BRPI1003118A2 - método para cortar pão e dispositivo - Google Patents

método para cortar pão e dispositivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1003118A2
BRPI1003118A2 BRPI1003118A BRPI1003118A2 BR PI1003118 A2 BRPI1003118 A2 BR PI1003118A2 BR PI1003118 A BRPI1003118 A BR PI1003118A BR PI1003118 A2 BRPI1003118 A2 BR PI1003118A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
container
bread
blade
compartment
cutting
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Andre Hahn
Original Assignee
Hahn A Bvba
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hahn A Bvba filed Critical Hahn A Bvba
Priority to BRPI1003118 priority Critical patent/BRPI1003118A2/pt
Publication of BRPI1003118A2 publication Critical patent/BRPI1003118A2/pt

Links

Landscapes

  • Food-Manufacturing Devices (AREA)

Abstract

MéTODO PAPA CORTAR PãO E DISPOSITIVO. A presente invenção se refere a um método para cortar pão, particularmente de forma retangular ou sensivelmente retangular, assim como um dispositivo para a sua implementação. Esse método é caracterizado pelo fato de que em um recipiente que compreende uma ou várias paredes laterais longitudinais delimitando um primeiro compartimento para aintrodução do pão e um segundo compartimento para o corte e cuja uma das paredes laterais desse recipiente ou a parede lateral única desse recipiente está equipada, no nível do compartimento de corte, com uma fenda longitudinal para a passagem de uma lâmina circular capaz de girar no sentido anti-horário e capaz de girar em torno de um eixo externo ao recipiente, pode-se introduzir o pão no primeiro compartimento depois de ter adaptado, segundo as necessidades, a distância ao interior do recipiente entre aextremidade da lâmina e, situado próximo à fenda, um dispositivo guia do pão de maneira que sob o efeito da lâmina em rotação, o pão, mantido móvel por aplicação da força de acionamento dessa lâmina, é fatiado longitudinalmente em sua largura total ou uma parte dela, e depois se recebe o pão fatiado.

Description

MÉTODO PARA CORTAR PÃO E DISPOSITIVO
A presente invenção relata de maneira geral sobre um método para cortar pão, bem como um dispositivo para a sua execução.
Mais precisamente, a invenção relata um método para cortar pão, principalmente na forma retangular ou quase retangular tal como baguete e pãozinho redondo ou alongado.
Os pães de forma retangular, por exemplo, pães comumente denominados pãezinhos, baguetes, ficelles, ciabatta ou outros são geralmente consumidos após serem cortados no sentido longitudinal e sobre a totalidade de sua largura, de maneira a separar duas metades, ou em uma fração desta porcentagem para abri-los. Normalmente, a presente operação é realizada manualmente, uma das mãos do preparador segura firmemente o pão a ser cortado, enquanto a outra realiza o corte propriamente dito ao meio com uma faca apropriada. No entanto, a operação descrita não está isenta de várias desvantagens, tanto para o realizador, quanto para o consumidor e o ambiente. 0 operador corre o risco de lesionar a palma da mão ou dedos devido ao aparecimento de irritações ou até mesmo de arranhões por conta do efeito abrasivo provocado pela crosta dos pães, no momento de manipulações muito freqüentes. Além disso, a manipulação dos pães a serem cortados pelo operador está longe de assegurar aos consumidores um nivel de higiene desejado. Finalmente, o corte é normalmente realizado em uma mesa que provoca dispersão de várias migalhas que sujam o ambiente.
Já conhecemos os dispositivos para cortar pão. A título de exemplo, é descrito no pedido de patente alemã DE19829107 um dispositivo de corte de pãezinhos, os quais são introduzidos em uma cavidade de um recipiente. Tal cavidade, dotada de lâminas oscilantes em uma fenda localizada na parte inferior, é munida, além disso, de um bloco de fixação acionado por uma manivela sobre duas barras verticais para empurrar o pão em direção às lâminas. Do outro lado, uma abertura recolhe pão cortado e as migalhas são recolhidas em um recipiente.
Da mesma maneira, foi relatado no modelo de utilidade alemã DE 20 2004006594 Ul um dispositivo para corte de pãezinhos e baguetes, o qual comporta dois compartimentos paralelos em forma de U, de dimensões iguais interligados longitudinalmente, e uma lâmina circular horizontal que permite um corte em cada um dos compartimentos. A lâmina é acionada por um motor elétrico e uma delas podendo ser levantada ou abaixada por um elevador para ajustar a altura. Além disso, uma corrente ou uma correia, munida de dentes, empurra os pãezinhos e as baguetes em direção à lâmina de corte.
Pode-se mencionar também o modelo de utilidade alemão DE 20 2005018732 Ul que descreve um dispositivo para corte automático de pãezinhos e baguetes. O presente dispositivo compreende um compartimento inclinado e dividido horizontalmente por uma lâmina, circular paralela na base do presente compartimento. Neste último caso, após abaixar uma parede de separação por meio de um meio de comando, a baguete ou pãozinho a ser cortado desliza em direção da lâmina e passa por meio deste por ação de um eixo de comando impulsionador. Este divide a baguete ou pãozinho horizontalmente, o qual cai em um compartimento abaixo onde ele pode ser recuperado por uma fenda. O suporte impulsionador é dividido em duas partes, uma posicionada sob
a lâmina e a outra embaixo desta.
Além disso, a patente européia EP 0615821 refere-se a um dispositivo para corte de pão, o qual compreende um compartimento situado em frente de lâminas de corte. O pão é introduzido neste dispositivo através de uma abertura de inserção e é conduzido por uma esteira guia em direção das lâminas deslizantes sobre um pavimento.
No entanto, nenhum dos dispositivos anteriormente relatados é capaz de cortar a baguete ou pãozinho em sua extensão total, por adaptar a profundidade de corte de acordo com a sua largura, realizando um corte sobre sua extensão de modo a realizar um corte sobre a totalidade desta extensão, mas também, de acordo com as necessidades, sobre uma fração desta, objetivando obter, no sentindo longitudinal, uma abertura da baguete ou de um pãozinho.
A presente invenção visa propor um método acima mencionado capaz de superar esses inconvenientes na medida em que permitiria ao mesmo tempo, garantir a segurança do usuário, cortar o pão de forma retangular na totalidade .de sua extensão, mas também, e principalmente, de acordo com a profundidade desejada em sua largura, ou seja, de acordo com
a sua largura ou parte dele.
Para atingir o presente objetivo, o método, de acordo com a invenção, é caracterizada pelo fato que um recipiente compreendendo uma ou mais divisões longitudinais delimitando um primeiro compartimento dito como canal para a introdução do pão a ser cortado e um segundo compartimento conhecido como compartimento de corte, e no qual uma das paredes laterais deste recipiente ou a parede lateral única deste recipiente é provida, ao nível do compartimento de corte, de uma fenda longitudinal para a passagem de uma lâmina circular de corte apta a girar no sentido anti-horário e montado para girar em torno de um eixo externo ao recipiente, introduzindo o pão no canal de escoamento após adaptado, de acordo com as necessidades, à distância no interior do recipiente entre a extremidade da lâmina e, situado em frente à lâmina, um suporte guia do pão fazendo com que sob efeito da lâmina em rotação, o pão, movimentado para a aplicação da força motriz desta lâmina em rotação, é cortado longitudinalmente em sua extensão total ou parcial, em seguida, o pão cortado é recepcionado.
Por "parede lateral", entende-se mais
especificamente no contexto da presente invenção, um parede lateral do recipiente configurado na forma de um poliedro, isto é, uma parede delimitada por duas arestas transversais e duas arestas longitudinais, sendo que uma parede tem formato retangular.
Da mesma maneira, entende-se por "parte da parede lateral", uma parte de uma parede única de um volume delimitado por duas arestas transversais conectadas por esta parede, sendo que uma parte da parede lateral tem formato cilíndrico.
O ajuste da distância no interior do recipiente entre a extremidade da lâmina e do recurso de guia pode ser obtido de várias maneiras, modificando a posição deste recurso guia e/ou a posição do eixo de suporte da lâmina.
I-MODIFICAÇÃO DA POSIÇÃO DE RECURSO GUIA
A. - De acordo com uma realização da invenção, a adaptação da distância, no interior do recipiente, entre a extremidade da lâmina e o suporte guia, é conseguida ao modificar a posição deste, movendo ao longo de um eixo perpendicular da lâmina, a partir de uma primeira posição da extremidade conhecida como distai até uma segunda posição da extremidade conhecida como proximal e vice-versa.
No contexto da presente invenção, entende-se por "posição da extremidade distai" e "posição de extremidade proximal", respectivamente a posição mais afastada da fenda e
a posição mais próxima da fenda.
O recurso guia possui essencialmente para sua função determinar e manter o eixo de progressão do pão no interior do recipiente, a partir da entrada do canal de escoamento até a saída do compartimento de corte, como de participar na determinação da profundidade do corte, isto é, a profundidade da introdução da lâmina circular no pão no sentido da sua largura.
No nível de canal de escoamento principalmente no nível de seu gargalho, o dispositivo guia não é apenas um recurso para centralizar o pão, de sua introdução no recipiente e este, independente da largura ou espessura deste pão, mas também um dispositivo para frenar sua velocidade de deslocamento no recipiente, em razão da força exercida, na direção oposta do canal, pela lâmina circular girando a uma velocidade relativamente elevada.
No entanto, no nível de compartimento de corte, este dispositivo guia tem principalmente a função de manter a direção do deslocamento do pão primido desde o canal.
Geralmente, o dispositivo guia compreende, oposto à fenda, a parede lateral do recipiente, uma parte da parede lateral do recipiente ou uma parede adicional articulada no
interior do recipiente.
A presente parede suplementar pode ser removível, ou seja, separada do recipiente ou fixa permanentemente na parede lateral oposta à fenda ou na parte da parede lateral
única oposta à fenda.
Assim, em uma primeira realização desta
configuração do método, de acordo com a invenção, o dispositivo guia compreende:
A parede lateral deste recipiente ou
parte da parede lateral única deste recipiente, a
presente parede ou parte desta estando localizada em
frente ã fenda;
Uma parede adicional fixa disposta e posicionada adjacente à parede lateral do recipiente oposta à fenda ou na parte da parede lateral única do recipiente oposta à fenda ou inserida parcialmente nesta parede lateral ou nesta parte da parede lateral única ou inserida em sua totalidade nesta parede lateral até nível ou nesta parte da parede lateral única até nivelar.
,De outra maneira, o dispositivo guia pode corresponder a uma parede adicional disposta no interior do recipiente, esta parede removível pode ser substituída por uma parede adicional semelhante, mas de espessura diferente podendo variar a distância desta parede adicionada e a extremidade da lâmina.
MODIFICAÇÃO DA POSIÇÃO DO EIXO DA LÂMINA
B.- De acordo com uma segunda realização do método, segundo a presente invenção, a adaptação da distância, no interior do recipiente, entre a extremidade da lâmina e. o dispositivo guia pode ser considerada alterando-se a posição do eixo de suporte da lâmina pelo deslocamento deste eixo, no exterior do recipiente, a partir de uma posição de extremidade distai até uma posição de extremidade proximal e vice-versa.
Nesta configuração, o recurso guia geralmente compreende, em frente da fenda, uma parede lateral do recipiente, a parte da parede lateral única do recipiente, uma parede adicional conectada ao interior do recipiente ou uma parte de parede adicional conectada ao interior do recipiente.
A presente parede adicional ou parte de parede adicional são fixas, ou seja, não removíveis do recipiente, de preferência, fixas ao interior desta e localizadas em uma posição de extremidade distai.
De acordo com a realização preferida da presente configuração do método em conformidade com a invenção, o dispositivo guia compreende várias partes de paredes adicionais articuladas no interior do recipiente e susceptível de deformação elástica, uma destas partes estando eventualmente oposta à fenda. O tal dispositivo guia pode eqüivaler, por exemplo, a um ou mais pares de aletas, as aletas de cada par estando dispostas, no interior do recipiente, sobre duas paredes laterais opostas ou sobre duas partes de parede lateral única oposta.
De acordo com a realização preferida, o método de acordo com a presente invenção, caracterizada pelo fato que o dispositivo formado de um recipiente compreendendo um ou mais paredes laterais longitudinais delimitando um primeiro compartimento dito canal para introdução do pão a ser cortado, um segundo compartimento conhecido como compartimento de corte e eventualmente um terceiro compartimento dito receptáculo, para recepção dos pães fatiados, o presente dispositivo caracteriza-se pelo fato de que:
- nesta sua parede lateral única ou em uma de suas paredes laterais são fornecidas, à altura do compartimento de corte, de uma fenda liberando a passagem a uma lâmina circular de corte apta a girar em sentido anti-horário e posta a rodar sobre um eixo exterior no recipiente, a posição deste eixo de suporte estando fixa ou móvel por articulação à fenda e a parte de lâmina no interior do compartimento de corte tendo um comprimento sensivelmente igual ou inferior à
largura deste compartimento, e
- na medida em que ele inclui, situado no interior
do recipiente e normalmente próxima da fenda, um recurso fixo ou móvel para o direcionamento do pão.
O recipiente normalmente compreende uma parede lateral única, a qual corresponde, de preferência, à parede lateral de um cilindro. No entanto, de acordo com certos modos de funcionamento, o presente recipiente pode compreender várias paredes que dão origem a um poliedro, assim como um paralelepípedo. Ao menos que seja prolongado por um receptáculo para a recepção do pão fatiado, o presente recipiente normalmente é vazado em sua base, que apresenta normalmente um formato poligonal, elíptico ou, de preferência, circular. A parte superior do aparato, assim construído, pode normalmente ser coberta por uma tampa removível ou fixa â parede lateral ou uma delas por intermédio de um recurso adequado, tal como uma dobradiça. Aliás, o recipiente pode apresentar, sobre uma das suas paredes laterais ou sobre sua parede lateral única, uma parte da parede capaz de abrir/fechar de modo a facilitar o acesso, se necessário, ao interior do presente recipiente.
A fenda, cuja largura é geralmente muito maior quando comparada ao diâmetro da lâmina, é aplicada longitudinalmente na parede lateral única do recipiente ou de uma das paredes laterais de um recipiente.
O eixo da lâmina, por sua vez, pode ser instalado de maneira fixa à fenda. Neste caso, esta lâmina penetra o compartimento de corte em uma fração de seu comprimento.
No entanto, este eixo pode ser instalado de maneira móvel com relação à fenda entre uma posição de extremidade proximal de modo que a linha de corte da lâmina em questão ocupe o comprimento total do compartimento de corte e uma posição de extremidade distai de modo que a linha de corte desta lâmina penetre rapidamente no interior deste compartimento de corte.
REALIZAÇÃO DA LÂMINA FIXA
C. - De acordo com a primeira realização do dispositivo da presente invenção, o eixo de suporte da lâmina de corte é fixo com relação a fenda, e o dispositivo guia é disposto móvel no interior do recipiente, tanto no interior do compartimento de corte quanto do canal. Assim:
a) De acordo com a primeira realização da presente invenção, e conforme descrito anteriormente, este dispositivo guia compreende, oposto à fenda, parede lateral do recipiente ou uma parte de uma parede lateral única do recipiente, a presente parede ou esta parte da parede sendo móvel desde uma posição da extremidade distai até uma posição da extremidade proximal e de acordo um eixo perpendicular ao eixo de suporte da lâmina.
b) De acordo com a primeira realização da presente invenção, o dispositivo guia pode ser representado vantajosamente por uma parede adicional conectada no interior do recipiente, tanto no interior do canal quanto no interior do compartimento de corte, esta parede adicional estando
disposta em oposição à fenda.
A presente parede adicional é igualmente móvel, de acordo com um eixo perpendicular ao eixo de suporte da lâmina, entre uma posição de extremidade distai e uma posição de extremidade proximal. Para seu deslocamento, esta parede adicional é dependente de um dispositivo apropriado.
Geralmente e de acordo uma realização preferida da presente invenção, este dispositivo de auxílio corresponde a uma haste roscada vinculada a uma rosca fêmea posicionada na superfície da parede lateral ou parte da parede lateral
aposta â fenda.
Normalmente, a presente parede adicional é:
Posicionada adjacente à parede lateral oposta à fenda ou a parte de parede lateral única
oposta à fenda,
Inclusa em sua totalidade ou parcialmente na parede lateral oposta à fenda ou na parte da parede lateral única oposta à fenda e esta, por intermédio de uma ranhura disposta nesta parede lateral ou parte da parede lateral única.
Quando a parede adicional oposta à fenda é incluída na sua totalidade na parede lateral ou na parte da parede lateral única em questão, esta nivela à parede lateral ou parte da parede lateral única.
Geralmente, esta parede adicional é concebida fixa.
No entanto, de acordo com um aspecto particular da invenção, esta parede adicional, que fixa, pois é fixada por suas extremidades no recipiente, pode ser elasticamente deformável e semimóvel. Com efeito, durante um deslocamento a partir da sua posição distai, sob efeito, por exemplo, de uma haste roscada ao empurrar por meio do interior do recipiente em direção da sua posição de extremidade proximal, esta parede adicional, plana na saída, se deforma imperceptivelmente e adquire uma configuração encurvada para voltar pouco a pouco a sua configuração plana inicial a medida que esta parede adicional se une a sua posição de extremidade distai.
Além disso, de acordo com outro aspecto da invenção, a presente parede adicional conectada no interior do recipiente é removível, pois é susceptível de ser substituída por uma parede adicional análoga, mas de espessura diferente, de maneira a fazer variar a distância que separa esta parede adicional da extremidade da lâmina.
Durante a realização desta primeira realizaçao do dispositivo de acordo com a presente invenção, a realização e caracterizada pelo fato de que uma posição fixa do eixo de suporte da lâmina de corte, o pão é fatiado na totalidade de seu comprimento quando o dispositivo guia está em posição distai ou simplesmente sobre a menor fração desejada desta largura, quando o recurso se encontra em posição proximal.
CONFIGURAÇÃO DA LÂMINA MÓVEL De acordo com uma segunda realização do dispositivo conforme a presente invenção, o eixo de suporte da lâmina de corte é móvel, pois uma posição de extremidade proximal, com relação à fenda, de modo que a linha de corte desta lâmina ocupe a extensão do compartimento de corte até uma posição de extremidade distai de modo que a linha de corte desta lâmina penetre rapidamente no interior deste compartimento de corte. Neste caso, o dispositivo guia é disposto fixo no interior do recipiente, geralmente, no interior do compartimento de corte e do canal.
Assim:
a) De acordo com a realização da presente configuração, o dispositivo guia fixo compreende, oposto à fenda, a uma parede lateral do recipiente ou uma parte de parede lateral única do recipiente.
b) De acordo com uma segunda realização da presente configuração, o dispositivo guia fixo compreende, oposto à fenda, uma parede adicional, constituindo calços, conectada no interior do recipiente ou uma parte de parede adicional seria formando também um calço e também conectada no interior do recipiente.
No entanto, segundo um aspecto particular e preferido dessa segunda realização do dispositivo da invenção, o dispositivo guia fixo compreende várias partes de paredes adicionais, formando impulso, relacionadas ao interior do recipiente, uma dessas porções estando eventualmente oposta à fenda.
Preferencialmente, essas porções de paredes adicionais se apresentam sob a forma de pelo menos um par de aletas de maneira que pelo menos uma aleta está eventualmente posicionada próxima à fenda e as aletas de cada par estão dispostas:
a) cada uma sobre uma das paredes laterais, essas aletas estando opostas uma à outra; ou
b) cada uma sobre uma das porções da parede lateral única, essas aletas estando opostas uma à outra.
Por outro lado, segundo uma implementação preferida dessa realização da invenção, o dispositivo compreende pelo menos dois pares de aletas, o eixo unindo as aletas de um par que está perpendicular ao eixo unindo as aletas do par imediatamente adjacente.
As aletas em questão consistem especialmente em duas bordas transversais, uma primeira borda transversal ou superior representada pela borda mais próxima do canal e uma segunda borda transversal ou inferior representada pela borda mais distante do canal. Nessa configuração, a borda transversal superior está integrada, por exemplo, pela soldagem ou colagem à parede lateral em questão ou à porção de parede lateral única em questão enquanto a borda transversal inferior é mantida tangente. Por outro lado, cada aleta forma, seja com a parede lateral àquela com a qual ela está integrada, seja com a porção de parede lateral única àquela que ela está fixa, um ângulo orientado no sentido do movimento do pão. Além disso, a amplitude de tal ângulo pode variar em razão da capacidade de deformação elástica dessa aleta, formando assim uma mola, quando uma força lhe é aplicada, especialmente uma força produzida pela pressão exercida pelo pão em trânsilo no recipiente. Essa capacidade de deformação elástica da aleta aproveita de forma vantajosa para lidar com as variações de espessura e/ou de largura dos diferentes tipos de pão a ser fatiado.
No momento da implementação dessa segunda configuração do dispositivo de acordo com a invenção, a configuração caracterizada por uma posição móvel do eixo suporte da lâmina de corte, o pão é fatiado sobre a totalidade de sua largura quando o eixo dessa lâmina se encontra em posição proximal ou simplesmente sobre a menor fração desejada dessa extensão, quando o eixo em questão se encontra em posição distai.
Segundo uma característica adicional da invenção, o recipiente está interiormente munido de meios de acionamento e de desligamento de um motor de acionamento do eixo suporte da lâmina. Pode-se tratar especialmente de um meio de acionamento/desativação equivalente, por exemplo, a um interruptor cuja abertura ou cujo fechamento é provocado pela presença ou ausência de pressão exercida no momento de uma deformação do dispositivo guia após um contato ou uma ausência de contato com o pão a ser fatiado.
No entanto, quando o recurso guia em questão é representado por vários pares de aletas, o meio adequado para o acionamento do motor é apropriado para entrar em contato com uma aleta desse dispositivo guia situado no nível do canal e o meio adequado para a interrupção é apropriado, com relação a ela, por entrar em contato com uma aleta desse mesmo recurso guia situado no nível do compartimento de corte. Esses contatos geralmente surgem de uma deformação dessas aletas em razão de sua elasticidade. No momento da implementação desses meios de acionamento/desligamento, o acionamento se dá pelo contato da aleta adequada com o meio de acionamento situado no nível do canal de escoamento e este, em razão da pressão exercida pelo pão. Por outro lado, o desligamento é produzido pela extinção do contato da aleta adequada com o meio de desligamento e este, depois da passagem do pão. Com relação aos meios adequados para provocar esse acionamento ou esse desligamento do motor, trata-se habitualmente de um sensor de pressão ou de um interruptor.
De outra maneira, o meio de acionamento/interrupção pode ser representado por um sensor luminoso, como uma célula fotoelétrica, disposta no interior do canal de escoamento e cuja interrupção ou não do fluxo luminoso, pelo pão, aciona ou, pelo contrário, interrompe o motor de acionamento da lâmina circular.
Por outro lado, segundo outra configuração da invenção, o recipiente compreende um terceiro compartimento chamado de receptáculo dividido em duas câmaras, sendo uma primeira câmara chamada de superior para o recebimento do pão fatiado, separada de uma segunda câmara, chamada de Inferior, por um meio apropriado para dar passagem às migalhas provenientes do corte e não ao pão fatiado. Tal meio pode ser de forma vantajosa representado por uma grade divisória.
Por outro lado, segundo uma realização adicional da invenção, o receptáculo descrito anteriormente pode ser completamente desligado do recipiente. Essa realização é indicada particularmente quando o pão a ser fatiado apresenta um comprimento particularmente extenso.
De maneira a completar de forma vantajosa o recipiente, o receptáculo e o compartimento das migalhas são separados por uma grade apropriada para assegurar a passagem dessas migalhas e a retenção do pão fatiado.
Habitualmente, o recipiente que faz parte do dispositivo segundo a invenção, assim como o conjunto dos acessórios que a ele se relacionam, tais como dispositivo guia, sensor, lâmina circular e outros são fabricados com materiais compatíveis com uma utilização para fins alimentares. Trata-se de forma vantajosa de um material metálico como o aço inoxidável ou um material polimérico sintético como poliuretano ou um polímero poliacetal como o
material ERTACETAL®.
A invenção será mais bem compreendida, assim como
outros objetivos, características e vantagens dela se apresentarão mais claramente no decorrer da descrição explicativa que será apresentada em referência aos desenhos anexos apresentados unicamente a titulo de exemplo que ilustra uma configuração da invenção e nos quais:
• a Figura 1 é uma vista em corte frontal segundo o eixo X-X de um dispositivo de corte segundo a invenção,
• a Figura 2 é uma vista em corte lateral do dispositivo na Figura 1,
• a Figura 3 é uma vista em corte transversal do dispositivo nas Figuras 1 e 2.
Conforme representado na Figura 1, o dispositivo de corte segundo a invenção compreende um recipiente 1 formado essencialmente por uma parede 2 lateral e longitudinal única. Por outro lado, esse recipiente está vazado em sua base 3 transversal de forma circular assim como em seu vértice 4, igualmente de forma circular. O cilindro assim formado é dividido longitudinalmente em dois compartimentos, isto é, um canal 5 para a introdução, por exemplo, de uma baguete a ser fatiada, e um compartimento 6 para o corte dessa baguete. Além disso, uma parte da parede 2 lateral comporta uma fenda
.7 longitudinal que acomode a passagem de uma lâmina circular
.8 de corte. Essa lâmina está montada sobre o eixo 9 transversal que é apropriado para girar em torno de si mesmo sob o torque de um motor elétrico (não representado) fixado sobre esse eixo de maneira a provocar a rotação da lâmina em questão no sentido anti-horário. Além disso, esse eixo 9 é montado sobre um rolamento de esferas colocado no interior de um tubo de suporte 10 cujas extremidades são apropriadas para se deslocar nas ranhuras 11 feitas na parede 12 de um inchaço do recipiente 1 e este a partir de uma posição de extremidade proximal com relação à fenda 7 até uma posição de extremidade distai. Pode-se observar igualmente um haste 13 formado de uma porção longitudinal 14 e de uma porção transversal 15. A extremidade 16 da porção 14, além disso, está unida ao eixo 9 situado no tubo de suporte 10 enquanto a extremidade oposta 17 está montada pivotante em uma ranhura 18 feita na base 19 do inchaço. Por outro lado, a porção transversal 15, que suporta uma mola 20, está igualmente inserida pivotante em uma ranhura 21 feita na parede 2 enquanto uma haste roscada atravessa de um lado ao outro a parede 12 e o suporte 23 em cooperação com uma abertura de rosca feita nessa mesma
parede e nesse mesmo suporte.
Além disso, a Figura 1 mostra igualmente que a parede 2 do recipiente 1 também possui uma primeira seção de um dispositivo guia capaz de assegurar uma centralização do pão, essa primeira seção tendo a forma de um par de aletas 24,24a colocadas em oposição uma à outra no nivel do canal de 5, cada uma constituindo um objeto resiliente. Pode-se observar que a aleta 24 está integrada à parte de parede 2 única oposta à fenda 7. Consequentemente, essa aleta constitui a parede de posicionamento de referência para a determinação da distância que a separa da extremidade da lâmina 8. Além disso, essa mesma parte de parede 2 também possui uma segunda seção de dispositivo guia para a manutenção da direção iniciada pela primeira porção. Essa segunda seção do dispositivo guia é representada por um par de aletas 25,25a igualmente dispostas em oposição uma à outra no nível do compartimento 6 de corte, cada uma delas constituindo elementos igualmente resilientes. Além disso, cada uma dessas aletas 24,24a; 25,2 5a está integrada à parede e forma um ângulo com a qual é projetada na direção da lâmina 8. Por outro lado, pode-se observar, na Figura 3, que o eixo unindo o par de aletas 24,24a é perpendicular ao eixo unindo o par de aletas 2 5,25a de maneira a conservar e, se for necessário, aperfeiçoar a orientação do pão no momento de seu percurso no recipiente.
A Figura 1 mostra igualmente a presença de um primeiro sensor de pressão 26 situado no nível das aletas 24,24a e conectado ao motor de acionamento de modo a acionar a rotação da lâmina do mesmo modo que um segundo sensor de pressão 27 posicionado no nível da aleta 25a capaz de desligar esse motor.
Por outro lado, a Figura 1 revela que o conjunto assim constituído é completado por um receptáculo 28 formado por um compartimento 2 9 para o recebimento do pão fatiado e de um compartimento 3 0 que possui uma gaveta 31 para a recuperação das migalhas produzidas no momento do corte. Esses dois compartimentos estão separados um do outro por uma grade 32 capaz de deixar passar somente essas migalhas e não o pão fatiado em si.
À luz disso que acontece, pode-se observar que no momento da implementação do dispositivo da invenção, pode-se ajustar antes de qualquer coisa a posição da lâmina 8, segundo a profundidade de corte desejada ao longo do comprimento do pão a ser fatiado. Para tanto, atua-se sobre a haste roscada 22 ao empurrá-la no sentido do compartimento 6 de corte ou no sentido inverso, que tem como função, respectivamente, comprimir ou afrouxar a mola 20 por intermédio da haste 13 que move, na ranhura 11, o tubo de suporte 10 munido do eixo 9 respectivamente no sentido do compartimento de corte ou no sentido inverso. Quanto mais essa mola for comprimida, maior será a porção de lâmina no interior do compartimento de corte e mais profundo será o fatiamento realizado na largura do pão.
Pela abertura 4 do recipiente, pode-se introduzir então o pão a ser fatiado, o que provoca a compressão do par de aletas 24,24a contra a parede 2. Após a pressão exercida pela aleta 24a sobre o sensor de pressão 26, o motor de acionamento da lâmina 8 é acionado, provocando sua rotação no sentido indicado pela flecha na Figura 1. O pão, no momento de sua inserção no recipiente, encontra então a lâmina 8 que sob o efeito de sua rotação a move então entre as aletas 25,25a fatiando-o longitudinalmente segundo a profundidade de corte primeiramente determinada. Essas aletas 25,25a, são comprimidas contra a parede 2, assegurando assim a manutenção e reforço da centragem e do direcionamento realizados pelas aletas 24,24a. Quando o pão fatiado segundo o seu comprimento total deixa de exercer uma pressão sobre as aletas 25,25a, elas se aproximam uma da outra, causando um afrouxamento em seu contato com o sensor de pressão 27, o que provoca o desligamento do motor de acionamento da lâmina 8. O pão fatiado é então recuperado no compartimento 2 9 do receptáculo 28 enquanto as migalhas são recolhidas no compartimento 3 0 essencialmente na gaveta 31 depois da passagem pela grade 32.
0 dispositivo segundo a invenção apresenta as vantagens substanciais com relação aos dispositivos conhecidos e utilizados. Em primeiro lugar, isso aumenta indiscutivelmente a segurança do usuário já que as mãos dele não estão mais em contato com o pão no momento de seu fatiamento. Dessa maneira, as possibilidades de ferimentos e de trauma da palma e dos dedos em razão do efeito abrasivo produzido pela casca do pão podem ser evitadas. Além disso, isso permite manter limpo e livre de migalhas o plano de trabalho do usuário que deseja colocar diversos tipos de guarnição no pão fatiado ou simplesmente aberto.

Claims (13)

REIVINDICAÇÕES
1. MÉTODO PARA CORTAR PÃO, era particular de forma retangular ou sensivelmente oblonga, a partir de um recipiente que compreende uma ou várias paredes laterais longitudinais delimitando um primeiro compartimento chamado de canal para a introdução do pão a ser fatiado e um segundo compartimento chamado de compartimento de corte e cuja uma das paredes laterais desse recipiente ou a parede lateral única desse recipiente está equipada, no nível do compartimento de corte, com uma fenda longitudinal para a passagem de uma lâmina circular de corte capaz de girar no sentido anti-horário e montada com rotação ao redor de um eixo externo ao recipiente, este método, consiste em introduzir o pão no canal depois de ter adaptado, segundo as necessidades, a distância ao interior do recipiente entre a extremidade da lâmina e, situado próximo à fenda, um dispositivo guia do pão para receber o pão fatiado, caracterizado pela distância ao interior do recipiente ser adaptada para modificação da posição do eixo de suporte da lâmina, de maneira que, sob o efeito da dita lâmina em rotação, o pão, mantido móvel por aplicação da força de acionamento dessa lâmina, é fatiado longitudinalmente em seu comprimento total ou sobre uma parte dela.
2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que a posição do eixo suporte da lâmina é modificada pelo movimento desse eixo, no exterior do recipiente, a partir de uma extremidade distai até uma posição de extremidade proximal e inversamente.
3. DISPOSITIVO, para a realização do método, tal como definido na reivindicação 1 ou 2, formado por um recipiente que compreende uma ou várias paredes laterais longitudinais delimitando um primeiro compartimento chamado de canal para a introdução do pão a ser fatiado, um segundo compartimento chamado de compartimento de corte e, eventualmente, um terceiro compartimento chamado de receptáculo para o recebimento do pão fatiado, a dita parede lateral única ou uma das ditas paredes laterais estando equipada, na altura do compartimento de corte, de uma fenda para a passagem de uma lâmina circular de corte capaz de girar no sentido anti-horário e rodando sobre um eixo exterior ao recipiente, caracterizado: em que a posição desse eixo suporte é móvel com relação ã fenda e a porção de lâmina ao interior do compartimento de corte tem um comprimento sensivelmente igual ou inferior â largura desse compartimento, e em que ele comporta, situado no interior do recipiente e eventualmente comparativamente à fenda, um meio fixo para a inserção do pão.
4. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que a posição do eixo de suporte da lâmina é móvel a partir de uma posição de extremidade proximal, com relação à fenda, de maneira que a linha de corte dessa lâmina ocupe sensivelmente a largura do compartimento de corte até uma posição de extremidade distai de maneira que a linha de corte dessa lâmina penetre lentamente no interior do chamado compartimento de corte.
5. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que o dispositivo guia compreende, próximo à fenda, a parede lateral do recipiente ou uma porção de parede lateral única do recipiente.
6. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que o dispositivo guia compreende, próximo à fenda, uma parede adicional relacionada ao interior do recipiente ou uma porção de parede adicional relacionada ao interior do recipiente.
7. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que o dispositivo guia compreende várias partes de paredes adicionais vinculadas no interior do recipiente, uma dessas partes estando eventualmente oposta à fenda.
8. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado em que as porções de paredes adicionais se apresentam sob a forma de pelo menos um par de aletas de maneira que pelo menos uma aleta está eventualmente posicionada próxima à fenda e que as aletas de cada par estão dispostas: a) cada uma sobre uma das paredes laterais, essas aletas estando opostas uma à outra ou b) cada uma sobre uma das porções da parede lateral única, essas aletas estando opostas uma à outra.
9. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado em que o dispositivo guia compreende pelo menos dois pares de aletas, o eixo unindo as aletas de um par que está perpendicular ao eixo unindo as aletas do par imediatamente adjacente.
10. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado em que cada aleta comporta uma primeira borda transversal integrada à parede lateral ou a uma porção de parede lateral única e uma segunda borda transversal * mantida livre.
11. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado em que cada aleta forma, seja com a parede lateral àquela que ela está integrada, seja com a porção de parede lateral única àquela que ela está integrada, um ângulo projetado no sentido do movimento do pão e cuja amplitude pode variar quando uma força é aplicada sobre essa aleta por esse pão em trânsito no recipiente.
12. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 3 a 11, caracterizado em que ele possui interiormente os meios de acionamento e de interrupção de um motor de acionamento do eixo de suporte da lâmina.
13. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado em que o meio de acionamento é apropriado para entrar em contato com uma aleta do recurso guia situado no nível do canal e o meio de interrupção é apropriado para entrar em contato com uma aleta do recurso guia situado no nível do compartimento de corte.
BRPI1003118 2010-08-19 2010-08-19 método para cortar pão e dispositivo BRPI1003118A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003118 BRPI1003118A2 (pt) 2010-08-19 2010-08-19 método para cortar pão e dispositivo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003118 BRPI1003118A2 (pt) 2010-08-19 2010-08-19 método para cortar pão e dispositivo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1003118A2 true BRPI1003118A2 (pt) 2012-10-16

Family

ID=47002439

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1003118 BRPI1003118A2 (pt) 2010-08-19 2010-08-19 método para cortar pão e dispositivo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1003118A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2760463T3 (es) Cortadora así como procedimiento para cortar barras elásticas, en particular barras de carne
ES2410455T3 (es) Dispositivo para cortar alimentos así como aparato multifunción para la cocina
ES2348427T3 (es) Maquina de cortar de cocina.
JP4301519B2 (ja) 食肉スライサーの運転方法および食肉スライサー
ES2660865T3 (es) Dispositivo de separación para separar una barra de masa alimenticia pastosa
ES2254517T3 (es) Utensilio de cocina para el corte de productos a cortar.
ES2325868T3 (es) Maquina para cortar carne en lonchas.
DE102010036721A1 (de) Verfahren zum Schneiden eines Brotlaibs sowie Brotschneidemaschine
ES2394409T3 (es) Procedimiento y dispositivo para cortar pan
BRPI1003118A2 (pt) método para cortar pão e dispositivo
CN109773848A (zh) 一种甘蔗快速截断装置
BR102015015706A2 (pt) aparelho para executar uma operação de limpeza aplicada na pele de pescoço interna de aves abatidas
US3843998A (en) Fish nobbing machine
CN110103274A (zh) 一种手摇安全快速切片机
US2814113A (en) Butter and cheese holder and slicer
US20120048076A1 (en) Method And Device For Slicing Loaves Of Bread
US5163628A (en) Food slicer
CN109290020A (zh) 一种办公废纸处理装置
US808861A (en) Fruit-squeezer.
PL237793B1 (pl) Dozownik masła
JP3742601B2 (ja) 切断可能な材料を切断するための台所用器具
CN109352927B (zh) 料头去除收集装置
ES2532890T3 (es) Máquina de hielo
BR112021006617A2 (pt) dispositivo para preparação de recipientes de plástico para colocação dos mesmos em uso
US20050241272A1 (en) Device for packaging continuous webs of materials such as selvedges generated on thermoforming units

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2319 DE 16-06-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.