BRPI1100023B1 - Métodos e sistemas para alocação de recurso de csi-rs em sistemas de lte avançado - Google Patents

Métodos e sistemas para alocação de recurso de csi-rs em sistemas de lte avançado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1100023B1
BRPI1100023B1 BRPI1100023-6A BRPI1100023A BRPI1100023B1 BR PI1100023 B1 BRPI1100023 B1 BR PI1100023B1 BR PI1100023 A BRPI1100023 A BR PI1100023A BR PI1100023 B1 BRPI1100023 B1 BR PI1100023B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
csi
resource elements
prb
resource
cell
Prior art date
Application number
BRPI1100023-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Jing Jiang
Wenfeng Zhang
Original Assignee
Zte Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Zte Corporation filed Critical Zte Corporation
Publication of BRPI1100023A2 publication Critical patent/BRPI1100023A2/pt
Publication of BRPI1100023B1 publication Critical patent/BRPI1100023B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L27/00Modulated-carrier systems
    • H04L27/26Systems using multi-frequency codes
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/0001Arrangements for dividing the transmission path
    • H04L5/0003Two-dimensional division
    • H04L5/0005Time-frequency
    • H04L5/0007Time-frequency the frequencies being orthogonal, e.g. OFDM(A), DMT
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0048Allocation of pilot signals, i.e. of signals known to the receiver
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0053Allocation of signaling, i.e. of overhead other than pilot signals
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Radio Transmission System (AREA)

Abstract

método e sistemas para alocação de recurso de csi- rs em sistemas de lte avançado.um método de alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (ofdm) para transmissão de um sinal de reterência de informação de estado de canal (csi-rs) é mostrado. o método inclui a conversão de um ou mais elementos de recurso em um domínio de frequência - tempo bidimensional : e a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidade de um bloco de recurso físico (prb) um ou mais elementos de recurso são padronizados por pelo menos uma porção do prb para transmissão do csi-rs. com um mesmo índice de subportadora para uma célula comum são multiplexados com divisão de código (cdm), com uma dimensão de cdm igual a um número de elementos de recurso de csi- rs com o mesmo índice de subportadora para célula comum.

Description

Referência Cruzada a Pedidos Relacionados
Este pedido reivindica a prioridade para o Pedido de Patente Provisória N° 61/307.807 depositado em 24 de fevereiro de 2010, intitulado "CSI-RS RESOURCE ALLOCATION INTENSIDADE LTE-ADVANCE SYSTEMS", e para o Pedido de Patente Provisória N° 61/349.153, depositado em 27 de maio de 2010, intitulado "METHODSAND SYSTEMS FOR TRANSMISSION OF CSI-RS IN LTE-ADVANCE SYSTEMS", cujos conteúdos de ambos são incorporados como referência aqui em sua totalidade.
Campo da Invenção
A presente invenção se refere geralmente a uma comunicação sem fio e, mais particularmente, a métodos e sistemas para a alocação de recursos de sinais de referência de, informação de estado de canal (CSI-RS) e transmissão de CSI-RS(s) em um sistema de comunicação sem fio.
Antecedentes
Em sistemas de comunicação sem fio, os sinais de referência de enlace ascendente são criados para a provisão de uma referência para estimativa de canal usada em uma demodulação coerente, bem como uma referência para uma medição de qualidade de canal usada em uma programação de usuário múltiplo. Na especificação LTE Versão 8, um único tipo de formato de referência de enlace descendente denominado um sinal de referência específico de célula (CRS) é definido para estimativa de canal e medição de qualidade de canal. As características do CRS de Versão 8 incluem que, independentemente da pontuação de canal de entrada múltipla, saída múltipla (MIMO) que o equipamento de usuário (UE) realmente precisar, a estação base sempre pode difundir o CRS para todo UE, com base no número maior de camadas / portas de MIMO.
No sistema de 3GPP LTE Versão 8, o tempo de transmissão é dividido em unidades de um quadro que tem 10 ms de comprimento e é adicionalmente dividido igualmente em 10 subquadros, os quais são rotulados como o subquadro N° 0 ao subquadro N° 9. Enquanto o sistema de duplexação de divisão de frequência de LTE (FDD) tem 10 subquadros de enlace descendente contíguos e 10 subquadros de enlace ascendente contíguos em cada quadro, o sistema de duplexação de divisão de tempo (TDD) de LTE tem múltiplas alocações de enlace descendente - enlace ascendente, cujas atribuições de subquadro de enlace descendente e de enlace ascendente são dadas na Tabela 1, onde as letras D, U e S representam os subquadros correspondentes e se referem, respectivamente, ao subquadro de enlace descendente, ao subquadro de enlace ascendente e ao subquadro especial que contém a transmissão de enlace descendente na primeira parte de um subquadro e a transmissão de enlace ascendente na última parte de um subquadro.
Figure img0001
Figure img0002
Tabela 1: Configurações de alocação de TDD
Em uma instância de configuração de sistema (denominada prefixo cíclico normal ou CP normal) em LTE, cada subquadro inclui 14 símbolos de tempo de duração igual com o índice de 0 a 13. O recurso de domínio de frequência, até a largura de banda completa em um símbolo de tempo, é dividido em subportadoras. Um bloco de recurso físico (PRB) é definido por uma área de recurso de frequência - tempo 2- D retangular, cobrindo 12 subportadoras contíguas pelo domínio de frequência e um 1 subquadro pelo domínio de tempo, e mantendo 12 * 14 = 168 elementos de recurso (RE) , conforme mostrado na FIG. 2, por exemplo. Além disso, cada subquadro também pode conter dois intervalos de comprimento igual, com cada intervalo contendo 7 símbolos de OFDM. Em uma configuração de CP normal, os símbolos de OFDM são indexados por intervalo, onde o índice de símbolo roda de 0 a 6; os símbolos de OFDM também podem ser indexados por subquadro, onde o índice de símbolo roda de 0 a 13.
Cada subquadro regular é dividido em duas partes: a região de PDCCH (canal de controle de enlace descendente físico) e a região de PSDCH (canal compartilhado de enlace descendente físico). A região de PDCCH normalmente ocupa os vários primeiros símbolos por subquadro e porta os canais de controle específicos do aparelho, e a região de PDSCH ocupa o restante do subquadro e porta o tráfego de finalidade geral. O sistema de LTE requer que as transmissões de enlace descendente a seguir sejam obrigatórias:
Sinal de sincronização primário (PSS) e sinal de sincronização secundário (SSS): estes dois sinais se repetem em todo quadro e servem para a sincronização inicial e a detecção de uma identificação de célula após o UE se ativar. A transmissão de PSS ocorre no símbolo N° 6 nos subquadros {0, 5} para sistemas de FDD com CP normal, e no símbolo N° 2 nos subquadros {1, 6} para sistemas de TDD; a transmissão de SSS ocorre no símbolo N° 5 nos subquadros {O, 5} para FDD com CP normal e no símbolo N° 13 nos subquadros {0, 5} para TDD com CP normal;
Canal de difusão físico (PBCH) : o PBCH também se repete em todo quadro, e serve para a difusão de uma informação de célula essencial. Sua transmissão ocorre por 4 símbolos {7~10} no subquadro N° 0;
Sinal de referência específico de célula (CRS): o CRS serve para a medição da intensidade de sinal de enlace descendente, e para uma demodulação coerente de PDSCH no mesmo bloco de recurso. Às vezes, também é usado para verificação de uma identificação de célula feita em PSS e SSS. Uma transmissão de CRS tem o mesmo padrão em cada subquadro regular, e ocorre nos símbolos {0, 1, 4, 7, 8, 11} com um máximo de quatro portas de antena de transmissão em um subquadro de CP normal. Cada símbolo de CRS porta duas subportadoras de CRS por porta por dimensão de bloco de recurso em domínio de frequência, conforme mostrado na FIG. 2;
Bloco de informação de sistema (SIB): o SIB é a informação de difusão que não é transmitida pelo PBCH. Ê portado em um PDSCH específico que é decodificado por meio de cada aparelho. Há múltiplos tipos de SIB em LTE, a maioria deles tendo um ciclo de transmissão mais longo de forma configurável, exceto pelo tipo 1 de SIB (SIB1) . O SIB1 é programado fixo no subquadro N° 5 em todo quadro par. O SIB é transmitido no PDSCH identificado por um identificador temporário de rede de rádio de informação de sistema (SI-RNTI) dado no PDCCH correspondente; e
Canal de envio de radiochamada (PCH): o canal de envio de radiochamada é usado para endereçamento do aparelho em modo inativo ou para informar o aparelho de um evento no sentido de sistema, tal como a modificação de conteúdo em SIB. Em LTE Versão 8, o PCH pode ser enviado em qualquer suprimento a partir de um conjunto de configuração seletiva a partir de {9}, {4, 9} e {0, 4, 5, 9} para FDD e {o}, {0,5}, {O, 1, 5, 6} para TDD. O PCH é transmitido no PDSCH identificado pelo RNTI de envio de radiochamada (P-RNTI) dado no PDCCH correspondente.
Note que PSS / SSS / PBCH são transmitidos nos seis PRBs centrais no domínio de frequência, enquanto SIB e PCH poderiam ser transmitidos em qualquer porção na largura de banda de frequência inteira, a qual é de pelo menos seis PRBs.
Além do subquadro regular, conforme mostrado na FIG. 2, os sistemas de LTE também definem um tipo de subquadro especial - um subquadro de difusão de multimídia por uma rede de frequência única (MBSFN). Este tipo de subquadro é definido para excluir um tráfego de dados regular e CRS a partir da região de PSDCH. Em outras palavras, este tipo de subquadro pode ser usado por uma estação base, por exemplo, para a identificação de uma região de transmissão zero, de modo que o aparelho não tentasse buscar o CRS nesta região, os subquadros de enlace descendente {1, 2, 3, 6, 7, 8} em FDD e os subquadros de enlace descendente {3, 4, 7, 8, 9} em TDD podem ser configurados como um subquadro de MBSFN. Nesta exposição, os subquadros são denominados subquadros capazes de MBSFN, enquanto o restante dos subquadros de enlace descendente pode ser referido como subquadros não capazes de MBSFN. Note que a maioria dos sinais e canais de enlace descendente essenciais discutidos acima (por exemplo, PSS / SSS, PBCH, SIB e PCH) é transmitida em subquadros não capazes de MBSFN.
Conforme o 3GPP LTE evolve da Versão 8 para a Versão 10 (também denominada LTE avançado ou LTE-A), devido ao grande número de portas de antena suportadas (até 8), pode custar uma grande quantidade de tempo de processamento manter o sinal de referência como CRS em todas as portas. Está de acordo separar papéis de sinal de referência de enlace descendente para a sinalização de RS diferente a seguir:
Sinal de referência de demodulação (DMRS) : este tipo de RS é usado para uma estimativa de canal coerente e deve ter densidade suficiente e deve ser enviado em uma base por UE; e
Sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS) : este tipo de RS é usado para a medição da qualidade de canal por todo UE e poderia ser implementado para o domínio de frequência - tempo.
Está de acordo no corpo da norma 3GPP: padrões de DMRS em cada PRB são determinados como estando localizados em 24 REs, conforme mostrado na FIG. 2; o CSI-RS RE não pode ser alocado a símbolos portando PDCCH e CRS de Versão 8 (isto é, CSI-RS não pode ser alocado a REs nos símbolos rotulados como "CRS RE em porta de antena k" e "RE de Dados em símbolo de CRS" na FIG. 2) ; o CSI-RS apenas pode ser inserido em elementos de recurso os quais não serão interpretados por UEs de Versão 8 como PSS / SSS ou PBCH; o mesmo padrão de CSI-RS é desejado entre um subquadro não de MBSFN e um subquadro de MBSFN. Em outras palavras, o padrão de CSI-RS é desejado com base nos recursos disponíveis em um subquadro não de MBSFN; ciclos de transmissão de CSI-RS por célula em um múltiplo inteiro de 5 ms, e uma transmissão por ciclo de CSI-RS RE para todas as portas por célula é realizada em um único subquadro; e NANT é denotado como o número de portas de antena de CSI-RS por célula. A densidade média de CSI-RS é um RE por porta de antena por PRB para NANT^ {2, 4, 8}.
Com base nestes acordos, esta exposição provê princípios adicionais e métodos para a alocação de sinais de CSI-RS, dentre outros recursos que se tornarão evidentes à luz da descrição a seguir. Estas e outras implementações e exemplos dos métodos de identificação de célula em software e hardware são descritos em maiores detalhes nos desenhos anexados e na descrição detalhada.
Sumário da Invenção
As modalidades presentemente mostradas são dirigidas à resolução de questões relativas a um ou mais dos problemas apresentados na técnica anterior, bem como à provisão de recursos adicionais que se tornarão prontamente evidentes com referência à descrição detalhada a seguir, quando tomada em conjunto com os desenhos associados.
Uma modalidade da presente invenção é dirigida a um método de alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS) que é mostrado. O método inclui a conversão de um ou mais elementos de recurso em um domínio de frequência - tempo bidimensional; e a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB) . Um ou mais elementos de recurso são padronizados por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS. De acordo com várias modalidades, o método pode incluir a transmissão do CSI-RS usando um ou mais elementos de recurso determinados com base em se um ou mais elementos de recurso estão disponíveis para o CSI-RS em um subquadro de enlace descendente regular que inclui pelo menos um sinal de referência específico de célula (CRS), um canal de controle de enlace descendente físico (PDCCH) e um sinal de referência de demodulação (DMRS). De acordo com uma modalidade, os elementos de recurso de CSI-RS com um mesmo índice de subportadora para uma célula comum são multiplexados com divisão de código (CDM), com uma dimensão de CDM igual a um número de elementos de recurso de CSI-RS com o mesmo índice de subportadora para a célula comum.
Uma outra modalidade é dirigida a uma estação configurada para alocar elementos de recurso em um sistema de OFDM para transmissão de um CSI-RS. A estação pode incluir uma unidade de conversão configurada para converter um ou mais elementos de recurso em um domínio de frequência - tempo bidimensional; uma unidade de divisão configurada para dividir um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); e uma unidade de padronização configurada para a padronização de um ou mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS. De acordo com certas modalidades, a estação é uma estação base; contudo, qualquer estação (por exemplo, uma estação móvel) pode realizar os recursos precedentes da mesma forma.
Ainda uma outra modalidade é dirigida a um meio que pode ser lido em computador não transitório que armazena instruções nele para a realização de um método de alocação de elementos de recurso em um sistema de OFDM para transmissão de um CSI-RS. O método pode incluir a conversão de um ou mais elementos de recurso em um domínio de frequência - tempo bidimensional; e a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB). Um ou mais elementos de recurso são padronizados por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS.
Outros recursos e vantagens da presente invenção, bem como a estrutura e a operação de várias modalidades da presente invenção são descritos em detalhes abaixo com referência aos desenhos associados.
Breve Descrição dos Desenhos
Várias modalidades de exemplo da invenção são descritas em detalhes abaixo, com referência às Figuras a seguir. Os desenhos são providos para fins de ilustração apenas e meramente descrevem modalidades de exemplo da invenção. Estes desenhos são providos para facilitação do entendimento do leitor da invenção e não devem ser considerados limitantes da extensão, do escopo ou da aplicabilidade da invenção. Deve ser notado que, por clareza e facilidade de ilustração, estes desenhos não são necessariamente desenhados em escala.
A FIG. 1 mostra um sistema de comunicação sem fio de exemplo para a transmissão e a recepção de transmissões, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 2 descreve um bloco de recurso físico com CRS e DMRS, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 3A é um padrão por célula de CSI-RS de exemplo (Tipo 1) , de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 3B um padrão por célula de CSI-RS de exemplo (Tipo 2) , de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 4A é um padrão por célula de CSI-RS de exemplo (Tipo 1) com um fator de reutilização de três, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 4B um padrão por célula de CSI-RS de exemplo (Tipo 2) com um fator de reutilização de três, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 5 um padrão por célula de CSI-RS de exemplo com um fator de reutilização de cinco, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 6 um padrão por célula de CSI-RS de exemplo com um fator de reutilização de seis, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 7A provê duas opções de exemplo para um padrão por célula de CSI-RS (Tipo 1) RE de ordenação, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 7B provê duas opções de exemplo para um padrão por célula de CSI-RS (Tipo 2) RE de ordenação, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A FIG. 7C provê duas opções de exemplo para um padrão por célula de CSI-RS (Tipo 3) RE de ordenação, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Descrição Detalhada de Modalidades de Exemplo
A descrição a seguir é apresentada para se permitir que uma pessoa versada na técnica faça e use a invenção. As descrições de dispositivos específicos, técnicas e aplicações são providas apenas como exemplos. Várias modificações nos exemplos descritos aqui serão prontamente evidentes para aqueles de conhecimento comum na técnica, e os princípios gerais definidos aqui podem ser aplicados a outros exemplos e aplicações, sem que se desvie do espírito e do escopo da invenção. Assim, não se pretende que a presente invenção seja limitada aos exemplos descritos aqui e mostrados, mas é para estar de acordo com o escopo consistente com as reivindicações.
A palavra "de exemplo" é usada aqui para significar servindo como um exemplo ou "ilustração". Qualquer aspecto ou projeto descrito aqui como "de exemplo" não é necessariamente para ser construído como preferido ou vantajoso em relação a outros aspectos ou projetos.
Uma referência será feita, agora, em detalhes, a aspectos da tecnologia em questão, cujos exemplos são ilustrados nos desenhos associados, onde números de referência iguais se referem a elementos iguais por todos eles.
Deve ser entendido que a ordem específica ou hierarquia de etapas nos processos mostrados aqui é um exemplo de abordagens de exemplo. Com base nas preferências de projeto, deve ser entendido que a ordem específica ou hierarquia de etapas nos processos pode ser rearranjada enquanto permanece no escopo da presente invenção. O método associado reivindica os presentes elementos de várias etapas em uma ordem de amostra, e não têm por significado serem limitadas à ordem específica ou hierarquia apresentada.
A FIG. 1 mostra um sistema de comunicação sem fio de exemplo 100 para a transmissão e a recepção de transmissões, de acordo com uma modalidade da presente invenção. O sistema pode incluir componentes e elementos configurados para suporte de recursos de operação conhecidos ou convencionais que não precisam ser descritos em detalhes aqui. O sistema 100 geralmente compreende uma estação base 102 com um módulo de transceptor de estação base 103, uma antena de estação base 106, um módulo de processador de estação base 116 e um módulo de memória de estação base 118. O sistema 100 geralmente compreende uma estação móvel 104 com um módulo de transceptor de estação móvel 108, uma antena de estação móvel 112, um módulo de memória de estação móvel 120, um módulo de processador de estação móvel 122 e um módulo de comunicação de rede 126. Obviamente, a corpo de conector 102 e a extremidade dianteira 104 podem incluir módulos adicionais ou alternativos, sem que se desvie do escopo da presente invenção. Ainda, apenas uma estação base 102 e uma estação móvel 104 são mostradas no sistema de exemplo 100; contudo, qualquer número de estações base 102 e de estações móveis 104 poderia ser incluído.
Estes e outros elementos do sistema 100 podem ser interconectados em conjunto usando-se um barramento de comunicação de dados (por exemplo, 128, 130), ou qualquer arranjo adequado de interconexão. Essa interconexão facilita uma comunicação entre os vários elementos do sistema sem fio 100. Aqueles versados na técnica entenderão que os vários blocos ilustrativos, módulos, circuitos e a lógica de processador descrita em relação às modalidades mostradas aqui podem ser implementados em hardware, software que pode ser lido em computador, firmware ou qualquer combinação prática dos mesmos. Para se ilustrarem claramente esta intercambialidade e a compatibilidade de hardware, firmware, e software, vários componentes ilustrativos, blocos, módulos, circuitos, e etapas são descritos geralmente em termos de sua funcionalidade. Se essa funcionalidade é implementada como hardware, firmware ou software depende da aplicação em particular e das restrições de projeto impostas no sistema geral. Aqueles familiarizados com os conceitos descritos aqui podem implementar essa funcionalidade de uma maneira adequada para cada aplicação em particular, mas essas decisões de implementação não devem ser interpretadas como causando um desvio do escopo da presente invenção.
No sistema de exemplo 100, o transceptor de estação base 103 e o transceptor de estação móvel 108 compreendem, cada um, um módulo de transmissor e um módulo de receptor (não mostrado). Adicionalmente, embora não mostrado nesta figura, aqueles versados na técnica reconhecerão que um transmissor pode transmitir para mais de um receptor, e que múltiplos transmissores podem transmitir para o mesmo receptor. Em um sistema de TDD, existem espaços de sincronismo de transmissão e de recepção como bandas de guarda para proteção contra transições de transmissão para recepção e vice-versa.
No sistema de exemplo em particular descrito na FIG. 1, um transceptor de "enlace ascendente" 108 inclui um transmissor que compartilha uma antena com um receptor de enlace ascendente. Um comutador duplex alternativamente pode acoplar o transmissor ou receptor de enlace ascendente à antena de enlace ascendente de uma forma duplex no tempo. De modo similar, um transceptor de "enlace descendente" 103 inclui um receptor o qual compartilha uma antena de enlace descendente com um transmissor de enlace descendente. Um comutador duplex de enlace descendente alternativamente pode acoplar o transmissor ou receptor de enlace descendente à antena de enlace descendente de forma duplex no tempo.
O transceptor de estação móvel 108 e o transceptor de estação base 103 são configurados para comunicação através de um enlace de comunicação de dados sem fio 114. O transceptor de estação móvel 108 e o transceptor de estação base 102 cooperam com um arranjo de antena de RF configurado adequadamente 106 / 112 que pode suportar um protocolo de comunicação sem fio em particular e um esquema de modulação. Na modalidade de exemplo, o transceptor de estação móvel 108 e o transceptor de estação base 102 são configurados para suportarem padrões da indústria, tal como a evolução de longo prazo de projeto de parceria de terceira geração (3GPP LTE), banda ultralarga móvel de projeto 2 de parceira de terceira geração (3GPP2 UMB) , acesso múltiplo de divisão de tempo - divisão de código síncrona (TS-SCDMA), e interoperabilidade sem fio para acesso por micro-ondas (WiMAX), e similares. O transceptor de estação móvel 108 e o transceptor de estação base 102 podem ser configurados para suportarem protocolos de comunicação de dados sem fio alternativos ou adicionais, incluindo variações futuras de IEEE 802.16, tais como 802.16e, 802.16m e assim por diante.
De acordo com certas modalidades, a estação base 102 controla as alocações de recurso de rádio e atribuições, e a estação móvel 104 é configurada para decodificar e interpretar o protocolo de alocação. Por exemplo, essas modalidades podem ser empregadas em sistemas em que múltiplas estações móveis 104 compartilham o mesmo canal de rádio o qual é controlado por uma estação base 102. Contudo, em modalidades alternativas, a estação móvel 104 controla a alocação de recursos de rádio para um enlace em particular, e poderia implementar o papel de controlador ou alocador de recurso de rádio, conforme descrito aqui.
Os módulos de processador 116 / 122 podem ser implementados, ou realizados, com um processador de finalidade geral, uma memória endereçável de conteúdo, um processador de sinal digital, um circuito integrado específico de aplicação, um arranjo de porta programável de campo, qualquer dispositivo lógico programável adequado, uma porta discreta ou uma lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação dos mesmos, projetado para a realização das funções descritas aqui. Desta maneira, um processador pode ser realizado como um microprocessador, um controlador, um microcontrolador, uma máquina de estado ou similar. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um processador de sinal digital e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo de processador de sinal digital, ou qualquer outra dessa configuração. Os módulos de processador 116 / 122 compreendem uma lógica de processamento que é configurada para a realização das funções, técnicas e tarefas de processamento associadas à operação do sistema 100. Em particular, a lógica de processamento é configurada para suportar os parâmetros de estrutura de quadro descritos aqui. Em modalidades práticas, a lógica de processamento pode ser residente na estação base e/ou pode fazer parte de uma arquitetura de rede que se comunica com o transceptor de estação base 103.
As etapas de um método ou algoritmo descrito em relação às modalidades mostradas aqui podem ser concretizadas diretamente em hardware, em firmware, em um módulo de software executado pelos módulos de processador 116 / 122, ou qualquer combinação prática dos mesmos. Um módulo de software pode residir nos módulos de memória 118 / 120, os quais podem ser realizados como uma memória RAM, uma memória flash, uma memória ROM, uma memória EPROM, uma memória EEPROM, registradores, um disco rígido, um disco removível, um CD-ROM, ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecida na técnica. Nesse sentido, os módulos de memória 118 / 120 podem ser acoplados aos módulos de processador 118 / 122, de modo que os módulos de processador 116 / 122 possam ser uma informação a partir dos e escrever nos módulos de memória 118 / 120. Como um exemplo, o módulo de processador 116 e os módulos de memória 118, o módulo de processador 122 e o módulo de memória 120 podem residir em seus respectivos ASICs. Os módulos de memória 118 / 120 também podem ser integrados nos módulos de processador 116 / 120. Em uma modalidade, o módulo de memória 118 / 220 pode incluir uma memória cache para o armazenamento temporário de variáveis ou outra informação intermediária durante uma execução de instruções a serem executadas pelos módulos de processador 116 / 122. Os módulos de memória 118 / 120 também podem incluir uma memória não volátil para o armazenamento de instruções a serem executadas pelos módulos de processador 116 / 120.
Os módulos de memória 118 / 120 podem incluir um banco de dados de estrutura de quadro (não mostrado) de acordo com uma modalidade de exemplo da invenção. Os bancos de dados de parâmetro de estrutura de quadro podem ser configurados para o armazenamento, a manutenção e a provisão de dados, conforme necessário, para suporte da funcionalidade do sistema 100 da maneira descrita abaixo. Mais ainda, um banco de dados de estrutura de quadro pode ser um banco de dados local acoplado aos processadores 116 / 122, ou pode ser um banco de dados remoto, por exemplo, um banco de dados de rede central, e similares. Um banco de dados de estrutura de quadro pode ser configurado para a manutenção, sem limitação, de parâmetros de estrutura de quadro, conforme explicado abaixo. Desta maneira, um banco de dados de estrutura de quadro pode incluir uma tabela de consulta para fins de armazenamento de parâmetros de estrutura de quadro.
O módulo de comunicação de rede 126 geralmente representa o hardware, o software, o firmware, uma lógica de processamento, e/ou outros componentes do sistema 100 que permitem uma comunicação bidirecional entre o transceptor de estação base 103 e os componentes de rede aos quais o transceptor de estação base 103 é conectado. Por exemplo, o módulo de comunicação de rede 126 pode ser configurado para suportar um tráfego de internet ou WiMAX. Em um emprego típico, sem limitação, o módulo de comunicação de rede 126 provê uma interface de Ethernet 802.3, de modo que o transceptor de estação base 103 possa se comunicar com uma rede de computadores baseada na Ethernet convencional. Desta maneira, o módulo de comunicação de rede 126 pode incluir uma interface física para conexão à rede de computador (por exemplo, Centro de Comutação de Móvel (MSC)).
Note que as funções descritas na presente invenção podem ser realizadas por uma estação base 102 ou uma estação móvel 104. Uma estação móvel 104 pode usar qualquer dispositivo de usuário como um telefone móvel, e uma estação móvel também pode ser referida como um UE.
As modalidades mostradas aqui têm aplicação específica, mas não limitada ao sistema de evolução de longo prazo (LTE) que é um dos candidatos ao sistema sem fio de 4a geração. As modalidades descritas aqui proveem vários padrões por célula de CSI-RS, conforme mostrado nas Fig. 3A e 3B, por exemplo. Cada um destes padrões por célula de CSI-RS mostra um layout de oito CSI-RS REs que podem pertencer a uma única célula, de acordo com várias modalidades.
Nas FIG. 3A e 3B, os CSI-RS REs pertencentes à mesma célula são marcados no mesmo padrão. Deve ser notado que qualquer esquema de multiplexação é permitido em cada um destes padrões, sem que se desvie do escopo da presente invenção. Por exemplo, em uma multiplexação de FDM+TDM, cada CSI-RS RE pode ser usado por apenas uma porta de antena de CSI-RS; em uma multiplexação de CDM+FDM (também referida como CDM-T), os CSI-RS REs com o mesmo índice de subportadora para a mesma célula podem ser multiplexados com CDM, com a dimensão de CDM igual ao número de CSI-RS REs com o mesmo índice de subportadora para a mesma célula única. Para fins de exemplo, a dimensão de CDM pode ser 2 para o padrão por célula de CSI-RS de tipo 1 (mostrado na FIG. 3A) e de tipo 2 (mostrado na FIG. 3B) , ou 4 para outros padrões por célula de CSI-RS.
Com base nestes padrões por célula de CSI-RS, diferentes padrões de CSI-RS por PRB podem ser construídos. Em primeiro lugar, ambos os padrões por célula de CSI-RS de tipo 1 e de tipo 2 podem ser aplicados apenas aos símbolos {9, 10} em um subquadro, conforme mostrado nas FIG. 4A e 4B, por exemplo. Neste caso, o fator de reutilização é igual a três (isto é, três células diferentes podem ser multiplexadas com cada outra em um único subquadro sem superposição). Enquanto isso, é possível realizar um deslocamento de domínio de frequência neste padrão em particular. Este desvio de deslocamento de domínio de frequência pode estar relacionado a um módulo de PCID 3, onde PCID é um inteiro que representa a identificação de célula, conforme provida em LTE Versão 8. Para se ser mais específico, o deslocamento de domínio de frequência de acordo com uma identificação de célula pode ser dado por:
Assumindo k como o índice de subportadora correspondente ao RE que porta CSI-RS em um PRB, k = m-(PCIDmod3)+ kQ , onde :Para o padrão por célula de CSI-RS de tipo 1, m=lek0 e {θ,3,6,9,} ;-Para o padrão por célula de CSI-RS de tipo 2, m=2e k0 e {θ,l,6,7,} .
Conforme mostrado pelo padrão por célula de CSI-RS de tipo 1 na FIG. 3A, por exemplo, e pelo padrão de CSI-RS por PRB na FIG. 4A, por exemplo, se a localização de RE para o RE superior mais à esquerda dentro de padrão por célula de CSI-RS de tipo 2 em um PRB puder ser representada por (k',1'), onde 0 < k' < 12 é o índice de subportadora dentro de PRB eZ'é o índice de símbolo de tempo dentro do subquadro, então, as localizações de RE em um PRB para todos os CSI-RS REs pertencentes ao mesmo padrão por célula de CSI-RS de tipo 2, representado por (k, 1), poderão ser dadas por k = k' + Δk onde ΔA e {θ,-3,-6,-9} e l = /' + Δz onde Δ, e {0,1} .
A relação entre a localização de CSI-RS RE e o índice de RE correspondente pode ser adicionalmente especificada. Por exemplo, assumindo que a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE rotulado na figura esquerda da FIG. 7A possa ser representado por (kt,lt) , entãoZ, =Z' + (zmod2)paraO<z<8e
Figure img0003
Em seguida, o padrão por célula de CSI-RS de tipo 2pode ser usado sozinho para a construção do padrão CSI-RS por PRB, conforme mostrado na FIG. 5, por exemplo, com o fator de reutilização de padrão de CSI-RS igual a 5, nesta modalidade em particular.
Conforme mostrado pelo padrão por célula de CSI-RS de tipo 2 na FIG. 3B e pelo padrão CSI-RS por PRB na FIG. 5, se a localização de RE do RE superior mais à esquerda dentro do padrão por célula de CSI-RS de tipo 2 em um PRB for representada por (&',/'), onde 0 < k' < 12 é o índice de subportadora dentro de PRB e/'é o índice de símbolo de tempo dentro de um subquadro, então, as localizações de RE em um PRB para todos os CSI-RS REs pertencentes ao mesmo padrão por célula de CSI-RS de tipo 2, representado por (k, 1) , poderá ser dado por k = k' + Ak onde Δ* e {θ,-l,-6,-7} θ l = 1' + Δ, onde Δ; e {0,1} .
A relação entre a localização de CSI-RS RE e o índice de RE correspondente pode ser adicionalmente especificada. Por exemplo, assumindo que a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE rotulado na figura esquerda da FIG. 7B possa ser representada por (&,,/)/ então/, =/' + (/mod2)para0<z <8e
Figure img0004
Além disso, conforme mostrado pelo padrão CSI-RS por PRB na FIG. 5, em que cinco padrões por célula de CSI-RS de tipo 2 podem se adaptar em um PRB, os valores permitidos para aqueles cinco {k',l'} podem ser especificados por {(9,5), (9,12), (11,9), (9,9), (7,9)}. Se /'for o índice de símbolo de tempo por intervalo ao invés de por subquadro, os valores permitidos para aqueles cinco {k',l’) poderão ser especificados por {(9,5), (9,5), (11,2), (9,2), (7,2)}.
Além disso, o padrão por célula de CSI-RS de tipo 2 pode ser usado em conjunto para a construção do padrão CSI- RS por PRB, conforme mostrado na FIG. 6, com o fator de reutilização de padrão de CSI-RS igual a 6. Este padrão de CSI-RS mostrado na FIG. 6 tem uma aplicação específica em um sistema de co-canal de duas camadas, onde as células na camada diferente têm um tamanho de célula aproximadamente diferente. Em um cenário de rede heterogênea como essa, as células em camadas diferentes poderiam adotar diferentes padrões por célula de CSI-RS na FIG. 6 (com um fator de reutilização =3) ou adotar quaisquer padrão por célula de CSI-RS na FIG. 6 (com um fator de reutilização = 6) , por exemplo. Para o padrão por célula de CSI-RS de tipo 3, se for aplicado a um PRB, conforme mostrado na FIG. 6, mas sem um padrão por célula de CSI-RS de tipo 2 (de modo que o fator de reutilização seja apenas 3), o deslocamento de domínio de frequência também poderá ser possível. Assumindo k como o índice de subportadora correspondente ao RE que porta CSI-RS em um PRB, então, k = m-(PCIDmod3)+ kQ , ondem=2eÂ:0 e {2,7} .
A ordenação do índice de CSI-RS RE em cada padrão por célula pode ser tomado por uma ordenação de domínio de tempo primeiramente, seguida por uma ordenação de domínio de frequência, ou vice-versa, conforme mostrado nas FIG.7A a 7C. Quando o número de portas de antena em uma certa célula é menor do que oito (por exemplo, igual a 4 ou 2) , por exemplo, o subconjunto de REs cujo índice de RE pertence a 0~3 ou 0~l no padrão por célula de CSI-RS de tipo 1 a 3 pode ser usado com um novo padrão por célula de CSI-RS para a realização de 4 ou 2 CSI-RS REs. O restante dos REs cujo índice de RE pertence a 4~7 ou 2~7 no padrão por célula original pode ser usado para células adicionais para aumento do fator de reutilização de padrão, de acordo com várias modalidades. Para se ser mais específico, quaisquer quatro CSI-RS REs com índices 0~3 ou 4~7 nasFIG. 7A a 7C pode ser usado para uma alocação de CSI-RS de 4 portas, e quaisquer dois CSI-RS REs com índices (2j) e (2j+l) nasFIG. 7A a 7C pode ser usado para uma alocação de CSI-RS de 2 portas, de acordo com a modalidade descrita.
No caso de uma multiplexação de CDM-T para transmissão de CSI-RS no padrão por célula de CSI-RS de tipo 1 e no padrão por célula de CSI-RS de tipo 2, por exemplo, duas portas de CSI-RS podem compartilhar os CSI-RS REs {0, 1}, as duas próximas portas de CSI-RS podem compartilhar os CSI-RS REs {2, 3} e assim por diante.
Embora várias modalidades da invenção tenham sido descritas acima, deve ser entendido que elas foram apresentadas a título de exemplo apenas, e não a título de limitação. Da mesma forma, vários diagramas podem descrever uma configuração de arquitetura de exemplo ou outra para a invenção, o que é feito para ajudar no entendimento dos recursos e da funcionalidade que podem ser incluídos na invenção. A invenção não está restrita às arquiteturas ou configurações de exemplo ilustradas, mas pode ser implementada usando-se uma variedade de arquiteturas e configurações alternativas. Adicionalmente, embora a invenção seja descrita acima em termos de várias modalidades de exemplo e implementações, deve ser entendido que os vários recursos e a funcionalidade descritos em uma ou mais das modalidades individuais não estão limitados em sua aplicabilidade à modalidade em particular com a qual eles são descritos. Ao invés disso, eles podem ser aplicados sozinhos ou em alguma combinação, a uma ou mais das outras modalidades da invenção, independentemente de essas modalidades serem ou não descritas, e independentemente de esses recursos serem ou não apresentados como fazendo parte de uma modalidade descrita. Assim, o alcance e o escopo da presente invenção não devem ser limitados por qualquer uma das modalidades de exemplo descritas acima.
Neste documento, o termo "módulo", conforme usado aqui, refere-se a um software, firmware, hardware ou qualquer combinação destes elementos para a realização das funções associadas descritas aqui. Adicionalmente, para fins de discussão, os vários módulos são descritos como módulos discretos; contudo, conforme seria evidente para alguém de conhecimento comum na técnica, dois ou mais módulos podem ser combinados para a formação de um único módulo que realiza as funções associadas de acordo com modalidades da invenção.
Neste documento, os termos "produto de programa de computador", "meio que pode ser lido em computador" e similares podem ser usados geralmente para referência a meios tais como dispositivos de armazenamento em memória ou a uma unidade de armazenamento. Estes e outras formas de meios que podem ser lidos em computador podem estar envolvidos no armazenamento de uma ou mais instruções para uso pelo processador para se fazer com que o processador realize operações específicas. Essas instruções, geralmente referidas como um "código de programa de computador" (o qual pode ser agrupado na forma de programas de computador ou outros agrupamentos), quando executadas, permitem a computação do sistema.
Será apreciado que, para fins de clareza, a descrição acima descreveu modalidades da invenção com referência a diferentes unidades funcionais e processadores. Contudo, será evidente que qualquer distribuição adequada de funcionalidade entre diferentes unidades funcionais, processadores ou domínios pode ser usada, sem se prejudicar a invenção. Por exemplo, uma funcionalidade ilustrada para ser realizada por processadores separados ou controladores pode ser realizada pelo mesmo processador ou controlador. Daí, referências a unidades funcionais específicas são apenas para serem vistas como referências a meios adequados para a provisão da funcionalidade descrita, ao invés de indicativos de uma estrutura ou organização lógica ou física estrita.
Termos e frases usados neste documento e variações dos mesmos, a menos que expressamente declarados de outra forma, devem ser construídos como de extremidade aberta, em oposição a limitantes. Como exemplos do precedente: o termo "incluindo" deve ser lido como significando "incluindo, sem limitação", ou similar; o termo "exemplo" é usado para a provisão de instâncias de exemplo do item em discussão, não uma lista exaustiva ou limitante do mesmo; e adjetivos, tais como "convencional", "tradicional", "normal", "padrão" e "conhecido" e termos de significado similar não devem ser construídos como limitando o item descrito a um dado período de tempo, ou a um item disponível como de um dado tempo. Mas, ao invés disso, estes termos devem ser lidos como envolvendo tecnologias convencionais, tradicionais, normais ou padronizadas que podem estar disponíveis, ser conhecidas agora, ou em qualquer dado tempo no futuro. Da mesma forma, um grupo de itens ligados com a conjunção "e" não deve ser lido como requerendo que todo e qualquer um destes itens esteja presente no agrupamento, mas, ao invés disso, deve ser lido como "e/ou", a menos que expressamente declarado de outra forma. De modo similar, um grupo de itens ligados com a conjunção "ou" não deve ser lido como requerendo exclusividade mútua dentre aquele grupo, mas, ao invés disso, deve ser lido também como "e/ou", a menos que expressamente declarado de outra forma. Mais ainda, embora itens, elementos ou componentes da invenção possam ser descritos ou reivindicados no singular, o plural é contemplado como estando no escopo do mesmo, a menos que uma limitação para o singular seja declarada explicitamente. A presença de termos e frases de ampliação, tais como "um ou mais", "pelo menos", "mas não limitado a", ou outras frases similares em algumas instâncias não devem ser lidas como significando que o caso mais estreito é pretendido ou requerido em instâncias em que essas frases de ampliação podem estar ausentes.
Adicionalmente, uma memória ou um outro armazenamento, bem como componentes de comunicação podem ser empregados em modalidades da invenção. Será apreciado que, para fins de clareza, a descrição acima descreveu modalidades da invenção com referência a diferentes unidades funcionais e processadores. Contudo, será evidente que qualquer distribuição adequada de funcionalidade entre diferentes unidades funcionais, elementos lógicos de processamento ou domínios pode ser usada, sem detratar a invenção. Por exemplo, uma funcionalidade ilustrada como sendo realizada por elementos lógicos de processamento separados ou controladores pode ser realizada pelo mesmo elemento lógico de processamento ou controlador. Daí, referências a unidades funcionais específicas devem ser vistas apenas como referências a meios adequados para a provisão da funcionalidade descrita, ao invés de indicativas de uma estrutura ou organização lógica ou física estrita.
Mais ainda, embora listados individualmente, uma pluralidade de meios, de elementos ou de etapas de métodos pode ser implementada, por exemplo, por uma unidade única ou elemento lógico de processamento. Adicionalmente, embora recursos individuais possam ser incluídos em diferentes reivindicações, estes possivelmente podem ser combinados, vantajosamente. A inclusão em diferentes reivindicações não implica que uma combinação de recursos não é possível e/ou vantajosa. Também, a inclusão de um recurso em uma categoria de reivindicações não implica uma limitação para esta categoria, mas, ao invés disso, o recurso pode ser igualmente aplicável a outras categorias de reivindicação, conforme apropriado.

Claims (34)

1. Método de alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS) caracterizado por compreender:a conversão de um ou mais elementos de recurso para um domínio de frequência - tempo bidimensional;a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); ea padronização de um mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS,em que os elementos de recurso de CSI-RS por célula são padronizados com o PRB como pares de elementos de recurso de CSI-RS localizados nos mesmos dois símbolos de OFDM e nos primeiro, sexto e sétimo pares de subportadoras contando de forma decrescente a partir do par de elementos de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora nos dois símbolos de OFDM em um PRB.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da dimensão de domínio de tempo de um PRB ser um subquadro.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda:a transmissão do CSI-RS usando-se um ou mais elementosde recurso determinados com base em se um ou mais elementosde recurso estão disponíveis para o CSI-RS em um subquadrode enlace descendente regular que inclui pelo menos um dentre um sinal de referência específico de célula (CRS), um canalde controle de enlace descendente físico (PDCCH) e um sinal de referência de demodulação (DMRS).
4. Método de alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS) caracterizado por compreender:a conversão de um ou mais elementos de recurso para um domínio de frequência - tempo bidimensional;a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); ea padronização de um mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS,em que os elementos de recurso de CSI-RS por célula são padronizados com o PRB como pares de elementos de recurso de CSI-RS localizados nos mesmos dois símbolos de OFDM e nos primeiro, sexto e sétimo pares de subportadoras contando de forma decrescente a partir do par de elementos de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora nos dois símbolos de OFDM em um PRB, e em que os mesmos dois símbolos de OFDMem que pares de elementos de recurso de CSI-RS podem ser alocados serem o símbolo 9 e o símbolo 10, resultando em umfator de reutilização igual a 3.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato dos mesmos dois símbolos de OFDM em que pares de elementos de recurso de CSI-RS podem ser alocados são o símbolo 5 e o símbolo 6 em qualquer intervalo de um subquadro, ou o símbolo 2 e o símbolo 3 no segundo intervalo de um subquadro.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do maior índice de subportadora do par de elementos de recurso de CSI-RS em um PRB poder ser qualquer valor de {7, 9, 11}.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de:os elementos de recurso de CSI-RS serem alocados aossímbolos {9, 10}, e um fator de reutilização é três, ouos elementos de recurso de CSI-RS serem alocados aossímbolos {5, 6}, {9, 10} e {12, 13}, e um fator dereutilização é cinco.
8. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato da ordenação de índice de CSI-RS RE em cada padrão poder ser tomada pela ordenação de domínio de tempo e pela ordenação de domínio de frequência, e a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE, representado por (k,l;), é dado por lt = l'+(i mod 2)para 0 < i < 8 e
Figure img0005
onde (k',l') é a localização de um elemento de recurso deCSI-RS com um maior índice de subportadora e menor índice de símbolo em cada padrão por célula de CSI-RS.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da ordenação de índice de CSI-RS RE em cada padrão poder ser tomada por uma ordenação de domíniode tempo e uma ordenação de domínio de frequência, e a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE, representada por ( k,|), ser dada por l. = l' +(i mod 2)para 0 < i < 8 e
Figure img0006
onde (k',l') é a localização de um elemento de recurso deCSI-RS com um maior índice de subportadora e menor índice de símbolo em cada padrão por célula de CSI-RS.
10. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de:se um número de portas de antena em uma certa célula for menor do que oito, um subconjunto de elementos de recurso com índices 0-3 ou 0-1 no padrão por célula de CSI-RS ser usado como um novo padrão por célula de CSI-RS para a transmissão de um CSI-RS de 4 portas ou um CSI-RS de 2 portas, eelementos de recurso com índices 4-7 ou 2-7 no padrão por célula de CSI-RS serem usados para a transmissão de CSI- RS a partir de células adicionais para aumento de um fator de reutilização de padrão, com CSI-RS de 4 portas em elementos de recurso com índices 4-7 e CSI-RS de 2 portas nos elementos de recurso com índices 2j e 2j+1, onde j é um inteiro.
11. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de:se um número de portas de antena em uma certa célula for menor do que oito, um subconjunto de elementos de recurso com índices 0-3 ou 0-1 no padrão por célula de CSI-RS ser usado como um novo padrão por célula de CSI-RS para a transmissão de um CSI-RS, eelementos de recurso com índices 4-7 ou 2-7 no padrão por célula de CSI-RS serem usados para a transmissão de CSI- RS a partir de células adicionais para aumento de um fator de reutilização de padrão, com CSI-RS de 4 portas em elementos de recurso com índices 4-7 e CSI-RS de 2 portas nos elementos de recurso com índices 2j e 2j+1, onde j é um inteiro.
12. Estação configurada para a alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS), caracterizada por compreender:uma unidade de conversão configurada para a conversão de um ou mais elementos de recurso em um domínio de frequência - tempo bidimensional;uma unidade de divisão configurada para a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); euma unidade de padronização configurada para a padronização de um ou mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para a transmissão do CSI-RS,em que os elementos de recurso de CSI-RS por célula são padronizados com o PRB como pares de elementos de recurso de CSI-RS localizados nos mesmos dois símbolos de OFDM e nos primeiro, sexto e sétimo pares de subportadoras contando de forma decrescente a partir do par de elementos de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora nos dois símbolos de OFDM em um PRB.
13. Estação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato da dimensão de domínio de tempo de um PRB ser um subquadro.
14. Estação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por compreender ainda:um transmissor configurado para a transmissão do CSI- RS usando-se um ou mais elementos de recurso determinados com base em se um ou mais elementos de recurso estão disponíveis para o CSI-RS em um subquadro de enlace descendente regular que inclui pelo menos um dentre um sinal de referência específico de célula (CRS), um canal de controle de enlace descendente físico (PDCCH) e um sinal de referência de demodulação (DMRS).
15. Estação configurada para a alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS), caracterizada por compreender: a conversão de um ou mais elementos de recurso para um domínio de frequência - tempo bidimensional;a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); ea padronização de um mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS,em que os elementos de recurso de CSI-RS por célula são padronizados com o PRB como pares de elementos de recurso de CSI-RS localizados nos mesmos dois símbolos de OFDM e nos primeiro, sexto e sétimo pares de subportadoras contando de forma decrescente a partir do par de elementos de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora nos dois símbolos de OFDM em um PRB, e em que os mesmos dois símbolos de OFDM em que pares de elementos de recurso de CSI-RS podem ser alocados serem o símbolo 9 e o símbolo 10, resultando em um fator de reutilização igual a 3.
16. Estação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato dos mesmos dois símbolos de OFDM em que pares de elementos de recurso de CSI-RS podem ser alocados são o símbolo 5 e o símbolo 6 em qualquer intervalo de um subquadro, ou o símbolo 2 e o símbolo 3 no segundo intervalo de um subquadro.
17. Estação, de acordo com a reivindicação 12,caracterizada pelo fato do maior índice de subportadora do par de elementos de recurso de CSI-RS em um PRB poder ser qualquer valor de {7, 9, 11}.
18. Estação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de:os elementos de recurso de CSI-RS serem alocados aossímbolos {9, 10}, e um fator de reutilização é três, ouos elementos de recurso de CSI-RS serem alocados aossímbolos {5, 6}, {9, 10} e {12, 13}, e um fator dereutilização é cinco.
19. Estação, de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato da ordenação de índice de CSI-RS RE em cada padrão poder ser tomada pela ordenação de domínio de tempo e pela ordenação de domínio de frequência, e a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE, representado por ( k,l), é dado por lt = l'+(i mod 2)para 0 < i < 8 e
Figure img0007
onde (kl') é a localização de um elemento de recurso deCSI-RS com um maior índice de subportadora e menor índice de símbolo em cada padrão por célula de CSI-RS.
20. Estação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato da ordenação de índice de CSI-RS RE em cada padrão poder ser tomada por uma ordenação de domínio de tempo e uma ordenação de domínio de frequência, e a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE, representada por (k,|), ser dada por | = l' +(i mod 2)para 0 < i < 8 e
Figure img0008
onde (kl') é a localização de um elemento de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora e menor índice de símbolo em cada padrão por célula de CSI-RS.
21. Estação, de acordo com a reivindicação 15, caracterizada pelo fato de:se um número de portas de antena em uma certa célula for menor do que oito, um subconjunto de elementos de recurso com índices 0-3 ou 0-1 no padrão por célula de CSI-RS ser usado como um novo padrão por célula de CSI-RS para a transmissão de um CSI-RS de 4 portas ou um CSI-RS de 2 portas, eelementos de recurso com índices 4-7 ou 2-7 no padrão por célula de CSI-RS serem usados para a transmissão de CSI- RS a partir de células adicionais para aumento de um fator de reutilização de padrão, com CSI-RS de 4 portas em elementos de recurso com índices 4-7 e CSI-RS de 2 portas nos elementos de recurso com índices 2j e 2j+1, onde j é um inteiro.
22. Estação, de acordo com a reivindicação 20, caracterizada pelo fato de:se um número de portas de antena em uma certa célula for menor do que oito, um subconjunto de elementos de recurso com índices 0-3 ou 0-1 no padrão por célula de CSI-RS ser usado como um novo padrão por célula de CSI-RS para a transmissão de um CSI-RS, eelementos de recurso com índices 4-7 ou 2-7 no padrão por célula de CSI-RS serem usados para a transmissão de CSI- RS a partir de células adicionais para aumento de um fator de reutilização de padrão, com CSI-RS de 4 portas em elementos de recurso com índices 4-7 e CSI-RS de 2 portas nos elementos de recurso com índices 2j e 2j+1, onde j é um inteiro.
23. Estação, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato da estação ser uma estação base.
24. Meio que pode ser lido em computador não transitório caracterizado por armazenar instruções nele para a realização de um método de alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS), o método compreendendo:a conversão de um ou mais elementos de recurso para um domínio de frequência - tempo bidimensional;a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); ea padronização de um mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS,em que os elementos de recurso de CSI-RS por célula são padronizados com o PRB como pares de elementos de recurso de CSI-RS localizados nos mesmos dois símbolos de OFDM e nos primeiro, sexto e sétimo pares de subportadoras contando de forma decrescente a partir do par de elementos de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora nos dois símbolos de OFDM em um PRB.
25. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato da dimensão de domínio de tempo de um PRB ser um subquadro.
26. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 24, o método caracterizado por compreender ainda:a transmissão do CSI-RS usando-se um ou mais elementos de recurso determinados com base em se um ou mais elementos de recurso estão disponíveis para o CSI-RS em um subquadro de enlace descendente regular que inclui pelo menos um dentre um sinal de referência específico de célula (CRS), um canalde controle de enlace descendente físico (PDCCH) e um sinalde referência de demodulação (DMRS).
27. Meio que pode ser lido em computador não transitório caracterizado por armazenar instruções para executar um método de alocação de elementos de recurso em um sistema de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) para a transmissão de um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS), método compreendendo:a conversão de um ou mais elementos de recurso para um domínio de frequência - tempo bidimensional;a divisão de um ou mais elementos de recurso convertidos em unidades de um bloco de recurso físico (PRB); ea padronização de um mais elementos de recurso por pelo menos uma porção do PRB para transmissão do CSI-RS,em que os elementos de recurso de CSI-RS por célula são padronizados com o PRB como pares de elementos de recurso de CSI-RS localizados nos mesmos dois símbolos de OFDM e nos primeiro, sexto e sétimo pares de subportadoras contando de forma decrescente a partir do par de elementos de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora nos dois símbolos de OFDM em um PRB e em que os mesmos dois símbolos de OFDM em que os pares de elementos de recurso de CSI-RS podem seralocados serem o símbolo 9 e o símbolo 10, resultando em umfator de reutilização igual a 3.
28. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato dos mesmos dois símbolos de OFDM em que pares de elementos de recurso deCSI-RS podem ser alocados são o símbolo 5 e o símbolo 6 emqualquer intervalo de um subquadro, ou o símbolo 2 e o símbolo 3 no segundo intervalo de um subquadro.
29. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato do maior índice de subportadora do par de elementos de recurso de CSI-RS em um PRB poder ser qualquer valor de {7, 9, 11}.
30. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato de:os elementos de recurso de CSI-RS serem alocados aossímbolos {9, 10}, e um fator de reutilização é três, ouos elementos de recurso de CSI-RS serem alocados aossímbolos {5, 6}, {9, 10} e {12, 13}, e um fator dereutilização é cinco.
31. Meio que pode ser lido em computador, de acordo coma reivindicação 27, caracterizado pelo fato da ordenação de índice de CSI-RS RE em cada padrão poder ser tomada pela ordenação de domínio de tempo e pela ordenação de domínio defrequência, e a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE, representado por ( kt,lt ), é dado por lt = l'+(i mod 2)para 0 < i < 8 e
Figure img0009
onde (k',l') é a localização de um elemento de recurso deCSI-RS com um maior índice de subportadora e menor índice de símbolo em cada padrão por célula de CSI-RS.
32. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 24, caracterizado pelo fato da ordenação deíndice de CSI-RS RE em cada padrão poder ser tomada por uma ordenação de domínio de tempo e uma ordenação de domínio de frequência, e a localização no PRB do iésimo CSI-RS RE, representada por ( k.,l. ), ser dada por l. = l'+(imod 2)para 0 <i <8 e
Figure img0010
onde (k',l') é a localização de um elemento de recurso de CSI-RS com um maior índice de subportadora e menor índice de símbolo em cada padrão por célula de CSI-RS.
33. Meio que pode ser lido em computador, de acordo coma reivindicação 27, caracterizado pelo fato de:se um número de portas de antena em uma certa célula for menor do que oito, um subconjunto de elementos de recurso com índices 0-3 ou 0-1 no padrão por célula de CSI-RS ser usado como um novo padrão por célula de CSI-RS para a transmissão de um CSI-RS de 4 portas ou um CSI-RS de 2 portas, eelementos de recurso com índices 4-7 ou 2-7 no padrão por célula de CSI-RS serem usados para a transmissão de CSI- RS a partir de células adicionais para aumento de um fator de reutilização de padrão, com CSI-RS de 4 portas em elementos de recurso com índices 4-7 e CSI-RS de 2 portas nos elementos de recurso com índices 2j e 2j+1, onde j é um inteiro.
34. Meio que pode ser lido em computador, de acordo com a reivindicação 32, caracterizado pelo fato de: se um número de portas de antena em uma certa célula for menor do que oito, um subconjunto de elementos de recurso com índices 0-3 ou 0-1 no padrão por célula de CSI-RS ser usado como um novo padrão por célula de CSI-RS para a transmissão de um CSI-RS, e elementos de recurso com índices 4-7 ou 2-7 no padrão por célula de CSI-RS serem usados para a transmissão de CSI- RS a partir de células adicionais para aumento de um fator de reutilização de padrão, com CSI-RS de 4 portas em elementos de recurso com índices 4-7 e CSI-RS de 2 portas nos elementos de recurso com índices 2j e 2j+1, onde j é um inteiro.
BRPI1100023-6A 2010-02-24 2011-02-24 Métodos e sistemas para alocação de recurso de csi-rs em sistemas de lte avançado BRPI1100023B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US30780710P 2010-02-24 2010-02-24
US61/307,807 2010-02-24
US34915310P 2010-05-27 2010-05-27
US61/349,153 2010-05-27
PCT/US2011/026118 WO2011106559A2 (en) 2010-02-24 2011-02-24 Methods and systems for csi-rs resource allocation in lte-advance systems

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1100023A2 BRPI1100023A2 (pt) 2016-05-03
BRPI1100023B1 true BRPI1100023B1 (pt) 2021-10-26

Family

ID=44507568

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1100023-6A BRPI1100023B1 (pt) 2010-02-24 2011-02-24 Métodos e sistemas para alocação de recurso de csi-rs em sistemas de lte avançado

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9072083B2 (pt)
EP (1) EP2489228B1 (pt)
JP (1) JP5273886B2 (pt)
KR (1) KR101340823B1 (pt)
CN (1) CN102484874B (pt)
BR (1) BRPI1100023B1 (pt)
HK (1) HK1165166A1 (pt)
MX (1) MX2011005994A (pt)
RU (1) RU2490823C2 (pt)
WO (1) WO2011106559A2 (pt)

Families Citing this family (35)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101710204B1 (ko) * 2009-07-28 2017-03-08 엘지전자 주식회사 다중 입출력 통신 시스템에서 채널측정을 위한 기준신호의 전송 방법 및 그 장치
JP5649651B2 (ja) 2009-08-14 2015-01-07 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド 多重アンテナを支援する無線通信システムにおいてダウンリンク参照信号を伝送する方法及び装置
WO2011019228A2 (ko) 2009-08-14 2011-02-17 엘지전자 주식회사 다중 안테나를 지원하는 무선 통신 시스템에서 하향링크 참조신호를 전송하는 방법 및 장치
KR101740221B1 (ko) * 2010-01-18 2017-05-29 주식회사 골드피크이노베이션즈 채널상태정보-기준신호 할당 방법 및 장치
BRPI1100024A2 (pt) * 2010-02-17 2016-05-03 Zte Usa Inc métodos e sistemas para transmissão csi-rs em sistemas avançados lte
CN102263723B (zh) * 2010-05-31 2013-09-25 中国移动通信集团公司 下行信道测量参考信号发送方法、装置和接收方法、装置
US8654734B2 (en) * 2010-06-01 2014-02-18 Texas Instruments Incorporated Multi-cell channel state information-reference symbol patterns for long term evolution extended cyclic prefix and code division multiplexing-time multiplexing
WO2012020963A2 (en) * 2010-08-13 2012-02-16 Lg Electronics Inc. Method and base station for transmitting downlink signal and method and equipment for receiving downlink signal
CN102918788B (zh) 2010-09-30 2017-07-04 Lg电子株式会社 用于在无线通信系统中通过中继节点报告信道质量指示符的方法及其装置
GB2493154A (en) * 2011-07-25 2013-01-30 Nec Corp Communicating control channel reference signal patterns in the control region of a sub-frame in a cellular communication system
US11974295B2 (en) 2011-07-25 2024-04-30 Nec Corporation Communication system
CN106658732B (zh) * 2011-08-15 2020-04-14 华为技术有限公司 控制信道资源的分配方法及装置
CN104081698B (zh) 2012-01-30 2020-02-21 Lg 电子株式会社 在无线通信系统中收发下行链路控制信道的方法及其设备
US20130242766A1 (en) * 2012-03-14 2013-09-19 Qualcomm Incorporated Pre-sib2 channel estimation and signal processing in the presence of mbsfn for lte
WO2013151389A1 (ko) * 2012-04-05 2013-10-10 엘지전자 주식회사 하향 링크 채널 모니터링 방법 및 장치
AU2013306572B2 (en) * 2012-08-21 2015-04-16 Lg Electronics Inc. Method and device for transmitting channel state information in wireless communication system
JP6027685B2 (ja) * 2012-09-28 2016-11-16 テレフオンアクチーボラゲット エルエム エリクソン(パブル) Epdcchのためのアンテナポート干渉を低減する方法、及び関連するシステム、装置及びネットワーク
KR102010807B1 (ko) * 2012-12-06 2019-08-14 삼성전자 주식회사 단말 대 단말 통신에서 정보를 교환하는 방법 및 장치
CN103347298B (zh) 2012-12-31 2019-02-19 上海华为技术有限公司 参考信号配置方法和参考信号发送方法及相关设备
KR20140121244A (ko) * 2013-04-05 2014-10-15 주식회사 팬택 소형 셀 환경에서 참조 신호 전송 방법 및 장치
US9853704B2 (en) 2013-05-07 2017-12-26 Lg Electronics Inc. Method for reporting channel state information for three dimensional beamforming in wireless communication system and apparatus for same
CN104168610B (zh) * 2013-05-17 2017-12-15 华为技术有限公司 一种传输下行信号的方法、装置及终端设备
JP6513079B2 (ja) * 2013-09-24 2019-05-15 ゼットティーイー ウィストロン テレコム エービー セル発見のための修正参照信号伝送のための方法および装置
US10028277B2 (en) * 2013-11-20 2018-07-17 Cyborg Inc. Variable frequency data transmission
KR102280021B1 (ko) * 2014-09-11 2021-07-21 삼성전자주식회사 무선 통신 시스템에서 기준 신호를 송수신하는 기법
WO2017078409A1 (ko) * 2015-11-03 2017-05-11 엘지전자(주) 무선 통신 시스템에서 채널 상태 정보 참조 신호의 송수신 방법 및 이를 위한 장치
CN107181578B (zh) * 2016-03-10 2020-01-14 电信科学技术研究院 一种参考信号映射方法及装置
US10182364B2 (en) * 2016-04-01 2019-01-15 Qualcomm Incorporated Performing a channel state information measurement in an enhanced machine-type communication
KR20180010949A (ko) * 2016-07-21 2018-01-31 삼성전자주식회사 무선 셀룰라 통신 시스템에서 다수의 dmrs 구조에 대한 설정 방법 및 장치
CN107733609B (zh) * 2016-08-12 2023-10-13 华为技术有限公司 参考信号发送方法和参考信号发送装置
CN108282867B (zh) 2017-01-05 2021-09-21 华为技术有限公司 一种数据传输方法、装置及系统
US20190013917A1 (en) * 2017-07-10 2019-01-10 Qualcomm Incorporated Demodulation reference signal (dmrs) sequence generation and resource mapping for physical broadcast channel (pbch) transmissions
CN114142980B (zh) * 2017-08-11 2023-07-14 中兴通讯股份有限公司 参考信号的传输方法及装置
CN110266460B (zh) * 2018-01-12 2020-06-16 华为技术有限公司 资源指示方法、终端设备和网络设备
CN111490860B (zh) * 2019-01-10 2021-09-14 华为技术有限公司 一种参考信号传输方法及装置

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20030119452A1 (en) * 2001-10-19 2003-06-26 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for controlling transmission power of downlink data channel in a mobile communication system supporting MBMS
US7894468B2 (en) * 2003-03-20 2011-02-22 Alcatel-Lucent Usa Inc. Transmission methods for communication systems supporting a multicast mode
KR101053610B1 (ko) 2004-06-25 2011-08-03 엘지전자 주식회사 Ofdm/ofdma 시스템의 무선자원 할당 방법
CN1973459A (zh) * 2004-06-25 2007-05-30 Lg电子株式会社 在正交频分复用系统中无线资源的分配
EP3457615B1 (en) 2005-08-23 2021-09-22 Apple Inc. Methods and systems for ofdm multiple zone partitioning
US8369860B2 (en) 2006-08-18 2013-02-05 Interdigital Technology Corporation Sending and reducing uplink feedback signaling for transmission of MBMS data
MY154923A (en) * 2006-11-01 2015-08-28 Qualcomm Inc Reference signal design for cell search in an orthogonal wireless communication system
KR101265632B1 (ko) * 2006-12-12 2013-05-22 엘지전자 주식회사 참조 신호 전송, 참조 신호 전송 패턴 설정, 자원 블록설정 및 할당을 위한 방법 및 장치
KR20090072124A (ko) * 2007-12-28 2009-07-02 엘지전자 주식회사 사전 패턴 방식의 자원 구분 방법 및 적응적 자원 구분방법
GB2457242A (en) * 2008-02-05 2009-08-12 Nec Corp Resource allocation in a communication system
US7940740B2 (en) * 2009-02-03 2011-05-10 Motorola Mobility, Inc. Apparatus and method for communicating and processing a positioning reference signal based on identifier associated with a base station
BRPI1008100B1 (pt) * 2009-02-05 2021-08-10 Apple Inc Método e sistema para a determinação de localização de equipamento de usuário em um sistema de transmissão sem fio
US8730925B2 (en) * 2009-04-09 2014-05-20 Motorola Mobility Llc Method and apparatus for generating reference signals for accurate time-difference of arrival estimation
KR101349842B1 (ko) * 2009-04-13 2014-01-10 엘지전자 주식회사 개선 시스템을 지원하는 기지국에서의 시스템 정보 전송 방법 및 장치
WO2010147423A2 (en) * 2009-06-18 2010-12-23 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for transmitting midamble in wireless communication system
US8520617B2 (en) * 2009-11-06 2013-08-27 Motorola Mobility Llc Interference mitigation in heterogeneous wireless communication networks
JP5230663B2 (ja) 2010-01-05 2013-07-10 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 無線基地局装置、移動端末装置及び無線通信方法
JP2011142437A (ja) * 2010-01-06 2011-07-21 Ntt Docomo Inc 無線基地局装置、移動端末装置及び無線通信方法
KR101053635B1 (ko) * 2010-01-28 2011-08-03 엘지전자 주식회사 다중 안테나 무선 통신 시스템에서 기지국이 릴레이 노드로 제어 신호를 송신하는 방법 및 이를 위한 장치
BRPI1100024A2 (pt) * 2010-02-17 2016-05-03 Zte Usa Inc métodos e sistemas para transmissão csi-rs em sistemas avançados lte
KR20110120808A (ko) * 2010-04-29 2011-11-04 엘지전자 주식회사 하향링크 ack/nack 신호 전송방법 및 기지국과, 하향링크 ack/nack 신호 수신방법 및 사용자기기
JP5092026B2 (ja) 2011-02-14 2012-12-05 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局装置、移動端末装置、及び通信制御方法

Also Published As

Publication number Publication date
RU2490823C2 (ru) 2013-08-20
BRPI1100023A2 (pt) 2016-05-03
US9072083B2 (en) 2015-06-30
CN102484874A (zh) 2012-05-30
HK1165166A1 (zh) 2012-09-28
EP2489228A2 (en) 2012-08-22
JP2012514960A (ja) 2012-06-28
RU2011132139A (ru) 2013-02-10
EP2489228A4 (en) 2013-05-29
JP5273886B2 (ja) 2013-08-28
MX2011005994A (es) 2011-10-28
KR101340823B1 (ko) 2013-12-11
EP2489228B1 (en) 2017-04-05
KR20120023596A (ko) 2012-03-13
WO2011106559A3 (en) 2011-12-22
CN102484874B (zh) 2015-12-02
US20130088949A1 (en) 2013-04-11
WO2011106559A2 (en) 2011-09-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1100023B1 (pt) Métodos e sistemas para alocação de recurso de csi-rs em sistemas de lte avançado
JP6105014B2 (ja) Lte−advanceシステムにおけるcsi−rsリソース割り振り方法およびシステム
KR102646746B1 (ko) 무선 통신 시스템에서 제어 정보를 전송하는 방법 및 장치
RU2486687C2 (ru) Способы и системы для csi-rs-передачи в системах по усовершенствованному стандарту lte
CN108809611B (zh) 用于UE特定搜索空间和ePDCCH加扰的系统和方法
US11979863B2 (en) Method and device for transmitting or receiving data in wireless communication system
TWI728031B (zh) 一種窄頻pbch傳輸方法及裝置
CN111052666A (zh) 用于在无线通信系统中传送和接收控制及数据信道的方法和装置
BR112020002686A2 (pt) sistema e método para habilitar comunicação confiável e de baixa latência
US20120188955A1 (en) Methods and systems for transmitting sfbc signals with csi-rs transmission and related muting in lte-advance systems
BR112017019486B1 (pt) Dl baseado em dmrs para latência baixa
KR20130113353A (ko) Lte-어드밴스 시스템에서의 csi-rs 리소스 할당을 위한 방법 및 시스템
CN107196736A (zh) 用于监控控制信道的方法和无线装置
BR112012007689B1 (pt) Campo indicador de portadora para atribuições de portadora cruzada
BR112014016170B1 (pt) Decodificação com base em dm-rs utilizando temporização com base em csi-rs
BR112016018795B1 (pt) Nó b melhorado (enb), ue e método para selecionar sinais de detecção de células em redes lte
BR112019012387A2 (pt) Método de transmissão de informações, dispositivo de rede, e dispositivo terminal
KR20240038937A (ko) 무선 통신 시스템에서 제어 정보를 전송하는 방법 및 장치
WO2013166980A1 (zh) E-pdcch的传输方法、时频资源确定方法及装置

Legal Events

Date Code Title Description
B15L Others concerning applications: renumbering

Free format text: RENUMERADO O PEDIDO DE PI1100023-6 PARA PP1100023-6.

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 72/04 , H04L 27/26

Ipc: H04W 72/04 (2009.01), H04L 27/26 (2006.01), H04L 5

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: ZTE CORPORATION (CN)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ZTE CORPORATION (CN)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.