BRPI1003011A2 - terminal, aparelho e método de processamento de informação, chip de circuito integrado, servidor de gerenciamento e sistema - Google Patents
terminal, aparelho e método de processamento de informação, chip de circuito integrado, servidor de gerenciamento e sistema Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1003011A2 BRPI1003011A2 BRPI1003011-5A BRPI1003011A BRPI1003011A2 BR PI1003011 A2 BRPI1003011 A2 BR PI1003011A2 BR PI1003011 A BRPI1003011 A BR PI1003011A BR PI1003011 A2 BRPI1003011 A2 BR PI1003011A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- information
- information processing
- distribution
- processing apparatus
- terminal
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06Q—INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- G06Q30/00—Commerce
- G06Q30/02—Marketing; Price estimation or determination; Fundraising
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06Q—INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- G06Q30/00—Commerce
- G06Q30/02—Marketing; Price estimation or determination; Fundraising
- G06Q30/0207—Discounts or incentives, e.g. coupons or rebates
- G06Q30/0225—Avoiding frauds
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06Q—INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- G06Q30/00—Commerce
- G06Q30/02—Marketing; Price estimation or determination; Fundraising
- G06Q30/0207—Discounts or incentives, e.g. coupons or rebates
- G06Q30/0238—Discounts or incentives, e.g. coupons or rebates at point-of-sale [POS]
Landscapes
- Business, Economics & Management (AREA)
- Strategic Management (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Accounting & Taxation (AREA)
- Development Economics (AREA)
- Finance (AREA)
- Economics (AREA)
- Game Theory and Decision Science (AREA)
- Entrepreneurship & Innovation (AREA)
- Marketing (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Business, Economics & Management (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Theoretical Computer Science (AREA)
- Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
- Cash Registers Or Receiving Machines (AREA)
- Information Transfer Between Computers (AREA)
Abstract
TERMINAL, APARELHO E MéTODO DE PROCESSAMENTO DE INFORMAçãO, CHIP DE CIRCUITO INTEGRADO, SERVIDOR DE GERENCIAMENTO E SISTEMA. Informação de distribuição é armazenada em um aparelho de processamento de informação e inclui informação de benefício. Um identificador de cupom (ID), que identifica a informação de benefício, é armazenado na memória disposta dentro de um terminal de processamento de informação. Uma solicitação para o ID de cupom é transmitida a partir do aparelho de processamento de informação para o terminal de processamento de informação e é recebida no terminal de processamento de informação. O ID de cupom é lido a partir da memória disposta dentro do terminal de processamento de informação com base na solicitação recebida, é transmitido a partir do terminal de processamento de informação para o aparelho de processamento de informação, e é recebido no aparelho de processamento de informação.
Description
"TERMINAL, APARELHO E MÉTODO DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO, CfflP DE CIRCUITO INTEGRADO, SERVIDOR DE GERENCIAMENTO E SISTEMA"
CONHECIMENTO DA INVENÇÃO
Campo da Invenção
A presente invenção se refere a um servidor de gerenciamento, um terminal de processamento de informação, um aparelho de processamento de informação, um sistema de processamento de informação, e um método de processamento de informação.
Descrição da Arte Relacionada
Nos anos recentes, um terminal de processamento de informação capaz de se comunicar com uma leitora/impressora (ou um aparelho de processamento de informação tendo a função de leitora/impressora) por meio de comunicação sem fio, tal como um cartão de CI do tipo de não contato (circuito integrado) e um telefone de comunicação móvel tendo um chip de CI do tipo de não contato, estão em amplo uso.
A leitora/impressora e o terminal de processamento de informação tal como um cartão de CI e um telefone portátil se comunicam cada um com o outro usando um campo magnético (onda de portadora) tendo uma freqüência pré-determinada tal como 13,56 MHz. Mais especificamente, a leitora/impressora transmite uma onda de portadora transportando um sinal de onda de portadora. Então, o terminal de processamento de informação tal como um cartão de CI usa uma antena para receber a onda de portadora, e usa modulação de carga para responder um sinal de resposta ao sinal de onda de portadora recebido. Nesta maneira, a leitora/impressora e o terminal de processamento de informação podem se comunicar cada um com o outro.
O terminal de processamento de informação acima tem um chip de CI resistente a adulterações, e conseqüentemente, pode com segurança efetuar transmissão/recepção e atualização dos dados suscetíveis a adulteração, tal como dados de dinheiro eletrônico e dados para receber benefícios associados com serviço. Por conseguinte, vários tipos de serviços usando o terminal de processamento de informação tendo o chip de CI capaz de se comunicar com a leitora/impressora acima por meio de comunicação do tipo de não contato tem-se espalhado na sociedade. Mais ainda, como os serviços têm se tornado disponíveis mais amplamente, terminais de processamento de informação tendo chips de CI do tipo de não contato tal como cartões de CI e telefones portáteis têm ainda se espalhado mais.
Sob tais circunstâncias, uma técnica para dar benefícios fornecidos em associação com serviço foi desenvolvida. Por exemplo, a Patente JP. 3981115 descreve uma técnica para inferir, com base no histórico de compra, um terminal de processamento de informação com o qual um usuário entra intenções de compra de um item, onde informação de benefício relacionada ao benefício é transmitida para o terminal de processamento de informação inferido.
SUMÁRIO
De acordo com um aspecto da invenção, um terminal de processamento de informação inclui uma seção de comunicação, uma memória, e um processador. A seção de comunicação se comunica com um dispositivo externo. A memória armazena um identificador de cupom (ID) que identifica a informação de benefício armazenada fora do terminal de processamento de informação. O processador controla comunicação realizada pela seção de comunicação, incluindo: (i) receber uma solicitação a partir do dispositivo externo para o ID de cupom, (ii) ler o ID de cupom a partir da memória baseado na solicitação recebida, e (iii) transmitir o ID de cupom para o dispositivo externo.
De acordo com o aspecto da invenção acima, a informação de benefício pode estar associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação. A seção de comunicação pode realizar comunicação com o dispositivo externo usando pelo menos, um de (i) comunicação sem fio ou (ii) comunicação com fio. O terminal de processamento de informação pode ser um dispositivo de comunicação móvel.
De acordo com um outro aspecto da invenção, um chip de circuito integrado (CI) é posto dentro de um terminal de processamento de informação e inclui uma memória e um processador. A memória armazena um identificador de cupom (ID) que identifica informação de benefício armazenada fora do terminal de processamento de informação. O processador controla a comunicação entre o terminal de processamento de informação e um dispositivo externo, incluindo: (i) receber uma solicitação a partir do dispositivo externo para o ID de cupom, (ii) ler o ID de cupom a partir da memória baseado na solicitação recebida, e (iii) transmitir o ID de cupom para o dispositivo externo.
De acordo com este aspecto da invenção, a informação de benefício pode estar associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação.
De acordo com um aspecto adicional da invenção, um aparelho de processamento de informação inclui uma unidade de comunicação, uma unidade de armazenamento, e uma unidade de controle. A unidade de comunicação se comunica com pelo menos, um terminal de processamento de informação. A unidade de armazenamento armazena a informação de distribuição que inclui informação de benefício. A unidade de controle controla a comunicação realizada pela unidade de comunicação, incluindo transmitir uma solicitação para o pelo menos, um terminal de processamento de informação para um identificador de cupom (ID) que identifica a informação de benefício, e receber o ID de cupom solicitado a partir do pelo menos, um terminal de processamento de informação.
De acordo com este aspecto da invenção, a unidade de controle pode determinar se o ID de cupom recebido é válido, e em resposta ao ID de cupom recebido sendo determinado ser válido, pode realizar processamento de liquidação usando pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada. A unidade de controle pode determinar se a informação de distribuição armazenada está disponível, e em resposta à informação de distribuição armazenada sendo determinada estar disponível, pode realizar processamento de liquidação usando pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada. A informação de distribuição pode ainda incluir pelo menos, um de: (a) informação considerando uma fonte associada com a informação de benefício, (b) informação considerando um item associado com a informação de benefício, (c) informação considerando uma região associada com a informação de benefício, (d) informação considerando um provedor de serviço associado com a informação de benefício, (e) informação considerando uma localização associada com a informação de benefício, (f) informação considerando um período de tempo associado com a informação de benefício, (g) informação considerando um anúncio de meio associado com a informação de benefício, e (h) informação considerando uma limitação de uso associada com a informação de benefício. A informação de benefício pode estar associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação.
De acordo com um ainda aspecto adicional da invenção, um servidor de gerenciamento inclui uma unidade de comunicação, uma unidade de armazenamento, e uma unidade de controle. A unidade de comunicação se comunica com pelo menos, um aparelho de processamento de informação. A unidade de armazenamento armazena a informação de identificação identificando o pelo menos, um aparelho de processamento de informação e informação relacionada sobre atributos com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, e armazena informação de distribuição que inclui informação de benefício. A unidade de controle inclui uma unidade de solicitação de transmissão e uma unidade de processamento de informação. A unidade de solicitação de transmissão recebe, através da unidade de comunicação, uma solicitação para informação de distribuição a partir do pelo menos, um aparelho de processamento de informação. A unidade de processamento de informação (i) seleciona pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada com base nos atributos armazenados associados com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, a informação de distribuição selecionada incluindo a informação de benefício, e (ii) transmite a informação de distribuição selecionada para o pelo menos, um aparelho de processamento de informação através da unidade de comunicação.
De acordo com tal aspecto da invenção, a unidade de controle pode ainda incluir uma unidade de gerenciamento de informação que atualiza a informação de distribuição armazenada em resposta à informação de distribuição selecionada sendo transmitida para o pelo menos, um aparelho de processamento de informação. A informação de benefício pode ser associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação. A solicitação para informação de distribuição pode incluir pelo menos, um de: (a) a informação de identificação identificando o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, (b) informação considerando uma região associada com um serviço, (c) informação considerando uma fonte associada com o serviço, ou (d) informação considerando uma localização associada com o serviço. A informação relacionada pode incluir pelo menos, um de: (a) informação considerando uma região associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, (b) informação considerando uma fonte associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, (c) informação considerando uma localização associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, ou (d) informação considerando comunicação com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação De acordo com ainda um outro aspecto da invenção, um sistema inclui um terminal de processamento de informação, um aparelho de leitora/impressora, e um aparelho de processamento de informação. O aparelho de processamento de informação inclui uma unidade de comunicação, uma unidade de armazenamento, e uma unidade de controle. A unidade de comunicação se comunica com o terminal de processamento de informação através do aparelho de leitora/impressora. A unidade de armazenamento armazena informação de distribuição que inclui informação de benefício. A unidade de controle controla comunicação realizada pela unidade de comunicação incluindo transmitir uma solicitação para o terminal de processamento de informação para um identificador de cupom (ID) que identifica a informação de distribuição armazenada na unidade de armazenamento, e receber o ID de cupom solicitado a partir do terminal de processamento de informação. O terminal de processamento de informação inclui uma seção de comunicação, uma memória, e um processador. A seção de comunicação se comunica com o aparelho de processamento de informação através do aparelho de leitora/impressora. A memória armazena o ID de cupom. O processador controla comunicação com o aparelho de processamento de informação, incluindo (i) receber a solicitação a partir do aparelho de processamento de informação para o ID de cupom, (ii) ler o ID de cupom a partir da memória com base na solicitação recebida, e (iii) transmitir o ID de cupom para o aparelho de processamento de informação.
De acordo com este aspecto da invenção, a unidade de comunicação do aparelho de processamento de informação e a seção de comunicação do terminal de processamento de informação pode se comunicar cada uma com a outra através do aparelho de leitora/impressora quando o terminal de processamento de informação está dentro de uma distância pré- definida a partir do aparelho de leitora/impressora.
Um ainda aspecto adicional da invenção é um método de processamento de informação. Informação de distribuição é armazenada em um aparelho de processamento de informação e inclui informação de benefício. Um identificador de cupom (ID), que identifica a informação de benefício, é armazenado em uma memória disposta dentro de um terminal de processamento de informação. Uma solicitação para o ID de cupom é transmitido a partir do aparelho de processamento de informação para o terminal de processamento de informação e é recebida no terminal de processamento de informação. O ID de cupom é lido a partir da memória disposta dentro do terminal de processamento de informação com base na solicitação recebida, é transmitido a partir do terminal de processamento de informação para o aparelho de processamento de informação, e é recebido no aparelho de processamento de informação.
De acordo com tal aspecto da invenção, se o ID de cupom recebido é válido pode ser determinado no aparelho de processamento de informação, e em resposta ao ID de cupom recebido sendo determinado ser válido, processamento de liquidação pode ser realizado no aparelho de processamento de informação usando pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada.
Os precedentes aspectos, recursos e vantagens da presente invenção serão ainda apreciados quando considerados com referência à seguinte descrição detalhada e desenhos anexados.
DESCRIÇÃO BREVE DOS DESENHOS
FIG. 1 é um diagrama explanatório ilustrando uma visão geral de um sistema de processamento de informação de acordo com uma modalidade da presente invenção.
FIG. 2 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de processamento relacionado à gravação de dados de distribuição para um terminal de processamento de informação em um sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção. FIG. 3 é um fluxograma ilustrando um exemplo do processamento de geração de aquisição de dados de dados de distribuição em um servidor de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 4 é um diagrama explanatório ilustrando o primeiro exemplo de processamento relacionado para fornecimento do serviço de benefício em um sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 5 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição em um servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 6 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de determinação de uso dos dados de distribuição no aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 7 é um diagrama explanatório ilustrando o segundo exemplo de processamento relacionado para fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 8 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de solicitação de elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 9 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição no servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 10 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo do servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção. FIG. 11 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo da configuração de hardware do servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 12 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de configurações de uma leitora/impressora e o terminal de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 13 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de configuração do aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 14 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo da configuração de hardware do aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
A TABELA 1 um diagrama explanatório ilustrando um exemplo do elemento de informação de distribuição armazenado em um servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção.
A TABELA 2 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de informação de fonte de anúncio de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 3 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo do elemento de informação histórica de acesso gravado em um servidor de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 4 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um registro de distribuição gravado em um servidor de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 5 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um método de gravação do elemento de informação de distribuição em um aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 6 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo do método de gravação do elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 7 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo do método de gravação do elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 8 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um registro de uso de dados de distribuição gravado pelo aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
TABELA 9 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um registro relacionado para fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Daqui em diante, modalidades preferidas da presente invenção serão descritas em detalhes com referência aos desenhos em anexo. Note que, nesta especificação e nos desenhos em anexo, elementos estruturais que têm substancialmente a mesma função e estrutura são denotados com os mesmos numerais de referência, e explanação repetida desses elementos estruturais é omitida.
A descrição será feita na seguinte ordem:
Sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
Programa de acordo com a modalidade da presente invenção.
(Sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção)
Uma visão geral de uma sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção (que pode ser daqui em diante referido como "sistema de processamento de informação 1000") será descrito antes de explicar a configuração de cada aparelho constituindo um sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
[Visão geral do sistema de processamento de informação 1000]
FIG. 1 é um diagrama explanatório ilustrando uma visão geral do sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. Com referência à FIG. 1, o sistema de processamento de informação 1000 inclui um servidor de gerenciamento 100, um terminal de processamento de informação 200, uma leitora/impressora 300, um aparelho de processamento de informação 400, um servidor de distribuição 500, e um servidor de gerenciamento de dados de tem uma fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700 capaz de fornecer elemento de informação de anúncio (descrito mais tarde) para o terminal de processamento de informação 200.
Na Fig. 1, o sistema de processamento de informação 1000 inclui três servidores, i.e., o servidor de gerenciamento 100, o servidor de distribuição 500, e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600. Contudo, o sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado à configuração acima. Por exemplo, no sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção, um aparelho pode executar os papéis do servidor de gerenciamento 100, do servidor de distribuição 500, e do servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600, que são mostrados na Fig. 1. Alternativamente, um aparelho pode executar os papéis de dois servidores.
Embora FIG. 1 mostre um conjunto de terminal de processamento de informação 200, o número de terminais de processamento de informação no sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a ele. Por exemplo, no sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção, uma grande quantidade de terminais de processamento de informação pode ser arrumada para os usuários (isto inclui um caso onde um usuário possui uma grande quantidade de terminais de processamento de informação). Na seguinte explanação, atenção é dada para o terminal de processamento de informação 200 mostrado na Fig. 1.
Na Fig. 1, a leitora/impressora 300 e o aparelho de processamento de informação 400 são arrumados como aparelhos separados, mas a configuração do sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a eles. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode incluir as funções de uma leitora/impressora 300, a saber, a leitora/impressora 300 e o aparelho de processamento de informação 400 mostrados na Fig. 1 podem ser integralmente formados como um aparelho. No exemplo da FIG. 1, a leitora/impressora 300 e o aparelho de processamento de informação 400 são instalados em uma localização de fornecimento de serviço (por exemplo, em uma loja). Alternativamente, uma grande quantidade de leitoras/impressoras e aparelhos de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção podem ser instalados na localização de fornecimento de serviço. Alternativamente, a leitora/impressora e o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção podem ser instalados em cada uma das localizações de fornecimento de serviço. Embora não mostrado na Fig. 1, o sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode incluir um servidor de portão de passagem (não mostrado) arrumado entre o servidor de gerenciamento 100 e cada aparelho de processamento de informação a fim de retransmitir comunicação entre o servidor de gerenciamento 100 e cada aparelho de processamento de informação. No caso acima, por exemplo, o sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode ter servidores de portão de passagem (não mostrados) para respectivas regiões e respectivos distribuidores.
Na Fig. 1, o terminal de processamento de informação 200 é assumido ser um telefone portátil, e o aparelho de processamento de informação 400 é assumido ser um POS (Sistema de Ponto de Venda). Contudo, é para ser entendido que o terminal de processamento de informação 200 e o aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção não são limitado a eles.
O servidor de gerenciamento 100 é conectado através de uma rede 800 (ou diretamente) com cada um do aparelho de processamento de informação 400, do servidor de distribuição 500, e do servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600. Por outro lado, o terminal de processamento de informação 200 é conectado através da rede 800 (ou diretamente) com o servidor de distribuição 500, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600, e o servidor de fornecimento de informação de anúncio descrito mais tarde 700A. Deve ser notado que na modalidade da presente invenção, os meios de "conexão", por exemplo, um estado onde comunicação pode ser feita (ou forçar o aparelho para estar em um estado onde comunicação pode ser feita).
Exemplos da rede 800 incluem, mas não limitados à, uma rede com fio tal como uma LAN (Rede de Área Local) e uma WAN (Rede de Área Ampla), uma rede sem fio tal como uma WAN sem fio WAN (WWAN, Rede de Area Ampla Sem fio) através de uma estação base e uma MAN sem fio (WMAN, Rede de Área Metropolitana Sem Fio), e a Internet usando um protocolo de comunicação tal como TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão/Protocolo de Internet). [1] Fluxo para fornecer um serviço relacionado ao benefício associado com serviços no sistema de processamento de informação 1000
No sistema de processamento de informação 1000, o terminal de processamento de informação 200 possuindo pelo usuário é forçado a registrar os dados de distribuição com base no elemento de distribuição de informação descrito mais tarde. Então, quando o usuário recebe um serviço tal como comprando um item, o sistema de processamento de informação 1000 pode usar dados de distribuição correspondendo ao serviço, a fim de fornecer um serviço relacionado ao benefício associado com o serviço tal como adquirindo um item (que pode ser daqui em diante referido como "serviço de benefício") para o usuário do terminal de processamento de informação 200.
Mais especificamente, o sistema de processamento de informação 1000 passa através, por exemplo, dos seguintes estágios (A) à (C), a fim de fornecer serviço de benefício associado com serviço para o usuário do terminal de processamento de informação 200. Em uma modalidade da presente invenção, um benefício fornecido em associação com serviço é, por exemplo, um desconto que é aplicado quando o usuário compra um item (quando o usuário recebe um serviço de compra). Contudo, o benefício fornecido em associação com serviço de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isso.
Estágio para instalar elemento de informação de anúncio
Elemento de informação de anúncio com base no elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100 é armazenado para a fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700.
Aqui, exemplos de fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700 incluem o servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A, uma estação de transmissão por difusão 700B, um código de duas dimensões 700C, e o similar. O servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A armazena o elemento de informação de anúncio, e fornece o elemento de informação de anúncio para o terminal de processamento de informação 200 através da rede 800. A estação de transmissão por difusão 700B fornece o elemento de informação de anúncio para o terminal de processamento de informação 200 por meio de uma onda de transmissão por difusão transmitida a partir de uma antena ou uma torre de televisão (não mostrada). O código de duas dimensões 700C armazena o elemento de informação de anúncio como o código de duas dimensões, e o terminal de processamento de informação 200 lê o código de duas dimensões, tal que o elemento de informação de anúncio é fornecido para o terminal de processamento de informação 200. Deve ser notado que a fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A, à estação de transmissão por difusão 700B, e ao código de duas dimensões 700C.
