BRPI1010384B1 - Cosmetic composition for the washing and conditioning of queratín fibers, cosmetic treatment process of queratín fibers and use of a composition - Google Patents

Cosmetic composition for the washing and conditioning of queratín fibers, cosmetic treatment process of queratín fibers and use of a composition Download PDF

Info

Publication number
BRPI1010384B1
BRPI1010384B1 BRPI1010384B1 BR PI1010384 B1 BRPI1010384 B1 BR PI1010384B1 BR PI1010384 B1 BRPI1010384 B1 BR PI1010384B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
alkyl
group
chosen
groups
cosmetic composition
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Publication date

Links

Description

COMPOSIÇÃO COSMÉTICA PARA A LAVAGEM E O CONDICIONAMENTO DAS FIBRAS QUERATÍNICAS, PROCESSO DE TRATAMENTO COSMÉTICO DAS FIBRAS QUERATÍNICAS E USO DE UMA COMPOSIÇÃO” Campo da Invenção [001] A presente invenção trata de uma composição cosmética destinada à limpeza e ao condicionamento das fibras queratínicas, em particular das fibras queratínicas humanas, tais como os cabelos, que compreende, em um meio cosmeticamente aceitável, um ou mais compostos orgânicos do silício, um ou mais tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato, um ou mais tensoativos aniônicos carboxílicos particulares e um ou mais tensoativos anfóteros, A presente invenção trata igualmente de um processo de tratamento cosmético das fibras queratínicas bem como de um uso que utiliza a referida composição cosmética.
Antecedentes da Invenção [002] Para a limpeza e/ou a lavagem das matérias queratínicas tais como os cabelos, o uso de composições detergentes (tais como os xampus) à base essencialmente de agentes tensoativos clássicos de tipo, em particular, aniônico, não-iônico e/ou anfótero, mas mais particularmente de tipo aniônico, é comum. Essas composições são aplicadas sobre cabelos molhados e a espuma gerada por massagem ou fricção com as mãos permite, após enxágue com água, a eliminação das diversas sujeiras inicialmente presentes nos cabelos ou na pele.
[003] Essas composições de base apresentam certamente um bom poder de lavagem, mas as propriedades cosméticas intrínsecas ligadas a elas são todavia bastante fracas, em particular pelo fato de que o caráter relativamente agressivo de tal tratamento de limpeza pode acarretar, com o passar do tempo, danos mais ou menos acentuados na fibra capilar ligados, em particular, com a eliminação progressiva dos lipídios ou proteínas contidos na ou sobre a superfície dessa fibra.
[004] Assim, para melhorar as propriedades cosméticas das composições detergentes citadas acima, e mais particularmente das que se destinam a serem aplicadas sobre cabelos sensibilizados (ou seja, os cabelos que se encontram geralmente estragados ou fragilizados pela ação dos agentes atmosféricos externos, tais como a luz e as intempéries, e/ou tratamentos mecânicos ou químicos tais como a escovação, o penteado, as tinturas, as descolorações, as permanentes e/ou os alisamentos), costuma-se agora introduzir nessas composições agentes cosméticos complementares chamados condicionadores destinados principalmente a reparar ou limitar os efeitos nefastos ou indesejáveis induzidos pelos diferentes tratamentos ou agressões a que são submetidas, de modo mais ou menos repetido, as fibras capilares. Esses agentes de condicionamento podem evidentemente também melhorar o comportamento cosmético dos cabelos naturais.
[005] Com essa finalidade, já foi proposto utilizar compostos orgânicos cosmeticamente ativos tais como polímeros catiônicos e silicones como agentes de condicionamento, em composições cosméticas detergentes tais como xampus, para conferir aos cabelos propriedades cosméticas satisfatórias, em particular brilho, maciez, maleabilidade, leveza, um toque natural, bem como uma aptidão para o desembaraçamento melhorada.
[006] Entretanto, o uso desses compostos em composições cosméticas de lavagem e de condicionamento não proporciona aos cabelos propriedades de penteado satisfatórias e duradouras. De fato, essas composições proporcionam geralmente efeitos de penteado, tais como efeitos de conservação, de corpo e/ou de disciplina dos cabelos, que são insuficientes e que têm a tendência de desaparecer após uma lavagem dos cabelos com um xampu clássico.
[007] Ora, constatou-se que os consumidores procuram cada vez mais composições de lavagem que sejam não apenas capazes de condicionar os cabelos de modo apropriado, mas que sejam igualmente capazes de conferir efeitos de penteado satisfatórios e duradouros.
[008] Assim, composições destinadas à lavagem e ao condicionamento dos cabelos que compreendem compostos orgânicos do silício, tal como o 3-aminopropiltrietoxissilano, foram desenvolvidas a fim de poder atender a essas exigências. Essas composições de lavagem permitem condicionar os cabelos, dando-lhes em particular um toque macio satisfatório, conferindo-lhes ao mesmo tempo efeitos de penteado visíveis e duradouros.
[009] Além disso, essas composições mostraram-se particularmente vantajosas, pois permitem facilitar a modelagem dos cabelos finos e conferir efeitos de penteado interessantes aos cabelos cacheados ou crespos, em particular melhorando o desenho e o controle dos cachos.
[010] Todavia, as composições de lavagem que compreendem esses compostos orgânicos do silício apresentam geralmente o inconveniente de evoluir sensivelmente com o passar do tempo em condições normais de armazenamento em função da temperatura, em particular em relação à sua viscosidade e ao seu aspecto visual. Em outras palavras, essas composições não se mostram estáveis, o que se traduz geralmente por um aspecto visual turvo bem como por uma textura não satisfatória durante o armazenamento.
[011] De fato, foi constatado que os compostos orgânicos do silício, tais como o 3-aminopropiltrietoxissilano, não eram compatíveis quimicamente com a totalidade dos tensoativos, em particular os tensoativos aniônicos, que podem estar presentes nas composições de lavagem, o que provoca os problemas de estabilidade encontrados.
[012] Além disso, foi observado que a introdução de certos compostos orgânicos do silício, em particular os derivados aminados tais como o 3-aminopropíltrietoxissílano, em composições de lavagem, que apresentam geralmente um pH que varia de 4 a 7, provoca igualmente problemas de estabilidade devido ao caráter alcalino desses compostos.
[013] Existe, portanto, uma necessidade real de desenvolver composições cosméticas destinadas à limpeza e ao condicionamento das fibras queratínícas que contêm compostos orgânicos do silício que nâo apresentem o conjunto dos inconvenientes descritos acima, ou seja, que sejam estáveis ao longo do tempo e que permitam condicionar os cabelos de modo satisfatório conferindo-lhes ao mesmo tempo efeitos de penteado visíveis e duradouros, em particular em termos de massa, de corpo, de texturização dos cabelos.
Descrição Resumida da Invenção [014] A Depositante revelou, de modo surpreendente, que era possível formular composições detergentes e condicionadoras das fibras queratínícas, que possuem as propriedades desejadas, que compreendem um ou mais compostos orgânicos do silício tais como definidos a seguir, um ou mais tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato, um ou mais tenso ativos aniônicos carboxílicos diferentes dos anteriores escolhidos entre os ácidos alquiléter carboxílicos e seus sais e um ou mais tensoativos anfóteros.
[015] De fato, foi revelado que o uso de um ou mais tensoativos anfóteros e de um ou mais tensoativos aniônicos carboxílicos escolhidos entre os ácidos alquiléter carboxílicos e seus saís, em composições cosméticas que compreendem um ou mais compostos orgânicos do silício e um ou mais tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato permite tornar essas composições estáveis durante armazenamento tanto à temperatura ambiente (20-25¾) quanto a 45¾ em particular em relação a seu aspecto visual e à sua viscosidade.
[016] Por “estáveis” no sentido da presente invenção, entende-se que o aspecto visual bem como a viscosidade dessas composições não evoluem sensivelmente ao longo do tempo em condições padrão de testes de armazenamento, por exemplo, durante os 2 meses à temperatura ambiente (20°C-25°C), e/ou a 45°C e/ou a 4°C, que seguem sua fabricação.
[017] Além disso, as composições de acordo com a presente invenção conduzem a um tratamento satisfatório dos cabelos que pode assim conferir aos fios um toque macio satisfatório, uma aptidão melhorada para o desembaraçamento, maciez e maleabilidade.
[018] Ademais, as composições de acordo com a presente invenção conferem efeitos de penteado visíveis, em particular conferindo massa, corpo e/ou disciplina de modo duradouro.
[019] Adicionalmente, as composições de acordo com a presente invenção permitem facilitar a modelagem dos cabelos, em particular dos cabelos finos, e conferir efeitos de penteado melhorados aos cabelos encaracolados, em particular em termos de desenho e de controle dos cachos, e fazem isso de modo duradouro.
[020] A presente invenção trata em particular uma composição cosmética para a lavagem e o condicionamento das fibras queratínicas, em particular das fibras queratínicas humanas como os cabelos, que compreende, em um meio cosmeticamente aceitável: (i) um ou mais compostos orgânicos do silício escolhidos entre os silanos que compreendem um átomo de silício e os siloxanos que compreendem dois ou três átomos de silício, em que os referidos compostos orgânicos do silício comportam ainda uma ou mais funções químicas básicas e um ou mais grupos hidroxila ou hidrolisáveis por molécula; (ii) um ou mais tensoativos aniôrticos sulfato ou sulfonato; (iii) um ou mais tensoativos aniônicos carboxílicos diferentes dos tensoativos (ii) escolhidos entre os ácidos alquiléter carboxílicos e seus sais, e (ív) um ou mais tensoativos anfóteros.
[021] A presente invenção trata igualmente de um processo de tratamento cosmético dos cabelos, em particular de lavagem e de condicionamento, que compreende a aplicação sobre as referidas fibras da composição de acordo com a presente invenção.
[022] A presente invenção trata também do uso da composição de acordo com a presente invenção como xampu para a lavagem e o condicionamento dos cabelos, [023] Outros objetos e características, aspectos e vantagens da presente invenção aparecerão mais claramente ainda com a leitura da descrição e dos exemplos a seguir.
Descrição Detalhada da Invenção [024] Os compostos orgânicos do silício (i) utilizados na composição de acordo com a presente invenção são escolhidos entre os organossiianos que compreendem um átomo de silício e os organossiloxanos que comportam dois ou três átomos de silício, de preferência dois átomos de silício, Eles devem ainda comportar uma ou mais funções químicas básicas, e de preferência uma única função química básica. A função química básica pode corresponder a qualquer função que confira um caráter básico ao composto de silício e é de preferência uma função amina tal como uma função amina primária, secundária ou terciária. Os compostos do silício de acordo com a presente invenção, podem comportar eventualmente outras funções, tais como, por exemplo, uma função ácido ou uma função halogênio.
[025] O ou os compostos orgânicos do silício (i) utilizados na composição de acordo com a presente invenção, comportam ainda dois ou mais grupos hídrolisávets ou hidroxilas por molécula. Os grupos hidrolisáveis são de preferência grupos alcóxi, arilóxí ou halogênio. Eles podem ainda, eventualmente, comportar outras funções químicas, tais como funções ácido, [026] De acordo com um modo de realização particular, o ou os organossilanos utilizados na composição de acordo com a presente invenção são escolhidos entre os compostos de fórmula (I): na qual; FU representa um halogênio, um grupo OR’ ou R'1;
Rs representa um halogênio, um grupo OR” ou R'2;
Re representa um halogênio, um grupo OR’” ou R’3;
Ri, Rs, Ra, R’, R'\ R’’’, RV R’a, R’3 representam, independentemente uns dos outros, um grupo hidrocarbonado saturado ou insaturado, linear ou ramificado, que porta eventualmente grupos químicos adicionais, e Ri, R2, R’, R” e R’” podem ainda designar o hidrogênio, e dois pelo menos dos grupos R4, Rs e Re designam respectivamente OR', OR" e OR’”, sendo que dois pelo menos dos grupos R', R” e R’” são diferentes do hidrogênio, [027] De preferência, os grupos Ri, R2, R’, R’i, Ra, R'3, R”e R’” são escolhidos entre os radicais alquila C1-C12, arila Ce-Cw, alquila Ci-Cs-arila C6-Cm, e arila Ge-Cw-alquila Ci-Ce.
[028] De acordo com outro modo de realização particular, 0 ou os organossiloxanos utilizados na composição de acordo com a presente invenção são escolhidos entre os compostos de fórmula (II): na qual;
Ri, Rs, Rs, Rs e Re são definidos como anteriormente; R’4 representa um átomo de halogênio ou um grupo OR11; R? representa um átomo de halogênio, um grupo ORio ou R"i; R§ representa um átomo de halogênio, um grupo ORa, R'"2 ou R3NR1R2; R”i, R"2, Re, Rio e R11 representa um grupo hidrocarbonado» saturado ou insaturado, iínear ou ramificado, que porta eventualmente grupos químicos adicionais, e os grupos Rn, Rio e Re podem ainda representar um átomo de hidrogênio; sendo que um pelo menos dos grupos Re, R? e Rs designa um átomo de halogênio, um grupo OR"\ OR10 ou O Re.
[029] De preferência, os grupos R”1, R”2, Ra ou Rto e Rn são escolhidos entre os radicais alquila C1-C12, arila Ce-Cn, alquíla Gi-Ca-arila Ce-Ch, e arila Ce- Ci4-alquila Ci-Ca.
[030] Em particular, o átomo de halogênio é um átomo de cloro, [031] O ou os compostos orgânicos do silício utilizados na composição de acordo com a presente invenção são de preferência organossilanos escolhidos entre os compostos de fórmula (III): (III) na qual os radicais R, idênticos ou diferentes, são escolhidos entre os radicais alquila Ci-Ce, de preferência C1-G2, e n é um número inteiro de 1 a 6, de preferência de 2 a 4.
[032] De preferência, os silanos ou os siloxanos são solúveis na água e mais preferencialmente ainda solúveis à concentração de 2%, mais preferencialmente à concentração de 5% e mais preferencialmente ainda à concentração de 10% em peso na água à temperatura de 25°C±5°C e à pressão atmosférica. Por solúvel, entende-se a formação de uma fase macroscópica única.
[033] De modo particularmente preferido, o composto orgânico do silício (i) presente na composição de acordo com a presente invenção é o 3-aminopropiltrietoxissilano.
[034] O ou os compostos orgânicos do silício podem estar presentes na composição de acordo com a presente invenção em um teor que varia, de preferência, de 0,01 a 10% em peso, de preferência em um teor em peso que varia de 0,1 a 5% em peso, e mais preferencialmente em um teor em peso que varia de 0,2 a 2% em peso, em relação ao peso total da composição.
[035] Como indicado anteriormente, a composição cosmética de acordo com a presente invenção contém ainda um ou mais tensoativos sulfato ou sulfonato (ii).
[036] O ou os tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato (ii) utilizados nas composições de acordo com a presente invenção são tensoativos aniônicos que comportam uma ou mais funções sulfatos (-OSO3H ou -OSO3-) e/ou uma ou mais funções sulfonato (-SO3H ou -SO3')· [037] O ou os tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato (ii) utilizáveis, sozinhos ou misturas, na presente invenção, são os sais (em particular sais alcalinos, especialmente de sódio, sais de amônio, sais de aminas, sais de aminoalcoóis ou sais de magnésio) alquilsulfatos, alquilamidosulfatos, alquiletersulfatos, alquilamidoetersulfatos, alquilariletersulfatos, alquiletersulfosuccinatos, acil isetionatos, metil acil tauratos; e 0 radical alquila ou acila de todos esses diferentes compostos comportam de preferência de 8 a 24 átomos de carbono, e o radical arila designa de preferência um grupo fenila ou benzila.
[038] O número médio de grupos óxido de etileno ou óxido de propileno pode variar em particular de 2 a 50 e mais particularmente de 2 a 10, mais preferencialmente ainda de 2 a 5.
[039] É utilizado de preferência um agente tensoativo aniônico escolhido entre os alquil(Ci2-Ci4) sulfatos de sódio, de trietanolamina, de magnésio ou de amônio, os alquil(Ci2-Ci4)etersulfatos de sódio, de amônio ou de magnésio oxietilenados, o cocoil isetionato de sódio e os metil acil taurato.
[040] De preferência, o ou os tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato (ii) são escolhidos entre os alquil(Ci2-Ci4)etersulfatos de sódio, em particular o lauril éter sulfato de sódio, mais preferencialmente ainda os que comportam de 2 a 3 mois de óxido de etileno.
[041] Os tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato (ii) estão geralmente presentes em um teor que varia de 1 a 25% em peso, de preferência em um teor que varia de 3 a 20% em peso, e mais preferencialmente em um teor que varia 5 a 15% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
[042] A composição cosmética compreende ainda um ou mais tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) diferentes dos tensoativos (ii) que são escolhidos entre os ácidos alquiléter carboxílicos e seus sais.
[043] O ou os tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) diferentes dos tensoativos aniônicos (ii) não compreendem de preferência uma função sulfato ou sulfonato e são escolhidos entre os ácidos alquil(C6-C24) éter carboxílicos polioxialquilenados e seus sais, em particular os que comportam de 2 a 50 a grupos óxido de alquileno em particular de óxido de etileno tais como os compostos propostos pelas KAO com as denominações ΑΚΥΡΟ.
[044] Os sais são em particular escolhidos entre os sais alcalinos, em particular de sódio, os sais de amônio, os sais de aminas, os sais de aminoalcoóis, tais como a trietanolamina ou a monoetanolamina e os sais de magnésio.
[045] Os tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) são em particular escolhidos entre os compostos que correspondem à fórmula (IV) indicada a seguir: na qual: Ri representa um radical ou uma mistura de radicais alquila ou alcenila linear ou ramificado C8-C22, um radical alquil(C8-C9)fenila, um radical R2CONH-CH2-CH2- R2 designando um radical alquila ou alcenila linear ou ramificado C11-C21, e n é um número inteiro ou decimal (valor médio) que pode variar de 2 a 24 e de preferência de 2 a 10, sendo que o radical alquila possui entre 6 e 20 átomos de carbono aproximadamente, de preferência de 8 a 18 átomos de carbono e arila designa de preferência fenila, [046] A designa um átomo de hidrogênio, um grupo amônio, Na, K, Li, Mg ou um resíduo de monoetanolamina ou trietanolamina e, de preferência, um átomo de hidrogênio ou de sódio, e mais particularmente de sódio.
[047] Podem igualmente ser utilizadas ser utilizadas misturas de compostos de fórmula (IV) em particular misturas nas quais os grupos R1 são diferentes.
[048] Preferencialmente, R1 representa um radical alquila ou alcenila linear ou ramificado C8-C22, um radical alquil(C8-C9)fenila.
[049] O ou os tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) ou seus sais utilizados na composição cosmética de acordo com a presente invenção são de preferência escolhidos entre os de fórmula (IV) na qual Ri designa um radical ou uma mistura de radicais alquila(Ci2-Ci4), cocoíla, oleíla; um radical nonilfenila ou octilfenila, A designa um átomo de hidrogênio ou de sódio, e n varia de 2 a 20 e de preferência 2 a 10.
[050] Mais preferencialmente, o ou os tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) são escolhidos entre os compostos de formule (IV) na qual Ri designa um radical alquila C12-C14 e, mais particularmente C12, A designa um átomo de hidrogênio ou de sódio, em particular o sódio, e n varia de 2 a 10.
[051] Entre os produtos comerciais, podem ser utilizados de preferência os produtos vendidos pela CHEM Y com as denominações: ΑΚΥΡΟ NP 70 (R=nonilfenila, n=7, A=H), ΑΚΥΡΟ NP 40 (R=nonilfenila, n=4, A=H) ΑΚΥΡΟ OP 40 (R=octilfenila, n=4, A=H) ΑΚΥΡΟ OP 80 (R=octilfenila, n=8, A=H) ΑΚΥΡΟ OP 190 (R=octilfenila, n=19, A=H) ΑΚΥΡΟ RLM 38 (R= alquila(Ci2-Ci4), n=3,8 e A=H) ΑΚΥΡΟ RLM 38 NV (R= alquila(Ci2-Ci4), n=4, A=Na) ΑΚΥΡΟ RLM 45 (R= alquila(Ci2-Ci4), n=4,5 e A=H) ΑΚΥΡΟ RLM 45 NV (R= alquila(Ci2-Ci4), n=4,5, e A=Na) ΑΚΥΡΟ RLM 100 (R= alquila(Ci2-Ci4), n=10, e A=H) ΑΚΥΡΟ RLM 100 NV (R= alquila(Ci2-Ci4), n=10, e A=Na) ΑΚΥΡΟ RLM 130 (R= alquila(Ci2-Ci4), n=13, e A=H) ΑΚΥΡΟ RLM 160 NV (R= alquila(Ci2-Ci4), n=16, e A=Na) ou pela SANDOZ com as denominações: SANDOPAN DTC-Acid (R= alquila(Ci3), n=6, e A=H) SANDOPAN DTC (R= alquila(Cis), n=6, e A=Na) SANDOPAN LS 24 (R= alquila(Ci2-Ci4), n=12, e A=Na) SANDOPAN JA36 (R= alquila(Ci3), n=18, e A=H), e mais particularmente, os produtos vendidos com as seguintes denominações: ΑΚΥΡΟ RLM 45 ΑΚΥΡΟ RLM 100 ΑΚΥΡΟ RLM 38.
[052] Mais preferencialmente ainda, o tensoativo aniônico carboxílico (iii) utilizado na composição de acordo com a presente invenção corresponde ao produto vendido com a denominação ΑΚΥΡΟ RLM 45.
[053] O ou os tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) está ou estão presentes em um teor que varia de 0,05 a 10 %em peso, de preferência em um teor que varia de 0,1 a 8% em peso, e mais preferencialmente em um teor que varia de 0,2% a 5% em peso, em relação ao peso total da composição.
[054] Como indicado anteriormente, a composição cosmética de acordo com a presente invenção compreende ainda um ou mais tensoativos anfóteros.
[055] O ou os tensoativos anfóteros ou zwiteriônicos utilizados na composição cosmética de acordo com a presente invenção podem ser em particular derivados de aminas alifáticas secundárias ou terciárias, nas quais o grupo alifático é uma cadeia linear ou ramificada que comporta de 8 a 22 átomos de carbono e que contém pelo menos um grupo aniônico hidrossolubilizante, tal como, por exemplo, um grupo carboxilado, sulfonato, sulfato, fosfato ou fosfonato. Podem ser citadas ainda as (alquila Ce-2o)-betaínas, as sulfobetaínas, as (alquil Ce-2o) amidoalquil (C6-e) betaínas ou as alquil (Ce-2o) amidoalquil (C6-e) sulfobetaínas; e suas misturas.
[056] Entre os derivados de aminas, podem ser citados os produtos comercializados com a denominação MIRANOL®, tais como descritos nas patentes US-2 528 378 e US-2 781 354 e classificados no dicionário CTFA, 3a edição, 1982, sob a denominação anfocarboxiglicinatos e anfocarboxipropionatos, com as respectivas estruturas (V) e (VI): Ra-CONHCH2CH2-N(Rb)(Rc)(CH2COO) (V) na qual: Ra designa um grupo alquila derivado de um ácido Ra-COOH presente no óleo de copra hidrolisado, um grupo heptila, nonila ou undecila, Rb designa um grupo beta-hidroxietila, e Rc representa um grupo carboximetila; e Ra,-CONHCH2CH2-N(B)(B’) (VI) na qual: B representa -CH2CH2OX’; B’ representa -(CH2)z - Y’, sendo z = 1 ou 2, X’ designa 0 grupo -CH2CH2-COOH ou um átomo de hidrogênio, Y’ designa -COOH ou 0 grupo -CH2 - CHOH - SO3H, Ra’ designa o grupo alquila de um ácido Ra’-COOH presente no óleo de copra ou no óleo de linhaça hidrolisado, um grupo alquila, em particular com C17 e sua forma iso, um grupo C17 insaturado.
[057] Esses compostos são classificados no dicionário CTFA, 5a edição, 1993, com as denominações cocoanfodiacetato dissódico, lauroanfodiacetato dissódico, caprilanfodiacetato dissódico, capriloanfo-diacetato dissódico, cocoanfodipropionato dissódico, lauroanfodipropionato dissódico, caprilanfodipropionato dissódico, capriloanfodipropionato dissódico, ácido lauroanfodipropiônico, ácido cocoanfodipropiônico.
[058] Como exemplo, pode ser citado 0 cocoanfodiacetato comercializado pela RHODIA com a denominação comercial MIRANOL® C2M concentrado.
[059] Entre os tensoativos anfóteros ou zwiteriônicos citados acima, são utilizadas de preferência as (alquil C8-2o)-betaínas, as (alquil C8-20)-amido(alquil C6-8)betaínas e suas misturas.
[060] O ou os tensoativos anfóteros podem estar presentes em um teor que varia de 0,1 a 15% em peso, de preferência em um teor que varia de 0,5 a 10% em peso, e mais preferencialmente ainda em um teor que varia de 1 % a 8% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética de acordo com a presente invenção.
[061] A composição cosmética de acordo com a presente invenção pode compreender igualmente um ou mais tensoativos adicionais escolhidos entre os tensoativos não-iônicos.
[062] Exemplos de tensoativos não-iônicos adicionais utilizáveis nas composições da presente invenção estão descritos, por exemplo, em "Handbook of Surfactants" por M.R. PORTER, edições Blackie & Son (Glasgow and London), 1991, pp 116-178. Eles são escolhidos em particular entre os alcoóis, os alfa-dióis, os alquil(Ci-2o)fenóis ou os ácidos graxos polietoxilados, polipropoxilados ou poliglicerolados, que possuem uma cadeia graxa que comporta, por exemplo, de 8 a 18 átomos de carbono, sendo que o número de grupos óxido de etileno ou óxido de propileno pode variar em particular de 2 a 50 e o número de grupos glicerol pode variar em particular de 2 a 30.
[063] Podem igualmente ser citados os condensados de óxido de etileno e de óxido de propileno com alcoóis graxos; as amidas graxas polietoxiladas que possuem de preferência de 2 a 30 unidades de óxido de etileno, as amidas graxas poligliceroladas que comportam em média de 1 a 5 grupos glicerol e em particular de 1,5 a 4, os ésteres de ácidos graxos do sorbitano etoxilados que possuem de 2 a 30 unidades de óxido de etileno, os ésteres de ácidos graxos da sacarose, os ésteres de ácidos graxos do polietilenoglicol, os (alquil com C6-24)poliglicosídeos, os derivados de N-(alquil com C6-24)glucamina, os óxidos de aminas tais como os óxidos de(alquil com C10-14)aminas ou os óxidos de N-(acil com Cio-i4)-aminopropilmorfolina.
[064] Quando estão presentes, a quantidade do ou dos tensoativos não-iônicos adicionais varia de preferência de 0,01 a 20% em peso, mais preferencialmente ainda de 0,1 a 10 % em peso em relação ao peso total da composição.
[065] De preferência, a quantidade total de tensoativos na composição cosmética de acordo com a presente invenção varia de 3 a 50% em peso, mais preferencialmente de 5 a 30% em peso, mais particularmente de 8 a 20% em peso, em relação ao peso total da composição cosmética.
[066] A composição cosmética pode igualmente compreender um ou mais polímeros catiônicos.
[067] No sentido da presente invenção, a expressão "polímero catiônico" designa qualquer polímero que contenha grupos catiônicos e/ou grupos ionizáveis em grupos catiônicos.
[068] Os polímeros catiônicos eventualmente presentes na composição de acordo com a presente invenção podem ser escolhidos entre todos aqueles já conhecidos em si pelo fato de melhorarem as propriedades cosméticas dos cabelos, ou seja, em particular os que estão descritos no pedido de patente EP-A-337 354 e nas patentes francesas FR 2 270 846, FR 2 383 660, FR 2 598 611, FR 2 470 596 e FR 2 519 863.
[069] Os polímeros catiônicos preferidos são escolhidos entre aqueles que contêm unidades que comportam grupos amina primária, secundária, terciária e/ou quaternária que podem fazer parte da cadeia principal polimérica, ou então serem portados por um substituinte lateral diretamente ligado a ela.
[070] Os polímeros catiônicos utilizados possuem geralmente uma massa molecular média em número compreendida entre 500 e 5.106 aproximadamente, e de preferência compreendida entre 103 e 3.106 aproximadamente.
[071] Entre os polímeros catiônicos, podem ser citados mais particularmente os polímeros do tipo poliamina, políamínoamida e poliamônío quaternário.
[072] Trata-se de produtos conhecidos. Eles estão descritos em particular nas patentes francesas FR 2 505 348 ou FR 2 542 997, Entre os referidos polímeros, podem ser citados: (1) Os homopo lí meros ou copolímeros derivados de ésteres ou de (2) amidas acrílicas ou metacrílicas e que comportam pelo menos uma das unidades de fórmulas (VII), (VIII), (IX) ou (X) indicadas a seguir: nas quais: Ra, idênticos ou diferentes, designam um átomo de hidrogênio ou um radical CFh; A, idênticos ou diferentes, representam um grupo alquila linear ou ramificado, de 1 a 6 átomos de carbono, de preferência 2 ou 3 átomos de carbono ou um grupo hidroxialquila com 1 a 4 átomos de carbono; FU, Rs, R6, idênticos ou diferentes, representam um grupo alquila que possui 1 a 18 átomos de carbono ou um grupo benzila, e de preferência um grupo alquila que possui de 1 a 6 átomos de carbono;
Ri e R2, idênticos ou diferentes, representam hidrogênio ou um grupo alquila que possui 1 a 6 átomos de carbono e de preferência metila ou etila; X- designa um ânion derivado de um ácido mineral ou orgânico como um ânion metossulfato ou um halogeneto como cloreto ou brometo.
[073] Pode ser citado em particular o homopolímero cloreto de metacrilato de etil trimetil amônio.
[074] Os polímeros da família (1) podem conter ainda uma ou mais unidades que derivam de comonômeros que podem ser escolhidas na família das acrilamidas, metacrilamidas, diacetona-acrilamidas, acrilamidas e metacrilamidas substituídas no átomo de nitrogênio por alquilas inferiores (Ci-C4), ácidos acrílicos ou metacrílicos ou seus ésteres, vinil lactamas tais como a vinilpirrolidona ou a vinilcaprolactama, ésteres vinílicos.
[075] Assim, entre esses polímeros da família (1), podem ser citados: - os copolímeros de acrilamida e de dimetilaminoetil metacrilato quaternizado com sulfato de dimetila ou com um halogeneto de dimetila, tal como o que é vendido com a denominação HERCOFLOC pela HERCULES, os copolímeros de acrilamida e de cloreto de metacriloiloxietiltrimetilamônio descritos, por exemplo, no pedido de patente EP-A-080976, e vendidos com a denominação BINA QUAT P 100 pela CIBA GEIGY, - o copolímero de acrilamida e de metossulfato de metacriloiloxietiltrimetilamônio vendido com a denominação RETEN pela HERCULES, - os copolímeros vinilpirrolidona / acrilato ou metacrilato de dialquilaminoalquila quaternizados ou não, tais como os produtos vendidos com a denominação “GAFQUAT” pela ISP como, por exemplo, “GAFQUAT 734” ou “GAFQUAT 755”, ou então os produtos denominados “COPOLYMER 845, 958 e 937”. Esses polímeros estão descritos detalhadamente nas patentes francesas FR 2.077.143 e FR 2.393.573, - os terpolímeros metacrilato de dimetil amino etila / vinil caprolactama / vinil pirrolidona, como o produto vendido com a denominação GAFFIX VC 713 pela ISP, - os copolímeros vinil pirrolidona / metacrilamidopropil dimetilamina, comercializados em particular com a denominação STYLEZE CC 10 pela ISP, -os copolímeros de vinil pirrolidona / metacrilamida de dimetilaminopropila quaternizados como o produto vendido com a denominação “GAFQUAT HS 100” pela ISP. -os polímeros reticulados de sais de metacriloiloxialquil(Ci-4)trialquil(Ci-4)amônio tais como os polímeros obtidos por homopolimerização do dimetilaminoetilmetacrilato quaternizado pelo cloreto de metila, ou por copolimerização da acrilamida com o dimetilaminoetilmetacrilato quaternizado pelo cloreto de metila, sendo que a homo ou a copolimerização é seguida de uma reticulação por um composto com insaturação olefínica, em particular a metileno bis acrilamida. Pode ser utilizado mais particularmente um copolímero reticulado acrilamida/cloreto de metacriloiloxietiltrimetilamônio (20/80 em peso) em forma de dispersão que contém 50% em peso do referido copolímero em óleo mineral. Essa dispersão é comercializada com a denominação “SALCARE® SC 92” pela CIBA. Pode também ser utilizado um homopolímero reticulado de metacriloiloxietil trimetilamônio que contém aproximadamente 50% em peso de homopolímero em óleo mineral ou em um éster líquido. Essas dispersões são comercializadas com os nomes de “SALCARE®SC 95” e “SALCARE® SC 96” pela CIBA. (2) Os derivados de éteres de celulose que comportam grupos amônio quaternário descritos na patente francesa 1 492 597, e em particular os polímeros comercializados com as denominações "UCARE "POLYMER JR" (JR 400, JR 125, JR 30M) ou "LR" (LR 400, LR 30M) pela ARMERCHOL. Esses polímeros são igualmente definidos no dicionário CTFA como amônios quaternários de hidroxietilcelulose que reagiram com um epóxido substituído por um grupo trimetilamônio. (3) Os copolímeros de celulose ou os derivados de celulose enxertados com um monômero hidrossolúvel de amônio quaternário, e descritos em particular na patente US 4 131 576, tais como as hidroxialquil celuloses, como as hidroximetil-, hidroxietil- ou hidroxipropil celuloses enxertadas em particular com um sal de metacriloiletil trimetilamônio, de metacrilmidopropil trimetilamônio, de dimetil-dialilamônio.
[076] Os produtos comercializados que correspondem a essa definição são mais particularmente os produtos vendidos com a denominação “Celquat® L 200” e “Celquat® H 100 pela National Starch. (4) As gomas de guar catiônicas descritas mais particularmente nas patentes US 3 589 578 e 4 031 307, tais como as gomas de guar que contêm grupos catiônicos trialquilamônio. São utilizadas, por exemplo, gomas de guar modificadas por um sal (por exemplo cloreto) de 2,3-epoxipropil trimetilamônio.
[077] Esses produtos são comercializados em particular com as denominações comerciais JAGUAR C 13 S, JAGUAR C 15, Jaguar C 17 ou JAGUAR C162 pela RHODIA. (5) Os polímeros constituídos de unidades piperazinila e de radicais bivalentes alquileno ou hidroxialquileno com cadeias retas ou ramificadas, eventualmente interrompidas por átomos de oxigênio, de enxofre, de nitrogênio ou por ciclos aromáticos ou heterocíclicos, bem como os produtos de oxidação e/ou de quaternização desses polímeros. Esses polímeros estão descritos em particular nas patentes FR 2 162 025 e FR 2 280 361. (6) As poliaminoamidas solúveis na água, preparadas em particular por policondensação de um composto ácido com uma poliamina; essas poliaminoamidas podem ser reticuladas por uma epi-halo-hidrina, um diepóxido, um dianidrido, um dianidrido não saturado, um derivado bis-insaturado, uma bis-halo-hidrina, um bis-azetidínio, uma bis-haloacildiamina, um bis-halogeneto de alquila ou ainda por um oligômero resultante da reação de um composto bifuncional reativo diante de uma bis-halo-hidrina, de um bis-azetidínio, de uma bis-haloacildiamina, de um bis-halogeneto de alquila, de uma epi-halo-hidrina, de um diepóxido ou de um derivado bis-insaturado; sendo que o agente reticulante é utilizado em proporções que variam de 0,025 a 0,35 mol por grupo amina da poliaminoamida; essas poliaminoamidas podem ser alcoiladas ou se comportarem uma ou mais funções aminas terciárias, quaternizadas. Esses polímeros estão descritos em particular nas patentes francesas FR 2.252.840 e FR 2.368.508. (7) Os derivados de poliaminoamidas que resultam da condensação de polialcoilenos poliaminas com ácidos policarboxílicos seguida de uma alcoilação por agentes bifuncionais. Podem ser citados, por exemplo, os polímeros ácido adípico-dialcoilamino-hidroxi-alcoil-dialoileno triamina nos quais o radical alcoíla comporta de 1 a 4 átomos de carbono e designa de preferência metila, etila, propila. Esses polímeros estão descritos em particular na patente FR 1 583 363.
[078] Entre esseus derivados, podem ser citados mais particularmente os polímeros ácido adípico/dimetilamino-hidroxi-propil/dietileno triamina vendidos com a denominação “Cartaretine® F, F4 ou F8” pela Sandoz. (8) Os polímeros obtidos por reação de uma polialquileno poliamina, que comporta dois grupos amina primária e pelo menos um grupo amina secundária com um ácido dicarboxílico escolhido entre o ácido diglicólico e os ácidos dicarboxílicos alifáticos saturados que possuem de 3 a 8 átomos de carbono. A relação molar entre a polialquileno polilamina e o ácido dicarboxílico está compreendida entre 0,8: 1 e 1,4: 1; a poliaminoamida que resulta dessa reação é levada a reagir com a epicloridrina em uma relação molar de epicloridrina em relação ao grupo amina secundária da poliaminoamida compreendida entre 0,5: 1 e 1,8: 1. Esses polímeros estão descritos em particular nas patentes americanas US 3 227 615 e US 2 961 347.
[079] Polímeros desse tipo são comercializados, em particular, com a denominação “Hercosett 57” pela Hercules Inc. ou com a denominação “PD 170” ou “Delsette® 101” pela Hercules no caso do copolímero de ácido adípico / epoxipropil/ dietileno-triamina. (9) Os ciclopolímeros de alquil dialil amina ou de dialquil dialil amônio como os homopolímeros ou copolímeros que comportam como constituinte principal da cadeia unidades que correspondem às fórmulas (XI) ou (XII): fórmulas nas quais k e t são iguais a 0 ou 1, sendo que a soma k + t é igual a 1; Rg designa um átomo de hidrogênio ou um radical metila; Ry e Rs, independentemente um do outro, designam um grupo alquila que possui de 1 a 6 átomos de carbono, um grupo hidroxialquila no qual o grupo alquila possui de preferência 1 a 5 átomos de carbono, um grupo amidoalquíla inferior (C1-C4), ou R/ e Re podem designar conjuntamente com o átomo de nitrogênio ao qual estão ligados grupos heterocíclicos, tais como piperidinila ou morfolinila; R? e Rs independente mente um do outro designam de preferência um grupo alquila que possuí de 1 a 4 átomos de carbono; Y- é um âníon tal como brometo, cloreto, acetato, borato, citrato, tartarato, bissulfato, bissulfito, sulfato, fosfato. Esses polímeros estão descritos em particular na patente FR 2 080 759 e em seu certificado de adição FR 2 190 406.
[080] Entre os polímeros definidos acima, podem ser citados mais particularmente o homopolímero de cloreto de dímetildialilamônio vendido com a denominação “Merquat 100” pela NALCO {e seus homólogos de baixa massa molecular média em peso) e os copolímeros de cloreto de dialildimetilamõnio e de acrilamida comercializados com a denominação “MERQUAT 550”, “MERQUAT 7SPR”, (10) Os polímeros de díamônio quaternário que contêm unidades de repetição que correspondem à fórmula: (XIII) na qual: R10, R11, R12 e R13, idênticos ou diferentes, representam radicais alifáticos, alicíclicos, ou arilalifáticos que contêm de 1 a 6 átomos de carbono ou grupos hidroxialquilalifáticos inferiores, ou então R10, R11, R12 e R13, juntos ou separadamente, constituem com os átomos de nitrogênio ao qual estão ligados heterociclos que contêm eventualmente um segundo heteroátomo diferente do nitrogênio, ou então R10, R11, R12 e R13 representam um radical alquila C1-C6, linear ou ramificado, substituído por um grupo nitrila, éster, acila, amida ou -CO-O-Ru-D ou -CO-NH-R14-D em que R14 é um alquileno e D um grupo amônio quaternário; A1 e B1 representam grupos polimetilênicos que contêm de 2 a 8 átomos de carbono, que podem ser lineares ou ramificados, saturados ou insaturados, e que podem conter, ligados a ou intercalados na cadeia principal, um ou mais ciclos aromáticos, ou um ou mais átomos de oxigênio, de enxofre ou grupos sulfóxido, sulfona, dissulfeto, amino, alquilamino, hidroxila, amônio quaternário, ureído, amida ou éster, e X- designa um ânion derivado de um ácido mineral ou orgânico; A1, R10 e R12 podem formar com os dois átomos de nitrogênio aos quais estão ligados um ciclo piperazínico; além disso se A1 designar um radical alquileno ou hidroxialquileno linear ou ramificado, saturado ou insaturado, B1 pode igualmente designar um grupo -(CH2)n-CO-D-OC-(CH2)n- no qual D designa: a) um resíduo de glicol de fórmula: -O-Z-O-, em que Z designa um radical hidrocarbonado linear ou ramificado, ou um grupo que corresponde a uma das seguintes fórmulas: -(CH2-CH2-0)x-CH2-CH2- -[CH2-CH(CH3)-0]y-CH2-CH(CH3)- em que x e y designam um número inteiro de 1 a 4, representando um grau de polimerização definido e único ou um número qualquer de 1 a 4 que representa um grau de polimerização médio; b) um resíduo de diamina bis-secundária como um derivado de piperazina; c) um resíduo de diamina bis-primária de fórmula -NH-Y-NH-, em que Y designa um radicai hidrocarbonado linear ou ramificado, ou então o radical dívalente -CH2-CH2-S-S-CH2-CH2-; d) um grupo ureileno de fórmula: -NH-CO-NH-;
De preferência, X- é um ânion como cloreto ou brometo, Esses polímeros possuem uma massa molecular média em número geral mente compreendida entre 1.000 e 100.000.
[081] Polímeros desse tipo estão descritos em particular nas patentes FR 2 320 330, FR 2 270 846, FR 2 316 271, FR 2 336 434 e FR 2 413 907 e nas patentes US 2 273 780, US 2 375 853, US 2 388 614, US 2 454 547, US 3 206 462, US 2 261 002, US 2 271 378, US 3 874 870, US 4 001 432, US 3 929 990, US 3 966 904, US 4 005 193, US 4 025 617, US 4 025 627, US 4 025 653, US 4 026 945 e US 4 027 020.
[082] Podem ser utilizados mais particularmente os polímeros que são constituídos de unidades de repetição que correspondem à fórmula (XIV) indicada a seguir: (XIV) na qual Rio, Rn, Ria e R13, idênticos ou diferentes, designam um radical alquiia ou hidroxialquiia que possui de 1 a 4 átomos de carbono aproximadamente, n e p são números inteiros que variam de 2 a 8 aproximadamente e X- é um ânion derivado de um ácido mineral ou orgânico. Pode ser citado em particular o MEXOMERE PO comercializado pela CHIMEX. (11) Os polímeros de poliamônios quaternários constituídos de unidades de repetição de fórmula (XV); (XV) na qual p designa um número inteiro que varia de 1 a 6 aproximadamente, D pode ser nulo ou pode representar um grupo -(GHaJr-GO-no qual r designa um número igual a 4 ou a 7, X- é um ânion.
[083] Esses polímeros podem ser preparados de acordo com os processos descritos nas patentes USA n° 4 157 388, 4 702 906, 4 719 282. Eles estão descritos em particular no pedido de patente EP-A-122 324.
Entre eles, podem ser citados, por exemplo, os produtos “MirapoI A 15", “Mirapol AD1", “MirapoIΑΖΓ e "Mirapol 175" vendidos pela Miranol. (12) Os polímeros quaternários de vinilpírrolidona e de vinilimidazol tais como, por exemplo, os produtos comercializados com as denominações Luviquat FC 905, FG 550 e FC 370 pela B.A.S.F. Esses polímeros podem igualmente compreender outros monômeros como os halogenetos de dialildialquilamônío. Pode ser citado, em particular, o produto comercializado com a denominação Luviquat Sensation pela B.A.S.F. (13) As poliaminas como o Polyquart H vendido pela Henkel, referenciado com o nome “POIYETHYLENEGLYCOL (15) TALLOW POLYAMINE” no dicionário GTFA ou as poliaminas de copra oxietilenada (15 GE).
[084] Outros polímeros catiônicos utilizáveis na presente invenção sâo poliaiquilenoiminas, em particular polietilenoiminas, polímeros que contêm unidades vinilpiridina ou vinilpiridínio, condensados de poliaminas e de epiclorodrina, poliureilenos quaternários e os derivados da quitina.
[085] Entre todos os polímeros catiônicos suscetíveis de serem utilizados na presente invenção presente invenção, são utilizados de preferência os polímeros das famílias (1), (2), (4), (9), (10) e (12).
[086] De preferência, o ou os polímeros catiônicos são escolhidos entre as celuloses catiônicas, as gomas de guar catiônicas e os polímeros quaternários de vinilpirrolidona e de vinil imidazol eventualmente associado a outros monômeros.
[087] Mais preferencialmente, o ou os polímeros catiônicos são escolhidos entre as hidroxialquilceluloses, como as hidroximetil-, hidroxietil- ou hidroxipropil celuloses enxertadas em particular com um sal de metacriloiletil trimetilamônio, de metacrilamidopropiltrimetilamônio, de dimetildialil amônio, as gomas de guar catiônicas, o copolímero de vinilpirrolidona e de vinilimidazol e cloreto de dimetildialilamônio.
[088] O teor de polímeros(s) catiônico(s) na composição de acordo com a presente invenção pode variar de 0,01 a 5% em peso em relação ao peso total da composição, de preferência de 0,1 a 1% e mais preferencialmente de 0,15 a 0,5%, em relação ao peso total da composição.
[089] A composição cosmética de acordo com a presente invenção pode igualmente compreender um ou mais ácidos orgânicos.
[090] Por ácido orgânico, entende-se todo composto orgânico não polimérico que comporta uma ou mais funções ácidos escolhidas entre as funções ácido carboxílicos, ácido sulfônico, ácido fosfórico.
[091] Preferencialmente, o ácido orgânico não é um tensoativo.
[092] Mais preferencialmente ainda, o peso molecular do ácido orgânico é inferior a 250, mais preferencialmente ainda inferior a 200.
[093] Os ácidos orgânicos podem ser ácidos aminados.
[094] O ou os ácidos orgânicos são escolhidos de preferência entre o ácido acético, o ácido propanoico, o ácido butanoico, o ácido láctico, o ácido málico, o ácido glicólico, o ácido ascórbico, o ácido maleico, o ácido ftálico, o ácido succínico, a taurina, o ácido tartárico, a arginina, a glicina, o ácido glucurônico, o ácido glucônico e o ácido cítrico.
[095] Mais preferencialmente ainda, os ácidos orgânicos de acordo com a presente invenção são os ácidos carboxílicos e mais preferencialmente ainda os ácidos carboxílicos alfa-hidroxilados ou AHA.
[096] Mais preferencialmente ainda, o ácido orgânico utilizado na composição de acordo com a presente invenção é o ácido acético, o ácido cítrico e de preferência o ácido láctico.
[097] Na composição, o ácido orgânico pode estar em forma livre ou salificada.
[098] O ou os ácidos orgânicos que podem ser utilizados na composição de acordo com a presente invenção podem estar presentes em um teor expresso em ácidos livres que varia de 0,01 a 10% em peso, de preferência em um teor que varia de 0,1 a 8% em peso, e mais preferencialmente ainda em um teor que varia de 0,2 a 5% em peso, em relação ao peso total da composição.
[099] A composição cosmética de acordo com a presente invenção pode igualmente compreender um ou mais silicones, de preferência aminados.
[0100] Por “silicone aminado”, entende-se no sentido da presente invenção, qualquer silicone que comporte uma ou mais funções amina primária, secundária, terciária ou um ou mais grupos amônio quaternário.
[0101] Os silicones aminados utilizados na composição cosmética de acordo com a presente invenção são de preferência escolhidos entre: (a) os compostos que correspondem à fórmula (XVI) indicada a seguir: (R1)a(T)3-a-Si[OSi(T)2]n-[OSi(T)b(R1)2-b]m-OSi(T)3-a-(R1)a (XVI) na qual, T é um átomo de hidrogênio, ou um radical fenila, hidroxila (-OH), ou alquila Ci-Ce, e de preferência metila ou alcóxi Ci-Ce, de preferência metóxi, a designa o número 0 ou um número inteiro de 1 a 3, e de preferência 0, b designa 0 ou 1, e em particular 1, m e n são números tais que a soma (n + m) pode variar em particular de 1 a 2.000 e em particular de 50 a 150, e n pode designar um número de 0 a 1.999 e em particular de 49 a 149 e m pode designar um número de 1 a 2.000, e em particular de 1 a 10;
Ri é um radical monovalente de fórmula -CqhhqL na qual q é um número de 2 a 8 e L é um grupo aminado eventualmente quaternizado escolhido entre os grupos: -N(R2)-CH2-CH2-N(R2)2; -N(R2)2; -N+(R2)3 Q-; -N+(R2) (H)2 Q-; -N+(R2)2HQ-; -N(R2)-CH2-CH2-N+(R2)(H)2 q-, nos quais R2 pode designar um átomo de hidrogênio, uma fenila, uma benzila, ou um radical hidrocarbonado saturado monovalente, por exemplo um radical alquila C1-C20, e Q- representa um íon halogeneto tal como por exemplo fluoreto, cloreto, brometo ou iodeto.
[0102] Em particular, os silicones aminados que correspondem à definição da fórmula (XVI) são escolhidos entre os compostos que correspondem à seguinte fórmula: na qual R, R\ R", idênticos ou diferentes, designam um radical alquila C1-C4, de preferência CHs; um radical alcóxi com C1-C4, de preferência metóxi; ou OH; A representa um radical alquileno, linear ou ramificado, Cs-Ge, de preferência Ga-Ce; m e n são números inteiros que dependem do peso molecular e cuja soma está compreendida entre 1 e 2.000.
[0103] De acordo com uma primeira possibilidade, R, R\ R", idênticos ou diferentes, representam um radical alquila C1-C4 ou hidroxila, A representa um radical alquileno G$ e m e n são tais que a massa molecular média em peso do composto esteja compreendida entre 5.000 e 500.000 aproximadamente- Os compostos desse tipo são denominados no dicionário GTFA, "amodimeticona'1.
[0104] De acordo com uma segunda possibilidade, R, R\ R", idênticos ou diferentes, representam um radical alcóxi G1-C4 ou hidroxila, sendo que pelo menos um dos radicais R ou R" é um radical alcóxi e A representa um radical alquileno Ca. A relação molar hidroxi / alcóxi está de preferência compreendida entre 0,2/1 e 0,4/1 e é vantajosamente igual a 0,3/1. Além disso, m e n são tais que a massa molecular média em peso do composto esteja compreendida entre 2.000 e 106. Mais particularmente, n está compreendido entre 0 e 999 e m está compreendido entre 1 e 1.000, e a soma de n e m está compreendida entre 1 e 1.000.
[0105] Nessa categoria de compostos, pode-se citar entre outros, o produto Belsíl®ADM 652, comercializado pela Wacker.
[0106] De acordo com uma terceira possibilidade, R, R", diferentes, representam um radical alcóxi C1-C4 ou hidroxila, sendo que pelo menos um dos radicais R, R" é um radical alcóxi, R' representa um radical metíla e A representa um radical alquileno Gs. A relação molar hidroxi / alcóxi está de preferência compreendida entre 1/0,8 e 1/1,1, e é vantajosamente é igual a 1/0,95. Além disso, m e n são tais que a massa molecular média em peso do composto está compreendida entre 2.000 e 200.000, Mais particularmente, n está compreendido entre 0 e 999 e m está compreendido entre 1 e 1.000, a soma de n e m está compreendida entre 1 e 1.000.
[0107] Mais particularmente, pode-se citar 0 produto FluidWR® 1300, comercializado pela Wacker.
[0108] Deve-se notar que a massa molecular desses silicones é determinada por cromatografia de permeação em gel (temperatura ambiente, padrão poliestireno; colunas de μ estiragem; eluente THF; vazão de 1 mm/m; 200 μΙ de uma solução a 0,5% em peso de silicone são injetados no THF e efetua-se a detecção por refractometria e UV-metria).
[0109] Um produto que corresponde à definição da fórmula (XVI) é em particular o polímero denominado no dicionário CTFA "tr i m eti Is í I i Ia mod i met ico n a", que corresponde à fórmula (XIX) indicada a seguir: na qual nem possuem os significados dados acima de acordo com a fórmula (XVI).
[0110] Esses compostos estão descritos, por exemplo, em EP 95238; um composto de fórmula (XIX) é, por exemplo, vendido com a denominação Q2-8220 pela OSI. (b) os compostos que correspondem à fórmula (XX) indicada a seguir; na qual; R3 representa um radical hidrocarbonado m o nova lente Ci-Cis, e em particular um radical alquila Gi-Cie, ou alcenila Ca-C-ιβ, por exemplo metila; R4 representa um radical hidrocarbonado divalente, em particular um radical alquileno Ci-Cis ou um radical aiquilenóxi divalente Ci-Cis, por exemplo, G1-C3; Q é um íon halogeneto, em particular cloreto; r representa um valor estatístico médio de 2 a 20 e em particular de 2 a 8; s representa um valor estatístico médio de 20 a 200 e em particular de 20 a 50.
[0111] Esses compostos estão descritos mais partí ou Ia rmente na patente US 4185087.
[0112] Um composto que entra nessa classe é o que é vendido pela Union Carbide com a denominação "Ucar Silicone ALE 56". c) os silicones amônio quaternário, em particular de fórmula (XXI): na qual: R?, idênticos ou diferentes, representam um radical bídrocarbonado mo nova lente que possuí de 1 a 18 átomos de carbono, e em particular um radical alquila Ci-Cie, um radical alcenila Cz-Cib ou um ciclo que compreende 5 ou 6 átomos de carbono, por exemplo, metila;
Re representa um radical bídrocarbonado divalente, em particular um radical alquileno Gi-C-is ou um radical alquílenóxi divalente Ci-Gie, por exemplo, Ci-Ce ligado ao Si por uma ligação SiC;
Rs, idênticos ou diferentes, representam um átomo de hidrogênio, um radical bídrocarbonado monovalente que possui de 1 a 18 átomos de carbono, e em particular um radical alquila com Ci-Cw, um radical alcenila Cz-Cia, um radical -R6-NHCOR7; X- é um ânion tal como íon halogeneto, em particular cloreto ou um sal de ácido orgânico (acetato.,.); r representa um valor estatístico médio de 2 a 200 e em particular de 5 a 100;
[0113] Esses silicones são, por exemplo, descritos no pedido EP- A-0530974, d) os silicones aminados de fórmula (XXII): na qual: - Ri, Rs» R3 e R4» idênticos ou diferentes, designam um radical alquíla com C1-C4 ou um grupo fenila, - Rs designa um radical alquila Gt-C* ou um grupo hidroxila, - n é um inteiro que varia de 1 a 5» - m é um inteiro que varia de 1 a 5, e na quai x é escolhido de modo tal que o índice de amina esteja compreendido entre 0,01 e 1 meq/g.
[0114] De preferência, os silicones aminados utilizados nas composições de acordo com a presente invenção não compreendem grupos amônios quaternários.
[0115] Por meio cosmeticamente aceitável, entende-se um meio compatível com as fibras queratínicos, como os cabelos.
[0116] O meio cosmeticamente aceitável é constituído de água ou de uma mistura de água e de um ou mais solventes cosmeticamente aceitáveis escolhidos entre os alcoóis inferiores C1-C4, tais como o etanol, o isopropanol, o terc-butanol ou o n-butanoi; os polióis tais como o glicerol, o propílenoglicol e os políetilenoglicóis; e suas misturas.
[0117] O pH das composições de acordo com a presente invenção varia geralmente de 3 a 11 e de preferência de 5 a 10, mais preferencialmente de 7 a 10.
[0118] A composição de acordo com a presente invenção pode compreender ainda um ou mais aditivos clássicos bem conhecidos no estado da técnica, tais como espessantes ou reguladores de viscosidade, naturais ou sintéticos; alcoóis graxos C12-C30; ceramidas; ésteres graxos tais como 0 miristato de isopropila, 0 miristato de miristila, 0 palmitato de cetila e 0 estearato de estearila; óleos minerais, vegetais ou sintéticos tais como as α-olefinas ou 0 óleo de abacate, 0 óleo de colza, o óleo de caroços de damasco, o óleo de camelina, 0 óleo de vaselina; vitaminas ou provitaminas; polímeros catiônicos ou anfóteros; agentes de estabilização do pH, conservantes; e corantes.
[0119] O ou os agentes espessantes podem ser escolhidos entre os agentes espessantes celulósicos, por exemplo, a hidroxietilcelulose, a hidroxipropilcelulose e a carboximetilcelulose, a goma de guar e seus derivados, por exemplo, a hidroxipropil guar, comercializado pela RHODIA sob a referência JAGUAR HP 105, as gomas de origem microbiana, tal como a goma xantana e a goma de escleroglucano, os agentes espessantes sintéticos tais como os homopolímeros reticulados de ácido acrílico ou de ácido acrilamidopropanossulfônico, por exemplo, o Carbômero, os polímeros associativos não-iônicos, aniônicos, catiônicos ou anfóteros, tais como os polímeros comercializados com as denominações PEMULEN TR1 ou TR2 pela GOODRICH, SALCARE SC90 pela CIBA, ACULYN 22, 28, 33, 44 ou 46 pela ROHM & HAAS e ELFACOS T210 e T212 pela AKZO.
[0120] O técnico no assunto tomará todos os cuidados ao escolher os eventuais aditivos e sua quantidade de modo que eles não prejudiquem as propriedades das composições da presente invenção.
[0121] Esses aditivos estão geralmente presentes na composição de acordo com a presente invenção em uma quantidade que varia de 0 a 20 % em peso em relação ao peso total da composição.
[0122] De preferência, as composições cosméticas da presente invenção são transparentes ou translúcidas, ou seja, essas composições apresentam uma transmitância a 600 nanômetros superior a 85%, de preferência superior a 90% e mais preferencialmente ainda superior a 94%.
[0123] As composições de acordo com a presente invenção podem ser utilizadas como xampus para a lavagem e o condicionamento dos cabelos e são aplicadas nesse caso, de preferência, sobre os cabelos úmidos em quantidades eficazes para lavá-los, e a espuma gerada por massagem ou fricção com as mãos pode ser em seguida eliminada após um eventual tempo de repouso, por enxágue com água, e essa operação pode ser repetida uma ou mais vezes.
[0124] Outro objeto da presente invenção é um processo de tratamento cosmético das fibras queratínicas, tais como os cabelos, que consiste em aplicar uma quantidade eficaz de uma composição tal como descrita acima, sobre as referidas fibras, e de preferência em enxaguar após um eventual tempo de repouso.
[0125] Em particular, o processo de tratamento cosmético das fibras queratínicas é um processo de lavagem e de condicionamento das fibras queratínicas, em particular dos cabelos.
[0126] O exemplo a seguir serve para ilustrar presente invenção Exemplo [0127] Foi preparada a composição (A) de acordo com a presente invenção a partir dos ingredientes indicados na tabela a seguir cujas quantidades estão expressas em peso do produto, em relação ao peso total da composição. vendido com a denominação comercial KATHON CG pela ROHM e HAAS
vendido com a denominação comercial ANTIL 141 LIQUID pela EVONIK GOLDSCHMIDT
vendido com a denominação comercial POLYQUAT 400 KC
pela KCI
vendido com a denominação comercial DC 28566 AMINOFLUID pela DOW CORNING
vendido com a denominação XIAMETER OFS E011 SILANE pela DOW CORNING vendido com a denominação MIRATAINER BB/FLA pela RHODIA, vendido com a denominação PROCETYL AWS-LQ pela CRODA, vendido com a denominação ΑΚΥΡΟ RLM 45 CA pela KAO, vendido com a denominação EMPILAN CIS pela HUNTSMAN (10) vendido com a denominação Texapon AOS 225UP pela COGNIS
[0128] Obtém-se uma composição que é límpida e estável ao longo do tempo.
[0129] Aplicada como xampu, a composição (A) confere efeitos de penteado satisfatórios, em particular essa composição confere aos cabelos massa, volume bem como um toque macio satisfatório.
Reivindicações

Claims (12)

1. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA PARA A LAVAGEM E O CONDICIONAMENTO DAS FIBRAS GUERATÍNICAS, em particular das fibras queratínicas humanas, tais como os cabelos, caracterizada pelo fato de que compreende, em um meio cosmética mente aceitável: (i) um ou mais compostos orgânicos do silício escolhidos entre os compostos de fórmula (I); na. qual: R4 representa um halogênío, um grupo OR’ ou Rh; Rs representa um halogênío, um grupo OR” ou Rs; Re representa um halogênío, um grupo OR’”ou R3; e R1, R2, Ra, R\ R”, R’”, R’i, R'2, R 3 representam, in de pendente mente uns dos outros, um grupo hidrocarbonado saturado ou insaturado, linear ou ramificado, que portam eventualmente grupos químicos adicionais, e Ri, R2, R', R” e R”’ podem ainda representar 0 hidrogênio, sendo que pelo menos dois dos grupos R<t, Rs e Re representam respectiva mente OR’, OR” e OR”’, e pelo menos dois dos grupos R\ R” e R”' são diferentes do hidrogênio; e na qual: Ri, R2, Ra, Rs e Re são definidos como anteriormente; Rh representa um átomo de halogênío ou um grupo OR11; R7 representa um átomo de halogênio, um grupo OR10 ou R”i; R9 representa um átomo de halogênio, um grupo ORs, R’2 ou R3NR1R2; e R”i, R’2, Re, R10 e R11 representam um grupo hidrocarbonado, saturado ou insaturado, linear ou ramificado, portando eventualmente grupos químicos adicionais, os grupos Rn, e R10 e Re podendo ainda representar um átomo de hidrogênio; sendo que pelo menos um dos grupos R6, R7 e R9 representam um átomo de halogênio, um grupo OR’”, OR10 ou ORe; (ii) um ou mais tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato, escolhidos entre os alquil(Ci2-Ci4) sulfatos de sódio, de trietanolamina, de magnésio ou de amônio, os alquil(Ci2-Ci4)éter sulfatos de sódio, de amônio ou de magnésio, 0 cocoil isetionato de sódio e os metil acil taurato; (iii) um ou mais tensoativos aniônicos carboxílicos diferentes dos tensoativos aniônicos (ii) escolhidos entre os ácidos alquil(C6-C24) éter carboxílicos polioxialquilenados e seus sais, em particular os que comportam de 2 a 50 grupos óxido de alquileno, em particular de óxido de etileno, bem como seus sais; e (iv) um ou mais tensoativos anfóteros, escolhidos entre as (alquil C8-2o)-betaínas, as (alquil C8-2o)-amido(alquil C6-8)betaínas e suas misturas, e os de fórmulas (V) e (VI): Ra-CONHCH2CH2-N(Rb)(Rc)(CH2COO) (V) na qual: Ra designa um grupo alquila derivado de um ácido Ra-COOH presente no óleo de copra hidrolisado, um grupo heptila, nonila ou undecila, Rb designa um grupo beta-hidroxietila, e Rc representa um grupo carboximetila; e Ra,-CONHCH2CH2-N(B)(B’) (VI) na qual: B representa -CH2CH2OX'; B’ representa -(CH2)Z-Y!, sendo 2 = 1 ou 2, X’ designa o grupo -CH2CH2-COOH ou um átomo de hidrogênio, Y’ designa -COOH ou o grupo -CH2-CHOH - SO3H, Ra’ designa 0 grupo alquila de um ácido Ra’-COOH presente no óleo de copra ou no óleo de linhaça bidrolisado, um grupo alquila, em particular com Ci? e sua forma iso, um grupo Gi? insaturado.
2. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as funções químicas básicas do composto orgânico do silício são escolhidas entre as aminas primárias, secundárias ou terciárias.
3. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizada pelo fato de que os grupos hidrolisáveis são escolhidos entre os grupos alcóxí, arílóxí e halogênio.
4. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que os grupos Ri, R2, R’, Rh, R 2, R a, R”, R"\ R"i, R ’2, Rs, Rio e Rn são escolhidos entre os radicais alquila C1-C12, arila Ce a Cu, alquila Ci a Ce-arila Ce a C14, e arila Ce a Ct4-alquila G1 a Ce.
5. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo fato de que o ou os compostos orgânicos de silício são escolhidos entre os compostos de fórmula (lll): (III) na qual os radicais R, idênticos ou diferentes, são escolhidos entre os radicais alquila Ci-Ce e n é um número inteiro de 1 a 6, de preferência de 2 a 4.
6. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada pelo fato de que o ou os tensoativos aniônicos sulfato ou sulfonato (ii) são escolhidos entre os alquil(Ci2-Ci4)éter sulfatos de sódio.
7. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo fato de que o ou os tensoativos aniônicos carboxílicos (iii) são escolhidos entre os compostos que correspondem à fórmula (IV) indicada a seguir: Ri-(OC2H4)n-OCH2COOA (IV) na qual: Ri representa um radical ou uma mistura de radicais alquila ou alcenila linear ou ramificado C8-C22, um radical alquil(C8-C9)fenila, um radical R2CONH-CH2-CH2- com R2 designando um radical alquila ou alcenila linear ou ramificado C11-C21, e, de preferência um radical alquila ou alcenila linear ou ramificado C2-C22, um radical alquil(C8-C9)fenila; n é um número inteiro ou decimal (valor médio) que pode variar de 2 a 24 e de preferência de 2 a 10, e o radical alquila possui entre cerca de 6 e 20 átomos de carbono, de preferência de 8 a 18 átomos de carbono e arila designa de preferência fenila; e A designa um átomo de hidrogênio, um grupo amônio, Na, K, Li, Mg ou um resíduo de monoetanolamina ou trietanolamina e, de preferência, um átomo de hidrogênio ou de sódio, e mais particularmente de sódio.
8. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada pelo fato de que o ou os tensoativos aniônicos (iii) são escolhidos entre os compostos que correspondem à fórmula (IV) na qual R1 designa um radical ou uma mistura de radicais alquil(Ci2-Ci4), cocoila, oleila, um radical nonilfenila ou octilfenila, A designa um átomo de hidrogênio ou de sódio, e n varia de 2 a 20 e de preferência 2 a 10.
9. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada pelo fato de que o ou os tensoativos anfóteros são escolhidos entre as (alquil Ce-2o)-betaínas, as (alquil C8-2o)-amido(alquil C6-8)betaínas e suas misturas.
10. COMPOSIÇÃO COSMÉTICA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada pelo fato de que compreende ainda um ou mais polímeros catiônicos e/ou um ou mais silicones, de preferência aminados.
11. PROCESSO DE TRATAMENTO COSMÉTICO DAS FIBRAS QUERATÍNICAS, em particular das fibras queratínicas humanas, tais como os cabelos, caracterizado pelo fato de que a composição cosmética, conforme definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, é aplicada sobre as referidas fibras, sendo depois enxaguada após um eventual tempo de repouso.
12. USO DE UMA COMPOSIÇÃO, conforme definida em uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que é para a limpeza e o condicionamento das fibras queratínicas.

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2953513T3 (es) Composición que comprende un tensioactivo aniónico, un organosilano y aminosilicona polioxialquilenada o cuaternizada, y proceso de tratamiento cosmético
ES2763426T3 (es) Composición cosmética que comprende una combinación de tensioactivos de tipo carboxilato, acilisetionato y alquil(poli)glucósido
JP5946988B2 (ja) 少なくとも1種のオルガノシリコン化合物、少なくとも1種のアニオン性界面活性剤及び少なくとも1種のカチオン性ポリマーを含む化粧料組成物
BRPI1005103A2 (pt) composiÇço cosmÉtica de limpeza e condicionamento das fibras queratÍnicas, processo de tratamento cosmÉtico das fibras queratÍnicas e uso de uma composiÇço
ES2617260T3 (es) Composición cosmética comprendiendo al menos un compuesto orgánico del silicio, al menos dos tensioactivos aniónicos y al menos un tensioactivo anfótero
BRPI1010385A2 (pt) composiÇço cosmÉtica para a lavagem e o condicionamento das fibras queratÍnicas, processo de tratamento cosmÉtico das fibras queratÍnicas e uso de uma composiÇço
BRPI0100265B1 (pt) Composição cosmética detergente e condicionante que contém um amido anfótero particular, seus usos e processo de lavagem e de condicionamento das matérias queratínicas
BRPI0701891B1 (pt) composição cosmética para a lavagem das matérias queratínicas, uso da composição e processo de tratamento cosmético das matérias queratínicas.
JP2020128430A (ja) 少なくとも1種のアニオン性界面活性剤、少なくとも2種の特定のノニオン性界面活性剤、少なくとも1種の両性界面活性剤および少なくとも1種の特定のカチオン性ポリマーを含む組成物
ES2245767T3 (es) Composiciones cosmeticas detergentes que contienen un agente tensioactivo anionico anfotero o no ionico y un polisacarido y utilizacion.
CN108348785B (zh) 组合物
JP2001031534A (ja) 脂肪鎖を有する両性ポリマーとシリコーンを含有する洗浄用化粧品組成物及びそれらの用途
US20210267866A1 (en) Composition comprising at least two different anionic surfactants, non-ionic and amphoteric surfactants, and cationic or amphoteric polymers
US11071703B2 (en) Cosmetic composition comprising a combination of anionic surfactants of carboxylate and acylisethionate type
BR112015032449B1 (pt) Composição capilar e processo para cuidado, para limpar e/ou condicionar o cabelo e/ou o couro cabeludo
WO2012149617A1 (en) Detergent cosmetic compositions comprising four surfactants, a cationic polymer and a silicone, and use thereof
MXPA04007251A (es) Composicion cosmetica que contiene una mezcla de tensioactivos, una mezcla de polimeros cationicos y una silicona.
PT878186E (pt) Composicoes cosmeticas detergentes e utilizacao
BRPI1010384B1 (pt) Cosmetic composition for the washing and conditioning of queratín fibers, cosmetic treatment process of queratín fibers and use of a composition
BRPI1005103B1 (pt) Cosmetic composition for cleaning and conditioning of queratinal fibers, cosmetic treatment process of queratín fibers and use of a composition
BRPI1005247B1 (pt) Cosmetic composition for washing and conditioning of keratin fibers, cosmetic treatment process and using a composition