BRPI1004182A2 - sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo - Google Patents

sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004182A2
BRPI1004182A2 BRPI1004182A BRPI1004182A2 BR PI1004182 A2 BRPI1004182 A2 BR PI1004182A2 BR PI1004182 A BRPI1004182 A BR PI1004182A BR PI1004182 A2 BRPI1004182 A2 BR PI1004182A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cutting
knives
equipment
bark
peeling
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Kurt Emil Benecke
Original Assignee
Benecke Irmcos & Cia Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Benecke Irmcos & Cia Ltda filed Critical Benecke Irmcos & Cia Ltda
Priority to BRPI1004182 priority Critical patent/BRPI1004182A2/pt
Publication of BRPI1004182A2 publication Critical patent/BRPI1004182A2/pt

Links

Landscapes

  • Debarking, Splitting, And Disintegration Of Timber (AREA)

Abstract

SISTEMA DE CORTE DOTADO DE PASTILHAS INTERCAMBIAVEIS PARA DESCASCADOR DE TORAS TIPO TAMBOR ROTATIVO, trata mais particularmente de um equipamento (1> conformado por dispositivos de corte e remoçBo de casca de toras (2) com a utilização de facas (3) e (4) providas de pastilhas (5) metálicas de alta rigidez para descascador de toras (2) tipo tambor rotativo (6) , o qual é destinado a ser utilizado no processamento de referidas toras (2) , sendo substancialmente útil nos no ramo da indústria madeireira e florestal.