O elemento de informação de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção significa informação em qual informação relacionada ao benefício fornecido em associação com serviço é gravado. A TABELA 1 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de elemento de informação de distribuição armazenada no servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção. Cada fileira mostrado na TABELA 1 corresponde ao respectivo elemento de informação de distribuição.
Conforme mostrado na TABELA 1, um elemento de informação de distribuição inclui, por exemplo, informação para identificar um elemento de informação de distribuição (A da TABELA 1), informação sobre uma fonte fornecendo serviço de benefício (B da TABELA 1), informação sobre um item oferecendo benefício (C da TABELA 1), informação sobre uma região na qual o benefício pode ser fornecido (D da TABELA 1), informação sobre uma fonte fornecendo serviço capaz de fornecer o benefício (E da TABELA 1), informação sobre uma localização fornecendo serviço no qual benefício pode ser fornecido (F da TABELA 1), informação sobre um período no qual o benefício pode ser fornecido (G da TABELA 1), informação sobre o meio que anunciou o benefício (H da TABELA 1), informação indicando o conteúdo do benefício (I da TABELA 1), informação sobre limitação no uso do benefício (J da TABELA 1), e o similar.
Na modalidade da presente invenção, a informação sobre uma região na qual benefício pode ser fornecido corresponde à, por exemplo, informação sobre uma região passível de usar na qual o usuário pode usar o serviço de benefício. Na modalidade da presente invenção, a fonte de fornecimento de serviço capaz de fornecer o benefício indicado através da informação sobre a fonte de fornecimento de serviço inclui, por exemplo, um distribuidor (ou uma empresa do distribuidor) capaz de fornecer benefício usando o elemento de informação de distribuição como mostrado por E da TABELA 1. Contudo, na modalidade da presente invenção, a fonte de fornecimento de serviço capaz de fornecer benefício indicado pela informação sobre a fonte de fornecimento de serviço não é limitado a ela. Na modalidade da presente invenção, a fonte de fornecimento de serviço capaz de fornecer benefício inclui, por exemplo, várias empresas e o similar capaz de fornecer benefício associado com serviço, tal como um estabelecimento para comer e beber (ou uma empresa de comida e bebida). Na modalidade da presente invenção, a localização de fornecimento de serviço no qual o benefício pode ser fornecido indicado através da informação sobre a localização de fornecimento de serviço inclui, por exemplo, uma loja capaz de fornecer benefício usando um elemento de informação de distribuição (por exemplo, o escritório filial) como mostrado por F da TABELA 1. Contudo, na modalidade da presente invenção, a localização de fornecimento de serviço na qual o benefício pode ser fornecido indicada através da informação sobre a localização de fornecimento de serviço não é limitado a isto. Na modalidade da presente invenção, a informação sobre a localização de fornecimento de serviço corresponde à, por exemplo, informação sobre uma localização passível de usar na qual o usuário pode receber o serviço de benefício. Na modalidade da presente invenção, a informação sobre um período no qual o benefício pode ser fornecido corresponde à, por exemplo, informação sobre um período passível de usar no qual o usuário pode receber o serviço de benefício.
Na modalidade da presente invenção, o elemento de informação de distribuição não é limitado ao exemplo mostrado na TABELA 1. Por exemplo, o elemento de informação de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção pode não incluir todos dos vários tipos de informação como mostrado na TABELA 1. Em adição, o elemento de informação de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção pode ainda incluir, por exemplo, informação de fonte de anúncio sobre uma fonte de anúncio, que é informação sobre um meio usado para anunciar o benefício como mostrado por H da TABELA 1.
TABELA 2 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo da informação de fonte de anúncio de acordo com a modalidade da presente invenção. Como mostrado na TABELA 2, a informação de fonte de anúncio pode incluir, por exemplo, informação para identificar uma fonte de anúncio (K da TABELA 2), informação para explicar a fonte de anúncio (L da TABELA 2), e informação indicando um modo no qual o elemento de informação de anúncio é fornecido (M da TABELA 2). Na seguinte explanação, o servidor de gerenciamento 100 é assumido armazenar a informação de fonte de anúncio como mostrado na TABELA 2 em adição ao elemento de informação de distribuição como mostrado na TABELA 1.
TABELA 1 mostra o exemplo no qual o benefício fornecido em associação com serviço indicado pelo elemento de informação de distribuição é fornecido como um cupom para o usuário. Contudo, é para ser entendido que a modalidade da presente invenção não é limitada ao exemplo no qual o benefício é fornecido como o cupom para o usuário. Na seguinte explanação, por exemplo, o benefício fornecido em associação com serviço indicado pelo elemento de informação de distribuição é assumido ser fornecido como um cupom para o usuário.
Adicionalmente o elemento de informação de anúncio de acordo com a modalidade da presente invenção é informação com base no elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100, e é informação registrando a informação usada pelo terminal de processamento de informação 200 para se comunicar com o servidor de distribuição 500. Em adição, o elemento de informação de anúncio de acordo com a modalidade da presente invenção inclui informação para identificar a fonte de anúncio. Já que o elemento de informação de anúncio inclui uma informação para identificar a fonte de anúncio, é possível especificar a partir de qual fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700 o usuário do terminal de processamento de informação 200 deseja registrar os dados de distribuição, com base em, por exemplo, um registro gravado no servidor de distribuição 500.
Aqui, o elemento de informação de anúncio pode ser, por exemplo, informação representando o servidor de distribuição 500 tal como um endereço de IP (Protocolo de Internet) e um nome de domínio indicando o servidor de distribuição 500, anexado com parâmetros, i.e., um identificador de cupom (ID) (A da TABELA 1) e um identificador do meio (ID) identificando a fonte de anúncio (K da TABELA 2). Contudo, o elemento de informação de anúncio de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto. Por exemplo, o elemento de informação de anúncio pode ser "http:// (domain name)/?media=(médium ID)?coupon=(coupon ID)". O servidor de gerenciamento 100 gera elemento de informação de anúncio com base em, por exemplo, uma solicitação de aquisição de elemento de informação de anúncio transmitida a partir do servidor de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700A e a estação de transmissão por difusão 700B (por exemplo, recebido através da rede 800) e com base no elemento de informação de distribuição armazenado e na informação de fonte de anúncio armazenada. Aqui, o servidor de gerenciamento 100 gera o elemento de informação de anúncio em resposta à solicitação de aquisição de elemento de informação de anúncio, com base em, por exemplo, elemento de informação de identificação representando a fonte de transmissão (por exemplo, ID do meio) e informação para identificar o elemento de informação de distribuição (por exemplo, ID de cupom) incluídos na solicitação de aquisição de elemento de informação de anúncio. Contudo, a geração de elemento de informação de anúncio não é limitada a isto. Então, o servidor de gerenciamento 100 transmite o elemento de informação de anúncio gerado para a fonte de transmissão que transmitiu a solicitação de aquisição de elemento de informação de anúncio.
Em adição, o servidor de gerenciamento 100 emite um código de duas dimensões com base no elemento de informação de anúncio gerado com base no elemento de informação de distribuição armazenado e na armazenada informação de fonte de anúncio. Alternativamente, o servidor de gerenciamento 100 força um aparelho para emitir um código de duas dimensões quando transmitindo elemento de informação de anúncio para o aparelho emitindo o código de duas dimensões.
No sistema de processamento de informação 1000, por exemplo, conforme descrito acima, o elemento de informação de anúncio com base no elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100 é configurado para a fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700. Estágio para gravar dados de distribuição no terminal de processamento de informação 200
No sistema de processamento de informação 1000, o terminal de processamento de informação 200 obtém elemento de informação de anúncio a partir da fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700, a fim de gravar dados de distribuição no terminal de processamento de informação 200.
Na modalidade da presente invenção, os dados de distribuição significam dados usados de modo a receber serviço de benefício. Mais ainda, o terminal de processamento de informação 200 obtém o elemento de informação de anúncio (informação com base no elemento de informação de distribuição) a partir da fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio 700, tal que os dados de distribuição são gravados no terminal de processamento de informação 200. Os dados de distribuição sã considerados para serem dados com base no elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100. Já que os dados de distribuição são gravados no terminal de processamento de informação 200, o usuário pode receber o serviço de benefício, tal como receber desconto quando comprando um item, usando o terminal de processamento de informação 200.
FIG. 2 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de processamento relacionado à gravação dos dados de distribuição para o terminal de processamento de informação 200 no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção.
FIG. 2 mostra elementos constituintes típicos do terminal de processamento de informação 200, a saber, uma unidade de controle do terminal, uma unidade de armazenamento do terminal servindo como meios de armazenamento, e uma memória interna arrumada em um chip de CI para efetuar processamento relacionado à comunicação usando uma onda de portadora de uma freqüência pré-determinada tal como 13,56 MHz (comunicação sem fio). A unidade de controle do terminal controla o inteiro terminal de processamento de informação 200, e executa o papel de, por exemplo, efetuar vários tipos de processamentos executando vários tipos de aplicações. A memória interna é, por exemplo, resistente à adulteração. Ler e escrever operação de informação (dados) para e da memória interna é efetuada com base em uma particular instrução transmitida a partir de um dispositivo externo através de uma onda de portadora de uma freqüência pré- determinada ou um comando dado pela unidade de controle do terminal.
A unidade de controle do terminal do terminal de processamento de informação 200 (que pode ser daqui em diante simplesmente referida como "unidade de controle do terminal") transmite uma solicitação de visualização de sítio de anúncio para o servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A (S100). Na modalidade da presente invenção, a transmissão efetuada pela unidade de controle do terminal é uma transmissão de meios de comunicação do terminal de processamento de informação 200 (meios de comunicação para comunicar através de um outro caminho de comunicação que é diferente do caminho de comunicação usando a onda de portadora da pré-determinado freqüência) efetuada pela unidade de controle do terminal (Isto é aplicável ao longo desta especificação).
O servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A recebe uma solicitação de visualização de sítio de anúncio transmitida a partir da unidade de controle do terminal na etapa S100, e transmite o elemento de informação de anúncio para o terminal de processamento de informação 200 em resposta à solicitação de visualização de sítio de anúncio (S102). A transmissão do elemento de informação de anúncio na etapa S102 é alcançada por, por exemplo, transmitir informação para forçar os meios de exibição do terminal de processamento de informação a exibir um sítio de anúncio incluído no elemento de informação de anúncio. Contudo, a transmissão do elemento de informação de anúncio na etapa S102 não é limitada a isto.
A unidade de controle do terminal recebe o elemento de informação de anúncio transmitido a partir do servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A na etapa S102, e transmite uma solicitação de visualização de sítio de distribuição para o servidor de distribuição 500 com base no elemento de informação de anúncio (SI04). Na modalidade da presente invenção, a recepção de informação efetuada pela unidade de controle do terminal significa que a unidade de controle do terminal recebe a informação recebida pelos meios de comunicação do terminal de processamento de informação 200 (meios de comunicação para comunicar através de um outro caminho de comunicação que é diferente do caminho de comunicação usando a onda de portadora da pré-determinado freqüência ) (Isto é aplicável ao longo desta especificação).
A unidade de controle do terminal de forma seletiva transmite uma solicitação de visualização de sítio de distribuição com base na, por exemplo, operação efetuada pelo usuário usando meios de operação do terminal de processamento de informação 200 tal como chaves e botões de operação. Contudo, o método da unidade de controle do terminal para transmitir uma solicitação de visualização de sítio de distribuição não é limitado a isto. Um exemplo de transmissão seletiva com base na operação do usuário é que o usuário seleciona elemento de informação de anúncio (por exemplo, seleciona um banner) de uma lista de sítios de anúncio exibida nos meios de exibição.
A unidade de controle do terminal transmite uma solicitação de visualização de sítio de distribuição incluindo, por exemplo, elemento de informação de distribuição, elemento de informação de identificação do terminal representando o terminal de processamento de informação 200, e informação de distribuidor. Contudo, a solicitação de visualização de sítio de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto.
O servidor de distribuição 500 recebe a solicitação de visualização de sítio de distribuição transmitida a partir da unidade de controle do terminal na etapa S104, e grava o elemento de informação histórica de acesso com base na solicitação de visualização de sítio de distribuição recebida (SI06).
TABELA 3 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo do elemento de informação histórica de acesso gravado pelo servidor de distribuição 500 de acordo com a modalidade da presente invenção. O servidor de distribuição 500 grava informação de distribuidor incluída na solicitação de visualização de sítio de distribuição como "URL de distribuidor" mostrado na TABELA 3. Em adição, o servidor de distribuição 500 grava o elemento de informação de identificação do terminal incluído na solicitação de visualização de sítio de distribuição como "UID" mostrado na TABELA 3.
O processamento para gravar dados de distribuição no terminal de processamento de informação 200 no sistema de processamento de informação 1000 será descrito com referência à FIG. 2 de novo. O servidor de distribuição 500 gera elemento de informação de aquisição de dados de distribuição com base na solicitação de visualização de sítio de distribuição (SI08; processamento de geração de elemento de informação de dados de distribuição).
Na modalidade da presente invenção, o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição é informação usada para gravar dados de distribuição no terminal de processamento de informação 200. O elemento de informação de aquisição de dados de distribuição pode ser, por exemplo, informação representando o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 tal como um nome de domínio, anexado com parâmetros, i.e., um ID de cupom, um ID de meio, e o elemento de informação de identificação do terminal representando o terminal de processamento de informação 200 (ou o segundo elemento de informação de identificação do terminal obtido através da conversão do elemento de informação de identificação do terminal). Contudo, o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto. Um exemplo de elemento de informação de aquisição de dados de distribuição é "https:// (domain name)/?XXX=(médium ID)-(coupon ID)-terminal identification information element (ou o segundo ID do elemento de informação de identificação do terminal)". Contudo, o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição não é limitado a isto. Por exemplo, o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição pode ainda incluir informação de configuração para forçar o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 a executar o processamento desejado.
[Exemplo de processamento de geração de elemento de informação de dados de distribuição]
FIG. 3 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de geração de elemento de informação de aquisição de dados de distribuição no servidor de distribuição 500 de acordo com a modalidade da presente invenção.
O servidor de distribuição 500 obtém elemento de informação de anúncio a partir da solicitação de visualização de sítio de distribuição (S200) recebida, e obtém o elemento de informação de identificação do terminal a partir da solicitação de visualização de sítio de distribuição (S202).
O servidor de distribuição 500 determina se o ID de cupom incluído no elemento de informação de anúncio está ou não registrado (S204). Aqui, o servidor de distribuição 500 efetua o processamento de determinação da etapa S204 com base em, por exemplo, o banco de dados de informação de distribuição registrando o ID de cupom armazenado nos meios de armazenamento tal como um disco rígido e o ID de cupom incluído no elemento de informação de anúncio.
Aqui, o servidor de distribuição 500 se comunica com o servidor de gerenciamento 100 através da rede 800, a fim de obter informação sobre um ID de cupom correspondendo ao elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100 em um intervalo regular ou intervalo irregular e gravar o ID de cupom obtido no banco de dados de informação de dados de distribuição. Em outras palavras, o banco de dados de informação de distribuição do servidor de distribuição 500 armazena o ID de cupom correspondendo ao elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100. Por conseguinte, quando o servidor de distribuição 500 determina na etapa S204 que o ID de cupom incluído no elemento de informação de anúncio não está registrado, o elemento de informação de anúncio incluído na solicitação de visualização de sítio de distribuição transmitido a partir do terminal de processamento de informação 200 é considerado incluir informação errada.
Quando o ID de cupom incluído no elemento de informação de anúncio não é determinado estar registrado na etapa S204, o servidor de distribuição 500 força o terminal de processamento de informação 200 a exibir, por exemplo, uma mensagem de erro para o efeito que "não há nenhum cupom aplicável" (S230).
Quando o ID de cupom incluído no elemento de informação de anúncio é determinado estar registrado na etapa S204, o servidor de distribuição 500 determina se o ID de meio incluído no elemento de informação de anúncio está registrado ou não (S206). Aqui, o servidor de distribuição 500 efetua o processamento de determinação da etapa S206 com base em, por exemplo, a informação de fonte de anúncio banco de dados registrando o ID de meio armazenado nos meios de armazenamento e o ID de meio incluído no elemento de informação de anúncio. Aqui, o servidor de distribuição 500 se comunica com o servidor de gerenciamento 100 através da rede 800, a fim de obter informação sobre um ID de meio correspondendo à informação de fonte de anúncio armazenada no servidor de gerenciamento 100 em um intervalo regular ou intervalo irregular e gravar o ID de meio obtido no banco de dados de fonte de anúncio.
Quando o ID de meio incluído no elemento de informação de anúncio não é determinado estar registrado na etapa S206, o servidor de distribuição 500 configura um ID de meio alternativo como o ID de meio a ser configurado para o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição (S210). Aqui, um exemplo de ID de meio alternativo configurado no servidor de distribuição 500 na etapa S210 inclui um ID de meio que é definido antecipadamente. Contudo, o ID de meio alternativo de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto.
O ID de meio executa o papel de, por exemplo, informação de registro indicando de qual fonte de fornecimento de elemento de informação de anúncio o elemento de informação de anúncio com base em qual terminal de processamento de informação 200 transmitiu a solicitação de visualização de sítio de distribuição, é obtido. Por conseguinte, diferente do ID de cupom diretamente relacionado para fornecimento do serviço de benefício quando o ID de cupom incluído no elemento de informação de anúncio está errado, o ID de meio não é informação diretamente relacionada ao fornecimento do serviço de benefício. Por conseguinte, no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção, quando o servidor de distribuição 500 determina na etapa S206 que o ID de meio incluído no elemento de informação de anúncio não está registrado, o servidor de distribuição 500 configura um ID de meio alternativo sem exibir qualquer erro, e processamento prossegue. Quando o ID de meio é determinado não estar registrado na etapa S206, é para ser entendido que o servidor de distribuição 500 pode forçar o terminal de processamento de informação 200 a exibir um erro na mesma maneira que o caso onde o ID de cupom é determinado não estar registrado na etapa S204.
Quando o ID de meio incluído no elemento de informação de anúncio é determinado estar registrado na etapa S206, o servidor de distribuição 500 configura o ID de meio incluído no elemento de informação de anúncio como um ID de meio que é para ser configurado para o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição (S208).
Quando o ID de meio é configurado na etapa S208 ou etapa S210, o servidor de distribuição 500 determina se o elemento de informação de identificação do terminal está registrado ou não (S212). Deve ser notado que quando o servidor de distribuição 500 não converte o elemento de informação de identificação do terminal incluído no elemento de informação de anúncio no segundo elemento de informação de identificação do terminal, o servidor de distribuição 500 não efetua o processamento da etapa S212 e o processamento das etapas S214 e S216, que são descritos mais tarde. No caso acima, o servidor de distribuição 500 configura o elemento de informação de identificação do terminal incluído no elemento de informação de anúncio para o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição.
Aqui, o servidor de distribuição 500 efetua o processamento de determinação da etapa S212 com base, por exemplo, no banco de dados do elemento de informação de identificação do terminal, armazenado nos meios de armazenamento, no qual o elemento de informação de identificação do terminal e um identificador do terminal (ID) (um exemplo do segundo elemento de informação de identificação do terminal acima) estão associados e no elemento de informação de identificação do terminal incluído no elemento de informação de anúncio. Em adição, o servidor de distribuição 500 transmite informação gravada no banco de dados de informação de identificação do terminal para o servidor de gerenciamento 100 em um intervalo regular ou intervalo irregular. Conforme descrito acima, o servidor de gerenciamento 100 pode de modo único, especificar o elemento de informação de identificação do terminal com base no segundo elemento de informação de identificação do terminal convertido pelo servidor de distribuição 500.
Quando o elemento de informação de identificação do terminal é determinado estar registrado na etapa S212, o servidor de distribuição 500 configura o ID do terminal correspondendo ao elemento de informação de identificação do terminal como um ID do terminal a ser configurado para o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição (S214).
Quando o elemento de informação de identificação do terminal não é determinado estar registrado na etapa S212, o servidor de distribuição 500 gera um novo ID do terminal, e configura o ID do terminal gerado como um ID do terminal a ser configurado para o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição (S216). Quando o servidor de distribuição 500 acaba o processamento da etapa S216, ou enquanto o servidor de distribuição 500 efetua o processamento da etapa S216, o servidor de distribuição 500 associa o ID do terminal gerado e o elemento de informação de identificação do terminal, que são gravados no banco de dados de informação de identificação do terminal.
