BRPI1001381A2 - dispositivo para exercìcios abdominais - Google Patents
dispositivo para exercìcios abdominais Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI1001381A2 BRPI1001381A2 BRPI1001381-4A BRPI1001381A BRPI1001381A2 BR PI1001381 A2 BRPI1001381 A2 BR PI1001381A2 BR PI1001381 A BRPI1001381 A BR PI1001381A BR PI1001381 A2 BRPI1001381 A2 BR PI1001381A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- base
- exercise device
- support
- coupled
- support means
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A63—SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
- A63B—APPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
- A63B23/00—Exercising apparatus specially adapted for particular parts of the body
- A63B23/02—Exercising apparatus specially adapted for particular parts of the body for the abdomen, the spinal column or the torso muscles related to shoulders (e.g. chest muscles)
- A63B23/0205—Abdomen
- A63B23/0211—Abdomen moving torso with immobilized lower limbs
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A63—SPORTS; GAMES; AMUSEMENTS
- A63B—APPARATUS FOR PHYSICAL TRAINING, GYMNASTICS, SWIMMING, CLIMBING, OR FENCING; BALL GAMES; TRAINING EQUIPMENT
- A63B21/00—Exercising apparatus for developing or strengthening the muscles or joints of the body by working against a counterforce, with or without measuring devices
- A63B21/40—Interfaces with the user related to strength training; Details thereof
- A63B21/4041—Interfaces with the user related to strength training; Details thereof characterised by the movements of the interface
- A63B21/4047—Pivoting movement
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Physical Education & Sports Medicine (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Biophysics (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Biomedical Technology (AREA)
- Neurology (AREA)
- Pulmonology (AREA)
- Rehabilitation Tools (AREA)
- Percussion Or Vibration Massage (AREA)
Abstract
DISPOSITIVO PARA EXERCìCIOS ABDOMINAIS.Trata-se de um dispositivo de exercício com ao menos uma base e suportes para os joelhos primeiro e segundo bilateralmente acoplados a pivós primeiro e segundo excêntricos no centro da base. Almofadas para os joelhos giratórias independentes são acopladas às extremidades perimétricas dos suportes para os joelhos dispostas em tomo de um perímetro da base. Um suporte de extremidade superior é acoplado à base e um primeiro membro de suporte da base é posicionado na parte posterior da base e um segundo membro de suporte da base na parte anterior da base, em que pelo menos uma dentre uma inclinação e uma elevação da base é determinada pelo ajuste dos membros de suporte da base e em que os suportes para os joelhos primeiro e segundo movem-se em tomo de arcos diferentes para gerar um movimento elíptico para o usuário.
Description
Relatório Descritivo da Patente de Invençãopara "DISPOSITIVO PARA EXERCÍCIOS ABDOMINAIS".
REFERÊNCIA CRUZADA A PEDIDOSRELACIONADOS
O presente pedido é um pedido de continuaçãoem parte reivindicando benefício para o pedido de patente dosEstados Unidos No. 12/230.898, depositado em 8 de setembro de2008, intitulado "Abdominal Exercise Device", os conteúdos doqual se encontram incorporados na íntegra ao presente documentoa título de referência.
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se a um aparelho deexercício. Mais especificamente, ela se refere a um dispositivocompacto conveniente para exercitar as regiões abdominais.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Para muitos, a saúde vem sempre em primeirolugar. Infelizmente, a sociedade altamente tecnológica em quevivemos dita o quão bem mantemos nossa saúde. Embora seja deconhecimento geral que dieta e exercícios são aspectos cruciaispara se manter uma boa saúde, tempo e dinheiro muitas vezesafastam nosso desejo de manter uma vida saudável adequada.
Dietas pobres e exercícios inadequados levam aum estilo de vida desconfortável. Muitas pessoas são castigadascom dores nas costas, principalmente, na parte inferior dasmesmas. As dores nas costas podem ser a fonte de muitos outrosdesconfortos, levando a problemas para caminhar, sentar edormir. Muitas vezes, a dor nas costas ocorre devido à posturaruim, falta de exercício e falta de alongamento, fazendo com queas costas se tornem rígidas, incluindo contrações muscularesindesejadas e dolorosas. A rigidez e as contrações muscularescontribuem para a restrição dos movimentos de uma pessoa comdores nas costas.
Os dispositivos de exercício atuais exigem olevantamento de pesos pesados em uma posição sentada ou empé, aplicando, assim, carga axial à coluna e intensificando oproblema nas costas. Isso pode ser uma fonte adicional de dor.
Poucos são os dispositivos que permitem que o usuário exercite aparte mediana à parte inferior do corpo na posição de joelhos afim de minimizar a carga axial; porém, tais dispositivos sãolimitados quanto aos grupos de músculos almejados que podemser exercitados e à intensidade do exercício. Outros dispositivosde exercício permitem que os usuários se exercitem em umaposição inclinada; porém, tais dispositivos são incômodos erequerem vários componentes, incluindo polias e cabos, além deocuparem muito espaço. Logo, tais dispositivos são inadequados eineficazes.
Sendo assim, ainda há a necessidade de umdispositivo de exercício compacto com o mínimo de componentesque possa permitir ao usuário fazer uma grande quantidade deexercícios, ao mesmo tempo em que minimiza a carga axial sobrea coluna e é capaz de aumentar a intensidade dos exercícios.
SUMÁRIOEm geral, a presente revelação procuraapresentar um dispositivo de exercício compacto e fácil de usarque exija o mínimo de peças e que possa exercitar uma grandevariedade de grupos musculares. Além disso, a presente revelaçãoapresenta um dispositivo de exercício projetado para minimizar acarga axial sobre a coluna, ao mesmo tempo em que é capaz deexercitar vários grupos musculares. Em particular, os músculosabdominais costumam ser bem exercitados. Ademais, a presenterevelação oferece um dispositivo de exercício em que aintensidade dos exercícios pode ser ajustada.
