BRPI1002724B1 - construção de costura plana para estofamento automotivo - Google Patents

construção de costura plana para estofamento automotivo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002724B1
BRPI1002724B1 BRPI1002724-6A BRPI1002724A BRPI1002724B1 BR PI1002724 B1 BRPI1002724 B1 BR PI1002724B1 BR PI1002724 A BRPI1002724 A BR PI1002724A BR PI1002724 B1 BRPI1002724 B1 BR PI1002724B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
loop
thread
seam construction
fact
flat seam
Prior art date
Application number
BRPI1002724-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Poulet Etienne
L Gomes Leonardo
Lafferty Lola
Boinais Olivier
Gonopolskaya Yelena
Original Assignee
Faurecia Automotive Seating
Faurecia Automotive Seating Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US12/535,995 external-priority patent/US8100070B2/en
Application filed by Faurecia Automotive Seating, Faurecia Automotive Seating Llc filed Critical Faurecia Automotive Seating
Publication of BRPI1002724A2 publication Critical patent/BRPI1002724A2/pt
Publication of BRPI1002724B1 publication Critical patent/BRPI1002724B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60NSEATS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES; VEHICLE PASSENGER ACCOMMODATION NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60N2/00Seats specially adapted for vehicles; Arrangement or mounting of seats in vehicles
    • B60N2/58Seat coverings
    • DTEXTILES; PAPER
    • D05SEWING; EMBROIDERING; TUFTING
    • D05BSEWING
    • D05B1/00General types of sewing apparatus or machines without mechanism for lateral movement of the needle or the work or both
    • D05B1/08General types of sewing apparatus or machines without mechanism for lateral movement of the needle or the work or both for making multi-thread seams

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)
  • Knitting Of Fabric (AREA)
  • Slide Fasteners, Snap Fasteners, And Hook Fasteners (AREA)
  • Sewing Machines And Sewing (AREA)

Abstract

construção de costura plana para estofamento automotivo. uma construção de costura plana composta de vários pontos de costura sequencialmente formados e formada em uma parte de um ou mais materiais costuráveis é divulgada. cada ponto de costura tem dois fios externos, formados na primeira e segunda laçadas externas do fio, e pelo menos um fio interno, formado em pelo menos uma laçada interna do fio. cada uma das laçadas internas e externas do fio penetram transversalmente em um ou mais materiais costuráveis. cada uma das laçadas internas e externas do fio tem uma parte do laço se encaixando em uma superfície de fundo de um ou mais materiais costuráveis. pelo menos um fio laçador é formado na superfície de fundo, e arranjado tal que, pelo menos um fio laçador passa entre a superfície de fundo e pelo menos uma das partes do laço. pelo menos um fio decorativo é visível em uma superfície de topo da construção de costura.

Description

“CONSTRUÇÃO DE COSTURA PLANA PARA ESTOFAMENTO AUTOMOTIVO” CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se ao campo do estofamento automotivo e, mais especificamente, a uma construção de costura plana para o uso em partes de união de materiais usados em aplicações de estofamento automotivo, tais como revestimentos de assentos, painéis de porta, consoles, encostos para o braço, quebra-sóis, apoios para cabeça e painéis de instrumentos automotivos e semelhantes.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
As aplicações de estofamento automotivo, excluindo as aplicações de assento, frequentemente utilizam um revestimento mole, relativamente fino, de tecido ou couro, posicionado sobre um material de substrato construído a partir de um material menos flexível, tal como metal, plástico, espuma ou semelhantes. As aplicações de assento automotivo, sendo um subconjunto específico de aplicações de estofamento automotivo, tipicamente compreendem um substrato interno construído a partir de um material de espuma resiliente recoberto pelo revestimento mole mencionado acima. Em qualquer aplicação de estofamento automotivo, o revestimento mole é usualmente formado de várias partes costuráveis entre si por costuras ao longo das linhas de união. Nas aplicações de assento automotivo, os fios das costuras são frequentemente adaptados para fixação às partes do material de substrato de espuma abaixo, desse modo mantendo o revestimento em uma posição fixada com respeito ao material de substrato de espuma. Em aplicações de que não de assento, o revestimento mole pode ser fixado através de outros meios de fixação mais convencionais, tais como, por exemplo, adesivos, grampos, presilhas e semelhantes.
A construção de costura nos arranjos de estofamento automotivo é tipicamente realizada usando uma construção de costura cobertura ou uma construção de costura francesa. Um exemplo de uma construção de costura cobertura 15 é mostrada na Figura 1. Conforme mostrado neste relatório, as partes de revestimento adjacentes 17 e 19 são alinhadas ao longo de uma borda 21 de cada parte de revestimento, e colocadas com as superfícies externas de cada parte de revestimento em contato adjacente mútuo. Uma região de margem sobreposta é desse modo definida, e uma primeira linha de ponto de costura 23 aplicada, geralmente espaçada a partir de, e geralmente se estendendo em paralelo à borda alinhada. Este arranjo cria duas abas de costura 25 e 27 que depois são dobradas abaixo de uma das partes de revestimento 19, e uma segunda linha de ponto de costura 29 é aplicada com a região de margem sobreposta e transversa a uma superfície de topo das partes de revestimento, para afixar as abas de costura 25 e Tl abaixo de uma das partes de revestimento 19. Assim, um processo de criação de costura de duas partes é exigido, em que a primeira linha de ponto de costura 23 une as duas partes de revestimento adjacentes 17 e 19, e uma linha de ponto de costura subsequentemente aplicada 29 une as abas de costura 25 e 27 abaixo de uma das partes de revestimento 19, fornecendo um acabamento decorativo à construção de costura.
Um exemplo de uma construção de costura francesa 30 é mostrado na Figura 2. Conforme observado neste relatório, uma construção de costura francesa 30 é similar à construção de costura cobertura 15, exceto que abas de costura respectivas 32 e 34 são dobradas abaixo das partes de revestimento correspondentes 36 e 38 (isto é, as abas são dobradas em direções opostas). Uma primeira linha de ponto de costura 40 é usada para unir as partes de revestimento 35 e 38. Segundas 42 e terceiras 44 linhas de ponto de costura são subsequentemente aplicadas para afixar as abas de costura respectivas 32 e 34 às partes de revestimento correspondentes 36 e 38. Assim, existe uma linha de ponto de costura de união 40 e duas linhas de ponto de costura decorativas 42 e 44 unindo a dobra sobre as abas de costura 32 e 34 de cada parte de revestimento 36 e 38 a uma superfície de fundo das partes de revestimento respectivas 36 ou 38.
Tanto a construção de costura cobertura quanto a francesa exigem duas operações separadas e distintas para completar a costura. Isto é, na primeira operação, a costura de união é aplicada para unir as partes de cobertura adjacentes, e em uma operação subsequente, uma costura decorativa é aplicada para fixar a aba de costura subjacente a uma ou ambas as partes de revestimento. A costura decorativa pode ser aplicada em um padrão, ou com um fio colorido, que inclui uma aparência de acabamento à construção de costura.
Tanto a construção de costura cobertura quanto a francesa tipicamente apresentam material em excesso (conhecido como “salvage”) posicionado no lado inferior do material de revestimento, em que o salvage é necessário para incluir pontos de costura apropriados nas costuras. Sendo este o caso, de modo a garantir que uma costura francesa ou cobertura fique lisa e uniforme ao longo da superfície superior do revestimento, um canal deve ser formado no material de substrato rígido subjacente no qual o revestimento do estofado está sendo aplicado para acomodar a espessura do material salvage. Em outras palavras, tal canal deve ser formado no material de substrato para garantir que a costura cobertura ou francesa permaneça plana com o restante do revestimento do estofado. Isto adiciona custo e complexidade de produção de uma parte decorativa do estofamento revestido do tipo debatido acima. Além disso, isto é particularmente problemático onde uma opção decorativa do estofamento não revestido e revestido é oferecida por um fabricante de veículos aos seus consumidores, assim como os tipos de materiais de substrato (isto é, com e sem um canal) devem estar prontamente disponíveis na produção das partes da invenção.
Assim, existe uma necessidade na técnica quanto a uma construção de costura de estofamento automotivo que pode ser aplicada em um operação única, e sem a necessidade de manipular partes das partes de revestimento, tal como dobrando ou de outro modo girando as partes de revestimento. Existe também uma necessidade na técnica quanto a uma construção de costura que não exige manipulação adicional de materiais de substrato para acomodar horizontalmente a construção de costura sobre o material de substrato. Existe uma outra necessidade na técnica quanto a uma construção de costura que produz menos material residual (isto é, salvage), criado pela necessidade quanto a uma ou mais abas de costura necessárias para formar uma costura cobertura ou francesa. Adicionalmente, existe uma necessidade na técnica quanto a uma construção de costura que utiliza um processo de interação com múltiplas agulhas, desse modo reduzindo o número de operações necessárias para formar a costura de união e a costura de decoração.
Na fixação do revestimento do estofado a um material de substrato de espuma, tal como em aplicações de assento automotivo, um elemento de fixação é algumas vezes formado com, ou formado para interagir com a construção de costura e, desse modo, previne que o revestimento do estofado seja substituído, com respeito ao material de substrato. Uma construção e elemento de fixação são descritos na Patente U.S. 6.561.581 concedida em 13 de Maio de 2003 a Michot et al. As Figuras 5 a 7 de Michot et al. mostram um dispositivo de gancho arranjado em uma fita, que é fixada ao material de substrato de espuma em uma posição arranjada para coincidir com a construção de costura do revestimento do assento. O dispositivo de gancho tem um extremidade lobulada que encaixa a costura da construção de costura e, assim, previne o movimento relativo entre o revestimento do assento e o material de substrato de espuma. Na formação de costura da construção de costura cobertura, linhas de ponto de costura adicionais são fornecidas na aba de costura, tendo uma parte de laço que pode ser adaptada para encaixar o dispositivo de gancho.
