BRPI0918155B1 - chip de ci, método de controle, meio de armazenamento não transitório legível por computador, aparelho e sistema de processamento de informação, e, método de processamento de informação - Google Patents

chip de ci, método de controle, meio de armazenamento não transitório legível por computador, aparelho e sistema de processamento de informação, e, método de processamento de informação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0918155B1
BRPI0918155B1 BRPI0918155A BRPI0918155A BRPI0918155B1 BR PI0918155 B1 BRPI0918155 B1 BR PI0918155B1 BR PI0918155 A BRPI0918155 A BR PI0918155A BR PI0918155 A BRPI0918155 A BR PI0918155A BR PI0918155 B1 BRPI0918155 B1 BR PI0918155B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
software module
section
software modules
software
initialization
Prior art date
Application number
BRPI0918155A
Other languages
English (en)
Inventor
Sugiyama Hirokazu
Original Assignee
Sony Corp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sony Corp filed Critical Sony Corp
Publication of BRPI0918155A2 publication Critical patent/BRPI0918155A2/pt
Publication of BRPI0918155B1 publication Critical patent/BRPI0918155B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06FELECTRIC DIGITAL DATA PROCESSING
    • G06F9/00Arrangements for program control, e.g. control units
    • G06F9/06Arrangements for program control, e.g. control units using stored programs, i.e. using an internal store of processing equipment to receive or retain programs
    • G06F9/44Arrangements for executing specific programs
    • G06F9/4401Bootstrapping

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Software Systems (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Stored Programmes (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Information Transfer Between Computers (AREA)

Abstract

chip de ci, método de controle, meio de armazenamento não transitório legível por computador, aparelho e sistema de processamento de informação, e, método de processamento de informação são providos um chip de ci, um dispositivo de processamento de informação, um método de controle do módulo de software e um sistema, um método e um programa de processamento de informação que podem iniciar certamente um módulo de software, ainda garantindo segurança. o sistema de processamento de informação (1) inclui um leitor / gravador (11) e um terminal de telefone móvel (13) acessado a partir do leitor / gravador (11) por comunicação por proximidade. no terminal de telefone móvel (13), um módulo de software a transmite um comando a um módulo de software j e a um módulo de software f. o módulo de software a gerencia o estado do software j e do módulo de software f. se o processamento do módulo de software j for iniciado e concluído durante o início do módulo de software f, o módulo de software a reinicia o módulo de software f.

Description

“CHIP DE CI, MÉTODO DE CONTROLE, MEIO DE ARMAZENAMENTO NÃO TRANSITÓRIO LEGÍVEL POR
COMPUTADOR, APARELHO E SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO, E, MÉTODO DE PROCESSAMENTO DE
INFORMAÇÃO” Campo Da Invenção [001] A presente invenção diz respeito a um chip de CI, a um aparelho de processamento de informação, a um método de controle do módulo de software, a um sistema de processamento de informação, a um método de processamento de informação e a um programa. Mais particularmente, a invenção diz respeito a um chip de CI, a um aparelho de processamento de informação, a um método de controle do módulo de software, a um sistema de processamento de informação, a um método de processamento de informação e a um programa para garantir a segurança antes de inicializar um módulo de software confiavelmente.
Fundamentos Da Invenção [002] Este requerente propôs previamente um método de comunicação para tratar cartões de CI sem contato que têm diferentes especificações em termos de sistemas de comando e algoritmos de segurança e que operam em uma pluralidade de princípios (por exemplo, veja Documento de Patente 1).
[003] A proposta exposta envolve abranger os comandos enviados e recebidos dos cartões de CI e as respostas resultantes que vêm deles, por comandos chamados através de comandos, independente dos tipos de cartões de CI. O processamento envolvido é realizado, não por um leitor / gravador, mas por um módulo controlador disposto à jusante do leitor / gravador. O módulo controlador tem módulos de software para lidar com cartões de CI que operam com diversos princípios.
[004] Embora um sistema de comunicação apresentado pela proposta
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 6/45 / 16 exposta possa processar cartões de CI sem contato que operam em múltiplos diferentes princípios usando um único leitor / gravador, o sistema proposto não pode abordar um único cartão de CI sem contato que opera nos múltiplos diferentes princípios.
Documento Da Tecnologia Anterior
Documento De Patente [005] Documento de Patente 1: Patente Japonesa Aberta 2004264921
Sumário Da Invenção
Problema Técnico [006] Quando um único cartão de CI sem contato for usado como um cartão que opera em uma pluralidade de diferentes princípios, este cartão contém módulos de software, cada qual correspondendo a um dos múltiplos princípios envolvidos. Supõe-se que os módulos de software operem individualmente em diferentes sincronismos. Enquanto qualquer um módulo de software está sendo inicializado, supõe-se que nenhum outro módulo opere concomitantemente.
[007] Em decorrência disto, o módulo de software que está sendo inicializado é consequentemente interrompido no meio do percurso. Assim, fica difícil garantir a segurança antes de inicializar um módulo de software.
[008] A presente invenção foi feita em vista das circunstâncias expostas e provê arranjos para garantir a segurança antes de inicializar um módulo de software confiavelmente.
Solução Técnica [009] De acordo com um primeiro aspecto da presente invenção, é provido um chip de CI ou um aparelho de processamento de informação que incluem: uma seção de comunicação configurada para transmitir comandos a uma pluralidade de módulos de software para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação sem contato; e
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 7/45 / 16 uma seção de gerenciamento de inicialização configurada de maneira tal que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software, dentre a pluralidade de módulos de software, o processamento de um segundo módulo de software for iniciado e concluído, então, a seção de gerenciamento de inicialização retome a inicialização do primeiro módulo de software.
[0010] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é provido um sistema de processamento de informação que inclui: um primeiro aparelho de processamento de informação; e um segundo aparelho de processamento de informação configurado para ser acessado pelo primeiro aparelho de processamento de informação através da comunicação por proximidade; em que o segundo aparelho de processamento de informação inclui uma seção de comunicação configurada para transmitir comandos a uma pluralidade de módulos de software para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação sem contato; e uma seção de gerenciamento de inicialização configurada de maneira tal que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software, dentre a pluralidade de módulos de software, o processamento de um segundo módulo de software for iniciado e concluído, então, a seção de gerenciamento de inicialização retome a inicialização do primeiro módulo de software.
[0011] De acordo com o primeiro aspecto da presente invenção exposto, a seção de comunicação é configurada para transmitir comandos a módulos de software para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação sem contato. A seção de gerenciamento de inicialização é configurada de maneira tal que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software, dentre a pluralidade de módulos de software, o processamento de um segundo módulo de software for iniciado e concluído, então, a seção de gerenciamento de inicialização retome a inicialização do primeiro módulo de software.
[0012] De acordo com o segundo aspecto da presente invenção
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 8/45 / 16 exposto, um primeiro aparelho de processamento de informação e um segundo aparelho de processamento de informação a ser acessado pelo primeiro aparelho de processamento de informação através da comunicação por proximidade são providos. O segundo aparelho de processamento de informação inclui uma seção de comunicação e uma seção de gerenciamento de inicialização. A seção de comunicação é configurada para transmitir comandos a módulos de software para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação sem contato. A seção de gerenciamento de inicialização é configurada de maneira tal que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software, dentre a pluralidade de módulos de software, o processamento de um segundo módulo de software for iniciado e concluído, então, a seção de gerenciamento de inicialização retome a inicialização do primeiro módulo de software.
[0013] Efeito Vantajoso [0014] De acordo com alguns aspectos expostos da presente invenção, é possível garantir a segurança antes de inicializar um módulo de software confiavelmente.
Descrição Resumida Dos Desenhos [0015] A figura 1 é um diagrama de blocos que mostra uma configuração de um sistema de processamento de informação como uma modalidade da presente invenção.
[0016] A figura 2 é uma vista esquemática que mostra uma estrutura do princípio de um mapa de memória.
[0017] A figura 3 é um diagrama de blocos que mostra uma estrutura de um módulo de software A.
[0018] A figura 4 é uma vista esquemática que mostra transições do estado de mapeamento.
[0019] A figura 5 é um fluxograma explicativo do processamento que ocorre quando um leitor / gravador inicializa um chip de CI.
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 9/45 / 16 [0020] A figura 6 é um outro fluxograma explicativo do processamento que ocorre quando o leitor / gravador inicializa o chip de CI.
[0021] A figura 7 é um outro fluxograma explicativo do processamento que ocorre quando o leitor / gravador inicializa o chip de CI. Modo Para Realizar A Invenção [0022] Agora, o melhor modo para realizar a invenção (chamado a seguir de modalidade) será descrito a seguir. A descrição será dada sob os seguintes cabeçalhos:
<1. Primeira modalidade>
[Configuração do sistema] [Estrutura do mapa de memória] [Estrutura funcional do módulo de software A] [Transições do estado de mapeamento] [Processamento que ocorre quando os módulos de software F e J são inicializados] [Configuração do sistema] [0023] A figura 1 é um diagrama de blocos que mostra uma configuração de um sistema de processamento de informação como uma modalidade da presente invenção. O sistema de processamento de informação 1 é constituído por um leitor / gravador 11 com uma antena 12, por um terminal de telefone móvel 13 e por um servidor 15. O terminal de telefone móvel 13 é conectável no servidor 15 por meio de uma rede de comunicação de telefonia celular 14. Isto é, com esta modalidade, são o leitor / gravador 11 e o servidor 15 que podem acessar o terminal de telefone móvel 13.
[0024] O terminal de telefone móvel 13 tem uma antena 31, um chip NFC (Comunicação de Campo Próximo) 32, uma CPU (Unidade Central de Processamento) 33 e um chip de CI 34 constituído por uma LSI (Integração em Larga Escala) ou congêneres.
[0025] O chip NFC 32 e o leitor / gravador 11 usando suas antenas
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 10/45 / 16 respectivamente possuídas 31 e 12 realizam comunicação sem contato entre eles, exemplificada por NFC. A CPU 33 controla a operação do terminal de telefone móvel 13.
[0026] O chip de CI 34 é constituído por uma interface 51, uma CPU 52, um módulo de gerenciamento de acesso à memória 53 e uma seção de armazenamento 54. A seção de armazenamento 54 é composta por uma ROM (Memória Exclusiva de Leitura) 61, uma RAM (Memória de Acesso Aleatório) 62 e uma EEPROM (Memória Exclusiva de Leitura Programável e Eletricamente Apagável) 63.
[0027] A interface 51 realiza processamento de interface entre o chip NFC 32 e a CPU 52. A CPU 52 realiza vários processos com base nos módulos de software A, J e F que foram ali instalados.
[0028] O módulo de software J é um sistema operacional que processa cartões de CI sem contato operando em um primeiro princípio, um tal cartão sendo um Cartão Java (marca registrada de Sun Microsystems, Inc.). O módulo de software F é um sistema operacional que processa cartões de CI sem contato operando em um segundo princípio, um tal cartão sendo um FeliCa (marca registrada de Sony Corporation). O módulo de software A é um sistema operacional que age como uma seção de mapeamento que realiza processamento de mapeamento nos mapas de memória e que arbitra o sincronismo entre o módulo de software F e o módulo de software J de uma maneira tal que os dois módulos não operem simultaneamente.
[0029] Isto é, o módulo de software A realiza o mapeamento de uma maneira tal que qualquer módulo de software (por exemplo, módulo de software J) diferente de um módulo de software estabelecido (por exemplo, módulo de software F), dentre uma pluralidade de módulos de software (por exemplo, módulos de software F e J), seja inibido de operar no mesmo sincronismo do módulo de software estabelecido (módulo de software F).
[0030] A ROM 61 na seção de armazenamento 54 armazena
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 11/45 / 16 programas, parâmetros e outra informação. A RAM 62 armazena temporariamente informação. A EEPROM 63 armazena a informação que precisa ser retida depois de a energia ser desligada.
[0031] O módulo de gerenciamento de acesso à memória 53, que age como uma seção de gerenciamento de operação para gerenciar as operações dos módulos de software com base em mapas, controla o acesso à seção de armazenamento 54 pela CPU 52 com base no mapa de memória retido. Se for feita uma tentativa de acessar qualquer área na qual a operação é inibida pelo mapa de memória, que é um mapa da informação armazenado na seção de armazenamento 54, então, o módulo de gerenciamento de acesso à memória 53 realiza reinício de hardware.
[Estrutura do mapa de memória] [0032] A figura 2 mostra uma estrutura do princípio de um mapa de memória que permite ou inibe as operações dos módulos de software. Na área entre o endereço “aaa” e o endereço “bbb,” é armazenada a informação sobre o módulo de software A na ROM 61. Na área entre o endereço “ccc” e o endereço “ddd,” é armazenada a informação sobre o módulo de software F na ROM 61. Na área entre o endereço “eee” e o endereço “fff,” é armazenada a informação sobre o módulo de software J na ROM 61.
[0033] Na área entre o endereço “ggg” e o endereço “hhh,” é armazenada a informação sobre o módulo de software A na RAM 62. Na área entre o endereço “iii” e o endereço “jjj,” é armazenada a informação sobre o módulo de software F na RAM 62. Na área entre o endereço “kkk” e o endereço “lll,” é armazenada a informação sobre o módulo de software J na RAM 62.
[0034] Na área entre o endereço “mmm” e o endereço “nnn,” é armazenada a informação sobre o módulo de software A na EEPROM 63. Na área entre o endereço “ooo” e o endereço “ppp,” é armazenada a informação sobre o módulo de software F na EEPROM 63. Na área entre o endereço
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 12/45 / 16 “qqq” e o endereço “rrr,” é armazenada a informação sobre o módulo de software J na EEPROM 63.
[Estrutura funcional do módulo de software A] [0035] A figura 3 mostra uma estrutura funcional do módulo de software A. O módulo de software A inclui uma seção de recepção 101, uma seção de transmissão 102, uma seção de mapeamento 103, uma seção de definição do sinalizador 104, uma seção de gerenciamento de inicialização 105, uma seção de máscara 106 e uma seção de determinação 107.
[0036] A seção de recepção 101 recebe informação dos outros módulos de software. A seção de transmissão 102, que constitui uma seção de comunicação em combinação com a seção de recepção 101, transmite informação aos outros módulos de software. A seção de mapeamento 103 realiza processamento de mapeamento nos mapas de memória. A seção de definição do sinalizador 104, que age como uma seção de gerenciamento de estado, define sinalizadores para gerenciamento de estado.
[0037] A seção de gerenciamento de inicialização 105 gerencia a inicialização dos módulos de software A e F. A seção de máscara 106 mascara ou desmascara interrupções feitas por um dos módulos de software A e F ao outro módulo em operação. A seção de determinação 107 determina os tipos de pacotes e se um módulo de software está sendo inicializado.
[Transições do estado de mapeamento] [0038] A figura 4 mostra transições do estado de mapeamento. Com esta modalidade, existem três estados: mapeamento A, mapeamento F e mapeamento J. No mapeamento A, permite-se que apenas o módulo de software A opere enquanto os módulos de software F e J são inibidos de operar. No mapeamento F, permite-se que apenas os módulos de software A e F operem enquanto o módulo de software J é inibido de operar. No mapeamento J, permite-se que apenas os módulos de software A e J operem enquanto o módulo de software F é inibido de operar.
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 13/45 / 16 [0039] Transições de estado ocorrem do mapeamento A para o mapeamento F ou do mapeamento A para o mapeamento J. Inversamente, transições de estado podem ocorrer do mapeamento F para o mapeamento A ou do mapeamento J para o mapeamento A. Uma transição de estado direta do mapeamento F para o mapeamento J ou do mapeamento J para o mapeamento F, em reverso, é inibida.
[0040] Em virtude de os módulos de software F e J serem inibidos de operar ao mesmo tempo, como exposto, segurança é garantida.
[0041] O mapeamento é determinado pela seção de mapeamento 103 de acordo com o destino (princípio de comunicação) de um pacote de comando recebido. O módulo de software A é sempre mantido em um estado operável.
[Processamento que ocorre quando os módulos de software F e J são inicializados] [0042] As figuras 5 até 7 mostram o processamento que ocorre quando os módulos de software F e J são inicializados.
[0043] Na etapa S1, o leitor / gravador 11 ativa RF (radiofrequência). Isto é, o leitor / gravador 11 emite um sinal RF por meio da antena 12. Na etapa S21, o chip NFC 32 recebe o sinal RF por meio da antena 31. Na etapa S22, o chip NFC 32 emite um comando de energizar ao chip de CI 34.
[0044] Na etapa S41, a seção de recepção 101 do módulo de software A recebe o comando do NFC 32 por meio da interface 51. Então, na etapa S42, a própria seção de gerenciamento de inicialização 105 inicializa o módulo de software A. Na etapa S43, a seção de máscara 106 mascara todas as interrupções.
[0045] Em um estado de reserva, mapeamento A está em vigor. Isto significa que todos os módulos de software, exceto o módulo A, são inibidos de conduzir comunicações. Assim, o processo de recepção é realizado exclusivamente pelo módulo de software A.
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 14/45 / 16 [0046] Na etapa S44, a seção de mapeamento 103 do módulo de software A comuta estados de mapeamento do mapeamento A para o mapeamento J, de forma que o módulo de software J possa ser inicializado posteriormente, na etapa S45. Isto permite comunicações apenas entre o módulo de software A e o módulo de software J e inibe todas as outras comunicações.
[0047] Na etapa S45, a seção de transmissão 102 do módulo de software A transmite ao módulo de software J um pacote de comando para inicializar o último, desse modo, inicializando o módulo de software J.
[0048] Na etapa S91, o módulo de software J recebe o pacote de comando do módulo de software A. E, na etapa S92, o próprio módulo de software J inicializa, em resposta ao comando recebido. Na etapa S93, o módulo de software J transmite um pacote de resposta ao módulo de software A, refletindo o resultado do processo de inicialização.
[0049] Na etapa S46, a seção de recepção 101 do módulo de software A recebe o pacote de resposta do módulo de software J. Isto permite que a seção de gerenciamento de inicialização 105 verifique se a inicialização do módulo de software J está concluída.
[0050] A seguir, na etapa S47, a seção de mapeamento 103 do módulo de software A comuta estados de mapeamento do mapeamento J para o mapeamento A, de forma que, posteriormente, na etapa S48, o módulo de software A possa definir um sinalizador por si mesmo. Isto permite que o módulo de software A realize independentemente seu processamento e inibe todos os outros módulos de software de realizarem seus processamentos. Na etapa S48, a seção de definição do sinalizador 104 do módulo de software A define um sinalizador que indica que o módulo de software F está sendo inicializado.
[0051] Na etapa S49, a seção de mapeamento 103 comuta estados de mapeamento do mapeamento A para o mapeamento F para inicializar o
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 15/45 / 16 módulo de software F posteriormente, na etapa S50. Isto permite que apenas os módulos de software A e J realizem seus processamentos e inibe todos os outros módulos de software de realizarem seus processamentos.
[0052] Na etapa S50, a seção de transmissão 102 do módulo de software A transmite ao módulo de software F um pacote de comando para inicializar o último, desse modo, inicializando o módulo de software F. Já que o módulo de software F realiza seu processo de inicialização em um modo de processamento interruptível, a seção de máscara 106 do módulo de software A desmascara a interrupção na etapa S51. Isto permite que a interrupção ocorra.
[0053] Neste ínterim, na etapa S111, o módulo de software F recebe o pacote de comando enviado a partir do módulo de software A. Na etapa S112, o módulo de software F inicia seu processo de inicialização em resposta ao comando recebido.
[0054] Agora, suponha que, na etapa S2, o leitor / gravador 11 transmite um comando para o módulo de software J. Este comando é transmitido a partir do leitor / gravador 11 por meio da antena 12. Na etapa S23, o chip NFC 32 recebe o comando por meio da antena 31. Na etapa S24, o chip NFC 32 transmite o comando para o módulo de software J ao chip de CI 34.
[0055] Na etapa S52, a seção de recepção 101 do módulo de software A recebe o comando do NFC 32 por meio da interface 51. Então, na etapa S53, a seção de máscara 106 mascara todas as interrupções, de forma que o módulo de software J possa realizar seu processo de inicialização em um modo de processamento ininterruptível.
[0056] Na etapa S54, a seção de mapeamento 103 comuta estados de mapeamento do mapeamento F para o mapeamento A, de forma que um processo para determinar se o pacote de comando recebido na etapa S52 é um pacote para o módulo de software J possa ser realizado posteriormente, na
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 16/45 / 16 etapa S55. Isto permite que apenas o módulo de software A realize seu processamento e inibe todos os outros módulos de software de realizarem seus processamentos.
[0057] Quando os estados de mapeamento forem comutados, o processo de inicialização do módulo de software F é interrompido no meio do percurso.
[0058] Na etapa S55, a seção de determinação 107 determina se o pacote de comando recebido na etapa S52 é um pacote para o módulo de software J. Se for determinado que o pacote de comando recebido na etapa S52 é um pacote para o módulo de software J, então, a seção de mapeamento 103, na etapa S57, comuta estados de mapeamento do mapeamento A para o mapeamento J para transmitir o pacote de comando ao módulo de software J posteriormente, na etapa S57. Isto permite que apenas os módulos de software A e J realizem seus processamentos e inibe todos os outros módulos de software de realizarem seus processamentos.
[0059] Na etapa S57, a seção de transmissão 102 do módulo de software A transmite o pacote de comando ao módulo de software J.