Descreveremos vários aspectos do dispositivode exercício, em que, em uma concretização, é oferecido umdispositivo de exercício compreendendo: uma base; suportes paraos joelhos primeiro e segundo acoplados a pivôs primeiro esegundo excêntricos no centro da base; almofadas para os joelhosgiratórias independentes acopladas a uma extremidadeperimétrica dos suportes para os joelhos primeiro e segundo; umsuporte de extremidade superior acoplado à base; e um primeiromembro de suporte posicionado na parte posterior da base e umsegundo membro de suporte da base posicionado na parte anteriorda base, em que pelo menos uma dentre uma inclinação e umaelevação da base é determinada pelo ajuste dos membros desuporte da base, em que os suportes de joelho primeiro e segundomovem-se ao longo de diferentes arcos em torno de pelo menosum perímetro da base e de um anel de contato.Em outro aspecto do dispositivo, é oferecido umdispositivo de exercício compreendendo: um meio de suporteprincipal para apoiar um indivíduo na posição de joelhos; meiosde suporte primeiro e segundo para controlar o movimento dosjoelhos do indivíduo acoplados a pivôs primeiro e segundoexcêntricos no centro do meio de suporte principal; meios deacolchoamento para amortecer os joelhos do indivíduo acopladosaos meios de suporte primeiro e segundo, os meios deacolchoamento sendo girados de forma independente; um terceiromeio de suporte para apoiar a extremidade superior do indivíduoacoplado ao meios de suporte principal; e um quarto meio desuporte para apoiar o meio de suporte principal, em que pelomenos uma dentre uma inclinação e uma elevação do meio desuporte principal é determinada pelo ajuste do comprimento doquarto meio de suporte, em que os meios de suporte primeiro esegundo movem-se ao longo de diferentes arcos em torno de pelomenos um perímetro do meio de suporte principal e o meio decontato gera um movimento elíptico para o indivíduo.
Em outro aspecto do dispositivo, é oferecido ummétodo para operar um aparelho de exercício compreendendo:ajustar a altura das pernas de suporte do dispositivo de exercício,em que pelo menos uma dentre uma inclinação e uma elevação dodispositivo de exercício seja determinada pelo ajuste; posicionaros joelhos nas almofadas para os joelhos giratórias independentesligadas aos suportes primeiro e segundo configurados paracontrolar o movimento dos joelhos, os suportes primeiro esegundo sendo acoplados por meio de pivôs primeiro e segundoexcêntricos no centro da base; posicionar as mãos em um suportede extremidade superior acoplado à base; e mover as almofadaspara os joelhos ao longo de diferentes arcos em torno de pelomenos um perímetro da base e de um anel de contato.
Outros aspectos transparecerão pela leitura dorelatório descritivo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A FIG. 1 é uma vista em perspectiva de umaconcretização exemplificativa.
A FIG. 2 é uma vista superior de umaconcretização exemplificativa com as almofadas para os joelhosremovidas.
A FIG. 3 é uma vista superior de umaconcretização exemplificativa com a base removida, ilustrando aestrutura, as pernas e os punhos.
A FIG. 4 é uma vista lateral de umaconcretização exemplificativa.
A FIG. 5 é uma vista de uma concretizaçãoexemplificativa em uma configuração fechada.
A FIG. 6 é uma vista anterior de umaconcretização exemplificativa.
A FIG. 7 é uma vista em perspectiva de outraconcretização exemplificativa.
As FIGs. 8 e 9 são vistas em perspectiva deoutra concretização exemplificativa.DESCRIÇÃO DETALHADA DOSDESENHOS
A descrição detalhada apresentada abaixo, juntocom os desenhos anexos, é concebida como a descrição depossíveis concretizações e não representa as únicas formas ouconcretizações que podem ser construídas ou utilizadas. Adescrição traça as funções e a seqüência de etapas para amontagem e a operação de uma concretização exemplificativa emrelação às concretizações ilustradas. Deve-se entender, contudo,que funções e seqüências iguais ou equivalentes podem serconcebidas por concretizações diferentes, as quais tambémabrangem o âmbito e a essência da presente revelação.
Várias concretizações referem-se a umdispositivo para exercícios abdominais 100 que, apesar de simplese compacto, pode exercitar vários grupos de músculos. Estedispositivo de exercício 100 não requer polias, cabos, tiras deresistência, pesos e outros acessórios extrínsecos necessários emoutros equipamentos de exercício, embora possa ser projetado detal forma para ginastas avançados. Em vez disso, ele requersomente o peso do usuário e a força da gravidade. Além disso, épossível variar a resistência em um exercício ajustando ainclinação, usando a gravidade como meio de resistência.
Ademais, o dispositivo de exercício 100 pode dobrar-se de formacompacta para ser guardado no armário ou debaixo da cama.
Com referência agora às FIGs. 1 e 2, odispositivo de exercício 100 compreende uma base 102, aestrutura de suporte 104 para suportar a base 102 e um par dealmofadas para os joelhos 110, 112. O usuário coloca os joelhossobre a almofada para joelhos 110, 112 e apoia e equilibra a partesuperior do corpo comprimindo a base 102, a estrutura de suporte104 ou os punhos 114. Uma posição corporal típica (não-limitante) para usar o dispositivo 100 seria com os joelhosperpendiculares às coxas e as coxas perpendiculares à partesuperior do corpo. Essa posição é conhecida por abrir as facetasarticulares das costas. Usando vários grupos musculares, tal comoo abdômen, em especial, os músculos abdominais e oblíquostransversais, bem como os músculos inferiores das costas, ousuário gira a parte inferior do corpo de um lado para o outro porum percurso ao longo do perímetro 116 da base 102. Conformedescreveremos abaixo mais a fundo, o percurso para as diferentespartes do corpo pode ser um percurso arqueado ou elíptico, ouvariações deles.
A base 102 oferece apoio estrutural para ousuário fazer os exercícios. A base 102 tem um perímetro 116, umcentro 200 e um meio para permitir que as almofadas para osjoelhos 110, 112 movam-se em um percurso ao longo doperímetro 116. Vários meios são contemplados para permitir queas almofadas para os joelhos 110, 112 se movam no percurso aolongo da base 102. Em algumas concretizações, o perímetro 116da base 102 pode ter um canal, ranhura ou guia. Por exemplo, asalmofadas para os joelhos 110, 112 podem deslizar ao longo docanal, ranhura ou guia sobre rolamentos, rodízios ou outrasuperfície deslizante ou substancialmente sem atrito. Comoalternativa, o perímetro 116 pode ter um trilho por onde asalmofadas para os joelhos 110, 112 possam correr. Em outraconcretização, o perímetro 116 pode simplesmente ser umasuperfície plana e as almofadas para os joelhos 110, 112,estabilizadas por barras de suporte 106, 108, podem deslizar,correr ou rolar ao longo da superfície plana. Em concretizaçõesusando as barras de suporte 106, 108, a base compreende aindapivôs primeiro 202 e segundo 204 localizados fora do centro (oubilaterais) em relação ao centro 200. Em uma concretização forado centro, as almofadas para os joelhos 110, 112 se moveminerentemente ao longo de arcos diferentes com um raio menor doque o raio da base 102. Isso resulta em um movimento elípticopor parte das almofadas para os joelhos 110, 112 em torno doperímetro da base 102.
Nas figuras ilustradas, a base 102 é circular. Noentanto, ela pode ter qualquer formato geométrico, tal comoquadrangular, retangular, triangular ou em forma de torta, entreoutros, desde que a base 102 tenha uma área de superfície grandeo bastante para as almofadas para os joelhos 110, 112 se moveremao longo de um percurso controlado. A base 102 pode ser feita dequalquer material resistente de superfície lisa, tal como plástico,fibra de vidro, metal ou algo parecido.
Conforme ilustra a FIG. 3, a estrutura de suporte104 oferece suporte estrutural à base 102. Ela compreende umaparte anterior 300; uma parte posterior 302 oposta à parte anterior300; um suporte anterior 304 ligado à parte anterior 300; e umsuporte posterior 306 ligado à parte posterior 302. Em algumasconcretizações, o suporte anterior 304 é maior do que o suporteposterior 306, elevando assim a parte anterior 300 em relação àparte posterior 302 e proporcionando a inclinação da base 102conforme ilustra a FIG. 4. O anel de suporte ou contato 475 podeser usado para apoiar a base 102 ou, em outras concretizações(FIGs. 7 a 9), pode ser exposto como um anel deslizável onde ousuário pode deslizar.
Em algumas concretizações, o suporte anterior304 e o suporte posterior 306 são ajustáveis possibilitando mudaro nível de inclinação da base 102. Sendo assim, a parteanterior 300 pode ser mais alta do que a parteposterior 302 para criar uma inclinação. Comoalternativa, a parte posterior 302 pode ser mais alta do que a parteanterior 300 para criar um declive. Além disso, a parte anterior300 e a parte posterior 302 podem ter a mesma altura para criaruma superfície nivelada. Muitas formas diferentes de ajustar ossuportes anterior 304 e posterior 305 são possíveis visando mudaro nível de inclinação da base 102. Com o ajuste da altura daspartes anterior 300 e/ou posterior 302, o dispositivo de exercíciopode permitir com facilidade que o usuário evite arrastar os pésno chão enquanto se exercita.
Por exemplo, conforme ilustra a FIG. 4,suportes anterior 304 e posterior 306 com comprimentos fixospodem ser conectados de forma pivotante às partes anterior 300 eposterior 302 da estrutura de suporte 104 respectivamente,fazendo com que os suportes anterior 304 e posterior 306 sejampossam ser articulados para frente e para trás em relação àestrutura de suporte 104. Um pino-trava padrão 400 pode serusado para fixar os suportes anterior 304 e posterior 306 emvárias posições ao inseri-lo nos orifícios 401 correspondentes naestrutura de suporte 104 e nos suportes de perna 304 e 306. Vistoque os comprimentos dos suportes anterior 304 e posterior 306são fixos, o posicionamento deles diretamente abaixo da estrutura104 em ângulos de cerca de 90° em relação à estrutura 104concederia à base 102 a maior altura ou maior distância possívelem relação ao chão. Construindo o suporte anterior 304 maior doque o posterior 306 concederia uma inclinação à base 102 quandoos suportes anterior 304 e posterior 306 estivessem diretamenteabaixo e aproximadamente perpendiculares à estrutura 104. Aarticulação do suporte anterior 304 para longe do suporteposterior 306 diminuiria a altura da parte anterior 300 da estruturade suporte 104, diminuindo assim o nível de inclinação. De formasemelhante, a articulação do suporte posterior 306 para longe dosuporte anterior 304 diminuiria a altura da parte posterior 302,aumentando assim o nível de inclinação da base 102.
Como alternativa, os suportes anterior 304 eposterior 306 podem usar um mecanismo de encurtamento padrãopara mudar a inclinação da base 102. Em algumas concretizações,os suportes anterior 304 e posterior 306 podem ser conectados deforma pivotante à estrutura 104 e também serem capazes de seremencurtados. A conexão pivotante dos suportes anterior 304 eposterior 306 à estrutura 104 também oferece um mecanismo paradobrar o dispositivo de exercício para guardá-lo ou levá-lo emuma viagem.
Conforme ilustra a FIG. 5, os suportes anterior304 e posterior 306 podem ser articulados em direção um ao outroe dobrados debaixo da base 102 e da estrutura de suporte 104 atéque estejam substancialmente em paralelo com a base 102 e aestrutura de suporte 104. Pés de sustentação e/ou amortecimento402 e 404 podem ser dispostos nas extremidades dos suportesanterior 304 e posterior 306.
