BRPI1103728A2 - processador de sinal, mÉtodo de processamento de sinal, e,dispositivo de exibiÇço - Google Patents

processador de sinal, mÉtodo de processamento de sinal, e,dispositivo de exibiÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI1103728A2
BRPI1103728A2 BRPI1103728-8A BRPI1103728A BRPI1103728A2 BR PI1103728 A2 BRPI1103728 A2 BR PI1103728A2 BR PI1103728 A BRPI1103728 A BR PI1103728A BR PI1103728 A2 BRPI1103728 A2 BR PI1103728A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
image
signal
section
displayed
phase
Prior art date
Application number
BRPI1103728-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Nobutane Chiba
Original Assignee
Sony Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corp filed Critical Sony Corp
Publication of BRPI1103728A2 publication Critical patent/BRPI1103728A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N13/00Stereoscopic video systems; Multi-view video systems; Details thereof
    • H04N13/10Processing, recording or transmission of stereoscopic or multi-view image signals
    • H04N13/106Processing image signals
    • H04N13/128Adjusting depth or disparity
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04NPICTORIAL COMMUNICATION, e.g. TELEVISION
    • H04N13/00Stereoscopic video systems; Multi-view video systems; Details thereof
    • H04N13/20Image signal generators
    • H04N13/204Image signal generators using stereoscopic image cameras
    • H04N13/239Image signal generators using stereoscopic image cameras using two 2D image sensors having a relative position equal to or related to the interocular distance

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Multimedia (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Testing, Inspecting, Measuring Of Stereoscopic Televisions And Televisions (AREA)
  • Controls And Circuits For Display Device (AREA)

Abstract

"PROCESSADOR DE SINAL, MÉTODO DE PROCESSAMENTO DE SINAL, DISPOSITIVO DE EXIBIÇçO, E, PRODUTO DE PROGRAMA". Um processador de sinal inclui: uma seção de coincidência de fase adaptada para produzir dois sinais de imagem supridos de duas câmeras em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda e o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita; uma seção de ajuste de fase adaptada para trocar a fase horizontal do sinal de imagem direito e/ou esquerdo com base em um deslocamento de fase de modo a mover as imagens direita e esquerda horizontalmente por uma distância predeterminada e emitir os sinais de imagem com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e uma seção de leitura adaptada para emitir os sinal de imagem esquerda e/ou direita, na qual daquelas áreas exibidas tridimensionalmente e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida bidimensionalmente, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foram substtituídas por uma imagem diferente daquelas áreas exibidas tridimensionalmente.

