BRPI1010935B1 - Método para produzir uma lente de óculos sem aro, e, dispositivo para construção de uma lente de óculos sem aro - Google Patents

Método para produzir uma lente de óculos sem aro, e, dispositivo para construção de uma lente de óculos sem aro Download PDF

Info

Publication number
BRPI1010935B1
BRPI1010935B1 BRPI1010935-8A BRPI1010935A BRPI1010935B1 BR PI1010935 B1 BRPI1010935 B1 BR PI1010935B1 BR PI1010935 A BRPI1010935 A BR PI1010935A BR PI1010935 B1 BRPI1010935 B1 BR PI1010935B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lens
borehole
abrasive
wire
polishing
Prior art date
Application number
BRPI1010935-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Paresh Kithloo
Russell F. Weymouth Jr.
Original Assignee
Gentex Optics, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gentex Optics, Inc. filed Critical Gentex Optics, Inc.
Publication of BRPI1010935A2 publication Critical patent/BRPI1010935A2/pt
Publication of BRPI1010935B1 publication Critical patent/BRPI1010935B1/pt
Publication of BRPI1010935B8 publication Critical patent/BRPI1010935B8/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02CSPECTACLES; SUNGLASSES OR GOGGLES INSOFAR AS THEY HAVE THE SAME FEATURES AS SPECTACLES; CONTACT LENSES
    • G02C1/00Assemblies of lenses with bridges or browbars
    • G02C1/02Bridge or browbar secured to lenses without the use of rims
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B24GRINDING; POLISHING
    • B24BMACHINES, DEVICES, OR PROCESSES FOR GRINDING OR POLISHING; DRESSING OR CONDITIONING OF ABRADING SURFACES; FEEDING OF GRINDING, POLISHING, OR LAPPING AGENTS
    • B24B5/00Machines or devices designed for grinding surfaces of revolution on work, including those which also grind adjacent plane surfaces; Accessories therefor
    • B24B5/36Single-purpose machines or devices
    • B24B5/48Single-purpose machines or devices for grinding walls of very fine holes, e.g. in drawing-dies
    • B24B5/485Single-purpose machines or devices for grinding walls of very fine holes, e.g. in drawing-dies using grinding wires or ropes

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Optics & Photonics (AREA)
  • Grinding And Polishing Of Tertiary Curved Surfaces And Surfaces With Complex Shapes (AREA)
  • Polishing Bodies And Polishing Tools (AREA)

Abstract

método para produzir uma lente de óculos sem aro, dispositivo para uso no polimento de uma superfície interna de um furo de sondagem, e, ferramenta abrasiva. são descritos um método e aparelho para melhorar o desempenho de lentes de óculos sem aro. um fio abrasivo é provido para polir furos de sondagem que são feitos nas lentes. o fio abrasivo inclui um substrato do fio com partículas abrasivas embutidas ao longo de seu comprimento. o fio e partículas são dimensionados para passar através do furo de sondagem e permitir espaço para realizar uma operação de polimento macio. pelo polimento de microtrincas formadas durante a perfuração, a propagação que leva à falha da lente que surge do uso dos óculos pode ser reduzida.

Description

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO 1. Campo da Invenção
[0001] Os presentes princípios dizem respeito a um método e aparelho para polir a superfície interna de um furo de sondagem em uma lente de óculos sem aro.
2, Tecnologia Anterior
[0002] Uma tendência popular que tem surgido nos últimos anos com relação a óculos de grau tem sido a prevalescência de óculos sem aro. O recurso distintivo de óculos sem aro é que suportes para os óculos, mais notadamente as hastes e a ponte do nariz, são diretamente anexadas nas lentes dos óculos por meio de um parafuso, pino de montagem ou similares sem utilização de uma armação da lente. Um problema comum associado com óculos sem aro é a incidência de trincamento e fissuramento nas lentes ou revestimento por causa de forças aplicadas pelos parafusos ou pinos de montagem que anexam os suportes na lente. Com o tempo, em decorrência do uso prolongado, as trincas podem alastrar-se até a borda externa da lente, não somente criando uma aparência não atrativa, mas também exigindo troca por causa da falta de integridade estrutural.
[0003] Uma abordagem para reduzir a incidência de falhas por trincamento associadas com óculos sem aro é empregar lentes compostos de materiais com uma maior resistência a tais falhas. Vide, por exemplo, Yang, et al., patente U.S. 7.135.545. Entretanto, existe uma necessidade de um método simples e econômico para reduzir a prevalescência de trincamento e fissuramento em óculos sem aro que pode ser aplicado a todos materiais de lente, incluindo aqueles que já são conhecidos e normalmente usados.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0004] É um objetivo da presente invenção prover um método e aparelho simples para melhorar o desempenho de lentes de óculos sem aro.
[0005] É um outro objetivo da presente invenção minimizar os efeitos deletérios de microtrincas que surgem durante perfuração de um furo de sondagem em lentes.
[0006] É um objetivo adicional da presente invenção minimizar os efeitos deletérios de fissuras que surgem durante a perfuração de fliros de sondagem em lentes.
[0007] É um outro objetivo da presente invenção polir furos de sondagem que são formados em lentes de policarbonato.
[0008] Esses e outros objetivos relacionados são alcançados de acordo com uma modalidade da invenção por um método para produzir uma lente de óculos sem aro com uma resistência a trincamento induzido por tensão primeiramente provendo uma lente termoplástica de grau óptico. Um furo de sondagem é feito na lente. A superfície do furo de sondagem é submetida a polimento macio com um fio abrasivo. O fio abrasivo inclui um substrato do fio e partículas abrasivas embutidas no substrato do fio. A etapa de polimento macio deixa a textura superficial com um maior grau de consistência e resiliência a tensão de torque aplicada na superfície do furo de sondagem, reduzindo assim a incidência e propagação de trincas na lente.
[0009] Os objetivos são adicionalmente alcançados de acordo com uma outra modalidade da invenção, que provê um fio abrasivo para uso no polimento de uma superfície interna de um furo de sondagem em uma lente termoplástica de grau óptico, incluindo uma periferia elíptica com borda contornada, que é empregada na construção de óculos sem aro. O furo de sondagem e uma periferia mais próxima da lente definem uma base com um comprimento que é no máximo 20 % do comprimento da lente máximo da lente. O fio abrasivo inclui um substrato do fio e partículas abrasivas embutidas no substrato do fio adaptadas para realizar polimento macio da superfície do furo de sondagem em uma lente termoplástica. As partículas abrasivas têm uma dureza que é maior que a dureza do material da lente.
[00010] Os objetivos são adicionalmente alcançados de acordo com uma outra modalidade da invenção que provê uma ferramenta abrasiva em combinação com uma peça de trabalho empregada para produzir uma lente de óculos sem aro com uma resistência ao trincamento induzido por tensão. A peça-de-trabalho é uma lente termoplástica de plástico grau óptico incluindo um furo de sondagem. O fio abrasivo tem uma configuração linear que é dimensionada para permitir que o fio abrasivo seja puxado através do furo de sondagem em uma direção axial e permitir polimento macio de uma seção linear do furo de sondagem. O fio abrasivo inclui um substrato do fio e partículas abrasivas embutidas no substrato do fio.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
[00011] As vantagens, natureza e vários recursos adicionais da invenção ficarão mais aparentes mediante consideração das modalidades ilustrativas a ser descritas a seguir com detalhes com relação aos desenhos anexos. Nos desenhos, em que números de referência iguais denotam componentes similares em todas as vistas:
[00012] A figura 1 é uma vista plana de topo de um furo de sondagem em uma lente de óculos sem aro incluindo uma seção suscetível a microtrincas e fissuras em decorrência da perfuração do furo de sondagem.
[00013] A figura 2 é uma vista seccional transversal em perspectiva do furo de sondagem ilustrando trincas, protuberâncias, reentrâncias e partículas soltas com uma indicação da direção de propagação de trincas e fissuras através da lente ou revestimento.
[00014] A figura 3 é um outro exemplo de microtrincas e fissuras induzidas por perfuração em tomo de um furo de sondagem em uma lente.
[00015] A figura 4 representa uma implementação de um fio abrasivo empregado na superfície interna de um furo de sondagem para reduzir a incidência e propagação de trincas através de uma lente de óculos sem aro.
[00016] A figura 5 provê um exemplo de um método para construir óculos sem aro com uma maior resiliência a propagação de trinca induzida por tensão de acordo com os presentes princípios.
[00017] As figuras 6A e 6B são micrografias mostrando um furo de sondagem em uma lente, com a figura 6A mostrando o furo de sondagem antes do polimento e a figura 6B mostrando o furo de sondagem depois do polimento.
[00018] As figuras 7A e 7B são micrografias mostrando um furo de sondagem em uma lente feita de um material diferente, com a figura 7A mostrando o furo de sondagem antes do polimento e a figura 7B mostrando o furo de sondagem depois do polimento.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE MODALIDADES PREFERIDAS
[00019] Os presentes princípios são voltados para um método e aparelho para polir a superfície de furos de sondagem em lentes de óculos sem aro para reduzir a incidência de trincas e fissuras. As falhas de trincamento associadas com óculos sem aro são geralmente exacerbadas e proliferadas em virtude de protuberâncias grosseiras e partículas soltas na superfície interna dos furos de sondagem nos quais parafusos ou pinos de montagem são inseridos. Um aspecto dos presentes princípios inclui realizar polimento macio na superfície interna de furos de sondagem da lente de óculos sem aro com um fio abrasivo, fibras ou arame para remover imperfeições grosseiras e prover uma superfície mais lisa com um maior grau de consistência e resiliência a tensão de torque, reduzindo assim a iniciação e espalhamento de trincas na lente ou revestimento.
[00020] As figuras 1 e 2 ilustram uma lente de óculos sem aro típica 100, com uma borda externa 102. A borda externa 102 é formada contornando a borda da periferia da lente para criar uma forma elíptica, como é conhecido na técnica. Um furo de sondagem 104 é feito na lente em uma posição apropriada para prover um soquete para inserção de um pino de montagem ou de um parafuso (não mostrado), que é empregado para anexar uma haste ou ponte do nariz na lente. A perfuração do furo de sondagem inevitavelmente leva a um certo grau de danos na lente, incluindo a formação de microtrincas 202. Um exemplo de microtrincas em uma lente de óculos sem aro resultante da realização de um furo de sondagem está representado na figura 3. Adicionalmente, a superfície interna do furo de sondagem feito 110 também normalmente contém agrupamentos residuais de material solto, protuberâncias grosseiras e reentrâncias 202.
[00021] Mediante inserção de um pino de montagem ou parafuso, as protuberâncias e material solto 102 agem como pontos de tração na superfície do pino ou parafuso. Pelo uso normal das lentes de óculos, o pino de montagem ou parafuso exerce torque e outras forças na superfície interna 110, que são particularmente concentradas nas protuberâncias e material solto 202. A tensão de torque focalizada nas protuberâncias 202 é geralmente uma causa principal de propagação de microtrincas e fissuras através de uma área 108 em tomo do furo de sondagem na lente. Com o tempo, em decorrência de flexão e movimento dos suportes dos óculos, tal como uma haste ou uma ponte do nariz, microtrincas se alargam e espalham-se do furo de sondagem através da lente. As trincas podem propagar radialmente, 204, em direção à borda externa da lente 102 em uma base 112, e podem também estender-se na lente 100 intemamente na direção marcada por 208. Além do mais, as trincas e fissuras podem desenvolver na direção marcada por 206 através do revestimento da lente externo 106.
[00022] Para reduzir a incidência e propagação de microtrincas e falhas através da lente, um aspecto dos presentes princípios inclui realizar polimento macio da superfície do furo de sondagem para remover protuberâncias grosseiras e material solto. O polimento macio provê uma textura superficial com um maior grau de consistência e resiliência a tensão de torque aplicada por um pino de montagem ou parafuso, já que a prevalescência de pontos de tração na superfície do furo de sondagem é reduzida. Uma implementação do fio abrasivo empregado de acordo com os presentes princípios está ilustrada na figura 4, representando um substrato de fio flexível 302, incluindo partículas abrasivas 304 embutidas ou aderidas na sua superfície.
[00023] Referências a um substrato de "fio" significam um substrato com dimensões tipo um fio, arame, filamento, fibra ou penugem. Compostos adequados serão fortes e flexíveis, como náilon ou blendas de náilon, por exemplo, blendas de diferentes tipos de náilon ou fibras náilon/PBT. PBT significa poli(tereftalato de butileno). Com base na aplicação (limpeza, polimento, etc.), a seção transversal das fibras pode ser redonda, plana, oca e mesmo em forma de estrela, por exemplo. A forma seccional transversal pode ser alterada para variar a área superficial da fibra e até um certo limite o carregamento de granalhas. Para conferir resistência física, a fibra extrudada é normalmente estirada pelo menos 2 ou 3 vezes seu comprimento. Em teste prático, as fibras foram estiradas de acordo com uma razão de 1:6. Além do mais, as fibras são encrespadas em uma estrutura ondulada para melhorar sua eficiência. Diversas fibras menores podem opcionalmente ser agrupadas em um feixe para uma operação de limpeza e polimento.
[00024] Em uma modalidade preferida, o material do substrato é náilon ou blenda de náilon. Náilon é uma opção comercialmente disponível por causa tanto da economia quanto da composição química. Náilon é normalmente uma resina de comodidade com economia bem estabelecida de escala e amplas janelas de processamento. Também, náilon pode ser processado em fibras por um processo de estiramento que provê resistência à medida que as cadeias de polímero são alinhadas durante o estiramento. A título de exemplo não limitante, fibras poderiam ser feitas de náilon 6, 6/6, 6/10, 6/12 e suas combinações. Náilon 6 e 6/6 estão na extremidade inferior da faixa de preços e, portanto, representam a escolha mais econômica. Náilon 6/10 e 6/12 são ligeiramente mais caros, mas são boas escolhas, se for desejada baixa absorção de água. Essencialmente, a economia, as propriedades de resistência desejadas e a facilidade de processamento ditarão a escolha de materiais. Como anteriormente mencionado, náilon e blendas de náilon podem ser facilmente extrudadas em uma variedade de formas seccionais transversais. Náilon pode ser facilmente estirado para melhorar as características de resistência. Náilon pode ser facilmente encrespado. Se as fibras tiverem que ser usadas em ambientes de alta temperatura, o material pode oxidar prematuramente e ficar frágil. Para tais aplicações, as propriedades de material do náilon podem ser melhoradas pela adição de um pacote de estabilização térmica que reduz os efeitos de degradação térmica.
[00025] As partículas abrasivas compreendem um material granulado que será combinado com o substrato para formar um filamento abrasivo. Em geral, material granulado que tem uma dureza maior que a do material da lente ótica será adequado. Mais particularmente, o material granulado deve possuir uma dureza maior que a do revestimento duro óptico. Para revestimentos duros ópticos com uma dureza Mohs de 4-5, um material granulado apropriado teria uma dureza Mohs maior que 7. Em uma modalidade, o material granulado tem uma dureza Mohs na faixa de cerca de 7,5 a cerca de 9,5. Materiais exemplares incluem carboneto de silício (SiC), óxido de alumínio (AI2O3), pó de diamante industrial, pó de diamante natural, e suas combinações. Em uma modalidade preferida, 0 material granulado é óxido de alumínio ou carboneto de silício. Óxido de alumínio tem uma densidade de 4, dureza Mohs de 8,8 a 9,0 e é caracterizado como muito duro. Carboneto de silício tem uma densidade de 3,2, dureza Mohs de 9,5 e é caracterizado como excepcionalmente duro e cortante. Diamante tem uma dureza Mohs de 10.
[00026] O tamanho da granulação pode variar de menos de 10 ou acima de 1.000. Tamanho de granulação é definido como 0 tamanho nominal de partículas abrasivas correspondente ao número de aberturas por polegada em uma tela através da qual as partículas podem passar de forma exata. Na extremidade inferior, o tamanho da granulação menor que 120 pode ser usado para remoção física de material de lente ou de revestimento. Na porção intermediária da faixa, tamanho de granulação entre cerca de 180 e cerca de 240 pode ser usado para limpeza abrasiva leve. Em teste prático, o tamanho de granulação na faixa de 320 a 500 foi efetivo para polimento de furos de sondagem pela suavização de áreas grosseiras que são criadas durante uma operação de perfuração de lente típica. Com uma porcentagem em peso de granulação para o filamento abrasivo total, a granulação pode estar presente em uma quantidade de cerca de 20 % a cerca de 35 %. Em teste prático, a granulação esteve presente em uma faixa entre cerca de 26 a cerca de 30 %.
[00027] Um método 500 de produzir uma lente de óculos sem aro com uma resistência a trincamento induzido por tensão utilizando um fio abrasivo de acordo com um aspecto dos presentes princípios está ilustrado na figura 5. O método começa provendo uma peça-em-bruto de lente de grau óptico, 502, que é em geral modelada circularmente e composta de um material termoplástico. Adicionalmente, a peça-em-bruto de lente pode ser de um de dois tipos, que são referidos aqui, com os presentes propósitos, tanto como "semiacabado" quanto "acabado". Uma peça-em-bruto de lente semiacabada é uma lente com apenas uma superfície que é acabada em uma curva específica. Para construir uma lente de óculos, a peça-em-bruto de lente semiacabada tem que ser usinada 504 para formar uma segunda superfície curva específica e espessura de acordo com o grau particular, prescrição (Rx) ou outro recurso óptico desejado para a lente de óculos. Ao contrário, uma peça-em-bruto de lente "acabada" é pré-configurada para ter uma espessura ou grau particular, ou Rx, com duas superfícies curvas acabadas. Uma peça-em-bruto de lente acabada não precisa ser usinada para formar uma segunda superfície curva.
[00028] Depois da usinagem da peça-em-bruto de lente, se necessário, a lente tem então as bordas contornadas 506, de acordo com processos conhecidos na tecnologia para formar uma periferia externa elíptica 102, consistente com a forma desejada da lente final. Mediante formação do contorno das bordas da lente, furos de sondagem são feitos 508 em posições que são adequadas para montagem da haste ou pontes do nariz. Em lentes de óculos sem aro, os furos de sondagem são normalmente feitos perto da borda externa 102 para fomiar uma base curta 112 entre um furo de sondagem e a borda externa 102.
[00029] Os furos de sondagem então sofrem polimento macio 510 inserindo um fio abrasivo na abertura do furo de sondagem e esfregando o fio ao longo da superfície do furo de sondagem para remover todo material solto residual e remover qualquer protuberância grosseira. Depois de prover uma superfície interna do furo de sondagem mais suave empregando o fio abrasivo, um parafuso ou pino de montagem é inserido no furo de sondagem 512. Para completar a construção dos óculos sem aro 514, suportes para os óculos sem aro, tais como haste e ponte do nariz, são anexados a um par de lentes processado de acordo com o método supracitado por meio de parafusos e pinos de montagem nos furos de sondagem da lente.
[00030] As figuras 6A e 6B são micrografias comparativas mostrando um furo de sondagem em uma lente antes e depois do polimento. Mais especificamente, as ilustrações são seções transversais em microton 25X através de furos de sondagem em lentes acabadas feitas de resina Teijlin L 1250 ZT. A figura 6A mostra um furo de sondagem sem polimento. A figura 6B mostra o furo de sondagem depois do polimento. O polimento incluiu escareamento com cinco fibras onduladas abrasivas em feixe por 10 cursos, com Gray 400, Abralon SIC 0,18, Cr 5, C/M 500 granalhas W/C 333.
[00031] As figuras 7A e 7B são micrografias comparativas adicionais mostrando um furo de sondagem em uma lente antes e depois do polimento. Mais especificamente, as ilustrações são seções transversais em microton 25X através de uma placa de policarbonato de 0,195 polegada (5 mm) de espessura feita de resina SABIC 7220. A figura 6A mostra um furo de sondagem sem polimento. A figura 6B mostra um furo de sondagem depois do polimento. O polimento incluiu escareamento com cinco fibras onduladas abrasiva em feixe por 25 cursos com fibras onduladas de granulação 320 de 0,02 polegada (0,056cm) de diâmetro.
[00032] Fibras planas ou onduladas podem ser selecionadas que têm um diâmetro na faixa de cerca de 15 % a 95 % do diâmetro do furo de sondagem. Fibras podem ser usadas individualmente para limpeza ou polimento. Para melhorar a eficiência, diversas fibras podem ser usadas juntas, por exemplo, entre 2 e 7 fibras podem ser agrupadas em um feixe. Fibras em feixe aumentam a área superficial abrasiva de forma que toda a superfície do furo de sondagem possa entrar em contato com cada curso de polimento. Dentro de um feixe, as fibras individuais têm um diâmetro na faixa de cerca de 15 % a 25 % do diâmetro do furo de sondagem. Quando forçada através do furo de sondagem, ou contra a parede do furo de sondagem, fibras onduladas têm a capacidade de comprimir umas contras as outras, nivelando a onda, provendo assim um efeito de "polimento macio".
[00033] A perfuração de um termoplástico amorfo tal como policarbonato induz tensões superficiais. Diferente da operação de corte, perfuração em um polímero envolve levar o polímero para seu ponto de falha pelo cisalhamento das peças do volume de material. O cisalhamento cria tensão no volume de material remanescente adjacente. Durante uso, essas tensões residuais são compostas por forças de flexão e compressão que age no local da perfuração pela armação. A morfologia da superfície grosseira age como um ponto de propagação de microtrincas que resulta de pontos de concentração de tensão. O processo de polimento atinge dois objetivos. Primeiro, reduz a tensão superficial no policarbonato, removendo fisicamente a camada tensionada, que reduz o valor da tensão geral. Segundo, o polimento da superfície altera a morfologia de grosseira (com microtrincas na camada superior) para uma suave, onde os "canais de propagação" foram bastante eliminados. Por analogia, um entalhe age como o ponto de precipitação para falha no teste entalhado. Na ausência do entalhe, a amostra pode não falhar/quebrar, mas apenas deformar. A combinação de remoção da camada tensionada e remoção dos canais de propagação melhora o desempenho geral dos furos de sondagem feitos no policarbonato para uso em óculos sem aro.
[00034] Tendo sido descritas implementações preferidas para fabricação e tratamento de lentes, materiais aqui usados e métodos para processar os mesmos (que devem ser ilustrativos, e não limitantes), deve-se notar que modificações e variações podem ser feitas pelos versados na técnica sob a luz dos preceitos apresentados. Portanto, deve-se entender que mudanças podem ser feitas nas implementações particulares reveladas que estão dentro do escopo e espírito dos presentes princípios apresentados pelas reivindicações anexas. Tendo assim descrito os presentes princípios com detalhes e particularidade exigidos pelas leis de patente, o que é reivindicado e que se deseja proteger pelas cartas de patente está apresentado nas reivindicações anexas.

Claims (14)

1. Método para produzir uma lente de óculos sem aro com uma resistência ao trincamento induzido por tensão, compreendendo: prover uma lente termoplástica de grau óptico; abrir um furo de sondagem na lente; caracterizado pelo fato de que: a dita lente compreende uma lente de policarbonato incluindo uma camada de revestimento, o fiiro de sondagem sendo feito através da lente e da camada de revestimento polindo maciamente uma superfície do furo de sondagem com um fío abrasivo incluindo: um substrato do fío feito de um termoplástico sintético; e partículas abrasivas embutidas no substrato do fio, as partículas abrasivas tendo uma dureza Mohs na faixa de 7,5 a 9,5, e um tamanho de granulação entre 100 e 800, medido pela malha de granulação, por meio de que a etapa de polimento macio remove material solto, pole protuberâncias grosseiras e remove uma porção da camada de tensão induzida pela perfuração na lente de policarbonato.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, antes da etapa de polimento macio, o método compreende adicionalmente a etapa de: selecionar fios abrasivos crimpados com um diâmetro entre 15% e 25% do diâmetro do furo de sondagem; e formar um feixe de 2 a 7 fios abrasivos juntos; em que a etapa de polimento macio inclui realizar polimento macio de um furo de sondagem com um feixe de fios abrasivos.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a etapa de polimento deixa a textura superficial com um maior grau de consistência e resiliência a tensão de torque aplicada na superfície do furo de sondagem, reduzindo assim a incidência e propagação de trincas na lente.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o furo de sondagem e uma periferia mais próxima da lente definem uma base com um comprimento que é no máximo 20% de um comprimento de lente máximo da lente.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente a etapa de instalar um pino de montagem no furo de sondagem, em que a etapa de polimento deixa a textura superficial com um maior grau de consistência e resiliência à tensão de torque aplicada pelo pino de montagem durante uso dos óculos sem aro, reduzindo assim a incidência e propagação de trincas na base.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a superfície do furo de sondagem da etapa de polimento macio inclui pelo menos uma camada de revestimento, e/ou em que a etapa de provisão inclui: acabar as bordas da periferia de uma peça-em-bruto de lente acabada para formar uma lente de óculos, e inclui preferivelmente: usinar uma peça-em-bruto de lente semiacabada para formar uma lente com uma espessura particular e com duas superfícies acabadas nas curvas especificadas; e acabar as bordas da periferia da lente usinada para formar uma lente de óculos, e inclui opcionalmente a etapa de: utilizar a lente com polimento macio para construir óculos sem aro.
7. Dispositivo para construção de uma lente de óculos sem aro, usado no polimento de uma superfície interna de um furo de sondagem perfurado dentro de uma lente termoplástica de grau óptico incluindo uma periferia elíptica com borda acabada, que é empregada na construção de óculos sem aro, em que o furo de sondagem e uma periferia mais próxima da lente definem uma base com um comprimento que é no máximo 20% do comprimento da lente máximo, caracterizado pelo fato de que compreende: um dispositivo de polimento macio compreendendo um substrato do fio e partículas abrasivas com uma dureza maior que a do revestimento da lente embutida no substrato do fio e adaptado para polimento macio de uma superfície do furo de sondagem dentro da lente termoplástica para remover parcialmente uma camada de tensão induzida pela perfuração, as partículas abrasivas tendo uma dureza Mohs na faixa de cerca de 7,5 a cerca de 9,5, e um tamanho de granulação entre cerca de 100 e 800, medida pela malha de granulação.
8. Método, de acordo com a reivindicação 4 ou dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o diâmetro máximo do fio abrasivo é entre 15% e 95% do diâmetro do furo de sondagem.
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que as partículas abrasivas são entre 15% e 95% em peso do dispositivo de polimento macio.
10. Método de acordo com a reivindicação 4 ou o dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que as partículas abrasivas são compostas de um material selecionado do grupo que consiste em óxido de alumínio, carboneto de silício, diamante e combinações destes.
11. Método de acordo com a reivindicação 4 ou dispositivo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o substrato de fio é feito de um termoplástico sintético crimpado com um diâmetro entre 15% e 25% do diâmetro do furo de sondagem, e em que o dispositivo de polimento macio inclui entre 2 e 7 substratos de fio agrupados em feixe, em que o feixe é adaptado para comprimir mediante movimento através do furo de sondagem.
12. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 a 11, caracterizado pelo fato de que é para uso como uma ferramenta abrasiva em combinação com uma lente termoplástica de plástico de grau óptico incluindo um furo de sondagem para produzir uma lente de óculos sem aro com resistência a trincas induzidas por estresse.
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que o furo de sondagem e a periferia mais próxima da lente definem uma base com um comprimento que é no máximo 20% de um comprimento de lente máximo da lente.
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que a lente inclui (i) uma periferia com borda e (ii) pelo menos uma camada de revestimento, a lente em particular é feita de policarbonato com uma dureza Rockwell de cerca de M70, e a camada de revestimento tem uma dureza Mohs entre 4 e 5.
BRPI1010935A 2009-05-20 2010-04-29 método para produzir uma lente de óculos sem aro, e, dispositivo para construção de uma lente de óculos sem aro BRPI1010935B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/469,331 US7726808B1 (en) 2009-05-20 2009-05-20 Rimless spectacle lens bore polishing method and apparatus
US12/469331 2009-05-20
PCT/US2010/032946 WO2010135063A1 (en) 2009-05-20 2010-04-29 Rimless spectacle lens bore polishing method and apparatus

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI1010935A2 BRPI1010935A2 (pt) 2019-04-09
BRPI1010935B1 true BRPI1010935B1 (pt) 2020-10-06
BRPI1010935B8 BRPI1010935B8 (pt) 2020-10-27

Family

ID=42200119

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1010935A BRPI1010935B8 (pt) 2009-05-20 2010-04-29 método para produzir uma lente de óculos sem aro, e, dispositivo para construção de uma lente de óculos sem aro

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7726808B1 (pt)
EP (1) EP2432619B1 (pt)
CN (1) CN102574258B (pt)
BR (1) BRPI1010935B8 (pt)
WO (1) WO2010135063A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2012108866A1 (en) 2011-02-10 2012-08-16 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Process of drilling organic glasses using a thermoplastic film protecting against cracking and crazing
US9120277B2 (en) 2011-02-10 2015-09-01 Essilor International (Compagnie Generale D'optique) Process of drilling organic glasses using a thermoplastic film protecting against cracking and crazing
CN103197435B (zh) * 2013-04-11 2015-04-22 杭州亿超电子商务有限公司 眼镜片的加工方法
US9274253B2 (en) * 2013-05-08 2016-03-01 Essilor International (Compagnie Générale d'Optique) Process of drilling organic glasses
DE102013107447A1 (de) * 2013-07-15 2015-01-15 Zf Lenksysteme Gmbh Schleifwerkzeug zum Nachschleifen eines Gewindes
CN104260278A (zh) * 2014-07-30 2015-01-07 何照云 无框眼镜片的加工模具及加工方法
US20210299587A1 (en) * 2020-03-26 2021-09-30 The Marketing Store Worldwide, Llc Display back projection apparatus, system, and method

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS57156155A (en) * 1981-03-16 1982-09-27 Toshiba Corp Grinding method
JPS59146753A (ja) * 1983-02-10 1984-08-22 Hitachi Ltd 穴のワイヤラツプ方法
JPS6016362A (ja) * 1983-07-06 1985-01-28 Kiyoshi Hajikano 微細孔研磨用装置
DE3429071C2 (de) 1984-08-07 1986-09-18 Simro AG, Meilen Brille mit einer Befestigungsvorrichtung
US5835183A (en) 1992-07-17 1998-11-10 Murai Co., Ltd. Rimless spectacles
CA2133259A1 (en) * 1993-10-29 1995-04-30 Gene O. Lindholm Method for the polishing and finishing of optical lenses
US5684559A (en) * 1996-01-31 1997-11-04 Lin; Haan-Yeou Lens positioning device for spectacles
US6024445A (en) 1998-11-04 2000-02-15 Microvision Optical, Inc. Single point attachment of bridge and temples to eyeglass lenses
US6050685A (en) 1999-08-05 2000-04-18 Lin; Haan-Yeou Eyeglasses without a frame
US6199981B1 (en) 2000-01-27 2001-03-13 David Yinkai Chao Method for securing spectacle members together
FR2811773B1 (fr) * 2000-07-17 2002-10-11 Timon Lunette ayant des branches filaires
US6821189B1 (en) 2000-10-13 2004-11-23 3M Innovative Properties Company Abrasive article comprising a structured diamond-like carbon coating and method of using same to mechanically treat a substrate
CN1311264C (zh) 2001-08-22 2007-04-18 株式会社精工技研 套管模具和套管
US6752893B2 (en) 2001-09-28 2004-06-22 Gentex Corporation Rimless spectacles and method for making the same
JP3916445B2 (ja) 2001-11-08 2007-05-16 株式会社ニデック 眼鏡レンズ加工装置
JP3801933B2 (ja) 2002-03-15 2006-07-26 湖北工業株式会社 光学部材の製造方法
DE20209155U1 (de) 2002-06-13 2003-10-23 Eugen Beck Gmbh & Co Dr Brille, insbesondere fassungslose Bohr-Brille
JP4098046B2 (ja) * 2002-09-20 2008-06-11 株式会社トプコン レンズ研削加工装置
CN1685257A (zh) 2002-12-10 2005-10-19 星合股份有限公司 金属箍及金属箍的制造方法
US7135545B2 (en) * 2004-04-29 2006-11-14 Essilor International Compagnie General D'optique High molecular weight lenses formed from viscosity-specific polycarbonate

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1010935A2 (pt) 2019-04-09
US7726808B1 (en) 2010-06-01
CN102574258A (zh) 2012-07-11
EP2432619B1 (en) 2018-04-11
BRPI1010935B8 (pt) 2020-10-27
WO2010135063A1 (en) 2010-11-25
EP2432619A1 (en) 2012-03-28
CN102574258B (zh) 2016-02-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1010935B1 (pt) Método para produzir uma lente de óculos sem aro, e, dispositivo para construção de uma lente de óculos sem aro
US11697614B2 (en) Articles with patterned coatings
TWI625198B (zh) 玻璃邊緣修整之方法
JP6325195B2 (ja) ブラシ状砥石の製造方法、線状砥材およびブラシ状砥石
BRPI0514382A (pt) elementos alongados reforçados tais como tubos, processo e aparelho para sua fabricação e utilização destes elementos alongados
KR20190068636A (ko) 유리판
BRPI0519076A2 (pt) laminados de estiramento e extensÍvel com tensço na direÇço da mÁquina transversal comparavelmente baixa e mÉtodos de preparar os mesmos
JP2014172126A5 (pt)
BRPI0812019B1 (pt) Cortador de funcionamento rotativo para odontologia
CN108422341B (zh) 一种堆积磨料砂布的制造工艺方法
EP3210721B1 (de) Verwendung eines bürstenschleifkopfs
CN203918700U (zh) 一种针对带保护层的硫系玻璃光纤的抛光装置
WO1994013435A1 (en) Methods and apparatus for removing scratches from plastic surfaces
DE102010007459A1 (de) Verfahren zum Abtrennen einer Vielzahl von Scheiben von einem Kristall aus Halbleitermaterial
JP2015509857A (ja) ブラシ糸、マルチブラシ糸およびその製造方法
CN104929579B (zh) 一种超井径的井眼清扫短节
Rakovan Hemimorphism
CN103722480B (zh) 一种硅块抛光装置和硅块抛光方法
CN209256729U (zh) 一种防滑性能强的珠宝鉴定宝石爪
CN117740500A (zh) 一种具有层窝界面的灰岩样本制样方法
JP2005198687A (ja) ねじりブラシおよびねじりブラシの製造方法
KR200202573Y1 (ko) 무테안경 렌즈 가공장치
ITVI20000271A1 (it) Utensili in particolare perline per la produzione di fili diamantati per il taglio di marmi e pietre con inserti in materiale abrasivo monta
Wang et al. Edge preparation of carbide tools with abrasive brushing method
JP2002210661A (ja) ブラシ状砥石、バリ取り並びに研磨方法

Legal Events

Date Code Title Description
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/10/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 16.1 PUBLICADO NA RPI 2596 DE 06.10.2020, QUANTO AO NOME DE INVENTOR