Existe também uma necessidade na técnica quanto a uma construção de costura simplificada, que pode ter integrada com a mesma um elemento de fixação para a interação com um material de substrato subjacente, tal como em aplicações de assento automotivo, ou que pode interagir com um elemento de fixação posicionado sobre o material de substrato de espuma.
Existe uma outra necessidade na técnica quanto a uma construção de costura que pode ser facilmente aplicada e em uma operação única para unir partes de revestimento adjacentes e quaisquer elementos adicionais que serão integrados na costura, tais como aqueles usados para decoração, ou para encaixe com o material de substrato.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
De acordo com a primeira modalidade da presente invenção, foi divulgada uma construção de costura plana formada em uma parte de um ou mais materiais de estofamento automotivo costuráveis, a construção de costura tendo vários pontos de costura sequencialmente formados, cada ponto de costura compreendendo dois fios externos, formados na primeira e segunda laçadas externas do fio, e pelo menos um fio interno, formado em pelo menos uma laçada interna do fio. A primeira e segundo laçadas do fio são espaçados ao longo de uma largura da construção de costura, e pelo menos uma laçada interna do fio é posicionada entre a primeira e segunda laçadas externas do fio. Cada laçada interna e externa do fio penetra transversalmente em um ou mais materiais costuráveis. Cada laçada interna e externa do fio tem uma parte do laço se encaixando em uma superfície de fundo de um ou mais materiais costuráveis. Pelo menos um fio laçador é formado em, e coplanar com a superfície de fundo, e arranjado tal que, pelo menos um fio laçador passa entre a superfície de fundo e pelo menos uma parte do laço. Pelo menos um fio decorativo é visível em uma superfície de topo da parte de um ou mais materiais costuráveis e se estende ao longo da largura; em que pelo menos uma laçada do fio decorativa em torno da primeira laçada do fio externo em um ponto de penetração da mesma.
De acordo com um aspecto da primeira modalidade, um ou mais materiais costuráveis compreendem um primeiro material costurável tendo uma parte do mesmo sobreposta em um segundo material costurável; a parte do mesmo definindo uma região de união para receber o número de pontos de costura sequencialmente formados para unir o primeiro material costurável e o segundo material costurável.
De acordo com um outro aspecto da primeira modalidade, um ou mais fios internos compreendem dois fios internos, e uma ou mais laçadas internas do fio compreendem duas laçadas internas do fio.
De acordo com um outro aspecto da primeira modalidade, pelo menos um fio laçador compreende quatro fios laçadores, cada um passando através da parte do laço de uma laçada interna e externa do fio.
De acordo com um outro aspecto da primeira modalidade, o fio decorativo é laçado em torno da primeira laçada externa no ponto de penetração da mesma, se estende lateralmente ao longo da largura e é laçado em torno da segunda laçada externa em um segundo ponto de penetração da mesma.
De acordo com um outro aspecto da primeira modalidade, o fio decorativo se estende diagonalmente a partir da segunda laçada externa no segundo ponto de penetração da mesma para laçar em torno de uma primeira laçada externa subsequente de um ponto de costura subsequente, se estende lateralmente ao longo da largura e é laçado em torno de uma segunda laçada externa subsequente de um ponto de costura subsequente, desse modo, formando um padrão de serpentina ao longo de um comprimento da construção de costura plana.
De acordo com uma segunda modalidade da presente invenção, pelo menos um fio decorativo compreende o primeiro e segundo fios decorativos, em que o primeiro fio decorativo é laçado em torno da primeira laçada externa no ponto de penetração da mesma, e se estende diagonalmente para laçar em torno de uma segunda laçada externa de um ponto de costura subsequente em um ponto de penetração da mesma; e o segundo fio decorativo é laçado em torno da segunda laçada externa em um ponto de penetração da mesma, e se estende diagonalmente para laçar em torno de uma primeira laçada externa de um ponto de costura subsequente em um ponto de penetração da mesma.
De acordo com uma terceira modalidade da presente invenção, é fornecido pelo menos um elemento decorativo posicionado na região de união e fixado à mesma através dos pontos de costura sequencialmente formados.
De acordo com um aspecto da terceira modalidade, o elemento decorativo é uma fita e uma tira.
De acordo com um outro aspecto da terceira modalidade, o elemento decorativo é posicionado em uma superfície de topo da região de união.
De acordo com um aspecto da presente invenção, um ou mais materiais costuráveis são materiais de revestimento de assento automotivo.
De acordo com uma quarta modalidade da presente invenção, um ou mais elementos de fixação são posicionados em uma superfície de um ou mais materiais costuráveis, e adaptados para interagir com um material de espuma revestido por um ou mais materiais de revestimento de assento automotivo, e fixados aos mesmos através dos pontos de costura sequencialmente formados.
De acordo com um aspecto da quarta modalidade, um ou mais elementos de fixação são selecionados do grupo compreendendo uma ou mais amarrações, a parte de gancho de um prendedor de gancho e laço, e a parte de laço de um prendedor de gancho e laço.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, os fios internos e externos são substancial e uniformemente espaçados ao longo da largura e substancialmente paralelos entre si.
De acordo com um outro aspecto da presente invenção, os pontos de costura sequencialmente formados se estendem ao longo de um comprimento da região de união, pelo menos um fio decorativo é arranjado em um padrão de serpentina ao longo do comprimento da região de união, e pelo menos um fio laçador se estende ao longo do comprimento em uma trajetória, tal que pelo menos um fio laçador passa entre a superfície de fundo e cada uma das partes do laço.
De acordo com um outro aspecto da quarta modalidade, um ou mais elementos de fixação compreendem um elemento de gancho integralmente formado com um ou mais fios laçadores, o elemento de gancho arranjado para encaixar um elemento de tacha de amarração se estendendo a partir do material de espuma.
Assim, é um objetivo desta invenção prevenir ou mitigar pelo menos uma das desvantagens mencionadas acima da técnica anterior.
Outras vantagens e características da presente invenção, assim como métodos de operação e funções dos elementos da estrutura relacionados, e a combinação de partes e sistemas econômicos de fabricação, tornar-se-ão mais evidentes sob a consideração da descrição detalhada e reivindicações anexas seguintes com referência aos desenhos anexos, os quais são brevemente descritos abaixo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As novas características que são pensadas estar de acordo com a presente invenção, como sua estrutura, organização, uso e método de operação, junto com objetivos adicionais e vantagens dos mesmos, serão melhor entendidas a partir dos desenhos seguintes, em que uma modalidade presentemente preferida da invenção será agora ilustrada por via de exemplo. É expressamente entendido, entretanto, que os desenhos são apenas para o propósito de ilustração e descrição, e não são intencionados como uma definição dos limites da invenção. Nos desenhos anexos:
A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma construção de costura cobertura da técnica anterior;
A Figura 2 é uma vista em perspectiva de uma construção de costura francesa da técnica anterior;
A Figura 3 é uma vista em perspectiva esquemática de uma construção de costura plana, de acordo com uma modalidade da presente invenção;
A Figura 4 é uma vista em perspectiva esquemática de uma construção de costura plana, de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;
A Figura 5 é uma vista em perspectiva esquemática de uma construção de costura plana, de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção;
A Figura 6 é uma vista em perspectiva da construção de costura plana da Figura 3 arranjada em dois materiais costuráveis;
A Figura 7 é uma vista em perspectiva de uma fita integrada em uma superfície de topo da construção de costura da Figura 6;
A Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma fita integrada em uma superfície de fundo da construção de costura da Figura 6;
A Figura 9 é uma vista esquemática da construção de costura da Figura 4 arranjada para se integrar com elementos de amarração em um material de espuma de assento automotivo;
A Figura 10 é uma vista em perspectiva da construção de costura plana da Figura 3 em um arranjo alternado em dois materiais costuráveis; e
A Figura 11 é uma vista em perspectiva de um assento automotivo tendo a construção de costura plana da Figura 3 integrada ao mesmo.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE UMA MODALIDADE PREFERIDA
Referindo-se agora à Figura 3 dos desenhos, foi mostrada uma construção de costura plana 50, de acordo com uma modalidade da presente invenção, que pode ser formada em uma parte de um ou mais, e preferivelmente dois, materiais de estofamento automotivo costuráveis 71 e 73 (mostrados nas Figuras 6 e 11). A construção de costura plana 50 é formada em uma parte adjacente de dois materiais costuráveis em um assento automotivo 100, conforme mostrado na Figura 11. A construção de costura plana 50 é geralmente formada de vários pontos de costura sequencialmente formados 52 e 52’, conforme mostrado. Cada ponto de costura sucessivo 52 e 52’ pode ser formado e aplicado a um ou mais materiais costuráveis, em qualquer maneira conhecida àqueles habilitados na técnica. Preferivelmente, cada ponto de costura sucessivo 52 e 52’ é substancialmente idêntico ao seu ponto de costura precedente, embora variações entre pontos de costura sejam consideradas pela presente invenção. Será entendido que a construção de costura 50, conforme mostrado na Figura 3, é esquematicamente mostrada para facilidade de ilustração e entendimento. Na prática, a construção de costura 50 é substancialmente plana, tal que a superfície de topo 56 e a superfície de fundo 58 são separadas apenas pela espessura do material, ou materiais, sob o qual o ponto de costura é aplicado.
A Figura 6 mostra uma representação esquemática de um primeiro material costurável 71 e um segundo material costurável 73 posicionados adjacentes entre si e incluindo uma região de união 75, definida por uma parte do primeiro material costurável 71 sobreposta a uma parte do segundo material costurável 73 sob o qual a construção de costura plana 50 é formada. Será evidente àqueles habilitados na técnica que a formação da construção de costura plana 50 sob a região de união 75 resulta em uma costura substancialmente plana adjacente aos dois materiais costuráveis 71 e 73, e remove a necessidade quanto a múltiplas operações e manipulação dos materiais costuráveis, conforme exigido na técnica anterior. Será evidente àqueles habilitados na técnica que um novo e útil arranjo de fios na construção de costura plana 50, conforme divulgado neste relatório, inclui dois materiais adjacentes que serão unidos apenas por uma região de união 75. Detalhes da construção de costura 50 são divulgados neste relatório, com referência às modalidades ilustradas descritas abaixo. Embora a referência seja feita ao primeiro e segundo materiais costuráveis, será evidente a uma pessoa habilitada na técnica que a construção de costura plana 50 pode ser aplicada a qualquer número de materiais costuráveis, incluindo um material costurável único.
Referindo-se agora à Figura 3, cada ponto de costura 52 (52’) compreende dois fios externos 60a e 60b, formados em um primeira laçada externa do fio 62a e uma segunda laçada externa do fio 62b, e pelo menos um fio interno 65, formado em pelo menos uma laçada interna do fio 67. De acordo com a modalidade ilustrada na Figura 3, pelo menos um fio interno 65 compreende dois fios internos 65a e 65b, formados em duas laçadas internas do fio 67a e 67b. A primeira laçada externa do fio 62a e a segunda laçada externa do fio 62b são espaçadas para definir uma largura “IV” da construção de costura 50. As duas laçadas internas do fio 67a e 67b são posicionadas entre a primeira e segunda laçadas externas do fio 62a e 62b. Preferivelmente, as laçadas internas do fio 67a e 67b, e as duas laçadas externas do fio 62a e 62b são substancialmente paralelas entre si, e uniformemente espaçadas ao longo da largura “W” da construção de costura 50.
Cada uma das laçadas internas do fio 67a e 67b e das laçadas externas do fio 62a e 62b penetra transversalmente em um ou mais materiais costuráveis (não mostrados na Figura 3) em uma superfície de topo 56 da construção de costura nos pontos de penetração respectivos 54 e 55 da mesma. Cada uma das laçadas internas do fio 67a e 67b e das laçadas externas do fio 62a e 62b tem uma parte do laço respectivo 69 se encaixando em uma superfície de fundo 77 da região de união 75 do primeiro e segundo materiais costuráveis 71 e 73 (mostrados na Figura 6). A superfície de fundo 77 é coplanar com a superfície de fundo 58 da construção de costura plana 50. As partes do laço respectivas 69 definem uma laçada na superfície de fundo 58 da construção de costura 50 para encaixar a superfície de fundo 77 (mostrada na Figura 6), e são mantidas sobre a mesma por pelo menos um fio laçador 79.
De acordo com a modalidade ilustrada na Figura 3, pelo menos um fio laçador 79 preferivelmente compreende quatro fios laçadores 79a, 79b, 79c e 79d. Cada um dos fios laçadores 79a a 79d é arranjado para se coplanar com a superfície de fundo 77 de pelo menos um material costurável 71 e 73 (mostrado na Figura 6). Cada fio laçador 79a a 79d passa entre a superfície de fundo 77 e a parte do laço respectiva 69 de cada uma de pelo menos uma das laçadas do fio 62a, 62b, 67a, 67b para, desse modo, encaixar a parte do laço respectiva 69 e fixar a parte do laço respectiva 69 à superfície de fundo 77. Descrita agora com referência a um primeiro fio laçador 79a, mas aplicável a cada fio laçador 79a a 79d, é a estrutura e interação dos fios laçadores 79 com a parte do laço respectiva 69. Cada ponto de costura 52 tem um primeiro fio laçador 79a se estendendo através da parte do laço 69a da primeira laçada externa do fio 62a. Em seguida, o primeiro fio laçador 79a se estende em torno das partes do laço 69a’ e 69b’ de um ponto de costura subsequente 52’ e se estende diagonalmente para trás através da parte do laço 69a do ponto de costura 52, conforme mostrado na Figura 3. Este arranjo de laçada repete por si só, conforme o primeiro fio laçador 79a subsequentemente se estende através da parte do laço 69a’ do ponto de costura subsequente 52’. Conforme mostrado na Figura 3, os fios laçadores 79b, 79c e 79d se estendem através das partes do laço 69b, 69c e 69d respectivamente, e são laçados em torno das partes do laço respectivas 69 para, desse modo, fixar as laçadas do fio 62a, 62b, 67a e 67b à superfície de fundo 58 (mostrada na Figura 6).
Arranjado em uma superfície de topo 56 da construção de costura plana 50 está pelo menos um fio decorativo, que compreende um fio decorativo 81 na modalidade ilustrada na Figura 3. O fio decorativo 81 é visível em uma superfície de topo 82 da região de união 75 do primeiro e segundo materiais costuráveis 71 e 73 (veja, Figura 6). Conforme mostrado na Figura 3, o fio decorativo 81 se estende lateralmente ao longo de uma largura “W” da construção de costura 50, e é fixado na superfície de topo 82 através da laçada em torno de pelo menos uma da primeira e segunda laçadas externas do fio 62a e 62b em um ponto de penetração 54 das mesmas. Preferivelmente, o fio decorativo 81 é laçado em torno da segunda laçada externa do fio 62b no ponto de penetração 54, se estende lateralmente ao longo da laçada em torno da primeira laçada externa do fio 62a em um ponto de penetração 55, e se estende diagonalmente para laçar em torno de um laçada externa do fio 62b’ do ponto de costura subsequente 52’, conforme mostrado na Figura 3, antes da repetição do arranjo mencionado acima. Desta maneira, o fio decorativo 81 forma um padrão de serpentina ao longo do comprimento da construção de costura plana 50. Será evidente àqueles habilitados na técnica que o fio decorativo 81 pode tomar qualquer forma e ser produzido para fornecer uma vista geralmente estética à superfície de topo 82 da região de união 75 (mostrada na Figura 6).
Referindo-se agora à Figura 4, uma segunda modalidade de uma construção de costura plana 150 é mostrada tendo um fio laçador único 179. Elementos do tipo a partir da primeira modalidade mostrada na Figura 3 são correspondentemente numerados, mas não são novamente descritos. O fio laçador 179 da segunda modalidade é arranjado para encaixar as partes do laço 69 de cada uma das laçadas internas do fio 62a e 62b, e as laçadas externas do fio 67a e 67b. Preferivelmente, o fio laçador 179 se estende lateralmente através de cada uma das partes do laço 69a, 69b, 69c e 69d de um primeiro ponto de costura 152, se estende longitudinalmente para encaixar a parte do laço 69d’ de um ponto de costura subsequente 152’ e se estende lateralmente através de cada uma das outras partes do laço 69c’, 69b’ e 69a’ do ponto de costura subsequente 152’ antes de se estender longitudinalmente para trás para reencaixar a parte do laço 69a da primeira laçada externa do fio 62a, conforme mostrado na Figura 4. Isto define uma estrutura fechada, em que o fio laçador 179 cria uma forma do tipo caixa entre as partes do laço 69 do ponto de costura 152 e as partes do laço 69’ do ponto de costura subsequente 152’.
De modo a fornecer estabilidade adicional à construção de costura plana 150, o fio laçador 179 subsequentemente se estende através da parte do laço 69a da primeira laçada do fio 62a e se estende longitudinalmente em torno da parte do laço 69a’ de uma primeira laçada do fio 62a’ do ponto de costura subsequente 52’, e se estende diagonalmente para trás através da parte do laço 69b antes de se estender longitudinalmente em torno da parte do laço 69b’, conforme mostrado na Figura 4. Este padrão continua, tal que o fio laçador 179 se estende através de cada uma das partes do laço 69a a 69d das laçadas do fio 62a, 67a, 67b e 62b do ponto de costura 152 e em torno de cada uma das partes do laço 69a’ a 69d’ das laçadas do fio respectivas do ponto de costura subsequente 152’. Este padrão é repetido para cada ponto de costura da construção de costura 150.
Referindo-se agora à Figura 5, uma terceira modalidade de uma construção de costura plana 250 é mostrada ter um primeiro fio decorativo 181, e um segundo fio decorativo 183. Elementos do tipo a partir da primeira modalidade mostrada na Figura 3 são correspondentemente numerados, mas não são novamente descritos. O primeiro fio decorativo 181 é fixado através da laçada em torno da primeira laçada externa do fio 62a de um ponto de costura 252, em um ponto de penetração 55 da mesma. O fio decorativo 181 se estende diagonalmente para laçar em torno da segunda laçada externa do fio 62b’ do ponto de costura subsequente 252’, conforme mostrado na Figura 5, antes de se estender diagonalmente para laçar em torno de um primeira laçada externa do fio 62a” de um outro ponto de costura 252”. O segundo fio decorativo 183 é fixado pela laçada em torno da segunda laçada externa do fio 62b do ponto de costura 252, em um ponto de penetração 54 da mesma. O fio decorativo 183 se estende diagonalmente para laçar em torno da primeira laçada externa do fio 62a’ do ponto de costura subsequente 252’, em um ponto de penetração (não numerado) da mesma, antes de se estender diagonalmente para laçar em torno da segunda laçada externa do fio 62b” de um outro ponto de costura 252”, em um ponto de penetração da mesma (não numerado). Desta maneira, o primeiro e segundo pontos de costura decorativos 181 e 183 atravessam a largura “4” da construção de costura 250, e se estendem em um modo de serpentina em torno dos pontos de penetração alternados da primeira e segunda laçadas externas do fio 62a (ou 62a’, 62a”) e 62b para 62b’, 62b” de cada ponto de costura sucessivo 252, 252’, 252”.
A adição de um segundo fio decorativo inclui maior variação no ponto de costura padrão visível na superfície de topo 56 da construção de costura 250. Alternativamente, a adição de um segundo fio decorativo pode ser usada para incluir cores diferentes de fios decorativos para aparência estética adicional. Será evidente àqueles habilitados na técnica que qualquer número de fios decorativos, e arranjados em qualquer maneira na superfície de topo 56 da construção de costura 250 pode ser usado para realçar a estética da construção de costura 250.
Referindo-se agora à Figura 6, a construção de costura plana 50 da Figura 3 é mostrada em uso em combinação com um primeiro material costurável 71 e um segundo material costurável 73. Será entendido por aqueles habilitados na técnica que qualquer uma das construções de costura mencionadas anteriormente 50, 150 e 250, ou quaisquer outras caindo dentro do escopo da presente invenção, podem ser aplicadas da mesma maneira geral, conforme descrito abaixo. Orifícios alinhados pré-formados 87 podem ser fornecidos no primeiro e segundo materiais costuráveis 71 e 73 para garantir o alinhamento dos materiais, mas são inteiramente opcionais. Alternativamente, conforme mostrado na Figura 10, fendas 101 podem ser fornecidas, tal que o ponto de costura 54 é envolvido em torno da borda do primeiro material costurável 71.
A Figura 7 mostra um elemento de fita integrada opcional 89 arranjado em uma superfície de topo 91 do primeiro material costurável 71, e arranjado para cobrir a região de união 75. O elemento de fita 89 pode ser usado para fornecer aparência estética adicional, ou para esconder os orifícios alinhados 87. Preferivelmente, o elemento de fita 89 é fornecido para revestir qualquer parte da camada descoberta ou material de substrato que pode ser visível através da construção de costura 50. O material de substrato serve como um núcleo interno em aplicações de assento automotivo ao qual o revestimento do estofado é aplicado. O elemento de fita 89 pode ser facilmente integrado dentro da construção de costura plana 50 posicionando-se o elemento de fita 89 sobre a região de união 75 e adaptando-se a construção de costura para unir o primeiro material costurável 71, o segundo material costurável 73, e o elemento de fita 89. Será evidente àqueles habilitados na técnica que camadas adicionais também podem ser adicionadas e prontamente integradas na construção de costura. O elemento de fita 89 pode compreender qualquer material capaz de estar costurado incluindo, porém não limitado a, poliéster, náilon, um material de tira ou qualquer outro tecido. Conforme será conhecido àqueles habilitados na técnica, o elemento de fita 89 pode alternativamente ser fornecido em qualquer posição em um material costurável único (não mostrado), isto é, por exemplo, em uma posição intermediária no material costurável único (não mostrado), fora da região de união 75, conforme descrito acima. Este arranjo pode ser usado, por exemplo, para fornecer uma fita ou tira decorativa, conforme necessário.
Alternativamente, conforme mostrado na Figura 8, o elemento de fita 89 pode ser integrado em uma superfície de fundo 77 do segundo material costurável 73, coincidente com a região de união 75. O elemento de fita 89 integrado com a construção de estofamento na superfície de fundo 77 também pode ser formado em um revestimento de aplicação de estofamento automotivo, incluindo, porém não limitado a, um revestimento do assento, painel de porta, um revestimento de console, um revestimento de encosto para o braço, um quebra-sol, um revestimento de apoio para cabeça e um revestimento de painel de instrumentos automotivos. Além disso, o elemento de fita 89 pode compreender uma parte de um prendedor de gancho e laço (não mostrada), para interagir com a outra parte do prendedor de gancho e laço (não mostrada) formada no material de substrato da aplicação de estofamento automotivo e, desse modo, manter o revestimento de estofamento automotivo (não mostrado) em uma posição fixada no material de substrato. Alternativamente, o revestimento de estofamento automotivo pode ser simplesmente colado ou fixado por meios convencionais ao material de substrato, particularmente, onde ele é um plástico, metal ou outro material de substrato rígido útil para o uso de tais meios de fixação convencionais. Com respeito aos assentos automotivos, o elemento de fita 89 integrado com a construção de costura 50 na superfície de fundo 77 pode ser formado em um revestimento de assento automotivo (não mostrado) e compreende uma parte de um prendedor de gancho e laço (não mostrado), para interagir com a outra parte do prendedor de gancho e laço (não mostrado) formado no material de substrato de espuma de um assento automotivo e, desse modo, manter o revestimento do assento (nâo mostrado) em um posicionamento acima do material de substrato de espuma. Alternativamente, o elemento de fita 89 pode ser simplesmente fornecido para prevenir que qualquer material de substrato de espuma fique visível através de, ou se projetando para fora da construção de costura 50.
Em uma outra modalidade mostrada na Figura 9, pelo menos um fio laçador 79 tem integrado ao mesmo uma série de elementos de fixação, mostrados como partes de gancho 93, para interagir com uma pluralidade de elementos de tacha de amarração 95 formados ou fixados em uma tira 101 colocada em uma superfície revestida 99 de um material de substrato 97. Conforme previamente mencionado, o material de substrato 97 pode ser um material de espuma ou pode ser um material menos flexível, tal como metal, plástico ou semelhantes, sobre o qual o material de um revestimento é aplicado. A tira 101, por exemplo, pode ser uma parte de gancho de um prendedor de gancho e laço posicionada em uma fenda no substrato, e adaptada para interagir com a costura plana 50, conforme descrito abaixo. A tira 101, alternativamente, pode ser fornecida em uma parte rebaixada (não mostrada) do material de substrato 99. O material de substrato 99 pode ser espuma ou outro material decorativo mais denso a qual um revestimento é aplicado. Os elementos de tacha de amarração 95 são formados para ter extremidades lobuladas adaptadas para encaixar as partes de gancho 93. Os elementos de tacha de amarração 95 podem ser formados, conforme divulgado na Patente U.S. 6.561.581, anteriormente mencionada, concedida em 13 de Maio de 2003 a Michot et al. A forma, arranjo e estrutura das partes de gancho 93 podem diferir daqueles mostrados na Figura 9, porém qualquer interação entre o fio laçador 79 e a superfície revestida 99 do material de substrato 97 que atua para restringir o movimento da construção de costura 50, e materiais nos quais a construção de costura 50 é formada, com respeito ao material de substrato 97, é considerada pela presente invenção.
Métodos de formar a construção de costura plana da presente invenção serão evidentes àqueles habilitados na técnica. Tais métodos podem incluir adaptar costuras, construção de costura e técnicas para produzir a construção de costura conhecidas, de acordo com a presente invenção. A construção de costura plana da presente invenção pode ser formada em uma operação única, e realizada sobrepondo-se dois materiais adjacentes e aplicando-se a construção de costura sobre os mesmos. Onde os elementos integrados são introduzidos, tais como os elementos de fita descritos acima, estes atuam como uma terceira posição de material em cima dos dois materiais adjacentes. Como tal, camadas adicionais de materiais, ou elementos integrados dentro da construção de costura, podem ser facilmente formados sem a necessidade de manipular a orientação dos materiais ou introduzir etapas adicionais no processo de costura.
A construção de costura plana da presente invenção também produz menos material residual do que aquela divulgada na técnica anterior, quando usada para unir dois materiais costuráveis. O arranjo de dois materiais costuráveis, adjacentes, tendo apenas uma parte de união, eficazmente a largura da construção de costura, entre os mesmos, inclui apenas uma pequena parte dos materiais costuráveis que serão usados na união dos dois materiais costuráveis.
Preferivelmente, os fios usados na construção de costura, conforme descrito acima, são construídos a partir de materiais tipicamente utilizados na construção de costura automotiva. Estes podem ser náilon ou poliéster, ou qualquer outro material conhecido àqueles habilitados na técnica. Os fios e a construção de costura preferivelmente se conformam a esses padrões de material, conforme exigido na construção de costura automotiva, por exemplo, mas não são limitados a, ISO 17028, ISO 105-A03, ISO 105-X12, ISO 11014-1, SAE J361, SAE J1885, SAE J1960 e 089000. Os fios podem ser de qualquer espessura desejada em conformidade com as especificações anteriormente mencionadas, ou qualquer outra espessura, conforme exigido para o uso com, por exemplo, mas não limitado a, revestimentos de assento automotivo, ou outros transportes, aplicações relacionadas, onde a resistência, durabilidade e facilidade de fabricação da construção de costura, conforme divulgado neste relatório, podem ser aplicadas. Além disso, os fios podem ser opcionalmente fornecidos em um variedade de cores ou, de outro modo, revestidos quanto à resistência ao desgaste, resistência à abrasão, durabilidade, estética ou quaisquer outras aplicações de revestimento, conforme seria conhecido àqueles habilitados na técnica.
Embora a construção de costura da presente invenção tenha sido descrita com respeito aos revestimentos de estofamento automotivo, é considerado que a construção de costura pode ser usada para decorar ou unir outros elementos no interior de automóveis, ou outros sistemas de transporte, onde a construção de costura plana forte e resiliente é necessária, e pode ser vantajosamente aplicada em um processo de etapa única. Por exemplo, de modo a fornecer superfícies geralmente planas em arranjos de airbag, a construção de costura plana da presente invenção pode ser usada.
Outras modificações e alterações podem ser usadas no projeto e fabricação de outras modalidades, de acordo com a presente invenção, sem divergir do espírito e escopo da invenção, que é limitada apenas pelas reivindicações anexas. Por exemplo, outros arranjos e estruturas das laçadas do fio, fios decorativos e fios laçadores podem ser usados, de acordo com os ensinamentos da presente invenção. Por exemplo, a construção de costura pode compreendem duas laçadas externas do fio, e um fio interno para definir uma 5 construção de costura capaz de ser formada com três fios de agulha. Fios laçadores ou decorativos adicionais podem ser arranjados em qualquer maneira compatível com as reivindicações, e não são restritos aos arranjos particulares descritos acima. Além disso, outros elementos que podem ser integrados na construção de costura podem ser necessários para uma aplicação particular.

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Construção de costura plana (50, 150, 250) formada em uma parte de um ou mais materiais de estofamento automotivo costuráveis (71, 73), a construção de costura (50, 150, 250) tendo vários pontos de costura sequencialmente formados (52, 152, 252), CARACTERIZADA pelo fato de que cada ponto de costura compreende:
    1. dois fios externos (60a, 60b) formados na primeira e segunda laçadas externas do fio (62a, 62b), e um fio interno (65), formado em uma laçada interna do fio (67);
    ii. a primeira e segunda laçadas externas do fio (62a, 62b) espaçadas ao longo de uma largura (W) da construção de costura, e uma laçada interna do fio (67) posicionada entre a primeira e segunda laçadas externas do fio (62a, 62b);
    iii. cada laçada interna (67) e externa (62a, 62b) do fio penetrando transversalmente em um ou mais materiais costuráveis (71, 73); cada laçada interna (67) e externa (62a, 62b) do fio tendo uma parte do laço (69a, 69b, 69c) se encaixando em uma superfície de fundo (77) de um ou mais materiais costuráveis (71,73);
    iv. um fio laçador (79, 179) formado em, e coplanar com a superfície de fundo (77), e arranjado tal que um fio laçador (79, 179) passa entre a superfície de fundo (77) e uma ou mais das parte do laço (69a, 69b, 69c);
    v. um fio decorativo (81, 181) visível em uma superfície de topo (56) da parte de um ou mais materiais costuráveis (71, 73) e que se estende ao longo da largura (W); em que um fio decorativo (81, 181) é laçado em torno da primeira laçada externa (62a) do fio em um ponto de penetração (55) da mesma.
  2. 2. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que um ou mais materiais costuráveis (71, 73) compreendem um primeiro material costurável (71) tendo uma parte do mesmo sobreposta em um segundo material costurável (73); a parte do mesmo definindo uma região de união (75) que recebe o número de pontos de costura sequencialmente formados (52, 152, 252) para unir o primeiro material costurável (71) e o segundo material costurável (73).
  3. 3. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de o dito fio internos (65) compreendem um de dois fios internos, formado em duas laçadas internas do fio (67a, 67b) posicionadas entre a primeira e a segunda laçadas externas do fio (62a, 62b).
  4. 4. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que o dito fio laçador (79, 179) é um de quatro fios laçadores (79a, 79b, 79c, 79d), cada fio laçador (79a, 79b, 79c, 79d) passando através da parte do laço (69a, 69b, 69c. 69d) de laçadas internas (67a, 67b) e externas (62a, 62b) do fio respectivas.
  5. 5. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 1,
    Petição 870190027187, de 21/03/2019, pág. 7/10
    CARACTERIZADA pelo fato de que o fio decorativo (81, 181) é laçado em torno da primeira laçada externa (62a) no ponto de penetração (55) da mesma, se estende lateralmente ao longo da largura (W) e é laçado em torno da segunda laçada externa (62b) em um segundo ponto de penetração (54) da mesma.
  6. 6. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADA pelo fato de que o fio decorativo (81, 181) se estende diagonalmente a partir da segunda laçada externa (62b) no segundo ponto de penetração (54) da mesma para laçar em torno de uma primeira laçada externa (62a') subsequente de um ponto de costura (52', 152', 252') subsequente, se estende lateralmente ao longo da largura (W) e é laçado em torno de uma segunda laçada (62b') externa subsequente de um ponto de costura (52', 152', 252') subsequente, desse modo formando um padrão de serpentina ao longo de um comprimento da construção de costura plana.
  7. 7. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que um fio decorativo (81, 181) é um primeiro fio decorativo (181) que é laçado em torno da primeira laçada externa (62a) no ponto de penetração (55) da mesma, e se estende diagonalmente para laçar em torno de uma segunda laçada externa (62b') de um ponto de costura (52', 152', 252') subsequente em um ponto de penetração (54) da mesma; e em que o segundo fio decorativo (183) é laçado em torno da segunda laçada externa (62b) em um ponto de penetração (54) da mesma, e se estende diagonalmente para laçar em torno de uma primeira laçada externa (62a') de um ponto de costura (52', 152', 252') subsequente em um ponto de penetração (55) da mesma.
  8. 8. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda um elemento decorativo (89) posicionado na região de união (75) e fixado à mesma através dos pontos de costura sequencialmente (52, 152, 252) formados.
  9. 9. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento decorativo (89) é uma entre uma fita e uma tira.
  10. 10. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADA pelo fato de que o elemento decorativo (89) é posicionado em uma superfície de topo (82, 91) da dita região de união (75).
  11. 11. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que um ou mais materiais costuráveis (71, 73) são materiais de revestimento para painéis de porta automotivos, consoles, encostos para o braço, quebra-sóis, apoios para cabeça e painéis de instrumentos automotivos.
  12. 12. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda um ou mais elementos de fixação
    Petição 870190027187, de 21/03/2019, pág. 8/10 (93, 95) posicionados em uma superfície de fundo (77) de um ou mais materiais costuráveis (71,73), e adaptados para interagir com um material de substrato (97) revestido por um ou mais materiais de revestimento, e fixados ao mesmo através dos pontos de costura (52, 152, 252) sequencialmente formados.
  13. 13. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADA pelo fato de que um ou mais elementos de fixação (93, 95) são selecionados do grupo compreendendo uma ou mais amarrações (95), a parte de gancho de um prendedor de gancho e laço, e a parte de laço de um prendedor de gancho e laço.
  14. 14. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADA pelo fato de que os fios internos (65) e externos (60a, 60b) são e uniformemente espaçados ao longo da largura (W) e paralelos entre si.
  15. 15. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que os pontos de costura (52, 152, 252) sequencialmente formados se estendem ao longo de um comprimento da região de união (75), um fio decorativo (81, 181) é arranjado em um padrão de serpentina ao longo do comprimento da região de união (75), e um fio laçador (79, 179) se estende ao longo do comprimento em uma trajetória, tal que um fio laçador (79, 179) passa entre a superfície de fundo (77) e cada uma das partes do laço (69a, 69b, 69c).
  16. 16. Construção de costura plana (50, 150, 250), de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADA pelo fato de que um ou mais elementos de fixação (93, 95) compreendem um elemento de gancho (93) integralmente formado com fios laçadores (79, 179), o elemento de gancho (93) arranjado para encaixar um elemento de tacha de amarração (95) se estendendo a partir do material de substrato (97).
BRPI1002724-6A 2009-08-05 2010-07-30 construção de costura plana para estofamento automotivo BRPI1002724B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/535,995 US8100070B2 (en) 2009-08-05 2009-08-05 Flat seam construction
US12/719,333 US8316785B2 (en) 2009-08-05 2010-03-08 Flat seam construction for automotive upholstery

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002724A2 BRPI1002724A2 (pt) 2012-04-03
BRPI1002724B1 true BRPI1002724B1 (pt) 2019-11-05

Family

ID=43087128

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002724-6A BRPI1002724B1 (pt) 2009-08-05 2010-07-30 construção de costura plana para estofamento automotivo

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8316785B2 (pt)
EP (1) EP2283749B1 (pt)
CN (1) CN101992732B (pt)
BR (1) BRPI1002724B1 (pt)
CA (1) CA2709834A1 (pt)

Families Citing this family (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8312826B2 (en) * 2010-08-05 2012-11-20 Faurecia Automotive Seating, Llc Alignment mechanisms for materials joined at a seam
US9340912B2 (en) 2011-07-08 2016-05-17 Inteva Products, Llc Method for stitching vehicle interior components and components formed from the method
WO2013009633A2 (en) 2011-07-08 2013-01-17 Inteva Products Llc. Apparatus for stitching vehicle interior components
US9809176B2 (en) 2011-07-08 2017-11-07 Inteva Products, Llc Method for stitching vehicle interior components and components formed from the method
CN103649396B (zh) 2011-07-08 2016-09-14 因特瓦产品有限责任公司 用于缝制车辆内装部件的方法以及由该方法形成的部件
US9255352B2 (en) 2013-07-31 2016-02-09 Inteva Products, Llc Apparatus for stitching vehicle interior components
JP6406903B2 (ja) 2014-07-15 2018-10-17 株式会社ゴールドウイン 縫目構造
US9297100B1 (en) * 2014-11-05 2016-03-29 Hsuan-Yi Wu Six-needle eight-thread stitch configuration
EP3020606B1 (en) * 2014-11-14 2018-01-03 Faurecia Innenraum Systeme GmbH Vehicule interior component comprising stitching pattern
JP6637263B2 (ja) * 2015-07-27 2020-01-29 株式会社タチエス 車両用内装部品及びその製作方法
JP6557158B2 (ja) 2016-02-09 2019-08-07 株式会社タチエス シートカバー及びシートカバーの製造方法並びに車両用シート
ITUB20160691A1 (it) * 2016-02-12 2017-08-12 Sistemiazienda Srl Metodo di assemblaggio di un rivestimento per una seduta o per mobili imbottiti e relativo rivestimento
EP3404134B1 (en) * 2017-05-18 2019-05-01 Well & David Corp. Process for forming a seam construction on a substrate
US11840188B2 (en) * 2018-06-28 2023-12-12 Shanghai Yanfeng Jinqiao Automotive Trim Systems Co. Ltd. Vehicle interior component
WO2020006288A1 (en) * 2018-06-28 2020-01-02 Shanghai Yanfeng Jinqiao Automotive Trim Systems Co., Ltd. Vehicle trim component
CN109505074B (zh) * 2018-12-29 2024-04-05 苏州爱美纤维科技有限公司 自动输送胶骨装置及缝纫设备
US11292504B2 (en) * 2019-03-20 2022-04-05 Volvo Car Corporation Vehicle having multiple driving positions
US11584273B2 (en) 2019-08-28 2023-02-21 Lear Corporation Trim assembly ornamental stitching
US11738699B2 (en) * 2020-02-06 2023-08-29 Faurecia Interior Systems, Inc. Vehicle interior component and method of making a vehicle interior component
DE102020114260A1 (de) 2020-05-28 2021-12-02 Bayerische Motoren Werke Aktiengesellschaft Nähkleid zum Kaschieren eines Formteils, Interieurteil für ein Fahrzeug sowie Verfahren zum Herstellen eines Nähkleids
JP7446165B2 (ja) * 2020-06-09 2024-03-08 株式会社タチエス アームレスト及び車両用シート

Family Cites Families (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1855254A (en) * 1928-07-19 1932-04-26 Union Special Machine Co Cross thread laying mechanism for sewing machines
US1934328A (en) * 1931-04-15 1933-11-07 Union Special Machine Co Seam for sewed articles
US2056580A (en) * 1933-10-31 1936-10-06 Union Special Machine Co Flat seam for sewed articles
US3776157A (en) * 1972-04-18 1973-12-04 Union Special Machine Co Flat stitch forming and cover thread laying mechanisms for sewing machines
IT969729B (it) * 1972-10-20 1974-04-10 Virginio Rimoldi E C Spa Dispositivo tirafilo per filo di copertura in macchina per cucire multiaghi
JPH0234194A (ja) * 1988-07-26 1990-02-05 Yamato Sewing Mach Seizo Kk 複数針偏平縫いミシンの縫製方向転換方法並びにその装置
US5236243A (en) 1992-03-30 1993-08-17 General Motors Corporation Serge thread loop fastener for trim cover
US5383414A (en) * 1993-05-17 1995-01-24 Union Special Corporation Apparatus for making a three needle stitch with cover thread
JP3155205B2 (ja) 1996-07-25 2001-04-09 サンショウ株式会社 自動車用シートカバー
US5772545A (en) 1996-12-20 1998-06-30 Ou; Tsung Ming Sportsball and manufacturing method thereof
US5873318A (en) 1996-12-31 1999-02-23 Lear Corporation Method and apparatus for sewing a plurality of trim pieces together
CN1086754C (zh) * 1998-11-25 2002-06-26 长瑜企业股份有限公司 同轴正时驱动针棒与上环缝机构的缝纫机
JP2001246186A (ja) 2000-03-02 2001-09-11 Tachi S Co Ltd 表皮一体発泡用表皮材及び表皮一体発泡製品
FR2809942B1 (fr) 2000-06-09 2002-09-27 Faure Bertrand Equipements Sa Dispositif comportant une coiffe d'habillage fixee sur un support au moyen d'elements auto-agrippants
FR2820093B1 (fr) 2001-01-31 2003-04-18 Faurecia Sieges Automobile Coiffe de siege pour vehicule, et siege de vehicule comportant une telle coiffe
JP2003117278A (ja) 2001-10-11 2003-04-22 Juki Corp 縫目形成方法と装置
US6845725B2 (en) 2002-11-29 2005-01-25 Tachi-S Co., Ltd Method for sewing together covering elements adapted to undergo foaming process
US6962120B1 (en) 2004-09-13 2005-11-08 Mikasa Corporation Seam forming method using sewing machine
US8100070B2 (en) 2009-08-05 2012-01-24 Faurecia Automotive Seating, Inc. Flat seam construction

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002724A2 (pt) 2012-04-03
CA2709834A1 (en) 2011-02-05
US20110030596A1 (en) 2011-02-10
CN101992732B (zh) 2014-06-18
EP2283749B1 (en) 2012-10-03
CN101992732A (zh) 2011-03-30
EP2283749A1 (en) 2011-02-16
US8316785B2 (en) 2012-11-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1002724B1 (pt) construção de costura plana para estofamento automotivo
CN102481040B (zh) 隐形拉链用拉链条
ES2855724T3 (es) Accesorio de fijación para fijar fácilmente revestimientos cosidos sobre piezas de soporte
US9817169B2 (en) Method for providing illuminated components and components formed from the method
CN209305413U (zh) 交通工具座椅
KR20100121436A (ko) 슬라이드 패스너
US8100070B2 (en) Flat seam construction
JP2836024B2 (ja) 表皮一体発泡用表皮材及び表皮一体発泡製品
US11192478B2 (en) Device and method for producing an edge strip for a seat cover
EP3269269B1 (en) Hook-and-loop fastener provided with hollow woven part
CN112441236B (zh) 装饰组件装饰性线迹
US3530813A (en) Producing fastener tape sections on strap ends
CN108056539A (zh) 带拉链的产品和链牙构件、以及带拉链的产品的制造方法
TWM563792U (zh) 隱藏局部鏈齒的拉鏈
US1353340A (en) Upholstering
JP6390448B2 (ja) フロアマット及びその製造方法
US1953522A (en) Edge finish for rugs
CN216231841U (zh) 集成发光缝线的装饰表皮及包括其的汽车座椅
JP2014069613A (ja) 皮巻きステアリングホイール
ES2966712T3 (es) Elemento de tapicería para un vehículo que incluye una costura y un elemento para proteger la costura
US1133809A (en) Seam for sewed articles.
US6817307B2 (en) Textile trim with decorative double lipped fastening structure
JP6781683B2 (ja) 上敷きマット及び上敷きマットの生産方法
JP2023093873A (ja) 内装部材、および、内装部材の製造方法。
JPS6021428Y2 (ja) 重合構造材

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: FAURECIA AUTOMOTIVE SEATING, LLC (US)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/07/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.