[0060] Na etapa S94, o módulo de software J recebe o pacote de comando a partir do módulo de software A. Então, na etapa S95, o módulo de software J realiza um processo correspondente ao comando recebido. Na etapa S96, o módulo de software J transmite ao módulo de software A um pacote de resposta do módulo J, refletindo o resultado do processo.
[0061] Na etapa S58, a seção de recepção 101 do módulo de software A recebe o pacote de resposta a partir do módulo de software J. Na etapa S59, a seção de transmissão 102 transmite ao leitor / gravador 11 a resposta recebida a partir do módulo de software J.
[0062] Na etapa S25, o chip NFC 32 recebe a resposta do módulo de software A por meio da interface 51. Então, na etapa S26, o chip NFC 32 transmite a resposta ao leitor / gravador 11 por meio da antena 31.
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 17/45 / 16 [0063] Na etapa S3, o leitor / gravador 11 recebe a resposta a partir do chip NFC 32 por meio da antena 12. Isto significa que o leitor / gravador 11 recebeu, a partir do módulo de software J, a resposta ao comando transmitido na etapa S2.
[0064] Na etapa S60, a seção de mapeamento 103 comuta estados de mapeamento do mapeamento J para o mapeamento A, de forma que posteriormente, na etapa S61, um processo para determinar se o módulo de software F está sendo inicializado possa ser realizado. Isto permite que apenas o módulo de software A realize seu processamento e inibe todos os outros módulos de software de realizarem seus processamentos.
[0065] Na etapa S61, a seção de determinação 107 determina se o módulo de software F está sendo inicializado. A determinação pode ser realizada com base no sinalizador definido na etapa S48.
[0066] Se for determinado que o módulo de software F está sendo inicializado (isto é, se o sinalizador for definido), então, a seção de mapeamento 103, na etapa S62, comuta estados de mapeamento do mapeamento A para o mapeamento F, para transmitir um pacote de comando ao módulo de software F posteriormente, na etapa S64. Isto permite que apenas os módulos de software A e F realizem seus processamentos e inibe todos os outros módulos de software de realizarem seus processamentos.
[0067] Se for determinado, na etapa S55, que o pacote recebido na etapa S52 não é um pacote para o módulo de software J, então, as etapas S56 até S61 também são ignoradas, e a etapa S62 é realizada.
[0068] Na etapa S63, a seção de máscara 106 desmascara a interrupção. Isto é, um estado interruptível é colocado em vigor.
[0069] Na etapa S64, a seção de gerenciamento de inicialização 105 do módulo de software A controla a seção de transmissão 102 para transmitir ao módulo de software F um pacote de comando desenhado para reiniciar a sequência de inicialização do módulo de software F.
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 18/45 / 16 [0070] Na etapa S113, o módulo de software F recebe o pacote de comando a partir do módulo de software A. E, na etapa S114, o módulo de software F reinicia o sequência de inicialização temporariamente interrompida em resposta ao comando recebido. Quando a sequência de inicialização for concluída, o módulo de software F, na etapa S115, transmite ao módulo de software A um pacote de resposta do módulo de software F, refletindo o resultado do processo.
[0071] Na etapa S65, a seção de recepção 101 do módulo de software A recebe o pacote de resposta a partir do módulo de software F. Isto permite que a seção de gerenciamento de inicialização 105 verifique se a inicialização do módulo de software F está concluída.
[0072] Na etapa S66, a seção de mapeamento 103 do módulo de software A comuta estados de mapeamento do mapeamento F até o mapeamento A para reiniciar o sinalizador posteriormente, na etapa S66. Isto permite que o módulo de software A realize seu processamento e inibe que todos os outros módulos de software realizem seus processamentos.
[0073] Na etapa S67, a seção de definição do sinalizador 104 do módulo de software A reinicia o sinalizador que foi definido na etapa S48 e que indicava que o módulo de software F está sendo inicializado.
[0074] Se for determinado, na etapa S61, que o módulo de software F não está sendo inicializado, então, as etapas S62 até S66 também são ignoradas, e a etapa S67 é realizada.
[0075] Na etapa S68, a seção de máscara 106 desmascara todas as interrupções. Isto coloca um estado interruptível em vigor. Na etapa S69, a seção de mapeamento 103 muda seu modo para um estado de reserva.
[0076] A descrição exposta explicou como o leitor / gravador 11 ganha acesso ao chip de CI 34. Processamento substancialmente similar ocorre quando o servidor 15 acessa o chip de CI 34 por meio da CPU 33 na rede de comunicação de telefonia celular 14.
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 19/45 / 16 [0077] Há pelo menos dois módulos de software operando em diferentes princípios. Pode haver três ou mais tais módulos de software configurados.
[0078] Interrupções são inibidas durante o período no qual processos não podem ser interrompidos assincronamente. Tais processos devem ser preferivelmente realizados antecipadamente, o tanto quanto possível. Isto permite o período de inibição da interrupção seja encurtado (isto é, terminado rapidamente).
[0079] A presente invenção também pode ser aplicada em casos nos quais o chip de CI 34 é alojado em um cartão de CI sem contato ou em algum outro aparelho de processamento de informação.
[0080] A série de etapas e processos supradescrita pode ser executada tanto por hardware quanto por software. Quando o processamento com base em software precisar ser realizado, os programas que constituem o software podem ser tanto incorporados antecipadamente no hardware dedicado do computador a ser usado quanto instalados mediante uso a partir de uma mídia de gravação de programa adequada em um computador pessoal de uso geral ou equipamentos congêneres capazes de executar diversas funções com base nos programas instalados.
[0081] Nesta descrição, as etapas que descrevem os programas envolvidos representam não apenas os processos que devem ser realizados na sequência representada (isto é, com base em uma série temporal), mas, também, processos que podem ser realizados de forma paralela ou individual e, não necessariamente, de forma cronológica.
[0082] Nesta descrição, o termo “sistema” diz respeito à íntegra de uma configuração constituída por uma pluralidade de aparelhos componentes.
[0083] Deve-se entender que a presente invenção, quando incorporada, não é limitada às supradescritas modalidades, e que várias modificações, variações e alternativas podem ser feitas na invenção, contanto
Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 20/45 / 16 que elas estejam no escopo das reivindicações anexas ou dos equivalentes destas.
Explicação Dos Números De Referência [0084] 1 Sistema de processamento de informação; 12 Antena; 13
Terminal de telefone celular; 14 Rede de comunicação de telefonia celular; 15 Servidor; 31 Antena; 32 Chip NFC; 33 CPU; 51 Interface; 52 CPU; 53 Módulo de gerenciamento de acesso à memória; 54 Seção de armazenamento

Claims (16)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Chip de CI (34), caracterizado pelo fato de que compreende: uma pluralidade de módulos de software diferentes (A, J, F), cada um operando de acordo com um princípio de comunicação sem contato diferente;
    uma seção de comunicação (102) configurada para transmitir comandos, de acordo com os princípios de comunicação sem contato diferentes, para a pluralidade dos módulos de software (A, J, F) para processamento, em que uma seção de máscara (106) do chip de CI é configurada para mascarar todas as interrupções antes de transmitir o comando para os módulos de software; e uma seção de gerenciamento de inicialização (105) configurada para comutar a inicialização de módulo de software com base no comando transmitido que é recebido, em que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software (A), dentre a dita pluralidade dos módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software (F), então a inicialização de segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada.
  2. 2. Chip de CI, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    uma seção de gerenciamento de operação (53) configurada para armazenar informação de mapa sobre a dita pluralidade de módulos de software (A, J, F), a fim de gerenciar as operações dos ditos módulos de software com base na dita informação de mapa; e uma seção de mapeamento (103) configurada para mapear a dita informação de mapa para permitir ou inibir as operações da dita pluralidade de módulos de software;
    em que a dita seção de comunicação (102), a dita seção de
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 22/45
    2 / 9 gerenciamento de inicialização (105), a dita seção de máscara (106) e a dita seção de mapeamento (103) são constituídas por um módulo de software adicional.
  3. 3. Chip de CI, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que, se algum dos ditos módulos de software cuja operação é inibida for operado, então, a dita seção de gerenciamento de operação realiza reinício de hardware.
  4. 4. Chip de CI, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o dito módulo de software adicional mapeia estados nos quais apenas um dos ditos módulos de software é operado.
  5. 5. Chip de CI, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o dito módulo de software adicional mapeia a dita informação de mapa com base no destino de um comando recebido.
  6. 6. Método de controle para um aparelho incluindo um chip de CI (34) incluindo uma pluralidade de módulos de software diferentes (A, J, F), cada um operando de acordo com um princípio de comunicação sem contato diferente, uma seção de comunicação (102) e uma seção de gerenciamento de inicialização (105) configurada para comutar a inicialização de módulo de software com base no comando transmitido que é recebido a partir de um seção de máscara (106) do chip de CI, caracterizado pelo fato de que dito método compreende as etapas de:
    fazer com que a dita seção de comunicação (102) transmita comandos, de acordo com os princípios de comunicação sem contato diferentes, para a pluralidade de módulos de software (A, J, F) para processamento, em que uma seção de máscara (106) do chip de CI é configurar para mascarar todas as interrupções antes de transmitir o comando para os módulos de software; e se, durante a inicialização de um primeiro módulo de software (A), dentre a dita pluralidade de módulos de software, o comando transmitido
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 23/45
    3 / 9 é para o processamento de um segundo módulo de software (F), então, a inicialização do segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software (A) é retomada.
  7. 7. Meio de armazenamento não transitório legível por computador, caracterizado pelo fato de que compreende instruções legíveis por computador que, quando executadas por um processador, fazem com que o computador execute as etapas de:
    transmitir comandos a uma pluralidade de módulos de software (A, J, F) diferentes para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação sem contato, a pluralidade de diferentes módulos de software sendo incluída em um chip de CI, em que uma seção de máscara (106) do chip de CI é configurada para mascarar todas as interrupções antes de transmitir o comando para os módulos de software;
    gerenciar estados dos ditos módulos de software; e se, durante a inicialização de um primeiro módulo de software, dentre a dita pluralidade de módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software, então o segundo módulo de software é inicializado e completado, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada.
  8. 8. Aparelho de processamento de informação, caracterizado pelo fato de que compreende um chip de CI, o qual compreende:
    uma pluralidade de módulos de software (A, J, F) diferentes, cada um operando de acordo com um princípio de comunicação sem contato diferente;
    uma seção de comunicação (102) configurada para transmitir comandos, de acordo com os princípios de comunicação sem contato diferentes, para a pluralidade de módulos de software para processamento, em que uma seção de máscara do chip de CI é configurada para mascarar todas as interrupções antes de transmitir o comando para os módulos de software; e
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 24/45
    4 / 9 uma seção de gerenciamento de inicialização (105) configurada para comutar a inicialização de módulo de software com base no comando transmitido que é recebido, em que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software (A), dentre a dita pluralidade de módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software (F), então a inicialização do segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada.
  9. 9. Aparelho de processamento de informação, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    uma seção de gerenciamento de operação (53) configurada para armazenar informação de mapa sobre a dita pluralidade de módulos de software (A, J, F), a fim de gerenciar as operações dos ditos módulos de software com base na dita informação de mapa; e uma seção de mapeamento (103) configurada para mapear a dita informação de mapa para permitir ou inibir as operações da dita pluralidade de módulos de software;
    em que a dita seção de comunicação (102), a dita seção de gerenciamento de inicialização (105), a dita seção de máscara (106) e a dita seção de mapeamento (103) são constituídas por um módulo de software adicional.
  10. 10. Aparelho de processamento de informação, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que, se algum dos ditos módulos de software cuja operação é inibida for operado, então, a dita seção de gerenciamento de operação realiza reinício de hardware.
  11. 11. Aparelho de processamento de informação, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o dito módulo de software adicional mapeia estados nos quais apenas um dos ditos módulos de software é operado.
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 25/45
    5 / 9
  12. 12. Aparelho de processamento de informação, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o dito módulo de software adicional mapeia a dita informação de mapa com base no destino de um comando recebido.
  13. 13. Sistema de processamento de informação, caracterizado pelo fato de que compreende:
    um chip de CI (34);
    um primeiro aparelho de processamento de informação; e um segundo aparelho de processamento de informação configurado para ser acessado pelo dito primeiro aparelho de processamento de informação através da comunicação por proximidade;
    em que o dito segundo aparelho de processamento de informação inclui um chip de CI que compreende:
    uma pluralidade de módulos de software (A, J, F) diferentes, cada um operando de acordo com um princípio de comunicação sem contato diferente;
    uma seção de comunicação (102) configurada para transmitir comandos, de acordo com os princípios de comunicação sem contato diferentes, para a pluralidade de módulos de software para processar, em que uma seção de máscara do chip de CI é configurada para mascarar todas as interrupções antes de transmitir o comando para os módulos de software; e uma seção de gerenciamento de inicialização (105) configurada para comutar a inicialização de módulo de software com base no comando transmitido que é recebido, em que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software (A), dentre a dita pluralidade de módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software (F), então a inicialização do segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada.
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 26/45
    6 / 9
  14. 14. Método de processamento de informação para uso com um sistema de processamento de informação que tem:
    um primeiro aparelho de processamento de informação; e um segundo aparelho de processamento de informação configurado para ser acessado pelo dito primeiro aparelho de processamento de informação através da comunicação por proximidade, o dito segundo aparelho de processamento de informação incluindo um chip de CI (34) compreendendo uma pluralidade de módulos de software (A, J, F) diferentes, cada um operando de acordo com um princípio de comunicação sem contato diferente, uma seção de comunicação (102) e uma seção de gerenciamento de inicialização (105);
    caracterizado pelo fato de que o dito método de processamento de informação compreende as etapas de:
    fazer com que a dita seção de comunicação (102) transmita comandos, de acordo com os princípios de comunicação sem contato diferentes, para a pluralidade de módulos de software (A, J, F) para processar, em que uma seção de máscara (106) do chip de CI é configurada para mascarar todas as interrupções antes de transmitir o comando para os módulos de software; e se durante a inicialização de um primeiro módulo de software (A), dentre a dita pluralidade de módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software (F), então a inicialização do segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada.
  15. 15. Chip de CI (34), caracterizado pelo fato de que compreende:
    uma seção de comunicação (53) configurada para transmitir comandos a uma pluralidade de módulos de software (A, J, F) para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 27/45
    7 / 9 sem contato;
    uma seção de gerenciamento de inicialização (105) configurada para comutar a inicialização de módulo de software com base no comando transmitido que é recebido, em que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software (A), dentre a dita pluralidade dos módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software (F), então a inicialização do segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada;
    uma seção de máscara (106) configurada para desmascarar interrupções enquanto a inicialização do dito primeiro módulo de software estiver em andamento, a dita seção de máscara mascarando adicionalmente as interrupções enquanto a inicialização do dito segundo módulo de software estiver em andamento;
    uma seção de gerenciamento de operação (53) configurada para armazenar informação de mapa sobre a dita pluralidade de módulos de software (A, J, F), a fim de gerenciar as operações dos ditos módulos de software com base na dita informação de mapa; e uma seção de mapeamento (103) configurada para mapear a dita informação de mapa para permitir ou inibir as operações da dita pluralidade de módulos de software;
    em que a dita seção de comunicação (102), a dita seção de gerenciamento de inicialização (105), a dita seção de máscara (106) e a dita seção de mapeamento (103) são constituídas por um módulo de software adicional; e em que, se algum dos ditos módulos de software cuja operação é inibida for operado, então, a dita seção de gerenciamento de operação realiza reinício de hardware.
  16. 16. Aparelho de processamento de informação, caracterizado
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 28/45
    8 / 9 pelo fato de que compreende um chip de CI (34), o qual compreende:
    uma seção de comunicação (102) configurada para transmitir comandos a uma pluralidade de módulos de software (A, J, F) para processar informação a ser trocada de acordo com diferentes princípios de comunicação sem contato;
    uma seção de gerenciamento de inicialização (105) configurada para comutar a inicialização de módulo de software com base no comando transmitido que é recebido, em que, se durante a inicialização de um primeiro módulo de software, dentre a dita pluralidade dos módulos de software, o comando transmitido é para o processamento de um segundo módulo de software, então a inicialização do segundo módulo de software é iniciada e completada, e então a inicialização do dito primeiro módulo de software é retomada;
    uma seção de máscara (106) configurada para desmascarar interrupções enquanto a inicialização do dito primeiro módulo de software estiver em andamento, a dita seção de máscara mascarando adicionalmente as interrupções enquanto a inicialização do dito segundo módulo de software estiver em andamento;
    uma seção de gerenciamento de operação (53) configurada para armazenar informação de mapa sobre a dita pluralidade de módulos de software, a fim de gerenciar as operações dos ditos módulos de software com base na dita informação de mapa; e uma seção de mapeamento (103) configurada para mapear a dita informação de mapa para permitir ou inibir as operações da dita pluralidade de módulos de software;
    em que a dita seção de comunicação (102), a dita seção de gerenciamento de inicialização, a dita seção de máscara e a dita seção de mapeamento são constituídas por um módulo de software adicional; e em que, se algum dos ditos módulos de software cuja operação
    Petição 870190084908, de 30/08/2019, pág. 29/45
    9 / 9 é inibida for operado, então, a dita seção de gerenciamento de operação realiza reinício de hardware.
BRPI0918155A 2008-09-12 2009-09-11 chip de ci, método de controle, meio de armazenamento não transitório legível por computador, aparelho e sistema de processamento de informação, e, método de processamento de informação BRPI0918155B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2008235286A JP5413637B2 (ja) 2008-09-12 2008-09-12 Icチップ、情報処理装置、ソフトウェアモジュール制御方法、情報処理システムおよび方法、並びにプログラム
PCT/JP2009/065890 WO2010029987A1 (ja) 2008-09-12 2009-09-11 Icチップ、情報処理装置、ソフトウェアモジュール制御方法、情報処理システムおよび方法、並びにプログラム

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0918155A2 BRPI0918155A2 (pt) 2015-12-01
BRPI0918155B1 true BRPI0918155B1 (pt) 2019-12-31

Family

ID=42005237

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0918155A BRPI0918155B1 (pt) 2008-09-12 2009-09-11 chip de ci, método de controle, meio de armazenamento não transitório legível por computador, aparelho e sistema de processamento de informação, e, método de processamento de informação

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8650387B2 (pt)
EP (1) EP2336943B1 (pt)
JP (1) JP5413637B2 (pt)
CN (1) CN102144235B (pt)
BR (1) BRPI0918155B1 (pt)
RU (1) RU2524862C2 (pt)
WO (1) WO2010029987A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JP5541430B1 (ja) 2013-08-19 2014-07-09 ソニー株式会社 撮像ユニット、装着装置
JP5527492B1 (ja) * 2013-08-19 2014-06-18 ソニー株式会社 撮像装置、制御方法、およびプログラム
CN106897177B (zh) * 2017-02-21 2021-08-10 惠州Tcl移动通信有限公司 一种基于移动终端指纹系统短路检测和保护的方法及系统
US10572270B1 (en) * 2017-03-03 2020-02-25 Amazon Technologies, Inc. Wakeup from hibernation state using motion sensor
US10389410B2 (en) 2017-06-29 2019-08-20 Texas Instruments Incorporated Integrated artificial magnetic launch surface for near field communication system
US10425793B2 (en) 2017-06-29 2019-09-24 Texas Instruments Incorporated Staggered back-to-back launch topology with diagonal waveguides for field confined near field communication system
US10461810B2 (en) 2017-06-29 2019-10-29 Texas Instruments Incorporated Launch topology for field confined near field communication system
US10623063B2 (en) * 2017-07-18 2020-04-14 Texas Instruments Incorporated Backplane with near field coupling to modules

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AUPN447595A0 (en) * 1995-07-31 1995-08-24 Achelles, Peter Remote smart card terminal link
US6108744A (en) * 1998-04-16 2000-08-22 Sun Microsystems, Inc. Software interrupt mechanism
US6577229B1 (en) * 1999-06-10 2003-06-10 Cubic Corporation Multiple protocol smart card communication device
JP2004264921A (ja) * 2003-02-26 2004-09-24 Sony Corp 非接触icカードの通信システム及び通信方法
JP4416077B2 (ja) * 2003-09-30 2010-02-17 ソニー・エリクソン・モバイルコミュニケーションズ株式会社 携帯端末装置
JP2005275546A (ja) * 2004-03-23 2005-10-06 Sony Corp プログラム実行制御装置
JP4764670B2 (ja) * 2005-07-29 2011-09-07 テックファーム株式会社 非接触送受信システム及び携帯情報端末
US7536537B2 (en) * 2006-04-20 2009-05-19 Harris Corporation Simultaneous dual booting of platforms
US10311427B2 (en) * 2006-12-29 2019-06-04 Google Technology Holdings LLC Method and system for monitoring secure application execution events during contactless RFID/NFC communication

Also Published As

Publication number Publication date
WO2010029987A1 (ja) 2010-03-18
JP2010067199A (ja) 2010-03-25
EP2336943A1 (en) 2011-06-22
EP2336943B1 (en) 2017-03-22
US8650387B2 (en) 2014-02-11
US20120096561A1 (en) 2012-04-19
BRPI0918155A2 (pt) 2015-12-01
CN102144235A (zh) 2011-08-03
EP2336943A4 (en) 2013-03-13
CN102144235B (zh) 2015-12-16
JP5413637B2 (ja) 2014-02-12
RU2011109253A (ru) 2012-09-20
RU2524862C2 (ru) 2014-08-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0918155B1 (pt) chip de ci, método de controle, meio de armazenamento não transitório legível por computador, aparelho e sistema de processamento de informação, e, método de processamento de informação
US11128555B2 (en) Methods and apparatus for SDI support for automatic and transparent migration
RU2357286C2 (ru) Операционная система смарт-карты и способ ее работы
CN105164635B (zh) 针对固态存储设备在运行中的性能调整
EP2879049A1 (en) Method and device for creating virtual machine
CN104462011A (zh) 信息处理设备与半导体设备
CN107533530B (zh) 电子设备操作方法和支持该方法的电子设备
CN102272723A (zh) 用于快速启动usb装置的系统、设备及方法
US11409975B2 (en) Passive near field communication (NFC) device, method and system
WO2017032112A1 (zh) 一种与无中央处理器单板通讯的方法及通讯设备
CN111198795A (zh) 基板控制器获取内存温度的方法以及装置
CN108027723A (zh) 一种光线路终端及其主、从设备升级的方法
US20230221997A1 (en) System and method for subscription management using composed systems
US11330578B2 (en) Uplink carrier configuration
CN105939293B (zh) 一种skb回收方法及装置
US20220229679A1 (en) Monitoring and maintaining health of groups of virtual machines
JP5500332B2 (ja) Icチップ、情報処理装置、ソフトウェアモジュール制御方法、情報処理システムおよび方法、並びにプログラム
US20220382920A1 (en) Terminal and communication method
US20190004825A1 (en) Technologies to improve system boot performance and reliability
CN105991585A (zh) 一种无线通信实现方法及系统
CN112948315A (zh) 存储区域共享方法、存储介质及电子设备
US20150105019A1 (en) Wireless communication device and wireless paring method thereof
JP6505560B2 (ja) Icカード、及び、icモジュール
US20230342141A1 (en) Method and apparatus for hot upgrade or live recovery of storage backend software based on ipu or dpu
CN113448907B (zh) 一种低功耗串行异步收发器及数据接收方法、介质

Legal Events

Date Code Title Description
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Ipc: G06F 9/4401 (2018.01)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/12/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.