BRPI0915264B1 - formulação que possui tendências reduzidas de formação de gel, formulação agrícola, e, método de redução da tendência de formação de gel de uma formulação - Google Patents

formulação que possui tendências reduzidas de formação de gel, formulação agrícola, e, método de redução da tendência de formação de gel de uma formulação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0915264B1
BRPI0915264B1 BRPI0915264-4A BRPI0915264A BRPI0915264B1 BR PI0915264 B1 BRPI0915264 B1 BR PI0915264B1 BR PI0915264 A BRPI0915264 A BR PI0915264A BR PI0915264 B1 BRPI0915264 B1 BR PI0915264B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
formulation
gel
integer
surfactant
carbon atoms
Prior art date
Application number
BRPI0915264-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Shawn Zhu
Original Assignee
Akzo Nobel Chemicals International B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Akzo Nobel Chemicals International B.V. filed Critical Akzo Nobel Chemicals International B.V.
Priority claimed from PCT/EP2009/065320 external-priority patent/WO2010057886A1/en
Publication of BRPI0915264A2 publication Critical patent/BRPI0915264A2/pt
Publication of BRPI0915264B1 publication Critical patent/BRPI0915264B1/pt

Links

Landscapes

  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Abstract

FORMULAÇÃO QUE POSSUI TENDÊNCIAS REDUZIDAS DE FORMAÇÃO DE GEL, FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, E, MÉTODO DE REDUÇÃO DA TENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DE GEL DE UMA FORMULAÇÃO. Agentes de prevenção de gel e métodos para uso com produtos agrícolas incluem certas alquilamidoaminas e seus correspondentes de amônio quaternário que, quando misturados com produtos que contêm tensoativos alcoxilados, as alquilamidoaminas e seus correspondentes quaternários reduzem a tendência de formação de gel desses produtos.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se, de forma geral, a tensoativos como agentes de prevenção de gel. Particularmente, os tensoativos são certas alquilamidoaminas e seus correspondentes de amónio quaternários. Quando misturadas com produtos e/ou formulações que contêm 10 tensoativos alcoxilados, as alquilamidoaminas e seus correspondentes de amónio quaternários podem evitar ou reduzir a tendência de formação de gel dessas formulações.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
Os tensoativos alcoxilados encontram aplicação em 15— diversas indústrias como - adjuvantes, emulsificantes, agentes de transferência e nivelamento de corantes e agentes de limpeza. Tensoativos alcoxilados tipicamente formam um gel, entretanto, quando^ em contato com água. Um produto que é totalmente solúvel em água poderá tornar-se, em grande parte, 20 inútil'ao ocorrer a formação de gel. Além disso, a formação de gel dificulta a limpeza de canos, recipientes de reação, recipientes de transporte e similares. A formação de gel também reduz a taxa de dissolução de produtos em água no momento de aplicação.
Para superar o problema de formação de gel, frequentemente são adicionados diluentes a esses produtos. Esses diluentes são tipicamente glicóis com baixo peso molecular ou álcoois com baixo peso molecular. Esses diluentes, entretanto, não são tensoativos e não contribuem 3 0 com as propriedades de uso pretendidas. Além disso, a adição de diluentes aos tensoativos alcoxilados aumenta o custo da formulação sem melhoria significativa do desempenho.
RESUMO DA INVENÇÃO
A presente invenção soluciona os problemas mencionados acima. Mais especificamente, o inventor do presente descobriu inesperadamente que certas alquilamidoaminas e seus correspondentes de amónio 5 quaternários podem evitar ou reduzir a tendência de formação de gel em produtos que contêm tensoativos alcoxilados quando forem colocados em contato com água.
A presente invenção refere-se, de forma geral, a agentes de prevenção de gel que compreendem certas 10 alquilamidoaminas e/ou seus correspondentes de amónio quaternário. Quando misturadas com produtos que contêm tensoativos alcoxilados, as alquilamidoaminas e/ou seus correspondentes de tensoativo de amónio quaternários eliminam ou reduzem a tendência de formação de gel desses produtos.
DESCRIÇÃO DETALHADA, DA INVENÇÃO
A presente invenção refere-se à descoberta de que formulações adjuvantes que compreendem certas alquilamidoaminas e seus correspondentes quaternários podem evitar ou reduzir a tendência de formação de gel em produtos 20 que contêm tensoativos alcoxilados quando colocados em contato com água. Os agentes de prevenção de gel conforme a presente invenção compreendem pelo menos um alcoxilado de alquilamidoamina e/ou pelo menos um correspondente de amónio quaternários.
O alcoxilado de alquilamidoamina que possui utilidade como agente de prevenção de gel pode ser representado pela estrutura principal a seguir:
Figure img0001
em que R é um grupo alquila linear ou ramificado, saturado ou insaturado, que contém de dois a 2 2 átomos de 30 carbono e, em outra realização, oito a dezoito átomos de carbono; m é 0 a 7, em uma outra realização 0 a 3, em ainda outra realização 1 a 3; n é um número de 2 a 6, em outra realização 2 a 3; W e Y são selecionados independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a 5 quatro átomos de carbono, em outra realização um a dois átomos de carbono e, em ainda outra realização, um átomo de carbono, um grupo benzila ou (AO)SH, em que AO é um grupo alquileno-óxi que contém de dois a quatro átomos de carbono, em outra realização dois átomos de carbono, e s é, em média, 10 de 1 a 30, em outra realização de 1 a 20 e, em ainda outra realização, de 5 a 15; Z é H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a quatro átomos de carbono, em outra realização de um a dois átomos de carbono e, em outra realização, um átomo de carbono, um grupo benzila, (AO)SH, em que AO é um 15 grupo. alquileno-óxi_ que contém, de—dois.a-quatro -átomos de carbono, em outra realização dois átomos de carbono, e sé, em média, de 1 a 30, em outra realização de 1 a 20 e, em ainda outra realização, de 5 a 15, ou um grupo acila (RC=O) Quando Z for o grupo acila (RC=O) , . m é 1 a 7, em outra 20 realização 2 a 3.
Uma lista de exemplos de alcoxilados de alquilamidoamina inclui, mas sem limitações, C2 (ácido acético) amidoamina (DMAPA, dimetilaminopropilamina), C5 (ácido NEO) amidoamina (DMAPA), C6 (ácido butírico) 25 amidoamina (DMAPA), C7 (ácido capróico) amidoamina (DMAPA), C8 (ácido caprílico) amidoamina (DMAPA), C9 (ácido nonanóico/pelargônico) amidoamina (DMAPA), CIO (ácido cáprico) amidoamina (DMAPA), 2EH (ácido 2-etil-hexílico) amidoamina (DMAPA), TOFA (ácido graxo de tall oil) amidoamina 30 (DETA, dietilenotriamina) com 10-30 EO, C9 (ácido nonanoico/pelargônico) dietanol amida e N,N dimetil CIO amida.
Os correspondentes de amónio quaternário das aminas acima que possuem utilidade como agentes de prevenção de possuem a estrutura geral a seguir:
Figure img0002
contraíon aceitável para uso agrícola que pode ser Cl', Br ou CH3OSO3', CH3CH2OSO3" q é um número inteiro de 1 a 6, em outra realização de 1 a 2 e em que R, W, n e Y possuem os mesmos significados acima em' é 1 a 6, preferencialmente 1 a
Uma lista de alcoxilados de alquil amidoamina quaternária inclui, mas sem limitações, um produto quaternário de TOF (ácido graxo de tall oil) amidoamina (DETA) com 2 a 10 EO. — — — “ Os= agentes' de' prevenção de"- gel conforme “a’ presente invenção são particularmente úteis na prevenção ou redução da 15 formação de gel em produtos que contêm tensoativos "ãlcõxiladõs” formadores" ?le gel. Exemplos apropriados de tensoativos alcoxilados formadores de gel podem compreender derivados de alquilamina representados pela fórmula a seguir:
Figure img0003
ou um tensoativo quaternário de alquilamina da 20 fórmula:
Figure img0004
em que R é um grupo alquila linear ou ramificado, saturado ou insaturado, que contém de dois a 22 átomos de carbono; A é um grupo alquileno que contém de um a quatro átomos de carbono; p é um número inteiro de 0 a 5; m é um 25 número inteiro de 0 a 7; n é um número inteiro de 2 a 6; W, Y e Y' são selecionados independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a quatro átomos de carbono, um grupo benzila ou (AO)3H, em que A é um grupo alquileno que contém de dois a quatro átomos de carbono, s é, 5 em média, um número inteiro de 1 a 30 e m' é 1 a 6, « preferencialmente 1 a 2. Em outras realizações, esses tensoativos alcoxilados formadores de gel podem também incluir misturas de derivados de alquilamina da fórmula (3) e tensoativos quaternários de alquilamina da fórmula (4).
Uma lista de exemplos de derivados de alquilamina formadores de gel inclui, mas sem limitações, seboamina etoxilada, cocoamina etoxilada e alquil eteramina etoxilada. Uma lista de exemplos de tensoativos quaternários de alquilamina formadores de gel inclui, mas sem limitações, —15 —quaternários—de seboamina- etoxilada, -cocoamina etoxilada e alquil eteramina etoxilada.
Em um exemplo de realização da presente invenção, o - “tensoativo alcoxi’lado^formador_de “gel “pode“ser“um alcoxilado álcool da fórmula (5) : R'O(CaH2aO)x(CbH2bO)yH (5) em que R' é um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada, saturado ou insaturado, substituído ou não substituído, que contém de quatro a 22 átomos de carbono; a e b são independentemente um número inteiro de 2 a 3; x é um número inteiro de 1 a 100 e y é um número inteiro de 0 a 100.
Em um outro exemplo de realização, o tensoativo alcoxilado formador de gel pode ser um copolímero de bloco de EO/PO tal como Pluronic 101 ou Pluronic L64.
Em um outro exemplo de realização da presente invenção, o tensoativo alcoxilado formador de gel pode ser um 30 tensoativo aniônico alcoxilado alquila exemplificado por éter sulfato de alquila, éter sulfossuccinato de alquila, éster fosfato etoxilado de alquila e seus sais. Uma família * particularmente útil do tensoativo aniônico é o éter sulfato de alquila exemplificado pela fórmula (6): R' O (C2H4O) jSO3 M+ (6) em que R' é um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada, saturado ou insaturado, substituído ou não * 5 substituído, que contém de quatro a 2 2 átomos de carbono; j é um número inteiro de 1 a 6, em outra realização de 1 a 3; e M+ é um íon metálico apropriado. Uma lista de exemplos de sulfatos alcoxilados de alquila inclui, mas sem limitações, lauril sulfato de sódio com 1 a 3 EO e lauril sulfato de 10 amónio com 1 a 3 EO.
Em um aspecto da presente invenção, a presente invenção fornece uma composição que possui tendências de formação de gel reduzidas que compreende pelo menos um ... — --tensoativo -alcoxilado-formador - de— ge~l e- um— tensoativo* de - 15 prevenção de gel, em que o tensoativo de prevenção de gel compreende pelo menos um derivado de alquil amidoamina da ' *■ "fórmula “■(1)^ ou “pelo menos ‘Urrt derivado“ quaternário de“ alquil “ amidoamina da fórmula (2), ou uma de suas misturas. Estas formulações são geralmente utilizadas em aplicações de 20 limpeza e na agricultura. A presença de agente de prevenção de gel conforme a presente invenção torna possível um produto concentrado sem fase de gel de difícil manipulação.
Em um outro aspecto, a presente invenção fornece um método de redução da tendência de formação de gel de uma 25 formulação agrícola que compreende pelo menos um tensoativo alcoxilado formador de gel, em que o mencionado método j, compreende a adição à mencionada formulação de pelo menos um tensoativo de prevenção de gel, em que o mencionado tensoativo de prevenção de gel compreende pelo menos um 30 derivado de alquil amidoamina da fórmula (1), pelo menos um derivado quaternário de alquil amidoamina da fórmula (2) ou suas misturas.
Em ainda outro aspecto, a presente invenção fornece uma formulação pesticida que compreende pelo menos um tensoativo alcoxilado de formação de gel como adjuvante, um tensoativo de prevenção de gel e, opcionalmente, um ingrediente herbicida ativo. Uma área útil específica do < pesticida é como herbicida. Uma formulação herbicida estável típica conforme a presente invenção possui uma concentração de ativo na faixa de 360 a 600 g de ia/litro, em outra realização de 450 a 580 g de ia/1 e razão entre ativo (% em 10 peso de ia) e o adjuvante de 2:1 a 25:1. Tipicamente, a razão entre ativo (% em peso de ia) e o adjuvante conforme a presente invenção é de 2,5:1 a 20:1 e, em outra realização, de 3:1 a 15:1.
A fim de evitar a formação de gel conforme a .. presente., invenção, .o -agente-de -preven<?θ.o degel--conf orme" descrito acima é tipicamente incluído em uma quantidade de 1% em peso a cerca de 99% em peso, preferencialmente 5 a 70%, de - - — maior preferência-de T0 -a-*50% na-mistura de “tensoativos" com* os tensoativos formadores de gel. Em formulações de 20 pesticidas terminadas, o agente de prevenção de gel conforme descrito acima é tipicamente de cerca de 0,05 a 40%, preferencialmente de 0,1 a 25%, de maior preferência de 0,5 a 10% das formulações de pesticida concentradas.
A presente invenção também é apropriada para a preparação de formulações sólidas. Uma formulação sólida estável típica conforme a presente invenção possui uma concentração de cerca de 30% a 95% em peso de ativo e cerca de 5% a 30% em peso de adjuvante.
Ao incluir-se um ativo herbicida na formulação, 30 prefere-se que o ativo herbicida seja hidrossolúvel e, de maior preferência, que seja incluído na forma de sal de amina, sal de sódio, amónio ou potássio. Exemplos de herbicidas apropriados são: acetoclor, acirfluorfen, aclonífen, alaclor, ametrina, amidossulfurona, aminopiralid, amitrol anilofos, assulam, atrazina, azafenidina, azinsulfurona, benazolina, benfluralina, bensulfuron metil, bentazona, bifenox, binalafos, bispiribac-sódio, bromacil, 5 bromoxinil, butaclor, butroxidim, cafenstrol, carbetamida, carfentrazon etil, cloridazon, clorimuron etil, clorobromurona, clorotolurona, clorsulfurona, cinidon etil, cinossulfuron, cletodim, clomazona, clopiralid, cloransulam metil, clorsulfuron, cianazina, cicloato, ciclossulfamurona, 10 cicloxidim, dalapon, desmedifam, dicamba, diclobenil, diclormid, diclossulam, diflufenican, dimefuron, dimepipeato, dimetaclor, dimetenamid, diquat, diuron, esprocarb, etalfluralina, etametsulfuron metil, etofumesato, etoxissulfurona, fentrazamida, flazassulfuron, florassulam, 15- f lucloralina, - f-luf enacet? -flumetsulam,’ f lumioxazina," fluometuron, flupirsulfuron metil, flurocloridona, fluroxipir, flurtamona, fomesafen, foransulfuron, — gluf osinatO',' *' hexazinona,“ ' Ímazãmetãbenzo-m“ imazamox, imazapic, imazapir, imazaquin, imazetapir, imazossulfuron, 20 iodossulfuron, ioxinil, isoproturon, isoxaben, isoxaflutol, r lactofen, lenacil, linuron, mefenacet, mesossulfuron metil, mesotriona, metamitron, metazaclor, metabenzotiazurona, metobromurona, metolaclor, metossulam, metoxurona, metribuzina, metsulfuron metil, molinato, MSMA, napropamida, 25 nicossulfurona, norflurazona, orizalin, oxadiargil, oxadiazona, oxassulfurona, oxifluorfen, paraquat, pendimetalina, fenmedifam, picloram, pretilaclor, profoxidim, prometrina, propanil, propisoclor, propoxicarbazona, propizamida, prossulfocarb, prossulfuron, piraflufen etil, 30 pirazossulfurona, piridato, piritiobac, quinclorac, quinmerac, rimsulfurona, setoxidim, simazina, S-metolaclor, sulcotriona, sulfentrazona, sulfossulfurona, tebutiurona, tepraloxidim, terbutilazina, terbutrina, tifensulfuron metil, tiobencarb, tralcoxidim, trialato, triassulfuron, tribenuron metil, triclopir, trifloxissulfurona, trifluralina, triflussulfuron metil, tritossulfurona, suas misturas e combinações. Os co-herbicidas de maior preferência são 5 acetoclor, aminopiralid, amitrol, atrazina, bensulfuron metil, bromoxinil, clorimuron etil, cletodim, clomazona, dicamba, dimetenamid, flumetsulam, glifosinato, imazetapir, imazamox, isoproturon, isoxaflutol, mesotriona, metamitrona, metossulam, metsulfuron metil, nicossulfurona, paraquat, 10 pendimetalina, picloram, propanil, rinsulfurona, S- metolaclor, tribenuron metil, triclopir, trifluralina, suas misturas e combinações. Os co-herbicidas de preferência superior são 2,4-D, atrazina, aminopiralid, amitrol, bensulfuron metil, dicamba, flumetsulam, glifosinato, -15- imazamox, — isoproturona,- —■ metossulam,_- metsulfuron _metil,. nicossulfurona, pendimetalina, rimsulfurona, tribenuron metil, suas misturas e combinações.
As formulações ^herbicidas _ .conforme, _a * presente- invenção podem, além dos adjuvantes e agentes de prevenção de 20 gel descritos nas fórmulas acima, conter componentes adicionais que incluem, mas sem limitações, tensoativos adicionais ou outros aditivos. Prefere-se que, quando as formulações conforme a presente invenção realmente contenham esses componentes adicionais, esses componentes adicionais 25 sejam substancialmente não irritantes para os olhos, substancialmente não tóxicos para a vida aquática e possuam bioeficácia aceitável. Esses componentes adicionais incluem tensoativos tais como tensoativos catiônicos, aniônicos, não iônicos e anfotéricos. Esses tensoativos são descritos em 30 McCutcheon's Emulsifier and Detergents, edição norte- americana, 2006. Exemplos não limitadores de tensoativos catiônicos preferidos são alquilamina alcoxilada e seu derivado quaternário, eteramina alcoxilada e seu derivado quaternário, óxido de alquilamina alcoxilado, óxido de alquil eteramina alcoxilado, óxido dé alquil amidopropil amina, cloreto de alquil trimetil amónio e alquil dimetilamidopropilamina. Exemplos não limitadores de 5 tensoativos aniônicos são sulfato de alquila, éter sulfato de alquila, sulfonato de alquila, sulfossuccinato de alquila, fosfato éster alcoxilado, sulfonato de alquil alfa olefina, taurato de alquil n-metila, isetionato de ácido graxo e éter carboxilato de alquila. Exemplos não limitadores de 10 tensoativos não iônicos são sorbitan éster e seu derivado alcoxilado, sorbitol éster e seu derivado alcoxilado, éster de ácido graxo, alcoxilado de óleo de mamona, alcoxilado álcool e alquil poliglicosídeo. Exemplos não limitadores de tensoativos anfotéricos são alquil betaína, alquil amidopropil- betaína,--aiquid.anfoacetato,_ _alquil.anf‘òdiãcetató, = alquilanf ocarboxilato, alquilanfopropionato, alquilanfodipropionato, carboxilato de alquil amidoamina, sulfonato _de alquilanfo-hidroxipropila, _alquil - sultaína, - - - — alquil amidopropil hidroxil sultaína, glicinato de alquil di- hidroxietila e aminopropionato de alquila.
As composições de herbicidas conforme a presente invenção podem compreender adicionalmente um ou mais ativos co-herbicidas. Ativos co-herbicidas apropriados podem ser selecionados a partir da lista acima de exemplos de ativos herbicidas. Uma composição herbicida conforme a presente invenção pode opcionalmente compreender outros aditivos tais como sulfato de amónio, sulfato de potássio, cloreto de potássio, sulfato de sódio, ureia, glicerol, glicóis, poliglicóis ou suas misturas. Uma composição contemplada pode opcionalmente incluir um ou mais dos seguintes: um sinérgico tal como etoxilado de seboamina, aditivo de queima rápida, umectante, co-herbicida, outros pesticidas, outros compostos de amina, tais como dimetilamina, isopropilamina, trietilamina, dietanolamina, corante, pigmento, inibidor da corrosão, espessante, . agente dispersante, sequestrante de cálcio, antiespumante, anticongelante, redutor do ponto de despejamento, agentes antigelificantes, modificadores do pH, 5 conservantes, hidrótropos, solventes, auxiliares de processamento ou suas misturas.
As formulações conforme a presente invenção podem geralmente ser preparadas por meio de mistura do ativo herbicida conforme descrito acima, junto com outros 10 ingredientes em um recipiente de mistura apropriado com agitação, tal como um misturador.
A presente invenção também se refere a um método herbicida de uso de uma composição contemplada em quantidade eficaz para matar ou controlar vegetação indesejada por meio 15 da diluição. da composição em--água e aplicação da composição - diluída à folhagem da vegetação a ser morta ou controlada.
A formulação herbicida conforme a presente invenção deverá ser aplicada a folhagem vegetal .em .taxa de- aplicação ' suficiente para gerar o efeito desejado. Taxas de aplicação 20 são normalmente expressas na forma de ativo herbicida ae por unidade de área de terra tratada, tal como gramas de ae por hectare (g de ae/ha). O que constitui um "efeito desejado" varia conforme os padrões e a prática de quem pesquisa, desenvolve, comercializa e utiliza produtos herbicidas. A 25 quantidade de ativo ia aplicada por unidade de área para gerar, de forma consistente e confiável, pelo menos 85% de controle de uma espécie vegetal conforme medido por meio de redução do crescimento ou mortalidade frequentemente é utilizada para definir uma taxa comercialmente eficaz. As composições preferidas da presente invenção fornecem eficácia herbicida equivalente por meio de comparação com formulações padrão comerciais. "Atividade herbicida", da forma utilizada no presente, designa qualquer medida observável de controle do crescimento de plantas, que pode incluir uma ou mais dentre as ações de (1) matar, (2) inibir o crescimento, reprodução ou proliferação e (3) remover, destruir ou reduzir de outra forma a ocorrência e 5 atividade de plantas.
A seleção de taxas de aplicação que sejam biologicamente eficazes para uma formulação herbicida específica, tal como a formulação conforme a presente invenção, encontra-se dentro do conhecimento dos técnicos 10 comuns em agricultura. Os técnicos no assunto reconhecerão, de forma similar, que condições de plantas individuais, de crescimento e meteorológicas, bem como a formulação específica selecionada, influenciarão o grau de eficácia biológica atingido na prática da presente invenção. As taxas .15. . de. aplicação- úteis- podem- depender ,- jportanto,_ “todas as_ . .. condições acima. São conhecidas muitas informações sobre taxas de aplicação apropriadas para formulações herbicidas conhecidas em geral. Podem ser empre,gados diversos ^métodos de - - - - aplicação, que incluem borrifação por dispersão, borrifação 20 dirigida ou varrimento da folhagem com uma composição diluída conforme a presente invenção. Dependendo do grau de controle desejado, idade e espécie das plantas, condições meteorológicas e outros fatores, tipicamente a taxa de aplicação ativa é uma quantidade eficaz como herbicida de 25 cerca de 0,1 a cerca de 10 kg de ae/ha e, preferencialmente, cerca de 0,25 a cerca de 2,5 kg de ae/ha, embora possam ser aplicadas quantidades maiores ou menores.
Um exemplo da síntese das alquil aminoaminas etoxiladas (DETA) conforme a presente invenção é exibido 30 abaixo:
Figure img0005
W, Y e Z são grupos (poli)etilenoxi no presente exemplo. Um exemplo da síntese das alquil aminoaminas etoxiladas (DMAPA) conforme a presente invenção é exibido 5 abaixo:
Figure img0006
Quando ocorre formação de gel, é difícil a dissolução de uma amostra em água. A severidade da formação de gel pode ser estudada por meio da observação da taxa de dissolução em água da amostra.
A presente invenção será agora ilustrada pelos exemplos não limitadores a seguir.
EXEMPLO 1: TAXA DE DISSOLUÇÃO EM ÁGUA A 20 °C Neste exemplo, o método de Taxa de Dissolução em Água consistiu das etapas a seguir: A um béquer de 1000 ml, 5 adicionar 1000 ml de água. Agitar utilizando uma barra magnética para obter um turbilhão que atinja a marca de 8 00 ml. Adicionar uma gota de amostra de tensoativo (cerca de 0,03 g) à água em agitação e, ao mesmo tempo, começar a marcação do tempo. Parar o relógio e registrar o momento em 10 que a amostra dissolveu-se completamente.
Os dados de taxas de dissolução a seguir foram obtidos com amostras de tensoativo que contêm 70% (p/p) de Ethomeen (ou Ethoquad) com 30% (p/p) de diversos agentes de prevenção de gel.
Figure img0007
Figure img0008
Etoxilado de TOFA amidoamina (DETA) foi obtido por meio da reação de ácido graxo de tall oil com dietilenotriamina, seguida por etoxilação. C9 amidoamina (DMAPA) foi obtida por meio da reação de ácido nonanóico com 5 DMAPA.
Valor de taxa de dissolução de mais de vinte “ segundos é considerado lento, “pois*o gel formou-se~assim que uma gota de amostra entrou em contato com a água. Uma amostra menos viscosa pode não possuir taxa de dissolução mais alta, 10”""Comb foi observado ’nos casos’ dé A4 "(menos vi"scõsã) ê A20 (mais viscosa). Podemos observar que um bom agente de prevenção de gel para Ethomeen T / 24 pode não ser um bom agente de prevenção de gel para Ethoquad T/25. Também podemos observar 15 que alquilamidoaminas e seus quaternários conforme a presente invenção foram mais eficazes na prevenção (ou redução) da formação de gel de sistema Ethomeen T/24 que o sistema Ethoquad T/25.
EXEMPLO 2: TAXA DE DISSOLUÇÃO À TEMPERATURA AMBIENTE E A 4 °C 20 Neste exemplo, o método de Taxa de Dissolução em
Água consistiu das etapas a seguir: A um béquer de 100 ml, adicionar 100 ml de água. Agitar utilizando uma barra magnética para obter um turbilhão que atinja a marca de 80 ml. Adicionar uma gota de amostra de tensoativo (cerca de 0,027 g) à água em agitação e, ao mesmo tempo, começar a marcação do tempo. Parar o relógio e registrar o momento em que a amostra dissolveu-se completamente.
Figure img0009
Os dois tensoativos e a água encontravam-se na 5 mesma temperatura.
Demonstra-se neste exemplo que etoxilado de TOFA amidoamina (DETA) reduziu a formação de gel de etoxilado de seboamina (16E0) . Aparentemente, à medida que aumenta o EO sobre a TOFA amidoamina (DETA) , aumenta a capacidade de 10 prevenção de gel.
EXEMPLO 3: TAXA DE DISSOLUÇÃO Ã TEMPERATURA AMBIENTE (COMPARAÇÃO COM DIETILENO GLICOL)
O método de Taxa de Dissolução em Água consistiu das etapas a seguir: A um béquer de 100 ml, adicionar 100 ml 15 de água. Agitar utilizando uma barra magnética para obter um turbilhão que atinja a marca de 80 ml. Adicionar uma gota de amostra de tensoativo (cerca de 0,027 g) à água em agitação e, ao mesmo tempo, começar a marcação do tempo. Parar o relógio e registrar o momento em que a amostra dissolveu-se 5 completamente.
Figure img0010
Demonstra-se neste exemplo que etoxilado de TOFA amidoamina (DETA) 15E0 possui melhor capacidade de prevenção de gel _que.. butil, éter_ de dietileno -glicol— (DEG)-, um — ingrediente bem conhecido para essa aplicação.
EXEMPLO 4 : TAXA DE DISSOLUÇÃO EM ÁGUA DE ÁLCOOL ETOXILADO E COPOLÍMEROS DE BLOCO DE ÓXIDO DE ETILENO E ÓXIDO DE PROPILENO (EO/PO) A 21 °C.
Neste exemplo, o método de Taxa de Dissolução em Água consistiu das etapas a seguir: A um béquer de 1000 ml, 15 adicionar 1000 ml de água. Agitar utilizando uma barra magnética para obter um turbilhão que atinja a marca de 800 ml. Adicionar uma gota de amostra de tensoativo à água em agitação e, ao mesmo tempo, começar a marcação do tempo. Parar o relógio e registrar o momento em que a amostra 20 dissolveu-se completamente.
Figure img0011
Figure img0012
Novamente, os dados deste exemplo demonstraram que as alquilamidoaminas foram muito eficazes na prevenção da formação de gel de tensoativos alcoxilados em água. Um exemplo demonstrou que a alquilamidoamina foi muito mais 5 eficaz que DEG, um agente de prevenção de gel bem conhecido.
EXEMPLO 5 : TAXA DE DISSOLUÇÃO À TEMPERATURA AMBIENTE (COMPARAÇÃO COM DIETILENO GLICOL)
O—método—de- Taxa de Dissolução em Água consistiu _ das etapas a seguir: a um béquer de 10 0 ml, adicionar 10 0 ml 10 de água. Agitar utilizando uma barra magnética para obter um turbilhão que_ atin~j a _a marca de 8 0 ml. Adicionar uma ,gota^ de „ amostra de tensoativo à água em agitação e, ao mesmo tempo, começar a marcação do .tempo. Parar o relógio e registrar o momento em que a amostra dissolveu-se completamente.
Figure img0013
Novamente, os dados deste exemplo demonstraram que as alquilamidoaminas foram muito eficazes na prevenção da formação de gel de tensoativos aniônicos alcoxilados em água. As alquilamidoaminas foram mais eficazes que propileno glicol, um agente de prevenção de gel bem conhecido.

Claims (16)

1. FORMULAÇÃO QUE POSSUI TENDÊNCIAS REDUZIDAS DE FORMAÇÃO DE GEL, caracterizado por compreender: um gel que forma tensoativo alcoxilado; e um tensoativo de prevenção de gel; em que o dito tensoativo de prevenção de gel compreende derivado(s) de alquilamidoamina da fórmula (1), derivado(s) quaternário(s) de alquilamidoamina da fórmula (2), ou suas misturas, em que o(s) derivado(s) de alquilamidoamina da fórmula (1) é(são) representado(s) pela fórmula:
Figure img0014
onde R é um grupo alquila linear ou ramificado, saturado ou insaturado, que contém de 2 a 22 átomos de carbono; m é um número inteiro de 0 a 7; n é um número inteiro de 2 a 6; W e Y são selecionados independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a quatro átomos de carbono, um grupo benzila ou (AO)sH, em que AO é um grupo alquileno-oxi que contém de dois a quatro átomos de carbono, s é, em média, um número inteiro de 1 a 30; Z é selecionado independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a quatro átomos de carbono, um grupo benzila, (AO)sH, em que AO é um grupo alquileno-oxi que contém de dois a quatro átomos de carbono, s é, em média, um número inteiro de 1 a 30 ou um grupo acila; e o(s) derivado(s) quaternário(s) de alquil amidoamina da fórmula (2) é(são) representado(s) pela fórmula:
Figure img0015
onde R1 é selecionado a partir de metila ou etila, X- é um contra-íon aceitável para uso agrícola, q é um número inteiro de 1 a 6, em outra realização 1 a 2, e m’ é um número inteiro de 1 a 6.
2. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado em que R é um grupo alquila linear ou ramificado, saturado ou insaturado, que contém de 8 a 18 átomos de carbono; m é um número inteiro de 0 a 3; n é um número inteiro de 2 a 3; W e Y são selecionados independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a dois átomos de carbono, um grupo benzila ou (AO)sH, em que AO é um grupo alquileno-oxi que contém dois átomos de carbono, s é, em média, um número inteiro de 1 a 20; Z é selecionado independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a dois átomos de carbono, um grupo benzila, (AO)sH, em que AO é um grupo alquileno-oxi que contém dois átomos de carbono e s é, em média, um número inteiro de 1 a 20 ou um grupo acila.
3. FORMULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada em que Z é um grupo acila e m é um número inteiro de 1 a 7.
4. FORMULAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada em que a razão em peso entre o tensoativo de prevenção de gel e o tensoativo de formação de gel é de 1:99 a 99:1.
5. FORMULAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada em que o dito tensoativo alcoxilado formador de gel compreende um derivado de alquilamina da fórmula (3):
Figure img0016
ou um tensoativo quaternário de alquilamina da fórmula (4):
Figure img0017
em que R é um grupo alquila linear ou ramificado, saturado ou insaturado, que contém de dois a 22 átomos de carbono; A é um grupo alquileno que contém de um a quatro átomos de carbono; p é um número inteiro de 0 a 5; m é um número inteiro de 0 a 7; n é um número inteiro de 2 a 6; W, Y e Y’ são selecionados independentemente a partir de H, hidroxila, um grupo alquila que contém de um a quatro átomos de carbono, um grupo benzila ou (AO)sH, em que A é um grupo alquileno que contém de dois a quatro átomos de carbono, s é, em média, um número inteiro de 1 a 30 e m’ e X possuem o significado, tal como definido na reivindicação 1.
6. FORMULAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizada em que o dito tensoativo alcoxilado formador de gel é um alcoxilado álcool da fórmula (5): R’O(CaH2aO)x(CbH2bO)yH (5) em que R’ é um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada, saturado ou insaturado, substituído ou não substituído, que contém de quatro a 22 átomos de carbono; a e b são independentemente um número inteiro de 2 a 3; x é um número inteiro de 1 a 100 e y é um número inteiro de 0 a 100.
7. FORMULAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada em que o dito tensoativo alcoxilado formador de gel é um copolímero de bloco de EO/PO.
8. FORMULAÇÃO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada em que compreende adicionalmente um ingrediente agroquimicamente ativo, preferencialmente um ingrediente ativo como herbicida.
9. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, tal como definido na reivindicação 8, caracterizada em que o ingrediente ativo está presente em uma quantidade de 360 a 600 ae/l e a razão entre ingrediente ativo e tensoativo formador de gel é de 2:1 a 25:1.
10. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, tal como definido na reivindicação 8 ou de acordo com a reivindicação 9, caracterizada em que o dito ingrediente ativo encontra-se presente em uma quantidade de 30% em peso a 95% em peso da formulação e o tensoativo formador de gel encontra-se presente em uma quantidade de 5% em peso a 30% em peso da formulação e em que a dita formulação agrícola é sólida.
11. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, tal como definido na reivindicação 8 ou de de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 ou 10, caracterizada em que a dita formulação agrícola é um concentrado aquoso que contém equivalente ativo em herbicida na faixa de 30% a 45% em peso da composição e tensoativo formador de gel na faixa de 1,2% a 22,5% em peso da composição.
12. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, tal como definido na reivindicação 8 ou de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizada em que o dito tensoativo alcoxilado formador de gel é um tensoativo aniônico alcoxilado alquila.
13. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada em que o dito tensoativo aniônico alcoxilado alquila é um éter sulfato de alquila da fórmula (6): R’O(C2H4O)jSO3 M+ (6) em que R’ é um grupo alquila de cadeia linear ou ramificada, saturado ou insaturado, substituído ou não substituído, que contém de quatro a 22 átomos de carbono; j é um número inteiro de 1 a 6; e M+ é um íon metálico apropriado.
14. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada em que o tensoativo alcoxilado formador de gel é selecionado a partir de éter sulfato de alquila, éter sulfossuccinato de alquila, éter fosfato etoxilado de alquila, seus sais e suas misturas.
15. FORMULAÇÃO AGRÍCOLA, de acordo com a reivindicação 13, caracterizada em que o sulfato alcoxilado de alquila formador de gel é selecionado a partir de lauril sulfato de sódio com 1 a 3 EO, lauril sulfato de amônio com 1 a 3 EO e suas misturas.
16. MÉTODO DE REDUÇÃO DA TENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DE GEL DE UMA FORMULAÇÃO, que é caracterizado em que compreende tensoativo alcoxilado formador de gel, em que o dito método compreende a incorporação, na dita formulação, de um tensoativo de prevenção de gel, de tal forma que resulte em 15 uma formulação, tal como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 15.
BRPI0915264-4A 2008-11-19 2009-11-17 formulação que possui tendências reduzidas de formação de gel, formulação agrícola, e, método de redução da tendência de formação de gel de uma formulação BRPI0915264B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US11607108P 2008-11-19 2008-11-19
US61/116,071 2008-11-19
EP09150538.8 2009-01-14
EP09150538 2009-01-14
PCT/EP2009/065320 WO2010057886A1 (en) 2008-11-19 2009-11-17 Gel prevention agents

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0915264A2 BRPI0915264A2 (pt) 2020-01-14
BRPI0915264B1 true BRPI0915264B1 (pt) 2021-01-05

Family

ID=69191543

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0915264-4A BRPI0915264B1 (pt) 2008-11-19 2009-11-17 formulação que possui tendências reduzidas de formação de gel, formulação agrícola, e, método de redução da tendência de formação de gel de uma formulação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0915264B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0915264A2 (pt) 2020-01-14

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2508630C2 (ru) Загущение глифозатных составов
RU2543281C2 (ru) Состав гербицида, содержащий глифосат и алкоксилированные глицериды (варианты) и способ борьбы с нежелательной растительностью
BR102014025328A2 (pt) concentrados herbicidas aquosos
JPH10513478A (ja) エーテルアミン界面活性剤を含有するグリホサート処方物
JP2014139199A (ja) 農業用の窒素含有界面活性剤
MX2011003298A (es) Formulaciones de glifosato que contienen agentes tensioactivos de amidoalquilaminas.
US20170258080A1 (en) Gel prevention agents
CA2672151A1 (en) Alkylamidopropyl dialkylamine surfactants as adjuvants
BR112013028013A2 (pt) composição agroquímica, amida terciária, uso de uma amida terciária, e, composição de detergente
UA125645C2 (uk) Склади гліфосату, які містять поверхнево-активні речовини на основі амідоалкіламіну
BRPI0915264B1 (pt) formulação que possui tendências reduzidas de formação de gel, formulação agrícola, e, método de redução da tendência de formação de gel de uma formulação
WO2014008562A1 (pt) Composição adjuvante para uso em formulações herbicidas contendo glifosato, uso da composição adjuvante, formulações herbicidas contendo glifosato, e, uso das formulações herbicidas
BRPI0719713B1 (pt) tensoativos de alquilamidopropil dialquilamina como adjuvantes

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: AKZO NOBEL CHEMICALS INTERNATIONAL B.V. (NL)

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/01/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.