BRPI0919090B1 - "process for producing acetic acid" - Google Patents

"process for producing acetic acid" Download PDF

Info

Publication number
BRPI0919090B1
BRPI0919090B1 BRPI0919090-2A BRPI0919090A BRPI0919090B1 BR PI0919090 B1 BRPI0919090 B1 BR PI0919090B1 BR PI0919090 A BRPI0919090 A BR PI0919090A BR PI0919090 B1 BRPI0919090 B1 BR PI0919090B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
catalyst
fact
acetic acid
process according
water
Prior art date
Application number
BRPI0919090-2A
Other languages
English (en)
Inventor
J. Brtko Wayne
E. Fitzpatrick Michael
A. Salisbury Brian
Original Assignee
Lyondellbasell Acetyls, Llc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Lyondellbasell Acetyls, Llc. filed Critical Lyondellbasell Acetyls, Llc.
Publication of BRPI0919090A2 publication Critical patent/BRPI0919090A2/pt
Publication of BRPI0919090B1 publication Critical patent/BRPI0919090B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/10Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by reaction with carbon monoxide
    • C07C51/12Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by reaction with carbon monoxide on an oxygen-containing group in organic compounds, e.g. alcohols
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C51/43Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by change of the physical state, e.g. crystallisation
    • C07C51/44Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by change of the physical state, e.g. crystallisation by distillation

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Crystallography & Structural Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

