BRPI1000468A2 - válvula de corte para seccionar uma massa do tipo pasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta - Google Patents

válvula de corte para seccionar uma massa do tipo pasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta Download PDF

Info

Publication number
BRPI1000468A2
BRPI1000468A2 BRPI1000468-8A BRPI1000468A BRPI1000468A2 BR PI1000468 A2 BRPI1000468 A2 BR PI1000468A2 BR PI1000468 A BRPI1000468 A BR PI1000468A BR PI1000468 A2 BRPI1000468 A2 BR PI1000468A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
piston
inlet
sectioning
cutting
mass
Prior art date
Application number
BRPI1000468-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Bernd Maile
Original Assignee
Handtmann Albert Maschf
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Handtmann Albert Maschf filed Critical Handtmann Albert Maschf
Publication of BRPI1000468A2 publication Critical patent/BRPI1000468A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • A22C11/02Sausage filling or stuffing machines
    • A22C11/04Sausage filling or stuffing machines with mechanically-operated piston moving to-and-fro
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C11/00Sausage making ; Apparatus for handling or conveying sausage products during manufacture
    • A22C11/02Sausage filling or stuffing machines
    • A22C11/06Sausage filling or stuffing machines with piston operated by liquid or gaseous means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Details Of Reciprocating Pumps (AREA)
  • Actuator (AREA)
  • Manufacturing And Processing Devices For Dough (AREA)

Abstract

VALVULA DE CORTE PARA SECCIONAR UMA MASSA DO TIPO PASTA E MéTODO PARA SECCIONAR UNA MASSA DO TIPO PASTA Refere-se a presente invenção a uma válvula de corte (5) para seccionar uma massa do tipo pasta, que compreende um pistão seccionador (K) que é acionável em uma câmara seccionadora (P<39>) com uma entrada (20, 3) em relação à dita entrada e que compreende uma borda de corte (13) que, durante o seccionamento, é móvel para varrer a entrada, o pistão seccionador (K) é acionável no processo de seccionamento para executar um movimento helicoidal com os componentes de movimentos de transíação e rotação simultâneos (T, K), de modo que a borda de corte (13) executa um corte de tração no cordão de massa.

Description

valvula de corte para seccionar uma massa do tipopasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta
A presente invenção refere-se a uma válvula decorte do tipo indicado no preâmbulo da reivindicação 1 dapatente e a um método de acordo com o preâmbulo dareivindicação 14 da patente.
Na prática, as válvulas de corte e as unidadesseccionadoras, respectivamente, são conhecidas na forma de umcilindro com um pistão axialmente móvel. 0 cordão de massa é,por exemplo, introduzido através de uma entrada lateral nocilindro antes de o pistão seccionador separar uma parte aoexecutar um movimento axial, e descarrega axialmente a parte.
Como regra geral, tanto as unidades seccionadorasvolumétricas quanto as unidades seccionadoras que operam15 continuamente de maneira intermitente sem nenhuma operação deseccionamento volumétrico são aqui englobadas. No processo deseccionamento volumétrico, a massa é preenchida sob umapressão específica na câmara seccionadora definida, e a parteé dividida e eliminada subseqüentemente. 0 tamanho da câmaraseccionadora a ser preenchida deve aqui ser combinado com otamanho da parte. Além disso, o tamanho máximo da parte éaqui limitado pelo tamanho total máximo da câmaraseccionadora. Além disso, dois acionadores controladosseparadamente são normalmente necessários, porque a função deseccionamento ou corte e a função de descarga é executadaseparadamente. Freqüentemente, somente um único acionador éutilizado no processo de seccionamento contínuo intermitente.0 movimento do acionador axial do pistão com a sua borda decorte resulta em uma função de corte que não é a ideal porqueum corte por esmagamento com um movimento de compressãoexclusivamente axial da borda de corte do pistão é executadono cordão de massa. 0 produto no cordão de massa é espremidomais ou menos intensamente, o que conduz a pesos variados daarte e a um perfil de corte difuso no cordão de massa. Istoé particularmente desvantajoso no caso de produtosencaroçados ou fibrosos da indústria de alimentos, tais comomassas de salsicha ou presunto, porque partes do produtopodem ficar danificadas. Pedaços grandes de presunto são atémesmo extraídos ou espremidos na parte. Estes inconvenientespodem mesmo ser aumentados pelo fato que o fundo do pistão,que é na realidade utilizado para descarregar a partesecionada, entra no cordão de massa simultaneamente com aborda de corte, de modo que a pressão na área de corteaumenta localmente de maneira intensa e contribui para maisdanos aos constituintes do produto. A borda de corte na bordado fundo do pistão é possivelmente impedida de executar ummovimento de corte livre na borda contrária de entrada.
É conhecido a partir da patente DE 1 432 504 A queum pistão de enchimento é arranjado de maneira alternantepara se seccionar a carne de salsicha na câmara seccionadora,em que o pistão primeiramente recua sob a pressão do cordãopreenchido na câmara seccionadora e é deslocado então por umacionador linear para a finalidade de descarregar. O pistãode enchimento, em sua saia do pistão, tem um entalhegeralmente em forma de U com duas bordas circunferencialmenteafastadas uma da outra e se estendendo aproximadamenteaxialmente, e serve per se somente como uma corrediçarotatória e limitador da parte que, em uma posição giratória,conecta a entrada à câmara seccionadora e separasimultaneamente a câmara seccionadora da saída e, em umaoutra posição giratória, fecha a entrada e conecta a câmaraseccionadora à saída. Há dois acionadores separados paradeslocar linearmente o pistão de enchimento para a finalidadede descarga e para girar o mesmo para frente e para trás paraa finalidade de troca. 0 processo seccionador é um processovolumétrico, em que um pistão de compressão é ajustadorespectivamente em um cilindro de enchimento conectado àentrada a uma pressão específica e através de um cursopredeterminado. Um controle complicado de seqüência é providopara os acionadores. As bordas do pistão de enchimentoexecutam cortes de esmagamento no cordão de massa porque opistão de enchimento só é girado para a troca.
Em um dispositivo conhecido a partir da patente DE1 180 151 A, a câmara seccionadora contém uma corrediçagiratória que só pode ser girada para frente e para trás, eum pistão que só pode ser alternado linearmente, em que doisacionadores são necessários para os ditos membros. Acorrediça giratória executa um corte de esmagamento no cordãode massa.
O objetivo da presente invenção consiste naapresentação de uma válvula de corte do tipo acimamencionado, bem como um método seccionador, com o que oproduto a ser secionado é tratado de uma maneira delicadaideal, e que combina as vantagens de dois acionadoresseparados para as operações de seccionamento e ejeção com asvantagens de somente um único acionador. Este objetivo éatingido com as características da reivindicação 1 da patentee da reivindicação 14 da patente.
Uma vez que o pistão seccionador é acionáveldurante o seccionamento para executar um movimento helicoidalcom componentes de movimentos de translação e rotaçãosimultâneos, um corte de tração é executado pela borda decorte no cordão de massa, e o corte de tração trata osconstituintes fibrosos ou encaroçados do produto de umamaneira delicada ideal e corta ordenadamente os mesmos. Omovimento helicoidal pode ser vantajosamente executado com umúnico acionador, por exemplo, para o pistão seccionador,resultando em uma estrutura simples e compacta da válvula decorte. Além disso, as condições de corte limpo e o tratamentodelicado da massa resultam em pesos da parte que sãoobservados com exatidão.
Em uma realização particularmente expediente,opcionalmente de importância inventiva independente, o fundodo pistão cede à força da mola de uma maneira axialmentemóvel, enquanto a parte é secionada pelo pistão seccionadordo cordão de massa. Isto minimiza uma ação de esmagamento dofundo do pistão no cordão de massa, e os constituintesfibrosos ou encaroçados do produto são tratados ainda maisdelicadamente, por meio do que, durante o seccionamento, edependendo da pressão de corte, espaço adicional é providopara o produto a ser secionado, o que contribui a propósito,para um corte mais otimizado. Embora o movimento helicoidalda borda de corte e a resiliência axial do fundo do pistãocontribuam individualmente para um corte otimizado, acombinação das duas medidas em uma válvula de corte constituiuma solução ideal para o objetivo indicado.
Em uma realização expediente, o pistão seccionadoré um pistão oco ou um tubo do pistão que tem pelo menos umaextremidade aberta, e a borda de corte é arranjada naextremidade aberta do pistão seccionador. A borda de cortepode aqui ser provida em uma inserção de anel arranjada naextremidade aberta, preferivelmente de maneiraintercambiável. Desse modo, é possível produzir, por exemplo,a borda de corte com um material de maior qualidade do queaquele do pistão seccionador, que é feito de um material que,por exemplo, é selecionado para obter características dedeslizamento otimizadas.
Em uma realização expediente, o pistão seccionadoré conectado a um acionador linear que gera primeiramentecomponentes de movimento de translação. Para executar ummovimento helicoidal da borda de corte, uma engrenagem éarranjada entre o pistão seccionador e a acionador linear oua câmara seccionadora para derivar o componente de movimentode rotação do componente de movimento de translação e paratransmitir o dito componente ao pistão ao mesmo tempo. Dessemodo, somente um única acionador é necessário. Isto, noentanto, não deve regular a opção de utilização de umacionador diferente que substitua a engrenagem, para oscomponentes do movimento de rotação.
De uma maneira construcionalmente simples, aengrenagem é composta por pelo menos um elemento deacoplamento provido lateralmente com respeito ao eixogeométrico do pistão, e de uma passagem guia do tipo roscapara o elemento de acoplamento. Tanto o elemento deacoplamento quanto a passagem guia são conectados ao pistão.A passagem guia ou o elemento de acoplamento,respectivamente, são arranjados então no outro componente.
Em uma realização preferida, a passagem guia éarranjada no interior na câmara seccionadora configurada comoum cilindro com a entrada lateralmente posicionada para ocordão de massa. Preferivelmente, a passagem guia édiretamente provida em uma parede interna do cilindro ou,ainda melhor, em uma luva guia arranjada no cilindro paraguiar o cilindro seccionador. 0 uso da luva guia oferece avantagem de executar independentemente uma boa fricção e umaboa orientação entre o pistão seccionador e a luva guia domaterial do cilindro.
No caso da luva guia, a entrada no cilindro éprolongada por meio de uma abertura lateral na luva guia. Demaneira expediente, uma borda de abertura interior na luvaguia forma uma borda de corte contrária que coopera com aborda de corte do pistão seccionador quando uma parte ésecionada, de modo que o corte de tração é executadodelicadamente para o produto entre duas bordas de corterelativamente afiadas.Em uma realização expediente, a entrada é circularou oval e em forma de entalhe, respectivamente, e o eixo daentrada oval ou fenda é inclinado na direção de descarga dopistão seccionador em oposição à direção de rotação da borda de corte. Em conseqüência disto, um corte de tração jádesponta do componente de movimento re translação, corte esseque poderia até mesmo ser intensificado pelo componente demovimento de rotação. A borda de corte pode aqui serposicionada em um plano radial do pistão seccionador ou podeser pelo menos inclinada em uma seção parcial em relação aoeixo mecânico do pistão para intensificar o efeito do cortede tração no cordão de massa ao utilizar o componente demovimento de rotação.
De maneira expediente, a passagem guia se estendena direção circunferêncial por uma dimensão que correspondepelo menos à largura de entrada tal como vista na direçãocircunferêncial de modo que um corte de tração é executado deuma maneira contínua quando a entrada é varrida. Além disso,o movimento helicoidal. também tem um efeito vantajoso na vidaútil da borda de corte porque a operação de corte pode serdistribuída sobre um comprimento maior da borda de corte doque no caso de uma largura de entrada tal como vista nadireção circunferêncial.
Para impedir um acionamento da borda de corte com omovimento helicoidal quando a borda de corte ainda não tiverpenetrado nem penetra mais o cordão de massa, a passagem guiacompreende seções de extremidade aproximadamente axiais queseguem de maneira expediente uma seção central que se estendecom um passo. Quando o elemento de acoplamento está semovendo nas seções axiais, os componentes de movimento derotação que não podem ser utilizados para o corte não sãogerados.
De maneira expediente, o passo da rosca da passagemguia é mais agudo do que um passo de auto travamento, de modoque apenas esforços menores são requeridos para acionar opistão seccionador. O passo da rosca pode aqui ser uniformeou variável pelo menos em parte do componente de movimento detranslação. Com um passo da rosca uniforme, um corte detração uniforme também é executado. Com um passo variável umcomponente de movimento de rotação temporariamente mais forteou mais fraco pode ser gerado, por exemplo, quando a borda decorte entra no cordão de massa e/ou imediatamente antes que aborda de corte sai do cordão de massa ou deliberadamente nomeio do cordão de massa de modo a obter um corte de traçãolocalmente adaptado.
Em uma realização vantajosa, o fundo do pistão éguiado de maneira deslocável no interior do pistão, ou pelomenos uma mola é arranjada entre o fundo do pistão e umconfinamento da mola no pistão seccionador. Por exemplo, umretém provido no pistão seccionador pode definir uma posiçãode extremidade para o fundo do pistão na direção de descarga.Isto permite, por exemplo, o uso de uma mola impelida paraajustar as características da resposta de pressão do fundo dopistão no caso de um processo de seccionamento volumétrico,caso necessário. A força da mola ou a taxa de flexão da molapodem ser escolhidas em resposta à superfície de atuação dapressão do fundo do pistão ser menor do que a forçaresultante pelo menos durante o seccionamento da parte docordão de massa da pressão de alimentação da massa nasuperfície de atuação da pressão do fundo do pistão. A forçada mola pode até mesmo ser escolhida para ser dependente dapressão de corte. 0 fundo do pistão é acionado de uma maneiraconfiável para fornecer espaço adicional e a borda de cortepermite um corte de tração livre.
Em uma realização construcionalmente simples, opistão seccionador é um tubo do pistão que é assentado demaneira não-rotativa em um êmbolo, o elemento de acoplamentoé um pino transversal na luva guia, o pino transversal acoplacom pelo menos uma extremidade em uma passagem guia na luvaguia, e a acionador linear do pistão seccionador é umcilindro de ar comprimido ou hidráulico que é arranjado naextremidade da câmara seccionador e compreende uma haste depistão acoplada com o êmbolo. 0 êmbolo pode aqui serconectado de maneira rotativa à haste de pistão ou ao pistãodo acionador linear, de modo que a resistência rotatória dopistão do acionador linear não iniba os componentes demovimento de rotação da borda de corte. Por outro lado, nocaso de uma conexão rígida, que também é possível entre ahaste de pistão e o êmbolo, o pistão do acionador linear ficaco-girando com a rotação da borda de corte.
No corte de tração feito no cordão de massa deacordo com o método, os componentes maciços são tratadosmuito delicadamente, e os tamanhos da parte e os pesos daparte, respectivamente, que devem ser observados de umamaneira exata, são obtidos porque um esmagamento dosconstituintes maciços durante a operação de seccionamento éevitado de maneira intensa. 0 movimento helicoidal pode sergerado ao acionar o pistão seccionador ou o cilindro queforma a câmara seccionadora, ou ao acionar simultaneamente acâmara seccionadora e o pistão seccionador.
Além disso, de acordo com o método as condições decorte podem ser otimizadas no caso do corte de tração quandoo fundo do pistão do pistão seccionador provido paradescarregar a parte é deslocado de uma maneira impelida pormola através da massa em uma direção oposta à direção dedescarga em relação ao pistão seccionador. 0 espaço adicionalé desse modo provido para a operação da borda de corte. ofundo do pistão já pode ser deslocado antecipadamente aocorte de tração e/ou durante o corte de tração contra a forçaelástica.
As realizações do objeto da invenção são explicadascom referência aos desenhos, nos quais:
a Figura 1 mostra uma seção axial de uma válvula decorte, em uma fase preparatória da operação de seccionamento;
a Figura 2 é uma vista em perspectiva de um detalheda Figura 1;
a Figura 3 é uma vista esquemática para explicar afunção da válvula de corte das Figuras 1 e 2; e
a Figura 4 é uma vista esquemática de uma variantedo detalhe.
Conforme mostrado na Figura 1, em uma válvula decorte S para seccionar uma massa do tipo pasta uma câmaraseccionadora P é contida em um cilindro 1 que é aberto em umaextremidade e compreende pelo menos uma tubulação de conexãolateral 2 que é conectada a uma unidade de armazenagem e/outransporte (não mostrada) para a massa do tipo pasta, porexemplo, um produto da indústria de alimentos, por exemplo,carne de salsicha ou presunto ou massa de presunto deconsistência encaroçada ou fibrosa. A tubulação de conexão 2define uma entrada 3, aqui uma entrada lateral, na câmaraseccionadora P. Um cordão de massa do qual a válvula de corteS seciona intermitentemente as partes e descarrega as mesmas,por exemplo, ao empurrar as mesmas para fora, é providoatravés da entrada 3.
O cilindro 1 tem um fundo 4 com uma abertura depassagem para uma haste de pistão 8 de um acionador linear A,e o invólucro 6 do mesmo é arranjado no fundo 4 ou próximo aomesmo e contém um pistão 7. 0 acionador linear A é, porexemplo, um cilindro de ar comprimido ou hidráulico. Como umaalternativa, um acionador de eixo eletromecânico, ou algo dogênero, também seria possível como um acionador linear A.
A haste de pistão 8 é conectada a um êmbolo 9, porexemplo, de seção transversal em forma de cogumelo na câmaraseccionadora P, tanto rígida quanto rotativamente, através deuma conexão giratória 10 entre a haste de pistão 8 e o êmbolo9 ou o pistão 7. 0 êmbolo 9 tem um aro 11 em que um pistãoseccionador K é fixado. Na realização ilustrada, o pistãoseccionador K é um tubo 12 do pistão com uma borda de corte13 na extremidade aberta. Em uma realização alternativa (nãomostrada) a borda de corte 13 poderia ser provida em umainserção de anel arranjada de maneira intercambiável naextremidade aberta do tubo 12 do pistão e feita do mesmomaterial ou também de um material que difere do material dotubo 12 do pistão.
No cilindro 1, uma luva guia 14 em que o pistãoseccionador K é guiado é fixada no interior. Além de suafunção de guia, a luva guia 14 contribui para uma engrenagemG com a qual, além dos componentes de translação (demovimento axial) T (Figura 2), os componentes de movimento derotação R são gerados simultaneamente para a borda de corte13 e o pistão seccionador K, respectivamente, dos movimentosalternantes (seta de cabeça dupla 5) do acionador linear A.
Nas realizações mostradas nas Figuras 1 e 2, aengrenagem G compreende pelo menos uma passagem guia 15 paraum elemento de acoplamento 16, e o respectivo elemento deacoplamento 16 é uma extremidade de um pino transversal 17 noêmbolo 9. Na luva guia 14 são formadas duas passagens guiasdiametralmente opostas 15, tanto como fendas contínuas quantocomo sulcos de extensão do tipo rosca. De acordo com a Figura2, as seções axiais de passagem guia 15a, 15b seguem aextensão do tipo rosca da passagem guia 15 em ambas asextremidades. A extensão axial superior na Figura 2 poderiase estender até a extremidade aberta da luva guia 14 (para amontagem simplificada do êmbolo 9 e do pistão seccionador K).
Na realização ilustrada, o pistão seccionador Kcompreende um fundo axialmente de pistão axialmente guiado demaneira móvel B, que é, por exemplo, um pistão em forma detaça 18 no interior do tubo 12 do pistão, e é suportado poruma mola 19 de uma maneira axialmente resiliente. A mola 19,por sua vez, é suportada no êmbolo 9 que age como umconfinamento da mola. Um retém (não mostrado) pode serprovido entre o fundo do pistão Beo pistão seccionador Kpara definir o movimento de extensão do fundo do pistão B nadireção de descarga (na Figura 1, para baixo) . A mola 19poderia então ser utilizada em um estado impelido.
A entrada 3 do cilindro 1 é estendida por umaentrada 2 0 na luva guia 14; a entrada 2 0 pode aqui formar umaborda de corte afiada 21 em cooperação com a borda de corte13 na parede interna.
A Figura 2 mostra a entrada 20, quando uma parte ésecionada do cordão de massa, como a borda de corte 13 dopistão seccionador varre a borda de corte contrária 21 nadireção de descarga com um componente de movimento detranslação T, enquanto gera simultaneamente um componente demovimento de rotação R (um movimento helicoidal), de modo queum corte de tração é executado entre a borda de corte 13 e aborda de corte contrária 21 no cordão de massa. Durante ocorte, o fundo do pistão B pode recuar em resposta à pressãode corte na direção de uma seta 22 contra a força da mola 19,desse modo minimizando a sua ação de esmagamento no cordão demassa e provendo espaço adicional para a parte. Por conta domovimento de recuo do fundo do pistão B, a borda de corte 13pode ser utilizada idealmente.
A passagem guia 15 é mostrada na Figura 2 com umpasso uniforme 15c, de modo que um componente de movimento derotação R contínuo dentro do qual a borda de corte 13 varre aentrada 20 é gerado na faixa axial do componente de movimentode translação T. Como uma alternativa, o passo poderia servariável de modo a gerar um componente de movimento derotação R temporariamente mais progressivo ou regressivo, porexemplo no começo e/ou rumo ao final do processo deseccionamento, ou também no meio do cordão de massa, isto é,para intensificar ou reduzir localmente o corte de tração.
Em uma alternativa (não mostrada), a engrenagem Gtambém poderia ser posicionada diretamente entre o cilindro 1e o êmbolo 9 (ou o pistão seccionador K) (sem a luva guia14). Além disso, seria possível acomodar a engrenagem G noacionador linear A.
A Figura 3 ilustra esquematicamente a seqüênciaenquanto uma parte é secionada de um cordão de massa. A bordade corte 21 da entrada 2 0 é circular enquanto a borda decorte 13 em um plano radial do pistão seccionador K seestender em uma linha reta. A referência 23 ilustra oprimeiro ponto de contato da borda de corte 13 com a entrada20. Enquanto a borda de corte 13 varre a entrada 20, ela gerasimultaneamente o componente de movimento de translação Teocomponente de movimento de rotação R em sobreposição, de modoque o ponto de contato 23 é deslocado gradualmente cada vezmais para o lado direito e um corte de tração é executado nocordão de massa que entra in si tu.
Em uma vista desenvolvida da luva guia 14 da Figura2, a passagem guia 15 pode seguir aproximadamente seguir umalinha reta, de modo que o componente de movimento de rotaçãoR é gerado de uma maneira uniforme e diretamente em proporçãoao componente de movimento de translação T.
Por outro lado, se o passo, por exemplo, dapassagem guia 15' for variável, o componente de movimento derotação R aumenta progressivamente e diminui então outra vez,por exemplo, no começo e rumo ao final do processo deseccionamento ou também no meio do cordão de massa.
Uma entrada em forma de fenda ou oval 20, 21, e 3,respectivamente, é ilustrada na Figura 4 como uma alternativaa uma válvula S, e o seu eixo Z da entrada oval ou em formade fenda se estende em uma orientação opostamente oblíqua emrelação ao passo da passagem guia 15. 0 corte de tração édesse modo adicionalmente intensificado. 0 cordão de massa é,pode-se afirmar, deslocado durante o movimento de corte daborda de corte 13 em uma direção oposta ao componente demovimento de rotação R.
Nas realizações das Figuras 1 a 4, o pistãoseccionador K é acionado em relação à entrada 3 para executaro movimento helicoidal. Como uma alternativa, o cilindro 1também poderia ser acionado em relação ao pistão seccionadorK, ou o pistão seccionador Keo cilindro 1 poderiam seracionados para produzir, ao todo, o corte de tração no cordãode massa.
Com a válvula de corte S, um método seccionador éexecutado, no qual para seccionar a parte no cordão de massaum corte de tração é executado no cordão de massa que é muitodelicado com os componentes da massa, resultando em tamanhose pesos observados com exatidão, respectivamente, das partes.Para executar o corte de tração, o pistão seccionador K ou ocilindro 1 são acionados, ou estes dois componentes daválvula de corte S são acionados de maneira correspondente.Simultaneamente, tanto antecipadamente quanto durante o cortede tração, a massa pode deslocar o fundo do pistão (B)relativamente móvel, que é per se provido para descarregar aparte, de uma maneira resiliente em uma direção oposta àdireção de descarga no pistão seccionador K de modo a obtercondições de corte predominantemente ideais.

Claims (15)

1. VÁLVULA DE CORTE PARA SECCIONAR UMA MASSA DOTIPO PASTA, particularmente produtos de consistênciaencaroçada ou fibrosa, tal como a massa de salsicha oupresunto, a qual compreende um pistão seccionador (K) que éacionável em uma câmara seccionadora (P) que tem pelo menosuma entrada lateral (3) para que um cordão de massa executeum movimento seccionador em relação à entrada (3) e quecompreende uma borda de corte (13, 13') que é móvel paravarrer a entrada (3) quando uma parte for secionada,caracterizada pelo fato de que o pistão seccionador (K) noprocesso de seccionamento é acionável para executar ummovimento helicoidal com os componentes de movimentos detranslação e rotação simultâneos (T, R) , e executa um cortede tração com a borda de corte (13, 13') no cordão de massa.
2. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pistãoseccionador (K) inclui um fundo do pistão (B) axialmenterelativamente móvel para descarregar a parte dividida docordão de massa, em que o fundo do pistão é impelido por molana direção de descarga da parte.
3. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pistãoseccionador (K) é um pistão ou um tubo oco do pistão (12) compelo menos uma extremidade aberta, e a borda de corte (13) éprovida em uma inserção de anel arranjada, preferivelmente demaneira intercambiável, na extremidade aberta.
4. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o pistãoseccionador (K) é conectado a um acionador linear (A) quegera os componentes de movimento de translação (T), e que umaengrenagem (G) é arranjada entre o pistão seccionador (K) e oacionador linear (A) ou a câmara seccionadora (P) , e com talengrenagem os componentes de movimento de rotação (R) sãoderiváveis dos componentes de movimento de translação (T) etransmissíveis ao pistão seccionador (K) ao mesmo tempo.
5. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 4, caracterizada pelo fato de que a engrenagem(G) compreende pelo menos um elemento de acoplamento (16), oqual é provido no lado em relação ao eixo geométrico dopistão (X), e pelo menos uma passagem guia do tipo rosca (15,- 15') para o elemento de acoplamento (16), e que o elemento deacoplamento (16) ou a passagem guia (15) são conectados aopistão seccionador (K), ou a passagem guia (15, 15') ou oelemento de acoplamento (16), respectivamente, são arranjadosde uma maneira estacionária.
6. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a passagemguia (15, 15') é provida no interior na câmara seccionadora(P) formada como um cilindro (1) com a entrada lateralmenteposicionada (3) , preferivelmente diretamente em uma paredeinterna do cilindro (1) ou em uma luva guia (14) arranjada nocilindro (1) para o pistão seccionador (K).
7. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a entrada (3)é estendida no cilindro (1) através de uma abertura lateral(20) na luva guia (14), e que uma borda da aberturalocalizada no interior forma uma borda de corte contrária(21) da luva guia (14) que coopera com a borda de corte (13,- 13') do pistão seccionador (K) quando uma parte é secionada.
8. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a entrada (3,- 20) é circular ou oval ou em forma de fenda, respectivamente,e o eixo (Z) da entrada oval ou em forma de fenda na direçãode descarga da parte é inclinada em uma direção oposta àdireção do componente de movimento de rotação (R) do pistãoseccionador (K) durante a operação de seccionamento, e que aborda de corte (13, 13') é posicionada em um plano radial dopistão seccionador (K) ou se estende pelo menos em algumasáreas obliquamente em relação ao eixo central do pistão (X).
9. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a passagemguia (15) se estende na direção circunf erencial por umadimensão que corresponde pelo menos à largura da entrada (3,-20), vista na direção circunferencial.
10. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 5, caracterizada pelo fato de que a passagemguia (15, 15') compreende uma seção aproximadamente axial(15a, 15b) em pelo menos uma extremidade de uma seção centraldo tipo rosca (15c).
11. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o passo darosca da passagem guia (15, 15') é mais agudo do que um passode auto travamento, preferivelmente aproximadamente 4 5 grausou mais, e é uniforme ou variável.
12. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com areivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o fundo dopistão (B) é guiado de maneira deslocável no pistãoseccionador (K) , e que pelo menos uma mola (19) é arranjadaentre o fundo do pistão (B) e um confinamento da mola dopistão seccionador (K).
13. VÁLVULA DE CORTE, de acordo com pelo menos umadas reivindicações precedentes, caracterizada pelo fato deque o pistão seccionador (K) compreende um tubo do pistão(12) assentado de maneira não-rotativa em um êmbolo (9, 11),que o elemento de acoplamento (16) é provido em um pinotransversal (17) no atuador (9, 11) , que ambas asextremidades do pino transversal (17) acoplam em umarespectiva passagem de duas passagens guias (15, 15') na luvaguia (14) , que o acionador linear (A) é um cilindro de arcomprimido ou hidráulico (6) com uma haste de pistão (8)acoplada com o êmbolo (9), e que uma conexão giratória (10) épreferivelmente provida entre a haste de pistão (8) e oêmbolo (9) ou um pistão (7) do cilindro (6).
14. MÉTODO PARA SECCIONAR UMA MASSA DO TIPO PASTA,particularmente produtos de consistência encaroçada oufibrosa, tal como a massa de salsicha ou presunto, quecompreende uma válvula de corte (S) que em uma câmaraseccionadora (P) tem pelo menos uma entrada lateral (3) paraum cordão de massa que compreende um pistão seccionador (K)com uma borda de corte (13) que, quando uma parte ésecionada, varre a entrada (3) em um movimento relativoexecutado por um acionador (A) e em um corte através docordão de massa, caracterizado pelo fato que um corte detração da borda de corte (13) é executado no cordão de massa,em cujo corte um movimento helicoidal relativo comcomponentes de movimentos de translação e rotação simultâneos(T,R) é gerado entre o pistão seccionador (K) e a entrada(3).
15. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 14,caracterizado pelo fato de que um fundo do pistão (B)seccionador (K) que é provido para descarregar a partedividida é deslocado de uma maneira impelida por mola atravésda massa antecipadamente e/ou durante o corte de tração emuma direção oposta à direção de descarga e em relação aopistão seccionador (K).
BRPI1000468-8A 2009-02-10 2010-02-05 válvula de corte para seccionar uma massa do tipo pasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta BRPI1000468A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09001826A EP2215912B1 (de) 2009-02-10 2009-02-10 Schneidventil und Verfahren zum Portionieren

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI1000468A2 true BRPI1000468A2 (pt) 2011-06-21

Family

ID=40409959

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1000468-8A BRPI1000468A2 (pt) 2009-02-10 2010-02-05 válvula de corte para seccionar uma massa do tipo pasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8282449B2 (pt)
EP (1) EP2215912B1 (pt)
BR (1) BRPI1000468A2 (pt)
CA (1) CA2686353C (pt)
ES (1) ES2385738T3 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2537111T3 (es) * 2010-12-22 2015-06-02 Albert Handtmann Maschinenfabrik Gmbh & Co. Kg Dispositivo y procedimiento para la distribución del aire residual en masas pastosas, en particular para la elaboración de embutidos
DE202011000207U1 (de) 2011-01-28 2011-03-31 Albert Handtmann Maschinenfabrik Gmbh & Co. Kg Schneidventil
DE102016107849A1 (de) 2016-04-28 2017-11-02 Tvi Entwicklung Und Produktion Gmbh Schneidemaschine sowie Verfahren zum Aufschneiden von elastischen Strängen, insbesondere Fleischsträngen
PL3832179T3 (pl) 2019-12-03 2024-05-06 Albert Handtmann Maschinenfabrik Gmbh & Co. Kg Zawór dozujący i maszyna napełniająca do dozowania produktów spożywczych
DE102020207679A1 (de) 2020-06-22 2021-12-23 Krones Aktiengesellschaft Verfahren und Vorrichtung zum Puffern von Behältern

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE604511C (de) 1934-10-22 Ver Vogtsche Fabriken Kom Ges Kolben fuer Wurstfuellvorrichtungen
DE622880C (de) 1930-12-25 1935-12-07 Richard Heike Fa Wurstfuellvorrichtung zum Stopfen zon abgeteilten Wuersten und solchen von beliebigem Gewicht
US2004618A (en) 1933-07-29 1935-06-11 Cincinnati Butchers Supply Co Press-head for stuffing machines
DE703938C (de) 1939-06-21 1941-03-19 Richard Heike Sen Wurstfuellmaschine
DE1180151B (de) 1963-01-17 1964-10-22 Handtmann Albert Antrieb des Messkolbens und der Abdreh-vorrichtung bei Portioniermaschinen fuer pasten-aehnliche Massen, insbesondere Wurstmassen
DE1432504A1 (de) 1965-04-29 1969-03-13 Heinrich Frey Hydraulisch betaetigte Abfuell- und Abteilmaschine
US3786703A (en) * 1972-10-10 1974-01-22 Round Dog Corp Frankfurter cutting and scoring apparatus
US4565054A (en) 1983-10-06 1986-01-21 Ludwig Piereder Meat packaging apparatus
US4748866A (en) * 1986-07-03 1988-06-07 Weyer Paul P Linear helical actuator
US4901806A (en) * 1988-07-22 1990-02-20 Drilex Systems, Inc. Apparatus for controlled absorption of axial and torsional forces in a well string
US5041055A (en) * 1990-06-21 1991-08-20 Freezing Machines, Inc. Apparatus and method for removing soft tissue from bones
US5035671A (en) 1990-07-25 1991-07-30 Marlen Research Corporation Dual piston portioner and casing device
US5580305A (en) * 1995-06-02 1996-12-03 Mcfarland; Archie R. Method and machine for segregating meat from bone, heavy tissue, and skin
US5746106A (en) * 1997-01-15 1998-05-05 Hodges; Ralph S. High volume meat product incisor
US6248013B1 (en) * 1999-09-30 2001-06-19 Ak Robins, Llc Apparatus for processing meat
US6231911B1 (en) * 1999-10-29 2001-05-15 Clarence Steinback Ultra high speed hot dog incisor
DE10304773A1 (de) * 2003-02-05 2004-08-19 Maja-Maschinenfabrik Hermann Schill Gmbh & Co. Kg Vorrichtung und Verfahren zum Portionieren eines Lebensmittelstücks
US7481701B2 (en) * 2007-04-09 2009-01-27 Farmland Foods, Inc. Device for making a spiral incision on a meat product

Also Published As

Publication number Publication date
ES2385738T3 (es) 2012-07-31
US8282449B2 (en) 2012-10-09
CA2686353C (en) 2016-09-27
CA2686353A1 (en) 2010-08-10
US20100203816A1 (en) 2010-08-12
EP2215912A1 (de) 2010-08-11
EP2215912B1 (de) 2012-05-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI1000468A2 (pt) válvula de corte para seccionar uma massa do tipo pasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta
JP7510762B2 (ja) 液体または半液体食品を製造するための機械
US10335180B2 (en) Motor control and feedback in powered surgical devices
US10406586B2 (en) Portable tool and method of operating same
US7690530B2 (en) Dispenser for viscous material
US8015779B2 (en) Portioning and packaging apparatus and method
EP3468751B1 (en) Tool
EP2767168B1 (en) Clipping machine with pivotable filling tube and pivotably guided casing brake
CH657506A5 (de) Portioniermaschine zum fuellen von hohlraeumen mit verformbarem material und verwendung derselben.
IL210008A0 (en) An electrohydraulic actuator with a pump incorporated in the piston
JP2017003502A (ja) 圧力試験装置及び圧力試験方法
US2168806A (en) Power-transmitting apparatus
US1481055A (en) Meat-cutting implement or tool
EP1882525A2 (en) Caulking gun
BRPI1000468B1 (pt) Válvula de corte para seccionar uma massa do tipo pasta e método para seccionar uma massa do tipo pasta
EP3276295B1 (en) Cut-off device of electric mechanism in imitation gun
JP5774912B2 (ja) カットノズル
US1171330A (en) Dough-working apparatus.
EP3517221B1 (en) Mixing device and applicator for sealants
CN206681691U (zh) 一种井下管柱内切刀
EP2692235A1 (en) Clipping module drive device and method for moving a clipping module
EP2380444B1 (en) Automatically sealable spool-valve
US10227964B2 (en) Hydraulic pump port plate with variable area metering notch
JP7325805B2 (ja) 破砕装置
JP2018047528A (ja) 油圧作動装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/02/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.