BRPI1005448A2 - circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor - Google Patents

circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor Download PDF

Info

Publication number
BRPI1005448A2
BRPI1005448A2 BRPI1005448-0A BRPI1005448A BRPI1005448A2 BR PI1005448 A2 BRPI1005448 A2 BR PI1005448A2 BR PI1005448 A BRPI1005448 A BR PI1005448A BR PI1005448 A2 BRPI1005448 A2 BR PI1005448A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
compressor
terminal
circuit
electronic relay
circuit according
Prior art date
Application number
BRPI1005448-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Brisola Rogerio Soares
Julio Cesar Schmid
Original Assignee
Whirlpool Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Whirlpool Sa filed Critical Whirlpool Sa
Priority to BRPI1005448-0A priority Critical patent/BRPI1005448A2/pt
Priority to PCT/BR2011/000497 priority patent/WO2012083404A1/pt
Publication of BRPI1005448A2 publication Critical patent/BRPI1005448A2/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B35/00Piston pumps specially adapted for elastic fluids and characterised by the driving means to their working members, or by combination with, or adaptation to, specific driving engines or motors, not otherwise provided for
    • F04B35/04Piston pumps specially adapted for elastic fluids and characterised by the driving means to their working members, or by combination with, or adaptation to, specific driving engines or motors, not otherwise provided for the means being electric
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04BPOSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS
    • F04B49/00Control, e.g. of pump delivery, or pump pressure of, or safety measures for, machines, pumps, or pumping installations, not otherwise provided for, or of interest apart from, groups F04B1/00 - F04B47/00
    • F04B49/06Control using electricity

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Control Of Positive-Displacement Pumps (AREA)

Abstract

CIRCUITO MODULAR DE COMUTAÇçO DE VELOCIDADE PARA COMPRESSOR. A presente invenção refere-se a um circuito modular de comutação de velocidade para compressores providos de múltiplos pôlos e passíveis de diversos fechamentos entre seus pólos; o circuito (2) compreende pelo menos três comutadores de contatos elétricos (3, 4 e 5) de acionamento elétrico associados entre si e responsáveis pela seleção dos pólos (11, 12 e 13) do compressor (1) a serem eletricamente alimentados, e é montado em uma estrutura individual (8); o circuito (2) é eletricamente conectado entre o compressor (1) e uma fonte de alimentação elétrica (6), conformando uma malha fechada, e atua com base em sinais de comando externos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "CIRCUITO MODULAR DE CO- MUTAÇÃO DE VELOCIDADE PARA COMPRESSOR".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um circuito modular de comutação de velocidade para compressor, em especial, para compressores providos de múltiplos pólos e passíveis, de diversos fechamentos entre seus pólos.
Fundamentos da Invenção e Descrição do Estado da Técnica
Segundo a literatura especializada, compressores compreendem equipamentos e- letromecânicos capazes de alterar a pressão (e temperatura) de fluídos gasosos. De forma geral, os compressores são industrialmente confeccionados e utilizados em diversas aplica- ções. Dentre estas aplicações, é comum notar o emprego de compressores em sistemas de refrigeração.
Nesta aplicação, um compressor é responsável pela compressão do fluido refrige- rante, de modo a aquecê-lo e empurrá-lo para a serpentina, onde dito fluido refrigerante otimiza a troca de calor entre uma câmara refirgerada eo meio externo.
Portanto, é correto verificar que, em sistemas de refrigeração, um compressor integra um circuito pneumático/hidráulico fechado basicamente composto por pelo menos uma câmara refrigerada, um condensador, um evaporador e um dispositivo de expansão. O funcionamento de um compressor pode variar de acordo com as necessidades do sistema de refrigeração, sendo assim, a atuação do compressor pode ser constante ou cíclica.
Em sistemas de refigeração comuns, como por exemplo um sistema de refrigeração instalado em um refrigerador vertical residencial, a atuação do compressor é cíclica e binária, isto é, o compressor permanece parte do tempo ligado (ciclo de refrigeração) e parte do tempo desligado (ciclo de repouso). A alternância entre estes dois estados (on/off) é baseada na temperatura da câmara refrigerada, isto é, um compressor integrado a um sistema de refrigeração é acionado por um termostato (ou equivalente) normalmente disposto no interior da câmara rfrigerada. Por vezes, é utilizado um circuito elétrico entre o termostato e o compressor.
Sendo assim, observa-se que um sistema de refrigeração convencional, em virtude do funcionamento cíclico e binário de seu compressor, gera apenas ciclos de temperaturas "altas" e ciclos de temperaturas "baixas", não existindo ciclos intermediários entre estes extremos. Desta forma, observa-se que o ciclo de refrigeração (compressor ligado) necessita ser extremamente longo devido ao grande gradiente de temperatura gerado durante um ciclo de repouso (compressor desligado). Notadamente, longos ciclos de refrigeração (compressor ligado) resultam em grandes consumos de energia elétrica.
Logo, além de apresentar limitações funcionais, nota-se que estes sistemas apresentam alto consumo de energia elétrica, consumo este referente ao tempo em que o compressor deve permanecer ligado para manter a temperatura de trabalho da câmara refrigerada.
Objetivando melhorar os convencionais sistemas de refrigeração, foram projetados novos circuitos pneumáticos/hidráulicos fechados onde os compressores convencionais foram substituídos por compressores de capacidade variável (tecnicamente conhecidos co- mo compressores VCC).
Como é de conhecimentos dos especialistas versados no assunto, os compresso- res VCC possuem múltiplas velocidades de operação, as quais são diretamente relaciona- das às tensões de alimentação impostas aos citados compressores VCC. Convencional- mente, o gerenciamento da tensão de alimentação de um compressor VCC é realizado por um módulo eletrônico dedicado especialmente a esta função.
Um vez introduzidos em sistemas de refirgeração, um compressor VCC pode pos- sibilitar, inclusive, a manutenção de temperaturas específicas (através de sistemas de con- trole integral diferencial em tempo real). Desta forma, os compressores VCC capazes de gerar múltiplos ciclos intermediários entre os ciclos de refrigeração e repouso, melhorando, conseqüentemente, o tempo de redução de temperatura e o consumo elétrico.
Muito embora sistemas de refrigeração baseados em compressores de velocidade variável sejam mais eficientes do que sistemas de refrigeração baseados em compressores convencionais, resta observar que estes (sistemas de refrigeração baseados em compres- sores de velocidade variável) necessitam de hardware e software especializados, ambos de alto custo de fabricação, instalação e manutenção. Isto faz com o produto final (refrigerado- res verticais e similares) tenha um mercado específico, não sendo destinado às classes de menor poder aquisitivo.
Entre estes extremos tecnológicos, nota-se ainda a existência de compressores de tecnologia intermediária, isto é, os compressores providos de múltiplos pólos.
Um compressor provido de múltiplos pólos é capaz de atuar em níveis distintos de velocidades, sendo estes níveis definidos de acordo com o fechamento entre os terminais (conseqüentemente, entre as bobinas elétricas) do compressor. Evidentemente, cada nível de velocidade resulta em um consumo especifico de energia elétrica.
Sistemas de refrigeração baseados em compressores providos de múltiplos pólos possuem boa eficácia térmica e bom consumo elétrico, sob baixo custo produtivo.
Um compressor provido de múltiplos pólos, em sua operação convencional, pode ser comutado (on/off) conforme um valor de temperatura ajustado pelo usuário (seja em um núcleo eletrônico de controle, seja em um termostato convencional).
O atual estado da técnica prevê a comum utilização de compressores 4/2 pólos, is- to é, compressores de duas velocidades, em sistemas de refrigeração.
A utilização de compressores de duas velocidades em sistemas de refrigeração permite, por exemplo, baixar a temperatura da câmara refrigerada de modo mais rápido (velocidade máxima e maior consumo de energia), além de manter a temperatura da câma- ra refrigerada em um nível intermediário (velocidade mínima e menor consumo de energia). Cabe ainda salientar que esta tecnologia permite utilizar um compressor de menor capaci- dade de refrigeração eficiência energética.
Normalmente, o controle de velocidade de um compressor de duas velocidades é realizado por um circuito eletrônico microprocessado. Embora este circuito eletrônico micro- processado seja relativamente simples, resta evidenciar que seu custo de produção e ma- nutenção ainda é indesejavelmente alto no que se refere à produção em larga escala (para produtos destinados às classes de menor poder aquisitivo).
Isto é, apesar do compressor de duas velocidades ser uma solução economica- mente justificável (frente aos compressores de velocidade variável), ainda é preciso reduzir o custo de sua implementação aplicá-lo em produtos mais baratos, como, por exemplo, em eletrodomésticos de categorias menos sofisticadas.
Com base em todo o contexto acima explanado, resta evidente observar a necessi- dade de desenvolvimento de uma solução e/ou tecnologia capaz de agregar a possibilidade de comutação e/ou controle de compressores de duas (ou múltiplas velocidades) e baixos custos produtivos.
Objetivos da Invenção
Portanto, é um dos objetivos desta invenção apresentar um circuito modular de comutação de velocidade para compressor que substitua o módulo microprocessado em- pregado atualmente.
É outro objetivo da presente invenção revelar um circuito que possa ser introduzido no circuito elétrico principal e já existente de um sistema de refrigeração, sem que este cir- cuito elétrico principal e já existente tenha que ser alterado.
Conseqüentemente, é outro objetivo da presente invenção criar um sistema de re- frigeração baseado em compressores providos de múltiplos pólos, com baixo custo fabril e operacional.
Sumário da Invenção
Os objetivos da presente invenção são totalmente alcançados por meio do circuito modular de comutação de velocidade para compressor, ora revelado.
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor compreende pelo menos três comutadores de contatos elétricos de acionamento elétrico (preferencialmente, relês eletrônicos) associados entre si e responsáveis pela seleção dos pólos do compressor.
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor é montado em uma estrutura individual (preferencialmente, em placa de circuito impresso).
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor é preferencial- mente associado à pelo menos uma placa eletrônica já existente associada ao funciona- mento do sistema que o compressor integra (preferencialmente, um sistema de refrigera- ção.
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor é eletricamente conectado entre o compressor e uma fonte de alimentação elétrica, conformando uma ma- lha fechada.
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor atua com base em sinais de comando externos (dentre os quais são previstos: sinais de comando de ter- mostatos e similares, sinais de comando de núcleos microprocessados ou similares, e sinais de comando de sistemas fechados de controle de temperatura).
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor é fisicamente ins- talado no interior da caixa proteção elétrica ("relay cover") do compressor.
Descrição Resumida dos Desenhos
A figura mostra:
Figura 1 - ilustra o digrama funcional do circuito modular de comutação de veloci-
dade para compressor (configuração preferencial), em estado "desligado";
Figura 2 - ilustra o digrama funcional do circuito modular de comutação de veloci- dade para compressor (configuração preferencial), em "baixa velocidade"; e
Figura 3 - ilustra o digrama funcional do circuito modular de comutação de veloci- dade para compressor (configuração preferencial), em "alta velocidade".
Descrição Detalhada da Invenção
As figuras 1, 2 e 3 ilustram a configuração preferencial, porém não Iimitativa da presente invenção. Nesta configuração preferencial é utilizado um compressor 1 de duas velocidades funcionais (2/4 pólos). O compressor 1 é basicamente integrado por um primei- ro núcleo de indução 11, por um segundo núcleo de indução 12 e por um terceiro núcleo de indução 13. Os núcleos de indução 11, 12 e 13 são associados entre si de modo a confor- mar quatro terminais distintos "A", "B", "C" e "D" (ou quatro pólos). O terminal "A" consiste em um dos terminais do núcleo de indução 11; O terminal "B" consiste em um dos terminais do núcleo de indução 12; O terminal "C" consiste em um dos terminais do núcleo de indução .13; O terminal "D" consiste em um terminal comum entre os núcleos de indução 11, 12 e 13.
O circuito modular de comutação de velocidade para compressor, doravante refe- renciado apenas como circuito 2, é especialmente adequado à configuração preferencial ora descrita, ou seja, é especialmente adequado a um compressor de duas velocidades (com- pressor 4/2 pólos).
De acordo com a concretização preferencial da presente invenção, o circuito 2 é
fundamentalmente integrado por três relês eletrônicos 3, 4 e 5, o quais prevêem, respecti- vamente, um terminal de entrada de sinal de comando 31, 41 e 51, um terminal "comum" 32, 42 e 52, um terminal "normal fechado" 33, 43 e 53 e um terminal "normal aberto" 34, 44 e 54.
O circuito 2 é montado em uma estrutura individual 8, a qual compreende preferen- cialmente um placa de circuito impresso.
A comutação de cada contato elétrico interno de cada um dos relês eletrônicos 3, 4
e 5 ocorre quando seus respectivos terminais de entrada de sinal de comando 31, 41 e 51 são eletricamente alimentados. Estes sinais de comando são externos e preferencialmente oriundos de termostatos e similares, núcleos microprocessados ou similares e sistemas fe- chados de controle de temperatura (no caso de sistemas de refrigeração). O circuito 2 é eletricamente conectado entre o compressor 1 e uma fonte de ali-
mentação elétrica 6, de modo a conformar uma malha fechada.
Nesta malha fechada, uma das fases da fonte de alimentação elétrica 6 é conecta- da ao terminal "comum" 42 do relê eletrônico 4; O terminal "normal aberto" 44 do relê ele- trônico 4 é conectado ao terminal "comum" 52 do relê eletrônico 5; O terminal "normal fe- chado" 53 do relê eletrônico 5 é diretamente conectado ao terminal "A" do compressor 1; O terminal "normal aberto" 54 do relê eletrônico 5 é conectado ao terminal "comum" 32 do relê eletrônico 3; O terminal "normal aberto" 34 do relê eletrônico 3 é conectado ao terminal "B" do compressor 1; O terminal "C" do compressor 1 é diretamente conectado ao terminal "B" do compressor 1. O terminal "D" do compressor 1 é conectado à fase da fonte de alimenta- ção elétrica 6. Nota-se ainda que o terminal de entrada de sinal de comando 31 do relê ele- trônico 3 é diretamente conectado ao terminal "normal fechado" 53 do relê eletrônico 5.
Opcionalmente, é previsto também um circuito de partida 7, o qual é eletricamente conectado aos terminais "B" e "C" do compressor 1. Preferencialmente, o circuito de partida 7 é composto por elementos reativos capacitivos e uma chave elétrica (não ilustrados), a qual tem seu acionamento vinculado à comutação de "estado" do relê eletrônico 3. O circui- to de partida 7, como a própria referência induz, tem por objetivo auxiliar o acionamento dos núcleos de indução 12 e 13 existentes entre os terminais "B" e "C" do compressor 1.
O funcionamento do circuito 2, cujo objetivo consiste no seleção das velocidades do compressor 1, é simples. Em linhas gerais, o relê eletrônico 4 é responsável pelo on/off do compressor 1,
enquanto o relê eletrônico 5 é responsável pela seleção entre as velocidades do compres- sor 1 (através da energização de determinados pólos do mesmo). O relê eletrônico 3 é dire- tamente relacionado à troca de "estado" dos terminais do relê eletrônico 5, portanto, pode- se dizer que a comutação do relê eletrônico 3 é indiretamente realizada pelo relê eletrônico 5.
Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes

Claims (10)

1. Circuito modular de comutação de velocidade para compressor CARACTERIZADO pelo fato de compreender pelo menos três comutadores de contatos elétricos (3, 4 e 5) de acionamento elétrico associados entre si e responsáveis pela seleção dos pólos (11, 12 e 13) do compressor (1); o circuito (2) é montado em uma estrutura individual (8); o circuito (2) é eletricamente conectado entre o compressor (1) e uma fonte de ali- mentação elétrica (6), conformando uma malha fechada; o circuito (2) atua com base em sinais de comando externos.
2. Circuito, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os comutadores de contatos elétricos (3, 4 e 5) compreendem relês eletrônicos.
3. Circuito, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a estrutura individual (8) compreende uma placa de circuito impresso.
4. Circuito, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o circuito (2) é associado à pelo menos uma placa eletrônica já existente associada ao funcio- namento do sistema que o compressor (1) integra.
5. Circuito, de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de que o circuito (2) é associado à pelo menos uma placa eletrônica já existente associada a um sis- tema de refrigeração.
6. Circuito, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os sinais de comando externos compreendem sinais de comando de termostatos.
7. Circuito, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que os sinais de comando externos compreendem sinais de comando de núcleos microproces- sados.
8. Circuito, de acordo com as reivindicações 1 e 5, CARACTERIZADO pelo fato de que os sinais de comando externos compreendem sinais de comando de sistemas fechados de controle de temperatura.
9. Circuito, de acordo com as reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o circuito (2) é eletricamente conectado entre o compressor (1) e uma fonte de alimen- tação elétrica (6), conformando uma malha fechada onde: uma das fases da fonte de ali- mentação elétrica (6) é conectada ao terminal "comum" (42) do relê eletrônico (4); o terminal "normal aberto" (44) do relê eletrônico (4) é conectado ao terminal "comum" (52) do relê eletrônico (5); o terminal "normal fechado" (53) do relê eletrônico (5) é diretamente conecta- do ao terminal "A" do compressor (1); o terminal "normal aberto" (54) do relê eletrônico (5) é conectado ao terminal "comum" (32) do relê eletrônico (3); o terminal "normal aberto" (34) do relê eletrônico (3) é conectado ao terminal "B" do compressor (1); o terminal "C" do com- pressor (1) é diretamente conectado ao terminal "B" do compressor (1); o terminal "D" do compressor (1) é conectado à fase da fonte de alimentação elétrica (6); o terminal de entra- da de sinal de comando (31) do relê eletrônico (3) é diretamente conectado ao terminal "normal fechado" (53) do relê eletrônico (5).
10. Circuito, de acordo com as reivindicações 1 e 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o circuito (2) é fisicamente instalado no interior da caixa proteção elétrica ("relay co- ver") do compressor (1).
BRPI1005448-0A 2010-12-22 2010-12-22 circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor BRPI1005448A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005448-0A BRPI1005448A2 (pt) 2010-12-22 2010-12-22 circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor
PCT/BR2011/000497 WO2012083404A1 (pt) 2010-12-22 2011-12-22 Circuito modular de comutação de velocidade para compressor

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1005448-0A BRPI1005448A2 (pt) 2010-12-22 2010-12-22 circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1005448A2 true BRPI1005448A2 (pt) 2013-04-02

Family

ID=46312930

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1005448-0A BRPI1005448A2 (pt) 2010-12-22 2010-12-22 circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI1005448A2 (pt)
WO (1) WO2012083404A1 (pt)

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP3126895B2 (ja) * 1994-08-31 2001-01-22 三菱電機株式会社 単相誘導電動機並びに該単相誘導電動機を用いた冷蔵庫
IT1311696B1 (it) * 1999-06-22 2002-03-19 Zanussi Elettromecc Compressore del fluido frigorigeno azionato da un motore elettricoa frequenza di alimentazione variabile
JP2002081383A (ja) * 2000-09-07 2002-03-22 Hoshizaki Electric Co Ltd 冷却貯蔵庫に於ける圧縮機の起動負荷軽減回路

Also Published As

Publication number Publication date
WO2012083404A1 (pt) 2012-06-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10483893B2 (en) Motor driving apparatus and home appliance including the same
JP6290028B2 (ja) モータ制御装置,空気調和機,洗濯機及び冷蔵庫
CN101392979B (zh) 一种门开关计数冰箱化霜控制系统的化霜控制方法
CN103575016B (zh) 冷却装置及其控制方法
US9806654B2 (en) Motor driving apparatus and home appliance including the same
ES2693268T3 (es) Procedimientos para el control de un compresor con doble aspiración para sistemas de refrigeración
CN106452259B (zh) 马达驱动装置及包括其的家用电器
US20160344324A1 (en) Motor driving appartus and home appliance including the same
JP2014020715A (ja) 冷蔵庫
CN203464676U (zh) 高精度吸附式干燥机
CN1456739A (zh) 干衣柜
KR101953124B1 (ko) 모터 구동장치 및 이를 이용한 냉장고
BRPI1005448A2 (pt) circuito modular de comutaÇço de velocidade para compressor
CN204231840U (zh) 电动执行器温控制冷结构
CN105805995B (zh) 多台冷柜共用冷凝机组独立控制系统
CN102313427B (zh) 冰箱
CN104320958A (zh) 一种带有温控制冷结构的电动执行器
CN204963408U (zh) 一种多功能冰箱控制系统及冰箱
WO2012083406A1 (pt) Módulo de controle automático para compressor
KR20180135323A (ko) 전력변환장치 및 이를 구비하는 홈 어플라이언스
US1953941A (en) Refrigerator control
KR20140066202A (ko) 적어도 두 개의 코일들을 갖는 전기 모터를 포함하는 가정용 기기, 방법, 시스템 및 용도
CN201314762Y (zh) 一种门开关计数冰箱化霜控制系统
JP2014142121A (ja) 冷蔵庫
CN217952813U (zh) 一种制冷除湿系统

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2545 DE 15-10-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.