BRPI1002452A2 - preparaÇço de uma passagem para um bloco terra de compartimento do ocupante - compartimento do motor - Google Patents

preparaÇço de uma passagem para um bloco terra de compartimento do ocupante - compartimento do motor Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002452A2
BRPI1002452A2 BRPI1002452-2A BRPI1002452A BRPI1002452A2 BR PI1002452 A2 BRPI1002452 A2 BR PI1002452A2 BR PI1002452 A BRPI1002452 A BR PI1002452A BR PI1002452 A2 BRPI1002452 A2 BR PI1002452A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
panel
instrument panel
patch
cover
ground
Prior art date
Application number
BRPI1002452-2A
Other languages
English (en)
Inventor
Stephen Burns
Original Assignee
Int Truck Ip Co Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Int Truck Ip Co Llc filed Critical Int Truck Ip Co Llc
Publication of BRPI1002452A2 publication Critical patent/BRPI1002452A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02GINSTALLATION OF ELECTRIC CABLES OR LINES, OR OF COMBINED OPTICAL AND ELECTRIC CABLES OR LINES
    • H02G3/00Installations of electric cables or lines or protective tubing therefor in or on buildings, equivalent structures or vehicles
    • H02G3/22Installations of cables or lines through walls, floors or ceilings, e.g. into buildings
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R16/00Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for
    • B60R16/02Electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for; Arrangement of elements of electric or fluid circuits specially adapted for vehicles and not otherwise provided for electric constitutive elements
    • B60R16/0207Wire harnesses
    • B60R16/0215Protecting, fastening and routing means therefor
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T156/00Adhesive bonding and miscellaneous chemical manufacture
    • Y10T156/11Methods of delaminating, per se; i.e., separating at bonding face

Abstract

<B>PREPARAÇçO DE UMA PASSAGEM PARA UM BLOCO TERRA DE COMPARTIMENTO DO OCUPANTE - COMPARTIMENTO DO MOTOR.<D> A presente invenção refere-se a um remendo especial que é aderido ao metal bruto de um painel de instrumentos em relação de cobertura a um ou mais furos atravessantes e a suas margens antes de uma cabina de caminhão receber o primer e ser pintada. Depois da pintura, uma cobertura do remendo é desprendida para expor um meio eletricamente condutivo que permanece aderido ao metal bruto. Um bloco terra é montado no painel de instrumentos com um pino que passa através de um furo atravessante. O meio eletricamente condutivo estabelece condutividade do corpo do bloco terra para o painel de instrumentos.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PREPARA-ÇÃO DE UMA PASSAGEM PARA UM BLOCO TERRA DE COMPARTI-MENTO DO OCUPANTE - COMPARTIMENTO DO MOTOR".
CAMPO
A presente invenção refere-se, de modo geral, a sistemas elétri-cos de veículo a motor, e, em particular, ao aterramento de circuitos docompartimento do motor e de circuitos do compartimento do ocupante emum bloco terra comum que é montado em um painel de instrumentos sepa-rando os dois compartimentos entre si.
ANTECEDENTES
Componentes estruturais de um veículo a motor que são condu-tores elétricos, tal como o metal da estrutura da carroçaria e do chassi, for-mam a terra elétrica para o sistema elétrico do veículo. Veículos a motor queoperam em estradas e rodovias tipicamente apresentam um compartimentodo ocupante, onde sentam o motorista e qualquer passageiro ou passagei-ros, e, defronte ao compartimento do ocupante, um compartimento do motorpara alojar o motor que impulsiona o veículo. Em um caminhão grande, ocompartimento do ocupante é comumente chamado de cabina.
Um painel de instrumentos que é parte de uma cabina de cami-nhão separa o interior da cabina do compartimento do motor. Uma práticacomum para aterrar pelo menos alguns circuitos do compartimento do motore pelo menos alguns circuitos do compartimento do ocupante à terra do veí-culo compreende o aterramento dos circuitos através de um bloco terra queé montado no painel de instrumentos em uma passagem.
Um bloco terra típico apresenta uma base que é disposta contrao painel de instrumentos ou no lado do compartimento do motor ou no ladoda cabina e é presa ao painel de instrumentos. Um ou mais pinos se proje-tam da base, seja na direção do compartimento do motor, seja na direção docompartimento do ocupante. Se a base for disposta contra o lado da cabinado painel de instrumentos, um ou mais pinos serão projetados através de umou mais respectivos furos no painel de instrumentos e para o compartimentodo motor. Se a base for disposta contra o lado do compartimento do motordo painel de instrumentos, um ou mais pinos serão projetados através de umou mais furos no painel de instrumento e para o interior da cabina. O blocoterra pode também compreender um ou mais pinos que são projetados paralonge de uma superfície da base que é oposta à superfície que é dispostacontra o painel de instrumentos.
O terminal de um ou mais fios terra ou cabos terra elétricos élocalizado em um pino do bloco terra e uma porca no pino é apertada contraum ou mais terminais, aterrando assim os fios e os cabos ao bloco terra.Quando forem providos pinos em ambos os lados do compartimento do mo-tor e da cabina, tanto os fios ou cabos terra dos circuitos da cabina como osfios ou cabos terra dos circuitos do motor poderão ser conectados em co-mum ao bloco terra.
Devido ao fato de muitos painéis do corpo de uma cabina decaminhão, como o painel de instrumentos, serem de aço, e pelo fato de oaço ser um condutor elétrico, o contato entre o painel de instrumentos e obloco terra montado aterra tanto as terras do compartimento do motor comoda cabina ao corpo da cabina.
Devido ao fato de ser desejável que um bom contato elétricoseja estabelecido entre o bloco terra e o painel de instrumentos, e pelo fatode certas cabinas de caminhão serem pré-pintadas antes de o bloco terraser montado no para-lama, é necessário que a tinta e o primer ou a subca-mada sejam removidos da área do para-lama que circunda o furo ou furosatravessantes, para um pino ou pinos de bloco terra antes de o bloco terraser montado.
Esta remoção de matéria isolada do condutor subjacente é tipi-camente executada por meio de uma ação mecânica em uma linha de mon-tagem, tal como com a aplicação de uma roda de raios de arame que estásendo girada por uma ferramenta mecânica na superfície pintada para des-gastar por atrito a tinta e o primer ou a subcamada até que o metal bruto fi-que exposto.
Esse procedimento cria, contudo, pó e expõe o metal bruto auma possível ferrugem. Devido ao fato de ser também difícil controlar aquantidade de tinta e de subcamada que é removida, o processo é até certoponto inerentemente inconsistente de caminhão para caminhão.
SUMÁRIO
Uma concretização descrita compreende a aplicação de um re-mendo especial ao metal bruto do painel de instrumentos em relação de co-bertura a um ou mais furos atravessantes e suas margens antes de a cabinareceber o primer e ser pintada. O remendo compreende uma cobertura re-movível que apresenta superfícies interna e externa. A margem perimétricaexterna da superfície interna contém um adesivo para aderir ao painel deinstrumentos. A graxa dielétrica e/ou a graxa condutiva está presente emuma zona da superfície interna da cobertura cujo perímetro é ligado peloadesivo.
Depois de a cabina ter recebido o primer e ter sido pintada, e dea tinta ter secado, o primer e a tinta cobrem o remendo. A borda de uma fer-ramenta é inserida na tinta e no primer na borda da cobertura do remendo emanipulada abaixo da margem da cobertura suficientemente para permitir amanipulação adicional para separar a borda da cobertura do painel de ins-trumentos. A borda pode ser então agarrada e a cobertura desprendida.
Enquanto a cobertura estava no lugar no painel de instrumentos,a graxa estava em contato com o metal bruto que circundava o furo ou furosatravessantes. A graxa apresenta uma tenacidade suficiente com o metalbruto de tal modo que uma camada de graxa permaneça no metal bruto àmedida que a cobertura é desprendida.
Com a cobertura de remendo tendo sido removida, o bloco terraé montado no painel de instrumentos com o alinhamento de um ou mais deseus pinos com um ou mais furos atravessantes no painel de instrumentos ecom a passagem dos pinos através dos furos para dispor o corpo do blocoterra contra a graxa residual no painel de instrumentos e então com a fixa-ção do bloco terra ao painel de instrumentos, tal como com a passagem deparafusos através dos furos no corpo do bloco terra e com o aperto dosmesmos nos furos no painel de instrumentos para forçar a graxa a ser com-primida entre o bloco terra e o painel de instrumentos. Qualquer excesso degraxa que é comprimido além da base do bloco terra poderá ser eliminado,caso necessário. A graxa estabelece o contato elétrico entre o bloco terra eo metal bruto do painel de instrumentos.
Com o bloco terra tendo sido montado e aterrado ao corpo dacabina no painel de instrumentos, os aterramentos do motor e dos circuitospodem ser conectados ao bloco terra.
Outra concretização descrita compreende a aplicação de umsegundo tipo de remendo especial ao metal bruto do painel de instrumentosem relação de cobertura a um ou mais furos atravessantes e suas margensantes de a cabina receber o primer e ser pintada. Este segundo tipo de re-mendo também compreende uma cobertura removível apresentando super-fícies interna e externa. Toda a superfície interna da cobertura é coberta porum forro eletricamente condutivo que adere o remendo ao metal bruto dopainel de instrumentos, exceto quando o forro apresentar furos para registrocom os furos atravessantes.
Depois que a cabina tenha recebido o primer e ter sido pintada,e a tinta tenha secado, a borda de uma ferramenta é inserida na tinta e noprimer na borda da cobertura de remendo e manipulada abaixo da margemda cobertura de modo suficiente para permitir a manipulação adicional paraseparar a borda de cobertura do painel de instrumentos. A borda pode serentão agarrada e a cobertura desprendida. O forro eletricamente condutivotem menos aderência para cobertura do que ao metal bruto do painel de ins-trumentos, permanecendo assim aderido ao painel de instrumentos depoisdo desprendimento da cobertura.
Com a cobertura tendo sido removida, o bloco terra é montadono painel de instrumentos com o alinhamento de um ou mais de seus pinoscom um ou mais furos atravessantes no painel de instrumentos (os furos nãosão cobertos pelo forro condutivo) e com a passagem dos pinos através dosfuros atravessantes para dispor o corpo do bloco terra contra o forro conduti-vo e então com o aperto do bloco terra ao painel de instrumentos, tal comocom a passagem de parafusos através de furos no corpo de bloco terra ecom o aperto dos mesmos nos orifícios no painel de instrumentos para forçaro forro condutivo a ser comprimido entre o bloco terra e o painel de instru-mentos e estabelecer o contato elétrico entre o bloco terra e o metal bruto dopainel de instrumentos.
Com o bloco terra tendo sido montado e aterrado ao corpo dacabina no painel de instrumentos, os aterramentos do motor e dos circuitospodem ser conectados ao bloco terra.
Ainda outra concretização compreende a aplicação de um tercei-ro tipo de remendo especial ao metal bruto do painel de instrumentos emrelação de cobertura a um ou mais furos atravessantes e suas margens an-tes de a cabina receber o primer e ser pintada. Este terceiro tipo de remendocompreende também uma cobertura removível apresentando superfíciesinterna e externa. A margem de perímetro da superfície interna contém umadesivo para aderir ao painel de instrumentos. A graxa dielétrica e/ou a gra-xa condutiva do primeiro tipo de remendo é substituída por um forro ou for-ros eletricamente condutivos, que aderem ao metal bruto do painel de ins-trumentos.
Depois que a cabina tenha recebido o primer e tenha sido pinta-da, e a tinta tenha secado, a borda de uma ferramenta é inserida na tinta eno primer na borda da cobertura de remendo e manipulada abaixo da mar-gem da cobertura de modo suficiente para permitir a manipulação adicionalpara separar a borda da cobertura do painel de instrumentos. A borda podeser então agarrada e a cobertura desprendida. O forro ou forros eletricamen-te condutivos apresentam menos aderência à cobertura do que ao metal bru-to do painel de instrumentos, permanecendo assim aderidos ao painel deinstrumentos depois do desprendimento da cobertura.
Com a cobertura tendo sido removida, o bloco terra é montadono painel de instrumentos com o alinhamento de um ou mais de seus pinoscom um ou mais furos atravessantes no painel de instrumentos (os furos nãosendo cobertos pelo forro ou forros condutivos) e com a passagem dos pinosatravés dos furos atravessantes para colocar o corpo do bloco terra contra afita condutiva e então com a fixação do bloco terra ao painel de instrumen-tos, tal como com a passagem de parafusos através de furos atravessantesno corpo de bloco terra e com o aperto dos mesmos em furos no painel deinstrumentos para forçar o forro ou forros condutivos a serem comprimidosentre o bloco terra e o painel de instrumentos. O forro ou os forros estabele-cem contato elétrico entre o bloco terra e o metal bruto do painel de instru-mentos.
Com o bloco terra tendo sido montado e aterrado no corpo dacabina no painel de instrumentos, os aterramentos do motor e dos circuitospodem ser conectados ao bloco terra.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A figura 1 é uma vista em elevação de uma porção de um painelde instrumentos de caminhão em uma passagem.
A figura 1A é uma vista similar à figura 1 que mostra um painelde instrumentos com primer e pintado do qual a tinta e o primer foram des-gastados pelo atrito para expor o metal bruto subjacente na passagem.
A figura 2 é uma vista na mesma direção que a figura 1 quemostra uma concretização de remendo especial no lugar sobre a passagem.
A figura 3 é uma vista na mesma direção que a figura 1 quemostra outra concretização de remendo especial no lugar sobre a passagem.
A figura 4 é uma vista em elevação lateral parcialmente em se-ção transversal através da passagem com um remendo especial aplicado aopainel de instrumentos e a sua cobertura no processo desprendimento.
A figura 5 é uma vista em perspectiva de um bloco terra a sermontado em uma passagem no painel de instrumentos.
A figura 6 é uma vista em elevação frontal do bloco terra da figura 5.
A figura 7 é uma vista em elevação lateral do bloco terra da figura 5.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A figura 1 mostra um painel de instrumentos de caminhão 10 noqual a passagem compreende dois furos circulares 12, 14 de diâmetros i-guais centralizados em uma linha vertical imaginária. O painel de instrumen-tos 10 separa o compartimento do motor do compartimento interno do ocu-pante da cabina do caminhão. A figura 1A mostra outro painel de instrumen-tos que recebeu o primer e foi pintado, mas com a tinta e o primer tendo sidodesgastados pelo atrito para expor o metal bruto subjacente (numerai dereferência 17) em torno dos furos atravessantes 12, 14. A figura 1A foi indi-cada com "técnica anterior" unicamente porque é representativa do processoanterior descrito anteriormente. Como pode ser visto, o processo de abrasãopode deixar uma área de metal bruto irregular 17.
A figura 2 é representativa de um remendo especial 16 que foiaplicado ao metal bruto do painel de instrumentos 10 em relação de cobertu-ra aos furos 12, 14 e suas margens antes de a cabina receber o primer e serpintada. O remendo 16 compreende uma cobertura removível 18 apresen-tando superfícies interna e externa. A margem perimétrica externa da super-fície interna contém um adesivo que adere o remendo 16 ao metal bruto dopainel de instrumentos 10. O adesivo liga uma zona da superfície interna dacobertura coberta pela graxa dielétrica e/ou graxa condutiva. Essa zona édefinida por duas áreas circulares 20, 22.
Depois de a cabina ter recebido o primer e ter sido pintada, e dea tinta ter secado, o primer e a tinta cobrem o remendo. A borda de uma fer-ramenta (não mostrada) é inserida na tinta e no primer na borda da cobertu-ra de remendo e manipulada abaixo da margem da cobertura 18 de modosuficiente para permitir a manipulação adicional para separar a borda de co-bertura do painel de instrumentos 10. A borda pode ser então agarrada e acobertura desprendida.
A graxa apresenta tenacidade suficiente com o metal bruto dopainel de instrumentos de tal modo que uma camada de graxa permaneçano metal bruto à medida que a cobertura 18 seja desprendida. Depois que acobertura tenha sido removida, um bloco terra 24, mostrado nas figuras 5 a7, é montado no painel de instrumentos 10.
O bloco terra 24 compreende uma base, ou corpo, 16 e múltiplospinos 28, 30, 32, 32. Os pinos 28 e 30 se projetam de faces opostas de umdisco circular 36 que é ajustado em um furo na base 26. Os pinos 32 e 34projetam-se de faces opostas de um disco circular 38 que é ajustado em ou-tro furo na base 26.
O bloco terra 24 pode ser montado no painel de instrumentos 10ou no lado do compartimento do motor ou no lado da cabina. Assumindo quea montagem se dá no lado da cabina, os pinos 30, 34 são alinhados comfuros atravessantes 26 contra a graxa residual no painel de instrumentos. Obloco terra é então preso ao painel de instrumentos com a passagem de pa-rafusos (não mostrado) através de furos 40 nos discos 36, 38 e com o apertodos mesmos em furos no painel de instrumentos para forçar a graxa a sercomprimida entre o bloco terra e o painel de instrumentos. Qualquer excessode graxa que é comprimido além da base do bloco terra pode ser eliminado,caso necessário. A graxa estabelece o contato elétrico entre o bloco terra eo metal bruto do painel de instrumentos. Os aterramentos dos circuitos domotor e da cabina (não mostrados) podem ser colocados em associação aosrespectivos pinos e podem ser presos no lugar.
As figuras 3 e 4 mostram outra concretização de remendo espe-cial 16 que tem uma cobertura removível 18 apresentando superfícies inter-na e externa 181 e 180. A totalidade de superfície interna 181 é coberta porum forro eletricamente condutivo 42 que adere o remendo ao metal bruto dopainel de instrumentos, exceto quando o forro apresentar furos 44, 46 pararegistro com os furos atravessantes 12, 14. As figuras 3 e 4 mostram o re-mendo 16 aderido ao metal bruto do painel de instrumentos 10 por meio deadesivo no forro 42.
Para remover a cobertura 18, uma ferramenta (não mostrada) émanipulada abaixo da margem da cobertura suficientemente para permitir amanipulação adicional para separar a borda de cobertura do painel de ins-trumentos, conforme mostrado no topo da figura 4. A borda pode ser entãoagarrada e a cobertura desprendida completamente. O forro eletricamentecondutivo 42 é aderido ao painel de instrumentos com uma maior aderênciado que aquela da cobertura do forro, permitindo que a cobertura seja des-prendida enquanto deixa o forro aderido ao painel de instrumentos.
Com a cobertura tendo sido removida, o bloco terra é montadono painel de instrumentos da mesma maneira que anteriormente descritopara forçar o forro condutivo a ser comprimido entre o bloco terra e o painelde instrumentos e estabelecer o contato elétrico entre o bloco terra e o metalbruto do painel de instrumentos.
Ainda outra concretização compreende a aplicação de um tercei-ro tipo de remendo especial ao metal bruto do painel de instrumentos emrelação de cobertura a um ou mais furos atravessantes e as suas margensantes de a cabina receber o primer e ser pintada. Este terceiro tipo de re-mendo também compreende uma cobertura removível apresentando super-fícies interna e externa. A margem de perímetro da superfície interna contémum adesivo para aderir ao painel de instrumentos. A graxa dielétrica e/ou agraxa condutiva nas duas áreas circulares 20, 22 na figura 2 são substituí-das por forros eletricamente condutivos que aderem ao metal bruto do painelde instrumentos em torno das margens dos furos atravessantes.
Para remover a cobertura, a borda da ferramenta (não mostrada)é inserida na tinta e no primer secos na borda da cobertura do remendo emanipulada abaixo da margem da cobertura de modo suficiente para permitira manipulação para separar a cobertura do painel de instrumentos. A bordapode ser então agarrada e a cobertura desprendida. Os forros eletricamentecondutivos apresentam menos aderência à cobertura do que ao metal brutodo painel de instrumentos, permanecendo assim aderidos ao painel de ins-trumentos depois do desprendimento da cobertura.
Com a cobertura tendo sido removida, o bloco terra é montadono painel de instrumentos, conforme descrito acima.
Enquanto é conhecido o uso de um remendo de adesivo ou co-bertura para proteger uma área de uma cabina de caminhão da pintura, con-cretizações descritas aqui são específicas da montagem de um bloco terraem um painel estrutural com a inclusão de um meio eletricamente condutivono remendo a fim de evitar que se tenha que mecanicamente remover o pri-mer e a tinta secos em uma primeira etapa e, em seguida, aplicar graxa die-létrica ou condutiva em uma segunda etapa.

Claims (11)

1. Método para preparar uma passagem em um painel estruturaleletricamente condutivo de um veículo a motor que separa um compartimen-to do motor de um compartimento do ocupante para a subsequente monta-gem de um bloco terra no painel para prover um aterramento ao qual podemser conectados os circuitos do compartimento do motor de um sistema elé-trico do veículo e ao qual podem ser conectados os circuitos do comparti-mento do ocupante do sistema elétrico, o método compreendendo:a aderência de um remendo ao metal bruto do painel em relaçãode cobertura a um ou mais furos atravessantes no painel antes da aplicaçãode um ou mais revestimentos eletricamente não condutivos ao painel; edepois de um ou mais revestimentos terem sido aplicados e se-cos, a remoção de uma cobertura externa do remendo para expor um meioeletricamente condutivo do remendo que permanece em relação de cobertu-ra ao metal bruto que forma uma margem de um ou mais furos atravessan-tes.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a etapa deaderir o remendo ao metal bruto do painel em relação de cobertura a um oumais furos atravessantes compreende a aderência de uma porção da cober-tura ao metal bruto.
3. Método de acordo com a reivindicação 2, em que a etapa deaderir o remendo do metal bruto do painel em relação de cobertura a um oumais furos atravessantes compreende a aderência e também inclui a ade-rência do meio eletricamente condutivo.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a etapa deaderir o remendo ao metal bruto do painel em relação de cobertura a um oumais furos atravessantes compreende a aderência do meio eletricamentecondutivo sem aderir o remendo.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, que adicionalmenteinclui a etapa de montar um bloco terra no painel de instrumentos com apassagem de um pino do bloco terra através de um furo atravessante, dedispor um corpo do bloco terra contra o meio exposto eletricamente conduti-vo, e de prender o bloco terra no painel de instrumentos.
6. Método para preparar uma passagem em um painel estruturaleletricamente condutivo de um veículo a motor que separa um compartimen-to do motor de um compartimento do ocupante para a montagem subse-quente de um bloco terra no painel para prover uma terra na qual podem serconectados os circuitos do compartimento do motor de um sistema elétricodo veículo e ao qual podem ser conectados os circuitos do compartimentodo ocupante do sistema elétrico, o método compreendendo:a aderência da margem externa de uma cobertura de remendoao metal bruto do painel que forma uma margem de um ou mais furos atra-vessantes no painel antes da aplicação de um ou mais revestimentos eletri-camente não condutivos ao painel para fazer com que um meio eletricamen-te condutivo ligado pela margem externa da cobertura de remendo seja co-locado em relação de cobertura a pelo menos uma porção da margem deum ou mais furos atravessantes; edepois de um ou mais revestimentos terem sido aplicados e se-cos, a remoção da cobertura de remendo para expor o meio eletricamentecondutivo.
7. Método de acordo com a reivindicação 6, que adicionalmenteinclui a etapa de montar um bloco terra no painel de instrumentos com apassagem de um pino do bloco terra através de um furo atravessante, dedispor um corpo do bloco terra contra o meio exposto eletricamente conduti-vo, e de prender o bloco terra ao painel de instrumentos.
8. Método para preparar uma passagem em um painel estruturaleletricamente condutivo de um veículo a motor que separa um compartimen-to do motor de um compartimento do ocupante para a subsequente monta-gem de um bloco terra no painel para prover uma terra na qual podem serconectados os circuitos de compartimento do motor de um sistema elétricodo veículo e ao qual podem ser conectados os circuitos de compartimentodo ocupante do sistema elétrico, o método compreendendo:a aderência de pelo menos um forro eletricamente condutivo nasuperfície interna de uma cobertura de remendo ao metal bruto do painelque forma uma margem de um ou mais furos atravessantes no painel antesda aplicação de um ou mais revestimentos eletricamente não condutivos aopainel; edepois de um ou mais revestimentos terem sido aplicados e se-cos, a remoção da cobertura de remendo para expor pelo menos um forroeletricamente condutivo.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, que adicionalmenteinclui a etapa de montar um bloco terra no painel de instrumentos com apassagem de um pino do bloco terra através de um furo atravessante, dedispor um corpo do bloco terra contra o meio exposto eletricamente conduti-vo, e de prender o bloco terra ao painel de instrumentos.
10. Método de acordo com a reivindicação 8, que inclui a ade-rência de uma porção da cobertura ao metal bruto do painel.
11. Método de acordo com a reivindicação 10, que adicional-mente inclui a etapa de montar um bloco terra no painel de instrumentoscom a passagem de um pino do bloco terra através de um furo atravessante,de dispor um corpo do bloco terra contra o meio exposto eletricamente con-dutivo, e de prender o bloco terra ao painel de instrumentos.
BRPI1002452-2A 2009-07-15 2010-07-14 preparaÇço de uma passagem para um bloco terra de compartimento do ocupante - compartimento do motor BRPI1002452A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/503,146 US8038821B2 (en) 2009-07-15 2009-07-15 Preparing a pass-through for an occupant compartment—engine compartment ground block

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1002452A2 true BRPI1002452A2 (pt) 2011-07-26

Family

ID=43382923

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002452-2A BRPI1002452A2 (pt) 2009-07-15 2010-07-14 preparaÇço de uma passagem para um bloco terra de compartimento do ocupante - compartimento do motor

Country Status (3)

Country Link
US (1) US8038821B2 (pt)
BR (1) BRPI1002452A2 (pt)
DE (1) DE102010017755B4 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9246246B2 (en) * 2013-06-28 2016-01-26 GM Global Technology Operations LLC Tunable cast grounding block for dry sections

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5286952A (en) * 1987-06-11 1994-02-15 Raychem Corporation Methods and devices which make use of conductive polymers to join articles
EP0460586A1 (en) * 1990-06-08 1991-12-11 Essex Specialty Products, Inc. Paintable vehicle sealer patch
US5156770A (en) * 1990-06-26 1992-10-20 Thomson Consumer Electronics, Inc. Conductive contact patch for a CRT faceplate panel
US5186978B1 (en) * 1990-11-16 1999-11-02 Cal West Equip Co Protective coating and method of using such coating
US5241836A (en) * 1993-01-25 1993-09-07 The United States Of America As Represented By The Administrator Of The National Aeronautics And Space Administration Patch for radiative coolers
US7054576B2 (en) * 1995-01-10 2006-05-30 Steven Bruce Michlin Pressure-sensitive seal assemblies and strip assemblies using kiss-cuts, adhesive-masking, multiple seal-assembly pages and multiple strip-assembly pages
DE29516448U1 (de) * 1995-10-17 1996-03-21 Lamberti Werner Abdeckelement für Unterputzschalter und Steckdosen sowie Telefon- und Antennensteckdosen
CA2197828C (en) * 1997-02-18 2004-05-04 Normand Dery Thin-film antenna device for use with remote vehicle starting systems
US6186649B1 (en) * 1998-04-16 2001-02-13 Honeywell International Inc. Linear illumination sources and systems
EP1296772B1 (en) * 2000-06-16 2009-09-09 Ati Properties, Inc. Method for spray forming, atomization and heat transfer
DE10151818A1 (de) * 2001-10-20 2003-05-22 Tesa Ag Selbstklebendes Abdeckklebeband für Fahrzeuge und Fahrzeugteile
KR20040062589A (ko) * 2001-10-26 2004-07-07 유니테크, 유한책임회사 코팅된 안테나 및 그 제작방법
US6709962B2 (en) * 2002-03-19 2004-03-23 N. Edward Berg Process for manufacturing printed circuit boards
US6841379B2 (en) * 2002-05-15 2005-01-11 Beckman Coulter, Inc. Conductive microplate
DE102004058265B4 (de) * 2004-12-03 2011-04-14 Freeglass Gmbh & Co. Kg Verfahren zum Bearbeiten von Kunststoff-Substraten und scheibenförmiges Substrat

Also Published As

Publication number Publication date
DE102010017755A1 (de) 2011-01-20
US8038821B2 (en) 2011-10-18
DE102010017755B4 (de) 2012-07-19
US20110011526A1 (en) 2011-01-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8226158B1 (en) Vehicle mist suppression apparatus and method of using same
CA2383344C (en) Push bar mounting system
US4874200A (en) Modular vehicle body
US4903174A (en) Vehicle emergency light kit
US20010030407A1 (en) Detachable mud flap assembly for vehicles
US10059379B2 (en) Wheel well fender edge guard
BRPI1103477A2 (pt) sistema de contrapeso para um cortador de grama dirigÍvel, sistema de acoplamento, e, mÉtodo para acoplar um objeto
US20170096176A1 (en) Vehicle splash guard and method of painting same
US8272675B2 (en) Equipment mounting module for instrument panel
BRPI1002452A2 (pt) preparaÇço de uma passagem para um bloco terra de compartimento do ocupante - compartimento do motor
CA2201008C (en) Truck sun visor
US20090224898A1 (en) Relocatable Machine Monitor
DE10132969A1 (de) Unterbodenabdeckung
JPH08276871A (ja) 自動車用リアスポイラ
US20140287600A1 (en) Auxiliary lamp mounting adapter assembly for automotive vehicles
CN214084092U (zh) 车辆智能监控管理系统用车载定位终端设备
JP2004149119A (ja) ユニバーサル式ナンバープレートのホルダー
CN110203145B (zh) 车载用电子设备的保持件构造
US9975535B1 (en) Component bracket and cover
DE3544124A1 (de) Verfahren und vorrichtung zum befestigen eines kunststofftraegerteils in der karosserie eines personenkraftwagens
EP2952421B1 (de) Hilfsantrieb für einen anhänger und anhänger
KR100521946B1 (ko) 자동차용 하이 마운티드 스톱 램프의 장착 구조
CA1281694C (en) Vehicle emergency light kit
DE102019208229A1 (de) Fahrzeug mit Unterbodensensorik
AU2009200218A1 (en) Mounting bracket

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2314 DE 12-05-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.