BRPI1003844A2 - dispositivo de processamento de informaÇço - Google Patents

dispositivo de processamento de informaÇço Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003844A2
BRPI1003844A2 BRPI1003844A BRPI1003844A2 BR PI1003844 A2 BRPI1003844 A2 BR PI1003844A2 BR PI1003844 A BRPI1003844 A BR PI1003844A BR PI1003844 A2 BRPI1003844 A2 BR PI1003844A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
program
content
unit
server
user
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Masayuki Inoue
Naoki Mori
Shinya Suenaga
Original Assignee
Hitachi Consumer Electronics
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hitachi Consumer Electronics filed Critical Hitachi Consumer Electronics
Publication of BRPI1003844A2 publication Critical patent/BRPI1003844A2/pt

Links

Landscapes

  • Two-Way Televisions, Distribution Of Moving Picture Or The Like (AREA)
  • Television Signal Processing For Recording (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇçO É provido um dispositivo de processamento de infoniriação que tem uma unidade para gravar automaticamente um programa atualmente visualizado (123) e uma unidade para reproduzir o programa atualmente visualizado gravado (121) quando uma reprodução do conteúdo de um servidor de dispensação (3) terminar. Quando um conteúdo no servidor de dispensação (3) em uma rede começar a ser reproduzido pelo uso da informação de acesso ao conteúdo do servidor, adquirida a partir da radiodifusão de dados enquanto se está assistindo uma tela composta de um programa radiodifundido e radiodifusão de dados, o programa atualmente visualizado é continuamente visualizado.

Description

"DISPOSITIVO DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO" FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a um dispositivo capaz de reproduzir e gravar um programa que é radiodifundido a partir de uma estação de radiodifusão ou distribuído através da rede e, também, a uma função de controle que, quando um usuário, no meio da visualização de um programa, decide reproduzir outro conteúdo adquirido por meio da rede, controla como o programa gravado, atualmente visualizado, é reproduzido, depois que a gravação do programa atualmente visualizado e a reprodução do conteúdo da rede tiverem finalizado.
Com a radiodifusão digital já em serviço, aparelhos de televisão com uma capacidade digital estão se tornando altamente sofisticados em relação ao desempenho. Por exemplo, está disponível uma TV que permite que o usuário adquira informação relacionada ao programa e informação sobre o clima, ainda assistindo ao programa ao mesmo tempo, pelo uso de uma função de navegador na radiodifusão de dados que é transmitida juntamente com o programa radiodifundido. Também há um outro tipo de TV que, além de mostrar programas radiodifundidos, permite que o usuário acesse um portal de serviços para TV por uma função de navegador, para visualizar conteúdos em um servidor de dispensação, por meio da rede.
Da forma supradescrita, a TV com alta capacidade pode deixar o usuário assistir, não apenas aos programas radiodifundidos, mas, também, aos conteúdos do servidor na rede, tornando muito mais conteúdos disponíveis.
Entretanto, não há TV que conecta continuamente uma função de visualizar um programa radiodifundido provido para TV com uma função de visualizar um conteúdo do servidor. Um programa radiodifundido é visualizado por uma função de seleção de canal, enquanto um conteúdo do servidor é visualizado, por exemplo, pelo acesso a uma página do portal da Internet usando um navegador e pela seleção de um conteúdo desejado através de um menu na página do portal da Internet. Na realização sucessiva da seleção do programa radiodifundido e da seleção do conteúdo do servidor, é prática comum comutar entre as duas funções independentes - a função de seleção de canal e a função de navegador. Então, quase não há disponível um ambiente de visualização no qual a radiodifusão e comunicação são misturadas.
À luz do problema da fraca usabilidade ocasionada pelo fato de a seleção do programa radiodifundido e a seleção do conteúdo do servidor serem independentes uma da outra, a invenção descrita em JP-A-2007-180688 integra uma janela do EPG (Guia Elétrico de Programa) para programas radiodifundidos com um menu de seleção do conteúdo do servidor, para permitir que o usuário execute a seleção do programa radiodifundido e a seleção do conteúdo do servidor na mesma tela, aumentando a usabilidade da função de seleção de programa/conteúdo. SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Entretanto, a invenção descrita em JP-A-2007-180688 tem inconvenientes. Não apenas ela exige carregar uma janela de seleção que mostra programas radiodifundidos e uma lista de conteúdos no servidor de dispensação, mas ela também não tem provisões para executar sucessivamente a reprodução do programa radiodifundido e o conteúdo do servidor continuamente, já que ela permite apenas que o usuário realize a seleção do programa radiodifundido e do conteúdo do servidor na mesma tela. Por exemplo, ela não provê uma capacidade de iniciar um procedimento de reprodução do conteúdo do servidor quando o usuário estiver assistindo a um programa radiodifundido ou imediatamente depois que a reprodução de um conteúdo do servidor tiver terminado, para reproduzir um programa radiodifundido gravado ou escolher um canal do programa radiodifundido desejado. Portanto, é um objetivo desta invenção garantir que, quando o usuário decidir, enquanto estiver assistindo a um programa radiodifundido, reproduzir um conteúdo no servidor conectado nas redes, o programa radiodifundido que o usuário está visualizando seja gravado para visualização posterior e que, no fim da reprodução do conteúdo do servidor, ele possa reproduzir o programa radiodifundido gravado ou escolher um canal do programa radiodifundido desejado facilmente.
Para alcançar o objetivo exposto, o dispositivo de processamento de informação desta invenção compreende: uma unidade de recepção para receber uma radiodifusão de programa por uma estação de radiodifusão e dados radiodifudidos relacionados ao programa; uma unidade de aquisição para adquirir um conteúdo dispensado a partir de um servidor, com base nos dados radiodifudidos recebidos pela unidade de recepção; uma unidade de exibição para exibir o programa e os dados radiodifudidos recebidos pela unidade de recepção ou o conteúdo adquirido pela unidade de aquisição; uma unidade de gravação para gravar o programa recebido pela unidade de recepção; e uma unidade de controle para, quando um usuário que visualiza o programa e os dados radiodifudidos exibidos na unidade de exibição solicitar a visualização de um conteúdo dispensado do servidor, com base nos dados radiodifudidos, fazer com que a unidade de gravação grave um programa que está sendo atualmente visualizado e a unidade de aquisição adquira o conteúdo dispensado do servidor e, então, reproduza o conteúdo adquirido e o exiba na unidade de exibição.
Com esta invenção, como exposto, quando o usuário no meio da visualização de um programa radiodifundido reproduzir um conteúdo no servidor na rede, o programa atualmente visualizado é automaticamente gravado; e quando a reprodução do conteúdo do servidor tiver finalizado, o programa automaticamente gravado pode ser iniciado para ser reproduzido.
Portanto, se a reprodução de um conteúdo do servidor na rede for iniciada enquanto o usuário estiver visualizando um programa radiodifundido, não há possibilidade de o usuário perder o programa interrompido pela reprodução de um conteúdo do servidor, em virtude de o programa atualmente visualizado ser automaticamente gravado. Adicionalmente, quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar, o programa radiodifundido que foi interrompido enquanto visualizado e submetido a uma gravação automática pode ser facilmente reproduzido. Por sua vez, isto permite uma fácil visualização contínua de um programa que foi interrompido pela reprodução de um conteúdo do servidor.
