BRPI1105491A2 - Stereoscopic display apparatus, and, method for displaying images - Google Patents

Stereoscopic display apparatus, and, method for displaying images Download PDF

Info

Publication number
BRPI1105491A2
BRPI1105491A2 BRPI1105491-3A BRPI1105491A BRPI1105491A2 BR PI1105491 A2 BRPI1105491 A2 BR PI1105491A2 BR PI1105491 A BRPI1105491 A BR PI1105491A BR PI1105491 A2 BRPI1105491 A2 BR PI1105491A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
stereoscopic
display
unit
view
mode
Prior art date
Application number
BRPI1105491-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Takahashi Shuichi
Komoriya Yota
Original Assignee
Sony Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corporation filed Critical Sony Corporation
Publication of BRPI1105491A2 publication Critical patent/BRPI1105491A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N13/00Stereoscopic video systems; Multi-view video systems; Details thereof
    • H04N13/30Image reproducers
    • H04N13/302Image reproducers for viewing without the aid of special glasses, i.e. using autostereoscopic displays
    • H04N13/317Image reproducers for viewing without the aid of special glasses, i.e. using autostereoscopic displays using slanted parallax optics
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N13/00Stereoscopic video systems; Multi-view video systems; Details thereof
    • H04N13/30Image reproducers
    • H04N13/302Image reproducers for viewing without the aid of special glasses, i.e. using autostereoscopic displays
    • H04N13/31Image reproducers for viewing without the aid of special glasses, i.e. using autostereoscopic displays using parallax barriers
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N13/00Stereoscopic video systems; Multi-view video systems; Details thereof
    • H04N13/30Image reproducers
    • H04N13/332Displays for viewing with the aid of special glasses or head-mounted displays [HMD]
    • H04N13/341Displays for viewing with the aid of special glasses or head-mounted displays [HMD] using temporal multiplexing

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Testing, Inspecting, Measuring Of Stereoscopic Televisions And Televisions (AREA)

Abstract

aparelho de exibição estereoscópica, e, método para exibir imagens. um aparelho de exibição estereoscópica inclui uma unidade de controle de modo de exibição configurada para comutar a unidade de exibição entre um primeiro modo de exibição estereoscópica configurado para um espectador ver imagens com óculos de visão estereoscópica e um segundo modo de exibição estereoscópica configurado para um espectador ver imagens sem óculos de visão estereoscópica. é também descrito um método para exibir imagens que inclui comutar entre exibir imagens em um primeiro modo de exibição estereoscópica no qual as imagens são exibidas para serem vistas com óculos de visão estereoscópica e um segundo modo de exibição estereoscópica no qual as imagens são exibidas para serem vistas sem óculos de visão estereoscópica.