Quando o ID do terminal é configurado na etapa S214 ou etapa S216, o servidor de distribuição 500 determina se o servidor de distribuição 500 gerou elemento de informação de aquisição de dados de distribuição ou o terminal de processamento de informação correspondendo ao elemento de informação de identificação do terminal (S218).
Aqui, o servidor de distribuição 500 efetua o processamento de determinação da etapa S212 com base, por exemplo, no banco de dados de informação de aquisição de dados de distribuição no qual elemento de informação de identificação do terminal e informação indicando se elemento de informação de aquisição de dados de distribuição são gerados ou não (por exemplo, sinalizador) estão associados para cada tipo de elemento de informação de aquisição de dados de distribuição e o elemento de informação de identificação do terminal incluídos no elemento de informação de anúncio.
Por exemplo, o servidor de distribuição 500 armazena o banco de dados de informação de aquisição de dados de distribuição nos meios de armazenamento. Contudo, a modalidade da presente invenção não é limitada a isto.
Quando elemento de informação de aquisição de dados de distribuição para o terminal de processamento de informação correspondendo ao elemento de informação de identificação do terminal é determinado ter sido gerado na etapa S218, o servidor de distribuição 500 gera o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição (S220).
Quando elemento de informação de aquisição de dados de distribuição para o terminal de processamento de informação correspondendo para o elemento de informação de identificação do terminal não é determinado ter sido gerado na etapa S218, o servidor de distribuição 500 determina se uma condição, "número de geração de elementos de informação de aquisição de dados de distribuição < valor máximo", é satisfeita ou não (S222). Aqui, o servidor de distribuição 500 atualiza o valor do contador representando o número de geração de elementos de informação de aquisição dos dados de distribuição cada vez que o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição é gerado para um novo terminal de processamento de informação (etapa S226, descrita mais tarde), a fim de reconhecer o número de geração de elementos de informação de aquisição dos dados de distribuição. Contudo, o método para reconhecer o número de geração de elementos de informação de aquisição dos dados de distribuição no servidor de distribuição 500 não é limitado a isto.
Quando a condição não é determinada estar satisfeita na etapa S222, o servidor de distribuição 500 força o terminal de processamento de informação 200 a exibir, por exemplo, uma mensagem de erro para o efeito que "o cupom em questão não é mais distribuído" (S230).
Quando a condição é determinada estar satisfeita na etapa S222, o servidor de distribuição 500 gera o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição (S224), e aumenta o número de geração de elementos de informação de aquisição dos dados de distribuição de um (S226).
Por exemplo, o servidor de distribuição 500 gera o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição efetuando o processamento mostrado na FIG. 3. E para ser entendido que o processamento de geração de elemento de informação de aquisição de dados de distribuição efetuado pelo servidor de distribuição 500 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na FIG. 3.
O processamento relacionado à gravação dos dados de distribuição para o terminal de processamento de informação 200 no sistema de processamento de informação 1000 será descrito com referência à FIG. 2 de novo. O servidor de distribuição 500 transmite o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição gerado no processamento da etapa S108 para o terminal de processamento de informação 200 (SI 10).
Na etapa S110, quando o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição é transmitido para o terminal de processamento de informação 200, o servidor de distribuição 500 grava o registro de distribuição (SI 12).
TABELA 4 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de registro de distribuição gravado pelo servidor de distribuição 500 de acordo com a modalidade da presente invenção. O servidor de distribuição 500 grava um registro de distribuição incluindo informação tal como vários tipos de identificadores (IDs) (vários tipos de IDs nos itens de gravação de dados de CI como mostrado na TABELA 4) configurados no processamento de geração de elemento de informação de aquisição de dados de distribuição como mostrado na FIG. 3, no elemento de informação de identificação do terminal (UID como mostrado na TABELA 4), e na data de distribuição (data de distribuição da TABELA 4). E para ser entendido que o registro de distribuição gravado pelo servidor de distribuição 500 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na TABELA 4.
O processamento relacionado à gravação dos dados de distribuição para o terminal de processamento de informação 200 no sistema de processamento de informação 1000 será descrito com referência à FIG. 2 de novo. A unidade de controle do terminal recebe o elemento de informação de aquisição de dados de distribuição transmitido a partir do servidor de distribuição 500 na etapa S110, e transmite, com base no elemento de informação de aquisição de dados de distribuição, uma solicitação de distribuição para solicitar distribuição dos dados de distribuição para o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 (SI 14). Aqui a unidade de controle do terminal de forma seletiva transmite a solicitação de distribuição com base na, por exemplo, operação efetuada pelo usuário usando meios de operação do terminal de processamento de informação 200. Contudo, o método para transmitir a solicitação de distribuição efetuada pela unidade de controle do terminal de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto.
O servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 recebe a solicitação de distribuição transmitida a partir da unidade de controle do terminal na etapa Sl 14, e gera dados de distribuição com base na solicitação de distribuição (SI 16). Por exemplo, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 gera os dados de distribuição com base no identificador de cupom (ID), no identificador do meio (ID), no identificador do terminal (ID), e o similar incluído na solicitação de distribuição.
Quando os dados de distribuição são gerados na etapa S600, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 transmite a solicitação de escrita de dados de distribuição para o terminal de processamento de informação 200 (SI 18). Aqui, a solicitação de escrita de dados de distribuição inclui, por exemplo, os dados de distribuição gerados, uma instrução de escrita para escrever os dados de distribuição na memória interna do terminal de processamento de informação 200, e o elemento de informação de dados de distribuição representando uma visão geral dos dados de distribuição. Contudo, a solicitação de escrita de dados de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto.
Embora não mostrado na FIG. 2, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 pode gravar o registro de distribuição após transmitir a solicitação de escrita de dados de distribuição no terminal de processamento de informação 200 na etapa Sl 18. Exemplos de informação gravada no registro de distribuição pelo servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 inclui um identificador de distribuição (ID) identificando a distribuição, elemento de informação para identificar uma empresa de comunicações eletrônicas (portadora) relacionada à comunicação do terminal de processamento de informação 200, informação sobre tempo de início de processamento, informação sobre tempo de fim de processamento, e o similar. Contudo, a informação gravada no registro de distribuição pelo servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 não é limitado a isto.
A unidade de controle do terminal recebe a solicitação de escrita de dados de distribuição transmitida a partir do servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 na etapa Sl 18, e grava os dados de distribuição na memória interna com base na instrução de escrita incluída na solicitação de escrita de dados de distribuição (S120). Adicionalmente a unidade de controle do terminal grava os elemento de informação de dados de distribuição incluídos na solicitação de escrita de dados de distribuição na unidade de armazenamento do terminal (SI22). Exemplos dos dados de distribuição gravados na memória interna no processamento da TABELA 70 incluem informação tal como o ID de cupom, o ID do terminal, e o número de vezes de uso permitido. Contudo, os dados de distribuição gravados na memória interna no processamento da etapa S120 não são limitados a isto.
No sistema de processamento de informação 1000, cada aparelho efetua, por exemplo, o processamento como mostrado na FIG. 2, a fim de gravar os dados de distribuição no terminal de processamento de informação 200. Por conseguinte, o terminal de processamento de informação 200 entra em um estado pronto para receber serviço de benefício tal como receber desconto quando comprando um item.
No sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção, o processamento relacionado para gravação dos dados de distribuição não é limitado ao processamento mostrado na FIG. 2. Por exemplo, embora processamento cooperado efetuado pelo efetuado pelo servidor de distribuição 500 e pelo servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 não sejam mostrados no exemplo da FIG. 2, o servidor de distribuição 500 e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 podem cooperar cada um com o outro para efetuar o processamento. O processamento cooperado acima pode ser, por exemplo, transmitir a solicitação de aquisição de dados de distribuição gerada pelo servidor de distribuição 500 para o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600, a fim de forçar o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 a transmitir uma solicitação de aquisição de dados de distribuição (ou uma solicitação gerada mudando uma solicitação de aquisição de dados de distribuição) para o terminal de processamento de informação 200. Contudo, o processamento cooperado acima não é limitado a isto. Estágio para fornecimento de serviço de benefício Como um resultado da execução através do estagio acima (B), os dados de distribuição para receber serviço de benefício são gravados no terminal de processamento de informação 200. Subseqüentemente, o processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício usando os dados de distribuição gravados no terminal de processamento de informação 200 será descrito, o qual é mantido em uma localização de fornecimento de serviço para fornecer serviço de compra tal como um loja de conveniências.
(C-I) Primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício
FIG. 4 é um diagrama explanatório mostrando o primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. FIG. 4 explica um exemplo de serviço de benefício usando dados de distribuição. Mais especificamente, neste exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 usa os dados de distribuição para processamento de liquidação a fim de aplicar desconto quando um item é comprado.
FIG. 4 mostra um elemento constituinte típico do terminal de processamento de informação 200, a saber, um chip de CI para efetuar processamento relacionado à comunicação usando uma onda de portadora de uma freqüência pré-determinada tal como 13,56 MHz. No chip de CI do terminal de processamento de informação 200, uma memória interna é arrumada como mostrado na FIG. 2. Na seguinte explanação, o chip de CI arrumado no terminal de processamento de informação 200 (que pode ser daqui em diante simplesmente referido como "chip de Cl") é assumido para armazenar, por exemplo, dados de distribuição como um resultado do processamento da FIG. 2. E para ser entendido que o terminal de processamento de informação 200 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado à configuração onde a memória interna capaz de armazenar os dados de distribuição é arrumada como o chip de CL
No processamento da etapa S300 para a etapa S338 mostrado na FIG. 4, o processamento da etapa S300 e S302 corresponde ao pré- processamento efetuado antes do fornecimento do serviço de benefício, e o processamento das etapas S304 a S338 corresponde ao processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício.
O servidor de gerenciamento 100 efetua processamento de transmissão de elemento de informação de distribuição, e de forma seletiva transmite o elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação 400 (S300). A razão porque o servidor de gerenciamento 100 transmite o elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação 400 aqui é que quando elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 não é armazenado no aparelho de processamento de informação 400, o aparelho de processamento de informação 400 pode normalmente não efetuar o processamento de liquidação usando os dados de distribuição. O processamento do aparelho de processamento de informação 400 relacionado à determinação quanto a se os dados de distribuição são usados ou não será descrito na seguinte explanação sobre a etapa S320.
[Um exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição do servidor de gerenciamento 100]
FIG. 5 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição no servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção. O servidor de gerenciamento 100 efetua o processamento mostrado na FIG. 5 para cada aparelho de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000. Na seguinte explanação, um exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição será descrito usando um exemplo onde o servidor de gerenciamento 100 efetua o processamento no aparelho de processamento de informação 400. A descrição sobre o processamento efetuado em um outro aparelho de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000 é omitido, porque é o mesmo como o processamento efetuado no aparelho de processamento de informação 400.
O servidor de gerenciamento 100 transmite para o aparelho de processamento de informação 400 uma solicitação de transmissão para solicitar transmissão da solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição (S400).
Aqui, a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção é informação (dados) para solicitar aquisição do elemento de informação de distribuição transmitido a partir do aparelho de processamento de informação. A solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição inclui não somente elemento de informação de identificação de aparelho representando o aparelho de processamento de informação tendo transmitido a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição mas também pelo menos, um ou mais elemento de informação de, por exemplo, uma região Iná qual o serviço é fornecido, uma fonte de fornecimento de serviço, e uma localização de fornecimento de serviço. Contudo, a solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto.
O elemento de informação de identificação de aparelho (elemento de informação de identificação) de acordo com a modalidade da presente invenção é informação para de modo único, identificar um aparelho de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000. Exemplos do elemento de informação de identificação de aparelho incluem um identificador (ID) único para o aparelho de processamento de informação, um endereço de MAC (Endereço de Controle de Acesso à Mídia) de um dispositivo de comunicação do aparelho de processamento de informação 400, e o similar.
O servidor de gerenciamento 100 usa um banco de dados do aparelho de processamento de informação armazenando vários tipos de informação sobre os aparelhos de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000, e transmite uma solicitação de transmissão para cada um dos aparelhos de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000 em um intervalo regular ou quando, por exemplo, o elemento de informação de distribuição é recentemente armazenado. Exemplos de informação sobre os aparelhos de processamento de informação gravados no banco de dados do aparelho de processamento de informação incluem elemento de informação de identificação do aparelho, informação sobre uma região na qual o serviço é fornecido, informação sobre uma fonte de fornecimento de serviço para o qual o aparelho de processamento de informação pertence, informação sobre a localização de fornecimento de serviço, informação relacionada à comunicação tal como um endereço de IP do aparelho de processamento de informação, e o similar. Contudo, a informação sobre os aparelhos de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto.
Em adição, o servidor de gerenciamento 100 seleciona, para cada elemento de informação de distribuição, um aparelho de processamento de informação para o qual uma solicitação de informação é transmitida, e transmite uma solicitação de informação para um aparelho de processamento de informação selecionado para cada elemento de informação de distribuição. Exemplos de transmissão seletiva da solicitação de informação no servidor de gerenciamento 100 incluir uma transmissão para uma região na qual o serviço de benefício relacionado ao elemento de informação de distribuição é fornecido, uma fonte de fornecimento de serviço capaz de fornecer serviço de benefício, e um aparelho de processamento de informação satisfazendo a condição de uma localização de fornecimento de serviço no qual o serviço de benefício pode ser fornecido. O servidor de gerenciamento 100 efetua a transmissão seletiva acima com base na, por exemplo, informação sobre uma região na qual o serviço incluído no elemento de informação de distribuição é fornecido (D da TABELA 1), informação sobre uma fonte de fornecimento de serviço (E da TABELA 1), informação sobre uma localização de fornecimento de serviço (F da TABELA 1), e o similar, e com base na informação gravado no banco de dados do aparelho de processamento de informação acima. Contudo, o método de transmissão seletiva do servidor de gerenciamento 100 acima não é limitado a isto. E para ser entendido que o servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao processamento acima onde uma solicitação de informação é selecionada e transmitida para cada elemento de informação de distribuição.
Quando uma solicitação de informação é transmitida na etapa S400, o servidor de gerenciamento 100 determina se a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição de acordo com a solicitação de informação foi recebida ou não (S402).
Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição não é determinada ser recebida na etapa S402, o servidor de gerenciamento 100 não prossegue o processamento até a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição ser recebido. Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição não é determinada ser recebida até que um pré-determinado período de tempo passe desde a solicitação de informação ser transmitida, o servidor de gerenciamento 100 pode terminar o processamento (um assim chamado tempo limite).
Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição é determinada ser recebida na etapa S402, o servidor de gerenciamento 100 determina se há qualquer elemento de informação de distribuição que possa ser usado pelo aparelho de processamento de informação 400 correspondendo à solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição (S404).
Aqui, o servidor de gerenciamento 100 efetua o processamento da etapa S404 com base em, por exemplo, um banco de dados de informação de distribuição armazenando cada um do elemento de informação de distribuição como mostrado na TABELA 1 (que pode ser daqui em diante referido como "banco de dados de informação de distribuição") e com base na aquisição da solicitação de elemento de informação de distribuição.
Mais especificamente, o servidor de gerenciamento 100 especifica uma região para a qual o aparelho de processamento de informação 400 pertence e na qual o serviço é fornecido, uma fonte de fornecimento de serviço, e uma localização de fornecimento de serviço (especifica condições ), com base na, por exemplo, informação sobre pelo menos, uma ou mais regiões que estão incluídas na solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição e na qual o serviço é fornecido, uma fonte de fornecimento de serviço, e uma localização de fornecimento de serviço. O servidor de gerenciamento 100 efetua o processamento da etapa S404 determinando se o elemento de informação de distribuição em conformidade com a condição especificada existe no banco de dados de informação de dados de distribuição. Deve ser notado que o método do processamento da etapa S404 no servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto. Alternativamente, por exemplo, o servidor de gerenciamento 100 pode efetuar o processamento da etapa S404 determinando se o elemento de informação de distribuição satisfazendo a condição sobre o período existe em um período existe no banco de dados de informação de dados de distribuição, com base na informação sobre um tempo em que a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição é recebida. Ainda alternativamente, o servidor de gerenciamento 100 pode efetuar o processamento da etapa S404 determinando se o elemento de informação de distribuição satisfaz a condição de período e as condições especificadas acima existe no banco de dados de informação de dados de distribuição.
Quando um 1 elemento de informação de distribuição disponível não é determinado existir na etapa S404, o servidor de gerenciamento 100 termina o processamento.
Quando um elemento de informação de distribuição disponível é determinado existir na etapa S404, o servidor de gerenciamento 100 determina se todo o elemento de informação de distribuição armazenado é transmitido para o aparelho de processamento de informação 400 (S406).
Aqui, o servidor de gerenciamento 100 efetua a determinação da etapa S406 com base no por exemplo, elemento de informação de gerenciamento de distribuição para gerenciar informação sobre um estado de transmissão de cada elemento de informação de distribuição transmitido para cada aparelho de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000. O elemento de informação de gerenciamento de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção inclui, por exemplo, informação (por exemplo, sinalizador) sobre um estado de transmissão de cada elemento de informação de distribuição transmitida para cada aparelho de processamento de informação. Contudo, informação incluída no elemento de informação de gerenciamento de distribuição de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto.
Quando todos os elementos de informação de distribuição são determinados estarem transmitidos para o aparelho de processamento de informação 400 na etapa S406, o servidor de gerenciamento 100 termina o processamento.
Quando todos os elemento de informação de distribuição não são determinados estarem transmitidos para o aparelho de processamento de informação 400 na etapa S406, o servidor de gerenciamento 100 transmite um elemento de informação de distribuição, que não foi transmitido, para o aparelho de processamento de informação 400 (S408). Por exemplo, o servidor de gerenciamento 100 adota, como elemento de informação de distribuição a ser transmitido para o aparelho de processamento de informação, uma porção de informação constituindo o elemento de informação de distribuição como mostrado na TABELA 1 ou a porção de informação e o ID de meio como mostrado na TABELA 2 (o ID de meio correspondendo ao elemento de informação de distribuição). Contudo, o elemento de informação de distribuição adotado não é limitado a isto. Exemplos do elemento de informação de distribuição transmitidos para o aparelho de processamento de informação incluem informação incluindo informação A a C, G, I da TABELA 1 e informação K da TABELA 2.
Quando o elemento de informação de distribuição é transmitido na etapa S408, o servidor de gerenciamento 100 atualiza o elemento de informação de gerenciamento de distribuição correspondendo ao elemento de informação de distribuição enviado para o estado "enviado" (o elemento de informação de distribuição foi transmitido) (S410). O método para atualizar o elemento de informação de gerenciamento de distribuição acima no servidor de gerenciamento 100 pode incluir, por exemplo, mudar o valor de um indicador representando um estado de transmissão do elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação. Contudo, o método não é limitado a isto.
O servidor de gerenciamento 100 de forma seletiva transmite o elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação efetuando, por exemplo, o processamento como mostrado na FIG. 5. É para ser entendido que o processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição no servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na FIG. 5.
O primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 será de forma subseqüente descrito com referência de novo à FIG. 4. O aparelho de processamento de informação 400 recebe o elemento de informação de distribuição transmitido a partir do servidor de gerenciamento 100 na etapa S300, e grava o elemento de informação de distribuição recebido (S302).
Cada uma da TABELA 5 à TABELA 7 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um método de gravação do elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção. TABELA 5 mostra um exemplo do primeiro método de gravação do elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação 400, e mostra um caso onde o elemento de informação de distribuição recebido como um banco de dados (ou arquivo) é gerenciado. Cada uma da TABELA 6 e TABELA 7 mostra um exemplo do segundo método de gravação do elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação 400, e mostra um caso onde o elemento de informação de distribuição recebido como dois bancos de dados (ou arquivos ) é gerenciado.
Por exemplo, quando um banco de dados único para o aparelho de processamento de informação é armazenado de modo a fornecer serviço de benefício como mostrado na TABELA 6, o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção grava o elemento de informação de distribuição recebido de acordo com o segundo método de gravação. Nos outros casos, o aparelho de processamento de informação grava o elemento de informação de distribuição recebido de acordo com o primeiro método de gravação. Contudo, é para ser entendido que o método para gravar o elemento de informação de distribuição recebido no aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto.
O primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 será descrito de novo com referência à FIG. 4. O aparelho de processamento de informação 400 identifica um código de item de um item que o usuário do terminal de processamento de informação 200 deseja comprar (S304). Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento da etapa S340 obtendo um código de item lido por um aparelho de leitura de código de item tal como uma leitora de código de barras (o aparelho de processamento de informação 400 pode ter a função do aparelho de leitura de código de item). Um exemplo de código de item de acordo com a modalidade da presente invenção inclui código de JAN (Numero de Artigo Japonês). Contudo, o código de item de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado a isto.
