BRPI1013455A2 - artigo de calçado - Google Patents

artigo de calçado Download PDF

Info

Publication number
BRPI1013455A2
BRPI1013455A2 BRPI1013455A BRPI1013455A BRPI1013455A2 BR PI1013455 A2 BRPI1013455 A2 BR PI1013455A2 BR PI1013455 A BRPI1013455 A BR PI1013455A BR PI1013455 A BRPI1013455 A BR PI1013455A BR PI1013455 A2 BRPI1013455 A2 BR PI1013455A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
midsole
sole
footwear article
article according
spaced apart
Prior art date
Application number
BRPI1013455A
Other languages
English (en)
Inventor
Bob Bischoff
Daniel Hobson
Erica Callahan
Franklin Daley
Henry Hardigan
Matthew Boudreau
Matthew Montross
Ricardo Vestuti
Original Assignee
Reebok Int Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US12/506,957 external-priority patent/US9392843B2/en
Priority claimed from US12/748,246 external-priority patent/US9015962B2/en
Priority claimed from US12/832,464 external-priority patent/US9433256B2/en
Application filed by Reebok Int Ltd filed Critical Reebok Int Ltd
Publication of BRPI1013455A2 publication Critical patent/BRPI1013455A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • A43B13/18Resilient soles
    • A43B13/181Resiliency achieved by the structure of the sole
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • A43B13/22Soles made slip-preventing or wear-resisting, e.g. by impregnation or spreading a wear-resisting layer
    • A43B13/223Profiled soles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B13/00Soles; Sole-and-heel integral units
    • A43B13/14Soles; Sole-and-heel integral units characterised by the constructive form
    • A43B13/18Resilient soles
    • A43B13/187Resiliency achieved by the features of the material, e.g. foam, non liquid materials

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)

Abstract

artigo de calçado. um artigo de calçado com uma sola ondulada proporciona amortecimento e suporte para um artigo de calçado. a sola tem uma forma ondulada que pode ser substancialmente semelhante a uma onda senoidal com uma série de picos e calhas alternados.