Description

“APARELHO DE EXIBIÇÃO ESTEREOSCÓPICA, E, MÉTODO PARA EXIBIR IMAGENS” CAMPO A presente invenção refere-se a um aparelho de exibição estereoscópica e a um método para exibição estereoscópica baseados em um esquema com óculos e em um esquema sem óculos.
FUNDAMENTOS Métodos para executar exibição estereoscópica incluem um esquema com óculos no qual um observador usa óculos especiais para a visão estereoscópica e um esquema sem óculos no qual o observador não usa óculos e pode ver estereoscopicamente a olho nu. O esquema com óculos inclui um esquema com óculos de polarização e um esquema com óculos com obturador. De acordo com o esquema com óculos com obturador, são usados óculos com obturador incluindo um obturador de olho esquerdo e um obturador de olho direito, e as imagens de disparidade esquerda e direita são separadas em uma maneira de divisão de tempo. O JP-A-2010-154.533 revela um método de comutar automaticamente entre exibição tridimensional e exibição bidimensional em um aparelho de exibição de imagem estereoscópica baseado no esquema com óculos conforme um usuário tenha colocado, ou não, óculos estereoscópicos.
Por outro lado, exemplos representativos do esquema de óculos incluem um esquema de barreira de paralaxe e um esquema de lente lenticular. Nos casos do esquema de barreira de paralaxe e de lente lenticular, a visão estereoscópica é executada dividindo-se espacialmente e exibindo-se a imagem estereoscópica de disparidade (imagem de disparidade do olho direito e imagem de disparidade do olho esquerdo, no caso de dois pontos de observação) em um painel de exibição bidimensional e executando-se a separação de disparidade sobre a imagem de disparidade na direção horizontal por uma unidade de separação de disparidade (elemento de paralaxe). No caso do esquema de barreira de paralaxe, a barreira de paralaxe com uma abertura em forma de fenda é usada como a unidade de separação de disparidade. No caso do esquema lenticular, é usada uma lente lenticular na qual várias lentes de divisão cilíndricas são arranjadas em paralelo, como a unidade da separação de disparidade.
SUMÁRIO
Embora haja vários métodos de exibição estereoscópica, como descrito acima, a exibição estereoscópica é executada baseada basicamente apenas em um esquema da técnica relacionada. Entretanto, uma vez que as propriedades da exibição estereoscópica são diferentes no esquema com óculos e no esquema sem óculos, por exemplo, é conveniente que o usuário possa selecionar o esquema com óculos ou o esquema sem óculos, de acordo com a preferência do usuário ou com o ambiente de observação (o tamanho da audiência, a posição de observação, e similares). No caso do esquema com óculos, por exemplo, a localização do ponto de observação tem certo grau de liberdade, e uma imagem de vídeo estereoscópica, com menos interferência, pode ser observada, enquanto não for executada comutação do ponto de observação entre múltiplos pontos de observação uma vez uma exibição estereoscópica usando imagens de dois pontos de observação para o olho esquerdo e para o olho direito esteja sendo executada. Além, é incômodo colocar os óculos. No caso do esquema sem óculos, não é necessário colocar os óculos, e é possível executar comutação de ponto de observação entre múltiplos pontos de observação exibindo imagens multi-vista. De acordo com o esquema sem óculos, entretanto, a posição do ponto de observação é limitada em comparação ao esquema com óculos devido à influência de visão pseudoscópica e da distância visual. Além disso, de acordo com o esquema sem óculos, a disparidade binocular é suprimida de modo a suprimir a interferência, o que resulta em uma exibição estereoscópica com menos sentido de profundidade do que aquela no esquema com óculos.
Desse modo, é desejável prover um aparelho e um método de exibição estereoscópica no qual diversos modos de exibição estereoscópica possam ser comutados entre os mesmos.
Alguns modos de realização referem-se a um aparelho de exibição estereoscópica que inclui uma unidade de controle de modo de exibição configurada para comutar a unidade de exibição entre um primeiro modo de exibição estereoscópica configurado para que um observador veja imagens com óculos de visão estereoscópica e um segundo modo de exibição estereoscópica configurado para que um observador veja imagens sem óculos de visão estereoscópica.
Alguns modos de realização se referem a um método de exibição de imagens que inclui comutar entre exibir imagens em um primeiro modo de exibição estereoscópica no qual as imagens são exibidas para serem vistas com óculos de visão estereoscópica e um segundo modo de exibição estereoscópica no qual as imagens são exibidas para serem vistas sem óculos de visão estereoscópica.
O sumário precedente foi provido para ilustrar vários aspectos de pelo menos um modo de realização, e não é pretendido para ser limitativo. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A Fig. 1 é um diagrama de bloco que mostra um exemplo de configuração global de um aparelho de exibição estereoscópica, de acordo com um modo de realização da presente invenção; a Fig. 2A é um diagrama de configuração que mostra esquematicamente um estado no qual a exibição estereoscópica é executada em um modo sem óculos no aparelho de exibição estereoscópica mostrado na Fig. 1, e a Fig. 2B é um diagrama de configuração que mostra esquematicamente um estado no qual a exibição estereoscópica é executada em um modo com óculos no aparelho de exibição estereoscópica mostrado na Fig. 1; a Fig. 3 é um fluxograma que mostra um exemplo de operações de controle quando a colocação do óculos com obturador é detectada no aparelho de exibição estereoscópica mostrado na Fig. 1; a Fig. 4 é um fluxograma que mostra um exemplo de operações de controle quando a remoção do óculos com obturador é detectada no aparelho de exibição estereoscópica mostrado na Fig. 1; a Fig. 5 é um fluxograma que mostra um exemplo de controle de comutação entre um modo com óculos e um modo sem óculos quando o número de usuários é um; e a Fig. 6 é um fluxograma que mostra um exemplo de controle de comutação entre um modo com óculos e um modo sem óculos quando o número de usuários é dois ou mais.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Em seguida será feita uma descrição detalhada dos modos de realização da presente invenção com, referência aos desenhos.
[Configuração global de aparelho de exibição estereoscópica] As figs. 1, 2A, e 2B, mostram um exemplo de configuração do aparelho de exibição estereoscópica de acordo com um modo de realização da presente invenção. Como mostrado nas figs. 2A e 2B, este aparelho de exibição estereoscópica inclui uma unidade de exibição de imagem 11, um elemento de paralaxe variável 12A arranjado de modo a facear a unidade de exibição de imagem 11, e óculos com obturador 2A. De acordo com este aparelho de exibição estereoscópica, a exibição estereoscópica é possível em dois modos de exibição estereoscópica incluindo um modo sem óculos (o segundo modo, Fig. 2A) para a exibição estereoscópica com o uso de uma função de separação de disparidade pelo elemento de paralaxe variável 12A, e um modo com óculos (o primeiro modo, Fig. 2B) para a exibição estereoscópica com o uso da função de separação de disparidade pelos óculos estereoscópicos (o óculos com obturador 2A). Além disso, também possível operar o aparelho de exibição estereoscópica em um modo de exibição 2D (o terceiro modo) para exibição 2D normal (bidimensional), em vez da exibição estereoscópica, desligando-se a função de separação de disparidade por meio do elemento de paralaxe variável 12A e exibindo uma imagem bidimensional normal sem nenhuma disparidade, na unidade de exibição de imagem 11.
No elemento de paralaxe variável 12A, a função de separação de disparidade é controlada para ser variável entre o estado ligado e o estado desligado. Um exemplo do elemento de paralaxe variável 12A é uma barreira de paralaxe variável que controla a função de separação de disparidade para ser variável entre o estado ligado e o estado desligado executando controle variável sobre o padrão de barreira incluindo uma unidade de abertura (uma unidade com fenda) e uma unidade de bloqueio com o uso de um elemento de exibição de cristal líquido, por exemplo. É aplicável, igualmente, o uso uma lente lenticular variável, que controle a função de separação de disparidade de modo a ser variável entre o estado ligado e o estado desligado controlando, o efeito de lente de modo a ser variável entre o estado ligado e o estado desligado com o uso de uma lente de cristal líquido, por exemplo, como o elemento de paralaxe variável 12A. A unidade de exibição de imagem 11 é um exibidor para exibição bidimensional que inclui um painel de exibição 11A feito de um painel de exibição de cristal líquido ou similar e uma luz de fundo 11B que irradie o painel de exibição 11A a partir de sua superfície traseira com luz de iluminação. Entretanto, um painel de exibição baseado em um esquema de luminância elétrica ou um exibidor luminescente sem luz de fundo 11B como um exibidor de plasma ou similar podem ser usados como a unidade de exibição de imagem 11. Vários pixéis são arranjados de uma maneira bidimensional nas direções horizontal e vertical na unidade de exibição de imagem 11.
No modo sem óculos, imagens de disparidade para vários pontos de observação (imagens de disparidade de dois pontos de observação esquerdo e direito, ou uma imagem síntese de disparidade na qual imagens de disparidade de múltiplos pontos de observação são sintetizadas em uma tela) são exibidas na unidade de exibição de imagem 11. Ou seja, várias imagens de disparidade são exibidas enquanto espacialmente divididas. No modo sem óculos, a função de separação de disparidade do elemento de paralaxe variável 12A está desligada, e a separação de disparidade é executada na imagem síntese de disparidade em várias direções do ponto de observação pelo elemento de paralaxe variável 12A. Com esta operação, é possível executar visão estereoscópica uma vez que apenas imagens de disparidade específicas incidem, respectivamente, para os olhos esquerdo e direito quando a observação é feita por um usuário a olho nu de uma região predeterminada (uma região de visão normal). Além disso, a Fig. 2A mostra um exemplo no qual a separação de disparidade foi feita da primeira a quarta direções diferentes pelo elemento de paralaxe variável 12A.
No modo com óculos, as imagens de disparidade dos dois pontos de observação esquerdo e direito (a imagem de disparidade do olho esquerdo e a imagem de disparidade do olho direito) são exibidas altemadamente em um modo de divisão de tempo na unidade de exibição de imagem 11. No modo com óculos, a função de separação de disparidade do elemento de paralaxe variável 12A está desligada e a imagem de exibição da unidade de exibição de imagem 11 é transmitida através do elemento de paralaxe variável 12A como ela está. O óculos com obturador 2A inclui um obturador de olho esquerdo 21L e um obturador de olho direito 21R, que são abertos e fechados de maneira mutuamente independente. O obturador do olho esquerdo 21L e o obturador do olho direito 21R são configurados para serem controlados de modo que o obturador seja aberto e fechado em sincronização com o ciclo de exibição de divisão de tempo da imagem de disparidade do olho esquerdo e a imagem de disparidade do olho direito exibidas na unidade de exibição de imagem 11. Com esta configuração, é possível executar visão estereoscópica no modo com óculos por meio de um estado no qual apenas a imagem de disparidade do olho esquerdo e apenas a imagem disparidade do olho direito incidem, respectivamente, no olho esquerdo e no olho direito do usuário (observador) através do óculos com obturador 2A.
[Configuração do sistema de controle no aparelho de exibição estereoscópica] Este aparelho de exibição estereoscópica inclui uma unidade de exibição 1, uma unidade de óculos 2, uma unidade de entrada de imagem 3, uma unidade de geração de imagem de exibição 4, uma unidade de controle de modo de exibição 51, uma unidade de câmera 52, uma unidade de detecção de sinal de operação com óculos 53 e, uma unidade de entrada de preferência de usuário 54, como mostrado na Fig. 1. A unidade de controle de modo de exibição 51, a unidade de câmera 52, a unidade de detecção de sinal da operação com óculos 53, e a unidade de entrada de preferência de usuário 54, podem ser providas na unidade de exibição 1. Embora não mostrado no desenho, a unidade de exibição 1 é provida com uma unidade de saída de áudio. Além disso, a unidade de óculos 2 pode ser provida com a unidade de saída de áudio. A unidade de exibição 1 inclui uma unidade de exibição de imagem 11, uma unidade de elemento de paralaxe 12, uma unidade de OSD 14, e uma unidade de transmissão de sinal de sincronização 15. A unidade de elemento de paralaxe 12 inclui uma unidade de controle de elemento de paralaxe 13. A unidade de óculos 2 inclui uma unidade de operação de obturador 21, uma unidade de controle de operação com óculos 22, um unidade de recepção de sinal de sincronização 23, uma unidade de transmissão de sinal de detecção de colocação/remoção 24, uma unidade de exibição de padrão de detecção 25, e, uma unidade de exibição de alerta 26. A unidade de geração de imagem de exibição 4 inclui uma unidade de seleção de imagem de exibição 41, uma unidade de controle de quantidade de disparidade 42, e uma unidade de geração de imagem de ponto de vista múltiplo. A unidade de entrada de imagem 3 supre dados de imagem para exibição estereoscópica (a imagem da disparidade do olho esquerdo L e a imagem de disparidade do olho direito R, por exemplo). A unidade de geração de imagem de exibição 4 gera dados de imagem de exibição para serem exibidos na unidade de exibição de imagem 11 com base nos dados de imagem supridos pela unidade de entrada de imagem 3 e envia os dados de imagem de exibição gerados para a unidade de exibição de imagem 11. A unidade de geração de imagem de exibição 4 gera dados de imagem de exibição de acordo com o modo de exibição com base na instrução da unidade de controle de modo de exibição 51. Além disso, a unidade de geração de imagem de exibição, 4 gera e envia dados de imagem bidimensionais sem disparidade, se necessário. A unidade de controle de quantidade de disparidade 42 controla a quantidade da disparidade entre diversas imagens de disparidade quando diversas imagens de disparidade são enviadas para a unidade de exibição de imagem 11. A unidade de geração de imagem de múltiplo ponto de observação 43 gera imagens de disparidade de múltiplos pontos de observação da imagem de disparidade do olho esquerdo L e da imagem de disparidade do olho direito R, por exemplo, e gera uma imagem síntese de disparidade para o modo sem óculos. A unidade de seleção de imagem de exibição 41 seleciona uma imagem de disparidade apropriada de acordo com o modo de exibição e envia a imagem de disparidade selecionada para a unidade de exibição de imagem 11 como os dados de imagem de exibição. A unidade de seleção de imagem de exibição 41 envia dados de imagem de disparidade de dois pontos de observação esquerdo e direito para a unidade de exibição de imagem 11 como os dados de imagem de exibição no modo com óculos, por exemplo. A unidade de seleção de imagem de exibição 41 envia os dados de imagem de síntese de disparidade incluindo imagens de disparidade de múltiplo ponto de observação geradas pela unidade de geração de imagem de múltipla disparidade 43 para a unidade de exibição de imagem 11 como os dados de imagem de exibição no modo sem óculos, por exemplo. A unidade de controle de elemento de paralaxe 13 liga e desliga a função de separação de disparidade do elemento de paralaxe variável 12A (Fig. 2A) de acordo com o modo de exibição, baseada na instrução da unidade de controle de modo de exibição 51. A unidade de transmissão de sinal de sincronização 15 transmite um sinal de sincronização para abrir e fechar o óculos com obturador 2A de acordo com o modo de exibição com base na instrução da unidade de controle de modo de exibição 51 para a unidade de recepção de sinal de sincronização 23 da unidade de óculos 2. A unidade de OSD 14 executa OSD (exibição na tela) na unidade de exibição de imagem 11. A unidade de OSD 14 executa a exibição de mensagem para notificar um usuário do modo de exibição atual. Por exemplo, quando o usuário não estiver na região de visão normal durante a exibição no modo sem óculos, o usuário é notificado do fato de que ele não está na região de visão normal, ou é enviada uma mensagem para incentivar o usuário a se mover para a região de visão normal.' A unidade de operação de obturador 21 é uma unidade de obturador (o obturador do olho esquerdo 21L e o obturador do olho direito 21R) no óculos com obturador 2A. A unidade de controle de operação de óculos 22 controla a operação do obturador do óculos com obturador 2A de acordo com o modo de exibição, baseada na instrução da unidade de controle de modo de exibição 51. A unidade de recepção de sinal de sincronização recebe o sinal de sincronização da unidade de transmissão de sinal de sincronização 15 na unidade de exibição 1 e envia o sinal de sincronização para a unidade de operação de obturador 21. A unidade de recepção de sinal de sincronização 23 notifica a unidade de transmissão de sinal de colocação/remoção 24 se, ou não, a sincronização foi estabelecida entre os óculos com obturador 2A e a unidade de exibição 1. A unidade de transmissão de sinal de colocação/remoção 24 notifica a unidade de detecção de sinal de operação com óculos 53 se, ou não, a sincronização foi estabelecida entre o óculos com obturador 2A e a unidade de exibição 1. A unidade de transmissão de sinal de colocação/remoção 24 também notifica a unidade de detecção de sinal de operação com óculos 53 do estado de energia ligada/desligada do óculos com obturador 2A, por exemplo. A unidade de exibição de alerta 26 exibe diretamente exibição de mensagem para notificar o usuário do modo de exibição atual no óculos com obturador 2A. A unidade de exibição de padrão de detecção 25 exibe uma marca com a qual a colocação/remoção (o uso) do óculos com obturador 2A pelo usuário, a posição de observação do usuário, e similar, podem ser detectadas pela unidade de câmera 52. A unidade de exibição de padrão de detecção 25 executa a exibição com o uso de padrões de luz de um LED (diodo emissor de luz) emitindo cores ou piscando, por exemplo. Além disso, ela também é aplicável para prover um marcador especial, como um marcador fluorescente ou similar sobre a superfície do óculos com obturador 2A como a unidade de exibição de padrão de detecção 25. Além disso, ela é igualmente aplicável para prover um LED, ou similar, que mostre o estado de energia ligada/desligada do óculos com obturador 2A como a unidade de exibição de padrão de detecção 25. O LED, ou similar, que mostra a colocação/remoção (o uso) do óculos com obturador 2A e o estado de energia ligada/desligada é provido, preferivelmente, em uma posição que confronte a unidade de exibição 1 quando o usuário colocou o óculos com obturador 2A e observa a unidade de exibição 1. A unidade de câmera 52 detecta a colocação/remoção do óculos com obturador 2A pelo usuário, o tamanho da audiência, posição de observação (posição do ponto de observação) do usuário, e similares na análise de imagem pela captura da imagem da câmera e notifica a unidade de controle de modo de exibição 51 do resultado da detecção. Como o tamanho da audiência, tanto o número de usuários que colocaram o óculos com obturador 2A, quanto o número de usuários que não colocaram o óculos com obturador 2A são detectados. É possível detectar se o usuário colocou, ou não, o óculos com obturador 2A analisando a unidade de exibição de padrão de detecção 25 na unidade de óculos 2, ou as formas ou similares dos óculos com obturador 2A, por exemplo. Além disso, a detecção pode ser feita analisando-se a relação posicionai entre o óculos com obturador 2A e cada parte da face do usuário. Por exemplo, a detecção pode ser feita analisando-se a relação sobreposta entre o óculos com obturador 2A e a pupila do olho ou a relação posicionai com o nariz ou a boca. A unidade de câmera 52 também detecta se o usuário está na região de visão normal na qual ele pode executar visão estereoscópica normal no modo sem óculos durante a exibição no modo sem óculos. A unidade de detecção de sinal de operação com óculos 53 detecta o estado de operação do óculos com obturador 2A pela notificação da unidade de transmissão de sinal de colocação/remoção 24 e notifica a unidade de controle de modo de exibição 51 do resultado da detecção. Mais especificamente, a unidade de detecção de sinal de operação com óculos 53 detecta se, ou não, a sincronização foi estabelecida entre o óculos com obturador 2A e a unidade de exibição 1 e o estado de energia ligada/desligada do óculos com obturador 2A. A unidade de entrada de preferência de usuário 54 recebe a seleção do usuário do modo de exibição e é configurada por um controle remoto, por exemplo. O usuário pode instruir manualmente a comutação do modo de exibição de acordo com sua própria preferência operando a unidade de entrada de preferência de usuário 54. A unidade de controle de modo de exibição 51 determina em qual modo de exibição a exibição estereoscópica é executada dentre o modo com óculos e o modo sem óculos e controla óculos com obturador 2A, a unidade de exibição de imagem 11, e o elemento de paralaxe variável 12A para ficarem no estado de operação de acordo com o modo de exibição controlando a unidade de geração da imagem de exibição 4, a unidade de controle de elemento de paralaxe 13, a unidade de OSD 14, a unidade de transmissão de sinal de sincronização 15, a unidade de controle de operação com óculos 22, e a unidade de exibição de alerta 26 para ficarem no estado apropriado para o modo de exibição. A unidade de controle de modo de exibição 51 também controla cada parte de modo a ficar no estado apropriado para o modo de exibição 2D normal (o terceiro modo), caso necessário. A unidade de controle de modo de exibição 51 comuta o modo de exibição para ser selecionado para a exibição estereoscópica de acordo com a colocação/remoção do óculos com obturador 2A pelo usuário. A unidade de controle de modo de exibição 51 também comuta o modo de exibição de acordo com a colocação/remoção do óculos com obturador 2A pelo usuário e pelo número de usuários. Por exemplo, quando houver usuários que colocaram o óculos com obturador 2A e usuários que não colocaram o óculos com obturador 2A, ao mesmo tempo, a unidade de controle de modo de exibição 51 comuta o modo de exibição para o modo com óculos ou para o modo de exibição 2D. A unidade de controle de modo de exibição 51 também comuta o modo de exibição de acordo com a colocação/remoção do óculos com obturador, 2A pelo usuário e a posição do usuário. Por exemplo, quando o usuário não colocou o óculos com obturador 2A e não estiver na região de visão normal na qual o usuário pode executar visão estereoscópica normal a olho nu, a unidade de controle de modo de exibição 51 faz com que a unidade de exibição de imagem 11 exiba uma imagem bidimensional sem disparidade e controla a função de separação de disparidade do elemento de paralaxe variável 12A para ficar no estado desligado (modo de exibição 2D). Além disso, a unidade de controle de modo de exibição 51 dá maior prioridade ao modo de exibição que é introduzido pela unidade de entrada de preferência de usuário 54 pelo usuário e executa o controle de comutação.
[Operação] (Disparadores para comutação de modo de exibição) Neste aparelho de exibição estereoscópica, a unidade de controle de modo de exibição 51 comuta automaticamente o modo de exibição para a operação entre o modo com óculos, o modo sem óculos, e o modo de exibição 2D. Além disso, o usuário pode instruir manualmente a comutação do modo de exibição pela unidade de entrada de preferência de usuário 54. Os exemplos seguintes são de disparadores para comutar o modo de exibição. Quanto às condições competitivas dentre as condições mostradas abaixo, a operação é executada com qualquer uma das condições. (1) Método de usar a unidade de câmera 52 (1-1) Colocação do óculos com obturador 2A (a) A colocação/remoção do óculos com obturador 2A é detectada pela câmera 52 (um marcador, uma forma, e superposição sobre a pupila do olho, e a relação posicionai com o nariz/boca são detectados). (b) A unidade de câmera 52 é notificada sobre a colocação do óculos com obturador 2A por uma exibição de LED ou similar (exibição pela unidade de exibição de padrão de detecção 25) do óculos com obturador 2A. (1-2) Tamanho da audiência (a) O modo de exibição é comutado para o modo com óculos ou para o modo de exibição 2D quando o número de pessoas detectadas em uma região de visão normal a olho nu for maior do que um número prescrito. (b) O modo de exibição é comutado para o modo sem óculos quando todos estão na região de visão normal a olho nu. (c) O modo de exibição 15 é comutado para o modo com óculos ou para o modo de exibição 2D quando for detectado um número de pessoas maior do que um número recomendado. (d) O modo de exibição é comutado para o modo com óculos ou para o modo de exibição 2D quando houver pessoas que colocaram o óculos com obturador 2A e pessoas que não colocaram o óculos com obturador 2A, ao mesmo tempo. (e) O modo de exibição é comutado para o modo sem óculos ou para o modo de exibição 2D quando todos não tiverem colocado o óculos com obturador 2A. (f) O modo de exibição é trocado para o modo sem óculos ou para modo de exibição 2D quando o número de óculos com obturador 2A não for suficiente. (1-3) Posição do ponto de observação (distância visual, ângulo). (a) O modo de exibição é trocado para o modo com óculos (a posição é detectada usando-se a unidade de câmera 52) ou para o modo de exibição 2D quando a audiência estiver localizada fora da distância visual ótima. (b) O modo de exibição é trocado para o modo sem óculos (a posição é detectada usando-se a unidade de câmera 52) quando a audiência estiver localizada na distância visual ótima. (c) O modo de exibição é comutado para o modo sem óculos quando a audiência estiver localizada na região da visão normal.
(2) Método de usar sinal do óculos com obturador 2A (2-1) Sinal de sincronização (a) O modo de exibição 15 é comutado para o modo com óculos quando a sincronização de obturador é estabelecida entre o óculos com obturador 2A e a unidade de exibição 1. (b) O modo de exibição é comutado para o modo sem óculos ou para o modo de exibição 2D no momento da desconexão da sincronização de obturador.
(2-2) Sinal de energia ligada do óculos com obturador 2A (a) Um sinal que representa que o óculos com obturador 2A está sendo usado é transmitido como um sinal infravermelho, um sinal sem fio, ou similar do lado do óculos com obturador 2A para o lado da unidade de controle de modo de exibição 51 (a unidade de detecção de sinal de operação 53) após a energia do óculos com obturador 2A ser ligada. (b) O estado de energia ligada é detectado monitorando-se a exibição da unidade de exibição de padrão de detecção 25 do óculos com obturador 2A com o uso da unidade de câmera 52. (c) Um sinal que representa que o óculos com obturador 2A não está sendo usado é transmitido do lado do óculos com obturador 2A (a unidade de transmissão de sinal de colocação/remoção 24) para o lado da unidade de controle da modo de exibição 51 (unidade de detecção de sinal de operação com óculos 53) no momento do desligamento da energia do óculos com obturador 2A. (3) Comutação de acordo com a preferência do usuário (3-1) O modo de exibição é comutado manualmente de acordo com a preferência do usuário (por uma operação de controle remoto da unidade de entrada de preferência de usuário 54). (3-2) Especificação individual (a) Um indivíduo é especificado com o uso da unidade de câmera 52 ou similar, e o modo de exibição é comutado entre o modo com óculos e o modo sem óculos de acordo com a preferência do indivíduo registrada antecipadamente. (Notificação de comutação) De acordo com este aparelho de exibição estereoscópica, o usuário é notificado da comutação do modo de exibição pela unidade de OSD 14 ou pela unidade de saída de áudio da unidade de exibição 1, ou pela unidade de exibição de alerta 26 ou pela unidade de saída de áudio da unidade de óculos 2. Os exemplos da notificação de comutação são como a seguir. (1) Quando a comutação do modo de exibição é detectada (independentemente do modo de exibição ser modo com óculos ou modo sem óculos) (1-1) é possível selecionar a configuração na qual o usuário não é notificado da comutação de acordo com a preferência do usuário. (1-2) A notificação é feita por áudio. (1-3) A notificação é feita por OSD ou por legenda. (2) Quando é detectado que o membro da audiência que não colocou o óculos com obturador 2A entra na área de observação da unidade de exibição 1 durante o modo com óculos (2-1) a notificação 2D é feita para o usuário que não colocou o óculos com obturador 2A (é provida uma área específica sem disparidade na unidade de exibição de imagem 11, e a exibição 2D é executada na área específica, por exemplo). (3) Quando um usuário que colocou óculos com obturador 2A para o esquema com óculos é detectado durante o modo sem óculos (3-1) o usuário é notificado do fato de que o modo de exibição atual é o modo sem óculos (3-2) o usuário que colocou o óculos com obturador 2A é notificado por áudio. (3-3) O usuário que colocou o óculos com obturador 2A é notificado por OSD ou por legenda. (3-4) A unidade de exibição 1 faz com que o óculos com obturador 2A (a unidade de exibição de alerta 26) do usuário que colocou o óculos com obturador 2A exiba diretamente um alerta através de comunicação sem fio ou similar. (Esboço de operação de comutação do modo sem óculos para o modo com óculos) A Fig. 3 mostra um exemplo da operação de controle quando a colocação do óculos com obturador 2A é detectada. Além disso, é assumido que o tamanho da audiência (usuários) é um. Quando a colocação do óculos com obturador 2A é detectada (etapa SI 1), a unidade de controle de modo de exibição 51 determina se, ou não, a unidade de exibição 1 está presentemente configurada para o modo com óculos (etapa SI2). No caso do modo com óculos (etapa S12; Y), a unidade de exibição de imagem 11 é levada a executar a exibição de imagem de vídeo para o modo com óculos do modo em que ela está (etapa SI6). Quando o modo de exibição não estiver configurado para o modo com óculos (etapa SI2; N), a unidade de controle de modo de exibição 51 controla a função de separação de disparidade do elemento de paralaxe variável 12A para ficar no estado desligado (etapa SI3). A unidade de controle de modo de exibição 51 também comuta a imagem de exibição para uma imagem para o modo com óculos (etapa SI4). Especificamente, a unidade de geração de imagem de exibição é levada a enviar os dados de imagem de disparidade de dois pontos de observação, esquerdo e direito, como dados de imagem de exibição para a unidade de exibição de imagem 11 em um modo de divisão de tempo. Em seguida, a unidade de controle de modo de exibição 51 controla o sinal de sincronização para que o óculos fique no estado ligado (etapa SI5). Especificamente, a unidade de controle de modo de exibição 51 controla a unidade de transmissão de sinal de sincronização 15 da unidade de exibição 1 para transmitir um sinal de sincronização para abrir e fechar o óculos com obturador 2A para a unidade de recepção de sinal de sincronização 23 da unidade de óculos 2. Em seguida, a unidade de exibição da imagem 11 é levada a executar a exibição de imagem de vídeo para o modo com óculos (etapa SI6), (Esboço de operação de comutação do modo com óculos para o modo sem óculos) A Fig. 4 mostra um exemplo da operação de controle quando a remoção dos óculos com obturador 2A é detectada. Além disso, é assumido que o tamanho da audiência (usuários) é um. Quando a remoção do óculos com obturador 2A é detectada (etapa S21), a unidade de controle de modo de exibição 51 determina se, ou não, a unidade de exibição 1 está presentemente configurada para o modo sem óculos (Step-S22). No caso do modo sem óculos (etapa S22; Y), a unidade de exibição de imagem 11 é levada a executar a exibição de imagem de vídeo para o modo sem óculos do modo que ela está (etapa S26). Quando o modo de exibição não estiver configurado para o modo sem óculos (etapa S22; N), a unidade de controle de modo de exibição 51 controla o sinal de sincronização para que o óculos esteja no estado desligado (etapa S23). Especificamente, a unidade de transmissão de sinal de sincronização 15 da unidade de exibição 1 é controlada de modo a não transmitir o sinal de sincronização para abrir e fechar o óculos com obturador 2A. Em seguida, a unidade de controle de modo de exibição 51 controla a função de separação de disparidade do elemento de paralaxe variável 12A para ficar no estado ligado (etapa S24). A unidade de controle de modo de exibição 51 também comuta a imagem de exibição para uma imagem para o modo sem óculos (etapa S25). Especificamente, a unidade de geração de imagem de exibição 4 é levada a enviar dados de imagem de síntese de disparidade incluindo imagens de disparidade dos múltiplos pontos de observação, que são gerados pela unidade de geração de imagem de ponto de observação múltiplo 43, por exemplo, como os dados de imagem de exibição para a unidade de exibição de imagem 11. Em seguida, a unidade de exibição de imagem 11 é levada a executar a exibição de imagem de vídeo para o modo sem óculos (etapa S26). (Operação de comutação entre o modo com óculos e o modo sem óculos quando o tamanho da audiência é um) A Fig. 5 mostra um exemplo da operação de controle quando o controle de comutação entre o modo com óculos e o modo sem óculos é executado de acordo com a colocação/remoção do óculos com obturador 2A pelo usuário e pela posição de observação (posição do ponto de observação) do usuário no caso de um usuário. Quando a colocação do óculos com obturador 2A é detectada (etapa S31; Y), a unidade de controle de modo de exibição 51 executa o controle de comutação para o modo com óculos. Entretanto, quando há uma entrada da unidade de entrada de preferência de usuário 54 (etapa S34), a unidade de controle de modo de exibição 51 dá maior prioridade para a seleção do modo de exibição da entrada e executa o controle de comutação.
Quando a colocação do óculos com obturador 2A não é detectada (etapa S31; N), é determinado se, ou não, o usuário está vendo a unidade de exibição 1 (etapa S33). Esta determinação pode ser feita analisando-se se, ou não, a posição do ponto de observação do usuário está direcionada para a unidade de exibição 1, pela unidade de câmera 52. Quando o usuário não estiver vendo a unidade de exibição 1 (etapa S33; N), a operação de comutação está terminada (etapa S3 6). Quando o usuário estiver vendo a unidade de exibição 1 (etapa S33; Y), a determinação é feita levando-se em consideração se, ou não, o usuário está na região da visão normal na qual a visão estereoscópica normal pode ser feita (etapa S35). Quando o usuário estiver na região de visão normal (etapa S35; Y), o controle de comutação para o modo sem óculos é executado. No entanto, quando houver uma entrada da unidade de entrada de preferência de usuário 54 (etapa S39), o controle de comutação é executado de modo a dar maior prioridade para a seleção do modo de exibição da entrada.
Quando o usuário não estiver na região de visão normal, (etapa S35; N) o controle é executado de modo a ajustar os dados de imagem de exibição para serem exibidos na unidade de exibição de imagem 11 de modo que a visão estereoscópica a olho nu possa ser executada normalmente na posição atual do ponto de observação (etapa S38). Altemativamente, o elemento de paralaxe variável 12A é ajustado de modo que a visão estereoscópica a olho nu possa ser executada normalmente. Quando o elemento de paralaxe variável 12A for uma barreira de paralaxe variável, o controle é executado de modo a ajustar o padrão de barreira. O controle pode ser executado de maneira a mudar o modo de exibição para o modo de exibição 2D quando for difícil o ajuste para que a visão estereoscópica a olho nu possa ser executada normalmente. Além, disso, o usuário pode ser notificado do fato dele não estar na região de visão normal pela unidade de OSD 14, ou uma mensagem para encorajá-lo a se mover para a região de visão normal pode ser enviada para o usuário. (Operação de comutação entre o modo com óculos e o modo sem óculos quando o tamanho da audiência for dois ou mais) A Fig. 6 mostra um exemplo da operação de controle quando o controle de comutação entre o modo com óculos e o modo sem óculos é executado de acordo com a colocação/remoção do óculos com obturador 2A pelo usuário e a posição de observação (posição do ponto de observação) do usuário no caso de dois ou mais usuários. Quando é detectado que todos os usuários colocaram o óculos com obturador 2A (etapa S41; Y), a unidade de controle de modo de exibição 51 executa o controle de comutação para o modo com óculos. Entretanto, quando houver uma entrada da unidade de entrada de preferência de usuário 54 (etapa S44), a unidade de controle de modo de exibição 51 dá maior prioridade para a seleção do modo de exibição da entrada e executa o controle de comutação.
Quando houver usuários que não colocaram o óculos com obturador 2A (etapa S41; N), é determinado se, ou não, todos os usuários não colocaram os óculos com obturador 2A (etapa S43). Quando houver usuários que colocaram o óculos com obturador 2A e usuários que não colocaram o óculos com obturador 2A, ao mesmo tempo, (etapa S43: N), o controle de comutação é executado para o modo com óculos. Entretanto, quando há uma entrada da unidade de entrada de preferência de usuário 54 (etapa S47), o controle de comutação é executado para dar maior prioridade para a seleção do modo de exibição da entrada.' Quando todos os usuários não tiverem colocado o óculos com obturador 2A (etapa S43; Y), é determinado se, ou não, todos os usuários estão na região de visão normal na qual a visão estereoscópica a olho nu pode ser executada normalmente (etapa S45). Quando todos os usuários estiverem na região de visão normal (etapa S45; Y), o controle de comutação é executado para o modo sem óculos. Entretanto, quando houver uma entrada da unidade de entrada de preferência de usuário 54 (etapa S50), o controle de comutação á executado para dar maior prioridade para a seleção do modo de exibição da entrada, Quando houver usuários que não estejam na região de visão normal (etapa S45; N), é executado controle para ajustar os dados de imagem de exibição para serem exibidos na unidade de exibição de imagem. 11 de modo que todos os usuários possam executar normalmente visão estereoscópica a olho nu nas posições atuais dos pontos de observação (etapa S49). Altemativamente, o elemento de paralaxe variável 12A é ajustado de modo que todos os usuários possam executar normalmente visão estereoscópica a olho nu. Quando o elemento de paralaxe variável 12A for uma barreira de paralaxe variável, o controle é executado de modo a ajustar o padrão de barreira. O controle pode ser executado de maneira a mudar o modo de exibição para o modo de exibição 2D quando for difícil o ajuste para que todos os usuários possam executar normalmente a visão estereoscópica a olho nu. Além disso, os usuários podem ser notificados do fato deles não estarem na região de visão normal pela unidade de OSD 14, ou uma mensagem para encorajá-los para se mover para a região de visão normal pode ser enviada para os usuários.
[Vantagens] Como descrito acima, é possível comutar facilmente entre uma pluralidade de modos de exibição estereoscópica, uma vez que o aparelho de exibição estereoscópica, de acordo com os modos de realização, comuta automaticamente o modo de exibição entre o modo com óculos e o modo sem óculos, para a exibição estereoscópica de acordo com a colocação do óculos estereoscópico pelo usuário, o tamanho da audiência, e similares. Além disso, é possível selecionar um modo de exibição de acordo com a preferência do usuário em momentos arbitrários, uma vez que o usuário pode instruir manualmente a comutação do modo de exibição pela unidade de entrada de preferência de usuário 54. Por conseguinte, é possível prover exibição estereoscópica apropriada para TPO como uma preferência do usuário, um ambiente de observação, e similar. Por exemplo, é possível selecionar o método com óculos quando o usuário desejar dar prioridade ao sentido de profundidade para a exibição estereoscópica, uma vez que o sentido de profundidade pode ser sentido mais facilmente no esquema com óculos do que no esquema sem óculos. Além disso, o grau de liberdade na posição de observação toma-se maior. Por exemplo, é possível selecionar o esquema com óculos quando o usuário desejar dar prioridade ao grau de liberdade na posição de observação para a exibição estereoscópica, uma vez que a posição de observação é menos limitada no esquema com óculos. Além disso, é possível comutar facilmente o modo de exibição de modo que a exibição estereoscópica baseada no esquema sem óculos seja executada para um número pequeno de usuários, enquanto a exibição estereoscópica, baseada no esquema com óculos, é executada para um grande número usuários. <Outros modos de realização> A presente invenção não está limitada à descrição dos modos de realização acima, e várias modificações podem ser feitas.
Por exemplo, embora o exemplo no qual o óculos estereoscópico usado no modo com óculos é o óculos com obturador 2A, tenha sido descrito no modo de realização acima, pode ser usado óculos de polarização como o óculos estereoscópico. O presente documento contém assunto relacionado àquele divulgado no pedido de patente japonês prioritário JP 2010-260.073, solicitado ao Japan Patent Office aos 22 de novembro, 2010, cujo inteiro conteúdo é aqui incorporado pela referência.
Deve ser compreendido por aqueles experientes na técnica que várias modificações, combinações, sub-combinações e alterações possam ocorrer dependendo das exigências de projeto e de outros fatores na medida em que estejam dentro do escopo das reivindicações anexas ou de seus equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (20)

1. Aparelho de exibição estereoscópica, caracterizado pelo fato de compreender: uma unidade de controle de modo de exibição configurada pata comutar a unidade de exibição entre um primeiro modo de exibição estereoscópica configurado para que um espectador veja imagens com óculos de visão estereoscópica e um segundo modo de exibição estereoscópica configurado para que um espectador veja imagens sem óculos de visão estereoscópica.
2. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma unidade de exibição.
3. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 2, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente um elemento de paralaxe.
4. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato do elemento de paralaxe compreender uma barreira de paralaxe ou uma lente lenticular.
5. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 3, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma unidade de controle de elemento de paralaxe.
6. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 5, caracterizado pelo fato da unidade de controle de elemento de paralaxe controlar o elemento de paralaxe em resposta a uma instrução proveniente da unidade de controle de modo de exibição.
7. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 6, caracterizado pelo fato do elemento de paralaxe ser controlado para ficar em um estado ligado no segundo modo de exibição estereoscópica e ser controlado para ficar em um estado desligado no primeiro modo de exibição estereoscópica.
8. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: uma unidade de detecção de sinal de operação de óculos.
9. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 8, caracterizado pelo fato da unidade de controle de modo de exibição comutar a unidade de exibição para o primeiro modo de exibição estereoscópica com base em um sinal proveniente da unidade de detecção de sinal de operação de óculos indicando que um espectador está usando óculos de visão estereoscópica.
10. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 8, caracterizado pelo fato da unidade de controle de modo de exibição comutar a unidade de exibição para o segundo modo de exibição estereoscópica com base em um sinal proveniente da unidade de detecção de sinal de operação de óculos indicando que um espectador não está usando óculos de visão estereoscópica.
11. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma unidade de câmera.
12. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 11, caracterizado pelo fato da unidade de controle de modo de exibição comutar a unidade de exibição entre o primeiro modo de exibição estereoscópica e o segundo modo de exibição estereoscópica com base na informação proveniente da unidade de câmera.
13. Aparelho de exibição estereoscópica de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente uma unidade de entrada de preferência de usuário configurada para receber uma seleção de usuário do primeiro modo ou segundo modo, onde a unidade de exibição é comutada entre o primeiro modo de exibição estereoscópica e segundo modo de exibição estereoscópica com base na seleção do usuário.
14. Método para exibir imagens, caracterizado pelo fato de compreender: comutar entre imagens de exibição em um primeiro modo de exibição estereoscópica no qual imagens são exibidas para serem vistas com óculos de visão estereoscópica e um segundo modo de exibição estereoscópica no qual imagens são exibidas para serem vistas sem o uso de óculos de visão estereoscópica.
15. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: controlar um elemento de paralaxe de acordo com o primeiro modo de exibição estereoscópica ou o segundo modo de exibição estereoscópica.
16. Método de acordo com reivindicação 15, caracterizado pelo fato do elemento de paralaxe ser controlado para ficar em um estado ligado no segundo modo de exibição estereoscópica e ser controlado para ficar no estado desligado no primeiro modo de exibição estereoscópica.
17. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente detectar se um espectador está usando óculos de visão estereoscópica.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato da comutação se efetuada com base em se o espectador está detectado como usando óculos de visão estereoscópica.
19. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente receber entrada de usuário indicando uma seleção de usuário do primeiro modo de exibição ou o segundo modo de exibição, e onde a comutação é efetuada com base na seleção de usuário.
20. Método de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de compreender adicionalmente: receber uma imagem de uma região de visão; e processar a imagem, em que a comutação é efetuada com base em um resultado do processamento de imagem.
BRPI1105491-3A 2010-11-22 2011-11-11 Stereoscopic display apparatus, and, method for displaying images BRPI1105491A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010260073A JP5516363B2 (ja) 2010-11-22 2010-11-22 立体表示装置および方法
JP2010-260073 2010-11-22

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1105491A2 true BRPI1105491A2 (pt) 2017-11-07

Family

ID=44925431

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1105491-3A BRPI1105491A2 (pt) 2010-11-22 2011-11-11 Stereoscopic display apparatus, and, method for displaying images

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20120127572A1 (pt)
EP (1) EP2456212A2 (pt)
JP (1) JP5516363B2 (pt)
CN (2) CN202663509U (pt)
BR (1) BRPI1105491A2 (pt)
RU (1) RU2011146359A (pt)
TW (1) TW201238325A (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5516363B2 (ja) * 2010-11-22 2014-06-11 ソニー株式会社 立体表示装置および方法
US9022564B2 (en) * 2011-12-21 2015-05-05 Panasonic Intellectual Property Corporation Of America Display apparatus
JP5167439B1 (ja) * 2012-02-15 2013-03-21 パナソニック株式会社 立体画像表示装置及び立体画像表示方法
CN102778757B (zh) * 2012-07-27 2014-10-15 京东方科技集团股份有限公司 3d显示装置及其制造方法
US9898829B2 (en) 2012-09-18 2018-02-20 Hanwha Techwin Co., Ltd. Monitoring apparatus and system using 3D information of images and monitoring method using the same
KR20150031994A (ko) * 2013-09-17 2015-03-25 삼성전자주식회사 디스플레이 장치 및 디스플레이 장치의 제어방법
CN109459863A (zh) * 2017-09-06 2019-03-12 京东方科技集团股份有限公司 一种显示面板组件及其显示方法
EP3959469A4 (en) 2019-04-22 2022-12-28 LEIA Inc. TIME MULTIPLEXING BACKLIGHT, MULTI-VIEW DISPLAY DEVICE, AND METHOD
CN112882265A (zh) * 2021-01-21 2021-06-01 维沃移动通信有限公司 显示面板、电子设备、显示方法及系统

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5264964A (en) * 1991-12-18 1993-11-23 Sades Faris Multi-mode stereoscopic imaging system
GB2297389A (en) * 1995-01-28 1996-07-31 Sharp Kk Three dimensional display having autostereoscopic and stereoscopic modes
US7190518B1 (en) * 1996-01-22 2007-03-13 3Ality, Inc. Systems for and methods of three dimensional viewing
KR20100075068A (ko) 2008-12-24 2010-07-02 삼성전자주식회사 입체영상 표시장치 및 그 제어방법
RU2408163C2 (ru) * 2008-12-25 2010-12-27 Общество с ограниченной ответственностью "Стани 3Д" Способ формирования и наблюдения стереоизображений с максимальным пространственным разрешением и устройство для его реализации (варианты)
JP5458655B2 (ja) 2009-04-30 2014-04-02 Jfeスチール株式会社 熱間仕上圧延機用ワークロール、熱間仕上圧延機列と圧延方法
JP2011107589A (ja) * 2009-11-20 2011-06-02 Sony Corp 立体表示装置
JP5516363B2 (ja) * 2010-11-22 2014-06-11 ソニー株式会社 立体表示装置および方法

Also Published As

Publication number Publication date
CN102710946A (zh) 2012-10-03
JP5516363B2 (ja) 2014-06-11
JP2012114563A (ja) 2012-06-14
US20120127572A1 (en) 2012-05-24
EP2456212A2 (en) 2012-05-23
RU2011146359A (ru) 2013-05-20
TW201238325A (en) 2012-09-16
CN202663509U (zh) 2013-01-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1105491A2 (pt) Stereoscopic display apparatus, and, method for displaying images
JP5100875B1 (ja) 視域調整装置、映像処理装置および視域調整方法
US7440004B2 (en) 3-D imaging arrangements
US8878917B2 (en) Position-permissive autostereoscopic display systems and methods
JP5050120B1 (ja) 立体画像表示装置
BR112016005219B1 (pt) Dispositivo de visualização de imagem de múltiplos pontos de visualização, e método de controlar um dispositivo de visualização de imagem com múltiplos pontos de visualização
JP2011059638A (ja) 立体画像表示装置
KR101309705B1 (ko) 안경 및 이를 채용한 3d 영상표시 시스템
WO2015180402A1 (zh) 显示控制方法、装置及系统
JP2012105260A (ja) 3次元動画適合システム
JP3579585B2 (ja) 多視点同時観察型水平配置立体画像表示システム
JP2014153705A (ja) 映像表示装置
US9124880B2 (en) Method and apparatus for stereoscopic image display
KR101046259B1 (ko) 응시위치를 추적하여 입체영상을 표시하는 입체영상 표시장치
JP2013161035A (ja) 映像表示装置
JP2012060236A (ja) 画像処理装置、画像処理方法およびコンピュータプログラム
JP2012244466A (ja) 立体画像処理装置
JP2011139339A (ja) 立体画像表示装置
JPH11341517A (ja) 水平配置立体画像表示システム
US20110187831A1 (en) Apparatus and method for displaying three-dimensional images
KR20110136326A (ko) 삼차원 입체안경의 수평각 정보를 반영한 삼차원 스테레오스코픽 렌더링 시스템
JP2004279743A (ja) 三次元表示装置
JP2010139855A (ja) 表示装置、表示装置の制御方法、および制御プログラム
JP5343157B2 (ja) 立体画像表示装置、表示方法、およびテストパターン
JP2013055665A (ja) 視域調整装置、映像処理装置および視域調整方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]