BRPI1102471A2 - instrumento cirérgico para reinserÇço da placa arÉolo-mamilar em mamaplastia redutora - Google Patents
instrumento cirérgico para reinserÇço da placa arÉolo-mamilar em mamaplastia redutora Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1102471A2 BRPI1102471A2 BRPI1102471A BRPI1102471A2 BR PI1102471 A2 BRPI1102471 A2 BR PI1102471A2 BR PI1102471 A BRPI1102471 A BR PI1102471A BR PI1102471 A2 BRPI1102471 A2 BR PI1102471A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- areola
- reinsertion
- mamaplasty
- surgical instrument
- cutting
- Prior art date
Links
Landscapes
- Surgical Instruments (AREA)
Abstract
INSTRUMENTO CIRéRGICO PARA REINSERÇçO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA. Um conjunto de peças que viabiliza e facilita a reinserção da aréola em sua nova localização após a Mamaplastia Redutora, cuja finalidade promover melhor simetrização da área, tendo em vista a necessidade de sutura local, ponto-a-ponto buscando um nível de simetria mais natural e a redução do tempo em uma das etapas da mamaplastia redutora. O presente Instrumento é composto por três partes denominadas de dispositivo interno (1), dispositivo de corte da aréola (2) e dispositivo externo ( 3 ), que podem ser confeccionadas em aço cirúrgico ou outro material adequado, podendo até ser descartável. O dispositivo interno (1) é constituído por uma peça cilíndrica dotada de pequenos braços ( 4 ) com agulhas (5) posicionadas nas suas extremidades. O dispositivo de corte da aréola ( 2 ) é uma peça com borda superior ( 8 ) fresada, borda inferior (9 ) afiada para corte e um esbarro (10 ) para limitar o corte da pele. O dispositivo externo ( 3 ) é uma peça curva em materialflexível, também dotada de pequenos braços (11) com agulhas (12 ) nas suas extremidades. O conceito inventivo é a obtenção de um instrumento que possibilite a junção das partes da aréola mamária a serem suturadas, mantendo-as no formato desejado e simetricamente distribuídas.
Description
"INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA".
O presente relatório descritivo de pedido de privilégio de invenção do "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", refere-se a um conjunto de peças que viabiliza e facilita a reinserção da placa aréolo-mamilar (PAP - Placa Aréolo-papilar) em sua nova localização após a Mamaplastia Redutora, cuja Finalidade é promover melhor simetrização da área, tendo em vista a necessidade de sutura local, ponto-a-ponto buscando um nível de simetria mais natural, além de promover encurtamento do tempo cirúrgico de uma das etapas da mamaplastia redutora.
Este pedido tem por finalidade resguardar o conceito do "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", motivo pelo qual, no futuro, será apresentado e reivindicado certificado de adição à patente de invenção.
Como é do conhecimento dos habilitados nesta técnica, atualmente na cirurgia para redução de mama através da Manobra de Schwartzmann, o cirurgião promove a desinserção lateral da PAP - Placa Aréolo-papilar, ou seja, realiza o corte circular da aréola no tamanho que se pretende manter após redução da mama, deixando-a separada do restante da pele da mama. Depois, o médico realiza o corte da pele que fica em volta da aréola e desce até a base da mama, como se verifica em desenho anexo a este relatório. Então a pele é descolada da mama, parte dela é retirada e o restante do tecido mamário é colocado por baixo da pele, elevando toda massa da mama, sendo, em seguida, realizada a sutura dos cortes para remodelagem da mama, momento quando ocorre o reposicionamento da PAP - Placa Aréola-papilar. Uma das maiores dificuldades deste procedimento é encontrar a melhor coaptação das bordas cutâneas suturadas, pois não há equipamento ou dispositivo que facilite a realização dos pontos cirúrgicos, de maneira que a mama apresente uma simetria que se aproxime ao máximo do natural, principalmente, ao nível areolar que deve ficar de forma natural arredondada e sem retrações anômalas.
O que encontramos no Estado da Técnica, são dispositivos
que auxiliam na marcação de cortes ou da inserção dos principais pontos de sutura, como é o caso do "Apparatus for breast reduction surgery, processo n° US5772654, que prevê um aparato circular com três tamanhos, pequeno, médio e grande, dotado de vários furos na periferiâ do seu corpo em forma de disco, com tubos por onde passa um dispositivo de marcação, mas que não oferece recursos para auxiliar na junção das partes da mama para realização da sutura, mantendo a aréola redonda e a simetria com a mama.
Outro processo também encontrado em nossa pesquisa nas bases de patentes, foi o "Skin closure divece", processo n° US2007073209, o qual apresenta uma tipo de fita adesiva para realização de suturas sem pontos, mas que não prevê nenhum dispositivo que auxilie na união das partes cruentas para cicatrização de maneira simétrica.
Todos que fazem a cirurgia plástica mamária (Mamaplastia redutora) entendem a real indicação de uma simetria perfeita da aréola na tentativa de imitar o que a natureza configura para a mulher, além de que a sua diminuição é fator importante para o sucesso da cirurgia, tendo em vista que a hipercromia e hipertrofia são mais usuais em multíparas.
Dessa forma, podemos afirmar que há necessidade de um dispositivo guia que mantenha a aréola na sua forma redonda e um componente móvel e ajustável ao guia, de acordo com o diâmetro areolar planejado.
Portanto, o inventor idealizou um "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", caracterizado pelo fato de ser um instrumento simples e de uso prático, composto por duas partes que se encaixam, porém, podem se desenvolvidos em diversos tamanhos, como pequeno, médio e grande, ou seja, conforme seja a característica física da paciente que deseja reduzir a mama que se quer obter ao final da cirurgia.
A grande vantagem deste instrumento é auxiliar na aproximação e junção da PAP - Placa Aréola-papilar com a pele que reveste a mama em sua nova configuração, fazendo essa aproximação de maneira simétrica, com a aréola bem redonda e mantendo-a unida com a pele da mama durante o procedimento de sutura ponto-a-ponto, proporcionando uma sutura sem repuxos para que, ao final da cirurgia, a mama apresente uma configuração bem próxima do natural, além de promover uma melhor cicatrização e recuperação da paciente.
Além de auxiliar na junção das partes cruentas a serem suturadas, as partes do presente instrumento também servem para realizar marcações de cortes com dimensionamento simétrico para que durante a junção destas partes haja um encaixe perfeito, e ainda, permita o corte redondo da PAP - Placa Aréola-papilar.
Para melhor compreensão do presente "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", é feita em seguida uma descrição detalhada do mesmo, fazendo-se referências aos desenhos anexos, onde a:
Figura 01 é uma vista lateral do dispositivo interno do instrumento, que serve para manter a aréola em seu formato redondo, além de servir como gabarito para realização do corte arredondado da aréola;
Figura 02 é uma vista superior do dispositivo interno do
instrumento;
Figura 03 é uma vista lateral do dispositivo de corte arredondado da aréola;
Figura 04 é uma vista superior do dispositivo de corte arredondado da aréola;
Figura 05 é uma vista lateral do dispositivo externo do instrumento, que serve para tracionar a pele que reveste a mama, sendo ele encaixado no dispositivo interno;
Figura 06 é uma vista superior do dispositivo externo do
instrumento;
Figura 07 representa uma paciente com marcação nas mamas para realização da cirurgia de mamaplastia redutora.
Figura 08 representa como é feita a aproximação das partes da mama a serem suturadas e a utilização do presente Instrumento;
Figura 09 representa o resultado da cirurgia de mamaplastia redutora numa paciente;
Figura 10 representa como o presente instrumento é utilizado durante o procedimento de aproximação da partes da mama a serem suturadas.
Como podemos observar nos desenhos, o "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA" é composto por três partes denominadas de dispositivo interno ( 1 ), dispositivo de corte da aréola ( 2 ) e dispositivo externo ( 3 ). Estas partes são confeccionadas em aço cirúrgico ou outro material que seja adequado, podendo até ser descartável.
O dispositivo interno ( 1 ) que auxilia no corte arredondado da aréola e a mantém redonda é constituído por uma peça cilíndrica dotada de pequenos braços ( 4 ) com agulhas ( 5 ) posicionadas nas suas extremidades. A peça cilíndrica possui um furo centralizador ( C ) para visualização do mamilo, um pino ( 6 ) guia e um furo ( 7 ) para encaixe e fixação do dispositivo externo ( 3 ). As agulhas ( 5 ) dos braços ( 4 ) possuem ranhuras ou podem ser curvas para evitar que a pele a ser tracionada escape do dispositivo ( 3 ).
O dispositivo de corte da aréola ( 2 ) é uma peça com borda superior ( 8 ) fresada para apoio durante o processo de corte, a borda inferior ( 9 ) afiada para realização do corte e um esbarro ( 10 ) para limitar o corte da pele.
O dispositivo externo ( 3 ) é uma peça curva em material flexível, também dotada de pequenos braços (11) com agulhas ( 12 ) nas suas extremidades, um furo ( 13 ) para encaixe no pino ( 6 ) guia do dispositivo interno ( 1), e ainda, com duas abas ( 14 ) com travas ( 15 ) para o travamento do dispositivo ( 3 ) no furo ( 7 ) do dispositivo interno. As agulhas ( 12 ) dos braços (11) possuem ranhuras ou podem ser curvas para evitar que a pele a ser tracionada escape do dispositivo ( 3 ).
O procedimento cirúrgico para mamaplastia redutora com a utilização do presente "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", ocorre através da Manobra de Schwartzmann, primeiramente efetuando os desenhos dos cortes a serem realizados, no entanto, antes de realizar o corte da aréola, o dispositivo interno ( 1 ), de diâmetro previamente definido conforme o estudo para obtenção do resultado final, é fixado na aréola através de süas agulhas ( 5 ) para manutenção de seu tamanho e forma arredondada. Em seguida, apanha-se o dispositivo de corte ( 2 ), cujo diâmetro é adequado ao do dispositivo interno ( 1 ), e realiza-se o corte da aréola através de movimentos giratórios.
O dispositivo externo ( 3 ) é fixado à pele antes da realização do corte da mesma. Ele fica posicionado de maneira alinhada ao dispositivo interno ( 1 ), tomando-se por base o pino ( 6 ) da peça interna com o furo (3) da peça externa.
A fixação de um dispositivo ( 3 ) ao outro ( 1 ) se dá quando o cirurgião for realizar a reinserção da PAP - Placa Aréolo-papilar em seu novo posicionamento, atuando como instrumento cirúrgico de auxilio ao procedimento de sutura, mantendo as partes cruentas da pele encostadas e sem repuxos, para obtenção de pontos menores e simetricamente alinhados.
Claims (6)
1. - "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", um conjunto de peças que viabiliza e facilita a reinserção da placa aréolo- mamilar (PAP - Placa Aréolo-papilar) em sua nova localização após a Mamaplastia Redutora, cuja finalidade é promover melhor simetrização da área, tendo em vista a necessidade de sutura local, ponto-a-ponto buscando um nível de simetria mais natural, além de promover encurtamento do tempo cirúrgico de uma das etapas da mamaplastia redutora, CARACTERIZADO pelo fato de ser composto por três partes denominadas de dispositivo interno ( 1 ), dispositivo de corte da aréola ( 2 ) e dispositivo externo ( 3 ), sendo que estas partes são confeccionadas em aço cirúrgico ou outro material que seja adequado, podendo até ser descartável.
2. - "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", utilizado para viabilizar e facilitar a reinserção da aréola em sua nova localização após a Mamaplastia Redutora, que envolve um processo especifico de manuseio, o qual é CARACTERIZADO pelo fato de compreender a realização dos desenhos dos cortes a serem executados, da fixação do dispositivo interno ( 1 ) na aréola através de suas agulhas ( 5 ), do corte da aréola em seu formato arredondado, da fixação do dispositivo externo ( 3 ) à pele antes da realização do corte da mesma, e da fixação de um dispositivo ( 3 ) ao outro ( 1 ), para que o cirurgião possa realizar a sutura, ponto-a-ponto e sem repuxos.
3. - "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", conforme reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dispositivo interno (1) ser uma peça cilíndrica dotada de pequenos braços (4) com agulhas (5) posicionadas nas suas extremidades, sendo que a peça cilíndrica possui um furo centralizador ( C ), um pino (6 ) guia e um furo ( 7 ) de encaixe e fixação do dispositivo externo (3).
4. - "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", conforme reivindicação 1, caracterizado pelo fato do dispositivo de corte da aréola (2) ser uma peça com borda superior (8) fresada, a borda inferior (9) afiada e um esbarro ( 10 ) de limitação do corte da pele.
5. - "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", conforme reivindicação I5 caracterizado pelo fato do dispositivo externo (3) ser uma peça curva em material flexível, também dotada de pequenos braços ( 11 ) com agulhas ( 12 ) nas suas extremidades, um furo ( 13 ) de encaixe no pino ( 6 ) guia do dispositivo interno ( 1 ), e ainda, com duas abas ( 14 ) com travas ( 15 ) de travamento do dispositivo ( 3 ) no furo ( 7 ) do dispositivo interno.
6. - "INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA REINSERÇÃO DA PLACA ARÉOLO-MAMILAR EM MAMAPLASTIA REDUTORA", conforme reivindicação 1, caracterizado pelo fato das agulhas ( 5 e 12 ) dos dispositivos interno ( 1 ) e externo ( 3 ) possuírem ranhuras ou poderem ser curvas e voltadas para dentro, de modo que a pele a ser tracionada não escape das mesmas.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1102471 BRPI1102471A2 (pt) | 2011-05-31 | 2011-05-31 | instrumento cirérgico para reinserÇço da placa arÉolo-mamilar em mamaplastia redutora |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI1102471 BRPI1102471A2 (pt) | 2011-05-31 | 2011-05-31 | instrumento cirérgico para reinserÇço da placa arÉolo-mamilar em mamaplastia redutora |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1102471A2 true BRPI1102471A2 (pt) | 2013-06-25 |
Family
ID=48651711
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1102471 BRPI1102471A2 (pt) | 2011-05-31 | 2011-05-31 | instrumento cirérgico para reinserÇço da placa arÉolo-mamilar em mamaplastia redutora |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI1102471A2 (pt) |
-
2011
- 2011-05-31 BR BRPI1102471 patent/BRPI1102471A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
KR101580098B1 (ko) | 외과수술 봉합장치 및 이와 함께 사용되는 도구들 | |
JP2023089239A (ja) | 手術システムおよび使用方法 | |
TW201707652A (zh) | 外科手術用牽開器 | |
JP2017516607A (ja) | アキレス腱用縫合器及びその使用方法 | |
BR112015017563B1 (pt) | Dispositivo de acesso vascular para inserção reprodutível de uma cânula | |
BRPI1102471A2 (pt) | instrumento cirérgico para reinserÇço da placa arÉolo-mamilar em mamaplastia redutora | |
US20230029912A1 (en) | Devices and methods for wound closure | |
KR20210053258A (ko) | 귀 처치용 기구 | |
WO2024108554A1 (zh) | 包皮固定器械 | |
CN207654187U (zh) | 一种手术深部缝合钳 | |
US20200214871A1 (en) | Devices and methods for nasal splinting | |
CN104000638A (zh) | 一种剪切血管的专用手术剪 | |
CN209678703U (zh) | 一种男科手术用定位支撑架 | |
CN203736237U (zh) | 一种套管钩式睾丸活检针 | |
RU138958U1 (ru) | Лакопротез модифицированный | |
CN205126499U (zh) | 一种心脏瓣膜成型环持环器 | |
CN203953752U (zh) | 一种剪切血管的专用手术剪 | |
CN213722953U (zh) | 一种腹腔镜手术用敷料包 | |
CN204049826U (zh) | 一种股骨近端骨折动力髋螺钉固定导向器 | |
CN203749533U (zh) | 一种微创截骨器 | |
RU2468762C1 (ru) | Способ хирургического лечения привычного вывиха плеча | |
CN208770474U (zh) | 胸腔闭式引流器 | |
CN202052177U (zh) | 一次性使用引流管 | |
EP3522796B1 (en) | Suturing device, in particular for suturing lacerations of the meniscus | |
RU116336U1 (ru) | Устройство для сопоставления краев и зашивания кожной раны |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2517 DE 02-04-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |