BRPI1100167A2 - composição antifadiga - Google Patents

composição antifadiga Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100167A2
BRPI1100167A2 BRPI1100167-4A BRPI1100167A BRPI1100167A2 BR PI1100167 A2 BRPI1100167 A2 BR PI1100167A2 BR PI1100167 A BRPI1100167 A BR PI1100167A BR PI1100167 A2 BRPI1100167 A2 BR PI1100167A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food supplement
fatigue
composition
composition according
supplement composition
Prior art date
Application number
BRPI1100167-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Michel Grise
Original Assignee
Michel Grise
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Michel Grise filed Critical Michel Grise
Priority to BRPI1100167-4A priority Critical patent/BRPI1100167A2/pt
Publication of BRPI1100167A2 publication Critical patent/BRPI1100167A2/pt

Links

Landscapes

  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Abstract

COMPOSIçãO ANTIFADIGA. A presente invenção refere-se a uma composição de suplemento alimentar para evitar ou reduzir fadiga, para melhorar a resistência ou recuperar exercício, que contém hidrolisado de colágeno, extrato de mirtilo, polifenol, e extrato de alcaçuz. Em adição, a composição de suplemento alimentar da invenção pode ser preparada como modos de estado sólido para ser ingerida, tal como comprimidos, péletes e pó. Além do mais, ela pode ser preparada como várias bebidas tais como as assim chamadas bebidas saudáveis e bebidas desportivas ou como itens alimentares para recuperação e prevenção de fadiga, ou melhorador de resistência em exercícios e estresse.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO ANTIFADIGA".
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a composições para melhorar a 5 resistência a fadiga ou para reduzir o nível de fadiga de um indivíduo.
Mais especificamente, a presente invenção refere-se a uma composição e um método compreendendo uma combinação sinergística e extrato de mirtilo para melhorar a resistência à fadiga ou para reduzir o nível de fadiga.
10 ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Esta seção descreve a matéria sujeita antecedente relacionada às modalidades descritas da presente invenção. Não há intenção, nem ex- pressa ou implica, que a técnica antecedente discutida nesta seção legal- mente constitui técnica anterior. 15 Fadiga é um importante fator que influência o desempenho físi-
co. Existem dois componentes, fadiga central e fadiga periférica. A fadiga central foi descrita na técnica como relacionada a entradas neuronais de músculo e do conjunto de cérebro que a aciona. Fadiga periférica refere-se a aspectos nutricionais, hormonais, e mecânicos do metabolismo e fisiologia 20 que diretamente afetam o tecido muscular. Aminoácidos dietéticos e proteí- nas foram examinados por seu efeito na fadiga central e periférica, particu- larmente a partir de perspectivas metabólicas e neuroquímicas. Fernstom and Wolfe, Introduction to symposium on branched-chain amino acids in e- xercise, J. of Nutrition 136: 524S (2006). 25 O número de Publicação de Patente PCT WO 2004/049830, pu-
blicado em 17 de junho de 2004 pelo depositante Tsuchita et al., descreve um melhorador de fadiga muscular compreendendo 4 tipos de aminoácidos (leucina, isoleucina, valina, e glutamina), e um componente da proteína do soro do leite (proteína do soro do leite e/ou produto de decomposição de 30 proteína do soro do leite). Pelo menos um dentre o isolato de proteína do soro do leite (WPI), um concentrado de proteína do soro do leite (WPC), .beta.- lactoglobulina, e .alfa.- Iactalbumina é usado como a proteína de soro 2/18
do leite.
Malato de Citrulina é outra substância antifadiga que foi descrita na técnica. Foi sugerido ter um efeito protetor contra acidose e envenena- mento por amônia que pode explicar suas propriedades antifadiga. Atividade de malato de citrulina sobre o equilíbrio ácido - base e amônia no sangue e níveis de aminoácidos. Arzneimittelforschung 41: 660-663 (1991).
O número de Pedido de Patente Japonesa JP1988000281672, publicado em 17 de maio de 1990 por Hiroko et al., descreve uma composi- ção alimentar contendo aminoácido sem o paladar amargo derivado dos a- minoácidos. A composição descrita contém (a) aminoácidos (pref. leucina, lisina, metionina, fenilalanina, triptofano, valina, arginina, histidina, citrulina, omitina ou prolina) e/ou peptídeo, e (b) chá e/ou componentes aromatizantes do mesmo. A descrição ensina que é preferível que a concentração de ami- noácido seja 0,1 a 60% em peso e a concentração do chá e/ou componentes aromatizantes do mesmo seja 0,1 a 50% em peso no produto final.
O número de Pedido de Patente Chinesa CN2003000117070, publicado em 29 de outubro de 2003 pelos requerentes Qi e Jie, descreve uma composição médica para tratar várias indisposições, incluindo fadiga crônica, que é preparada a partir de omitina e citrulina ou seus sais, jujuba, semente de ginkgo e ginseng.
Número de Pedido de Patente U.S. 2005/0256192, publicado em 17 de novembro de 2005 pelo requerente Gardiner e Heuer descreve uma composição nutricional para melhorar estímulo do músculo liso, crescimento, força e recuperação, resistência, desempenho, tamanho e estamina em indi- víduos. A composição nutricional pode incluir L-arginina e creatina. Em adi- ção, a composição nutricional pode também incluir L-citrulina, ácido L- aspártico, extrato de raiz de ginseng, e extrato de pinheiro marítimo (casca de árvore) ou pode também incluir L-Ieucina e L-valina.
Por outro lado, embora bebidas nutritivas tenham sido ampla- mente usadas de forma convencional para recuperação de fadiga, elas con- tém como ingredientes principais, vários tipos de vitaminas, cafeína, taurina, e similares, e nenhum ingrediente diferentes de cafeína exibe um efeito dis- tinto para recuperação de fadiga. Adicionalmente, como para ginseng Asiáti- co, gelatina real e proteína de própolis, mesmo quando um efeito é reconhe- cido (aqui, o termo (sítio ativo) referindo-se a um alvo bioquímico de um in- grediente potente, por exemplo, uma enzima específica). Além disso, todos 5 esses produtos têm um grande problema com relação a sensações, e acre- dita-se que o uso deles de uma outra forma que não aquela de um medica- mento é difícil e seu uso freqüente todos os dias na dieta seja difícil.
Por outro lado, sabe-se que anserina e carnosina contidas em grandes quantidades na carne de frutos do mar e animal ativam ATPase e 10 JP-A-2002-173422 descreve que uma melhora de capacidade de exercício e efeito antifadiga são exibidos administrando pelo menos um tipo selecionado a partir de imidazol, peptídeos, especialmente anserina, carnosina, e baleni- an obtidos purificando frações moleculares especificamente inferiores de extrados de frutos do mar, carne de frango, carne animal ou similares, permi- 15 tindo que sejam executados através de uma membrana de ultrafiltro. Entre- tanto, não é descrita nenhuma discussão da quantidade de ATP que é im- portante ao recuperar de fadiga após uma carga de exercício, e portanto a relação entre administração e recuperação da fadiga não está clara.
Considerando o estado da técnica descrito acima, seria altamen- 20 te desejável ser provido com uma nova composição para reduzir fadiga, me- lhorar resistência à fadiga, ou melhorar recuperação da fadiga.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Um objetivo da presente invenção é prover uma composição de suplemento alimentar para evitar e/ou reduzir a fadiga, ou para melhorar ou 25 reforçar resistência e/ou recuperação para treinamentos ou estresse físicos, a composição compreendendo hidrolisado, extrato de mirtilo, e extrato de alcaçuz.
Outro objetivo da presente invenção é prover um suplemento a- Iimentar compreendendo a composição de acordo com a presente invenção. 30 O hidrolisado de colágeno pode ser um peso molecular (Mw)
permanecendo na faixa de 500 a 5,00015,000 dáltons.
Preferivelmente, o hidrolisado de colágeno tem um peso molecu- Iar (Mw) de 1,500 a 5,000.
Outro objetivo da presente invenção é prover uma composição de suplemento alimentar compreendendo hidrolisado de colágeno na pro- porção de 0,1% (p/v ou p/p) a 25% (p/v ou p/p), um extrato de mirtilo na pro- 5 porção de 0,1% (p/v ou p/p) a 20% (p/v ou p/p), e um extrato de alcaçuz na proporção de 0,1% (p/v ou p/p) a 30% (p/v ou p/p).
Preferivelmente, a composição de suplemento alimentar da pre- sente invenção compreende pelo menos um aminoácido. O aminoácido po- de ser qualquer um conhecido na indústria da saúde. Por exemplo, mas não 10 limitado a, o aminoácido pode ser uma glicina, uma lisina, uma arginina, e/ou uma glutamina. O aminoácido pode ser um análogo de qualquer aminoácido conhecido como mencionado antes. A composição de suplemento alimentar da invenção pode também compreender pelo menos dois aminoácido dife- rentes ou análogos dos mesmos. 15 A composição de suplemento alimentar pode também compre-
ende um composto de polifenol a partir de fontes naturais. O polifenol pode ser selecionado, sem ser limitado a, o grupo de salicilato, ou análogo do mesmo.
De acordo com a presente invenção é provido um método para 20 evitar e/ou reduzir fadiga, o método compreendendo administrar oralmente a um indivíduo a composição de suplemento alimentar como descrito aqui. A composição pode ser, por exemplo, mas não limitada a, administrar a uma taxa de pelo menos 1 grama ou 1 ml por dia, tal como outro exemplo, a uma taxa de cerca de 5 a 25 ml ou gramas por dia. 25 A composição de suplemento alimentar da presente invenção
pode ser dada oralmente bem como a um indivíduo humano ou a um animal para pelo menos reduzir fadiga ou melhorar a recuperação e/ou resistência à fadiga.
Para a finalidade da presente invenção os seguintes termos são 30 definidos abaixo.
O termo "fadiga" pretende significar, mas não é limitado a, a es- tados fisiológicos também chamados exaustão, letargia, languidez, abati- mento, cansaço, indiferença, esquecimento. É descrito uma faixa de aflições, variando de um estado geral de letargia a uma sensação de queimação in- duzida por trabalho específico no músculo de uma pessoa. Pode ser tanto física quanto mental. A fadiga física é a incapacidade de continuar operando 5 no nível normal de capacidade. É generalizado na vida cotidiana, mas nor- malmente se torna particularmente notável durante exercícios pesados. A fadiga mental, por outro lado, de preferência se manifesta com sonolência.
A expressão "reduzir fadiga" como usado e reivindicado aqui pretende significar reduzir após o estado corpóreo de fadiga ter ocorrido, ou 10 evitar a fadiga. Deve também significar resistência e/ou recuperação do de- sempenho e melhora no treinamento físico, exercício ou estresse. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 ilustra o consumo por ratos da fórmula 3; e A figura 2 ilustra a tempos de execução na esteira para fadiga de
15 ratos.
MELHOR MODO PARA REALIZAR A INVENÇÃO A presente invenção agora irá ser descrita mais completamente doravante com referência aos desenhos em anexo, nos quais modalidades preferidas da invenção são mostradas. Esta invenção, entretanto, pode ser 20 incorporada de muitas formas diferentes e não deve ser interpretada como limitada às modalidades apresentadas abaixo; preferivelmente, essas moda- lidades são providas de modo que esta descrição seja inteira e completa, e irá completamente conduzir o escopo da invenção para aqueles versados na técnica.
25 Como um prefácio à descrição detalhada apresentada abaixo,
deve ser notado que, como usado nesta especificação e nas reivindicações anexas, as formas singulares "um/uma" e "o/a" incluem referências ao plural, a menos que claramente declarado no contexto de outra forma.
Em caso onde a palavra "cerca de" é usada neste documento, 30 indica que a precisão de um valor está dentro de cerca de mais ou menos 10%.
Descrito aqui é uma composição oral que pode ser misturada em 6/18
vários líquidos e alimentos leves para prover melhor recuperação de fadiga e resistência à fadiga, ou melhorador de resistência em treinamentos físicos ou mentais ou estresse.
De acordo com a presente invenção, é provida uma composição para absorção oral compreendendo hidrolisados de colágeno, extrato de mir- tilo, e extrato de alcaçuz. A composição da invenção pode ser suplementada para uma mistura específica de aminoácidos.
De acordo com outra modalidade da invenção, a composição da presente invenção compreende entre cerca de 0,001 a 10% (p/p), mais pre- ferivelmente entre cerca de 0,01 a 0,1% (p/p); entre cerca de 0,1 a 20% de extrato de mirtilo, mais preferivelmente entre cerca de 1 a 10% (p/p); e entre cerca de 0,1 a 20% de extrato de alcaçuz, mais preferivelmente 0,5 a 10% (P/P)·
Descrita aqui, é uma composição oral que pode ser misturada em vários líquidos e alimentos leves para prover recuperação de fadiga ou resistência, ou melhorador de resistência para treinamentos físicos ou men- tais ou estresse. A composição compreende uma concentração relativamen- te alta de hidrolisados de colágeno, extrato de mirtilo, e extrato de alcaçuz.
Hidrolisado de colágeno é uma proteína desnaturada e parcial- mente hidrolisada, que pode ser obtida por exemplo, mas não limitado, a partir de substâncias de colágeno de vertebrados, em particular, mamíferos, aves domésticas e peixe. Peptídeos tendo uma estrutura diferente e também um efeito biológico diferente resultam de hidrólise de colágeno.
Hidrolisados de colágeno contêm aproximadamente duas vezes mais a quantidade de lisina, glicina e glutamina de aminoácidos que a prote- ína alimentar média. Hidrolisado de colágeno é também rico em prolina de aminoácidos e hidroxiprolina. Hidroxiprolina não foi detectada em qualquer concentração significante em qualquer outro produto alimentício. Os amino- ácidos acima mencionados são essenciais para a formação de colágeno mamífero, isto é, o metabolismo do tecido conectivo, em particular, o meta- bolismo do osso e cartilagem. De acordo com a presente invenção, hidrólise de colágeno é um dos ingredientes da presente invenção que permite evitar e/ou reduzir a fadiga de um indivíduo.
O extrato de mirtilo da invenção pretende incluir todos os mirtilos ou uma parte do mesmo.Todos os mirtilos podem ser processador por ho- mogeneização conhecida na técnica. O extrato de mirtilo pode estar alterna- 5 tivamente, de acordo com uma modalidade da invenção, a parte líquida bem como a parte sólida de mirtilos, ou uma mistura do mesmo. O mirtilo extraído pode ser de bagas de diferentes espécies, e são conhecidos como sendo do gênero Vaccinium. Outras seções do gênero, derivadas de outras partes do mundo incluindo América do Norte ocidental, América do Sul, Europa, e Á- 10 sia, incluem outros arbustos que produzem bagas comestíveis de aparência similar tais como hucleberries (América do Norte) e bilberries (Europa). Es- sas espécies são algumas vezes chamadas "mirtilos" e vendidas como ge- Ieia de mirtilo ou outros produtos. Especialmente, mirtilos contêm antociani- nas, outros pigmentos oxidantes e vários fitoquímicos possivelmente tendo 15 um papel na composição da presente invenção em pelo menos um dentre redução ou prevenção de fadiga.
Um extrato de mirtilo da invenção pode ser padronizado para pe- lo menos 5% de antocianosidas.
O extrato de mirtilo usado de acordo com a invenção pode ser 20 preparado como brevemente descrito a seguir.
Mirtilos frescos podem ser prensados para obter um suco de mir- tilo concentrado que, subseqüentemente, podem ser submetidos a ultrafiltra- ção.
De acordo com outra modalidade da presente invenção, é provi- 25 da uma composição antifadiga compreendendo pelo menos um composto de polifenol.
Extrato de planta seco contendo polifeno, salicilatos, ou flavo- noides é provido em níveis de 0,1 mg a 10 gramss por quilograma de peso corpóreo por dia, preferivelmente em níveis de 10 mg a 1 grama por quilo- 30 grama de peso corpóreo por dia, e uma quantidade acima ou equivalente de uma forma semisseca ou completamente hidratada de extrato vegetal.
O composto de polifenol pode ser um ácido polifenólico, que é geralmente obtido a partir de fontes naturais ou plantas, sob a forma, por exemplo, mas não limitada a, extratos vegetais. Novamente, por exemplo, polifenol pode ser obtido a partir de alcaçuz, wintergreen, betula, taxus, laríx, rosemary, sementes de uva, ou combinações dos mesmos.
Alternativamente, o composto fenol herbal é provido como um extrato de uma planta. O composto de fenol pode ser extraído e parcialmen- te ou completamente purificado a partir da erva.
Vários compostos de fenol extraídos de extrato de planta como descrito acima (e membros da família relacionados tais como orégano) têm efeitos antioxidantes. Fenóis de extrato vegetal incluem, mas não são limita- dos a, carnosol, rosemanol, ácido carnosico e rosemaridifenol. Os compos- tos de fenol podem atuar como antioxidantes, inibindo carcinogênese ou a- tuam como agentes anti-inflamatórios.
Extratos vegetais de acordo com a invenção podem estar em qualquer forma. Devem ser secos, frescos, comprimidos, em solução, em óleo, como um pó, líquidos (ou como uma solução ou como um óleo) ou se- missólido.
Outro aspecto da invenção pode opcionalmente compreender pró-antrocianidinas. As pró-antrocianidinas da presente invenção podem ser providas por fontes naturais ou sintéticas. A fonte das pró-antrocianidinas não são limitantes. As pró-antrocianidinas podem também ser providas por óleo de semente de uva, por exemplo, sem limitação da invenção a esta fon- te.
Extrato de alcaçuz, que provê propriedades potenciais antioxi- dantes no corpo é incluído na composição. Alcaçuz é uma planta que per- tence ao gênero Fabaceae Glycyrrhiza amplamente distribuído na República da China, Europa, Federação Russa, República do Afeganistão, Iran, repú- blica Islâmica do Paquistão e similares. As raízes dos mesmos e similares têm uma longa história de ingestão onde eles foram utilizados como alimento ou um fármaco bruto. Uma vez que glycirrhina (ácido glycyrrínico), que é o componente principal de um extrato de água de alcaçuz, tem ações farmaco- lógicas superiores tais como uma ação anti-inflamatória, uma ação antitu- 9/18
