindo cavidades 5 longitudinais no seu interior. São previstos, ainda, em suas extremidades, os encaixeis 18 da viga longitudinal, feitos por meio de um recorte na referida viga, que, conforme ilustra a figura 12, possui formato de dois trapézios unidos pela sua base menor permitido angulação horizontal de 15 graus, e angulação vertical de 8,33%. Para melhor ilustrar esta possibilidade, como exemplo, é 10 apresentada a figura 13, utilizando um esquema de montagem onde em um dos módulos é realizada a angulação horizontal em 15 graus no deck. As vigas longitudinais 17 são encaixadas na viga mestra 9, por meio do encaixe trapezoidal 12, juntamente com o encaixe 18 da viga longitudinal, sendo então fixadas as tábuas 19 sobre a dita viga longitudinal 17.
Para que exista a possibilidade de construção de escadas, é
apresentada a viga da escada 20, conforme figura 14, que consiste na mesma viga longitudinal 17, no entanto, apresentando recortes e encaixes diferentes. A dita viga da escada 20 possui em uma de suas extremidades o corte “A” 21, sendo o dito corte realizado em sentido transversal em relação à viga com 20 angulação de 30°, e na outra extremidade são realizados dois cortes, formando uma ponta triangular. Tais cortes são denominados como corte “B” 22, que possui angulação de 60°, e corte “C” 23, que possui uma angulação de 30°. Também são previstos dois encaixes 24. A presente disposição, em razão de seus recortes e encaixes, permite que sejam montadas escadas sem a 25 necessidade de cortes na viga. Sobre a dita viga da escada 20 são fixados os degraus 26, sendo que estes degraus possuem formato triangular dispostos ao longo da dita viga, e a quantidade de degraus varia de acordo com o tamanho da viga.
Para melhor entendimento da presente disposição da viga da escada 20, a figura 15 apresenta uma escada montada com sua viga da escada 20, sendo que a dita viga possui em sua disposição cortes com angulações que aceleram o tempo de montagem, pois evitam que seja necessário serrar a viga.
Logicamente, o deck com tal construção pode ser obtido pela sua característica modular, em diversas quantidades e tamanhos de vigas, atendendo às diferentes necessidades dos usuários desse tipo de produto.

Claims (7)

1. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK” compreendido por um conjunto modular, contendo colunas (1) fixadas verticalmente no chão, que recebem a viga mestra (9), sobre a qual apóiam-se vigas longitudinais (17), que por sua vez recebem tábuas (19), dispostas em sentido transversal em relação às vigas longitudinais (17), em traçado horizontal reto ou curvo, ou ainda em rampas, podendo utilizar vigas para construção de escadas (20) com colunas dispostas nas extremidades da viga mestra (9), formando a base do guarda-corpo (13) onde são fixados os corrimões (16) caracterizado por conter colunas (1) que contêm encaixes macho (2) na parte superior, encaixes fêmea (3) na parte inferior, uma abertura lateral (4), uma emenda de coluna (6) que pode ser até 5 cm de diâmetro menor que a coluna (1), sendo que são previstos para a dita emenda (6) furos de fixação (5); travas de contraventamento (7), onde são previstos os cortes centrais(25); vigas mestras (9), onde são previstas nas suas faces superiores janelas (10), e encaixes trapezoidais (12) dispostos paralelamente com suas bases menores voltadas para as arestas, sendo que tais encaixes possuem angulação de 15 graus nas laterais do trapézio e são distribuídos ao longo da viga mestra (9), e, nas faces inferiores das vigas mestras (9) são previstas travas em “U” (11), e encaixes (8), sendo estes do mesmo tipo e tamanho do encaixe fêmea (3); bases do guarda-corpo (13), onde estão localizados os cortes diagonais (14) e as faces removidas (15), formando trava em “U” necessária ao travamento das ditas bases; vigas longitudinais (17) que possuem encaixes (18) dispostos nas extremidades das ditas vigas, com formato de dois trapézios unidos pela suas bases menores e com angulações de 15 graus entre os cortes trapezoidais; vigas da escada (20) sendo que ditas vigas possuem em uma de suas extremidades o corte “A” (21) com angulação de 30°, na outra extremidade o corte “B” (22) com angulação de 60° e o corte “C” (23) com angulação de 30°, e encaixes (24).
2. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK”, conforme reivindicação 1, caracterizado por poder a coluna (1) ter sua extremidade unida a outra coluna (1) para formar colunas com comprimento maior, por meio dos encaixes macho (2) e fêmea (3), sendo as ditas colunas fixadas pela emenda da coluna (6) por meio de parafusos nos furos de fixação (5).
3. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK”, conforme reivindicações 1 e 2, caracterizado por poder possuir travas de contraventamento (7) unidas pelo corte (25) formando um “X”, que são fixadas nas colunas (1) por meio das aberturas laterais (4).
4. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK”, conforme reivindicações 1, 2 ou 3, caracterizado pelo fato da viga mestra (9) ser encaixada sobre as colunas (1), por meio dos encaixes (8) da dita viga (9) com os encaixes macho (2) da coluna (1).
5. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK”, conforme reivindicações anteriores, caracterizado por vigas longitudinais (17) encaixadas por meio dos encaixes (18) da dita viga com os encaixes trapezoidais (12) da viga mestra (9), sendo que as vigas longitudinais (17) permitem angulação horizontal de até 15° e angulação vertical de até 8,33% no traçado do deck, e sobre as ditas vigas longitudinais (17) são fixadas as tábuas (19).
6. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK”, conforme reivindicações anteriores, caracterizado por poder possuir um guarda-corpo cuja base (13) é fixada na viga mestra (9), passando internamente pela janela (10), sendo travada na trava em “U” (11), e a fixação da dita base (13) é realizada por parafusos que fixam a base do guarda-corpo (13) na coluna (1).
7. “SISTEMA MODULAR PARA MONTAGEM RÁPIDA DE DECK”, conforme reivindicações anteriores, caracterizado por poder possuir escadas que utilizam vigas da escada (20) com comprimentos variados, permitindo variações na quantidade de degraus (26), sendo que as ditas vigas são encaixadas por meio dos encaixes (24) nos encaixes trapezoidais (12) da viga mestra (9).
BRPI1106420 2011-10-11 2011-10-11 Sistema modular para montagem rápida de deck BRPI1106420A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106420 BRPI1106420A2 (pt) 2011-10-11 2011-10-11 Sistema modular para montagem rápida de deck

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1106420 BRPI1106420A2 (pt) 2011-10-11 2011-10-11 Sistema modular para montagem rápida de deck

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1106420A2 true BRPI1106420A2 (pt) 2014-01-14

Family

ID=49910986

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1106420 BRPI1106420A2 (pt) 2011-10-11 2011-10-11 Sistema modular para montagem rápida de deck

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1106420A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101215330B1 (ko) 앵글 조립식 교량점검통로
KR102334512B1 (ko) 상호 작용하여 임시 계단을 형성하는 계단 모듈
US8978310B2 (en) Staging system and method
US20100301295A1 (en) Crowd barrier
US8197351B2 (en) Playset system components
KR101991026B1 (ko) 데크로드 난간 구조체 및 그 시공방법
KR20200053252A (ko) 데크로드의 난간 기둥 고정구조
KR20050105456A (ko) 조립식 플로어
SE442221B (sv) Forband mellan vertikal halprofilstolpe och bjelklagsberande horisontell balk
JP2014101659A (ja) 仮設足場及びその組み立て方法
US20140332745A1 (en) Railing member attachment system and method
KR101055718B1 (ko) 발코니 난간
ES2894345T3 (es) Entreplanta ajustable
KR200438908Y1 (ko) 놀이시설물용 데크 프레임
BRPI1106420A2 (pt) Sistema modular para montagem rápida de deck
ES2389100T3 (es) Un elemento de construcción
US20070245972A1 (en) Barriers or partitions
JP2005076245A (ja) 地上設置物の支柱と横枠の連結構造
US20140021423A1 (en) Decorative railing assembly
US11105095B2 (en) Construction module and method of use thereof
JP6436361B2 (ja) 階段下地構造、階段、及び階段の施工方法
FI92427B (fi) Laite elementtien yhdistämiseksi yksiköksi kokoontumis- ja liikennetiloissa
KR200489572Y1 (ko) 건축 구조물에서의 층간 설치용 가설 경사 계단
ES2947785T3 (es) Sistema de plataforma modular y método de montaje
KR102534196B1 (ko) 조립식 계단

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MADEPLAST INDUSTRIA E COMERCIO DE MADEIRA PLASTICA

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2535 DE 06-08-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.