Em concretizações em que as barras de suporte106, 108 possuem o mecanismo para permitir que as almofadaspara os joelhos 110, 112 girem ao longo de um percurso curvadoou circular, cada uma das barras de suporte primeira 106 esegunda 108 possui uma extremidade de montagem 206, 208 euma extremidade de suporte 210, 212. As extremidades demontagem 206, 208 são fixadas de forma pivotante aos seusrespectivos pivôs 202, 204, que se encontram fora do centro 200da base 102 (ou bilaterais a ele). Com isso, uma extremidade dasbarras de suporte 106, 108 é fixada no lugar correto de modo queseja possível que as extremidades de suporte 210, 212 movam-seao longo do percurso desejado.
Em algumas concretizações, as extremidades demontagem 206, 208 podem compartilhar o mesmo pivô, porexemplo, no centro 200 da base. Em outras concretizações, asextremidades de montagem 206, 208 podem ser ajustáveis,conforme ilustra a FIG. 2. Por exemplo, em vez de somente umpar de orifícios pivô 308, 310 bilaterais (ou excêntricos), a base102 e a estrutura de suporte 104 podem compreender váriosorifícios pivôs laterais 308, 310. Isso leva a melhoriassignificativas em relação a dispositivos da técnica anterior já queo usuário pode escolher em que orifício pivô 308, 310 montará asbarras de suporte 106, 108, modificando assim com eficácia opercurso do movimento para a massa corporal do usuário aolongo do qual as almofadas 110, 112 percorrerão a fim deoferecer um movimento não-arqueado, tal como um movimentode arco reduzido, elíptico ou circular estendido. Com o uso devários pivôs, o usuário é capaz de melhorar seu exercício pormeio de pequenos ajustes para exercitar grupos de músculosespecíficos ou estabelecer posições mais confortáveis.
Em outra concretização, a base 102 e a estruturade suporte 104 podem compreender fendas bilaterais (ouexcêntricas) 309, 311 em vez dos orifícios 308, 310 para permitirque as extremidades de montagem 206, 208 deslizem paraposições diferentes. Em concretizações em que as extremidadesde montagem 206, 208 das barras de suporte 106, 108 sãoajustáveis lateralmente, a base 102 e a estrutura de suporte 104são grandes o bastante para acomodar as configurações maisdistantes. Em outras palavras, com as barras de suporte 106, 108montadas na posição mais lateral, as almofadas para os joelhos110, 112 ainda podem percorrer ao longo do perímetro 116 dabase 102.
Cada barra de suporte 106, 108 pode ter umaalmofada para os joelhos 110, 112 ligada à parte superior daextremidade de suporte 210, 212 e um mecanismo de movimento406 (somente um ilustrado) abaixo da almofada para os joelhos110, 112 e sobre a barra de suporte 106, 108 e a base 102,conforme ilustra a FIG. 4. Sendo assim, a extremidade demontagem da primeira barra de suporte 206 é ligada de formapivotante ao primeiro pivô 202 e a extremidade de montagem dasegunda barra de suporte 208 é ligada de forma pivotante aosegundo pivô 204 e as extremidades de suporte primeira 210 esegunda 212 são montadas de forma móvel sobre o perímetro 116da base 102, fazendo com que seja possível mover asextremidades de suporte primeira e segunda 210, 212.
Os mecanismos de movimento 406 oferecemapoio às almofadas para os joelhos 110, 112 ao mesmo tempo emque permitem que elas deslizem, rolem ou movam-se de algumaoutra forma ao longo da base 102. Por exemplo, o mecanismo demovimento 406 pode ser uma roda, um rolete, um sistema derolamentos, tal como um rolamento de esferas ou de roletes, umaalmofada substancialmente sem fricção e semelhantes. Dessaforma, o peso do corpo inferior do usuário pode ser suportadopela base 102 em vez de pelas barras de suporte 106, 108. Assim,as barras de suporte 106, 108 não precisam necessariamente serfeitas de um material de rolamento para pesos pesados.As almofadas para os joelhos 110, 112 oferecemum sistema de apoio confortável para apoiar diretamente osjoelhos durante os exercícios e permitem que o peso do usuárioseja sustentado pela tíbia em vez de pela rótula. As almofadaspara os joelhos 110, 112 podem ser feitas de qualquer materialresistente que ofereça certo amortecimento e conforto aos joelhosdurante os exercícios, tal como borracha, espuma ou algo dogênero. As almofadas para os joelhos 110, 112 movem-se aolongo do perímetro 116 da base 102 em um percurso adequadoem torno de seus respectivos pivôs 202, 204 localizados próximosao centro 200 da base 102. Além disso, as almofadas para osjoelhos 110, 112 podem ser articuláveis em torno de seusrespectivos pontos de rotação 118, 120. O uso de almofadas paraos joelhos 110, 112 articuláveis pode reduzir o torque ou adeformação dos joelhos e pernas enquanto o corpo inferior giraem torno do perímetro 116 da base 102.
Deve-se perceber que, em algumasconcretizações, o posicionamento dos pontos de pivô primeiro202 e segundo 204 em locais diferentes para as barras de suporte106, 108 permite que o movimento do corpo do usuário siga umpercurso elíptico ou semielíptico. Ou seja, centros de movimentosiguais podem ser atingidos pelos dois pontos de pivô 202, 204. Ograu de elipticidade do movimento da massa corporal, tronco, oucorpo inferior do usuário pode ser controlado pelo acoplamentodas extremidades 206, 208 em orifícios pivôs 308, 310 diferentesnos orifícios 508 das barras de suporte 106, 108. Em algumasconcretizações, o usuário pode optar por variar o grau deelipticidade conforme desejado pelo ajuste adequado dos pontosde pivô 202, 204. Como se deve perceber, com a combinação domovimento elíptico com os aspectos rotativos das almofadas paraos joelhos 110, 112 articuláveis, é possível realizar ummovimento mais concentrado ou movimento de exercício maiseficaz. Também deve-se entender que, com o uso de dois centrosde movimento em uma orientação específica, o limite demovimento do usuário pode ser limitado (em relação à rotação),oferecendo assim um mecanismo de segurança "integrado". Emalgumas concretizações, é possível dispor de protuberâncias oumembros de restrição 125 na parte superior da base 102 de acordocom a preferência para o modelo.
Além disso, cada uma das barras de suporteprimeira 106 e segunda 108 pode compreender uma trava 500,502 para impedir a articulação ou giro das almofadas para osjoelhos 110, 112 em torno de seus próprios pontos de rotação 118,120. As almofadas para os joelhos 110, 112 podem possuir fendasde engate 600 para dentro das quais as travas 500, 502 podemdeslizar para impedir a articulação ou rotação das almofadas paraos joelhos 110, 112.
Conforme ilustra a FIG. 6, as almofadas para osjoelhos 110, 112 podem ter várias fendas de engate 600 em váriasposições ao longo das almofadas para os joelhos 110, 112 demodo que elas possam ser travadas em vários ângulos ou posiçõesdiferentes em relação a suas respectivas barras de suporte 106,108. Muitos outros mecanismos de travamento são contempladosusando resistência, pinos de travamento, sistemas de lingueta ecatraca, anéis de fricção e semelhantes.
A FIG. 7 é uma vista superior de outraconcretização com as almofadas para os joelhos 110, 112removidas. Conforme mencionado antes, o anel de suporte oucontato 475 (doravante chamado de anel de contato) é dispostoem torno do perímetro 116 da base 102 e pode ser exposto,permitindo que o mecanismo de movimento (ilustrado como umrolete) 406 fique em contato direto com o anel de contato 475. Aessência do contato direto ilustrada nas FIGs. 7 a 9 pode servirpara reduzir a tensão sobre o perímetro 116 da base 102, aomesmo tempo em que oferece ao usuário o apoio necessáriosustentado pelo anel de contato 475 em vez de pelo perímetro 116da base 102. Além disso, o material ou superfície do anel decontato 475 pode ser feito para ser "mais silencioso" do que omaterial usado na base 102, ou de baixa fricção de superfície ourolagem, permitindo assim que materiais mais baratos sejamusados para a base 102. Por conseguinte, o usuário pode acharmais fácil deslizar/girar em torno do anel de contato 475 doperímetro. A essência do anel de contato 475 pode ser que ele sejaconstruído de metal, plástico ou fibra de vidro, entre outros, eligado à estrutura de suporte 104 e/ou à base 102. Em umaconcretização exemplificativa, o anel de contato 475 pode serfeito de aço ou alumínio tubular. Evidentemente, conformemencionado acima, é possível usar qualquer material que ofereçaa funcionalidade descrita.
As FIGs. 8 e 9 são vistas em perspectivailustrando o contato direto do mecanismo de movimento 406 noanel de contato 475. Deve-se ter em mente que, embora usemos otermo "anel" para descrever o anel de contato 475, é possível usarqualquer formato ou corte transversal para tal "anel" sem divergirdo âmbito ou da essência desta revelação. Por exemplo, o anel decontato 475 pode ser uma superfície plana, uma série de pequenosroletes, ou ter uma superfície de contato inclinada em relação aomecanismo de movimento 406. Em algumas concretizações, omecanismo de movimento 406 pode ser um disco de baixa fricçãoe operar "planando" sobre o topo de uma superfície de baixafricção do anel de contato 475.
Além disso, deve-se compreender que o anel decontato 475 pode, em alguns casos, ser disposto no interior doperímetro 116 da base 102, de acordo com a preferência para omodelo. Ademais, o anel de contato 475 também pode estender-sesomente até os membros de restrição 125.
Em algumas concretizações, o punho 114permite que o usuário apoie a parte superior do corpo enquanto seexercita. Em algumas concretizações, o punho 114 pode serajustável para mudar seu posicionamento, ângulo e comprimento.Isso oferece uma grande variedade de posições para que o usuárioescolha a mais confortável, uma posição que ofereça umaintensidade adequada para o exercício ou uma posição queofereça o tipo de exercício desejado. O punho 114 pode ser ligadode forma pivotante à parte anterior 300 da estrutura de suporte104, de forma semelhante ao que acontece com os suportesanterior e posterior, de modo que o punho 114 seja articulável nasdireções para cima, para baixo e para trás de modo a mudar oângulo criado entre o punho 114 e a estrutura de suporte 104,conforme ilustra a FIG. 4. A luva 122 estendendo-se a partir daparte anterior da estrutura de suporte 104 pode acomodar o punho114 ou o punho 114 pode ser ligado à estrutura de suporte 104 emum pivô 403. A estrutura de suporte 104 pode ter orifícios 401nos quais um membro de travamento 400 pode ser inserido paraimobilizar a luva 122 e/ou o punho 114 em relação à estrutura desuporte 104, conforme ilustra a FIG. 4.
Em algumas concretizações, o punho 114 podeser extensível ou telescópico pela inserção do punho 114 em umaluva 122 com várias aberturas 408, caso este em que o punho 114compreende ainda um pino-trava 400. Os punhos 114 tambémcompreendem várias aberturas 410 para corresponder às aberturas408 da luva 122 a fim de aumentar o comprimento do punho 114.
Punhos telescópicos permitem que o dispositivo de exercícioacomode usuários de tamanhos diferentes, bem como propicieexercícios diferentes para o mesmo usuário. Em algumasconcretizações, o dispositivo de exercício compreende um únicopunho 114 capaz de apoiar ambos os braços. Em outrasconcretizações, o dispositivo de exercício 100 pode ter doispunhos 114 distintos, um para cada braço com um espaço entreeles.
Em algumas concretizações, o dispositivo deexercício 100 pode compreender ainda uma barra transversal 510removível ligada às barras de suporte primeira 106 e segunda 108para imobilizá-las temporariamente em relação uma à outra.Dessa forma, o usuário pode fixar a barra transversal 510 entre asbarras de suporte 106, 108 para conduzir exercícios com as pernasestáveis em relação uma à outra para que as pernas possam semover em harmonia. Vale frisar que os pontos de contato da barratransversal 510 com as barras de suporte 106, 108 podem "girar",permitindo que as barras de suporte 106, 108 movam-se sincronia.Como alternativa, o usuário pode remover a conexão da barratransversal 510 para permitir que seus joelhos movam-se emdireções opostas ou alternadamente.
Em algumas concretizações, cada barra desuporte 106, 108 possui uma aba 504, 506 com um orifício 508,em que o orifício 508 é configurado para receber a barratransversal 510. Cada aba 504, 506 pode estender-seaproximadamente perpendicularmente a partir das barras desuporte 106, 108 em direção uma à outra quando as barras desuporte 106, 108 estiverem em uma posição neutra ou de repouso.As abas 504, 506 podem ter vários orifícios 508 de modo que adistância entre as almofadas para os joelhos primeira 110 esegunda 112 possa ser ajustada com uma barra transversal 510 decomprimento fixo.Em outra concretização, as barras de suporte106, 108 podem ter orifícios 508 configurados para receber abarra transversal 510. Em algumas concretizações, cada barra desuporte pode ter vários orifícios 508 ao longo do comprimento dabarra de suporte 106, 108, das extremidades de suporte 210, 212às extremidades de montagem 206, 208, para permitir o ajuste dadistância entre as almofadas para os joelhos 110, 112. Devido àconfiguração triangular formada pelas barras de suporte 106, 108e pela barra transversal 510 (com as extremidades de montagem206, 208 formando o vértice e a barra transversal 510 a base), aoaproximar a barra transversal 510 do centro 200 da base 102 oudas extremidades de montagem 206, 208, a distância entre asalmofadas para os joelhos aumenta.
Em outra concretização, é possível usar umabarra transversal telescópica para aumentar ou diminuir adistância entre as almofadas para os joelhos 110, 112.
Em algumas concretizações, a intensidade dosexercícios pode ser aumentada ainda mais pela ligação demecanismos de resistência (não-ilustrados) às barras de suporte106, 108. Os mecanismos de resistência podem ser pesos,membros elastoméricos, membros de mola, membros viscosos,membros pneumáticos ou quaisquer outros meios para aumentar aforça necessária para mover as almofadas para os joelhos 110,112 ao longo da base 102.
Vários tipos diferentes de exercícios para aspartes inferior e superior do corpo são contemplados paraexercitar vários grupos musculares diferentes. Abaixo,descreveremos uma lista não-exclusiva de exercícios que podemser realizados com este dispositivo.
Em uso, o usuário pode ajustar a inclinação dodispositivo de exercício 100 ajustando a altura da parte anterior300, da parte posterior 302 ou de ambas. Ele também pode ajustaro comprimento, a altura e o ângulo dos punhos 114 de modo aestabelecer uma posição confortável. A barra transversal 510 podeser inserida nos orifícios 508 para travar ou imobilizar asalmofadas para os joelhos 110, 112 uma em relação à outra. Emseguida, o usuário pode posicionar seus joelhos nas almofadaspara os joelhos 110, 112 e agarrar os punhos 114 para estabilizar aparte superior do seu corpo. Usando os músculos abdominais einferiores das costas, o usuário pode girar os joelhos rumo aoslados esquerdo e direito de forma alternada, forçando asalmofadas para os joelhos 110, 112 a se moverem ao longo dopercurso apropriado ao longo do perímetro 116 da base 102 pararealizar um tipo de exercício. Dessa forma, graças aos váriosmecanismos de articulação descritos, bem como aos suportesajustáveis 304, 306 e às posições ajustáveis do punho 114, asconcretizações descritas permitem que o usuário ajuste aorientação do seu movimento em vários planos, ou seja, paracima, para os lados e para frente, em vez de ser restrita a umúnico plano de movimento. Sendo assim, o usuário podepersonalizar seus exercícios, aumentando oudiminuindo o nível de esforço e extensão domovimento conforme necessário para um regime deexercícios mais focalizado.
Em outro tipo de exercício, é possível remover abarra transversal 510. Utilizando vários grupos musculares dasarticulações e coxas, bem como do abdômen, das laterais e dascostas, o usuário pode então girar ambos os joelhos para aesquerda e para a direita, fazendo uma flexão lateral das pernasem relação à coluna. Em outro tipo de exercício, o usuário podeabduzir alternadamente a perda esquerda para a esquerda e aperna direita para a direita e retorná-las para a posição neutra afim de trabalhar os músculos da articulação e os músculosinternos e externos da coxa. Em outro tipo de exercício, o usuáriopode mover a perna esquerda enquanto move a perna direita etrazer ambas as pernas de volta a posição central ou neutral,exercitando assim as articulações e as coxas.
Embora tenha sido descoberto pelo inventor queeste dispositivo de exercício é bem apropriado para treinosabdominais ou para a redução da cintura, sua versatilidadetambém permite que o usuário exercite a parte superior do corpo.Por exemplo, o usuário pode exercitar o tórax e os trícepsrealizando flexões modificadas com as mãos no punho 114 e osjoelhos nas almofadas 110, 112. Nas concretizações com doispunhos 114, a intensidade da flexão pode ser aumentadamergulhando o tórax abaixo do nível dos punhos 114 no espaçoentre eles. A versatilidade deste dispositivo de exercício tambémpermite exercitar os músculos grandes dorsais, o bíceps e osantebraços realizando uma flexão modificada ou uma puxadamodificada. Com a barra transversal 510 removida, o usuáriocoloca os joelhos nas almofadas 110, 112, segura o punho 114 epuxa seu corpo parcialmente para cima ou para frente contraindoos bíceps e os músculos grandes dorsais. A parte inferior do corpoe as almofadas para os joelhos 110, 112 contraem ou flexionam osmúsculos abdominais e flexionam os músculos das articulações emovem os joelhos rumo ao tórax lateralmente por meio dopercurso arqueado ao longo do perímetro 116 da base 102. Ousuário também pode exercitar o tríceps e os ombros elevando aparte posterior 302 acima da parte anterior 300 e empurrando seucorpo no sentido oposto aos punhos 114 enquanto os joelhosdeslizam para trás rumo à parte posterior 302 da base 102. Epossível alterar a intensidade de qualquer um desses exercíciosmudando a inclinação da base 102 ou adicionando mecanismos deresistência. Sendo assim, embora o usuário possa configurar odispositivo de exercício originalmente para exercitar as regiõesabdominais, o dispositivo de exercício exemplificativo pode serconfigurado para trabalhar o núcleo corporal, ou seja, a partesuperior do corpo, incluindo as costas, também pode serexercitada com rigor para melhorar a condição cardíaca, aresistência ou para objetivos de perda de peso. Além disso, com odispositivo de exercício, o usuário atinge um movimentoaprimorado dos músculos do tronco e das juntas espinhais. Já queo dispositivo de exercício é usado com o usuário "ajoelhado"nele, a carga axial induzida pela gravidade sobre a coluna dousuário será mínima.
A descrição acima das concretizações descritasno presente documento foi apresentada para fins de ilustração edescrição. Ela não deve ser interpretada como exaustiva ou demodo a limitar o âmbito das concretizações descritas à formaprecisa revelada. Muitas modificações e variações são possíveislevando-se em consideração os ensinamentos acima. O âmbito darevelação não deve ser limitado pela descrição detalhada, mas simpelas reivindicações e pelos materiais equivalentes àsreivindicações anexados ao presente documento.
O dispositivo de exercício pode ser aplicadoindustrialmente ao desenvolvimento, à fabricação e ao uso de umdispositivo de exercício. Ele pode compreender uma base, umaestrutura, um punho e um par de almofadas para os joelhos quepodem se mover de um lado para o outro em relação à base. Asalmofadas para os joelhos podem ser ligadas a barras de suporte,que, por sua vez, são conectadas de forma pivotante próximas aocentro da base para permitir o movimento em um percursoelíptico. É possível usar o dispositivo de exercício para uma sériede exercícios visando exercitar as partes inferior e superior docorpo. É possível modificar a intensidade dos exercícios alterandoa inclinação da base ou adicionando mecanismos de resistência.
Claims (20)
1. - Dispositivo de exercício, o dispositivosendo caracterizado por compreender:uma base;suportes para os joelhos primeiro e segundoacoplados a pivôs primeiro e segundo excêntricos no centro dabase;almofadas para os joelhos giratóriasindependentes acopladas a uma extremidade perimétrica dossuportes para os joelhos primeiro e segundo;um suporte de extremidade superior acoplado àbase; eum primeiro membro de suporte posicionado naparte posterior da base e um segundo membro de suporte da baseposicionado na parte anterior da base, em que pelo menos umadentre uma inclinação e uma elevação da base seja determinadapelo ajuste dos membros de suporte da base,em que os suportes para os joelhos primeiro esegundo movem-se ao longo de diferentes arcos em torno de pelomenos um perímetro da base e de um anel de contato.
2. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os membros desuporte da base são ligados a ela de forma pivotante, permitindoque eles sejam dobrados, em que o tamanho total do dispositivode exercício é reduzido quando os membros de suporte da basesão dobrados.
3. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o suporte deextremidade superior é ligado à base de forma pivotante.
4. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o comprimento dosuporte de extremidade superior é ajustável.
5. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os membros desuporte da base e o membro de suporte de extremidade superiorsão acoplados à base por meio de uma estrutura ligada à base.
6. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 1, caracterizada por adicionalmente compreenderuma superfície móvel de baixa fricção na parte inferior dossuportes para os joelhos em contato com o anel de contato.
7. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 6, caracterizado pelo fato de que as superfíciesmóveis de baixa fricção são roletes.
8. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os braços dossuportes para os joelhos primeiro e segundo são acoplados um aooutro.
9. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos umadas almofadas para os joelhos pode ser travada para impedir suarotação.
10. - Dispositivo de exercício, o dispositivosendo caracterizado por compreender:um meio de suporte principal para apoiar umindivíduo na posição de joelhos;meios de suporte primeiro e segundo paracontrolar o movimento dos joelhos do indivíduo acoplados apivôs primeiro e segundo excêntricos no centro do meio desuporte principal;meios de acolchoamento para amortecer osjoelhos do indivíduo acoplados aos meios de suporte primeiro esegundo, os meios de acolchoamento sendo girados de formaindependente;um terceiro meio de suporte para apoiar aextremidade superior do indivíduo acoplado ao meio de suporteprincipal; eum quarto meio de suporte para apoiar o meiode suporte principal, em que pelo menos uma dentre umainclinação e uma elevação do meio de suporte principal édeterminada pelo ajuste do comprimento do quarto meio desuporte,em que os meios de suporte primeiro e segundomovem-se ao longo de diferentes arcos em torno de pelo menosum perímetro do meio de suporte principal e o meio de contatogera um movimento elíptico para o indivíduo.
11. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o quarto meio desuporte é ligado de forma pivotante ao meio de suporte principal,permitindo que o quarto meio de suporte seja dobrado, em que otamanho total do dispositivo de exercício é reduzido quando omeio de suporte é dobrado.
12. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o terceiro meiode suporte é ligado de forma pivotante ao meio de suporteprincipal.
13. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o comprimentodo terceiro meio de suporte é ajustável.
14. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os meios desuporte terceiro e quarto são acoplados ao meio de suporteprincipal por meio de uma estrutura.
15. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 10, caracterizado por adicionalmente compreenderum meio de baixa fricção para proporcionar um contato de baixafricção entre os meios de suporte primeiro e segundo e o meio decontato.
16. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o meio de baixafricção é móvel.
17. - Dispositivo de exercício, de acordo com areivindicação 10, caracterizado pelo fato de que os meios desuporte primeiro e segundo são acoplados um ao outro.
18. - Método para operar um dispositivo deexercício, o método sendo caracterizado por compreender:ajustar a altura das pernas de suporte dodispositivo de exercício, em que pelo menos uma dentre umainclinação e uma elevação do dispositivo de exercício sejadeterminada pelo ajuste;posicionar os joelhos nas almofadas para osjoelhos giratórias independentes ligadas aos suportes primeiro esegundo configurados para controlar o movimento dos joelhos, ossuportes primeiro e segundo sendo acoplados por meio de pivôsprimeiro e segundo excêntricos no centro da base;posicionar as mãos em um suporte deextremidade superior acoplado à base; emover as almofadas para os joelhos ao longo dediferentes arcos em torno de pelo menos um perímetro da base ede um anel de contato.
19. - Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o suporte de extremidadesuperior é ajustável em pelo menos um dentre seu comprimento eum ângulo pivô.
20. - Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que as almofadas para os joelhossão acopladas uma à outra.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US12/545,627 US7927267B2 (en) | 2008-09-08 | 2009-08-21 | Abdominal exercise device |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI1001381A2 true BRPI1001381A2 (pt) | 2011-04-26 |
Family
ID=42215831
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI1001381-4A BRPI1001381A2 (pt) | 2009-08-21 | 2010-03-12 | dispositivo para exercìcios abdominais |
Country Status (5)
Country | Link |
---|---|
JP (2) | JP4630384B1 (pt) |
KR (1) | KR101185773B1 (pt) |
AR (1) | AR077442A1 (pt) |
BR (1) | BRPI1001381A2 (pt) |
MX (1) | MX2010002360A (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
TWI558443B (zh) * | 2015-10-26 | 2016-11-21 | Dong Her Wu | Waist roundabout fitness |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4595198A (en) * | 1980-06-16 | 1986-06-17 | Sparks Roger C | Centrifugal brake for exercise machine |
US4989860A (en) * | 1986-03-25 | 1991-02-05 | Superspine, Inc. | Device for providing enhanced movement of a person's truncal muscles and spine |
US4846465A (en) | 1986-03-25 | 1989-07-11 | Superspine, Inc. | Method for manipulation of a person's truncal muscles and spine |
JPH0752497B2 (ja) * | 1989-10-31 | 1995-06-05 | シャープ株式会社 | 磁気記録再生装置 |
US6106442A (en) * | 1996-12-09 | 2000-08-22 | Tissue; Stan D. | Cross country skiing skate trainer |
JP2005211323A (ja) | 2004-01-29 | 2005-08-11 | Takei Scientific Instruments Co Ltd | 筋力トレーニング器具 |
JP3130880U (ja) * | 2007-01-31 | 2007-04-12 | 株式会社ヴィムヘルス | 股関節矯正装置 |
-
2010
- 2010-02-26 MX MX2010002360A patent/MX2010002360A/es unknown
- 2010-03-03 KR KR1020100018808A patent/KR101185773B1/ko not_active IP Right Cessation
- 2010-03-08 AR ARP100100695A patent/AR077442A1/es not_active Application Discontinuation
- 2010-03-09 JP JP2010052082A patent/JP4630384B1/ja not_active Expired - Fee Related
- 2010-03-12 BR BRPI1001381-4A patent/BRPI1001381A2/pt not_active IP Right Cessation
- 2010-11-18 JP JP2010258070A patent/JP2011098204A/ja active Pending
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
KR101185773B1 (ko) | 2012-10-02 |
MX2010002360A (es) | 2011-02-21 |
JP4630384B1 (ja) | 2011-02-09 |
JP2011041791A (ja) | 2011-03-03 |
JP2011098204A (ja) | 2011-05-19 |
AR077442A1 (es) | 2011-08-31 |
KR20100039316A (ko) | 2010-04-15 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7927267B2 (en) | Abdominal exercise device | |
CN102284178B (zh) | 倒立健身装置 | |
US9713745B2 (en) | Portable calisthenics exercise device | |
US8105221B2 (en) | Abdominal exercise device | |
US10149999B2 (en) | Lower body exercise equipment with upper body pedals and methods of using the same | |
US8202205B2 (en) | Omni-directional exercise device | |
BRPI1015457B1 (pt) | Aparelho de exercício isométrico e suporte de armazenamento do mesmo | |
KR102671071B1 (ko) | 무릎 재활훈련기구 | |
BRPI1001381A2 (pt) | dispositivo para exercìcios abdominais | |
KR200477862Y1 (ko) | 조절 가능한 스쿼트 운동 기구 | |
KR20210018741A (ko) | 무릎과 발목 관절을 보호하며 다리 상부와 힙을 운동시키는 방법 및 장치 | |
AU2011100271B4 (en) | Abdominal exercise device | |
CN107198853B (zh) | 深蹲辅助装置 | |
AU2010101058A4 (en) | Abdominal exercise device | |
KR20210000815U (ko) | 무릎과 발목 관절을 보호하며 다리 상부와 힙을 운동시키는 방법 및 장치 | |
BR202019026056U2 (pt) | aparelho para ganho de força e resistência musculares e ganho de amplitudes articulares | |
BRPI0904662A2 (pt) | aparelho para exercìcios abdominais, máquina de exercìcios para trabalhar o grupo de músculos abdominais de um usuário e método de exercìcio para visar grupos de músculos abdominais de um usuário e para isolar um grupo de músculos abdominais superior e inferior em uma posição biometricamente neutra | |
BRPI0900258A2 (pt) | dispositivos mecánicos adaptativos ao corpo humano, destinados ao seu alongamento, fortalecimento e equilìbrio corporal |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B25A | Requested transfer of rights approved |
Owner name: SPLANE DESIGN ASSOCIATES INC. (US) |
|
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2307 DE 24/03/2015. |