BRPI1001068A2 - prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo - Google Patents

prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo Download PDF

Info

Publication number
BRPI1001068A2
BRPI1001068A2 BRPI1001068A BRPI1001068A2 BR PI1001068 A2 BRPI1001068 A2 BR PI1001068A2 BR PI1001068 A BRPI1001068 A BR PI1001068A BR PI1001068 A2 BRPI1001068 A2 BR PI1001068A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dyeing
fabric
machine
machines
carrying
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Celio Batista
Original Assignee
Inac Matex Ltda Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Inac Matex Ltda Me filed Critical Inac Matex Ltda Me
Priority to BRPI1001068 priority Critical patent/BRPI1001068A2/pt
Publication of BRPI1001068A2 publication Critical patent/BRPI1001068A2/pt

Links

Landscapes

  • Coloring (AREA)
  • Treatment Of Fiber Materials (AREA)

Abstract

PROCESSO DE TINGIMENTO DE TECIDO E MáQUINA PARA REALIZAçãO DESTE PROCESSO. Tratou a presente solicitação de invenção, a um novo processo para ser aplicado em máquinas de tingimento de tecido, com a finalidade de possibilitar que este processo possa ser utilizado e aplicado, para transforma máquinas lineares, em máquinas compactas utilizadas para tingir tecidos. Substituindo os processos lineares de tingimento, para um novo processo de forma circular. Realizado pelo trajeto circular (3) no interior da máquina (4), passando pelos componentes quimicos de tingimento (5), e retornando de forma continua para a saída (7), na escotilha (1) na parte superior (8).

Description

"PROCESSO DE TINGIMENTO DE TECIDO E MÁQUINA PARA REALIZAÇÃO DESTE PROCESSO".
A presente solicitação de invenção tem por objetivo desenvolver um novo processo para ser aplicado em máquinas de tingimento de tecido, com a finalidade de possibilitar que este processo possa ser utilizado e aplicado em máquinas compactas utilizadas para tingir tecidos. Que consiste em seu ato inventivo no processo, o aumento considerável de voltas do tecido por minuto no interior de uma máquina, ocorrendo, assim, maior rapidez no respectivo processo de tingimento. Ou seja, elimina os processos lineares de tingimento, para um novo processo de forma circular. Este processo será utilizado pelas indústrias têxteis nos processos gerais de tinturaria de couros, peles ou substâncias macromoleculares sólidas em qualquer forma, classificados de acordo com os corantes, bem como pigmentos ou as substâncias auxiliares empregadas utilizando corantes reativos, também em operações forçando os líquidos, gases ou vapores através dos materiais têxteis para efetuar o tratamento como tintura, alvejamento, engomagem, impregnação através de materiais de comprimento definido através de tecidos.
O tingimento é um processo químico da modificação de cor da fibra têxtil, através da aplicação de matérias coradas, através de uma solução ou dispersão, processo que várta de artigo para artigo, pois para cada tipo de fibra têxtil existem corantes específicos. Neste processo ocorre uma modificação físico- química do substrato de forma que a luz refletida provoque uma percepção de cor, provocadas pelas matérias corantes, que são compostos orgânicos capazes de colorir substrato têxtil ou não têxtil, de forma que a cor seja relativamente sólida à luz e a tratamentos úmidos.
No atual estado da técnica todo substrato têxtil (tecido), sofre vários processos físicos e químicos durante o beneficiamento, que tem como objetivo melhorar o aspecto, capacidade tintórea bem como condições para um posterior acabamento nobre a este tecido. Todo este processo é realizado no setor de tinturaria, onde o substrato têxtil sofre todo o processo de preparação e tingimento chamado de beneficiamento. Desta forma os artigos têxteis devem ser cuidadosamente preparados antes de iniciar o tingimento, passando por um processo inicial chamado de preparação ou pré-tratamento, que tem como objetivo eliminar todas as impurezas do substrato (tecido), tais impurezas são: as ceras, as pectinas naturais, os óleos lubrificantes, as parafinas, as gomas etc. Estas impurezas podem ser tanto naturais como artificiais. Neste último caso são adicionadas aos fios de tecido, quando este sofre o processo de tecimento na tecelagem.
Podemos destacar que atualmente o tingimento em fibra, é um processo mais usado para fibras longas (lã) e filamentos que consegue artigos mesclados, e também para artigos sintéticos, pode-se conseguir as cores com a adição de pigmentos antes mesmo da fabricação do filamento.
Já o tingimento em fio, o processo mais comum é o tingimento em bobinas, mas sendo também possível durante outros processos da fiação onde o tingimento em fios favorece obter cores mais igualizadas, porém tem o inconveniente de ter que verificar alguns processos que representam gastos de tempo e mão-de-obra.
Outro tingimento de fio muito usado é o tingimento em urdume, que pode ser com o urdume em aberto ou em corda, ambos muito utilizados para o tingimento com corante índigo. O tingimento de urdume de fios com corante índigo é realizado seja, por processo descontínuo ou por bateladas na preparação, alvejamento, tingimento e lavagem. O processo semi-contínuo de impregnação do tecido com banho de tingimento realizado por Foulard, após esse processo o tecido fica em repouso por algumas horas para a reação do corante e posterior lavagem, processo este conhecido como 'pad-batch'.
Já os processos contínuos são indicados para grandes produções e lotes com maior metragem, onde a reação do corante com a fibra é acelerada com a adição de vapor ou temperatura, neste caso as máquinas necessitam de grande estrutura.
Várias são as novidades inventivas voltadas ao campo da indústria têxtil, principalmente para fabricação de novas máquinas e processos que facilitem os procedimentos de tratamento e tingimento de tecidos, especialmente os mais complexos, onde cada autor busca proteger sua forma construtiva com seus detalhes de utilidade prática e funcional. Justamente para garantir sua tecnologia que tem como alvo as vendas diferenciadas no mercado, que acabam atraindo a preferência dos profissionais da área, que adquire aquele produto dentre tantos.
Todos com suas características próprias de novidade inventiva podemos citar o documento PI9605105-1 B1, que trata descreve "PROCESSOS PARA O TINGIMENTO CONTÍNUO DE FIOS COM TINTURAS REATIVAS E APARELHO PARA A REALIZAÇÃO DESTE PROCESSO". Esta invenção refere-se a um processo para o tingimento contínuo de fios de fibra de celulose com tinturas reativas e a um aparelho para a realização deste processo. O processo compreende essencialmente as etapas de impregnação do fio que foi desenrolado continuamente em uma alta velocidade de um ou vários suportes (1) e rebobinados em um ou vários suportes (3) com, pelo menos, uma tintura de fibra reativa em uma solução aquosa e, pelo menos, um reagente alcatino em solução aquosa, e fixação da tintura. Este processo de tingimento é focado especificadamente para o tingimento de fibras de celulose.
Podemos citar ainda o documento PI0801267-9 A2, que descreve um "MÉTODO E DISPOSITIVO PARA TINGIR UM SUBSTRATO TÊXTIL". Que se refere a um método para tingir um substrato têxtil, com corantes reativos, no qual o substrato têxtil é posto em contato com um líquido de tingimento, que contém pelo menos um corante e, depois de decorrido um tempo de tingimento pré-determinado, o substrato têxtil tingido é lavado. O pelo menos um corante que não foi fixado pelo substrato têxtil e está presente no líquido de tingimento é destruído por um tratamento químico e/ou físico, a um ponto tal que o líquido de tingimento é substancialmente incolor, depois disso, sendo que o substrato têxtil é lavado com o líquido substancialmente descolorido.
Buscando desenvolver um novo processo de tingimento em tecido, que realize a pigmentação como maior igualização em todo o comprimento da peça do tecido, com menor desperdício de corante, menor quantidade de processos é que o autor desenvolveu o presente processo que consiste na entrada do tecido e sua saída continuamente pelo mesmo local de entrada, desta forma o tecido entra pela escotilha segue seu curso na parte superior, descer até o fundo e retorna a subir completando o círculo do ciclo de tracionamento e tingimento do tecido.
Este novo processo ao ser aplicado em uma máquina de tingimento, possibilita a redução do espaço físico ocupado, dos atuais 6 m, para apenas 2,6 m de comprimento.Esta compactação da máquina proporciona uma redução enorme na área de instalação, bem como a redução proporcional de seu custo.
O processo, ao ser aplicado, apresentou total eficiência nos inúmeros testes realizados, atendendo todas as novidades tecnológicas de segurança e ao ser aplicado em uma máquina, possibilita a mesma ser fabricada de forma compacta, reduzindo a necessidade de inúmeras peças e componentes, além de menor consumo de vapor, menor consumo de energia e por conseqüência menor preço.
Por sua característica inovadora, oferece maior agilidade no processo, e fica explícito o aumento considerável de voltas do tecido por minuto, ocorrendo, assim, maior rapidez no respectivo processo de tingimento.
A figura em anexo, e o detalhamento explicativo feito a seguir destina-se ao entendimento preciso, sendo que dispõem de referências numéricas. Figura 1 - Vista frontal com setas indicativas do sentido de tracionamento para o tingimento do tecido.
De acordo com a figura e suas referências numéricas, o processo é caracterizado pela alimentação do tecido através da entrada (2) na escotilha (1), que realiza seu trajeto circular (3) no interior da máquina (4) passando pelos componentes químicos de tingimento (5) do cesto perfurado (6) na parte inferior (9), retornando de forma contínua para a saída (7), na escotilha (1) na parte superior (8).

Claims (2)

1.
"PROCESSO DE TINGIMENTO DE TECIDO E MÁQUINA PARA REALIZAÇÃO DESTE PROCESSO", é caracterizado pela alimentação do tecido através da entrada (2) na escotilha (1), de trajeto circular (3) no interior da máquina (4) passando pelos componentes químicos de tingimento (5) do cesto perfurado (6) na parte inferior (9), retornando de forma contínua para a saída (7), na escotilha (1) na parte superior (8).
BRPI1001068 2010-04-30 2010-04-30 prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo BRPI1001068A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001068 BRPI1001068A2 (pt) 2010-04-30 2010-04-30 prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1001068 BRPI1001068A2 (pt) 2010-04-30 2010-04-30 prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1001068A2 true BRPI1001068A2 (pt) 2011-12-20

Family

ID=45373906

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1001068 BRPI1001068A2 (pt) 2010-04-30 2010-04-30 prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI1001068A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
FI116976B (fi) Kuidun käsittely
Khatri et al. Ultrasonic dyeing of cellulose nanofibers
Široký et al. Alkali treatment of cellulose II fibres and effect on dye sorption
Chirila et al. The influence of gamma irradiation on natural dyeing properties of cotton and flax fabrics
Zuber et al. Modification of cellulosic fibers by UV-irradiation. Part II: After treatments effects
Sadeghi-Kiakhani et al. Effect of ultra violet (UV) irradiation as an environmentally friendly pre-treatment on dyeing characteristic and colorimetric analysis of wool
Anis et al. Sericin assisted eco-friendly reactive dyeing for cotton fabric
PT1726691E (pt) Cordão feito a partir de um cordão de aramida multifilamento com elevada resistência à fadiga
Rehman et al. A revolution of silk dyeing with FL based cotton-reactive dyes
Das et al. Dyeing of sericin-modified cotton with reactive dyes
Samanta et al. Simultaneous dyeing and fragrance finishing of cotton fabric
Paul et al. Effect of alkali concentration on dyeing cotton knitted fabrics with reactive dyes
BRPI1001068A2 (pt) prcesso de tingimento de tecido e máquina para realização deste processo
CN1284143A (zh) 织物处理
Sharnina Low-temperature plasma as the basis for creation of modern textile chemical technologies
JP6088109B1 (ja) 染色ロープ及びその製造方法
Miro et al. The Distribution of Crosslinks In Easy Care Fabrics.
US4487608A (en) Dyeing of fibrous materials
Khan Comparative study on dyeing of cotton, modal and lyocell fabrics using bifunctional and polyfunctional reactive dyes
Ramratan et al. To study the influence of mercerizing variation on the absorbency and whiteness test for the cotton woven fabrics
US2356518A (en) Process for the production of wool-like rayon
RU2158793C1 (ru) Композиция для крашения материалов на основе ароматических гетероциклических волокон
Rana et al. Surface modification of wool fabric with chitosan and gamma radiation
RU2204634C2 (ru) Способ крашения шерстяных волокнистых материалов кислотными и кислотными металлсодержащими красителями
DK153573B (da) Fremgangsmaade til fremstilling af filamenter og fibre ud fra acrylonitrilpolymerisater

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: REFERENTE AO DESPACHO 8.6 PUBLICADO NA RPI 2261 DE 06/05/2014.