BRPI1014836B1 - Sistema de comunicação móvel, aparelho de estação móvel, aparelho de gerenciamento de posição, método de comunicação em um aparelho de estação móvel e método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição - Google Patents

Sistema de comunicação móvel, aparelho de estação móvel, aparelho de gerenciamento de posição, método de comunicação em um aparelho de estação móvel e método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014836B1
BRPI1014836B1 BRPI1014836-1A BRPI1014836A BRPI1014836B1 BR PI1014836 B1 BRPI1014836 B1 BR PI1014836B1 BR PI1014836 A BRPI1014836 A BR PI1014836A BR PI1014836 B1 BRPI1014836 B1 BR PI1014836B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mobile station
access
pdn connection
management apparatus
apn
Prior art date
Application number
BRPI1014836-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Masafumi Aramoto
Hirokazu Naoe
Original Assignee
Sharp Kabushiki Kaisha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sharp Kabushiki Kaisha filed Critical Sharp Kabushiki Kaisha
Publication of BRPI1014836A2 publication Critical patent/BRPI1014836A2/pt
Publication of BRPI1014836B1 publication Critical patent/BRPI1014836B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/02Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W12/00Security arrangements; Authentication; Protecting privacy or anonymity
    • H04W12/08Access security
    • H04W12/088Access security using filters or firewalls
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W12/00Security arrangements; Authentication; Protecting privacy or anonymity
    • H04W12/08Access security
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/18Processing of user or subscriber data, e.g. subscribed services, user preferences or user profiles; Transfer of user or subscriber data
    • H04W8/20Transfer of user or subscriber data
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/02Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
    • H04W84/10Small scale networks; Flat hierarchical networks
    • H04W84/105PBS [Private Base Station] network