Description

"SISTEMA DE CORTE DOTADO DE PASTILHAS INTERCAMBIÁVEIS PARA DESCASCADOR DE TORAS TIPO TAMBOR ROTATIVO" CAMPO TÉCNICO
O presente relatório
descritivo de patente de Privilégio de Invenção trata de um sistema de corte e remoção de casca de toras com a utilização de facas de pastilhas metálicas de alta rigidez, o qual é destinado a ser utilizado no processamento de toras, sendo substancialmente útil nos ramos das indústrias madeireira e florestal. FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
Como é do conhecimento geral a indústria madeireira e/ou florestal faz uso de toras oriundas, quase sempre, de reservas de reflorestamento, onde as árvores são cultivadas para atender aos mais variados usos.
Nesse tipo de indústria a árvore é cultivada até atingir um nível adequado de desenvolvimento, no que tange ao seu porte, sendo então cortada e processada.
Uma das fases de processamento das toras consiste na remoção da sua casca, visando assim deixar a estrutura da tora o mais limpa possível, operação para a qual normalmente são utilizados equipamentos complexos e pouco funcionais.
Existem diversas técnicas de descascar toras de madeira, uma delas é a da máquina de descascar toras tipo tambor rotativo objeto da patente de Modelo de Utilidade MU 6700072, depositada em 20.01.1987, a qual versa sobre uma máquina, cujo funcionamento consiste basicamente em conduzir por meio de .rodas guias a' tora até o centro de um tambor girante. No tambor girante encontram-se acopladas quatro facas tipo raspadora. As facas raspam a superfície da tora no sentido de arrancar a casca, fazendo um movimente de giro ao redor da tora.
Estas facas se adaptam a superfícies da tora devido a um movimento radial que faz que se abram e se fechem de acordo com o diâmetro da tora a cada instante. A força para empurrar a faca contra a superfície da tora é promovida pela força centrifuga exercida contra a uma massa que fica contraposta ao lado de encaixe da faca ao tambor rotativo, ou ainda por molas.
O tambor rotativo é suportado por rolamentos distribuídos radialmente em outro tambor que está fixo por suportes soldados na estrutura da máquina. O tambor rotativo se posiciona concentricamente ao tambor fixo e a ele é transmitido rotação por meio de correias por um motor elétrico ou por um trator. Esta máquina pode apresentar-se de forma portátil ou não, dependendo da necessidade do cliente:
0 acionamento das rodas guias tracionadoras das máquinas de corte de toras dos modelos pertencentes ao estado da técnica são acionadas por engrenagens e correntes. O sistema de descascamento existente no estado da arte simplesmente arranca a casca por meio de atrito com a superfície da tora, isso acarreta uma alta potência necessária para rodar o tambor.
Nos sistemas de corte
convencionais o metal cortante é único em toda a faca e quando se desgasta necessita a sua desmontagem para que se possa afiá-la e, além disso, nos sistemas de corte convencionais não há nenhuma proteção ao usuário contra acidentes durante a sua utilização.
O motivo pela qual a casca deve ser retirada é o processamento posterior da tora, pelo fato de que, o processamento da referida tora se dá pelo seu desf olhamento, ou seja, é a transformação da tora em lâminas.
Neste caso, a casca atrapalha o desfolhamento da tora, como também causa o desgaste prematuro das ferramentas que irão processar a tora. Isso ocorre devido às impurezas e a areia, contidas nas cascas das arvores.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Em face desse estado da técnica o presente relatório descritivo de patente de Privilégio de Invenção, "Sistema de corté dotado de pastilhas intercambiáveis para descascador de toras tipo tambor rotativo", propõe um equipamento especialmente desenvolvido para promover o corte e de forma seqüencial também a remoção da casca que recobre uma tora de madeira, dito equipamento prevê um dispositivo de corte e remoção que opera através de rotação, fato esse que permite que a totalidade da casca possa ser submetida às etapas de corte e remoção.
0 equipamento aqui tratado apresenta uma solução simples e funcional para prover o processamento de toras utilizadas na indústria madeireira e/ou florestal, solução essa que prevê um arranjo que conjuga pares de facas de corte e de remoção, sendo que esse último atua na raspagem da casca após a mesma ter sido cortada.