Em outras palavras, a visualização de um programa radiodifundido e a visualização de um conteúdo do servidor na rede pela reprodução podem ser executadas misturadamente em sucessão, aumentando a usabilidade do dispositivo de processamento de informação.
Outros objetivos, recursos e vantagens da invenção ficarão aparentes a partir da seguinte descrição das modalidades da invenção tomada em conjunto com os desenhos anexos. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 mostra uma configuração interna de um terminal de processamento de informação e uma conexão do sistema com dispositivos periféricos.
A figura 2 mostra um exemplo de tela que o terminal de processamento de informação transmite para um dispositivo de exibição.
A figura 3 é um fluxo de processo executado durante a execução de um conteúdo do servidor no meio da visualização de um programa radiodifundido.
A figura 4 é um fluxo de controle de gravação na gravação de um programa atualmente visualizado.
A figura 5 mostra uma lista de gravação de exemplo produzida durante a gravação de um programa atualmente visualizado. A figura 6 mostra um fluxo de processo executado quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar.
A figura 7 mostra uma janela de exemplo exibida quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar.
A figura 8 é um fluxo de processo de exemplo na decisão se
grava ou não o programa atualmente visualizado.
A figura 9 é uma janela de exemplo exibida, perguntando se o usuário gostaria de gravar o programa atualmente visualizado.
A figura 10 é um fluxo de processo executado quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar, com o programa atualmente visualizado não gravado.
A figura 11 é um fluxo de controle de gravação executado quando o programa atualmente visualizado for gravado.
A figura 12 é uma janela de exemplo para notificar o usuário que o programa atualmente visualizado começa a ser gravado.
A figura 13 é um valor de controle de exemplo que especifica o processamento que é executado quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar.
A figura 14 é um fluxo de processo executado quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar. DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
Modalidades da presente invenção serão descritas com detalhes pela referência aos desenhos anexos. (Modalidade 1)
A figura 1 mostra uma configuração de exemplo da conexão
entre blocos funcionais em um terminal de processamento de informação de acordo com a modalidade 1 da presente invenção e dispositivos externos.
Na figura 1, o terminal de processamento de informação 1 compreende uma unidade sintonizadora 100, uma unidade de controle de exibição 110, uma unidade de controle 120, uma unidade de comunicação 130, uma unidade de entrada 140 e uma unidade de armazenamento 150. A unidade sintonizadora 100 é desenhada para processar informação da onda de radiodifusão recebida por meio da antena. A unidade de comunicação 130 pode receber informação de conteúdo, tais como vídeo e som, de um servidor de dispensação, por meio das redes. O resultado do processamento pelo terminal de processamento de informação 1 é transmitido a um dispositivo de exibição 160.
A unidade de controle 120 compreende uma unidade de controle de reprodução 121, uma unidade de gerenciamento de conteúdo 122, uma unidade de controle de gravação 123 e uma unidade de controle de armazenamento de dados 124.
A unidade de controle de reprodução 121 reproduz dados de programa e dados radiodifudidos adquiridos da unidade sintonizadora 100, dados de conteúdo e seus dados associados adquiridos da rede 2, pela unidade de comunicação 130, e conteúdo armazenado na unidade de armazenamento 150.
A unidade de gerenciamento de conteúdo 122 trata dados de gerenciamento em relação ao conteúdo que a unidade de controle de armazenamento de dados 124 armazena na unidade de armazenamento 150.
A unidade de controle de gravação 123 realiza dois controles: (1) em resposta às solicitações de outras unidades de controle, com a unidade de controle de armazenamento de dados 124, armazena, como conteúdo, na unidade de armazenamento 150, programas e conteúdo adquiridos através da unidade sintonizadora 100 e da unidade de comunicação 130; e (2) com a unidade de gerenciamento de conteúdo 122, grava uma lista de gerenciamento do conteúdo armazenado.
A unidade de controle de armazenamento de dados 124 realiza um controle para armazenar, na unidade de armazenamento 150, dados daquele conteúdo que são solicitados para ser armazenados. A unidade de comunicação 130 de acordo com uma solicitação da unidade de controle 120, adquire conteúdo de um servidor de dispensação 3 na rede 2 usando um protocolo de rede.
A unidade de entrada 140 recebe um comando de operação de um controlador remoto não mostrado no terminal de processamento de informação Ieo transfere à unidade de controle 120. Ela pode se conformar a uma variedade de métodos de conexão com o controlador remoto, tais como conexão com fios, sem fios, infravermelha e Bluetooth.
A unidade de armazenamento 150 é uma área de armazenamento na qual os dados de um programa radiodifundido que está sendo visualizado são armazenados como conteúdo. A unidade de armazenamento pode ser construída a partir de uma memória não volátil e uma unidade de disco rígido. Além dos dados de conteúdo, ela também pode armazenar uma lista de gerenciamento de conteúdo e dados relacionados a conteúdo.
O dispositivo de exibição 160 exibe informação na tela, tais como página de seleção de reprodução e página OSD (Exibição Na Tela), que o terminal de processamento de informação 1 preparou.
A rede 2 é uma comunicação rede, tal como a Internet, capaz de dispensar dados de vídeo e som de conteúdo e dados radiodifudidos, do servidor de dispensação 3 ao terminal de processamento de informação 1, ambos conectados na rede 2.
O servidor de dispensação 3, capaz de distribuir conteúdo, distribui programas radiodifundidos de acordo com uma agenda de radiodifusão e também dispensação conteúdo especificado por um comando de distribuição de conteúdo quando o comando de distribuição de conteúdo for recebido de um usuário.
Uma estação de radiodifusão 4 transmite programas em ondas de radiodifusão de acordo com uma agenda de radiodifusão.
A seguir, para explicação detalhada da modalidade 1, informação de tela e um fluxo de processamento serão explicados pela referência à figura 2 até a figura 7. A figura 2 mostra uma tela exibida no dispositivo de exibição 160, que exibe uma janela de seleção de visualização do programa radiodifundido, informação com base em caractere adquirida pela radiodifusão de dados e uma janela de menu para reproduzir conteúdo dispensado pelo servidor de dispensação 3. Dados dos programas radiodifundidos incluem dados de vídeo e som como conteúdo e seus dados relacionados, chamados de radiodifusão de dados. Os dados da radiodifusão de dados incluem, por exemplo, informação com base em caractere e de imagem associada com o programa e informação de acesso à visualização que relaciona o programa radiodifundido ao conteúdo armazenado no servidor de dispensação 3, permitindo que o usuário reproduza o conteúdo do servidor de acordo com a informação de acesso à visualização.
Ajanela de visualização 200 mostra que uma tela em tamanho normal é reduzida e exibida como uma subtela para exibir a informação da radiodifusão de dados. A informação com base em caractere 201 é um exemplo da informação com base em caractere exibida em relação ao programa que está sendo exibido na subtela. O botão de visualização 202 é preparado com base na informação da radiodifusão de dados e usado para solicitar o conteúdo selecionado para ser reproduzido. Quando este botão for selecionado e pressionado, o terminal de processamento de informação 1 pode reproduzir o conteúdo dispensado do servidor de dispensação 3. Por exemplo, o usuário pode usar um controlador remoto não mostrado para mover o foco do cursor para o botão de visualização 202 na tela da figura 2 usando botões de seta. Quando um botão OK ou Confirma no controle remoto for pressionado, um comando é transmitido ao terminal de processamento de informação 1 para iniciar o processo de visualização. A figura 3 e a figura 4 mostram fluxos de processo até a reprodução de um conteúdo do servidor de dispensação 3, iniciada quando o botão de visualização 202 na tela da figura 2 for selecionado ou pressionado. Aqui, quando o botão de visualização 202 for selecionado para solicitar a reprodução de conteúdo, o terminal de processamento de informação 1 adquire o conteúdo desejado do servidor de dispensação 3 para reprodução.
O fluxo de processo da figura 3 será explicado.
A etapa 300 é uma operação executada quando o botão de visualização 202 da figura 2 for selecionado ou pressionado. Quando, com o foco do cursor movido para o botão de visualização 202 pelo controle remoto, não mostrado, o botão OK for pressionado, a unidade de entrada 140 da figura 1 notifica a informação do pressionamento do botão OK à unidade de controle 120. A unidade de controle 120 interpreta a informação do pressionamento do botão OK da unidade de entrada 140 como um comando para reproduzir um conteúdo do servidor de dispensação 3.
A etapa 301 é uma operação que a unidade de controle 120 realiza para fazer com que a unidade de controle de gravação 123 inicie a gravação do programa radiodifundido atualmente visualizado no momento em que o conteúdo do servidor de dispensação 3 for reproduzido. Este processo será explicado pela referência à figura 4.
A etapa 302 é uma operação que faz com que a unidade de controle de reprodução 121 reproduza o conteúdo do servidor 3 e exiba o vídeo do conteúdo que está sendo reproduzido no dispositivo de exibição 160 através da unidade de controle de exibição 110. O fluxo de processo na figura 4 representa uma operação
executada pela unidade de controle de gravação 123, quando solicitado na etapa 301 da figura 3, para gravar o programa atualmente visualizado.
A etapa 400 é uma operação para verificar, antes de iniciar a gravação do programa atualmente visualizado, se a gravação do mesmo programa já foi iniciada. Esta operação é feita para impedir uma gravação dupla, pela verificação de uma lista de gravação dos programas atualmente visualizados mostrados na figura 5.
Se o mesmo programa já foi iniciado, a operação de gravação não é realizada e há uma saída do fluxo de processo. Se a gravação do mesmo programa não for iniciada, o processo se move para a etapa seguinte 401.
A etapa 401 é uma operação para iniciar a gravação do programa que o usuário estava visualizando na unidade de armazenamento 150 pelo uso da unidade de controle de armazenamento de dados 124.
A etapa 402 é uma operação para salvar, na unidade de
gerenciamento de conteúdo 122, a informação - na forma de uma lista de gravação dos programas atualmente visualizados - no programa que a unidade de controle de armazenamento de dados 124 acabou de iniciar, para gravar na unidade de armazenamento 150 em resposta ao comando da unidade de
controle de gravação 123.
Aqui, para explicação detalhada da lista de gravação dos programas atualmente visualizados, veja a figura 5. A figura 5 representa a lista de gravação dos programas atualmente visualizados, que é gerenciada pela unidade de gerenciamento de conteúdo 122.
O ID 500 é um ID exclusivo para identificar o programa e
extraído dos dados relacionados ao programa radiodifundido como informação, para identificar um programa para ser radiodifundido. Usando este ID, a etapa 400 pode fazer uma verificação de uma gravação dupla do mesmo programa.
O estado 501 indica um estado de gravação do programa
radiodifundido na forma de conteúdo. Se o programa radiodifundido estiver sendo atualmente gravado, o estado é estabelecido como "sendo gravado"; e, quando a gravação for finalizada, ele é estabelecido como "concluído", permitindo que o usuário confirme o estado de gravação do programa atualmente visualizado. O número do CH 502 representa um número de canal do programa radiodifundido que está sendo gravado. Por exemplo, se o programa for transmitido através de redes, em vez de ondas de rádio, a informação no número do CH 502 pode ser na forma de URL. O nome do programa 503 é uma seqüência de caracteres que indica o nome do programa. Hora de início 504 indica a hora de início da radiodifusão do programa, adquirida a partir dos dados associados com o programa que está sendo gravado. Hora de fim do programa 506 é um horário no qual a radiodifusão do programa é agendada para terminar. Hora de início da gravação 505 representa um horário no qual a gravação do programa atualmente visualizado é iniciada. A lista 507 representa informação da lista em relação à gravação do programa atualmente visualizado que foi iniciada nesta modalidade.
A etapa 403 é uma operação para monitorar um gatilho para interromper a gravação do programa atualmente visualizado. Ela monitora a hora de fim do programa 506 na lista de gravação dos programas atualmente visualizados 507 preparada pela unidade de gerenciamento de conteúdo 122. Se verificar-se que a hora de fim do programa é alcançado, o processamento se move para a etapa 404. Se qualquer outra unidade de controle tiver emitido um comando para terminar a gravação, o processamento também se move para a etapa 404, mesmo se a hora de fim do programa ainda não foi alcançada.
A etapa 404 é uma operação para terminar a gravação do programa atualmente visualizado.
Quando a gravação do programa atualmente visualizado terminar, etapa 405 muda o estado 501 na lista de gravação dos programas atualmente visualizados 507 gerenciada pela unidade de gerenciamento de conteúdo 122 de "sendo gravado" para "concluído".
A seguir, a operação para terminar a reprodução de conteúdo do servidor 3, que o usuário iniciou no meio da visualização de um programa radiodifundido, será explicada pela referência à figura 6 e à figura 7.
A figura 6 é um fluxo de processo para terminar a reprodução do conteúdo do servidor 3.
A etapa 600 é uma operação para receber um comando para interromper a reprodução do conteúdo, como quando o conteúdo foi reproduzido até o fim ou quando o usuário emitiu um comando para interromper a reprodução do conteúdo.
A etapa 601 é uma operação que a unidade de controle de reprodução 121 realiza para terminar a reprodução do conteúdo pela interrupção da aquisição de dados de conteúdo do servidor de dispensação 3 e, também, pela interrupção da decodificação de vídeo e áudio.
A etapa 602 é uma operação para exibir uma tela na qual se permite que o usuário decida se retorna para o canal de TV que o usuário estava assistindo antes de iniciar a reprodução do conteúdo ou reproduz o programa radiodifundido que começou a ser gravado enquanto o conteúdo era reproduzido. Esta tela é mostrada na figura 7.
A figura 7 é um exemplo da tela exibida quando a reprodução de um conteúdo do servidor de dispensação 3 for finalizada. A tela de OSD 700 informa ao usuário que a reprodução do conteúdo terminou e pergunta ao usuário se ele gostaria de reproduzir o conteúdo na lista de gravação dos programas atualmente visualizados 507 ou selecionar o canal que ele estava assistindo quando o conteúdo do servidor começou a ser reproduzido.
O botão de reprodução 701 é um botão de seleção para reproduzir o conteúdo registrado com a lista 507 que foi gravado pela operação de gravação do programa atualmente visualizado.
O botão de seleção de canal 702 é um botão de seleção para escolher o canal que o usuário estava assistindo antes de reproduzir o conteúdo do servidor de dispensação 3.
A etapa 603 é uma operação que se ramifica em duas operações de acordo com o botão que o usuário escolheu na tela exibida na figura 7. Se o usuário selecionou o botão de reprodução 701, o processamento prossegue até a etapa 604; e se o botão de seleção de canal 702 for escolhido, o processamento se move para a etapa 605.
A etapa 604 faz com que a unidade de controle de reprodução 121 reproduza o conteúdo gravado pela operação de gravação do programa atualmente visualizado e registrado com a lista 507.
A etapa 605 é uma operação para selecionar o mesmo canal que estava radiodifundindo o programa que o usuário estava visualizando exatamente antes de reproduzir o conteúdo no servidor de dispensação 3.
Da forma supradescrita, quando o usuário, enquanto estiver assistindo a um programa radiodifundido, desejar reproduzir um conteúdo no servidor de dispensação por uma operação de radiodifusão de dados, a modalidade 1 desta invenção habilita que o programa que o usuário está assistindo seja gravado enquanto o conteúdo do servidor é reproduzido, de forma que, quando a reprodução do conteúdo do servidor terminar, o programa radiodifundido gravado que o usuário estava assistindo possa ser reproduzido continuamente.
Portanto, por exemplo, suponha que o usuário, no meio da visualização da parte atualmente radiodifundida do programa, pode reproduzir uma parte previamente radiodifundida do programa, pela exibição da radiodifusão de dados. Então, é possível reproduzir a parte previamente radiodifundida do programa que está no servidor de dispensação e, ao mesmo tempo, gravar a parte atualmente radiodifundida do programa, de forma que, depois que a reprodução da parte previamente radiodifundida do programa tiver terminado, a parte atualmente radiodifundida do programa possa ser reproduzida.
Isto é, pelo uso do programa radiodifundido e do conteúdo no servidor de dispensação, uma série do programa pode ser visualizada quase na ordem cronológica.
Embora, na modalidade 1, a fonte que transmite programas radiodifundidos seja considerada como uma estação de radiodifusão, ela pode ser um servidor de dispensação nas redes.
(Modalidade 2)
Na modalidade 1, quando o usuário decidir reproduzir um conteúdo no servidor de dispensação enquanto estiver assistindo a um programa radiodifundido, o programa radiodifundido atualmente visualizado é automaticamente gravado. Entretanto, há casos em que o programa atualmente visualizado não precisa ser gravado enquanto o conteúdo do servidor é reproduzido.
Portanto, quando um conteúdo no servidor de dispensação começar a ser reproduzido, a modalidade 2 permite que o usuário decida se grava ou não o programa atualmente visualizado e, se houver algum programa gravado atualmente visualizado quando o conteúdo no servidor tiver terminado, pede ao usuário para selecionar entre a reprodução do programa gravado e a seleção de canal, mas, se não houver nenhum programa gravado atualmente visualizado, se move automaticamente para a operação de seleção de canal.
A figura 8 mostra uma seqüência de etapas similar ao fluxo da figura 3 da modalidade 1, mas com as novas etapa 800 e etapa 801 adicionadas.
A etapa 800 exibe uma janela de mensagem mostrada na figura 9, perguntando se o usuário deseja ou não gravar o programa atualmente visualizado. A figura 9 mostra uma tela similar àquela da figura 2, na qual
é adicionada uma janela de OSD 900, que inclui um botão de gravar 901 e um botão de não gravar 902. O botão de gravar 901 demanda uma gravação do programa atualmente visualizado enquanto um conteúdo no servidor de dispensação 3 é reproduzido; e o botão de não gravar 902 demanda que o programa atualmente visualizado não seja gravado enquanto o conteúdo do servidor é reproduzido.
Na etapa 801, se o botão de gravar 901 na janela de OSD 900 for selecionado ou pressionado, o processamento se move para a etapa 301; e se o botão de não gravar 902 for selecionado ou pressionado, o processamento se move para a etapa 302.
Da forma supradescrita, antes de um conteúdo no servidor de dispensação 3 ser reproduzido, o usuário pode decidir se grava ou não o programa atualmente visualizado. A seguir, a operação para interromper a reprodução de um
conteúdo no servidor de dispensação 3 será explicada pela referência a um fluxo de processo da figura 10.
A figura 10 mostra uma seqüência de etapas similar à figura 6, mas com uma nova etapa 1000 adicionada entre a etapa 601 e a etapa 602. A etapa 1000 verifica a lista de gravação dos programas
atualmente visualizados da figura 5, para determinar se um programa atualmente visualizado foi gravado enquanto um conteúdo no servidor de dispensação 3 era reproduzido. Aqui, percebe-se que, já que a ausência da informação da lista na lista de gravação dos programas atualmente visualizados da figura 5 significa que a gravação não foi feita, o processo se move para a etapa 605, onde ele seleciona automaticamente o mesmo canal que o usuário estava assistindo antes de o conteúdo do servidor começar a ser reproduzido. Se houver informação da lista na lista de gravação dos programas atualmente visualizados da figura 5, tal como a lista 507, isto significa que um programa atualmente visualizado foi gravado. Então, o controle se move para a etapa 602, onde ele executa o processamento de maneira similar à modalidade 1.
Da forma supradescrita, a modalidade 2 permite que o usuário escolha entre a gravação e a não gravação de um programa atualmente visualizado quando um conteúdo no servidor de dispensação 3 começar a ser reproduzido. Se um programa atualmente visualizado não foi gravado, no fim da reprodução do conteúdo do servidor, o processamento seleciona automaticamente o mesmo canal que o usuário estava assistindo antes de o conteúdo no servidor começar a ser reproduzido. (Modalidade 3)
Quando o usuário, no meio da visualização de um programa radiodifundido, começa a reproduzir um conteúdo no servidor de dispensação, a modalidade 3 tem uma função não apenas de gravar automaticamente o programa radiodifundido atualmente visualizado, como a modalidade 1, mas, também, de notificar o usuário do início da gravação do programa radiodifundido atualmente visualizado, de forma que o usuário possa reconhecer quando ele for gravado.
Um outro recurso desta modalidade é que, quando um programa atualmente visualizado foi gravado e a reprodução de um conteúdo do servidor for finalizada, uma seleção entre a reprodução do programa radiodifundido que foi gravado, a partir de quando o conteúdo do servidor começou a ser reproduzido, e a aquisição do mesmo canal que o usuário estava assistindo quando ele iniciou a reprodução do conteúdo do servidor, é estabelecida como um valor de controle, tornando esta seleção automática.
A figura 11 é um fluxo de processo similar àquele da figura 4, mas com a etapa 1100 adicionada entre a etapa 402 e a etapa 403.
A etapa 1100 exibe uma janela de OSD mostrada na figura 12 por uma duração pré-determinada, para notificar o usuário que o processamento até a etapa 402 iniciou a gravação do programa atualmente visualizado.
A janela de OSD 1200 da figura 12 exibe informação com base em caractere para notificar o usuário que o programa atualmente visualizado começou a ser gravado.
Da forma supradescrita, o usuário pode ser notificado que um programa radiodifundido, que é tornado não visualizável pelo usuário que começa a reproduzir o conteúdo do servidor enquanto estava assistindo ao programa radiodifundido, começou a ser automaticamente gravado.
A figura 13 mostra informação de controle no fim da reprodução do conteúdo 1300, que pode ser estabelecida pelo usuário. Se "reprodução" for estabelecida em um conteúdo 1301 da informação de controle, o programa que começou a ser gravado quando o conteúdo do servidor era reproduzido é reproduzido. Se "seleção de canal" for estabelecida no conteúdo 1301 da informação de controle, o canal que o usuário estava assistindo exatamente antes de o conteúdo no servidor de dispensação ser reproduzido é selecionado.
A figura 14 mostra um fluxo de processo similar àquele mostrado na figura 6, mas com a etapa 602 deletada e a etapa 603 mudada para a etapa 1400.
Na etapa 1400, se a informação de controle no fim da
reprodução do conteúdo 1300 adquirida tiver "reprodução" no conteúdo 1301, o processamento se move para a etapa 604 e, se for "seleção de canal", prossegue para a etapa 605.
Da forma supradescrita, quando a reprodução de um conteúdo do servidor terminar, pode-se fazer automaticamente uma seleção entre a reprodução do programa radiodifundido que foi gravado quando o conteúdo do servidor começou a ser reproduzido e a seleção do canal que o usuário estava visualizando exatamente antes de o conteúdo no servidor de dispensação começar a ser reproduzido. Versados na técnica devem entender adicionalmente que,
embora a descrição exposta tenha sido feita sobre modalidades da invenção, a invenção não é limitada a esta, e várias mudanças e modificações podem ser feitas sem fugir do espírito da invenção e do escopo das reivindicações anexas.

Claims (7)

1. Dispositivo de processamento de informação, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de recepção (100), que recebe uma radiodifusão de programa, por uma estação de radiodifusão, e dados radiodifudidos relacionados ao programa; uma unidade de aquisição (130), que adquire um conteúdo dispensado de um servidor (3), com base nos dados radiodifudidos recebidos pela unidade de recepção; uma unidade de exibição (160), que exibe o programa e dados radiodifudidos recebidos pela unidade de recepção ou o conteúdo adquirido pela unidade de aquisição; uma unidade de gravação (123), que grava o programa recebido pela unidade de recepção; e uma unidade de controle (120), que solicita visualizar um conteúdo dispensado do servidor (3) com base nos dados radiodifudidos, quando um usuário visualiza o programa e os dados radiodifudidos exibidos na unidade de exibição (160), e faz com que a unidade de gravação (123) grave um programa que está sendo atualmente visualizado e a unidade de aquisição (130) adquira o conteúdo dispensado do servidor e, então, reproduz o conteúdo adquirido e o exibe na unidade de exibição.
2. Dispositivo de processamento de informação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que, quando a reprodução do conteúdo terminar, a unidade de controle (120) ou reproduz novamente o programa gravado na unidade de gravação (123) e o exibe na unidade de exibição (160), ou exibe um programa que está sendo recebido pela unidade de recepção (100) na unidade de exibição (160).
3. Dispositivo de processamento de informação de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle (120) exibe uma janela que pergunta se reproduz o programa gravado na unidade de gravação (123) e o exibe na unidade de exibição ou exibir um programa que está sendo recebido pela unidade de recepção (100) na unidade de exibição (160).
4. Dispositivo de processamento de informação de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, quando o usuário solicitar visualizar um conteúdo dispensado do servidor (3) com base nos dados radiodifudidos, a unidade de controle (120) exibe uma janela que pergunta se a unidade de gravação (123) grava o programa que o usuário está visualizando ou não.
5. Dispositivo de processamento de informação de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que, quando se decidir que a unidade de gravação (123) não grave o programa atualmente visualizado, a unidade de controle (120) exibe um programa que está sendo recebido pela unidade de recepção na unidade de exibição (160).
6. Dispositivo de processamento de informação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle (120) faz com que a unidade de exibição (160) exiba uma janela que informa ao usuário que o programa que o usuário está visualizando começou a ser gravado pela unidade de gravação (123).
7. Dispositivo de processamento de informação de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, a decisão se o programa gravado pela unidade de gravação (123) é reproduzido e exibido na unidade de exibição (160) ou um programa que está sendo recebido pela unidade de recepção (100) é exibido na unidade de exibição (160) pode ser estabelecida antecipadamente pelo usuário; e em que a unidade de controle (120) executa qualquer operação estabelecida.
BRPI1003844 2009-10-05 2010-10-04 dispositivo de processamento de informaÇço BRPI1003844A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2009231109A JP2011082640A (ja) 2009-10-05 2009-10-05 情報処理装置

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003844A2 true BRPI1003844A2 (pt) 2013-02-13

Family

ID=44076274

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003844 BRPI1003844A2 (pt) 2009-10-05 2010-10-04 dispositivo de processamento de informaÇço

Country Status (2)

Country Link
JP (1) JP2011082640A (pt)
BR (1) BRPI1003844A2 (pt)

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP2002355214A (ja) * 2001-05-31 2002-12-10 Masao So 携帯用拭き具
JP2004193944A (ja) * 2002-12-11 2004-07-08 Mitsubishi Electric Corp 携帯通信装置及び携帯通信装置によるテレビ放送の記録/再生方法
JP2006074434A (ja) * 2004-09-02 2006-03-16 Sanyo Electric Co Ltd 番組記録装置
JP4384074B2 (ja) * 2005-03-18 2009-12-16 キヤノン株式会社 放送コンテンツ処理装置及びその制御方法
JP4794579B2 (ja) * 2006-01-23 2011-10-19 パイオニア株式会社 表示装置、表示方法、表示プログラム、および記録媒体
JP2008067112A (ja) * 2006-09-07 2008-03-21 Toshiba Corp 録画装置および録画方法
JP2008098793A (ja) * 2006-10-10 2008-04-24 Hitachi Ltd 受信装置
JP5214204B2 (ja) * 2007-09-26 2013-06-19 株式会社東芝 動画再生装置及び動画再生方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011082640A (ja) 2011-04-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5099879B2 (ja) 放送メディアからストリーミングメディアへの自動切換えを有する双方向テレビシステム
JP6138854B2 (ja) ネットワーク記録デバイスを補助ストレージとして用いた番組を録画するシステムおよび方法
JP4634149B2 (ja) 記憶装置に格納された複数の映像データを管理する方法及びパーソナルビデオレコーダ
JP5566602B2 (ja) 録画の品質をマークするためのシステムおよび方法
US10764628B2 (en) Network recorder buffer
US20130326569A1 (en) Method and system for playing video streams
PT1992165T (pt) Sistema e método para funções de reprodução truque melhorada
US8959552B2 (en) Systems and methods to perform actions upon content items associated with multiple series subscriptions
JP2004086288A (ja) 記録再生装置、記録管理方法
TWI571114B (zh) 網路媒體節目重啟
US8798443B2 (en) System and method of recording programs of favorite channels
CN100481910C (zh) 个人视频
JP2009224897A (ja) 情報処理装置
US20190018607A1 (en) Partial setup of television receiver storage device
BRPI1003844A2 (pt) dispositivo de processamento de informaÇço
JP4263925B2 (ja) 番組提示装置
KR101110991B1 (ko) 실시간 방송 시청 중 타임 쉬프트 기능을 사용 시 시청자 선호 정보를 제공하기 위한 방송 시스템 및 방법
KR20130026724A (ko) 방송저장장치 및 방송저장방법
JP2018074470A (ja) テレビジョン装置
JP2016025470A (ja) 映像再生装置
KR20030050889A (ko) 데이터 방송에서 홈으로 네비게이션하는 방법
JP2013143662A (ja) 電子機器、電子機器の制御方法、電子機器の制御プログラム
JP2013016962A (ja) コンテンツ再生装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2274 DE 05/08/2014.