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

estação móvel aparelho de gerenciamento de posição, aparelho de gerenciamento de informações de assinante, sistema de comunicação móvel,aparelho de controle de acesso,estação de base doméstica e método de comunicação. na presente invenção incluídas uma unidade de armazenamento de subscrição para armazenar, como informações de subscrição, tanto um apn que é utilizado para identificar uma estação de base doméstica (60( e um tipo de serviço que está disponível para um ue (70) em associação com um identificador de terminal móvel que identifica o ue (70), uma unidade de recepção de solicitação de atualização de informações de posição que recebe de uma mme (40) uma solicitação de atualização de informações de posição do ue (70), e uma unidade de transmissão de resposta de informações de posição que extrai da unidade de armazenamento de subscrição as informações de tipo de serviço disponível que correspondem ao identificador de terminal móvel incluído na solicitação de atualização de informações de posição e coloca as informações de tipo de serviço disponível extraídas em uma resposta de atualização de informações de posição para transmissão para a mme (40).deste modo um sistema de comunicação móvel ou similar é provido no qual quanto a uma pluralidade de serviços providos pela utilização da função de acesso de ip local, de uma estação de base doméstica o proprietário ou similar da estação de base doméstica pode determinar um direito de acesso para cada serviço e os dados de comunicação são transferidos com base no direito de acesso determinado.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[0001] A presente invenção refere-se a um sistema de comunicação móvel e similares.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[0002] O grupo de padronização de sistema de comunicação móvel, 3GPP (3rd Generation Partnership Project) está investigando o EPS (Sistema de Pacote Desenvolvido) como um sistema de telecomunicação móvel de próxima geração, e estudando o HeNB (Home eNodeB) como uma pequena estação de base instalada em uma residência ou similar como um aparelho configuracional de EPS (o qual será aqui abaixo referido como uma estação de base doméstica).
[0003] A estação de base doméstica forma uma célula sem fio de pequena escala denominada uma femtocell, a qual acomoda os UEs (Equipamento de Usuário: dispositivos de terminal móvel) utilizando a mesma técnica de acesso sem fio que aquela de uma estação de base normal e estabelece uma conexão com a rede de núcleo do sistema de comunicação móvel através de uma linha de banda larga para ser capaz de retransmitir os dados de comunicação de UEs acomodados na mesma.
[0004] A estação de base doméstica forma uma célula sem fio de pequena escala denominada uma femtocell, a qual acomoda os UEs (Equipamento de Usuário: dispositivos de terminal móvel) utilizando a mesma técnica de acesso sem fio que aquela de uma estação de base normal e estabelece uma conexão com a rede de núcleo do sistema de comunicação móvel através de uma linha de banda larga para ser capaz de retransmitir os dados de comunicação de UEs acomodados na mesma.
[0005] Como a estação de base doméstica utiliza um linha de banda larga como concentração de dados e pode ser montada por um usuário geral, é possível facilmente estender a área de cobertura do sistema de comunicação móvel, especialmente a área de cobertura interna. Ainda, como o raio da célula é pequeno e a célula pode ser exclusivamente utilizada por uns poucos usuários, é possível esperar um aperfeiçoamento em velocidade de comunicação e eficiência de utilização de frequência comparado com uma estação de base de macrocélula externa a qual um grande número de usuários precisa compartilhar.
[0006] Ainda, no documento não de patente 2, a função de acesso de IP local é definida como um requisito funcional de uma estação de base doméstica. O acesso de IP local é para prover para os UEs uma conectividade para a rede tal como uma rede dentro da residência (a qual será aqui abaixo referida como "rede doméstica") na qual a estação de base doméstica está conectada diretamente. Por exemplo, isto permite um UE conectar outro terminal de informações (impressora, etc.) que está conectado na rede doméstica (isto será aqui abaixo denominado "serviço de conexão de rede doméstica"), e também permite o UE conectar a Internet sem passagem da rede de núcleo do sistema de comunicação móvel (isto será aqui abaixo denominado "serviço de conexão de Internet").
[0007] Convencionalmente, se um UE executar uma comunicação direta com um equipamento que não tem nenhuma interface de comunicação de celular tal com uma impressora ou similar, o UE precisa ter uma interface de comunicação de utilização de área local tal como uma LAN sem fio, etc. No entanto, a utilização de um acesso de IP local permite mesmo um UE que tem uma interface de comunicação de celular somente executar a comunicação com outros terminais de comunicação dentro da rede doméstica porque a estação de base doméstica funciona como uma porte entre os diferentes esquemas de acesso sem fio.
[0008] Como a utilização de um acesso de IP local também torna possível conectar na Internet sem passagem da rede de núcleo do sistema de comunicação móvel, é possível distribuir a carga de tráfego (descarregamento), da perspectiva do operador de rede móvel.
[0009] Ainda, diferindo de uma estação de base de microcélula, a estação de base doméstica pode fornecer acesso diretamente somente para um UE específico com base na forma da utilização, e três modos de acesso denominados fechado, aberto e híbrido são definidos. Cada estação doméstica está alocada com um identificador de grupo denominado CSGID (Identificação de Grupo de Assinantes Fechado). No modo fechado, a estação de base doméstica pode designar os UEs a serem permitidos conectar para cada CSGID. No modo aberto, a estação de base doméstica pode fornecer o direito de acessar a estação de base doméstica para todos os UEs. No modo híbrido, o qual é uma combinação do modo fechado e do modo aberto, a comunicação de UEs às quais é dado o direito de acesso no modo fechado pode ser manipulada preferencialmente.
[00010] Ainda, referindo ao acesso de IP local, é definido como um requisito que se o usuário é permitido ou não utilizar esta função deve ser determinado com base nas informações de subscrição do usuário. É também determinado como um requisito funcional que um UE pode utilizar o acesso de IP local e a conexão para a rede de núcleo simultaneamente quando o UE está conectando na estação de base doméstica.
[00011] Mais ainda, o documento não de patente 3 descreve candidatas de arquitetura para incorporar uma estação de base doméstica.
DOCUMENTOS DA TÉCNICA ANTERIOR DOCUMENTOS NÃO DE PATENTE
[00012] Documento não de Patente 1: 3GPP TS23.401 General Packet Radio Service (GPRS) enhancements for Evolved Universal Terrestrial Radio Access Network (E-UTRAN) access Documento não de Patente 2: 3GPP TS 22.220 Documento não de Patente 3: 3GPP TS 23.830 Documento não de Patente 4: 3GPP Contribution S2- 092308 (Local IP access baseline solution for EHNB)
SUMÁRIO DA INVENÇÃO PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS PELA INVENÇÃO
[00013] De acordo com as informações descritas no documento não de patente 3, o controle de acesso na estação de base doméstica é determinado dependendo dos três modos de acesso acima mencionados e das informações de subscrição com base nas quais se a função de acesso de IP local é permitida utilizar é determinada. No entanto, se o cenário de utilização da estação de base doméstica for considerado, é desejável que o proprietário desta estação de base doméstica ou o operador de rede móvel possa designar o direito de acesso em mais detalhes como abaixo descrito.
[00014] Suponha, por exemplo, um caso no qual uma estação de base doméstica está montada em uma residência, existe uma demanda que a família possa oferecer a um amigo, o qual visita a residência, somente o serviço de conexão de Internet através de acesso de IP local mas não deseja permitir que o amigo utilize o serviço de conexão de rede doméstico em vista de privacidade e segurança.
[00015] Suponha outro caso no qual uma estação de base doméstica está instalada em um centro comercial, etc., existe uma demanda que um servidor de distribuição de anúncios para distribuir informações de anúncios e similares seja instalado na rede doméstica de modo a permitir que os clientes visitantes acessem somente o serviço de conexão de rede doméstica através do acesso de IP local e assim de modo a prover uma conexão com um servidor de anúncios, mas não permite-os acessar o serviço de conexão de Internet.
[00016] No entanto, como o controle de acesso com base no modo de acesso acima mencionado e as próprias informações de subscrição não podem oferecer o esquema de designar separadamente o direito de acesso quanto a uma pluralidade de serviços que estão disponíveis através do acesso de IP local, existe o problema que o cenário de utilização acima mencionado não pode ser realizado.
[00017] Ainda, quando um UE utiliza um acesso de IP local, não somente os dados de comunicação que o UE transmite por meio da estação de base doméstica mas também os dados de comunicação transmitidos de outro terminal de informações conectado na rede doméstica, para o UE deve ser limitado como conexão dependendo do direito de acesso.
[00018] Por exemplo, a comunicação do terminal de informações para um UE que não é permitido acessar o serviço de conexão de rede doméstica deve ser desligada, enquanto que se o UE em questão for autorizado utilizar o serviço de conexão de Internet por meio de acesso de IP local, os dados de comunicação que correspondem a isto devem ser normalmente transferidos para o UE. No entanto, devido ao problema de direito de acesso acima descrito, é impossível filtrar estes pacotes como é atualmente.
[00019] O acesso de IP local também tem um problema que não existe nenhum mecanismo para notificar um UE de quais serviços são permitidos.
[00020] Por exemplo, em EPS, uma PDN (Rede de Dados de Pacote: rede de comunicação de pacote) existe para cada serviço de rede tal como um serviço de conexão de Internet ou um serviço de IMS, e um APN (Nome de Ponto de Acesso) que identifica unicamente cada PDN é utilizado para expressar explicitamente uma conexão a uma PDN específica. Está proposto no documento não de patente 4 que uma rede que está conectada utilizando um acesso de IP local (a Internet conectada através de uma rede doméstica e uma rede de acesso de banda larga) seja considerada como uma PDN (Rede de Dados de Pacote: rede de comunicação de pacote) e um APN dedicado é alocado para acesso de IP local.
[00021] Com este esquema, um UE pode utilizar separadamente o APN que expressa a conexão de rede através da rede de núcleo e o APN que expressa a conexão de rede utilizando o acesso de IP local, de modo que o UE pode fazer uso de uma conexão simultânea ao acesso de IP local e à rede de núcleo. Ainda, integrando o acesso de IP local como uma única PDN, é também possível integrar as informações de gerenciamento (o endereço de IP, vários tipos de informações de configuração, etc., determinadas para cada PDN) de um UE.
[00022] No entanto, um APN é uma mera cadeia de caracteres. Consequentemente, mesmo se um UE adquirir um APN para acesso de IP local, isto significa que as informações de identificação são meramente providas para utilizar o acesso de IP local, é com isto impossível determinar que um serviço específico esteja disponível (se o serviço de conexão de Internet está disponível ou não, e similares).
[00023] Consequentemente, o UE que deseja utilizar o serviço de conexão de Internet escolherá ou estabelecer uma conexão através da rede de núcleo ou tentar estabelecer uma conexão através de acesso de IP local sem nenhuma confirmação de permissão para conexão de Internet. Se a primeira for selecionada, nenhum descarregamento de tráfego que o operador de rede móvel espera será realizado.
[00024] Por outro lado, quando a última é selecionada, existe uma possibilidade de que o UE continuará a tentar estabelecer a conexão de Internet através do acesso do IP local apesar de que o UE não está permitido utilizar o serviço de conexão de Internet devido ao direito de acesso. Mais ainda, como o UE não pode nem dizer a razão da indisponibilidade de conexão, se esta está atribuída ao direito de acesso ou se esta está atribuída a um problema que está realmente ocorrendo na outra extremidade de conexão, é impossível utilizar tal função de emergência quanto a automaticamente comutar a sua operação da última para a primeira.
[00025] Além disso, uma estação de base doméstica é uma que é introduzida como uma extensão funcional do sistema de comunicação móvel existente, de modo que é desejável que a mudança para a especificação corrente seja minimizada. Consequentemente, o meio específico para resolver os problemas acima também precisa ser realizado provendo a extensão funcional mínima para o EPS determinado pelo documento não de patente 1.
[00026] A presente invenção foi projetada em vista das circunstâncias acima, é portanto um objeto da presente invenção prover um sistema de comunicação móvel e similares no qual, para uma pluralidade de serviços providos através de uma funcionalidade de acesso de IP local de uma estação de base doméstica, o proprietário de uma estação de base doméstica ou o operador de rede móvel pode designar o direito de acesso para cada serviço, e a estação de base doméstica para a qual os dados de comunicação são transferidos com base no direito de acesso designado pode selecionar um percurso de comunicação.
[00027] MEIOS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS
[00028] Em vista dos problemas acima uma estação móvel da presente invenção é uma estação móvel em um sistema de comunicação móvel que inclui a estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que de modo a estabelecer uma conexão de PDN para acesso de IP local (LIPA) para conectar a uma rede doméstica, entre a estação móvel e um aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, a estação móvel transmite uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN que é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, a um aparelho de gerenciamento de posição.
[00029] A estação móvel da presente invenção está caracterizada pelo fato de que um aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica assim como um aparelho de estação de base de LTE está incluído em uma estação de base doméstica (HeNB; Home eNode B).
[00030] Um aparelho de gerenciamento de posição em um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que um aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local (LIPA) para conectar a uma rede doméstica é permitido ou não para um APN, quando recebendo uma solicitação de conectividade de PDN de uma estação móvel e confirmando, com base nas informações oferecidas pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante, que o APN provido da estação móvel é permitido para o acesso de IP local para conectar na rede doméstica, o aparelho de gerenciamento de posição determina se o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local para conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e um aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, deve ser permitido ou não.
[00031] O aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de informações de subscrição armazena uma lista de um CSG ID em dados de subscrição, e o aparelho de gerenciamento de posição determina se o estabelecimento da conexão de PDN deve ser permitido ou não, também utilizando a lista do CSG ID obtida do aparelho de gerenciamento de informações de assinante.
[00032] O aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção está caracterizado pelo fato de que quando o estabelecimento da conexão de PDN é permitido, o aparelho de gerenciamento de posição transmite uma permissão de conectividade de PDN para a estação móvel de modo a estabelecer a conexão de PDN.
[00033] O aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica assim como um aparelho de estação de base de LTE está incluído em uma estação de base doméstica (HeNB; Home eNode B).
[00034] Um aparelho de gerenciamento de informações de assinante da presente invenção é um aparelho de gerenciamento de informações de assinante em um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, o aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local para conectar a uma rede doméstica é permitido ou não para um APN, para que um aparelho de gerenciamento de posição determine se o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica, entre uma estação móvel e um aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, deve ser permitido ou não.
[00035] O aparelho de gerenciamento de informações de assinante da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante transmite as informações sobre se o acesso de IP local para conectar na rede doméstica é permitido ou não para o APN para o aparelho de gerenciamento de posição.
[00036] O aparelho de gerenciamento de informações de assinante da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica assim como um aparelho de estação de base de LTE está incluído em uma estação de base doméstica (HeNB; Home eNode B).
[00037] Um aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção é um aparelho de gerenciamento de posição em um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que um aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local (LIPA) para conectar a uma rede doméstica é permitido ou não para um APN, quando recebendo uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN de destino, de uma estação móvel e confirmando, com base nas informações oferecidas pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante, que um APN provido da estação móvel não é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, o aparelho de gerenciamento de posição não permitirá o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e um aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica.
[00038] O aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica assim como um aparelho de estação de base de LTE está incluído em uma estação de base doméstica (HeNB; Home eNode B).
[00039] Um sistema de comunicação móvel da presente invenção é um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que de modo a estabelecer uma conexão de PDN para acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, a estação móvel transmite uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN que é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, para o aparelho de gerenciamento de posição.
[00040] Um sistema de comunicação móvel da presente invenção é um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local (LIPA) para conectar a uma rede doméstica é permitido ou não para um APN,quando recebendo uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN de destino, da estação móvel e confirmando, com base nas informações oferecidas pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante, que o APN provido da estação móvel é permitido para o acesso de IP local para conectar na rede doméstica, o aparelho de gerenciamento de posição determina se o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local para conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e um aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, deve ser permitido ou não.
[00041] O sistema de comunicação móvel da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de informações de subscrição armazena uma lista de um CSG ID em dados de subscrição, e o aparelho de gerenciamento de posição determina se o estabelecimento da conexão de PDN deve ser permitido ou não, também utilizando a lista do CSG ID obtida do aparelho de gerenciamento de informações de assinante.
[00042] O sistema de comunicação móvel da presente invenção está caracterizado pelo fato de que quando o estabelecimento da conexão de PDN é permitido, o aparelho de gerenciamento de posição transmite uma permissão de conectividade de PDN para a estação móvel de modo a estabelecer a conexão de PDN.
[00043] Um sistema de comunicação móvel da presente invenção é um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local para conectar na rede doméstica é permitido ou não para um APN, para que o aparelho de gerenciamento de posição determine se o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, deve ser permitido ou não.
[00044] O sistema de comunicação móvel da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante transmite as informações sobre se o acesso de IP local para conectar a uma rede doméstica é permitido ou não para o APN, para o aparelho de gerenciamento de posição.
[00045] Um sistema de comunicação móvel da presente invenção é um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica é permitido ou não para um APN, quando recebendo uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN de destino, da estação móvel e confirmando, com base nas informações oferecidas pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante, que o APN provido da estação móvel não é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, o aparelho de gerenciamento de posição não permitirá o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica.
[00046] O sistema de comunicação móvel da presente invenção está caracterizado pelo fato de que o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica assim como um aparelho de estação de base de LTE está incluído em uma estação de base doméstica (HeNB; Home eNode B).
[00047] Um aparelho de controle de acesso da presente invenção é um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica em um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), o aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de controle de acesso executa o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica, entre o aparelho de controle de acesso e uma estação móvel.
[00048] Uma estação de base doméstica da presente invenção é uma estação de base doméstica em uma rede doméstica em um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), a estação de base doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), que compreende: um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica para executar o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica, entre a estação de base doméstica e uma estação móvel; e uma estação de base de LTE.
[00049] Um método de comunicação em uma estação móvel da presente invenção é um método de comunicação em uma estação móvel para um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que de modo a estabelecer uma conexão de PDN para acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN que é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica é transmitido para o aparelho de gerenciamento de posição.
[00050] Um método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção é um método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição para um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica é permitido ou não para um APN, que compreende as etapas de: receber uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN de destino, de uma estação móvel; confirmar, com base nas informações oferecidas pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante, que o APN provido da estação móvel é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica; e determinar se o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica, deve ser permitido ou não.
[00051] Um método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição da presente invenção é um método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição para um sistema de comunicação móvel que inclui uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário), um aparelho de controle de acesso incluído em uma rede doméstica, um aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) incluído em uma rede de núcleo, um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) e um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade), em que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante armazena as informações sobre se o acesso de IP local (LIPA) para conectar na rede doméstica é permitido ou não para um APN, que compreende as etapas de: receber uma solicitação de conectividade de PDN que inclui um APN de destino, da estação móvel; quando confirmando, com base nas informações oferecidas pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante, que o APN provido da estação móvel não é permitido para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, proibir o estabelecimento de conexão de PDN para o acesso de IP local conectar na rede doméstica, entre a estação móvel e o aparelho de controle de acesso incluído na rede doméstica.
VANTAGEM DA INVENÇÃO
[00052] De acordo com a presente invenção, quando um terminal móvel utiliza um serviço que utiliza uma funcionalidade de acesso IP local de uma estação de base doméstica, o proprietário da estação de base doméstica ou o operador de rede móvel pode executar um controle de acesso separadamente para cada serviço enquanto minimizando a modificação do sistema existente.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[00053] Figura 1 é um diagrama esquemático que mostra um sistema de comunicação móvel na primeira modalidade.
[00054] Figura 2 é um diagrama de blocos de uma PGW na primeira modalidade.
[00055] Figura 3 é um gráfico que mostra as informações de ligação de uma PGW na primeira modalidade.
[00056] Figura 4 é um diagrama de blocos de uma SGW na primeira modalidade.
[00057] Figura 5 é um diagrama de blocos de um HSS na primeira modalidade.
[00058] Figura 6 é um gráfico que mostra um exemplo de um DB de subscrição de um HSS na primeira modalidade.
[00059] Figura 7 é um diagrama de blocos de uma MME na primeira modalidade.
[00060] Figura 8 é um gráfico que mostra um exemplo de um DB de subscrição de uma MME na primeira modalidade.
[00061] Figura 9 é um gráfico que mostra um exemplo de DB de tradução de endereço de APN-IP de uma MME na primeira modalidade.
[00062] Figura 10 é um diagrama de blocos de uma GW na primeira modalidade.
[00063] Figura 11 é um diagrama de blocos que mostra uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00064] Figura 12 é um gráfico que mostra as informações de ligação de uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00065] Figura 13 é um gráfico que mostra um exemplo as informações de filtragem de pacote de uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00066] Figura 14 é um gráfico que mostra um exemplo de um agrupamento de endereços de IP de uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00067] Figura 15 é um diagrama de blocos de um UE na primeira modalidade.
[00068] Figura 16 é um gráfico que mostra um exemplo de uma lista de APN do UE na primeira modalidade.
[00069] Figura 17 é um diagrama de blocos de um terminal de informações na primeira modalidade.
[00070] Figura 18 é um diagrama que mostra um exemplo de sequência de um processo de registro de uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00071] Figura 19 é um gráfico que mostra um exemplo de um DB de tradução de endereço de APN-IP de uma MME na primeira modalidade.
[00072] Figura 20 é um diagrama que mostra um exemplo de sequência de um processo de anexação do UE a uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00073] Figura 21 um diagrama que mostra um exemplo de sequência de um procedimento de anexação do UE para acesso de IP local na primeira modalidade.
[00074] Figura 22 é um diagrama que mostra um fluxograma de um processo de decisão de direito de acesso do MME na primeira modalidade.
[00075] Figura 23 é um diagrama que mostra um exemplo de sequência de um processo de estabelecimento de túnel de PMIP para acesso de IP local na primeira modalidade.
[00076] Figura 24 é um diagrama que mostra um fluxograma de um processo de filtragem de pacote em uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00077] Figura 25 é um diagrama que mostra um fluxograma de um processo de filtragem de pacote em uma estação de base doméstica na primeira modalidade.
[00078] Figura 26 é um diagrama que mostra um fluxograma de um processo de seleção de conexão de PDN do UE na primeira modalidade.
[00079] Figura 27 é um diagrama de blocos que mostra uma estação de base doméstica na segunda modalidade.
[00080] Figura 28 é um gráfico que mostra um exemplo de informações de direito de acesso em uma estação de base doméstica na segunda modalidade.
[00081] Figura 29 é um diagrama que mostra um exemplo de sequência de um processo de estabelecimento de túnel de PMIP para acesso de IP local na segunda modalidade.
[00082] Figura 30 é um diagrama que mostra um exemplo de sequência variacional de um processo de registro de uma estação de base doméstica.
MODOS PARA EXECUTAR A INVENÇÃO
[00083] A seguir, o melhor modo para executar a presente invenção será descrito com referência aos desenhos. Nos modos incorporados, a modalidade de um sistema de comunicação móvel ao qual a presente invenção é aplicada será detalhada como um exemplo com referência aos desenhos.
[1. A Primeira Modalidade]
[00084] Para começar, a primeira modalidade de um sistema de comunicação móvel ao qual a presente invenção é aplicada será descrita com referência aos desenhos.
[1.1 Esboço de Um Sistema de Comunicação Móvel]
[00085] A Figura 1 é um diagrama para ilustrar o esboço de um sistema de comunicação móvel 1 na presente modalidade. Como mostrado nesta figura, o sistema de comunicação móvel 1 está composto de uma rede de núcleo e uma rede doméstica, a rede de núcleo e a rede doméstica estando mutuamente conectadas através de uma rede de acesso de banda larga. A rede de acesso de banda larga é uma rede de acesso com fio para realizar uma comunicação de banda larga, e está construída por, por exemplo ADSL, fibras óticas e similares. No entanto, não limitada a isto, a rede de acesso de banda larga pode ser uma rede de acesso sem fio tal como WiMAX ou similar.
[00086] A rede de núcleo inclui uma PGW 10 (GW de pacote de dados), uma SGW 20 (GW Servidora, um HSS 30 (Serviço de Assinante Doméstico) uma MME 40 (Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) e uma GW 50.
[00087] A PGW 10 é um aparelho de controle de acesso o qual está conectado a PDNs externas (Rede de Dados de Pacote: rede de comunicação de pacote) tal como a Internet e similares, funciona como uma porta para conectar a rede de núcleo com aquelas PDNs e transfere os dados de comunicação de um UE 70 para a SGW 20.
[00088] A SGW 20 é um aparelho de controle de serviço que está conectado na GW 50 para transferir os pacotes entre a PGW 10 e a estação de base doméstica 60. Aqui, deve ser notado que a PGW 10 e a SGW 20 podem ser fisicamente configuradas como um nodo idêntico.
[00089] A MME 40 é uma entidade para executar a sinalização e é um aparelho de gerenciamento de posição para o gerenciamento de posição principal do UE 70 e um processo de estabelecimento de portadora de EPS. A portadora de EPS é um percurso lógico que é estabelecido entre a estação de base doméstica 60 e a SGW 20 para cada UE para transferir os pacotes de IP de usuário. Aqui, o UE 70 é capaz de estabelecer uma pluralidade de portadoras de EPS.
[00090] A GW 50 funciona como uma porta entre a estação de base doméstica 60 instalada dentro da rede doméstica e os aparelhos dentro da rede de núcleo.
[00091] O HSS 30 é um aparelho de gerenciamento de informações de assinante que gerencia os dados de subscrição (informações de assinante) e executa a autenticação de usuário e similares para notificar a MME 40 dos dados de subscrição do UE 70. Os dados de subscrição incluem as informações de subscrição de serviços do assinante, a lista de CSGIDs que são permitidas acessar, e outras.
[00092] A rede doméstica é composta incluindo o UE 70, o terminal de informações 80 e a estação de base doméstica 60. A rede doméstica está mutuamente conectada a PDNs externas através de uma rede de acesso de banda larga.
[00093] A estação de base doméstica 60 é um aparelho que forma uma femtocell e acomoda o UE 70 como uma estação de base de LTE (Evolução de Longo Prazo) de 3GPP. Ainda, esta também funciona como uma porta doméstica na rede doméstica e está conectada na rede de acesso de banda larga.
[00094] O UE 70 é um terminal de comunicação móvel equipado com uma interface de comunicação de LTE 3GPP e está conectado na rede doméstica 60.
[00095] O terminal de informações 80 é um terminal de informações conectado na rede doméstica; exemplos incluem as impressoras, os servidores de arquivo de rede, etc.
[1.2 Configuração de Aparelho]
[00096] A seguir, a configuração de cada aparelho será resumidamente descrita utilizando os desenhos.
[1.2.1 Configuração de PGW]
[00097] Primeiro, a configuração da PGW 10 na presente modalidade será descrita. Como mostrado na Figura 2, a PGW 10 inclui um controlador 100 no qual uma unidade de transmissão/recepção 110, uma unidade de transmissão/recepção de pacote 120, um armazenamento 150 e um processador de PMIP 160 estão conectados por um barramento.
[00098] O controlador 100 é uma unidade funcional para controlar a PGW 10. O controlador lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 150 para por meio disto realizar vários processos.
[00099] A unidade de transmissão/recepção 110 é uma unidade funcional que está conectada por fio a um roteador ou um comutador para executar a transmissão e a recepção de pacotes. A transmissão e a recepção de pacotes é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000100] O armazenamento 150 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações de uma PGW 10, e está configurado de, por exemplo, uma memória de semicondutor e similares. O armazenamento 150 também armazena as informações de ligação 152.
[000101] As informações de ligação 152 são as informações as quais a PGW 10 utiliza quando recebendo os dados de comunicação (pacote) endereçados para o UE 70, para determinar o percurso de transmissão para transferir os dados de comunicação para o UE 70. A Figura 3 mostra um exemplo de informações de ligação.
[000102] Como mostrado na Figura 3, o prefixo de endereço de IP (o qual será aqui abaixo referido como "HNP (Prefixo de Rede Doméstica") do UE 70 e o percurso de transmissão para a SGW 20 (por exemplo, "túnel de PMIP 1") são gravados em um modo correlacionado. Aqui, é assumido que cada UE está alocado com um único HNP, o qual é utilizado para gerar um endereço de IPv6 para UE.
[000103] A unidade de transmissão/recepção de pacote 120 é uma unidade funcional para transmitir e receber dados específicos (pacotes). A unidade de transmissão/recepção de pacote decompõe os dados recebidos da camada superior em pacotes de modo a serem transmitidos. O transceptor de pacote também realiza a função de transferir os pacotes recebidos para a camada superior.
[000104] O processador de PMIP 160 é uma unidade funcional para estabelecer um percurso de transmissão (denominado túnel de PMIP) utilizado entre a PGW 10 e a SGW 20.
[1.2.2 Configuração de SGW]
[000105] A seguir, a configuração da SGW 20 na presente modalidade será descrita. Como mostrado na Figura 4, a SGW 20 inclui um controlador 200 ao qual uma unidade de transmissão/recepção 210, um armazenamento 250, um processador de estabelecimento de portadora 270, uma unidade de transmissão/recepção de pacote 220 e um processador de PMIP 260 estão conectados por um barramento.
[000106] O controlador 200 é uma unidade funcional para controlar a SGW 20. O controlador 200 lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 250 para por meio disto realizar vários processos.
[000107] A unidade de transmissão/recepção 210 é uma unidade funcional que está conectada por fio a um roteador ou um comutador para executar a transmissão e a recepção de pacotes. A transmissão e a recepção de pacotes é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000108] O armazenamento 250 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações da SGW 20.
[000109] O processador de estabelecimento de portadora 270 é uma unidade funcional que implementa um processo para estabelecer uma portadora de EPS.
[000110] A unidade de transmissão/recepção de pacote 220 é uma unidade funcional para transmitir e receber dados específicos (pacotes). A unidade de transmissão/recepção de pacote decompõe os dados recebidos da camada superior em pacotes de modo a serem transmitidos. O transceptor de pacote também realiza a função de transferir os pacotes recebidos para a camada superior.
[000111] O processador de PMIP 260 é uma unidade funcional para estabelecer um túnel de PMIP conectado entre o processador de PMIP 260 e a PGW 10.
[1.2.3 Configuração de HSS]
[000112] A seguir, a configuração do HSS 30 na presente modalidade será descrita. Como mostrado na Figura 5, o HSS 30 inclui um controlador 300 ao qual uma unidade de transmissão/recepção 310 e um armazenamento 350 estão conectados por um barramento.
[000113] O controlador 300 é uma unidade funcional para controlar o HSS 30. O controlador 300 lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 350 para por meio disto realizar vários processos.
[000114] A unidade de transmissão/recepção 310 é uma unidade funcional que está conectada por fio a um roteador ou um comutador para executar a transmissão e a recepção de pacotes. A transmissão e a recepção de pacotes é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000115] O armazenamento 350 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações do HSS 30. O armazenamento 350 ainda armazena um DB de subscrição (banco de dados) 352 que contém as informações de assinante.
[000116] Aqui, a Figura 6 mostra um exemplo de DB de subscrição 352. O DB de subscrição 352 grava, para os UEs gerenciados pelo sistema de comunicação móvel 1, o identificador do UE (por exemplo, "UE1" gerado de IMSI (Identificação de Assinante Móvel Internacional: informações de identificação de assinante) e similares), o CSGID (por exemplo, "CSGID2") alocado para a estação de base doméstica 60 a qual o UE é permitido acessar, o APN (por exemplo, "ALICE'S HOME") para conexão para o acesso de IP local provido pela estação de base doméstica 60, e ou "permitido" ou "não permitido", isto é, o status da disponibilidade de serviço (por exemplo "classe 1: serviço de conexão de Internet" e "classe 2: serviço de conexão de rede doméstica") através do acesso de IP local.
[000117] Ainda, é assumido que o proprietário da estação de base doméstica 60 ou o operador do sistema de comunicação móvel 1 possa acessar o DB de subscrição 352 e possa designar e modificar para qual UE qual tipo de informações de direito de acesso são providas para cada APN que está alocada para a estação de base doméstica 60 possuída.
[000118] O controlador 300 oferece as informações do DB de subscrição 352 armazenadas no armazenamento 350, em resposta a uma solicitação da MME 40.
[1.2.4 Configuração de MME]
[000119] A seguir, a configuração da MME 40 na presente modalidade será descrita. Como mostrado na Figura 7, a MME 40 está conectada com uma unidade de transmissão/recepção 410 e um armazenamento 450 por um barramento.
[000120] O controlador 400 é uma unidade funcional para controlar a MME 40. O controlador 400 lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 450 para por meio disto realizar vários processos.
[000121] A unidade de transmissão/recepção 410 é uma unidade funcional que está conectada por fio a um roteador ou um comutador para executar a transmissão e a recepção de pacotes. A transmissão e a recepção de pacotes é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000122] O armazenamento 450 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações da MME 40. O armazenamento 450 está adicionalmente gravado com um DB de subscrição 452 para armazenar temporariamente as informações de assinante e um DB de tradução de endereço de APN-IP 454.
[000123] A Figura 8 é um gráfico que mostra um exemplo de DB de subscrição 452. A estrutura do banco de dados é a mesma que aquela do DB de subscrição 352 contido pelo HSS 30 como mostrado na Figura 6. No entanto, as informações sobre os UEs a serem gerenciados pela MME 40 somente são temporariamente armazenadas.
[000124] A Figura 9 é um gráfico que mostra um exemplo do DB de tradução de endereço de APN-IP 454. Como mostrado na Figura 9, o banco de dados é um que contém uma tabela de tradução relativa a um APN (por exemplo, "WEB") para os endereços de IP de PGW 10 e SGW 20 (por exemplo, "2001:200:1: :1" e "2001:200:2: :1) . Quando a PGW 10 e a SGW 20 são dadas como um aparelho integrado como a estação de base doméstica 60, o mesmo endereço de IP é registrado.
[1.2.5 Configuração de GW]
[000125] A seguir, a configuração da GW 50 na presente modalidade será descrita. Como mostrado na Figura 10, a GW 50 inclui um controlador 500 ao qual uma unidade de transmissão/recepção 510, uma unidade de transmissão/recepção de pacote 520 e um armazenamento 550 estão conectados por um barramento.
[000126] Aqui, a comunicação entre a MME 40 e a estação de base doméstica 60 é executada por meio de uma GW 50.
[000127] O controlador 500 é uma unidade funcional para controlar a GW 50. O controlador 500 lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 550 para por meio disto realizar vários processos.
[000128] A unidade de transmissão/recepção 510 é uma unidade funcional que está conectada por fio a um roteador ou um comutador para executar a transmissão e a recepção de pacotes. A transmissão e a recepção de pacotes é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000129] A unidade de transmissão/recepção de pacote 520 é uma unidade funcional para transmitir e receber dados específicos (pacotes). A unidade de transmissão/recepção de pacote decompõe os dados recebidos da camada superior em pacotes de modo a serem transmitidos. A unidade de transmissão/recepção de pacote também realiza a função de transferir os pacotes recebidos para a camada superior.
[000130] O armazenamento 550 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações da GW.
[1.2.6 Configuração da Estação de Base Doméstica]
[000131] A seguir, a configuração da estação de base doméstica 60 na presente modalidade será descrita. A Figura 11 é um diagrama para ilustrar a configuração da estação de base doméstica 60, e inclui um controlador 600, ao qual uma unidade de L-PGW 610, uma unidade de L-SGW 620, uma unidade de estação de base de LTE 630, um armazenamento 650, uma unidade de interface de rede doméstica 660 e uma unidade de interface 670 utilizada para rede de acesso de banda larga estão conectados por um barramento.
[000132] O controlador 600 é uma unidade funcional para controlar a estação de base 60. O controlador 600 lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 650 para por meio disto realizar vários processos.
[000133] A unidade de L-PGW 610 tem a mesma configuração que aquela da PGW 10 acima descrita, e estabelece um túnel de PMIP entre a unidade de L-PGW 610 e a unidade de L-SGW 620. Ainda, a unidade contém as informações de ligação 612 como mostrado na Figura 12. Aqui, as informações de ligação 612 gravam o prefixo de endereço de IP do UE 70 e o percurso de transmissão para a unidade de L-SGW 620 em um modo correlacionado.
[000134] A unidade de L-SGW 620 tem a mesma configuração que aquela da SGW 20 acima descrita, e estabelece um túnel de PMIP entre a unidade de L-SGW 620 e a unidade de L-PGW 610.
[000135] A unidade de estação de base de LTE 630 é uma unidade funcional que funciona como uma estação de base de LTE para acomodar o UE 70. A unidade de estação de base de LTE 630 tem uma antena externa 635 conectada a esta.
[000136] O armazenamento 650 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações da estação de base doméstica 60. O armazenamento 650 ainda armazena as informações de filtragem de pacote 652 e um agrupamento de endereços de IP 654.
[000137] A Figura 13 é uma tabela que mostra um exemplo de informações de filtragem de pacote 652. Estas informações armazenam a regra que determina se a transferência de pacote pela estação de base doméstica 60 é permitida ou não para cada classe de serviço oferecida (por exemplo, "classe 1: conexão de Internet" e similares) quando a estação de base doméstica 60 oferece uma funcionalidade de acesso de IP local.
[000138] É assumido, por exemplo, que o terminal de informações 80 conectado na rede doméstica está alocado com um IPv6 que começa com "2001:100:200:3000".
[000139] Para um caso de classe 1, a transferência de todos os pacotes é permitida ("permitir tudo"), então se o endereço de IPv6 de destino ou de remetente de um pacote começar com "2001:100:200:3000", a transferência do pacote não é permitida ("não permitir IPv6==2001:100:200: 3000::/64"). Isto é, a filtragem de pacote designada para esta classe 1 é aplicada, de modo que a comunicação do UE 70 para a rede doméstica e a comunicação da rede doméstica para o UE 70 são desligadas pela estação de base doméstica 60.
[000140] Por outro lado, para um caso de classe 2, a transferência de todos os pacotes é desligada ("não permitir tudo"), então se o endereço de IPv6 de destino ou de remetente de um pacote começar com "2001:100:200:3000",a transferência do pacote é permitida ("permitir IPv6==2001:100:200:3000::/64").Como um resultado, somente a comunicação entre o UE 70 e o terminal de informações 80 dentro da rede doméstica é permitida.
[000141] A Figura 14 é uma tabela que mostra um exemplo de agrupamento de endereços de IP 654, e a estação de base doméstica 60 gerencia um bloco de endereços de IP (por exemplo, "2001:100:200::/48" ou similar) designado para a estação de base doméstica 60 pelo operador que oferece o serviço de acesso de banda larga.
[000142] Então, é assumido que a estação de base doméstica 60 fornece atribuição para o UE 70 que utiliza o acesso de IP local deste bloco de endereços de IP, e que, por exemplo, o prefixo de endereço de IPv6 "2001:100:200: 4000:/64" é alocado para o UE 70. Aqui, é assumido que as informações de roteamento foram configuradas na Internet de modo que a comunicação endereçada para os endereços de IP que pertencem a este bloco de endereços de IP é roteada para a estação de base doméstica 60.
[000143] A unidade de interface de rede doméstica 660 é uma unidade funcional que executa uma transmissão e recepção de pacotes com outro aparelho dentro da rede doméstica. A transmissão e a recepção é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000144] A unidade de interface 670 utilizada para a rede de acesso de banda larga é uma unidade funcional que executa a transmissão e recepção de pacotes com a rede de acesso de banda larga. A transmissão e a recepção são executadas através de, por exemplo, ADSL, a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[1.2.7 Configuração de UE]
[000145] A seguir, a configuração do UE 70 como uma estação móvel na presente modalidade será descrita. Como um exemplo específico de UE 70, terminais móveis que conectam no sistema de comunicação móvel através de uma interface de acesso de rádio, PDAs e outros terminais são presumidos. Como mostrado na Figura 15, o controlador 700 está conectado com uma unidade de interface de LTE 710, uma unidade de transmissão/recepção de pacote 720, um armazenamento 750 e um processador de estabelecimento de portadora 770 por um barramento.
[000146] O controlador 700 é uma unidade funcional para controlar o UE 70. O controlador lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 750 para por meio disto realizar vários processos.
[000147] A unidade de interface de LTE 710 é unidade funcional com a qual o UE 70 conecta na estação de base doméstica 60. A unidade de interface de LTE 710 está conectada com uma antena externa 415.
[000148] A unidade de transmissão/recepção de pacote 720 é uma unidade funcional para transmitir e receber dados específicos (pacotes). A unidade de transmissão/recepção de pacote decompõe os dados recebidos da camada superior em pacotes de modo a serem transmitidos. A unidade de transmissão/recepção de pacote também realiza a função de transferir os pacotes recebidos para a camada superior.
[000149] O armazenamento 750 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações do UE 70. O armazenamento 750 também armazena uma lista de APN 752.
[000150] A lista de APN 752 armazena APNs como candidatos para o UE 70 quando o UE 70 conecta na Internet. A Figura 16 é um exemplo configuracional de dados de lista de APN 752. Na lista de APN 752, os APNs como candidatos que o UE 70 pode utilizar estão gerenciados em uma lista como mostrado na Figura 16.
[000151] Para um APN utilizado para acesso de IP local, o APN é gerenciado juntamente como o CSGID da estação de base doméstica 60 para a qual o APN está alocado. O APN alocado para a estação de base doméstica 60 é adquirido com antecedência do proprietário da estação de base doméstica 60 ou do operador de rede móvel. Como os métodos para aquisição, existem alguns métodos tal como, por exemplo, um APN, o qual é dado por nota offline, pode ser registrado com antecedência no UE 70; ou um APN que é notificado por SMS (Serviço de Mensagem de Curta) ou similar quando a estação de base doméstica 60 é acessada, pode ser automaticamente registrado. No entanto, não limitados a estes, outros métodos podem ser utilizados.
[000152] O processador de estabelecimento de portadora 770 é uma unidade funcional que executa um processo para estabelecer uma portadora de EPS como um percurso de comunicação para a unidade de L-SGW 620 dentro da estação de base doméstica 60 ou para a SGW 20 dentro da rede de núcleo.
[1.2.8 Configuração de Terminal de Informações]
[000153] A seguir, a configuração do terminal de informações 80 na presente modalidade será descrita. Como mostrado na Figura 17, o terminal de informações 80 inclui um controlador 800 ao qual uma unidade de interface de rede doméstica 810 e um armazenamento 850 estão conectados por um barramento.
[000154] O controlador 800 é uma unidade funcional para controlar o terminal de informações 80. O controlador 800 lê e executa vários programas armazenados no armazenamento 850 para por meio disto realizar vários processos.
[000155] A unidade de interface de rede doméstica 810 é uma unidade funcional para transmitir e receber pacotes com outro aparelho dentro da rede doméstica. A transmissão e a recepção de pacotes é executada através de, por exemplo, Ethernet (marca registrada), a qual é geralmente utilizada como um padrão de conexão de rede, ou similar.
[000156] O armazenamento 850 é uma unidade funcional que armazena programas, dados e similares necessários para várias operações do terminal de informações 80.
[1.3 Descrição de Processamento]
[000157] A seguir, os procedimentos para o UE 70 utilizar a rede de núcleo e o acesso de IP local através da estação de base doméstica 60 no sistema de comunicação móvel 1 mostrado na Figura 1 serão descritos com referência aos desenhos.
[1.3.1 Processo de Registro de Estação de Base Doméstica]
[000158] Para começar o procedimento de registro da estação de base doméstica 60 para o sistema de comunicação móvel 1 será descrito utilizando a Figura 18.
[000159] A estação de base doméstica 60 transmite uma solicitação de configuração de S1 para a MME 40 (S100). Aqui, a solicitação de configuração de S1 é implementada para estabelecer um percurso de comunicação entre a unidade de estação de base de LTE 630 da estação de base doméstica 60 e a MME 40 de modo que a estação de base doméstica 60 possa operar como uma estação de base do sistema de comunicação móvel 1, e inclui um CSGID atribuído para a estação de base doméstica 60. Então a MME 40 transmite uma resposta de configuração de S1 (S102).
[000160] A seguir, deferindo da técnica anterior, a estação de base doméstica 60 transmite uma solicitação de registro de acesso de IP local para a MME 40 para solicitar a MME 40 registrar-se como uma estação de base doméstica oferecendo uma funcionalidade de acesso de IP local (S104). A solicitação de registro de acesso de IP local inclui o CSGID atribuído para a estação de base doméstica 60, um APN utilizado para o acesso de IP local ("BOB'S_HOME"), um endereço de IP da unidade L-PGW 610 e um endereço de IP da unidade de L-SGW 620.
[000161] Com base no APN adquirido, um endereço de IP da unidade L-PGW 610 e um endereço de IP da unidade de L-SGW 620, o MME 40 atualiza o DB de tradução de endereço de APN-IP 454 (S106). Especificamente, o banco de dados é atualizado do estado na Figura 9 para o estado na Figura 19. Então, o APN utilizado para o acesso de IP local e os endereços de IP da unidade L-PGW 610 e da unidade de L-SGW 620, para as quais o APN é atribuído, são armazenados em um modo relacionado. Então, a MME 40 transmite uma permissão de registro de acesso de IP local para a estação de base doméstica 60 (S108). Deste modo, o processo de registro da estação de base doméstica 60 é completado.
[1.3.2 Processo de Anexação de UE à Estação de Base Doméstica]
[000162] A seguir, o procedimento no qual o UE 70 conecta na rede de núcleo através da estação de base doméstica 60 e é conectado a uma PDN externa identificada pelo APN de "WEB", será descrito utilizando a Figura 20.
[000163] Primeiro, de modo a conectar a rede de núcleo através da estação de base doméstica 60, o UE 70 transmite uma solicitação de anexação para a estação de base doméstica 60, seguindo a técnica de configuração definida no documento não de patente 1 (S200). A solicitação de anexação inclui um identificador de UE (UE 1), um APN ("WEB") para identificar a PDN de destino, a capacidade de UE que representa a função de retenção do UE, e similares.
[000164] A estação de base doméstica 60 transmite um CSGID para si mesma (denominada "CSGID 1") juntamente com a solicitação de anexação recebida, para a MME 40 (S202).
[000165] A MME 40, seguindo o método da técnica anterior, extrai o identificador de UE incluído na solicitação de anexação para executar a autenticação de usuário e adicionalmente transmite uma solicitação de atualização de informações posicionais para o HSS 30 para adquirir os dados de subscrição de UE 70 (S204).
[000166] O HSS 30 extrai somente as informações cujo identificador de UE corresponde a UE 1, do DB de subscrição mostrado na Figura 6, e transmite as informações extraídas incluídas em uma resposta de atualização de informações posicionais para a MME 40 (S208). Aqui, diferindo da técnica anterior, não somente a lista de CSGIDs para os quais o direito de acesso está sendo dados, mas também o serviço disponível para cada APN utilizado para o acesso de IP local são transmitidos.
[000167] Então, a MME 40 armazena as informações extraídas no DB de subscrição 452 do UE 70, como mostrado na Figura 8 (S210).
[000168] Ainda, a MME 40 compara o CSGID 1 da estação de base doméstica 60 à qual o UE 70 está conectando, com os dados de subscrição adquiridos (S212). Por meio disto, se o UE 70 tem direito de acesso ou não para conectar a estação de base doméstica 60 é verificado (S212). Se o UE não tiver direito de acesso, a MME 40 transmite uma recusa de anexação, para o UE 70 por meio da estação de base doméstica 60, e o processo de anexação é terminado já que o processo de anexação falhou.
[000169] Quando o direito de acesso foi autorizado, a MME 40 executa um processo de estabelecimento de conexão de PDN para o UE 70 que foi permitido conectar, seguindo o método convencional (S214). Uma conexão de PDN é um percurso lógico que é estabelecido entre um UE e uma PDN, é construído de uma portadora de EPS estabelecida entre a estação de base doméstica 60 e a SGW 20 e um túnel de PMIP estabelecido entre a SGW 20 e a PGW 10. O processo de estabelecimento de conexão de PDN é executado entre a MME 40, a SGW 20 e a PGW 10. Apesar da presente modalidade ter sido descrita tomando um caso onde um túnel de PMIP é estabelecido, um método para estabelecer um túnel de GTP (Protocolo de Tunelização de GPRS) entre a SGW 20 e a PGW 10 pode ao invés ser utilizado.
[000170] Quando o processo de estabelecimento de conexão de PDN está completo, o endereço de IP do UE 70 é relacionado com o percurso de transmissão nas informações de ligação dentro da PGW 10, como mostrado na Figura 3, de modo que o UE torna-se capaz de transmitir e receber os dados de comunicação por meio da rede de núcleo.
[000171] Especificamente, os dados de comunicação endereçados para o UE 70, recebidos pela PGW 10 são encaminhados para a estação de base doméstica 60 por meio do túnel de PMIP 1 e da portadora de EPS 1 e são transmitidos para o UE 70. Por outro lado, os dados de comunicação transmitidos do UE 70 e endereçados para a PDN são encaminhados para a PDN por meio da portadora de EPS 1 do túnel de PMIP 1.
[000172] No modo acima, o processo de anexação do UE 70 à estação de base doméstica 60 está completo. Aqui, como neste ponto o UE 70 estabeleceu somente a conexão de PDN por meio da rede de núcleo os dados de comunicação na direção da Internet são todos transmitidos por meio da rede de núcleo.
[1.3.3 Processo de Anexação Para Endereço de IP Local]
[000173] A seguir, o UE 70 inicia a conexão pelo acesso de IP local por meio da estação de base doméstica 60. Agora, o processo de anexação para o acesso de IP local será descrito com referência à Figura 21.
[000174] Aqui, este processo de anexação pode ser manualmente atuado pelo usuário quando, por exemplo, o completamento de anexação à rede de núcleo por meio da estação de base doméstica 60 é exibido no display ou similar do UE 70. Alternativamente, é também possível ajustar o UE 70 com antecedência de modo que o processo de anexação para o acesso de IP local seja automaticamente iniciado quando o UE 70 anexou a uma estação de base doméstica específica. É também possível utilizar outros métodos, não limitado ao acima.
[000175] Primeiro, de modo a executar um acesso de IP local por meio da estação de base doméstica 60, o UE 70 transmite uma solicitação de conectividade de PDN para a MME 40 (S300). Aqui, de modo a esclarecer que a conexão é através de acesso de IP local, o APN (BOB'S_HOME) atribuído para a estação de base doméstica 60 é designado como o APN de destino.