Description

ARTIGO DE CALÇADO FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Campo da invenção A presente invenção é direcionada a um artigo de calçado que tem uma sota ondulada.
Fundamentos da Técnica Os indivíduos estão frequentemente preocupados com a quantidade de amortecimento que um artigo de calçado fornece, bem como com o apelo estético do calçado. Isto é verdadeiro para artigos de calçado usados para atividades que não exigem tanta resistência física, tal como um passeio, e para atividades que exigem mais resistência física, tal como corridas, porque durante o curso de um dia normal, os pés e as pernas de um indivíduo são submetidos a forças de impacto consideráveis. Correr, saltar, andar e até mesmo levantar exercem forças sobre os pés e as pernas de um indivíduo, podendo causar dor, fadiga e lesões. O pé humano é uma parte complexa e marcante do corpo humano, capaz de suportar e dissipar muitas forças de impacto. O enchimento natural de gordura no calcanhar e parte frontal do pé, bem como a flexibilidade do arco, ajudam a amorcetecer o pé. Embora o pé humano possua amortecimento natural e características de recuperação, o pé sozinho é incapaz de superar de maneira eficaz muitas das forças encontradas durante as atividades diárias. A menos que um indivíduo esteja usando sapatos que forneçam amortecimento e suporte adequado, a dor e fadiga associadas a atividades diárias são mais agudas, e seu surgimento acelerado. O desconforto resultante para o usuário pode diminuir o incentivo para a prática de atividade posterior. Igualmente importante, um calçado amortecido de forma inadequada pode causar lesões tais como bolhas; danos aos músculos, tendões e ligamentos; fraturas causadas por estresse ósseo. Um calçado inadequado pode também causar outras indisposições, inclusive dor nas costas. O calçado adequado deve complementar a funcionalidade natural do pé, em parte, incorporando uma sola (tipicamente inclusive uma sola, entressola e palmilha) que absorva choques. Portanto, existe uma necessidade contínua para inovações no fornecimento de amortecimento a artigos de calçado.
BREVE RESUMO DA INVENÇÃO
Em uma modalidade, um artigo de calçado inclui uma sola de espuma ondulada. A sola de espuma ondulada inclui uma pluralidade de picos separados espaçados, em que pelo menos um par de picos adjacentes define uma lacuna de material entre os picos adjacentes, e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas, em que pelo menos uma calha é adaptada para se encaixar no chão e pelo menos um par de calhas adjacentes define uma lacuna de material entre as calhas adjacentes.
Em outra modalidade, um artigo de calçado inlcui uma entressola de espuma ondulada. A entressola ondulada inlcui uma primeira lateral, uma segunda lateral, uma pluralidade de picos separados espaçados que se estende ao longo de uma largura da entressola entre a primeira e a segunda lateral, e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas que se estendem ao longo de uma largura da entressola entre a primeira e a segunda lateral. Pelo menos um par de picos adjacentes define uma lacuna de material entre as calhas adjacentes que se estende ao longo da largura da entressola com uma extremidade na primeira lateral e outra extremidade na segunda lateral.
Em outra modalidade, um artigo de calçado inclui uma entressola ondulada e uma placa. A entressola ondulada inclui uma primeira lateral, uma segunda lateral, uma pluralidade de picos separados espaçados que se estendem ao longo da largura da entressola entre a primeira e a segunda lateral, e uma pluralidade de picos separados espaçados que se estendem ao longo de uma largura da entressola entre a primeira e a segunda lateral. A placa é anexada à pluralidade dos picos separados espaçados. Cada pluralidade de picos separados espaçados tem uma altura maior na primeira e na segunda lateral da entressola do que uma área entra a primeira e a segunda lateral.
Em outra modalidade, um artigo de calçado inclui um cabedal; uma placa ligada ao cabedal; e uma sola ondulada tem uma superfície de topo ligada à placa e uma superfície de fundo, a soia compreendendo uma pluralidade de picos separados espaçados que definem uma pluralidade de lacunas na superfície de topo e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas que definem uma pluralidade de lacunas na superfície de fundo. O artigo de calçado pode compreender ainda um ou mais elementos de suporte acoplados à sota para fornecer suporte à mesma. O elemento de suporte pode ser disposto entre a sola e a placa. Em uma modalidade, o elemento de suporte pode ser disposto em uma lacuna na superfície de topo da sola.
Em outra modalidade, uma sola para um artigo de calçado inclui uma entressola que tem uma parte para o calcanhar, uma parte para a parte frontal do pé, uma parede lateral mediai, e em que a entressola é consideravelmente sinusoidal ao longo de pelo menos uma parte do comprimento da entressola, e em que a entressola se estende ao longo de uma largura da entressola. Será apreciado por aqueles versados na técnica que os termos sinudoisal e onda senoidal conforme aqui empregados se referem ao formato ondulado da entressola e não devem ser empregados em sentido matemático estrito. Em uma modalidade, a entressola pode ser estender ao longo da largura inteira da entressola entre a parede lateral mediai e a parede lateral e pode ter uma superfície de topo com formato para receber uma parte superior de um artigo de calçado. A entressola pode ser substancialmente sinusoidal ao longo de uma parte de, ou substancialmente do comprimento inteiro da entressola. Em uma modalidade, a parede lateral e/ou a parede lateral mediai pode ser consideravelmente sinusoidais. Em outra modalidade, a entressola pode ser consideraveImente sinusoidal ao longo da largura inteira da entressola. As paredes laterais e/ou mediais podem incluir uma pluralidade de picos com superfícies posteriores arredondadas, superfícies superiores planas, superfícies superiores pontiagudas ou suas combinações. A entressola pode compreender espuma, e uma sola pode ser acoplada à entressola.
Ainda em outra modalidade, uma sola para um artigo de calçado inclui uma entressola que tem uma superfície de topo, uma superfície de fundo, uma parede lateral mediai, e uma parede lateral, em que a entressola ondula para definir uma pluralidade de lacunas separadas espaçadas na superfície de topo e uma pluralidade de lacunas separadas espaçadas na superfície de fundo. Cada pluralidade de lacunas de superfície de topo pode ser disposta entre lacunas de superfície de fundo. Em uma modalidade, as lacunas de superfície de topo e/ou lacunas de superfície de fundo podem ser consideravelmente espaçadas de maneira uniforme. Em uma modalidade, uma ou mais lacunas se estendem ao longo da largura inteira da entressola. Em uma modalidade, as paredes laterais e ou/mediais incluem uma pluralidade de picos e cada pico é disposto entre lacunas adjacentes de superfície de topo. As paredes laterais e/ou mediais podem incluir uma pluralidade de picos que têm superfícies de topo arredondadas, superfície de topo plana ou suas combinações. Em uma modalidade, a entressola se estende ao longo da largura inteira da sola entre a parede lateral mediai e a parede lateral. Em uma modalidade, a parte da entressola entre a parede lateral mediai e a parede lateral não ondula. Em uma modalidade, uma ou mais lacunas se estendem ao longo da largura inteira da entressola e/ou apenas uma parte da largura da entressola.
Em outra modalidade, um artigo de calçado inlcui uma parte superior; e uma sola de espuma disposta abaixo da parte superior de modo que uma lacuna seja disposta entre a sola e a parte superior, a sola tendo uma parte para calcanhar, uma parte para a parte frontal do pé, uma parede lateral mediai e uma parede lateral, e em que a sola seja consideravelmente sinusoidal ao longo do comprimento da sola, e em que a sola se estenda ao longo de uma largura da sola. Em uma modalidade, uma pluralidade de lacunas pode ser disposta entre a sola e a parte superior. A parede lateral e/ou mediai pode incluir uma pluralidade de picos que têm superfícies de topo arredondadas, superfícies de topo planas ou superfícies de topo pontiagudas. Em uma modalidade, o artigo de calçado pode incluir uma placa disposta intermediária à soía e à placa.
Em outra modalidade, um método de fabricação de uma sola para um artigo de calçado inclui as etapas de moldar e nodular a entressola de espuma em um molde; removendo a entressola de espuma do molde; colocando a entressola de espuma em uma forma tendo uma pluralidade de ressaltos separados espaçados; e suavizar a entressola de espuma. O molde pode compreender uma pluralidade de ressaltos separados espaçados e pelo menos um local de injeção disposto entre dois ressaltos adjacentes. Em uma modalidade, o molde pode incluir entre um a vinte locais de injeção. Em uma modalidade, o molde pode incluir onze locais de injeção.
Em outra modalidade, um artigo de calçado inclui uma sola de espuma ondulada, que inclui: uma pluralidade de picos separados espaçados, em que pelo menos um par de picos adjacentes define uma primeira lacuna consideravelmente desprovida de material entre os picos adjacentes, e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas, em que pelo menos um par de calhas adjacentes define uma segunda lacuna consideravelmente desprovida de material entre calhas adjacentes; e um elemento de suporte acoplado à sola para fornecimento de suporte à mesma.
Em outra modalidade, um artigo de calçado inclui uma parte superior; uma placa ligada à parte superior; uma sola ondulada que tem um lado superior ligado à placa e um lado de fundo, a sola compreendendo uma pluralidade de picos separados espaçados que definem uma pluralidade de lacunas no lado de topo e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas que definem uma pluralidade de lacunas no lado de fundo; e um elemento de suporte disposto entre a sola e a placa para fornecimento de suporte à sola.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS/FIGURAS
Os desenhos em anexo, que são incorporados a esta invenção e formam uma parte do relatório descritivo, ilustram a presente invenção e, junto com a descrição, ainda servem para explicar os princípios da invenção e possibilitar uma pessoa versada na técnica pertinente a fabricar e usar a invenção. A FIG. 1 é uma vista ampla de um artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 2 é uma vista inferior do artigo de calçado exemplar da FIG. 1, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 3 é uma vista lateral de outro artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 4 é uma vista inferior do artigo de calçado exemplar da FIG. 3, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 5 é uma vista lateral em close-up de uma entressola do artigo de calçado exemplar da FIG. 3, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 6 é uma vista lateral de outro artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 7 é uma vista inferior do artigo de calçado exemplar da FIG. 6, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 8 é uma vista lateral de outro artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 9 é uma vista inferior do artigo de calçado exemplar da FIG. 8, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 10 é uma vista lateral de uma entressola exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção; A FIG. 11 é uma vista inferior de uma placa de pé exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção; e A FIG. 12 é uma vista lateral parcial da placa de pé exemplar da FIG. 11, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 13 é uma vista esquemática de um artigo de calçado exemplar durante a fabricação, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 14 é uma vista lateral de um artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 15 é uma vista de fundo do artigo de calçado exemplar da FIG. 14, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 16 é uma vista lateral de um artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 17 é uma vista inferior do artigo de calçado exemplar da FIG. 16, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 18 é uma vista lateral de uma entressola exemplar para uso no artigo de calçado exemplar da FIG. 16, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 19 é uma vista secional transversal em perspectiva de um artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 20 é uma vista em perspectiva superior de um inserto, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 21 é uma vista em perspectiva inferior do inserto mostrado na FIG. 20, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 22 é uma vista lateral do inserto mostrado na FIG. 20, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 23 é uma vista em perspectiva superior de uma entressola com um inserto, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 24 é uma vista lateral de um artigo de calçado com um inserto, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 25 é uma vista lateral de um inserto, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 26 é uma vista lateral de um inserto, de acordo com outra modalidade da presente invenção. A FIG. 27 é uma vista lateral de um inserto, de acordo com outra modalidade da presente invenção. A FIG.28 é uma vista em perspectiva superior de um inserto, de acordo com outra modalidade da presente invenção. A FIG. 29 é uma vista em perspectiva inferior do inserto mostrado na FIG. 29, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 30 é uma vista lateral de um inserto que tem elementos de suporte sólidos, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 31 é uma vista esquemática de um molde exemplar para a fabricação de uma sola, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 32 é uma vista esquemática de uma forma pós-modelagem exemplar para a fabricação de uma sola, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 33 é uma vista esquemática de uma sola exemplar durante a fabricação, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 34 é uma vista lateral de um artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção. A FIG. 35 é uma vista inferior de um artigo de calçado exemplar, de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A presente invenção é agora descrita com referência às Figuras, nas quais números de referência semelhantes são usados para indicar elementos semelhantes idênticos ou funcionalmente semelhantes. Embora configurações e arranjos específicos sejam discutidos, deve ser entendido que isto é feito somente para fins ilustrativos. Uma pessoa versada na técnica pertinente reconhecerá que outras configurações e arranjos podem ser usados sem fugir da essência e escopo da presente invenção. Será evidente para uma pessoa versada na técnica pertinente que esta invenção também pode ser empregada em uma variedade de outras aplicações.
Um artigo de calçado 100, de acordo com uma modalidade da presente invenção pode ter uma sola 200 que ondula para fornecer uma caminhar e/ou sensação diferente e única ao artigo de calçado 100 enquanto também fornece um apelo estético único e fornece treinamento para os músculos das pernas do usuário, dorso inferior, e/ou abdômen. Uma placa de pé 300 é ligada à sola ondulada 200 e uma parte superior 400 é ligada à placa de pé 300. A sola 200 pode incluir uma entressola 202 que tem um formato ondulado com picos alternados 204 e calhas 206. Em algumas modalidades, o formato ondulado da entressola 202 pode ser consideravelmente senoidal, através da qual um ou mais picos e/ou calhas podem ser arredondadas. Em outras modalidades, um ou mais dos picos e/ou calhas pode ter uma superfície de topo que é consideravelmente plana, conforme mostrado, por exemplo, na FIG. 34. Em outras modalidades, a forma ondulada da entressola 202 pode ser ziguizagueada, através da qual um ou mais dos picos e/ou calhas podem ser pontiagudos. Em algumas modalidades, os picos 204 podem ser localizados consideravelmente equidistantes entre as calhas adjacentes 206, e semelhantemente, as calhas 206 podem ser localizadas consideravelmente equidistantes entre picos adjacentes. Entre cada pico 204 e cada calha 206 pode haver uma parede 208. As lacunas 210 desprovidas de material podem estar presentes entre picos adjacentes 204 e acima de uma calha 206 e lacunas 212 desprovidas de material podem estar presentes entre calhas adjacentes 206 e abaixo de um pico 204. As lacunas 210 e lacunas 212 podem se estender ao longo de uma largura inteira da entressola 202. Em uma modalidade alternativa, as lacunas 210 e lacunas 212 podem se estender somente ao longo de uma parte da entressola 202. Em uma modalidade, a forma ondulada da entressola 202 pode ser consideravelmente semelhante a uma onda senoidal. Uma distância entre picos adjacentes 204 ou calhas adjacentes 206 pode ser consideravelmente semelhante ou pode ser variada ao longo de um comprimento da entressola 202 ou suas combinações. A entressola 202 pode ser projetada de modo que cada calha 206 fique em contato ou se encaixa no chão separadamente quando um usuário está andando, correndo, ou de forma diversa se movendo por si próprio. À medida que cada calha 206 fica em contato ou encaixa no chão uma força compressora é exercida causando distorção do formato da lacuna 210 localizada acima da calha 206 como resultado de deformação vertical de paredes 208 ligadas à calha 206. As forças compressoras podem também distorcer o formato das lacunas 212 em qualquer um dos lados da calha 206 para aumentar a distância entre a calha 206 que fica em contato ou se encaixa no chão e nos adjacentes a ele. As forças de cisalhamento exercidas sobre a entressola 202 podem ter o mesmo efeito da deformação das paredes 208 e distorção do formato das lacunas 210 e 212.
Consequentemente, o material para a entressola 202 deve ser suficientemente flexível para permitir a deformação e distorções descritas acima para fornecer o amortecimento adequado. O material adequado para a entressola 202 pode incluir, entre outros, espuma e poliuretano termoplástico. Quando a entressola 202 for uma espuma, a espuma pode ser, por exemplo, etil vinil acetato (EVA) baseado ou poliu retano (PU) baseado e a espuma pode ser uma espuma de células abertas ou uma espuma de células fechadas. Em outras modalidades, a entressola 202 pode ser elastômeros, elastômeros termopiásticos (TPE), plástico semelhante à espuma (p. ex., espuma Pebax® ou espuma Hytrel®) e plásticos semelhantes a gel.
Individualmente ou em combinação, os aspectos da entressola 202 que absorvem de maneira única as forças compressoras e de cisalhamento podem incluir: (1) formato alto, fino das paredes 208, (2) ângulos entre as paredes adjacentes 208 da entressola ondulada 202, (3) lacunas 210 e 212 desprovidas de material em qualquer um dos lados das paredes 208; e/ou (4) compressão da própria espuma (além de distorção da geometria da sola). A deformação pode ocorrer devido a paredes altas, finas 208. Os vazios de material ou lacunas 210, 212 podem permitir que ocorra a deformação e/ou distensão do material da entressola 202 quando carregada. O contato da entressola 202 sobre o chão na região do meio do pé pode fornecer um novo caminhar ao sapato. O impacto do calcanhar pode levar uma quantidade de tempo prolongada em comparação a um calçado de corrida típico, que pode diminuir as forças de pico. Quando uma força é aplicada à entressola, não só o material da entressola é comprimido, o formato físico da entressola também pode mudar para absorver as forças compressoras e de cisalhamento. As mudanças físicas no formato, e/ou a deformação, que pode incluir paredes 208 se distendendo para um dos vazios de material ou lacunas 210, 212 em qualquer um dos lados da parede, podem ocorrer devido às paredes de formato fino 212, ângulos entre as paredes 208 da entressola ondulada 202, e/ou vazios de material ou lacunas 210, 212 em qualquer um dos lados das paredes 208. O formato único, contato da entressola com o chão na região do meio do pé, e/ou material pode variar a quantidade de tempo gasto em cada fase do ciclo de andadura para um indivíduo em comparação a um calçado de corrida mais tradicional, possivelmente diminuindo a força de pico experimentada por este indivíduo.
Os efeitos descritos acima das forças compressoras e forças de cisalhamento sobre a entressola 202 podem fazer com que o corpo do usuário trabalhe mais. Forçando o corpo do usuário a trabalhar mais, o calçado pode acionar aumento de treinamento aos músculos, tais como os músculos nas panturrilhas do usuário, coxas, dorso inferior, e/ou abdômen. Como resultado deste trabalho extra, quando um usuário percorre uma determinada distância, os músculos afetados podem sentir como se tivessem trabalhado para percorrer uma distância maior do que a determinada distância, aumentando assim a quantidade de exercício do usuário. Em outra modalidade, as forças que agem sobre a entressola 202 podem fazem com que o corpo do usuário trabalhe menos. Por exemplo, a entressola 202 pode ser adaptada para aumentar a resiliência natural e retorno de energia do pé através da armazenagem de energia durante sua compressão e retorno de energia durante sua expansão. Como resultado, os músculos usados durante uma atividade podem sofrer menos desgaste.