O corte executado em etapas diminui as forças necessárias para a retirada da casca, proporcionando um sistema mais eficiente e produtivo.
Devido ao arranjo das facas, a força necessária para a retirada das cascas é menor e com isto diminui a potência consumida e conseqüentemente aumenta a eficiência do descascador.
No sistema de corte ora proposto, o acionamento das rodas guias tracionadoras é executado de forma independentemente através de motorredutores acoplados ao eixo de cada roda.
O sistema de descascamento executa etapas -distintas de corte, sendo que a primeira "fatia" a casca deixando "tiras" para que o segundo corte somente separe a casca do restante da tora. Este corte em etapas diminui as forças necessárias para a retirada da casca, assim sendo, proporciona um sistema mais eficiente. Para o sistema de corte, a faca é composta por um suporte de aço e a pastilha de metal duro fixadas por dois parafusos. Esta configuração traz uma adequação das propriedades físicas necessárias para cada região do mecanismo. Isto é, o braço da faca recebe muito impacto, pancadas, e necessita ser'feito de um material mais tenaz, enquanto que a aresta cortante precisa de mais dureza-, que é característica de um material mais frágil, assim cada material é usado conforme sua característica, fazendo que o conjunto aumente a vida útil. E quando a pastinha se desgasta, basta trocar ou afiar somente a pastilha e não toda a faca. Pode-se observar que o mérito não é o uso somente do material metálico de alta rigidez, mas a forma construtiva da faca que permite ao mecanismo uma atuação mais ágil e eficaz. Como também não é objetivo a patente da máquina em si, mas sim de um novo sistema de corte e alguns mecanismos.
No sistema de corte ora proposto, há suportes de proteção que não deixam com que lascas da tora sejam lançadas, ficando dentro das carenagens laterais.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
O equipamento de corte e remoção de caca para emprego no processamento de toras de madeira aqui tratado poderá ser entendido em todas as suas particularidades através da descrição pormenorizada que será feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais: a figura 1 ilustra uma vista geral e esquemática do
equipamento em questão; a figura 2 ilustra uma vista frontal do tambor rotativo que configura o elemento operacional do equipamento retratado na figura 1;
a figura 3 ilustra uma vista lateral do referido tambor
rotativo retratado na figura 2; a figura 4 ilustra uma vista isolada de uma das facas de corte que integram o tambor rotativo retratado nas figuras 2 e 3 ;
a figura 5 ilustra uma vista isolada de uma das facas descascadoras que também integram o tambor rotativo retratado nas figuras 2 e 3 ; a figura 6 mostra uma perspectiva ilustrando uma tora sendo cortada e descascada; e
as figuras 6A e 6B mostram detalhes das pastilhas metálicas de alta rigidez acopladas âs facas durante o corte .
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO De conformidade com o quanto
ilustram as figuras acima relacionadas, o presente, "Sistema de corte dotado de pastilhas intercambiáveis para descascador de toras tipo tambor rotativo", deve posicionar- se com destaque dentre os seus congêneres e personalizar-se ante o mercado consumidor pelo fato de prover um equipamento 1 desenvolvido através de dispositivos aplicados no dito equipamento 1, para promover o corte e de forma seqüencial também a remoção da casca que recobre uma tora 2 de madeira, dito eqyipamento 1 prevendo dispositivos que operam através de rotação, fato esse que permite que a totalidade da casca possa ser submetida às etapas de corte e remoção.
O equipamento 1 aqui tratado apresenta um arranjo de facas 3 e 4 com pastilhas metálicas de alta rigidez, o qual é disposto em um tambor rotativo 6 de um descascador de toras 2 do tipo tambor rotativo 6, aplicável para qualquer tipo de madeira, arranjo este passível de conjugar pares de facas de corte 3 e de remoção 4, dispostas radialmente e de modo intercalado, sendo que as facas de remoção 4 da casca atuam na raspagem da referida casca após a mesma haver sido cortada pelo primeiro par de facas de corte 3.
As facas 3 e 4 do sistema de corte do equipamento 1 ora proposto são compostas por suportes de aço inoxidável e as pastilhas 5 são confeccionadas em material metálico de alta rigidez, sendo fixadas junto às facas através de parafusos.
No equipamento 1 de corte ora proposto, o acionamento das rodas guias tracionadoras 8 é executado de forma independentemente através de motorredutores (não mostrados) acoplados ao eixo de cada roda guia 8.
O descascamento se dá em etapas distintas de corte, sendo que, enquanto o equipamento 1 gira em torno do seu eixo, a primeira faca 3 executa um corte conformando tiras, tais como fatias desta referida casca, para que, em um segundo momento, a segunda faca 4, a qual é desenvolvida para executar o segundo corte, posicione-se no interstício entre a tora 2 e a casca, descolando e separando a casca do restante da tora 2 de madeira, para que esta referida tora 2 seja posteriormente laminada.
Esta configuração física é adequada às propriedades físicas necessárias para cada região do mecanismo do equipamento 1, ou seja, o braço da faca recebe muito impacto, pancadas, sendo que ditas facas 3 e 4 necessitam ser "confeccionadas a partir de um material mais tenaz e de menor custo, enquanto que a aresta cortante da pastilha_5 necessita de maior dureza, sendo assim, cada parte do conjunto recebe um determinado material adequado à sua função, fazendo com que o conjunto tenha uma capacidade de produção otimizada e eficiente, além de uma vida útil prolongada e custos minimizados.
Desta forma, com a utilização dos dispositivos aplicados no equipamento 1 em questão, na ocasião em que uma pastilha 5 sofrer um desgaste demasiado e tornar a sua eficiência comprometida, basta que se retire a pastilha 5, trocando-a ou afiando-a conforme o seu estado físico de desgaste, não sendo necessária a retirada e manipulação de todo o conjunto, dificultando a sua manutenção e aumentando os seus custos Pode-se observar que o mérito
deste sistema de corte e do dispositivo desenvolvido para este fim, não é somente a utilização de materiais metálicos de alta rigidez, mas a forma construtiva do conjunto das facas 3 e 4, que permitem ao mecanismo, uma manutenção mais rápida, ágil e eficaz, de forma a proporcionar uma substancial otimização de produção.
Além disso, o equipamento 1. em questão apresenta suportes externos de proteção 7 os quais não permitem que as lascas da tora 3 produzidas durante os cortes e descascamentos, sejam lançadas para fora do dito equipamento 1, permanecendo no interior das suas carenagens laterais.
Assim, de forma mais
detalhada, o referido equipamento o qual é indicado no geral pela referência numérica 1, conta com um tambor rotativo 6, o qual apresenta *uma abertura concêntrica 9, definida em uma parede anelar 10, na face da qual estão dispostos pelo menos dois pares de facas 3 e 4, onde um primeiro par compreende facas de corte 3 enquanto que o outro par compreende facas de remoção 4 que atuam por raspagem.
As facas 3 e 4 apresentam, respectivamente, terminações de ataque ou pastilhas 3A e 4A, cada uma das quais recebendo a montagem de uma pastilha 5 - metálica de alta rigidez.
A tora 2 de árvore vai sendo paulatinamente inserida no equipamento já em funcionamento, em velocidade suficiente e constante, enquanto as facas 3 e 4, através de suas lâminas 5 metálicas de alta rigidez vão fazendo primeiramente o corte, dado às facas 3 e posteriormente descascando a tora 2 através das facas 4. As facas de corte 3 são recuadas em relação âs facas descascadoras 4, ou seja, o descascamento é realizado em duas etapas, a primeira cortando a casca e a segunda arrancando-as.
Cada faca 3 e 4 possui, como
elemento cortante, pastilhas 5 metálicas de alta rigidez, confeccionadas em material conhecidas como "Widia", fixadas em suportes ligados ao tambor rotativo.
Além do arranjo das facas 3 e 4, outra grande vantagem deste sistema é o uso das pastilhas metálicas de alta rigidez que, em função de sua dureza, desgastam menos que outros tipos de ferramentas usadas neste tipo de equipamento 1, e quando desgastam são substituídas facilmente, ou seja, intercambiáveis. Apesar de detalhada a
invenção, é importante entender que a mesma não limita sua aplicação aos detalhes e etapas aqui descritos. A invenção é capaz de outras modalidades e de ser praticada ou executada em uma variedade de modos. Deve ficar entendido que a terminologia aqui empregada é para a finalidade de descrição e não de limitação.

Claims (4)

1. "SISTEMA DE CORTE DOTADO DE PASTILHAS INTERCAMBIÁVEIS PARA DESCASCADOR DE TORAS TIPO TAMBOR ROTATIVO", de um equipamento (1) desenvolvido para promover o corte e de forma seqüencial também a remoção da casca que recobre uma tora (2) de madeira, caracterizado pelo fato de apresentar um equipamento (1) que prevê um tambor rotativo (6), o qual apresenta uma abertura concêntrica (9) , definida em uma parede anelar (10) , na face da qual estão dispostos pelo menos dois pares de facas (3) e (4) , onde um primeiro par compreende facas de corte (3) enquanto que o outro par compreende facas de remoção (4) que atuam por raspagem; as facas de corte (3) são recuadas em relação às facas descascadoras (4), permitindo que o descascamento seja executado em duas etapas, a primeira cortando a casca e a segunda arrancando-as; as facas (3) e (4)' apresentam, respectivamente, terminações de ataque (3A) e (4A) , cada uma das quais recebendo a montagem de uma pastilha (5) confeccionada em material metálico de alta rigidez; assim, o descascamento se dá em etapas distintas de corte, sendo que, enquanto o equipamento (1) gira em torno do seu eixo, a primeira faca (3) executa um corte conformando tiras, tais como fatias desta referida casca, para que, em um segundo momento,, a segunda faca (4) , a qual é desenvolvida para executar o segundo corte, posicione-se no interstício entre a tora (2) e a casca, descolando e separando a casca do restante da tora (2) de madeira; no equipamento (1) de corte, o acionamento das rodas guias tracionadoras (8) é executado de forma independentemente através de motorredutores (não mostrados) acoplados ao eixo de cada roda guia (8) , sendo que referido equipamento (1) apresenta também suportes externos de proteção (7).
2. "SISTEMA DE CORTE DOTADO DE PASTILHAS INTERCAMBIÃVEIS PARA DESCASCADOR DE TORAS TIPO TAMBOR ROTATIVO", de acordo com o reivindicado em 1, caracterizado pelo fato de que as pastilhas (5) metálicas de alta rigidez são confeccionadas em "widia" e fixadas em suportes ligados ao tambor rotativo (6).
3.
"SISTEMA DE CORTE DOTADO DE PASTILHAS INTERCAMBIÃVEIS PARA DESCASCADOR DE TORAS TIPO TAMBOR ROTATIVO", de acordo com o reivindicado em 1 e 2, caracterizado pelo fato das pastilhas (5) metálicas de alta rigidez serem intercambiáveis, ou seja, fixadas junto às facas (3) e (4) , através de parafusos, podendo ser facilmente substituídas.
BRPI1004182 2010-10-01 2010-10-01 sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo BRPI1004182A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004182 BRPI1004182A2 (pt) 2010-10-01 2010-10-01 sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1004182 BRPI1004182A2 (pt) 2010-10-01 2010-10-01 sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1004182A2 true BRPI1004182A2 (pt) 2013-02-13

Family

ID=47664588

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004182 BRPI1004182A2 (pt) 2010-10-01 2010-10-01 sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1004182A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112454546A (zh) * 2020-10-23 2021-03-09 江山志诚科技有限公司 一种异形木材分段锯切处理装置

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112454546A (zh) * 2020-10-23 2021-03-09 江山志诚科技有限公司 一种异形木材分段锯切处理装置

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN208375437U (zh) 一种全自动水果去皮去核切块机
US4057192A (en) Tree harvesting machine
KR20130101731A (ko) 옥수수 탈피장치 및 이를 이용한 옥수수 탈피방법
AU2014363915B2 (en) Double-edged knife for food cutting apparatus
US4368657A (en) Feeder and slicer
US11974513B2 (en) Cylindrical device with knives connected thereto
KR20170036325A (ko) 다목적 과일 박피장치
BRPI1004182A2 (pt) sistema de corte dotado de pastilhas intercambiÁveis para descascador de toras tipo tambor rotativo
US4715093A (en) Trimming and cutting apparatus for the preparation of crabs for meat extraction
US2847045A (en) Combination chipping and barker device
JP2015100317A (ja) 回転研磨円盤による玉ねぎのひげ根切り取り装置
US2666465A (en) Device for husking coconuts
EP2799142A1 (en) Mounting block for attaching a reducing element to a rotary drum
Srivastava et al. Design and development of an onion-peeling machine
JPS586652Y2 (ja) 原木の表皮除去装置
KR200199155Y1 (ko) 구근 수확기
BRPI0707530A2 (pt) equipamento descascador para um dispositivo de manuseio de madeira
US2835292A (en) Method of processing raw wood
USRE32822E (en) Potato strip cutter
BR102019015775A2 (pt) Rolo picador e conjunto picador para uma máquina agrícola e máquina colhedora de plantas altas e cauleosas
KR20140109599A (ko) 농산물 까는 장치
CN214025952U (zh) 一种用于中药材加工的药材等间距自动切片装置
CN219679686U (zh) 一种果蔬的削皮分拣切割一体化设备
CN112155216B (zh) 新型百香果挖浆机
RU2511234C2 (ru) Машина для отделения отводков вегетативно размножаемых подвоев

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2326 DE 04-08-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.