BRPI0911893B1 - Fita auto-fixadora - Google Patents

Fita auto-fixadora Download PDF

Info

Publication number
BRPI0911893B1
BRPI0911893B1 BRPI0911893-4A BRPI0911893A BRPI0911893B1 BR PI0911893 B1 BRPI0911893 B1 BR PI0911893B1 BR PI0911893 A BRPI0911893 A BR PI0911893A BR PI0911893 B1 BRPI0911893 B1 BR PI0911893B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
coating
self
fixing tape
fixing
tape
Prior art date
Application number
BRPI0911893-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Florence Mathieu
Gaetan Romuald
Original Assignee
Ganzoni & Cie Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40225561&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0911893(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ganzoni & Cie Ag filed Critical Ganzoni & Cie Ag
Publication of BRPI0911893A2 publication Critical patent/BRPI0911893A2/pt
Publication of BRPI0911893B1 publication Critical patent/BRPI0911893B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A41WEARING APPAREL
    • A41BSHIRTS; UNDERWEAR; BABY LINEN; HANDKERCHIEFS
    • A41B11/00Hosiery; Panti-hose
    • A41B11/12Means at the upper end to keep the stockings up
    • A41B11/126Means at the upper end to keep the stockings up having friction increasing means
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F13/00Bandages or dressings; Absorbent pads
    • A61F13/06Bandages or dressings; Absorbent pads specially adapted for feet or legs; Corn-pads; Corn-rings
    • A61F13/08Elastic stockings; for contracting aneurisms

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Textile Engineering (AREA)
  • Adhesive Tapes (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Adhesives Or Adhesive Processes (AREA)
  • Manufacturing Of Multi-Layer Textile Fabrics (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)

Abstract

FITA AUTO-FIXADORA. A fita auto-fixadora ou complexa do tipo que compreende uma estrutura têxtil com um revestimento para assegurar a manutenção sobre a pele de um usuário é notável pelo fato de a parte suporte tricotado ou tecido, capaz de ser extensível, que compreende pelo menos sobre sua superfície interna um revestimento que tem propriedades aderentes imediatas e consideráveis, e pelo fato de o revestimento ser definido com um grau de moleza para se conformar aos microrrelevos do substrato, tal como a pele do usuário, e pelo fato de o módulo elástico do revestimento ser definido para ser pelo menos tão baixo quanto aquele do substrato contra o qual está em contato para assumir a forma das microdeformações deste e pelo fato de o revestimento ser aplicado a uma camada fina sobre a parte suporte fina e arejada.

Description

[0001] A invenção se refere ao setor técnico das fitas de manutenção e de contenção e também meias, meias curtas de contenção e para compressão utilizando uma extremidade superior ou em borda com revestimentos em contato com a pele do usuário.
[0002] Esse conceito, em seu princípio, é conhecido há muitos anos, em particular para meias, assegurando uma manutenção em torno da coxa e panturrilha do usuário, segundo a destinação.
[0003] Numerosas patentes foram depositadas por numerosos fabricantes com, na origem, a patente francesa FR 1.540.295 e outros em seguida.
[0004] A utilização de revestimento siliconado é assim conhecida para aplicações de meias, meias curtas, de uso normal, e também de contenção, compressão e manutenção.
[0005] Os produtos existentes no mercado apresentam, em cada caso, um certo número de inconvenientes ao uso e à retirada.
[0006] Um primeiro inconveniente reside no fato de o efeito de contenção sobre o membro usuário, acarreta, mesmo quando não há fenômeno de estricção, devido ao contato e movimentos do usuário, atritos, efeitos de cisalhamento que geram irritações desagradáveis e, com o tempo, dolorosas. Isto é devido à textura do suporte e a certa rigidez do revestimento.
[0007] Mesmo quando a pele não é particularmente sensível aos agentes químicos ou alergizantes, ela corre o risco de ser irritada pelo uso de uma fita auto-fixadora, se duas ou três condições a seguir forem reunidas: proliferação bacteriana, atrito, maceração.
[0008] Tratando-se dos atritos, a irritação é do tipo mecânica, devido à diferença de comportamento mecânico entre o suporte e seu revestimento e a pele.
[0009] O risco de irritação aumenta com a idade (pele mais fina e mais frágil). Ora, é indispensável proteger a pele da pessoa mais idosa, pois ela se regenera mais lentamente.
[0010] O risco aumenta também: - com o calor, no verão em particular, com o fenômeno de sudação; - quando de uma atividade intensiva, movimento e sudação.
[0011] A maceração resulta da fragilização da pele (menor resistência mecânica) e aumento da permeabilidade, portanto, menor resistência aos agentes patógenos e irritantes químicos. Essa maceração é provocada por uma falta de evaporação do vapor d’água (perspiração) naturalmente emitida pela pele, e há, portanto, uma necessidade que o produto seja permeável ao vapor d’água.
[0012] Um outro inconveniente encontrado, quando do uso de uma fita auto-fixadora, é aquele da pilosidade dos membros sobre os quais pode ser enfiado, pois se houver então atritos, as irritações e o desconforto serão tanto maiores. A manutenção da meia ou da fita, por uma fixação que apresenta uma forte adesividade (tipo esparadrapo), tornaria sua retirada também muito dolorosa por fenômeno de arrancamento.
[0013] É a partir dessa constatação geral que o requerente buscou um novo tipo de fita auto-fixadora, permitindo suprimir os atritos e reduzir consideravelmente o risco de maceração e, portanto, de irritação cutânea.
[0014] A título complementar também, uma outra finalidade buscada era de melhorar o conforto ao uso e as condições de retirada da fita auto-fixadora ou meia, reduzindo os efeitos induzidos, em particular do tipo arrancar pelos.
[0015] Um outro interesse do requerente era, portanto, de melhorar o conforto ao uso com um produto leve, isto é, de aspecto visual mais fino que os produtos no mercado.
[0016] Era preciso, portanto, conceber uma nova fita auto- fixadora oferecendo uma compressão controlada, uma manutenção otimizada, reduzindo os diferentes riscos e situações que favorecem as irritações cutâneas.
[0017] Ora, numerosas pesquisas foram feitas com testes de controle para melhorar esse ou aquele parâmetro.
[0018] Na prática, esse tipo de experimento não se mostrou concludente do conhecimento do depositante.
[0019] De acordo com a invenção, um andamento global foi dado, tanto na escolha do suporte quanto do revestimento, permitindo a concepção de uma fita auto-fixadora, permitindo ter uma otimização dos efeitos tornados por uma seleção muito particular de seus componentes, fornecendo efeitos indiretos inesperados ao usuário e à retirada em caso de forte pilosidade do usuário.
[0020] De acordo com uma primeira característica da invenção, a fita auto-fixadora ou complexa é do tipo que compreende uma estrutura têxtil com um revestimento para assegurar a manutenção sobre a pele de um usuário, a fita sendo caracterizada pelo fato de a parte suporte do revestimento ser estabelecida sob a forma de um suporte tricotado ou tecido, capaz de ser extensível, que compreende pelo menos sobre sua superfície interna um revestimento que tem propriedades de tack imediatas e consideráveis, e pelo fato de o revestimento ser definido com um grau de moleza para se conformar com microrrelevos do substrato, tal como a pele do usuário, e pelo fato de o módulo elástico do revestimento ser definido para ser pelo menos tão baixo quanto aquele do substrato contra o qual está em contato para assumir a forma das microdeformações deste e pelo fato de o revestimento ser aplicado a uma camada fina, sobre a própria parte suporte fina e arejada.
[0021] De acordo com uma outra característica, a parte suporte do revestimento é estabelecida sob a forma de uma renda.
[0022] Assim, a fita auto-fixadora, de acordo com a invenção, define um complexo extensível elástico que tem uma adesividade e propriedades físicas ou químicas e mecânicas particulares, permitindo ter uma compressão controlada e uma manutenção otimizada sobre o membro reduzindo ou suprimindo o risco das irritações cutâneas.
[0023] Assim, segundo a invenção, essa fita auto-fixadora pode ser aplicada sobre meias e meias curtas de contenção ou outro artigo de contenção e de compressão do tipo bandagem.
[0024] Essas características e outras ainda sobressairão bem da sequência da descrição.
[0025] Para fixar o objeto da invenção ilustrada nas figuras dos desenhos, nos quais: - a figura 1 representa uma vista parcial de uma fita auto-fixadora, segundo a invenção, em sua versão simples face; - a figura 2 representa uma vista parcial da fita auto- fixadora em sua versão dupla face; - a figura 3 representa uma vista parcial em grande escala, mostrando um dos interesses na configuração na qual o revestimento assume estritamente formas aparentes rugosas do substrato, quando este é a pele de um usuário, por exemplo; - a figura 4 representa uma vista de um exemplo de aplicação da fita auto-fixadora, de acordo com a invenção, em sua versão simples face e aplicada a uma meio médica de contenção e/ou de compressão; - a figura 5 representa uma vista de um exemplo de aplicação da fita auto-fixadora em sua versão dupla face, com um dispositivo de compressão e/ou de contenção; - a figura 6 representa um exemplo da aplicação da fita auto-fixadora em uma versão simples face sendo disposta em um dispositivo de compressão e/ou de contenção; - a figura 7 representa um exemplo de aplicação da fita auto-fixadora em uma configuração de enrolamento.
[0026] A fim de tornar mais concreto o objeto da invenção, descreve-se o então de maneira não limitativa ilustrada nas figuras dos desenhos.
[0027] A fita auto-fixadora (B) do complexo compreende uma estrutura têxtil (1), que constitui o suporte, e estabelecida sob a forma de um suporte tricotado ou tecido que tem propriedades físicas (elasticidade, extensibilidade, estado de superfície, rugosidade, espessura e permeabilidade). Esse suporte, segundo asa aplicações consideradas, por exemplo, como meias de contenção ou de manutenção, é realizado sob a forma de uma renda. Essa estrutura têxtil, conforme representada nas figuras 1 e 2 dos desenhos, pode ser realizada sobre uma forma simples face ou dupla face e inclui pelo menos, sobre sua superfície interna e também, como variante, sobre suas duas faces interna e externa, um revestimento (2) que tem propriedades de tack imediatas e consideráveis. Mais particularmente, a(s) camada(s) aderente(s) obtida(s) por revestimento têm uma espessura da ordem de 0,5 mm. As propriedades particulares desse revestimento são sua adesividade imediata associada à sua moleza denominadas, nos termos técnicos profissionais, “tack”, sua viscoelasticidade, sua taxa de transmissão de vapor d’água e sua biocompatibilidade. Esse revestimento sobre a(s) face(s) interna e externa da estrutura têxtil é definida com um grau de moleza par se conformar e assumir a forma dos micro-relevos do substrato (3), tal como a pele do usuário. Por outro lado, o módulo elástico do revestimento é definido para ser pelo menos tão baixo quanto aquele do substrato contra o qual ele está em contato para assumir a forma das microdeformações deste.
[0028] O revestimento pode ser mono ou multicomponentes. Ela apresenta, de acordo com a invenção, um forte tack e é constituída de um adesivo de natureza hidrófoba sensível à pressão. As propriedades de tack, energia e força de tack, são medidas por um teste de prova tack e uma análise mecânica dinâmica sobre DMA Q800. Esse adesivo pode ser do tipo poliuretano, silicone, Estireno-Isopreno-Estireno e Estireno- Butadieno-Estireno. Em um exemplo vantajoso, o revestimento utiliza dois componentes silicone desenvolvidos pela Sociedade MOMENTIVE sob a referência RTV 833, com a utilização de um primeiro componente RTV 833A, seja um polidimetilsiloxano com grupos vinila e catalisador platina, e um segundo componente RTV 833B, com uma mistura de polidimetilsiloxanos, de mastiques e de reticulante. O caráter mole é medido por pressão. A adesividade do revestimento é estabelecida pela gramatura do revestimento e a proporção e dosagens dos componentes, uma(s) resina(s) adesivante(s) podendo ser complementadas. O silicone e o poliuretano são vantajosamente utilizados devido à sua elevada permeabilidade ao vapor d’água.
[0029] O revestimento é, de preferência, realizado sob a forma de película a fim de ter uma repartição a mais homogênea possível sobre o suporte. Sem sair do âmbito da invenção, ele pode ser estabelecido segundo uma configuração contínua ou descontínua. A fita auto-fixadora ou complexa obtida é de espessura estreita, da ordem de 1 mm e o revestimento de 0,5 mm. A espessura do revestimento pode variar. A gramatura do revestimento é inferior a 500 g/m2. Pela porosidade da estrutura têxtil constitutiva do suporte para facilitar a pega do revestimento, a taxa de transmissão de vapor d’água é superior de pelo menos 30 % àquela das fitas auto-fixadoras clássicas, e isto devido essencialmente à escolha da natureza do suporte e da redução de espessura do revestimento.
[0030] A fita auto-fixadora utilizada, de acordo com a invenção, constituiu o objeto de diferentes testes comparativos em relação a produções anteriores do depositante, o produto deste sendo identificado sob a marca SIGVARIS, e de produtos de terceiros fabricantes. A base de comparação e de teste é protótipo F5001 do requerente correspondente às normas requeridas para fazer as medidas.
[0031] A tabela a seguir define a extensibilidade das fitas auto-fixadoras. Observa-se que rodas as fitas auto-fixadoras atualmente no mercado são de 40 a 110 % mais fortes em compressão para 30 % de alongamento em relação ao protótipo “F5001”, base da referência.
Figure img0001
[0032] Representou-se, nas figuras dos desenhos, a fita auto-fixadora em sua versão simples face (figura 1) em contato com o substrato ou pele e dupla face (figura 2).
[0033] De acordo com a figura 4, a fita auto-fixadora que é fabricada a partir de uma estrutura têxtil realizada em renda se prolonga da parte meia (4) médica ou luva enfiada sobre um membro (5) do usuário.
[0034] De acordo com a figura 5, a fita auto-fixadora é dupla face e se adapta sobre um dispositivo de compressão / contenção (6).
[0035] De acordo com a figura 6, a fita auto-fixadora da invenção se adapta sobre um dispositivo de compressão / contenção (6), deixando aparecer um contorno de borda deste.
[0036] De acordo com a figura 7, a fita auto-fixadora é simples face constitui ela própria uma bandagem enrolada em espiras para a sobreposição parcial.
[0037] Sem se sair do âmbito da invenção, o revestimento pode incorporar substâncias hidrófilas sob a forma de cargas (hidrocolóides, pectina,...) ou micro cápsulas com alargamento controlado, permitindo fornecer uma funcionalidade ou tratamento complementar (bacteriostática, bactericida, anti- inflamatória, cicatrizante, hidratante...).
[0038] A fita auto-fixadora, de acordo com a invenção, oferece uma otimização de conforto e de manutenção, por suas características particulares, suprimindo ou reduzindo todos os esforços iniciais identificadas gerando dores, irritações sobre a pele.
[0039] A capacidade adesiva do revestimento é suficiente para que a fita auto-fixadora tenha sozinha no lugar sem outro meio.
[0040] A retirada fácil da fita auto-fixadora é sem dor, sem resíduos, é efetivo também em situação de forte pilosidade. Essa retirada fácil é medida por um teste de retirada de pelos a 180o realizado sobre substrato vidro, segundo a norma NF EM 28510-2 após 24 horas de manutenção. O revestimento tendo um forte tack não apresenta uma força de retirada de pelos elevada. Esta é sensivelmente equivalente àquela de um revestimento clássico, e permanece em qualquer estado de causa muito pequena, < 0,6 N/nm.
[0041] A fita auto-fixadora, pela combinação de suas características, permite evitar os atritos fonte de irritação, permitindo tomar a forma das microdeformações da pele ligadas ao seu relevo e à sua extensibilidade própria, e as macros deformações ligadas aos movimentos corporais. A ausência de resíduos na retirada é ligada à coesão do revestimento verificada, quando do teste de retirada de pelos a 180o. O probo teste permite determinar a energia e a força do tack, que para o revestimento objeto da invenção são tais como a energia de tack > 3,8N.nm (< 3,0 para revestimento clássico) e a força de tack > 8N (contra 4N para um revestimento clássico). A DMA (análise mecânica dinâmica) permite determinar os módulos G’ e G” de forma correlata com as propriedades de tack. As inclinações são notadamente mais elevadas sobre o revestimento objeto da invenção: - inclinação log G’> = 0,2 (contra 0,05 para revestimento clássico); - inclinação log G’> = 0,24 (contra 0,15 para revestimento clássico).

Claims (8)

1. Fita auto-fixadora ou complexa do tipo que compreende uma estrutura têxtil (1) com um revestimento para assegurar a manutenção sobre a pele de um usuário, caracterizada pelo fato de a parte suporte do revestimento (2) ser estabelecida sob a forma de um suporte tricotado ou tecido, capaz de ser extensível, que compreende pelo menos sobre sua superfície interna um revestimento (2) que tem propriedades aderentes imediatas e consideráveis, e pelo fato de o revestimento ser definido com um grau de moleza para se conformar aos microrrelevos do substrato (3), tal como a pele do usuário, e pelo fato de o módulo elástico do revestimento ser definido para ser pelo menos tão baixo quanto aquele do substrato contra o qual está em contato para assumir a forma das microdeformações deste, e pelo fato de o revestimento ser aplicado a uma camada fina, sobre a própria parte suporte fina e arejada.
2. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de a parte suporte do revestimento ser estabelecida sob a forma de uma renda.
3. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de compreender um revestimento simples face ou dupla face, mono ou multi componentes, com uma espessura da ordem de 0,5 mm.
4. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de o revestimento bicomponentes ser feito de dois componentes silicone com um primeiro componente RTV 833A, ou seja, um polidimetilsiloxano com grupos vinila e catalisador platina, e um segundo componente RTV 833B, com uma mistura de polidimetilsiloxanos, de mastiques e de reticulante.
5. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de o revestimento ser à base de silicone ou de poliuretano, ou de estireno-isopreno-estireno ou de estireno-butadieno-estireno.
6. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de o revestimento apresentar uma energia de tack de pelo menos 3,8 N.mm e uma força de tack de pelo menos 8N.
7. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 3, caracterizada pelo fato de os módulos G’ e G” definidos em análise mecânica dinâmica de forma correlata com as propriedades de tack serem mais elevados sobre o revestimento com inclinação log G’> = 0,2 e inclinação log G”> = 0,24.
8. Fita auto-fixadora, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de a fita auto-fixadora ou complexa obtida ser de espessura estreita, da ordem de 1 mm e o revestimento de 0,5 mm, e pelo fato de a gramatura do revestimento ser inferior a 500 g/m2, e pelo fato de pela porosidade da estrutura têxtil (1) constitutiva do suporte para facilitar a pega do revestimento, a taxa de transmissão de vapor d’água ou permeabilidade ser superior a 30 % àquela das fitas auto-fixadoras clássicas utilizadas.
BRPI0911893-4A 2008-04-30 2009-04-24 Fita auto-fixadora BRPI0911893B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0852909A FR2930708B1 (fr) 2008-04-30 2008-04-30 Bande auto-fixante de maintien et de contention notamment pour bas de contention
FR0852909 2008-04-30
PCT/FR2009/050760 WO2009138672A2 (fr) 2008-04-30 2009-04-24 Bande auto-fixante de maintien et de contention notamment pour bas de contention

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0911893A2 BRPI0911893A2 (pt) 2015-10-13
BRPI0911893B1 true BRPI0911893B1 (pt) 2022-04-19

Family

ID=40225561

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0911893-4A BRPI0911893B1 (pt) 2008-04-30 2009-04-24 Fita auto-fixadora

Country Status (8)

Country Link
US (1) US10194700B2 (pt)
EP (1) EP2282650B1 (pt)
BR (1) BRPI0911893B1 (pt)
CA (1) CA2722373C (pt)
ES (1) ES2424789T3 (pt)
FR (1) FR2930708B1 (pt)
PT (1) PT2282650E (pt)
WO (1) WO2009138672A2 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102012013931B4 (de) * 2012-07-16 2018-11-15 Medi Gmbh & Co. Kg Strumpf, in Form eines Knie- oder Armstrumpfes insbesondere Kniestrumpf mit oder ohne Fußteil
FR3008585B1 (fr) 2013-07-19 2015-07-31 Dbapparel Operations Article textile de lingerie a maintien ameliore
WO2015117195A1 (en) * 2014-02-07 2015-08-13 Hunting Lady Pty Ltd Coated textile and anti-blister sock
FR3089406B1 (fr) 2018-12-07 2020-11-20 Urgo Rech Innovation Et Developpement Dispositif de retenue et système de contention comprenant un article de contention et un tel dispositif de retenue
FR3089405A1 (fr) 2018-12-07 2020-06-12 Urgo Recherche Innovation Et Developpement Dispositif de retenue et système de contention comprenant un article de contention et un tel dispositif de retenue
CN112021682A (zh) * 2020-09-09 2020-12-04 厦门和新科技有限公司 一种高弹轻质舒适型内衣及其制作工艺
US20240188648A1 (en) * 2022-12-12 2024-06-13 Joseph Hamad Sock with internal gripping surface

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1540295A (fr) * 1967-01-31 1968-09-27 Perfectionnements aux bas ou chaussettes comportant une bande élastique de fixation
FR2703243B1 (fr) * 1993-04-02 1995-05-05 Cognon Morin Article de contention à usage médical pour une jambe ou un bras.
US6059834A (en) * 1995-06-14 2000-05-09 Ortho-Care, Inc. Suspended/orthopaedic sleeves with internal adhesive to prevent sleeve migration
EP0914074A1 (en) * 1996-07-12 1999-05-12 Recorde Limited Non-slip bandage
DE19940018A1 (de) * 1999-08-24 2001-03-01 Beiersdorf Ag Strumpf mit einer nahtfrei angebrachten rutschhemmenden Beschichtung im Randbereich der oberen Öffnung
US6495229B1 (en) * 1999-09-17 2002-12-17 Avery Dennison Corporation Pattern coated adhesive article
SE521380C2 (sv) * 2000-10-02 2003-10-28 Moelnlycke Health Care Ab Hudvidhäftande sårförband innefattande limmatris med fettsubstanser
WO2004082935A1 (en) * 2003-03-18 2004-09-30 Finden Coatings Limited An adhesive fabric
EP1709947A1 (en) * 2005-04-08 2006-10-11 3M Innovative Properties Company Compression bandage system
FR2887124B1 (fr) * 2005-06-17 2007-09-14 Cheynet & Fils Sa Bas autofixant avec moyen de tenue sur la jambe de l'utilisatrice et son procede de fabrication
US20070140991A1 (en) * 2005-12-21 2007-06-21 Prithwiraj Maitra Pressure sensitive adhesives for cosmetic applications
FR2899248A1 (fr) 2006-03-31 2007-10-05 Rhodia Recherches & Tech Procede d'enduction d'une surface textile
US20090112141A1 (en) * 2007-10-31 2009-04-30 Derr Michael J Method and apparatus for providing a medical dressing

Also Published As

Publication number Publication date
US10194700B2 (en) 2019-02-05
WO2009138672A3 (fr) 2010-02-18
PT2282650E (pt) 2013-07-25
WO2009138672A2 (fr) 2009-11-19
CA2722373A1 (fr) 2009-11-19
US20110112459A1 (en) 2011-05-12
CA2722373C (fr) 2016-08-02
ES2424789T3 (es) 2013-10-08
FR2930708B1 (fr) 2011-08-26
FR2930708A1 (fr) 2009-11-06
EP2282650B1 (fr) 2013-05-22
EP2282650A2 (fr) 2011-02-16
BRPI0911893A2 (pt) 2015-10-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0911893B1 (pt) Fita auto-fixadora
JP5065243B2 (ja) 圧縮包帯システム
ES2680634T3 (es) Apósitos autosellantes
JP2022137110A (ja) 医療圧迫用接着フィルム包帯
ES2668823T3 (es) Novedoso sistema de compresión para el tratamiento y la prevención de enfermedades venosas
ES2661118T3 (es) Apósito o parche adhesivo para usar en el tratamiento de enfermedades vasculares
Kelly-O'Flynn et al. Medical adhesive-related skin injury
JP2012515609A5 (pt)
JP2012515609A (ja) 防水包帯
BR112015010062B1 (pt) bandagem termicamente condutiva baseada em metal com substrato de hidrogel
JP2002506680A (ja) 皮膚及び他の組織を摩擦から保護する器具
US20110098620A1 (en) Medical device for skin with ultra-hydrophilic pressure-sensitive adhesive
ES2400473T3 (es) Venda adhesiva sensible a la presión estirable
JP2004049541A (ja) 皮膚貼着用部材
US10583046B2 (en) Compression garments and uses thereof
KR100882438B1 (ko) 일회용 밴드
ES2753542T3 (es) Apósito para callos
CN109843234A (zh) 用于生物对象的整体保护器
JP4212980B2 (ja) 皮膚貼着用粘着テープおよびシート
CN210903671U (zh) 腿部康复带
RU87907U1 (ru) Индивидуальное перевязочное средство
Gröer et al. High-Adhesion Silicone Gels for Wound Care with Less Pain
JP3117975U (ja) 患部保護包帯
JP3197332U (ja) 皮膚の痒み止め用貼付剤
Ward Vacuum splintage of the hand

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/04/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.