As paredes 208 podem ser contornadas para fornecer lacunas 210 e lacunas 212 com uma variedade de formatos para conferir efeitos de amortecimento variantes. Em uma modalidade, conforme mostrado, por exemplo, nas FIGs. 1 e 6, as lacunas 210 podem ter consideravelmente formato de v. O ângulo fornecido entre as paredes adjacentes 208 pode ser adaptado para fornecer as propriedades de amortecimento desejadas. Por exemplo, em uma modalidade o ângulo entre as paredes adjacentes 208 pode ficar na variação de cerca de 10 graus à cerca de 50 graus, tal como de cerca de 10 graus à cerca de 40 graus ou cerca de 15 graus à cerca de 35 graus. Em uma modalidade, o ângulo entre as paredes adjacentes pode variar ao longo do comprimento da entressola 202. Por exemplo, em uma modalidade o ângulo pode ser maior entre um ou mais pares de paredes adjacentes 208 na parte do calcanhar da entressola 202 e menor entre um ou mais pares de paredes adjacentes 208 na parte frontal do pé. Por exemplo, em algumas modalidades, o ângulo entre as paredes adjacentes 208 na parte frontal do pé pode ser de cerca de 30 à cerca de 40 graus. Em algumas modalidades, o ângulo entre as paredes adjacentes 208 na parte do calcanhar pode ser de cerca de 15 à cerca de 25 graus. Em outra modalidade, conforme também mostrado, por exemplo, na FIG. 1, as lacunas 212 podem, consideravelmente, ter formato de um v invertido. A profundidade das lacunas 210 e 212 pode também variar para fornecer as propriedades de amortecimento desejadas. Em uma modalidade, conforme mostrado, por exemplo, na FIG. 1, a profundidade das lacunas 210 pode variar ao longo do comprimento da entressola 202. Por exemplo, as lacunas 210 podem ser mais profundas na região do calcanhar da entressola 202, e se tomarem mais rasas na direção da região da parte frontal do pé da entressola 202.
Em outra modalidade, conforme mostrado, por exemplo, nas FIGs. 3 e 5, as lacunas 212 podem ter, consideravelmente, formato de ômega (Ω) de modo que cada lacuna 212 tenha uma seção superior arredondada e uma seção inferior estreita, em que a distância d1 entre a superfície das duas paredes 208 que formam e ficam de frente para cada lacuna 212 seja menor na parte inferior da lacuna 212 do que uma distância d2 em uma parte intermediária da lacuna 212. As modalidades descritas acima são meramente exemplificativas e as lacunas 210 e lacunas 212 podem ter qualquer combinação de formatos que seriam evidentes para aqueles versados na técnica. Por exemplo, em uma modalidade, a entressola 202 pode incluir uma combinação de lacunas em formato de v e ômega. O número de paredes 208, e, Consequentemente, o número de lacunas 210 e 212 fornecido na entressola 202 pode variar dependendo das características de amortecimento desejadas e do comprimento e largura da entressola 202. Em uma modalidade, conforme mostrado, por exemplo, na FIG. 1, a entressola 202 pode incluir dez lacunas 210. Em uma modalidade, a entressola 202 pode incluir de duas a quinze lacunas. Em outra modalidade, a entressola 202 pode incluir de cinco a treze lacunas. Em outra modalidade, a entressola 202 pode incluir de oito a doze lacunas. Em uma modalidade, a entressola 202 pode incluir pelo menos cinco lacunas. Em outra modalidade, a entressola 202 pode incluir pelo menos oito lacunas. Em outra modalidade, a entressola 202 pode incluir pelo menos dez lacunas. O número de lacunas 210 e 212 pode variar dependendo da espessura das paredes 202, frequência da ondulação, e/ou do ângulo entre as paredes adjacentes 208.
Uma ou mais calhas 206 da entressola 202 podem ter uma peça de sola 213 ligada à mesma para fornecer tração adicional. A peça de sola 213 pode ser de borracha ou qualquer outro material adequado tipicamente utilizado para uma sola. Em uma modalidade, conforme mostrado, por exemplo, nas FIGS. 2 e 35, uma calha 206 pode ter uma ou mais peças da sola 213. Em outra modalidade, conforme mostrado, por exemplo, na FIG. 4, a peça da sola 213 pode ficar em contato com uma ou mais calhas 206 e transpor uma parte da lacuna 212 entre as calhas adjacentes 206. Em outra modalidade, conforme mostrado, por exemplo, na FIG. 7, a entressola 202 pode ter uma peça da sola 213 que cobre um contorno exterior de uma região de calcanhar da entressola 202 e/ou outra peça da sola 213 que cobre uma parte exterior de uma região da parte frontal do pé da entressola 202. A parte da sola 213 transpõe lacunas 212 entre calhas adjacentes 206 e pode incluir áreas de espessura reduzida 217 que permitem que a peça da sola 213 se flexione e alongue quando as lacunas 212 se alongarem. As peças da sola 213 podem ser feitas de um material polimérico adequado que permite o alongamento e flexão descritos acima. As modalidades acima são meramente exemplificativas e aqueles versados na técnica apreciariam imediatamente que o padrão da(s) peça(s) 213 na(s) calha(s) 206 da entressola 202 pode ter uma variedade de configurações. Além disso, conforme mostrado nas FIGs. 2, 4, 7, e 9, uma superfície de fundo 215 de cada calha 206 pode ter um contorno que varia ao longo de uma largura da entressola 202. A superfície de fundo 215 de cada calha 206 pode ter o mesmo contorno e/ou formato, contornos e/ou formatos variantes e suas combinações. Aqueles versados na técnica reconheceríam imediatamente que o formato e padrão de peça(s) da sola 213 podem corresponder ao contorno ou formato das superfícies de fundo 215 das calhas 206. A entressola 202 pode ser uma peça única, conforme mostrado, por exemplo, nas FIGs. 2 e 4, ou pode compreender duas ou mais peças. Em uma modalidade, conforme mostrado, por exemplo, na FIG. 9, a entressola 202 pode ter uma peça de entressola lateral 214 que se estende ao longo de uma lateral do artigo de calçado 100 e uma peça de entressola mediai 216 que se estende ao longo de uma lateral do artigo de calçado 100 com um espaço 218 localizado entre a peça de entressola lateral 214 e a peça de entressola mediai 216. Uma peça de sola da parte frontal do pé 220 pode ser ligada a ambas a peça de entressola lateral 214 e a peça de entressola mediai 216 de maneira que a peça de sola da parte frontal do pé 220 fique transposta e cubra uma parte do espaço 218 na parte frontal do pé do artigo de calçado 100. Semelhantemente, uma peça de sola de calcanhar 222 pode ser ligada a ambas a peça de entressola lateral 214 e a peça de entressola mediai 216 de maneira que a peça de sola de calcanhar 222 fique transposta e cubra uma parte do espaço no calcanhar do artigo de calçado 100. A peça de entressola lateral 214 e a peça de entressola mediai 216 podem ter ondulações correspondentes de modo que os picos 204 e as calhas 206 de cada peça sejam alinhados quando montados no artigo de calçado 100. Ter uma peça de entressola lateral 214 e uma peça de entressola mediai 216 separadas pode ter a vantagem de fornecer um caminhar ou amortecimento diferente de uma única peça de entressola 202.
Como pode ser melhor visto na FIG. 10, a entressola 202 pode ter um formato para que os picos 204 tenham uma altura maior nos primeiro e segundo lados 224, 226 da entressola 202 do que em uma área entre o primeiro e o segundo lado 224, 226. Por exemplo, uma superfície de topo 228 de cada pico 204 é consideravelmente côncava, fornecendo assim um recesso para receber a placa de pé 300. Em uma modalidade, a superfície de topo 228 de alguns picos 204 pode ter um sulco 230 adjacente ao primeiro e/ou segundo lado 224, 226 que auxilia no alinhamento da placa de pé 300 no recesso e fixação da placa de pé 300 no lugar. Em uma modalidade, a parte da entressola entre o primeiro e o segundo lado 224, 226 não ondula e somente o primeiro (e.g., lateral) lado 224 e/ou segundo (e.g., mediai) lado 226 ondula. As partes das lacunas 210 e/ou 212 entre o primeiro e o segundo lado 224 e 226 podem ser preenchidas. A placa de pé 300, como pode ser visto melhor nas FIGs. 11 e 12, pode ter uma superfície de fundo 302 com uma pluralidade de ressaltos 304 que se estendem para fora a partir da superfície de fundo 302. Os ressaltos 304 podem ser modeladas para fornecer contornos que correspondam ao tamanho, formato e contorno das superfícies de topo 228 dos picos 204 da entressola 202. Os ressaltos 304 também podem ser estender para superfícies laterais 306 da placa de pé 300. Consequentemente, os ressaltos 304 auxiliam no alinhamento da placa de pé 300 em superfícies de topo 228 dos picos 204 da entressola 202. A placa de pé 300 pode ser de qualquer material termoplástico ou material composto e, em algumas modalidades, pode ser fabricada através de modelagem ou sobreposição. Em outras modalidades, a placa de pé 300 pode ser uma espuma moldada, tal como uma espuma moldada por compressão, TPU ou Pebax®. Em uma modalidade, a placa de pé 300 pode ser formada separadamente da entressoia 202 e então ligada e ajuntada à entressola 202 através de uma ligação adesiva, soldagem, ou quaisquer técnicas adequadas conforme seria evidente para aqueles versados na técnica. As áreas 308 da superfície de fundo 302 que ficam em contato com as superfícies de topo 228 dos picos 204 podem ser texturizadas para facilitar a ligação da placa de pé 300 à entressola 202. Em outra modalidade, a placa de pé 300 e a entressola 202 pode ser co-moldadas e assim formadas juntas simultaneamente. A entressola 202 pode ser usada junto com uma variedade de partes superiores 400. Em uma modalidade, a parte superior 400 pode ter uma botina 402 para receber o pé de um usuário ligado a uma superfície superior (não mostrada) da placa de pé 300. Em algumas modalidades, a placa 300 pode ser colocada dentro do calçado 100 e a entressola 202 pode ser ligada diretamente à parte superior 400. A botina 402 pode ser qualquer material adequado que seja de peso leve e respirável conhecido por aqueles versados na técnica para uso como uma parte superior. A botina 402 pode ser ligado à placa de pé através de um adesivo ou outras técnicas de ligação convencionais. A parte superior 400 pode ter também um ou mais membros estruturais 404 que se estendem a partir da placa de pé 300. Os membros estruturais 404 fornecem estrutura à botina 402 e podem se estender ao longo dos lados lateral e mediai e ser utilizados na costura do artigo de calçado 100. Os membros estruturais 404 podem também estar presentes em uma área do calcanhar para fornecer um contorno de calcanhar interno ou externo ou em uma área da parte frontal do pé para fornecer uma biqueira interna ou externa. Os membros estruturais 404 podem ser moldados a partir de materiais poliméricos adequados conhecidos por aqueles versados na técnica. Os membros estruturais 404 também podem ter uma variedade de formatos e tamanhos como seria evidente para alguém versado na técnica.
