BRPI1004833A2 - unidades de copa de aeronave - Google Patents

unidades de copa de aeronave Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004833A2
BRPI1004833A2 BRPI1004833-2A BRPI1004833A BRPI1004833A2 BR PI1004833 A2 BRPI1004833 A2 BR PI1004833A2 BR PI1004833 A BRPI1004833 A BR PI1004833A BR PI1004833 A2 BRPI1004833 A2 BR PI1004833A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
aircraft
canopy
canopy structure
movable
unit according
Prior art date
Application number
BRPI1004833-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Ierko De Magalhces Gomes
Jose Celso Bustamante Coura
Original Assignee
Embraer Aeronautica Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=43528312&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI1004833(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Embraer Aeronautica Sa filed Critical Embraer Aeronautica Sa
Publication of BRPI1004833A2 publication Critical patent/BRPI1004833A2/pt
Publication of BRPI1004833B1 publication Critical patent/BRPI1004833B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D11/00Passenger or crew accommodation; Flight-deck installations not otherwise provided for
    • B64D11/04Galleys
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/14Windows; Doors; Hatch covers or access panels; Surrounding frame structures; Canopies; Windscreens accessories therefor, e.g. pressure sensors, water deflectors, hinges, seals, handles, latches, windscreen wipers
    • B64C1/1407Doors; surrounding frames
    • B64C1/1423Passenger doors
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/40Sound or heat insulation, e.g. using insulation blankets

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Special Wing (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Refrigerator Housings (AREA)
  • Vehicle Step Arrangements And Article Storage (AREA)

Abstract

UNIDADES DE COPA DE AERONAVE. A presente invenção provê unidades de copa tendo uma estrutura de copa móvel no interior da cabine de aeronave. Durante a entrada/saida de passageiros e durante certas fases do voo da aeronave (por exemplo, decolagem e pouso), a estrutura de copa pode ser movida para ser lateralmente adjacente à porta de cabine principal e assim prover acesso à porta. Durante outras fases do voo da aeronave (por exemplo, durante voo de cruzeiro em altitude) , a estrutura de copa pode ser movida lateralmente de modo a cobrir a porta de cabine principal e assim prover isolamento acústico e/ou térmico aumentado na área de porta de cabine principal, O espaço desocupado pela estrutura de copa móvel pode expor assim outra estrutura de copa e/ou equipamento. Também é provida uma aeronave que inclui uma tal unidade de copa de aeronave e métodos para alcançar isolamento acústico e/ou térmico para uma porta de cabine de aeronave que usa uma tal unidade de copa de aeronave.

Description

"UNIDADES DE COPA DE AERONAVE" CAMPO
As estruturas descritas estão relacionadas de modo geral a cabines de aeronave providas com copas. De forma especialmente preferida, uma unidade de copa é provida em uma cabine de aeronave que inclui uma estrutura de copa móvel reciprocamente para prover isolamento acústico e/ou térmico de cabine em relação a uma porta de cabine de aeronave. Também é provida uma aeronave que compreende tais unidades de copa e método de prover isolamento acústico e/ou térmico por meio de tais unidades de copa.
HISTÓRICO
Cabines de aeronave são providas com portas de cabine com a finalidade de entrada/saida de passageiros. No entanto, as regiões de porta de cabine de aeronave são uma fonte de infiltração acústica e térmica na cabine durante o voo.
Cortinas e/ou portas interiores secundárias convencionais foram duas soluções para cobrir e isolar a cabine de passageiros de aeronave, cabines de aeronave especialmente executivas, do barulho externo e baixas temperaturas de fora da cabine pela porta de cabine principal da aeronave.
Ao prover cortinas para cobrir, durante operações de voo, a porta de cabine de aeronave principal e a escadaria integrante (se existente) provida com a porta é uma solução simples. As cortinas são muito facilmente instaladas, mas não são muito eficientes em termos de isolamento acústico e térmico. Além desta desvantagem, as cortinas de cabine interiores de aeronave são facilmente manchadas e tendem a ser bastante pesadas. Ademais, cortinas são bastante vultosas e assim ocupam uma quantidade significante de espaço de cabine interior que poderia ter uso melhor, especialmente em cabines de aeronave executivas menores.
Uma porta secundária é uma solução mais complexa que cortinas. Adicionalmente, a montagem de uma porta secundária em relação à porta principal de cabine de aeronave é realizada a uma penalidade de peso significativa, uma vez que o peso da porta secundária não é desprezível. Geralmente, para aumentar os efeitos de isolamento de uma porta secundária a espessura da porta deve ser aumentada, o que por sua vez aumenta seu peso. Assim, prover uma porta secundária como uma solução para isolamento de cabine aumentado na área de porta de cabine principal é um equilíbrio cuidadoso entre o peso, volume e eficiência de isolamento da porta de cabine secundária.
Seria então especialmente desejável aumentar o isolamento acústico e/ou térmico de uma cabine de aeronave na área da porta de cabine principal de modo a minimizar (se não eliminar completamente) muitos dos problemas associados às soluções convencionais descritas acima. A invenção presente está direcionada a atender tal demanda.
RESUMO DAS MODALIDADES EXEMPLARES
De modo amplo, são providas modalidades preferidas na forma de uma unidade de copa que tem uma estrutura de copa móvel no interior da cabine de aeronave. Durante entrada/saída de passageiros e durante certas fases do voo da aeronave (por exemplo, decolagem e pouso), a estrutura de copa pode ser movida de modo a ser lateralmente adjacente à porta de cabine principal e assim prover acesso à porta. Durante outras fases do voo da aeronave (por exemplo, durante voo de cruzeiro em altitude) , a estrutura de copa pode ser movida lateralmente de modo a cobrir a porta de cabine principal e assim prover isolamento acústico e/ou térmico aumentado na área de porta de cabine principal. O espaço desocupado pela estrutura de copa móvel pode assim expor outra estrutura de copa e/ou equipamento.
Em algumas modalidades preferidas são providas uma unidade de copa de aeronave que tem uma estrutura de copa de posição fixa montada lateralmente adjacente a uma porta de cabine de aeronave e uma estrutura de copa móvel. A estrutura de copa móvel está montada para movimentos recíprocos entre uma posição acondicionada em que a estrutura de copa móvel é empilhada com, e cobre a, estrutura de copa de posição fixa e uma posição operativa em que a estrutura de copa móvel é empilhada com, e cobre a, porta de cabine de aeronave. De tal maneira que a estrutura de copa móvel, enquanto em sua posição operativa, permite acesso à estrutura de copa de posição fixa e proporciona à porta de cabine isolamento acústico e/ou térmico.
Em algumas modalidades, a unidade de copa de aeronave incluirá pelo menos uma guia se estendendo longitudinalmente. Preferivelmente um par de tais guias é provido. A estrutura de copa móvel pode então ser montada em trilhos guia para movimentos deslizantes longitudinais recíprocos entre as posições acondicionada e operativa da mesma em relação ao eixo longitudinal da aeronave.
Para auxiliar em tais movimentos recíprocos manuais, a unidade de copa de aeronave é preferivelmente provida com uma manivela. De acordo com algumas modalidades, a manivela pode incluir uma barra de apoio que se projeta para fora da unidade de copa móvel e apresenta um par de aberturas de pega para permitir que a barra de apoio seja segura manualmente. Vantajosamente, pelo menos um das aberturas de pega pode incluir um gatilho de liberação de fecho associado operativamente a um mecanismo de fecho para permitir que a estrutura de copa móvel seja liberada de movida de modo deslizante entre suas posições acondicionada e operativa.
Em certas modalidades preferidas, a estrutura de copa de posição fixa inclui uma mesa que é dobrável de forma pivotável entre uma posição fechada em que a mesa é orientada substancialmente verticalmente, e uma posição aberta em que a mesa é orientada substancialmente horizontalmente. A estrutura de copa móvel pode então incluir em tais casos uma protuberância de apoio para apoiar a mesa e/ou uma trava de fricção para prender de modo liberável a mesa na posição aberta da mesma.
A aeronave pode então ser provida com a unidade de copa de aeronave como descrito neste relatório como parte de seu arranjo de copa interior.
Em outro aspecto, é provido um método de modo a alcançar isolamento acústico e/ou térmico para uma porta de cabine de aeronave. De acordo com modalidades preferidas, tal método inclui posicionar uma unidade de copa de aeronave tal como descrito neste relatório lateralmente adjacente à porta de cabine, e mover a estrutura de copa móvel a partir da posição acondicionada e para a posição operativa da mesma, de forma que a estrutura de copa móvel cubra a porta de cabine, por meio de que a estrutura de copa móvel provê isolamento acústico e/ou térmico para a porta de cabine.
Estes e outros aspectos e vantagens da presente
invenção ficarão mais claras depois de consideração cuidadosa for dada à seguinte descrição detalhada das modalidades exemplares preferidas da mesma.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS ANEXOS
As modalidades descritas da presente invenção
serão melhores e mais completamente entendidas fazendo referência à seguinte descrição detalhada de modalidades ilustrativas não limitativas exemplares em conjunto com os desenhos nos quais:
A Figura 1 é uma vista em raios-X planar de topo de uma área de cabine de aeronave dianteira incluindo a copa de aeronave que inclui uma estrutura de copa móvel que é mostrada em um estado em que a estrutura de copa móvel está em uma posição acondicionada para permitir que os passageiros e a tripulação entrem/saiam pela porta de cabine principal; A Figura 2 é uma vista em raios-X planar de topo
semelhante à Figura 1, mas mostrada em um estado em que a porta de cabine principal foi fechada para operações de voo;
A Figura 3 é uma vista em raios-X planar de topo semelhante à Figura 2, mas mostrada em um estado em que a estrutura de copa móvel foi movida de modo deslizante e lateralmente de modo a cobrir a porta de cabine principal;
A Figura 4 é uma vista em raios-X planar de topo semelhante à Figura 3, mas mostrada em um estado em que uma mesa de copa dobrável exposta pela estrutura de copa móvel foi empregada para uso durante operações de voo;
A Figura 5 é uma vista em perspectiva de observação frontal de um espaço de cabine interior de aeronave parcial mostrando a estrutura de copa móvel e a porta de cabine principal como mostrado na Figura 2; A Figura 6 é uma vista em perspectiva de
observação frontal de um espaço de cabine interior de aeronave parcial mostrando a estrutura de copa móvel em uma posição operativa que cobre a porta de cabine principal como mostrado na Figura 3;
A Figura 7 é uma vista em perspectiva de observação posterior de um espaço de cabine interior de aeronave parcial mostrando a estrutura de copa móvel e a mesa dobrável em uma posição operativa como mostrado na Figura 4; e
A Figura 8 é uma vista em perspectiva de observação inferior da estrutura de copa móvel.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A Figura 1 anexa mostra uma porção dianteira de
uma aeronave AC que mostra de uma maneira em raios-X a área de copa de cabine de popa CG da cabina CP. Como mostrado na Figura 1, a porta de aeronave AD está em um estado aberto permitindo aos passageiros e tripulação subir a bordo da aeronave AC pelos degraus de porta DS e entrar na copa de cabine CG. A copa de cabine CG como mostrado na Figura 1 inclui uma estrutura de copa móvel 10 e uma estrutura de copa fixa complementar 12 em uma região lateralmente adjacente à porta de cabine de aeronave CD e sua escadaria integrante. As configurações particulares das estruturas de
copa 10 e 12 não são criticas. Assim, por exemplo, as estruturas de copa 10 e/ou 12 podem incluir vários gabinetes com portas de gabinete apropriadas ou gavetas para conter material relacionado à copa ou outro equipamento ou suprimentos. Como mostrado, em modalidades preferidas, como visto da parte frontal da estrutura de copa 10, seu contorno de superfície frontal é mais pref erivelmente curvado superiormente e posteriormente de modo a criar um ambiente agradável esteticamente e visualmente na copa de cabine CG com a impressão de amplitude. As estruturas de copa 10 e 12 podem ser
posicionadas de modo oposto à outra estrutura de copa de posição fixa 94 ou outro monumento de aeronave adequado (por exemplo, mesa, assento de passageiro, lavatório e semelhantes) como pode ser desejado pelo dono ou operador de aeronave. A estrutura de copa de posição fixa 14 pode, por exemplo, conter equipamento de copa convencional, tal como pia com torneiras de água potável, micro-ondas e/ou forno de convecção, geladeira e semelhantes. Um corredor de cabine CA é então definido entre as estruturas de copa 10, 12 e 14 para permitir que os passageiros e a tripulação movam- se pela cabine de aeronave.
A estrutura de copa 10 é mostrada nas Figuras 1, 2 e 5 em uma posição acondicionada que é obrigatória para a decolagem, aterrissagem e manobra de baixa altitude de aeronave. Enquanto em tal posição acondicionada, a estrutura de copa 10 será empilhada fisicamente adjacente, e assim cobrir, a estrutura de copa 12. A estrutura de copa de posição fixa 12 será então escondida visivelmente quando a estrutura de copa móvel 10 estiver em sua posição acondicionada devido às suas dimensões laterais e verticais. Ademais, enquanto na posição acondicionada, a estrutura de copa 10 apresenta uma dimensão lateral que permite que a porta de aeronave AD e seus degraus integrantes DS sejam movidos em uma condição fechada e segura para operações de voo (ver as Figuras 2 e 5) .
Como mostrado nas Figuras 3 e 6, uma vez que a porta de aeronave AD foi fechada e segura para operações de voo, e a aeronave atingiu uma altitude suficiente onde serviço de cabine em voo possa começar seguramente, a estrutura de copa 10 pode ser destravada de sua posição acondicionada e transladada lateralmente (seta Al na Figura 3) em seus trilhos guia 16 a uma posição em que seja fisicamente adjacente à antepara de cabine de entrada ECB e cobre a porta de aeronave AD e seus degraus integrantes DS. A estrutura de copa 12 pode incluir rolos adequados (não mostrados) engatados operativamente aos trilhos guia 16 para facilitar seu movimento lateral entre suas posições acondicionada e operativa.
Enquanto a estrutura de copa 10 estiver em sua posição operativa, irá então isolar acusticamente e termicamente a região da cabine de aeronave na redondeza da porta de cabine de aeronave principal AD. Adicionalmente, enquanto a estrutura de copa 10 estiver em sua posição operativa, a estrutura de copa de posição fixa 12 e suas unidades de componente associadas podem ser acessadas. Esta posição da estrutura de copa 10 também permite que o corredor de cabine de aeronave CA seja visivelmente mais ampla na área de copa GA e, ademais, permitirá que as portas de gabinete associadas à estrutura de copa de posição fixa sejam capazes de abrir completamente sem diminuir o espaço de corredor de cabine CA.
De acordo com algumas modalidades, a estrutura de copa 12 pode ser provida com uma unidade de mesa dobrável 12a que pode ser dobrada (seta A2 na Figura 6) a partir de sua posição fechada (i.e., uma posição em que a unidade de mesa 12a é posicionada essencialmente verticalmente para permitir que a estrutura de copa móvel 10 possa mover-se para sua posição acondicionada) para uma posição aberta (i.e., uma posição em que a unidade de mesa 12a é disposta essencialmente horizontalmente para permitir funcione como uma mesa e permita acesso ao espaço de gabinete 12b). Neste aspecto, como mostrado na Figura 7, o painel frontal IOa da estrutura de copa 10 pode incluir uma protuberância de apoio IOb com uma trava de fricção 10c para apoiar estruturalmente e travar, respectivamente, a unidade de mesa 12a enquanto em sua posição aberta. Enquanto em sua posição aberta, a unidade de mesa 12a também travará posicionalmente a estrutura de copa móvel 10 em sua posição operativa, assim não translada inadvertidamente de volta para a sua posição acondicionada (por exemplo, no caso de ser encontrada turbulência em voo) .
De modo a auxiliar no movimento deslizante reciproco manual da estrutura de copa 10 entre suas posições acondicionada e operativa, é preferido que uma barra apoio alongada IOd se projeta para fora a partir de, e estendendo-se longitudinalmente da (relativo à dimensão longitudinal da aeronave AC) estrutura de copa 10. A barra de apoio IOd pode ser provida com aberturas de pega IOd' como mostrado de modo a facilitar a agarrar manualmente e movimento fisico da estrutura de copa 10. Qualquer outra estrutura de manivela adequada pode ser provida para auxiliar com tal função.
Quando for desejado retornar a estrutura de copa móvel 10 para sua posição acondicionada a partir de sua posição operativa, a mesa 12a é dobrada de modo pivotável em sua posição fechada (i.e., em uma direção oposta à seta A2 na Figura 6) . Com a mesa 12a fechada, a estrutura de copa 10 pode ser movida de modo deslizante manualmente ao longo das trilhas guia em sua posição acondicionada (i.e., em uma direção oposta à seta Al na Figura 3) expondo uma vez mais assim a porta de cabine de aeronave principal AS e seus degraus integrantes DS. Como tal, os passageiros e a tripulação podem desembarcar da aeronave AC quando a porta AS for aberta.
Embora não mostrado nos desenhos anexos, a
estrutura de copa 10 pode ser provida com qualquer sistema de fecho adequado que permitirá que seja preso posicionalmente em suas posições acondicionada e operativa. Por exemplo, nas modalidades discutidas acima, a mesa 12a quando em sua posição aberta serve para capturar a força a estrutura de copa móvel 10, de modo que seja restringido posicionalmente em sua posição operativa. Porém, virtualmente qualquer forma de montagens de fecho associadas à antepara de cabine de entrada ECB e a antepara de cabina dianteira FCB pode ser provida de modo a prender a estrutura de copa 10 em suas posições operativa e/ou acondicionada, respectivamente. Em algumas modalidades preferidas como mostrado na Figura 8, as aberturas de pega IOd' serão providas com gatilhos de liberação de fecho IOe que ' são interconectados operativamente para prender mecanismos (não mostrado) , por exemplo, travas de fricção associados aos trilhos guia 16. Se empregadas, tais travas de fricção podem então ser liberadas operativamente pelos gatilhos de liberação por tensão de mola IOe associados às aberturas de pega IOd' da barra de apoio IOd. É facilmente depreendido que virtualmente qualquer forma de sistema de trava eletromecânica e/ou estrutural pode ser provida de modo a assegurar que a estrutura de copa 10 possa ser posicionalmente travada, contudo de modo irremovível enquanto em suas posições, acondicionada ou operativa.
Enquanto a invenção foi descrita com relação ao que é considerado agora como a modalidade mais prática e preferida, será entendido que a invenção não será limitada à modalidade descrita, mas pelo contrário, pretende que cubra.várias modificações e arranjos equivalentes incluídos dentro do espírito e escopo da mesma.

Claims (11)

1. Unidade de copa de aeronave, caracterizada pelo fato de que compreende: uma estrutura de copa de posição fixa montada lateralmente adjacente a uma porta de cabine de aeronave, e uma estrutura de copa móvel montada para movimentos recíprocos entre uma posição acondicionada, em que a estrutura de copa móvel é empilhada com, e cobre a, estrutura de copa de posição fixa e uma posição operativa em que a estrutura de copa móvel é empilhada com, e cobre a, porta de cabine de aeronave e assim permite acesso à estrutura de copa de posição fixa.
2. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente pelo menos um trilho guia que se estende longitudinalmente, em que a estrutura de copa móvel é montada ao pelo menos um trilho guia para movimentos deslizantes longitudinais recíprocos entre as posições acondicionada e operativa da mesma.
3. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a unidade de copa móvel inclui uma manivela para auxiliar nos movimentos manuais da unidade de copa móvel entre as posições acondicionada e operativa.
4. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de que a manivela inclui uma barra de apoio que se projeta para fora da unidade de copa móvel.
5. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a barra de apoio inclui um par de aberturas de pega.
6. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma das aberturas de pega inclui um gatilho de liberação de fecho.
7. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a estrutura de copa de posição fixa inclui uma mesa que é dobrável de modo pivotável entre uma posição fechada em que a mesa é orientada substancialmente verticalmente, e uma posição aberta em que a mesa é orientada substancialmente horizontalmente.
8. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a estrutura de copa móvel inclui uma protuberância de apoio para apoiar a mesa quando na posição aberta da mesma.
9. Unidade de copa de aeronave, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que a estrutura de copa móvel inclui uma trava de fricção para prender de modo liberável a mesa na posição aberta da mesma.
10. Aeronave caracterizada pelo fato de que inclui uma unidade de copa de aeronave de acordo com qualquer uma dentre as reivindicações 1 a 9.
11. Método para prover isolamento acústico e/ou térmico para uma porta de cabine de aeronave, caracterizado pelo fato de que compreende posicionar uma unidade de copa de aeronave de acordo com qualquer uma dentre as reivindicações 1 a 9, lateralmente adjacente à porta de cabine, e mover a estrutura de copa móvel a partir da posição acondicionada para a posição operativa da mesma de forma que a estrutura de copa móvel cubra a porta de cabine, por meio de que a estrutura de copa móvel provê isolamento acústico e/ou térmico para a porta de cabine.
BRPI1004833A 2009-11-02 2010-11-03 unidades de copa de aeronave BRPI1004833B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/611,086 US8322654B2 (en) 2009-11-02 2009-11-02 Aircraft galley units

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004833A2 true BRPI1004833A2 (pt) 2013-02-26
BRPI1004833B1 BRPI1004833B1 (pt) 2020-04-28

Family

ID=43528312

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004833A BRPI1004833B1 (pt) 2009-11-02 2010-11-03 unidades de copa de aeronave

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8322654B2 (pt)
EP (1) EP2316733B1 (pt)
BR (1) BRPI1004833B1 (pt)

Families Citing this family (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU2008360690A1 (en) * 2008-08-22 2010-02-25 Singapore Airlines Limited A galley unit
DE102008064119B4 (de) * 2008-12-19 2014-11-20 Airbus Operations Gmbh Bordküche für ein Flugzeug
FR2954276B1 (fr) * 2009-12-17 2012-03-23 Airbus Dispositif pour le rangement optimise de chariots
US9632688B2 (en) * 2011-03-31 2017-04-25 France Telecom Enhanced user interface to transfer media content
DE102011114939B4 (de) * 2011-10-06 2015-03-05 Airbus Defence and Space GmbH Bordküche mit zwei Regaleinheiten und Fördereinrichtung
US20130181587A1 (en) * 2011-12-16 2013-07-18 Driessen Aerospace Group N.V. Galley unit and galley monument
NL2007989C2 (en) * 2011-12-16 2013-06-18 Driessen Aerospace Group Nv Galley unit and galley monument.
US9079668B2 (en) 2012-02-14 2015-07-14 C&D Zodiac, Inc. Integrated lavatory galley monument
EP2818412B1 (en) * 2012-02-23 2020-05-20 The Yokohama Rubber Co., Ltd. Installation method for airplane lavatory unit, and airplane
US9868530B2 (en) * 2012-03-23 2018-01-16 B/E Aerospace, Inc. Acoustically and thermally insulated galley shell
EP2874877A1 (en) * 2012-07-18 2015-05-27 MAG Aerospace Industries, LLC Systems and methods for treating grey water on-board passenger transport vehicles
US9038945B2 (en) * 2013-03-15 2015-05-26 B/E Aerospace, Inc. Integrated aircraft galley system
US20160052632A1 (en) * 2013-03-22 2016-02-25 Yasava Solutions Sa Aircraft passenger cabin interior layout
US20140319275A1 (en) * 2013-04-29 2014-10-30 C&D Zodiac, Inc. Compact cabin attendant seat stowage
US9321533B2 (en) * 2013-05-29 2016-04-26 The Boeing Company Aircraft passageway storage units
EP2813426B1 (en) * 2013-06-12 2017-10-11 Airbus Operations GmbH Shell structure of a fuselage at a door opening and method of forming the shell structure
CN106536353A (zh) * 2014-04-25 2017-03-22 庞巴迪公司 飞机厨房构造
WO2017173425A1 (en) * 2016-04-01 2017-10-05 B/E Aerospace, Inc. Amenity monument for aircraft cabins
EP3439958A4 (en) * 2016-04-04 2020-04-22 B/E Aerospace, Inc. PLANE MONUMENT
US10472068B2 (en) * 2016-07-12 2019-11-12 B/E Aerospace, Inc. Intermediate stowage retainer for aircraft monument storage bay
US11021254B2 (en) 2016-12-12 2021-06-01 Textron Innovations, Inc. Multi-rail galley
WO2018172960A1 (en) * 2017-03-21 2018-09-27 Driessen Aerospace Group N.V. Galley trolley compartment doors
US11919643B2 (en) * 2018-04-10 2024-03-05 Rockwell Collins, Inc. Self-deploying counter for multimode transformable monuments
US11124299B2 (en) * 2018-04-10 2021-09-21 Rockwell Collins, Inc. Multi-mode transformable monuments for aircraft doorway spaces
US11377213B2 (en) 2018-05-02 2022-07-05 B/E Aerospace, Inc. Modular lavatory accessible to passengers of reduced mobility (PRM)
US11214373B2 (en) 2018-06-11 2022-01-04 The Boeing Company Galley and method of assembling a galley
WO2020028495A1 (en) * 2018-07-31 2020-02-06 Safran Cabin Inc. Modular aircraft monument complex
US11027846B2 (en) 2019-08-27 2021-06-08 B/E Aerospace, Inc. Stowable door folding table
EP4082893B1 (de) * 2021-04-28 2023-04-05 Airbus Operations GmbH Textile türisolierung für eine passagiertür in einem flugzeug

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6007025A (en) * 1996-12-23 1999-12-28 The Boeing Company Stowable module airplane lavatory
JP2001199399A (ja) * 2000-01-20 2001-07-24 Jamco Corp 航空機用ギャレイユニット
JP3573707B2 (ja) * 2000-11-22 2004-10-06 株式会社ジャムコ 航空機用拡張式ラバトリーユニット
US6547183B2 (en) * 2001-08-02 2003-04-15 The Boeing Company Moveable closet
US6761332B1 (en) * 2003-04-01 2004-07-13 The Boeing Company Multi-functional galley system
JP2006069457A (ja) * 2004-09-06 2006-03-16 Jamco Corp オーブン
CN101384483B (zh) * 2006-02-24 2012-06-13 空中客车德国运营有限责任公司 为飞机上的乘客提供饮食的厨房及方法
US20070228216A1 (en) * 2006-04-03 2007-10-04 Be Aerospace, Inc. Galley assembly for an aircraft
DE102006023047B4 (de) * 2006-05-17 2010-01-14 Airbus Deutschland Gmbh Modulare Bordküche, insbesondere für ein Flugzeug

Also Published As

Publication number Publication date
EP2316733A3 (en) 2012-11-07
EP2316733B1 (en) 2017-06-28
BRPI1004833B1 (pt) 2020-04-28
US8322654B2 (en) 2012-12-04
EP2316733A2 (en) 2011-05-04
US20110101160A1 (en) 2011-05-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1004833A2 (pt) unidades de copa de aeronave
US10633074B2 (en) Retaining system for a movable component
US9227728B2 (en) Aircraft cabin partition monument with stowage compartment
US9045231B2 (en) Wheelchair accessible lavatory
EP2822854B1 (en) Aircraft cabin bin retrofit
US8991947B2 (en) Storage solutions using aircraft lavatories
EP1279593B2 (en) Aircraft multi-function overhead space access module
RU2586416C2 (ru) Модульный сегмент салона, салон для транспортного средства и транспортное средство с салоном
US10494103B2 (en) Expandable aircraft monument, and aircraft area having an expandable aircraft monument
US10189571B2 (en) Module for an aircraft cabin with a seat fastened to a door
EP3209561B1 (en) Arrangement with a partitioning device in a cabin of a vehicle and aircraft with a cabin and such an arrangement
US20140291446A1 (en) Lavatory monument with storage compartment
EP2848532A1 (en) Aircraft galley configuration
RU2664956C2 (ru) Туалетный блок для транспортного средства
US9810249B2 (en) Attachment structure of an aircraft
WO2014201397A1 (en) Lavatory monument with storage compartment
EP3290340B1 (en) Lateral linear moving curtain rail
US9725174B2 (en) On-board-wheelchair stowage

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: EMBRAER S.A. (BR/SP)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2642 DE 24-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.