BRPI1004106A2 - vedaÇço de fluxo de ar entre uma asa e uma fuselagem - Google Patents

vedaÇço de fluxo de ar entre uma asa e uma fuselagem Download PDF

Info

Publication number
BRPI1004106A2
BRPI1004106A2 BRPI1004106-0A BRPI1004106A BRPI1004106A2 BR PI1004106 A2 BRPI1004106 A2 BR PI1004106A2 BR PI1004106 A BRPI1004106 A BR PI1004106A BR PI1004106 A2 BRPI1004106 A2 BR PI1004106A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
wing
seal
fuselage
fairing
gaskets
Prior art date
Application number
BRPI1004106-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Rainer Suchy
Anton Lewold
Original Assignee
Eurocopter Deutschland
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Eurocopter Deutschland filed Critical Eurocopter Deutschland
Publication of BRPI1004106A2 publication Critical patent/BRPI1004106A2/pt
Publication of BRPI1004106B1 publication Critical patent/BRPI1004106B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C7/00Structures or fairings not otherwise provided for

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Gasket Seals (AREA)
  • Tires In General (AREA)

Abstract

VEDAÇçO DE FLUXO DE AR ENTRE UMA ASA E UMA FUSELAGEM. A presente invenção refere-se a uma vedação (1) para uma carenagem (2) contra um fluxo de ar transversal entre uma asa (3) e uma fuselagem (4) de um avião com lados interno e externo (7, 8) da vedação (1) sendo providos cada um com lábios inclinados contra a carenagem (2) e a asa (3). São providas pelo menos duas gaxetas (5, 6) entre as respectivas extremidades dos lados (7, 8) que vedam a carenagem (2) e a asa (3) contra o fluxo de ar longitudinal.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VEDAÇÃO DE FLUXO DE AR ENTRE UMA ASA E UMA FUSELAGEM".
A presente invenção refere-se a uma vedação de fluxo de ar pa- ra uma carenagem entre uma asa e uma fuselagem de um avião, com lados interno e externo da vedação sendo providos cada um com lábios inclinados contra a carenagem e a asa.
A invenção refere-se ao campo de aeronaves. Em particular, a invenção refere-se a uma vedação para uma carenagem entre uma estrutura de asa e uma fuselagem de tal aeronave. As aeronaves conhecidas são providas de carenagens, a saber,
carenagens fixadas na intersecção da fuselagem com estrutura de asa. As carenagens podem ser combinadas com vedações providas para inibir a cir- culação de ar dentro das carenagens, uma vez que a passagem de ar desse tipo poderia causar uma vibração da vedação. Essa vibração pode criar um ruído que é audível dentro da cabine da aeronave, criando, assim, um des- conforto auditivo nas pessoas que estão ocupando as cabines. Além disso, essa vibração é transmitida para a fuselagem e para os elementos que a fuselagem compreende, causando uma tensão estrutural e uma fadiga nes- ses elementos. Além disso, a vibração da vedação propicia um desgaste que pode levar a um rompimento da vedação. Finalmente, essa vibração leva a um arrasto aerodinâmico parasítico.
O documento DE 694 021 C descreve um revestimento para um vão de um aeroplano.
O documento FR 2 789 144 A1 descreve uma vedação com en- caixes que encerram uma estrutura, tal estrutura estendendo-se além dos encaixes.
O documento US 2003066933 A1 descreve uma aeronave com carenagem ventral e uma vedação para tal aeronave. Uma vedação é dis- posta em fendas entre uma carenagem ventral, por um lado, e a fuselagem, ou superfície de voo, por outro lado, tal vedação sendo provida de um lábio de extremidade e com um talão radialmente elástico, o qual pode ser aplica- do com vedação a vazamento contra tal fuselagem, ou tal superfície de vôo, respectivamente.
A patente US 2005/0247821 A1 descreve uma vedação posicio- nada em uma aba interna de uma abertura entre uma parede interna em tor- no da abertura e uma asa que cruza tal abertura para proibir a circulação de ar dentro de uma carenagem ventral através da abertura. Para permitir uma vedação entre a parte interna e externa de uma carenagem ventral US 2005/0247821 A1 propõe um calço de transição entre a estrutura que prende a asa à fuselagem da aeronave e a asa. Um calço para uma carenagem ventral não é adequada, por exemplo, para uma carenagem de asa superior. Um calço causa esforços e custos extras para a construção e um aumento no peso total da aeronave.
Um objeto da presente invenção é prover uma vedação de fluxo de ar longitudinal para uma carenagem entre uma asa e uma fuselagem de uma aeronave sem as desvantagens do estado da técnica. Uma solução é provida de uma vedação para uma carenagem
contra o fluxo de ar entre uma asa e uma fuselagem de uma aeronave, com lados interno e externo da vedação sendo providos cada um com lábios in- clinados contra a carenagem e a asa.
De acordo com a invenção, é proposta uma vedação contra um fluxo de ar transversal para uma carenagem entre uma asa e uma fuselagem de um avião. A vedação tem um lado interno e um externo sendo provido cada um com lábios inclinados contra a asa. Pelo menos dois lábios de bor- racha macia são providos entre as respectivas extremidades dos lados da vedação contra o fluxo de ar longitudinal ao longo da carenagem entre a asa e a fuselagem, permitindo que se beneficie das vantagens do lábio duplo - tal como uma conexão garantida entre a asa e a fuselagem e as característi- cas fortes de vedação contra o fluxo de ar transversal entre a asa e a fusela- gem - enquanto recebe, como uma vantagem suplementar, características de vedação resistente contra o fluxo de ar longitudinal dentro da vedação, ao longo da carenagem entre a asa e a fuselagem, mesmo quando a asa esti- ver em uma posição excessivamente dobrada para baixo em relação à sua posição normal em direção à fuselagem, evitando, assim, vibrações com os sons produzidos por tais vibrações, evitando o desgaste da vedação da in- venção e o arrasto adicional de ar para a aeronave.
De acordo com uma modalidade preferida da invenção, as gaxe- tas são confeccionadas como lábios de borracha macia para maior flexibili- dade e melhor adaptação.
De acordo com outra modalidade preferida da invenção, as duas gaxetas relaxadas têm uma forma convexa enquanto as duas gaxetas têm uma forma plana menos convexa, porém mais plana, com lados opostos sendo dobrados mais abertos em uma posição montada, obstruindo, assim, qualquer passagem possível para o fluxo de ar longitudinal ao longo da ve- dação.
Um exemplo preferido da invenção é dado a título de uma moda- lidade não limitativa, conforme apresentado nos desenhos em anexo. É mos- trado, na
Figura 1 - uma vista em perspectiva de uma vedação de uma ca-
renagem entre a asa e uma fuselagem de um avião de acordo com a inven- ção;
Figura 2 - uma seção ampliada de uma vista em perspectiva da
figura 1;
Figura 3 - uma vista em seção transversal entre uma asa e uma
fuselagem de uma aeronave;
Figura 4 - uma vista em perspectiva de uma vedação de acordo com a invenção;
Figura 5 - uma outra vista em perspectiva de uma vedação de acordo com a invenção, e
Figura 6 - uma outra vista em perspectiva de uma vedação mon- tada entre uma asa e uma fuselagem de um avião, de acordo com a inven- ção;
A figura 1: uma vedação contra o fluxo de ar transversal é mon- tada em uma aba inferior de uma carenagem 2 entre uma asa 3 e uma fuse- lagem 4 de um avião (não mostrado).
A figura 2: características correspondentes têm as referências da figura 1. A vedação 1 é provida de duas gaxetas 5, 6, tal como lábios de bor- racha macia, entre as respectivas extremidades dos lados interno e externo 7, 8 da vedação 1 contra o fluxo de ar longitudinal ao longo da carenagem 2 entre a asa 3 e a fuselagem 4 do avião.
A figura 3: características correspondentes têm as referências da
figura 1 e 2. O lado externo 8 da vedação 1 é montado na asa 3. A opção de fluxo de ar longitudinal através da vedação 1 e da asa 3 é indicado pela seta 9.
As figuras 4, 5: características correspondentes têm as referên- cias das figuras 1, 2 e 3. A vedação 1 é equipada de duas gaxetas 5, 6, intei- riça com os lados opostos interno e externo 7, 8 da vedação 1. Em uma po- sição relaxada da vedação 1 (figura 4), as duas gaxetas 5, 6 têm uma forma convexa, enquanto as duas gaxetas 5, 6 têm uma forma plana menos con- vexa, mais plana, com os lados opostos 7, 8 sendo mais abertos se a veda- ção 1 estiver em uma posição montada.
A figura 6: características correspondentes têm as referências da figura 1-5. Se a vedação 1 for pressionada contra uma estrutura como um painel da asa 3, os lados opostos 7, 8 da vedação 1 são curvados abertos, esticando, assim, as duas gaxetas 5, 6 da forma mais convexa para a forma menos convexa, mas plana, entre os lados interno e externo 7, 8, inclinando, assim, as respectivas extremidades livres 10 das gaxetas 5, 6 contra o pai- nel da asa 3 para obstruir o fluxo de ar longitudinal.

Claims (3)

1. Vedação (1) para uma carenagem (2) contra um fluxo de ar transversal entre uma asa (3) e uma fuselagem (4) de um avião com lados interno e externo (7, 8) da vedação (1) sendo providos cada um com lábios inclinados contra a carenagem (2) e a asa (3), caracterizada pelo fato de que são providas pelo menos duas gaxetas (5, 6) entre as respectivas extremi- dades dos lados (7, 8) que vedam a carenagem (2) e a asa (3) contra o fluxo de ar longitudinal.
2. Vedação (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as gaxetas (5, 6) são providas de lábios de borracha macia.
3. Vedação (1), de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que as gaxetas relaxadas (5, 6) tem uma forma convexa, en- quanto as duas gaxetas (5, 6) têm uma forma menos convexa, porém mais plana, com lados opostos (7, 8) sendo dobrados mais abertos em uma posi- ção montada da vedação (1).
BRPI1004106-0A 2009-12-21 2010-10-27 vedação de fluxo de ar entre uma asa e uma fuselagem BRPI1004106B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09400061A EP2338787B1 (en) 2009-12-21 2009-12-21 Sealing of airflow between a wing and a fuselage
EP09400061.9 2009-12-21

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1004106A2 true BRPI1004106A2 (pt) 2013-02-26
BRPI1004106B1 BRPI1004106B1 (pt) 2020-07-07

Family

ID=42166449

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1004106-0A BRPI1004106B1 (pt) 2009-12-21 2010-10-27 vedação de fluxo de ar entre uma asa e uma fuselagem

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8485472B2 (pt)
EP (1) EP2338787B1 (pt)
AT (1) ATE537059T1 (pt)
BR (1) BRPI1004106B1 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20150048212A1 (en) * 2013-08-19 2015-02-19 The Boeing Company Unsteady aerodynamics mitigation for multi-body aerospace apparatus
CN105083527B (zh) * 2014-05-07 2017-04-19 哈尔滨飞机工业集团有限责任公司 一种直升机专用减振装置
US9725155B2 (en) 2015-12-30 2017-08-08 General Electric Company Method and system for open rotor engine fuselage protection
US20190225318A1 (en) * 2018-01-25 2019-07-25 General Electric Company Aircraft systems and methods
EP3816040B1 (en) * 2019-10-29 2024-01-10 Airbus Operations, S.L.U. Seal for an aircraft

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE694021C (de) * 1939-07-02 1940-07-24 Messerschmitt A G Spaltverkleidung fuer Flugzeuge
FR1523404A (fr) * 1967-03-22 1968-05-03 Sud Aviation Perfectionnement aux raccordements entre fuselage et voilure d'un aérodyne
FR2789144A1 (fr) * 1999-02-03 2000-08-04 Joint Francais Joint pour panneaux et aeronef comportant un tel joint
FR2827028B1 (fr) * 2001-07-06 2003-09-26 Airbus France Aeronef a carenage ventral et joint pour un tel aeronef
ES2237655T3 (es) * 2001-10-05 2005-08-01 Airbus France Aeronave con carenado ventral.
FR2869872B1 (fr) 2004-05-04 2007-07-20 Airbus France Sas Cale de transition entre un moyen de fixation d'une aile sur un fuselage d'un aeronef et ladite aile, et aeronef comportant une telle cale.
FR2892999B1 (fr) * 2005-11-08 2008-02-01 Airbus France Sas Aeronef comportant un carenage central ajusteur de pression voilure par deformations geometriques locales
FR2936489B1 (fr) * 2008-09-30 2012-07-20 Airbus France Troncon central d'aeronef avec carenage ventral travaillant
US9027883B2 (en) * 2008-11-05 2015-05-12 Airbus Operations Limited Aircraft fairing
ES2386136B1 (es) * 2009-03-30 2013-07-25 Airbus Operations, S.L. Estructura para el acoplamiento de la carena de una aeronave

Also Published As

Publication number Publication date
US20110147525A1 (en) 2011-06-23
EP2338787A1 (en) 2011-06-29
BRPI1004106B1 (pt) 2020-07-07
ATE537059T1 (de) 2011-12-15
US8485472B2 (en) 2013-07-16
EP2338787B1 (en) 2011-12-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1004106A2 (pt) vedaÇço de fluxo de ar entre uma asa e uma fuselagem
ES2237655T3 (es) Aeronave con carenado ventral.
ES2348259T3 (es) Ensamblaje de junta para el uso con spoilers abatibles y otras superficies de control en aviones.
ES2372220T3 (es) Conjunto de ventana de avión.
ES2586396B2 (es) Techo del habitáculo de tren de aterrizaje que ofrece un diseño mejorado
BRPI0806561B1 (pt) Blindagem protetora para janela de aeronave
ES2674943T3 (es) Guía de aire para la cara delantera de un vehículo automóvil y vehículo así equipado
US6405373B1 (en) Visor for helmet, particularly a motorcycle helmet
ES2234993T3 (es) Aeronave con junta de carenado ventral.
BR102015023893A2 (pt) air bag da porta do passageiro sem emenda em painel de instrumento
RU2010131181A (ru) Оптимизированный авиационный люк
US7850119B2 (en) Sealing system for the gap existing between the fuselage and the elevator of the orientable horizontal stabiliser of an aircraft, extended with an aerodynamic fairing for sealing of the opening existing between the fuselage and the orientable horizontal stabiliser
BRPI0808205B1 (pt) dispositivo de alta elevação, asa, e estrutura de redução de ruído para dispositivo de alta elevação
WO2006008144A1 (en) Covering device for a hinge of an aircraft
BRPI0706350A2 (pt) construção de estruturação para uma fuselagem de aeronave
BRPI0901597A2 (pt) duto de entrada para uma unidade elétrica auxiliar, e, unidade elétrica auxiliar
US11565795B2 (en) Vertical tail unit for flow control
KR20150116579A (ko) 커튼월용 창호
BR102013027958B1 (pt) Dispositivo de câmara de teto para um veículo, particularmente um ônibus, e veículo dotado de dito dispositivo
JP2008144667A (ja) 送風機の羽根車
RU2606524C2 (ru) Узел, образованный газотурбинным двигателем и системой для его крепления к конструкции летательного аппарата
ES2310059B1 (es) Dispositivo de sellado para la ranura de paso del arbol de accionamiento de un flap en la carena ventral de un avion.
JP5988315B2 (ja) 自動車用フードに装着するウェザーストリップ
IT201800007897A1 (it) Maschera subacquea
BR102017008228A2 (pt) Decompression panel assembly, method for installing a decompression panel assembly on an aircraft, and, aircraft.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: AIRBUS HELICOPTERS DEUTSCHLAND GMBH (DE)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/10/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 13A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2746 DE 22-08-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.