mor, uma ação antialergênica e similar, é amplamente utilizada para alimen- tos, produtos farmacêuticos, cosméticos e similares. Em adição, uma vez que glycyrrhina é de cerca de 200 vezes como açúcar de sacarose, é tam- bém usado como um adoçante. Nos Estados Unidos, alcaçuz foi registrado como um alimento GRAS (Geralmente reconhecido como Seguro) pela FDA em 1985.
Entre outros, alcaçuz mostrou conter salicilatos ativos e soponi- nas incluindo glycyrrhinas. Esses compostos foram relatados como tendo efeitos protetores do fígado através de suas propriedades de radicais antili- vres. Glycyrrhina é convertida em sua aglicona pela flora intestinal. Aglico- nas flavonoides são muito biodisponíveis.
O polifenol de alcaçuz contido na composição da presente in- venção não é particularmente limitado assim como ele é um componente de polifenol vcontido no alcaçuz acima mencionado. Exemplos específicos dos mesmos incluem glicicumarina, glicerol, glicirina, liquiritigenina, glicoricona, glabridin, glabreno, glabrol, 3'-hidróxi-4'-0-metilglabridin, 4'-0-metilglabridin, glyuralina B, licocumarona, gancaonin I, dehidrogliasperina D, echinatin, iso- licoflavonol, dehidroglyasperin C, glyasperin B, glycyrrhisoflavanona, Iupiwi- ghteona, gliasperin D, salicilatos, e derivados dos mesmos ou análogos dos mesmos, semilicosoflavona B e similares. A composição da presente inven- ção contém pelo menos um tipo de polifenol de alcaçuz a partir dentre tais componentes de polifenol de alcaçuz. Entre eles, a composição da presente invenção preferivelmente contém pelo menos um tipo de glabarina, '-hidróxi- 4'-0-metilglabridin, 4'-0-metilglabridin, e similares, e mais preferivelmente contém pelo menos glabridina.
Em outra modalidade da composição da presente invenção, a composição contém polifenol de alcaçuz e polifenol diferente de polifenol de alcaçuz. Exemplos do polifenol diferente de polifeno de alcaçuz incluem ge- nistein, daidzen, quercentin, rutin, catechin, gaiato de epigalocatechin, hes- peridin, nobiletin, tirosol, hidroxitirosol, oleuropein, naringenin, ácido cafeico, polifenol de maçã, polifenol de chá, ácido gálico, esimilares. Preferidos são genistein, daidzein, quercetin, rutin, catechin, gaiato de epigalocatechin, hesperidin, nobiletin, naringenin, ácido cafeico, polifenol de maçã, e polifeno de chá. Esses polifenóis podem ser usados sozinhos ou em uma mistura de dois ou mais tipos do mesmo. Genistein aqui é polifenol contido em plantas Ieguminosas tais como soja e similares.
5 De acordo com uma modalidades, a dose diária (influxo eficaz)
da composição suplementar alimentícia de acordo com a presente invenção é ajustada preferivelmente de 1 a 2000 ml ou mg / 70 kg de peso corpóreo. Mais especificamente a dose diária é ajustada preferivelmente de 3 a 700 ml ou mg / 70 kg de peso corpóreo, mais preferivelmente de 5 a 500 ml ou mg / 10 70 kg de peso corpóreo, ainda mais preferivelmente de 10 a 50 ml ou mg / 70 kg de peso corpóreo.
De acordo com outra modalidade da presente invenção, a com- posição pode compreender polipeptídeos e/ou aminoácidos. Polipeptídeos e aminoácidos do tipo que são relacionados para reduzir e/ou evitar fadiga, ou 15 melhorar recuperação de fadiga podem ser adicionados opcionalmente, para aplicações de uso final particulares. Exemplos de peptídeos que podem ser adicionados à composição incluem peptídeos de glutamina e peptídeo de proteína de soro do leite hidrolizados tendo um peso molecular de menos do que cerca de 10.000 dáltons (tipicamente tendo um peso molecular que varia 20 de cerca de 1.000 a 10.000 dáltons). Aminoácidos e seus análogos e deriva- dos que podem ser adicionados à composição incluem glicina, L-lisina, L- arginina, fosfatidicolina, taurina, L-glutamina, L-arginina, L-fenilalanina, L- tirosina, L-citrulina, e N-acetilcisteína, por meio de exemplo e não limitação. A concentração de aminoácidos e seus análogos e derivados na composição 25 varia de cerca de 0,01% em peso a cerca de 15,0% em peso, mais tipica- mente a concentração está na faixa de cerca de 0,11% em peso a cerca de 11 % em peso.
A composição alimentar para recuperação da fadiga de acordo com a presente invenção pode ser composta com aditivos adequados em tal 30 uma faixa que o efeito da presente invenção não seja colocado em risco.
Exemplos de tais aditivos incluem outros componentes nutricio- nais que promovem o efeito de recuperação de fadiga tal como carboidratos (glicose, sacarose, amido, etc.) Iipidios (óleos vegetais, óleo de peixe, gordu- ra animal, etc.) proteínas (proteína de soja, proteína do leite, etc.) minerais (sais inorgânicos tais como sal de potássio, sal de sódio, e sal de cálcio etc), vitaminas (tiamina, niacina, vitamina C, caroteno etc.) componentes antifadi- 5 ga tais como taurina, cafeína, etc., componentes de melhora de paladar tais como sacarose, aspartame, acesulfame k, glutamato de sódio, cloreto de sódio, etc., adequados para dar funções como um alimento (paladar, sensa- ções de gosto, segurança, etc.) excipientes tais como glicerina, gelatina ou hidrolisados dos mesmos, carboidratos, sorbato de potássio, benzoato de 10 sódio, ácido cítrico, sais orgânicos e inorgânicos, etc.; componentes bacteri- ostáticos tais como álcool etílico, ácido acético, acetato de sódio, glicina, etc. para uma finalidade similar; e pigmentos incluindo pigmentos derivados de produtos naturais tais como pigmentos de anato, pigmento de girassol, pig- mento de páprica, pigmento de beni-koji (molde koji vermelho), pigmento de 15 uva, etc. e vários pigmentos sintéticos para uma finalidade similar. Um aditi- vo não limitado a esses, e outros aditivos que são convencionalmente usa- dos neste campo também podem ser formulados.
Vários aromatizantes e adoçantes (preferivelmente adoçantes artificiais para reduzir a quantidade de carboidratos no composto) podem ser 20 adicionados para prover palatabilidade. Por exemplo, aromatizantes de bau- nilha podem estar presentes em uma concentração que varia de cerca de 1% em peso a cerca de 5% em peso. Adoçantes artificiais podem estar pre- sentes em uma concentração que varia de cerca de 0,1% em peso a cerca de 1,0% em peso. Em uma modalidade, adoçante artificial está presente em 25 cerca de 0,11 % em peso.
Um versado na técnica de suplementos alimentares e dietéticos irá reconhecer que existem vários aromatizantes e antioxidantes que podem ser usados em combinação com a proteína de leite nutricional comestível. Em adição, existem uma variedade de polipeptídeos e aminoácidos que são 30 conhecidos como sendo benéficos ao corpo e que também podem ser adi- cionados à composição, para benefícios da saúde remediáveis particulares. Não pretende-se que o escopo da invenção seja limitado às composições exemplares descritas aqui.
A composição nutricional de acordo com a presente invenção fabricada da maneira acima mencionada pode ser distribuída sem modifica- ção adicional, isto é, na forma de uma mistura liquida, uma mistura em pó ou 5 similares, como no caso pode ser. Em adição, ela pode também ser distribu- ída na forma de uma recuperação a partir de uma agentes de fadiga, um suplemento, um condimento ou similar.
Uma dosagem recomendada da composição varia de 1 grama a 1000 gramas, dependendo do objetivo do consumidor. Em um regime de 10 uso, um consumidor, ao iniciar o uso do composto, começa usando 15 ml ou grama da dosagem por dia, uma da qual é tipicamente pela manhã ou antes de se exercitar. Será reconhecido também que diferentes doses, tais como por exemplo, mas não limitados a, 1 ml a 250 ml por dosagem, a composi- ção da presente invenção pode ser tomada após exercício ou imediatamente 15 antes de períodos de sono.
Outra modalidade da presente invenção é prover um método pa- ra reduzir fadiga, melhorar resistência à fadiga, melhorar resistência a exer- cícios ou treinamento, melhorar tempo de exercício ou treinamento e distân- cia, ou melhorar tempo de recuperação e estado fisiológico da fadiga. O mé- 20 todo da presente invenção compreende a etapa de oralmente absorver a composição da presente invenção como descrito aqui para um indivíduo.
Fadiga física ou fraqueza muscular (ou "falta de força") é um termo direto para a incapacidade de exercer força com os músculos a um grau que iria ser esperado, dada a condição física geral do indivíduo. 25 Um teste de força é freqüentemente um diagnóstico de um dis-
túrbio muscular antes da etiologia poder ser identificada. Tal etiologia de- pende do tipo de fraqueza muscular, que pode ser verdadeira ou percebida bem como central e periférica. Fraqueza verdadeira é substancial, enquanto percebida preferencialmente é uma sensação de ter que colocar mais esfor- 30 ço para fazer a mesma tarefa. Por outro lado, a fraqueza muscular central é uma exaustão do corpo todo, enquanto a fraqueza periférica é uma exaustão de músculos indivíduo. 13/18
Em adição à física, a fadiga também inclui fadiga mental, não necessariamente incluindo qualquer fadiga muscular. Tal uma fadiga mental, por sua vez, pode se manifestar por si só tanto como sonolência (vigília di- minuída) ou apenas como uma diminuição geral de atenção, mas não ne- cessariamente incluindo sono. Pode ser descrita como um nível mais ou menos diminuído de consciência. Em qualquer caso, isto pode ser perigoso ao realizar tarefas que requerem concentração constante, tal como dirigir um veículo. Por exemplo, uma pessoa que é suficientemente sonolenta pode sofrer microssonos. Entretanto, um teste cognitivo objetivo deveria ser feito para diferenciar déficits neurocognitivos de doenças do cérebro daqueles atribuíveis a cansaço.
Fadiga temporária deve ser provavelmente uma doença menor como o resfriado comum como uma parte do comportamento doente que acontece quando o sistema imune luta contra uma infecção. Fadiga crônica, por outro lado, significa seis meses ou mais de duração, é um sintoma de um grande número de diferentes doenças ou condições. Algumas categorias maiores de doença que caracterizam a fadiga incluem: doenças autoimunes tais como doença celíaca, esclerose múltiplas, e espondiloartopatia. Distúr- bios do sangue tais como anemia e hemocromatose; câncer, síndrome de fadiga crônica (CFS); depressão e outros distúrbios mentais que caracteri- zam humor deprimido; distúrbios da alimentação, que podem produzir fadiga devido a nutrição inadequada; doença endócrina como diabetes mellitus e hipotiroidismo; fibromialgia; doença do coração, doenças infecciosas tais como mononucleose infecciosa e influenza; leucemia e linfoma; distúrbios neurológicos tais como doença de Parkinson e síndrome de pós- concussão; trauma físico e outras dores causadas por trauma, tais com artrite; gravidez; e privação do sono ou distúrbios do sono.
Fadiga pode ser também o resultado de atividade corporal física, tal como mas não limitados a, trabalho, exercício, treinamento, estresse mental, sobre-estimulação e sobestimulação, jet lag(fadiga decorrente de viagem aérea) , ou recreação ativa, depressão, também tédio, doença e falta de sono. Pode também ter causas químicas, tal como envenenamento ou 14/18
deficiências minerais ou vitamínicas. Perda de sangue massiva freqüente- mente resulta em fadiga e/ou treinamento.
O melhorador de resistência, composição antifadiga, melhorador de função motora, ativador de metabolismo energético, força muscular e me- Ihorador de resistência de treinamento de acordo com a presente invenção são úteis como um alimento ou fármaco que exibem uma resistência, que melhora o efeito em esportes e também exercícios amplamente definidos incluindo atividades da vida diária e labor, um efeito antifadiga, um efeito que melhora a função motora, um efeito que ativa o metabolismo energético e um efeito que melhora a força muscular. Também são úteis como alimento ou fármaco tendo efeitos de inibir redução de resistência, redução no meta- bolismo energético e redução na força muscular. A composição da presente invenção tem uma combinação sinergística de hidrolisado de colágeno, ex- trato de mirtilo, polifenol, e extrato de alcaçuz como ingredientes eficazes que foram separadamente tomados por longos anos como alimentos, e têm alta segurança com efeitos colaterais reduzidos.
Acredita-se que o sentido de fadiga seja originado do sistema de ativação reticular do cérebro. Estruturas muscoesqueléticas podem ter coe- voluído com estruturas cerebrais apropriadas de modo que a completa uni- dade funciona junta de uma maneira construtiva e adaptativa. Os sistemas completos de músculos, juntas e funções proprioceptivas e cinestéticas mais partes do cérebro se envolvem e funcionam juntos em uma maneira unitária.
A presente invenção irá mais prontamente ser compreendida com referência aos seguintes exemplos que são dados para ilustrar a inven- ção em vez de limitar seu escopo.
EXEMPLO I
Suplemento Antifadiga 1
Os seguintes ingredientes são misturados sob fórmula líquida, e em seguida oralmente dados a pessoas que sofrem de fadiga em uma do- sagem de 15 ml por dia conforme necessidade. Título: Composição de suplemento 1
Ingrediente Faixa de quantidade (kg) Água 0,4 a 0,9 Hidrolisado de colágeno 0,005 a 0,5 Extrato de mirtilo 0,005 a 0,5 Extrato de alcaçuz líquido 0,0005 a 0,1
EXEMPLO Il
Suplemento Antifadiga 2
Os seguintes ingredientes são misturados sob fórmula líquida, e 5 em seguida oralmente dados a pessoas que sofrem de fadiga em uma do- sagem de 15 ml por dia conforme necessidade. Título: Composição de suplemento 2
Ingrediente Faixa de quantidade (kg) Água 0,4 a 0,9 Glicerina 0,01 a 0,3 Glicina 0,01 a 0,4 Lisina 0,01 a 0,4 Hidrolisado de colágeno 0,005 a 0,5 Poisedogen kosher 0,001 a 0,2 Arginina 0,0005 a 0,2 Glutamina 0,0005 a 0,2 Potássio de sorbato 0,0005 a 0,2 Benzoato de sódio 0,0005 a 0,3 Aloe vera 0,0001 a 0,02 MSM 0,001 a 0,2 Extrato de mirtilo 0,005 a 0,4 Extrato de alcaçuz líquido 0,0005 a 0,1 EXEMPLO Ill Suplemento Antifadiqa de Fórmula 3 Ingrediente Faixa de quantidade (kg) Água 0,8 Glicerina 0,02 Glicina 0,1 Lisina 0,07 Ingrediente Faixa de quantidade (kg) Hidrolisado de colágeno 0,015 Poisedogen kosher 0,008 Arginina 0,001 Glutamina 0,001 Potássio de sorbato 0,002 Benzoato de sódio 0,005 Aloe vera 0,0007 MSM 0,01 Extrato de mirtilo 0,05 Solumina (alcaçuz líquida) 0,001
EXEMPLO IV
Aumento da resistência de mamíferos com fórmula suplementar
.3
Projeto experimental Animais e teste de exercício
Ratos IGS fêmeas CD® (n=31 total) com idade de 11 semanas, foram aleatoriamente divididos em dois grupos. Os animais no grupo de tes- te (n=16) receberam ad Iibitum fórmula 3 durante um período de controle de .5 semanas. Animais de controle (n=15) foram tratados de forma idêntica como animais de teste, menos acesso ao produto. Todos os animais tiveram ad Iibitum acesso à água e ração, e foram enjaulados individualmente permi- tindo medição de comida e consumo de bebida bem como produção de fe- zes.
Um teste de exercício na esteira incrementai foi realizado em três ocasiões separadas para cada animal: na semana precedente a suple- mentação (semana 0), e duas semanas (semana 2) e quatro semanas (se- mana 4) após o início da suplementação. Animais correram em uma esteira Exer-4/8 da Columbus instruments ajustada em uma inclinação fixa de 15° em uma velocidade inicial de 10m/min, seguido de um aumento de 1 m/min a cada dois minutos, até que os animais não mais pudessem manter o traba- lho requerido (tendo alcançado sua capacidade de exercício máxima antes da fadiga). Neste relatório, o desempenho está presente em corridas por minuto.
Análise estatística
Dados estão presentes como médias +- de erro padrão das mé- dias (SEM). Testes do estudante t foram usados para comparar diferenças 5 de média de grupo. Medição repetida MANOVAs foi usada para comparar mudanças em variáveis ao longo do tempo entre os grupos. Todas as análi- ses estatísticas foram realizadas usando um software JMP versão 5.0.1.2 (SAS Institute Inc., Cary IN).
Resultados
10 Consumo da fórmula 3 por ratos
A figura 1 mostra a média de consumo semanal da fórmula 3 por ratos com acesso ad Iibitum ao produto. Em geral, consumo aumentou do início do estudo para alcançar médias semanais entre 50 a 60 ml durante as últimas 3 semanas de suplementação. Todos os ratos com acesso ao produ- 15 to pareceram apreciar o paladar e beberam voluntariamente. Tabela 1
Influxos calóricos durante as primeiras semanas de suplementação da fór- mula 3.
<table>table see original document page 18</column></row><table>
Efeitos no desempenho do exercício 20 A figura 2 mostra desempenho de exercício de ratos a partir de
ambos os grupos antes da suplementação (semana 0) e após a semana 2 e 4 de suplementação. Antes da suplementação, nenhuma diferença em tem- po para fadiga foi observada entre animais dos dois grupos. Ambos os tem- pos de corrida foram diminuídos 2 ou 4 semanas após, provavelmente um 25 resultado de massa corporal aumenta no mesmo quadro de tempo. Entretan- to, ratos tendo acesso ao suplemento demonstram uma capacidade de exer- cício muito maior do que o grupo de controle. Esta diferença, já evidente a- pós 2 semanas de suplementação como 25% de tempos de corrida mais longos nos animais suplementados, foi adicionalmente aumentada para al- cançar 41% de tempos de corrida mais longos após 4 semanas de acesso à fórmula 3.
5 De acordo com seus comportamentos, os ratos tendo ingerido a
fórmula 3 mostraram um tempo de recuperação 20% (de 18 a 14 minutos) menor do que o grupo de controle.
Enquanto a invenção for descrita em conexão com as modalida- des específicas da mesma, será compreendido que ela é capaz de modifica- 10 ções adicionais e sua aplicação pretende cobrir quaisquer variações, usos, ou adaptações da seguinte invenção, em geral, os princípios da invenção e incluindo tais afastamentos da presente descrição como estando de acordo com a prática conhecida e comum dentro da técnica à qual a invenção per- tence, e assim como podem ser aplicadas as características essenciais aci- 15 ma apresentadas, e assim como seguem no escopo das reivindicações ane- xas.

Claims (27)

REIVINDICAÇÕES
1. Composição de suplemento alimentar para reduzir fadiga, a composição compreendendo hidrolisado de colágeno, extrato de mirtilo, e extrato de alcaçuz. 5
2. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 1, em que o hidrolisado de colágeno tem um peso molecular (mw) permanecendo na faixa de 500 a 15,000 dáltons.
3. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 2, em que o hidrolisado de colágeno tem um peso molecular 10 (mw) permanecendo na faixa de 1,500 a 5,000 dáltons.
4. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 1, em que o hidrolisado de colágeno na proporção de 0,1% (p/v ou p/p) a 25% (p/v ou p/p), um extrato de mirtilo na proporção de 0,1% (p/v ou p/p) a 20% (p/v ou p/p), e um extrato de alcaçuz na proporção de 0,1% 15 (p/v ou p/p) a 30% (p/v ou p/p).
5. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 1, adicionalmente compreendendo pelo menos um aminoácido.
6. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 5, em que o aminoácido é pelo menos um de glicina ou um aná- 20 logo da mesma, Iisina ou um análogo da mesma, arginina ou um análogo da mesma, e glutamina ou um análogo da mesma.
7. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 1, adicionalmente compreendendo um composto de polifenol.
8. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- 25 vindicação 7, em que o polifenol é um salicilato, ou um análogo ou derivado do mesmo.
9. Composição de suplemento alimentar para melhorar a resis- tência em atividade física, a composição compreendendo hidrolisado de co- lágeno, extrato de mirtilo, e extrato de alcaçuz. 30
10. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 9, em que melhorar a resistência é melhorar recuperação da ati- vidade física.
11. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 9, em que o hidrolisado de colágeno tem um peso molecular (Mw) permanecendo na faixa de 500 a 15,000 dáltons.
12. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 11, em que tem um peso molecular (Mw) permanecendo na faixa de 1,500 a 5,000 dáltons.
13. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 9, em que o hidrolisado de colágeno na proporção de 0,1% (p/v ou p/p) a 25% (p/v ou p/p), um extrato de mirtilo na proporção de 0,1% (p/v ou p/p) a 20% (p/v ou p/p), e um extrato de alcaçuz na proporção de 0,1% (p/v ou p/p) a 30% (p/v ou p/p).
14. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 9, adicionalmente compreendendo pelo menos um aminoácido.
15. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 14, em que o aminoácido é pelo menos um de glicina ou um aná- logo da mesma, Iisina ou um análogo da mesma, arginina ou um análogo da mesma, e glutamina ou um análogo da mesma.
16. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 9, adicionalmente compreendendo um composto de polifenol.
17. Composição de suplemento alimentar, de acordo com a rei- vindicação 16, em que o polifenol é um salicilato, ou um análogo ou derivado do mesmo.
18. Suplemento dietético, compreendendo a composição como definida na reivindicação
19.
20. Método para reduzir fadiga, o método compreendendo oral- mente administrar a um indivíduo a composição como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
21. Método, de acordo com a reivindicação 20, em que a com- posição é administrada em uma taxa de pelo menos 1 grama ou ml por dia.
22. Método, de acordo com a reivindicação 20, em que a com- posição é administrada a um mamífero em uma taxa de cerca de 1 a 50 ml ou grama por dia.
23. Método, de acordo com a reivindicação 20, em que o indiví- duo é um humano.
24. Método para melhorar a resistência na atividade física, o mé- todo compreendendo oralmente administrar a um indivíduo a composição 5 como definida em qualquer uma das reivindicações 9 a 17.
25. Método, de acordo com a reivindicação 24, em que a com- posição é administrada em uma taxa de pelo menos 1 grama ou 1 ml por dia.
26. Método, de acordo com a reivindicação 24, em que a com- 10 posição é administrada a um mamífero a uma taxa de cerca de 1 a 50 ml ou grama por dia.
27. Método, de acordo com a reivindicação 24, em que o indiví- duo é um humano.
BRPI1100167-4A 2011-02-16 2011-02-16 composição antifadiga BRPI1100167A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100167-4A BRPI1100167A2 (pt) 2011-02-16 2011-02-16 composição antifadiga

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1100167-4A BRPI1100167A2 (pt) 2011-02-16 2011-02-16 composição antifadiga

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1100167A2 true BRPI1100167A2 (pt) 2012-10-02

Family

ID=46934302

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100167-4A BRPI1100167A2 (pt) 2011-02-16 2011-02-16 composição antifadiga

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1100167A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN109393283A (zh) * 2018-12-26 2019-03-01 同药集团大同制药有限公司 以黄芪为主料的抗疲劳组合物的制备方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN109393283A (zh) * 2018-12-26 2019-03-01 同药集团大同制药有限公司 以黄芪为主料的抗疲劳组合物的制备方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9408894B2 (en) Anti-fatigue composition
JPH11500725A (ja) ピペリンのバイオアベイラビリティ増強剤としての使用
CN101108001B (zh) 保健功能食品
JP2007153888A (ja) 体内浄化用組成物、それを用いた食品、入浴剤、化粧料、製剤及び有害金属排泄促進剤
CA2731282C (en) Anti-fatigue composition
KR20100094485A (ko) 아미노산 조성물을 함유하는 피로 방지제
EP2859896B1 (en) Pharmaceutical compositions for the treatment of muscular disorders
BR112015030767B1 (pt) Uso de uma composição
WO2022217000A1 (en) 1-methylxanthine-based bioactive composition and method of use thereof
US20160015777A1 (en) Protein Delivery System and Method of Making Same
BRPI1100167A2 (pt) composição antifadiga
Klatz The Official Anti-Aging Revolution: Stop the Clock Time is on Your Side for a Younger, Stronger, Happier You
JP2016531568A (ja) 安眠並びにストレス及び運動からの回復を促進し、免疫系を強化する、美味しい液体配合物中にアミノ酸を含む栄養補助食品
WO2017186954A1 (en) Method for the improvement of speed and endurance capacity
RU2436415C2 (ru) Композиция биологически активных веществ на основе бетулина с регулируемой скоростью высвобождения компонентов для снижения степени алкогольного опьянения, предупреждения и снятия алкогольной интоксикации и похмельного синдрома
JP6840647B2 (ja) 液体組成物、その白濁改善剤、臭気改善剤、及び製造方法
JP7460327B2 (ja) 経口組成物
JP2008031080A (ja) 脂質利用促進組成物
JP2012180331A (ja) 筋損傷の早期回復の誘導用の経口摂取剤
JP5854578B2 (ja) 筋肉増強剤または基礎代謝増強剤
ES2211334B1 (es) Suplemento nutricional para el tratamiento de sindromes relacionados con la fatiga.
ESGİN et al. Effects of Supplements on Human Health
RU2635373C1 (ru) Биологически активная добавка для повышения общей работоспособности
RU2222997C1 (ru) Биологически активная добавка к пище
CA3234362A1 (en) Compositions and methods using an autophagy inducer to enhance intermittent fasting

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: GE HEALTHCARE AS (NO)

Free format text: ALTERADO DE: AMERSHAM HEALTH AS

B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100167-4 PARA PP1100167-4.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: A23L 1/0562; A23L 1/30; A23L 1/305

Ipc: A23L 33/105 (2016.01), A23L 33/18 (2016.01)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]