BRPI1004521A2 - processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido - Google Patents

processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004521A2
BRPI1004521A2 BRPI1004521A BRPI1004521A BRPI1004521A2 BR PI1004521 A2 BRPI1004521 A2 BR PI1004521A2 BR PI1004521 A BRPI1004521 A BR PI1004521A BR PI1004521 A BRPI1004521 A BR PI1004521A BR PI1004521 A2 BRPI1004521 A2 BR PI1004521A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
organic fertilizer
amino acids
liquid
chelate
base
Prior art date
Application number
BRPI1004521A
Other languages
English (en)
Inventor
André Luis Cardoso Serra
Original Assignee
André Luis Cardoso Serra
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by André Luis Cardoso Serra filed Critical André Luis Cardoso Serra
Priority to BRPI1004521-0A priority Critical patent/BRPI1004521B1/pt
Publication of BRPI1004521A2 publication Critical patent/BRPI1004521A2/pt
Publication of BRPI1004521B1 publication Critical patent/BRPI1004521B1/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02ATECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
    • Y02A40/00Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production
    • Y02A40/10Adaptation technologies in agriculture, forestry, livestock or agroalimentary production in agriculture
    • Y02A40/20Fertilizers of biological origin, e.g. guano or fertilizers made from animal corpses
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/40Bio-organic fraction processing; Production of fertilisers from the organic fraction of waste or refuse

Landscapes

  • Fertilizers (AREA)

Abstract

processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido destina-se preferencialmente, á pulverização foliar ou do solo em varias culturas como cana de açúcar, milho, laranja entre outras, o qual consisti na obtenção dos aminoácidos, através de um processo químico e enzimático, por calor temperatura, alteração de ph e reação estequiométrica entre metais e aminoácidos, onde a extração do aminoácido origina-se do colágeno da raspa de couro, sendo que o processo consiste na quebra da estrutura do colágeno formando uma massa, passando do estado solido para o liquido, através de um processo industrial, cujas etapas são divididas em digestão, filtração, acerto de ph, aquecimento, quelação e envase.

Description

PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E ADUBO ORGÂNICO OBTIDO CAMPO DE APLICAÇÃO O presente relatório descritivo refere-se a um PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E ADUBO ORGÂNICO OBTIDO, o qual se destina a fabricação de um adubo orgânico, originado de aminoácidos com adição de metais denominados quelatos, para aplicação em plantações. SUMÁRIO DA INVENÇÃO: Este PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E ADUBO ORGÂNICO OBTIDO visa alimentar e suprir as necessidades de várias culturas de plantio do agronegócio melhorando a rentabilidade do setor e reduzindo o custo do plantio com base na sustentabilidade. O objetivo deste adubo orgânico é a diminuir a carga de aplicação de fertilizantes como o Nitrogênio, fosfato e potássio (NPK), em torno de 500 Kg/Hectare, gerando uma redução significativa dos custos para o produtor, além de reduzir o tempo de aplicação e a mão de obra.
Este adubo orgânico propicia a redução da saturação do solo, uma vez que os aminoácidos são sintetizados de diversas maneiras, formando novos compostos, conforme a necessidade do meio ambiente e solo. -ã =* e Destacamos que o adubo orgânico em questão é um produto ecologicamente correto, gerando um produto 100% orgânico, cuja toxidade é mínima e isento de agrotóxicos. O processo de fabricação e o adubo orgânico obtido contribuem com a sustentabilidade do planeta através da redução do uso de NPK e a sua extração, viabilizando o seu uso para outros fins. OBJETIVOS DA INVENÇÃO: O PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E ADUBO ORGÂNICO OBTIDO, o qual se refere a um adubo orgânico originado de aminoácidos com adição de metais denominados que/atos, é obtido por meio de um processo de extração químico e enzimático do colágeno no qual é, adicionado metal, por reação estequiométrica, transformando em metal orgânico, introduzido a glicina.
Os aminoácidos e minerais são usados como alimentos para todos os seres vivos terrestres como animais e plantas. O adubo orgânico, obtido através do processo em questão, será diluído em água e usado na pulverização foliar ou no solo em varias culturas dentre elas a cana de açúcar, milho, laranja entre outras.
Destacado as características deste PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E ADUBO ORGÂNICO OBTIDO, passamos a descrever o processo de fabricação de adubo orgânico, O processo de fabricação consiste na obtenção dos aminoácidos, através de um processo químico e enzimático, por calor, temperatura, alteração de pH e reação estequiométrica entre metais e aminoácidos. A extração do aminoácido para quelação vem do colágeno da raspa de couro que é"*ricò em colágeno. O processo consiste na quebra da estrutura do colágeno formando uma massa, passando do estado solido para o liquido, através de um processo industrial, cujas etapas são divididas em digestão, filtração, acerto de pH, aquecimento, quelação e envase. O processo de fabricação do adubo orgânico é realizado em duas fases. Na primeira fase ocorre o processamento da base que será utilizada na etapa final da fabricação do adubo. A base consiste na preparação de um material isento de água, por meio do processo seco por spray drier, que resultará numa cadeia concentrada de alfa aminoácidos que serão adicionados na reação final, do processo de fabricação do adubo orgânico, o que aumenta a concentração protéica do produto final.
Etapas do processo para obtenção da base: Primeira etapa da BASE: - Digestão, a qual consiste na quebra de moléculas de estruturas complexas no seu estado sólido transformando-a em liquido de estrutura linear simples. Para tanto, usa-se um aparelho chamado digestor, que por meio de temperatura e pressão quebra as estruturas.
Nesta etapa, adiciona-se no compartimento interno do digestor. 1000 I de água potávef e 500 Kg de raspa de couro, juntamente com enzima proteolítica e hidróxido de cálcio e hidróxido de amônio para alcalinizar a solução.
Com a adição de vapor de uma caldeira, gradativamente aumenta-se a pressão interna do digestor até a pressão 02 Kgf/cm2, processo este que dura aproximadamente de 02 a 03 horas até que ocorra o sploon da proteína (quebra do colágeno protéico). Após esta operação, retira-se a pressão para a retirada do liquido formado, levando esse subproduto para a próxima etapa do do processo de preparação da base.
Segunda etapa da BASE: - Filtração que ocorre em üm tanque fechado. Nesta etapa o subproduto, gerado na etapa anterior é armazenado em um tanque fechado e com o auxilio de um compressor, empurra-se o liquido grosso e pastoso, através de um filtro prensa de placas e filtros de malha de fibra, para retirada do material não desejado, afinando assim, o produto rico em aminoãcidos de estrutura simples (glicina e um pool de aminoácidos), que será devidamente armazenado em tanque com agitação mecânica, seguindo para a próxima etapa do processo de preparação da base Terceira etapa da BASE: - Acerto do pH e transformação do líquido em pó, que ocorre por meio de um processo denominado - spray drier; forrnándo um material isento de água e concentrado de alfa aminoácidos.
Após a preparação da BASE, inicia-se a segunda fase do processo de fabricação do adubo orgânico, o qual repete as duas primeiras fases da base.
Etapas do processo para obtenção do Adubo Orgânico: Quarta etapa do Adubo Orgânico: - Digestão, a qual consiste na quebra de moléculas de estruturas complexas no seu estado sólido transformando-a em liquido de estrutura linear simples. Para tanto, usa-se um aparelho chamado digestor, que por meio de temperatura e pressão quebra as estruturas.
Nesta etapa, adiciona-se no compartimento interno do digestor 1000 I de água potável e 500 Kg de raspa de couro, juntamente com enzima proteolítica e hidróxido de cálcio e hidróxido de amônio para alcalinizar a solução, Com a adição de vapor de uma caldeira gradativamente aumenta-se a pressão interna do digestor até a pressão 02 Kgf/cm2, processo que dura aproximadamente de 02 a 03 horas até que ocorra o sploon da proteína (quebra do colágeno protéico). Após esta operação, retira-se a pressão para a retirada do liquido formado, levando esse subproduto para a próxima etapa do processo de fabricação do adubo orgânico.
Quinta etapa do Adubo Orgânico: Filtração -que ocorre em um tanque fechado. Nesta etapa o subproduto, gerado na etapa anterior é armazenado em um tanque fechado e com o auxilio de um compressor, empurra-se o liquido grosso e pastoso, através de um filtro prensa de placas e filtros de malha de fibra, para retirada do material não desejado, afinando assim, o produto rico em aminoácidos de estrutura simples (glicina e um pool de aminoácidos), que será devidamente armazenado em tanque com agitação mecânica, seguindo para a próxima etapa do processo de fabricação do adubo orgânico.
Sexta etapa do Adubo Orgânico: Mistura/Reação - Em um reator de 3000 I, com camisa de aquecimento, adicionamos o liquido filtrado rico em alfa aminoácidos, provenientes da etapa anterior, com seu pH em torno de 10 e mais alguns minerais, em forma de sulfatos e óxidos, sendo adicionados de forma criteriosa e obedecendo a ordem de reação estequiométrica: a) proteína liquida - 2300 I; b) dióxido de silício - 17 Kg; c) acído bórico -33 kg; , d) hidróxido de magnésio - 84 Kg; e) fosfato monoamonio -61 Kg; f) sulfato de cobre 35% - 51 Kg; g) oxido de Zinco 99% - 29 Kg; h) sorbato de potássio - 6 Kg; i) cellosize - 5 Kg; j) BASE - pó seco, preparado na primeira fase - 456 Kg; k) álcool 96° - 69 I; e, I) uréia 46% - 450 Kg. A adição destes componentes é feita de forma individual é com intervalos de 30 minutos, sendo constante a agitação e o aquecimento a vapor, até a solução atingir a temperatura mínima de 60°C, reação esta onde ocorre a quelação dos minerais com os aminoácidos, por meio de ligações peptídicas de enxofre e pontes de hidrogênio e grupo amino (NH) dos aminoácidos. Sétima etapa do Adubo Orgânico: Envase -após a homogeneização de todos os componentes e a diminuição da temperatura, o produto — adubo orgânico obtido - está pronto para o envase em galões de 5 I, com sua aplicação de 1,5 L por hectare. PRINCIPAL REAÇÃO DO PROCESSO: A Principal “reação do processo está na obtenção do liquido protéico, que é usado para solubilizar os outros componentes da formula. É o sploon da proteína, que consiste na quebra do colágeno protéico e na quebra da estrutura quaternária e terciária da proteína, fazendo com que essa estrutura aceite receber novos componentes como os metais que por oxi-redução, permite que os redutores se liguem facilmente aos aminoácidos essenciais existentes no colágeno. A temperatura e seu monitoramento, durante o processo é fundamental para a reação final que deve atingir, no mínimo 60°C e no máximo 75°C, temperatura esta, suficiente para quelação dos metais. FORMULAÇÃO FINAL DO ADUBO ORGÂNICO OBTIDO: A formulação final do produto por galão 5 I: Quelato de cobre - 200 g;
Quelato de silício - 250 g;
Quelato de fósforo - 250 g;
Quelato de Magnésio - 250 g;
Quelato de Potássio - 250 g;
Quelato de zinco - 250 g;
Quelato de Boro - 250 g;
Nitrogênio orgânico - 350 g; Q.S.P. (L-aminoácidos) - 2,9 Kg; e, Conservante alimentício sorbato de potássio Os (L-aminoácidos) presentes na composição são formados por: alanina, arginina, ácido aspártíco, glícina isoleucina, leucina, acido glutâmico, lisina, cistina, metionina, fenilananina, tirosina, treonina, prolina, valina, histidina, triptofano, serina e hidroxiprolina.
REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1o) PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO E ADUBO ORGÂNICO OBTIDO, que se destina à pulverização foliar ou do solo em varias culturas como cana de açúcar, milho, laranja entre outras, caracterizado por consistir na obtenção dos aminoácidos, através de um processo químico e enzimático, por calor, temperatura, alteração de pH e reação estequiométrica entre metais e aminoácidos, onde a extração do aminoácido origina-se do colágeno da raspa de couro, sendo que o processo consiste na quebra da estrutura do colágeno formando uma massa, passando do estado solido para o liquido, através de um processo industrial, cujas etapas são divididas em digestão, filtração, acerto de pH, aquecimento, quelação e envase.
2o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do processo de fabricação do adubo orgânico ser realizado em duas fases, onde a primeira fase ocorre o processamento da base que será utilizada na fabricação do adubo orgânico.
3o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado pelo fato da base consistir na preparação de um material isento de água, por meio do processo seco “spray drier”, resultando numa cadeia concentrada de alfa aminoácidos que serão adicionados na reação final, do processo de - fabricação do adubo orgânico, aumentando a concentração protéica do produto final.
4o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1 e 3, caracterizado pelo fato da primeira etapa da base ocorrer no digestor, onde ocorre a quebra de molécuias de estruturas complexas no seu estado sólido transformando-a em liquido de estrutura linear simples, sendo adicionado no interior do digestor, 1000 I de água potável e 500 Kg de raspa de couro, juntamente com enzima proteolítica e hidróxido de cálcio e hidróxido de amônio para alcalinizar a solução, acrescentando vapor até alcançar a pressão de 02 Kgf/çm2, processo que dura aproximadamente de 02 a 03 horas até que ocorra a quebra do colágeno protéico.
5o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado pelo fato da segunda etapa da base ocorrer com a filtração, em tanque fechado, do líquido grosso e pastoso, através de um filtro prensa de placas e filtros de malha de fibra, para retirada do material não desejado, até obter o produto rico em aminoácidos de estrutura simples (glicina e um pool de aminoácidos).
6o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado pelo fato da terceira etapa da base ocorrer o acerto do ph e a transformação do líquido refinado em pó, por meio do processo spray drier, formando um material isento de água e concentrado de alfa aminoácidos.
7o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1, 4 e 5, caracterizado pelo fato do processo de fabricação do adubo orgânico iniciar-se após o preparo da base, sendo que se repete as duas primeiras etapas descritas para a base, nas reivindicações 4 e 5, que consiste na quebra de moléculas de estruturas complexas no seu estado sólido transformando-a em liquido de estrutura linear simples, passando pelo processo de filtra ção.
8°) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 1 e 7, caracterizado pelo fato do líquido, rico em aminoácidos de estrutura simples (glicina e um pool de aminoácidos) e com pH em torno de 10, ser introduzido em um reator de 3000 I, juntamente com alguns minerais, em forma de sulfatos e óxidos, sendo adicionados na ordem de reação estequiométrica: a) proteína liquida - 2300 I; b) dióxido de silício - 17 Kg; c) acido bórico - 33 kg; d) hidróxido de magnésio - 84 Kg; e) fosfato monoamonio - 61 Kg; f) sulfato de cobre 35% - 51 Kg; g) oxido de Zinco 99% - 29 Kg; h) sorbato de potássio - 6 Kg; i) cellosize - 5 Kg; j) BASE preparada - 456 Kg; k) álcool 96° - 69 I; e, l) uréia 46% - 450 Kg.
9o) PROCESSO, de acordo com a reivindicação 9. caracterizado pelo fato da adição dos minerais, em forma de sulfatos e óxidos ser feita de forma Individual e com intervalos de 30 minutos, com agitação constante e aquecimento a vapor até a solução atingir a temp eratura mínima de 60°C, onde ocorre a quelação dos minerais com os aminoácidos, por meio de ligações peptídicas de enxofre e pontes de hidrogênio e grupo amino (NH) dos aminoácidos.
10°) ADUBO ORGÂNICO OBTIDO, de acordo com a reivindicação 1 e 9, caracterizado pelo fato, que após a homogeneização de todos os componentes e a diminuição da temperatura, o produto — adubo orgânico obtido - está pronto para o envase, sendo que a formulação final por galão de 5 I contém: Quelato de cobre - 200 g; Quelato de silício - 250 g; Quelato de fósforo - 250 g; Quelato de Magnésio - 250 g; Quelato de Potássio - 250 g; Quelato de zinco - 250 g; Quelato de Boro - 250 g; Nitrogênio orgânico- - 350 g;· Q.S.P. (L-aminoácidos). ^2,9 Kg; e,......... Conservante.alimentício: sorbato de potássio. .
BRPI1004521-0A 2010-11-26 2010-11-26 Processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido BRPI1004521B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004521-0A BRPI1004521B1 (pt) 2010-11-26 2010-11-26 Processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004521-0A BRPI1004521B1 (pt) 2010-11-26 2010-11-26 Processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004521A2 true BRPI1004521A2 (pt) 2015-12-01
BRPI1004521B1 BRPI1004521B1 (pt) 2021-06-01

Family

ID=54837476

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004521-0A BRPI1004521B1 (pt) 2010-11-26 2010-11-26 Processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1004521B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN113321539A (zh) * 2021-05-27 2021-08-31 浙江农林大学 一种基于农业废弃物基料的生物有机肥生产用设备及生产方法

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN113321539A (zh) * 2021-05-27 2021-08-31 浙江农林大学 一种基于农业废弃物基料的生物有机肥生产用设备及生产方法

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1004521B1 (pt) 2021-06-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230242461A1 (en) Organic liquid fertilizer
CN102378747A (zh) 使用家畜血液制备氨基酸液体肥料的方法和由此制备的氨基酸液体肥料
TR200906271T1 (tr) Çamur ıslahı ve biyoorganik geliştirilmiş, Yüksek azot içerikli inorganik gübre imalatı prosesi.
RU2007125368A (ru) Способ получения органоминеральных удобрений
US20130019645A1 (en) Organic liquid fertilizer and process of making
JP5846366B2 (ja) 土壌改良剤の製造方法
JP2006290716A (ja) ゼラチン廃棄物由来の天然アミノ酸肥料の製造方法
CN109438033A (zh) 一种果树涂杆肥料及其制作工艺
BRPI1004521A2 (pt) processo para fabricação de adubo orgânico e adubo orgânico obtido
WO2013135919A1 (es) Procedimiento para el tratamiento de materiales proteicos, producto obtenido mediante tal procedimiento y su utilización como fertilizante
JP2003012389A (ja) ペプチド類及びアミノ酸を含有する液体肥料及びその製造方法
BRPI1005788A2 (pt) processo para fabricação de adubo orgânico com repelente natural e adubo orgânico com repelente natural obtido
RU2580469C2 (ru) Способ получения жидкой гуминовой органо-минеральной подкормки для растений
CN102108036B (zh) 有机肥稳质增效调节剂及有机肥
CN102351587B (zh) 利用亚氨基二乙腈及其废母液生产高效肥的方法
US20210171412A1 (en) Processes and systems for producing ammonia products and/or calcium carbonate products
BR102012012053B1 (pt) composição fertilizante contendo molibdênio, processo de preparação da mesma e método para o tratamento de plantas
BR102016011859A2 (pt) processo de fabricação de fertilizante orgânico à base de aminoácidos de origem de proteina dérmica animal
CN108083943A (zh) 一种含有机小分子的水溶肥及其制备方法
CN105272448A (zh) 一种含羊毛的氨基酸叶面肥及其制备方法
Niculescu et al. Alternatives for recovery of proteins embedded in chrome leather wastes
BR102019020970A2 (pt) fertilizante líquido e sólido npk, processo de obtenção, composições fertilizantes e uso
TW201508007A (zh) 水解胺基酸製法
RU2188810C1 (ru) Способ получения питательно-рекультивирующей смеси
CN109134030A (zh) 一种制造有机复合肥的方法

Legal Events

Date Code Title Description
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: ANDRE LUIS CARDOSO SERRA (BR/SP)

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF