BRPI0917545B1 - Método e aparelho de telecomunicações para detectar um status de um enlace de rádio - Google Patents

Método e aparelho de telecomunicações para detectar um status de um enlace de rádio Download PDF

Info

Publication number
BRPI0917545B1
BRPI0917545B1 BRPI0917545-8A BRPI0917545A BRPI0917545B1 BR PI0917545 B1 BRPI0917545 B1 BR PI0917545B1 BR PI0917545 A BRPI0917545 A BR PI0917545A BR PI0917545 B1 BRPI0917545 B1 BR PI0917545B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
radio link
processor
status information
error rate
block error
Prior art date
Application number
BRPI0917545-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Sandeep KRISHNAMURTHY
Michael E. Buckley
Ravi Kuchibhotla
Robert T. Love
Ravi Nory
Original Assignee
Google Technology Holdings LLC
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40943613&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0917545(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Google Technology Holdings LLC filed Critical Google Technology Holdings LLC
Publication of BRPI0917545A2 publication Critical patent/BRPI0917545A2/pt
Publication of BRPI0917545B1 publication Critical patent/BRPI0917545B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W56/00Synchronisation arrangements
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B17/00Monitoring; Testing
    • H04B17/30Monitoring; Testing of propagation channels
    • H04B17/309Measuring or estimating channel quality parameters
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/06Testing, supervising or monitoring using simulated traffic

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Quality & Reliability (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Abstract

métodos para detecção de falha e recuperação em um enlace de rádio trata-se de um método, aparelho de telecomunicações e dispositivo eletrônico para detectar um status de um enlace de rádio. um transceptor (302) pode manter um enlace de rádio com uma estação base de rede (104). um processador (304) pode mapear informações de estado de canal para um status de sincronização associado ao enlace de rádio com base no sinal recebido e determinar o status de sincronização através de uma estimativa de taxa de erro de bloco no enlace de rádio com base nas informações de estado de canal.

