BRPI1009184B1 - Aparelho de cateter com manípulo universal - Google Patents

Aparelho de cateter com manípulo universal Download PDF

Info

Publication number
BRPI1009184B1
BRPI1009184B1 BRPI1009184-0A BRPI1009184A BRPI1009184B1 BR PI1009184 B1 BRPI1009184 B1 BR PI1009184B1 BR PI1009184 A BRPI1009184 A BR PI1009184A BR PI1009184 B1 BRPI1009184 B1 BR PI1009184B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
catheter
spatula
shaped handle
needle hub
finger
Prior art date
Application number
BRPI1009184-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Jonathan Karl Burkholz
Original Assignee
Becton, Dickinson And Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=42289661&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1009184(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Becton, Dickinson And Company filed Critical Becton, Dickinson And Company
Publication of BRPI1009184A2 publication Critical patent/BRPI1009184A2/pt
Publication of BRPI1009184B1 publication Critical patent/BRPI1009184B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M25/00Catheters; Hollow probes
    • A61M25/01Introducing, guiding, advancing, emplacing or holding catheters
    • A61M25/06Body-piercing guide needles or the like
    • A61M25/0612Devices for protecting the needle; Devices to help insertion of the needle, e.g. wings or holders
    • A61M25/0637Butterfly or winged devices, e.g. for facilitating handling or for attachment to the skin
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M25/00Catheters; Hollow probes
    • A61M25/01Introducing, guiding, advancing, emplacing or holding catheters
    • A61M25/06Body-piercing guide needles or the like
    • A61M25/0606"Over-the-needle" catheter assemblies, e.g. I.V. catheters
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biophysics (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)

Abstract

aparelho de cateter com manípulo universal é apresentada uma superfície de aperto universal em um conjunto de cateter intravenoso (10). a superfície de aperto universal apresenta uma série de superfícies (32, 34, 22, 24, 26, 52, 54, 152), pelo que o usuário pode segurar o conjunto de cateter 5 (10) em uma configuração de aperto desejada para equilíbrio e controle aperfeiçoados do conjunto de cateter (10) durante a inserção do cateter. além disto, a superfície de aperto universal inclui um elemento de proteção para prevenir o contato não intencional do usuário com diversos componentes do conjunto de cateter (10), pelo que o contato pode resultar em uma condi10ção “sobre o bisel” indesejável.

Description

“APARELHO DE CATETER COM MANÍPULO UNIVERSAL” ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a dispositivos de infusão, especificamente a catete-res intravenosos (IV) periféricos sobre a agulha. Especificamente, a invenção refere-se a um conjunto de cateter IV periférico com uma superfície de aperto universal. O conjunto de cateter inclui uma série de superfícies de aperto configuradas para permitir várias configurações de aperto comuns no campo médico. O conjunto de cateter inclui também feições de segurança para prevenir a separação prematura de diversos componentes do conjunto. Catete-res são amplamente usados em toda a comunidade médica para uma ampla faixa de procedimentos e tratamentos.
Cateteres são comumente usados em diversas terapias de infusão. Cateteres são usados para infundir fluido, tal como uma solução salina normal, diversos medicamentos e nutrição parenteral total em um paciente, retirar sangue de um paciente ou monitorar diversos parâmetros do sistema vascular do paciente. Um tipo comum de cateter intravenoso (IV) é um cateter IV periférico sobre a agulha. Como seu nome implica, um cateter sobre a agulha é montado sobre uma agulha introdutora que tem uma ponta distal aguda. Pelo menos a parte distal do cateter entra em contato de aperto com a superfície externa da agulha para prevenir a retro-esfoliação do cateter e facilitar assim a inserção do cateter no vaso sanguíneo. O cateter e a agulha introdutora são montados de modo que a ponta da agulha introdutora se estenda até além da ponta do cateter com o bisel da agulha voltado para cima em afastamento da pele do paciente. O cateter e a agulha introdutora são geralmente inseridos, a um ângulo raso através da pele do paciente, em um vaso sanguíneo. O processo de colocar um cateter exige um equilíbrio e um controle cuidadosos sobre o cateter. Diversas configurações e métodos para agarrar o conjunto de cateter têm sido desenvolvidos para ajudar o usuário a manter o equilíbrio e o controle necessários. Entre estas técnicas de aperto estão configurações de “aperto reto”, “aperto ventilado” e “aperto alado”. Configurações de aperto preferidas variam de um mercado para outro. Configurações de aperto preferidas são em grande parte determinadas e estabelecidas por treinamentos, costumes e tradições locais. Além disto, uma configuração de aperto pode ser preferida ou ensinada em detrimento de outra no caso de o mercado ser incapaz de obter um conjunto de cateter configurado para permitir uma configuração de aperto diferente.
Por exemplo, uma configuração de aperto reto pode ser ensinada a partir da necessidade em um mercado onde os conjuntos de cateter disponíveis não incluem feições para permitir uma configuração de aperto ventilado ou de aperto alado. Assim, os usuários nestes mercados devem restringir sua técnica e perícia para acomodar os conjuntos de cateter disponíveis, em vez de usar uma técnica de aperto que melhor se adeque às necessidades do usuário e do paciente.
Por conseguinte, há necessidade na técnica de um conjunto de cateter que incorpore uma superfície de aperto universal que permita aos usuários selecionar a configuração de aperto mais apropriada. Há também necessidade de se obter um manípulo universal que incorpore feições de desenho que permitam ao usuário apertar de maneira segura o conjunto de cateter ao mesmo tempo prevenindo a separação prematura dos componentes do conjunto de cateter. Tal superfície de aperto universal é aqui descrita.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De modo a se superarem as limitações discutidas acima, a presente invenção refere-se a uma série de novas superfícies de aperto que provêm uma superfície de aperto universal para acomodar diversas configurações de aperto comuns no campo médico. A superfície de aperto universal provê um conjunto de cateter único que permite ao usuário segurar o conjunto de cateter ou em uma configuração de aperto reto, uma configuração de aperto ventilado ou uma configuração de aperto alado. Assim, a presente invenção pode ser usada em qualquer mercado no mundo sem necessidade de modificação ou produção espacial para atender a configurações de aperto especializadas comuns a esse mercado. Além disto, o presente conjunto de cateter inclui diversas feições de desenho para assegurar a inserção eficaz do cateter. A superfície de aperto universal da presente invenção é projetada para ser usada sozinha ou em conjunto com superfícies de aperto tradicionais atuais e é projetada para permitir um aperto “entupido” prevenindo ao mesmo tempo a condição “sobre o bisel”. O conjunto de cateter inclui de modo geral um cubo de agulha e um adaptador de cateter, que são alinhados ao longo de um eixo geométrico comum por meio de uma agulha introdutora. Cada componente é configurado para interagir e acoplar-se de maneira compatível de modo a se obter um aparelho integrado. O cubo de agulha e o adaptador de cateter incluem também diversas feições para ajudar o usuário a segurar o conjunto de cateter, cuja combinação forma uma superfície de aperto universal.
Especificamente, algumas modalidades do conjunto de cateter incluem uma superfície de aperto universal que tem um par de manípulos posicionados em oposição mútua para acomodar os dedos opostas do usuário. Estes manípulos posicionados em oposição mútua são geralmente localizados na parte de cubo da agulha do conjunto e são agarrados pelo usuário para segurar o conjunto de cateter em uma configuração de aperto reto. Os manípulos posicionados em oposição mútua podem incluir também feições, tais como contornos e texturas, para ajudar também o usuário a apertar com segurança as superfícies.
Algumas modalidades do conjunto de cateter incluem também uma superfície de aperto universal que tem um manípulo em forma de espátula. O manípulo em forma de espátula é uma extensão para fora do cubo da agulha que é posicionada em adjacência ao adaptador de cateter do conjunto de cateter. O manípulo em forma de espátula é geralmente posicionado de modo a ocupar um espaço adjacente a um lado do adaptador de cateter. Sendo assim, o usuário pode agarrar o manipulo em forma de espátula e controlar o conjunto de cateter a partir de uma configuração de aperto alado. O acoplamento direto entre o manípulo em forma de espátula, o cubo da agulha e a agulha introdutora previne a ocorrência da condição “sobre o bisel” durante a inserção do cateter. Em algumas modalidades, o manípulo em forma de espátula inclui também uma borda dianteira para acomodar um dedo do usuário de modo a permitir uma configuração de aperto ventilado.
Além disso, algumas modalidades incluem uma plataforma de fixação que forma uma parte do adaptador de cateter. A plataforma de fixação inclui pelo menos uma extensão alada geralmente posicionada em oposição ao manípulo em forma de espátula. A plataforma de fixação pode incluir também uma borda dianteira para acomodar um dedo do usuário. A borda dianteira da plataforma de fixação é usada em conjunto com a borda dianteira do manípulo em forma de espátula e um manípulo de polegar que forma uma extremidade proximal do cubo da agulha, de modo a permitir uma configuração de aperto ventilado. Em algumas modalidades da presente invenção, o manípulo de polegar forma uma extremidade de base ou proximal do cubo da agulha e é uma superfície geralmente planar perpendicular aos manípulos posicionados em oposição mútua. Em algumas implementações da presente invenção, o manípulo de polegar inclui também um contorno ou uma textura para aumentar o atrito entre o cubo da agulha e o polegar do usuário. A configuração de aperto ventilado é obtida por meio do contato simultâneo da borda dianteira da plataforma de fixação com um primeiro dedo, do contato da borda dianteira do manípulo em forma de espátula com um segundo dedo e do contato do manípulo de polegar com um polegar. Esta configuração de aperto ventilado de três pontos provê o controle e a destreza durante a inserção, assim como provê um efeito de ligação para prevenir a separação prematura dos componentes individuais do conjunto de cateter ou a condição “sobre o bisel”.
Algumas modalidades da presente invenção incluem também um elemento de proteção. O elemento de proteção é localizada sobre a superfície externa do cubo da agulha do conjunto de cateter, de modo a ficar interposta entre as superfícies de aperto posicionadas em oposição mútua e o adaptador de cateter. Especificamente, as superfícies de aperto posicionadas em oposição mútua podem incluir um elemento de proteção pela qual uma parte das superfícies de aperto é estendida para fora, prevenindo assim que um dedo e o polegar do usuário entrem em contato inadvertido com uma parte do conjunto de cateter. O elemento de proteção é provida como uma barreira física para permitir que o usuário segure o conjunto em uma configuração de aperto reto, impedindo ao mesmo tempo que o usuário entre em contato inadvertido com o adaptador de cateter do conjunto. O contato inadvertido pode resultar na separação prematura dos componentes, levando a uma condição “sobre o bisel”.
Assim, o elemento de proteção previne a ocorrência desta condição.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS VÁRIAS VISTAS DOS DESENHOS
De modo que a maneira pela qual as feições e vantagens enumeras acima e outras da invenção são obtidas seja prontamente entendida, uma descrição mais específica da invenção resumidamente descrita acima será apresentada com referência a modalidades específicas dela que são mostradas nos desenhos anexos. Estes desenhos mostram apenas modalidades típicas da invenção e não devem, portanto, ser considerados como limitando o alcance da invenção. A Figura 1A é uma vista em perspectiva de uma modalidade da presente invenção. A Figura 1B é uma vista em perspectiva explodida da Figura 1. A Figura 2 é uma vista de topo em perspectiva de uma modalidade da presente invenção mantida em uma configuração de aperto reto. A Figura 3 é uma vista de topo em perspectiva de uma modalidade da presente invenção mantida em uma configuração de aperto alado. A Figura 4 é uma vista de topo em perspectiva de uma modalidade da presente invenção mantida em uma configuração de aperto ventilado. A Figura 5 é uma vista de topo em perspectiva de uma modalidade da presente invenção mantida em uma configuração de aperto ventilado. A Figura 6 é uma vista de topo em perspectiva de uma modalidade da presente invenção que tem feições de proteção e superfícies de aperto limitadas. A Figura 7 é uma vista em perspectiva de uma modalidade da presente invenção após a inserção em um paciente.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
As modalidades presentemente preferidas da presente invenção serão melhor entendidas pela referência aos desenhos, nos quais os mesmos números de referência indicam elementos idênticos ou funcionalmente semelhantes. Deve ficar prontamente entendido que os componentes da presente invenção, genericamente descritos e mostrados nas figuras anexas, podem ser dispostos e projetados em uma ampla variedade de configurações diferentes. Assim, a descrição mais detalhada seguinte, representada nas figuras, não pretende limitar o alcance da invenção reivindicada, mas é meramente representativa das modalidades presentemente preferidas da invenção.
Com referência agora à Figura 1A, é mostrado um conjunto de cateter 10 que inclui um cubo de agulha 12 e um adaptador de cateter 16. Cada um dos componentes 12 e 16 do conjunto de cateter 10 é configurado de modo a cooperar com um aparelho integrado. Assim, cada componente 12 e 16 compreende feições e elementos para permitir contato compatível com o componente adjacente.
Em uma modalidade da presente invenção, por exemplo, o cubo de agulha 12 compreende um cubo de alojamento 18 para receber a parte proximal 46 do adaptador de cateter 16. Sendo assim, os componentes 12 e 16 são alinhados e coordenados por meio de uma agulha introdutora 66, que se estende a partir do cubo de agulha 12, através do orifício de agulha 14 do adaptador de cateter 16 de modo a se obter um aparelho integrado 10, conforme visto mais claramente na Figura 1B a seguir. O cubo de agulha 12 inclui também uma série de superfícies e feições para ajudar o usuário a segurar o conjunto de cateter 10 durante o procedimento de inserção. Em algumas modalidades da presente invenção, por exemplo, o cubo de agulha 12 compreende uma extensão distal que forma uma manípulo em forma de espátula 30. O manípulo em forma de espátula 30 compreende uma extensão rígida ou semi-flexível do cubo de agulha 12 que tem superfícies de aperto superior e inferior 32 e 34, respectivamente. O manípulo em forma de espátula 30 é posicionado em adjacência à parte de corpo 60 do adaptador de cateter 16 em uma orientação de paralelismo. Em algumas modalidades, o manípulo em forma de espátula 30 ocupa um espaço diretamente oposto à plataforma de fixação 62 do adaptador de cateter 16. As superfícies de aperto superior 32 e inferior 34 do manípulo em forma de espátula 30 são configuradas para acomodar os dedos opostos do usuário, conforme mostrado na Figura 3. Sendo assim, o manípulo em forma de espátula 30 permite ao usuário segurar o conjunto de cateter 10 em uma configuração de aperto alado.
Em algumas implementações da presente invenção, o cubo de agulha 12 inclui também uma primeira superfície de aperto 22 e uma segunda superfície de aperto 24. As primeira e segunda superfícies de aperto 22 e 24 compreendem superfícies opostas paralelas do corpo de cubo de agulha 20. Conforme configuradas, as superfícies de aperto 22 e 24 permitem ao usuário segurar o conjunto de cateter 10 em uma configuração de aperto reto, conforme mostrado na Figura 2. Em algumas modalidades, as superfícies de aperto 22 e 24 são contornadas para acomodar também a conformação fisiológica dos dedos opostos do usuário. Em outras modalidades, as superfícies de aperto 22 e 24 incluem também uma textura ou revestimento anti-deslizante 36 para aumentar o atrito entre os dedos do usuário e o cubo de agulha 12. Além disto, em algumas modalidades as superfícies de aperto 22 e 24 compreendem vários contornos de modo a se obter uma superfície de aperto ergonômica.
As superfícies de aperto 22 e 24 podem incluir também um elemento de proteção 40. O elemento de proteção 40 compreende geralmente uma parte estendida para fora pertencente às superfícies de aperto 22 e 24, a qual proporciona uma barreira física entre os dedos opostos do usuário e o adaptador de cateter 16 do conjunto de cateter 10. Em algumas modalidades, uma ou mais superfícies de aperto 22 e/ou 24 compreendem uma curva exponencial para fora 42, em que o pico 44 da curva 42 é a superfície mais externa do elemento de proteção 40. Em outras modalidades, o elemento de proteção 40 compreende qualquer barreira física para impedir que o aperto do usuário se estenda até além do cubo de agulha 12 para entrar em contato com o adaptador de cateter 16. Em algumas implementações da presente invenção, um elemento de proteção 40 é interposta entre a parte de corpo 20 do cubo de agulha 12 e o manípulo em forma de espátula 30.
Finalmente, em algumas implementações da presente invenção o cubo de agulha 12 inclui também um manípulo de polegar 26. O manípulo de polegar 26 compreende a extremidade proximal 28 do cubo de agulha 12 e proporciona uma superfície genericamente plana para acomodar o polegar do usuário. Em algumas implementações da presente invenção, o manípulo de polegar 26 inclui também uma textura ou revestimento anti-deslizante 36 para aumentar o atrito entre o polegar do usuário e o cubo de agulha 12. Em algumas modalidades, o manípulo de polegar 26 inclui também uma superfície contornada para proporcionar uma superfície de aperto ergonômica. O manípulo de polegar 26 é geralmente usado em conjunto com a borda dianteira 52 do manípulo em forma de espátula 30 e com a borda dianteira 54 da plataforma de fixação 62 para permitir ao usuário segurar o conjunto de cateter 10 em uma configuração de aperto ventilado, conforme mostrado na Figura 4. Em algumas modalidades, a borda dianteira 52 do manípulo em forma de espátula 30 é posta em contato com um primeiro dedo, tal como um dedo indicador, a borda dianteira 54 da plataforma de fixação 62 é posta em contato com um segundo dedo, tal como o dedo médio, e o manípulo de polegar 26 é posto em contato com o polegar do usuário em uma configuração de aperto ventilado.
Os vários pontos de contato 52, 54 e 26 da configuração de aperto ventilado não só proporcionam controle, mas também um efeito de ligação para prevenir a separação prematura dos componentes 12 e 16 do conjunto de cateter durante os procedimentos de inserção. A separação prematura dos componentes 12 e 16 pode levar a uma condição “sobre o bisel”. A condição “sobre o bisel” ocorre no caso de a parte biselada 68 da agulha introdutora 66 ser introduzida no cateter 70 antes de a parte biselada 68 proporcionar abertura suficiente no paciente para inserção do cateter 70. Esta condição é frequentemente dolorosa para o paciente e pode resultar em uma inserção falha, assim como em diversas outras complicações indesejáveis. Assim, as diversas superfícies e feições da presente invenção provêm um conjunto de cateter 10 que tem superfícies de aperto universais que proporcionam vários métodos para apertar o conjunto de cateter 10, prevenindo ao mesmo tempo a condição “sobre o bisel”.
Com referência agora à Figura 1B, é mostrada uma vista explodida do conjunto de cateter 10. Os componentes 12 e 16 são geralmente alinhados ao longo de um eixo geométrico longitudinal 80. A agulha introdutora 66 compreende geralmente uma extremidade distal (não mostrada) presa de maneira fixa ao cubo de agulha 12 e uma extremidade livre 72 que se estende para fora a partir dela. A extremidade livre 72 da agulha introdutora compreende a parte biselada 68 e uma ponta de agulha 78 para prover uma abertura no paciente através da qual o cateter 70 é inserido. O adaptador de cateter 16 pode incluir também uma linha de fluido 74, ou tubo intravenoso para fornecer um fluido ou medicamento ao paciente por meio do cateter 70. Em algumas implementações da presente invenção, o adaptador de cateter 16 inclui também um prendedor ou lingueta (não mostrada) para reter a extremidade distal 38 do cubo de agulha 12. Nestas modalidades, o prendedor ou lingueta previne a separação do cubo de agulha 12 do adaptador de cateter 16 até depois que a ponta de agulha 78 tenha sido retirada do adaptador de cateter 16. O cubo de agulha 12 pode incluir também feições projetadas para acomodar as feições projetadas do adaptador de cateter 16. Em algumas modalidades, por exemplo, uma parte da extremidade distal 38 do corpo de cubo de agulha 20 é biselada de modo a proporcionar uma folga para a linha de fluido 74 do adaptador de cateter 16.
Com referência agora à Figura 2, é mostrada uma implementação da presente invenção mantida em uma configuração de aperto reto. Conforme mostrado, as primeira e segunda superfícies de aperto 22 e 24 proporcionam superfícies opostas para acomodar dedos opostos 100 e 102 do usuário. Em algumas modalidades da presente invenção, o polegar 100 do usuário entra em contato com a primeira superfície de aperto 22 e o dedo indicador 102 do usuário entre em contato com a segunda superfície de aperto 24. Desta maneira, o usuário agarra as superfícies de aperto 22 e 24 opostas do cubo de agulha 13 de modo a segurar o conjunto de cateter 10. Em algumas modalidades, o manípulo do usuário é deslocado de maneira distal na direção do adaptador de cateter 16 até uma posição de “entupimento”. Quando mantidos em uma posição de “entupimento”, os dedos 100 e 102 opostos do usuário ocupam ou entram em contato em grande parte com o elemento de proteção 40 das superfícies de aperto 22 e 24. A posição de “entupimento” é desejável de modo a se ter maior controle e ação de alavanca durante os procedimentos de inserção. A presença das feições de proteção 40 permitem a posição de “entupimento”, mas impedem o contato inadvertido entre os dedos 100 e 102 do usuário e o adaptador de cateter 16 do conjunto de cateter 10.
Com referência agora à Figura 3, é mostrada uma implementação da presente invenção mantida em uma configuração de aperto alado. Conforme mostrado, a configuração de aperto alado é ajudada pelo manípulo em forma de espátula 30. O manípulo em forma de espátula 30 é uma extensão rígida ou semi-flexível da extremidade distal 38 do cubo de agulha 12. O manípulo em forma de espátula 30 inclui uma superfície genericamente planar que tem um primeiro lado e um segundo lado, em que o primeiro lado compreende uma superfície superior 32 e o segundo lado compreende uma superfície inferior 34 (não claramente mostrado na Figura 3, ver as Figuras 1A e 1B). O manípulo em forma de espátula 30 é apertado colocando-se um primeiro dedo, tal como o dedo indicador 102, sobre a superfície inferior 34. Os dedos 100 e 102 opostos agarram o manípulo em forma de espátula 30 de modo a prender o conjunto de cateter 10 em uma configuração de aperto alado. Assim, algumas implementações do conjunto de cateter 10 da presente invenção compreendem várias superfícies e feições para permitir diversos métodos para apertar o conjunto de cateter 10.
Com referência agora à Figura 4, é mostrada uma implementação da presente invenção mantida em uma configuração de aperto ventilado. Conforme mostrado, a configuração de aperto ventilado utiliza três pontos de contato para segurar o conjunto de cateter 10. Um manípulo de polegar 26 proporciona um primeiro ponto de contato e é configurado para receber um primeiro dedo do usuário, como, por exemplo, o polegar 100. A borda dianteira 54 da plataforma de fixação 62 proporciona um segundo ponto de contato e é configurado para receber um segundo dedo do usuário, como, por exemplo, o dedo indicador 102. A borda dianteira 52 do manípulo em forma de espátula 30 proporciona um terceiro ponto de contato e é configurado para receber um terceiro dedo do usuário, como, por exemplo, o dedo médio 104. Desta maneira, o usuário entra em contato com todos os três pontos 26, 52 e 54 de modo a segurar o conjunto de cateter 10 em uma configuração de aperto ventilado.
Com referência agora à Figura 5, é mostrada uma implementação de um conjunto de cateter 200. O conjunto de cateter 200 inclui uma segunda plataforma de fixação 62a posicionada em oposição à primeira plataforma de fixação 62 no adaptador de cateter 16. A segunda plataforma de fixação 62a é posicionada de modo a ter a borda dianteira 152 geralmente alinhada com a borda dianteira 54 da primeira plataforma de fixação 62. Sendo assim, a primeira plataforma de fixação 62, a segunda plataforma de fixação 62a e o manípulo de polegar 26 proporcionam superfícies pelas quais o usuário pode segurar o conjunto de cateter 200 em uma configuração de aperto ventilado. Especificamente, o manípulo de polegar 26 proporciona um primeiro ponto de contato e é configurado para receber um primeiro dedo do usuário, como, por exemplo, o polegar 100. A borda dianteira 54 da primeira plataforma de fixação 62 proporciona um segundo ponto de contato e é configurado para receber um segundo dedo do usuário, como, por exemplo, o dedo indicador 102. A borda dianteira 152 da segunda plataforma de fixação 62a proporciona um terceiro ponto de contato e é configurada para receber um terceiro dedo do usuário, como, por exemplo, o dedo médio 104. Desta maneira, o usuário entra em contato com todos os três pontos 26, 252 e 54 de modo a segurar o conjunto de cateter 200 em uma configuração de aperto ventilado.
Com referência agora à Figura 6, é mostrada uma implementação de um conjunto de cateter 300. Algumas modalidades da presente invenção podem ser modificadas para limitar os métodos para apertar o conjunto de cateter. Por exemplo, o conjunto de cateter 300 foi modificado para acomodar apenas uma configuração de aperto reto. Especificamente, o adaptador de cateter 160 foi modificado para excluir as plataformas de fixação 62 e 62a do adaptador de cateter 16 e o manípulo em forma de espátula 30 do cubo de agulha 12, conforme mostrado nas Figuras 1-5 acima. Pela remoção destas feições 62, 62a e 30, o conjunto de cateter 300 elimina a possibilidade de uma configuração de aperto ventilado ou de aperto alado. Modificações como estas são desejáveis para mercados ou indústrias onde uma configuração de aperto específica é desejável ou é mais comum do que outras. Modificações como estas podem também reduzir os custos de fabricação, assim como eliminar feições desnecessárias para um dado mercado. Em algumas modalidades, o conjunto de cateter 300 inclui também feições de proteção 40 para prevenir uma condição “sobre o bisel” durante a inserção.
Com referência agora à Figura 7, é mostrado um adaptador de cateter 16 após a inserção do cateter 70 em um paciente 110 e a remoção da agulha introdutora 66 do adaptador 16. Após a inserção do cateter 70, a plataforma de fixação 62 proporciona uma superfície planar pela qual prender o adaptador de cateter 16 do paciente 110 por meio de uma tira adesiva 120. Sendo assim, o adaptador de cateter 16 é impedido de girar com relação ao paciente 110 e mantém a posição do cateter 70 dentro do local de inserção 112 do paciente. A presente invenção apresenta um conjunto de cateter integrado convencional que tem superfícies de aperto universais. A presente invenção também permite que o usuário segure o conjunto de cateter em diversas posições de aperto sem a possibilidade de criar uma condição “sobre o bisel”. Por conseguinte, a presente invenção está adaptada para prover uma superfície de aperto útil, segura e universal para o manejo equilibrado, controlado, de conjuntos de cateter durante a inserção de um cateter. A presente invenção pode ser corporificada sob outras formas específicas sem que se abandonem suas estruturas, métodos ou outras características essenciais conforme amplamente aqui descritas e reivindicadas a seguir. As modalidades descritas devem ser consideradas sob todos os aspectos apenas como ilustrativas, e não restritivas. O alcance da invenção é, portanto, indicado pelas reivindicações anexas, e não pela descrição precedente. Todas as alterações que se incluam dentro do significado e faixa de equivalência das reivindicações devem ser abrangidas dentro do seu alcance.
REIVINDICAÇÕES

Claims (11)

1. Aparelho de cateter com manípulo universal, que compreende: um adaptador de cateter (16) que tem uma extremidade distal e uma extremidade proximal, a extremidade distal sustentando um cateter (70), o adaptador de cateter incluindo também uma plataforma de fixação (62) que inclui pelo menos uma extensão alada, a plataforma de fixação tendo uma superfície plana; e um cubo de agulha (12) que tem uma extremidade distal (38) e uma extremidade proximal (28), a extremidade distal acoplada, de modo a poder deslizar, à extremidade proximal do adaptador de cateter, a extremidade proximal do cubo de agulha incluindo também uma agulha (66), em que a agulha se estende através da parte central do cubo de agulha (12) e da parte central do adaptador de cateter (16), em que após a ponta (68) da agulha se estender além da parte de ponta do cateter, o cubo da agulha (12) inclui uma extensão rígida ou semi-flexível distal formando um manípulo em forma de espátula (30) tendo superfícies de aperto superiores e inferiores (32, 34) e estendendo-se para fora a partir do cubo da agulha (12), em que o manípulo em forma de espátula (30 ) é posicionado adjacente a uma parte de corpo (60) do adaptador de cateter (16) em uma orientação paralela, CARACTERIZADO pelo fato de que a extensão alada é posicionada oposta ao manípulo em forma de espátula (30), e o cubo da agulha (12) inclui uma primeira superfície de aperto (22) e uma segunda superfície de aperto (24) opostamente posicionada, em que uma parte que se estende para fora da primeira superfície de aperto (22) inclui um primeiro elemento de proteção (40), em que uma parte que se estende para fora da segunda superfície de aperto (24) inclui um segundo elemento de proteção (40), em que o primeiro elemento de proteção (40) é interposto entre a primeira superfície de aperto (22) e o adaptador de cateter (16), em que o segundo elemento de proteção (40) é interposto entre a segunda superfície de aperto (22) e o adaptador de cateter (16), em que os primeiros e segundos elementos de proteção (40) estão localizados em uma superfície externa do cubo de agulha (12), em que o primeiro e segundo elementos de proteção (40) fornecem uma barreira física para impedir que um usuário entre em contato com o adaptador de cateter (16).
2. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as primeira e segunda superfícies de aperto (22, 24) são contornadas.
3. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que as primeira e segunda superfícies de aperto (22, 24) incluem textura ou revestimento anti-deslizante (36).
4. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a extremidade proximal (28) do cubo de agulha (12) compreende também uma superfície de extremidade (36) para acomodar um polegar, e em que a borda dianteira (54) da plataforma de fixação (62) acomoda um primeiro dedo, e a borda dianteira do manípulo em forma de espátula acomoda um segundo dedo.
5. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o manípulo em forma de espátula (30) compreende também uma superfície de topo (32) e uma superfície de base (34), a superfície de topo configurada para acomodar um polegar, e a superfície de base configurada para acomodar um dedo oposto, através do qual o manípulo em forma de espátula é agarrado entre o polegar e o dedo oposto.
6. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o manípulo em forma de espátula (30) compreende também uma superfície dotada de textura.
7. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de proteção (40) é interposto entre os dedos opostos e pelo menos um da plataforma de fixação (62) e o manípulo em forma de espátula (30).
8. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a extremidade distal (38) do cubo de agulha (12) compreende também um orifício para alojar a extremidade proximal do adaptador de cateter (16).
9. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o manípulo em forma de espátula (30) se estende para fora a partir de uma parte da extremidade distal (38) do cubo de agulha (12), o manípulo em forma de espátula (30) sendo posicionado adjacente ao adaptador de cateter (16), em que o manípulo em forma de espátula compreende uma superfície de topo (32) e uma superfície de base (34), a superfície de topo configurada para acomodar um polegar, e a superfície de base configurada para acomodar um dedo oposto através do qual o manípulo em forma de espátula é agarrado entre o polegar e o dedo oposto.
10. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO por também compreender uma primeira borda dianteira (52) que forma uma parte distal do ma-nípulo em forma de espátula (30), em que a primeira borda dianteira é configurada para acomodar um segundo dedo.
11. Aparelho de cateter, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que uma plataforma de fixação (62) é presa de maneira fixa ao adaptador de cateter, e posicionada oposta ao manípulo em forma de espátula (30), em que a plataforma de fixação compreende uma segunda borda dianteira (54) configurada para acomodar um primeiro dedo, em que a segunda borda dianteira (54), a primeira borda dianteira (52), e a superfície de extremidade (26) do cubo de agulha são postas em contato com o primeiro dedo, o segundo dedo e o polegar, respectivamente.
BRPI1009184-0A 2009-03-26 2010-03-23 Aparelho de cateter com manípulo universal BRPI1009184B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/411.821 2009-03-26
US12/411,821 US8337461B2 (en) 2009-03-26 2009-03-26 Systems and methods for providing a conventional integrated catheter with universal grip
PCT/US2010/028339 WO2010111285A1 (en) 2009-03-26 2010-03-23 Systems and methods for providing a conventional integrated catheter with universal grip

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1009184A2 BRPI1009184A2 (pt) 2016-03-01
BRPI1009184B1 true BRPI1009184B1 (pt) 2020-03-17

Family

ID=42289661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1009184-0A BRPI1009184B1 (pt) 2009-03-26 2010-03-23 Aparelho de cateter com manípulo universal

Country Status (9)

Country Link
US (1) US8337461B2 (pt)
EP (1) EP2411079B1 (pt)
JP (1) JP5571767B2 (pt)
CN (1) CN102413865B (pt)
AU (1) AU2010230066A1 (pt)
BR (1) BRPI1009184B1 (pt)
CA (1) CA2755787C (pt)
ES (1) ES2766955T3 (pt)
WO (1) WO2010111285A1 (pt)

Families Citing this family (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2621566B1 (en) 2010-10-01 2020-01-01 Bracco Imaging S.p.A Finger-grip device for medical syringe or cartridge
US20160008582A1 (en) 2014-07-08 2016-01-14 Becton, Dickinson And Company Peripheral intravenous catheter with winged grip
ES2899801T3 (es) * 2014-08-05 2022-03-14 Bullpup Scient Ltd Aparato para insertar un tubo de catéter
US10357636B2 (en) 2015-10-28 2019-07-23 Becton, Dickinson And Company IV access device having an angled paddle grip
EP3368142B1 (en) * 2015-10-28 2020-02-19 Carefusion 303 Inc. Closed iv access device with y-port needle-free connector
US10814106B2 (en) 2015-10-28 2020-10-27 Becton, Dickinson And Company Soft push tabs for catheter adapter
US10549072B2 (en) 2015-10-28 2020-02-04 Becton, Dickinson And Company Integrated catheter with independent fluid paths
US10639455B2 (en) 2015-10-28 2020-05-05 Becton, Dickinson And Company Closed IV access device with paddle grip needle hub and flash chamber
US10744305B2 (en) 2015-10-28 2020-08-18 Becton, Dickinson And Company Ergonomic IV systems and methods
US10525237B2 (en) 2015-10-28 2020-01-07 Becton, Dickinson And Company Ergonomic IV systems and methods
US10245416B2 (en) * 2015-10-28 2019-04-02 Becton, Dickinson And Company Intravenous catheter device with integrated extension tube
US10682495B2 (en) * 2015-12-18 2020-06-16 B. Braun Melsungen Ag Needle devices with adjustable grips and related methods
AU2017220022B2 (en) 2016-02-18 2021-06-10 Smiths Medical Asd, Inc. Closed system catheter
US10639454B2 (en) 2016-03-28 2020-05-05 Becton, Dickinson And Company Ergonomic IV systems and methods
USD844781S1 (en) 2016-10-05 2019-04-02 Becton, Dickinson And Company Needle hub
US10238852B2 (en) 2016-10-05 2019-03-26 Becton, Dickinson And Company Septum housing
USD837368S1 (en) 2016-10-05 2019-01-01 Becton, Dickinson And Company Catheter adapter grip
USD835262S1 (en) 2016-10-05 2018-12-04 Becton, Dickinson And Company Intravenous catheter assembly
USD819802S1 (en) 2016-10-05 2018-06-05 Becton, Dickinson And Company Catheter adapter
USD808013S1 (en) 2016-10-27 2018-01-16 Smiths Medical Asd, Inc. Catheter
US10537683B2 (en) 2016-11-03 2020-01-21 Johnson & Johnson Surgical Vision, Inc. Syringe finger grip
USD828653S1 (en) * 2016-12-14 2018-09-11 Brandon Penland Treatment applicator
US10569069B2 (en) 2016-12-14 2020-02-25 Combat Comb, Llc Applicator for treatments applied to animal skin
US11278705B2 (en) * 2017-05-04 2022-03-22 Becton, Dickinson And Company Intravenous catheter systems and methods
JP7216022B2 (ja) 2017-05-30 2023-01-31 ベラノ バスキュラー,インコーポレイテッド 血管アクセスのための安定化デバイス及び安定化デバイスを使用する方法
CA3082159A1 (en) 2017-11-30 2019-06-06 Velano Vascular, Inc. Stabilizing connector devices for vascular access and methods of using the same
US11291803B2 (en) 2018-01-11 2022-04-05 Becton, Dickinson And Company Catheter system with guidewire advancement element
US11857320B2 (en) 2018-06-08 2024-01-02 Smiths Medical Asd, Inc. Blood sequestration device and method
WO2020069395A1 (en) 2018-09-28 2020-04-02 Velano Vascular, Inc. Devices and methods for phlebotomy through a closed system intravenous catheter
CN111110988B (zh) * 2020-01-10 2021-08-24 山东省千佛山医院 一种引流管潜行置入的装置

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4177809A (en) 1977-09-15 1979-12-11 Warner-Lambert Company Intravenous catheter apparatus and method
DK117186A (da) * 1985-03-14 1986-09-15 Critikon Ltd Kateterenhed for intravaskulaer brug
US4950252A (en) * 1987-11-02 1990-08-21 Luther Medical Products, Inc. Single hand actuated locking safety catheter and method of use
US5186712A (en) 1991-08-23 1993-02-16 Kansas Creative Devices, Inc. Intravenous catheter launching device
ATE177017T1 (de) * 1991-12-03 1999-03-15 Smiths Industries Plc Nadelschutzvorrichtung
US5267971A (en) 1993-03-17 1993-12-07 Becton, Dickinson And Company Catheter introducer with notched needle
US5697914A (en) 1995-03-16 1997-12-16 Becton Dickinson And Company Control forward/flashback forward one hand introducer needle and catheter assembly
CA2169220A1 (en) 1995-03-16 1996-09-17 Greg L. Brimhall Control forward introducer needle and catheter assembly
US5913845A (en) 1997-06-02 1999-06-22 Becton, Dickinson And Company Needle puller/catheter adaptor coupling device
US6235005B1 (en) 1998-12-28 2001-05-22 Ethicon, Inc. Positive engagement-disengagement catheter sleeve
GB2355933B (en) * 1999-11-03 2003-08-13 Nmt Group Plc Catheter Device
JP2001259029A (ja) * 2000-03-21 2001-09-25 Medikit Kk 安全留置針
US6716228B2 (en) * 2000-09-30 2004-04-06 Yale University Surgical access device
US6638252B2 (en) 2001-05-25 2003-10-28 Becton Dickinson And Company Cantilever push tab for an intravenous medical device
JP2003199822A (ja) * 2002-01-10 2003-07-15 Nippon Sherwood Medical Industries Ltd 感染症防止機能および針刺し事故防止機能付き留置針
USD492031S1 (en) 2003-03-10 2004-06-22 Becton Dickinson And Company Introducer needle and integrated catheter assembly
WO2004087247A2 (en) * 2003-03-25 2004-10-14 Becton, Dickinson And Company Iv catheter and needle assembly and method
SE0501077L (sv) * 2005-05-12 2006-11-13 Spectracure Ab Anordning för fotodynamisk diagnos eller behandling
US7635352B2 (en) * 2005-05-27 2009-12-22 Becton, Dickinson And Company Catheter and introducer needle assembly with needle shield
US20070270758A1 (en) * 2006-05-22 2007-11-22 Gert Hanner IV catheter assembly with an ergonomic needle grip

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010111285A1 (en) 2010-09-30
ES2766955T3 (es) 2020-06-15
BRPI1009184A2 (pt) 2016-03-01
CA2755787A1 (en) 2010-09-30
US20100249714A1 (en) 2010-09-30
AU2010230066A1 (en) 2011-10-06
US8337461B2 (en) 2012-12-25
EP2411079B1 (en) 2019-10-30
CN102413865B (zh) 2014-02-26
EP2411079A1 (en) 2012-02-01
JP2012521797A (ja) 2012-09-20
CA2755787C (en) 2017-05-23
CN102413865A (zh) 2012-04-11
JP5571767B2 (ja) 2014-08-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1009184B1 (pt) Aparelho de cateter com manípulo universal
US8357121B2 (en) Systems and methods for providing a safety integrated catheter with universal grip
ES2786699T3 (es) Dispositivo de acceso IV que tiene una empuñadura de raqueta angulada
JP5073739B2 (ja) 人間工学に基づくニードルグリップを備える静脈カテーテルアセンブリ
US8591473B2 (en) Manually retracted safety needle with rigid wing structure
US7762993B2 (en) Catheter syringe conveyor with a needle guard housing
JP5680968B2 (ja) 複数の掴み面および保護部品を有する先端シールド
BR112020014208A2 (pt) sistema de cateter com elemento de avanço de fio guia
WO2000012167A1 (en) Catheter guide
US20030233119A1 (en) Port deaccessor and methods of use
JP6550715B2 (ja) 留置針組立体
US20130046243A1 (en) Holding Device for an Infusion Needle

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 23/03/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.