BRPI1014593B1 - método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação, e, equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação - Google Patents

método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação, e, equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação Download PDF

Info

Publication number
BRPI1014593B1
BRPI1014593B1 BRPI1014593-1A BRPI1014593A BRPI1014593B1 BR PI1014593 B1 BRPI1014593 B1 BR PI1014593B1 BR PI1014593 A BRPI1014593 A BR PI1014593A BR PI1014593 B1 BRPI1014593 B1 BR PI1014593B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
temporary storage
user equipment
trigger
status report
Prior art date
Application number
BRPI1014593-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Jessica Östergaard
Magnus Stattin
Ghyslain Pelletier
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson ( Publ )
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson ( Publ ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson ( Publ )
Publication of BRPI1014593A2 publication Critical patent/BRPI1014593A2/pt
Publication of BRPI1014593B1 publication Critical patent/BRPI1014593B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/21Control channels or signalling for resource management in the uplink direction of a wireless link, i.e. towards the network
    • H04W72/1284

Abstract

MÉTODO EM UM EQUIPAMENTO DE USUÁRIO PARA PROCESSAR UM DESENCADEADOR DE REQUISIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO, E, EQUIPAMENTO DE USUÁRIO PARA PROCESSAR UM, DESENCADEADOR DE REQUISIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO É provido um método em um equipamento de usuário para processar um desencadeador de requisição de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário. Após receber (501) dados chegando no armazenamento temporário para serem transmitidos a uma estação base, o equipamento de usuário gera (503) um desencadeador de requisição de programação. O desencadeador de requisição de programação está pendente até que seja cancelado, e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados de chegada. O equipamento de usuário cancela (504) o desencadeador de requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do desencadeador de requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para serem transmitidos à estação base, ou quando os dados que dispararam a geração da requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada para serem transmitidos à estação base, o que ocorrer primeiro.

Description

[001] A presente invenção relaciona-se a um método e um arranjo em um equipamento de usuário. Em particular, relaciona-se ao processamento de desencadeadores de requisição de programação.
FUNDAMENTOS
[002] Em um sistema rádio celular típico, também referido como um sistema de comunicações sem fio, Equipamentos de Usuário (UEs), também conhecidos como terminais móveis e/ou terminais sem fio se comunicam via uma Rede de Acesso Rádio (RAN) para uma ou mais redes núcleo. Os equipamentos de usuário podem ser estações móveis ou unidades de equipamento de usuário tais como telefones móveis, também conhecidos como telefones "celulares" e laptops com capacidade sem fio, por exemplo, terminação móvel, e então podem ser, por exemplo, dispositivos móveis portáteis, de bolso, de mão, incluídos no computador ou montados no carro que comunicam voz e/ou dados com a rede de acesso rádio.
[003] A rede de acesso rádio cobre uma área geográfica que é dividida em áreas de célula, com cada área de célula sendo servida por uma estação base, por exemplo, uma Estação Rádio Base (RBS) que, em algumas redes, é chamada também "eNB", "NóB"ou "nó B" e que neste documento é referida como uma estação base. Uma célula é uma área geográfica em que a cobertura rádio é provida pelo equipamento de estação rádio base em um local de estação base. As estações base se comunicam através da interface de rádio enlace operando em freqüências rádio com as unidades de equipamento de usuário dentro da faixa das estações base.
[004] No final de 2008, a primeira emissão, Emissão 8 do padrão de Evolução de Longa Duração (LTE) 3GPP foi finalizada e a Emissão 9 está atualmente em andamento. Acesso Rádio Terrestre Universal Evoluído (E- UTRA) é a interface de rádio enlace que é usada em LTE.
[005] Nos sistemas de comunicação sem fio, o Enlace Ascendente (UL) rádio é o caminho de transmissão do equipamento de usuário para uma estação base e o Enlace Descendente rádio é o caminho de transmissão de uma estação base para o equipamento de usuário. Na Emissão 8 do LTE, a chegada de novos dados de UL, de prioridade mais alta que os dados já existentes ou novos dados de qualquer prioridade, quando não há dados prévios, para o armazenamento temporário do UE, desencadeia um assim chamado Relatório de Estado de Armazenamento temporário Regular (BSR). Há condições secundárias tais como somente dados para um canal lógico pertencendo a um Grupo de Canal Lógico (LCG) serem considerados, e a "chegada de novos dados de UL"é definida como quando dados de UL tornam-se disponíveis para transmissão em uma entidade de Controlador de Enlace Rádio (RLC) na entidade de Protocolo de Convergência de Dados de Pacote (PDCP). O PDCP é uma camada superior da entidade RLC.
[006] Entretanto, a idéia básica é capturada na chegada de novos dados de UL desencadeando um Relatório de Estado de Armazenamento temporário Regular (BSR). O BSR regular, por sua vez, desencadeia uma Requisição de Programação (SR). O disparador de SR desencadeia uma SR a ser conduzida à estação base que é então informada de que o equipamento de usuário possui novos dados que gostaria de transmitir. A SR é transmitida no recurso de requisição de programação pré alocada do equipamento de usuário em um Canal de Controle de Enlace Ascendente Físico (PUCCH) e é então conhecida como uma SR dedicada (D-SR) uma vez que é transmitida em um recurso dedicado ao equipamento de usuário, ou no Canal de Acesso Randômico Físico (PRACH) e é então conhecida como uma SR de acesso randômico (RA-SR). Em ambos os casos, há urna periodicidade fixa associada às oportunidades para transmitir uma SR. Isto significa que o equipamento de usuário tem que aguardar até que tal oportunidade esteja disponível.
[007] Quando a estação base recebe uma D-SR, a estação base tipicamente emite uma autorização de UL. Quando o equipamento de usuário transmite naquela autorização, transmitirá uma Unidade de Dados de Pacote MAC (PDU) incluindo uma BSR na forma de um assim chamado elemento de controle de Controle de Acesso de Meio (MAC) de BSR, descrevendo o tamanho de suas armazenagens temporárias. A BSR é enviada para refletir o estado do armazenamento temporário após a Unidade de Dados de Pacote MAC (PDU), incluindo o elemento de controle BSR MAC, ser construída. Uma BSR é sempre incluída se um desencadeador BSR está pendente no equipamento de usuário no instante de construção da MAC PDU, a menos que todos os dados possam se ajustar na MAC PDU, mas não há espaço suficiente para um relatório de estado de armazenamento temporário em adição aos dados.
[008] Uma vez que o tamanho do armazenamento temporário do equipamento de usuário tenha sido relatado à estação base, não há necessidade do equipamento de usuário enviar SRs adicionais pois a estação base agora sabe quantos dados o equipamento de usuário tem que transmitir. O disparador de SR pode então ser cancelado no equipamento de usuário, de tal modo que o equipamento de usuário não enviará qualquer D-SR na próxima oportunidade de D-SR.
[009] Notar que, a seguir, a seguinte terminologia será usada:
[0010] O termo "chegada de novos dados"é usado para indicar a chegada de novos dados de UL no armazenamento temporário do equipamento de usuário, com todas as condições secundárias para disparo de urna BSR Regular satisfeitas.
[0011] O termo "recepção de concessão" é usado para indicar a recepção de uma autorização de PDCCH para recursos de Canal Compartilhado de Enlace Ascendente (UL-SCH) para uma nova transmissão.
[0012] O termo "transmissão de dados"é usado para indicar transmissão de dados de UL em recursos UL-SCH que tenham sido tornados disponíveis para uma nova transmissão.
[0013] O termo "SR" e "requisição de programação" é usado para indicar sinalização de D-SR no PUCCH.
[0014] O termo "disparador de SR" e "acionador de solicitação de programação" são usados para indicar uma SR pendente.
[0015] Quando expressões como "relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros dados"são usadas, significa que o relatório de estado do armazenamento temporário representa o que quer que seja deixado dos primeiros dados após a transmissão, na qual o relatório de estado de armazenamento temporário está incluído, tenha sido recebido.
[0016] Atualmente, é decidido que uma SR é considerada pendente até que seja cancelada, isto é, um desencadeador de SR que dispara a transmissão de uma SR é considerado pendente até que seja cancelado. Esta é cancelada no primeiro Intervalo de Tempo de Transmissão (TTI) possível, também conhecido como sub quadro, onde recursos UL-SCH para nova transmissão são concedidos.
[0017] Ainda mais, foi recentemente decidido que recursos UL-SCH estão disponíveis para nova transmissão neste TTI, todas as SR(s) pendentes serão canceladas como se fossem consideradas obscuras quando recursos UL- SCH foram concedidos, na recepção de uma autorização PDCCH ou no TTI, quando os recursos UL-SCH estavam disponíveis. O esclarecimento diz que a SR é cancelada no TTI quando recursos UL-SCH estão disponíveis.
SUMÁRIO
[0018] É um objetivo da invenção prover um mecanismo em um equipamento de usuário que melhore o desempenho na rede de comunicações sem fio.
[0019] De acordo com um primeiro aspecto da invenção, o objetivo é alcançado por um método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário. Após receber dados chegando no armazenamento temporário a serem transmitidos para uma estação base, o equipamento de usuário gera um acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação está pendente até ser cancelado e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados que chegam. O equipamento de usuário cancela o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada, a ser transmitida à estação base 35, ou quando os dados que desencadearam a geração da requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro.
[0020] De acordo com um segundo aspecto da invenção, o objetivo é alcançado por um método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário. Após receber dados chegando no armazenamento temporário a serem transmitidos a uma estação base, o equipamento de usuário gera um acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação está pendente até que seja cancelado, e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados que chegam. O equipamento de usuário cancela o acionador de solicitação de programação a qualquer instante mas não perde de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada ou incluídos diretamente na transmissão de dados programada, e quais dados não foram contabilizados em qualquer dos dois processos. Quando uma próxima oportunidade de requisição de programação surge, o equipamento de usuário envia uma requisição de programação se, e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não foram contabilizados por qualquer dos dois caminhos mencionados.
[0021] De acordo com um terceiro aspecto da invenção, o objetivo é alcançado por um método no equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário. Após receber dados a serem transmitidos a uma estação base, chegando no armazenamento temporário, o equipamento de usuário gera um acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação está pendente até que seja cancelado, e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados que chegam. O equipamento de usuário cancela o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para serem transmitidos à estação base, ou quando os dados que desencadearam a geração da requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base, qualquer que ocorra primeiro. Alternativamente, o equipamento de usuário cancela o acionador de solicitação de programação pendente em qualquer instante, mas não perde de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada e quais dados não o foram. Quando surge uma próxima oportunidade de requisição de programação, o equipamento de usuário envia urna requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário.
[0022] De acordo com um quarto aspecto da invenção, o objetivo é alcançado por um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário, configurada para receber dados a serem transmitidos a uma estação base, cujos dados chegam no armazenamento temporário. O equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de geração configurada para gerar um acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação está pendente até que seja cancelado, e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados que chegam. O equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de cancelamento configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada, para serem transmitidos à estação base, ou quando os dados que desencadearam a geração da requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base 110, qualquer que ocorra primeiro.
[0023] De acordo com um quinto aspecto da invenção, o objetivo é alcançado por um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário, configurada para receber dados a serem transmitidos a uma estação base, cujos dados chegam no armazenamento temporário. O equipamento de usuário compreende adicionalmente urna unidade de geração configurada para gerar um acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação está pendente até que seja cancelado, e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados que chegam. O equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de cancelamento configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente quando a qualquer instante, mas não perde de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada, ou incluídos diretamente na transmissão de dados de dados programada e quais dados não foram contabilizados por qualquer dos dois caminhos. O equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de envio configurada para, ao surgir uma nova oportunidade de requisição de programação, enviar uma requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não foram contabilizados por qualquer dos dois caminhos mencionados.
[0024] De acordo com um sexto aspecto da invenção, o objetivo é alcançado por um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação. O equipamento de usuário compreende um armazenamento temporário, configurada para receber dados a serem transmitidos a uma estação base, cujos dados chegam no armazenamento temporário. O equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de geração configurada para gerar um acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação está pendente até que seja cancelado, e é disparado diretamente ou indiretamente pelos dados que chegam. O equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de cancelamento configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada, para serem transmitidos à estação base, ou quando os dados que desencadearam a geração da requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base 110, qualquer que ocorra primeiro. Alternativamente, a unidade de cancelamento 930 é configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente a qualquer instante, mas não perde de vista quais dados foram contabilizados, no relatório de estado de armazenamento temporário, para serem incluídos na transmissão de dados programada, e quais dados não o foram e quando surge uma próxima oportunidade de requisição. Nesta alternativa, o equipamento de usuário compreende adicionalmente uma unidade de envio configurada para enviar uma requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário.
[0025] O equipamento de usuário cancela o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada, para serem transmitidos à estação base, ou quando os dados que dispararam a geração da requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro, ou alternativamente cancela o acionador de solicitação de programação pendente a qualquer instante, porém não perdendo de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada, e quais dados não o foram. Este cancelamento conduzirá ao mesmo comportamento, com a vantagem de cancelar uma requisição de programação pendente quando esta tiver servido a sua finalidade. Isto é apenas garantido se a requisição de programação for cancelada quando os dados que a dispararam são contabilizados por um estado de armazenamento temporário, ou os dados que dispararam estão incluídos em uma transmissão programada. Deste modo, o desempenho na rede de comunicações sem fio melhora, assegurando que não são enviadas requisições desnecessariamente e que não são canceladas requisições de programação erroneamente. Requisições de programação enviadas desnecessariamente conduzem a aumento de interferência e potencialmente a autorizações desnecessárias para recursos de Canal Compartilhado de Enlace Ascendente, sendo enviados pela estação base, e requisições de programação canceladas erroneamente podem fazer com que o equipamento de usuário não seja capaz de transmitir dados em seu armazenamento temporário.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0026] A invenção é descrita em mais detalhe com referência aos desenhos anexos, ilustrando realizações típicas da invenção, e nos quais:
[0027] A Figura 1 é um diagrama esquemático ilustrando a análise do problema.
[0028] A Figura 2 é um diagrama esquemático ilustrando a análise do problema.
[0029] A Figura 3 é um diagrama esquemático ilustrando a análise do problema.
[0030] A Figura 4 é um diagrama em blocos esquemático ilustrando realizações de uma rede de comunicação sem fio.
[0031] A Figura 5 é um fluxograma exibindo realizações de um método.
[0032] A Figura 6 é um diagrama esquemático ilustrando uma análise de realizações.
[0033] A Figura 7 é um diagrama esquemático ilustrando uma análise de realizações.
[0034] A Figura 8 é um diagrama esquemático ilustrando uma análise de realizações.
[0035] A Figura 9 é um diagrama em blocos esquemático ilustrando realizações de um equipamento de usuário.
[0036] A Figura 10 é um diagrama em blocos esquemático ilustrando realizações de um equipamento de usuário.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0037] Como parte da presente invenção, um problema será inicialmente identificado e discutido. Conforme mencionado acima, foi recentemente decidido que todas as SR(s) pendentes serão canceladas se os recursos UL-SCH estiverem disponíveis para nova transmissão no TTI, pois estas foram consideradas obscuras quando recursos UL-SCH foram concedidos na recepção de uma autorização PDCCH ou no TTI, quando o UL-SCH estava disponível. Agora, consideremos o caso de cancelar o desencadeador de SR pendente no TTI, quando recursos UL-SCH estão disponíveis, isto é, na transmissão de novos dados, de acordo com a decisão recente.
[0038] A Figura 1 ilustra uma análise da alternativa para cancelar uma requisição de programação na transmissão de dados de UL, como quando novos segundos dados chegam ao armazenamento temporário do equipamento de usuário antes da autorização para os primeiros dados serem recebidos. Suponhamos que o seguinte tenha sido executado:
[0039] Os primeiros dados chegaram ao armazenamento temporário do usuário. Os primeiros dados dispararam um relatório de estado de armazenamento temporário. Estes primeiros dados desencadearam também diretamente ou indiretamente um primeiro acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade de requisição de programação. A oportunidade de requisição de programação ocorreu e uma primeira requisição de programação foi transmitida à estação base. O primeiro acionador de solicitação de programação ainda está pendente. Será cancelado na transmissão de dados de UL. Observando em uma linha de tempo, há então dois casos diferentes que surgem, caso a) e b) ilustrados na Figura 1. No caso a), o equipamento de usuário tem uma oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados. No caso b), o equipamento de usuário não tem oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados; a próxima oportunidade de SR ocorre após a transmissão dos dados.
[0040] Para o caso a) suponhamos as seguintes etapas:
[0041] Etapa 100. Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados desencadeiam um disparo de relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, diretamente ou indiretamente, via desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação para os segundos dados, na próxima oportunidade.
[0042] Etapa 110. Como uma resposta à primeira requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário recebe, da estação base, uma autorização de UL para transmissão.
[0043] Etapa 115. Os primeiros e segundos desencadeadores de requisição de programação estão pendentes, implicando em que o equipamento de usuário enviará uma requisição de programação à estação base, na próxima oportunidade de requisição de programação. Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, a oportunidade de requisição de programação ocorre entre receber a autorização de UL e transmitir os dados de acordo com o caso a). Portanto, o equipamento de usuário novamente envia uma requisição de programação à estação base, embora uma autorização já tenha sido recebida. Isto é desnecessário para enviar e é confuso para a estação base receber. Esta é uma desvantagem.
[0044] Etapa 120. Nesta etapa, o equipamento de usuário transmite para a estação base. Não se pode saber com certeza, se o equipamento de transmissão de usuário inclui dados dos primeiros ou segundos dados, uma vez que a autorização é apenas uma autorização de recursos e o equipamento de usuário toma a decisão de quais dados transmitir. Os segundos dados podem ser de prioridade mais alta que os primeiros dados, naquele caso, partes dos segundos dados serão enviadas. Entretanto, um relatório de estado de armazenamento temporário está também incluído na transmissão para estação base, a menos que todos os dados possam se ajustar na transmissão, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário. Se incluído, o relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelo que é deixado dos primeiros e também dos segundos dados, após a transmissão programada ter sido feita. Uma vez que a regra neste exemplo é cancelar a SR na transmissão de dados de UL, o equipamento de usuário cancela ambos desencadeadores de SR pendentes neste ponto no tempo. Entretanto, a estação base não sabe como interpretar a segunda requisição de programação 115. Com base na segunda requisição de programação, esta pode enviar uma nova autorização considerando que há mais dados que não foram contabilizados pela transmissão (120). Se o relatório de estado de armazenamento temporário enviado na transmissão (120) reflete armazenagens temporárias vazias, uma nova autorização somente será preenchida transmitindo bits de preenchimento, significando que ambas transmissão de autorização de preenchimento foram desnecessárias, utilizando recursos que poderiam ter sido usados para outros equipamentos de usuário.
[0045] Para o caso b) há menos problemas. Suponhamos as seguinte etapas:
[0046] Etapa 100. Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados desencadeiam um disparo de relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, diretamente ou indiretamente, via desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação para os segundos dados, na próxima oportunidade.
[0047] Etapa 110. Como uma resposta à primeira requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário recebe, da estação base, uma autorização de UL para transmissão.
[0048] Etapa 120. O equipamento de usuário transmite à estação base. Novamente não pode ser sabido com certeza se a transmissão do equipamento de usuário inclui dados dos primeiros ou segundos dados. Um relatório de estado de armazenamento temporário é incluído para a estação base, cujo relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros e também pelos segundos dados, uma vez que os segundos dados chegaram antes da autorização. Uma vez que a regra neste exemplo é cancelar a requisição de programação na transmissão de dados de UL, o equipamento de usuário cancela ambos desencadeadores de requisição de programação pendentes neste ponto no tempo. Isto é bom, porque não precisam ser enviadas requisições de programação adicionais.
[0049] Etapa 125. Uma oportunidade de requisição de programação ocorre neste ponto no tempo, isto é, após a transmissão dos dados de acordo com o caso b). O equipamento de usuário não tem oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados, como no caso a). Os desencadeadores de requisição de programação são cancelados e portanto, não são mais pendentes. Isto significa que o equipamento de usuário não enviará novamente uma requisição de programação para a estação base, nesta próxima oportunidade de requisição de programação. É bom que a requisição de programação seja cancelada na transmissão. Uma vez que os segundos dados chegaram antes da autorização, é assegurado que os segundos dados são contabilizados pelo relatório de estado de armazenamento temporário ou plenamente incluídos na transmissão. Isto é bom e seguro.
[0050] No caso a), o acionador de solicitação de programação ainda não havia sido cancelado quando ocorreu a oportunidade de requisição de programação. Daí, é enviada uma nova requisição de programação, embora o equipamento de usuário já tenha recebido uma autorização em resposta a sua requisição de programação anterior. Não há necessidade da segunda requisição de programação no caso mostrado, porém o equipamento de usuário é comandado pela especificação para enviá-la. Isto é um gasto de energia do equipamento de usuário e de recursos rádio, uma vez que a requisição de programação cria interferência desnecessária no Canal de Controle de Enlace Ascendente Físico (PUCCH). Daí, esta requisição de programação extra é desnecessária e portanto, é uma desvantagem. Adicionalmente, não está claro o que a estação base deveria fazer em resposta à requisição de programação desnecessária, conforme descrito acima. Notar que o mesmo procedimento, com uma requisição de programação extra desnecessária e suas conseqüências indesejáveis ocorreria no caso a), mesmo se o equipamento de usuário recebesse os primeiros dados porém não os segundos dados pois este não é um cenário incomum.
[0051] Entretanto, existe um caso ainda mais complicado com problemas piores no exemplo a seguir relacionado às Figuras 2 e 3, onde o equipamento de usuário obtém novos dados para seu armazenamento temporário após uma autorização correspondente à primeira requisição de programação recebida. Estes novos dados desencadeiam um acionador de solicitação de programação. Observando em uma linha de tempo, há então dois casos diferentes que surgem, caso a) ilustrado na Figura 2 e b) ilustrado na Figura 3. Neste exemplo, como no exemplo no caso a) relacionado à Figura 1, o equipamento de usuário tem uma oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados. No caso b), o equipamento de usuário não tem oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados; a próxima oportunidade de requisição de programação ocorre após a transmissão dos dados.
[0052] No caso a) e no caso b) há duas alternativas respectivas, alternativa I e alternativa II. Figura 2 exibe a alternativa I do caso a) e alternativa II do caso a), e Figura 3 exibe a alternativa I do caso b) e a alternativa II do caso b).
[0053] Daí, a Figura 2 ilustra uma análise da alternativa para cancelar SR na transmissão de dados de UL, quando novos dados chegam entre a recepção da autorização e a transmissão dos dados correspondentes à autorização para o caso a), onde o equipamento de usuário tem uma oportunidade de SR entre receber a autorização de UL e transmitir os dados. Suponhamos que o seguinte tenha sido efetuado: primeiros dados chegaram ao armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes primeiros dados desencadearam um desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. Estes primeiros dados também, diretamente ou indiretamente via desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário, dispararam um primeiro acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade de requisição de programação. A oportunidade SR ocorreu e uma primeira requisição de programação é transmitida à estação base. O primeiro acionador de solicitação de programação ainda está pendente. Será cancelado na transmissão dos dados de UL.
[0054] Para o caso a-I) suponhamos as seguintes etapas:
[0055] Etapa 200 caso a-I). Como uma resposta à SR enviada à estação base, o equipamento de usuário recebe da estação base uma autorização de UL para transmissão.
[0056] Etapa 210 caso a-I). Durante um período de tempo, o equipamento de usuário elabora uma unidade de dados por pacotes, tal como MAC PDU para partes ou todos os primeiros dados a serem transmitidos, e inclui um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário, cuja unidade de dados por pacotes será enviada à estação base na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros dados.
[0057] Etapa 240 caso a4). Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, esta oportunidade de requisição de programação ocorre entre receber a autorização de UL e transmitir os dados de acordo com o caso a). Portanto, o equipamento de usuário envia uma segunda requisição de programação à estação base, uma vez que a requisição de programação ainda não foi cancelada. Isto é necessário pois o equipamento de usuário já construiu a unidade de dados por pacotes incluindo partes ou todos os primeiros dados a serem enviados, antes dos segundos dados se tomarem disponíveis no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Os segundos dados deste modo não são contabilizados para o relatório de estado de armazenamento temporário que será enviado na transmissão.
[0058] Etapa 250 caso a-I). O equipamento de usuário transmite a unidade de dados por pacotes incluído o relatório de estado de armazenamento temporário, cujo relatório de estado de armazenamento temporário foi desencadeado pelos primeiros dados (mencionados acima) e cujo relatório de estado de armazenamento temporário responde pelos primeiros dados porém não pelos segundos dados. Uma vez que a regra neste exemplo é cancelar a requisição de programação na transmissão de dados de UL, o equipamento de usuário cancela ambos desencadeadores de requisição de programação pendentes neste ponto no tempo. Neste ponto, é difícil para a estação base saber como interpretar a segunda requisição de programação enviada; este não sabe se a segunda requisição de programação corresponde aos segundos dados, ou se correspondente aos primeiros dados, cujo acionador de solicitação de programação não tenha sido ainda cancelado. Se a estação base não envia uma autorização, arrisca a deixar o equipamento de usuário com dados em seu armazenamento temporário, incapaz de transmitir e se este não envia uma nova autorização, arrisca a que esta autorização seja desnecessária e a transmissão correspondente será apenas de preenchimento. Adicionalmente, se a segunda requisição de programação não é ouvida pela estação base, por exemplo, devido a interferência excessiva em PUCCH ou nos problemas de cobertura PUCCH, os desencadeadores de requisição de programação são agora cancelados e nenhuma requisição de programação nova será enviada, mesmo se nenhuma nova autorização for recebida para os segundos dados. Isto significa que o equipamento de usuário não pode obter uma autorização da estação base para transmitir seus segundos dados, que permanecerão no equipamento de usuário, uma vez que a estação base não conhece sua existência.
[0059] Para o caso a-II) suponhamos as seguintes etapas:
[0060] Etapa 200 caso a-II). Como urna resposta à primeira requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário recebe da estação base uma autorização de UL para transmissão.
[0061] Etapa 220 caso a-II). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados desencadeiam um desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, adicionalmente, diretamente ou indiretamente através do desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário, disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade. Neste caso a-II), diferindo do caso a-I, os segundos dados chegam antes da construção da unidade de dados por pacotes, ao invés de depois.
[0062] Etapa 230 caso a-II). Durante um período de tempo, o equipamento de usuário constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para os dados a serem transmitidos, cujos dados são incorporados na unidade de dados por pacotes, dependendo da prioridade dos dados nas armazenagens temporárias dos equipamentos de usuário. O equipamento de usuário inclui primeiro e segundo dados de acordo com a prioridade, e um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário cuja unidade de dados por pacotes será enviada à estação base na transmissão, mais tarde. A unidade de dados por pacotes será enviada à estação base na transmissão, mais tarde.
[0063] Etapa 240 caso a-II). O primeiro e segundo desencadeadores de requisição de programação estão pendentes. Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, esta oportunidade de requisição de programação ocorre entre receber a autorização do UL e transmitir os dados de acordo com o caso a). Portanto, o equipamento de usuário novamente envia a requisição de programação à estação base, urna vez que ambos desencadeadores de requisição de programação do equipamento de usuário ainda não estão cancelados. Exatamente como na Figura 1 a, isto é desnecessário neste caso, uma vez que ambos primeiro e segundo dados estarão incluídos no relatório de estado de armazenamento temporário enviado nos recursos já alocados.
[0064] Etapa 250 caso a-II). O equipamento de usuário transmite dados e o relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes construída, cujo relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros dados e pelos segundos dados. Uma vez que a regra neste exemplo é cancelar a requisição de programação na transmissão de dados de UL, o equipamento de usuário cancela ambos desencadeadores de requisição de programação pendentes neste ponto no tempo.
[0065] No caso a), em ambos caso a-I e caso a-II, é enviada uma requisição de programação extra, porém ao recebê-la, a estação base somente sabe que recebeu duas requisições de programação e não pode distinguir entre o caso a-I e o caso a-II, isto é, se os mesmos dados foram além de ambas requisições de programação, ou se dados adicionais foram recebidos para a segunda requisição de programação. Correspondentemente, a estação base não sabe se o relatório de estado de armazenamento temporário que recebeu, reflete realmente os tamanhos de armazenagens temporárias do equipamento de usuário, pois novos dados poderiam ter chegado após o relatório de estado de armazenamento temporário ter sido construído. A estação base então tem que prever, e dependendo de sua previsão se arrisca a gastar uma autorização ou perder o acompanhamento dos novos dados, a estação base tendo estimativa de tamanho de armazenamento temporário imprecisa para o equipamento de usuário à medida que novos dados não tenham sido relatados.
[0066] A Figura 3 ilustra uma análise da alternativa para cancelar a requisição de programação na transmissão de dados de UL, quando novos dados chegam entre a recepção da autorização e a transmissão dos dados correspondentes à autorização para o caso b) onde o equipamento de usuário não tem oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados; a próxima oportunidade de requisição de programação ocorre após a transmissão dos dados. Suponhamos que o seguinte tenha sido executado: primeiros dados tenham chegado ao armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes primeiros dados dispararam um relatório de estado de armazenamento temporário. Os primeiros dados também diretamente ou indiretamente via relatório de estado de armazenamento temporário, dispararam um primeiro acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade de requisição de programação. A oportunidade de requisição de programação ocorreu e uma primeira requisição de programação é transmitida à estação base. O primeiro acionador de solicitação de programação ainda está pendente. Este será cancelado na transmissão dos dados de UL.
[0067] Para o caso b-I) suponhamos as seguintes etapas:
[0068] Etapa 300 caso b-I). Como uma resposta à requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário recebe da estação base uma autorização de UL para transmissão.
[0069] Etapa 310 caso b-I). Durante um período de tempo, o equipamento de usuário constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para partes ou todos os primeiros dados a serem transmitidos, e inclui um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário. A unidade de dados por pacotes será enviada à estação base, na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros dados.
[0070] Etapa 320 caso b-I). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam o relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, adicionalmente, diretamente ou indiretamente através do desencadeador do relatório de estado de armazenamento temporário, disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade.
[0071] Etapa 340 caso b-I). O equipamento de usuário transmite os primeiros dados construídos na unidade de dados por pacotes e inclui o relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, cujo relatório de estado de armazenamento temporário foi disparado pelos primeiros dados e cujo relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros dados, porém não pelos segundos dados. Uma vez que a regra neste exemplo é cancelar a requisição de programação na transmissão de dados de UL, o equipamento de usuário cancela ambos desencadeadores de requisição de programação pendentes neste ponto do tempo. Isto significa que não há mais quaisquer desencadeadores de requisição de programação pendentes para indicar que há segundos dados no armazenamento temporário do usuário, embora nenhuma requisição de programação para os segundos dados tenha sido transmitida ainda à estação base, uma vez que nenhuma oportunidade de requisição de programação surgiu neste ponto no tempo. Neste caso, a requisição de programação necessária para os segundos dados será perdida!
[0072] Etapa 350 caso b-I). Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, após a transmissão dos dados de acordo com o caso b). Nenhum acionador de solicitação de programação está pendente, uma vez que foi cancelado na etapa 340. Assim, conforme mencionado acima, neste caso, a SR para os segundos dados será perdida. Isto não é bom.
[0073] Para o caso b-II) suponhamos as seguintes etapas:
[0074] Etapa 300 caso b-II). Como uma resposta à requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário recebe uma autorização de UL para transmissão, a partir da estação base.
[0075] Etapa 320 caso b-II). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam um desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, adicionalmente, diretamente ou indiretamente disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade. Neste caso b-II), diferindo do caso b-I, os segundos dados chegam antes de construir a unidade de dados por pacotes, ao invés de depois.
[0076] Etapa 330 caso b-II). Durante um período de tempo, o equipamento de usuário constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para dados a serem transmitidos, cujos dados são construídos na unidade de dados por pacotes, dependendo da prioridade dos dados nas armazenagens temporárias dos equipamentos de usuário. O equipamento de usuário inclui primeiro e segundo dados de acordo com a prioridade, e um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário, cuja unidade de dados por pacotes será enviada à estação base, na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário é responsável por ambos primeiro e segundo dados.
[0077] Etapa 340 caso b-II). O equipamento de usuário transmite os dados e o relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, cujo relatório de estado de armazenamento temporário é responsável pelos primeiros dados e pelos segundos dados. Uma vez que a regra neste exemplo é cancelar a SR na transmissão de dados de UL, o equipamento de usuário cancela o desencadeador de SR pendente neste ponto do tempo.
[0078] Etapa 350 caso b-II). Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de SR, isto é, após a transmissão de dados de acordo com o caso b). Nenhum disparo de SR está pendente, uma vez que foi cancelado na etapa 340. Isto é bom nesse caso, uma vez que o primeiro e segundo dados já são transmitidos ou contabilizados pela BSR.
[0079] Como pode ser visto, o caso b-II) funciona bem, porém o caso b-I) não. Em ambos os casos, o segundo acionador de solicitação de programação disparado jamais é enviado, pois é cancelado quando os primeiros dados são transmitidos. Entretanto, se os segundos dados não estão incluídos no relatório de estado de armazenamento temporário enviado como no caso b-I), a estação base não saberá a respeito destes dados. Duas coisas podem salvar a situação: o equipamento de usuário receber uma autorização para outros dados, não em resposta à requisição de programação jamais enviada, uma vez que a transmissão naquela autorização incluirá um relatório de estado de armazenamento temporário, ou uma nova SR sendo disparada pela chegada de ainda novos dados.
[0080] A menos que um destes ocorra, o equipamento de usuário não tem meios de enviar uma nova requisição de programação, até que o mecanismo de reserva conhecido como "temporizador de relatório de estado de armazenamento temporário de retransmissão"expire, disparando uma requisição de programação. Entretanto, este temporizador tem um valor mínimo de 320 ms que adiciona retardo considerável.
[0081] Portanto, é um objetivo da invenção prover um mecanismo em um equipamento de usuário que melhore o desempenho na rede de comunicações sem fio.
[0082] Referindo-se agora à presente solução, Figura 4 exibe um sistema de comunicação sem fio 100 no qual a presente solução é implementada. O sistema de comunicação sem fio 100 é um sistema de comunicações baseado em pacote que pode ser um sistema de comunicações LTE, Acesso Mundial para Interoperabilidade para Microondas (WiMAX) ou qualquer outro sistema de comunicações sem fio processando requisições de programação para programação de enlace ascendente.
[0083] O sistema de comunicação sem fio 100 compreende uma estação base 110 servindo a uma célula 115. A estação base 110 é uma estação rádio base tal como um eNB, uma Estação Rádio Base (RBS) ou qualquer outra unidade de rede capaz de se comunicar através de urna portadora rádio com equipamentos de usuário estando presentes na célula.
[0084] Um equipamento de usuário 120 estando presente na célula 115, é servido pela estação base 110, e é portanto, capaz de transmitir unidades de pacotes de dados tais como MAC PDUs à estação base 110 através de um canal rádio 125. O equipamento de usuário 120 pode ser um terminal, por exemplo, um terminal móvel ou um terminal sem fio, um telefone móvel, um computador tal como, por exemplo, um laptop, Assistente Digital Pessoal (PDA) ou quaisquer outras unidades de rede rádio capazes de se comunicar com uma estação base através de uma interface de rádio enlace. A interface de rádio enlace pode, por exemplo, ser uma interface de rádio enlace E-UTRA usada em LTE.
[0085] O equipamento de usuário 120 compreende um armazenamento temporário, ao qual novos dados de enlace ascendente de armazenamento temporário chegam, os quais devem ser transmitidos à estação base 110. Os dados podem ser dados de voz, dados de vídeo, dados de foto, dados de texto ou qualquer outra espécie de dados que um usuário pode desejar transmitir. A chegada de novos dados de UL, de prioridade mais alta do que os dados já existentes ou de novos dados de qualquer prioridade quando não há dados prévios, ao armazenamento temporário do equipamento de usuário, dispara um relatório de estado de armazenamento temporário. Os novos dados que chegam adicionalmente disparam diretamente ou indiretamente um acionador de solicitação de programação para ficar pendente. O disparo indireto pode ser efetuado de tal modo que os dados que chegam desencadeiam um relatório de estado de armazenamento temporário que, por sua vez, dispara o acionador de solicitação de programação. O acionador de solicitação de programação desencadeará uma requisição de programação para ser enviada à estação base 110 em uma próxima oportunidade de requisição de programação. O "acionador de solicitação de programação"pode também ser referido como "uma requisição de programação pendente". Conforme mencionado acima, há uma periodicidade fixa associada às oportunidades para transmitir requisições de programação à estação base 110, e assim o equipamento de usuário 120 tem que aguardar até que tal oportunidade esteja disponível. A estação base 110 recebendo a requisição de programação é informada deste modo de que o equipamento de usuário 120 tem novos dados que gostaria de transmitir. Um acionador de solicitação de programação está pendente ou não pendente. Uma requisição de programação tipicamente não está associada a quaisquer dados específicos de chegada e um acionador de solicitação de programação não necessita estar associado a quaisquer dados, embora esteja implicitamente associado aos dados que o dispararam. Porém, se dados adicionais, aqui chamados de segundos dados, chegam ao armazenamento temporário de equipamento de usuário, disparando um acionador de solicitação de programação, uma requisição de programação adicional é desencadeada, mesmo se um acionador de solicitação de programação já foi disparado.
[0086] Como resposta a uma requisição de programação, a estação base 110 envia, tipicamente, uma autorização de enlace ascendente ao equipamento de usuário 120. A autorização é específica para um equipamento de usuário, porém não associada a quaisquer dados específicos de chegada naquele equipamento de usuário. Prioridades configuradas pelo eNB e sinalizadas ao equipamento de usuário 120 decidem quais dados particulares serão transmitidos nos recursos que o equipamento de usuário 120 possua alocados.
[0087] Para tornar o manuseio do procedimento de programação mais confiável, o que melhorará o desempenho na rede de comunicações sem fio, um acionador de solicitação de programação pendente de acordo com a presente solução é cancelado conforme segue:
[0088] Em uma primeira realização, a requisição de programação pendente é cancelada quando os dados que dispararam a requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para serem transmitidos à estação base 110, ou quando os dados que desencadearam a requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro. Neste último caso, os dados programados não precisam ser transmitidos, apenas incluídos na unidade de dados por pacotes que serão transmitidos um pouco mais tarde.
[0089] Alternativamente, em uma segunda realização, a requisição de programação pendente é cancelada a qualquer tempo pelo equipamento de usuário, porém o equipamento de usuário 120 não perde de vista quais dados foram contabilizados pelo relatório de estado de armazenamento temporário a serem incluídos em uma transmissão de dados programada, e quais dados não o foram, e quando surge uma próxima oportunidade de requisição de programação, o equipamento de usuário 120 envia uma requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não tenham sido contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário. Isto é equivalente a ter uma requisição de programação pendente na primeira realização, porém não necessariamente tem que ser denominado "ter uma requisição de programação pendente". A conseqüência entretanto, será a mesma, na próxima oportunidade de requisição de programação, o equipamento de usuário 120 enviará uma requisição de programação se houver dados ainda não incluídos em um relatório de estado de armazenamento temporário, e aqueles dados ainda não tenham sido enviados.
[0090] A presente solução relativa a um método na estação base 110 para manusear um acionador de solicitação de programação, de acordo com algumas realizações, será agora descrita com referência ao fluxograma exibido na Figura 5. Conforme mencionado acima, o equipamento de usuário 120 compreende um armazenamento temporário.
[0091] O método compreende as etapas a seguir, cujas etapas podem ser igualmente realizadas em uma outra ordem adequada diferente da descrita abaixo: Etapa 501
[0092] O armazenamento temporário no equipamento de usuário 120 recebe dados a serem transmitidos a uma estação base 110. Etapa 502
[0093] Esta etapa é opcional, de acordo com algumas realizações, o equipamento de usuário 120 gera um desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. O desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário é disparado pelos dados de chegada. Etapa 503
[0094] O equipamento de usuário 120 gera um acionador de solicitação de programação, cujo acionador de solicitação de programação está pendente até ser cancelado, e cuja geração é disparada diretamente ou indiretamente pelos dados de chegada. Em algumas realizações, onde esta etapa de gerar um acionador de solicitação de programação é executada indiretamente, a geração é desencadeada pela geração do desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário que, por sua vez é disparado pelos dados de chegada. Etapa 504
[0095] De acordo com uma primeira realização, o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110, ou o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada a ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro. O acionador de solicitação de programação pendente pode daí ser cancelado na mesma instância de tempo que a MAC PDU, incluindo um elemento de controle MAC de relatório de estado de armazenamento temporário ser construído.
[0096] Quando uma unidade de dados por pacotes tal como uma MAC PDU é construída, esta inclui um relatório de estado de armazenamento temporário tal como um elemento de controle BSR MAC, que contabiliza dados remanescentes no armazenamento temporário do equipamento de usuário, após a construção da unidade de dados por pacotes. Tal relatório de estado de armazenamento temporário está incluído em um desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário e está pendente no instante em que a MAC PDU é construída, e todos os dados não podem se ajustar na MAC PDU.
[0097] O equipamento de usuário 120 pode cancelar a requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em um relatório de estado de armazenamento temporário representado por um elemento de controle BSR MAC ou quando todos os dados que desencadearam a requisição de programação forem incluídos em uma MAC PDU para transmissão. No contexto dos padrões LTE, tal método de operação pode ser entendido como o equipamento de usuário 120 cancelando uma requisição de programação pendente, quando o relatório de estado de armazenamento temporário que disparou a requisição de programação é cancelado. Aqui, "quando"não tem necessariamente a conotação de uma coincidência no tempo, e pode ser entendido como a requisição de programação pendente ser cancelada no cancelamento do relatório de estado de armazenamento temporário pendente que disparou aquela requisição de programação pendente. Em outras palavras, em pelo menos uma realização, um acionador de solicitação de programação pendente é cancelado, por exemplo, juntamente com o cancelamento do desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário correspondente, se urna transmissão de dados programada atualmente incluir todos os novos dados que fizeram com que o desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário correspondente fosse gerado, ou se um relatório de estado de armazenamento temporário a ser incluído na próxima transmissão de dados atualmente programada — que pode ter sido gerada devido a um ou mais outros desencadeadores de relatório de estado de armazenamento temporário pendentes — serão contabilizados para os novos dados. Etapa 505
[0098] De acordo com uma segunda realização, como uma alternativa à etapa 504, o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente a qualquer instante, porém o equipamento de usuário 120 não perde de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada e quais dados não o foram, e de acordo com algumas realizações, nem sendo incluídos em uma transmissão de dados programada. Etapa 506
[0099] De acordo com a segunda realização, quando surge uma próxima oportunidade de requisição de programação, o equipamento de usuário 120 envia uma requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não tenham sido contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário.
[00100] Nesta realização alternativa, o equipamento de usuário 120 pode cancelar internamente seu acionador de solicitação de programação pendente quando desejar, antes ou depois do instante no tempo em que é cancelado de acordo com a primeira realização, na etapa 504, enquanto ainda satisfaz ao comportamento que pode ser testado pelo 3GPP. Isto é, conforme mencionado acima executado pelo equipamento de usuário 120 não perdendo de vista os dados que ainda não foram incluídos em um relatório de estado de armazenamento temporário, e de acordo com algumas realizações, nem estando incluído em uma transmissão de dados de UL programada. Isto é equivalente a ter uma requisição de programação pendente na primeira realização, porém não tem que ser chamado necessariamente de "ter uma requisição de programação pendente". A conseqüência, entretanto, será a mesma na próxima oportunidade de requisição de programação, o equipamento de usuário 120 enviará uma requisição de programação se houver dados ainda não incluídos em um relatório de estado de armazenamento temporário, e aqueles dados ainda não tiverem sido enviados.
[00101] Adicionalmente, em algumas realizações, conforme mencionado acima, o desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário pode ser gerado em resposta a novos dados de entrada para um armazenamento temporário de transmissão de enlace ascendente, e um acionador de solicitação de programação pode ser gerado, correspondente ao desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. Então, receber novos dados no armazenamento temporário de transmissão de enlace ascendente faz com que um novo desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário seja gerado, o que causa um novo acionador de solicitação de programação.
[00102] Em uma ou mais realizações consideradas aqui, o manuseio vantajoso e cancelamento de desencadeadores de relatório de estado de armazenamento temporário pendentes e correspondentes desencadeadores de requisição de programação pendentes, evita que dados de enlace ascendente se tornem presos no equipamento de usuário 120, e/ou evita ou pelo menos reduz transmissões de requisição de programação desnecessárias e autorizações de recursos de enlace ascendente desnecessárias resultantes.
[00103] Os especialistas na técnica verificarão também que desencadeadores de relatório de estado de armazenamento temporário e correspondentes desencadeadores de requisição de programação podem ser implementados como marcações ou outros indicadores lógicos, que podem ser configurados ou de outra forma criados para indicar o estado pendente, e liberados ou de outro modo apagados para cancelamento.
[00104] A Figura 6 ilustra urna análise da presente solução de acordo com a primeira realização, quando novos segundos dados chegam ao armazenamento temporário de equipamento de usuário antes da autorização para os primeiros dados ser recebida. Isto é, a primeira realização compreendendo cancelamento do acionador de solicitação de programação quando os dados que dispararam a requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida para a estação base 110, ou o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente quando os dados que desencadearam a requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada, para serem transmitidos à estação base, o que ocorrer primeiro. Suponhamos novamente que tenha sido executado o seguinte: os primeiros dados chegaram ao armazenamento temporário do equipamento de usuário o que corresponde à etapa 501 na Figura 5. Estes primeiros dados dispararam um relatório de estado de armazenamento temporário, o que corresponde a etapa 501 na Figura 5. Estes primeiros dados também diretamente ou indiretamente desencadearam um primeiro acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade de requisição de programação, o que corresponde a etapa 503 na Figura 5. A oportunidade de requisição de programação ocorreu e uma primeira requisição de programação foi transmitida à estação base 110. O primeiro acionador de solicitação de programação ainda está pendente. Observando em uma linha de tempo, há então dois casos diferentes que surgem, caso a) e b) ilustrados na Figura 6. No caso a), o equipamento de usuário 120 tem uma oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados. No caso b) o equipamento de usuário 120 não tem oportunidade de requisição de programação entre receber autorização de UL e transmitir os dados; a próxima oportunidade de requisição de programação ocorre após a transmissão de dados.
[00105] Para o caso a) suponhamos as seguintes etapas:
[00106] Etapa 600. Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam um relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, diretamente ou indiretamente, via desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário, disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade.
[00107] Etapa 610. Como uma resposta à primeira requisição de programação enviada à estação base 110, o equipamento de usuário 120 recebe uma autorização de UL para transmissão a partir da estação base 110.
[00108] Etapa 612. Durante um período de tempo, o equipamento de usuário 120 constrói uma unidade de dados por pacotes tal como uma MAC PDU para partes ou todos dentre os primeiros e segundos dados a serem transmitidos, e inclui um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário. A unidade de dados por pacotes será enviada à estação base 110, na transmissão, mais tarde. De acordo com a presente solução, todos os desencadeadores de requisição de programação pendentes são cancelados neste ponto no tempo e também todos os desencadeadores de relatório de estado de armazenamento temporário pendentes.
[00109] Etapa 615. O primeiro e segundo desencadeadores de requisição de programação não estão pendentes, implicando em que o equipamento de usuário 120 não enviará uma requisição de programação à estação base 110, na próxima oportunidade de requisição de programação. Neste ponto no tempo, uma oportunidade de requisição de programação ocorre, e nenhuma requisição de programação é enviada. Isto é bom, uma vez que todos os dados foram contabilizados, seja em um relatório de estado de armazenamento temporário ou na transmissão programada.
[00110] Etapa 620. O equipamento de usuário 120 transmite a unidade de dados por pacotes construída para a estação base 110.
[00111] Para o caso b) suponhamos as seguintes etapas:
[00112] Etapa 600. Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Os segundos dados disparam um desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. Os segundos dados, diretamente ou indiretamente, via relatório de estado de armazenamento temporário, desencadeiam um acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade. Esta etapa é a mesma do caso a).
[00113] Etapa 610. Como uma resposta à primeira requisição de programação enviada à estação base 110, o equipamento de usuário 120 recebe, da estação base, uma autorização de UL para transmissão. Esta etapa é também a mesma do caso a).
[00114] Etapa 612. Durante um período de tempo, o equipamento de usuário 120 constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para partes ou todos dentre os primeiros e segundos dados a serem transmitidos, e inclui um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário. A unidade de dados por pacotes será enviada à estação base 110, na transmissão, mais tarde. De acordo com a presente solução, todos os desencadeadores de requisição de programação pendentes são cancelados neste ponto no tempo e também todos os desencadeadores de relatório de estado de armazenamento temporário pendentes.
[00115] Etapa 620. O equipamento de usuário 120 transmite a unidade de dados por pacotes à estação base 110. Novamente, não pode ser sabido com certeza se o equipamento de usuário 120 transmite de acordo com os primeiros ou segundos dados. Um relatório de estado de armazenamento temporário é incluído na transmissão para a estação base 110, cujo relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros e também os segundos dados, uma vez que os segundos dados chegaram antes da autorização. A regra, neste exemplo, é cancelar o acionador de solicitação de programação quando os dados que dispararam a requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110 ou o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em urna transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro. Uma vez que o relatório de estado de armazenamento temporário e a unidade de dados por pacotes incluindo primeiros e segundos dados foram construídos antes deste ponto de envio no tempo, isto é, antes da etapa 620, o equipamento de usuário 120 cancelou os desencadeadores de requisição de programação pendentes. Isto é bom, uma vez que não há razão para enviar uma requisição de programação adicional na próxima oportunidade de requisição de programação.
[00116] Etapa 625. Uma oportunidade de requisição de programação ocorre neste ponto no tempo, isto é, após a transmissão dos dados de acordo com o caso b). O equipamento de usuário 120 não tem oportunidade de requisição de programação entre receber autorização de UL e transmitir os dados, como no caso a). Isto significa que o equipamento de usuário 120 novamente não enviará uma requisição de programação para a estação base 110 na próxima oportunidade de requisição de programação. Isto é bom.
[00117] Daí, nem o caso a) nem o caso b) consiste de uma requisição de programação desnecessária enviada, e não há ambigüidade no equipamento de usuário 110, como significa uma requisição de programação. Em ambos os casos a) e b), uma requisição de programação significa que há novos dados no equipamento de usuário 120 dos quais o equipamento de usuário 110 não estava previamente ciente. Há ainda um caso de erro onde a oportunidade de requisição de programação 615 ocorre antes da unidade de dados por pacotes construída 612, em cujo caso haverá uma requisição de programação extra enviada e uma ambigüidade no equipamento de usuário 110 como significa a SR similar para a análise do caso a) na Figura 1, porém há uma probabilidade muito menor de ter uma oportunidade de SR entre a chegada dos segundos dados e construção da unidade de dados por pacotes como no caso de erro possível na Figura 6, do que de haver uma oportunidade de SR entre a chegada dos segundos dados e a transmissão de dados como na Figura 1.
[00118] A Figura 7 e Figura 8 ilustram um análise da presente solução, de acordo com a primeira realização, onde o equipamento de usuário 120 obtém novos dados para seu armazenamento temporário, após uma autorização correspondente à primeira requisição de programação ser recebida. Estes novos dados disparam um acionador de solicitação de programação. Observando em uma linha de tempo, há então dois casos diferentes que surgem, caso a) ilustrado na Figura 7 e b) ilustrado na Figura 8. No caso a), o equipamento de usuário 120 tem uma oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados. No caso b), o equipamento de usuário 120 não tem a oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados, a próxima oportunidade de requisição vem depois da transmissão de dados.
[00119] No caso a) e caso b) há duas alternativas respectivas, alternativa I e alternativa II. Figura 7 exibe o caso a) alternativa I e o caso a) alternativa II, e a Figura 8 exibe o caso b) alternativa I e o caso b) alternativa II.
[00120] Daí, a Figura 7 ilustra uma análise de acordo com a presente solução no cenário em que novos dados chegam entre a recepção da autorização e a transmissão de dados correspondente à autorização para o caso a), onde o equipamento de usuário 120 tem uma oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UI, e transmitir os dados. Suponhamos que o seguinte tenha sido executado: os primeiros dados chegaram ao armazenamento temporário do equipamento de usuário o que corresponde à etapa 501 na Figura 5. Estes primeiros dados dispararam um relatório de estado de armazenamento temporário, o que corresponde a etapa 501 na Figura 5. Estes primeiros dados desencadearam um relatório de estado de armazenamento temporário, o que correspondente à etapa 502 na Figura 5. Estes primeiros dados também diretamente ou indiretamente, via desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário, desencadearam um primeiro acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade de requisição de programação, o que corresponde a etapa 503 na Figura 5. A oportunidade de requisição de programação ocorreu e uma primeira requisição de programação foi transmitida à estação base. O primeiro acionador de solicitação de programação ainda está pendente. De acordo com a presente solução, o acionador de solicitação de programação será cancelado quando os dados que dispararam a requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110, ou o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro.
[00121] Para o caso a-I), supor as seguintes etapas:
[00122] Etapa 700 caso a-I). Como uma resposta à requisição de programação enviada à estação base 110, o equipamento de usuário 120 recebe da estação base uma autorização de UL para transmissão.
[00123] Etapa 710 caso a-I). Durante um período de tempo o equipamento de usuário 120 constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como urna MAC PDU, para parte ou todos os primeiros dados a serem transmitidos, e inclui um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário, cuja unidade de dados por pacotes será enviada à estação base 110, na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros dados. De acordo com a primeira realização da presente solução, a primeira requisição de programação pendente é cancelada neste ponto do tempo, o que corresponde à etapa 504 na Figura 5.
[00124] Etapa 720 caso a-I). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam o relatório de estado de armazenamento temporário. Os segundos dados, adicionalmente, disparam diretamente ou indiretamente um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade. O segundo acionador de solicitação de programação está pendente, disparado pelos segundos dados.
[00125] Etapa 740 caso a-I). Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, esta oportunidade de requisição de programação ocorre entre receber autorização de UL e transmitir os dados de acordo com o caso a). Portanto, o equipamento de usuário 120 envia uma segunda requisição de programação à estação base 110, uma vez que a segunda requisição de programação está pendente. Isto é necessário, pois o equipamento de usuário 120 já construiu a unidade de dados por pacotes incluindo partes ou todos os primeiros dados a serem enviados, antes dos segundos dados se tornarem disponíveis no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Os segundos dados deste modo não são contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário, os quais serão enviados à estação base 110 na transmissão.
[00126] Etapa 750 caso a-I). O equipamento de usuário 120 transmite a unidade de dados por pacotes incluindo o relatório de estado de armazenamento temporário, cujo relatório de estado de armazenamento temporário foi disparado pelos primeiros dados (mencionados acima) e cujo relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros dados, porém não os segundos dados. Neste ponto, não é mais difícil para a estação base 110 saber como interpretar a segunda requisição de programação enviada, esta corresponde a novos dados não contabilizados pelo relatório de estado de armazenamento temporário, recebidos na transmissão. Adicionalmente, foi necessário que o equipamento de usuário 120 enviasse a segunda requisição de programação, uma vez que a estação base 110 não teria sabido sobre os segundos dados, se a segunda requisição de programação não tivesse sido enviada.
[00127] Para o caso a-II) suponhamos as seguintes etapas:
[00128] Etapa 700 caso a-II). Como uma resposta à primeira requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário 120 recebe, da estação base 110, uma autorização de UL para transmissão.
[00129] Etapa 720 caso a-II). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam um relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, adicionalmente, diretamente ou indiretamente, via relatório de estado de armazenamento temporário, disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade. Neste caso a-II), diferindo do caso a-I, os segundos dados chegam antes de construir a unidade de dados por pacotes, ao invés de depois.
[00130] Etapa 730 caso a-II). Durante um período de tempo, o equipamento de usuário 120 constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para dados a serem transmitidos, cujos dados são construídos na unidade de dados por pacotes, dependendo da prioridade dos dados nas armazenagens temporárias dos equipamentos de usuário. O equipamento de usuário 120 inclui primeiros e segundos dados de acordo com a prioridade, e um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário, cuja unidade de dados por pacotes será enviada à estação base 110, na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros e segundos dados construídos na unidade de dados por pacotes. De acordo com a primeira realização da presente solução, a primeira e segunda requisições de programação pendente são canceladas, neste ponto do tempo, o que corresponde à etapa 504 na Figura 5.
[00131] Etapa 740 caso a-II). Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, esta oportunidade de requisição de programação ocorre entre receber autorização de UL e transmitir os dados de acordo com o caso a). Os desencadeadores de requisição de programação não estão mais pendentes, portanto, o equipamento de usuário 120 não enviará qualquer requisição de programação à estação base 110. Isto é bom, uma vez que teria sido desnecessário fazer isto, uma vez que ambos primeiros e segundos dados serão contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário enviado em recursos já alocados.
[00132] Etapa 750 caso a-II). O equipamento de usuário 120 transmite dados e o relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes construída, cujo relatório de estado de armazenamento temporário é contabilizado nos primeiros dados e segundos dados.
[00133] Daí, nem o caso a-I) nem o caso a-II) consiste de uma requisição de programação desnecessária enviada, e não há ambigüidade na estação base 110, como significa uma requisição de programação. Em ambos os casos a-I) e a-II), uma requisição de programação significa que há novos dados no equipamento de usuário 120 dos quais a estação base 110 não estava previamente ciente. O mesmo caso de erro descrito para a Figura 6 ainda está presente, porém com uma probabilidade muito menor de ocorrer com a invenção.
[00134] Daí, Figura 8 ilustra uma análise de acordo com a presente solução, no cenário em que novos dados chegam entre a recepção da autorização e transmissão de dados correspondendo à autorização para o caso b), onde o equipamento de usuário 120 não tem a oportunidade de requisição de programação entre receber a autorização de UL e transmitir os dados, a próxima oportunidade de requisição de programação ocorrendo após a transmissão dos dados. Suponhamos que o seguinte tenha sido executado: os primeiros dados chegaram ao armazenamento temporário do equipamento de usuário o que corresponde à etapa 501 na Figura 5. Estes primeiros dados dispararam um relatório de estado de armazenamento temporário, o que corresponde a etapa 502 na Figura 5. Estes primeiros dados também diretamente ou indiretamente, via desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário, desencadearam um primeiro acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade de requisição de programação, o que corresponde a etapa 503 na Figura 5. A oportunidade de requisição de programação ocorreu e uma primeira requisição de programação foi transmitida à estação base. O primeiro acionador de solicitação de programação ainda está pendente. De acordo com a presente solução, o acionador de solicitação de programação será cancelado quando os dados que dispararam a requisição de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110, ou o equipamento de usuário 120 cancela a requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base, o que ocorrer primeiro.
[00135] Para o caso b-I) suponhamos as seguintes etapas:
[00136] Etapa 800 caso b-I). Como uma resposta à requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário 120 recebe da estação base uma autorização de UL para transmissão.
[00137] Etapa 810 caso b-I). Durante um período de tempo o equipamento de usuário 120 constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para parte ou todos os primeiros dados a serem transmitidos, e inclui um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, a menos que todos os dados possam se ajustar, porém não um relatório de estado de armazenamento temporário, cuja unidade de dados por pacotes será enviada ao equipamento de usuário 110, na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros dados. De acordo com a primeira realização da presente solução, a primeira requisição de programação pendente é cancelada neste ponto do tempo, o que corresponde à etapa 504 na Figura 5.
[00138] Etapa 820 caso b-I). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam o desencadeador de relatório de estado de armazenamento temporário. Os segundos dados, adicionalmente, disparam diretamente ou indiretamente um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade.
[00139] Etapa 840 caso b-I). O equipamento de usuário 120 transmite os primeiros dados construídos na unidade de dados por pacotes e inclui o relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, cujo relatório de estado de armazenamento temporário foi disparado pelos primeiros dados (mencionados acima) e cujo relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros dados, porém não os segundos dados.
[00140] Etapa 850 caso b-I). Neste ponto no tempo, ocorre urna oportunidade de requisição de programação, isto é, após a transmissão dos dados de acordo com o caso b). Uma vez que o segundo acionador de solicitação de programação está pendente neste ponto no tempo, o equipamento de usuário 120 envia uma requisição de programação à estação base 110 neste ponto no tempo. Isto é bom, uma vez que nenhuma requisição de programação para os segundos dados foi transmitida ao estação base 110 ainda. Agora, não há risco da requisição de programação para os segundos dados ser perdida!
[00141] Para o caso b-II) suponhamos as seguintes etapas:
[00142] Etapa 800 caso b-II). Como uma resposta à requisição de programação enviada à estação base, o equipamento de usuário 120 recebe, da estação base, uma autorização de UL para transmissão.
[00143] Etapa 820 caso b-II). Novos segundos dados chegam no armazenamento temporário do equipamento de usuário. Estes segundos dados disparam um relatório de estado de armazenamento temporário. Estes segundos dados, adicionalmente, diretamente ou indiretamente, via relatório de estado de armazenamento temporário, disparam um segundo acionador de solicitação de programação para enviar uma requisição de programação na próxima oportunidade. Neste caso a-II), diferindo do caso a-I, os segundos dados chegam antes de construir a unidade de dados por pacotes, ao invés de depois.
[00144] Etapa 830 caso b-II). Durante um período de tempo, o equipamento de usuário 120 constrói uma unidade de dados por pacotes, tal como uma MAC PDU, para dados a serem transmitidos, cujos dados são construídos na unidade de dados por pacotes, dependendo da prioridade dos dados nas armazenagens temporárias dos equipamentos de usuário. O equipamento de usuário 120 inclui primeiros e segundos dados de acordo com a prioridade, e um relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, cuja unidade de dados por pacotes será enviada à estação base 110, na transmissão, mais tarde. O relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros e segundos dados construídos na unidade de dados por pacotes. De acordo com a primeira realização da presente solução, a primeira e segunda requisições de programação pendente são canceladas, neste ponto do tempo, o que corresponde à etapa 504 na Figura 5.
[00145] Etapa 840 caso b-II). O equipamento de usuário 120 transmite os dados e o relatório de estado de armazenamento temporário na unidade de dados por pacotes, cujo relatório de estado de armazenamento temporário contabiliza os primeiros dados e os segundos dados.
[00146] Etapa 850 caso b-II). Neste ponto no tempo, ocorre uma oportunidade de requisição de programação, isto é, após a transmissão de dados de acordo com o caso b). Nenhum acionador de solicitação de programação está pendente, uma vez que foi cancelada na etapa 830. Isto é bom, neste caso, uma vez que primeiros e segundos dados já foram transmitidos ou contabilizados na BSR.
[00147] Para executar as etapas do método referidas na Figura 5 acima para manuseio de um acionador de solicitação de programação, o equipamento de usuário 120 compreende um arranjo exibido na Figura 9.
[00148] Conforme mencionado acima, o equipamento de usuário 120 compreende um armazenamento temporário 900 configurada para receber dados a serem transmitidos à estação base 110.
[00149] O equipamento de usuário 120 compreende uma unidade de geração 920 configurada para gerar um acionador de solicitação de programação, cujo acionador de solicitação de programação está pendente até ser cancelado, e cuja geração é disparada diretamente ou indiretamente pelos dados de chegada.
[00150] O equipamento de usuário 120 compreende adicionalmente urna unidade de cancelamento 930.
[00151] De acordo com urna primeira realização, a unidade de cancelamento 930 é configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110, ou quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110, o que ocorrer primeiro.
[00152] De acordo com uma segunda realização, a unidade de cancelamento 930 é configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente a qualquer tempo, porém não perdendo de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada ou quais dados não foram contabilizados em qualquer desses dois modos.
[00153] De acordo com uma primeira e segunda realização combinada, a unidade de cancelamento 930 é configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base 110, ou quando os dados que dispararam a geração da requisição programada estão incluídos em uma transmissão de dados programada para serem transmitidos à estação base 110, o que ocorrer primeiro, ou alternativamente, para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente a qualquer tempo, porém não perdendo de vista quais dados foram contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada e quais dados não foram contabilizados.
[00154] De acordo com uma segunda realização e com a primeira e segunda realização combinada, o equipamento de usuário 120 compreende uma unidade de envio 940 configurada para, quando surge uma próxima oportunidade de requisição de programação, enviar uma requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não foram contabilizados em qualquer dos dois modos mencionados.
[00155] De acordo com a primeira e segunda realização combinada, a unidade de envio 940 é configurada para, quando surge uma próxima oportunidade de requisição de programação, enviar uma requisição de programação, se e somente se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não tenham sido contabilizados no relatório de estado de armazenamento temporário.
[00156] O presente mecanismo para processar um acionador de solicitação de programação pode ser implementado através de um ou mais processadores, tal como um processador 950 no equipamento de usuário 120 exibido na Figura 9, juntamente com código de programa de computador para executar as funções da presente solução. O código de programa mencionado acima pode também ser provido como um produto de programa de computador, por exemplo, na forma de um portador de dados levando código de programa de computador para executar a presente solução, quando sendo carregado no equipamento de usuário 120. Tal portador pode ser na forma de um disco CD-ROM. É, portanto, factível com outros portadores de dados tais como um STICK de memória. O código de programa de computador pode adicionalmente ser provido como código de programa puro em um servidor e transferido para o equipamento de usuário 120.
[00157] A Figura 10 exibe uma realização do equipamento de usuário 120, incluindo circuitos de processamento associados operativamente a circuitos de transceptor (receptor em que usuários interagem diretamente de rádio freqüência, modulador/amplificador de transmissão, etc.), e uma ou mais antenas de transmissão/recepção.
[00158] O equipamento de usuário 120 é, por exemplo, um terminal móvel ou outro tipo de equipamento de usuário configurado para operação em um sistema de comunicação sem fio, com base nos padrões LTE.
[00159] Em qualquer caso, o equipamento de usuário 120 é configurado para implementar quaisquer das realizações aqui descritas. Por exemplo, os circuitos de processamento podem compreender um ou mais processadores de banda base. Em pelo menos urna realização, os circuitos de processamento compreendem um ou mais circuitos baseados em microprocessador, tal como um Processador de Sinal Digital (DSP) ou outro processador digital. Adicionalmente, aqueles especialistas na técnica verificarão que o equipamento de usuário 120 inclui um ou mais circuitos de memória - por exemplo, volátil e não volátil - para armazenar instruções de programa, configuração e provisionamento de dados, dados de trabalho, etc.
[00160] Em particular, os circuitos de processamento dentro do equipamento de usuário 120 incluem um armazenamento temporário de transmissão de enlace ascendente tal como o armazenamento temporário 900 — que pode ser uma porção reservada da memória de trabalho — paro armazenamento temporário de dados para transmissão de enlace ascendente, e um controlador associado para implementar todo ou parte do controle e processamento aqui descrito, e conforme referido no texto acima relacionado à Figura 9. Isto é, uma ou mais realizações do controlador tal como a unidade de cancelamento 930, são configuradas para cancelar uma requisição de programação pendente quando os dados que dispararam a requisição de programação estão incluídos em um relatório de estado de armazenamento temporário de elemento de controle MAC ou os dados que dispararam a requisição de programação são transmitidos, o que ocorrer primeiro, conforme descrito acima. Em um contexto LTE, o equipamento de usuário 120 pode ser entendido corno sendo configurado para cancelar uma requisição de programação pendente, quando o relatório de estado de armazenamento temporário que disparou a requisição de programação é cancelado.
[00161] Alternativamente, o controlador do equipamento de usuário pode ser configurado via hardware, software ou alguma combinação destes, para rastrear quais dados foram incluídos ou de outra forma contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário e quais dados não foram. Conseqüentemente, quando ocorre uma oportunidade de requisição de programação, o equipamento de usuário 120 envia uma requisição de programação, se tiver dados que ainda não tenham sido contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário (o relatório de estado de armazenamento temporário não tem que ter sido enviado; por exemplo, é suficiente se o relatório de estado de armazenamento temporário está incluído em uma MAC PDU que tenha sido montada para transmissão).
[00162] Ambas realizações 1 e 2 conduzem ao mesmo comportamento, cuja vantagem é de que é natural cancelar uma SR pendente quando esta tiver servido a sua finalidade. Isto é apenas garantido se cancelada quando os dados que a dispararam são contabilizados em um relatório de estado de armazenamento temporário, ou os dados que dispararam são transmitidos. Qualquer outra solução conduzirá a ambigüidades ou SRs desnecessárias enviadas e/ou autorizações desnecessárias.
[00163] De acordo com algumas realizações, a presente solução pode ser referida conforme segue. Quando uma requisição de programação é disparada, será considerada como pendente até que seja cancelada. Todas as requisições de programação pendentes serão canceladas quando uma MAC PDU é montada e esta PDU inclui um relatório de estado de armazenamento temporário que contém o estado do armazenamento temporário até (e incluindo) o último evento que disparou um relatório de estado de armazenamento temporário, ou quando a autorização de enlace ascendente pode acomodar todos os dados pendentes disponíveis para transmissão.
[00164] Ao usar a palavra "compreende" ou "compreendendo" isto será interpretado como não limitante, isto é, significando "consiste pelo menos de". A palavra "construído" é igual à palavra "montado" neste texto.
[00165] A presente invenção não está limitada às realizações preferidas acima descritas. Várias alternativas, modificações e equivalentes podem ser usadas. Portanto, as realizações acima não deveriam ser consideradas como limitando o escopo da invenção, que é definido pelas reivindicações anexas.

Claims (9)

1. Método em um equipamento de usuário (120) para processar um acionador de solicitação de programação, o equipamento de usuário (120) compreendendo um armazenamento temporário (900), o método compreendendo: receber (501) dados a serem transmitidos a uma estação base (110), cujos dados chegam no armazenamento temporário (900), gerar (502) um disparo de relatório de status de armazenamento temporário, em que a geração do disparo de relatório de status de armazenamento temporário é disparada pelos dados que chegaram, gerar (503) um acionador de solicitação de programação, cujo acionador de solicitação de programação está pendente até ser cancelado, e cuja geração é disparada pela geração do disparo de relatório de status de armazenamento temporário que, por sua vez, foi disparada pelos dados que chegaram, caracterizadopelo fato de que o método compreende: enviar uma solicitação de programação se o armazenamento temporário (900) compreende dados que ainda não foram levados em conta em um relatório de status de armazenamento temporário e que não serão incluídos em uma transmissão de enlace ascendente de dados atualmente programados.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que ainda compreende: cancelar (504) o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são levados em conta em um relatório de status de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados de programação a ser transmitida para a estação base (110), ou se uma transmissão de dados atualmente programados incluirá todos os dados que chegaram que causaram o disparo de relatório de status de armazenamento temporário que disparou a solicitação de programação a ser gerada, qualquer que ocorra primeiro.
3. Método de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que compreende ainda enviar a solicitação de programação quando a próxima oportunidade de solicitação de programação aparecer.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda cancelar (505) o acionador de solicitação de programação pendente a qualquer momento, mas mantendo rastreio de quais dados foram levados em conta no relatório de status de armazenamento temporário a serem incluídos em uma transmissão de dados programados ou incluídos diretamente na transmissão de dados programados e quais dados não foram levados em conta em qualquer destas duas vias, e quando uma próxima oportunidade de solicitação de programação aparecer, enviar (506) uma solicitação de programação se e apenas se o armazenamento temporário compreender dados que ainda não foram levados em conta em qualquer das duas vias mencionadas.
5. Método de acordo com a reivindicação 2 ou 4, caracterizado pelo fato de que a etapa de cancelar (504, 505) é realizada cancelando o disparo de relatório de status de armazenamento temporário, que por sua vez dispara o cancelamento do acionador de solicitação de programação.
6. Equipamento de usuário (120) para processar um acionador de solicitação de programação, o equipamento de usuário (120) compreendendo: um armazenamento temporário (900) configurado para receber dados a serem transmitidos a uma estação base (110), em que o equipamento do usuário (120) é ainda configurado para gerar um disparo de relatório de status de armazenamento temporário, cuja geração do disparo de relatório de status de armazenamento temporário é disparada pelos dados que chegaram, o equipamento de usuário (120) ainda compreendendo: uma unidade de geração (920) configurada para gerar um acionador de solicitação de programação, cujo acionador de solicitação de programação está pendente até ser cancelado, e cuja geração é disparada pela geração do disparo de relatório de status de armazenamento temporário que por sua vez foi disparado pelos dados que chegaram, caracterizado pelo fato de que o equipamento do usuário (120) compreende: meios (930, 940) para enviar uma solicitação de programação se o armazenamento temporário (900) compreende dados que ainda não foram levados em conta em um relatório de status de armazenamento temporário e que não serão incluídos em uma transmissão de enlace ascendente de dados atualmente programados.
7. Equipamento de usuário (120) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os meios para enviar uma solicitação de programação compreende: uma unidade de cancelamento (930) configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente quando os dados que dispararam a geração do acionador de solicitação de programação são levados em conta em um relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada para ser transmitida à estação base (110), ou se uma transmissão de dados atualmente programados incluirão todos dos dados que chegaram que fizeram com que o disparo de relatório de status de armazenamento temporário que disparou a solicitação de programação a ser gerada, qualquer que ocorra primeiro.
8. Equipamento de usuário (120) de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os meios para enviar uma solicitação de programação compreende: uma unidade de cancelamento (930) configurada para cancelar o acionador de solicitação de programação pendente a qualquer momento, porém mantendo rastreio de quais dados foram levados em conta no relatório de estado de armazenamento temporário para serem incluídos em uma transmissão de dados programada ou incluídos diretamente na transmissão de dados programada, e quais dados não foram levados em conta em qualquer destes dois caminhos, e o equipamento de usuário (120) compreendendo adicionalmente uma unidade de envio (940) configurada para, quando surge uma próxima oportunidade de solicitação de programação, enviar uma solicitação de programação, se o armazenamento temporário compreende dados que ainda não tenham sido levados em conta em qualquer dos dois caminhos mencionados.
9. Equipamento de usuário (120) de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que os meios para enviar uma solicitação de programação compreende: uma unidade de envio (940) configurada para enviar uma solicitação de programação se o armazenamento temporário (900) compreender dados que ainda não foram levados em conta em um relatório de status de armazenamento temporário.
BRPI1014593-1A 2009-05-05 2010-01-25 método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação, e, equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação BRPI1014593B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17566809P 2009-05-05 2009-05-05
US61/175,668 2009-05-05
PCT/SE2010/050063 WO2010128927A1 (en) 2009-05-05 2010-01-25 Handling a scheduling request trigger

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1014593A2 BRPI1014593A2 (pt) 2016-04-26
BRPI1014593B1 true BRPI1014593B1 (pt) 2020-12-29

Family

ID=43050275

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1014593-1A BRPI1014593B1 (pt) 2009-05-05 2010-01-25 método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação, e, equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação

Country Status (24)

Country Link
US (6) US8913565B2 (pt)
EP (4) EP3094148B1 (pt)
JP (2) JP5667167B2 (pt)
KR (1) KR101582708B1 (pt)
CN (2) CN104320857B (pt)
AU (1) AU2010245353B2 (pt)
BR (1) BRPI1014593B1 (pt)
CA (1) CA2760962C (pt)
DK (2) DK2428091T3 (pt)
ES (3) ES2784476T3 (pt)
HK (2) HK1169540A1 (pt)
HU (2) HUE049123T2 (pt)
IL (1) IL215207A (pt)
MA (1) MA33263B1 (pt)
MX (1) MX2011010865A (pt)
MY (1) MY164920A (pt)
NZ (1) NZ595244A (pt)
PL (3) PL3094148T3 (pt)
PT (1) PT3094148T (pt)
RU (1) RU2517434C2 (pt)
SG (1) SG174863A1 (pt)
TW (1) TWI477176B (pt)
WO (1) WO2010128927A1 (pt)
ZA (1) ZA201106850B (pt)

Families Citing this family (46)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
PT3094148T (pt) * 2009-05-05 2020-04-22 Ericsson Telefon Ab L M Método e disposição num sistema de comunicações sem fios
JP5607991B2 (ja) * 2009-09-02 2014-10-15 創新音▲速▼股▲ふん▼有限公司 Bsrの方法及び通信装置
JP2011228940A (ja) * 2010-04-20 2011-11-10 Panasonic Corp 基地局装置及びスケジューリング方法
US20140036880A1 (en) * 2011-02-18 2014-02-06 Nokia Corporation Method and apparatus to provide a-periodic sounding reference signal
CN102761967B (zh) * 2011-04-29 2015-09-23 华为技术有限公司 数据发送方法、传输资源分配方法和装置
KR101517383B1 (ko) * 2011-08-16 2015-05-04 알까뗄 루슨트 버퍼 상태 보고 메시징을 제어하기 위한 방법 및 장치
WO2013042885A1 (en) * 2011-09-23 2013-03-28 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for transmitting and receiving signal to and from network at user equipment in a wireless communication system
WO2013159830A1 (en) * 2012-04-27 2013-10-31 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Data transmission using shared uplink control channel resource
EP2661138A1 (en) 2012-05-04 2013-11-06 Panasonic Corporation Threshold-based and power-efficient scheduling request procedure
US20150201456A1 (en) * 2012-08-27 2015-07-16 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for configuring a discontinuous reception (drx) operation in a wireless communication system
CN103687037B (zh) * 2012-09-12 2017-04-12 华为技术有限公司 一种资源调度的方法、设备及通信系统
CN103796242B (zh) * 2012-10-29 2018-08-14 中兴通讯股份有限公司 切换场景中处理调度请求的方法和装置
US9591661B2 (en) * 2012-11-09 2017-03-07 Apple Inc. Reducing scheduling requests by a wireless communication device transmitting voice data over dynamically scheduled resources
US9136984B2 (en) 2013-03-20 2015-09-15 Google Inc. Multi-listener wireless medium access method
CN111314955B (zh) 2013-05-10 2023-04-18 寰发股份有限公司 具有基站之间载波聚合的无线网络中调度请求给多个调度器的增强机制
US10892879B2 (en) * 2013-05-10 2021-01-12 Hfi Innovation Inc. Enhanced mechanism of scheduling request to multiple schedulers in a wireless network with multiple connectivity
US9603160B2 (en) * 2014-05-22 2017-03-21 Nokia Solutions And Networks Oy Method and apparatus for uplink backhaul scheduling
US20160014803A1 (en) * 2014-07-09 2016-01-14 Qualcomm Incorporated Systems and methods for traffic information signaling in a wireless communications network
JP6649728B2 (ja) * 2014-09-17 2020-02-19 創新音▲速▼股▲ふん▼有限公司 無線通信システムにおけるリソースを要求する方法と装置
WO2016059479A1 (en) 2014-10-13 2016-04-21 Yandex Europe Ag Method of processing system requests in a wireless communication device
EP3216296B1 (en) 2014-11-05 2020-09-30 LG Electronics Inc. Method for canceling scheduling requests triggered by a sidelink buffer status report in a d2d communication system and device therefor
CN106034284B (zh) * 2015-03-20 2021-11-12 中兴通讯股份有限公司 一种通信方法、无线基站、用户终端及通信系统
CN106162911B (zh) * 2015-04-17 2021-12-07 索尼公司 用于无线通信的电子设备和方法
CN107852638B (zh) * 2015-07-06 2021-03-12 Lg 电子株式会社 在双连接中取消缓冲器状态报告或者调度请求的方法及其设备
CN115209484A (zh) 2016-03-30 2022-10-18 Idac控股公司 在无线系统中处理用户平面
JP2019514274A (ja) 2016-03-30 2019-05-30 アイディーエーシー ホールディングス インコーポレイテッド 5gフレキシブル無線アクセス技術におけるスタンドアロンl2処理および制御アーキテクチャ
CN107318171B (zh) * 2016-04-26 2020-03-27 北京佰才邦技术有限公司 一种上行传输方法、装置、用户终端及基站
WO2018084457A1 (ko) * 2016-11-04 2018-05-11 엘지전자 주식회사 무선 통신 시스템에서 상향링크 데이터 전송을 위한 스케줄링 요청을 수행하는 방법 및 장치
WO2018098762A1 (zh) * 2016-11-30 2018-06-07 华为技术有限公司 信息传输方法、基站和终端设备
CN108633082B (zh) * 2017-03-15 2020-10-16 华为技术有限公司 上行数据调度请求方法及装置
KR102091925B1 (ko) * 2017-04-26 2020-03-23 아서스테크 컴퓨터 인코포레이션 무선 통신 시스템에서 제어 엘리먼트 전송을 위한 자원을 요청하기 위한 방법 및 장치
US10485017B2 (en) * 2017-05-30 2019-11-19 Htc Corporation Device and method of handling a schedule request
JP6527622B2 (ja) * 2017-06-08 2019-06-05 華碩電腦股▲ふん▼有限公司 無線通信システムにおける複数のsr(スケジューリング要求)構成の方法及び装置
US11129180B2 (en) * 2017-08-11 2021-09-21 Nokia Technologies Oy Scheduling request procedure with multiple scheduling request configurations
CN109587805B (zh) 2017-09-28 2021-02-19 维沃移动通信有限公司 调度请求的处理方法及终端设备
CN111386747B (zh) * 2017-12-20 2024-03-22 联想(新加坡)私人有限公司 用于调度请求的随机接入过程
CN110149674A (zh) * 2018-02-13 2019-08-20 华为技术有限公司 一种路由更新方法及设备
US10764918B2 (en) 2018-06-11 2020-09-01 At&T Intellectual Property I, L.P. Wireless communication framework for multiple user equipment
GB201812926D0 (en) * 2018-08-08 2018-09-19 Samsung Electronics Co Ltd Buffer status reporting
US10951362B2 (en) 2018-08-10 2021-03-16 At&T Intellectual Property I, L.P. Hybrid automatic repeat request and scheduling for wireless cellular systems with local traffic managers
US11234251B2 (en) 2018-08-17 2022-01-25 At&T Intellectual Property I, L.P. Generic control channel configuration for new radio sidelink
US11026117B2 (en) * 2018-10-24 2021-06-01 Lg Electronics Inc. Method for transmitting signals by user equipment in wireless communication system and apparatus therefor
US11503645B2 (en) * 2018-11-28 2022-11-15 Samsung Electronics Co., Ltd. Method and apparatus for performing communication in wireless communication system
US11039422B2 (en) 2019-01-11 2021-06-15 At&T Intellectual Property I, L.P. Load manager performance management for 5G or other next generation network
US11611984B2 (en) 2019-07-18 2023-03-21 Samsung Electronics Co., Ltd. System and method for preserving wireless transmissions
CN111586570B (zh) * 2020-05-27 2022-06-03 武汉风韵出行信息科技有限公司 用于车联网系统的行人位置信息上传方法及系统

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2341029C2 (ru) * 2004-03-31 2008-12-10 Мацусита Электрик Индастриал Ко., Лтд. Способ для выполнения алгоритма планирования с минимальным параметром ресурса и способ его вычисления
US8208446B2 (en) 2004-03-31 2012-06-26 Panasonic Corporation Method for performing a scheduling algorithm with a minimum resource parameter and method of calculating same
ATE391376T1 (de) 2004-10-01 2008-04-15 Matsushita Electric Ind Co Ltd Dienstgüte-bewusste ablaufsteuerung für aufwärtsübertragungen über zugeordneten kanälen
RU2305372C2 (ru) * 2004-11-05 2007-08-27 Самсунг Электроникс Ко., Лтд. Способ и устройство для планирования передачи данных по обратной линии связи, использующей идентификатор оборудования пользователя, в системе мобильной связи, поддерживающей службу пакетной передачи данных по обратной линии связи
ES2349054T3 (es) * 2005-10-07 2010-12-22 Interdigital Technology Corporation Información de control de comunicación para transmisiones de enlace descendente y enlace ascendente en un sistema de comunicación inalambrica.
JP4472713B2 (ja) * 2006-06-19 2010-06-02 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動局装置、送信方法及び移動通信システム
KR101043827B1 (ko) 2006-10-25 2011-06-22 후지쯔 가부시끼가이샤 무선 기지국, 중계국, 무선 통신 시스템 및 무선 통신 방법
KR101364926B1 (ko) * 2007-03-23 2014-02-21 삼성전자주식회사 이동통신시스템의 스케줄링 방법 및 장치
GB2452013A (en) * 2007-06-19 2009-02-25 Nec Corp Buffer status reporting from a mobile communications device
MY149555A (en) * 2007-06-19 2013-09-13 Ericsson Telefon Ab L M Methods and systems for scheduling resources in a telecommunication system
CN101690359B (zh) * 2007-06-21 2015-02-04 交互数字技术公司 用于e-utran的与切换相关的测量报告
KR100932264B1 (ko) * 2007-10-04 2009-12-16 한국전자통신연구원 피드백 메시지 기반의 상향 트래픽 전송 스케줄링 방법 및장치
TW200926860A (en) * 2007-10-29 2009-06-16 Sunplus Mmobile Inc Method for providing a buffer status report in a mobile communication network
TW200931869A (en) * 2007-12-31 2009-07-16 Interdigital Patent Holdings Method and apparatus for handling interactions between measurement gap, automated repeat request, discontinuous reception and discontinuous transmission in wireless communications
US20090176502A1 (en) * 2008-01-08 2009-07-09 Richard Lee-Chee Kuo Method of Receiving Signaling and Related Communication Device
US8243667B2 (en) * 2008-01-28 2012-08-14 Lg Electronics Inc. Method for transmitting scheduling request effectively in wireless communication system
EP3145240B1 (en) * 2008-02-20 2019-04-10 Amazon Technologies, Inc. Method and apparatus for processing padding buffer status reports
US8606336B2 (en) * 2008-03-20 2013-12-10 Blackberry Limited System and method for uplink timing synchronization in conjunction with discontinuous reception
DK2263411T3 (en) * 2008-03-21 2017-03-13 ERICSSON TELEFON AB L M (publ) Banning unnecessary scheduling requests for uplink assignments
CA2719929A1 (en) * 2008-03-28 2009-10-01 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Network driven l3 control signalling prioritization
US20100040028A1 (en) * 2008-08-13 2010-02-18 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for mitigation of procedures in a wireless communication system
US9167594B2 (en) * 2008-09-22 2015-10-20 Htc Corporation Method and related device of a trigger mechanism of buffer status report and scheduling request in a wireless communication system
CN101778418B (zh) * 2009-01-13 2014-03-19 中兴通讯股份有限公司 无线网络中触发或上报调度请求的方法和设备
CN102308654B (zh) * 2009-02-09 2014-11-26 瑞典爱立信有限公司 无线通信系统中的方法和设备
TWI439160B (zh) * 2009-03-16 2014-05-21 Htc Corp 於載波聚合模式中處理上鏈路資訊的方法及相關裝置
EP2237633A1 (en) * 2009-04-03 2010-10-06 Panasonic Corporation Buffer status reporting in a mobile communication system
PT3094148T (pt) * 2009-05-05 2020-04-22 Ericsson Telefon Ab L M Método e disposição num sistema de comunicações sem fios
CN102761967B (zh) * 2011-04-29 2015-09-23 华为技术有限公司 数据发送方法、传输资源分配方法和装置

Also Published As

Publication number Publication date
KR20120027220A (ko) 2012-03-21
TWI477176B (zh) 2015-03-11
JP2015084564A (ja) 2015-04-30
EP2428091A1 (en) 2012-03-14
US8913565B2 (en) 2014-12-16
ES2784476T3 (es) 2020-09-28
CN104320857A (zh) 2015-01-28
RU2517434C2 (ru) 2014-05-27
CA2760962C (en) 2017-08-15
EP3094148A1 (en) 2016-11-16
CN102422699A (zh) 2012-04-18
US20150063278A1 (en) 2015-03-05
JP6018165B2 (ja) 2016-11-02
IL215207A0 (en) 2011-12-29
EP2428091B1 (en) 2016-01-13
CN104320857B (zh) 2018-03-30
ES2568219T3 (es) 2016-04-28
SG174863A1 (en) 2011-11-28
PT3094148T (pt) 2020-04-22
US20160165633A1 (en) 2016-06-09
EP3908070A1 (en) 2021-11-10
NZ595244A (en) 2014-02-28
DK3681234T3 (da) 2021-09-20
RU2011149331A (ru) 2013-06-10
US20100284354A1 (en) 2010-11-11
AU2010245353B2 (en) 2015-03-19
ZA201106850B (en) 2012-11-28
MA33263B1 (fr) 2012-05-02
PL3681234T3 (pl) 2021-12-27
CN102422699B (zh) 2014-11-26
TW201116122A (en) 2011-05-01
US20180098344A1 (en) 2018-04-05
US20210219323A1 (en) 2021-07-15
EP3681234B1 (en) 2021-07-21
PL3094148T3 (pl) 2020-08-24
HUE028634T2 (en) 2016-12-28
JP2012526450A (ja) 2012-10-25
WO2010128927A1 (en) 2010-11-11
HUE049123T2 (hu) 2020-09-28
IL215207A (en) 2015-05-31
US9844071B2 (en) 2017-12-12
US10904911B2 (en) 2021-01-26
CA2760962A1 (en) 2010-11-11
US9307553B2 (en) 2016-04-05
US20190327758A1 (en) 2019-10-24
HK1169540A1 (en) 2013-01-25
EP3094148B1 (en) 2020-03-04
PL2428091T3 (pl) 2016-06-30
AU2010245353A1 (en) 2011-11-17
ES2891586T3 (es) 2022-01-28
DK2428091T3 (en) 2016-04-04
EP3681234A1 (en) 2020-07-15
US10375721B2 (en) 2019-08-06
EP2428091A4 (en) 2014-07-02
BRPI1014593A2 (pt) 2016-04-26
MX2011010865A (es) 2011-11-01
HK1206532A1 (en) 2016-01-08
JP5667167B2 (ja) 2015-02-12
KR101582708B1 (ko) 2016-01-05
MY164920A (en) 2018-02-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1014593B1 (pt) método em um equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação, e, equipamento de usuário para processar um acionador de solicitação de programação
US8543054B2 (en) Method and apparatus for uplink scheduling using relays
US20190245657A1 (en) Uplink signal transmission method and user equipment
RU2672859C2 (ru) Способ и устройство в телекоммуникационной системе
EP2613468B1 (en) Method for uplink transmitting of radio link control (rlc) layer and evolved node b (enb)
ES2941764T3 (es) Método y aparato para entregar un informe de estado de memoria intermedia de enlace ascendente de una retransmisión en un sistema de comunicación inalámbrico
ES2735407T3 (es) Método de descarga de paquetes de datos RLC y estación base
US20210243795A1 (en) Flexible data transmission methods considering configured grant timers
ES2394145T3 (es) Método y estación móvil para petición de recursos de enlace ascendente

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04W 72/12 , H04W 72/04

Ipc: H04W 72/12 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 29/12/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.