(54) Título: PROCESSO PARA PRODUZIR ÁCIDO ACÉTICO (51) lnt.CI.: C07C 51/44; C07C 53/08 (30) Prioridade Unionista: 11/09/2008 US 12/283,329 (73) Titular(es): LYONDELLBASELL ACETYLS, LLC.
(72) Inventor(es): WAYNE J. BRTKO; MICHAEL E. FITZPATRICK; BRIAN A. SALISBURY
1/8
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para PROCESSO PARA PRODUZIR ÁCIDO ACÉTICO.
CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se â preparação de ácido acético por carbonilação de metanol. Mais particular mente, a invenção refere-se a um processo de produção de ácido acético que elimina o uso do tanque de expansão.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
A produção de ácido acético por carbonilação de metanol é conhecida (vide patente n° US 5.817.869). No atual processo de produção de ácido acético, uma mistura reativa é retirada do reator e é separada por um tanque de expansão em uma fração liquida que compreende o catalisador e o estabilizador do catalisador e uma fração vapor que compreende o produto ácido acético, os reagentes, água, iodeto de metila, e impurezas geradas durante a reação de carbonilação. A fração líquida é então reciclada para o reator de carbonilação. A fração vapor é então passada para uma assim denominada destilação de frações leves, A destilação de frações leves separa o ácido acético de outros componentes.
A destilação das frações leves separa uma fração do topo que compreende iodeto de metila, água, metanol, e acetato de metila de uma corrente de ácido acético que compreende ácido acético, uma pequena quantidade de água, e impurezas pesadas. A corrente de ácido acético é passada para uma coluna de sagem para remover água e depois ser submetida a uma assim denominada destilação de frações pesadas, para remover as impurezas pesadas, tal como ácido propiônico.
Um problema associado ao atual processo ê que o catalisador, usual mente os metais onerosos ródio ou irídio, não pode ser removido completamente porque ele fica retido na fase vapor ou afixado sobre a parede do tanque de expansão.
Outro problema associado ao atuai processo é que os catalisadores são frequentemente desativados durante a vaporização instantânea no tanque de expansão. Os catalisadores ródio e irídio precisam de uma alta
2/8 concentração de água para estabilizar. Durante a vaporização instantânea, uma quantidade significativa de água se vai com a fase vapor, e assim sendo, os catalisadores ródio e irídio se tornam instáveis devido à falta de água suficiente.
Além disso, os equipamentos para a produção de ácido acético requerem alta resistência à corrosão. O tanque de expansão é frequentemente construído a partir de metais resistentes à corrosão, tais como Hatelloy® B-2 e zircônio 702. Estes metais são muito onerosos.
Um novo processo para produzir ácido acético é necessário. Idealmente, o processo eliminaria o tanque de expansão.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A invenção é um processo para produzir ácido acético. O processo compreende carbonilar metanol para formar uma mistura reativa que compreende um catalisador, estabilizador do catalisador, ácido acético, metanol, iodeto de metila, acetato de metila, água e monóxido de carbono, e introduzir pelo menos uma parte da mistura reativa em uma coluna de destilação para separar em uma corrente do fundo que compreende o catalisador e o estabilizador do catalisador, uma corrente de retirada lateral que compreende ácido acético e água, e uma corrente do topo que compreende metanol, acetato de metila, iodeto de metila, e água. O processo da invenção elimina o uso do tanque de expansão.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
O processo da invenção compreende carbonilar metanol. A reação de carbonilação é realizada na presença de um catalisador de carbonilação e um estabilizador do catalisador. Os catalisadores de carbonilação apropriados incluem aqueles conhecidos na indústria de ácido acético. Os exemplos de catalisadores de carbonilação apropriados incluem catalisadores de ródio e catalisadores de irídio.
Os catalisadores de ródio apropriados estão enunciados, por exemplo, na patente ns US 5.817.869. Os catalisadores de ródio apropriados incluem ródio metálico e compostos de ródio. De preferência, os compostos de ródio são selecionados no grupo que consiste em sais de ródio, óxidos de
3/8 ródio, acetatos de ródio, compostos organo-ródio, compostos de coordenação de ródio, e similares, e misturas deles. Mais preferivelmente, os compostos de ródio são selecionados no grupo que consiste em Rh2(CO)4l2, Rh2(CO)4Br2, Rh2(CO)4CI2, Rh(CH3CO2)2, Rh(CH3CO2)3, [H] Rh(CO)2l2, e similares, e misturas deles. Mais preferivelmente, os compostos de ródio são selecionados no grupo que consiste em [H] Rh(CO)2l2, Rh(CH3CO2)2, e similares, e misturas deles.
Os catalisadores de irídio apropriados estão enunciados, por exemplo, na patente ns US 5.932.764. Os catalisadores de irídio apropriados incluem irídio metálico, e compostos de irídio. Os exemplos de compostos de irídio apropriados incluem lrCI3, lrl3, lrBr3, [lr(CO)2l]2, [lr(CO)2CI]2, [lr(CO)2Br]2, [lr(CO)4l2+, [Ιγ(00)2Βγ2]Ή+, [lr(CO)2l2] H+, [lr(CH3)l3(CO)2]Ή+, lr4(CO)i2, lrCI3-4H2O, lrBr3-4H2O, lr3(CO)i2, lr2O3, lrO2, lr(acac)(CO)2, lr(acac)3, lr(OAc)3, [lr3O(OAc)6(H2O)3][OAc], e H2[lrCI6]. De preferência, os compostos de irídio são selecionados no grupos que consiste em acetatos, oxalatos, acetoacetatos, e similares, e misturas deles. Mais preferivelmente, os compostos de irídio são acetatos.
O catalisador de irídeio é, de preferência, usado como um cocatalisador. Os co-catalisadores preferidos incluem metais e compostos metálicos selecionados no grupo que consiste em ósmio, rênio, rutênio, cádmio, mercúrio, zinco, gálio, índio, e tungstênio, seus compostos, similares, e misturas deles. Os co-catalisadores mais preferidos são selecionados no grupo que consiste em compostos de rutênio e compostos de ósmio. Os cocatalisadores ainda mais preferidos são compostos de rutênio. De preferência, os co-catalisadores são acetatos.
A reação de carbonilação é realizada na presença de um estabilizador do catalisador. Os estabilizadores dos catalisadores apropriados incluem aqueles conhecidos pela indústria. Em geral, há dois tipos de estabilizadores de catalisadores. O primeiro tipo de estabilizador de catalisador é um sal iodeto de metal, tal como iodeto de lítio. O segundo tipo de estabilizador de catalisador é um estabilizador diferente de sal. Os estabilizadores diferentes de sais apropriados são óxidos de metais do Grupo VA pentava4/8 lentes (vide patente n° US 5.817.869). Os óxidos de fosfina são mais preferidos. Os óxidos de trifenilfosfina são mais preferidos.
A reação de carbonilação é realizada, de preferência, na presença de água. De preferência, a concentração de água presente é entre cerca de 2% em peso e cerca de 14% em peso, baseado no peso total do meio da reação. Mais preferivelmente, a concentração de água é entre cerca de 2% em peso e cerca de 10% em peso. Ainda mais preferivelmente, a concentração de água é entre cerca de 4% em peso e cerca de 8% em peso.
A reação de carbonilação é realizada, de preferência, na presença de acetato de metila. O acetato de metila pode ser formado in situ. Caso desejável, o acetato de metila pode ser adicionado como uma matériaprima à mistura reativa. De preferência, a concentração de acetato de metila é entre cerca de 2% em peso e cerca de 20% em peso, baseado no peso total do meio da reação. Mais preferivelmente, a concentração de acetato de metila é entre cerca de 2% em peso e cerca de 16% em peso. Ainda mais preferivelmente, a concentração de acetato de metila é entre cerca de 2% em peso e cerca de 8% em peso. Alternativamente, o acetato de metila ou uma mistura de acetato de metila e metanol das correntes de subprodutos da hidrólise ou metanólise de poli(acetato de vinila) pode ser usada para a reação de carbonilação.
A reação de carbonilação é realizada na presença de iodeto de metila. O iodeto de metila é um promotor do catalisador. De preferência, a concentração do iodeto de metila é entre cerca de 0,6% em peso e cerca de 36% em peso, baseado no peso total do meio da reação. Mais preferivelmente, a concentração do iodeto de metila é entre cerca de 4% em peso e cerca de 24% em peso. Ainda mais preferivelmente, a concentração do iodeto de metila é entre cerca de 6% em peso e cerca de 20% em peso. Alternativamente, o iodeto de metila pode ser gerado no reator de carbonilação adicionando iodeto de hidrogênio (Hl).
Metanol e monóxido de carbono são alimentados para o reator de carbonilação. O metanol alimentado para a reação de carbonilação pode
5/8 advir de uma fábrica de metanol a partir de gás de síntese ou qualquer outra origem. O metanol não reage diretamente com o monóxido de carbono para formar ácido acético. Ele é convertido em iodeto de metila pelo iodeto de hidrogênio presente no reator de ácido acético e depois reage com monóxido de carbono e água para dar ácido acético e regenerar o iodeto de hidrogênio. O monóxido de carbono não apenas se torna parte da molécula de ácido acético, mas ele também desempenha um papel importante na formação e estabilidade do catalisador ativo.
A reação de carbonilação é realizada, de preferência, em uma temperatura dentro da faixa de cerca de 150°C a cerca de 250°C. Mais preferivelmente, a reação é realizada em uma temperatura dentro da faixa de cerca de 150°C a cerca de 200°C. A reação de carbonilação é realizada, de preferência, sob uma pressão na faixa de cerca de 1.573 kPa (220 psig) a cerca de 7.150 kPa (1.000 psig). Mais preferivelmente, a reação é realizada sob uma pressão dentro da faixa de cerca de 2.145 kPa (300 psig) a cerca de 3.575 kPa (500 psig).
A mistura reativa é retirada do reator e, ao invés de entrar em um tanque de expansão, é enviada diretamente para uma coluna de destilação para separar em pelo menos três correntes: uma corrente líquida do fundo, uma corrente líquida de retirada lateral, e uma corrente de vapor do topo.
De preferência, a coluna de destilação tem pelo menos 10 estágios reais. Mais preferivelmente, a coluna de destilação tem pelo menos 14 estágios reais. Ainda mais preferivelmente, a coluna de destilação tem pelo menos 18 estágios. Um estágio real é igual a aproximadamente 0,6 estágio teórico. As bandejas reais podem ser bandejas ou enchimento. A mistura reativa é alimentada para a coluna de destilação no fundo ou no primeiro estágio da coluna.
A coluna de destilação é operada, de preferência, em uma pressão no topo dentro da faixa de 1,4 kg//cm2 (20 psia) a 2,8 kg/cm2 (40 psia). Mais preferivelmente, a pressão no topo fica dentro da faixa de 1,75 kg/cm2 (25 psia) a 2,45 kg/cm2 (35 psia). De preferência, a temperatura do topo fica
6/8 dentro da faixa de 95°C a 135°C. Mais preferivelmente, a temperatura do topo fica dentro da faixa de 100°C a 125°C. Ainda mais preferivelmente, a temperatura do topo fica dentro da faixa de 110°C a 120°C. O vapor do topo compreende água, monóxido de carbono, dióxido de carbono, iodeto de metila, acetato de metila, metanol e ácido acético.
A coluna de destilação é operada, de preferência, em uma pressão do fundo dentro da faixa de 1,75 kg/cm2 (25 psia) a 3,15 kg/cm2 (45 psia). Mais preferivelmente, a pressão do fundo fica dentro da faixa de 2,10 kg/cm2 (30 psia) a 2,80 kg/cm2 (40 psia). De preferência, a temperatura do fundo fica dentro da faixa de 115°C a 155°C. Mais preferivelmente, a temperatura do fundo fica dentro da faixa de 125°C a 135°C. A corrente do fundo compreende o catalisador, o estabilizador do catalisador, ácido acético e água.
Uma retirada lateral líquida é, de preferência, oerada em uma pressão dentro da faixa de 1,75 kg/cm2 (25 psia) a 3,15 kg/cm2 (45 psia). Mais preferivelmente, a pressão da retirada lateral fica dentro da faixa de 2,10 kg/cm2 (30 psia) a 2,80 kg/cm2 (40 psia). De preferência, a temperatura da retirada lateral fica dentro da faixa de 110°C a 140°C. Mais preferivelmente, a temperatura da retirada lateral fica dentro da faixa de 120°C a 130°C. A retirada lateral é, de preferência, retirada entre o quinto e o oitavo estágio. A corrente da retirada lateral é um ácido acético bruto que compreende ácido acético, água e impurezas tais como ácido propiônico.
A corrente do topo da coluna de destilação é, de preferência, condensada e separada em um decantador para dar uma fase aquosa leve e uma fase orgânica pesada. A fase orgânica pesada compreende iodeto de metila e acetato de metila. A fase aquosa leve compreende predominantemente água (mais do que 50%), ácido acético, e acetato de metila. A fase aquosa reflui para o topo da coluna de destilação ou uma parte dela é opcionalmente reciclada para a reação de carbonilação.
A corrente da retirada lateral é opcionalmente submetida a uma purificação adicional, tal como secagem/destilação para remover água e frações pesadas da destilação ara remover impurezas pesadas tais como ácido propiônico.
7/8
O exemplo que se segue meramente ilustra a invenção. Os versados nessas técnicas devem conhecer muitas variações que estão dentro do espírito da invenção e escopo das reivindicações.
EXEMPLO
Este processo da invenção é modelado por Aspen Plus e os resultados são como se segue. Como ilustrado na figura 1, uma mistura de carbonilação (100 partes em peso) que compreende 6,7% de água, 0,13% de monóxido de carbono, 0,09% de dióxido de carbono, 2,70% de iodeto de hidrogênio, 12,91% de iodeto de metila, 2,85% de acetato de metila, 0,02% de metanol, 65,57% de ácido acético, 0,04% de ácido propiônico, 9,28% de um estabilizador de catalisador e 0,04% de um catalisador, é alimentada para uma coluna de destilação no estágio 1. A coluna de destilação tem 11 estágios teóricos ou 18 estágios reais.
O topo da coluna de destilação está a 2,29 kg/cm2 (32,7 psia) e 116°C. O vapor do topo (20,6 partes em peso) compreende água, monóxido de carbono, dióxido de carbono, iodeto de metila, acetato de metila, metanol e ácido acético. A corrente do topo é resfriada até 38°C e o condensado escoa para um decantador para separação de líquidos.
A fase pesada do decantador resultante (12,8 partes em peso), que compreende 0,46% de água, 0,02% de monóxido de carbono, 0,27% de dióxido de carbono, 88,83% de iodeto de metila, 8,34% acetato de metila, e 2,08% de ácido acético, recicla para o reator. Uma parte da fase leve (1,8 partes em peso), que compreende 54,15% de água, 0,09% de dióxido de carbono, 3,43% de iodeto de metila, 8,03% de acetato de metila, 0,36% de metanol e 33,94% de ácido acético, também recicla para o reator. O restante da fase leve (6,3 partes em peso) é refluída para o topo da coluna de destilação.
O fundo da coluna de destilação opera a 2,48 kg/cm2 (35,4 psia) e 132°C. A corrente do fundo (67,5 partes em peso) compreende 5,58% de água, 0,04% de monóxido de carbono, 0,30% de dióxido de carbono, 3,99% de iodeto de hidrogênio, 1,23% de iodeto de metila, 1,84% de acetato de metila, 0,01% de metanol, 73,18% de ácido acético, 0,05% de ácido propiô8/8 nico, 13,72% de estabilizador do catalisador e 0,06% de catalisador. A corrente recicla para o reator.
Uma retirada lateral líquida (19,1 partes em peso) a 2,44 kg/cm2 (34,9 psia) e 127°C é retirada pelo sexto estágio contado a partir do fundo da coluna de destilação. Esta corrente compreende 8,82% de água, 0,04% de iodeto de hidrogênio, 3,80% de iodeto de metila, 2,22% de acetato de metila, 0,02% de metanol, 85,06% de ácido acético, e 0,04% de ácido propiônico. A amior parte (94%) da corrente é um ácido acético bruto que escoa para a jusante do equipamento para secagem e recuperação de ácido acéti10 co puro. Os restantes 6% da corrente reflui na seção da coluna de destilação abaixo da retirada lateral líquida.
1/2

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Processo para produzir ácido acético, caracterizado pelo fato de que compreende:
    (a) carbonilar metanol na presença de um catalisador, estabilizador do catalisador, água e iodeto de metila, para formar uma mistura da reação que compreende o catalisador, estabilizador do catalisador, ácido acético, metanol, iodeto de metila, acetato de metila e água; e (b) destilar a mistura da reação para separar uma corrente do fundo que compreende o catalisador e o estabilizador do catalisador, uma corrente de retirada lateral que compreende ácido acético e água, e uma corrente do topo que compreende metanol, acetato de metila, iodeto de metila, e água e sendo que a corrente do fundo da etapa (b) é reciclada para a carbonilação da etapa (a); ou sendo que a corrente do topo da etapa (b) é reciclada para a carbonilação da etapa (a).
  2. 2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a corrente do topo é separada em fases de uma fase aquosa leve que compreende água, ácido acético e acetato de metila, e uma fase orgânica pesada que compreende iodeto de metila e acetato de metila.
  3. 3. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a fase orgânica pesada é reciclada para a carbonilação da etapa (a).
  4. 4. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a fase aquosa leve é reciclada para a destilação da etapa (b) ou para a carbonilação da etapa (a).
  5. 5. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda destilar a corrente da retirada lateral para remover a água.
  6. 6. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o catalisador é selecionado no grupo que consiste em catalisadores de ródio e catalisadores de irídio.
  7. 7. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo
    2/2 fato de que o catalisador é um catalisador de ródio.
  8. 8. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o estabilizador do catalisador é selecionado no grupo que consiste em óxidos de metais pentavalentes do Grupo VA, sais iodetos de metais, e
    5 misturas deles.
  9. 9. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o estabilizador do catalisador é um óxido de fosfina.
  10. 10. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o estabilizador do catalisador é óxido de trifenilfosfina.
    10
  11. 11. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o estabilizador do catalisador é um sal iodeto de metal.
  12. 12. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o estabilizador do catalisador é iodeto de lítio.
  13. 13. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo 15 fato de que a concentração de água na etapa (a) é de até 10% em peso da mistura reativa.
    1/1
BRPI0919090-2A 2008-09-11 2009-08-18 "process for producing acetic acid" BRPI0919090B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/283,329 US7790920B2 (en) 2008-09-11 2008-09-11 Preparation of acetic acid
US12/283,329 2008-09-11
PCT/US2009/004705 WO2010030320A1 (en) 2008-09-11 2009-08-18 Preparation of acetic acid

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0919090A2 BRPI0919090A2 (pt) 2015-12-15
BRPI0919090B1 true BRPI0919090B1 (pt) 2018-01-16

Family

ID=41510756

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0919090-2A BRPI0919090B1 (pt) 2008-09-11 2009-08-18 "process for producing acetic acid"

Country Status (5)

Country Link
US (1) US7790920B2 (pt)
CN (1) CN102149666A (pt)
BR (1) BRPI0919090B1 (pt)
RU (1) RU2503652C2 (pt)
WO (1) WO2010030320A1 (pt)

Families Citing this family (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7820855B2 (en) 2008-04-29 2010-10-26 Celanese International Corporation Method and apparatus for carbonylating methanol with acetic acid enriched flash stream
US8575403B2 (en) 2010-05-07 2013-11-05 Celanese International Corporation Hydrolysis of ethyl acetate in ethanol separation process
US20110269992A1 (en) * 2010-04-29 2011-11-03 Shao-Hua Guo Preparation of acetic acid and acetic anhydride
US8680342B2 (en) 2010-05-07 2014-03-25 Celanese International Corporation Process for recovering alcohol produced by hydrogenating an acetic acid feed stream comprising water
US8704008B2 (en) 2010-07-09 2014-04-22 Celanese International Corporation Process for producing ethanol using a stacked bed reactor
US9272970B2 (en) 2010-07-09 2016-03-01 Celanese International Corporation Hydrogenolysis of ethyl acetate in alcohol separation processes
US8664454B2 (en) 2010-07-09 2014-03-04 Celanese International Corporation Process for production of ethanol using a mixed feed using copper containing catalyst
US8710279B2 (en) 2010-07-09 2014-04-29 Celanese International Corporation Hydrogenolysis of ethyl acetate in alcohol separation processes
US8846988B2 (en) 2010-07-09 2014-09-30 Celanese International Corporation Liquid esterification for the production of alcohols
US8431740B2 (en) 2010-07-21 2013-04-30 Equistar Chemicals, Lp Controlling decanter phase separation of acetic acid production process
BR112013014804B1 (pt) * 2010-12-15 2019-08-13 Daicel Corp processo para produzir ácido acético, método para inibir a produção de iodeto de hidrogênio, ou aumento da concentração de iodeto de hidrogênio em um vaporizador, em um processo de produção de ácido acético, e processo ou método
US8629298B2 (en) * 2011-02-28 2014-01-14 Lyondell Chemical Technology, L.P. Acetic acid production process
US8592635B2 (en) 2011-04-26 2013-11-26 Celanese International Corporation Integrated ethanol production by extracting halides from acetic acid
US8754268B2 (en) 2011-04-26 2014-06-17 Celanese International Corporation Process for removing water from alcohol mixtures
US9073816B2 (en) 2011-04-26 2015-07-07 Celanese International Corporation Reducing ethyl acetate concentration in recycle streams for ethanol production processes
US8907141B2 (en) 2011-04-26 2014-12-09 Celanese International Corporation Process to recover alcohol with secondary reactors for esterification of acid
US9000233B2 (en) 2011-04-26 2015-04-07 Celanese International Corporation Process to recover alcohol with secondary reactors for hydrolysis of acetal
WO2012149137A1 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Process for the production of ethanol from an acetic acid feed and a recycled ethyl acetate feed
US8895786B2 (en) 2011-08-03 2014-11-25 Celanese International Corporation Processes for increasing alcohol production
WO2013070210A1 (en) 2011-11-09 2013-05-16 Celanese International Corporation Integrated carbonylation and hydrogenation process to obtain ethanol having flashing to recover acid production catalyst
WO2013070209A1 (en) 2011-11-09 2013-05-16 Celanese International Corporation Integrated carbonylation and hydrogenation process to obtain ethanol
US8614359B2 (en) 2011-11-09 2013-12-24 Celanese International Corporation Integrated acid and alcohol production process
US8686201B2 (en) 2011-11-09 2014-04-01 Celanese International Corporation Integrated acid and alcohol production process having flashing to recover acid production catalyst
US9051258B2 (en) 2011-12-21 2015-06-09 Lyondellbasell Acetyls, Llc Process for the manufacture of acetic acid
US9090554B2 (en) 2011-12-21 2015-07-28 Lyondellbasell Acetyls, Llc Process for the manufacture of acetic acid
TWI547477B (zh) 2012-03-14 2016-09-01 大賽璐股份有限公司 醋酸之製造方法
US8975452B2 (en) 2012-03-28 2015-03-10 Celanese International Corporation Process for producing ethanol by hydrocarbon oxidation and hydrogenation or hydration
US8853469B2 (en) 2012-11-20 2014-10-07 Celanese International Corporation Combined column for separating products of different hydrogenation reactors
US9452531B2 (en) 2014-02-04 2016-09-27 Microsoft Technology Licensing, Llc Controlling a robot in the presence of a moving object
KR102425879B1 (ko) * 2014-08-05 2022-07-26 이네오스 아세틸스 유케이 리미티드 프로세스
SG11201800858SA (en) * 2015-09-30 2018-04-27 Daicel Corp Method and apparatus for producing acetic acid
WO2021247853A1 (en) 2020-06-03 2021-12-09 Celanese International Corporation Process for acetic acid production by removing permanganate reducing compounds

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4039395A (en) 1975-08-11 1977-08-02 Monsanto Company Purification of acetic acid
US5672743A (en) * 1993-09-10 1997-09-30 Bp Chemicals Limited Process for the production of acetic acid
US5599976A (en) * 1995-04-07 1997-02-04 Hoechst Celanese Corporation Recovery of acetic acid from dilute aqueous streams formed during a carbonylation process
US5783731A (en) * 1995-09-11 1998-07-21 Hoechst Celanese Corporation Removal of carbonyl impurities from a carbonylation process stream
US5817869A (en) 1995-10-03 1998-10-06 Quantum Chemical Corporation Use of pentavalent Group VA oxides in acetic acid processing
DE69625385T2 (de) * 1995-10-27 2003-09-11 Hoechst Celanese Corp Verfahren zur verbesserung der produktivität einer katalysatorlösung durch entfernung von metallischen verunreinigungen
GB9625335D0 (en) 1996-12-05 1997-01-22 Bp Chem Int Ltd Process
GB9824011D0 (en) * 1998-11-03 1998-12-30 Bp Chem Int Ltd Process for the production of acetic acid
US6552221B1 (en) * 1998-12-18 2003-04-22 Millenium Petrochemicals, Inc. Process control for acetic acid manufacture
US6657078B2 (en) * 2001-02-07 2003-12-02 Celanese International Corporation Low energy carbonylation process
US6677480B2 (en) * 2002-01-28 2004-01-13 Celanese International Corporation Process control in production of acetic acid via use of heavy phase density measurement
WO2007007891A2 (en) 2005-07-14 2007-01-18 Daicel Chemical Industries, Ltd. Process for producing carboxylic acid

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0919090A2 (pt) 2015-12-15
CN102149666A (zh) 2011-08-10
RU2011113985A (ru) 2012-10-20
RU2503652C2 (ru) 2014-01-10
US20100063319A1 (en) 2010-03-11
WO2010030320A1 (en) 2010-03-18
US7790920B2 (en) 2010-09-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0919090B1 (pt) "process for producing acetic acid"
US8076508B2 (en) Preparation of acetic acid
ES2410255T3 (es) Método para fabricar ácido acético con productividad mejorada de la columna de componentes ligeros
ES2640292T5 (es) Procedimiento para la producción de ácido acético
AU2010271163B2 (en) Acetic acid production by way of carbonylation with enhanced reaction and flashing
AU2008311337B2 (en) Method and apparatus for making acetic acid with improved productivity
ES2365906T3 (es) Método y aparato para carbonilar metanol con corriente de expansión enriquecida con ácido acético
US5831120A (en) Process for the production of acetic acid
ES2377918T3 (es) Procedimiento para la producción de ácido acético
ES2624629T3 (es) Procedimiento para recuperar compuestos reductores de permanganato de un procedimiento de producción de ácido acético
BRPI0715691A2 (pt) purificaÇço de Ácido acÉtico
KR20100061846A (ko) 개선된 정제효율로 아세트산을 제조하는 방법 및 장치
BR112013007161B1 (pt) produção de ácido acético com alta taxa de conversão
KR102425879B1 (ko) 프로세스
BRPI1013382B1 (pt) Métodos para a remoção de uma impureza de hidrocarboneto de um intermediário de produção de ácido acético e para a produção de ácido acético
US8455685B2 (en) Acetic anhydride production by way of carbonylation with enhanced reaction and flashing
US20230415065A1 (en) Processes and Apparatuses for Distillation of an Acetic Acid and Propionic Acid-Containing Stream in an Acetic Acid Production Unit

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: LYONDELLBASELL ACETYLS, LLC. (US)

B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]
B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2736 DE 13-06-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.