Com referência às FIGs. 13 e 31 a 33, a fabricação da entressola 202, de acordo com modalidades da presente invenção, será descrita agora. Como será evidente para aqueles versados na técnica, a entressola 202 pode ser moldada através de modelagem por injeção usando um ou mais moldes 600. O molde 600 pode incluir moldes para uma ou mais eníressolas 202. Com referência às FIGs. 13 e 31, o molde 600 pode incluir uma pluralidade de ressaltos 601 que correspondem a uma ou mais lacunas 212 da entressoia 202. Durante a modelagem, um ou mais locais de injeção ou passagens de jito 601 podem ser usadas para introduzir o material da entressoia no molde. Conforme mostrado nas FIGs. 13 e 31, em uma modalidade da presente invenção, 11 (onze) jitos podem ser usados para introduzir material no molde, o que resulta em postes 232, que serão removidos subsequentemente, se estendendo da entressoia 202 nas áreas correspondentes aos jitos. Desta maneira, o material pode ser distribuído igualmente por toda a entressoia. Na parte do calcanhar da entressoia 202, um jito pode ser usado na área do último pico, e dois jitos podem ser usados em cada um dos dois próximos picos na região do calcanhar. Dois jitos também podem ser usados em cada um dos quinto, sétimo e nono picos na entressoia 202. Em outra modalidade, um ou mais jitos podem ser usados em cada pico para introduzir o material da entressoia ao molde. O uso de jitos para introduzir material de entressoia pode ser útil porque os jitos podem proporcionar até fluxo de material; podem ajudar a fornecer consolidação de material; podem ajudar a fornecer até distribuição de temperatura após o preenchimento que, por sua vez, pode contribuir para espessura de pele consistente; podem ajudar a fabricar entressolas que são consistentes da esquerda para a direita; e podem ajudar a ter certeza de que o molde é completamente preenchido. Outros arranjos para a introdução nos moldes durante a fabricação da entressoia 202 podem ser usados. Em algumas modalidades, outros métodos de modelagem podem ser utilizados, inclusive, entre outros, modelagem de compressão, modelagem por injeção, e modelagem por expansão, através dos quais peliets são colocados em um molde e expandidos.
Durante a fabricação, visto que a entressoia 202 pode ser expandir mediante a remoção de seu molde, o molde pode compreender um tamanho menor do que o tamanho desejado da entressoia. Por exemplo, em uma modalidade da presente invenção usando material EVA, o molde pode compreender cerca de 65% à cerca 75% do tamanho da entressoia acabada. Dependendo da razão de expansão do material usado, outros tamanhos de molde podem ser usados.
Com referência às FIGs. 32 e 33, em uma modalidade, uma ou mais formas pós-modelagem 610 podem ser usadas após a remoção da entressoia 202 do molde 600 durante a fabricação. Após a remoção do molde 600, a superfície de topo da entressola 202 pode ser colocada no topo da forma pós-modelagem 610. A forma pós-modelagem 610 pode incluir uma pluralidade de ressaltos 611 formados sobre uma base 612 que corresponde a uma ou mais lacunas 210 da entressola 202. Em modalidades alternativas, a superfície de fundo da entressola 202 pode ser colocada no topo da forma pós-modelagem 610, e ressaltos 611 podem corresponder a uma ou mais lacunas 212 da entressola 202. A forma pós-modelagem 610 pode facilitar o esfriamento e formação adequada da entressola 202. Por exemplo, a entressola 202 pode se contrair a medida que esfria e/ou termina a consolidação. Devido à forma ser estável de forma dimensionável, a forma pós-modelagem 610 pode limitar e/ou direcionar a contração da entressola 202 de modo que a entressola resulte no formato desejado. Em algumas, mas não necessariamente todas as modalidades, as partes da entressola 202 podem ter espessuras variantes e/ou podem esfriar em taxas diversas. Como resultado, a entressola 202 pode se ondular ou de forma diversa se tomar disforme sem o uso da forma pós-modelagem 610. Em uma modalidade, um ou mais pesos 620 podem ser colocados sobre a entressola 202 à medida que a mesma esfria para facilitar ainda mais o esfriamento e a formação adequada. Em uma modalidade, o peso 620 pode ser colocado sobre a entressola 202 na área de calcanhar e na área da parte frontal do pé da entressola. A forma pós-modelagem 610 pode compreender plástico, cerâmica, metal, madeira, bambu, epóxi fundido, ou outro material adequado. A entressola 202 pode ser moldada para se adaptar a diversas necessidades, tais como, por exemplo, impedir pronação ou supinação. Em tais exemplos, certas áreas da entressola 202 podem ser atribuídas com diferentes características a fim de alcançar tais customizações. Em exemplos nos quais um lado mediai da entressola 202 precisa ser customizado e não um lado lateral ou vice versa, pode ser preferível utilizar uma entressola 202 com a peça de entressola lateral 214 e a peça de entressoia lateral 216, conforme descrito acima. Como alternativa, ou além disso, os insertos modificadores da entressola 202 podem ser colocados entre a entressola 202 e a placa 300, conforme discutido mais detalhadamente abaixo, ou podem ser utilizados postes para ligar à entressola 202 à parte superior 400.
As modalidades das FÍGs. 1 a 4 e 6 a 10, ilustraram a entressola 202 como ondulada com picos 204 e calhas 206 do dedo do pé até o calcanhar, entretanto, isto é meramente exempiificativo. Em algumas modalidades, como mostrado, por exemplo, nas FIGs. 14 e 15, a entressola 202 pode onduiar com picos 204 e calhas 206 somente em uma região da parte frontal do pé. Em outras modalidades, como mostrado, por exemplo, nas FIGs, 16 a 18, a entressola 202 pode ondular com picos 204 e calhas 206 somente em uma região do calcanhar. Em outras modalidades, como mostrado, por exemplo, na FIG. 19, a entressola 202 pode também ter uma ou mais fileiras 334 que ondulam com picos 204 e calhas 206 na direção mediai à lateral. Em algumas modalidades, os picos 204 e calhas 206 de cada fileira 334 podem ser alinhados.
Em certas modalidades, a sola ondulada 200 pode ser fabricada para fornecer um caminhar e/ou sensação diferente e única ao artigo de calçado 100, enquanto também fornece um apelo estético único e amortecimento e suporte melhorados.
Com referência às FIGs. 20 a 22, modalidades da presente invenção podem incluir um ou mais insertos 500 para fornecer as propriedades de rigidez e/ou amortecimento desejadas da entressola 202. Por exemplo, um ou mais insertos 500 podem ser incluídos para tomar toda ou uma parte da entressola 202 mais rígida. Desta maneira, por exemplo, o inserto 500 pode ajudar limitando pronação ou supinação do pé do usuário.
Em uma modalidade, o inserto 500 pode incluir um ou mais elementos de suporte 510 ligados pelos membros de ligação 520. Em uma modalidade, o elemento de suporte 510 inclui uma superfície de suporte 511 que é curvada de modo que o elemento de suporte 510 tenha, consideravelmente, formato de u, como mostrado, por exemplo, na FIG. 22. Com mostrado na FIG. 20, em uma modalidade, o elemento de suporte 510 pode incluir uma extremidade próximaI 512 e uma extremidade mostal 514. A extremidade proximal 512 pode ser arredondada e a altura do elemento de suporte 510 pode diminuir de forma gradual a partir da extremidade proximal 512 até a extremidade distai 514.
Cada elemento de suporte 510 pode ser ligado a um elemento de suporte adjacente 510 através de um membro de ligação 520. Em uma modalidade, o membro de ligação 50 se estende a partir da extremidade distai 514 de um elemento de suporte 510 até a extremidade distai 514 de um elemento de suporte adjacente 510. Em modalidades alternativas, o membro de ligação 520 pode se estender da extremidade distai 514 de um primeiro elemento de suporte 510 até a extremidade proximal 512 de um elemento de suporte adjacente. Em outras modalidades, o membro de ligação 520 pode se estender de qualquer ponto ao longo do comprimento de um primeiro elemento de suporte 510 até qualquer ponto ao longo do comprimento de um elemento de suporte adjacente 510. O membro de ligação 520 pode ligar elementos de suporte que não são adjacentes. Em uma modalidade, os elementos de suporte 510 dispostos em uma extremidade do inserto 500 podem incluir um membro de ligação 522 que não se liga a um elemento de suporte adjacente. Por exemplo, o elemento de suporte de extremidade da parte frontal do pé 516 e o elemento de suporte de extremidade da parte posterior do pé 518, como mostrado na FIG. 20, pode incluir um membro de ligação 522 que não é ligado em uma extremidade. Como alternativa, o inserto 500 pode não incluir membros de ligação 522 que se estendem a partir de elementos de suporte de extremidade. Em uma modalidade, como mostrado, por exemplo nas FIGs. 20 a 22, o inserto 500 pode incluir 5 (cinco) elementos de suporte ligados 510. Como será discutido detalhadamente abaixo, outras combinações de elementos de suporte 510 e membros de ligação 520 para um inserto podem ser usadas para fornecer a rigidez e/ou amortecimento desejado da entressola 202.
Com referência às FIGs. 23 e 24, em uma modalidade, o inserto 500 pode ser disposto entre a entressola 202 e a placa 300 e pode ser acoplado à entressola 202. Especificamente, em uma modalidade, cada elemento de suporte 510 do inserto 500 pode ser disposto dentro de uma lacuna 210 da entressola 202. Por exemplo, como mostrado na FIG. 23, em uma modalidade de um inserto 500 tendo 5 (cinco) elementos de suporte 510, cada um dos elementos de suporte 510 podem ser dispostos em uma lacuna 210. A superfície de suporte 511 do elemento de suporte 510 é, de preferência, contornada para se encaixar confortavelmente dentro da lacuna 210 ao longo de uma superfície interna 211 da lacuna 210. A superfície de suporte 211 pode cobrir toda ou uma parte da superfície interna 211 da lacuna 210 onde o elemento de suporte 510 é localizado. Por exemplo, em uma modalidade, o elemento de suporte 511 pode se estender a partir da parte inferior 207 da lacuna 210 parcialmente (e.g., metade do caminho) até a parede interna 209 ou até o topo da parede interna 209. Em uma modalidade, o elemento de suporte 510 pode não se estender completamente em direção à lacuna 210 de modo que não entre em contato com a parte inferior 207 da lacuna 210. A superfície de suporte 511 pode cobrir somente uma parte da parede interna 209 entre a parte inferior 207 e o topo da parede interna 209.
Em uma modalidade, a superfície de suporte 511 é curvada de modo que o elemento de suporte 510 tenha, consideravelmente, formato de u. Em outras modalidades, a superfície de suporte 511 pode ser quadrada, ter formato de v, formato de ômega, ou outros formatos para se encaixar dentro da lacuna 210 ou outra parte da entressola 202. Em uma modalidade, o elemento de suporte 510 pode ser fixado dentro da lacuna 210 através de adesivo. Em outras modalidades, o adesivo pode não ser usado e o encaixe confortável do elemento dentro da lacuna pode fixá-lo no lugar.
Em uma modalidade, conforme mostrado na FIG. 23, o inserto 500 pode ser geralmente disposto na região do arco da entressola 202. Em outras modalidades, o inserto 500 pode ser disposto na região da parte frontal do pé, na região do calcanhar, e/ou ao longo do comprimento inteiro da entressola 202. Geralmente, o inserto 500 pode ser posicionado para fornecer a rigidez e/ou amortecimento desejado da entressola 202. O tamanho do elemento de suporte 510 também pode ser adaptado de modo que o elemento de suporte 510 se encaixe dentro da lacuna 210. Em modalidades da presente invenção nas quais a profundidade das lacunas 210 varia ao longo da entressola 202, o tamanho dos elementos de suporte 510 podem, da mesma forma, variar ao longo do inserto 500. Por exemplo, como discutido acima, as lacunas 210 podem ser mais profundas na região do calcanhar da entressola 202, e se tomar mais rasas em direção à região da parte frontal do pé da entressola 202. Consequentemente, os elementos de suporte 510 podem ser maiores na parte posterior do inserto 500 e se tornar menores em direção à parte dianteira do inserto 500. Por exemplo, o elemento de suporte de extremidade da parte frontal do pé 516 pode ser menor do que o elemento de suporte de extremidade da parte posterior do pé 518. O inserto 500 pode ser feito de um material rígido ou flexível para fornecer as propriedades de rigidez desejadas da entressola 202. Em uma modalidade, o inserto 500 compreende TPU. Outros materiais adequados, inclusive, entre outros, elastômeros, elastômeros termoplásticos (TPE), plásticos semelhantes à espuma (p. ex., espuma Pebax® e/ou espuma Hytrel®), plásticos semelhantes a gel, espuma, metal, ou outros materiais adequados e suas combinações.
Em uma modalidade, o inserto 500 pode ser moldado através de injeção como uma peça unitária. Em outras modalidades, os elementos de suporte 510 podem ser moldados separadamente e em seguida unidos. Em algumas modalidades, um elemento de suporte 510 pode ser feito de um material diferente do material de outro elemento de suporte 510. Por exemplo, um primeiro elemento de suporte 510 pode ser feito de um material mais rígido do que um segundo elemento de suporte 510 para fornecer as propriedades de rigidez ou amortecimento desejadas às diferentes áreas da entressola 202. Em uma modalidade, o inserto 500 pode ser co-moldado com a entressola 202. Por exemplo, o inserto 500 pode ser moldado e a entressola 202 pode ser moldada sob o inserto 500, ou o inserto 500 pode ser moldado diretamente sobre a entressola 202. Em uma modalidade, como mostrado, por exemplo, na FIG. 35, os elementos de suporte 510 podem ser formados como parte da entressola 202 para formar uma estrutura unitária e monolítica. Os elementos de suporte 510 podem ser formados em lacunas 212, como mostrado, e/ou em íacunas 210. Em uma modalidade, dois elementos de suporte 510 podem ser formados na última lacuna 212 e um elemento de suporte pode ser formado na próxima lacuna 212. Será apreciado que os elementos de suporte 510 podem ser formados em outras lacunas em várias combinações. Em uma modalidade, a entressola 202 pode ser moldada em torno do inserto 500 de modo que o inserto 500 fique encaixado na entressola. Em uma modalidade, o inserto 500 pode ser integrado à placa 300. A placa 300 pode se estender parcialmente ou completamente em direção ao elemento de suporte 510.
Em uma modalidade, um ou mais elementos de suporte 510 do inserto 500 podem ser estender ao longo de uma parte da largura da entressola 202 para fornecer as propriedades de rigidez desejadas a uma parte da entressola 202. Por exemplo, como mostrado na FIG. 23, os elementos de suporte 510 podem se estender para o interior a partir do lado mediai da entressola 202 ao longo de uma parte da largura da entressola 202. Durante o uso, o elemento de suporte 510 pode fornecer suporte à entressola 202 nesta área e pode limitar a compressão da entressola. Por exemplo, quando a entressola 202 estiver sob carga, o elemento de suporte 510 pode limitar a compressão das paredes 208 em torno da área do elemento de suporte. Como resultado, o inserto 500 pode conferir rigidez adicional ao lado mediai da entressola 202 e pode limitar, por exemplo, a supinação do pé.
Em outras modalidades, os elementos de suporte podem se estender para o interior a partir do lado lateral da entressola 202 ao longo de uma parte da entressola. Desta maneira, o inserto 500 pode conferir rigidez adicional ao lado lateral da entressola 202 e pode, por exemplo, limitar a pronação do pé. Ainda em outras modalidades, o inserto 500 pode se estender consideravelmente ao longo da largura inteira da entressola 202 de modo que possa conferir características de rigidez ou amortecimento desejadas ao longo da largura da entressola. Em algumas modalidades, o inserto 500 pode incluir um ou mais elementos de suporte 510 que se estende somente ao longo de uma parte da largura da entressola 202 e um ou mais elementos de suporte 510 que se estende ao longo da largura inteira da entressola 202. Em uma modalidade, o membro de ligação 520 pode ser consideravelmente plano de modo que não interfira na colocação da placa 300 na entressola 202. Pode ser formado um sulco no topo da entressola 202 para receber o membro de ligação 520 de modo que o membro de ligação 520 seja nivelado com o topo da entressola 202. Como mostrado na FIG. 23, os membros de ligação 520 do inserto 500 podem, coletivamente, formar um formato geralmente curvado a partir do perímetro da entressola 202 através de uma parte interna da entressola 202. Em uma modalidade, os membros de ligação 520 podem ser posicionados para fornecer suporte adicional ao inserto 500.
Em uma modalidade, conforme mostrado na FIG. 24, todo ou parte do inserto 500 pode ser visível a partir do lado do calçado 100. Por exemplo, a extremidade proximal 512 de um ou mais elementos de suporte 510 pode ser visível através de lacunas 210. Em outras modalidades, o inserto 500 pode não ser visível.
Qualquer número de elementos de suporte 510 e membros de ligação 520 para um inserto 500 pode ser usado para fornecer as propriedades de rigidez e amortecimento desejadas da entressola 202. Como mostrado na FIG. 25, em uma modalidade, o inserto 500 pode incluir 2 (dois) elementos de suporte 510. Os elementos de suporte 510 podem ser dimensionados para uso na parte do calcanhar da entressola 202. Em uma modalidade, como mostrado na FIG. 26, o inserto 500 pode incluir 2 (dois) elementos de suporte 510 geralmente dimensionados para uso na região da parte frontal do pé da entressola 202. Em uma modalidade, como mostrado na FIG. 27, o inserto 500 pode incluir um elemento de suporte. Ainda em outras modalidades, o inserto 500 pode compreender um elemento de suporte único 510 sem elementos de ligação 520. Como mostrado nas FIGs. 28 e 29, em uma modalidade, o inserto 500 pode incluir 4 (quatro) elementos de suporte 510 que se estendem consideravelmente ao longo da largura da entressola 202. Os membros de ligação 520 podem ligar elementos de suporte adjacentes 520 no meio do elemento de suporte. Em uma modalidade, o número de elementos de suporte 510 pode ser igual ao número de lacunas 210 na entressola 202.
Em uma modalidade alternativa, o inserto 500 pode ser disposto no lado de baixo da entressola 202. Cada elemento de suporte 510 do inserto 500 pode ser disposto dentro da lacuna 212 da entressola 202. Os elementos de suporte 510 podem ser dimensionados e moldados de forma adequadamente. Em outras modalidades, o inserto 500 pode incluir um ou mais elementos de suporte 510 adaptados para se encaixar confortavelmente no pico 204.
Em uma modalidade preferencial, o inserto 500 pode ser disposto de forma permanente na entressola 202 durante a fabricação do calçado 100. Em outras modalidades, o inserto 500 pode ser removido imediatamente da entressola 202. Por exemplo, em uma modalidade, um elemento de suporte 510 pode ser inserido na lacuna a 210 entre a entressola 202 e a placa 300 a partir da lateral do calçado 100. O elemento de suporte 510 pode incluir uma aba que pode ser puxada para subsequentemente remover o elemento de suporte 510 da lacuna 210. Desta maneira, os inserto 500 ou elementos de suporte 510 podem ser vendidos “fora do horário regular de pregão”, e um usuário pode customizar de forma contínua as propriedades de rigidez ou amortecimento do calçado 100 dependendo dos usos desejados, envelhecimento do calçado ou outras condições de uso.
Em uma modalidade, um ou mais elementos de suporte 510 podem ser elementos sólidos. Por exemplo, como mostrado na FIG. 30, um elemento de suporte 510 pode ser completamente sólido, como mostrado através do elemento de suporte 513, ou pode ser parcialmente sólido, como mostrado através dos elementos de suporte 515 e 517. Os elementos de suporte sólidos podem ser preenchidos com o mesmo material que a superfície de suporte 511 e formados como uma peça unitária, ou podem ser preenchidos com um material diferente, tal como, por exemplo, espuma ou outro material adequado. Em uma modalidade, o elemento de suporte 510 pode ser preenchido com uma parte da placa 300. Os elementos de suporte sólidos podem ser adaptados para fornecer suporte adicional à entressola 202. Em outras modalidades, o elemento de suporte 510 pode ser raso, preenchido por fluido, ou preenchido com ar pressurizado ou ambiente. A descrição anterior das modalidades específicas revelará de maneira completa a natureza geral da invenção que outros podem, através de aplicação de conhecimento dentro da competência da técnica, imediatamente modificar e/ou adaptar para vários pedidos tais como modalidades específicas, sem experimentação indevida e sem fugir do conceito geral da presente invenção. Portanto, tais adaptações e modificações devem estar de acordo com o significado e âmbito dos equivalentes das modalidades divulgados, com base nas instruções e orientações aqui apresentadas. Deve ser entendido que a fraseologia ou terminologia aqui empregada é destinada a fins de descrição e não de limitação, de modo que a terminologia ou fraseologia do presente relatório descrito deve ser interpretada por aqueles versados na técnica considerando as instruções e orientações. A extensão e escopo da presente invenção não devem ser limitados por qualquer das modalidades exemplificativas descritas acima, mas devem ser definidos somente em conformidade com as seguintes reivindicações e seus equivalentes.
REIVINDICAÇÕES

Claims (35)

1. Artigo de calçado, caracterizado pelo fato de que compreende: uma pluralidade de picos separados espaçados, em que pelo menos um par de picos adjacentes define uma cavidade vazia de material entre os picos adjacentes, e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas, em que pelo menos uma calha é adaptada para se encaixar no solo e em que pelo menos um par de calhas adjacentes define uma cavidade vazia de material entre as calhas adjacentes.
2. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de picos separados espaçados se estende ao longo de uma largura da sola de uma lateral para a direção mediai e em que a pluralidade de calhas separadas espaçadas se estende ao longo da largura da sola na lateral para a direção mediai.
3. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de picos separados espaçado se estende ao longo de um comprimento da sola de uma biqueira para a direção do calcanhar e em que a pluralidade de calhas separadas espaçadas se estende ao longo do comprimento da soía em uma biqueira para a direção do calcanhar.
4. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação t, caracterizado pelo fato de que a sola de espuma ondulada é consideravelmente da forma senoidal.
5. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma placa anexa à pluralidade de picos separados espaçados.
6. Artigo de calçado, caracterizado pelo fato de que compreende: uma entressola de espuma ondulada, compreendendo: um primeiro lado; um segundo lado; uma pluralidade de picos separados espaçados se estendendo ao longo de uma largura da entressola entre os primeiro e segundo lado e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas se estendendo ao longo de uma largura da entressola entre os primeiro e segundo lados, e pelo menos um par de picos adjacentes define uma cavidade vazia de material entre os picos adjacentes, a lacuna entre picos adjacentes se estendendo ao longo da largura da entressola com uma extremidade no primeiro lado e uma outra extremidade no segundo lado, e em que pelo menos um par de calhas adjacentes define uma cavidade vazia de material entre as calhas adjacentes, a lacuna entre as calhas adjacentes se estendendo ao longo da largura da entressola com uma extremidade no primeiro lado e uma outra extremidade no segundo lado.
7. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a entressola de espuma ondulada compreende duas peças em que cada peça é compreende: um primeiro lado; um segunda lado; uma pluralidade de picos separados espaçados se estendendo ao longo de uma largura da peça entre os primeiro e segundo lados da peça, e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas se estendendo ao longo de uma largura da peça entre os primeiro e segundo lados da peça.
8. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que as duas peças da sola compreendem uma peça lateral e uma peça mediai.
9. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma calha é adaptada para se encaixar no solo.
10. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a entressola de espuma ondulada é consideravelmente da forma senoidal.
11. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a pluralidade dos picos espaçados estão consideravelmente na forma de "V".
12. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a pluralidade dos picos separados espaçados estão con sid era ve I me nte na forma de ômega,
13. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a pluralidade dos picos espaçados tem uma altura maior nos primeiro e segundo lados da sola do que em uma área entre os primeiro e segundo lados.
14. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma placa anexa à pluralidade dos picos separados espaçados, em que a placa está disposta em cada uma das pluralidades de picos separados espaçados na área entre os primeiro e segundo lados.
15. Artigo de calçado, caracterizado pelo fato de que compreende: uma sola ondulada, compreendendo: um primeiro lado; um segundo lado; uma pluralidade de picos separados espaçados se estendendo ao longo de uma largura da entressola entre os primeiro e segundo lados; e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas se estendendo ao longo de uma largura da entressola entre os primeiro e segundo lados; e uma placa anexa à pluralidade de picos separados espaçados; em que a pluralidade de picos separados espaçados tem uma altura maior nos primeiro e segundo lados da entressola do que em uma área entre os primeiro e segundo lados.
16. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a placa está disposta em cada uma da pluralidade de picos separados espaçados na área entre os primeiro e segundo lados.
17. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a entressola ondulada é consideravelmente da forma senoidal.
18. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma calha é adaptada para se encaixar no solo.
19. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a entressola ondulada compreende duas peças em que cada peça compreende: um primeiro lado; um segundo lado; uma pluralidade de picos separados espaçados se estendendo ao longo de uma largura da peça entre os primeiro e segundo lados da peça; e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas se estendendo ao longo de uma largura da peça entre os primeiro e segundo lados da peça.
20. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pelo fato de que as duas peças da entressola compreendem uma peça lateral e uma peça mediai.
21. Artigo de calçado, caracterizado pelo fato de que compreende: uma parte superior; uma placa conectada à parte superior, e uma sola ondulada tendo uma superfície de topo conectada à placa e uma superfície de fundo, a sola compreendendo uma pluralidade de picos separados espaçados definindo uma pluralidade de lacunas na superfície de topo e uma pluralidade de calhas separadas espaçadas definindo uma pluralidade de lacunas na superfície de fundo.
22. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um elemento de suporte acoplado à sola para proporcionar suporte as mesmas.
23. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte é disposto em uma lacuna na superfície de topo da sola.
24. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte é disposto em uma lacuna na superfície de fundo da sola.
25. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma pluralidade de elementos de suporte para proporcionar suporte à sola, em que cada elemento de suporte é disposto em uma lacuna na superfície de topo da sola.
26. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de elementos de suporte compreende dois elementos de suporte.
27. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de elementos de suporte compreende mais de dois elementos de suporte.
28. Artigo de calçado de acordo com a reivindicação 25, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de elementos de suporte está conectada.
29. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte é disposto em um lado mediai da sola.
30. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte é disposto em um lado da lateral da sola.
31. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte se estende ao longo de apenas uma porção da largura da sola.
32. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte se estende ao longo da largura total da sola.
33. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte está consideravelmente na forma de "U".
34. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte se encaixa perfeitamente na lacuna da superfície de topo da sola.
35. Artigo de calçado, de acordo com a reivindicação 22, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte é anexo à sola com adesivo.
BRPI1013455A 2009-07-21 2010-07-21 artigo de calçado BRPI1013455A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/506,957 US9392843B2 (en) 2009-07-21 2009-07-21 Article of footwear having an undulating sole
US12/748,246 US9015962B2 (en) 2010-03-26 2010-03-26 Article of footwear with support element
US12/832,464 US9433256B2 (en) 2009-07-21 2010-07-08 Article of footwear and methods of making same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1013455A2 true BRPI1013455A2 (pt) 2015-10-20

Family

ID=43066003

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1013455A BRPI1013455A2 (pt) 2009-07-21 2010-07-21 artigo de calçado

Country Status (3)

Country Link
EP (4) EP3912509A3 (pt)
CN (1) CN101961158B (pt)
BR (1) BRPI1013455A2 (pt)

Families Citing this family (61)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD649753S1 (en) 2009-08-18 2011-12-06 Reebok International Ltd. Portion of a shoe sole
USD668028S1 (en) 2009-10-23 2012-10-02 Reebok International Limited Shoe
USD649754S1 (en) 2010-01-12 2011-12-06 Reebok International Ltd. Portion of a shoe sole
USD652201S1 (en) 2010-05-27 2012-01-17 Reebok International Ltd. Portion of a shoe
US9125453B2 (en) * 2010-05-28 2015-09-08 K-Swiss Inc. Shoe outsole having tubes
US8661717B2 (en) 2010-08-20 2014-03-04 Nike, Inc. Article of footwear with slots and method of making
US8732986B2 (en) 2010-08-20 2014-05-27 Nike, Inc. Sole structure comprising a fluid filled member with slots
US8689467B2 (en) 2010-08-20 2014-04-08 Nike, Inc. Sole structure with visual effects
USD659958S1 (en) 2010-09-24 2012-05-22 Reebok International Limited Portion of a shoe
US8707587B2 (en) * 2010-12-29 2014-04-29 Reebok International Limited Sole and article of footwear
USD674996S1 (en) 2011-05-16 2013-01-29 Reebok International Limited Portion of a shoe
US8931187B2 (en) * 2011-08-25 2015-01-13 Tbl Licensing Llc Wave technology
CN102273769B (zh) * 2011-09-01 2014-02-26 吴荣照 运动鞋及其大底
USD713134S1 (en) 2012-01-25 2014-09-16 Reebok International Limited Shoe sole
USD722426S1 (en) 2012-03-23 2015-02-17 Reebok International Limited Shoe
US9913510B2 (en) 2012-03-23 2018-03-13 Reebok International Limited Articles of footwear
US9629415B2 (en) * 2012-07-24 2017-04-25 Nike, Inc. Sole structure for an article of footwear
CN103054269A (zh) * 2013-01-15 2013-04-24 茂泰(福建)鞋材有限公司 防水透气易弯折鞋底以及具有该鞋底的鞋
USD732810S1 (en) 2013-08-08 2015-06-30 Tbl Licensing Llc Footwear outsole
US9713362B2 (en) 2013-09-12 2017-07-25 Nike, Inc. Article of footwear with upper having member with support arm
US10463106B2 (en) * 2014-02-13 2019-11-05 Nike, Inc. Sole assembly with textile shell and method of manufacturing same
US9854871B2 (en) 2015-01-29 2018-01-02 Nike, Inc. Sole structures that include portions with different herringbone traction pattern arrangements
US10219580B2 (en) 2015-01-29 2019-03-05 Nike, Inc. Lace engaging structures and other features for articles of footwear and other foot-receiving devices
CN107580464B (zh) 2015-05-26 2021-03-09 耐克创新有限合伙公司 提供动态变换特性的足部支撑构件
CN105394878B (zh) * 2015-12-29 2017-08-15 贵人鸟股份有限公司 用于鞋底的回弹助力装置
CN105394877B (zh) * 2015-12-29 2017-08-15 贵人鸟股份有限公司 缓震回弹防溅鞋底
CN105394880B (zh) * 2015-12-29 2017-08-25 贵人鸟股份有限公司 用于鞋底跟部的回弹防侧滑装置
CN105394879B (zh) * 2015-12-29 2017-08-25 贵人鸟股份有限公司 用于鞋底的回弹防侧滑装置
CN105433510B (zh) * 2015-12-29 2017-09-29 贵人鸟股份有限公司 用于鞋底跟部的回弹助力装置
US10568382B2 (en) 2016-10-26 2020-02-25 Nike, Inc. Upper component for an article of footwear
US10602802B2 (en) 2016-10-26 2020-03-31 Nike, Inc. Hinged footwear sole structure for foot entry and method of manufacturing
CN114521716A (zh) 2016-10-26 2022-05-24 耐克创新有限合伙公司 鞋类跟部弹簧装置
US11304479B2 (en) 2017-02-28 2022-04-19 Nike, Inc. Footwear with laceless fastening system
US10758010B2 (en) 2017-04-17 2020-09-01 Nike, Inc. Increased access footwear
CN110662444B (zh) * 2017-05-23 2021-11-23 耐克创新有限合伙公司 具有波状鞋底板的用于鞋类物品的鞋底结构
CN113508957A (zh) 2017-05-23 2021-10-19 耐克创新有限合伙公司 具有接合鞋带的拉链系统的鞋类鞋面
US11172727B2 (en) 2017-05-23 2021-11-16 Nike, Inc. Rear access article of footwear with movable heel portion
US10159310B2 (en) 2017-05-25 2018-12-25 Nike, Inc. Rear closing upper for an article of footwear with front zipper to rear cord connection
CN107361454B (zh) * 2017-09-19 2019-03-26 泉州寰球鞋服有限公司 儿童伸缩鞋
JP6708595B2 (ja) * 2017-09-19 2020-06-10 美津濃株式会社 スポーツシューズのソール構造体
CN107951123B (zh) * 2017-11-17 2020-12-08 东莞市迪宝鞋业有限公司 一种缓冲减压按摩底
US10827803B2 (en) 2018-04-13 2020-11-10 Nike, Inc. Footwear fastening system
USD853707S1 (en) 2018-06-14 2019-07-16 Nike, Inc. Shoe
USD840663S1 (en) 2018-06-14 2019-02-19 Nike, Inc. Shoe
USD854303S1 (en) 2018-06-14 2019-07-23 Nike, Inc. Shoe
USD905411S1 (en) 2018-08-01 2020-12-22 Tbl Licensing Llc Footwear outsole
USD905408S1 (en) 2018-08-01 2020-12-22 Tbl Licensing Llc Footwear outsole
USD912954S1 (en) 2018-08-01 2021-03-16 Tbl Licensing Llc Footwear
USD905406S1 (en) 2018-08-01 2020-12-22 Tbl Licensing Llc Footwear outsole
USD895949S1 (en) 2018-12-07 2020-09-15 Reebok International Limited Shoe
CN113194775B (zh) 2018-12-28 2023-08-29 耐克创新有限合伙公司 具有定位栓的鞋类元件和制造鞋类物品的方法
DE202019006048U1 (de) 2018-12-28 2024-05-02 Nike Innovate C.V. Fußbekleidung mit vertikal verlängerter Fersenkappe
EP3902428A1 (en) 2018-12-28 2021-11-03 NIKE Innovate C.V. Footwear with jointed sole structure for ease of access
CN113301824B (zh) 2019-02-13 2023-06-27 耐克创新有限合伙公司 鞋类脚跟支撑装置
USD895951S1 (en) 2019-03-07 2020-09-15 Reebok International Limited Sole
USD903254S1 (en) 2019-05-13 2020-12-01 Reebok International Limited Sole
US11707113B2 (en) 2019-10-18 2023-07-25 Nike, Inc. Easy-access article of footwear with cord lock
CN111011988A (zh) * 2019-11-22 2020-04-17 福建起步儿童用品有限公司 一种食品级儿童鞋底及其制备工艺
US11589653B2 (en) 2019-11-25 2023-02-28 Nike, Inc. Tension-retaining system for a wearable article
US11910867B2 (en) 2022-03-28 2024-02-27 Nike, Inc. Article of footwear with heel entry device
WO2024110452A1 (en) * 2022-11-24 2024-05-30 On Clouds Gmbh Midsole unit

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2553616A (en) * 1946-12-26 1951-05-22 George V Walls Rubber shoe sole
US2580840A (en) * 1948-10-19 1952-01-01 Rogndal Rikard Lightweight, flexible, resilient, and nonskid sole for footwear
US2627676A (en) * 1949-12-10 1953-02-10 Hack Shoe Company Corrugated sole and heel tread for shoes
US2710461A (en) * 1952-07-14 1955-06-14 Hack Shoe Company Resilient shoe soles
DE1145961B (de) * 1959-02-13 1963-03-21 Dr Med Klaus Maertens Profilsohle aus weichelastischem Kunststoff oder Gummi
DE2816619A1 (de) * 1978-04-17 1979-10-25 Asics Corp Sohle fuer sportschuhe
US6305100B1 (en) * 1995-06-07 2001-10-23 Eugene Komarnycky Shoe ventilation
US6314664B1 (en) * 1997-04-18 2001-11-13 Mizuno Corporation Athletic shoe midsole design and construction
US6189239B1 (en) * 1997-10-31 2001-02-20 D. Gasparovic Articulated footwear having a flexure member
JP3238132B2 (ja) * 1998-10-02 2001-12-10 美津濃株式会社 スポーツ用シューズのミッドソール構造
JP3979765B2 (ja) * 2000-05-15 2007-09-19 株式会社アシックス 靴底の緩衝装置
US6892479B2 (en) * 2002-06-26 2005-05-17 Nike, Inc. Article of cleated footwear having medial and lateral sides with differing properties
US6826852B2 (en) * 2002-12-11 2004-12-07 Nike, Inc. Lightweight sole structure for an article of footwear
US7162815B2 (en) * 2004-03-31 2007-01-16 Mizuno Corporation Midsole structure for an athletic shoe
US7334349B2 (en) * 2004-08-24 2008-02-26 Nike, Inc. Midsole element for an article of footwear
JP4153002B2 (ja) * 2006-08-30 2008-09-17 美津濃株式会社 シューズのソール組立体の中足部構造
US8365445B2 (en) * 2007-05-22 2013-02-05 K-Swiss, Inc. Shoe outsole having semicircular protrusions
USD570078S1 (en) * 2007-06-27 2008-06-03 Oakley, Inc. Footwear sole

Also Published As

Publication number Publication date
EP2277402A3 (en) 2015-03-11
CN101961158B (zh) 2017-04-12
EP3912509A2 (en) 2021-11-24
EP3146862A2 (en) 2017-03-29
EP3146862B1 (en) 2019-09-18
EP3912509A3 (en) 2022-01-26
EP3146862A3 (en) 2017-07-05
EP3603437A1 (en) 2020-02-05
EP3603437B1 (en) 2021-07-14
EP2277402B1 (en) 2016-10-19
CN101961158A (zh) 2011-02-02
EP2277402A2 (en) 2011-01-26
EP3146862B8 (en) 2019-10-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1013455A2 (pt) artigo de calçado
US9433256B2 (en) Article of footwear and methods of making same
US9392843B2 (en) Article of footwear having an undulating sole
US9015962B2 (en) Article of footwear with support element
US9402441B2 (en) Sole and article of footwear
US9826796B2 (en) Sole with projections and article of footwear
US9510647B1 (en) High heel shoe
US20120272546A1 (en) Healthy insole
US9781973B2 (en) High heel shoe
PL193739B1 (pl) Urządzenie do aktywnego chodu tocznego
US20230027972A1 (en) Orthopedic insole
US20140237852A1 (en) Sole assembly and footwear comprising a sole assembly
US20210127784A1 (en) Rail cushion tracts
CN209610021U (zh) 一种多硬度鞋底胚及鞋底
KR100715647B1 (ko) 사용자 맞춤 깔창 제조용 키트와 이를 이용한 맞춤 깔창의제조 방법
CN108813804A (zh) 一种多硬度鞋底胚及鞋底
KR101269569B1 (ko) 신발 바닥용 공기 블럭을 구비한 신발
WO2024050079A1 (en) Orthopedic walker
TW201315402A (zh) 鞋墊之製造方法及其結構
KR20130005940U (ko) 신발 깔창

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements