BRPI1008826B1 - método de eletroextração de um metal e um sistema de eletrólise - Google Patents

método de eletroextração de um metal e um sistema de eletrólise Download PDF

Info

Publication number
BRPI1008826B1
BRPI1008826B1 BRPI1008826A BRPI1008826A BRPI1008826B1 BR PI1008826 B1 BRPI1008826 B1 BR PI1008826B1 BR PI1008826 A BRPI1008826 A BR PI1008826A BR PI1008826 A BRPI1008826 A BR PI1008826A BR PI1008826 B1 BRPI1008826 B1 BR PI1008826B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
anolyte
catholyte
anode
anode bag
viscosity
Prior art date
Application number
BRPI1008826A
Other languages
English (en)
Inventor
Virtanen Henri
Nieminen Ville
Original Assignee
Outotec Oyj
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Outotec Oyj filed Critical Outotec Oyj
Publication of BRPI1008826A2 publication Critical patent/BRPI1008826A2/pt
Publication of BRPI1008826B1 publication Critical patent/BRPI1008826B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • C25C7/06Operating or servicing
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C1/00Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions
    • C25C1/06Electrolytic production, recovery or refining of metals by electrolysis of solutions or iron group metals, refractory metals or manganese
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25CPROCESSES FOR THE ELECTROLYTIC PRODUCTION, RECOVERY OR REFINING OF METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25C7/00Constructional parts, or assemblies thereof, of cells; Servicing or operating of cells
    • C25C7/04Diaphragms; Spacing elements

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Electrolytic Production Of Metals (AREA)

Abstract

método de eletroextração de um metal e um sistema de eletrólise a presente invenção está correlacionada a um método e sistema de eletroextraçao de um metal de um eletrohto que contem um sal metahco em um tanque eletrolítico. no dito método, um tecido tipo barreira é selecionado como material do saco de anodo de um grupo de tecidos tipo barreira de diferentes permeabilidades, em que são definidas as dependências da permeabilidade do tecido tipo barreira quanto à viscosidade do católito e diferença de pressão usada. com base nas dependências definidas, a velocidade de saída do anólito, a partir do saco de anodo, é ajustada pela densidade de corrente usada, diferença de pressão e viscosidade do católito, de modo que seja obtido um teor de ácido do anólito de pelo menos 50 g/l. no dito sistema, um tecido em que as dependências de sua permeabilidade quanto à viscosidade do católito e diferença de pressão usada são conhecidas, é selecionado como o tecido tipo barreira do saco de anodo, dentre um grupo de tecidos tipo barreira com diferentes permeabilidades. a velocidade de saída do anólito é ajustada pela densidade de corrente usada, diferença de pressão e viscosidade do católito, de modo que o teor de ácido do anólito que é removido do saco do anodo seja de pelo menos 50 g/l.

Description

“MÉTODO DE ELETROEXTRAÇÃO DE UM METAL E UM SISTEMA DE ELETRÓLISE”
Campo da Invenção [0001] A presente invenção se refere a um método e a um sistema para eletroextração de um metal de um eletrólito contendo um sal metálico em um tanque eletrolítico.
Antecedentes da Invenção [0002] Em eletrólise, um metal que é dissolvido em um eletrólito é eletroextraído. A eletroextração ocorre em um tanque eletrolítico que contém um determinado número de anodos e catodos, os quais são dispostos de uma maneira alternada. Quando uma corrente elétrica é conduzida para o sistema em eletrólise à base de sulfato, o metal é precipitado na superfície do catodo e, quando a água se decompõe, ácido e oxigênio são formados nos anodos, de acordo com as equações das reações (1) e (2):
- Reação Anódica: H2O [2H]+ + 1/2O2 + 2e- (1)
- Reação Catódica: Me2+ + ze- Me (2) onde:
Me = metal, como, por exemplo, Ni, Co, Mn ou Cu; e z = carga de um íon metálico.
[0003] Uma técnica de diafragma é usada na eletroextração de metais, que na série eletroquímica são de nível mais baixo que o hidrogênio. O excesso de potencial de redução desses metais, que incluem, por exemplo, níquel, cobalto ou manganês, é maior que do hidrogênio, isso pelo fato de que a geração de hidrogênio em um pH baixo deve ser evitada mediante separação do anólito e católito entre si, mediante um material que permeia o eletrólito de uma maneira controlada, tão como, um tecido de diafragma, e em que o eletrólito deve fluir do espaço do católito para o espaço do anólito. Geralmente, os catodos em processos de eletrólise à base de sulfato são colocados em um espaço de diafragma.
[0004] Quando do uso de sacos de anodo, cada anodo é disposto no interior de um saco de anodo, o qual é feito de um material que permeia o eletrólito de uma maneira
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 6/26
2/13 controlada. O saco de anodo define um espaço anódico no seu interior e os catodos são dispostos no espaço catódico livre que envolve os sacos de anodo. Devido à formação de ácido, o pH do anólito no saco de anodo é mais baixo (da ordem pH 1,0 ou inferior) que o pH do católito no espaço catódico (da ordem de pH 3-4). O eletrólito flui continuamente a partir do espaço catódico para o espaço anódico no interior do saco de anodo. O anólito é um eletrólito que envolve o anodo e o católito é um eletrólito que envolve o catodo. O eletrólito é alimentado dentro do espaço catódico e removido por transbordamento. O anólito é continuamente removido de cada saco de anodo. O fluxo do eletrólito é provido por meio de uma diferença de pressão entre os espaços anódico e catódico, incluindo uma pressão hidrostática (causada pela diferença de altura entre as superfícies do anólito e católito), que impede a difusão retroativa de prótons para dentro do espaço do católito.
[0005] Muito embora a técnica de saco de anodo tenha sido usada comercialmente por um curto período na Cawse Nickel Refinery, localizada na Austrália, o processo de eletroextração de níquel ali usado não se encontra mais em operação.
[0006] A Anglo Platinum Base Metal Refinery, que está localizada na África do Sul, também testou a técnica do saco de anodo, conforme descrito no artigo [Nickel Electrowinning Tankhouse Developments at Anglo Platinum Base Metal Refinery, Autores: L.J. Bryson, N.J. Graham, E.P. Bogosi, D.L. Erasmus, apresentado no Congresso da ALTA 2008 - Nickel/Cobalt, Copper & Uranium Conference, 16-18 de Junho de 2008].
[0007] De acordo com esse artigo, o critério do processo considerando a concentração ácida do anólito, foi o principal obstáculo na implementação. Os sacos de anodo funcionaram sob baixa pressão, pelo que foi necessário remover aerossóis e anólito do dito saco de anodo, resultando na obtenção de uma baixa concentração de ácido nos sacos de anodo, o que, posteriormente, causou uma significativa adição na quantidade de eletrólito de níquel circulante. Em outras palavras, devido à baixa concentração ácida no anólito, a técnica do saco de anodo testada na Anglo Platinum Base Metal Refinery não foi economicamente atrativa.
[0008] A produção de níquel é mais econômica se uma concentração mais alta de ácido no anólito for alcançada, se comparada com a concentração anterior, no processo
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 7/26
3/13 de eletroextração de níquel. O teor altamente ácido do anólito é útil na dissolução. A alta concentração ácida de anólito pode ser provida por uma adequada seleção de tecido tipo barreira, e mediante controle dos parâmetros do processo, notadamente, da viscosidade do eletrólito e da permeabilidade da parede do saco de anodo, o qual é formado a partir do tecido tipo barreira que permeia o eletrólito de uma maneira controlada, em que a permeabilidade depende da viscosidade do eletrólito.
[0009] O problema é que se torna difícil selecionar o correto tecido tipo barreira do saco de anodo, uma vez que os fabricantes oferecem tecidos que apresentam diferentes permeabilidades graduais e a permeabilidade do tecido é somente expressa com base na permeabilidade da água (uma específica viscosidade) e em uma específica diferença de pressão (uma altura específica de uma coluna de água). Quando um alto teor ácido de anólito é alcançado, se torna impossível selecionar o tecido correto com base na informação acima, na medida em que não se sabe qual é a permeabilidade do tecido em relação ao eletrólito, e como a viscosidade do eletrólito e diferença de pressão sobre os diferentes lados do tecido influenciam a permeabilidade.
Objetivo da Invenção [0010] O objetivo da presente invenção é de eliminar as desvantagens acima mencionadas.
[0011] Em particular, a finalidade da invenção é divulgar um método e um sistema, que possibilitem a seleção do tecido tipo barreira do saco de anodo e o ajuste dos parâmetros do processo, o qual é proporcionado com base no tecido selecionado, de modo que um desejado grau de concentração ácida de anólito seja obtido no espaço anódico, o que torna o método de eletroextração de metal um negócio rentável.
Sumário da Invenção [0012] O método de acordo com a invenção é um método para eletroextração de um metal de um eletrólito contendo um sal metálico em um tanque eletrolítico, o qual compreende um determinado número de anodos e um determinado número de catodos dispostos alternadamente, cada anodo sendo disposto no interior de um saco de anodo, o saco de anodo consistindo em um material que permeia o eletrólito de uma maneira controlada, definindo no interior do mesmo um espaço anódico e exterior ao mesmo um
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 8/26
4/13 espaço catódico livre onde os catodos estão localizados, em que o metal é precipitado sobre a superfície do catodo e são gerados ácido e oxigênio nos anodos, e os íons de hidrogênio gerados no anodo são impedidos de entrar através do tecido tipo barreira por meio de uma diferença de pressão, de modo que o eletrólito flua de modo constante a partir do espaço catódico para o espaço anódico no interior do saco de anodo; e em que o católito é alimentado dentro do espaço catódico do tanque eletrolítico, removido do mesmo como um transbordamento e recirculado de volta para dentro do espaço catódico, e o anólito é removido separadamente de cada saco de anodo na forma de transbordamento ou por sucção, o método sendo caracterizado pelo fato de que, como material do saco de anodo, um tecido tipo barreira é selecionado a partir de um grupo de tecidos tipo barreira com diferentes permeabilidades, em que são definidas as dependências da permeabilidade do tecido tipo barreira quanto à viscosidade do católito e diferença de pressão usadas, e, com base nessas dependências definidas, a velocidade de saída do anólito, a partir do saco de anodo, é ajustada pela densidade de corrente usada, diferença de pressão e viscosidade do católito, de modo que seja obtido um teor de ácido do anólito de pelo menos 50 g/L.
[0013] O sistema de eletrólise de acordo com a invenção é um sistema de eletrólise para eletroextração de um metal de um eletrólito contendo um sal metálico, compreendendo tanques eletrolíticos, cada tanque compreendendo um determinado número de anodos e um determinado número de catodos dispostos alternativamente, cada anodo sendo disposto no interior de um saco de anodo que compreende uma parede formada de um tecido tipo barreira, o qual permeia o eletrólito de uma maneira controlada, a parede limitando um espaço de anodo no seu interior e um espaço catódico no seu exterior, os catodos sendo localizados no espaço exterior, pelo que o metal é precipitado sobre a superfície do catodo e são gerados ácido e oxigênio nos anodos, e os íons de hidrogênio gerados no anodo são impedidos de escapar através do tecido tipo barreira por meio de uma diferença de pressão, de modo que o eletrólito flua de modo constante do espaço catódico para o espaço anódico no interior do saco de anodo; e em que o católito é alimentado dentro do espaço catódico do tanque eletrolítico, removido do mesmo na forma de um transbordamento e recirculado de volta para dentro do espaço
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 9/26
5/13 catódico, e o anólito é removido separadamente de cada saco de anodo na forma de transbordamento ou mediante sucção; o dito sistema compreendendo ainda um dispositivo de alimentação do católito para dentro do espaço catódico, removendo o mesmo na forma de um transbordamento ou mediante sucção e o recirculando de volta para o espaço catódico, e um dispositivo para, separadamente, remover o anólito de cada saco de anodo, o sistema sendo caracterizado pelo fato de que um tecido no qual se conhecem as dependências de sua permeabilidade quanto à viscosidade do católito e à diferença de pressão usada é selecionado como tecido tipo barreira do saco de anodo, dentre um determinado número de tecidos tipo barreira que apresentam diferentes permeabilidades; e em que a velocidade de saída do anólito é ajustada pela densidade de corrente usada, diferença de pressão e viscosidade do católito, de modo que o teor de ácido do anólito que é removido do saco de anodo seja de pelo menos 50 g/L.
[0014] De acordo com a invenção, um tecido tipo barreira é selecionado no presente método como um material do saco de anodo, dentre um grupo de tecidos tipo barreira com diferentes permeabilidades, em que são definidas as dependências da permeabilidade do tecido tipo barreira com relação à viscosidade do católito e à diferença de pressão usada, e com base nas dependências definidas, a velocidade de saída do anólito do saco de anodo é ajustada por meio da densidade de corrente usada, da diferença de pressão e da viscosidade do católito, de modo que seja obtido um teor ácido de anólito de pelo menos 50 g/L.
[0015] De acordo com a invenção, um tecido no qual são conhecidas as dependências de sua permeabilidade com relação à viscosidade do católito e à diferença de pressão usada, é selecionado como tecido tipo barreira do saco de anodo no sistema de um grupo de tecidos tipo barreira com diferentes permeabilidades. A velocidade de saída do anólito é ajustada pela densidade de corrente usada, pela diferença de pressão e viscosidade do católito, de modo que o teor ácido do anólito que é removido do saco de anodo seja de pelo menos 50 g/L.
[0016] É essencial para a invenção que o fluxo possa ser principalmente definido com base na densidade do tecido, isto é, a permeabilidade do eletrólito, a qual, além das propriedades do tecido, é definida pela diferença de pressão e viscosidade.
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 10/26
6/13 [0017] A concentração ácida do anólito pode ser controlada mediante uso de um tecido mais hermético para um eletrólito menos viscoso, que diminui a velocidade de fluxo do espaço catódico para o espaço anódico no interior do saco de anodo, e viceversa, isto é, usando um tecido menos hermético para um eletrólito mais viscoso. A viscosidade do eletrólito, por sua vez, pode ser ajustada para um grau inferior, mediante a concentração do sal metálico no católito, enquanto os outros parâmetros permanecem constantes. Esse ajuste, não necessariamente apresenta significância para o processo. Assim, por exemplo, a variação do teor de Ni no processo pode ser tão baixa quanto cerca de 10 g/L. A concentração de sal metálico no católito, por sua vez, pode ser ajustada através do ajuste da velocidade de circulação do católito. A figura 1 mostra um fluxograma do processo.
[0018] A concentração ácida, desse modo, se estabelece em um nível específico, o qual depende da velocidade de saída do eletrólito (que é tão alta quanto o fluxo do eletrólito dentro do saco de anodo) e do fluxo usado; assim, por exemplo, em um processo em que o fluxo total alimentado dentro de um tanque eletrolítico é de 16000 A, e o fluxo de eletrólito dentro dos sacos de anodo totaliza 0,33 m3/h, a concentração ácida do anólito será de cerca de 80 g/L.
[0019] Numa aplicação do método, a concentração do sal metálico no católito e/ou a viscosidade do católito são medidas e a velocidade de circulação do católito será aumentada, caso a concentração do sal metálico no católito e/ou a viscosidade do católito excederem um valor limite predefinido, e a velocidade de circulação do católito será reduzida, caso a concentração do sal metálico no católito e/ou a viscosidade do católito ficarem abaixo de um valor limite predefinido.
[0020] Numa aplicação do método, a diferença de pressão é ajustada mediante mudança da diferença de altura entre os níveis de fluido do anólito e católito.
[0021] Numa aplicação do método, o anólito é removido de cada saco de anodo mediante transbordamento, de modo que para proporcionar uma pressão hidrostática, o nível do anólito é mantido mais baixo que o nível do católito. Isso proporciona uma pressão hidrostática suficientemente alta, o que provoca um fluxo de eletrólito proveniente do lado do católito para os sacos de anodo, evitando a migração de prótons
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 11/26
7/13 do anólito de volta para o lado do católito, isto é, do espaço anódico para o espaço catódico.
[0022] Numa aplicação do método, o anólito é removido de cada saco de anodo por meio de um tubo de transbordamento, em que a parte superior do tubo define o nível do anólito no saco de anodo. A disposição da posição da parte superior do tubo de transbordamento no interior do saco de anodo de forma precisa define o nível máximo de anólito no saco de anodo. A ocorrência de danos no saco de anodo é fácil de observar, quando o nível de anólito no saco de anodo se eleva mais alto do que o normal, e o fluxo do anólito para o tubo de transbordamento aumenta em um grau excepcional, o que é de fácil observação e propicia o início de consequentes medidas de correção.
[0023] Numa aplicação do método, o anólito é levado dos tubos de transbordamento para um coletor e, depois, para um tanque de coleta.
[0024] Numa aplicação do método, o anólito é removido de cada saco de anodo por meio de um primeiro tubo de sucção.
[0025] Numa aplicação do método, oxigênio e uma névoa de ácido são sugados do saco de anodo.
[0026] Numa aplicação do método, oxigênio e a névoa de ácido são sugados do saco de anodo através de um primeiro tubo de sucção, de um segundo tubo de sucção e/ou através do tubo de transbordamento.
[0027] Numa aplicação do método, o metal para o presente processo de eletroextração é níquel, cobalto ou manganês, e o sal metálico é o sulfato do respectivo metal.
[0028] Numa aplicação do sistema, o sistema inclui um dispositivo de medição da concentração do sal metálico no católito, e um dispositivo de ajuste da velocidade de circulação dispositivo católito, com base na concentração medida.
[0029] Numa aplicação do sistema, o dispositivo de remoção do anólito inclui um tubo de transbordamento para cada saco de anodo, cujo tubo de transbordamento se abre na área da parte superior o saco de anodo, definindo o nível do anólito no saco de anodo, de modo que o nível do anólito seja inferior ao nível do católito.
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 12/26
8/13 [0030] Numa aplicação do sistema, o sistema inclui um coletor para receber o anólito que é coletado pelos tubos de transbordamento.
[0031] Numa aplicação do sistema, o sistema inclui um tanque de coleta para receber o anólito proveniente do coletor.
[0032] Numa aplicação do sistema, o saco de anodo inclui um primeiro tubo de sucção para sugar o anólito e, possivelmente, o oxigênio e a névoa de ácido do saco de anodo.
[0033] Numa aplicação do sistema, o saco de anodo inclui um segundo tubo de sucção para sugar o anólito, o oxigênio e a névoa de ácido do saco de anodo.
Relação de Figuras [0034] A seguir, a invenção será descrita em maiores detalhes mediante exemplos de aplicação e fazendo-se referência aos desenhos anexos, nos quais:
- a figura 1 mostra um fluxograma do processo;
- a figura 2 mostra esquematicamente a seção transversal de uma parte do tanque eletrolítico que pertence a uma aplicação do sistema de eletrólise, de acordo com a invenção;
- a figura 3 mostra a seção transversal II-II do tanque indicado na figura 1;
- as figuras 4-6 mostram os valores de permeabilidade medidos em três diferentes alturas dos níveis de fluido (isto é, três diferentes diferenças de pressão) de um primeiro tecido tipo barreira (Tecido 1), em cinco diferentes valores de viscosidade do católito, e os gráficos de dependência da viscosidade e permeabilidade que são definidos com base nos valores medidos;
- as figuras 7-9 mostram os valores de permeabilidade medidos em três diferentes alturas dos níveis de fluido (isto é, três diferentes diferenças de pressão) de um segundo tecido tipo barreira (Tecido 2), em cinco diferentes valores de viscosidade do católito, e os gráficos de dependência da viscosidade e permeabilidade que são definidos com base nos valores medidos; e
- a figura 10 mostra o efeito da diferença de níveis de fluido (a diferença de pressão) sobre a permeabilidade dos Tecidos 1 e 2.
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 13/26
9/13
Descrição Detalhada da Invenção [0035] A figura 1 é uma vista esquemática geral do sistema de eletrólise que é adequado para eletroextração de um metal, tal como, níquel, cobalto ou manganês, de um eletrólito contendo sais do dito metal. O eletrólito é trazido dentro de um tanque eletrolítico de um recipiente de circulação, e o católito é removido do tanque mediante transbordamento de volta para o recipiente de circulação. Um eletrólito rico é adicionado ao recipiente de circulação. O anólito é removido do tanque eletrolítico, do interior de sacos de anodo, e levado para dissolução. Oxigênio e uma névoa de ácido são removidos dos sacos de anodo para purificação e o oxigênio é posteriormente levado para dissolução. Nos tanques, onde são usados catodos permanentes, e em cujas superfícies uma suficiente quantidade de metal a ser eletroextraída foi precipitada, os catodos permanentes são periodicamente removidos do tanque eletrolítico; o metal é removido da superfície do catodo e os catodos permanentes são retornados novamente para o tanque. Nos tanques, onde lâminas de partida são usadas e em cujas superfícies uma suficiente quantidade de metal a ser eletroextraída foi precipitada, as lâminas de partida são periodicamente removidas do tanque eletrolítico, e novas lâminas de partida são colocadas no tanque.
[0036] As figuras 2 e 3 mostram uma parte do tanque eletrolítico (1). O tanque (1) contém um determinado número de anodos (2) e um determinado número de catodos (3), dispostos alternadamente. Os anodos (2) são anodos de chumbo, de ligas de chumbo, anodos de DSA (Anodos Dimensionalmente Estáveis) ou anodos de titânio. Os catodos (3), preferivelmente, são catodos permanentes, que são fabricados de aço especial resistente a ácidos, titânio ou lâminas de níquel de partida, que são feitas para a finalidade mencionada.
[0037] Com referência à figura 3, os anodos (2) se dispõem interiormente aos sacos de anodos (4) que permeiam o eletrólito de uma maneira controlada. Os catodos (3) são dispostos livremente no interior do tanque. O saco de anodo (4) define um espaço anódico interno (5) no seu interior e um espaço catódico externo livre (6) fora do mesmo, onde se localizam os catodos (3). O metal é precipitado na superfície dos catodos (3) e oxigênio e ácido são gerados nos anodos (2).
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 14/26
10/13 [0038] O pH do anólito (7) no saco de anodo (4) (pH < 1) é inferior ao do católito (8) (pH de cerca de 3-4) no espaço catódico (6). O eletrólito flui de forma contínua do espaço catódico para o espaço anódico no interior do saco de anodo, para constituir o anólito. O sistema compreende um dispositivo para alimentação do católito dentro do espaço anódico e remoção do mesmo do tanque mediante transbordamento ou sucção (não mostrado).
[0039] Para remoção do anólito separadamente de cada saco de anodo, um tubo de transbordamento (9) é disposto para cada saco de anodo (4), em que a sua parte superior (10) se abre na área da parte superior do saco de anodo (4). A posição da dita parte superior (10) do tubo de transbordamento define o nível do anólito no saco de anodo, de modo que o nível do anólito seja mais baixo que o nível do católito por uma distância (H). A diferença (H) dos níveis de católito e anólito provoca uma diferença de pressão. O eletrólito flui através de um tecido tipo barreira em uma determinada velocidade de fluxo, que depende de suas propriedades de permeação e que pode ser de até 1-100 L/m2/h.
[0040] A figura 2 também mostra que o saco de anodo (4) pode incluir um primeiro tubo de sucção (12) para remoção do anólito, oxigênio e névoa de ácido, mediante sucção. O saco de anodo pode ainda incluir um segundo tubo de sucção (13) para remoção do anólito, oxigênio e névoa de ácido do saco de anodo, mediante sucção. O saco de anodo pode ser vedado e impermeável a gás acima do nível de fluido.
[0041] Para remoção do anólito, oxigênio e névoa de ácido do saco de anodo, podem ser consideradas três disposições:
1) o anólito é removido por transbordamento através do tubo de transbordamento (9) e o oxigênio e a névoa de ácido são removidos pelo primeiro tubo de sucção (12) ou, também, através do tubo de transbordamento (9);
2) o anólito é removido pelo segundo tubo de sucção (13), através do qual o oxigênio e a névoa de ácido são também removidos;
3) o anólito é removido pelo segundo tubo de sucção (13) e o primeiro tubo de sucção (12) é usado para remover o anólito, o oxigênio e a névoa de ácido.
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 15/26
11/13 [0042] Para o presente processo, o material de tecido tipo barreira do saco de anodo é selecionado com base em um desejado grau de concentração ácida do anólito, de modo que a permeabilidade do tecido tipo barreira seja:
X = ί(Δρ, τ), onde:
- Δρ é a diferença de pressão; e
- τ é a viscosidade do católito.
[0043] De modo correspondente, a concentração ácida do anólito é:
C = f (X, I), onde:
- I é a quantidade de corrente elétrica usada.
[0044] Para o presente processo, pode ser selecionada uma alta concentração ácida do anólito e para se conseguir isso, pode ser selecionado um adequado material de tecido tipo barreira. No presente processo, são feitos esforços para se manter a mesma viscosidade do católito, mediante ajuste da velocidade de circulação do católito.
[0045] Uma desejada permeabilidade do tecido tipo barreira é obtida por um tecido tipo barreira feito de polímero ou microfibra, e por uma correta seleção de filamentos, tecelagem e revestimento. A permeabilidade do eletrólito pode ser também otimizada mediante calandragem. Ao selecionar um adequado tecido, o desejado teor de ácido pode ser obtido; o alto teor de ácido não pode ser obtido por meio de outros parâmetros, a menos que o tecido seja suficientemente denso.
Exemplo 1 [0046] Para provar que uma alta concentração ácida de anólito pode ser obtida, foram realizados dois testes em escala de bancada para a eletroextração de níquel, mediante uso de tecidos de saco de anodo que apresentavam diferentes permeabilidades de eletrólito. Assim, foram usados dois tecidos tipo barreira A e B, que apresentavam as seguintes permeabilidades de eletrólito: 280 mL/h para o tecido A e 2070 mL/h para o tecido B, por saco de anodo, para um eletrólito, que tinha uma concentração de NiSO4 de cerca de 70 g/L. Três sacos de anodos (anodos de chumbo) e dois catodos (lâminas de
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 16/26
12/13 partida) foram acomodados em uma cuba, cujo volume foi de 27 litros. O anólito foi removido por transbordamento e o transbordamento do catodo foi ajustado nas diferenças de altura (H) de 30 e 20 mm, provocando pressões hidrostáticas para os tecidos A e B, respectivamente, dos sacos. O católito foi circulado e foi adicionado eletrólito fresco ao tanque, numa quantidade tão grande quanto a quantidade de anólito que foi removida dos sacos de anodo. A temperatura do eletrólito foi de 570C. A densidade de corrente foi de 200 A/m2 e a corrente da cuba para o tecido A foi de 23A e para o tecido B de 22A. A velocidade de circulação do católito foi de 6L/h. Para o eletrólito, cuja concentração de níquel foi de 106 g/L, a remoção total do anólito da cuba durante o teste foi de 0,34 L/h para o tecido A e de 3,4 L/h para o tecido B. O resultado final foi que as concentrações ácidas do anólito foram de 122 g/L para o tecido A e de 28 g/L para o tecido B no final dos testes. Os testes mostraram que a alta concentração ácida do anólito pode ser obtida, mediante correto uso dos parâmetros do processo.
[0047] As figuras 4-6 mostram para os dois diferentes tecidos, Tecido 1 e Tecido 2 (que são diferentes do Tecido do Exemplo acima), valores de permeabilidade medidos em três diferentes alturas de níveis de fluido (isto é, três diferentes diferenças de pressão) em cinco diferentes valores de viscosidade do católito, e os gráficos de dependência de viscosidade e permeabilidade definidos com base nos ditos valores medidos.
[0048] Os gráficos incluem a permeabilidade do eletrólito (litro/hora/m2) como uma função da viscosidade (cP, isto é, mPa/s). Os gráficos são adaptados para uma função exponencial de amortecimento, que compreende três parâmetros, “ye”, “a” e “b”:
f(X) = yo + ae-'! onde:
η é a viscosidade ou o eixo X, e X é a permeabilidade ou o eixo Y.
[0049] No ajuste dos parâmetros, os seguintes valores foram obtidos:
Tecido 1
H (cm) 10 15 19
y0 32,8 45,4 50,6
a 1183,7 1292,9 611,3
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 17/26
13/13
b 2,8 2,5 1,6
Tecido 2
H (cm) 10 15 19
y0 7,7 13,4 14,5
a 68,2 163,0 144,8
b 1,1 1,5 1,2
[0050] A figura 10 mostra o efeito da diferença da altura (H) dos níveis de fluido (isto é, a diferença de pressão) do Tecido 1 e Tecido 2 quanto à permeabilidade a um valor de viscosidade específica de 2,73 composição, quando o teor de Ni do católito é de 87 g/L.
[0051] A invenção não se limita somente aos exemplos de aplicação descritos acima, sendo que muitas modificações são possíveis dentro da ideia inventiva definida pelas reivindicações anexas.

Claims (8)

1. Método para eletroextração de níquel a partir de um eletrólito que contém sulfato de níquel em um tanque eletrolítico (1), o qual compreende um determinado número de anodos (2) e um determinado número de catodos (3) que se encontram dispostos alternadamente, cada anodo (2) sendo disposto no interior de um saco de anodo (4), o saco de anodo consistindo em um material que permeia o eletrólito de uma maneira controlada e definindo no seu interior um espaço anódico (5) e no seu exterior um espaço catódico livre, onde os catodos (3) estão localizados, por meio do que níquel é precipitado sobre a superfície do catodo e são gerados ácido e oxigênio sobre os anodos, e os íons hidrogênio gerados sobre o anodo são impedidos de entrar através do tecido tipo barreira por meio de uma diferença de pressão, de modo que o eletrólito flua de modo constante do espaço catódico para o espaço anódico no interior do saco de anodo; e o católito é alimentado para dentro do espaço catódico do tanque eletrolítico, removido deste como um transbordamento e recirculado de volta para dentro do espaço catódico, e o anólito é removido separadamente de cada saco de anodo na forma de transbordamento ou por sucção, e em que, como o material do saco de anodo, um tecido tipo barreira é selecionado de um grupo de tecidos tipo barreira com diferentes permeabilidades, caracterizado pelo fato de que as dependências da permeabilidade do tecido tipo barreira em relação à viscosidade do católito e à diferença de pressão utilizadas são determinadas e, com base nessas dependências determinadas, a velocidade de saída do anólito a partir do saco de anodo é ajustada pela densidade de corrente utilizada, pela diferença de pressão e pela viscosidade do católito, de modo que seja obtido um teor de ácido do anólito de pelo menos 122 g/L; e pelo fato de que são medidas a concentração de sulfato de níquel no católito (8) e/ou a viscosidade do católito e a velocidade de circulação do católito é aumentada se a concentração de sulfato de níquel no católito e/ou a viscosidade excederem um valor limite predefinido, e a velocidade de circulação do católico é reduzida se a concentração de sulfato de níquel no católito e/ou a viscosidade do católito ficarem abaixo do valor limite predefinido.
Petição 870190089757, de 10/09/2019, pág. 19/26
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a diferença de pressão é ajustada modificando a diferença de altura entre os níveis de fluido do anólito e do católito.
2/2
3. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o anólito (7) é removido de cada saco de anodo (4) por transbordamento, de modo que, para fornecer pressão hidrostática, o nível do anólito é mantido inferior ao nível do católito.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o anólito (7) é removido de cada saco de anodo (4) por meio de um tubo de transbordamento (9), sua parte superior (10) definindo o nível do anólito no saco de anodo.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o anólito (7) é transportado dos tubos de transbordamento (9) para um coletor (11).
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o anólito (7) é removido de cada saco de anodo (4) por meio de um primeiro tubo de sucção (12).
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que uma névoa de oxigênio e/ou de ácido é sugada do saco de anodo (4).
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a névoa de oxigênio e/ou ácido é sugada do saco de anodo (4) através do primeiro tubo de sucção (12), do segundo tubo de sucção (13) e/ou do tubo de transbordamento (9).
BRPI1008826A 2009-02-03 2010-02-02 método de eletroextração de um metal e um sistema de eletrólise BRPI1008826B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FI20095094A FI122595B (fi) 2009-02-03 2009-02-03 Menetelmä metallin elektrolyyttiseksi talteenottamiseksi ja elektrolyysijärjestelmä
PCT/FI2010/050058 WO2010089452A1 (en) 2009-02-03 2010-02-02 Method of electrowinning a metal and an electrolysis system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1008826A2 BRPI1008826A2 (pt) 2016-03-08
BRPI1008826B1 true BRPI1008826B1 (pt) 2020-01-21

Family

ID=40404598

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1008826A BRPI1008826B1 (pt) 2009-02-03 2010-02-02 método de eletroextração de um metal e um sistema de eletrólise

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP2403980B1 (pt)
CN (1) CN102308029B (pt)
AU (1) AU2010210040B2 (pt)
BR (1) BRPI1008826B1 (pt)
CA (1) CA2751302C (pt)
EA (1) EA020315B1 (pt)
FI (1) FI122595B (pt)
WO (1) WO2010089452A1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
UA110726C2 (uk) * 2011-07-15 2016-02-10 Ераме Внутрішня камера електролізера марганцю з отворами відводу катодних газів, відповідний електролізер та спосіб
FI125637B (en) * 2011-11-28 2015-12-31 Outotec Oyj Frame and electrolysis system
CN103388161B (zh) * 2013-08-20 2016-05-11 兰州交通大学 一种用于金属硫酸盐溶液精炼的膜电积装置
RU168849U1 (ru) * 2016-05-24 2017-02-21 Открытое акционерное общество "Тамбовское опытно-конструкторское технологическое бюро" (ОАО "Тамбовское ОКТБ") Анодная ячейка для электровыделения цветных металлов из водных растворов
JP7275629B2 (ja) * 2018-05-16 2023-05-18 住友金属鉱山株式会社 硫酸溶液の製造方法

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA1092056A (en) * 1977-10-11 1980-12-23 Victor A. Ettel Electrowinning cell with bagged anode
CA1125228A (en) * 1979-10-10 1982-06-08 Daniel P. Young Process for electrowinning nickel or cobalt
FR2563845B1 (fr) * 1984-05-03 1986-10-03 Pechiney Aluminium Procede et dispositif de suraspiration automatique sur les cuves d'electrolyse pour la production d'aluminium
JP2751900B2 (ja) * 1995-11-28 1998-05-18 住友金属鉱山株式会社 金属電解採取方法
AU5446200A (en) * 1999-05-28 2000-12-18 Juzer Jangbarwala Electrowinning cell incorporating metal ion filtration apparatus
AUPQ106799A0 (en) * 1999-06-18 1999-07-08 Copper Refineries Pty Ltd Method and apparatus for electro-deposition of metal
WO2001032962A1 (en) * 1999-11-05 2001-05-10 Garbutt Peter John An electrolytic cell
CA2392846C (en) * 2002-07-09 2008-07-15 Hatch Associates Ltd. Recovery and re-use of anode oxygen from electrolytic cells

Also Published As

Publication number Publication date
CA2751302C (en) 2015-04-07
EA020315B1 (ru) 2014-10-30
FI20095094A (fi) 2010-08-04
AU2010210040A1 (en) 2011-08-04
CA2751302A1 (en) 2010-08-12
EP2403980B1 (en) 2016-07-13
CN102308029B (zh) 2016-01-20
EP2403980A4 (en) 2014-03-05
EP2403980A1 (en) 2012-01-11
WO2010089452A1 (en) 2010-08-12
FI20095094A0 (fi) 2009-02-03
AU2010210040B2 (en) 2014-04-17
FI122595B (fi) 2012-04-13
EA201190121A1 (ru) 2012-02-28
BRPI1008826A2 (pt) 2016-03-08
CN102308029A (zh) 2012-01-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1008826B1 (pt) método de eletroextração de um metal e um sistema de eletrólise
US3959112A (en) Device for providing uniform air distribution in air-agitated electrowinning cells
KR101361651B1 (ko) 양극성 막을 사용하는 해수 전해 장치 및 이를 사용한 차아염소산 용액과 수소의 제조방법
CN104160067B (zh) 操作电解槽的方法以及阴极框架
KR101287438B1 (ko) 염소·수산화나트륨 제조용 전해조 및 염소·수산화나트륨 제조방법
US4288305A (en) Process for electrowinning nickel or cobalt
BR112018007493B1 (pt) Dispositivo do tipo prensa filtro para eletrodeposição de metal a partir de soluções que o contêm
DK154027B (da) Fremgangsmaade og apparat til elektrolyse af en vandig oploesning indeholdende natrium- og/eller kaliumsalte
US4505789A (en) Dynamic gas disengaging apparatus and method for gas separation from electrolyte fluid
CN103422126B (zh) 一种酸雾回收系统装置
NO148039B (no) Fremgangsmaate til elektrolytisk fremstilling av elektrokjemisk aktivt, svovelholdig nikkel
JP3770533B2 (ja) 次亜塩素酸塩製造装置
CN103409772A (zh) 一种密闭框式电积镍或电积钴电解液的循环系统装置
EP2785895B1 (en) Frame and electrolysis system
CN109642334B (zh) 二氧化氯发生装置及二氧化氯发生方法
CN103409771A (zh) 一种环保型电解镍或电解钴连续稳定生产工艺装置及工艺
CN206986285U (zh) 一种低盐耗的次氯酸钠发生器
BG98450A (bg) Метод за хлоралкална електролиза и клетка за осъществяването му
US2099801A (en) Electrolytic apparatus for prepar
JP7188239B2 (ja) 電解槽および酸溶液の製造方法
CN214693435U (zh) 一种生产微酸性电解水的装置
RU2187567C1 (ru) Устройство для электрохимического выщелачивания благородных металлов из шламов и концентратов
JPH05148677A (ja) 金属電解採取方法及びそれに用いる不溶性アノードボツクス
JP2751900B2 (ja) 金属電解採取方法
WO2022241517A1 (en) Electrolytic cell

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06I Publication of requirement cancelled [chapter 6.9 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.1 NA RPI NO 2529 DE 25/06/2019 POR TER SIDO INDEVIDA.

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2708 DE 29-11-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.