BRPI0915998B1 - Dispositivo para coleta de ostomia - Google Patents

Dispositivo para coleta de ostomia Download PDF

Info

Publication number
BRPI0915998B1
BRPI0915998B1 BRPI0915998-3A BRPI0915998A BRPI0915998B1 BR PI0915998 B1 BRPI0915998 B1 BR PI0915998B1 BR PI0915998 A BRPI0915998 A BR PI0915998A BR PI0915998 B1 BRPI0915998 B1 BR PI0915998B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
adhesive
bandage
fact
layer
soft
Prior art date
Application number
BRPI0915998-3A
Other languages
English (en)
Inventor
Anders Bach
Esben Stroebech
Mads Lykke
Original Assignee
Coloplast A/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40380518&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0915998(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Coloplast A/S filed Critical Coloplast A/S
Publication of BRPI0915998A2 publication Critical patent/BRPI0915998A2/pt
Publication of BRPI0915998B1 publication Critical patent/BRPI0915998B1/pt
Publication of BRPI0915998B8 publication Critical patent/BRPI0915998B8/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/44Devices worn by the patient for reception of urine, faeces, catamenial or other discharge; Portable urination aids; Colostomy devices
    • A61F5/443Devices worn by the patient for reception of urine, faeces, catamenial or other discharge; Portable urination aids; Colostomy devices having adhesive seals for securing to the body, e.g. of hydrocolloid type, e.g. gels, starches, karaya gums
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61LMETHODS OR APPARATUS FOR STERILISING MATERIALS OR OBJECTS IN GENERAL; DISINFECTION, STERILISATION OR DEODORISATION OF AIR; CHEMICAL ASPECTS OF BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES; MATERIALS FOR BANDAGES, DRESSINGS, ABSORBENT PADS OR SURGICAL ARTICLES
    • A61L24/00Surgical adhesives or cements; Adhesives for colostomy devices
    • A61L24/001Use of materials characterised by their function or physical properties

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Dispersion Chemistry (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Surgery (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)

Abstract

dispositivo para coleta de ostomia a presente invenção refere-se a um dispositivo para coleta de ostomia para fixação ao corpo, compreendendo uma bolsa para coleta e uma bandagem adesiva, a bandagem compreende uma camada adesiva macia e uma camada de suporte, em que a bandagem é mais elástica em uma primeira direção do que em uma segunda direção. a natureza anisotrópica da bandagem facilita uma bandagem flexível durante o uso e garante fácil remoção

Description

Antecedentes da Invenção Campo da Invenção
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo para coleta de ostomia para fixação à pele humana.
Descrição da Técnica Relacionada
[002] Dispositivos de coleta para coletar resíduos corporais, aparelhos de ostomia, ataduras para drenar feridas ou fístulas ou dispositivos para coletar urina são usualmente na forma de um receptáculo, por exemplo, um saco, bolsa ou tubo para receber o resíduo, conectado a uma bandagem adesiva que pode ser presa à pele do paciente. A bandagem é tipicamente na forma de uma camada de suporte revestida na superfície virada para a pele com uma camada adesiva e a bandagem pode adicionalmente ser proporcionada com um orifício para acomodar a abertura do corpo. O tamanho e forma do dito orifício podem muitas vezes ser adaptados individualmente para se ajustar à anatomia do paciente.
[003] Para muitas aplicações médicas, uma adesão segura é frequentemente a propriedade mais importante em um dado dispositivo, por exemplo, para dispositivos de ostomia, que são colocados na pele abdominal. Por isso, tradicionalmente adesivos de alto módulo, absorventes e bastante agressivos são usados em combinação com um apoio de alto módulo robusto para facilitar a ancoragem e remoção do dispositivo. Embora seja possível produzir dispositivos com adesão muito boa e segura e uma razoável facilidade de remoção sem alongamento excessivo neste sentido, o conforto para transporte é limitado devido ao sistema rígido e inflexível, que tende a estressar a pele abdominal e produzir uma sensação "semelhante a placa" durante o uso.
[004] Dispositivos de ostomia, aplicados no abdômen de um usuário, são expostos a estresse muito grave durante os movimentos do usuário. Especialmente, em direção vertical, por exemplo, quando o usuário está flexionando ou alongando, a bandagem é afetada. A pele abdominal tem alta flexibilidade, especialmente na direção vertical onde uma deformação de até 40% é vista durante flexão ou alongamento. Na direção horizontal, tais altas deformações não são vistas.
[005] Verificou-se que com uma combinação de um adesivo de baixo módulo e correspondentes camadas de suporte de baixo módulo, dispositivos podem ser produzidos, os quais são muito confortáveis para uso e que têm uma adesão muito boa e segura devido ao adesivo macio e baixo módulo que possibilitam à bandagem seguir os movimentos do corpo.
[006] Entretanto, uma desvantagem desses aparelhos é que eles, devido ao baixo módulo, são difíceis de remover visto que eles irão esticar e alongar durante o destacamento.
Sumário de Invenção
[007] É um objetivo de uma modalidade da invenção proporcionar um dispositivo de ostomia que seja macio e flexível e capaz de seguir os movimentos da pele e ainda fácil de destacar da pele. Isto é alcançado introduzindo-se anisotropia à bandagem adesiva, de um modo que a bandagem seja mais elástica na direção vertical do usuário do que na direção horizontal, e assim é facilmente destacável quando descolada da pele em uma direção específica.
Descrição Detalhada da Invenção
[008] Em uma modalidade da invenção, um dispositivo para coleta de ostomia para fixação ao corpo compreende uma bolsa de coleta e uma bandagem adesiva, a bandagem compreendendo uma camada adesiva macia e uma camada de suporte, e a bandagem sendo mais elástica em uma primeira direção do que em uma segunda direção.
[009] Verificou-se recentemente que um dispositivo de ostomia macio com alta adesão, alto grau de conforto para o usuário e mínima elasticidade durante a remoção, pode ser obtido usando uma construção de dispositivo anisotrópica. A bandagem adesiva do dispositivo de acordo com a invenção tem um baixo módulo em uma primeira direção e um módulo superior em uma segunda direção.
[0010] Tipicamente, em materiais anisotrópicos, a direção do módulo mais alto é perpendicular à direção do módulo mais baixo. Nesses casos, a direção do módulo baixo é aplicada na direção onde ocorre mais flexão e alongamento, permitindo que a pele do usuário se mova relativamente livre e simultaneamente proteja o dispositivo contra altas tensões, o que pode resultar em destacamento e falha não desejados. A alta flexibilidade garante um alto conforto ao usuário durante o uso do dispositivo. Assim, a direção de alto módulo é aplicada substancialmente perpendicular à direção do estiramento, assim causando o menor desconforto para o usuário e colocando o menor estresse sobre o dispositivo ainda permitindo que o dispositivo seja removido na direção com elasticidade reduzida da bandagem durante descolamento da pele.
[0011] Em camadas anisotrópicas feitas de pano tecido, a direção de módulo menor é na direção diagonal. Esta direção é em um ângulo de 45° às direções de módulo mais alto, que são nas direções da urdidura e trama. Quando, por exemplo, usando um pano tecido como uma camada anisotrópica, a direção diagonal flexível deve ser na direção vertical do usuário quando se levantando. Novamente, neste sentido, a direção mais flexível no pano é na direção do usuário onde ele ou ela faz o maior alongamento da pele.
[0012] O adesivo da bandagem é macio a fim de que toda a bandagem seja capaz de alongar. Por camada adesiva macia deve ser entendido um adesivo com um módulo G* complexo conforme definido aqui de menos do que 50 kPa medido a 32 °C e 1 Hz.
[0013] Em uma modalidade preferida, o adesivo macio tem um módulo G* complexo de menos do que 20 kPa medido a 32°C e 1 Hz.
[0014] Aqui, define-se a primeira direção na bandagem como a direção do módulo de elasticidade mais baixo e a segunda direção como a direção de módulo mais alto. As duas direções são usualmente perpendiculares entre si, porém em alguns casos podem, por exemplo, quando usando panos tecidos, ser em um ângulo de 45° entre si.
[0015] Por anisotrópico, deve ser entendido que o material está exibindo propriedades elásticas com diferentes valores quando medido em diferentes direções, neste caso uma força mais baixa é necessária para esticar o material (bandagem, película e/ou adesivo) em uma primeira direção do que em uma segunda direção. Aqui, entende-se que a bandagem é anisotrópica quando a força elástica média na primeira direção é de menos do que 90% da força elástica média na segunda direção a 10% de tensão. Mais preferivelmente, a bandagem é anisotrópica quando a força elástica média na primeira direção é de menos do que 80% da força elástica média, ainda mais preferivelmente menos do que 50% na segunda direção a 10% de tensão.
[0016] O dispositivo é especialmente bem adequado para aplicações de ostomia, onde a demanda por adesão e ancoragem segura do dispositivo é extrema. Para prender o adesivo com segurança, adesivos para dispositivos de ostomia são tipicamente bastante agressivos, o que resulta em uma força de destacamento relativamente alta. Para dispositivos confortáveis macios, uma alta força de destacamento pode causar alongamento excessivo e indesejado quando o dispositivo é removido. Usando um dispositivo de acordo com a presente invenção, este problema é resolvido.
[0017] O dispositivo da invenção é bem- adequado para aplicações onde o dispositivo deve ser fixado a uma parte do corpo com um alto grau de movimento da pele, por exemplo, pele abdominal.
[0018] Provendo a bandagem com propriedades anisotrópicas, é surpreendentemente possível obter um dispositivo sendo altamente flexível e elástico em uma direção e ainda fácil de remover quando descolado da pele a partir de uma segunda direção onde a elasticidade da bandagem é mais limitada.
[0019] Em uma modalidade preferida, a força elástica média a 20% é menos do que 2 N/2,5 cm na primeira direção e a força elástica média a 10% é menos do que 3 N/2,5 cm na segunda direção.
[0020] É preferido que a primeira direção seja substancialmente perpendicular à segunda direção. Por substancialmente perpendicular deve ser entendido que o ângulo entre as primeira e segunda direções é entre 80 e 100 graus. A orientação é preferivelmente de modo que a primeira direção é vertical quando aplicada ao abdômen de um usuário em pé, assim provendo o dispositivo com o máximo alongamento na direção vertical de flexão e baixo alongamento na direção horizontal facilitando a remoção sem alongamento excessivo se descolado da pele no sentido transversal ao módulo alto. A bandagem pode ser provida com marcações sinalizando a direção ótima de descolamento da pele. As marcas podem ser na forma de marcas visuais e/ou elas podem ser na forma de, por exemplo, na forma de estrias ou protuberâncias deprimidas ou elevadas na superfície não virada para a pele da bandagem.
[0021] As propriedades anisotrópicas da bandagem podem ser alcançadas provendo um ou mais dos componentes da bandagem com as propriedades desejadas. Em uma modalidade preferida da invenção, a bandagem pode compreender uma camada anisotrópica.
[0022] Uma camada anisotrópica pode ser incorporada na camada adesiva ou ela pode estar localizada entre a camada de suporte e a camada adesiva. Em uma modalidade da invenção, a camada anisotrópica está localizada sobre a superfície não virada para a pele da camada de suporte.
[0023] Em uma modalidade da invenção, o adesivo é anisotrópico. As propriedades podem, por exemplo, ser proporcionadas ao adesivo por meio de uma aplicação ou por incorporação de fibras, não-tecido ou uma camada de película.
[0024] Em uma modalidade preferida da invenção, a camada de suporte é anisotrópica.
[0025] Películas ou panos anisotrópicos são bem- conhecidos. A camada anisotrópica pode ser uma película, tecido, não-tecido, fibra, malha, pano, têxtil, laminado ou espuma ou combinações dos mesmos.
[0026] A camada de suporte do dispositivo da presente invenção é preferivelmente na forma de uma película de polímero, revestimento, laminado, têxtil ou não-tecido. A camada de suporte é preferivelmente uma película altamente flexível, sendo forte o suficiente para fixação de, por exemplo, acoplamentos e/ou bolsa e para remoção do dispositivo em uma peça, porém macia o suficiente para seguir os movimentos do corpo.
[0027] Em uma modalidade, a camada de suporte é uma película de poliuretano opcionalmente um laminado ou uma película co-extrudada.
[0028] Preferivelmente, a camada de suporte tem elementos termoplásticos que possibilitam a soldagem de, por exemplo, uma bolsa ou anel de acoplamento à bandagem adesiva. A espessura preferida da camada de suporte é entre 15-60 pm, a fim de manter a maciez da bandagem adesiva.
[0029] De acordo com uma modalidade, a camada de suporte é película de múltiplas camadas. Cada camada da película dá propriedades especiais à camada de suporte. Uma camada espessa soldável garante boa união à bolsa ou acoplamento e uma camada macia mais espessa garante as propriedades mecânicas. Em uma modalidade da invenção, a camada de suporte é impermeável a vapor.
[0030] O adesivo da bandagem pode ser qualquer adesivo macio adequado. Adesivos preferidos são adesivos em gel macios, como adesivos de silicone ou poliuretano. Um adesivo especialmente preferido é um sistema adesivo reticulado à base de polímero de óxido de polialquileno e organossiloxano.
[0031] Em uma modalidade preferida da invenção, o adesivo compreende acetato de vinil etileno.
[0032] O adesivo compreendendo acetato de vinil etileno pode adequadamente ser um adesivo conhecido na técnica, tal como a composição adesiva descrita, por exemplo, no pedido de patente dinamarquês PA 2007 01003.
[0033] Em uma modalidade preferida da invenção, o adesivo compreende poliacrilato.
[0034] Em uma modalidade preferida da invenção, a bandagem adesiva compreende a combinação de um adesivo compreendendo um sistema adesivo reticulado à base de polímero de óxido de polialquileno e organossiloxano e uma camada de suporte de módulo baixo. A construção macia facilita fácil adaptação a cicatrizes, irregularidades e dobras da pele. O dispositivo pode ser removido com dor mínima devido à extrema flexibilidade e nenhuma célula da pele é retirada e, assim, não ocorre trauma à pele. O adesivo macio tem uma ampla face de descolamento da pele e boa tenacidade (tenancy) durante uso. A reposição do adesivo também é possível sem perda de adesão.
[0035] A camada adesiva pode ser absorvente de umidade. A absorvência do adesivo pode ser alcançada incorporando material absorvente no adesivo, por exemplo, na forma de partículas absorventes ou sal.
[0036] A camada adesiva do dispositivo da invenção pode, em uma modalidade preferida da invenção, compreender um sistema adesivo reticulado à base de polímero de óxido de polialquileno e organossiloxano.
[0037] De acordo com uma modalidade da invenção, a camada adesiva da bandagem compreende o produto da reação de: (i) um polímero de óxido de polialquileno tendo um ou mais grupos terminais insaturados e (ii) um organossiloxano compreendendo um ou mais grupos Si-H, realizada na presença de um catalisador de reação de adição.
[0038] De acordo com uma outra modalidade da invenção, a composição adesiva do dispositivo compreende mais do que 90% em pesodo polímero de óxido de polialquileno que consiste em porções de óxido de alquileno polimerizadas tendo três ou mais átomos de carbono.
[0039] De acordo com uma outra modalidade da invenção, a composição adesiva do dispositivo compreende o produto da reação de: um polímero de óxido de polialquileno tendo pelo menos dois grupos terminais insaturados e em que mais do que 90% em pesodo polímero de óxido de polialquileno consiste em porções de óxido de alquileno polimerizadas tendo três ou mais átomos de carbono, um agente de reticulação de polissiloxano compreendendo 3 ou mais grupos Si-H e opcionalmente um extensor de cadeia de polissiloxano compreendendo até 2 grupos Si-H realizada na presença de um catalisador de reação de adição.
[0040] De acordo com uma modalidade preferida da invenção, o catalisador de reação de adição é um complexo de vinil siloxano de Pt.
[0041] De acordo com uma modalidade preferida da invenção, o polímero de óxido de polialquileno é óxido de polipropileno.
[0042] De acordo com uma modalidade preferida da invenção, o percentual em pesode óxido de polialquileno no dito produto da reação é 60% ou acima.
[0043] O polímero de óxido de polialquileno tendo um ou mais grupos insaturados pode ser ramificado ou linear.
[0044] Entretanto, de maneira adequada, o polímero de óxido de polialquileno é linear e tem dois grupos finais insaturados.
[0045] Em uma modalidade particular da invenção, o polímero de óxido de polialquileno é óxido de polipropileno.
[0046] O óxido de polipropileno tendo grupos terminais insaturados pode ser um composto da fórmula: CH2=C(R1)-(Z)-O-(X)n-(W)-C(R2)=CH2 (Ia) ou CH(R1)=CH-(Z)-O-(X)n-(W)-CH=CH(R2) (Ib) Em que R1 e R2 são independentemente selecionados a partir de hidrogênio e Ci-6-alquila; Z e W são Ci-4-alquileno; X é -(CH2)3-O- OU -CH2-CH(CH3)-O-; e n é 1 - 900, mais preferivelmente 10 - 600 ou mais preferivelmente 20 - 600.
[0047] O peso molecular médio numérico do óxido de polialquileno tendo grupos finais insaturados é adequadamente entre 500 e 100,000, mais preferivelmente entre 500 e 50,000 e ainda mais preferivelmente entre 1,000 e 35,000.
[0048] Oxido de polipropileno tendo grupos finais insaturados pode ser preparado conforme descrito nas Patentes US N°. 6,248,915 e WO 05/032401 ou de maneira análoga aos métodos descritos aqui. Outros polímeros de óxido de polialquileno podem ser preparados de maneira análoga.
[0049] O agente de reticulação de polissiloxano compreendendo 3 ou mais grupos Si-H é adequadamente um composto tendo a fórmula: R-SiO(R,R)-(SiO(R,R))m-Si-(R,R,R) (II) em que pelo três dos grupos R são hidrogênio e o resto dos grupos R é, cada um, independentemente selecionado a partir de Ci.i2-alquila, C3-8-cicloalquila, Cô-u-arila e Cj.n-arilalquila; e m é 5 - 50, ou preferivelmente 10 - 40. O peso molecular médio numérico conforme determinado por GPC é adequadamente 500 - 3,000.
[0050] Um ou mais agentes de reticulação da fórmula (II) podem ser usados na reação de reticulação.
[0051] Em uma modalidade da invenção, uma mistura de um ou mais agentes de reticulação da fórmula (II) compreendendo 3 ou mais grupos Si-H e um extensor de cadeia de polissiloxano compreendendo até 2 grupos Si-H são usados na reação de reticulação.
[0052] O extensor de cadeia de polissiloxano é adequadamente um composto tendo a fórmula: R3-SiO(R3,R3)-(SiO(R3,R3))m-Si-(R3,R3,R3) (III) em que até 2 dos grupos R3 são hidrogênio e o resto dos grupos R3 é, cada um, independentemente selecionado a partir de C1.12- alquila, Cg.g-cicloalquila, Có-u-arila e C7-i2-arilalquila; e m é 0 - 50. O peso molecular médio numérico conforme determinado por GPC é adequadamente entre 200 e 65,000, mais preferivelmente entre 200 e 17,500.
[0053] Conforme usado aqui, Ci.i2-alquila significa um grupo alquila linear ou ramificado tendo 1 a 12 átomos de carbono, Ci.g-alquila significa um grupo alquila linear ou ramificado tendo 1 a 8 átomos de carbono e Ci-6- alquila significa um grupo alquila linear ou ramificado tendo 1 a 6 átomos de carbono, tal como metila, etila, propila, isopropila, butila, pentila e hexila.
[0054] Conforme usado aqui, Ci-4-alquileno significa um grupo alquileno divalente linear ou ramificado tendo 1 a 4 átomos de carbono, tal como metileno, etileno, propileno, isopropileno, butilenos e isobutileno.
[0055] Conforme usado aqui, Cg-s-cicloalquila significa um grupo alquila cíclico tendo 3-8 átomos de carbono, tal como ciclopentila e ciclo- hexila.
[0056] Conforme usado aqui, Có-u-arila significa um grupo fenila ou naftila opcionalmente substituído com Ci-6-alquila, tal como tolila e xilila.
[0057] Conforme usado aqui, C7-i2-arilalquila significa arila presa a um grupo Ci-6-alquila, onde Ci-6-alquila e arila são conforme definidos acima,tal como benzila, fenetila e o-metilfenetila.
[0058] No composto da fórmula (II) e no composto da fórmula (III), os grupos R e R3, que não são hidrogênio, são adequadamente cada um independentemente selecionado a partir de um membro do grupo Ci-6-alquila, Có-u-arila ou C7-i2-arilalquila.
[0059] Os grupos Si-H podem estar localizados em qualquer extremidade do composto da fórmula (II). Entretanto, pelo menos um grupo Si-H está preferivelmente posicionado dentro da cadeia -(SiO(R3,R3))m- do composto da fórmula (II).
[0060] O agente de reticulação de polissiloxano e o extensor de cadeia podem ser preparados conforme descrito nos pedidos de patente japonesa N°. 2002-224706 e WO N°. 05/032401 ou de maneira análoga aos métodos descritos aqui.
[0061] Uma reação de adição é, em termos mais simples, uma reação química em que os átomos de um elemento ou composto reagem com uma dupla ligação ou tripla ligação em um composto orgânico abrindo uma das ligações e se tomando presos à mesma, assim formando um composto maior. Reações de adição são limitadas a compostos químicos que têm múltiplos átomos ligados. Hidrossililação é uma reação de adição entre, por exemplo, uma dupla ligação carbono-carbono em um composto e um hidrogênio reativo de um siloxano de hidrogênio.
[0062] Catalisadores de reação de adição adequados são quaisquer catalisadores de hidrossililação, preferivelmente catalisadores de platina (Pt). Catalisadores de Pt para a primeira parte do selante de dois componentes estão descritos na Patente US N°. 6,248,915. Considerando o potencial de toxicidade, catalisador complexo de Pt, onde Pt está em um estado de valência de zero, é preferido. Catalisadores preferidos são complexos de platina- vinilsiloxanos e platina-olefina, tal como Pt-divinil tetrametil dissiloxano.
[0063] A reação é adequadamente realizada a uma temperatura entre 25°C e 150°C. Não é necessário usar o solvente para a reação, o que é uma vantagem para qualquer adesivo, mas especialmente para aplicações à pele.
[0064] De maneira adequada, a razão do número de grupos Si-H reativos no agente de reticulação de polissiloxano para o número de grupos insaturados no óxido de polipropileno, que são reativos com grupos Si-H sob as condições da reação, é entre 0,2 e 1,0.
[0065] A quantidade de polissiloxano usado para a reticulação é adequadamente menos do que 15% em pesoe mais preferivelmente abaixo de 10% em pesoda quantidade de polímero de óxido de polialquileno tendo grupos finais insaturados.
[0066] A reação de reticulação não leva à reticulação completa de todos os polímeros de óxido de polialquileno. O adesivo compreende uma mistura de polímero de óxido de polialquileno reticulado e não-reticulado.
[0067] A composição adesiva do dispositivo de acordo com a invenção pode conter outros ingredientes convencionais para composições adesivas, tal como espessantes, extensores, polímeros não-reativos, óleos (por exemplo, óxido de polipropileno, copolímeros de óxido de etileno-óxido de propileno, óleo mineral), plastificantes, enchimentos e tensoativos. O adesivo também pode compreender ingredientes farmaceuticamente ativos. Esses ingredientes opcionais podem estar presentes na mistura reacional durante a reação de reticulação.
[0068] Pode ser vantajoso que o adesivo compreenda partículas absorventes. As partículas podem ser artigos absorventes, tal como sal mineral, hidrocoloide, microcoloides ou superabsorventes, a fim de que o adesivo absorva umidade da pele.
[0069] O tamanho de partícula preferido das partículas absorventes são partículas menores, na medida em que elas são mais difíceis de ver a olho nu e darão produtos que são mais agradáveis aos olhos. Um limite superior com relação ao tamanho de partícula e o tamanho da menor dimensão do adesivo. Assim, um adesivo com 300 pm de espessura não deve conter partículas com diâmetros acima de 300 pm. Há uma tendência das partículas higroscópicas para se aglomerarem e este efeito irá aumentar com a diminuição do tamanho de partícula. Portanto, um tamanho de partícula preferido deve ser de 10 - 300 pm. Além disso, as partículas podem conter em agente antiaglomeração para reduzir a aglomeração de pequenas partículas.
[0070] Partículas microcoloidais são bem- conhecidas na técnica, por exemplo, a partir do pedido de patente internacional N°. WO 02/066087, que descreve composições adesivas compreendendo partículas coloidais. As partículas coloidais podem ter um tamanho de partícula de menos do que 20 microns.
[0071] Pode ser vantajoso usar sal como absorvente, se ele está contido em uma matriz impermeável iônica como o adesivo hidrofóbico usado no dispositivo desta invenção. Alguns sais como cloreto de sódio têm uma pressão de vapor de equilíbrio de cerca de 75% à temperatura da pele e irão absorver água da pele e energia devido à diferença em pressão de vapor.
[0072] Em uma modalidade da invenção, o adesivo compreende partículas de sal mineral. O sal pode estar presente em uma quantidade de 1- 50% por peso, mais preferivelmente em uma quantidade de 5-25%.
[0073] Em uma modalidade da invenção, o adesivo compreende partículas não-absorventes, cuja presença pode modificar as propriedades reológicas do adesivo.
[0074] A camada adesiva absorvente pode compreender 1-40% em pesode hidrocoloide (HC), microcoloides ou partículas superabsorbentes (SAP), mais preferivelmente 5-30% em pesode partículas.
[0075] A bolsa de coleta pode ser destacável da bandagem adesiva por um sistema de acoplamento ou a bolsa e a bandagem podem ser integradas com a bandagem, por exemplo, por soldagem. As duas versões são conhecidas como aparelhos de uma peça ou duas peças para ostomia.
[0076] A fim de evitar enrolamento da porção de borda durante uso, pode ser vantajoso chanfrar a porção de borda da bandagem.
Materiais e Métodos Maciez da Bandagem Adesiva
[0077] Para verificar as propriedades elásticas da bandagem adesiva, as orientações de teste do ISO527-1 padrão foram usadas. Entretanto, para acomodar as estruturas em camadas examinadas aqui, uma força elástica média a x% de tensão foi definida como a força necessária para deformar uma tira de 2,5 cm de largura equivalente da bandagem x%. O valor está relatado em N/2,5 cm. Foram usados espécimes de teste ‘Dog-bone’ similares àqueles descritos em ISO 527-2 figura 1, porém com diferentes dimensões para acomodar o fato de que algumas bandagens adesivas são muito pequenas para serem testadas com ISO 527-1. As amostras de teste tinham uma largura bl de porção estreita de 4 mm e comprimento de Gauge LO foi 10 mm. A espessura da amostra é irrelevante quando medindo a força elástica média conforme definido acima. Deformação ou tensão e foi calculada como a deformação dividida pelo comprimento inicial L0 conforme descrito em ISO 527-1. A taxa de deformação foi estabelecida a 1 mm/s. Valores devem ser relatados como médias de pelo menos 3 medições.
Determinação de G*
[0078] O parâmetro G* ou módulo complexo conforme definido em "Dynamics of polymeric liquids", Vol. 1, seg. ed. 1987, Bird, Armstrong and Hassager, John Wiley and Sons inc., pode ser usado como uma medição da dureza de um adesivo. G* a 32 °Ce 1 Hz pode ser considerado conforme a seguir: uma placa de material adesivo não-espumado foi prensada em uma placa de 1 mm de espessura. Uma amostra redonda de 25 mm de diâmetro foi cortada e colocada em um reômetro RheoStress RS600 da Thermo Electron. A geometria aplicada foram placas paralelas de 25 mm e a deformação foi fixada em 1% para garantir que as medições estavam em regime linear. A medição foi realizada a 32°C.
Determinação da Absorção de Agua
[0079] A fim de obter melhor correlação entre absorção de água medida e desempenho atual em um ambiente similar ao humano, uma versão modificada do padrão ISO 62 foi usada: peças de adesivo de 1x25x25 mm3 foram presas em uma peça de vidro usando adesivo de dupla face e as construções foram imersas em água salina (0,9% de NaCl em água desmineralizada) a 32°C. Após 24 horas, as amostras foram removidas e cuidadosamente secas por gotejamento e pesadas. A alteração no peso foi registrada e relatada como ganho de peso em percentual do peso seco original do adesivo. A seguir, esse valor será chamado valor W24h-

Claims (21)

1. Dispositivo para coleta de ostomia para fixação ao corpo caracterizado pelo fato de compreender: uma bolsa de coleta, e uma bandagem adesiva que define uma superfície, em que a bandagem adesiva inclui uma camada adesiva macia e uma camada de suporte em que a bandagem é elástica em uma primeira direção que é paralela à superfície da bandagem e é também elástica em uma segunda direção que é paralela à superfície da bandagem, a bandagem sendo mais elástica na primeira direção do que na segunda direção, e em que a força elástica média da bandagem a 20% de tensão é menos do que 2N/2,5 cm na primeira direção e a força elástica média da bandagem a 10% de tensão é menos do que 3N/2,5 cm na segunda direção.
2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira direção é substancialmente perpendicular à segunda direção.
3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a primeira direção é em um ângulo de 45 graus em relação à segunda direção.
4. Dispositivo, de acordo com a a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a camada adesiva macia tem capacidade de absorção de água de pelo menos 15%.
5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a camada adesiva macia tem capacidade de absorção de água de pelo menos 30%.
6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a segunda direção é horizontal quando aplicada ao abdômen de um usuário em pé.
7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo macio é anisotrópico.
8. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a camada de suporte é anisotrópica.
9. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo macio é permeável à umidade e impermeável a líquido.
10. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo macio compreende um sistema adesivo reticulado à base de polímero de óxido de polialquileno e organossiloxano.
11. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo macio compreende acetato de vinil etileno.
12. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo macio compreende poliacrilato.
13. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o adesivo macio compreende um adesivo reticulado.
14. Adesivo, de acordo com a reivindicaçãol3, caracterizado pelo fato de que o adesivo reticulado é selecionado do grupo que consiste de adesivos de silicone ou poliuretano.
15. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a bandagem compreende uma camada anisotrópica.
16. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que camada anisotrópica é uma película, não- tecido, fibra, malha, pano, têxtil, laminado ou espuma.
17. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a camada anisotrópica está localizada entre a camada de suporte e a camada adesiva macia.
18. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a camada anisotrópica está incorporada na camada adesiva macia.
19. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a camada anisotrópica está localizada sobre a superfície não virada para a pele da camada de suporte.
20. Dispositivo de coleta de ostomia para fixação ao corpo, caracterizado pelo fato de compreender: uma bolsa de coleta, e uma bandagem adesiva configurada para ser acoplada com uma bolsa de coleta e que inclui uma camada adesiva macia e uma camada de suporte, a bandagem adesiva tendo uma espessura e definindo um plano ortogonal com a espessura da bandagem adesiva, a bandagem adesiva sendo elástica em uma primeira direção que é paralela ao plano da bandagem adesiva e a bandagem adesiva sendo mais elástica em uma segunda direção que é paralela ao plano da bandagem adesiva.
21. Dispositivo de coleta de ostomia para fixação ao corpo, caracterizado pelo fato de compreender: uma bolsa de coleta, e uma bandagem adesiva para aderir a bolsa de coleta à pele de um usuário, a bandagem adesiva incluindo uma camada adesiva macia e uma camada de suporte, a bandagem adesiva tendo uma espessura e definindo um corpo ortogonal com espessura da bandagem adesiva, a bandagem adesiva sendo elástica em uma primeira direção que é paralela ao corpo da bandagem adesiva e elástica em uma segunda direção que é paralela ao corpo da bandagem adesiva, a bandagem adesiva sendo mais elástica na segunda direção do que na primeira direção.
BRPI0915998A 2008-07-18 2009-07-16 dispositivo para coleta de ostomia BRPI0915998B8 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DKPA200801019 2008-07-18
DK200801019 2008-07-18
PCT/DK2009/050182 WO2010006622A1 (en) 2008-07-18 2009-07-16 An ostomy collecting device

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BRPI0915998A2 BRPI0915998A2 (pt) 2019-07-09
BRPI0915998B1 true BRPI0915998B1 (pt) 2020-07-14
BRPI0915998B8 BRPI0915998B8 (pt) 2021-06-22

Family

ID=40380518

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0915998A BRPI0915998B8 (pt) 2008-07-18 2009-07-16 dispositivo para coleta de ostomia

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8870838B2 (pt)
EP (1) EP2331032B1 (pt)
JP (1) JP2011528245A (pt)
CN (1) CN102065801B (pt)
AU (1) AU2009270604A1 (pt)
BR (1) BRPI0915998B8 (pt)
CA (1) CA2725629A1 (pt)
WO (1) WO2010006622A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2008154929A1 (en) * 2007-06-21 2008-12-24 Coloplast A/S A body waste collecting device
WO2010066254A1 (en) * 2008-12-08 2010-06-17 Coloplast A/S A body waste collecting device comprising a layered adhesive construction with a film layer
EP2651350B1 (en) * 2010-12-17 2015-11-04 Coloplast A/S Ostomy wafer
US9204990B1 (en) * 2011-01-19 2015-12-08 Marilyn Berven Waterproof cover for ostomy bag and method
US20130096523A1 (en) * 2011-10-13 2013-04-18 Hollister Incorporated Multilayer backing film for adhesive skin barrier of ostomy appliance
US20150038938A1 (en) * 2013-08-05 2015-02-05 Mcneil-Ppc, Inc. Adhesive and Use for Attachment to Microfiber Garments
US20150038935A1 (en) * 2013-08-05 2015-02-05 Mcneil-Ppc, Inc. Adhesive and Use for Attachment to Microfiber Garments
CA2974219A1 (en) * 2015-02-02 2016-08-11 Coloplast A/S Ostomy device
HUE042067T2 (hu) 2015-02-02 2019-06-28 Coloplast As Osztómiás készülék
RU2695603C2 (ru) 2015-04-10 2019-07-24 Колопласт А/С Устройство для стомы
CN114870097B (zh) * 2017-09-08 2024-04-09 宙斯有限公司 具有控制的取向的聚合物管

Family Cites Families (21)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3029814A (en) * 1960-04-11 1962-04-17 Kravitz Harry Supporting garment for the groin and abdominal areas
GB2046764B (en) 1979-02-08 1983-04-20 Matburn Holdings Ltd Polymeric sealant compositions
ZA805309B (en) 1979-08-29 1981-08-26 Smith & Nephew Ass Protective devices and methods
US5230701A (en) * 1988-05-13 1993-07-27 Minnesota Mining And Manufacturing Company Elastomeric adhesive and cohesive materials
US5423783A (en) * 1991-09-30 1995-06-13 Minnesota Mining And Manufacturing Company Ostomy bag with elastic and heat sealable medical tapes
NZ248977A (en) 1992-11-09 1995-06-27 Squibb & Sons Inc Pressure-sensitive adhesive comprising a polyurethane having excess hydroxyl functionality; medical articles comprising a layer of such adhesive
DK44193D0 (da) * 1993-04-20 1993-04-20 Euromed I S Saarforbinding og klaebemiddel til en saarforbinding eller lignende
US5866249A (en) 1995-12-18 1999-02-02 Minnesota Mining And Manufacturing Company Pressure-sensitive adhesive based on partially oriented and partially crystallized elastomer
US20010051182A1 (en) * 1996-09-20 2001-12-13 Hopp Robert B. Skin patch for use in contact immunotherapy
CA2293172A1 (en) * 1999-01-05 2000-07-05 Fumio Kawakubo Method of producing reactive silicon group-containing polyether oligomers
ATE346619T1 (de) 2001-02-21 2006-12-15 Coloplast As Klebstoffmasse mit kugelförmigen mikrokolloidpartikeln
US6730397B2 (en) * 2001-12-18 2004-05-04 3M Innovative Properties Company Silicone pressure sensitive adhesives, articles and methods
JP4261836B2 (ja) 2002-08-01 2009-04-30 東レ・ダウコーニング株式会社 ゲル状粘着剤、医療用品および衛生用品
DK200300018A (da) 2003-01-10 2004-07-11 Coloplast As stomiindretning
JP4551073B2 (ja) 2003-10-06 2010-09-22 日東電工株式会社 皮膚貼付用の粘着シート
US20050080155A1 (en) 2003-10-14 2005-04-14 Fattman George F. Ostomy pouch attachment adhesives resistant to stomal effluent
US20070185464A1 (en) 2006-02-03 2007-08-09 Bristol-Myers Squibb Company Ostomy appliance with recovery resistant moldable adhesive
CA2648799A1 (en) 2006-04-25 2007-11-01 Coloplast A/S An adhesive wafer
CA2662711A1 (en) 2006-09-08 2008-03-13 Coloplast A/S A two-component sealant comprising cross-linked polyalkylene oxide
EP2853245A1 (en) 2006-12-20 2015-04-01 Coloplast A/S A pressure sensitive adhesive composition comprising salt
AU2008265297A1 (en) 2007-06-19 2008-12-24 Coloplast A/S Multi-layered adhesive appliance

Also Published As

Publication number Publication date
JP2011528245A (ja) 2011-11-17
EP2331032A1 (en) 2011-06-15
BRPI0915998A2 (pt) 2019-07-09
CA2725629A1 (en) 2010-01-21
WO2010006622A1 (en) 2010-01-21
CN102065801A (zh) 2011-05-18
CN102065801B (zh) 2014-07-30
EP2331032B1 (en) 2015-06-10
US8870838B2 (en) 2014-10-28
US20110098665A1 (en) 2011-04-28
BRPI0915998B8 (pt) 2021-06-22
AU2009270604A1 (en) 2010-01-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0915998B1 (pt) Dispositivo para coleta de ostomia
BRPI0822939B1 (pt) Dispositivo coletor de resíduo de corpo
US8690849B2 (en) Body waste collecting device
US8076528B2 (en) Pressure sensitive adhesive composition comprising cross-linked polyalkylene oxide and water absorbent hydrophilic agents
US20100191201A1 (en) Body waste collecting device
JP2010532182A (ja) 造瘻器具のための接着性部材
BRPI0813285B1 (pt) dispositivo de ostomia para acoplamento ao estoma corporal
JP2011509327A (ja) 水溶性化合物を含有する感圧接着剤組成物
EP2379022A1 (en) An ostomy appliance with a release liner having a predefined folding line
ES2357791T3 (es) Dispositivo de ostomía con múltiples revestimientos desprendibles.

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/07/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: REF. RPI 2584 DE 14/07/2020 QUANTO A PRIORIDADE UNIONISTA.

B16C Correction of notification of the grant [chapter 16.3 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/07/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 14A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2731 DE 09-05-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.