[000176] Conforme recebendo a solicitação de conectividade de PDN, A MME 40 verifica se o direito de acesso para o acesso de IP local é dado ou não referindo aos dados de subscrição armazenados que correspondem ao UE 70 (S302). Agora, o processo para determinar o direito de acesso será descrito com referência ao fluxograma na Figura 22.
[000177] Primeiro, o CSGID da estação de base doméstica 60 à qual o UE 70 está sendo conectado é extraído (Etapa S1000). Então, é confirmado se o CSGID 1 extraído da estação de base doméstica 60 está incluído ou não na lista CSGIDs os quais são permitidos acessar, nos dados de subscrição que correspondem ao UE 70, referindo ao DB de subscrição 452 (Etapa S1002). Aqui, se não incluído (Etapa S1002; Não), uma recusa de conectividade de PDN é transmitida para o UE 70 para completar o processo de anexação (Etapa 1014).
[000178] Se aquele extraído for incluído na lista de CSGIDs os quais são permitidos acessar, nos dados de subscrição que correspondem ao UE 70 (Etapa S1002; Sim), o APN atribuído para o CSGID é extraído do DB de subscrição 452 (Etapa S1004). Neste ponto, é verificado se o APN extraído é idêntico ao APN que está contido na solicitação de conectividade de PDN (Etapa S1006). Se o APN não for idêntico (Etapa S1006; Não), isto significa que uma solicitação de conexão é feita para um APN que está atribuído para uma estação de base doméstica 60 diferente da estação de base doméstica 60 na qual o UE 70 está correntemente conectando, com isto uma recusa de conectividade de PDN é retornada (Etapa S1014) e o processo de anexação é terminado.
[000179] Por outro lado, quando o APN é idêntico (Etapa S1006; Sim), os serviços disponíveis para o APN são extraídos (Etapa S1008). Neste ponto, se o direito de acesso for dado para qualquer um destes (Etapa S1010; Sim), um processo de estabelecimento de túnel de PMIP é utilizado para o acesso de IP local aqui abaixo descrito é iniciado (Etapa S1012). Se nenhum direito de acesso para nenhuma classe de serviço for dado (Etapa S1010; Não), a MME 40 transmite uma recusa de conectividade de PDN para o UE 70 (Etapa S1014), e o processo de anexação é imediatamente terminado sem iniciar o processo de estabelecimento de túnel de PMIP utilizado para o acesso de IP local com a estação de base doméstica 60 descrito como segue. Neste caso, o UE 70 não pode utilizar o acesso de IP local.
[1.3.3.1 Processo de Estabelecimento de Túnel de PMIP Utilizado Para Acesso de IP Local]
[000180] A Figura 23 é um diagrama que mostra em detalhes o processo de estabelecimento de túnel de PMIP utilizado para o acesso de IP local.
[000181] Primeiro, a MME 40 transmite uma solicitação de configuração de portadora para a unidade de L-SGW 20 (S400). A solicitação de configuração de portadora inclui um identificador de UE (UE 1) e um APN. No entanto, diferindo da técnica anterior o APN é acrescentado com informações que representam a classe de serviço que é permitida para utilização. Por exemplo, os seguintes três tipos de cadeias de caracteres são definidos para as classes de serviço.
[000182] Quando uma conexão de Internet está disponível: ";INTERNET"; quando uma conexão de rede doméstica está disponível: ";HOMENETWORK"; e quando uma conexão de Internet e uma conexão de rede doméstica estão disponíveis: ";INTERNET&HOMENETWORK".
[000183] Então, a MME refere aos dados de subscrição do UE 70 retido para o DB de subscrição 452, e se, por exemplo, a conexão de rede doméstica for permitida a cadeia de caracteres ";HOMENETWORK" é adicionada após o APN original "BOB'S_HOME", de modo a utilizar "BOB'S_HOME;HOMENETWORK" como um novo APN.
[000184] A unidade de L-SGW 620 recebe a solicitação de configuração de portadora e transmite uma solicitação de atualização de ligação para a unidade de L-PGW 610 (S402) de modo a estabelecer um túnel de PMIP entre a unidade de L-SGW 620 e a unidade de L-PGW 610. A solicitação de atualização de ligação inclui um identificador de UE (UE 1) e o APN atualizado ("BOB'S_HOME;HOMENETWORK").
[000185] A unidade de L-PGW 610 recebe a solicitação de atualização de ligação, e aloca HNP 2 para o UE 70 primeiro, para gerar as informações de ligação mostradas na Figura 12 (S404). Aqui, é assumido que o HNP a ser alocado é selecionado do agrupamento de endereços de IP contido pela estação de base doméstica 60. Neste caso é assumido que "2001:100:200; 4000:/64" é alocado como HNP 2.
[000186] Então, diferindo da técnica anterior, de modo a notificar o UE 70 da classe de serviço dos serviços que são permitidos para utilização por meio de acesso de IP local, as informações sobre a classe de serviço a serem armazenadas em PCO (Opção de Configuração de Protocolo) são determinadas (S406). Aqui, a PCO é um campo de informações definido por 3GPP capaz de armazenar as informações de configuração que são trocadas entre a unidade de L- PGW 610 e o UE 70 somente, e é carregada para o UE 70 por meio da unidade de L-SGW 620, pela MME 40 e pela unidade de estação de base de LTE 630.
[000187] Quanto às informações a serem incluídas na PCO, especificamente, qualquer uma das informações seguintes devem ser incluídas com base nas informações de direito de acesso adicionadas ao APN incluído na solicitação de atualização de ligação.
[000188] Classe 1: capaz de utilizar uma conexão de Internet; Classe 2: capaz de utilizar uma conexão de rede doméstica; e Classe 3: capaz de utilizar uma conexão de Internet e uma conexão de rede doméstica.
[000189] Se, por exemplo, o APN incluir informações predeterminadas que podem dizer que uma conexão a uma rede doméstica é permitida (por exemplo, uma cadeia de caracteres ";HOMENETWORK"), a PCO é armazenada com "classe 2",
[000190] Ainda, a unidade de L-PGW 610 executa um roteamento (S408) estabelecendo um túnel de PMIP 2 entre a unidade de L-PGW 610 e a unidade de L-SGW 620 de modo que quando recebendo os dados de comunicação endereçados para HNP 2 designado para o UE 70, a unidade de L-PGW encaminha os dados de comunicação para a unidade de L-SGW 620 através do túnel de PMIP 2. Além disso, a unidade de L-PGW 610, referindo às informações de filtragem de pacote 652 na Figura 13 com base nas informações de direito de acesso, executa uma configuração de filtragem de pacote para determinar se cada pacote de dados de comunicação deve ser encaminhado ou não com base no processo de filtragem de pacote descrito a seguir (Etapa S410).
[000191] As Figuras 24 e 25 mostram um fluxograma do processo de filtragem de pacote, o qual será aqui abaixo descrito.
[000192] Primeiro, a unidade de L-PGW 610 recebe os dados de comunicação (Etapa S2000) e determina se os dados de comunicação foram recebidos ou não por meio de um túnel de PMIP (Etapa S2002).
[000193] Aqui, se os dados de comunicação forem aqueles que foram recebidos por meio de um túnel de PMIP (Etapa S2002; Sim), as informações de ligação do UE são pesquisadas com base no endereço de remetente (Etapa S2004). Especificamente a unidade de L-PGW extrai o endereço de remetente e pesquisa as informações de ligação que correspondem ao endereço de remetente.
[000194] Subsequentemente, se existe ou não um UE correspondente é determinado (Etapa S2006). Especificamente, isto é determinado verificando se a porção de prefixo (para os 64 bits superiores) do endereço de remetente corresponde ao HNP de um UE incluído nas informações de ligação 612.
[000195] Quando existe uma correspondência (Etapa S2006; Sim), então o endereço de destino é extraído e referido para as informações de filtragem de pacote, com base nas informações de direito de acesso do UE 70 (Etapa S2008). Então, é determinado se o endereço de destino é ou não aquele que é permitido (Etapa S2010).
[000196] Quando nenhum UE correspondente é encontrado na Etapa S2006 (Etapa S2006; Não) ou quando na Etapa S2010 o endereço de destino for um endereço não permitido (Etapa S2010; Não), os dados de comunicação recebidos são descartados (Etapa S2018) e este processo está terminado.
[000197] Por outro lado, quando o endereço de destino é um endereço permitido na Etapa S2010 (Etapa S2010; Sim), é adicionalmente determinado se o endereço de destino é ou não o endereço para uma rede doméstica (Etapa S2012). Quando o endereço de destino é um endereço para um endereço doméstico (Etapa S2012; Sim), a unidade de interface de rede doméstica 660 é utilizada para transmitir os dados de comunicação (Etapa S2014); de outro modo (Etapa S2012; Não), a unidade de interface 670 utilizada para a rede de acesso de banda larga é utilizada para transmitir os dados de comunicação (Etapa S2016). Então, após a transmissão de dados de comunicação, este processo é terminado.
[000198] Quando a recepção não é através de um túnel de PMIP na Etapa S2002 (Etapa S2002; Não), as informações de ligação do UE são pesquisadas com base no endereço de destino (Etapa S2050 na Figura 25). Então, é determinado se a porção de prefixo (para os 64 bits superiores) do endereço de destino corresponde ou não ao HNP de um UE incluído nas informações de ligação 612 (Etapa S2052).
[000199] Quando existe uma correspondência (Etapa S2052; Sim), então o endereço de remetente é extraído de modo a referir às informações de filtragem de pacote, com base nas informações de direito de acesso do UE (Etapa S2054). Então, é determinado se o endereço de remetente é ou não um que é permitido (Etapa S2056).
[000200] Quando nenhuma correspondência é encontrada na Etapa S2052 (Etapa 2052; Não) ou quando o endereço não é permitido na Etapa S2056 (Etapa S2056; Não), os dados de comunicação recebidos são descartados (Etapa S2060) e o processo é terminado.
[000201] Por outro lado, quando o endereço de remetente é um endereço permitido na Etapa S2056 (Etapa S2056; Sim), o túnel de PMIP atribuído para o UE 70 é utilizado para encaminhar os dados de comunicação para a unidade de L-SGW 620 (Etapa S2058), e este processo é terminado.
[000202] Após o completamento da configuração de filtro de pacote, a unidade de L-PGW 610 retorna uma resposta de atualização de ligação para a unidade de L-SGW 620 (S412). A mensagem inclui o HNP e a PCO atribuídos armazenados com as informações de classe de direito de acesso.
[000203] Posteriormente, a unidade de L-SGW 620 tendo recebido a resposta de atualização de ligação transmite uma resposta de configuração de portadora para a MME 40 (S414). Aqui, a resposta de configuração de portadora inclui a PCO determinada com a classe de serviço acima mencionada e o HNP.
[000204] Pelos procedimentos acima descritos, o processo de estabelecimento de túnel de PMIP utilizado para o acesso de IP local é completado, de modo que o estabelecimento do túnel de PMIP 2 é completado e somente os dados de comunicação permitidos com base nas informações de direito de acesso podem ser encaminhados.
[1.3.3.2 Processo de Estabelecimento de Portadora de EPS]
[000205] Retornando a seguir para a Figura 21, o seguinte processo será descrito.
[000206] Primeiro, a MME 40 tendo recebido a resposta de configuração de portadora, transmite uma permissão de conectividade de PDN para o UE por meio da unidade de estação de base de LTE 630 (S304). A permissão de conectividade de PDN inclui uma APN e uma PCO.
[000207] O UE 70 recebe a permissão de conectividade de PDN. Então, da PCO, o UE adquire as informações sobre o direito de acesso que são determinadas na estação de base doméstica 60 de destino. Ainda, o UE transmite uma mensagem de reconfiguração de conexão de RRC completa para a unidade de estação de base de LTE 630 (S306).
[000208] A unidade de estação de base de LTE 630 transmite uma resposta de configuração de portadora para o MME 40 (S308). A MME 40 recebe a resposta de configuração de portadora e transmite uma solicitação de atualização de portadora que inclui o endereço de IP da estação de base doméstica 60 para a unidade de L-SGW 620 (S310).
[000209] A unidade de L-SGW 620 retorna uma resposta de atualizar portadora para a MME 40 (S312), e adquire o endereço de IP da estação de base doméstica 60 para estabelecer a portadora de EPS 2.
[000210] Então, a unidade de L-SGW 620 transmite um anúncio de roteador armazenado com o HNP adquirido no processo de estabelecimento de túnel de PMIP utilizado para o acesso de IP local, para o UE 70 (Etapa S314).
[000211] O UE 70 retira o HNP do anúncio de roteador recebido e gera um endereço de IPv6 de si mesmo utilizando o HNP para formar um estado capaz de transmitir e receber os dados de comunicação para acesso de IP local.
[000212] Como até aqui acima descrito, o UE 70 estabelece tanto a conexão de PDN através da rede de núcleo (S316) quanto a conexão de PDN através de acesso de IP local (S318), simultaneamente.
[1.3.4 Processo de Transmissão e Recepção de Dados de Comunicação do UE]
[000213] Quando conectando na Internet por meio de uma aplicação tal como um navegador da WEB, etc., o UE 70 seleciona uma conexão de PDN das duas conexões de PDN estabelecidas, de acordo com o procedimento mostrado na Figura 26 para executar a transmissão e a recepção de dados de comunicação.
[000214] Primeiro, as informações de direito de acesso sobre o acesso de IP local, incluídas na PCO adquirida por permissão de conectividade de PDN são extraídas (etapa S3000).
[000215] Então, com base nas informações de direito de acesso extraídas na Etapa S3000, se a classe for 1 ou 3, ou quando o serviço de conexão de Internet estiver disponível por meio de acesso de IP local (Etapa S3002; Sim), o UE seleciona a conexão de PDN através do acesso de IP local (composto da portadora de EPS 2 e do túnel de PMIP 2) para transmitir os dados (Etapa S3004).
[000216] Quando a classe for 2, ou quando o serviço de conexão de Internet não estiver disponível através de acesso de IP local (incluindo a classe 2) (Etapa S3002; Não), o UE seleciona a conexão de PDN através da rede de núcleo (formada da portadora de EPS 1 do túnel de PMIP 2) para transmitir os dados (Etapa S3006).
[000217] Então, utilizando a conexão de PDN selecionada, os dados de comunicação do UE 70 são encaminhados e enviados para a PDN externa. Os dados de comunicação da PDN externa para o UE 70 são também trazidos para o UE 70 através da mesma rota.
[000218] Por outro lado, quando o UE 70, desafiando as informações de direito de acesso, transmite os dados de comunicação para a Internet utilizando a conexão de PDN através do acesso de IP local apesar do serviço de conexão de Internet através do acesso de IP local não estar disponível, os dados de comunicação são descartados pelo processo de filtragem de pacote acima descrito na unidade de L- PGW 610.
[000219] Quando transmitindo os dados de comunicação para a rede doméstica, o UE 70 utiliza a conexão de PDN através de acesso de IP local enquanto a unidade de L-PGW 610 executa um processo de filtragem de pacote para determinar se a transferência é permitida ou não.
[000220] Deste modo, na presente modalidade, para o serviço que utiliza a funcionalidade de acesso de IP local da estação de base doméstica, o proprietário da estação de base doméstica e o operador de rede móvel podem configurar o direito de acesso de cada UE para cada serviço, com isto é possível realizar vários cenários de utilização da estação de base doméstica.
[000221] Ainda, a estação de base doméstica pode executar a filtragem de pacote com base na classe de serviço para a qual o direito de acesso é dado para um UE. Mesmo se um UE que não é permitido utilizar o serviço de conexão de Internet através de acesso de IP local, transmitiu os dados de comunicação direcionados para a Internet, intencionalmente ou por engano, a estação de base doméstica pode detectar e descartar os dados de comunicação. Ainda, os dados de comunicação direcionados ao inverso são também filtrados em pacote de acordo com o direito de acesso.
[000222] Ainda, como a estação de base doméstica notifica um UE sobre se o UE pode utilizar ou não o serviço de conexão de Internet utilizando o acesso de IP local, o UE pode determinar corretamente se tentar conectar na Internet através da rede de núcleo ou se tentar conectar na Internet através de acesso de IP local.
[000223] Mais ainda, estas informações de direito de acesso sobre o acesso de IP local a serem notificadas para um UE são acumuladas na PCO e fornecidas para o UE pela unidade de L-PGW da estação de base doméstica. Com este esquema, a notificação de informações de direito de acesso para um UE não precisará de nenhuma extensão ou outro aparelho do que a unidade de L-PGW e o UE.
[000224] Ainda, a MME adiciona uma cadeia de caracteres especiais ao APN para por meio disto notificar a estação de base doméstica do direito de acesso quanto ao acesso de IP local, de modo que o controle de acesso de um UE é feito de acordo com este direito notificado. Com esta disposição, a estação de base doméstica pode notificar as informações de direito de acesso sem a necessidade de ou reter as informações de direito de acesso para cada UE ou adicionar um fato de novas informações para uma solicitação de configuração de portadora definida no documento não de patente 1.
[000225] Ainda, os APNs acessíveis utilizados para o acesso de IP local e as informações de direito de acesso para cada UE são integralmente gerenciados no aparelho de gerenciamento de informações de assinante, de modo que a estação de base doméstica possa utilizar as informações para controlar o acesso. Com esta disposição, torna-se possível para o proprietário da estação de base doméstica e o operador de rede móvel configurar e gerenciar facilmente as informações de direito de acesso.
[000226] Apesar da presente modalidade ter sido descrita tomando um exemplo de estabelecimento de um túnel de PMIP utilizando uma solicitação de atualização de ligação e uma resposta de atualização de ligação entre a unidade de L-PGW 610 e a unidade de L-SGW 620, a invenção não deve estar limitada a isto. É possível utilizar um método para estabelecer um percurso de transmissão que seja equivalente a um túnel de PMIP estabelecendo um túnel de GTP utilizando uma solicitação de estabelecimento de portadora e uma resposta de estabelecimento de portadora, ao invés.
[000227] Ainda, apesar da presente modalidade ter sido descrita tomando um exemplo de um caso onde uma unidade de L-PGW 610 e uma unidade de L-SGW 620 dentro da estação de base doméstica 60 são configuradas como unidades funcionais separadas, mas a invenção não deve estar limitada a isto. A unidade de L-PGW 610 e a unidade de L-SGW 620 podem estar configuradas como uma unidade funcional integrada. Neste caso, as mensagens de controle (solicitação de atualização de ligação e resposta de atualização de ligação) transmitidas e recebidas entre a unidade de L-PGW 610 e a unidade de L-SGW 620 são processadas dentro da unidade funcional fechada.
[000228] Mais ainda, apesar da presente modalidade ter sido descrita tomando um exemplo de um caso onde uma estação de base doméstica 60 também inclui um constituinte como uma porta para uma rede de acesso de banda larga, a presente invenção não deve estar limitada a isto. É também possível configurar a unidade de interface 670 utilizada para a rede de acesso de banda larga da estação de base doméstica 60 e a unidade de interface de rede doméstica 660 sozinhas como um aparelho separado (o qual será aqui abaixo referido como porta doméstica) enquanto a estação de base doméstica 60 pode incluir o controlador 600 ao qual a unidade de L-PGW 610, a unidade de L-SGW 620, a unidade de estação de base de LTE 630, o armazenamento 650 e a unidade de interface de rede doméstica 660 estão conectadas por um barramento. Neste caso, a estação de base doméstica 60, a porta doméstica e o terminal de informações 80 estão mutuamente conectados através de uma interface de rede doméstica.
[000229] Ainda, apesar da presente invenção ter sido descrita tomando um exemplo de um caso onde um UE executa a comunicação utilizando IPv6, um procedimento similar pode ser executado em um caso utilizando endereços de IPv4. No entanto, os endereços globais de IPv4 estão esgotando, de modo que é esperado ser difícil para um operador oferecer um serviço de acesso de banda larga para atribuir um grande número de blocos de endereços de IPv4 para as estações de base domésticas individuais. Neste caso, quando a conexão de Internet através de acesso de IP local é utilizada, é presumido que a tradução de endereço com base em NAT (Tradução de Endereço de Rede) seja utilizada. Primeiro, o espaço de endereço privado tal como 192.168.0.0/16 pode ser gerenciamento no agrupamento de endereços de IP dentro da estação de base doméstica de modo a alocar os endereços de IPv4 para os UEs que conectam na estação de base doméstica com endereços de IPv4 que têm uma diferente sub-rede na ordem de "192.168.1.1/net mask 255. 255. 255.0", "192.168.2.1/net mask 255. 255. 255.0", "192.168.n.1/net mask 255. 255. 255.0" (n é 3 a 255), por exemplo.
[000230] Ainda, apesar da presente invenção ter sido descrita tomando um exemplo de um caso onde a MME 40 contém um DB de tradução de endereço de APN-IP 454, a parte de banco de dados pode ser fornecida como um aparelho separado enquanto a tradução de uma APN para um endereço de IP pode ser executada pela MME 40 fazendo uma consulta ao aparelho de banco de dados. Mais ainda, quando uma pluralidade de MMEs 40 está instalada em um sistema de comunicação móvel 1 para um projeto redundante, é possível prover tal configuração que cada MME 40 faça uma consulta para o aparelho de banco de dados.
[000231] Ainda, apesar da presente invenção ter sido descrita tomando um exemplo de um caso onde a estação de base doméstica 60 está conectada na SGW 20 e na MME 40 por meio da GW 50, a invenção não deve estar limitada a isto; a estação de base doméstica 60 pode estar diretamente conectada na SGW 20 e na MME 40.
[2. A Segunda Modalidade]
[000232] A seguir, a segunda modalidade da presente invenção será descrita. Esta modalidade tem a mesma configuração de rede e configuração de aparelho que aquelas da primeira modalidade, exceto para a configuração da estação de base doméstica 60, de modo que a descrição detalhada das outras configurações do que aquela da estação de base doméstica 60 será omitida.
[2.1 Configuração de Aparelho]
[000233] Primeiro, cada configuração de aparelho será resumidamente descrita com referência aos desenhos.
[2.2 Estação de Base Doméstica]
[000234] A configuração de uma estação de base doméstica 62 na presente modalidade será descrita. A Figura 27 é um diagrama que mostra um exemplo da configuração da estação de base doméstica 62, a qual é diferente da configuração da estação de base doméstica 60 na primeira modalidade em que as informações de direito de acesso 656 estão gravadas em um armazenamento 658 (650).
[000235] A Figura 28 é um diagrama que mostra um exemplo de informações de direito de acesso 656, o qual mostra um identificador de UE (por exemplo, "UE 1") e o serviço disponível (por exemplo, "classe 1: conexão de Internet não permitida", "classe 2: conexão de rede doméstica permitida", similares) para cada UE que venha a conectar na estação de base doméstica 62.
[000236] É assumido que o proprietário da estação de base doméstica 62 possa modificar estas informações de direito de acesso 656, por exemplo, adicionar novas informações a outro UE, modificar o serviço disponível para um UE específico.
[000237] Aqui, é assumido que quando as informações são adicionadas ou modificadas, as informações são sincronizadas com aquelas escritas no DB de subscrição 352 do HSS 30 mostrado na Figura 6. Como um meio de sincronização de informações, quando, por exemplo, qualquer mudança em informações de direito de acesso acontece, a estação de base doméstica 62 pode notificar o HSS 30, ou um DB de subscrição 352 do HSS 30 pode ser mudado primeiro, então o HSS 30 pode notificar a estação de base doméstica 62.
[000238] As outras configurações são as mesmas que a estação de base doméstica 60 da primeira modalidade descrita com a Figura 11, de modo que a descrição detalhada será omitida.
[2.3 Descrição de Processamento]
[000239] Primeiro, similarmente à primeira modalidade, a estação de base doméstica 62 executa um procedimento de registro para o sistema de comunicação móvel 1. Ainda, o UE 70 executa um processo de anexação por meio da estação de base doméstica 62. O procedimento de registro e o processo de anexação presente são os mesmos que aqueles na primeira modalidade, de modo que a descrição será omitida.
[000240] O UE 70 ainda sucessivamente executa um processo de anexação para acesso de IP local por meio da estação de base doméstica 62. Em que, a diferença da primeira modalidade é o processo de estabelecimento de túnel de PMIP para o acesso de IP local. A seguir, o processo de estabelecimento de túnel de PMIP para o acesso de IP local da presente modalidade será descrito.
[2.3.1 Processo de Estabelecimento de Túnel de PMIP Para Acesso de IP Local (Exemplo de Processo 2)]
[000241] A Figura 29 um processo de estabelecimento de túnel de PMIP para o acesso de IP local.
[000242] Primeiro, a MME 40 transmite uma solicitação de configuração de portadora para a unidade de L-SGW 620 (S500). A solicitação de configuração de portadora inclui um identificador de UE (UE 1) e um APN (BOB'S_HOME). No entanto, diferindo da primeira modalidade, o APN não é adicionado com informações que representam a classe de serviço.
[000243] A unidade de L-SGW 620 recebe a solicitação de configuração de portadora, e transmite uma solicitação de atualização de ligação para a unidade de L-PGW 610 (S502) de modo a estabelecer um túnel de PMIP entre a unidade de L-SGW 620 e a unidade de L-PGW 610. A solicitação de atualização de ligação inclui um identificador de UE (UE 1) e um APN (BOB'S_HOME).
[000244] A unidade de L-PGW 610 recebe a solicitação de atualização de ligação, e aloca um HNP para o UE primeiro similarmente à primeira modalidade, para gerar as informações de ligação mostradas na Figura 12 (S504).
[000245] Também como para a PCO, um processo similar é executado (S506). No entanto, quando decidindo as informações de direito de acesso serem armazenadas na PCO, as informações de direito de acesso 656 possuídas pela própria estação de base doméstica 62 são referidas, ao invés de tomar uma decisão com base nas informações adicionadas ao APN.
[000246] Isto é, de acordo com as informações de direito de acesso 656, "classe 1" está armazenada no UE quando somente a conexão de Internet é permitida utilizar, "classe 2" está armazenada quando somente a conexão de rede doméstica é permitida utilizar, e "classe 3" está armazenada quando tanto a conexão de Internet quando a rede doméstica são permitidas utilizar.
[000247] Ainda, a unidade de L-PGW 610 executa a configuração de roteamento (S508) estabelecendo um de túnel de PMIP 2 entre a unidade de L-PGW 610 e a unidade de L-SGW 620 de modo que quando recebendo os dados de comunicação endereçados para o HNP atribuído para o UE 70, a unidade de L-PGW encaminha os dados de comunicação para a unidade de L-SGW 620 através do túnel de PMIP 2. Além disso, a unidade de L-PGW 610 executa a configuração de filtro de pacote para determinar se cada dado de comunicação deve ser encaminhado ou não com base nas informações de filtragem de pacote (Etapa S510).
[000248] Também quanto ao processo de filtragem de pacote, o mesmo processo que na primeira modalidade é executado. No entanto, uma diferença está em que o processo é executado com base nas informações de direito de acesso 656 armazenadas na estação de base doméstica 62, ao invés de executar com base nas informações de direito de acesso adicionadas ao APN.
[000249] A unidade de L-PGW 610 transmite uma resposta de atualização de ligação para a unidade de L-SGW 620 (S512). A mensagem inclui o HNP e a PCO atribuídos armazenados com a classe de informações de direito de acesso.
[000250] Posteriormente, a unidade de L-SGW 620 tendo recebido a resposta de atualização de ligação transmite uma resposta de configuração de portadora para a MME 40 (S514). A resposta de configuração de portadora inclui a PCO configurada com a classe de serviço e o HNP acima mencionados.
[000251] Pelos procedimentos acima descritos, o procedimento de estabelecimento de túnel de PMIP para o acesso de IP local está completo, de modo que o estabelecimento de túnel de PMIP 2 está completado e somente os dados de comunicação permitidos com base nas informações de direito de acesso são encaminhados.
[000252] O procedimento posteriormente é o mesmo que aquele na primeira modalidade, de modo que a descrição será omitida.
[000253] Deste modo, de acordo com a segunda modalidade como a estação de base doméstica também contém as informações de direito de acesso sobre cada UE similarmente ao HSS, não se torna mais necessário adicionar as informações de direito de acesso ao APN como uma etapa extra, é com isto possível minimizar a adição de funções à MME.
[000254] Na primeira modalidade e na segunda modalidade, o procedimento de registrar a estação de base doméstica 60 e a estação de base doméstica 62 no sistema de comunicação móvel 1 foi descrito tomando um exemplo de um caso onde a estação de base doméstica transmite uma solicitação de registro de acesso de IP local para a MME 40 como mostrado na Figura 18 de modo a solicitar à MME 40 executar o registro como uma estação de base doméstica que oferece uma funcionalidade de acesso de IP local.
[000255] No entanto, não limitado a isto, é possível estender a solicitação de configuração de S1 de modo a enviar a solicitação de configuração de S1 estendida incluindo não somente o CSGID mas também um novo APN para o acesso de IP local ("BOB'S_HOME"), o endereço de IP da unidade de L-PGW 610 e o endereço de IP da unidade de L-SGW 620 (S600), como mostrado na Figura 30, para por meio disto atualizar o DB de tradução de endereço de APN-IP 454 (S606). Neste caso, após atualizar o DB de tradução de endereço de APN-IP 454, uma resposta de configuração de S1 é transmitida (S602).
[000256] Como as modalidades desta invenção foram aqui acima detalhadas com referência aos desenhos, a configuração específica não deve estar limitada aos modos incorporados. Os projetos e outros que não se afastam da essência desta invenção devem também ser incluídos no escopo das reivindicações.
[000257] Como acima descrito, a presente modalidade pode ser descrita como segue.
[000258] Um sistema de comunicação móvel da presente modalidade é um sistema de comunicação móvel no qual uma rede doméstica que tem uma estação de base doméstica na qual um terminal móvel está conectado e uma rede de núcleo na qual um aparelho de gerenciamento de informações de assinante, um aparelho de gerenciamento de posição e um aparelho de controle de acesso estão conectados, estão conectadas através de uma rede externa, caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante inclui: um armazenamento de subscrição que armazena, como as informações de subscrição, um APN (Nome de Ponto de Acesso) para identificar uma estação de base doméstica e uma classe de serviço disponível para o terminal móvel, em correspondência com um identificador de terminal móvel para identificar o terminal móvel; um receptor de solicitação de atualização de informações posicionais para receber uma solicitação de atualização de informações posicionais do terminal móvel do aparelho de gerenciamento de posição; e, um transmissor de resposta de informações posicionais que extrai uma classe de serviço que corresponde a um identificador de terminal móvel incluído na solicitação de atualização de informações posicionais, do armazenamento de subscrição e transmite uma resposta de atualização de informações posicionais incluídas com a classe de serviço extraída para o aparelho de gerenciamento de posição.
[000259] Um aparelho de gerenciamento de informações de assinante da presente modalidade é um aparelho de gerenciamento de informações de assinante incluído em um sistema de comunicação móvel no qual uma rede doméstica que tem uma estação de base doméstica na qual um terminal móvel está conectado e uma rede de núcleo na qual o aparelho de gerenciamento de informações de assinante, um aparelho de gerenciamento de posição e um aparelho de controle de acesso estão conectados, estão conectadas através de uma rede externa, que compreende: um armazenamento de subscrição que armazena, como as informações de subscrição, um APN (Nome de Ponto de Acesso) para identificar uma estação de base doméstica e uma classe de serviço disponível para um terminal móvel através de uma estação de base doméstica, em correspondência com um identificador de terminal móvel para identificar o terminal móvel; um receptor de solicitação de atualização de informações posicionais para receber uma solicitação de atualização de informações posicionais do terminal móvel de um aparelho de gerenciamento de posição; e, um transmissor de resposta de informações posicionais que extrai uma classe de serviço que corresponde a um identificador de terminal móvel incluído na solicitação de atualização de informações posicionais, do armazenamento de subscrição e transmite uma resposta de atualização de informações posicionais incluídas com a classe de serviço extraída para o aparelho de gerenciamento de posição.
[000260] O aparelho de gerenciamento de informações de assinante da presente modalidade está caracterizado pelo fato de que a classe de serviço disponível para o terminal móvel, incluída nas informações de subscrição mostra se o terminal móvel está permitido ou não conectar a uma Internet e se o terminal móvel está permitido ou não conectar na rede doméstica.
[000261] Um aparelho de gerenciamento de posição da presente modalidade é um aparelho de gerenciamento de posição incluído em um sistema de comunicação móvel no qual uma rede doméstica que tem uma estação de base doméstica na qual um terminal móvel está conectado e uma rede de núcleo na qual um aparelho de gerenciamento de informações de assinante, o aparelho de gerenciamento de posição e um aparelho de controle de acesso estão conectados, estão conectadas através de uma rede externa, que compreende: um receptor de solicitação de anexação para receber uma solicitação de anexação que inclui um identificador de terminal móvel de um terminal móvel; um transmissor de solicitação de atualização de informações posicionais que extrai um identificador de terminal móvel da solicitação de anexação e transmite uma solicitação de atualização de informações posicionais que incluem o identificador de terminal móvel, para um aparelho de gerenciamento de informações de assinante; um receptor de resposta de atualização de informações posicionais para receber uma resposta de atualização de informações posicionais que inclui uma classe de serviço disponível para o terminal móvel, do aparelho de gerenciamento de informações de assinante; e um decididor de aprovar/desaprovar a solicitação de anexação que extrai a classe de serviço da resposta de atualização de informações posicionais e decide se uma solicitação de anexação do terminal móvel é aceitável ou não, com base no serviço disponível.
[000262] Uma estação de base doméstica da presente modalidade é uma estação de base doméstica incluída em um sistema de comunicação móvel no qual uma rede doméstica que tem uma estação de base doméstica na qual um terminal móvel está conectado e uma rede de núcleo na qual um aparelho de gerenciamento de informações de assinante, um aparelho de gerenciamento de posição e um aparelho de controle de acesso estão conectados, estão conectadas através de uma rede externa, que compreende: um receptor de solicitação de configuração de portadora para receber uma solicitação de configuração de portadora que inclui uma classe de serviço, de um aparelho e gerenciamento de posição; um armazenamento de informações de filtragem de pacote para armazenar as informações de filtragem de pacote de acordo com a classe de serviço de modo a controlar a comunicação de um terminal móvel; e um controlador de filtragem de pacote que executa o controle de filtragem de pacote sobre o terminal móvel a ser conectado, com base na classe de serviço incluída na solicitação de configuração de portadora e nas informações de filtragem de pacote.
[000263] Um terminal móvel da presente modalidade é um terminal móvel incluído em um sistema de comunicação móvel no qual uma rede doméstica que tem uma estação de base doméstica na qual um terminal móvel está conectado e uma rede de núcleo na qual um aparelho de gerenciamento de informações de assinante, um aparelho de gerenciamento de posição e um aparelho de controle de acesso estão conectados, estão conectadas através de uma rede externa, a estação de base doméstica incluindo um aparelho de controle de acesso utilizado para um acesso de IP local, que compreende: um receptor de classe de serviço para receber uma classe de serviço, de uma estação de base doméstica; e um seletor que seleciona ou a utilização de um aparelho de controle de acesso conectado a uma rede de núcleo ou a utilização de um aparelho de controle de acesso utilizado para um acesso de IP local incluído em uma estação de base doméstica, como um aparelho de controle de acesso para assegurar um percurso de comunicação para o terminal móvel, com base na classe de serviço.
[000264] O terminal móvel da presente modalidade está caracterizado pelo fato de que o receptor de classe de serviço recebe uma PCO (Opção de Configuração de Protocolo) transmitida da estação de base doméstica e extrai a classe de serviço incluída na PCO. DESCRIÇÃO DE NÚMEROS DE REFERÊNCIA 10 PGW 100 controlador 110 unidade de transmissão/recepção 120 unidade de transmissão/recepção de pacote 150 armazenamento 152 informações de ligação 160 processador de PMIP 20 SGW 200 controlador 210 unidade de transmissão/recepção 220 unidade de transmissão/recepção de pacote 250 armazenamento 260 processador de PMIP 270 processador de estabelecimento de portadora 30 HSS 300 controlador 310 unidade de transmissão/recepção 350 armazenamento 352 DB de subscrição 40 MME 400 controlador 410 unidade de transmissão/recepção 450 armazenamento 452 DB de subscrição 454 DB de tradução de endereço de APN-IP 50 GW 500 controlador 510 unidade de transmissão/recepção 520 unidade de transmissão/recepção de pacote 550 armazenamento 60, 62 estação de base doméstica 610 unidade de L-PGW 612 informações de ligação 620 unidade de L-SGW 630 unidade de estação de base de LTE 635 antena externa 650, 658 armazenamento 652 informações de filtragem de pacote 654 agrupamento de endereços de IP 656 informações de direito de acesso 660 unidade de interface de rede doméstica 670 unidade de interface utilizada para rede de acesso de banda larga 70 UE 700 controlador 710 unidade de interface de LTE 715 antena externa 720 unidade de transmissão/recepção de pacote 750 armazenamento 752 lista de APN 770 processador de estabelecimento de portadora 80 terminal de informações 800 controlador 810 unidade de interface de rede doméstica 850 armazenamento

Claims (28)

1. Sistema de comunicação móvel compreendendo: um aparelho de estação móvel (UE; Equipamento do Usuário) (70); um primeiro aparelho de controle de acesso (610) incluído em uma rede doméstica; um segundo aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) (10) incluído em uma rede de núcleo; um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) (30); um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) (40); e um aparelho de terminal de informações (80) incluído na rede doméstica, em que o aparelho de estação móvel (70) transmite uma solicitação de conectividade de PDN (Rede de Dados em Pacote) contendo um APN (Nome de Ponto de Acesso) ao aparelho de gerenciamento de posição (40), caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30) proporciona ao aparelho de gerenciamento de posição (40) dados de assinante contendo informações sobre se um Acesso de IP Local (LIPA) para conectar à rede doméstica é permitido ou não para o APN e se uma comunicação de descarregamento sem a passagem pela rede de núcleo é permitida ou não para o APN, baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN transmitido a partir do aparelho de estação móvel (70) é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40): seleciona o primeiro aparelho de controle de acesso (610) como um aparelho de controle de acesso; permite estabelecer uma primeira conexão PDN entre o aparelho de estação móvel (70) e o primeiro aparelho de controle de acesso (610); e transmite uma permissão para estabelecer a primeira conexão PDN ao aparelho de estação móvel (70), o aparelho de estação móvel (70): recebe a permissão para estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40); estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610), visando executar o Acesso IP Local; e transmite dados para e recebe dados a partir do aparelho de terminal de informação (80), através da primeira conexão PDN, o APN transmitido do aparelho de estação móvel (70) para o aparelho de gerenciamento de posição (40) é um APN para o qual a LIPA para conectar à rede doméstica é permitido, e é diferente do APN para o qual a comunicação de descarregamento sem a passagem pela rede de núcleo é permitida.
2. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30) proporciona também ao aparelho de gerenciamento de posição (40) uma lista de ID de CSG (Grupo de Assinantes Fechado), e o aparelho de gerenciamento de posição (40) permite estabelecer a primeira conexão PDN também através do uso da lista de ID de CSG proporcionado pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30).
3. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o aparelho de estação móvel (70) transmite uma segunda solicitação de conectividade de PDN contendo um APN, e baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN transmitido a partir do aparelho de estação móvel (70) e contido na segunda solicitação de conectividade de PDN é diferente do APN que é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40): seleciona o segundo aparelho de controle de acesso (10) como um aparelho de controle de acesso; permite estabelecer uma segunda conexão PDN entre o aparelho de estação móvel (70) e o segundo aparelho de controle de acesso (10); e transmite uma permissão para estabelecer a segunda conexão PDN ao aparelho de estação móvel (70), o aparelho de estação móvel (70): recebe a permissão para estabelecer a segunda conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40); estabelece a segunda conexão PDN com o segundo aparelho de controle de acesso (10) e a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) simultaneamente; e transmite dados para e recebe dados através das conexões PDN.
4. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40) desautoriza estabelecer a primeira conexão PDN; e o aparelho de estação móvel (70) não estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) com base na desautorização do aparelho de gerenciamento de posição (40).
5. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40): desautoriza estabelecer a primeira conexão PDN; e transmite uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN para o aparelho de estação móvel (70), o aparelho de estação móvel (70): recebe a desautorização de estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40); não estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610), visando executar o Acesso de IP Local.
6. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40) desautoriza estabelecer a primeira conexão PDN; e o aparelho de estação móvel (70) não estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) com base na desautorização do aparelho de gerenciamento de posição (40).
7. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40): desautoriza estabelecer a primeira conexão PDN; e transmite uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN para o aparelho de estação móvel (70), o aparelho de estação móvel (70): recebe a desautorização de estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40); não estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610)
8. Sistema de comunicação móvel, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: o primeiro aparelho de controle de acesso (610) constitui uma parte de uma estação base doméstica (HeNB; Home eNode B) (60).
9. Aparelho de estação móvel (70) em um sistema de comunicação móvel, o sistema de comunicação móvel compreendendo: um aparelho de estação móvel (UE; Equipamento do Usuário) (70); um primeiro aparelho de controle de acesso (610) incluído em uma rede doméstica; um segundo aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) (10) incluído em uma rede de núcleo; um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) (30); um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) (40); e um aparelho de terminal de informações (80) incluído na rede doméstica, em que o aparelho de estação móvel (70) transmite uma solicitação de conectividade de PDN (Rede de Dados em Pacote) contendo um APN (Nome de Ponto de Acesso) a um aparelho de gerenciamento de posição (40), e baseado no recebimento, a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40), de uma permissão para estabelecer uma primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610), o aparelho de estação móvel (70): estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) selecionado pelo aparelho de gerenciamento de posição (40), visando executar um Acesso de IP Local (LIPA) para conectar à rede doméstica; e transmite dados para e recebe dados a partir do aparelho de terminal de informação (80), através da primeira conexão PDN, caracterizado pelo fato de que o APN transmitido do aparelho de estação móvel (70) para o aparelho de gerenciamento de posição (40) é um APN para o qual a LIPA para conectar à rede doméstica é permitido, e é diferente do APN para o qual a comunicação de descarregamento sem a passagem pela rede de núcleo é permitida.
10. Aparelho de estação móvel (70), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: o aparelho de estação móvel (70) transmite uma requisição para estabelecer uma conexão PDN (Rede de Dados em Pacote) contendo um APN (Nome de Ponto de Acesso) que é diferente do APN permitido para o Acesso de IP Local ao aparelho de gerenciamento de posição (40), e baseado no recebimento, a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40), de uma permissão para estabelecer uma segunda conexão PDN com o segundo aparelho de controle de acesso (10), o aparelho de estação móvel (70): estabelece a segunda conexão PDN com o segundo aparelho de controle de acesso (10), e transmite dados para e recebe dados através da primeira conexão PDN e a segunda conexão PDN sendo estabelecidas simultaneamente.
11. Aparelho de estação móvel (70), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que: quando realizar uma decisão de uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN no aparelho de gerenciamento de posição (40), o aparelho de estação móvel (70) não estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610).
12. Aparelho de estação móvel (70), de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que: quando desautorizar a estabelecer a primeira conexão PDN pelo aparelho de gerenciamento de posição, o aparelho de estação móvel (70): recebe uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40), e não estabelece a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610).
13. Aparelho de gerenciamento de posição (40) em um sistema de comunicação móvel, o sistema de comunicação móvel compreendendo: uma estação móvel (UE; Equipamento do Usuário) (70); um primeiro aparelho de controle de acesso (610) incluído em uma rede doméstica; um segundo aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) (10) incluído em uma rede de núcleo; um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) (30); o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) (40); e um aparelho terminal de informações (80) incluído em uma rede doméstica, caracterizado pelo fato de que baseado na confirmação, conforme os dados de assinante que são proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30) e contém informações sobre se um Acesso de IP Local (LIPA) para conectar à rede doméstica é permitido ou não para um APN, de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40): seleciona o primeiro aparelho de controle de acesso (610) como um aparelho de controle de acesso; permite estabelecer uma primeira conexão PDN entre o aparelho de estação móvel (70) e o primeiro aparelho de controle de acesso (610); e transmite uma permissão para estabelecer a primeira conexão PDN ao aparelho de estação móvel (70), e o APN transmitido do aparelho de estação móvel (70) é um APN para o qual a LIPA para conectar à rede doméstica é permitido, e é diferente do APN para o qual a comunicação de descarregamento sem a passagem pela rede de núcleo é permitida.
14. Aparelho de gerenciamento de posição (40), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN transmitido a partir do aparelho de estação móvel (70) é diferente do APN que é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40): seleciona o segundo aparelho de controle de acesso (10) como um aparelho de controle de acesso; permite estabelecer uma segunda conexão PDN entre o aparelho de estação móvel (70) e o segundo aparelho de controle de acesso (10); e transmite uma permissão para estabelecer a segunda conexão PDN ao aparelho de estação móvel (70).
15. Aparelho de gerenciamento de posição (40), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que: o aparelho de gerenciamento de posição (40) permite estabelecer a primeira conexão PDN também através do uso de uma lista de ID de CSG (Grupo de Assinante Fechado) proporcionada pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30).
16. Aparelho de gerenciamento de posição (40), de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para o Acesso de IP Local, o aparelho de gerenciamento de posição (40) desautoriza estabelecer a primeira conexão PDN.
17. Aparelho de gerenciamento de posição (40), de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que o aparelho de gerenciamento de posição (40) transmite uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN para o aparelho de estação móvel (70).
18. Método de comunicação em um aparelho de estação móvel (70) para um sistema de comunicação móvel, o sistema de comunicação móvel compreendendo: um aparelho de estação móvel (UE; Equipamento do Usuário) (70); um primeiro aparelho de controle de acesso (610) incluído em uma rede doméstica; um segundo aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) (10) incluído em uma rede de núcleo; um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) (30); um aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) (40), e um aparelho terminal de informações (80) incluído na rede doméstica, o método compreendendo as etapas de: transmitir uma solicitação de conectividade de PDN (Rede de Dados em Pacote) contendo um APN (Nome de Ponto de Acesso) a um aparelho de gerenciamento de posição (40); e baseado no recebimento, a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40), de uma permissão para estabelecer uma primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610), estabelecer a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) selecionado pelo aparelho de gerenciamento de posição (40) , visando executar um Acesso de IP Local (LIPA) para conectar à rede doméstica; e transmitir dados para e receber dados a partir do aparelho de terminal de informação (80), através da primeira conexão PDN, caracterizado pelo fato de que o APN transmitido do aparelho de estação móvel (70) para o aparelho de gerenciamento de posição (40) é um APN para o qual a LIPA para conectar à rede doméstica é permitido, e é diferente do APN para o qual a comunicação de descarregamento sem a passagem pela rede de núcleo é permitida.
19. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 18, o método caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: baseado no recebimento, a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40), de uma permissão para estabelecer uma segunda conexão PDN com o segundo aparelho de controle de acesso (10), estabelecer a segunda conexão PDN com o segundo aparelho de controle de acesso (10); e transmitir dados para e receber dados a partir da segunda conexão PDN.
20. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 19, o método caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: não estabelecer a primeira conexão PDN com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) baseado numa determinação de não estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40).
21. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 20, o método caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: receber uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40), e não estabelecer a primeira conexão com o primeiro aparelho de controle de acesso (610) baseado numa determinação de não estabelecer a primeira conexão PDN a partir do aparelho de gerenciamento de posição (40).
22. Método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição (40) para um sistema de comunicação móvel, o sistema de comunicação móvel compreendendo: um aparelho de estação móvel (UE; Equipamento do Usuário) (70); um primeiro aparelho de controle de acesso (610) incluído em uma rede doméstica; um segundo aparelho de controle de acesso (PGW; GW de Dados de Pacote) (10) incluído em uma rede de núcleo; um aparelho de gerenciamento de informações de assinante (HSS; Serviço de Assinante Doméstico) (30); o aparelho de gerenciamento de posição (MME; Entidade de Gerenciamento de Mobilidade) (40); e um aparelho terminal de informações (80) incluído na rede doméstica, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (610) e contém informações sobre se um Acesso de IP Local (LIPA) para conectar à rede doméstica é permitido ou não para um APN, de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) é permitido para o Acesso de IP Local, selecionar o primeiro aparelho de controle de acesso (610) como um aparelho de controle de acesso; permitir estabelecer uma primeira conexão PDN entre o aparelho de estação móvel (70) e o primeiro aparelho de controle de acesso (610); e transmitir uma permissão para estabelecer a primeira conexão PDN à estação móvel (70), onde o APN transmitido do aparelho de estação móvel (70) para o aparelho de gerenciamento de posição (40) é um APN para o qual a LIPA para conectar à rede doméstica é permitido, e é diferente do APN para o qual a comunicação de descarregamento sem a passagem pela rede de núcleo é permitida.
23. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 22, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende ainda a etapa de: permitir estabelecer a primeira conexão PDN também através do uso de uma lista de ID de CSG (Grupo de Assinante Fechado) proporcionada pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30).
24. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 22 ou 23, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende ainda a etapa de: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para o Acesso de IP Local, desautorizar a estabelecer a primeira conexão PDN.
25. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 24, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende ainda a etapa de: transmitir uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN para o aparelho de estação móvel (70).
26. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 22, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (610) não é permitido para o Acesso de IP Local, selecionar o segundo aparelho de controle de acesso (10) como um aparelho de controle de acesso; permitir estabelecer uma segunda conexão PDN entre o aparelho de estação móvel (70) e o segundo aparelho de controle de acesso (10); e transmitir uma permissão para estabelecer a segunda conexão PDN ao aparelho de estação móvel (70).
27. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 23, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: baseado na confirmação, conforme os dados de assinante proporcionados pelo aparelho de gerenciamento de informações de assinante (30), de que o APN proporcionado a partir do aparelho de estação móvel (70) não é permitido para a LIPA, desautorizar a estabelecer a primeira conexão PDN.
28. Método de comunicação, de acordo com a reivindicação 27, o método sendo caracterizado pelo fato de que compreende ainda as etapas de: transmitir uma desautorização para estabelecer a primeira conexão PDN para o aparelho de estação móvel (70).
BRPI1014836-1A 2009-06-23 2010-06-21 Sistema de comunicação móvel, aparelho de estação móvel, aparelho de gerenciamento de posição, método de comunicação em um aparelho de estação móvel e método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição BRPI1014836B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009148917 2009-06-23
JP2009-148917 2009-06-23
PCT/JP2010/060449 WO2010150734A1 (ja) 2009-06-23 2010-06-21 移動通信システム、加入者情報管理装置、位置管理装置、ホーム基地局及び移動端末

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1014836A2 BRPI1014836A2 (pt) 2016-04-12
BRPI1014836B1 true BRPI1014836B1 (pt) 2021-08-31

Family

ID=43386503

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014836-1A BRPI1014836B1 (pt) 2009-06-23 2010-06-21 Sistema de comunicação móvel, aparelho de estação móvel, aparelho de gerenciamento de posição, método de comunicação em um aparelho de estação móvel e método de comunicação em um aparelho de gerenciamento de posição

Country Status (8)

Country Link
US (2) US9867030B2 (pt)
EP (1) EP2448307B1 (pt)
JP (2) JP5059228B2 (pt)
CN (1) CN102461234B (pt)
AU (1) AU2010263705B2 (pt)
BR (1) BRPI1014836B1 (pt)
EA (1) EA029377B1 (pt)
WO (1) WO2010150734A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101990192A (zh) * 2009-07-30 2011-03-23 中兴通讯股份有限公司 本地ip访问连接属性的通知方法与装置
GB2472866B (en) * 2009-08-21 2013-05-08 Samsung Electronics Co Ltd Network elements, integrated circuits and methods for routing control
KR101644381B1 (ko) * 2010-03-02 2016-08-01 삼성전자 주식회사 펨토 셀을 포함하는 이동통신 시스템에서 가입자 정보 관리 방법 및 장치
JP5403562B2 (ja) * 2011-01-07 2014-01-29 株式会社日立製作所 ネットワークシステム
JP5984825B2 (ja) * 2011-04-28 2016-09-06 パナソニック インテレクチュアル プロパティ コーポレーション オブ アメリカPanasonic Intellectual Property Corporation of America 通信システム、移動端末、ルータ、及びモビリティ管理装置
JP5789047B2 (ja) 2011-06-18 2015-10-07 エルジー エレクトロニクス インコーポレイティド ローカルネットワークを介したトラヒックオフロード
JP5695514B2 (ja) * 2011-07-08 2015-04-08 株式会社Nttドコモ 通信制御装置および通信制御方法
JP2013239817A (ja) * 2012-05-14 2013-11-28 Sharp Corp 中継装置、無線端末装置、通信システム及び通信方法
KR20140045215A (ko) * 2012-10-08 2014-04-16 삼성전자주식회사 그룹 기반 연결 설정 방법 및 장치
CN103813412A (zh) * 2012-11-08 2014-05-21 中兴通讯股份有限公司 网络连接重激活的指示、处理方法及核心网设备
CN103813295B (zh) * 2012-11-13 2017-06-13 中兴通讯股份有限公司 一种自动配置和更新接入点名称参数的方法及装置
JP5888749B2 (ja) * 2013-02-08 2016-03-22 日本電信電話株式会社 ネットワークの接続認証方法及びシステム
KR102362560B1 (ko) * 2013-09-27 2022-02-11 에스케이텔레콤 주식회사 이동통신 서비스 제공 방법 및 이를 위한 장치
KR102127780B1 (ko) * 2013-09-27 2020-06-29 에스케이텔레콤 주식회사 이동통신 서비스 제공 방법 및 이를 위한 장치
US9992721B2 (en) * 2013-12-27 2018-06-05 Futurewei Technologies, Inc. System and method for distributed mobility management with GPRS tunneling protocol
US20150350912A1 (en) * 2014-05-28 2015-12-03 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Residential service delivery based on unique residential apn
JP7046487B2 (ja) * 2014-09-25 2022-04-04 シャープ株式会社 Ue、コアネットワーク装置及びueの通信制御方法
KR101908067B1 (ko) * 2015-06-29 2018-10-15 주식회사 케이티 영역 기반 통신 서비스 제공 시스템 및 방법
CN106604356B (zh) 2015-10-15 2020-02-14 华为终端有限公司 无线通信接入方法、装置、处理器和无线终端
CN108464036B (zh) 2015-11-06 2023-03-17 交互数字专利控股公司 使用增强型专用核心网络(dnc)选择的方法、核心网络实体和无线发射/接收单元(wtru)
JP6603402B2 (ja) 2016-03-29 2019-11-06 Kddi株式会社 通信システム、携帯端末、移動管理装置及び通信制御方法
ES2804527T3 (es) * 2016-08-24 2021-02-08 Deutsche Telekom Ag Supervisión no intrusiva de una conexión
CN108377532B (zh) * 2016-11-16 2019-08-06 华为技术有限公司 一种数据连接方法、控制面节点以及用户设备
US10917897B2 (en) 2017-02-06 2021-02-09 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Control of radio technology usage by scheduling restriction
US10778609B2 (en) * 2017-08-10 2020-09-15 Futurewei Technologies, Inc. Interactions between a broadband network gateway and a fifth generation core
CN109729042B (zh) * 2017-10-27 2021-03-12 大唐移动通信设备有限公司 一种信息传输、处理方法及装置
US10848955B2 (en) * 2019-04-08 2020-11-24 Cisco Technology, Inc. Distributed mobility management functionality
EP3944648A4 (en) * 2019-05-10 2022-06-01 Samsung Electronics Co., Ltd. METHOD AND DEVICE FOR USER EQUIPMENT IDENTIFIER MANAGEMENT IN A PERIPHERAL COMPUTER SERVICE
CN112469106A (zh) * 2019-09-06 2021-03-09 中兴通讯股份有限公司 一种接入点名称的配置方法、装置及可读存储介质
TWI761720B (zh) * 2019-10-24 2022-04-21 緯創資通股份有限公司 自適應設定存取點名稱的方法

Family Cites Families (31)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6245255A (ja) * 1985-08-22 1987-02-27 Nec Corp デ−タ受信方式
JPH06245255A (ja) * 1993-02-15 1994-09-02 Hitachi Ltd 個人情報に基づく移動体通信方法及び通信システム
KR20050054663A (ko) * 2003-12-05 2005-06-10 한국전자통신연구원 무선 패킷 서비스 망에서의 부하 분산 방법 및 이를이용한 호 설정 방법
CA2588919A1 (en) * 2004-11-18 2006-05-26 Azaire Networks Inc. Service authorization in a wi-fi network interworked with 3g/gsm network
US7761913B2 (en) * 2005-01-24 2010-07-20 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method for selecting an access point name (APN) for a mobile terminal in a packet switched telecommunications network
US8818331B2 (en) * 2005-04-29 2014-08-26 Jasper Technologies, Inc. Method for enabling a wireless device for geographically preferential services
DE112006001710T5 (de) * 2005-06-21 2008-05-21 Motorola, Inc., Schaumburg Verfahren und Vorrichtung zur Vereinfachung der Kommunikation mobiler Stationen unter Verwendung einer auf dem Internetprotokoll basierenden Kommunikation
DE202005021930U1 (de) * 2005-08-01 2011-08-08 Corning Cable Systems Llc Faseroptische Auskoppelkabel und vorverbundene Baugruppen mit Toning-Teilen
ES2307104T3 (es) * 2005-12-09 2008-11-16 Siemens Aktiengesellschaft Comunicacion por radio a continuacion de la conexion de una estacion de abonado.
EP1838053A1 (en) * 2006-03-24 2007-09-26 Orange SA Telecommunications system and method
US8151322B2 (en) * 2006-05-16 2012-04-03 A10 Networks, Inc. Systems and methods for user access authentication based on network access point
US8072953B2 (en) 2007-04-24 2011-12-06 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and apparatus for performing home Node-B identification and access restriction
WO2008136422A1 (ja) 2007-04-27 2008-11-13 Ntt Docomo, Inc. 特定ユーザ向け基地局へのアクセス制御方法、基地局装置、および移動通信管理装置
FI20075297A0 (fi) * 2007-04-27 2007-04-27 Nokia Siemens Networks Oy Menetelmä, radiojärjestelmä ja tukiasema
US8467782B1 (en) * 2007-05-07 2013-06-18 Marvell International, Ltd. System and method for multiple packet data network connectivity
US8254294B2 (en) * 2007-05-18 2012-08-28 Nokia Corporation System and method for providing local IP breakout services employing access point names
CN101335984B (zh) * 2007-06-25 2011-11-16 华为技术有限公司 家用微型基站接入控制方法及系统
US8634344B2 (en) * 2007-08-06 2014-01-21 Marvell World Trade Ltd. Dynamic internet protocol addressing solutions with network-based mobility
US20090262682A1 (en) * 2008-04-18 2009-10-22 Amit Khetawat Method and Apparatus for Transport of RANAP Messages over the Iuh Interface in a Home Node B System
US8989172B2 (en) * 2008-07-22 2015-03-24 Kyocera Corporation Data routing through local network connected to a base station
US8462770B2 (en) * 2008-08-04 2013-06-11 Stoke, Inc. Method and system for bypassing 3GPP packet switched core network when accessing internet from 3GPP UES using 3GPP radio access network
CN102172078A (zh) * 2008-10-01 2011-08-31 爱立信电话股份有限公司 用于使家庭基站能够在上行链路数据分组的本地与远程传输之间选择的方法
US8289848B2 (en) * 2009-02-02 2012-10-16 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Controlling a packet flow from a user equipment
EP2782388B1 (en) * 2009-03-23 2016-05-18 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method and apparatuses for deferred leg linking in pcrf bei handover
US9480092B2 (en) * 2009-04-23 2016-10-25 Qualcomm Incorporated Establishing packet data network connectivity for local internet protocol access traffic
US10893556B2 (en) * 2009-04-30 2021-01-12 Samsung Electronics Co., Ltd Method and apparatus for supporting local IP access in a femto cell of a wireless communication system
US8750140B2 (en) * 2009-05-05 2014-06-10 Motorola Mobility Llc Support of home network base station local internet protocol access
KR101652442B1 (ko) * 2009-05-05 2016-08-30 엘지전자 주식회사 이동통신 네트워크 내에서 제어 평면(Control Plane)을 담당하는 서버 및 커넥션 설정을 제어하는 방법
US9119133B2 (en) * 2009-05-08 2015-08-25 Qualcomm Incorporated Local internet protocol access capability indication
WO2010139105A1 (zh) * 2009-05-31 2010-12-09 华为技术有限公司 一种服务质量参数的协商控制方法和装置
CN102158905B (zh) * 2011-02-17 2013-09-04 大唐移动通信设备有限公司 家庭基站下建立选择性ip流量分流连接的方法及装置

Also Published As

Publication number Publication date
CN102461234B (zh) 2016-08-03
BRPI1014836A2 (pt) 2016-04-12
CN102461234A (zh) 2012-05-16
US20180103366A1 (en) 2018-04-12
AU2010263705A1 (en) 2012-02-09
JPWO2010150734A1 (ja) 2012-12-10
EA029377B1 (ru) 2018-03-30
AU2010263705B2 (en) 2015-10-01
JP5059228B2 (ja) 2012-10-24
WO2010150734A1 (ja) 2010-12-29
US11317271B2 (en) 2022-04-26
EA201270056A1 (ru) 2012-07-30
EP2448307A4 (en) 2016-08-17
EP2448307A1 (en) 2012-05-02
US20120099578A1 (en) 2012-04-26
EP2448307B1 (en) 2019-10-16
JP2012249318A (ja) 2012-12-13
JP5457522B2 (ja) 2014-04-02
US9867030B2 (en) 2018-01-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10582369B2 (en) Mobile station, position management apparatus, mobile communication system and communication method
US11317271B2 (en) Mobile station, position management apparatus, subscriber information management apparatus, mobile communication system, access control apparatus, home base station and communication method
JP5578580B2 (ja) 移動通信システムにおけるローカルデバイスアクセスの管理装置
US8654709B2 (en) Decentrallizing core network functionalities
JP5383822B2 (ja) 移動通信方法、移動通信システム、その方法で用いられる装置
US9497176B2 (en) Communication system, user equipment and communication node
KR20120093072A (ko) 무선 통신 시스템에서 단말의 이동성을 지원하기 위한 방법 및 장치
CN106105381B (zh) 控制无线接入网关的方法、无线接入网关和无线网络
WO2016117505A1 (ja) 基地局装置、端末装置、及び通信制御方法
WO2016117491A1 (ja) 基地局装置、端末装置、及び通信制御方法
US11451489B2 (en) Wireless access gateway
ES2936147T3 (es) Dispositivo y método para conectar un dispositivo de usuario con una red a través de un nodo de telecomunicación
ES2936239T3 (es) Dispositivo y método para conectar un dispositivo de usuario con una red a través de un nodo de telecomunicación
ES2937258T3 (es) Dispositivo y método para conectar un dispositivo de usuario con una red a través de un nodo de telecomunicación
ES2927639T3 (es) Nodo de telecomunicación

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 12/08 , H04W 8/02 , H04W 8/20 , H04W 84/10

Ipc: H04W 8/02 (2009.01), H04W 8/20 (2009.01), H04W 12/

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/06/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.