Quando o aparelho de processamento de informação 400 identifica um código de item na etapa S304, o aparelho de processamento de informação 400 transmite para uma leitora/impressora 300 uma solicitação de leitura de dados de distribuição para forçar a leitora/impressora 300 a ler os dados de distribuição a partir do terminal de processamento de informação 200 (S306).
Quando o código de item é identificado na etapa S304, por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 transmite, para o usuário do terminal de processamento de informação 200, uma mensagem solicitando ao usuário passar o terminal de processamento de informação 200 sobre leitora/impressora 300 quando o usuário recebe o serviço de benefício. Passando o terminal de processamento de informação 200 sobre a leitora/impressora 300 inclui, por exemplo, mover o terminal de processamento de informação 200 para uma posição dentro de uma distância pré-definida da leitora/impressora 300 (dentro de uma distância na qual comunicação pode ser feita usando uma onda de portadora de uma pre- determinada freqüência).
Um chip de CI do terminal de processamento de informação 200 (daqui em diante simplesmente referido como "chip de Cl" na FIG. 4) detecta recepção de uma onda de portadora transmitida da leitora/impressora 300 em um intervalo regular/irregular ou continuamente (S308). Por exemplo, o chip de CI pode efetuar o processamento da etapa S308 forçando uma unidade de detecção de portadora (descrita mais tarde) do chip de CI para transmitir, para uma unidade de processamento de dados (descrito mais tarde), um sinal de detecção com base em uma voltagem induzida gerada através de indução eletromagnética em uma antena de comunicação (descrito mais tarde).
Quando recepção de uma onda de portadora é detectada na etapa S308, o chip de CI responde que a onda de portadora é recebida (S310). Aqui, o chip de CI força uma unidade de modulação de carga (descrita mais tarde) do chip de CI a realizar modulação de carga, a fim de efetuar o processamento da etapa S310.
A leitora/impressora 300 recebe uma resposta transmitida a partir do chip de CI na etapa S310, e transmite, para o chip de Cl, uma solicitação de leitura de dados de distribuição para transmitir dados de distribuição para o chip de CI (S312). Aqui, a solicitação de leitura de dados de distribuição transmitida na etapa S312 pode ser dos mesmos dados que os da solicitação de leitura de dados de distribuição transmitida a partir do aparelho de processamento de informação 400 na etapa S306. Contudo, a solicitação de leitura de dados de distribuição transmitida na etapa S312 não é limitada a isto. Por exemplo, a leitora/impressora 300 pode converter a solicitação de leitura de dados de distribuição transmitida a partir do aparelho de processamento de informação 400 e transmitir a solicitação de leitura de dados de distribuição convertida para o chip de CI.
O chip de CI recebe a solicitação de leitura de dados de distribuição transmitida a partir da leitora/impressora 300 na etapa S312, e lê os dados de distribuição a partir da memória interna com base na solicitação de leitura de dados de distribuição recebida (S314). Então, o chip de CI transmite os dados de distribuição lidos para a leitora/impressora 300 (S316).
Em um caso onde os dados de distribuição não podem ser lidos na etapa S314, por exemplo, quando os dados de distribuição não estão armazenados na memória interna, o chip de CI transmite, para a leitora/impressora 300, o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos.
A leitora/impressora 300 recebe os dados de distribuição transmitidos a partir do chip de CI na etapa S316, e transmite os dados de distribuição recebidos para o aparelho de processamento de informação 400 (S318). Por exemplo, quando a leitora/impressora 300 recebe, proveniente do chip de CI, o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos, a leitora/impressora 300 não efetua o processamento da etapa S318. Contudo, o processamento da leitora/impressora 300 não é limitado a isto, quando a leitora/impressora 300 recebe, proveniente do chip de CI, o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos. No caso acima, por exemplo, a leitora/impressora 300 pode transmitir o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos para o aparelho de processamento de informação 400. Na seguinte explanação, por exemplo, a leitora/impressora 300 é assumida para transmitir os dados de distribuição para o aparelho de processamento de informação 400.
O aparelho de processamento de informação 400 recebe os dados de distribuição transmitidos a partir da leitora/impressora 300 na etapa S318, e determina se os dados de distribuição recebidos estão disponíveis ou não (S320; processamento de determinação de uso dos dados de distribuição).
[Exemplo do processamento de determinação de uso dos dados de distribuição no aparelho de processamento de informação 400] FIG. 6 é um fluxograma ilustrando um exemplo de
processamento de determinação de uso dos dados de distribuição no aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção.
O aparelho de processamento de informação 400 determina se o ID de cupom incluído nos dados de distribuição está registrado ou não em um elemento de informação de distribuição armazenado (S500).
Quando o ID de cupom não é determinado estar registrado no elemento de informação de distribuição na etapa S500, o aparelho de processamento de informação 400 não gera uma solicitação de atualização dos dados de distribuição para atualizar os dados de distribuição, e desabilitar um indicador de uso dos dados de distribuição para processamento de liquidação (S514). Aqui, o indicador de uso dos dados de distribuição para processamento de liquidação é um indicador usado para determinar se o aparelho de processamento de informação 400 usa dados de distribuição no processamento de liquidação descrito mais tarde. No aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção, é para ser entendido que o método para determinar se os dados de distribuição são usados ou não no processamento de liquidação não é limitado ao método usando o sinalizador. Quando o ID de cupom é determinado estar registrado no elemento de informação de distribuição na etapa S500, o aparelho de processamento de informação 400 determina se um código de item correspondendo aos dados de distribuição (código de item identificado na etapa S304) está registrado no elemento de informação de distribuição ou não (S502).
Quando um código de item correspondendo aos dados de distribuição não é determinado estar registrado no elemento de informação de distribuição na etapa S502, o aparelho de processamento de informação 400 não gera uma solicitação de atualização dos dados de distribuição para atualizar os dados de distribuição, e desabílita o indicador de uso dos dados de distribuição para processamento de liquidação (S514).
Quando um código de item correspondendo aos dados de distribuição é determinado estar registrado no elemento de informação de distribuição na etapa S502, o aparelho de processamento de informação 400 determina se os dados de distribuição estão disponíveis ou não (S504).
Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento da etapa S504 determinando se está dentro de um período disponível com base na informação sobre um período disponível configurado em um elemento de informação de distribuição armazenado (por exemplo, "período disponível do cupom" mostrado na TABELA 5) e na informação sobre um tempo quando o processamento é efetuado. Contudo, o processamento da etapa S504 não é limitado a isto. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 pode efetuar o processamento da etapa S504 determinando se o número de vezes do uso permitido incluído nos dados de distribuição é 0 (zero) ou não.
Quando os dados de distribuição não são determinados serem dados disponíveis na etapa S504, o aparelho de processamento de informação 400 não gera uma solicitação de atualização dos dados de distribuição para atualizar os dados de distribuição, e desabilita o indicador de uso dos dados de distribuição para processamento de liquidação (S514).
Quando os dados de distribuição são determinados serem disponíveis na etapa S504, o aparelho de processamento de informação 400 determina se os dados de distribuição podem ser usados ou não para processamento de liquidação (S506). Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento de determinação da etapa S506, com base na informação sobre o conteúdo do benefício (por exemplo, "conteúdo do benefício" da TABELA 5) incluído no elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição.
Quando os dados de distribuição são determinados estarem disponíveis para processamento de liquidação na etapa S506, o aparelho de processamento de informação 400 permite o indicador de uso do dados de distribuição para processamento de liquidação (S508).
Quando os dados de distribuição são determinados não estarem disponíveis para processamento de liquidação na etapa S506, o aparelho de processamento de informação 400 desabilita o indicador de uso do dados de distribuição para processamento de liquidação (S510). Quando o processamento da etapa S510 é efetuado, o aparelho de processamento de informação 400 usa os dados de distribuição para outro processamento correspondendo aos dados de distribuição (por exemplo, processamento relacionado à campanha em série).
Quando o processamento da etapa S508 ou etapa S510 é completado, o aparelho de processamento de informação 400 gera uma solicitação de atualização dos dados de distribuição para atualizar os dados de distribuição armazenada no chip de CI (S512).
Exemplos de solicitação de atualização dos dados de distribuição gerado pelo aparelho de processamento de informação 400 incluem uma instrução para atualizar informação indicando o número de vezes de uso permitido incluído nos dados de distribuição (por exemplo, instrução de subtração de numerai), uma instrução de eliminação de dados de distribuição armazenados no chip de CI, e o similar. Contudo, a solicitação de atualização dos dados de distribuição gerada pelo aparelho de processamento de informação 400 não é limitado a isto. Na seguinte explanação, a solicitação de atualização dos dados de distribuição gerada pelo aparelho de processamento de informação 400 é assumida ser uma instrução para atualizar informação indicando o número de vezes de uso permitido incluído nos dados de distribuição.
O aparelho de processamento de informação 400 pode gerar, para o usuário do terminal de processamento de informação 200, informação fornecida que é para ser fornecida quando os dados de distribuição são usados (por exemplo, informação para permitir ao usuário ver um sitio de web particular, informação de texto, e o similar) junto com a solicitação de atualização de dados de distribuição acima. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 pode gerar informação fornecida de acordo com o ID de cupom incluído nos dados de distribuição (um exemplo de informação para identificar o serviço de benefício). Contudo, o método para gerar informação fornecida no aparelho de processamento de informação 400 não é limitado a isto. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 pode gerar informação fornecida de acordo com a combinação do ID de cupom e do ID de meio incluídos nos dados de distribuição (informação para identificar fonte de anúncio).
Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 determina se os dados de distribuição recebidos podem ser usados ou não efetuando o processamento mostrado na FIG. 6. E para ser entendido que o processamento de determinação de uso dos dados de distribuição no aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao processamento mostrado na FIG. 6. O primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de novo será descrito com referência à FIG. 4. Quando a solicitação de atualização dos dados de distribuição é gerada na etapa S320, o aparelho de processamento de informação 400 transmite a solicitação de atualização dos dados de distribuição para a leitora/impressora 300 (S322). Quando a solicitação de atualização dos dados de distribuição não é gerada na etapa S320, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento da etapa S332 sem transmitir a solicitação de atualização dos dados de distribuição para a leitora/impressora 300.
Quando a informação fornecida é gerado junto com a solicitação de atualização de dados de distribuição, o aparelho de processamento de informação 400 pode transmitir a informação fornecida junto com a solicitação de atualização de dados de distribuição. Na seguinte explanação, o aparelho de processamento de informação 400 é assumido para transmitir a solicitação de atualização dos dados de distribuição a uma leitora/impressora 300 na etapa S322.
A leitora/impressora 300 recebe a solicitação de atualização dos dados de distribuição transmitida a partir do aparelho de processamento de informação 400 na etapa S322, e transmite a solicitação de atualização dos dados de distribuição para o chip de CI (S324).
Aqui, embora não mostrado na FIG. 4, a leitora/impressora 300 efetua indagação antes de efetuar o processamento da etapa S324, e de forma seletiva efetua o processamento da etapa S324 quando o chip de CI do terminal de processamento de informação 200 é detectado (quando o chip de CI envia uma resposta à indagação).
Por exemplo, quando não há nenhuma resposta enviada a partir do chip de CI do terminal de processamento de informação 200 em resposta à indagação acima, ou quando há uma enviada a partir de um terminal de processamento de informação diferente do terminal de processamento de informação 200, a leitora/impressora 300 não efetua o processamento da etapa S324. No caso acima, a leitora/impressora 300 transmite o resultado do processamento indicando que o processo de atualização dos dados de distribuição não é normalmente completado (por exemplo, informação do indicador descrito mais tarde) para o aparelho de processamento de informação 400 (S330).
O chip de CI recebe a solicitação de atualização dos dados de distribuição transmitida a partir da leitora/impressora 300 na etapa S324, e atualiza os dados de distribuição armazenados na memória interna com base na solicitação de atualização dos dados de distribuição (S326). Então, o chip de CI transmite o resultado do processamento do processamento da etapa S326 para a leitora/impressora 300 (S328). Um exemplo do resultado do processamento inclui informação de indicador representando, no pre- determinado número de bits, se o processo de atualização dos dados de distribuição é normalmente completado ou não. Contudo, o resultado do processamento da etapa S328 não é limitado a isto.
A leitora/impressora 300 recebe o resultado do processamento transmitido a partir do chip de CI na etapa S328, e transmite o resultado do processamento recebido para o aparelho de processamento de informação 400 (S330).
O aparelho de processamento de informação 400 recebe o resultado do processamento transmitido a partir da leitora/impressora 300 na etapa S330, e efetua processamento de liquidação de forma seletiva usando dados de distribuição (S332). Por exemplo, quando o indicador de uso dos dados de distribuição para processamento de liquidação está habilitado e quando o resultado do processamento recebido indica que o processo de atualização dos dados de distribuição está normalmente completado, o aparelho de processamento de informação 400 efetua processamento de liquidação usando os dados de distribuição. Nos outros casos, o aparelho de processamento de informação 400 efetua processamento de liquidação sem usar os dados de distribuição (o assim chamado processamento de liquidação normal).
Quando processamento de liquidação é efetuado na etapa S332, o aparelho de processamento de informação 400 grava um registro de uso de dados de distribuição (S334). Por exemplo, quando os dados de distribuição não são usados na etapa S332, o aparelho de processamento de informação 400 não efetua o processamento da etapa S334. No caso acima, por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 não efetua o processamento de S336 descrito mais tarde. Contudo, o processamento do aparelho de processamento de informação 400 no caso acima não é limitado a isto.
TABELA 8 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um registro de uso de dados de distribuição gravado pelo aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 grava o registro de uso de dados de distribuição com base nos dados de distribuição processados e na informação incluídos no elemento de informação de distribuição armazenada. É para ser entendido que o registro de uso de dados de distribuição gravado pelo aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na TABELA 8.
O primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 será de novo descrito com referência à FIG. 4. O aparelho de processamento de informação 400 transmite o registro de uso de dados de distribuição para o servidor de gerenciamento 100 (S336). Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento da etapa S336 em um intervalo regular ou cada vez que o registro de uso de dados de distribuição é gravado na etapa S334. Contudo, o tempo de acordo com o qual o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento da etapa S336 não é limitado a isto. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 pode efetuar o processamento da etapa S336 quando o aparelho de processamento de informação 400 recebe uma solicitação de aquisição de registro de uso transmitida a partir do servidor de gerenciamento 100.
O servidor de gerenciamento 100 recebe o registro de uso de dados de distribuição transmitido a partir do aparelho de processamento de informação 400 na etapa S336, e grava o registro de uso de dados de distribuição recebido (S338).
Aqui, o servidor de gerenciamento 100 grava o próprio registro de uso de dados de distribuição para os meios de armazenamento. Contudo, o processamento da etapa S338 não é limitado a isto. Por exemplo, o servidor de gerenciamento 100 pode também processar o registro de uso de dados de distribuição recebido e grava o registro de uso de dados de distribuição processado.
O servidor de gerenciamento 100 pode também obter não somente o registro de uso de dados de distribuição acima mas também informação sobre registros para vários tipos de processamentos a partir do servidor de distribuição 500 e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 através da rede 800, a fim de gravar registros relacionados ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000.
TABELA 9 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de um registro relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. O registro gravado como mostrado na TABELA 9 permite analisar, por exemplo, que a fonte de anúncio fornece o mais freqüente benefício usado, e conseqüentemente, o registro pode ser usado para comercialização. E para ser entendido que o registro relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na TABELA 9.
No sistema de processamento de informação 1000, por exemplo, cada aparelho efetua o processamento mostrado na FIG. 4, a fim de fornecer o serviço de benefício usando dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 e permite ao usuário do terminal de processamento de informação 200 receber serviço de benefício.
(C-2) Segundo exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício
O sistema de processamento de informação 1000 efetua o processamento de acordo com o primeiro exemplo mostrado no (C-I) acima, a fim de fornecer serviço de benefício usando dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 e permite ao usuário do terminal de processamento de informação 200 receber serviço de benefício. Contudo, o processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada ao primeiro exemplo mostrado na FIG. 4. Conseqüentemente, o segundo exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção será de forma subseqüente descrito.
FIG. 7 é um diagrama explanatório ilustrando o segundo exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. FIG. 7 explica um exemplo de serviço de benefício usando dados de distribuição, na mesma maneira que o primeiro exemplo mostrado na FIG. 4. Mais especificamente, neste exemplo,, o aparelho de processamento de informação 400 usa os dados de distribuição para processamento de liquidação a fim de aplicar desconto quando um item é comprado.
Na mesma maneira como o primeiro exemplo mostrado na FIG. 4, FIG. 7 mostra um elemento constituinte típico do terminal de processamento de informação 200, a saber, um chip de CI para efetuar processamento relacionado à comunicação usando uma onda de portadora de uma pré-determinada freqüência. Na seguinte explanação, na mesma maneira que o primeiro exemplo mostrado na FIG. 4, o chip de CI arrumado no terminal de processamento de informação 200 (que pode ser daqui em diante simplesmente referido como "chip de CI") é assumido para armazenar, por exemplo, dados de distribuição como um resultado do processamento da FIG. 2.
Na mesma maneira que a etapa S304 da FIG. 4, o aparelho de processamento de informação 400 identifica um código de item de um item que o usuário do terminal de processamento de informação 200 deseja comprar (S600).
Quando o aparelho de processamento de informação 400 identifica um código de item na etapa S600, o aparelho de processamento de informação 400 transmite uma solicitação de leitura de dados de distribuição para a leitora/impressora 300 (S602), na mesma maneira que a etapa S306 da FIG. 4. Quando o código de item é identificado na etapa S600, por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 transmite, para o usuário do terminal de processamento de informação 200, uma mensagem solicitando o usuário para passar o terminal de processamento de informação 200 sobre a leitora/impressora 300 quando o usuário recebe o serviço de benefício.
Na mesma maneira que a etapa S308 da FIG. 4, um chip de CI do terminal de processamento de informação 200 (daqui em diante simplesmente referido como "chip de CI" na FIG. 7) detecta recepção de uma onda de portadora transmitida a partir da leitora/impressora 300 em um intervalo regular/irregular ou continuamente (S604). Então, quando recepção de uma onda de portadora é detectada na etapa S604, o chip de CI responde que a onda de portadora é recebida (S606), na mesma maneira como a etapa S310 da FIG. 4.
Na mesma maneira que a etapa S312 da FIG. 4, a leitora/impressora 300 recebe uma resposta transmitida a partir do chip de CI na etapa S606, e transmite, para o chip de Cl, uma solicitação de leitura de dados de distribuição para transmitir dados de distribuição para o chip de CI (S608).
Na mesma maneira que a etapa S314 da FIG.8, o chip de CI recebe a solicitação de leitura de dados de distribuição transmitida a partir da leitora/impressora 300 na etapa S608, e lê dados de distribuição a partir da memória interna com base na solicitação de leitura de dados de distribuição recebida (S610). Então, na mesma maneira que a etapa S316 da FIG. 4, o chip de CI transmite os dados de distribuição lidos para a leitora/impressora 300 (S612). Em um caso onde os dados de distribuição não podem ser lidos na etapa S610, por exemplo, quando os dados de distribuição não estão armazenados na memória interna, o chip de CI transmite, para a leitora/impressora 300, o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos.
Na mesma maneira que a etapa S318 da FIG. 4, a leitora/impressora 300 recebe os dados de distribuição transmitidos a partir do chip de CI na etapa S612, e transmite os dados de distribuição recebidos para o aparelho de processamento de informação 400 (S614). Por exemplo, quando a leitora/impressora 300 recebe, proveniente do chip de CI, o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos, a leitora/impressora 300 não efetua o processamento da etapa S614. Contudo, o processamento da leitora/impressora 300 não é limitado a isto, quando a leitora/impressora 300 recebe, proveniente do chip de CI, o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos. No caso acima, por exemplo, a leitora/impressora 300 pode transmitir o resultado do processamento indicando que os dados de distribuição não podem ser lidos para o aparelho de processamento de informação 400. Na seguinte explanação, por exemplo, a leitora/impressora 300 é assumida para transmitir os dados de distribuição para o aparelho de processamento de informação 400, na mesma maneira que o primeiro exemplo mostrado na FIG. 4.
O aparelho de processamento de informação 400 recebe os dados de distribuição transmitidos a partir da leitora/impressora 300 na etapa S614, e de forma seletiva transmite, para o servidor de gerenciamento 100, a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para solicitar elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição (S616; processamento de solicitação de elemento de informação de distribuição).
[Exemplo de processamento de solicitação de elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação 400]
FIG. 8 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de solicitação de elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção.
O aparelho de processamento de informação 400 determina se o ID de cupom incluído nos dados de distribuição recebidos está ou não registrado no elemento de informação de distribuição armazenado (S700).
Quando o ID de cupom é determinado estar registrado no elemento de informação de distribuição na etapa S700, o aparelho de processamento de informação 400 não transmite a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para o servidor de gerenciamento 100 (S702). Quando o ID de cupom não é determinado estar registrado no elemento de informação de distribuição na etapa S700, o aparelho de processamento de informação 400 transmite a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para o servidor de gerenciamento 100 (S704).
Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento mostrado na FIG. 8, a fim de, de forma seletiva, transmitir a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para o servidor de gerenciamento 100. E para ser entendido que o processamento de solicitação de elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na FIG. 8.
O segundo exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 será descrito com referência à FIG. 7 de novo. O servidor de gerenciamento 100 recebe a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição transmitida a partir do aparelho de processamento de informação 400 na etapa S616, e de forma seletiva transmite, para o aparelho de processamento de informação 400, o elemento de informação de distribuição em resposta à solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição, com base na solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição recebida, no elemento de informação de distribuição armazenado, e no elemento de informação de gerenciamento de distribuição armazenado (S618; processamento de transmissão de elemento de informação de distribuição).
[Exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição no servidor de gerenciamento 100] FIG. 9 é um fluxograma ilustrando um exemplo de processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição no servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção.
O servidor de gerenciamento 100 determina se a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição é recebida ou não (S800).
Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição não é determinado ser recebida na etapa S800, o servidor de gerenciamento 100 não prossegue o processamento até a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição ser recebida. Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição não é determinada ser recebida até um pré-determinado período de tempo passe desde que a solicitação de informação é transmitida, o servidor de gerenciamento 100 pode terminar o processamento (um assim chamado tempo limite).
Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição é determinada ser recebida na etapa S800, o servidor de gerenciamento 100 determina se há qualquer elemento de informação de distribuição que pode ser usado pelo aparelho de processamento de informação 400 correspondendo à solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição (S802), na mesma maneira que a etapa S404 da FIG. 5.
Quando um elemento de informação de distribuição disponível não é determinado existir na etapa S802, o servidor de gerenciamento 100 notifica o aparelho de processamento de informação 400 de um erro (S810).
Quando um elemento de informação de distribuição disponível é determinado existir na etapa S802, o servidor de gerenciamento 100 determina se todo o elemento de informação de distribuição armazenado é transmitido para o aparelho de processamento de informação 400 (S804), na mesma maneira que a etapa S406 da FIG. 5.
Quando todos os elementos de informação de distribuição são determinados estarem transmitidos para o aparelho de processamento de informação 400 na etapa S804, o servidor de gerenciamento 100 notifica o aparelho de processamento de informação 400 de um erro (S810).
Quando todos os elementos de informação de distribuição não são determinados estarem transmitidos para o aparelho de processamento de informação 400 na etapa S804, o servidor de gerenciamento 100 transmite o elemento de informação de distribuição, que não foi transmitido, para o aparelho de processamento de informação 400 (S806), na mesma maneira que a etapa S408 da FIG. 5.
Quando o elemento de informação de distribuição é transmitido na etapa S806, o servidor de gerenciamento 100 atualiza elemento de informação de gerenciamento de distribuição correspondendo ao elemento de informação de distribuição enviado para o estado "enviado" (S808), na mesma maneira que a etapa S410 da FIG. 5.
O servidor de gerenciamento 100 de forma seletiva transmite o elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação efetuando, por exemplo, o processamento como mostrado na FIG. 9. E para ser entendido que um processamento de transmissão do elemento de informação de distribuição no servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado ao exemplo mostrado na FIG. 9.
O segundo exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 será de forma subseqüente descrito de novo com referência à FIG. 7. Quando a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição não é transmitida na etapa S616 ou quando o elemento de informação de distribuição transmitido a partir do servidor de gerenciamento 100 é recebido na etapa S618, o aparelho de processamento de informação 400 determina se os dados de distribuição recebidos estão disponíveis ou não (S620; processamento de determinação de uso dos dados de distribuição), na mesma maneira que a etapa S320 da FIG. 4.
Quando a solicitação de atualização dos dados de distribuição é gerada na etapa S620, o aparelho de processamento de informação 400 transmite a solicitação de atualização dos dados de distribuição para a leitora/impressora 300 (S622), na mesma maneira que a etapa S322 da FIG. 4. Quando a solicitação de atualização dos dados de distribuição não é gerada na etapa S620, o aparelho de processamento de informação 400 efetua o processamento da etapa S632 sem transmitir a solicitação de atualização dos dados de distribuição para a leitora/impressora 300.
A leitora/impressora 300 recebe a solicitação de atualização dos dados de distribuição transmitida a partir do aparelho de processamento de informação 400 na etapa S622, e transmite a solicitação de atualização dos dados de distribuição para o chip de CI (S624), como a etapa S324 da FIG. 4.
Aqui, embora não mostrado na FIG. 7, a leitora/impressora 300 efetua pesquisa antes de efetuar o processamento da etapa S624, e de forma seletiva efetua o processamento da etapa S624 quando o chip de CI do terminal de processamento de informação 200 é detectado, na mesma maneira que o primeiro exemplo mostrado na FIG. 4.
Por exemplo, quando não há nenhuma resposta enviada a partir do chip de CI do terminal de processamento de informação 200 em resposta à indagação acima, ou quando há uma resposta enviada a partir de um terminal de processamento de informação diferente do terminal de processamento de informação 200, a leitora/impressora 300 não efetua o processamento da etapa S624. No caso acima, a leitora/impressora 300 transmite o resultado do processamento indicando que o processo de atualização dos dados de distribuição não é normalmente completado (por exemplo, informação de indicador descrita mais tarde) para o aparelho de processamento de informação 400 (S630), na mesma maneira que o primeiro exemplo da FIG. 4.
O chip de CI recebe a solicitação de atualização dos dados de distribuição transmitida a partir da leitora/impressora 300 na etapa S624, e atualiza os dados de distribuição armazenados na memória interna, com base na solicitação de atualização dos dados de distribuição (S626) na mesma maneira que a etapa S326 da FIG. 4. Então, o chip de CI transmite o resultado do processamento do processamento da etapa S626 para a leitora/impressora 300 (S628), na mesma maneira que a etapa S328 da FIG. 4.
A leitora/impressora 300 recebe o resultado do processamento transmitido a partir do chip de CI na etapa S628, e transmite o resultado do processamento recebido para o aparelho de processamento de informação 400 (S630).
O aparelho de processamento de informação 400 recebe o resultado do processamento transmitido a partir da leitora/impressora 300 na etapa S630, e efetua processamento de liquidação de forma seletiva usando dados de distribuição (S632), na mesma maneira que a etapa S332 da FIG. 4.
Quando processamento de liquidação é efetuado na etapa S632, o aparelho de processamento de informação 400 de forma seletiva grava um registro de uso de dados de distribuição (S634), na mesma maneira que a etapa S334 da FIG. 4.
O aparelho de processamento de informação 400 transmite o registro de uso de dados de distribuição para o servidor de gerenciamento 100 (S636), na mesma maneira que a etapa S336 da FIG. 4.
O servidor de gerenciamento 100 recebe o registro de uso de dados de distribuição transmitido a partir do aparelho de processamento de informação 400 na etapa S636, e grava o registro de uso de dados de distribuição recebido (S638), na mesma maneira que a etapa S338 da FIG. 4.
No sistema de processamento de informação 1000, por exemplo, cada aparelho efetua o processamento mostrado na FIG. 7, a fim de fornecer o serviço de benefício usando dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 e permite ao usuário do terminal de processamento de informação 200 receber o serviço de benefício.
(C-3) Outro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício
O sistema de processamento de informação 1000 efetua o processamento relacionado ao primeiro e segundo exemplos mostrados nos (C-1) e (C-2) acima, a fim de fornecer serviço de benefício usando dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 e permite ao usuário do terminal de processamento de informação 200 receber o serviço de benefício. Contudo, o processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício no sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitado aos primeiro e segundo exemplos.
Por exemplo, no processamento de acordo com o segundo exemplo mostrado na FIG. 7, o sistema de processamento de informação 1000 pode efetuar o processamento de etapas S300 e S302 mostrado na FIG. 4 (pré- processamento para fornecimento de serviço de benefício) antes da etapa S600 mostrado na FIG. 7. Aqui, o processamento acima corresponde a uma combinação do processamento de acordo com o primeiro exemplo mostrado na FIG. 4 e o processamento de acordo com o segundo exemplo mostrado na FIG. 7.
Com o processamento combinado acima, o aparelho de processamento de informação 400 pode aumentar a chance que o aparelho de processamento de informação 400 já tenha elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 antes do usuário do terminal de processamento de informação 200 desejar receber o serviço de benefício, quando comparado com o caso onde o processamento de acordo com o segundo exemplo é usado.
Com o processamento combinado acima, o aparelho de processamento de informação 400 pode obter elemento de informação de distribuição a partir do servidor de gerenciamento 100 mesmo quando o elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 não é armazenado antecipadamente, na mesma maneira que o processamento de acordo com o segundo exemplo. Por conseguinte, com o processamento combinado acima, o aparelho de processamento de informação 400 pode aumentar a chance que o aparelho de processamento de informação 400 pode processar os dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200, quando comparado com o caso onde o processamento de acordo com o primeiro exemplo é usado.
Conforme descrito acima, por exemplo, o sistema de processamento de informação 1000 vai através dos estágios descritos acima (A) à (C), a fim de fornecer o serviço de benefício associado com o serviço para o usuário do terminal de processamento de informação 200 armazenando os dados de distribuição.
Aqui, o terminal de processamento de informação 200 armazena, com base na operação efetuada pelo usuário, dados de distribuição com base no elemento de informação de distribuição armazenados no servidor de gerenciamento 100 (os estágios acima (A), (B)). Em outras palavras, o servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000 é diferente da arte relacionada na qual o servidor de gerenciamento 100 não é configurado para transmitir e armazena os dados de distribuição para um terminal de processamento de informação determinado com base na inferência. Por conseguinte, o sistema de processamento de informação 1000 pode armazenar os dados de distribuição para o terminal de processamento de informação cujo usuário deseja receber o serviço de benefício em uma maneira mais confiável do que o aparelho na arte relacionada.
Mais ainda, no sistema de processamento de informação 1000, o servidor de gerenciamento 100 " de forma seletiva armazena elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100 para um respectivo aparelho de processamento de informação" e/ou "armazena , com base na solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição, elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação que transmitiu a solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição" (o estágio acima (C)). Por conseguinte, o sistema de processamento de informação 1000 fornece o terminal de processamento de informação com serviço de benefício usando os dados de distribuição armazenados, a fim de permitir ao usuário do terminal de processamento de informação 200 receber serviço de benefício.
Por conseguinte, o sistema de processamento de informação 1000 permite fornecer o usuário com serviço relacionado ao benefício associado com o serviço, que é fornecido usando os dados armazenados no terminal de processamento de informação.
[2] Exemplo de configuração de sistema de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção
Subseqüentemente, a configuração de cada aparelho constituindo o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção será descrito.
[Servidor de gerenciamento 100]
FIG. 10 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de configuração do servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção. O servidor de gerenciamento 100 inclui uma unidade de comunicação 102 (unidade de comunicação do lado do servidor), uma unidade de armazenamento 104 (unidade de armazenamento do lado do servidor), e uma unidade de controle 106.
Em adição, o servidor de gerenciamento 100 pode include, por exemplo, uma ROM (Memória Somente de Leitura; não mostrada), um RAM (Memória de Acesso Aleatório; não mostrada), uma unidade de operação (não mostrada) que pode ser operada pelo usuário do servidor de gerenciamento 100, um unidade de exibição (não mostrada) que exibe vários tipos de telas na tela de exibição, e o similar. Por exemplo, no servidor de gerenciamento 100, uma barra de comunicação servindo como um caminho de transmissão de dados conecta cada elemento constituinte.
Aqui, a ROM (não mostrada) armazena programas usados pela unidade de controle 106 e dados de controle tal como parâmetros de computação. A RAM (não mostrada) primeiramente armazena os programas executados através da unidade de controle 106. Um exemplo da unidade de operação (não mostrada) inclui um dispositivo de entrada de operação descrito mais tarde. Um exemplo da unidade de exibição (não mostrada) inclui um dispositivo de exibição descrito mais tarde.
[Exemplo de configuração de hardware do servidor de gerenciamento 100]
FIG. 11 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de configuração de hardware do servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção. Por exemplo, o servidor de gerenciamento 100 inclui uma MPU 150, uma ROM 152, uma RAM 154, um meio de gravação 156, uma interface de entrada/saída 158, um dispositivo de entrada de operação 160, um dispositivo de exibição 162, e uma interface de comunicação 164 com referência à FIG. 11. Por exemplo, no servidor de gerenciamento 100, uma barra de comunicação 166 servindo como um caminho de transmissão de dados conecta cada elemento constituinte. A MPU 150 inclui uma MPU (Unidade de Micro Processamento) e um circuito integrado e o similar no qual uma grande quantidade de circuitos executando função de controle estão integrados. A MPU 150 serve como uma unidade de controle 106 controlando o inteiro servidor de gerenciamento 100. No servidor de gerenciamento 100, a MPU 150 pode também executar os papéis de uma unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110, uma unidade de gerenciamento de informação 112, e uma unidade de solicitação de transmissão 114, que estão descritos mais tarde.
A ROM 152 primeiramente armazena programas usados pela MPU 150 e dados de controle tal como parâmetros de computação, e a RAM 154 primeiramente armazena, por exemplo, programas e o similar executados pela MPU 150.
O meio de gravação 156 é meio de armazenamento no servidor de gerenciamento 100, e serve como uma unidade de armazenamento 104 no servidor de gerenciamento 100. O meio de gravação 156 armazena vários tipos de dados tal como, elemento de informação de distribuição, elemento de informação de gerenciamento de distribuição, um registro de uso de dados de distribuição, informação de fonte de anúncio, várias aplicações, e o similar.
Exemplos do meio de gravação 156 incluem um meio de gravação magnético tal como um disco rígido, uma memória não volátil tal como uma EEPROM (Memória Somente de Leitura Eletricamente Passível de Apagar e Programável), uma memória flash, uma MRAM (Memória de Acesso Aleatório de Magneto Resistivo), uma FeRAM (Memória de Acesso Aleatório de Ferro Elétrica), e uma PRAM (Memória de Acesso Aleatório de Mudança de Fase). Contudo, o meio de gravação 156 não é limitado a isto. O servidor de gerenciamento 100 pode também ter o meio de gravação 156 em uma maneira destacável.
A interface de entrada/saída 158 conecta, por exemplo, o dispositivo de entrada de operação 160 e o dispositivo de exibição 162. Exemplos da interface de entrada/saída 158 incluem um terminal de USB (Barra de Comunicação Serial Universal), um terminal de DVI (Interface Visual Digital), um termin. Contudo, uma interface de entrada/saída 158 não é limitada a isto. E para ser entendido que uma interface de entrada/saída 158 pode ser conectada a um dispositivo de exibição (por exemplo, um mostrador externo) e um dispositivo de entrada de operação (por exemplo, um teclado e um mouse), servindo como um dispositivo externo do servidor de gerenciamento 100.
O dispositivo de entrada de operação 160 serve como uma unidade de operação (não mostrada). O dispositivo de entrada de operação 160 é arrumado no, por exemplo, servidor de gerenciamento 100, e é conectado à interface de entrada/saída 158 no servidor de gerenciamento 100. O dispositivo de entrada de operação 160 pode ser, por exemplo, botões, chaves de seta, um seletor rotacional tal como um disco de etapa, ou uma combinação dele. Contudo, o dispositivo de entrada de operação 160 não é limitado a isto.
O dispositivo de exibição 162 funciona como a unidade de exibição (não mostrada) que exibe, na tela de exibição, vários tipos de telas tal como uma tela de operação permitindo ao usuário para efetuar a operação desejada. O dispositivo de exibição 162 é arrumado no, por exemplo, servidor de gerenciamento 100, e é conectado à interface de entrada/saída 158 no servidor de gerenciamento 100. Exemplos do dispositivo de exibição 162 incluem um mostrador de cristal líquido (LCD), um mostrador Orgânico de Eletro Luminescência (EL orgânico), ou um mostrador de Diodo de Emissão de Luz Orgânico (OLED). Contudo, o dispositivo de exibição 162 não é limitado a isto.
A interface de comunicação 164 é formada de meios de comunicação do servidor de gerenciamento 100, e serve como uma unidade de comunicação 102 para comunicar no modo sem fio ou através de fio com um dispositivo externo através da rede 800 (ou diretamente). Exemplos da interface de comunicação 164 incluem uma antena de comunicação, um circuito de RF (comunicação de rádio), um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção (comunicação com fio). Contudo, uma interface de comunicação 164 não é limitada a isto. Por exemplo, uma interface de comunicação 164 pode ser configurada de acordo com a rede 800.
Por exemplo, com a configuração mostrada na FIG. 11, o servidor de gerenciamento 100 efetua vários processamentos do servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000. É para ser entendido que a configuração de hardware do servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à configuração mostrada na FIG. 11.
Um exemplo de configuração do servidor de gerenciamento 100 será de novo descrito com referência à FIG. 10. A unidade de comunicação 102 é formada de meios de comunicação do servidor de gerenciamento 100, e se comunica no modo sem fio ou através de fio com cada um dos aparelhos de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000 e dispositivos externos tal como o servidor de distribuição 500 e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 através da rede 800 (ou diretamente). Exemplos da unidade de comunicação 102 incluem uma antena de comunicação, um circuito de RF (comunicação de rádio), um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção (comunicação com fio). Contudo, a unidade de comunicação 102 não é limitada a isto.
A unidade de armazenamento 104 é formada de meios de armazenamento do servidor de gerenciamento 100. Exemplos da unidade de armazenamento 104 incluem um meio de gravação magnético tal como um disco rígido e uma memória não volátil tal como uma memória flash. Contudo, a unidade de armazenamento 104 não é limitada a isto.
Em adição, a unidade de armazenamento 104 armazena vários tipos de dados tal como elemento de informação de distribuição, elemento de informação de gerenciamento de distribuição, registro de uso de dados de distribuição, informação de fonte de anúncio, e várias aplicações. Aqui, FIG. 10 mostra um exemplo onde a unidade de armazenamento 104 armazena um banco de dados de dados de distribuição 120, um banco de dados de informação de gerenciamento de distribuição 122 armazenando elemento de informação de gerenciamento de distribuição em um formato de banco de dados, e um banco de dados de registro de uso de dados de distribuição 124 armazenando um registro de uso de dados de distribuição em um formato de banco de dados. Contudo, os dados armazenados na unidade de armazenamento 104 não são limitados a estes.
A unidade de controle 106 é constituída de, por exemplo, uma MPU e um circuito integrado e o similar na qual vários tipos de circuitos de processamento estão integrados. A unidade de controle 106 executa o papel de controlar o inteiro servidor de gerenciamento 100. Em adição, a unidade de controle 106 inclui uma unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110, uma unidade de gerenciamento de informação 112, uma unidade de solicitação de transmissão 114, e o similar, e executa um papel importante nos vários tipos de processamentos descritos acima efetuado no servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000. Aqui, FIG. 10 mostra a configuração (blocos funcionais) relacionado ao processamento do estágio (C) acima dos vários tipos de processamentos descritos acima efetuados no servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000.
A unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110 de forma seletiva transmite o elemento de informação de distribuição de acordo com a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação tendo transmitido a solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição, com base na solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição recebida pela unidade de comunicação 102 e com base no elemento de informação de distribuição e no elemento de informação de gerenciamento de distribuição armazenado na unidade de armazenamento 104.
Mais especificamente, a unidade de processamento de transmissão de elemento de informação de distribuição 110 executa transmissão seletiva de elemento de informação de distribuição efetuando, por exemplo, o processamento mostrado na FIG. 5 (o processamento correspondendo ao primeiro exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício) e/ou o processamento mostrado na FIG. 9 (o processamento correspondendo ao segundo exemplo de processamento relacionado ao fornecimento de serviço de benefício). Contudo, o método para executar transmissão seletiva de elemento de informação de distribuição na unidade de processamento de transmissão de elemento de informação de distribuição 110 não é limitado a isto. Quando a unidade de processamento de transmissão de elemento de informação de distribuição 110 de forma seletiva transmite o elemento de informação de distribuição efetuando o processamento mostrado na FIG. 5 (ou o processamento relacionado ao outro exemplo mostrado em (C-3)), a unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110 efetua o processamento cooperando com a unidade de solicitação de transmissão 114 que de forma seletiva transmite uma solicitação de transmissão.
A unidade de gerenciamento de informação 112 coopera com a unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110 para, de forma seletiva, atualizar um estado de transmissão do elemento de informação de gerenciamento de distribuição armazenado para o estado de "enviado".
Mais especificamente, por exemplo, quando a unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110 transmite o elemento de informação de distribuição de acordo com a solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição, efetuando o processamento da etapa S410 da FIG. 5 e da etapa S808 da FIG. 9, a unidade de gerenciamento de informação 112 atualiza o elemento de informação de gerenciamento de distribuição correspondendo ao elemento de informação de distribuição transmitido para o estado "enviado".
A unidade de solicitação de transmissão 114 transmite uma solicitação de aquisição de informação para cada aparelho de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000.
Mais especificamente, por exemplo, a unidade de solicitação de transmissão 114 transmite uma solicitação de aquisição de informação efetuando o processamento da etapa S400 da FIG. 5.
Por exemplo, a unidade de controle 106 inclui uma unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110, um unidade de gerenciamento de informação 112, e uma unidade de solicitação de transmissão 114, e executa um papel importante nos vários tipos de processamento descritos acima efetuados no servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000.
Contudo, a configuração da unidade de controle 106 do servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada ao exemplo mostrado na FIG. 10. Por exemplo, a unidade de controle 106 de acordo com a modalidade da presente invenção pode ainda incluir uma unidade de geração de informação de anúncio (não mostrada) gerando elemento de informação de anúncio com base em uma solicitação de aquisição de elemento de informação de anúncio transmitida a partir do servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A e o similar e com base no elemento de informação de distribuição armazenado e na informação de fonte de anúncio armazenada.
Por exemplo, o servidor de gerenciamento 100 usa a configuração mostrada na FIG. 10 para efetuar os vários tipos de processamentos descritos acima no servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000. É para ser entendido que a configuração do servidor de gerenciamento 100 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à configuração mostrada na FIG. 10.
[Terminal de processamento de informação 200 e leitora/impressora 300]
Subseqüentemente, as configurações do terminal de processamento de informação 200 e a leitora/impressora 300 serão descritos. O terminal de processamento de informação 200 e a leitora/impressora 300 podem efetuar comunicação sem fio usando uma onda de portadora de uma freqüência pré-determinada tal como 13,56 MHz (que pode ser daqui em diante simplesmente referido como "onda de portadora"). FIG. 12 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de configurações do terminal de processamento de informação 200 e da leitora/impressora 300 de acordo com a modalidade da presente invenção. Aqui, FIG. 12 também mostra o aparelho de processamento de informação 400 conectado à leitora/impressora 300.
[Configuração do terminal de processamento de informação 200]
O terminal de processamento de informação 200 inclui uma antena de comunicação 202, um chip de CI 204, uma MPU 206, uma ROM 208, uma RAM 210, um meio de gravação 212, uma interface de entrada/saída 214, um dispositivo de entrada de operação 216, um dispositivo de exibição 218, e uma interface de comunicação 220. Por exemplo, no terminal de processamento de informação 200, uma barra de comunicação 222 servindo como um caminho de transmissão de dados conecta cada elemento constituinte.
A antena de comunicação 202 recebe uma onda de portadora transmitida a partir de um dispositivo externo tal como a leitora/impressora 300, e transmite um sinal de resposta com base em um resultado do processamento obtido como um resultado do processamento do chip de CI 204. Na seguinte explanação, por exemplo, o terminal de processamento de informação 200 é assumido para processar a processo a onda de portadora transmitida a partir da leitora/impressora 300.
A antena de comunicação 202 inclui, por exemplo, um circuito de oscilação incluindo uma bobina (indutor) Ll tendo uma pré-determinada indutância e um capacitor C2 tendo uma pré-determinada capacitância, e gera uma voltagem induzida por indução eletromagnética de acordo com recepção de uma onda de portadora. A antena de comunicação 202 emite uma voltagem de recepção ressonado a voltagem induzida em uma pré-determinada freqüência de ressonância. A freqüência de ressonância da antena de comunicação 202 é configurada de acordo com a freqüência da onda de portadora tal como 13,56 MHz. Com a configuração acima, a antena de comunicação 202 recebe a onda de portadora, e transmite um sinal de resposta forçando a unidade de modulação de carga 234 (descrito mais tarde) do chip de CI204 a realizar modulação de carga.
O chip de CI 204 de retira modulação e processa o sinal de onda de portadora com base na onda de portadora recebida, e usa modulação de carga para transmitir um sinal de resposta a partir da antena de comunicação 202.
<Exemplo de configuração do chip de CI 204>
O chip de CI 204 inclui uma unidade de detecção de portadora 224, um áudio de detecção 226, um regulador 228, uma unidade de retirada de modulação 230, uma unidade de processamento de dados 232, e uma unidade de modulação de carga 234. Embora não mostrado na FIG. 12, o chip de CI 204 pode ainda incluir, por exemplo, um circuito de proteção (não mostrado) para prevenir sobre voltagem e sobre corrente de serem aplicadas nas unidades de processamento de dados 232. Exemplos do circuito de proteção (não mostrado) incluem um circuito de engate constituído por diodos e o similar. Contudo, o circuito de proteção (não mostrada) não é limitado a isto.
Em adição, o chip de CI 204 inclui uma ROM 236, uma RAM 238, uma memória interna 240, uma UART 242, e o similar. Por exemplo, a unidade de processamento de dados 232 é conectado pela barra de comunicação 244 servindo como um caminho de transmissão de dados com a ROM 236, a RAM 238, a memória interna 240, e a UART 242.
Por exemplo, a unidade de detecção de portadora 224 gera um sinal de detecção retangular com base na voltagem de recepção transmitida a partir da antena de comunicação 202, e transmite o sinal de detecção para as unidade de processamento de dados 232. Por exemplo, a unidade de processamento de dados 232 usa o sinal de detecção de transmissão acima como um relógio de processamento para processamento de dados. Aqui, o sinal de detecção acima é com base na voltagem de recepção transmitida a partir da antena de comunicação 202, e por conseguinte, o sinal de detecção acima está em sincronização com a freqüência da onda de portadora transmitida a partir da leitora/impressora 300. Por conseguinte, o chip de CI 204 tendo a unidade de detecção de portadora 224 pode efetuar o processamento com a leitora/impressora 300 em sincronização com a leitora/impressora 300.
A unidade de detecção 226 retifica a voltagem de recepção emitida a partir da antena de comunicação 202. Aqui, a unidade de detecção 226 pode ser feita com um diodo Dl e um capacitor C2. Contudo, a unidade de detecção 226 não é limitada a isto.
O regulador 228 aplaina e regula a voltagem de recepção em uma voltagem constante, e emite uma voltagem de operação para a unidade de processamento de dados 232. Aqui, o regulador 228 pode usar a componente de corrente direta da voltagem de recepção como uma voltagem de operação.
A unidade de retirada de modulação 230 retira a modulação do sinal de onda de portadora com base na voltagem de recepção, e emite dados correspondendo ao sinal de onda de portadora incluído na onda de portadora (por exemplo, um sinal de dados binários, que se torna ou de nível alto ou de nível baixo). Aqui, a unidade de retirada de modulação 230 pode emitir um componente de corrente alternada da voltagem de recepção como dados.
A unidade de processamento de dados 232 usa a voltagem de operação emitida a partir do regulador 228 como um fornecimento de energia, e a unidade de processamento de dados 232 processa os dados dos quais modulação foi retirada pela unidade de retirada de modulação 230. Por exemplo, a unidade de processamento de dados 232 pode ser estruturada através de uma MPU. Contudo, a unidade de processamento de dados 232 não é limitada a isto.
Em adição, a unidade de processamento de dados 232 de forma seletiva gera, de acordo com o resultado de processamento, um sinal de controle controlando modulação de carga relacionada à resposta fornecida para a leitora/impressora 300. Então, a unidade de processamento de dados 232 de forma seletiva emite o sinal de controle para a unidade de modulação de carga 234.
Em adição, a unidade de processamento de dados 232 lê e atualiza dados armazenados na memória interna 240 com base em uma instrução incluída nos dados dos quais modulação foi retirada pela unidade de retirada de modulação 230 e com base em uma instrução transmitida a partir de um elemento constituinte externo (por exemplo, a MPU 206) do chip de CI 204 através da UART 242. A unidade de modulação de carga 234 inclui, por exemplo, uma carga Z e um comutador SWl. A unidade de modulação de carga 234 efetua modulação de carga, de forma seletiva, conectando (habilitando) a carga Z de acordo com o sinal de controle transmitido a partir da unidade de processamento de dados 232. Aqui, a carga Z é constituída, por exemplo, de um resistor tendo um pré-determinado valor resistivo. Contudo, a carga não é limitada a isto. Por outro lado, o comutador SWl é constituído, por exemplo, de um MOSFET (Transistor de Efeito de Campo de Metal Oxido de Semicondutor) do tipo de canal ρ ou um MOSFET do tipo de canal n. Contudo, o comutador SWl não é limitado a isto.
A ROM 236 armazena dados de controle tal como programas e parâmetros de computação que são usados pela unidade de processamento de dados 232. A RAM 238 primeiramente armazena, programas executados pela unidade de processamento de dados 232, resultados de computação, estados de execução, e o similar.
A memória interna 240 é formada de meios de armazenamento do chip de CI 204, e tem, por exemplo, propriedade de resistência à adulteração. A unidade de processamento de dados 232 lê dados, escreve novos dados, e atualiza dados na memória interna 240. Por exemplo, a memória interna 240 armazena vários tipos de dados tais como dados de distribuição, valores eletrônicos, e dados de aplicação. Por exemplo, na FIG. 12, a memória interna 240 armazena os dados de distribuição 246. Contudo, os dados armazenados na memória interna 240 não são limitados a isto.
A UART 242 é constituída por uma UART (Transmissor Receptor Assíncrono Universal). A UART 242 executa o papel de uma interface de comunicação com um elemento constituinte externo do chip de CI 204. Por exemplo, na FIG. 12, a UART 242 é conectada à barra de comunicação 222.
Com a configuração acima, o chip de CI 204 pode processar um sinal de onda de portadora recebido através da antena de comunicação 202, e pode transmitir um sinal de resposta modulado por modulação de carga a partir da antena de comunicação 202.
A MPU 206 serve como uma unidade de controle para controlar o inteiro terminal de processamento de informação 200. Em adição, a MPU 206 assim como a unidade de processamento de dados 232 do chip de CI 204 executa um papel importante nos vários tipos de processamentos descritos acima efetuados no terminal de processamento de informação 200 do sistema de processamento de informação 1000.
A ROM 208 armazena dados de controle tal como programa e parâmetros de computação usados pela MPU 206. Por outro lado, a RAM 210 primeiramente armazena programas e o similar executados pela MPU 206.
O meio de gravação 212 serve como uma unidade de armazenamento do terminal de processamento de informação 200, e armazena vários tipos de dados tal como elemento de informação de dados de distribuição e vários tipos de aplicações. Exemplos do meio de gravação 212 incluem um meio de gravação magnético tal como um disco rígido e uma memória não volátil tal como uma EEPROM, uma memória flash, uma MRAM, uma FeRAM, e uma PRAM. Contudo, o meio de gravação 212 não é limitado a isto.
A interface de entrada/saída 214 conecta, por exemplo, o dispositivo de entrada de operação 216 e o dispositivo de exibição 218. Exemplos da interface de entrada/saída 214 incluem um terminal de USB, um terminal de DVI, e um terminal de HDMI. Contudo, a interface de entrada/saída 214 não é limitada a isto. É para ser entendido que a interface de entrada/saída 214 pode ser conectada a um dispositivo de exibição (por exemplo, um mostrador externo) e um dispositivo de entrada de operação (por exemplo, um teclado e um mouse), servindo como um dispositivo externo do terminal de processamento de informação 200. O dispositivo de entrada de operação 216 serve como uma unidade de operação do terminal de processamento de informação 200. O dispositivo de entrada de operação 216 é arrumado, por exemplo, no terminal de processamento de informação 200, e é conectado à interface de entrada/saída 214 no terminal de processamento de informação 200. O dispositivo de entrada de operação 216 pode ser, por exemplo, botões, chaves de seta, um seletor rotacional tal como um disco de etapa, ou uma combinação deles. Contudo, o dispositivo de entrada de operação 216 não é limitado a isto.
O dispositivo de exibição 218 executa o papel da unidade de exibição que exibe, em uma tela de exibição, vários tipos de telas tal como uma tela de operação permitindo o usuário para efetuar a operação desejada. O dispositivo de exibição 218 é arrumado, por exemplo, no terminal de processamento de informação 200, e é conectado à interface de entrada/saída 214 no terminal de processamento de informação 200. Exemplos do dispositivo de exibição 218 incluem um mostrador de cristal líquido e um mostrador Orgânico de Eletro Luminescência. Contudo, o dispositivo de exibição 218 não é limitado a isto.
A interface de comunicação 220 é formada de meios de comunicação do terminal de processamento de informação 200 para comunicar com um dispositivo externo através de um outro caminho de comunicação que é diferente do caminho de comunicação para comunicação sem fio usando a onda de portadora da pré-determinada freqüência. A interface de comunicação 220 serve como uma unidade de comunicação para se comunicar com um dispositivo externo tal como o servidor de distribuição 500, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600, e o servidor de fornecimento de informação de anúncio 700A através da rede 800 (ou diretamente). Exemplos da interface de comunicação 220 incluem uma a antena de comunicação e um circuito de RF (comunicação de rádio). Contudo, a interface de comunicação 220 não é limitada a isto. Por exemplo, a interface de comunicação 220 pode ser configurada de acordo com a rede 800.
Por exemplo, o terminal de processamento de informação 200 pode ser configurado como mostrado na FIG. 12, a fim de efetuar os vários tipos de processamentos descritos acima no terminal de processamento de informação 200 do sistema de processamento de informação 1000.
Contudo, a configuração do terminal de processamento de informação 200 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à configuração como mostrada na FIG. 12. Por exemplo, o terminal de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode ter um circuito de antena e um circuito de processamento para receber uma onda de transmissão por difusão transmitida pela estação de transmissão por difusão 700B e o similar e processar o sinal de transmissão por difusão incluído na onda de transmissão por difusão recebida. Por exemplo, não é necessário para o terminal de processamento de informação 200 ter, em uma forma de um chip de Cl, cada elemento constituinte constituindo o chip de CI204 como mostrado na FIG. 12.
[Leitora/impressora 300]
A leitora/impressora 300 inclui uma unidade de geração de sinal de onda de portadora 302, uma unidade de transmissão de onda de portadora 304, uma unidade de retirada de modulação 306, e uma unidade de controle 308. A leitora/impressora 300 é conectada a um dispositivo externo tal como o aparelho de processamento de informação 400, e pode transmitir um sinal de onda de portadora de acordo com uma instrução de transmissão transmitida a partir do dispositivo externo. Por exemplo, na seguinte explanação, a configuração da leitora/impressora 300 será descrita enquanto a leitora/impressora 300 é assumida estar conectada com o aparelho de processamento de informação 400. A leitora/impressora 300 pode incluir uma ROM (não mostrada), uma RAM (não mostrada), um registro (não mostrado), um circuito de criptografia (não mostrado) para criptografar comunicação, uma unidade de armazenamento (não mostrada), uma interface de conexão (não mostrada) para se conectar a um dispositivo externo e a um outro circuito, e o similar. Por exemplo, na leitora/impressora 300, uma barra de comunicação servindo como um caminho de transmissão de dados conecta cada elemento constituinte.
A ROM (não mostrada) armazena programas usados pela unidade de controle 308 e dados de controle tal como parâmetros de computação. A RAM (não mostrada) primeiramente armazena programas executados pela unidade de controle 308. Adicionalmente o registro (não mostrado) mantém resultados de computação e estados de execução da unidade de controle 308. A unidade de armazenamento (não mostrada) armazena, por exemplo, aplicações e dados usados na leitora/impressora 300.
Exemplos da unidade de armazenamento (não mostrada) incluem um meio de gravação magnético tal como um disco rígido e uma memória não volátil tal como uma memória flash. Contudo, a unidade de armazenamento (não mostrada) não é limitada a isto. Exemplos da interface de comunicação incluem uma UART, um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção. Contudo, a interface de conexão não é limitada a isto.
A unidade de geração de sinal de onda de portadora 302 recebe uma instrução de geração de sinal de onda de portadora a partir da unidade de controle 308, e gera um sinal de onda de portadora de acordo com uma instrução de geração de sinal de onda de portadora. Na FIG. 12, a unidade de geração de sinal de onda de portadora 302 é assumida para ser uma fonte de energia de corrente alternada. Contudo, a unidade de geração de sinal de onda de portadora 302 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, a unidade de geração de sinal de onda de portadora 302 de acordo com a modalidade da presente invenção pode ser estruturada através de um circuito de modulação (não mostrada) para modular um sinal de acordo com modulação de ASK (Chaveamento de Deslocamento de Amplitude) e um circuito amplificador (não mostrada) para amplificar a saída do circuito de modulação. Deve ser notado que um sinal de onda de portadora gerado pela unidade de geração de sinal de onda de portadora 302 pode incluir, por exemplo, dados processados e vários tipos de instruções de processamento dadas ao terminal de processamento de informação 200. Contudo, um sinal de onda de portadora não é limitado a isto. Por exemplo, um sinal de onda de portadora de acordo com a modalidade da presente invenção pode ser um sinal para forçar a unidade de transmissão de onda de portadora 304 a gerar uma onda de portadora fornecendo energia elétrica para o terminal de processamento de informação 200.
A unidade de transmissão de onda de portadora 304 tem, por exemplo, uma bobina (indutor) L2 tendo uma pré-determinada indutância, e transmite uma onda de portadora de acordo com um sinal de onda de portadora gerado pela unidade de geração de sinal de onda de portadora 302. Em adição, a unidade de transmissão de onda de portadora 304 pode também receber um sinal de resposta a partir do terminal de processamento de informação 200. Em outras palavras, a unidade de transmissão de onda de portadora 304 pode servir como uma antena de comunicação da leitora/impressora 300. Por exemplo, na FIG. 12, a unidade de transmissão de onda de portadora 304 é feita pela bobina L2. Contudo, a unidade de transmissão de onda de portadora 304 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, um circuito ressonante pode ser ainda estruturado utilizando um capacitor.
Por exemplo, a unidade de retirada de modulação 306 efetua detecção de envelope na variação da amplitude de voltagem na extremidade da antena da unidade de transmissão de onda de portadora 304, e converte o sinal detectado em valores binários, assim sendo retirando a modulação do sinal de resposta a partir do terminal de processamento de informação 200. Os meios para modular o sinal de resposta na unidade de retirada de modulação 306 não são limitados a esses. Por exemplo, o sinal de resposta também pode ser retirada a modulação usando a variação da fase da voltagem na extremidade da antena da unidade de transmissão de onda de portadora 304.
Por exemplo, a unidade de controle 308 é estruturada por um MPU. A unidade de controle 308 pode efetuar vários tipos de processamentos tal como transmitir os dados dos quais foi retirado modulação pela unidade de retirada de modulação 306 para o aparelho de processamento de informação 400 ou gerar uma instrução de geração de sinal de onda de portadora com base nos dados dos quais foi retirado modulação pela unidade de retirada de modulação 306.
Por exemplo, a leitora/impressora 300 é configurada como mostrado na FIG. 12, a fim de transmitir uma onda de portadora e retirar modulação de um sinal de resposta transmitido a partir do terminal de processamento de informação 200. E para ser entendido que a configuração da leitora/impressora 300 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à configuração como mostrado na FIG. 12.
[Aparelho de processamento de informação 400]
Subseqüentemente, a configuração do aparelho de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção será descrito. Na seguinte explanação, um dos aparelhos de processamento de informação constituindo o sistema de processamento de informação 1000, i.e., o aparelho de processamento de informação 400 mostrado na Fig. 1, será descrito como um exemplo.
FIG. 13 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo de configuração do aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção. O aparelho de processamento de informação 400 inclui uma unidade de comunicação 402 (unidade de comunicação do lado do aparelho), uma unidade de conexão 404, uma unidade de armazenamento 406 (unidade de armazenamento do lado do aparelho), e uma unidade de controle 408.
Em adição, o aparelho de processamento de informação 400 pode incluir, por exemplo, uma ROM (não mostrada), uma RAM (não mostrada), uma unidade de operação (não mostrada) que pode ser operada pelo usuário do aparelho de processamento de informação 400, e pela unidade de exibição (não mostrada) para exibir várias telas em uma tela de exibição. Por exemplo, no aparelho de processamento de informação 400, uma barra de comunicação servindo como um caminho de transmissão de dados conecta cada elemento constituinte.
Aqui, a ROM (não mostrada) armazena programas usados pela unidade de controle 408 e dados de controle tal como parâmetros de computação. A RAM (não mostrada) primeiramente armazena programas executados pela unidade de controle 408. Um exemplo da unidade de operação (não mostrada) inclui um dispositivo de entrada de operação descrito mais tarde. Um exemplo da unidade de exibição (não mostrada) inclui um dispositivo de exibição descrito mais tarde.
[Exemplo de configuração de hardware do aparelho de processamento de informação 400]
FIG. 14 é um diagrama explanatório ilustrando um exemplo da configuração de hardware do aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção. Aqui, FIG. 14 também mostra a leitora/impressora 300.
O aparelho de processamento de informação 400 inclui, por exemplo, uma MPU 450, uma ROM 452, uma RAM 454, um meio de gravação 456, uma interface de entrada/saída 458, um dispositivo de entrada de operação 460, um dispositivo de exibição 462, uma interface de comunicação 464, e uma interface de comunicação 466 com referência à FIG. 14. Por exemplo, no aparelho de processamento de informação 400, uma barra de comunicação 468 servindo como um caminho de transmissão de dados conecta cada elemento constituinte.
A MPU 450 inclui uma MPU e um circuito integrado e o similar no qual uma grande quantidade de circuitos executando funções de controle estão integrados. A MPU 450 serve como uma unidade de controle 408 controlando o inteiro aparelho de processamento de informação 400. Em adição, no aparelho de processamento de informação 400, a MPU 450 pode também servir como uma unidade de aquisição de dados de distribuição 410, uma unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412, uma unidade de solicitação de informação de distribuição 414, uma unidade de atualização de dados de distribuição 416, uma unidade de gerenciamento de informação 418, e uma unidade de processamento420, que serão descritas mais tarde.
A ROM 452 armazena programas usados pela MPU 450 e dados de controle tal como parâmetros de computação. A RAM 454 primeiramente armazena, por exemplo, programas executados pela MPU 450.
O meio de gravação 456 é formado de meios de armazenando do aparelho de processamento de informação 400, e serve como a unidade de armazenamento 406 do aparelho de processamento de informação 400. O meio de gravação 456 armazena vários tipos de dados tais como elemento de informação de distribuição, registro de uso de dados de distribuição, vários tipos de aplicações, e o similar. Exemplos do meio de gravação 456 incluem um meio de gravação magnético tal como um disco rígido e uma memória não volátil tal como uma memória flash. Contudo, o meio de gravação 456 não é limitado a isto. O aparelho de processamento de informação 400 pode também ter o meio de gravação 456 em uma maneira destacável. A interface de entrada/saída 458 é conectada, por exemplo, ao dispositivo de entrada de operação 460 e ao dispositivo de exibição 462. Exemplos da interface de entrada/saída 458 incluem um terminal de USB, um terminal de DVI, um terminal de HDMI, e vários tipos de circuitos de processamento. Contudo, a interface de entrada/saída 458 não é limitada a isto. E para ser entendido que a interface de entrada/saída 458 pode ser conectada a um dispositivo de exibição (por exemplo, um mostrador externo) e um dispositivo de entrada de operação (por exemplo, um teclado e a mouse), servindo como um dispositivo externo do aparelho de processamento de informação 400.
O dispositivo de entrada de operação 460 serve como uma unidade de operação (não mostrada). Por exemplo, o dispositivo de entrada de operação 460 é arrumado no aparelho de processamento de informação 400, e é conectado à interface de entrada/saída 458 no aparelho de processamento de informação 400. O dispositivo de entrada de operação 460 pode ser, por exemplo, botões, chaves de seta, um seletor rotacional tal como um disco de etapa, ou uma combinação deles. Contudo, o dispositivo de entrada de operação 460 não é limitado a isto.
O dispositivo de exibição 462 executa o papel da unidade de exibição (não mostrada) que exibe, em uma tela de exibição, vários tipos de telas tal como uma tela de operação permitindo ao usuário efetuar a operação desejada. O dispositivo de exibição 462 é arrumado, por exemplo, no aparelho de processamento de informação 400, e é conectado à interface de entrada/saída 458 no aparelho de processamento de informação 400. Exemplos do dispositivo de exibição 462 incluem um mostrador de cristal líquido e um mostrador Orgânico de Eletro Luminescência. Contudo, o dispositivo de exibição 462 não é limitado a isto.
A interface de comunicação 464 é formada de meios de comunicação do aparelho de processamento de informação 400, e serve como uma unidade de comunicação para comunicar no modo sem fio ou através de fio com um dispositivo externo tal como o servidor de gerenciamento 100 e um servidor de portão de passagem (não mostrada) através da rede 800 (ou diretamente). Exemplos da interface de comunicação 464 incluem uma antena de comunicação, um circuito de RF (comunicação sem fio), um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção (comunicação com fio). Contudo, a interface de comunicação 464 não é limitada a isto. Por exemplo, a interface de comunicação 464 pode ser configurada de acordo com a rede 800.
A interface de conexão 466 é uma interface para conectar a um aparelho tendo a função de leitora/impressora (função para voluntariamente transmitir uma onda de portadora) tal como a leitora/impressora 300. Exemplos da interface de conexão 466 incluem, por exemplo, uma UART e um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção. Contudo, a interface de conexão 466 não é limitada a isto.
Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 tem a configuração de hardware como mostrado na FIG. 13, a fim de efetuar os vários tipos de processamentos descritos acima no aparelho de processamento de informação 400 do sistema de processamento de informação 1000.
Deve ser notado que a configuração de hardware do aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à configuração como mostrado na FIG. 13. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode ter a configuração para efetuar comunicação sem fio usando uma onda de portadora de uma freqüência pre- determinada a fim de executar o mesmo papel que a leitora/impressora 300.
Um exemplo da configuração acima para efetuar comunicação sem fio usando uma onda de portadora de uma freqüência pré-determinada inclui uma configuração tendo um circuito de antena de comunicação sem fio e um circuito de transmissão de onda de portadora organizados no aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção.
O circuito de antena de comunicação sem fio inclui, por exemplo, um circuito ressonante servindo como uma antena de transmissão/recepção tendo uma bobina de uma pré-determinada indutância e um capacitor de uma pré-determinada capacitância e um circuito de retirada de modulação. Por exemplo, o circuito de antena de comunicação sem fio recebe um campo magnético (onda de portadora) de 13,56 MHz, a fim de retirar modulação dos vários tipos de dados transmitidos a partir de um dispositivo externo. Com a configuração acima, o circuito de antena de comunicação sem fio retira modulação de uma onda de portadora (por exemplo, campo diamagnético gerado pela modulação de carga) transmitida a partir do terminal de processamento de informação 2G0, e obtém vários tipos de informação tal como os dados de distribuição armazenada no terminal de processamento de informação 200.
Por exemplo, o circuito de transmissão de onda de portadora inclui um circuito de modulação para modular um sinal de acordo com modulação de ASK e um circuito amplificador para amplificar a saída do circuito de modulação, e transmite uma onda de portadora transportando um sinal de onda de portadora a partir da antena de transmissão/recepção do circuito de antena de comunicação sem fio. Com um circuito de transmissão de onda de portadora, o aparelho de processamento de informação 400 pode executar uma assim chamada função de leitora/impressora. Exemplos do sinal de onda de portadora transmitido a partir do circuito de antena de comunicação sem fio através do circuito de transmissão de onda de portadora incluem uma solicitação de leitura de dados de distribuição e uma solicitação de atualização de dados de distribuição. Contudo, o sinal de onda de portadora não é limitado a isto. Por exemplo, a MPU controla a transmissão da onda de portadora do circuito de transmissão de onda de portadora.
O aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção tem, por exemplo, o circuito de antena de comunicação sem fio acima e o circuito de transmissão de onda de portadora acima. Por conseguinte, o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode ainda executar o papel da leitora/impressora 300 no sistema de processamento de informação 1000.
Um exemplo da configuração do aparelho de processamento de informação 400 será de novo descrito com referência à FIG. 13. A unidade de comunicação 402 é formada de meios de comunicação do aparelho de processamento de informação 400, e se comunica no modo sem fio ou através de fio com um dispositivo externo tal como o servidor de gerenciamento 100 e um servidor de portão de passagem (não mostrado) através da rede 800 (ou diretamente). Exemplos da unidade de comunicação 402 inclui uma antena de comunicação, um circuito de RF (comunicação sem fio), um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção (comunicação com fio). Contudo, a unidade de comunicação 402 não é limitada a isto.
A unidade de conexão 404 executa o papel de conectar a um aparelho tendo a função de leitora/impressora (função para voluntariamente transmitir uma onda de portadora) tal como a leitora/impressora 300. Exemplos da unidade de conexão 404 incluem, por exemplo, um UART e um terminal de LAN, e um circuito de transmissão/recepção. Contudo, a unidade de conexão 404 não é limitada a isto.
A unidade de armazenamento 406 é formada de meios de armazenamento do aparelho de processamento de informação 400. Exemplos da unidade de armazenamento 406 incluem um meio de gravação magnético tal como um disco rígido e uma memória não volátil tal como uma memória flash. Contudo, a unidade de armazenamento 406 não é limitada a isto. A unidade de armazenamento 406 armazena, por exemplo, vários tipos de dados tal como elemento de informação de distribuição, um registro de uso de dados de distribuição, e vários tipos de aplicações. Por exemplo, na FIG. 13, a unidade de armazenamento 406 armazena um banco de dados de dados de distribuição 430 e um banco de dados de registro de uso de dados de distribuição 432 armazenando um registro de uso de dados de distribuição em um formato de banco de dados. Contudo, os dados armazenados na unidade de armazenamento 406 não são limitados a esses.
A unidade de controle 408 é constituída de, por exemplo, uma MPU e um circuito integrado e o similar no qual vários tipos de circuitos de processamento estão integrados. A unidade de controle 408 executa o papel de controlar o inteiro aparelho de processamento de informação 400. Em adição, a unidade de controle 408 inclui a unidade de aquisição de dados de distribuição 410, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412, a unidade de solicitação de informação de distribuição 414, a unidade de atualização de dados de distribuição 416, a unidade de gerenciamento de informação 418, e a unidade de processamento420, e executa um papel importante nos vários tipos de processamentos descritos acima efetuados no aparelho de processamento de informação 400 do sistema de processamento de informação 1000.
A unidade de aquisição de dados de distribuição 410 obtém dados de distribuição armazenados em um terminal de processamento de informação capaz de comunicar sem fio usando uma onda de portadora de uma freqüência pré-determinada tal como o terminal de processamento de informação 200.
Mais especificamente, por exemplo, a unidade de aquisição de dados de distribuição 410 obtém dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação através da leitora/impressora 300 efetuando os processamentos da etapa S306 mostrado na FIG. 4 e da etapa S602 mostrado na FIG. 9.
A unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 determina se dados de distribuição estão disponíveis ou não, com base nos dados de distribuição obtidos a partir dos processamentos da unidade de aquisição de dados de distribuição 410 e no elemento de informação de distribuição armazenado.
Mais especificamente, por exemplo, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 efetua o processamento mostrado na FIG. 6, a fim de determinar se dados de distribuição estão disponíveis ou não.
Aqui, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 determina se a unidade de armazenamento 406 tem elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição obtidos, e transmite o resultado da determinação para a unidade de solicitação de informação de distribuição 414. Quando a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 recebe o elemento de informação de distribuição transmitido a partir do servidor de gerenciamento 100 como um resultado do processamento da unidade de solicitação de informação de distribuição 414 descrito mais tarde, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 determina se dados de distribuição estão disponíveis ou não com base no elemento de informação de distribuição recebido e nos dados de distribuição.
Deve ser notado que a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 e a unidade de solicitação de informação de distribuição 414 cooperam para efetuar o processamento quando a unidade de controle 408 do aparelho de processamento de informação 400 tem a função de efetuar o processamento de acordo com o segundo exemplo mostrado no (C-2) acima (ou o processamento de acordo com o outro exemplo mostrado no (C-3) acima). Na FIG. 13, quando o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não tem a função acima (por exemplo, ele é configurado para efetuar o processamento de acordo com o primeiro exemplo mostrado no (C-I) acima), a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 e a unidade de solicitação de informação de distribuição 414 não cooperam para efetuar o processamento.
A unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 transmite o resultado da determinação para a unidade de atualização de dados de distribuição 416. Aqui, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 transmite um resultado da determinação para a unidade de atualização de dados de distribuição 416 cada vez que a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 faz uma determinação. Contudo, o tempo quando a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 transmite o resultado da determinação para unidade de atualização de dados de distribuição 416 não é limitado a isto. Por exemplo, quando a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 determina que dados de distribuição estão disponíveis, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 pode, de forma seletiva, transmitir para a unidade de atualização de dados de distribuição 416 o resultado da determinação indicando que os dados de distribuição estão disponíveis.
Quando a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 determina que o elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição não está armazenado, a unidade de solicitação de informação de distribuição 414 solicita a aquisição do elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição.
Mais especificamente, a unidade de solicitação de informação de distribuição 414 efetua o processamento da etapa S616 mostrado na FIG. 7, a fim de transmitir de forma seletiva uma solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para a unidade de comunicação 402.
A unidade de solicitação de informação de distribuição 414 pode também transmitir uma solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição para a unidade de comunicação 402 com base na solicitação de informação recebida pela unidade de comunicação 402. A transmissão da solicitação de aquisição de elemento de informação de distribuição acima com base na solicitação de informação recebida é efetuada quando a unidade de controle 408 do aparelho de processamento de informação 400 tem a função de efetuar o processamento de acordo com o primeiro exemplo mostrado no (C-1) acima (ou o processamento de acordo com o outro exemplo mostrado no (C-3) acima).
Quando a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412 determina que os dados de distribuição estão disponíveis, a unidade de atualização de dados de distribuição 416 atualiza dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação correspondendo aos dados de distribuição.
Mais especificamente, a unidade de atualização de dados de distribuição 416 efetua, por exemplo, os processamentos da etapa S322 mostrado na FIG. 4 e da etapa S622 mostrado na FIG. 9, a fim de atualizar os dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação através da leitora/impressora 300.
Quando a unidade de comunicação 402 recebe elemento de informação de distribuição transmitido a partir do servidor de gerenciamento 100, a unidade de gerenciamento de informação 418 armazena o elemento de informação de distribuição recebido na unidade de armazenamento 406. Mais ainda, a unidade de gerenciamento de informação 418 lê um registro de uso de dados de distribuição armazenado na unidade de armazenamento 406 a partir da unidade de armazenamento 406, e de forma seletiva transmite o registro de uso de dados de distribuição para o servidor de gerenciamento 100.
A unidade de processamento420 efetua vários tipos de processamentos tal como o processamento de liquidação mostrado na etapa S332 e a identificação de código de item mostrado na etapa S304 da FIG. 4.
Por exemplo, a unidade de controle 106 inclui a unidade de aquisição de dados de distribuição 410, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412, a unidade de solicitação de informação de distribuição 414, a unidade de atualização de dados de distribuição 416, a unidade de gerenciamento de informação 418, e a unidade de processamento420, e executa um papel principal nos vários tipos de processamentos descritos acima efetuados no aparelho de processamento de informação 400 do sistema de processamento de informação 1000.
Por exemplo, o aparelho de processamento de informação 400 é configurado como mostrado na FIG. 13, a fim de efetuar os vários tipos de processamentos descritos acima no aparelho de processamento de informação 400 do sistema de processamento de informação 1000. É para ser entendido que a configuração do aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à configuração mostrada na FIG. 13.
[Servidor de distribuição 500]
Por exemplo, o servidor de distribuição 500 tem a mesma configuração de hardware que o servidor de gerenciamento 100 como mostrado na FIG. 11. Quando o servidor de distribuição 500 tem a configuração acima, a MPU do servidor de distribuição 500 executa um papel importante nos vários tipos de processamentos descritos acima no servidor de distribuição 500 do sistema de processamento de informação 1000. E para ser entendido que a configuração do servidor de distribuição 500 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada para a mesma configuração que o servidor de gerenciamento 100 mostrado na FIG. 11. [Servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600]
Por exemplo, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 tem a mesma configuração de hardware como o servidor de gerenciamento 100 mostrado na FIG. 11. Quando o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 tem a configuração acima, a MPU do servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 executa um papel importante nos vários tipos de processamentos descritos acima no servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 do sistema de processamento de informação 1000. E para ser entendido que a configuração do servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada à mesma configuração que o servidor de gerenciamento 100 mostrado na FIG. 11.
Conforme descrito acima, o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção inclui o servidor de gerenciamento 100, o terminal de processamento de informação 200, a leitora/impressora 300, o aparelho de processamento de informação 400, o servidor de distribuição 500, e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600. O sistema de processamento de informação 1000 passa através do estágio (A) para instalar elemento de informação de anúncio, do estágio (B) para gravar dados de distribuição to terminal de processamento de informação 200, e do estágio (C) para fornecimento do serviço de benefício, assim sendo fornecendo serviço de benefício associado com o serviço para o usuário do terminal de processamento de informação 200. Com base na operação do usuário, o terminal de processamento de informação 200 armazena dados de distribuição com base no elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100 (os estágios acima (A) e (B)). Em outras palavras, o servidor de gerenciamento 100 do sistema de processamento de informação 1000 é diferente da arte relacionada na qual o servidor de gerenciamento 100 não é configurado para transmitir e armazenar os dados de distribuição em um terminal de processamento de informação determinado com base na inferência. Por conseguinte, o sistema de processamento de informação 1000 pode armazenar dados de distribuição para o terminal de processamento de informação cujo usuário deseja receber serviço de beneficio em uma maneira mais confiável do que o aparelho na arte relacionada.
Mais ainda, no sistema de processamento de informação 1000, o servidor de gerenciamento 100 "seletivamente armazena o elemento de informação de distribuição armazenado no servidor de gerenciamento 100 para o respectivo aparelho de processamento de informação" e/ou "armazena, com base na solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição, o elemento de informação de distribuição para o aparelho de processamento de informação que transmitiu a solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição"(o estágio (C) acima). Por conseguinte, o aparelho de processamento de informação 400 pode aumentar a chance que o aparelho de processamento de informação 400 já tem elemento de informação de distribuição correspondendo aos dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 antes do usuário do terminal de processamento de informação 200 que deseja receber serviço de benefício (processamento de acordo com o primeiro exemplo/processamento relacionado ao outro exemplo). Mais ainda, no sistema de processamento de informação 1000, o aparelho de processamento de informação 400 pode, de forma seletiva, obter o elemento de informação de distribuição a partir do servidor de gerenciamento 100. Por conseguinte, o aparelho de processamento de informação 400 pode aumentar a chance que o aparelho de processamento de informação 400 pode processar os dados de distribuição armazenados no terminal de processamento de informação 200 (processamento de acordo com o segundo exemplo/processamento relacionado ao outro exemplo). Por conseguinte, o sistema de processamento de informação 1000 possibilita fornecer ao usuário com serviço relacionado ao beneficio associada com o serviço, que é fornecido usando os dados armazenados no terminal de processamento de informação.
No sistema de processamento de informação 1000, por exemplo, cada um do aparelho de processamento de informação 400, do servidor de distribuição 500, e do servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 pode gravar um registro relacionado à gravação de dados de distribuição para o terminal de processamento de informação 200 e um registro relacionado ao uso dos dados de distribuição. Por conseguinte, por exemplo, o sistema de processamento de informação 1000 pode monitorar de qual fonte de anúncio (meio) anunciou o cupom usado e qual usuário usou o cupom. Em adição, quando os vários tipos de registros acima são usados, o sistema de processamento de informação 1000 pode especificar, por exemplo, o número de cupons distribuídos e o número de vezes que os cupons são usados para cada loja usada e cada fonte de anúncio. Por conseguinte, por exemplo, o sistema de processamento de informação 1000 pode realizar o seguinte.
A companhia e o similar que anuncia um cupom pode medir mais precisamente a eficácia de custo com relação ao custo de publicidade (custo de promoção de venda) da fonte de anúncio usada para anunciar (medição com base no número de cupons distribuídos e o número de vezes que os cupons são usados).
Isto pode ser usado para saldar a fonte de dinheiro para desconto (entre a companhia e a loja) de acordo com o número de vezes que os cupons são usados, e pode ser usado para pagar um custo de comissão para uma fonte de anúncio de acordo com o efeito do anúncio.