Description

"PROCESSADOR DE SINAL, MÉTODO DE PROCESSAMENTO DE SINAL, E, DISPOSITIVO DE EXIBIÇÃO"
FUNDAMENTOS
A presente descrição se refere a um processador de sinal, método de processamento de sinal, dispositivo de exibição e produto de programa adequado, por exemplo, para mudar paralaxe entre imagens emitidas a partir de duas câmeras arranjadas para produzir paralaxe formando imagem do mesmo objeto.
Na técnica relacionada, uma técnica está disponível para produzir uma imagem tridimensional que pode ser estereoscopicamente visualizada pelo usuário usando imagens do mesmo objeto capturado através das duas câmeras arranjadas de acordo com o paralaxe entre os olhos direito e esquerdo do usuário. As duas imagens capturadas pelas duas câmeras são referidas como a imagem esquerda e imagem direita para coincidir com os olhos esquerdo e direito do usuário (a imagem esquerda e imagem direita será daqui em diante também referidas como as "imagens esquerda e direita"). Aqui, se há uma discrepância em configurações de parâmetros tais como matiz, intensidade luminosa por unidade de área e posição de formação de imagens entre as duas câmeras, uma imagem tridimensional apropriada pode não ser exibida. Por conseguinte, o usuário manipula as câmeras para exibir as imagens esquerda e direita em dois monitores ou outros dispositivos de exibição empilhados um no topo de um outro ou arranjado lado a lado e ajustar as configurações de parâmetro enquanto comparando as imagens esquerda e direita.
De modo a produzir uma imagem tridimensional e mudar a
maneira no qual profundidade é adicionada na técnica relacionada, por outro lado, é necessário mover a posição do objeto onde as imagens esquerda e direita são simétricas. Então, o usuário tem as imagens do objeto movido exibido em um monitor tridimensional para verificar se profundidade é adicionada como pretendido.
Patente Japonesa aberta ao público de N0 2002-125245 divulga um dispositivo de visualização estereoscópica operável para exibir as imagens esquerda e direita lado a lado e uma técnica operável para de modo horizontal mover as imagens a fim de configurar a posição para visualização estereoscópica. SUMÁRIO
Circunstancialmente, quando uma imagem tridimensional é capturada, primeiro paralaxe é simulado com um monitor tridimensional. Então, as plataformas para a quais as duas câmeras estão presas para capturar as imagens esquerda e direita são ajustadas a fim de ajustar o paralaxe
r
mecânico entre as câmeras. E assumido aqui que o monitor tridimensional é capaz de exibir as imagens esquerda e direita que moveram-se de forma horizontal pela mesma distância nas direções opostas. Neste momento, o usuário foca sua atenção somente no objeto a ser mudado. Por conseguinte, o usuário de modo estéreo primeiro vê o objeto no monitor tridimensional para verificar o efeito da modificação antes de efetivamente modificar os dados. Por conseguinte, se o objeto se move, é necessário ajustar as posições das câmeras ajustando as plataformas toda vez, assim sendo, resultando em um tempo de fotografar longo.
Por outro lado, quando a imagem tridimensional é editada, as imagens esquerda e direita são exibidas em uma maneira sobreposta em um monitor tridimensional. Neste momento, há um tempo quando alguém deseja mover as imagens esquerda e direita fora de alinhamento cada uma com a outra, Isto é, move-los de fase cada uma com a outra. Movendo as duas imagens fora de fase resulta em áreas livres de sobreposições ou com menos sobreposições pela mesma quantidade que erro de registro. Contudo, quando o usuário verifica as imagens na tela durante edição, a diferença na maneira na qual as imagens se sobrepõem freqüentemente torna as imagens extremamente difíceis de ver. Por exemplo, quanto mais as imagens esquerda e direita são movidas fora de alinhamento, mais áreas nas quais as imagens esquerda e direita não se sobrepõem, isto é, as mais áreas que são difíceis de ver como a imagem tridimensional. Isto resulta em uma mistura de imagens tri- ou bidimensionais na mesma tela, assim sendo, tornando as imagens extremamente difíceis para o usuário ver.
Em face do exposto, é desejável facilitar o ajuste do paralaxe entre as imagens esquerda e direita.
A presente descrição traz dois sinais de imagens, i.e., um sinal de imagem esquerda armazenado em uma memória de imagem esquerda e um sinal de imagem direita armazenado em uma memória de imagem direita, em fase. Os sinais de imagem esquerda e direita são fornecidas a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptadas para formar imagem do mesmo objeto. A seguir, a fase horizontal fase do sinal de imagem
esquerda/direita é mudada com base em um deslocamento de fase especificado através de uma seção de operação.
A seguir, ambas ou uma das imagens esquerda e direita exibida em uma seção de exibição através dos sinais de imagens esquerda e direita é movida de modo horizontal de uma predeterminada distância, e os sinais de imagens esquerda e direita são emitidos com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita.
Então, o sinal de imagem da esquerda e/ou para a direita é emitido em alguma, daquelas áreas exibidas tridimensionalmente graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde a imagem à esquerda ou à direita é exibida bidimensionalmente, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
Isto torna possível exibir as áreas exibidas bidimensionalmente das imagens esquerda e direita diferentemente das áreas exibidas tridimensionalmente dela se ambos ou uma das imagens esquerda e direita exibidas na seção de exibição é movida de uma predeterminada distância.
Um método de processamento de sinal inclui: produzir dois sinais de imagens fornecidos a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptados para formar imagem do mesmo objeto em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda armazenada em uma memória de imagem esquerda, o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita armazenada em uma memória de imagem direita; trocar a fase horizontal do sinal de imagem esquerda/direita com base em um deslocamento de fase especificado por uma seção de operação a fim de mover ambas ou uma das imagens esquerda e direita exibidas em uma seção de exibição através dos sinais de imagens esquerda e direita de modo horizontal de uma predeterminada distância e emite os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e emitir o sinal de imagem esquerda/direita em alguma, daquelas áreas exibidas na seção de exibição tridimensional graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida na seção de exibição bidimensional, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
Um dispositivo de exibição inclui: uma seção de coincidência de fase adaptada para produzir dois sinais de imagens fornecidos a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptada para formar imagem do mesmo objeto em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda armazena em uma memória de imagem esquerda, o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita armazenada em uma memória de imagem direita; a seção de exibição adaptada para exibir imagens esquerda e direita através dos sinais de imagens esquerda e direita; uma seção de ajuste de fase adaptada para mudar a fase horizontal do sinal de imagem esquerda/direita com base em um deslocamento de fase especificado através de um seção de operação a fim de mover ambas ou uma das imagens esquerda e direita de modo horizontal de uma predeterminada distância e emitir os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e uma seção de leitura adaptada para emitir o sinal de imagem esquerda/direita em alguma, daquelas áreas exibidas na seção de exibição tridimensional graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida na seção de exibição bidimensional, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
Um produto de programa fazendo um computador: produzir dois sinais de imagens fornecidos a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptada para formar imagem do mesmo objeto em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda armazena em uma memória de imagem esquerda, o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita armazenada em uma memória de imagem direita; mudar a fase horizontal do sinal de imagem esquerda/direita com base em um deslocamento de fase especificado através de uma seção de operação a fim de mover ambos ou uma das imagens esquerda e direita exibidas em uma seção de exibição através dos sinais de imagens esquerda e direita no modo horizontal de uma predeterminada distância e emite os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e emitir o sinal de imagem esquerda/direita em alguma, daquelas áreas exibidas na seção de exibição tridimensional graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida na seção de exibição bidimensional, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
A presente descrição move de modo horizontal ambas ou uma das imagens esquerda e direita exibida em uma seção de exibição através dos sinais de imagens esquerda e direita de uma predeterminada distância e emite os sinais de imagens esquerda e direita para as imagens esquerda e direita com paralaxe trocado. Isto assegura que as áreas livres de imagem se sobrepõem correspondendo às áreas exibidas bidimensionalmente não são exibidas e se torna mais fácil perceber somente áreas exibidas tridimensionalmente, assim sendo, tornando mais fácil para o usuário ver uma imagem tridimensional. Adicionalmente embora o tamanho das áreas exibidas tridimensionalmente correspondendo a uma sobreposição de imagem seja reduzido, o usuário vê a sobreposição das imagens esquerda e direita, assim sendo, tornando a presente descrição praticamente benéfica. Isto permite ao usuário facilmente verificar a mudança na imagem visualizada no modo estéreo resultando da mudança em paralaxe manipulando a seção de operação enquanto ao mesmo tempo vendo as imagens esquerda e direita com paralaxe trocado na seção de exibição. DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
FIGS. IA e IB são diagramas de configuração ilustrando um exemplo de arranjo de duas câmeras de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito de acordo com uma modalidade da presente descrição;
FIG. 2 é um diagrama em bloco ilustrando um exemplo de configuração interna de um processador de sinal de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 3 é um diagrama em bloco ilustrando um exemplo de configuração interna do sinal processador de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIGS. 4A a 4V são diagramas de tempos ilustrando exemplos de temporizações de processamento do processador de sinal de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 5 é um diagrama em bloco ilustrando um exemplo de configuração interna de uma seção de leitura de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 6 é um diagrama em bloco ilustrando um exemplo de configuração interna de uma unidade de geração de temporização de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIGS. 7A a 7K são diagramas explicativos ilustrando um deslocamento de fase entre imagens esquerda e direita de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIGS. 8A a 8E são diagramas explicativos ilustrando um exemplo no qual a área exibida tridimensionalmente e a área exibida bidimensionalmente são exibidas diferentemente de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIGS. 9A a 9C são diagramas explicativos ilustrando o procedimento para mascarar a exibição das áreas exibidas bidimensionalmente usando um sinal de imagem esquerda de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIGS. IOA a IOC são diagramas explicativos ilustrando o procedimento para mascarar a exibição das áreas exibidas bidimensionalmente usando sinais de imagens esquerda e direita de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIGS. IlA a IlC são diagramas explicativos ilustrando um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda é invertido e introduzido de acordo com a modalidade da presente descrição; FIGS. 12Α e 12Β são diagramas explicativos ilustrando o procedimento para mascarar a exibição das áreas exibidas bidimensionalmente usando os sinais de imagens esquerda e direita de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 13 é um fluxograma ilustrando um exemplo de escrita de dados de imagem de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 14 é um fluxograma ilustrando um exemplo de leitura de dados de imagem de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 15 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um processo efetuado através de um contador de endereço de escrita de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 16 é um fluxograma ilustrando um exemplo de amostragem de endereço de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 17 é um fluxograma ilustrando um exemplo de emissão de um primeiro endereço de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 18 é um fluxograma ilustrando um exemplo de comparação de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 19 é um fluxograma ilustrando um exemplo de emissão de um segundo endereço de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 20 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um processo efetuado através de um contador de endereço de leitura de acordo com a modalidade da presente descrição;
FIG. 21 é um fluxograma ilustrando um exemplo de controle adaptado par atrasar a leitura dos sinais de imagens esquerda e direita de acordo com a modalidade da presente descrição; e
FIGS. 22A a 22F são diagramas explicativos ilustrando exemplos de exibição quando a diferença de fase entre as imagens esquerda e direita é mudada de acordo com a modalidade da presente descrição. DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES PREFERIDAS A descrição será dada abaixo do melhor modo para realizar a presente descrição (daqui em diante referida como uma modalidade). Deve ser notado que a descrição será dada na seguinte ordem.
1. Primeira modalidade (controle de saída dos sinais de imagens esquerda e direita: exemplo no qual as fases das imagens esquerda e direita são ajustadas) <1. Primeira modalidade>
[Exemplo no qual as Fases das Imagens Esquerda e Direita são Ajustadas]
A descrição será dada abaixo de uma modalidade da presente descrição com referência aos desenhos anexos. Um exemplo será descrito no qual a presente descrição é aplicada a um processador de sinal 10 adaptado para mudar as fases da imagens esquerda e direita e emite os sinais dessas imagens e o método de processamento de sinal usado pelo mesmo processador 10. Deve ser notado que, na descrição dada abaixo, a presente descrição é aplicada ao processador de sinal 10 que é separado de uma seção de exibição 8 servindo como um monitor tridimensional capaz de exibir uma imagem tridimensional. Contudo, a presente descrição é aplicável a um dispositivo de exibição incorporando o processador de sinal IOea seção de exibição 8.
FIGS. IA e IB ilustram um exemplo de arranjo de duas câmeras IL e IR de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito. FIG. IA ilustra um exemplo de arranjo das duas câmeras IL e IR. FIG. IB ilustra um exemplo da diferença em como objetos 2a a 2c parecem. A FIG. IBi apresenta a diferença de fase na traseira do objeto, A FIG. IB2 é o plano de referência sem nenhuma diferença de fase e a FIG. IB3 apresenta a diferença de fase na frente do objeto.
A câmera IL (câmera esquerda) adaptada para emitir um sinal de imagem esquerda e a câmera IR (câmera direita) adaptada para emitir um sinal de imagem direita são arranjadas lado a lado de acordo com a distância entre os olhos humanos para formar imagem do mesmo objeto. A seção de exibição 8 (referir à Fig. 2 que será descrita mais tarde) exibe uma imagem esquerda quando fornecida com o sinal de imagem esquerda e exibe uma imagem direita quando fornecida com o sinal de imagem direita. Assumindo que a interseção entre as direções de foco da câmera ILelR (BB e AA) está em um plano de referência 2d, isto é, plano no qual os focos das duas câmeras intersectam, o paralaxe 2e pode ser encontrado a partir da distância entre o plano de referência e a câmera IL ou IR.
Aqui, o objeto 2b está localizado no plano de referência. Por conseguinte, o usuário pode não ver de modo estéreo a imagem exibida na seção de exibição 8. Contudo, o objeto 2a está localizado mais para trás a partir das câmeras IL e IR do que o plano de referência. Por causa do efeito de profundidade EP, o objeto 2a exibido na seção de exibição 8 parece para o usuário como se estivesse localizado mais para trás do que o plano de referência. Por outro lado, o objeto 2c está localizado mais para frente das câmeras IL e IR do que o plano de referência. Por causo do efeito de pop-out EA, o objeto 2c parece para o usuário como ele está localizado mais para frente do que o plano de referência.
Assumindo que o plano formado pela interseção entre o foco das duas câmeras é um plano de referência, um efeito de pop-out pode ser produzido quando o objeto está localizado mais para frente do que o plano de referência, e um efeito de profundidade pode ser produzido quando o objeto está localizado mais para trás do que o plano de referência. Neste momento, a diferença no foco entre as duas câmeras é referido como paralaxe 2e. Paralaxe é um valor importante no tratamento de imagem tridimensional. A maior preocupação para projetistas é de qual posição do objeto uma imagem falha como uma imagem tridimensional. Por conseguinte, o arranjo das câmeras IL e IR em posições apropriadas relativas cada uma com a outra é a tarefa mais demorada.
FIG. 2 ilustra um exemplo de configuração interna do processador de sinal 10.
O processador de sinal 10 inclui uma seção de escrita 3. A seção de escrita escreve uma imagem esquerda ( sinal de imagem esquerda) fornecido a partir da câmera IL para uma memória de imagem esquerda 5L e uma imagem direita (sinal de imagem direita) fornecida a partir da câmera IR para uma memória de imagem direita 5R. O processador de sinal 10 ainda inclui uma seção de coincidência de fase 4. A seção de coincidência de fase 4 coincide, com base nas temporizações de escrita das imagens esquerda e direita fornecidas a partir da seção de escrita 3, as fases dos sinais de imagens esquerda e direita fornecidas a partir das duas câmeras (câmeras ILe IR) que estão arranjadas de acordo com uma distância entre os olhos humanos para formar imagem do mesmo objeto.
O processador de sinal 10 ainda inclui uma seção de ajuste de fase 6. A seção de ajuste de fase 6 muda, com base no deslocamento especificado através de uma seção de operação 9, as fases horizontais do sinal de imagem esquerda/direita. A seção de ajuste de fase 6 de modo horizontal move ambas ou uma das imagens esquerda e direita exibida na seção de exibição 8 através dos sinais de imagens esquerda e direita de uma predeterminada distância, e emite os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita. O processador de sinal ainda inclui uma seção de leitura 7. A seção de leitura 7 lê a imagem esquerda a partir da memória de imagem esquerda 5L e a imagem direita a partir da memória de imagem direita 5R e emites as imagens esquerda e direita lidas para a seção de exibição 8.
RAMs de portas duais (Memória de Acesso Randômico) são usadas como as memórias de imagem esquerda e direita 5L e 5R no presente exemplo. Por outro lado, um comutador rotativo é usado, por exemplo, como a seção de operação 9, assim sendo, permitindo ao usuário manipular o comutador para selecionar quais das imagens esquerda e direita mover e especificar a distância pela qual a imagem é para ser movida. Neste momento, é possível mover somente a imagem esquerda ou direita ou mover ambas das imagens ao mesmo tempo.
A descrição será dada a seguir da operação de cada seção.
As imagens esquerda e direita são fornecidas para o
processador de sinal 10 das câmeras IL e IR. A seção de escrita 3 escreve as imagens esquerda e direita introduzidas para as memórias de imagem esquerda e direita 5L e 5R, respectivamente. Ao mesmo tempo, a seção de escrita 3 emite as temporizações de entrada das imagens esquerda e direita fornecidas ao processador de sinal 10 para a seção de coincidência de fase 4.
A seção de coincidência de fase 4 emite o endereço de escrita da imagem esquerda, achado com base na temporização de entrada recebido a partir da seção de escrita 3, para a memória de imagem esquerda 5L. A imagem esquerda é escrita para um endereço de escrita da imagem esquerda da memória de imagem esquerda 5L através da seção de escrita 3. De forma similar, a seção de coincidência de fase 4 emite o endereço de escrita de imagem direita para a memória de imagem direita 5R. A imagem direita é escrita para o endereço de escrita de imagem direita da memória de imagem direita 5R através da seção de escrita 3. Ao mesmo tempo, a seção de coincidência de fase 4 emite os endereços de início de leitura e a temporização equivalente, que será descrito mais tarde, para a seção de ajuste de fase 6. As imagens esquerda e direita são lidas respectivamente a partir dos endereços de início de leitura das memórias de imagem esquerda e direita 5L e 5R através da seção de leitura 7. A seção de ajuste de fase 6 adiciona o retardo, introduzida a
partir da seção de operação 9, para o endereço de início de leitura recebido a partir da seção de coincidência de fase 4. Então, a seção de ajuste de fase 6 acha os endereços de leitura da imagem esquerda e direita. A imagem esquerda é lida a partir do endereço de leitura da imagem esquerda da memória de imagem esquerda 5L através da seção de leitura 7. A imagem direita é lida a partir do endereço de leitura da imagem direita da memória de imagem direita 5R através da seção de leitura 7. A seção de ajuste de fase 6 emite esses endereços de leitura para a seção de leitura 7.
A seção de leitura 7 lê as imagens esquerda e direita respectivamente das memórias de imagem esquerda e direita 5L e 5R com base nos endereços de leitura das imagens esquerda e direita recebidos proveniente da seção de ajuste de fase 6 e emite as imagens esquerda e direita para a seção de exibição 8. Neste momento, a seção de leitura 7 identifica aquelas áreas exibidas tridimensionalmente graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida bidimensionalmente. Então, a seção de leitura 7 emite o sinal de imagem esquerda/direita no qual a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
Aqui, se os sinais de imagens esquerda e direita são seqüencialmente lidas a partir dos elementos de tratamento de imagem das câmeras IL e IR não mostrados, o fato que esses sinais de imagens esquerda e direita são seqüencialmente fornecidas para o processador de sinal 10 será referido como "entrada normal". O fato que os sinais de imagens esquerda e direita são emitidos nesta seqüência para a seção de exibição 8 será referido como "saída normal". Por outro lado, se as imagens exibidas pelos sinais de imagens esquerda e direita que são lidos seqüencialmente a partir dos elementos de tratamento de imagem não mostrados são espelhadas simetricamente cada uma com a outra por causa, por exemplo, de um espelho fornecido em frente das câmeras e IR, o fato que esses sinais de imagens esquerda e direita são seqüencialmente fornecidos para o processador de sinal será referido como "entrada invertida". O fato que os sinais de imagens esquerda e direita são invertidos e emitidos como com saída normal será referida como "saída invertida".
A seção de leitura 7 no presente exemplo substitui, por outro sinal de imagem, a área não incluindo o sinal de imagem de esquerda ou direita na tela da seção de exibição devido a fase avançada ou atrasada do sinal de imagem de esquerda ou direita a ser fornecido, e emite o sinal resultante. Por outro lado, se a luz de imagem do objeto entrando na câmera IL e aquela entrando na câmera IR são invertidas relativas cada uma com a outra, a seção de leitura 7 é também capaz de inverter a saída do sinal de imagem de esquerda ou direita invertido e introduzido, substituindo, por outro sinal de imagem, a área não incluindo o sinal de imagem de esquerda ou direita, e emitir o sinal resultante. A seção de exibição 8 é um monitor tridimensional adaptado para exibir tridimensionalmente o objeto com base nos sinais de imagem esquerda e direita lidos respectivamente a partir das memórias de imagem esquerda e direita 5L e 5R. FIG. 3 ilustra um mais detalhado exemplo de configuração
interna do processador de sinal 10.
O processador de sinal 10 processa os sinais de imagens esquerda e direita separadamente para ajustar as fases desses sinais.
Como ilustrado na FIG. 2, o processador de sinal 10 inclui a memória de imagem esquerda 5L adaptada para armazenar as imagens esquerdas. A memória de imagem esquerda 5L é fornecida com dados da imagem esquerda (I_LEFT_DATA) e um endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT). A imagem esquerda dados é determinada pelo sinal de imagem esquerda. O endereço de escrita da imagem esquerda especifica o endereço de escrita em uma memória de imagem esquerda 5L. Adicionalmente a memória de imagem esquerda 5L é fornecida com o endereço de leitura da imagem esquerda (RE_ADRS_LEFT) a partir do qual a imagem esquerda é lida pela seção de leitura 7, assim sendo, permitindo dados da imagem esquerda (0_LEFT_DATA) que foram ajustados em fase para serem lidos pela seção de leitura 7.
A seção de coincidência de fase 4 inclui o contador de endereço de escrita da imagem esquerda 1IL adaptada para contar o endereço de escrita da memória de imagem esquerda 5L para a qual o sinal de imagem esquerda é escrito pela seção de escrita 3. A seção de coincidência de fase 4 ainda inclui o contador de endereço de escrita da imagem direita IlR adaptado para contar o endereço de escrita da memória de imagem direita 5R para a qual o sinal de imagem direita é escrito pela seção de escrita 3. O contador de endereço de escrita da imagem esquerda IlL repete um ciclo de contagem do endereço da memória de imagem esquerda 5L para a qual os dados da imagem esquerda são escritos, sendo re- configurado para Ό' quando a contagem excede 10 bits (1023) e inicia a contagem de novo. Este processo é de forma similar efetuado pelo contador de endereço de escrita da imagem direita 1 IR.
A seção de coincidência de fase 4 ainda mais inclui uma seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L. A mesma seção 12L acha, com base no endereço de escrita, o endereço de início de leitura da imagem esquerda usado pela seção de leitura 7 para ler o sinal de imagem esquerda a partir da memória de imagem esquerda 5L. A seção de coincidência de fase 4 ainda mais inclui uma seção de amostragem de endereço da imagem direita 12R. A mesma seção 12R acha, com base no endereço de escrita, o endereço de início de leitura da imagem direita usada pela seção de leitura 7 para ler o sinal de imagem direita a partir da memória de imagem direita 5R.
Ainda adicionalmente a seção de coincidência de fase 4 inclui uma primeira seção de adição 13L. A mesma seção 13L emite o endereço de soma da imagem esquerda obtido adicionando junto um retardo fixo e o endereço de início de leitura da imagem esquerda. O retardo fixo é determinado por uma mudança em fase do sinal de imagem esquerda permissível. Ainda adicionalmente a seção de coincidência de fase 4 inclui uma primeira seção de adição 13R. A mesma seção 13R emite o endereço de soma da imagem direita obtido adicionando junto um retardo fixo e o endereço de início de leitura da imagem direita. O retardo fixo é determinado por uma mudança em fase do sinal de imagem direita permissível. A primeira seção de adição 13L é fornecida com o retardo fixo. A mesma seção 13L é também fornecida com o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) a partir da seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L. A primeira seção de adição 13L emite o endereço de soma da imagem esquerda (ADD_ADRS_LEFT) obtido por adição. Este processo é de forma similar efetuado pela primeira seção de adição 13R.
Ainda adicionalmente a seção de coincidência de fase 4 inclui uma seção de comparação 14L. A mesma seção 14L compara o endereço de escrita da imagem esquerda e o endereço de soma da imagem esquerda e emite a posição do endereço de soma da imagem esquerda no endereço de escrita da imagem esquerda como uma temporização equivalente no qual os sinais de imagens esquerda e direita estão em fase. Ainda adicionalmente a seção de coincidência de fase 4 inclui uma seção de comparação 14R. A mesma seção 14R compara o endereço de escrita de imagem direita e o endereço de soma da imagem direita e emite a posição do endereço de soma da imagem direita no endereço de escrita de imagem direita com uma temporização equivalente no qual os sinais de imagens esquerda e direita estão em fase. A seção de comparação 14L compara o endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT) fornecido a partir do contador de endereço de escrita da imagem esquerda IlL e o endereço de soma da imagem esquerda (ADD_ADRS_LEFT) fornecido a partir da primeira seção de adição 13L. Então, a mesma seção 14L emite o resultado da comparação. Este resultado da comparação é fornecida para um contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L, assim sendo, permitindo coincidir a fase entre as imagens esquerda e direita. Este processo é de forma similar efetuado pela seção de comparação 14R.
A seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L é fornecida com um sinal de temporização (I LEFT TIMING) proveniente de um gerador de temporização não mostrado para fazer amostragem do endereço de escrita da imagem esquerda. Adicionalmente a mesma seção 12L é fornecida com o endereço de escrita da imagem esquerda proveniente do contador de endereço de escrita da imagem esquerda 11L. Então, a seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L emite o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) com base no endereço de escrita da imagem esquerda amostrado. O endereço de início de leitura da imagem esquerda especifica o começo do sinal de imagem esquerda para a seção de ajuste de fase 6.
A seção de ajuste de fase 6 inclui uma seção de controle de retardo 15. A mesma seção 15 controla o retardo de leitura para ler o sinal de imagem esquerda a partir da memória de imagem esquerda 5L e o sinal de imagem direita a partir da memória de imagem direita 5R com base na entrada proveniente da seção de operação 9. A CPU (Unidade de Processamento Central) é, por exemplo, usada como a seção de controle de retardo 15. A seção de operação 9 inclui, por exemplo, um botão rotativo de controle e determina o retardo da imagem esquerda ou direita de acordo com o nível no botão rotativo de controle manipulado pelo usuário.
Adicionalmente a seção de ajuste de fase 6 inclui uma segunda seção de adição 16L. A mesma seção 16L emite o endereço de controle da imagem esquerda adicionando junto ao retardo de leitura da imagem esquerda e endereço de início de leitura da imagem esquerda. O endereço de controle da imagem esquerda é usado para controlar a posição de leitura para ler o sinal de imagem esquerda a partir da memória de imagem esquerda 5L. Ainda adicionalmente a seção de ajuste de fase 6 inclui uma segunda seção de adição 16R. A mesma seção 16R emite o endereço de controle da imagem direita adicionando junto ao retardo de leitura da imagem direita e endereço de início de leitura da imagem direita. O endereço de controle da imagem direita é usado para controlar a posição de leitura para ler o sinal de imagem direita a partir da memória de imagem direita 5R.
A segunda seção de adição 16L é fornecida com um retardo de leitura da imagem esquerda (RE_LEFT_DELAY) a partir da seção de controle de retardo 15 e o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) a partir da seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L. Então, a mesma seção 16L adiciona um retardo de leitura da imagem esquerda (RE_LEFT_DELAY) usado como uma mudança em fase especificada pela manipulação do usuário para o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) usado como um endereço de referência. Então, a segunda seção de adição 16L emite o endereço de controle da imagem esquerda (LEFT_ADRS_CONTROL) obtida por adição. Aqui, se a mudança em fase é igual ao retardo fixo, a fase da imagem esquerda não muda. Por conseguinte, a imagem esquerda exibida na seção de exibição 8 não move. Este processo é de forma similar efetuado pela segunda seção de adição 16R.
Deve ser notado que a seção de ajuste de fase 6 inclui um contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L. O mesmo contador 17L conta, com base na temporização equivalente e endereço de controle da imagem esquerda, o endereço de leitura da imagem esquerda da memória de imagem esquerda 5L a partir da qual o sinal de imagem esquerda é lido pela seção de leitura 7. Adicionalmente a seção de ajuste de fase 6 inclui um contador de endereço de leitura da imagem direita 17R. O mesmo contador 17R conta, com base na temporização equivalente e endereço de controle da imagem direita, o endereço de leitura da imagem direita da memória de imagem direita 5R a partir da qual o sinal de imagem direita é lido pela seção de leitura 7. O contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L é fornecido com o endereço de controle da imagem esquerda (LEFT ADRS CONTROL) a partir da segunda seção de adição 16L e o resultado da comparação a partir da seção de comparação 14L. Então, o contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L emite, com base no resultado da comparação, o endereço de leitura da imagem esquerda para a memória de imagem esquerda 5L e para a seção de leitura 7. O endereço de leitura da imagem esquerda corresponde ao retardo pelo qual a operação de leitura é atrasada. Isto permite para a seção de leitura 7 ler os dados da imagem esquerda (0_LEFT_DATA) a partir da memória de imagem esquerda 5L através do predeterminado retardo. Este processo é de forma similar efetuado pelo contador de endereço de leitura da imagem direita 17R.
FIGS. 4A a 4V ilustram exemplos de temporizações de operação das diferentes seções.
FIGS. 4A a 4F ilustra exemplos de temporizações para ler ou escrever o sinal de imagem esquerda a partir de ou para a memória de imagem esquerda 5L.
FIG. 4A ilustra um exemplo de configuração do sinal de imagem esquerda.
O sinal de imagem esquerda (ILEFTDATA) inclui um período ativo (ATIVO) e período em branco (BLK). O período ativo representa o período de tempo durante o qual o sinal de imagem esquerda é exibido na seção de exibição 8. O período em branco representas o período de tempo durante o qual o sinal de imagem esquerda não é exibido na seção de exibição 8. Este sinal de imagem esquerda é escrito para a memória de imagem esquerda 5L como dados da imagem esquerda.
FIG. 4B ilustra a temporização de um período em branco horizontal do sinal de imagem esquerda (LEFT_HD).
Esta temporização é determinada pelo início do período em branco horizontal (HD) mostrado na Fig. 4A. Quando um período em branco horizontal começa, este sinal sobe para o nível alto. Quando um período em branco horizontal termina, este sinal cai para o nível baixo.
FIG. 4C ilustra um exemplo de um sinal de temporização de borda de avanço de sinal do sinal de imagem esquerda.
O sinal de temporização de borda de avanço de sinal (I_LEFT_TIMING) do sinal de imagem esquerda sobe para nível alto quando do começo de um período em branco horizontal do sinal de imagem esquerda. Deve ser notado, contudo, que este sinal de temporização sobe para o nível alto somente no começo de um período em branco, e que o sinal cai para o nível baixo imediatamente após.
FIG. 4D ilustra o endereço de escrita do sinal de imagem
esquerda.
Quando o sinal de imagem esquerda é escrito para a memória de imagem esquerda 5L, o endereço de escrita é contado para cada elemento mínimo de imagem horizontal. Então, quando o sinal de endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT) que inicia a partir de "0" é contado até "1023," o endereço é re-configurado para "0" de novo para repetir a contagem.
FIG. 4E ilustra o sinal de endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE START LEFT).
O contador de endereço de escrita da imagem esquerda IlL conta o endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT) na etapa com a escrita da imagem esquerda (sinal de imagem esquerda) para a memória de imagem esquerda 5L pela seção de escrita 3. Aqui, a seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L carrega o endereço de escrita mostrado na Fig. 4D com o endereço de início de leitura da imagem esquerda ("585" no presente exemplo) no momento quando o sinal de temporização da borda de avanço de sinal mostrado na Fig. 4C sobe para o nível alto.
FIG. 4F ilustra um exemplo de adição de um retardo fixo ao endereço de leitura do sinal de imagem esquerda (ADD_ADRS_LEFT).
A primeira seção de adição 13L adiciona o retardo fixo ("512" no presente exemplo") para o endereço de início de leitura da imagem esquerda mostrado na Fig. 4E. Como um resultado, o endereço de início de leitura da imagem esquerda muda para "585 + 512 = 1097." Contudo, o endereço pode ser contado somente até "1023." Por conseguinte, "1097 - 1023 = 74" é encontrado como o endereço de início de leitura da imagem esquerda obtido adicionando o retardo fixo.
Aqui, o retardo fixo é determinado pelos tamanhos das memórias de imagem esquerda e direita 5L e 5R. No presente exemplo, o retardo fixo é "512." Por conseguinte, se uma linha horizontal da imagens esquerda e direita é de 1024 elementos mínimos de imagem de comprimento, as imagens esquerda e direita podem ser movidas até 512 elementos mínimos de imagem ou tamanho de meia tela. Para o retardo fixo, por conseguinte, a soma dois valores, um sendo um deslocamento grande o bastante para acomodar o deslocamento de fase entre os sinais de imagens esquerda e direita e um outro sendo uma mudança em fase permissível para o usuário mudar a fase usando a seção de operação 9, é determinada antecipadamente. Por exemplo, se a mudança em fase permissível é "1000," é necessário o retardo fixo ser maior do que "1000."
FIGS. 4G a 4K ilustra exemplos de temporizações para ler ou escrever o sinal de imagem direita a partir da memória de imagem direita 5R. FIG. 4G ilustra um exemplo de configuração dos dados da
imagem direita.
O sinal de imagem direita (I_RIGHT_DATA) inclui um período ativo (ATIVO) e um período em branco (BLK). O período ativo representa o período de tempo durante o qual o sinal de imagem direita é exibido na seção de exibição 8. O período em branco representa o período de tempo durante o qual a imagem direita não é exibida na seção de exibição 8. Deve ser notado que os sinais de imagens esquerda e direita podem ser fornecidos para o processador de sinal 10 em tempos ligeiramente diferentes por causa de um leve diferença nos cabos de conexão entre as câmeras IL e IR e o processador de sinal 10. Por conseguinte, o processador de sinal 10 coincide com as fases das imagens esquerda e direita introduzidas .
FIG. 4H ilustra a temporização de um período em branco horizontal do sinal de imagem direita (RIGHT_HD).
Esta temporização é determinada pelo início de um período em branco horizontal (HD) mostrado na Fig. 4G. Quando um período em branco horizontal começa, este sinal sobe para o nível alto. Quando um período em branco horizontal termina, este sinal cai para o nível baixo.
FIG. 41 ilustra um exemplo de um sinal de temporização da borda de avanço de sinal do sinal de imagem direita.
O sinal de temporização da borda de avanço de sinal (IRIGHTTIMING) do sinal de imagem direita sobe para o nível alto quando do começa de um período em branco horizontal do sinal de imagem direita e então cai para o nível baixo imediatamente após.
FIG. 4J ilustra o endereço de escrita do sinal de imagem direita.
Quando o sinal de imagem direita é escrito para a memória de imagem direita 5R, o endereço de escrita é contado para cada elemento mínimo de imagem horizontal. Então, quando o sinal de endereço de escrita de imagem direita (WR_ADRS_RIGHT) que inicia a partir de "0" é contado até "1023," o endereço é re-configurado para "0" de novo para repetir a contagem.
FIG. 4K ilustra o sinal de endereço de início de leitura da imagem direita (RE START RIGHT).
O contador de endereço de escrita da imagem direita IlR conta o endereço de escrita de imagem direita (WR_ADRS_RIGHT) na etapa com a escrita da imagem direita (sinal de imagem da direita) para a memória de imagem direita 5R pela seção de escrita 3. Aqui, a seção de amostragem de endereço da imagem direita 12R carrega o endereço de escrita mostrado na Fig. 4 J como o endereço de início de leitura da imagem direita ("438" no presente exemplo) no momento quando o sinal de temporização de borda de avanço de sinal mostrado na Fig. 41 sobe para o nível alto.
FIGS. 4L a 4U ilustra exemplos de ajuste de fase entre as imagens esquerda e direita.
FIG. 4L ilustra uma temporização equivalente no qual o endereço de escrita da imagem esquerda é igual ao endereço de escrita da imagem esquerda após adição.
Aqui, a temporização equivalente (EQ_TIM1) é mostrada que sobe para o nível alto quando o endereço de escrita da imagem esquerda (WRADRSLEFT) mostrado na Fig. 4D é igual ao endereço de soma da imagem esquerda (ADD_ADRS_LEFT) mostrado na Fig. 4F obtido adicionando o retardo fixo "512."
FIG. 4M ilustra um exemplo do endereço de controle da imagem esquerda.
O endereço de controle da imagem esquerda (LEFTADRSCONTROL) ilustra um exemplo no qual o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) mostrado na Fig. 4E é coincidente com a temporização equivalente (EQ_TIM1) mostrado na Fig. 4L.
FIG. 4N ilustra um exemplo do endereço de controle da imagem direita.
O endereço de controle da imagem direita (RIGHT ADRS CONTROL) ilustra um exemplo no qual o endereço de início de leitura da imagem direita (RE_START_RIGHT) mostrado na Fig. 4Κ é coincidente com a temporização equivalente (EQ TIMl) mostrado na Fig. 4L.
Deve ser notado que a mudança em fase especificada pela seção de controle de retardo 15 é "0" para ambos, o endereço de controle da imagem esquerda (LEFT_ADRS_CONTROL) mostrado na Fig. 4M e o endereço de controle da imagem direita (RIGHTADRSCONTROL) mostrado na Fig. 4N.
FIG. 40 ilustra um exemplo do endereço de leitura da imagem esquerda (RE ADRS LEFT).
Como ilustrado na FIG. 4M, o contador de leitura começa a partir de "585" para o endereço de controle da imagem esquerda (LEFT ADRS CONTROL). Então, um contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L incrementa o contador de leitura de um de cada vez.
FIG. 4P ilustra a exemplo de configuração do sinal de imagem
esquerda.
Um período em branco do sinal de imagem esquerda (0_LEFT_DATA) é mostrado para começar a partir de uma das posições indicadas pela temporização equivalente mostrada na Fig. 4L.
FIG. 4Q ilustra um exemplo do endereço de leitura da imagem direita (READRSRIFGT).
Como ilustrado na FIG. 4N, o contador de leitura começa a partir de "438" para o endereço de controle da imagem direita (RIGHT ADRS CONTROL). Então, o contador de endereço de leitura da imagem direita 17R incrementa o contador de leitura de uma a cada vez.
FIG. 4R ilustra um exemplo de configuração do sinal de imagem direita.
O período em branco do sinal de imagem direita (0_RIGHT_DATA) é mostrado para começar a partir de uma das posições indicadas pela temporização equivalente mostrada na Fig. 4L. FIGS. 4Ρ e 4R mostram que os sinais de imagens esquerda e direita estão em fase com nenhuma diferença.
A descrição será dada a seguir de um caso no qual o usuário muda a fase do sinal de imagem esquerda manipulando a seção de operação 9. Aqui, um exemplo será mostrado no qual a mudança de fase é configurada para "+150."
FIG. 4S ilustra um exemplo do endereço de controle da imagem esquerda.
O endereço de controle da imagem esquerda (LEFT_ADRS_CONTROL) ilustra um exemplo no qual o endereço de início de leitura da imagem esquerda (REJSTART LEFT) mostrado na Fig. 4E é coincidente com a temporização equivalente (EQ_TIM1) mostrado na Fig. 4L. No presente exemplo, a mudança de fase é configurada para "+150." Por conseguinte, o endereço da imagem esquerda é 585 + 150 = 735.
FIG. 4T ilustra um exemplo do endereço de leitura da imagem esquerda (READRSLEFT).
Como ilustrado na FIG. 4S, o contador de leitura começa a partir de "735" para o endereço de controle da imagem esquerda (LEFT ADRS CONTROL). Então, o contador de leitura é incrementado de um a cada vez.
FIG. 4U ilustra o exemplo de configuração do sinal de imagem
esquerda.
r
E mostrado que a temporização de saída do sinal de imagem esquerda (0_LEFT_DATA) é atrasado relativo à temporização equivalente mostrada na Fig. 4L por causa da mudança na temporização de leitura.
FIG. 4V ilustra um exemplo da temporização de mascaramento (I_HD).
Esta temporização de mascaramento é usada para mascarar a saída do sinal de imagem durante mascaramento da seção de leitura 7. A temporização de mascaramento (IJHD) no presente exemplo é mostrada ser atrasado relativo à temporização horizontal da imagem esquerda (LEFTJHD) mostrado na Fig. 4B. Na descrição dada abaixo, o fato que a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente são substituídas por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente e então exibidas na seção de exibição 8 será referida como mascaramento.
FIG. 5 ilustra um exemplo de configuração interna da seção de
leitura 7.
A seção de leitura 7 inclui seções de seleção 21L e 21R. A seção de seleção 2IL seleciona se é para emitir um sinal de imagem esquerda ou sinal de mascaramento para a seção de exibição 8. A seção de seleção 21R seleciona se é para emitir um sinal de imagem direita ou sinal de mascaramento para a seção de exibição 8. Adicionalmente a seção de leitura 7 inclui as unidades de geração de temporização 22L e 22R adaptadas para emitirem, com base na predeterminada temporização, uma instrução para substituir a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente por uma diferente imagem. A unidade de geração de temporização 22L gera uma temporização de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita com base no sinal de imagem esquerda. A unidade de geração de temporização 22R gera uma temporização de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita com base no sinal de imagem direita. Por outro lado, cada uma das seções de seleção 2IL e 21R seleciona o sinal de imagem de esquerda ou direita fornecido a partir da seção de ajuste de fase 6 ou o sinal de mascaramento para substituir a imagem por uma diferente imagem com base na instrução proveniente da unidade de geração de temporização 22L ou 22R.
Adicionalmente a seção de leitura 7 inclui uma seção de cálculo de soma lógica 23L. A mesma seção 23L pega a soma lógica das temporizações de mascaramento fornecidas a partir das unidades de geração de temporização 22L e 22R e especifica a temporização de output do sinal de imagem esquerda para a seção de seleção 21L. Ainda adicionalmente, a seção de leitura 7 inclui uma seção de cálculo de soma lógica 23R. A mesma seção 23R pega a soma lógica das temporizações de mascaramento fornecidas a partir das unidades de geração de temporização 22L e 22R e especifica a temporização de saída do sinal de imagem direita para a seção de seleção 2 IR.
Na seção de leitura 7, a seção de seleção 2IL é fornecida com um sinal de imagem esquerda e sinal de mascaramento, e a seção de seleção 2IR é fornecida com um sinal de imagem direita e sinal de mascaramento. Aqui, os sinais de mascaramento fornecidos para as seções de seleção 2IL e 2IR são os mesmos sinais. Quando nível baixo é selecionado, as seções de seleção 2IL e 2IR emitem os sinais de imagens esquerda e direita, respectivamente, tal que as imagens esquerda e direita são exibidas na seção de exibição 8. Por outro lado, quando nível alto é selecionado, as seções de seleção 2IL e 2IR emitem o sinal de mascaramento, assim sendo, mascarando as áreas pretendidas das imagens esquerda e direita. Este sinal de mascaramento pode ser usado, por exemplo, para especificar uma cor com a qual preencher as áreas exibidas bidimensionalmente tal como preto, branco ou cinza.
As unidades de geração de temporização 22L e 22R emitidas,
com base nos temporizações de mascaramento introduzidas das imagens esquerda e direita, temporizações de mascaramento adaptadas para mascarar a imagem esquerda ou direita. As seções de cálculo de soma lógica 23L e 23R pega a soma lógica das temporizações de mascaramento fornecidas a partir das unidades de geração de temporização 22L e 22R e emite os resultados para as seções de seleção 2IL e 2IR, respectivamente. Isto permite às temporizações de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita serem controlados.
FIG. 6 ilustra um exemplo de configuração interna da unidades de geração de temporização 22L e 22R. Cada uma das unidades de geração de temporização 22L e 22R inclui um primeiro bloco de armazenamento 26. A mesma seção 26 armazena uma primeira temporização de mascaramento usada para mascarar o sinal de imagem de esquerda ou direita normalmente emitido para a seção de leitura 7 de acordo com a luz de imagem objeto. Adicionalmente cada uma das unidades de geração de temporização 22L e 22R inclui um segundo bloco de armazenamento 27. A mesma seção 27 armazena uma segunda temporização de mascaramento usada para mascarar o sinal de imagem de esquerda ou direita invertido e emitido de acordo com a luz de imagem objeto invertido. RAMs de duas (Memória de Acesso Randômico) duas portas são usadas, por exemplo, como o primeiro e segundo blocos de armazenamento 26 e 27.
Ainda adicionalmente cada uma das unidades de geração de temporização 22L e 22R inclui um bloco de controle de endereço 25. A mesma seção 25 supre, com base no retardo introduzido, endereços de escrita e leitura para as temporizações de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita para o primeiro e o segundo blocos de armazenamento 26 e 27. O bloco de controle de endereço 25 supre os endereços de escrita e leitura para a primeira temporização de mascaramento para o primeiro bloco de armazenamento 26 selecionado de acordo com a saída normal ou invertida do sinal de imagem esquerda/direita introduzido. Por outro lado, o bloco de controle de endereço 25 supre os endereços de escrita e leitura para a segunda temporização de mascaramento para o segundo bloco de armazenamento 27. Ainda adicionalmente cada uma das unidades de geração de temporização 22L e 22R inclui uma seção de seleção 28. A mesma seção 28 seleciona uma temporização de mascaramento usada para selecionar se é para mascarar a imagem esquerda ou direita. Então, a primeira ou segunda temporização de mascaramento é lida a partir do primeiro ou segundo bloco de armazenamento 26 ou 27 em cada uma das unidades de geração de temporização 22L e 22R. O primeiro ou segundo bloco de armazenamento 26 ou 27 é selecionado de acordo com a saída normal ou invertida.
Por outro lado, o bloco de controle de endereço 25 muda os endereços de escrita e leitura a serem fornecidos para o primeiro ou segundo bloco de armazenamento 26 ou 27 de acordo com a mudança em fase do sinal de imagem de esquerda ou direita se saída normal é usada como uma referência. Aqui, a temporização de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita normalmente introduzidos a partir das câmeras IL e IR é escrito para o primeiro bloco de armazenamento 26. Por outro lado, a temporização de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita invertidos e introduzidos a partir das câmeras IL e IR é escrita para o segundo bloco de armazenamento 27. O primeiro e o segundo blocos de armazenamento 26 e 27 são ambos fornecidos com um sinal de operação de mascaramento (I_HD) mostrado na Fig. 4V. Então, os endereços de escrita e leitura são fornecidos para o primeiro e o segundo blocos de armazenamento 26 e 27 a partir do bloco de controle de endereço 25.
As temporizações de mascaramento adaptadas para mascarar os sinais de imagens esquerda e direita são lidos a partir do primeiro e o segundo blocos de armazenamento 26 e 27. Duas temporizações de mascaramento estão disponíveis, um (my_mask) adaptado para indicar que o próprio sinal de imagem é mascarado e um outro (u_mask) adaptado para indicar que o outro sinal de imagem é mascarado. Por exemplo, se o bloco de controle de endereço 25 escreve "100" para o primeiro e o segundo blocos de armazenamento 26 e 27 como o endereço de escrita, a mesma seção 25 escreve "150," a soma de "100" e "50," para esses blocos de armazenamento como o endereço de leitura.
O valor de endereço do sinal de operação de mascaramento (I_HD) escrito como "1" para o primeiro e o segundo blocos de armazenamentos 26 e 27 é submetidos à correção de retardo com base no retardo de entrada. Aqui, se o retardo é "+10," o retardo da temporização de mascaramento lida a partir do primeiro bloco de armazenamento 26 é também "+10." Por outro lado, o retardo da temporização de mascaramento lida a partir do segundo bloco de armazenamento 27 é "-10."
No caso de entrada normal, a própria e outras imagens são mascaradas na mesma posição. Por conseguinte, a temporização de mascaramento lida a partir do primeiro bloco de armazenamento 26 é emitido, por exemplo, como a temporização de mascaramento (u_mask) indicando que a imagem esquerda está mascarada quando a imagem direita é a própria imagem. De forma similar, porque nível baixo é selecionado pela seção de seleção 28, a temporização de mascaramento lida a partir do primeiro bloco de armazenamento 26 é emitido como a temporização de mascaramento (my_mask) indicando que a própria imagem direita está mascarada.
No caso de entrada invertida, a própria e outras imagens são mascaradas em diferentes posições. Então, o valor fixo (I_FLIP) que subiu para o nível alto é fornecido para a seção de seleção 28, assim sendo, comutando a mesma seção 28 para o nível alto. Como um resultado, a temporização de mascaramento lida a partir do segundo bloco de armazenamento 27 é emitido, por exemplo, como a temporização de mascaramento (myjmask) indicando que a imagem direita a ser invertida e emitida está mascarada. Adicionalmente a temporização de mascaramento lida a partir do primeiro bloco de armazenamento 26 é emitido, por exemplo, com a temporização de mascaramento (u_mask) indicando que a imagem esquerda está mascarada quando a imagem direita é a própria imagem.
FIGS. 7A a 7E ilustra exemplos nos quais as fases das imagens esquerda e direita exibidas na seção de exibição 8 são ajustadas.
Uma imagem esquerda 31, uma imagem direita 33 e uma imagem superposta 32, obtida sobrepondo as imagens esquerda e direita 31 e 33, são exibidas na seção de exibição 8 em movimento de 10 pixéis e zoom de +3. O usuário 50 ajusta as fases das imagens esquerda e direita girando um botão rotativo de controle 4 na direção horária (direção positiva) ou anti- horária (direção negativa). O botão rotativo de controle é usado com a seção de operação 9.
FIGS. 7 A a 7K ilustram exemplos de como as imagens
parecem quando as imagens esquerda e direita 31 e 33 são movidas de modo horizontal.
Aqui, o termo "primeira e segunda posições originais", respectivamente, XX e YY, na FIGS. 7A a 7K se referem as posições de ambas as bordas das imagens esquerda e direita quando essas imagens estão em fase. Então, a seção de ajuste de fase 6 exibe, na seção de exibição 8, o deslocamento de fase especificado pela seção de operação 9 ou o valor obtido calculando metadados fornecidos a partir das câmeras. O termo "zoom" é um exemplo de um parâmetro da câmera e indica que parâmetro deve ser mudado para alcançar o plano de referência corrente. No presente exemplo, informação é exibida na seção de exibição 8 indicando que as imagens vão parecer as mesmas que quando "3" é adicionando as configurações de zoom corrente das câmeras IL e IR se o movimento das imagens esquerda e direita é de 10 elementos mínimos de imagem. Alternativamente, a "distância" pode ser usada com um parâmetro tal que o usuário é notificado que o movimento de 10 elementos mínimos de imagem significa o movimento do plano de referência para frente e para trás.
FIG. 7A ilustra um exemplo de exibição da imagem esquerda 31.
FIG. 7B ilustra um exemplo de exibição da imagem direita 33.
FIG. 7C ilustra um exemplo de exibição quando somente a imagem esquerda 31 compondo a imagem sobreposta 32 no plano de referência é movida.
FIG. 7D ilustra um exemplo de exibição quando somente a imagem direita 33 compondo a imagem sobreposta 32 no plano de referência é movida.
FIG. 7E ilustra um exemplo de exibição quando ambas as imagens esquerda e direita 31 e 33 compondo a imagem sobreposta 32 no plano de referência são movidas.
Deve ser notado que as imagens esquerda e direita 31 e 33 estão em fase na FIGS. 7C a 7E.
FIGS. 7F a 7H ilustra exemplos de como as imagens parecem quando as imagens esquerda e direita 31 e 33 são movidas para a esquerda em uma localização outra do que o plano de referência.
FIG. 7F ilustra um exemplo de exibição quando a imagem esquerda 31 é movida para a esquerda.
Neste momento, a imagem esquerda 31 é visível à esquerda da primeira posição original. Também, a imagem direita 33 equivalente em tamanho à imagem esquerda visível 31 como um resultado do movimento é visível à esquerda da segunda posição original.
FIG. 7G ilustra um exemplo de exibição quando a imagem direita 33 é movida para a esquerda.
Neste momento, a imagem direita 33 é visível à esquerda da primeira posição original. Também, a imagem esquerda 31 equivalente em tamanho à imagem direita visível 33 como um resultado do movimento é visível à esquerda da segunda posição original.
FIG. 7H ilustra um exemplo de exibição quando a imagem esquerda 31 é movida para a esquerda e a imagem direita 33 é movida para a direita.
Embora, as imagens esquerda e direita 31 e 33 sejam movidas nas direções opostas, elas são movidas pela mesma distância. Neste momento, um efeito de profundidade pode ser produzido. A distância da qual as imagens esquerda e direita 31 e 33 são movidas é paralaxe. FIGS. 71 a 7K ilustra exemplos de como as imagens parecem quando as imagens esquerda e direita 31 e 33 são movidas para a direita em uma localização outra do que o plano de referência.
FIG. 71 ilustra um exemplo de exibição quando a imagem esquerda 31 é movida para a direita.
Neste momento, a imagem esquerda 31 é visível à direita da segunda posição original. Também, a imagem direita 33 equivalente em tamanho à imagem esquerda visível 31 como um resultado do movimento é visível à direita da primeira posição original.
FIG. 7J ilustra um exemplo de exibição quando a imagem direita 33 é movida para a direita.
Neste momento, a imagem direita 33 é visível à direita da segunda posição original. Também, a imagem esquerda 31 equivalente em tamanho à imagem direita visível 33 como um resultado do movimento é visível à direita da primeira posição original.
FIG. 7K ilustra um exemplo de exibição quando a imagem esquerda 31 é movida para a direita e a imagem direita 33 é movida para a esquerda.
Embora as imagens esquerda e direita 31 e 33 sejam movidas nas direções opostas, elas são movidas da mesma distância. Neste momento, um efeito de pop-out pode ser produzido. A distância da qual as imagens esquerda e direita 31 e 33 são movida é paralaxe.
FIGS. 8A a 8E ilustra um exemplo no qual uma área exibida tridimensionalmente e áreas exibidas bidimensionalmente são exibidas diferentemente.
FIG. 8A ilustra o procedimento para gerar uma imagem
tridimensional.
As imagens esquerda e direita 31 e 33 são emitidas para a seção de exibição 8 com base nos sinais de imagens esquerda e direita fornecidos a partir das duas câmeras IL e IR. A seção de exibição 8 exibe as imagens esquerda e direita 31 e 33 alternativamente linha a linha ou quadro a quadro, assim sendo, exibindo a imagem sobreposta 32.
FIG. 8B ilustra um exemplo no qual as fases das imagens esquerda e direita são mudadas pelas operações mostradas na FIGS. 7A a 7K. As imagens esquerda e direita são exibidas na maneira fora de alinhamento.
Aqui, a imagem esquerda 31 é movida para a esquerda, e a imagem direita 33 é movida para a direita. Isto produz áreas exibidas bidimensionalmente e uma área exibida tridimensionalmente. Nas áreas exibidas bidimensionalmente, as imagens esquerda e direita 31 e 33 são exibidas sozinhas. Na área exibida tridimensionalmente, as imagens esquerda e direita 31 e 33 são sobrepostas.
FIGS. 8C a 8E ilustra exemplos no quais a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente é substituída por uma imagem diferente daquela na área exibida tridimensionalmente.
FIG. 8C ilustra um exemplo de exibição no qual as áreas exibidas bidimensionalmente são preenchidas com alguma cor.
Neste caso, o usuário pode claramente dizer onde a área exibida tridimensionalmente está quando verificando as imagens, assim sendo, fornecendo visibilidade.
FIG. 8D ilustra um exemplo de exibição no qual as áreas exibidas bidimensionalmente são exibidas em branco para adequar a cor (branca) dos cantos da seção de exibição 8, a imagem é preenchida com branco se o canto - quadro exterior- da seção de exibição é branco FIG. 8E ilustra um exemplo de exibição no qual as áreas
exibidas bidimensionalmente são exibidas em cinza para adequar a cor (cinza) dos cantos da seção de exibição 8, a imagem é preenchida com cinza se o canto - quadro exterior da seção de exibição é cinza
Conforme descrito acima, a imagem exibida nas áreas exibidas bidimensionalmente para adequar a cor (e.g., preta, branca e cinza) dos cantos da seção de exibição 8 está na mesma cor que os cantos do monitor tridimensional. Isto assegura que a cor das áreas exibidas bidimensionalmente não de modo adverso afete a visibilidades da área exibida tridimensionalmente.
FIGS. 9A a 9C ilustra o procedimento para mascarar a exibição das áreas exibidas bidimensionalmente usando o sinal de imagem esquerda.
Como um procedimento básico, a seção de leitura 7 gera sinais de mascaramento adaptados para especificar temporizações de mascaramento para as imagens esquerda e direita a serem sobrepostas para exibição tridimensional. A seção de leitura 7 efetua o mascaramento como a seguir usando todos os sinais de mascaramento. Se o sinal de mascaramento é alto para os sinais de imagens esquerda e direita introduzidos, a seção de leitura 7 gera um sinal de mascaramento e emite o sinal para a seção de exibição 8 a fim de exibir uma cor fixa tal como cor preta.
FIG. 9A ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda introduzida e a região de exibição da seção de exibição 8 estão em fase.
O sinal de imagem esquerda introduzida e o sinal de imagem esquerda exibido na tela da seção de exibição 8 estão em fase. A temporização de mascaramento é baixa através da região de exibição. Por conseguinte, o sinal de imagem esquerda exibido na tela não está mascarado.
FIG. 9B ilustra um exemplo no qual a imagem esquerda introduzida está avançada.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se avança na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a esquerda. Neste momento, há uma área na borda do lado direito da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento sobe para o nível alto, assim sendo, mascarando esta área na cor preta.
FIG. 9C ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda introduzida está atrasada.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se atrasa na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a direita. Neste momento, há uma área na borda do lado esquerdo da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento sobe para o nível alto, assim sendo, mascarando esta área na cor preta.
FIGS. IOA a IOC ilustra o procedimento para mascarar a exibição das áreas exibidas bidimensionalmente usando os sinais de imagens esquerda e direita.
De modo a processar os sinais de imagens esquerda e direita para exibição tridimensional, é necessário aplicar a posição de mascaramento de um dos sinais de imagens para o outro sinal de imagem. Por conseguinte, uma temporização de mascaramento é gerado considerando a soma lógica dos sinais de mascaramento usados para os sinais de imagens esquerda e direita.
FIG. IOA ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda introduzida está avançado e o sinal de imagem direita está em fase.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se avança na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a esquerda. Neste momento, há uma área na borda do lado direito da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento do sinal de imagem esquerda sobe para o nível alto, assim sendo, mascarando esta área na cor preta. Por outro lado, o sinal de imagem direita é em fase. Contudo, quando o sinal de imagem direita é mascarado em sincronismo com a temporização de mascaramento, as bordas do lado direito de ambas as duas imagens esquerda e direita são mascaradas na cor preta na seção de exibição 8.
FIG. IOB ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda introduzida está atrasado e o sinal de imagem direita introduzida está em fase.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se atrasa na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a direita. Neste momento, há uma área na borda do lado esquerdo da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento do sinal de imagem esquerda sobe para o nível alto, assim sendo, mascarando esta área na cor preta. Por outro lado, o sinal de imagem direita está em fase. Contudo, quando o sinal de imagem direita é mascarado em sincronismo com a temporização de mascaramento, as bordas do lado esquerdo de ambas das imagens esquerda e direita são mascaradas na cor preta na seção de exibição 8.
FIG. IOC ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda introduzida está avançado e o sinal de imagem direita introduzida está atrasado.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se avança na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a esquerda. Por outro lado, o sinal de imagem direita introduzida se atrasa na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem direita efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a direita. Neste momento, há uma área na borda do lado direito da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído, e há uma área na borda do lado esquerdo da região de exibição onde nenhum sinal de imagem direita válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento sobe para o nível alto em cada uma das áreas onde nenhum sinal de imagem efetivo é incluído, assim sendo, mascarando essas áreas na cor preta. Isto resulta nas bordas do lado esquerdo e do lado direito das imagens esquerda e direita sendo mascaradas na seção de exibição 8.
FIGS. IlA a IlC são diagramas explicativos ilustrando um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda é invertido e introduzido.
Se a imagem tridimensional é editada, um sinal de imagem horizontalmente invertido pode ser introduzida para o processador de sinal 10 dependendo das configurações das câmeras IL e IR. Por exemplo, se um espelho refletor é fornecido, por exemplo, em frente da câmera 1L, um sinal de imagem, cuja imagem é invertida relativa a imagem capturada na orientação normal, é introduzido para o processador de sinal 10. Por conseguinte, é necessário adequar a temporização de mascaramento para a entrada invertida do sinal de imagem.
FIG. IlA ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda invertida e introduzida é em fase com a região de exibição da seção de exibição 8.
O sinal de imagem esquerda introduzida e o sinal de imagem esquerda exibido na seção de exibição 8 estão em fase. Em adição, a temporização de mascaramento é baixa através da região de exibição. Por conseguinte, o sinal de imagem esquerda exibido na tela não é mascarado.
FIG. IlB ilustra um exemplo no qual o sinal de imagem esquerda introduzida está avançado.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se avança na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a esquerda. Neste momento, nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído na borda do lado esquerdo do sinal de imagem esquerda introduzida. Como um resultado da inversão deste sinal de imagem esquerda, há uma área na borda do lado direito da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento sobe para o nível alto, assim sendo, mascarando esta área na cor preta.
FIG. IlC ilustra um exemplo no qual a imagem esquerda introduzida está atrasada.
Porque o sinal de imagem esquerda introduzida se atrasa na região de exibição da seção de exibição 8, a imagem esquerda efetivamente exibida na seção de exibição 8 se move para a direita. Neste momento, nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído na borda do lado direito do sinal de imagem esquerda introduzida. Como um resultado da inversão deste intervalo esquerdo, há uma área na borda do lado esquerdo da região de exibição onde nenhum sinal de imagem esquerda válido é incluído. Como um resultado, a temporização de mascaramento sobe para o nível alto, assim sendo, mascarando esta área na cor preta.
FIGS. 12A e 12B ilustra o procedimento para mascarar a exibição das áreas exibidas bidimensionalmente usando os sinais de imagens esquerda e direita.
Se um dos sinais de imagens é invertido e introduzido para o processador de sinal 10, as imagens não são exibidas de modo apropriado mascarando a exibição de acordo com the método acima. Neste caso, a temporização de mascaramento para um dos sinais de imagens é diferente daquele para o outro sinal de imagem.
FIG. 12A ilustra um exemplo de exibição de tela incorreta quando o sinal de imagem esquerda invertida e introduzida está avançado e o sinal de imagem direita introduzida está em fase. Porque o sinal de imagem esquerda invertida e introduzida se avança na região de exibição da seção de exibição 8, a temporização de mascaramento do sinal de imagem esquerda também se move para a direita. Por outro lado, não há nenhum retardo de fase com o sinal de imagem direita que é normalmente introduzido. Por conseguinte, a temporização de mascaramento do sinal de imagem direita não se move. Neste caso, se a soma lógica das temporizações de mascaramento dos sinais de imagens esquerda e direita é considerada, o resultante de mascaramento resultante erroneamente mascara a borda do lado esquerdo do sinal de imagem direita de acordo com o movimento para a direita da temporização de mascaramento do sinal de imagem esquerda. Contudo, o que deve ser mascarado é a borda do lado direito da imagem a ser exibida na seção de exibição 8 onde não há nenhum sinal de imagem direita.
FIG. 12B ilustra um exemplo de exibição de tela correta quando the o sinal de imagem esquerda invertida e introduzida está avançado e o sinal de imagem direita está em fase.
O sinal de imagem esquerda invertida e introduzida e a temporização de mascaramento do sinal de imagem esquerda são os mesmos que aqueles mostrados na Fig. 12A. Aqui, a temporização de mascaramento do sinal de imagem esquerda é invertido e passado como uma temporização de mascaramento do sinal de imagem direita. Então, a soma lógica das temporizações de mascaramento do sinal de imagem esquerda e aqueles das temporizações de mascaramento do sinal de imagem direita são encontrados. Como um resultado, as bordas do lado direito, i.e., as áreas a serem mascaradas, de ambas das imagens esquerda e direita exibida na seção de exibição 8 são mascaradas na cor preta.
A descrição será dada a seguir de um exemplo do processo efetuado para cada uma das seções.
FIG. 13 ilustra um exemplo de escrita de dados de imagem.
Em primeiro lugar, a seção de escrita 3 determina se o processador de sinal 10 foi olho não ligado na energia (etapa SI). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia à seção de escrita 3 espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia. Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a seção de escrita 3 determina se o relógio está ou não na borda de avanço de sinal (etapa S2). Na descrição dada abaixo, o termo "relógio" se refere a um relógio usado para processar os sinais de imagens, e nos assumimos, como um exemplo, que o circuito opera na borda de avanço de sinal do relógio.
Quando o relógio está na borda de avanço de sinal, a seção de escrita 3 efetua o seguinte processo (etapa S3). Isto é, a seção de escrita 3 armazena os dados da imagem esquerda dados (I_LEFT_DATA) no endereço de escrita da imagem esquerda (WRADRSLEFT) da memória de imagem esquerda 5L. Por outro lado, a seção de escrita 3 armazena os dados da imagem direita (I_RIGHT_DATA) no endereço de escrita da imagem direita (WR ADRS RIGHT) da memória de imagem direita 5R.
FIG. 14 ilustra um exemplo de leitura de dados de imagem.
Em primeiro lugar, a seção de leitura 7 determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa Sl 1). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, a seção de leitura 7 espera o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a seção de leitura 7 determina se o relógio está ou não na borda de avanço de sinal (etapa S12). Se o relógio não está na borda de avanço de sinal, a seção de leitura 7 espera até o relógio estar na borda de avanço de sinal.
Quando o relógio está na borda de avanço de sinal, a seção de leitura 7 efetua o seguinte processo (etapa S13). Isto é, a seção de leitura 7 lê os dados da imagem esquerda (I_LEFT_DATA) a partir do endereço de leitura da imagem esquerda (RE_ADRS_LEFT) da memória de imagem esquerda 5L. Por outro lado, a seção de leitura 7 lê os dados de imagem direita (I_RIGHT_DATA) a partir do endereço de leitura da imagem direita (RE_ADRS_RIGHT) da memória de imagem direita 5R. FIG. 15 ilustra um exemplo de contagem de endereço efetuada pelos contadores de endereço de escrita (contadores de endereço de escrita da imagem esquerda e direita IlLe 1 IR).
Em primeiro lugar, o contador de endereço de escrita determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S21). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, o contador de endereço de escrita espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, o contador de endereço de escrita determina se o relógio está ou não na borda de avanço de sinal (etapa S22). Se o relógio não está na borda de avanço de sinal, o contador de endereço de escrita espera até o relógio está na borda de avanço de sinal.
Quando o relógio está na borda de avanço de sinal, o contador de endereço de escrita efetua o seguinte processo (etapa S23). Isto é, o contador de endereço de escrita da imagem esquerda IlL incrementa o endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT) e emite este valor de endereço para a memória de imagem esquerda 5L. Por outro lado, o contador de endereço de escrita da imagem direita IlR incrementa o endereço de escrita de imagem direita (WR_ADRS_RIGHT) e emite este valor de endereço para a memória de imagem direita 5R.
FIG. 16 ilustra um exemplo de amostragem de endereço efetuado pela seção de amostragem de endereço (seção de amostragem de endereço de imagem esquerda e direita 12L e 12R).
Em primeiro lugar, a seção de amostragem de endereço determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S31). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, a seção de amostragem de endereço espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a seção de amostragem de endereço determina se a temporização (I LEFT TIMING ou IJRIGHT TIMING) é igual a "1" (etapa S32). Se a temporização não é igual a "1," a seção de amostragem de endereço espera até a temporização ser igual a "1."
Quando a temporização é igual a "1," a seção de amostragem de endereço determina se o relógio está na borda de avanço de sinal (etapa S33). Se o relógio não está na borda de avanço de sinal, a seção de amostragem de endereço espera até o relógio estar na borda de avanço de sinal.
Quando o relógio está na borda de avanço de sinal, a seção de amostragem de endereço efetua o seguinte processo (etapa S34). Isto é, a seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L emite o valor de endereço do endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT) para a segunda e primeira seções de adição 16L e 13L como o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT). Por outro lado, a seção de amostragem de endereço da imagem direita 12R emite o valor de endereço do endereço de escrita de imagem direita (WR_ADRS_RIGHT) para a segunda e primeira seções de adição 16R e 13R como o endereço de início de leitura da imagem direita (RE_START_RIGHT).
FIG. 17 ilustra um exemplo da primeira emissão de endereço efetuada por uma primeira seção de adição (coletivamente se refere à primeira seção de adição 13L e 13R).
Em primeiro lugar, a primeira seção de adição determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S41). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, a primeira seção de adição espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a primeira seção de adição efetua o seguinte processo (etapa S42). Isto é, a primeira seção de adição 13L adiciona junto o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) recebido proveniente da seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L e o retardo fixo ("512" no presente exemplo). Então, a primeira seção de adição 13L emite esta soma para um contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L como o endereço de soma da imagem esquerda (ADD_ADRS_LEFT).
Por outro lado, a primeira seção de adição 13R adiciona junto o endereço de início de leitura da imagem direita (RE START RIGHT) recebido a partir da seção de amostragem de endereço da imagem direita 12R e o retardo fixo. Então, a primeira seção de adição 13R emite esta soma para o contador de endereço de leitura da imagem direita 17R como o endereço de soma da imagem direita (ADD ADRS RIGHT).
FIG. 18 ilustra um exemplo de comparação de endereço efetuada pela seção de comparação (coletivamente se refere as seções de comparação 14L e 14R).
Em primeiro lugar, a seção de comparação determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S51). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, a seção de comparação espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a seção de comparação determina se o relógio está na borda de borda de avanço de sinal (etapa S52), Se o relógio não está na borda de avanço de sinal, a seção de comparação espera até o relógio estar na borda de avanço de sinal.
Quando o relógio está na borda de avanço de sinal, a seção de comparação efetua o seguinte processo (etapa S53). Isto é, a seção de comparação 14L compara o endereço de escrita da imagem esquerda (WR_ADRS_LEFT) fornecido a partir do contador de endereço de escrita da imagem esquerda IlL contra o endereço de soma da imagem esquerda (ADD_ADRS_LEFT) fornecido a partir da primeira seção de adição 13L. Então, quando esses endereços são iguais, a seção de comparação determina que a temporização equivalente (EQ_TIM) é 1. Se esses endereços não são iguais, a seção de comparação determina que a temporização equivalente (EQ/TIM) não é 1.
A seção de comparação 14R compara o endereço de escrita de imagem direita (WRADRSRIGHT) fornecido a partir do contador de endereço de escrita da imagem direita IlR contra o endereço de soma da imagem direita (ADD_ADRS_RIGHT) fornecido a partir da primeira seção de adição 13R. Então, quando esses endereços são iguais, a seção de comparação determina que a temporização equivalente (EQ_TIM) é 1. Se esses endereços não são iguais, a seção de comparação determina que a temporização equivalente (EQ_TIM) não é 1.
FIG. 19 ilustra um exemplo da segunda emissão de endereço efetuada pela segunda seção de adição (coletivamente se refere às segundas seções de adição 16L e 16R).
Em primeiro lugar, a segunda seção de adição determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S61). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, a segunda seção de adição espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a segunda seção de adição efetua o seguinte processo (etapa S62). Isto é, a segunda seção de adição 16L adiciona junto o endereço de início de leitura da imagem esquerda (RE_START_LEFT) recebido proveniente da seção de amostragem de endereço da imagem esquerda 12L e um retardo de leitura da imagem esquerda (RE_LEFT_DELAY) recebido proveniente da seção de controle de retardo 15. Então, a segunda seção de adição 16L emite esta soma para o contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L como o endereço de controle da imagem esquerda valor (LEFT_ADRS_CONTROL).
Por outro lado, a segunda seção de adição 16R adiciona junto o endereço de início de leitura da imagem direita (RE_START_RIGHT) recebido proveniente da seção de amostragem de endereço da imagem direita 12R e um retardo de leitura da imagem direita (RE_RIGHT_DELAY) recebido proveniente da seção de controle de retardo 15. Então, a segunda seção de adição 16R emite esta soma para o contador de endereço de leitura da imagem direita 17R como o valor do endereço de controle da imagem direita (RIGHTADRSCONTROL).
FIG. 20 ilustra um exemplo de contagem de endereço de leitura efetuada pelo contador de endereço de leitura (coletivamente se refere aos contadores de endereço de leitura da imagem esquerda e esquerda 17L e 17R).
Em primeiro lugar, o contador de endereço de leitura determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S71). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, o contador de endereço de leitura espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, o contador de endereço de leitura determina se o relógio está ou não na borda de avanço de sinal (etapa S72). Se o relógio não está na borda de avanço de sinal, o contador de endereço de leitura espera até o relógio estar na borda de avanço de sinal.
Quando o relógio está na borda de avanço de sinal, o contador de endereço de leitura determina se a temporização equivalente (EQ_TIM) é ou não 1 (etapa S 73). Quando a temporização equivalente (EQ_TIM) é 1, o contador de endereço de leitura efetua o seguinte processo (etapa S74). Isto é, o contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L emite o valor do endereço de controle da imagem esquerda (LEFT_ADRS_CONTROL) como o endereço de leitura da imagem esquerda (RE_ADRS_LEFT). Por outro lado, o contador de endereço de leitura da imagem direita 17R emite o valor do endereço de controle da imagem direita (RIGHT ADRS CONTROL) como o endereço de leitura da imagem direita (RE_ADRS_RIGHT). Na etapa S73, se a temporização equivalente (EQ_TIM) não é 1, o contador de endereço de leitura efetua o seguinte processo (etapa S75). Isto é, o contador de endereço de leitura da imagem esquerda 17L incrementa o endereço de leitura da imagem esquerda (RE_ADRS_LEFT) e emite o endereço resultante. Por outro lado, o contador de endereço de leitura da imagem direita 17R incrementa o endereço de leitura da imagem direita (RE_ADRS_RIGHT) e emite o endereço resultante.
FIG. 21 ilustra um exemplo de controle exercido pela seção de controle de retardo 15 para o retardo da leitura dos sinais de imagens esquerda e direita.
Em primeiro lugar, a seção de controle de retardo 15 determina se o processador de sinal 10 foi ou não ligado na energia (etapa S81). Se o processador de sinal 10 não foi ligado na energia, a seção de controle de retardo 15 espera até o processador de sinal 10 ser ligado na energia.
Quando o processador de sinal 10 foi ligado na energia, a seção de controle de retardo 15 determina se o usuário moveu horizontalmente as imagens esquerda e direita usando a seção de operação 9 (etapa S82). Se as imagens esquerda e direita não foram movidas horizontalmente, a seção de controle de retardo 15 espera até as imagens serem movidas horizontalmente.
Quando as imagens esquerda e direita forem movidas horizontalmente, a seção de controle de retardo 15 configura um retardo de leitura da imagem esquerda (RE_LEFT_DELAY) ou retardo de leitura da imagem direita (RERIGHTDELAY) de acordo com o movimento horizontal configurado pelo usuário. Então, a seção de controle de retardo 15 emite o retardo de leitura configurado para a segunda seção de adição 16L ou 16R (etapa S83).
FIGS. 22A a 22F ilustram exemplos de exibição nos quais as imagens esquerda e direita são movidas horizontalmente. FIG. 22Α ilustra a exibição em um monitor tridimensional antes da modificação.
As imagens mostradas na Fig. 22A parecem conforme mostrado na Fig. 22D quando exibida em um monitor bidimensional. Dois objetos, um retângulo e um círculo, aparecem. As imagens esquerda e direita 31 e 33 são mostradas no monitor tridimensional com paralaxe entre as duas imagens.
FIG. 22B ilustra a exibição em um monitor tridimensional quando uma tentativa é feita para fazer somente o objeto mostrado como um retângulo na Fig. 22A parecer distante graças ao efeito de profundidade. Se a modificação é feita como neste caso para aumentar paralaxe, o usuário vendo o monitor tridimensional pode perceber o objeto com estando localizado na parte de trás. A questão aqui é conhecer a extensão para a qual o paralaxe deve ser aumentado para produzir um sentido de profundidade pretendido.
FIG. 22E ilustra a abordagem usada no passado.
No passado, os dados do objeto que deve parecer distante são modificados tal que o objeto aparece conforme mostrado na Fig. 22E, após o qual a exemplo é verificada. The dados são modificados cada vez que, seguido pela verificação da exibição, assim sendo, resultando em uma tarefa demorada.
FIG. 22C ilustra s abordagem usada no presente exemplo.
O paralaxe de todos os objetos é aumentado usando a funcionalidade mostrada no presente exemplo. Então, o efeito de profundidade é verificado focando atenção somente no objeto retangular a ser modificado e ignorando o objeto circular como ilustrado na FIG. 22F. Após a magnitude do paralaxe ser determinada, os dados do objeto são modificados. Conforme descrito acima, o usuário pode efetivamente perceber o efeito de profundidade através de simples etapas antes de modificar os dados do objeto de modo apropriado, assim sendo, tornando possível completar a tarefa de modificar o paralaxe rapidamente.
O processador de sinal 10 de acordo com a presente modalidade descrito acima controla as fases das imagens esquerda e direita fornecidas a partir das duas câmeras ILe IR, assim sendo, criando paralaxe entre as imagens esquerda e direita exibidas na seção de exibição 8 e permitindo simulação do efeito tridimensional. Isto torna possível para o usuário prontamente verificar a mudança nas imagens resultantes a partir da mudança em paralaxe manipulando a seção de operação 9. Neste momento, é fácil dizer a extensão para a qual a distância de paralaxe deve ser mudada para produzir o efeito pretendido, possivelmente contribuindo para, de forma significativa, tempo de fotografar reduzido durante criação de conteúdo.
Adicionalmente é possível exibir as áreas exibidas bi- tridimensionalmente usando diferentes imagens. Por exemplo, exibindo as áreas exibidas bidimensionalmente na cor preta previne essas áreas de se misturar com a área no qual a imagem esquerda ou direita está exibida no modo em três dimensões, assim sendo, tornando fácil para o usuário verificar a área exibida tridimensionalmente. Adicionalmente é possível fazer somente a imagem ser verificada pelo destaque do usuário mudando a cor das áreas exibidas bidimensionalmente para adequar a cor (e.g., preta, branca, cinza) dos cantos da seção de exibição 8.
Adicionalmente se a luz de imagem do objeto entrando na câmera IL e aquela entrando na câmera IR não são invertidas relativas cada uma a outra, as imagens esquerda e direita são mascaradas com base na temporização de mascaramento gerado de acordo com se a fase está avançada ou atrasada. Isto torna possível mascarar as áreas onde nenhum sinal de imagem é incluído na região de exibição da seção de exibição 8 independente de se o sinal de imagem introduzido está avançado ou atrasado.
Por outro lado, se a luz de imagem do objeto entrando na câmera ILe aquela entrando na câmera IR são invertidas relativas cada uma com a outra, a temporização de mascaramento do sinal de imagem que é invertido e introduzido, é invertido para produzir uma temporização de mascaramento de um sinal de imagem normalmente introduzido. A seguir, a soma lógica das temporizações de mascaramento das imagens esquerda e direita é considerada. Então, as áreas a serem mascaradas nas imagens esquerda e direita são determinadas com base nessas temporizações de mascaramento, assim sendo, configurando as áreas mascaradas corretamente e exibindo a imagem tridimensional na seção de exibição 8.
Adicionalmente se um valor de paralaxe é adicionado à exibição da tela no monitor, informação é mostrada na tela para indicar que "paralaxe é simulado." Se há metadados de paralaxe para os dados de imagem exibidos na tela, estes metadados são exibidos. Em adição, o valor de paralaxe dado para simulação é também exibido na tela. Isto torna fácil perceber a mudança em paralaxe resultando a partir do movimento das imagens esquerda e direita, assim sendo, permitindo aplicação apropriada de paralaxe.
Ainda adicionalmente as imagens esquerda e direita capturadas com um dado paralaxe entre elas pode ser experimentalmente mostrado através de um processo fácil de verificar o efeito após a mudança a fim de ajustar o paralaxe como um pós processo. Neste momento, cada uma das imagens esquerda e direita pode ser movida horizontalmente com a outra imagem permanecendo imóvel. Alternativamente, ambas das imagens podem ser movidas horizontalmente nas direções opostas. Ainda alternativamente, mais ou menos paralaxe pode ser aplicado a um particular objeto do que durante o fotografar, e isto pode ser feito ativamente mais propriamente do que para o propósito de ajuste.
Ainda alternativamente, o processador de sinal 10 pode ser fornecido com um meio de gravação no qual o código de programa de software implementando a funcionalidade da modalidade acima está gravado. Por outro lado, não é necessário dizer que a funcionalidade é também implementada fazendo o processador de sinal 10 ler o código de programa do meio de gravação e executar o código.
Dentre as mídias de gravação adaptadas para fornecer o código de programa neste caso estão disco flexível, disco rígido, disco óptico, disco magnético óptico, CD-ROM, CD-R, fita magnética, cartão de memória não volátil e ROM.
Ainda alternativamente, a funcionalidade da modalidade acima é implementada executando o código de programa lido pelo processador de sinal 10. Em adição, parte ou todo do processo efetivo é tratado pelo sistema operacional ou outros programa operando no processador de sinal 10 com base nas instruções do código de programa. O caso é também incluído no qual a funcionalidade da modalidade acima é implementada por aquele processo.
Por outro lado, a presente descrição não é limitada à modalidade acima. E uma questão de curso que vários exemplos de aplicação e modificação podem ser usados sem fugir do escopo da presente descrição.
A presente descrição contém assunto Telacionado àquele descrito no Pedido de Patente de Prioridade Japonesa JP 2010-192946 depositado no Escritório de Patente do Japão em 30 de Agosto 30, 2010, da qual o conteúdo inteiro é aqui incorporado para referência.

Claims (10)

1. Processador de sinal, caracterizado pelo fato de compreender: - uma seção de coincidência de fase adaptada para produzir dois sinais de imagens fornecidos a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptada para formar imagem do mesmo objeto em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda armazenada em uma memória de imagem esquerda, o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita armazenada em uma memória de imagem direita; - uma seção de ajuste de fase adaptada para mudar a fase horizontal do sinal de imagem esquerda e/ou direita com base em um deslocamento de fase especificado através de um seção de operação a fim de mover ambas ou uma das imagens esquerda e direita de modo horizontal de uma predeterminada distância e emitir os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e - uma seção de leitura adaptada para emitir o sinal de imagem esquerda e/ou direita em alguma, daquelas áreas exibidas na seção de exibição tridimensional graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida na seção de exibição bidimensional, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
2. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: - a seção de leitura substitui, por outro sinal de imagem, a área não incluindo o sinal de imagem esquerda ou direita na tela da seção de exibição devido à fase avançada ou atrasada do sinal de imagem esquerda ou direita a ser fornecido e emite o sinal resultante.
3. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: - se a luz de imagem do objeto entrando uma das câmeras e aquela entrando a outra câmera são invertidas relativas cada uma com a outra, a seção de leitura inverte a saída do sinal de imagem esquerda ou direita invertido e introduzido, substitui, por outro sinal de imagem, a área não incluindo o sinal de imagem esquerda e direita, e emite o sinal resultante.
4. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: - a seção de leitura compreende: - uma unidade de geração de temporização adaptada para emitir, com base em uma predeterminada temporização, uma instrução para substituir a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente por uma diferente imagem; e - uma seção de seleção adaptada para selecionar o sinal de imagem esquerda e direita a partir da seção de ajuste de fase ou um sinal de mascaramento para substituir a imagem com uma diferente imagem com base na instrução.
5. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que - a unidade de geração de temporização compreende: - um primeiro bloco de armazenamento adaptado para armazenar uma primeira temporização de mascaramento usada para mascarar o sinal de imagem esquerda ou direita normalmente introduzido de acordo com a luz de imagem do objeto; - um segundo bloco de armazenamento adaptado para armazenar uma segunda temporização de mascaramento usada para mascarar o sinal de imagem esquerda ou direita invertido e introduzido de acordo com a luz de imagem do objeto invertido; e - um bloco de controle de endereço adaptado para fornecer endereços de escrita e leitura para a primeira temporização de mascaramento para o primeiro bloco de armazenamento e endereços de escrita e leitura para a segunda temporização de mascaramento para o segundo bloco de armazenamento, cada bloco de armazenamento sendo selecionado de acordo com a saída normal ou invertida do sinal de imagem esquerda e/ou direita introduzido; - a primeira ou segunda temporização de mascaramento sendo lida a partir do primeiro ou segundo bloco de armazenamento selecionado de acordo com a saída normal ou invertida.
6. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que: - o bloco de controle de endereço muda os endereços de escrita e leitura a serem fornecidos para o primeiro ou segundo bloco de armazenamento de acordo com a mudança em fase do sinal de imagem esquerda e direita se saída normal é usada como uma referência.
7. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que - a seção de ajuste de fase controla a exibição do deslocamento de fase especificado pela seção de operação ou metadados fornecidos a partir das câmeras na seção de exibição.
8. Processador de sinal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: - a seção de exibição é um monitor tridimensional adaptado para exibir tridimensionalmente o objeto com base nos sinais de imagens esquerda e direita lidos respectivamente a partir das memórias de imagem esquerda e direita, e - a imagem exibida na área exibida dimensionalmente é da mesma cor que o bisel do monitor tridimensional.
9. Método de processamento de sinal, caracterizado pelo fato de compreender: - produzir dois sinais de imagens fornecidos a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com uma distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptada para formar imagem do mesmo objeto em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda armazenada em uma memória de imagem esquerda, o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita armazenada em uma memória de imagem direita; - mudar a fase horizontal do sinal de imagem esquerda e/ou direita com base em um deslocamento de fase especificado através de uma seção de operação a fim de mover ambas ou uma das imagens esquerda e direita exibida em uma seção de exibição através dos sinais de imagens esquerda e direita no modo horizontal de uma predeterminada distância e emitir os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e - emitir o sinal de imagem esquerda e/ou direita em alguma, daquelas áreas exibidas na seção de exibição tridimensional graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida na seção de exibição bidimensional, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
10. Dispositivo de exibição, caracterizado pelo fato de compreender: - uma seção de coincidência de fase adaptada para produzir dois sinais de imagens fornecidos a partir de duas câmeras arranjadas de acordo com a distância entre os olhos humanos esquerdo e direito e adaptada para formar imagem do mesmo objeto em fase, um sinal de imagem sendo um sinal de imagem esquerda armazenada em uma memória de imagem esquerda, o outro sinal de imagem sendo um sinal de imagem direita armazenada em uma memória de imagem direita; - uma seção de exibição adaptada para exibir imagens esquerda e direita através dos sinais de imagens esquerda e direita; - uma seção de ajuste de fase adaptada para mudar a fase horizontal do sinal de imagem esquerda e/ou direita com base em um deslocamento de fase especificado através de um seção de operação a fim de mover ambas ou uma das imagens esquerda e direita de modo horizontal de uma predeterminada distância e emitir os sinais de imagens esquerda e direita com paralaxe trocado entre as imagens esquerda e direita; e - uma seção de leitura adaptada para emitir o sinal de imagem esquerda e/ou direita em alguma, daquelas áreas exibidas na seção de exibição tridimensional graças à sobreposição das imagens esquerda e direita com paralaxe trocado e outras áreas onde somente a imagem esquerda ou direita é exibida na seção de exibição bidimensional, a imagem nas áreas exibidas bidimensionalmente foi substituída por uma imagem diferente daquela nas áreas exibidas tridimensionalmente.
BRPI1103728-8A 2010-08-30 2011-08-23 processador de sinal, mÉtodo de processamento de sinal, e,dispositivo de exibiÇço BRPI1103728A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2010192946A JP5569263B2 (ja) 2010-08-30 2010-08-30 信号処理装置、信号処理方法、表示装置及びプログラム

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1103728A2 true BRPI1103728A2 (pt) 2013-01-22

Family

ID=44674307

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1103728-8A BRPI1103728A2 (pt) 2010-08-30 2011-08-23 processador de sinal, mÉtodo de processamento de sinal, e,dispositivo de exibiÇço

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8675055B2 (pt)
EP (1) EP2424255A3 (pt)
JP (1) JP5569263B2 (pt)
CN (1) CN102387386A (pt)
BR (1) BRPI1103728A2 (pt)
RU (1) RU2497195C2 (pt)
TW (1) TW201233143A (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8605114B2 (en) * 2012-02-17 2013-12-10 Igt Gaming system having reduced appearance of parallax artifacts on display devices including multiple display screens
US9215501B2 (en) * 2013-01-23 2015-12-15 Apple Inc. Contextual matte bars for aspect ratio formatting
TWI640196B (zh) * 2017-04-12 2018-11-01 晨星半導體股份有限公司 應用於顯示裝置的電路及相關的訊號處理方法
JP6885190B2 (ja) * 2017-05-10 2021-06-09 富士フイルムビジネスイノベーション株式会社 画像処理装置及びプログラム

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6590573B1 (en) * 1983-05-09 2003-07-08 David Michael Geshwind Interactive computer system for creating three-dimensional image information and for converting two-dimensional image information for three-dimensional display systems
JPH0435394A (ja) * 1990-05-28 1992-02-06 Fujitsu Ltd 高品位テレビ信号符号化装置
JP3269657B2 (ja) * 1992-05-07 2002-03-25 日本電信電話株式会社 両眼立体視装置
KR0180026B1 (ko) * 1994-05-13 1999-05-01 마츠모도 세이야 입체표시방법 및 장치
JPH08331598A (ja) * 1995-03-29 1996-12-13 Sanyo Electric Co Ltd 立体映像表示装置
WO1996041311A2 (en) * 1995-06-07 1996-12-19 Geshwind David M Stereoscopic interactive painting
JPH10221775A (ja) * 1997-02-07 1998-08-21 Canon Inc 立体視撮像表示プログラムを記録した媒体及び複眼画像入出力装置
JPH10271535A (ja) 1997-03-19 1998-10-09 Hitachi Ltd 画像変換方法及び画像変換装置
JP2002125245A (ja) 2000-10-17 2002-04-26 Sony Corp 立体画像編集方法、立体画像編集装置および立体画像表示システム
WO2004049734A1 (ja) * 2002-11-28 2004-06-10 Seijiro Tomita 立体映像信号生成回路及び立体映像表示装置
CN101841728B (zh) * 2003-04-17 2012-08-08 夏普株式会社 三维图像处理装置
JP2007318184A (ja) 2004-08-18 2007-12-06 Sharp Corp 立体画像生成装置及びその立体画像生成方法
KR101345303B1 (ko) * 2007-03-29 2013-12-27 삼성전자주식회사 스테레오 또는 다시점 영상의 입체감 조정 방법 및 장치
RU92595U1 (ru) * 2009-12-24 2010-03-20 Михаил Михайлович Слепко Устройство для формирования 3d стереоскопического изображения из 2d моноскопического изображения

Also Published As

Publication number Publication date
RU2497195C2 (ru) 2013-10-27
US8675055B2 (en) 2014-03-18
JP5569263B2 (ja) 2014-08-13
US20120050276A1 (en) 2012-03-01
JP2012050043A (ja) 2012-03-08
TW201233143A (en) 2012-08-01
EP2424255A3 (en) 2015-02-18
EP2424255A2 (en) 2012-02-29
CN102387386A (zh) 2012-03-21
RU2011135244A (ru) 2013-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN110337386B (zh) 用于生成后拼接全景视图的系统和方法
JP4328311B2 (ja) 三次元画像表示用多視点画像の作成方法およびプログラム
US20180227487A1 (en) Electronic device for creating panoramic image or motion picture and method for the same
US9083964B2 (en) Stereoscopic image display device
RU2519518C2 (ru) Устройство генерирования стереоскопического изображения, способ генерирования стереоскопического изображения и программа
US20100097444A1 (en) Camera System for Creating an Image From a Plurality of Images
US20130135429A1 (en) Controller in a camera for creating a registered video image
BRPI1103728A2 (pt) processador de sinal, mÉtodo de processamento de sinal, e,dispositivo de exibiÇço
JP2014522591A (ja) 角スライス実像3dディスプレイのためのアライメント、キャリブレーション、およびレンダリングのシステムおよび方法
JP2003524927A (ja) パノラマ画像および動画を生成し表示するためのシステムおよび方法
US20170064289A1 (en) System and method for capturing and displaying images
US8471896B2 (en) Signal processing apparatus, signal processing method, display apparatus, and program product
CN102135722B (zh) 摄像机结构、摄像机系统和方法
US20140015942A1 (en) Adaptive monoscopic and stereoscopic display using an integrated 3d sheet
BR112020005589A2 (pt) dispositivo de distribuição de imagem, sistema de distribuição de imagem, método de distribuição de imagem e programa de distribuição de imagem
CN104104936A (zh) 用于形成光场图像的设备和方法
CN104104939A (zh) 一种宽视角的集成成像三维显示系统
KR20130132798A (ko) 화상 처리 장치, 화상 처리 방법 및 화상 처리 프로그램
WO2023125362A1 (zh) 一种图像显示方法、装置和电子设备
BRPI1106583A2 (pt) aparelho de processamento de informaÇço, programa, e, mÉtodo de processamento de informaÇço
KR100430381B1 (ko) 입체 영상 표시 장치
JP2005084299A (ja) 表示装置、および画像表示プログラム
EP2846547A1 (en) Display device, display system and control method thereof
BR102022014625A2 (pt) Aparelho de processamento de imagem, método de processamento de imagem e suporte de armazenamento
JPH10336703A (ja) 画像合成装置、方法および記憶媒体

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.