Campo da Invenção
[0001] A presente invenção refere-se a um sistema de comunica ção de retransmissão e em particular a uma tecnologia de seleção de usuário de retransmissão e alocação de recurso de enlace descendente em um sistema de comunicação de retransmissão.
Antecedentes da Invenção
[0002] Um sistema LTE existente usa um Sinal de Referência Es pecífico de Célula (CRS) para detecção e demodulação de um canal de enlace descendente. Tal como descrito no protocolo 3GPP TS36.211 (v8.5.0), o sinal de referência específico de célula cobre a largura de banda total de uma célula e é transmitido na mesma potência, e todos os usuários servidos pela célula conhecem o sinal de referência específico de célula da célula. Portanto, os usuários de uma maneira geral podem usar o sinal de referência específico de célula como estimativa de canal.
[0003] De uma maneira geral um sinal de referência específico de célula usado por um usuário para detecção de canal inclui tanto um sinal de referência específico de célula em um bloco de recursos do mesmo quanto um sinal de referência específico de célula além do bloco de recursos do mesmo como uma parte de um esquema de de- modulação de recepção a fim de melhorar a qualidade de recepção de dados. Tal como ilustrado na figura 1, um quadrado vazio em branco representa uma unidade de recursos de dados, um quadrado com reti- culado representa uma unidade de recursos de um sinal de referência específico de célula, uma zona cinza representa um bloco de recursos alocado para um usuário, e um quadrado indicado com 1 representa uma unidade de recursos de um sinal de referência específico de célula no bloco de recursos, quadrados indicados com 2, 3 e 4 representam unidades de recursos de sinais de referência específicos de célula adjacentes ao bloco de recursos. Para demodulação de dados, um conjunto de sinais de referência específicos de célula que pode ser usado pelo usuário para estimativa de canal inclui sinais das unidades de recursos indicadas com 1 e 2, sinais das unidades de recursos indicadas com 1 e 3, sinais das unidades de recursos indicadas com 1, 2 e 3, sinais das unidades de recursos indicadas com 1, 2, 3 e 4, etc. Um algoritmo de filtragem bidimensional correspondente pode ser encontrado no artigo "Robust Channel Estimation for OFDM Systems with Rapid Dispersive Fading Channels" de Ye Li, L.J. Cimini, e N R. Sollenberger no IEEE Trans. Commun., vol. 46, No. 7, pp. 902-915, julho de 1998. Entretanto, estimativa de canal pode sofrer de um erro quando a unidade de recursos do sinal de referência específico de célula além do bloco de recursos é corrompida por um sinal de referência específico de célula transmitido de uma estação de retransmissão.
[0004] Tal como especificado no protocolo de retransmissão mais recente, uma retransmissão transparente será incluída na especificação LTE-A, isto é, a retransmissão transmitirá um sinal de referência específico de célula na mesma unidade de recursos tal como uma estação base. A estação de retransmissão transmitirá um sinal de referência específico de célula e um canal físico de controle de enlace descendente sobre a largura de banda total para demodulação em um usuário de retransmissão.
[0005] Tal como descrito anteriormente, um sinal de referência es pecífico de célula usado por um usuário para estimativa de canal inclui tipicamente um sinal de referência específico de célula em um bloco de recursos do mesmo e um sinal de referência específico de célula além do bloco de recursos do mesmo a fim de melhorar o desempenho de estimativa de canal. Tal como ilustrado na figura 2, um usuário de uma estação base recebe tanto um sinal de referência específico de célula da estação base quanto um sinal de referência específico de célula de uma estação de retransmissão. Quando bandas de frequência de enlace descendente da estação base e da estação de retransmissão são adjacentes, um sinal de referência específico de célula usado pelo usuário para demodular dados recebidos pode incluir o sinal de referência específico de célula transmitido pela estação base e o sinal de referência específico de célula transmitido pela estação de retransmissão, os quais sobrepõem um ao outro, degradando assim o desempenho de demodulação de recepção.
Sumário da Invenção
[0006] Um objetivo geral da invenção é abordar o problema men cionado anteriormente presente na técnica anterior.
[0007] Na invenção, um usuário servido diretamente por uma es tação base é referido como um usuário de estação base, e um usuário servido por uma estação de retransmissão é referido como um usuário de retransmissão ou um usuário de estação de retransmissão. Um sinal de referência específico de célula transmitido pela estação base é referido simplesmente como um sinal de referência específico de célula da estação base, e um sinal de referência específico de célula transmitido pela estação de retransmissão é referido simplesmente como um sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão.
[0008] Para um canal físico compartilhado de enlace descendente, a estação base transmitirá o sinal de referência específico de célula sobre a banda de frequência total, e existem diversos esquemas can- didatos para uma largura de banda ocupada pelo sinal de referência específico de célula transmitido pela estação de retransmissão.
[0009] Podem existir os seguintes três cenários para larguras de banda ocupadas para o sinal de referência específico de célula e um sinal de dados da estação de retransmissão que são transmitidos em uma única frequência portadora:
[00010] em um primeiro cenário, o sinal de dados da estação de retransmissão ocupa a largura de banda total, e o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão também ocupa a largura de banda total;
[00011] em um segundo cenário, o sinal de dados da estação de retransmissão ocupa uma parte da largura de banda, e o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão ocupa a largura de banda total; e desta vez o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão também ocupa as larguras de bandas totais da estação base e a estação de retransmissão sobrepõe à largura de banda total de maneira que o usuário de retransmissão pode executar estimativa de canal sobre a largura de banda total; e
[00012] em um terceiro cenário, tanto o sinal de dados quanto o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão ocupam somente a parte da largura de banda alocada para a estação de retransmissão.
[00013] Também podem existir os seguintes três cenários para larguras de banda ocupadas para o sinal de referência específico de célula e o sinal de dados da estação de retransmissão quando sendo estendidos para transmissão em múltiplas frequências portadoras:
[00014] em um quarto cenário, o sinal de dados da estação de retransmissão ocupa a banda de frequência total, e o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão também ocupa a banda de frequência total;
[00015] em um quinto cenário, o sinal de dados da estação de retransmissão ocupa uma parte da banda de frequência, e o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão ocupa a banda de frequência total; e
[00016] em um sexto cenário, tanto o sinal de dados quanto o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão ocupam somente a parte da banda de frequência alocada para a estação de retransmissão.
[00017] Quando as bandas/larguras de banda de frequência ocupadas pelo sinal de referência específico de célula e pelo sinal de dados da estação de retransmissão satisfazem os terceiro e sexto cenários precedentes, se o usuário de estação base estiver próximo a uma área de serviço da estação de retransmissão, o nível do sinal de referência específico de célula recebido pelo usuário de estação base sobre a banda de frequência da estação de retransmissão será aprimorado significativamente porque o sinal de referência específico de célula da estação base e o sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão se sobrepõem tal como ilustrado na curva 1 da figura 3. Portanto, "um ponto de frequência de salto" de um parâmetro de canal será detectado nos sinais de referência específicos de célula nas bordas da banda de frequência da estação base e da banda de frequência da estação de retransmissão e se espalham para uma "banda de frequência de salto" após filtragem bidimensional tal como ilustrado na curva 2 da figura 3. Portanto, tanto o usuário de estação base quanto o usuário de estação de retransmissão serão influenciados enquanto detectando dados sobre a "banda de frequência de salto".
[00018] Quando as bandas/larguras de banda de frequência ocupadas pelo sinal de referência específico de célula e pelo sinal de dados da estação de retransmissão satisfazem os segundo, quinto e sexto cenários precedentes, um usuário nas proximidades da área de servi- ço da estação de retransmissão sofrerá de interferência por causa de o sinal de referência específico de célula da estação base sobrepor ao sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão.
[00019] Com relação ao usuário de retransmissão, o usuário de retransmissão usa os sinais de referência específicos de célula se sobrepondo para estimativa e detecção de canal, e interferência não ocorrerá se a estação base e a estação de retransmissão forem coordenadas para transmitir dados de enlace descendente para o usuário de retransmissão ou ocorrerá se a estação base não transmitir dados coordenados. Entretanto, interferência não será muito significativa por causa de o usuário estar nas proximidades da estação de retransmissão e a potência do sinal de referência específico de célula da estação base é menor que aquela do sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão.
[00020] Com relação ao usuário de estação base, o parâmetro de canal derivado pelo usuário de estação base é h = h1 + h2, onde h1 e h2 representam um parâmetro de um canal da estação base para o usuário de estação base e um parâmetro de um canal da estação de retransmissão para o usuário de estação base respectivamente. Dados recebidos pelo usuário de estação base são y = h1s, onde y e s representam um sinal transmitido e um sinal recebido respectivamente. Quando o usuário de estação base está nas proximidades da área de serviço da estação de retransmissão, h2 não pode ser negligenciado, e um erro inaceitável surgirá se os dados transmitidos s forem recuperados com h.
[00021] A fim de abordar os problemas mencionados anteriormente, a invenção propõe um método para seleção de usuário de retransmissão e alocação de recurso de enlace descendente em um sistema de comunicação de retransmissão.
[00022] De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é forne- cido um método para seleção de usuário de retransmissão e alocação de recurso de enlace descendente em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão, em que a estação base determina um usuário de retransmissão e executa alocação de recurso de enlace descendente de acordo com um padrão de um sinal de referência específico de célula da mesma e/ou um esquema de demodula- ção de recepção de um terminal móvel.
[00023] De acordo com um segundo aspecto da invenção, é fornecido um aparelho de processamento para seleção de usuário de retransmissão e alocação de recurso de enlace descendente em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão, em que o aparelho de processamento determina um usuário de retransmissão e executa alocação de recurso de enlace descendente de acordo com um padrão de um sinal de referência específico de célula do mesmo e/ou um esquema de demodulação de recepção de um terminal móvel.
[00024] De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é fornecida uma estação base para um sistema de comunicação de retransmissão, a qual inclui o aparelho de processamento de acordo com o segundo aspecto da invenção.
[00025] Com o método, aparelho ou dispositivo de acordo com a invenção é possível aliviar e mesmo eliminar influência de sinais de referência específicos de célula se sobrepondo sobre o desempenho de demodulação de recepção em um terminal de usuário.
Descrição Resumida dos Desenhos
[00026] Os outros recursos, objetivos e vantagens da invenção se tornarão mais aparentes mediante leitura da descrição detalhada a seguir de modalidades não limitativas com referência aos desenhos, nos quais:
[00027] a figura 1 mostra um padrão ilustrativo de um sinal de refe- rência específico de célula para estimativa de canal;
[00028] a figura 2 ilustra um diagrama esquemático de um terminal móvel recebendo sinais de referência específicos de célula de uma estação base e de uma estação de retransmissão;
[00029] a figura 3 ilustra um diagrama esquemático de um parâmetro de canal derivado por um terminal móvel saltando entre uma banda de frequência de uma estação base e uma banda de frequência de uma estação de retransmissão;
[00030] a figura 4 ilustra um diagrama esquemático de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção;
[00031] a figura 5 ilustra um fluxograma de um método, em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão, para selecionar a partir da estação base e de uma estação de retransmissão da mesma um dispositivo servidor para um terminal móvel de acordo com uma modalidade da invenção;
[00032] a figura 6 ilustra um fluxograma de um método para alocação de recurso de enlace descendente em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção;
[00033] a figura 7 ilustra um diagrama esquemático de um sinal de referência específico de célula em uma banda de frequência de enlace descendente de uma estação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção;
[00034] a figura 8 ilustra um diagrama esquemático de um parâmetro de canal derivado por um terminal móvel saltando entre a banda de frequência de uma estação base e uma banda de frequência de uma estação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção;
[00035] a figura 9 ilustra um fluxograma de um método para aloca- ção de recurso de enlace descendente em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção;
[00036] a figura 10 ilustra um diagrama esquemático de alocação de recurso de enlace descendente de acordo com uma modalidade da invenção;
[00037] a figura 11 ilustra um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção;
[00038] a figura 12 ilustra um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção; e
[00039] a figura 13 ilustra um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção.
[00040] Números de referência idênticos ou similares indicarão recursos de etapa ou meios (módulos) idênticos ou similares.
Descrição Detalhada da Invenção
[00041] A figura 4 ilustra um diagrama esquemático de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção. Tal como ilustrado na figura 4, o sistema de comunicação de retransmissão de acordo com a presente modalidade inclui uma estação base 10, uma estação de retransmissão 20, uma estação de retransmissão 21 e um terminal móvel 30. As estações de retransmissão 20 e 21 estão localizadas em uma área de serviço da estação base 10. Uma vez que a potência de transmissão de uma estação de retransmissão tipicamente é menor que aquela de uma estação base, áreas de serviço de ambas as estações de retransmissão 20 e 21 são menores que aquela da estação base 10.
[00042] Respectivas modalidades ilustrativas da invenção serão descritas em seguida com referência à figura 4.
A Primeira Modalidade
[00043] A figura 5 ilustra um fluxograma de um método, em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão, para selecionar a partir da estação base e de uma estação de retransmissão da mesma um dispositivo servidor para um terminal móvel de acordo com uma modalidade da invenção. A modalidade será descrita a seguir com base na estação base 10, na estação de retransmissão 20 e no terminal móvel 30 com referência à figura 5.
[00044] Primeiramente na etapa S11, a estação base 10 determinará potência de recepção da mesma proveniente do terminal móvel 30 e potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30, onde a estação base 10 obtém a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 pela troca de informação de controle com a estação de retransmissão 20.
[00045] Então, na etapa S12, a estação base 12 compara a diferença entre a potência que ela recebe do terminal móvel 30 e a potência que a estação de retransmissão 20 recebe do terminal móvel 30 com um limiar. O limiar aqui é determinado a partir de um padrão de um sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou de um esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30.
[00046] Na técnica anterior, um usuário de retransmissão pode ser selecionado em virtude da potência de recepção da estação base 10 e da estação de retransmissão 20 provenientes do terminal móvel 30. Entretanto na técnica anterior, o usuário de retransmissão é selecionado não levando em conta o padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou o esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30, particularmente um esquema de detecção de canal usado com base em um sinal de referência específico de célula pelo terminal móvel 30 durante demodulação de recepção e possivelmente interferência consequente por causa do sinal de referência específico de célula transmitido pela estação base 10 sobrepondo a um sinal de referência específico de célula transmitido pela estação de retransmissão 20.
[00047] Em virtude do problema exposto anteriormente na técnica anterior, o limiar na etapa S12 inclui um item de tolerância determinado a partir do padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou do esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30. O item de tolerância está relacionado com o esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30, particularmente com o esquema de detecção de canal usado com base em um sinal de referência específico de célula pelo terminal móvel 30. O item de tolerância pode ser introduzido de maneira que a área de serviço da estação de retransmissão 20 seja maior que aquela na técnica anterior, reduzindo assim interferência para um usuário de estação base nas proximidades da área de serviço da estação de retransmissão por causa de os sinais de referência específicos de célula se sobrepondo.
[00048] Na etapa S13, a estação base 10 selecionará um dispositivo servidor do terminal móvel 30 de acordo com o resultado da comparação na etapa S12. Especificamente, na subetapa S131, se a diferença entre a potência que a estação base 10 recebe do terminal móvel 30 e a potência que a estação de retransmissão 20 recebe do terminal móvel 30 estiver acima do limiar, então a estação base 10 é selecionada como um dispositivo servidor do terminal móvel 30; e, na subeta- pa S132, se a diferença entre a potência que a estação base 10 rece-be do terminal móvel 30 e a potência que a estação de retransmissão 20 recebe do terminal móvel 30 estiver abaixo ou igual ao limiar, então a estação de retransmissão 20 é selecionada como um dispositivo servidor do terminal móvel 30.
[00049] De acordo com uma variação da presente modalidade, a estação base 10 executará adicionalmente a etapa de comparar potências que uma pluralidade das estações de retransmissão da mesma recebe do terminal móvel 30 umas com as outras e determinará uma das estações de retransmissão que recebe a maior potência proveniente do terminal móvel 30. Especificamente, a estação base 10 obtém a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 e a potência de recepção da estação de retransmissão 21 proveniente do terminal móvel 30 pela troca de informação de controle com as estações de retransmissão 20 e 21 e determina a partir de comparação das mesmas que a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 é maior que a potência de recepção da estação de retransmissão 21 proveniente do terminal móvel 30. Com as etapas S11 a S13, a estação base 10 selecionará um dispositivo servidor do terminal móvel 30 da estação base 10 e um da estação de retransmissão que recebe a maior potência do terminal móvel 30.
[00050] Algumas estações de retransmissão somente amplificam e enviam um sinal recebido. Outras estações de retransmissão demodu- larão, modularão de novo e enviarão um sinal recebido. Portanto, preferivelmente a presente modalidade inclui adicionalmente uma etapa como esta em que a estação base 10 transmitirá uma instrução de controle para a estação de retransmissão 20 para instruir a estação de retransmissão 20 para transmitir o sinal de referência específico de célula em um bloco de recursos de enlace descendente da mesma no mesmo padrão que o padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10.
[00051] Opcionalmente, na etapa S11, a potência de recepção da estação base 10 proveniente do terminal móvel 30 é derivada da potência de transmissão de enlace descendente na qual a estação base 10 transmite um sinal de enlace descendente para o terminal móvel 30, e a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 é derivada da potência de transmissão de enlace descendente na qual a estação de retransmissão 20 transmite um sinal de enlace descendente para o terminal móvel 30. Tipicamente tal derivação de inversão pode ser usada em um sistema TDD porque parâmetros, por exemplo, uma resposta de canal, uma perda de caminho, etc., no enlace ascendente podem ser considerados os mesmos que uma resposta de canal, uma perda de caminho, etc. no enlace descendente no sistema TDD.
A Segunda Modalidade
[00052] A figura 6 ilustra um fluxograma de um método para alocação de recurso de enlace descendente em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção. A figura 7 ilustra um diagrama esquemático de um sinal de referência específico de célula em uma banda de frequência de enlace descendente de uma estação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção, onde um quadrado vazio em branco representa uma unidade de recursos de dados, um quadrado com reticulado representa uma unidade de recursos de um sinal de referência específico de célula, um quadrado com pontilhado representa uma unidade de recursos vazia, e um quadrado com linhas verticais representa uma unidade de recursos de um sinal de referência específico de estação de retransmissão. A modalidade será descrita a seguir com base na estação base 10 e na estação de retransmissão 20 com referência à figura 6 e à figura 7.
[00053] Primeiramente, na etapa S21, a estação base 10 aloca uma banda de frequência de enlace descendente para a estação base 20 tal como ilustrado na figura 7, por exemplo.
[00054] Na etapa S22, a estação base 10 determina na banda de frequência de enlace descendente da estação base 20 uma banda de frequência de guarda a partir de um padrão de um sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou de um esquema de de- modulação de recepção de um terminal móvel na célula. Tal como ilustrado na figura 7, por exemplo, a banda de frequência de guarda é localizada na borda da banda de frequência de enlace descendente da estação base 20.
[00055] Na etapa S23, a estação base 10 instrui a estação de retransmissão 20 para remover da banda de frequência de guarda da mesma o sinal de referência específico de célula da estação base 10 enquanto enviando um sinal de enlace descendente. Tal como ilustrado na figura 7, por exemplo, quadrados com pontilhados e indicados com 2 na banda de frequência de guarda da estação de retransmissão 20 representam unidades de recursos vazias em branco usadas originalmente para transmissão de um sinal de referência específico de célula, e a estação base 10 instruirá a estação de retransmissão 20 para remover padrões de sinais de referência específicos de célula destas unidades de recursos enquanto enviando dados de enlace des-cendente. A estação de retransmissão 20 não transmitirá qualquer sinal nestas unidades de recursos indicadas com 2 enquanto enviando dados de enlace descendente em resposta à instrução da estação base 10.
[00056] Com uma aplicação do método de acordo com a presente modalidade, para um usuário de estação base com uma banda de frequência de enlace descendente localizada na banda de frequência da estação base ilustrada na figura 7, quando a estação de retransmissão 20 transmite o sinal de referência específico de célula somente sobre a banda de frequência de enlace descendente, se um sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal no esquema de demodulação de recepção do usuário de estação base incluir sinais de referência específicos de célula nas unidades de recursos indicadas com 1, 2 e 3, então as curvas 1 e 2 na figura 8 ilustram um parâmetro de canal detectado na localização do sinal de referência específico de célula e o parâmetro de canal submetido à filtragem bidimensional respectivamente, as quais mostram que o parâmetro de canal derivado pelo usuário de estação base ainda sofrerá um pouco de influência por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo sobre uma banda de frequência de salto; e se o sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal em um esquema de demodulação de recepção do usuário de estação base incluir os sinais de referência específicos de célula nas unidades de recursos indicadas com 1 e 2, mas não o sinal de referência específico de célula na unidade de recursos indicada com 3, então o parâmetro de canal derivado pelo usuário de estação base não sofrerá de qualquer influência por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo. Portanto, opcionalmente na etapa S22, a estação base 10 determinará adicionalmente uma largura de banda de guarda mínima a partir do esquema de demodulação de recepção usado para o terminal móvel na célula, e a largura de banda da banda de frequência de guarda na banda de frequência de enlace descendente da estação de retransmissão 20 não será menor que esta largura de banda de guarda mínima. Especificamente, a largura de banda de guarda mínima é igual ao intervalo de frequência máximo entre um sinal de referência específico de célula usado por um usuário para detecção de canal além de um bloco de recursos de enlace descendente do mesmo e o bloco de recursos de enlace descendente do mesmo, por exemplo.
[00057] Opcionalmente, seguinte à etapa S22, a estação base 10 executará adicionalmente a etapa de instruir a estação de retransmissão 20 para transmitir um sinal de referência específico de estação de retransmissão para demodulação de dados de enlace descendente da estação de retransmissão sobre a banda de frequência de guarda em um padrão diferente do padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10. Tal como ilustrado na figura 7, por exemplo, a estação de retransmissão 20 transmite, nas unidades de recursos indicadas com linhas verticais sobre a banda de frequência de guarda da mesma, sinais de referência específicos de estação de retransmissão usados pelo terminal móvel para demodulação de recepção em dados sobre a banda de frequência de guarda. Os versados na técnica perceberão que a estação de retransmissão 20 alternativamente pode transmitir um sinal de referência específico de estação de retransmissão sobre a banda de frequência de enlace descendente total da mesma em um padrão diferente do padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10.
A Terceira Modalidade
[00058] A figura 9 ilustra um fluxograma de um método para alocação de recurso de enlace descendente em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção. A figura 10 ilustra um diagrama esquemático de alocação de recurso de enlace descendente de acordo com uma modalidade da invenção. A modalidade será descrita a seguir com base na estação base 10, na estação de retransmissão 20, na estação de retransmissão 21 e no terminal móvel 30 com referência à figura 9 e à figura 10.
[00059] Primeiramente, na etapa S31, a estação base 10 aloca para a sua primeira estação de retransmissão, por exemplo, a estação de retransmissão 20, uma primeira banda de frequência para transmissão de enlace descendente. Tal como ilustrado na figura 10, por exemplo, a primeira banda de frequência indicada com linhas horizontais é alocada para a estação de retransmissão 20 para transmissão de enlace descendente.
[00060] Na etapa S32, a estação base 10 aloca uma segunda banda de frequência imediatamente adjacente à primeira banda de frequência para um usuário distante da primeira estação de retransmissão, e a largura mínima da segunda banda de frequência é determinada a partir de um padrão de um sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou de um esquema de demodulação de recepção do terminal móvel na célula. Tal como ilustrado na figura 10, por exemplo, a segunda banda de frequência indicada com linhas inclinadas é alocada para o usuário distante da estação de retransmissão 20. Especificamente, a largura de banda mínima da segunda banda de frequência é igual ao intervalo de frequência máximo entre um sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal em um esquema de demodulação de recepção de um usuário além de um bloco de recursos de enlace descendente do usuário e o bloco de recursos de enlace descendente do mesmo, por exemplo.
[00061] Quando as respectivas estações de retransmissão transmitem sinais de referência específicos de célula somente sobre suas respectivas bandas de frequência de enlace descendente, o usuário para o qual a segunda banda de frequência é usada está distante da estação de retransmissão 20, assim o usuário e um usuário servido pela estação de retransmissão 20 sofrerão de pouca interferência por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo durante demodulação de recepção. Também a largura de banda mínima da segunda banda de frequência é determinada a partir do es-quema de demodulação de recepção do usuário na célula de maneira que um sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal do usuário para o qual a primeira banda de frequência é usa- da não irá além das primeira e segunda bandas de frequência. Tal como ilustrado na figura 10, por exemplo, uma terceira banda de frequência é imediatamente adjacente à segunda banda de frequência no outro lado oposto ao da primeira banda de frequência, e, não importando para qual usuário a terceira banda de frequência é alocada, um usuário para o qual a terceira banda de frequência é usada e o usuário para o qual a primeira banda de frequência é usada não sofrerão de qualquer interferência por causa de seus sinais de referência específicos de célula sobrepondo uns aos outros durante demodulação de recepção.
[00062] O usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso pode ser um usuário de estação base ou um usuário de estação de retransmissão. A etapa S32 será executada particularmente de modo diferente dependendo do usuário diferente para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso.
[00063] Se o usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso for um usuário de estação de retransmissão, então a estação base 10 aloca a segunda banda de frequência diretamente para a estação de retransmissão servindo o usuário. Na etapa S32, se a distância de uma segunda estação de retransmissão para uma primeira estação de retransmissão da estação base 10 estiver abaixo de um limiar de distância, então a estação base 10 aloca a segunda banda de frequência para a segunda estação de retransmissão. Por exemplo, a distância da estação de retransmissão 21 à estação de retransmissão 20 está acima de um limiar, a estação base 10 aloca a segunda banda de frequência para a estação de retransmissão 21. O limiar de distância aqui é para o propósito de assegurar influência suficientemente pequena do sinal de referência específico de célula das estações de retransmissão 20 e 21 sobre o desempenho de demodu- lação de recepção do usuário servido pela outra estação de retrans- missão.
[00064] Se o usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso for um usuário de estação base, então a estação base 10 avaliará adicionalmente uma condição do usuário. Na etapa S32, se a distância de um terminal móvel, por exemplo, o terminal móvel 30, à estação base 10 estiver abaixo de um limiar de distância ou a potência que a estação base 10 recebe do terminal móvel estiver acima de um limiar de potência, então a estação base 10 aloca a segunda banda de frequência para o terminal móvel. Tanto o limiar de distância quanto o limiar de potência aqui são para o propósito de assegurar influência suficientemente pequena do sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão 20 sobre o desempenho de demodulação de recepção do usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada. Mais particularmente, tanto o limiar de distância quanto o limiar de potência aqui são determinados a partir do sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou do esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30.
A Quarta Modalidade
[00065] A figura 11 ilustra um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção. Tal como ilustrado na figura 11, o aparelho de processamento 100 de acordo com a modalidade inclui o primeiro dispositivo de determinação 101, o primeiro dispositivo de comparação 102 e o dispositivo de seleção 103. Tipicamente o aparelho de processamento 100 é arranjado na estação base 10. A modalidade será descrita a seguir com base na estação base 10, na estação de retransmissão 20, no terminal móvel 30 e no aparelho de processamento 100 com referência à figura 11.
[00066] Primeiramente o primeiro dispositivo de determinação 101 no aparelho de processamento 100 determinará potência de recepção da estação base 10 proveniente do terminal móvel 30 e potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30, onde o primeiro dispositivo de determinação 101 obtém a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 pela troca de informação de controle com a estação de retransmissão 20.
[00067] Então o primeiro dispositivo de comparação 102 no aparelho de processamento 100 compara a diferença entre a potência que a estação base 100 recebe a partir do terminal móvel 30 e a potência que a estação de retransmissão 20 recebe a partir do terminal móvel 30, ambas as quais são determinadas pelo primeiro dispositivo de determinação 101, com um limiar. O limiar aqui é determinado a partir de um padrão de um sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou de um esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30.
[00068] Na técnica anterior, um usuário de retransmissão pode ser selecionado em virtude da potência de recepção da estação base 10 e da estação de retransmissão 20 a partir do terminal móvel 30. Entretanto, na técnica anterior, o usuário de retransmissão é selecionado não levando em conta o padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou o esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30, particularmente um esquema de detecção de canal usado com base em um sinal de referência específico de célula pelo terminal móvel 30 durante demodulação de recepção e possivelmente consequente interferência por causa de o sinal de referência específico de célula transmitido pela estação base 10 sobrepondo a um sinal de referência específico de célula transmitido pela estação de retransmissão 20.
[00069] Em virtude do problema exposto anteriormente na técnica anterior, o limiar usado no primeiro dispositivo de comparação 102 inclui um item de tolerância determinado a partir do padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou do esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30. O item de tolerância está relacionado com o esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30, particularmente com o esquema de detecção de canal usado com base em um sinal de referência específico de célula pelo terminal móvel 30. O item de tolerância pode ser introduzido de maneira que a área de serviço da estação de retransmissão 20 seja maior que aquela na técnica anterior, reduzindo assim interferência para um usuário de estação base nas proximidades da área de serviço da estação de retransmissão por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo.
[00070] A seguir, o dispositivo de seleção 103 no aparelho de processamento 100 selecionará um dispositivo servidor do terminal móvel 30 de acordo com o resultado da comparação do primeiro dispositivo de comparação 102. Especificamente, se a diferença entre a potência que a estação base 10 recebe a partir do terminal móvel 30 e a potência que a estação de retransmissão 20 recebe a partir do terminal móvel 30 estiver acima do limiar, então o dispositivo de seleção 103 seleciona a estação base 10 como um dispositivo servidor do terminal móvel 30; e se a diferença entre a potência que a estação base 10 recebe a partir do terminal móvel 30 e a potência que a estação de retransmissão 20 recebe a partir do terminal móvel 30 estiver abaixo ou igual ao limiar, então o dispositivo de seleção 103 seleciona a estação de retransmissão 20 como um dispositivo servidor do terminal móvel 30.
[00071] De acordo com uma variação da presente modalidade, o aparelho de processamento 100 é configurado adicionalmente para comparar potências que uma pluralidade de estações de retransmissão da estação base 10 recebe do terminal móvel 30 umas com as outras e para determinar uma das estações de retransmissão que recebe a maior potência proveniente do terminal móvel 30. Especificamente, o primeiro dispositivo de determinação 101 obtém a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 e a potência de recepção da estação de retransmissão 21 proveniente do terminal móvel 30 pela troca de informação de controle com as estações de retransmissão 20 e 21 e determina a partir da comparação das mesmas que a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 é maior que a potência de recepção da estação de retransmissão 21 proveniente do terminal móvel 30. Com as operações executadas pelo primeiro dispositivo de determinação 101, o primeiro dispositivo de comparação 102 e pelo dispositivo de seleção 103, o aparelho de processamento 100 selecionará um dispositivo servidor do terminal móvel 30 da estação base 10 e da estação de retransmissão que recebe a maior potência proveniente do terminal móvel 30.
[00072] Algumas estações de retransmissão somente amplificam e enviam um sinal recebido. Outras estações de retransmissão demodu- larão, modularão de novo e enviarão um sinal recebido. Portanto, preferivelmente o aparelho de processamento 100 de acordo com a presente modalidade inclui adicionalmente primeiro dispositivo de instrução configurado para transmitir uma instrução de controle para a estação de retransmissão 20 para instruir a estação de retransmissão 20 para transmitir o sinal de referência específico de célula em seu bloco de recursos de enlace descendente no mesmo padrão que o padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10.
[00073] Opcionalmente, o primeiro dispositivo de determinação 101 deriva a potência de recepção da estação base 10 proveniente do terminal móvel 30 da potência de transmissão de enlace descendente na qual a estação base 10 transmite um sinal de enlace descendente pa ra o terminal móvel 30, e deriva a potência de recepção da estação de retransmissão 20 proveniente do terminal móvel 30 da potência de transmissão de enlace descendente na qual a estação de retransmissão 200 transmite um sinal de enlace descendente para o terminal móvel 30. Tipicamente tal derivação de inversão pode ser usada em um sistema TDD porque parâmetros, por exemplo, uma resposta de canal, uma perda de caminho, etc., no enlace ascendente podem ser considerados os mesmos que uma resposta de canal, uma perda de caminho, etc. no enlace descendente no sistema TDD.
A Quinta Modalidade
[00074] A figura 12 ilustra um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção. Tal como ilustrado na figura 12, o aparelho de processamento 200 de acordo com a modalidade inclui o primeiro dispositivo de alocação 201, o segundo dispositivo de determinação 202 e o segundo dispositivo de instrução 203. Tipicamente o aparelho de processamento 200 é arranjado na estação base 10. A modalidade será descrita a seguir com base na estação base 10, na estação de retransmissão 20 e no aparelho de processamento 200 com referência à figura 7 e à figura 11.
[00075] Primeiramente, o primeiro dispositivo de alocação 201 no aparelho de processamento 200 aloca uma banda de frequência de enlace descendente para a estação base 20 tal como ilustrado na figura 7, por exemplo.
[00076] Então, o segundo dispositivo de determinação 202 no aparelho de processamento 200 determina na banda de frequência de enlace descendente da estação base 20 uma banda de frequência de guarda a partir de um padrão de um sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou de um esquema de demodulação de recepção de um terminal móvel na célula. Tal como ilustrado na figura 7, por exemplo, a banda de frequência de guarda é localizada na borda da banda de frequência de enlace descendente da estação base 20.
[00077] A seguir, o segundo dispositivo de instrução 203 no aparelho de processamento 200 instrui a estação de retransmissão 20 para remover da sua banda de frequência de guarda o sinal de referência específico de célula da estação base 10 enquanto enviando um sinal de enlace descendente. Tal como ilustrado na figura 7, por exemplo, quadrados com pontilhados e indicados com 2 na banda de frequência de guarda da estação de retransmissão 20 representam unidades de recursos vazias em branco usadas originalmente para transmissão de um sinal de referência específico de célula, e o segundo dispositivo de instrução 203 instruirá a estação de retransmissão 20 para remover padrões de sinais de referência específicos de célula destas unidades de recursos enquanto enviando dados de enlace descendente. A estação de retransmissão 20 não transmitirá qualquer sinal nestas unidades de recursos indicadas com 2 enquanto enviando dados de enlace descendente em resposta à instrução do segundo dispositivo de instrução 203.
[00078] Com uma aplicação do dispositivo de acordo com a presente modalidade, para um usuário de estação base com uma banda de frequência de enlace descendente localizada na banda de frequência da estação base ilustrada na figura 7, quando a estação de retransmissão 20 transmite o sinal de referência específico de célula somente sobre sua banda de frequência de enlace descendente, se um sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal no esquema de demodulação de recepção do usuário de estação base incluir sinais de referência específicos de célula nas unidades de recursos indicadas com 1, 2 e 3, então as curvas 1 e 2 na figura 8 ilustram um parâmetro de canal detectado na localização do sinal de referência específico de célula e o parâmetro de canal submetido à filtragem bi-dimensional respectivamente, as quais mostram que o parâmetro de canal derivado pelo usuário de estação base ainda sofrerá um pouco de influência por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo sobre uma banda de frequência de salto; e se o sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal em um esquema de demodulação de recepção do usuário de estação base incluir os sinais de referência específicos de célula nas unidades de recursos indicadas com 1 e 2, mas não o sinal de referência específico de célula na unidade de recursos indicada com 3, então o parâmetro de canal derivado pelo usuário de estação base não sofrerá de qualquer influência por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo. Portanto, opcionalmente, o segundo dispositivo de determinação 202 é configurado adicionalmente para determinar uma largura de banda de guarda mínima a partir do esquema de demodu- lação de recepção usado para o terminal móvel na célula, e a largura de banda da banda de frequência de guarda na banda de frequência de enlace descendente da estação de retransmissão 20 não será menor que esta largura de banda de guarda mínima. Especificamente, a largura de banda de guarda mínima é igual ao intervalo de frequência máximo entre um sinal de referência específico de célula usado por um usuário para detecção de canal além de um bloco de recursos de enlace descendente do mesmo e o bloco de recursos de enlace descendente do mesmo, por exemplo.
[00079] Opcionalmente, o aparelho de processamento 200 inclui adicionalmente terceiro dispositivo de instrução configurado para instruir a estação de retransmissão 20 para transmitir um sinal de referência específico de estação de retransmissão para demodulação de dados de enlace descendente da estação de retransmissão sobre a banda de frequência de guarda em um padrão diferente do padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10. Tal como ilustrado na figura 7, por exemplo, a estação de retransmissão 20 transmite, nas unidades de recursos indicadas com linhas verticais sobre sua banda de frequência de guarda, sinais de referência específicos de estação de retransmissão usados pelo terminal móvel para demodulação de recepção em dados sobre a banda de frequência de guarda. Os versados na técnica perceberão que a estação de retransmissão 20 alternativamente pode transmitir um sinal de referência específico de estação de retransmissão sobre sua banda de frequência de enlace descendente total em um padrão diferente do padrão do sinal de referência específico de célula da estação base 10.
A Sexta Modalidade
[00080] A figura 13 ilustra um diagrama de blocos estrutural de um aparelho de processamento em uma estação base de um sistema de comunicação de retransmissão de acordo com uma modalidade da invenção. Tal como ilustrado na figura 13, o aparelho de processamento 300 de acordo com a modalidade inclui o segundo dispositivo de alocação 301 e o terceiro dispositivo de alocação 302. Tipicamente o aparelho de processamento 300 é arranjado na estação base 10. A modalidade será descrita a seguir com base na estação base 10, na estação de retransmissão 20, na estação base 21, no terminal móvel 30 e no aparelho de processamento 300 com referência à figura 10 e à figura 13.
[00081] Primeiramente o segundo dispositivo de alocação 301 no aparelho de processamento 300 aloca para uma primeira estação de retransmissão, por exemplo, a estação de retransmissão 20, da estação base 10 uma primeira banda de frequência para transmissão de enlace descendente. Tal como ilustrado na figura 10, por exemplo, a primeira banda de frequência indicada com linhas horizontais é aloca- da para a estação de retransmissão 20 para transmissão de enlace descendente.
[00082] Então o terceiro dispositivo de alocação 302 no aparelho de processamento 300 aloca uma segunda banda de frequência imediatamente adjacente à primeira banda de frequência para um usuário distante da primeira estação de retransmissão, e a largura mínima da segunda banda de frequência é determinada a partir de um padrão de um sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou de um esquema de demodulação de recepção do terminal móvel na célula. Tal como ilustrado na figura 10, por exemplo, a segunda banda de frequência indicada com linhas inclinadas é alocada para o usuário distante da estação de retransmissão 20. Especificamente, a largura de banda mínima da segunda banda de frequência é igual ao intervalo de frequência máximo entre um sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal em um esquema de demodulação de recepção de um usuário além de um bloco de recursos de enlace descendente do usuário e o bloco de recursos de enlace descendente do mesmo, por exemplo.
[00083] Quando as respectivas estações de retransmissão transmitem sinais de referência específicos de célula somente sobre suas respectivas bandas de frequência de enlace descendente, o usuário para o qual a segunda banda de frequência é usada está distante da estação de retransmissão 20, assim o usuário e um usuário servido pela estação de retransmissão 20 sofrerão de pouca interferência por causa dos sinais de referência específicos de célula se sobrepondo durante demodulação de recepção. Também a largura de banda mínima da segunda banda de frequência é determinada a partir do es-quema de demodulação de recepção do usuário na célula de maneira que um sinal de referência específico de célula usado para detecção de canal do usuário para o qual a primeira banda de frequência é usa- da não irá além das primeira e segunda bandas de frequência. Tal como ilustrado na figura 10, por exemplo, uma terceira banda de frequência é imediatamente adjacente à segunda banda de frequência no outro lado oposto ao da primeira banda de frequência, e, não importando para qual usuário a terceira banda de frequência é alocada, um usuário para o qual a terceira banda de frequência é usada e o usuário para o qual a primeira banda de frequência é usada não sofrerão de qualquer interferência por causa de seus sinais de referência específicos de célula sobrepondo uns aos outros durante demodulação de recepção.
[00084] O usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso pode ser um usuário de estação base ou um usuário de estação de retransmissão. O terceiro dispositivo de alocação 302 também executa uma operação específica dependente do usuário diferente para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso.
[00085] Se o usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso for um usuário de estação de retransmissão, então o terceiro dispositivo de alocação 302 aloca a segunda banda de frequência diretamente para a estação de retransmissão servindo o usuário. O terceiro dispositivo de alocação 302 fará um julgamento de maneira que se a distância de uma segunda estação de retransmissão da estação base 10 à primeira estação de retransmissão estiver acima de um limiar, então a segunda banda de frequência é alocada para a segunda estação de retransmissão. Por exemplo, a distância da estação de retransmissão 21 à estação de retransmissão 20 está acima de um limiar, e o terceiro dispositivo de alocação 302 aloca a segunda banda de frequência para a estação de retransmissão 21. Este limiar é para o propósito de assegurar influência suficientemente pequena dos sinais de referência específicos de célula transmitidos pelas duas estações de retransmissão sobre o desempenho de demodulação de recepção de usuários opostos.
[00086] Se o usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada para uso for um usuário de estação base, então o terceiro dispositivo de alocação 302 aloca a segunda banda de frequência diretamente para uma estação de retransmissão servindo o usuário. O terceiro dispositivo de alocação 302 avaliará adicionalmente uma condição do usuário. Se a distância de um terminal móvel, por exemplo, o terminal móvel 30, à estação base 10 estiver abaixo de um limiar de distância ou a potência que a estação base 10 recebe do terminal móvel estiver acima de um limiar de potência, então o terceiro dispositivo de alocação 302 aloca a segunda banda de frequência para o terminal móvel. Tanto o limiar de distância quanto o limiar de potência aqui são para o propósito de assegurar influência suficientemente pequena do sinal de referência específico de célula da estação de retransmissão 20 sobre o desempenho de demodulação de recepção do usuário para o qual a segunda banda de frequência é alocada. Mais particularmente, tanto o limiar de distância quanto o limiar de potência aqui são determinados a partir do sinal de referência específico de célula da estação base 10 e/ou do esquema de demodulação de recepção do terminal móvel 30.
[00087] Os versados na técnica perceberão que os respectivos dispositivos tais como referidos na invenção podem ser implementados com dispositivos de hardware, com módulos funcionais em software ou com dispositivos de hardware integrados com módulos funcionais em software. Os respectivos dispositivos podem ser fundidos, decompostos e recombinados de acordo com relações mútuas entre as funções executadas pelos respectivos dispositivos. Por exemplo, o segundo dispositivo de alocação 301 e o terceiro dispositivo de alocação 302 no aparelho de processamento 300 podem ser combinados em um dispositivo.
[00088] De acordo com a especificação LTE-A, seleção de um usuário de retransmissão é decidida por um Nó B evoluído, isto é, uma estação base e, portanto, o método, aparelho e dispositivo de acordo com a invenção podem ser aplicáveis particularmente à especificação LTE-A. Certamente, os versados na técnica perceberão que uma estação base de retransmissão ou um terminal móvel pode iniciar por si mesmo execução de iniciativa da função de seleção de usuário ou da função de alocação de recurso de enlace descendente.
[00089] A descrição exposta anteriormente é meramente ilustrativa das modalidades não limitativas da invenção, e a invenção não está limitada a qualquer sistema, dispositivo ou protocolo específico, e os versados na técnica podem efetuar diversas variações ou modificações sem divergir do escopo da invenção tal como definido nas reivindicações anexas.