Description

MÉTODO E APARELHO DE TELECOMUNICAÇÕES PARA DETECTAR UM STATUS DE UM ENLACE DE RÁDIO 1. Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um método e sistema para manter um enlace de dados. A presente invenção se refere adicionalmente determinar se um enlace de dados está em sincronização.
2. Introdução
O Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP) está desenvolvendo uma portadora de Evolução a Longo Prazo (LTE) que usa uma camada física com base em acesso de rádio terrestre universal evoluído globalmente aplicável (E-UTRA) . Um dispositivo de equipamento de usuário (UE) pode usar um sinal de referência específico de célula como uma métrica para determinar se um enlace de rádio está em sincronização ou fora de sincronização através da determinação se a transmissão confiável da palavra-código do canal de controle de enlace descendente físico (PDCCH) com formatos específicos pode ser suportada no enlace.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
São apresentados um método, um aparelho de telecomunicação e dispositivo eletrônico para detectar um status de um enlace de rádio. Um transceptor pode manter um enlace de rádio com uma estação base de rede. Um processador pode mapear informações de estado de canal para um status de sincronização associado ao enlace de rádio com base no sinal recebido e determinar o status de sincronização através de uma estimativa de taxa de erro de bloco no enlace de rádio com base nas informações de estado de canal.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
O entendimento destes desenhos apresenta somente modalidades típicas da invenção e, portanto, não deve ser considerado limitante de seu escopo, a invenção será descrita e explicada com detalhes e especificidade adicionais através do uso dos desenhos em anexo, nos quais:
A Figura 1 ilustra uma modalidade de um sistema de comunicação.
A Figura 2 ilustra uma configuração possível de um sistema computacional para atuar como uma estação base.
A Figura 3 ilustra em um diagrama de bloco uma modalidade do equipamento de usuário.
A Figura 4 ilustra, em um fluxograma, uma modalidade de um método de determinação de um evento de sincronização.
A Figura 5 ilustra, em um fluxograma, uma modalidade de um método de determinação se um enlace de rádio está fora de sincronização.
A Figura 6 ilustra, em um fluxograma, uma modalidade de um método de determinação se um enlace de rádio está em sincronização.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Recursos e vantagens adicionais da invenção serão revelados na descrição a seguir, e, em parte, serão óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos por prática da invenção. Os recurso e vantagens da invenção podem ser realizados e obtidos por meio dos instrumentos e combinações particularmente indicadas nas reivindicações em anexo. Estes e outros recursos da presente invenção se tornarão mais completamente evidentes a partir da seguinte descrição e reivindicações em anexo, ou podem ser aprendidos por prática da invenção conforme revelado no presente documento.
Várias modalidades da invenção são discutidas em detalhes abaixo. Embora implantações específicas sejam discutidas, deve ser entendido que isto é feito somente com propósitos ilustrativos. Um elemento versado na técnica relevante irá reconhecer que outros componentes e configurações podem ser usados sem que se afaste do espírito e do escopo da invenção.
A presente invenção compreende uma variedade de modalidades, tais como um método, um aparelho e um dispositivo eletrônico, e outras modalidades que se referem aos conceitos básicos da invenção. O dispositivo eletrônico pode ser qualquer forma de computador, dispositivo móvel ou dispositivo de comunicação sem fio.
São apresentados um método, aparelho de telecomunicação e dispositivo eletrônico para detectar um status de um enlace de rádio. Um transceptor pode manter um enlace de rádio com uma estação base de rede. Um processador pode mapear as informações de estado de canal para um status de sincronização associado ao enlace de rádio com base no sinal recebido e determinar o status de sincronização através de uma estimativa de taxa de erro de bloco no enlace de rádio com base nas informações de estado de canal.
A Figura 1 ilustra uma modalidade de um sistema de comunicação 100. O sistema de comunicação 100 pode incluir uma rede 102, estação base 104 e equipamento de usuário (UE) 106. Vários dispositivos de comunicação podem trocar dados ou informações através da rede 102. A rede 102 pode ser um acesso de rádio terrestre universal evoluído (E-UTRA), ou outro tipo de rede de telecomunicação. Uma entidade de rede, tal como a estação base 104, pode atribuir um identificador de UE (UEID) ao UE 106 quando o UE 106 se une primeiramente à rede 102. Para uma modalidade, a estação base 104 pode ser um conjunto distribuído de servidores na rede. O UE 106 pode ser um dentre diversos tipos de dispositivo móveis ou portáteis, tal como um telefone móvel, um laptop ou um assistente pessoal digital (PDA) . Para uma modalidade, o UE 106 pode ser um dispositivo com função WiFi®, um dispositivo com WiMax® ou outros dispositivos sem fio.
A Figura 2 ilustra uma configuração possível de um sistema computacional para atuar como uma estação base 104. A estação base 104 pode incluir um controlador/processador 210, uma memória 220, uma interface de banco de dados 230, um transceptor 240, interface de dispositivo de entrada/saída (E/S) 250 e uma interface de rede 260, conectada através do barramento 270. A estação base 104 pode implantar qualquer sistema operacional, tal como Microsoft Windows®, UNIX ou LINUX, por exemplo. Software de cliente e servidor pode ser gravado em linguagem de programação, tal como C, C++, Java ou Visual Basic, por exemplo. O software de servidor pode operar em uma estrutura de aplicativo, tal como um, por exemplo, um servidor Java® ou uma estrutura .NET®.
O controlador/processador 210 pode ser qualquer processador programado conhecido por um elemento versado na técnica. Entretanto, o método de suporte de decisão também pode ser implantado em um computador com propósito geral ou com propósito especial, um microprocessador ou microcontrolador programado, elementos de circuito integrado periféricos, um circuito integrado específico de aplicativo ou outros circuitos integrados, circuitos lógicos de hardware/eletrônicos, tal como um circuito de elemento distinto, um dispositivo lógico programável, tal como um arranjo lógico programável, arranjo de porta programável em campo ou similares. Em geral, qualquer dispositivo ou dispositivos capazes de implantar o método de suporte de decisão conforme descritos no presente documento podem ser usados para implantar as funções do sistema de suporte de decisão desta invenção.
A memória 220 pode incluir armazenamento de dados volátil ou não volátil, incluindo uma ou mais memórias ópticas, elétricas e magnéticas tal como uma memória de acesso aleatório (RAM), em cache, disco rígido ou outro dispositivo de memória. A memória pode ter um cache para acelerar o acesso aos dados específicos. A memória 220 também pode ser conectada a um disco compacto - memória de somente leitura (CD-ROM), disco de vídeo digital - memória de somente leitura (DVD-ROM), entrada de gravação de leitura de DVD, unidade de fita ou outro dispositivo de memória removível que permite que conteúdo da mídia seja diretamente transferido por upload para o sistema.
Os dados podem ser armazenados na memória ou em um banco de dados separado. A interface de banco de dados 230 pode ser usada pelo controlador/processador 210 para acessar o banco de dados. O banco de dados pode conter quaisquer dados de formatação para conectar o UE 106 à rede 102 .
O transceptor 240 pode criar uma conexão de dados com o UE 106. O transceptor pode criar um canal de controle de enlace descendente físico (PDCCH) e um canal de controle de enlace ascendente físico (PUCCH) entre a estação base 104 e o UE 106.
A interface de dispositivo de E/S 250 pode ser conectada a um ou mais dispositivos de entrada que podem incluir um teclado, mouse, tela ou monitor sensível ao toque operado por caneta, dispositivo de reconhecimento de voz ou qualquer outro dispositivo que aceite entrada. A interface de dispositivo de E/S 250 também pode ser conectada a um, ou mais dispositivos de saída, tal como um monitor, impressora, disco rígido, alto-falantes ou qualquer outro dispositivo fornecido para emitir dados. A interface de dispositivo de E/S 250 pode receber uma tarefa de dados ou critérios de conexão de um administrador de rede.
A interface de conexão de rede 260 pode ser conectada a um dispositivo de comunicação, modem, cartão de interface de rede, um transceptor ou qualquer outro dispositivo capaz de transmitir e receber sinais da rede 106. A interface de conexão de rede 260 pode ser usada para conectar um dispositivo de cliente a uma rede. A interface de conexão de rede 260 pode ser usada para conectar o dispositivo de teleconferência à rede que conecta o usuário a outros usuários na teleconferência. Os componentes da estação base 104 podem ser conectados através de um barramento elétrico 270, por exemplo, ou ligados sem fio.
O software de cliente e os bancos de dados podem ser acessados pelo controlador/processador 210 a partir da memória 220, e podem incluir, por exemplo, aplicativos de banco de dados, aplicativos de processamento de palavra, bem como componentes que incorporam a funcionalidade de suporte de decisão da presente invenção. A estação base 104 pode implantar qualquer sistema operacional, tal como Microsoft Windows®, LINUX ou UNIX, por exemplo. Os softwares de servidor e cliente podem ser gravados em qualquer linguagem de programação, tal como C, C++, Java ou Visual Basic, por exemplo. Embora não seja requerido, a invenção é descrita, pelo menos em parte, no contexto geral de instruções executáveis por computador, tais como módulos de programa, que são executados pelo dispositivo eletrônico, tal como um computador com propósito geral. Em geral, os módulos de programa incluem programas de rotina, objetos, componentes, estruturas de dados, etc. que executam tarefas particulares ou implantam tipos de dados abstratos particulares. Além disso, aqueles elementos versados na técnica irão observar que outras modalidades da invenção podem ser praticadas em ambientes computacionais em rede com muitos tipos de configurações de sistema de computador, que incluem computadores pessoais, dispositivos portáteis, sistemas multi-processadores, produtos eletrônicos de consumidor programáveis ou baseados em microprocessador, PCs em rede, minicomputadores, computadores centrais e similares.
A Figura 3 ilustra em um diagrama de bloco uma modalidade de um aparelho de telecomunicação ou dispositivo eletrônico para atuar como o UE 106. O UE 106 pode ser capaz de acessar as informações ou dados armazenados na rede 102. Para algumas modalidades da presente invenção, o UE 106 também pode suportar um ou mais aplicativos para executar várias comunicações com a rede 102. O UE 106 pode ser um dispositivo portátil, tal como um telefone móvel, um laptop ou um assistente pessoal digital (PDA). Para algumas modalidades da presente invenção, o UE 106 pode ser dispositivo com função WiFi®, que pode ser usado para acessar a rede 102 para dados ou por voz com o uso de VOIP.
O UE 106 pode incluir um transceptor 302, que é capaz de enviar e receber dados pela rede 102. O UE 106 pode incluir um processador 304 que executa programas armazenados. O UE 106 também pode incluir uma memória volátil 306 e uma memória não volátil 308 que são usadas pelo processador 304. O UE 106 pode incluir uma interface de entrada de usuário 310 que pode compreender elementos tais como um bloco de teclas, visor, tela de toque e similares. O UE 106 também pode incluir um dispositivo de saída de usuário que pode compreender uma tela de visor e uma interface de áudio 312 que pode compreender elementos tais como um microfone, fone de ouvido e alto-falante. O UE 106 também pode incluir uma interface de componente 314 à qual os elementos adicionais podem ser fixados, por exemplo, uma interface de barramento serial universal (USB) . Finalmente, o UE 106 pode incluir uma fonte de alimentação 316.
Um UE 106 pode determinar se um enlace de rádio está em sincronização ou fora de sincronização com uma estação base através da consideração da transmissão de um tipo de canal de controle com um formato específico, mapeamento de subportadora, configuração de antena de transmissão e amplificação de potência. O formato de transmissão pode corresponder a um tipo de código de correção de erro particular, tal como código convolucional, código de bloco, turbo-código; tamanho de carga; taxa de código; tamanho de bloco; tipo de modulação; ou outro tipo de código de correção de erro. O tipo de canal de controle não precisa ser fisicamente transmitido no sinal, e nenhuma decodificação real seguida por verificação de redundância cíclica (CRC) pode ser necessária para detectar se o enlace de rádio está fora de sincronização/em sincronização. O UE 106 pode realizar a detecção através do uso de uma avaliação do estado do canal para uma porção do subquadro que contém o canal de controle, tal como coeficientes de canal de propagação, variância de interferência e outros. As informações de estado de canal podem ser avaliadas a partir de sinais de referência específicos de célula ou por outros métodos. O estado do canal pode ser definido em termos genéricos como a realização do canal de propagação entre o transmissor e o receptor junto com ruído e sinais de interferência sobre a região de frequência-tempo de recepção de sinal. Como um exemplo, o estado do canal pode se referir à coleta dos coeficientes de canal por subportadora e interferência por subportadora mais estatísticas de variância de ruído. Como outro exemplo, as informações de estado de canal podem se referir ao sinal por subportadora para razão de interferência e ruído (SINR).
O UE 106 pode estimar a taxa de erro de bloco (BLER) de um enlace de rádio para determinar se o enlace é útil, em falha ou em recuperação. A SINR do sinal de referência computado sobre todas as fontes de tempo-frequência na região de controle pode ser usada como uma entrada para uma função do estado do canal que descreve as informações de estado de canal. As informações de estado de canal funcionam podem mapear todas as métricas do tipo informações de qualidade de canal (CQI) e razão de sinal para ruído de sub-banda (SNR). A função de informações de estado de canal pode aproximar o sinal de referência SINR computado sobre aqueles grupos de elemento de recurso correspondentes à palavra-código de canal de controle de enlace descendente físico (PDCCH). A função de informações de estado de canal pode ser um conjunto de funções em cascata. Em uma modalidade, uma primeira sub-função pode adotar o sinal recebido como uma entrada para calcular uma estimativa do estado do canal, tal como um coeficiente de canal estimado por sub-portadora e a variância de interferência e ruído por sub-portadora. Uma segunda sub-função pode adotar a estimativa do estado do canal e mapear isto para a estimativa de BLER.
Diferentes implantações de receptor de EU podem ter diferentes capacidades de decodificador ou demodulador de PDCCH. Os mapeamentos de BLER para um UE 106 podem ser ajustado para refletir mais precisamente a implantação real. Alternativamente, um UE 106 pode usar funções pré-especificadas para obter uma métrica de "SINR eficaz” e para comparação com limites para identificar um evento fora de sincronização ou em sincronização. Um UE 106 pode formar estimativas de informações mútuas médias por bit (MMIB) ou estimativas de capacidade de canal em vez de BLER para determinar ser o enlace pode suportar transmissões confiáveis de PDCCH.
As informações de estado de canal ou estimativa de BLER podem ser obtidas a partir de cada subquadro amostrado a partir da janela de processamento em modo de recepção contínua. Para um modo de recepção descontínua de operação, estes subquadros podem corresponder aos subquadros, ou um sub-conjunto dos mesmos, nas situações de paginação sucessivamente separada por um período de ciclo descontínuo. As janelas de processamento podem corresponder a múltiplas durações de período de recepção descontínua a partir das quais os subquadros são amostrados.
O UE 106 pode usar as informações de estado de canal por sub-banda agregadas para a palavra-código de PDCCH para obter a estimativa de BLER. Uma vez que a diversidade de tempo-frequência real experimentada pela palavra-código de PDCCH no canal de propagação gera a estimativa de BLER, a estimativa de BLER pode ser mais precisa. Por outro lado, se o UE 106 usar um único nível de sinal de referência SINR, em comparação a limites, para determinação dos eventos de sincronização, a natureza da largura de banda do mapeamento da palavra-código de PDCCH e dos ganhos associados devido à diversidade de frequência para larguras de banda maiores, tal como maior que 1,4 MHz, pode não ser capturada. Um evento de sincronização pode ser um evento no qual o status de sincronização do enlace de rádio se altera. Esta prática pode levar a acionamentos falsos aumentados de eventos fora de sincronização quando o sinal de referência SINR de banda estreita fora fraco, tal como quando o sinal sobre a largura de banda de medição está em esmaecimento, enquanto a palavra-código de PDCCH seria decodificável.
A Figura 4 ilustra, em um fluxograma, uma modalidade de um método 400 de determinação de um evento de sincronização. O UE 106 pode manter um enlace de rádio com uma estação base (Bloco 402) . O UE 106 pode monitorar o status de sincronização associado ao enlace de rádio (Bloco 404) . O UE 106 pode mapear informações de estado de canal para um status de sincronização do enlace de rádio com base no sinal recebido sobre uma largura de banda especificada (Bloco 406). O UE 106 pode determinar o status de sincronização através da estimativa de BLER no enlace de rádio com base nas informações de estado de canal (Bloco 408) . O UE 106 pode determinar o evento de sincronização com base em BLER (Bloco 410).
O UE 106 pode usar diferentes formatos para determinar quando um evento fora de sincronização ocorreu versus quando um em evento em sincronização ocorreu. Um primeiro limite, chamado no presente documento de falha limite, pode significar em qual ponto uma BLER se torna alta o suficiente para indicar que um enlace de rádio se tornou fora de sincronização. Um segundo limite, chamado no presente documento de limite de recuperação, pode significar em qual ponto uma BLER se torna baixa o suficiente para indicar que um enlace de rádio se tornou em sincronização. Ambos os níveis podem ser determinados como uma função de largura de banda, tal como 1,4, 3, 5, 10, 15, 20 MHz, e configuração de antena de transmissão, tal como codificação de bloco de frequência de espaço 1x2, 2x2 (SFBC) ou diversidade de transmissão de comutação de frequência de SFBC (FSTD) 4x2. Alternativamente, o UE 106 pode usar somente dois níveis, um para fora de sincronização e um para em sincronização, comum ao longo de larguras de banda e configuração de antena de transmissão.
Um evento fora de sincronização pode ocorrer quando a SNR cai ou a qualidade de canal se deteriora de tal modo que os canais de controle ou compartilhados se tornem não decodificáveis. O limite pode ser determinado considerando a melhor cobertura disponível quando a proteção de erro máxima, amplificação de potência máxima e transmissão de diversidade tempo-frequência máxima são posicionadas.
O UE 106 pode usar símbolos de sinal de referência para obter uma informação de estado de canal por sub-banda para a região de controle de um subquadro. Uma sub-banda pode ser um elemento de canal de controle (CCE), grupo de elemento de recurso ou alguma outra agregação de subportadoras que contém os símbolos mapeados da palavra-código de PDCCH. Uma carga de PDCCH pode ter um formato específico, tal como Formato IA. O formato pode ter um tamanho de carga mínimo específico, tal como 31 bits para 10 MHz; um nível de agregação máximo específico aplicável à largura de banda, tal como um nível de agregação de 8 para 10 MHz de largura de banda; e um palavra-código para mapeamento específica de subportadora que alcança a diversidade de tempo-frequência máxima. Alternativamente, o UE 106 pode usar um tamanho de carga típico, nível de agregação típico e uma palavra-código para mapeamento de subportadora típica. O UE 106 pode usar uma amplificação de potência máxima em relação ao sinal de referência, tal como +3 dB, ou uma amplificação de potência típica em relação ao sinal de referência, tal como 0 dB.
A estação base 104 não precisa realmente transmitir a carga de PDCCH do tipo considerado. O UE 106 pode calcular as informações de estado de canal por sub-banda para a subportadora sob a consideração de que a carga de PDCCH do tipo considerado foi transmitida. O UE 106 pode usar as informações de estado de canal por sub-banda para toda a palavra-código de PDCCH para o tipo considerado para obter uma estimativa de BLER para a palavra-código de PDCCH. O UE 106 pode obter a estimativa de BLER para cada subquadro em um intervalo de processamento fora de sincronização, tal como um intervalo de 200 ms. O UE 106 pode ponderar estas estimativas sobre a duração do processamento fora de sincronização.
Para generalizar este mapeamento, o UE 106 pode definir informações de estado de canal que mapeiam toda a SINR por sub-banda ou métricas do tipo CQI a partir de subquadros para uma única estimativa de BLER que é comparada com um limite para determinação do evento fora de sincronização. O UE 106 pode definir um critério para detecção fora de sincronização como um evento no qual a estimativa de BLER média é maior que uma porcentagem definida sobre a duração de processamento fora de sincronização ou a estimativa de BLER é maior que uma porcentagem definida para o último número de subquadros definido.
Em um exemplo, o UE 106 pode formar estimativas de BLER para cinco subquadros separados por 40 ms em uma janela de processamento de 200 ms com o propósito de avaliação fora de sincronização. Para um subquadro para o qual a BLER de PDCCH está sendo estimada, o UE 106 pode considerar que uma carga de Formato IA de PDCCH de ~42bits (para operação de 10 MHz) está sendo transmitida na região de controle nos primeiros símbolos de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) n (0<n<4) no subquadro, iniciando a primeira CCE no espaço de busca comum em um nível de agregação de 8. O UE 106 pode identificar os grupos de elemento de recurso de tempo-frequência nos quais a palavra-código é mapeada e calcular o sinal de referência SINR para aqueles grupos de elemento de recurso. O sinal de referência SINR pode ser calculado por interpolação de sinal, por um canal de mínimo erro médio quadrático e estimador de ruído, ou alguma outra técnica. Para 72 grupos de elemento de recurso, o UE 106 pode usar 72 termos de sinal de referência SINR não-negativos em estimativa de BLER. O UE 106 pode usar os recursos de sinal de referência do mesmo subquadro para estimativa de sinal de referência SINR para os grupos de elemento de recurso de controle, bem como subquadros futuros, passados e atuais. As informações de estado de canal que mapeiam todos os termos de sinal de referência-SINR para um valor de BLER podem ser determinadas off-line e pré-armazenadas no UE 106. Esta função pode mapear os 72 termos do sinal de referência SINR para um valor de estimativa de BLER para a palavra-código de PDCCH do Formato IA. Um exemplo de informações de estado de canal pode ser uma função que adota o sinal de referência SINR médio e a covariância de um sinal de referência SINR, que captura o nível médio e a variação de tempo-frequência do sinal de referência SINR, como argumentos de entrada e emite um valor de BLER. O valor de amplificação de potência considerado para a carga de PDCCH de Formato IA pode ser incluído nas informações de estado de canal. Alternativamente, a amplificação de potência pode ser adicionada aos termos do sinal de referência SINR para refletir o SINR correspondente aos grupos de elemento de recurso para os quais a carga de PDCCH é mapeada. As estimativas de BLER dos 5 subquadros podem, então, ser ponderadas para computar uma BLER média que é comparada com um limite, tal como 10%, para verificar se o critério fora de sincronização é satisfeito.
A determinação de fora de sincronização pode criar um processamento superior em relação ao caso quando o evento fora de sincronização é determinado com o uso, por exemplo, da medição de sinal de referência SINR de faixa estreita. Para corrigir isto, o UE 106 pode subdividir a janela de processamento fora de sincronização em duas partes. O UE 106 pode monitorar continuamente a potência recebida de sinal de referência de banda estreita (RSRP) ponderada sobre a duração da primeira parte. Uma vez que a medição do sinal de referência SINR de banda estreita se correlaciona com a métrica do tipo CQI de banda larga ou SINR por sub-banda para os elementos de recurso de PDCCH, um limite de verificação de sincronização pode ser usado para acionar a estimativa de BLER. Por exemplo, se o sinal de referência SINR de banda estreita cair abaixo do limite de sincronização escolhido pela implantação por ponderação do sinal de referência SINR sobre a primeira parte da janela de processamento, a segunda parte pode usar o limite de sincronização para acionar a busca por um evento fora de sincronização com o uso da abordagem de mapeamento de BLER.
A Figura 5 ilustra, em um fluxograma, uma modalidade de um método 500 de determinação se um enlace de rádio está fora de sincronização. O UE 106 pode manter um enlace de rádio com uma estação base (Bloco 502). Se o RSRP for menor que um limite de verificação de sincronização (Bloco 504), o UE 106 pode mapear as informações de estado de canal para o enlace de rádio com base no sinal recebido sobre uma largura de banda especificada (Bloco 506) . O UE 106 pode ajustar a faixa de falha com base em um parâmetro de carga, tal como um canal do tipo controle (Bloco 508). O canal do tipo controle pode ser um formato de transmissão específico, mapeamento de sub-portadora, configuração de antena de transmissão, amplificação de potência ou outros parâmetros. O formato de transmissão pode ser um tipo de código de correção de erro, tamanho de carga, taxa de código, tamanho de bloco, tipo de modulação ou outros formatos. O tipo de código de correção de erro pode ser um código de convolução, código de bloco, turbo-código ou outro códigos. O UE 106 pode estimar uma métrica para o enlace de rádio com base nas informações de estado de canal com o uso de um formato mais adequado para determinar se a falha de enlace de rádio está para ocorrer, ou o formato de falha (Bloco 510) . A métrica pode ser uma taxa de erro de bloco, informações mútuas médias por bit, razão sinal para ruído média, capacidade de canal ou outra métrica. Se a métrica estiver situada na faixa de falha (Bloco 512), o UE 106 pode designar o enlace de rádio como evento fora de sincronização (Bloco 514).
O UE 106 pode usar um formato diferente para determinar um evento em sincronização, com menos sobrecarga. O UE 106 pode usar símbolos de sinal de referência para obter informações de estado de canal por sub-banda para a região de controle de um subquadro. Uma sub-banda pode ser um elemento de canal de controle (CCE), grupo de elemento de recurso ou alguma outra agregação de subportadoras que contém os símbolos mapeados da palavra-código de PDCCH. Uma carga de PDCCH pode ter um formato específico, tal como Formato IA ou IC. O formato pode ter um tamanho de carga máximo específico, tal como 31 bits para 10 MHz; um nível de agregação mínimo específico aplicável à largura de banda, tal como um nível de agregação de 2; e uma palavra-código para mapeamento específica de subportadora que alcança a mínima diversidade de tempo-frequência. Alternativamente, o UE 106 pode usar um tamanho de carga típico, nível de agregação típico e uma palavra-código para mapeamento de subportadora típica. O UE 106 pode usar uma amplificação de potência mínima em relação ao sinal de referência, tal como -6 dB, ou uma amplificação de potência típica em relação ao sinal de referência, tal como 0 dB.
A estação base 104 não precisa transmitir realmente a carga de PDCCH do tipo considerado. O UE 106 pode calcular as informações de estado de canal por sub-banda para a subportadora sob a consideração de que a carga de PDCCH do tipo considerado foi transmitida. O UE 106 pode usar as informações de estado de canal por sub-banda para toda a palavra-código de PDCCH para o tipo considerado para obter uma estimativa de BLER para a palavra-código de PDCCH. O UE 106 pode obter a estimativa de BLER para cada um dos subquadros em um intervalo de processamento em sincronização, tal como um intervalo de 100 ms. O UE 106 pode ponderar estas estimativas sobre a duração de processamento em sincronização.
Para generalizar este mapeamento, o UE 106 pode definir informações de estado de canal que mapeiam todas as métricas de SINR por sub-banda ou do tipo informações de estado de canal a partir dos subquadros para uma única estimativa de BLER que é comparada com um limite para determinação do em evento de sincronização. O UE 106 pode definir um critério para detecção em sincronização como um evento no qual a estimativa de BLER média é menor que uma porcentagem definida sobre a duração de processamento em sincronização ou a estimativa de BLER é menor que uma porcentagem definida para o último número de subquadros definido.
Para avaliação em sincronização, o UE 106 pode usar Formato 1C, tendo em vista que as mensagens de resposta de bloco de informações do sistema (SIB), canal de paginação (PCH) e canal de acesso aleatório (RACH) são abordadas por este formato de PDCCH. Após o UE 106 ir para o estado em sincronização, o UE 106 pode tentar re-seleção de célula e enviar uma mensagem de RACH no enlace ascendente. As condições de sinal podem ser tais que a resposta de RACH e as transmissões de SIB sejam decodificáveis pelo UE 106. Adicionalmente, uma palavra-código do Formato 1C pode ter proteção de erro inferior, amplificação de potência mínima e mapeamento de subportadora que alcança diversidade de tempo-frequência mínima resultado no comportamento limitante. Alternativamente, o UE 106 pode usar qualquer outro formato de canal de controle típico com intenção de caracterizar o comportamento típico.
Em um exemplo, o UE 106 pode formar estimativas de BLER para cinco subquadros separados por 20 ms em uma janela de processamento de 100 ms com o propósito de avaliação em sincronização. Para um subquadro para o qual a BLER de PDCCH está sendo estimada, o UE 106 pode considerar que uma carga de Formato 1C de PDCCH de ~31 bits (para operação de 10 MHz) está sendo transmitida na região de controle nos primeiros três símbolos de OFDM no subquadro, iniciando a primeira CCE no espaço de busca comum em um nível de agregação de 2. O UE 106 pode identificar os grupos de elemento de recurso de tempo-frequência nos quais a palavra-código se torna mapeada e calcular o sinal de referência SINR para aqueles grupos de elemento de recurso. O UE 106 pode usar informações de estado de canal para determinar o BLER para aquele subquadro.
A Figura 6 ilustra, em um fluxograma, uma modalidade de um método 600 de determinação se um enlace de rádio está em sincronização. O UE 106 pode manter um enlace de rádio com uma estação base (Bloco 602) . O UE 106 pode mapear informações de estado de canal função para o enlace de rádio com base na subportadora sobre uma largura de banda especificada (Bloco 604). O UE 106 pode definir a faixa de recuperação com base em um parâmetro de carga, tal como canal do tipo controle (Bloco 606). O canal do tipo controle pode ser um formato de transmissão específico, mapeamento de sub-portadora, configuração de antena de transmissão, amplificação de potência ou outros parâmetros. O formato de transmissão pode ser um tipo de código de correção de erro, tamanho de carga, taxa de código, tamanho de bloco, tipo de modulação ou outros formatos. O tipo de código de correção de erro pode ser a código de convolução, código de bloco, turbo-código ou outros códigos. O UE 106 pode estimar a métrica para o enlace de rádio com base nas informações de estado de canal com o uso de um formato mais adequado para determinar se a recuperação do enlace de rádio está para ocorrer, ou formato de recuperação (Bloco 608). A métrica pode ser uma taxa de erro de bloco, informações mútuas médias por bit, razão de sinal para ruído média, capacidade de canal ou outra métrica. Se a métrica estiver situada na faixa de recuperação range (Bloco 610), o UE 106 pode designar o enlace de rádio como um evento em sincronização (Bloco 612).
As modalidades situadas no escopo da presente invenção também podem incluir meios legíveis por computador para executar ou ter instruções executáveis por computador ou estruturas de dados armazenadas nisso. Tais meios legíveis por computador podem ser quaisquer meios disponíveis que podem ser acessados por um computador de propósito geral ou propósito especial. A título de exemplo, e sem limitação, tais meios legíveis por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético ou qualquer outro meio que pode ser usado para portar ou armazenar meios de código de programa desejados na forma de instruções executáveis por computador ou estruturas de dados. Quando as informações são transferidas ou fornecidas por uma rede ou outra conexão de comunicações (com fio rígido, sem fio ou combinações dois mesmos) com um computador, o computador visualiza apropriadamente a conexão como um meio legível por computador. Dessa forma, qualquer conexão é apropriadamente denominada como meio legível por computador. As combinações do que fora supracitado também devem estar incluídas no escopo dos meios legíveis por computador.
As modalidades também podem ser praticadas em ambientes computacionais distribuídos em que tarefas são executadas por dispositivos de processamento remoto e local que são ligados (tanto por ligações com fio rígido, ligações sem fio ou por uma combinação dos mesmos) através de uma rede de comunicações.
As instruções executáveis por computador incluem, por exemplo, instruções e dados que fazem com que um computador com propósito geral, computador com propósito especial ou dispositivo de processamento com propósito especial execute uma certa função ou grupo de funções. As instruções executáveis por computador também incluem módulos de programa que são executados por computadores em ambiente de rede ou autônomos. Em geral, os módulos de programa incluem rotinas, programas, objetos, componentes e estruturas de dados, etc. que executam tarefas particulares ou implantam tipos de dados particulares abstratos. As instruções executáveis por computador, estruturas de dados associadas e módulos de programa representam exemplos dos meios de código de programa para executar as etapas dos métodos apresentados no presente documento. A sequência particular de tais instruções executáveis ou estruturas de dados associadas representa exemplos de atos correspondentes para implantar as funções descritas em tais etapas.
Embora a descrição acima possa conter detalhes específicos, estes não devem ser interpretados como limitantes das reivindicações de forma alguma. Outras configurações das modalidades da invenção descritas são parte do escopo desta invenção. Por exemplo, os princípios da invenção podem ser aplicados a cada usuário individual em que cada usuário pode empregar individualmente tal sistema. Isto permite que cada usuário utilize os benefícios da invenção mesmo se qualquer um dentre o grande número de aplicações possíveis não necessite da funcionalidade descrita no presente documento. Em outras palavras, pode haver múltiplos exemplos de dispositivos eletrônicos que processam individualmente o conteúdo de várias formas possíveis. Isto não precisa necessariamente ser um sistema usado por todos os usuários finais. Consequentemente, as reivindicações em anexo e seus equivalentes legais devem somente definir a invenção, de preferência, quaisquer exemplos específicos dados.

Claims (16)

  1. Método (400) para detectar um status de um enlace de rádio compreendendo receber um sinal de enlace descendente transmitido a partir de uma estação base de rede, caracterizado por:
    receber (402) um sinal de enlace descendente em um transceptor compreende receber um sinal de referência transmitido a partir de uma estação base de rede,
    em que o método compreende ainda:
    monitorar (404) um status de sincronização associado ao enlace de rádio;
    considerar uma transmissão de uma palavra-código de um tipo de carga a partir da estação base;
    estimar (408) uma taxa de erro de bloco aplicável à palavra-código considerada do tipo de carga com base no sinal de referência; e
    determinar (410) o status de sincronização a partir da taxa de erro de bloco.
  2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda:
    determinar (406) informações de estado de canal a partir do sinal de referência; e
    estimar a estimativa de taxa de erro de bloco aplicável à palavra-código considerada do tipo de carga com base na informações de estado de canal.
  3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender ainda:
    estimar a partir das informações de estado de canal uma taxa de erro de bloco média sobre uma janela de observação de tempo; e
    determinar se o enlace de rádio tem um evento fora de sincronização com base em se a taxa de erro de bloco média ultrapassa uma quantidade pré-determinada.
  4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por compreender ainda:
    definir a faixa de falha com base em pelo menos um parâmetro de carga; e
    determinar (514) se o enlace de rádio tem um evento fora de sincronização com base em se uma métrica está situada na faixa de falha.
  5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o parâmetro de carga é pelo menos um dentre um formato de transmissão específico, um mapeamento de sub-portadora, uma configuração de antena de transmissão ou uma amplificação de potência.
  6. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por compreender ainda determinar o evento fora de sincronização para o enlace de rádio se uma intensidade de sinal estiver abaixo de um limite de verificação de sincronização.
  7. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por compreender ainda:
    estimar, a partir das informações de estado de canal, uma métrica de pelo menos um dentre uma taxa de erro de bloco, informações mútuas médias por bit, razão de sinal para ruído média ou capacidade de canal com o uso de um formato de recuperação; e
    determinar (612) se o enlace de rádio tem um evento em sincronização com base em se a métrica está situada em uma faixa de recuperação.
  8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por compreender ainda definir a faixa de recuperação com base em pelo menos um parâmetro de carga.
  9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda mapear as informações de estado de canal sobre uma largura de banda especificada.
  10. Aparelho de telecomunicações para detectar um status de um enlace de rádio, compreendendo um transceptor (302) e um processador (304) acoplado ao transceptor, caracterizado por compreender:
    o transceptor (302) configurado para receber um sinal de referência transmitido a partir de uma estação de base,
    o processador (304) configurado para monitorar um status de sincronização associado ao enlace de rádio;
    o processador (304) configurado para considerar uma transmissão de uma palavra-código de um tipo de carga a partir da estação base;
    o processador (304) configurado para estimar uma taxa de erro de bloco aplicável à palavra-código considerada do tipo de carga com base no sinal de referência; e
    o processador (304) configurado para determinar o status de sincronização a partir da taxa de erro de bloco.
  11. Aparelho de telecomunicações, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o processador (304) determina informações de estado de canal a partir do sinal de referência e estima a partir das informações de estado de canal uma métrica de pelo menos uma dentre uma taxa de erro de bloco, informações mútuas médias por bit, razão de sinal para ruído média ou capacidade de canal com o uso de um formato de falha, e
    o processador (304) determina se o enlace de rádio tem um evento fora de sincronização com base em se a métrica está situada em uma faixa de falha.
  12. Aparelho de telecomunicações, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a faixa de falha é baseada em pelo menos um parâmetro de carga.
  13. Aparelho de telecomunicações, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o processador (304) determina o evento fora de sincronização para o enlace de rádio se uma intensidade de sinal estiver abaixo de um limite de verificação de sincronização.
  14. Aparelho de telecomunicações, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o processador (304) determina informações de estado de canal a partir do sinal de referência e estima, a partir das informações de estado de canal, uma métrica de pelo menos um dentre uma taxa de erro de bloco, informações mútuas médias por bit, razão de sinal para ruído média ou capacidade de canal com o uso de um formato de recuperação, e
    o processador (304) determina se o enlace de rádio tem um evento em sincronização com base em se a métrica está situada em uma faixa de recuperação.
  15. Aparelho de telecomunicações, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que a faixa de recuperação é baseada em pelo menos um parâmetro de carga.
  16. Aparelho de telecomunicações, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o parâmetro de carga corresponde ao Formato 1C de PDCCH.
BRPI0917545-8A 2008-08-08 2009-07-13 Método e aparelho de telecomunicações para detectar um status de um enlace de rádio BRPI0917545B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/188,830 US8300757B2 (en) 2008-08-08 2008-08-08 Methods for detection of failure and recovery in a radio link
US12/188,830 2008-08-08
PCT/US2009/050349 WO2010016996A1 (en) 2008-08-08 2009-07-13 Methods for detection of failure and recovery in a radio link

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0917545A2 BRPI0917545A2 (pt) 2015-11-17
BRPI0917545B1 true BRPI0917545B1 (pt) 2020-09-24

Family

ID=40943613

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0917545-8A BRPI0917545B1 (pt) 2008-08-08 2009-07-13 Método e aparelho de telecomunicações para detectar um status de um enlace de rádio

Country Status (11)

Country Link
US (3) US8300757B2 (pt)
EP (1) EP2314112B1 (pt)
JP (1) JP5224485B2 (pt)
KR (1) KR101261701B1 (pt)
CN (1) CN102119562B (pt)
BR (1) BRPI0917545B1 (pt)
ES (1) ES2477547T3 (pt)
MX (1) MX2011001430A (pt)
RU (1) RU2480960C2 (pt)
TW (1) TWI467955B (pt)
WO (1) WO2010016996A1 (pt)

Families Citing this family (48)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7701844B2 (en) 2005-02-09 2010-04-20 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for recognizing radio link failures associated with HSUPA and HSDPA channels
US8300757B2 (en) 2008-08-08 2012-10-30 Motorola Mobility Llc Methods for detection of failure and recovery in a radio link
US8787177B2 (en) * 2008-11-03 2014-07-22 Apple Inc. Techniques for radio link problem and recovery detection in a wireless communication system
US8457112B2 (en) * 2008-11-07 2013-06-04 Motorola Mobility Llc Radio link performance prediction in wireless communication terminal
US8442021B2 (en) 2008-11-07 2013-05-14 Motorola Mobility Llc Radio link performance prediction in wireless communication terminal
KR101697596B1 (ko) * 2009-01-29 2017-01-18 엘지전자 주식회사 전송 전력을 제어하는 방법 및 이를 위한 장치
KR101652841B1 (ko) * 2009-02-02 2016-08-31 삼성전자 주식회사 반송파 결합을 지원하는 셀룰러 무선 통신시스템을 위한 라디오 링크 제어 방법 및 장치
CN101925109B (zh) 2009-06-16 2012-12-26 华为技术有限公司 一种控制信道映射的方法和装置
CA2765513C (en) * 2009-06-16 2015-08-11 Huawei Technologies Co., Ltd. Method and apparatus for mapping and detecting control channel
US8611277B2 (en) * 2009-06-22 2013-12-17 Motorola Mobility Llc Reselection in a wireless communication system
CN101998474B (zh) * 2009-08-13 2012-07-18 电信科学技术研究院 一种载波聚合技术中的无线链路失败判决方法及装置
EP2526638B1 (en) * 2010-01-21 2018-02-28 Nokia Technologies Oy Mutual information based signal to interference plus noise ratio estimator for radio link monitoring
CN108964860B (zh) * 2010-04-06 2023-05-12 北京禾怡管理咨询有限公司 一种信道状态信息的传输方法及用户设备及基站
WO2011129734A1 (en) * 2010-04-12 2011-10-20 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) A method and apparatus for reference signal muting detection in a wireless communication network
US8712401B2 (en) * 2010-04-16 2014-04-29 Qualcomm Incorporated Radio link monitoring (RLM) and reference signal received power (RSRP) measurement for heterogeneous networks
US9277540B2 (en) * 2010-05-12 2016-03-01 Qualcomm Incorporated System, apparatus and method for control channel configuration in wireless communication systems
TWI478529B (zh) * 2010-08-31 2015-03-21 Hon Hai Prec Ind Co Ltd 用戶端裝置及其恢復網路連接的方法
US20120113961A1 (en) * 2010-11-08 2012-05-10 Motorola Mobility, Inc. Interference Measurements in Enhanced Inter-Cell Interference Coordination Capable Wireless Terminals
US20120122472A1 (en) 2010-11-12 2012-05-17 Motorola Mobility, Inc. Positioning Reference Signal Assistance Data Signaling for Enhanced Interference Coordination in a Wireless Communication Network
CN102480795B (zh) * 2010-11-24 2015-04-22 中国移动通信集团公司 调整ue的下行授权物理下行控制信道的方法和基站
CN102694618B (zh) * 2011-03-23 2015-05-13 联芯科技有限公司 空闲状态下失步检测方法及终端设备
CN102265543B (zh) * 2011-06-10 2014-03-12 华为技术有限公司 修正信道质量指示值的方法和设备
US9912439B2 (en) 2011-11-10 2018-03-06 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for sending channel state information using subframe-dependent control channel formats
CN102546137B (zh) * 2011-12-29 2014-09-17 华为技术有限公司 无线链路的检测方法及装置
US8995366B2 (en) * 2012-03-23 2015-03-31 Google Technology Holdings LLC Radio link monitoring in a wireless communication device for a enhanced control channel
JP5642102B2 (ja) * 2012-03-27 2014-12-17 ソフトバンクモバイル株式会社 Ofdm伝送システムにおける受信装置及び無線通信制御方法
US9198070B2 (en) 2012-05-14 2015-11-24 Google Technology Holdings LLC Radio link monitoring in a wireless communication device
US8982693B2 (en) 2012-05-14 2015-03-17 Google Technology Holdings LLC Radio link monitoring in a wireless communication device
EP2665207B1 (en) * 2012-05-15 2018-04-18 MStar Semiconductor, Inc. User Equipment and Method for Radio Link Monitoring
WO2015042965A1 (zh) * 2013-09-30 2015-04-02 富士通株式会社 信号测量方法、用户设备以及基站
EP3054720B1 (en) 2013-10-31 2018-12-12 Huawei Technologies Co., Ltd. Method and apparatus for transmitting broadcast multicast signal-frequency network measurement data
WO2015114209A1 (en) * 2014-01-31 2015-08-06 Nokia Corporation Bler measurements for mbms
DE102014103702B4 (de) * 2014-03-18 2017-08-03 Intel IP Corporation Verfahren und Vorrichtung zum Verarbeiten von Ressourcenblöcken
WO2016065108A1 (en) * 2014-10-22 2016-04-28 Qualcomm Incorporated Handling of user equipment pages in radio resource control connected mode
US10187876B2 (en) * 2015-01-12 2019-01-22 Qualcomm Incorporated Techniques for handling channel state information (CSI) in ultra low latency (ULL) LTE
US9780847B2 (en) * 2015-03-27 2017-10-03 Qualcomm Incorporated Channel feedback design for frequency selective channels
CA3008184A1 (en) 2016-02-04 2017-08-10 Aerial Technologies Inc. Systems and methods for sensing an environment with wireless communication signals
CN105898686B (zh) * 2016-06-12 2019-09-24 成都信息工程大学 一种无线链路失败恢复的方法及用户设备
CN109792309B (zh) 2016-08-10 2021-12-31 瑞典爱立信有限公司 传输块内的校验位置
CN112654095B (zh) * 2017-01-05 2022-10-25 华为技术有限公司 传输数据的方法、网络设备和终端设备
CN108696337B (zh) * 2017-04-06 2022-04-12 派莱索技术有限责任公司 用于编码和调制用于无线传输的数据的方法和装置
CN109151982B (zh) 2017-06-16 2022-04-19 大唐移动通信设备有限公司 一种无线电链路监测方法及装置
CN110234170B (zh) * 2018-03-06 2020-09-01 上海朗帛通信技术有限公司 一种被用于无线通信的用户设备、基站中的方法和装置
CN110611933B (zh) * 2018-06-15 2021-06-01 维沃移动通信有限公司 一种链路质量监测方法及终端
CN112753252A (zh) * 2018-09-26 2021-05-04 株式会社Ntt都科摩 用户装置
CN113891469A (zh) * 2019-05-23 2022-01-04 上海朗帛通信技术有限公司 一种用于无线通信的通信节点中的方法和装置
US20230327790A1 (en) * 2020-07-03 2023-10-12 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Ue and method
WO2022077436A1 (en) * 2020-10-16 2022-04-21 Nokia Shanghai Bell Co., Ltd. Monitoring data processing model for channel information recovery

Family Cites Families (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU7173694A (en) * 1993-06-25 1995-01-17 Omniplex, Inc. Determination of location using time-synchronized cell site transmissions
FI103856B1 (fi) 1996-11-15 1999-09-30 Nokia Telecommunications Oy Dynaaminen kanava-allokointi
US6782066B1 (en) * 1998-06-16 2004-08-24 3Com Corporation Method and system for detecting frame slips in a digital communications channel
JP3120792B2 (ja) * 1998-09-11 2000-12-25 日本電気株式会社 スペクトラム拡散通信方法及びスペクトラム拡散通信装置
US6725054B1 (en) 1999-06-28 2004-04-20 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method of controlling forward link power when in discontinuous transmission mode in a mobile communication system
US6625467B2 (en) 2000-07-13 2003-09-23 Qualcomm, Incorporated Method and apparatus for performing idle mode reacquisition and handoff in an asynchronous communication system
JP2002101006A (ja) * 2000-09-20 2002-04-05 Sharp Corp スペクトル拡散通信システムで用いられる受信装置および送信装置
US7281057B2 (en) 2002-04-29 2007-10-09 Harris Corporation Hierarchical mobile ad-hoc network and methods for performing reactive routing therein
RU2304850C2 (ru) * 2002-11-26 2007-08-20 Квэлкомм Инкорпорейтед Способ и устройство детектирования пакета данных в системе связи umts (варианты)
KR100547798B1 (ko) * 2003-12-01 2006-01-31 삼성전자주식회사 광대역 무선 접속 통신 시스템에서 동기를 잃어버림에따른 단말기의 파워 세이브 방법
JP2005253055A (ja) * 2004-02-05 2005-09-15 Nec Corp 同期判定制御装置および同期判定制御方法
JP2006121159A (ja) * 2004-10-19 2006-05-11 Matsushita Electric Ind Co Ltd 同期判定回路、無線通信装置及び同期判定方法
US8971461B2 (en) 2005-06-01 2015-03-03 Qualcomm Incorporated CQI and rank prediction for list sphere decoding and ML MIMO receivers
CN101189823B (zh) 2005-06-01 2013-11-27 高通股份有限公司 用于列表球解码及ml mimo接收机的cqi和秩预测的方法和装置
US9184898B2 (en) * 2005-08-01 2015-11-10 Google Technology Holdings LLC Channel quality indicator for time, frequency and spatial channel in terrestrial radio access network
KR100668665B1 (ko) * 2005-11-22 2007-01-12 한국전자통신연구원 무선 휴대 인터넷 시스템에서 채널 모드 전환 방법
JP4826629B2 (ja) * 2006-03-31 2011-11-30 日本電気株式会社 移動通信端末、該移動通信端末に用いられる同期判定回路、制御方法、及び同期判定制御プログラム
RU2425452C2 (ru) * 2006-05-05 2011-07-27 Интердиджитал Текнолоджи Корпорейшн Процедуры детектирования отказа радиоканала в восходящей и нисходящей линиях систем долгосрочной эволюции и устройство для них
KR20080008801A (ko) * 2006-07-21 2008-01-24 삼성전자주식회사 패킷 전송 기반 통신 시스템에서 라디오 링크 상태를판단하는 방법 및 장치
JP2008092383A (ja) * 2006-10-04 2008-04-17 Nec Corp 無線特性測定システム及びその測定方法
JP4917648B2 (ja) * 2006-10-05 2012-04-18 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) チャネル品質指標(cqi)値の予測方法
WO2008073144A1 (en) 2006-12-14 2008-06-19 Thomson Licensing Rateless encoding in communication systems
EP1947812B1 (en) 2007-01-17 2016-10-19 BlackBerry Limited Methods and apparatus for use in switching user account data and operations between two different mobile communication devices
PL3557917T3 (pl) 2007-02-06 2020-09-21 Nokia Technologies Oy Sposób i urządzenie do zapewnienia wydajnej komunikacji nieciągłej
EP2123088B1 (en) * 2007-03-12 2013-09-11 Nokia Corporation Apparatus and method providing auxillary handover command
JP5138293B2 (ja) * 2007-07-05 2013-02-06 富士通株式会社 受信ダイバーシチを制御する通信装置および方法
KR101505687B1 (ko) * 2007-11-05 2015-03-31 엘지전자 주식회사 무선통신 시스템에서 전력제어 방법
FR2926360B1 (fr) * 2008-01-11 2012-10-19 Dcns Opercule arriere deformable pour conteneur de missile, comportant un cadre de support aval
US8675537B2 (en) * 2008-04-07 2014-03-18 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for using MBSFN subframes to send unicast information
US7986758B2 (en) 2008-05-30 2011-07-26 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Synchronization detection using bandwidth and antenna configuration
US8406171B2 (en) * 2008-08-01 2013-03-26 Texas Instruments Incorporated Network MIMO reporting, control signaling and transmission
US8300757B2 (en) 2008-08-08 2012-10-30 Motorola Mobility Llc Methods for detection of failure and recovery in a radio link
JP2012503450A (ja) 2008-09-22 2012-02-02 インターデイジタル パテント ホールディングス インコーポレイテッド Drxモードにおけるlte無線リンク障害判定のための方法および装置
US8787177B2 (en) 2008-11-03 2014-07-22 Apple Inc. Techniques for radio link problem and recovery detection in a wireless communication system
GB0820309D0 (en) 2008-11-06 2008-12-17 Middlesex University Higher Ed Detection of cancer
US8442021B2 (en) 2008-11-07 2013-05-14 Motorola Mobility Llc Radio link performance prediction in wireless communication terminal
US8457112B2 (en) 2008-11-07 2013-06-04 Motorola Mobility Llc Radio link performance prediction in wireless communication terminal
US8755753B2 (en) * 2010-10-29 2014-06-17 Samsung Electronics Co., Ltd. Apparatus and method for channel measurement in radio link monitoring in a wireless network

Also Published As

Publication number Publication date
US8300757B2 (en) 2012-10-30
JP2011530210A (ja) 2011-12-15
KR20110026522A (ko) 2011-03-15
RU2480960C2 (ru) 2013-04-27
US20120327984A1 (en) 2012-12-27
US20100034092A1 (en) 2010-02-11
US20130315358A1 (en) 2013-11-28
EP2314112A1 (en) 2011-04-27
EP2314112B1 (en) 2014-06-25
CN102119562B (zh) 2014-03-26
US9451567B2 (en) 2016-09-20
ES2477547T3 (es) 2014-07-17
TW201012116A (en) 2010-03-16
RU2011108257A (ru) 2012-09-20
JP5224485B2 (ja) 2013-07-03
TWI467955B (zh) 2015-01-01
KR101261701B1 (ko) 2013-05-09
US8565350B2 (en) 2013-10-22
BRPI0917545A2 (pt) 2015-11-17
MX2011001430A (es) 2011-05-19
CN102119562A (zh) 2011-07-06
WO2010016996A1 (en) 2010-02-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0917545B1 (pt) Método e aparelho de telecomunicações para detectar um status de um enlace de rádio
JP5369305B2 (ja) 無線通信デバイスにおける無線リンク同期
US8995366B2 (en) Radio link monitoring in a wireless communication device for a enhanced control channel
US20130252606A1 (en) Radio Link Monitoring in a Wireless Communication Device For an Enhanced Control Channel
US20180026755A1 (en) Method and apparatus for reducing harq feedback latency
BR122017004766A2 (pt) Método e sistema para melhorar a provisão de link de um sistema sem fio
BRPI0921603B1 (pt) terminal de comunicação sem fio e método em um terminal de comunicação sem fio
BR112012000870B1 (pt) Método e sistema para melhorar a provisão de link de um sistema sem fio

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: MOTOROLA MOBILITY LLC (US)

B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: MOTOROLA MOBILITY LLC (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: GOOGLE TECHNOLOGY HOLDINGS LLC (US)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure

Free format text: EXIGENCIA PRELIMINAR 6.21

B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 56/00

Ipc: H04W 56/00 (2009.01), H04W 24/06 (2009.01)

B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/09/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.