Na explicação acima, o servidor de gerenciamento 100, o servidor de distribuição 500, e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 são descritas como elementos constituintes constituindo o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. Contudo, a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. A modalidade da presente invenção pode ser aplicada aos vários tipos de aparelhos tal como computadores tal como um servidor e um PC (Computador pessoal).
O terminal de processamento de informação 200 é descrito como um elemento constituinte constituindo o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. Contudo, a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, a modalidade da presente invenção pode ser aplicada aos vários tipos de dispositivos capazes de comunicação sem fio usando uma onda de portadora de uma freqüência pré-determinada (por exemplo, comunicação por NFC (Comunicação de Campo Próximo)), tal como um dispositivo de comunicação portátil tal como um telefone portátil tendo um chip de CI de não contato, um dispositivo de reprodução de vídeo/musica (ou um dispositivo de reprodução/gravação de vídeo/música), uma máquina de jogo portátil, e o similar.
A leitora/impressora 300 é descrita como um elemento constituinte constituindo o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. Contudo, a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, a modalidade da presente invenção pode ser aplicada aos vários tipos de dispositivos tendo função de leitora/impressora.
O aparelho de processamento de informação 400 é descrito como um elemento constituinte constituindo o sistema de processamento de informação 1000 de acordo com a modalidade da presente invenção. Contudo, a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, a modalidade da presente invenção pode ser aplicada aos vários tipos de dispositivos tal como um computador tal como um servidor e um PC, um dispositivo de POS, e o similar.
(Programa de acordo com a modalidade da presente invenção)
Um programa para forçar um computador a funcionar como o servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção "pode de forma seletiva armazenar o elemento de informação de distribuição no respectivo aparelho de processamento de informação" e/ou "pode armazenar, com base na solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição, o elemento de informação de distribuição no aparelho de processamento de informação que transmitiu a solicitação de aquisição do elemento de informação de distribuição". Por conseguinte, o programa para forçar um computador a funcionar como o servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção possibilita fornecer o usuário com serviço relacionado ao benefício associada com o serviço, que é fornecido usando os dados armazenados no terminal de processamento de informação.
Um programa para forçar um computador a funcionar como o aparelho de processamento de informação 400 de acordo com a modalidade da presente invenção possibilita fornecer o usuário com serviço relacionado ao benefício associada com o serviço, que é fornecido usando os dados armazenados no terminal de processamento de informação.
Um programa para forçar um computador a funcionar como o terminal de processamento de informação 200, o servidor de distribuição 500, o servidor de gerenciamento de dados de distribuição 600 de acordo com a modalidade da presente invenção possibilita fornecer o usuário com serviço relacionado ao benefício associada com o serviço, que é fornecido usando os dados armazenados no terminal de processamento de informação.
Deve ser entendido por aqueles com qualificação na arte que várias modificações, combinações, sub-combinações e alterações podem ocorrer dependendo dos requisitos de projeto e outro fatores na medida que eles estão dentro do escopo das reivindicações anexas ou dos equivalentes delas.
Por exemplo, no servidor de gerenciamento 100 na FIG. 10, a unidade de controle 106 é configurada para incluir a unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110, a unidade de gerenciamento de informação 112, e a unidade de solicitação de transmissão 114. Contudo, a configuração do servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, o servidor de gerenciamento de acordo com a modalidade da presente invenção pode separadamente incluir qualquer elemento constituinte da unidade de processamento de transmissão de informação de distribuição 110, da unidade de gerenciamento de informação 112, e da unidade de solicitação de transmissão 114 mostradas na FIG. 10 (por exemplo, cada uma delas pode ser realizada por um circuito de processamento separado).
Por exemplo, no aparelho de processamento de informação 400 mostrado na FIG. 13, a unidade de controle 408 é configurada para incluir a unidade de aquisição de dados de distribuição 410, a unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412, a unidade de solicitação de informação de distribuição 414, a unidade de atualização de dados de distribuição 416, a unidade de gerenciamento de informação 418, e a unidade de processamento 420. Contudo, a configuração do aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção não é limitada a isto. Por exemplo, o aparelho de processamento de informação de acordo com a modalidade da presente invenção pode separadamente incluir qualquer elemento constituinte da unidade de aquisição de dados de distribuição 410, da unidade de determinação do uso de dados de distribuição 412, da unidade de solicitação de informação de distribuição 414, da unidade de atualização de dados de distribuição 416, da unidade de gerenciamento de informação 418, e da unidade de processamento 420 mostradas na FIG. 13 (por exemplo, cada uma delas pode ser realizada através de um circuito de processamento separado).
Na explicação acima, programas (programas de computador) são fornecidos para respectivamente funcionarem como, o servidor de gerenciamento, o terminal de processamento de informação, o aparelho de processamento de informação, o servidor de distribuição, e o servidor de gerenciamento de dados de distribuição, de acordo com a modalidade da presente invenção. Contudo, a modalidade da presente invenção pode também fornecer mídia de armazenamento armazenando os programas acima.
Deve ser entendido por aqueles com qualificação na arte que várias modificações, combinações, sub-combinações e alterações podem ocorrer dependendo dos requisitos de projeto e outros fatores na medida que eles estão dentro do dentro do escopo das reivindicações anexas ou dos equivalentes delas.
Embora a invenção aqui tenha sido descrita com referência a modalidades particulares , é para ser entendido que essas modalidades são meramente ilustrativas dos princípios e aplicações da presente invenção. E, por conseguinte, para ser entendido que numerosas modificações podem ser feitas para as modalidades ilustrativas e que outros arranjos podem ser planejados sem fugir do espírito e escopo da presente invenção como definido pelas reivindicações anexas. Tabela 1
<table>table see original document page 103</column></row><table>
Tabela 2
<table>table see original document page 103</column></row><table> Tabela 3
<table>table see original document page 104</column></row><table>
Tabela 4
<table>table see original document page 104</column></row><table> Tabela 5
<table>table see original document page 105</column></row><table>
Tabela 6
<table>table see original document page 105</column></row><table> Tabela 7
<table>table see original document page 106</column></row><table>
Tabela 8
<table>table see original document page 106</column></row><table> Tabela 9
<table>table see original document page 107</column></row><table>
Claims (18)
1. Terminal de processamento de informação, caracterizado pelo fato de compreender: uma seção de comunicação que se comunica com um dispositivo externo; uma memória que armazena um identificador de cupom (ID) que identifica informação de benefício armazenada fora do terminal de processamento de informação; e um processador que controla comunicação realizada pela seção de comunicação, incluindo: (i) receber uma solicitação a partir do dispositivo externo para o ID de cupom, (ii) ler o ID de cupom a partir da memória com base na solicitação recebida, e (iii) transmitir o ID de cupom para o dispositivo externo.
2. Terminal de processamento de informação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a informação de benefício é associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação.
3. Terminal de processamento de informação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a seção de comunicação realiza comunicação com o dispositivo externo usando pelo menos, um de (i) comunicação sem fio ou (ii) comunicação com fio.
4. Terminal de processamento de informação de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o terminal de processamento de informação é um dispositivo de comunicação móvel.
5. Chip de circuito integrado (CI) disposto dentro de um terminal de processamento de informação, o chip de CI caracterizado pelo fato de compreender: uma memória que armazena um identificador de cupom (ID) que identifica informação de benefício armazenada fora do terminal de processamento de informação; e um processador que controla comunicação entre o terminal de processamento de informação e um dispositivo externo, incluindo: (i) receber uma solicitação a partir do dispositivo externo para o ID de cupom, (ii) ler o ID de cupom a partir da memória com base na solicitação recebida, e (iii) transmitir o ID de cupom para o dispositivo externo.
6. Aparelho de processamento de informação, caracterizado pelo fato de compreender: uma unidade de comunicação que se comunica com pelo menos, um terminal de processamento de informação; uma unidade de armazenamento que armazena informação de distribuição que inclui informação de benefício; e uma unidade de controle que controla a comunicação realizada pela unidade de comunicação, incluindo transmitir a solicitação para o pelo menos, um terminal de processamento de informação para o identificador de cupom (ID) que identifica a informação de benefício, e receber o ID de cupom solicitado a partir do pelo menos, um terminal de processamento de informação.
7. Aparelho de processamento de informação de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle determina se o ID de cupom recebido é válido, e em resposta ao ID de cupom recebido sendo determinado ser válido, realiza processamento de liquidação usando pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada.
8. Aparelho de processamento de informação de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle determina se a informação de distribuição armazenada está disponível, e em resposta à informação de distribuição armazenada sendo determinada estar disponível, realizar o processamento de liquidação usando pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada.
9. Aparelho de processamento de informação de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a informação de distribuição ainda inclui pelo menos, um de: (a) informação considerando uma fonte associada com a informação de benefício, (b) informação considerando um item associada com a informação de benefício, (c) informação considerando uma região associada com a informação de benefício, (d) informação considerando um provedor de serviço associado com a informação de benefício, (e) informação considerando uma localização associada com a informação de benefício, (f) informação considerando um período de tempo associado com a informação de benefício, (g) informação considerando um meio de anúncio associado com a informação de benefício, e (h) informação considerando uma limitação de uso associada com a informação de benefício.
10. Aparelho de processamento de informação de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a informação de benefício é associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação.
11. Servidor de gerenciamento, caracterizado pelo fato de compreender: uma unidade de comunicação que se comunica com pelo menos, um aparelho de processamento de informação; uma unidade de armazenamento que armazena informação de identificação identificando o pelo menos, um aparelho de processamento de informação e informação relacionada sobre atributos associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, e armazena informação de distribuição que inclui informação de benefício; e uma unidade de controle, incluindo: uma unidade de solicitação de transmissão que recebe, através da unidade de comunicação, uma solicitação para informação de distribuição a partir do pelo menos, um aparelho de processamento de informação, e uma unidade de processamento de informação que (i) seleciona pelo menos, uma porção da informação de distribuição armazenada com base nos atributos armazenados associados com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, a informação de distribuição selecionada incluindo a informação de benefício, e (ii) transmite a informação de distribuição selecionada para o pelo menos, um aparelho de processamento de informação através da unidade de comunicação.
12. Servidor de gerenciamento de acordo com a reivindicação -11, caracterizado pelo fato de que a unidade de controle ainda inclui uma unidade de gerenciamento de informação que atualiza a informação de distribuição armazenada em resposta à informação de distribuição selecionada sendo transmitida para o pelo menos, um aparelho de processamento de informação.
13. Servidor de gerenciamento de acordo com a reivindicação -11, caracterizado pelo fato de que a informação de benefício é associada com pelo menos, um de (i) uma transação ou (ii) um tipo de transação.
14. Servidor de gerenciamento de acordo com a reivindicação -11, caracterizado pelo fato de que a solicitação para informação de distribuição inclui pelo menos, um de: (a) uma informação de identificação identificando o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, (b) informação considerando uma região associada com um serviço, (c) informação considerando uma source associada com o serviço, ou (d) informação considerando uma localização associada com o serviço.
15. Servidor de gerenciamento de acordo com a reivindicação -11, caracterizado pelo fato de que a informação relacionada inclui pelo menos, um de: (a) informação considerando uma região associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, (b) informação considerando uma fonte associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, (c) informação considerando uma localização associada com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação, ou (d) informação considerando comunicação com o pelo menos, um aparelho de processamento de informação
16. Sistema, caracterizado pelo fato de compreender: um terminal de processamento de informação; um aparelho de leitora/impressora; e um aparelho de processamento de informação, incluindo: uma unidade de comunicação que se comunica com o terminal de processamento de informação através do aparelho de leitora/impressora, uma unidade de armazenamento que armazena informação de distribuição que inclui informação de benefício, e uma unidade de controle que controla comunicação realizada pela unidade de comunicação incluindo transmitir uma solicitação para o terminal de processamento de informação para um identificador de cupom (ID) que identifica a informação de distribuição armazenada na unidade de armazenamento, e receber o ID de cupom solicitado a partir do terminal de processamento de informação; o terminal de processamento de informação incluindo: uma seção de comunicação que se comunica com o aparelho de processamento de informação através do aparelho de leitora/impressora, uma memória que armazena o ID de cupom, e um processador que controla comunicação com o aparelho de processamento de informação, incluindo: (i) receber a solicitação a partir do aparelho de processamento de informação para o ID de cupom, (ii) ler o ID de cupom a partir da memória com base na solicitação recebida, e (iii) transmitir o ID de cupom para o aparelho de processamento de informação.
17. Sistema de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a unidade de comunicação do aparelho de processamento de informação e a seção de comunicação do terminal de processamento de informação se comunicam cada uma com a outra através do aparelho de leitora/impressora quando o terminal de processamento de informação está dentro de uma pré-defmida distância a partir do aparelho de leitora/impressora.
18. Método de processamento de informação, caracterizado pelo fato de compreender: armazenar informação de distribuição em um aparelho de processamento de informação, a informação de distribuição incluindo informação de benefício; armazenar, em uma memória disposto dentro de um terminal de processamento de informação, um identificador de cupom (ID) que identifica a informação de benefício; transmitir, a partir do aparelho de processamento de informação para o terminal de processamento de informação, uma solicitação para o ID de cupom; receber, no terminal de processamento de informação, a solicitação para o ID de cupom; ler, a partir da memória disposta dentro do terminal de processamento de informação, o ID de cupom com base na solicitação recebida; transmitir, a partir do terminal de processamento de informação para o aparelho de processamento de informação, o ID de cupom; e receber, no aparelho de processamento de informação, o ID de cupom.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
JP2009205309A JP5491800B2 (ja) | 2009-09-04 | 2009-09-04 | 管理サーバ、情報処理装置、プログラムおよび情報処理システム |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1003011A2 true BRPI1003011A2 (pt) | 2012-04-17 |
Family
ID=43086140
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1003011-5A BRPI1003011A2 (pt) | 2009-09-04 | 2010-08-27 | terminal, aparelho e método de processamento de informação, chip de circuito integrado, servidor de gerenciamento e sistema |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US20110060637A1 (pt) |
EP (1) | EP2306330A3 (pt) |
JP (1) | JP5491800B2 (pt) |
CN (1) | CN102013069A (pt) |
BR (1) | BRPI1003011A2 (pt) |
Families Citing this family (13)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US8740073B2 (en) | 2008-08-01 | 2014-06-03 | Mastercard International Incorporated | Methods, systems and computer readable media for storing and redeeming electronic certificates using a wireless smart card |
US9536243B2 (en) | 2010-06-28 | 2017-01-03 | Mastercard International Incorporated | Methods, systems, and computer readable media for facilitating in-store or near-store ordering and payment of goods and services through a single-tap of a near field communication (NFC) device |
EP2823448A4 (en) * | 2012-03-09 | 2015-12-09 | Mastercard International Inc | SYSTEMS, METHODS AND COMPUTER READABLE MEDIA FOR CARRYING OUT AN ELECTRONIC TRANSACTION VIA A BACKEND SERVER SYSTEM |
JP5973808B2 (ja) * | 2012-07-03 | 2016-08-23 | フェリカネットワークス株式会社 | 情報処理装置、端末装置、情報処理システム、情報処理方法およびコンピュータプログラム |
JP6002633B2 (ja) * | 2013-05-31 | 2016-10-05 | 西日本電信電話株式会社 | 情報告知システム、中継装置、情報告知方法、中継方法及びコンピュータプログラム |
US9811825B2 (en) | 2013-10-10 | 2017-11-07 | Google Inc. | Systems, methods, and computer program products for managing contactless transactions |
US20150199667A1 (en) * | 2014-01-10 | 2015-07-16 | Elo Touch Solutions, Inc. | Cloud-based point-of-sale platform |
US9665861B2 (en) | 2014-01-10 | 2017-05-30 | Elo Touch Solutions, Inc. | Multi-mode point-of-sale device |
US11138581B2 (en) | 2014-01-10 | 2021-10-05 | Elo Touch Solutions, Inc. | Multi-mode point-of-sale device |
US10402816B2 (en) * | 2016-12-31 | 2019-09-03 | Square, Inc. | Partial data object acquisition and processing |
US10621590B2 (en) | 2017-02-22 | 2020-04-14 | Square, Inc. | Line-based chip card tamper detection |
CN107395665B (zh) * | 2017-05-22 | 2020-04-24 | 创新先进技术有限公司 | 一种区块链业务受理及业务共识方法及装置 |
TWI784275B (zh) * | 2020-05-28 | 2022-11-21 | 新北大眾捷運股份有限公司 | 刷卡交易辨識系統 |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
JP2002092522A (ja) * | 2000-09-18 | 2002-03-29 | Nec Corp | オンライン販売システム及びオンライン販売方法 |
JP2002366819A (ja) * | 2001-05-31 | 2002-12-20 | Hewlett Packard Co <Hp> | 識別子に基づいた電子クーポンの配布システム |
JP3981115B2 (ja) | 2003-12-05 | 2007-09-26 | 松下電器産業株式会社 | 特典付与サービス提供装置およびその方法 |
US20070203792A1 (en) * | 2006-02-28 | 2007-08-30 | Bindu Rama Rao | Electronic device capable of delivering coupons to a POS system and to a sales server |
JP4893276B2 (ja) * | 2006-12-01 | 2012-03-07 | 大日本印刷株式会社 | クーポン利用システム、プログラム |
US20080228567A1 (en) * | 2007-03-16 | 2008-09-18 | Microsoft Corporation | Online coupon wallet |
US20080262928A1 (en) * | 2007-04-18 | 2008-10-23 | Oliver Michaelis | Method and apparatus for distribution and personalization of e-coupons |
-
2009
- 2009-09-04 JP JP2009205309A patent/JP5491800B2/ja active Active
-
2010
- 2010-08-24 US US12/806,932 patent/US20110060637A1/en not_active Abandoned
- 2010-08-26 EP EP10174190A patent/EP2306330A3/en not_active Withdrawn
- 2010-08-27 BR BRPI1003011-5A patent/BRPI1003011A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2010-08-30 CN CN201010273739.1A patent/CN102013069A/zh active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP2306330A2 (en) | 2011-04-06 |
CN102013069A (zh) | 2011-04-13 |
EP2306330A3 (en) | 2012-10-03 |
JP5491800B2 (ja) | 2014-05-14 |
JP2011059737A (ja) | 2011-03-24 |
US20110060637A1 (en) | 2011-03-10 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BRPI1003011A2 (pt) | terminal, aparelho e método de processamento de informação, chip de circuito integrado, servidor de gerenciamento e sistema | |
CN108074129B (zh) | 数字标牌及其控制方法 | |
KR101002980B1 (ko) | 디스플레이 장치를 통한 정보 제공방법 | |
JP6017473B2 (ja) | ビーコン装置管理システム、ビーコン装置管理方法及びサーバ | |
US20140375138A1 (en) | Power supply device, power receiving device, and program | |
JP6660207B2 (ja) | 情報表示プログラム、情報配信方法、および情報配信システム | |
KR20130103296A (ko) | 송신 장치, 수신 장치 및 통신 시스템 | |
US10187787B2 (en) | Beacon device using GS1 code, operating method thereof and service providing method using the same | |
CN112036523B (zh) | 交互式海报 | |
JP2013088994A (ja) | 情報処理装置、サーバ、情報処理システム、および情報処理方法 | |
JP2015179946A (ja) | 中継装置、中継方法、および情報処理システム | |
KR20120137539A (ko) | 서비스 제공 방법 및 그 시스템 | |
JP5180331B2 (ja) | 通信端末、サーバ装置、通信方法およびプログラム | |
KR101819157B1 (ko) | 통신사 서버와 연동하는 매장 서비스 앱 시스템 및 방법 | |
JP2012160133A (ja) | 管理装置、プログラム、および情報処理システム | |
JP2014038387A (ja) | 電子コンテンツアクセス支援システム、電子コンテンツアクセス支援方法、サーバ、携帯端末及びプログラム | |
JP2014241025A (ja) | 情報処理装置、情報処理方法、プログラム、および情報処理システム | |
CN105224584A (zh) | 移动终端、内容面板显示方法和移动终端程序 | |
CN105263105A (zh) | 移动终端、服务器、内容面板显示方法和移动终端程序 | |
JP2008041035A (ja) | デザイン配信方法およびデザイン配信装置 | |
JP2009070158A (ja) | 情報処理装置、ソフトウェア更新制御方法、プログラム、および情報処理システム | |
KR101569373B1 (ko) | 태그를 이용한 자동 배차 관리 시스템 및 이를 이용한 자동 배차 관리 방법 | |
JP5679826B2 (ja) | 広告媒体管理システム | |
JP6418804B2 (ja) | 広告サーバ、広告システム及び広告送信方法 | |
JP2004212788A (ja) | 商品コードが記録されたラベル、ラベルが付された商品、商品情報取得装置及び商品コード編集装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 6A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2385 DE 20-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |