BRPI0908427A2 - controle de política para fluxos de dados encapsulados. - Google Patents

controle de política para fluxos de dados encapsulados. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0908427A2
BRPI0908427A2 BRPI0908427-4A BRPI0908427A BRPI0908427A2 BR PI0908427 A2 BRPI0908427 A2 BR PI0908427A2 BR PI0908427 A BRPI0908427 A BR PI0908427A BR PI0908427 A2 BRPI0908427 A2 BR PI0908427A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
encapsulation
encapsulation information
type
communication
information
Prior art date
Application number
BRPI0908427-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Kalle I. Ahmavaara
Gerardo Giaretta
Lorenzo Casaccia
Georgios Tsirtsis
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BRPI0908427A2 publication Critical patent/BRPI0908427A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W80/00Wireless network protocols or protocol adaptations to wireless operation
    • H04W80/04Network layer protocols, e.g. mobile IP [Internet Protocol]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L12/00Data switching networks
    • H04L12/28Data switching networks characterised by path configuration, e.g. LAN [Local Area Networks] or WAN [Wide Area Networks]
    • H04L12/46Interconnection of networks
    • H04L12/4633Interconnection of networks using encapsulation techniques, e.g. tunneling
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L63/00Network architectures or network communication protocols for network security
    • H04L63/20Network architectures or network communication protocols for network security for managing network security; network security policies in general
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/16Gateway arrangements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Computer Security & Cryptography (AREA)
  • Computer Hardware Design (AREA)
  • Computing Systems (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Data Exchanges In Wide-Area Networks (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

CONTROLE DE POLÍTICA PARA FLUXOS DE DADOS ENCAPSULADOS. São descritos sistemas e metodologias que facilitam a comunicação de informação de encapsulamento para um tipo de protocolo de mobilidade, relacionado, utilizado na comunicação através de um fluxo de dados com implementação especifica reduzida em relação ao servidor de politica para suportar diferentes tipos de protocolo de mobilidade. A esse respeito, a informação de encapsulamento pode ser transmitida ao servidor de politica a partir do gateway de rede de tal modo que o servidor de politica pode enviar a informação de encapsulamento para um gateway servidor junto com as regras de politica relacionadas a um tipo de fluxo de dados. O gateway servidor pode utilizar a informação de encapsulamento para detectar e interpretar o fluxo de dados encapsulado de acordo com as regras de politica. A esse respeito, o gateway servidor pode prover suporte (por exemplo, suporte de qualidade de serviço) para o fluxo. A informação de encapsulamento pode se relacionar a um tipo de protocolo de mobilidade, a um cabeçalho de de encapsulamento, a uma indicação de que a encapsulamento é exigida, aos parâmetros com relação á localização de um cabeçalho de encapsulamento em uma mensagem, e/ou semelhante.

Description

p , “CONTROLE DE POLÍTICA PARA FLUXOS DE DADOS ENCAPSULADOS”
FUNDAMENTOS I. Campo A descrição seguinte se refere em geral às comunicações sem fio, e mais particularmente ao controle de política para fluxos de dados em redes de comunicação sem fio. II. Fundamentos Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente empregados para prover diversos tipos de conteúdo de comunicação tal como, por exemplo, conteúdo de voz, conteúdo de dados, e assim por diante. Sistemas de comunicação sem fio, típicos, podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar comunicação com múltiplos usuários mediante compartilhamento dos recursos disponíveis de sistema (por exemplo, largura de banda, capacidade de transmissão, etc.). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo podem incluir sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), e semelhante. Adicionalmente, os sistemas podem estar de acordo com especificações tais como projeto de parceria de terceira geração (3GPP), evolução à longo prazo (LTE) 3GPP, banda larga ultra móvel (UMB), e/ou especificações sem fio de multiportadora tal como dados de evolução otimizados (EV- DO), uma ou mais revisões dos mesmos, etc. Geralmente, os sistemas de comunicação de acesso múltiplo sem fio podem simultaneamente suportar comunicação para múltiplos dispositivos móveis. Cada dispositivo móvel pode se comunicar com um ou mais pontos de acesso (tal como ; estações base, estações de retransmissão, outros i
TARA SERENATA Ra SEREIA 2/45 é ' ' dispositivos móveis utilizando tecnologias de rede não hierárquica ou ad hoc, etc.), por intermédio de transmissões em links, direto e reverso. O link direto (ou downlink) se refere ao link de comunicação a partir de pontos de acesso para dispositivos móveis, e o link reverso (ou uplink) se refere ao link de comunicação à partir dos dispositivos móveis para os pontos de acesso. ! Adicionalmente, as comunicações entre os dispositivos Í móveis e os pontos de acesso podem ser estabelecidas por ! intermédio de sistemas de entrada única, saída única (SISO), sistemas de múltiplas entradas, única saída (MISO), sistemas de múltiplas entradas, múltiplas saídas (MIMO) e assim por diante. Os pontos de acesso podem prover acesso de rede sem fio aos dispositivos móveis mediante comunicação com vários componentes da rede sem fio subjacente, tal como entidades de gerenciamento de mobilidade (MME), portais, servidores de política, etc. Os dispositivos móveis, em um exemplo, podem se comunicar com um gateway de rede utilizando um ou mais fluxos de protocolo Internet (IP), e o servidor de política pode autorizar os fluxos IP. Além disso, um ou mais portais servidores OU intermediários podem facilitar a comunicação entre o dispositivo móvel e O gateway de rede. O servidor de política provê política para o gateway servidor permitindo que o gateway servidor percorra os fluxos IP entre os dispositivos móveis e o gateway de rede para prover suporte, tal como suporte de qualidade de serviço. Os fluxos IP, contudo, podem ser adicionalmente encapsulados a partir dos dispositivos móveis para o gateway de rede utilizando mobilidade baseada | em hospedeiro dependendo de um protocolo de mobilidade ! utilizado. A esse respeito, o gateway servidor pode não i conhecer a informação de encapsulamento apropriada para
Í
3/45 | ' . | percorrer de forma bem-sucedida os fluxos ao prover suporte.
Sumário O que se segue apresenta um sumário simplificado de um ou mais aspectos para prover um entendimento básico de tais aspectos.
Esse sumário não é uma visão geral extensiva de todos os aspectos considerados, e não pretende identificar elementos essenciais ou cruciais de todos os aspectos nem delinear o escopo de qualquer aspecto ou de todos os aspectos.
Sua única finalidade é a de apresentar alguns conceitos de um ou mais aspecto de uma forma simplificada como um prelúdio para a descrição mais detalhada que é apresentada posteriormente.
De acordo com uma ou mais modalidades e suas revelações correspondentes, vários aspectos são descritos em conexão com ação de facilitar a indicação de informação de encapsulamento para um servidor de política para subsequente comunicação para um ou mais portais servidores.
Por exemplo, um gateway de rede em uma rede de comunicação sem fio pode solicitar autorização para o estabelecimento de fluxo de dados com um ou mais dispositivos em uma rede sem fio a partir de um servidor de política.
Quando autorizado, ou durante a solicitação de autorização, O gateway de rede pode especificar a informação de encapsulamento relacionada ao fluxo de dados, por exemplo, onde mobilidade baseada em hospedeiro é utilizada para oO servidor de política.
A informação de encapsulamento pode incluir um tipo de protocolo de mobilidade, um cabeçalho de encapsulamento, uma indicação no sentido de se a encapsulamento deve ser usada; um deslocamento e/ou posições de início/fim relacionadas a um cabeçalho de encapsulamento no fluxo de protocolo Internet (IP) Ou outros datagramas, e/ou semelhantes, por exemplo.
O
: , servidor de política pode utilizar a informação de encapsulamento ao comunicar as regras de política de volta para um gateway servidor, e o gateway servidor pode utilizar a informação de encapsulamento para percorrer oO fluxo de dados entre o dispositivo de rede sem fio e o gateway servidor para prover suporte (por exemplo, suporte de qualidade de serviço) para o fluxo de dados.
De acordo com aspectos relacionados, é provido um método para transmitir regras de política em redes sem fio.
O método inclui receber informação de encapsulamento relacionada à comunicação de fluxo de dados a partir de um gateway de rede núcleo. O método inclui ainda gerar uma ou mais regras de política relacionadas à comunicação de fluxo de dados e transmitir as regras de política para um gateway de rede de acesso.
Outro aspecto se refere a um equipamento de comunicação sem fio. O equipamento de comunicação sem fio pode incluir pelo menos um processador configurado para receber informação de encapsulamento relacionada a um tipo de protocolo de mobilidade utilizado em um fluxo de dados entre um gateway de rede e um dispositivo de rede. O processador é configurado ainda para definir uma ou mais regras de política com base pelo menos em parte em um tipo do fluxo de dados e transmitir a informação de encapsulamento e a uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso. O equipamento de comunicação sem fio compreende uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
Ainda outro aspecto se refere a um equipamento de comunicação sem fio que facilita a transmissão de regras de política em uma rede sem fio. O equipamento de comunicação sem fio pode compreender mecanismos para receber informação de encapsulamento a partir de um gateway de rede núcleo
« , para comunicação subsequente. O equipamento de comunicação sem fio pode incluir adicionalmente mecanismos para criar uma ou mais regras de política relacionadas aos parâmetros de comunicação, aceitos, e mecanismos para transmitir a informação de encapsulamento e a uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso.
Ainda outro aspecto se refere a um produto de programa de computador, o qual pode ter um meio legível por computador incluindo código para fazer com que o pelo menos um computador receba informação de encapsulamento relacionada à comunicação de fluxo de dados a partir de um gateway de rede núcleo. O meio legível por computador também pode compreender código para fazer com que o pelo menos um computador gere uma ou mais regras de política com base pelo menos em parte em um tipo relacionado à comunicação de fluxo de dados. Além disso, o meio legível por computador pode compreender código para fazer com que o pelo menos um computador transmita a informação de encapsulamento e a uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso.
Além disso, um aspecto adicional se refere a um equipamento. O equipamento pode incluir um receptor de informação de encapsulamento que obtém informação de encapsulamento a partir de um gateway de rede núcleo relacionada à comunicação de fluxo de dados com o dispositivo. o equipamento pode incluir ainda um especificador de regra de política de ação que cria uma ou mais regras de política com base pelo menos em parte em um tipo da comunicação de fluxo de dados e transmite a uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso.
De acordo com um aspecto adicional, é provido um método que facilita a indicação de informação de encapsulamento para especificação subsequente de regra de
. ' política de ação. O método inclui selecionar um tipo de protocolo de mobilidade relacionado à comunicação de fluxo de dados com um dispositivo móvel. O método inclui ainda gerar informação de encapsulamento para comunicação através do fluxo de dados com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade e transmitir a informação de encapsulamento para um servidor de política.
Outro aspecto se refere a um equipamento de comunicação sem fio. O equipamento de comunicação sem fio pode incluir pelo menos um processador configurado para determinar um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação com um dispositivo através de um fluxo de dados, estabelecido. O processador é configurado ainda para gerar informação de encapsulamento relacionada ao tipo de protocolo de mobilidade e transmitir a informação de encapsulamento para um servidor de política para comunicação subsequente a um gateway de rede de acesso. O equipamento de comunicação sem fio compreende também uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
Ainda outro aspecto se refere a um equipamento de comunicação sem fio que indica informação de encapsulamento para comunicação com um gateway servidor. O equipamento de comunicação sem fio pode compreender mecanismos para selecionar um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação através de um fluxo de dados. O equipamento de comunicação sem fio pode incluir adicionalmente mecanismos para determinar informação de encapsulamento relacionada ao tipo de protocolo de mobilidade e mecanismos para transmitir a informação de encapsulamento para um servidor de política.
Ainda outro aspecto se refere a um produto de programa de computador, o qual pode ter um meio legível por computador incluindo código para fazer com que o pelo menos
: ' um computador selecione um tipo de protocolo de mobilidade relacionado à comunicação de fluxo de dados com um dispositivo móvel.
O meio legível por computador também pode compreender código para fazer com que o pelo menos um computador determine informação de encapsulamento para comunicação com o gateway servidor com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade.
Além disso, o meio legível por computador pode compreender código para fazer com que o pelo menos um computador transmita a informação de encapsulamento para um servidor de política.
Além disso, um aspecto adicional se refere a um equipamento.
O equipamento pode incluir um solicitador de fliuxo de dados que estabelece um fluxo de dados com um dispositivo e seleciona um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação através do fluxo de dados.
O equipamento pode incluir ainda um gerador de informação de encapsulamento que cria informação de encapsulamento com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade e um especificador de informação de encapsulamento que transmite a informação de encapsulamento para um servidor de política.
Para a realização das finalidades anteriormente mencionadas e relacionadas, um ou mais aspectos compreendem os recursos em seguida descritos integralmente e particularmente assinalados nas reivindicações.
A descrição a seguir e os desenhos anexos apresentam em detalhe certos aspectos ilustrativos do um ou mais aspectos.
Esses aspectos são indicativos, contudo, de apenas umas poucas das várias formas nas quais os princípios dos vários aspectos podem ser empregados e os aspectos descritos pretendem incluir todos os tais aspectos e seus equivalentes.
Breve Descrição dos Desenhos
. ' A Figura 1 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de acordo com vários aspectos aqui apresentados.
A Figura 2 é uma ilustração de uma rede de comunicação sem fio exemplar que facilita a transmissão das regras de política junto com a informação de encapsulamento recebida.
A Figura 3 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio exemplar que efetua a comunicação de informação de encapsulamento com regras de política.
A Figura 4 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio exemplar que utiliza mobilidade baseada em hospedeiro exigindo encapsulamento de comunicação de fluxo de dados.
A Figura 5 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio exemplar que utiliza mobilidade baseada em rede que não exige encapsulamento dos fluxos de dados.
A Figura 6 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio exemplar que utiliza mobilidade baseada em rede.
A Figura 7 é uma ilustração de uma metodologia exemplar que facilita a transmissão de regras de política com informação de encapsulamento recebida.
A Figura 8 é uma ilustração de uma metodologia exemplar que indica informação de encapsulamento para um servidor de política.
A Figura 9 é uma ilustração de um ambiente de rede sem fio exemplar que pode ser empregado em conjunto com os vários sistemas e métodos aqui descritos.
A Figura 10 é uma ilustração de um sistema exemplar que comunica regras de política com base em informação de encapsulamento determinada.
A Figura 11 é uma ilustração de um sistema
ESRNNERNNNNANSNNNAEAENNASAAAAESAAAAAAES 9/45 , exemplar que facilita a provisão de informação de encapsulamento para um servidor de política para comunicação subsequente.
Descrição Detalhada Várias “modalidades são descritas agora com referência aos desenhos, em que numerais de referência semelhantes são usados para se referir aos elementos semelhantes do princípio ao fim.
Na descrição a seguir; com a finalidade de explanação; vários detalhes específicos são apresentados para prover um entendimento completo de uma ou mais modalidades.
Pode ser evidente, contudo, que tal modalidade (s) pode ser praticada sem esses detalhes específicos.
Em outras instâncias, estruturas e dispositivos bem conhecidos são mostrados na forma de diagrama de blocos para facilitar a descrição de uma ou mais modalidades.
Conforme usado nesse pedido, os termos: “componente”, “módulo”, “sistema”, e semelhantes pretendem se referir a uma entidade relacionada a computador quer seja hardware, firmware, uma combinação de hardware e software, software, ou software em execução.
Por exemplo, um componente pode ser, mas não é limitado a ser, um processo executando em um processador, um processador, um objeto, um executável, um fluxo de execução, um programa, e/ou um computador.
Como ilustração, uma aplicação executando em um dispositivo de computação, e o dispositivo de computação, podem constituir um componente.
Um ou mais componentes podem residir dentro de um processo e/ou fluxo de execução e um componente pode estar localizado em um computador e/ou distribuído entre dois ou mais computadores.
Além disso, esses componentes podem executar a partir de vários meios legíveis por computador tendo várias estruturas de dados armazenadas nos mesmos.
Os
TESES ERNANI: 10/45 componentes podem se comunicar por intermédio de processos locais e/ou remotos tal como de acordo com um sinal tendo um ou mais pacotes de dados (por exemplo, dados a partir de um componente interagindo com outro componente em um sistema local, sistema distribuído, e/ou através de uma rede tal como a Internet com outros sistemas por intermédio do sinal). Além disso, várias modalidades são aqui descritas em conexão com um dispositivo móvel.
Um dispositivo móvel também pode ser chamado de sistema, unidade de assinante, estação de assinante, estação móvel, aparelho móvel, estação remota, terminal remoto, terminal de acesso, terminal de usuário, terminal, dispositivo de comunicação sem fio, agente de usuário, dispositivo de usuário, ou equipamento de usuário (UE). Um dispositivo móvel pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um fone de Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP), uma estação de rede local sem fio (WLL), um assistente pessoal digital (PDA), um dispositivo de mão tendo capacidade de conexão sem fio, dispositivo de computação, ou outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio.
Além disso, várias modalidades são descritas aqui em conexão com uma estação base.
Uma estação base pode ser utilizada para comunicação com o dispositivo(s) móvel e também pode ser referida como um ponto de acesso, um Nó B, Nó B evoluído (eNB), estação base de transceptor (BTS) ou alguma outra terminologia.
Além disso, vários aspectos ou características aqui descritos podem ser implementados como um método, equipamento, ou produto industrial utilizando técnicas de programação e/ou engenharia, padrão.
O termo “produto industrial” como aqui usado pretende abranger um programa de computador acessível a partir de qualquer dispositivo
TENRA ASSOC CAMA AAA: 11/45 legível por computador, portadora, ou mídia. Por exemplo, mídia legível por computador pode incluir, mas não é limitada aos dispositivos de armazenamento magnético (por exemplo, disco rígido, disquete, tiras magnéticas, etc.), discos óticos (por exemplo, disco a laser (CD), disco digital versátil (DVD), etc.), cartões inteligentes e dispositivos de memória flash (por exemplo, EPROM, cartão, bastão, unidade de teclas, etc.). Adicionalmente, vários meios de armazenamento aqui descritos podem representar um ou mais dispositivos e/ou outros meios legíveis por máquina para armazenar informação. O termo “meio legível por máquina” pode incluir, sem ser limitado aos canais sem fio e vários outros meios capazes de armazenar, conter, e/ou transportar instrução(ões) e/ou dados.
As técnicas aqui descritas podem ser usadas por diversos sistemas de comunicação sem fio tal como sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), de acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA), de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), de multiplexação de domínio de frequência de portadora única (SC-FDMA), e outros. Os termos “sistema” e “rede” frequentemente são usados de forma permutável. Um sistena CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio tal como Acesso de Rádio Terrestre Universal (UTRA), cdma2000, etc. UTRA inclui CDMA de Banda Larga (W-CDMA) e outras variantes de CDMA. CDMAZ000O abrange os padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Um sistema TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio tal como Sistema Global para Comunicação Móvel (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio tal como UTRA Evoluída (E-UTRA), Banda larga Ultra Móvel (UMB), IEEE 802.11 (WiFi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Flash-OFDMO, etc. UTRA e E-UTRA constituem parte do Sistema de Telecomunicação Móvel Universal (UMTS). Evolução à longo prazo (LTE) é uma versão vindoura de UMTS que utiliza E- UTRA, a qual emprega OFDMA no downlink e SC-FDMA no uplink. UTRA, E-UTRA, GSM, UMTS, LTE e GSM são descritos em documentos a partir de uma organização denominada “Projeto de Parceria de 3º Geração” (3GPP). CDMAZ000O e UMB são descritos em documentos a partir de uma organização denominada “Projeto 2 de Parceria de 3º Geração” (3GPP2). As técnicas aqui descritas também podem ser utilizadas em padrões otimizados de dados de evolução (EV-DO), tal como revisão B de 1xEV-DO ou outras revisões, e/ou semelhante. Adicionalmente, tais sistemas de comunicação sem fio podem incluir adicionalmente sistemas de rede não hierárquica (por exemplo, móvel/móvel) ad hoc frequentemente utilizando espectros não licenciados não emparelhados, LAN sem foi
802.x%X, BLUETOOTH e quaisquer outras técnicas de comunicação sem fio, de curto alcance ou de longo alcance.
Diversos aspectos ou características serão apresentados em termos de sistemas que podem incluir alguns dispositivos, componentes, módulos, e semelhantes. Deve-se entender e considerar que os vários sistemas podem incluir dispositivos adicionais, componentes, módulos, etc. e/ou pode incluir todos os dispositivos, componentes, módulos, etc. discutidos em conexão com as figuras. Uma combinação dessas abordagens também pode ser usada.
Com referência agora à Figura 1, é ilustrado um sistema de comunicação sem fio 100 de acordo com vários aspectos aqui apresentados. O sistema 100 compreende uma estação base 102 que pode incluir múltiplos grupos de antenas. Por exemplo, um grupo de antena pode incluir as antenas 104 e 106, outro grupo pode compreender as antenas 108 e 110, e um grupo adicional pode incluir as antenas 112 e 114. Duas antenas são ilustradas para cada grupo de antenas; contudo, um número maior ou menor de antenas pode ser utilizado para cada grupo. A estação base 102 pode incluir adicionalmente uma cadeia de transmissores e uma cadeia de receptores, cada uma das quais por sua vez compreende uma pluralidade de componentes associados com a transmissão e a recepção de sinais (por exemplo, processadores, moduladores, multiplexadores, demoduladores, demultiplexadores, antenas, etc.), como será considerado por aqueles versados na técnica.
A estação base 102 pode se comunicar com um ou mais dispositivos móveis tal como o dispositivo móvel 116 e dispositivo móvel 122; contudo, deve-se considerar que a estação base 102 pode se comunicar substancialmente com qualquer número de dispositivos móveis similares aos dispositivos móveis 116 e 122. Os dispositivos móveis 116 e 122 podem ser, por exemplo, telefones celulares, telefones inteligentes, laptops, dispositivos de comunicação portáteis, dispositivos de computação portáteis, rádios via satélite, sistemas de posicionamento global, PDAs, «e/ou qualquer outro dispositivo adequado para comunicação através do sistema de comunicação sem fio 100. Conforme ilustrado, o dispositivo móvel 116 está em comunicação com as antenas 112 e 114, onde as antenas 112 e 114 transmitem informação para o dispositivo móvel 116 através de um link direto 118 e recebem informação a partir do dispositivo móvel 116 através de um link reverso 120. Além disso, o dispositivo móvel 122 está em comunicação com as antenas 104 e 106, onde as antenas 104 e 106 transmitem informação ao dispositivo móvel 122 através de um link direto 124 e informação de recepção a partir do dispositivo móvel 122 através de um link reverso 126. Em um sistema duplex de divisão de frequência (FDD), oO link direto 118 pode utilizar uma banda de frequência diferente daquela usada
EEN SEENEVANEEANAOO RASA CCC AA acao:
Í 14/45 É pelo link reverso 120, e o link direto 124 pode empregar uma banda de frequência diferente daquela empregada pelo link reverso 126, por exemplo. Adicionalmente, em um ! sistema duplex por divisão de tempo (TDD), o link direto i 118 e o link reverso 120 podem utilizar uma banda de frequência comum, e o link direto 124 e o link reverso 126 podem utilizar uma banda de frequência comum. O conjunto de antenas e/ou a área na qual eles são designados para comunicação pode ser referido como um setor da estação base 102. Por exemplo, múltiplas antenas podem ser projetadas para comunicação com os dispositivos móveis em um setor das áreas cobertas pela estação base
102. Na comunicação através dos links diretos 118 e 124, as antenas de transmissão da estação base 102 podem utilizar a formação de feixe para aperfeiçoar a relação de sinal/ruído dos links diretos 118 e 124 para os dispositivos móveis 116 e 122. Além disso, embora a estação base 102 utilize a formação de feixe para transmissão para os dispositivos móveis 116 e 122 espalhados aleatoriamente através de uma cobertura associada, os dispositivos móveis em células vizinhas podem estar sujeitos a menos interferência em comparação com uma estação base transmitindo através de uma única antena para todos os seus dispositivos móveis. Além disso, os dispositivos móveis 116 e 122 podem se comunicar diretamente entre si utilizando uma tecnologia ad hoc ou não hierárquica (não mostrada). De acordo com um exemplo, o sistema 100 pode ser um sistema de comunicação de múltiplas-entradas múltiplas- saídas (MIMO). Adicionalmente, o sistema 100 pode utilizar substancialmente qualquer tipo de técnicas de duplexação para dividir os canais de comunicação (por exemplo, link direto, link reverso,...) tal como FDD, FDM, TDD, TDM, CDM, e semelhante. A estação base 102 pode ser acoplada
EEEENAOCURSIANAAANANEEA AEE: 15/45 | comunicativamente com uma rede sem fio 128, a qual a estação base 102 provê acesso.
Deve-se considerar oO acoplamento pode ser cabeado ou sem fio.
A rede sem fio 128, por exemplo, pode compreender vários componentes, conforme descrito adicionalmente abaixo.
A estação base 102 pode se comunicar com um ou mais portais na rede sem fio 128 para receber acesso a partir dos componentes a montante para os dispositivos móveis 116 e 122. Em um exemplo, à estação base 102 pode estabelecer uma sessão para oS dispositivos móveis 116 e 122 na rede sem fio 128. Os componentes da rede sem fio 128, tal como um gateway de rede (não mostrado) pode estabelecer um ou mais fluxos de dados com os dispositivos móveis 116 e/ou 122 que podem fluir através da estação base 102 e/ou um ou mais portais servidores (por exemplo, portais de rede de acesso). Além disso, a comunicação de fluxo de dados pode utilizar pelo menos um de uma variedade de protocolos suportados.
Conforme descrito em detalhe adicional abaixo, um ou mais fluxos de dados podem ser tunelados a partir dos dispositivos móveis 116 e/ou 122 para um gateway dependendo de um tipo de protocolo de mobilidade.
Para facilitar tal tunelamento, os dados podem ser encapsulados e podem incluir um cabeçalho, rodapé, ou outra informação de encapsulamento que pode ser lida por um dispositivo receptor para obter informação sobre os dados, tal como um destino.
A informação de encapsulamento pode ser utilizada para enviar os dados para o destino e/ou para interpretar os dados no destino, por exemplo.
Deve-se considerar que os protocolos de mobilidade baseados em rede também podem ser utilizados, contudo, onde os dados comunicados dentro da rede sem fio 128 podem ser de outro modo processados e/ou convertidos para o protocolo de mobilidade baseado em rede a partir da introdução na rede sem fio 128, por exemplo.
TER MNA NANA AAA AAA SAMA A AaCLad AO. SDS: 16/45 Com referência agora à Figura 2, é mostrado um sistema 200 que facilita a comunicação da informação de encapsulamento. O sistema 200 inclui um dispositivo de rede 202 que recebe acesso a uma rede sem fio, um gateway de rede de acesso 204 que pode prover acesso de rede sem fio a um ou mais dispositivos, pontos de acesso, etc., um gateway de rede núcleo 206 que fornece ao gateway de rede de acesso 204 (um ou mais portais adicionais) acesso aos componentes de rede sem fio a montante, e um servidor de política 208 que autoriza O fluxo de dados entre uma rede ou gateway de rede de acesso e um dispositivo de rede.
De acordo com um exemplo, o dispositivo de rede 202 pode ser um dispositivo móvel, ponto de acesso, entidade de gerenciamento de mobilidade (MME), e/ou semelhante, e o gateway de rede de acesso 204 pode se comunicar com o dispositivo de rede 202 para prover acesso a uma rede sem fio por intermédio do gateway de rede núcleo
206. O gateway de rede núcleo 206 pode solicitar autorização para um fluxo de dados, tal como um fluxo de Protocolo Internet (IP), a partir do servidor de política 208 para comunicação com o dispositivo de rede 202. O servidor de política 208 pode conceder ou negar o fluxo e transmitir informação de fluxo relevante para o gateway de rede de acesso 204 para facilitar suporte de fluxo (tal como suporte de qualidade de serviço (Qo0S)). Além disso, o gateway de rede núcleo 206 ou outra entidade de rede pode selecionar um protocolo de mobilidade para utilizar na comunicação através do fluxo IP. Onde o gateway de rede núcleo 206 ou outra entidade de rede seleciona um protocolo de mobilidade baseada em hospedeiro, o gateway de rede núcleo 206 pode tunelar os dados para o dispositivo de rede 202 através do gateway de rede de acesso 204 (e/ou um ou mais intermediários, tal como um ponto de acesso, MME,
dispositivo sem fio, etc.) mediante encapsulamento dos dados transmitidos através do fluxo. Onde o gateway de rede núcleo 206 ou outra entidade de rede seleciona um protocolo de mobilidade baseado em rede, contudo, o gateway de rede de acesso 204 pode converter os dados recebidos para um protocolo utilizado pela rede e enviar os dados convertidos | para os componentes de destino. Deve ser considerado que ao utilizar um protocolo de mobilidade baseado em rede, O gateway de rede de acesso 204 pode prover suporte de QoS uma vez que ele pode interpretar os dados recebidos.
Além disso, o gateway de rede núcleo 206 pode especificar a informação de encapsulamento relacionada ao tunelamento no tipo de protocolo de mobilidade selecionado para o servidor de política 208. O servidor de política 208 pode enviar a informação de encapsulamento relacionada para o gateway de rede de acesso 204 para utilização ao percorrer o fluxo ente o dispositivo de rede 202 e o gateway de rede núcleo 206. Em um exemplo, o servidor de política 208 pode transmitir a informação de encapsulamento para o gateway de rede de acesso 204 enquanto comunicando a informação de fluxo. Em um exemplo, a informação de encapsulamento especificada pelo gateway de rede núcleo 206 pode ser um indicador de se um cabeçalho de encapsulamento deve ser utilizado, um cabeçalho de encapsulamento a ser utilizado, um ou mais deslocamentos correspondendo ao início e/ou fim do cabeçalho de encapsulamento em uma mensagem encapsulada a partir do dispositivo de rede para O gateway de rede núcleo 206 (ou vice-versa), um tipo de protocolo de mobilidade utilizado, e/ou semelhante. Assim, por exemplo, onde o gateway de rede núcleo 206 transmite um indicador de cabeçalho de encapsulamento na solicitação de estabelecimento de sessão, o servidor de política 208 pode avaliar o indicador e determinar se inclui um cabeçalho de atos tr AAA da a CE RR SA SOS 18/45 encapsulamento ou outra informação de tunelamento nas regras de política transmitidas para o gateway de rede de acesso 204 (o qual pode ser transmitido por intermédio do gateway de rede núcleo 206, em um exemplo).
Onde a informação de encapsulamento recebida a partir do gateway de rede núcleo 206 compreende um cabeçalho de encapsulamento explícito, o servidor de política 208 pode incluir o cabeçalho com transmissão subsequente de regras de política par ao gateway de rede de acesso 204 permitindo que o gateway de rede de acesso 204 identifique e considere o cabeçalho ao percorrer os fluxos de dados relacionados. Se nenhum cabeçalho estiver presente (e/ou um valor indicar que não há cabeçalho), o servidor de política 208 pode transmitir as regras de política para o gateway de rede de acesso 204 sem um cabeçalho de encapsulamento. A esse respeito, o servidor de política 208 pode utilizar encapsulamento apropriada com implementação específica de protocolo reduzido. Em outro exemplo, O gateway de rede núcleo 206 pode transmitir um deslocamento e/ou pontos de início/fim relacionados à posição de um cabeçalho de encapsulamento utilizado nas comunicações de fluxo tunelado entre o dispositivo de rede 202 e o gateway de rede núcleo 206. Assim, o servidor de política 208 pode enviar essa informação ao gateway de rede de acesso 204 junto com regras de política. O gateway de rede de acesso 204 pode utilizar a informação para detectar e interpretar o cabeçalho de encapsulamento e/ou o fluxo encapsulado ao percorrer os fluxos de dados entre o dispositivo de rede 202 e o gateway de rede núcleo 206 para prover suporte para os fluxos. Em ainda outro exemplo, onde a informação de encapsulamento inclui um tipo de protocolo de mobilidade, o servidor de política 208 pode utilizar o tipo para determinar uma encapsulamento apropriada para as regras de
ERRORS SOON Ada aacao 19/45 política, e enviar a informação de encapsulamento, conforme descrito, para o gateway de rede de acesso 204. Em diferentes sistemas o gateway de rede de acesso 204 pode ser representado por um gateway servidor, gateway servidor de dados de pacote de taxa elevada (HRPD), gateway servidor de GPRS de gateway (GGSN), gateway PDN, gateway de acesso WiMAX, gateway de acesso, estação base, multiplexador de acesso de linha de assinante digital (DSLAM), ou outro nome descrevendo um nó intermediário.
Deve ser considerado que a informação de encapsulamento pode incluir não apenas um cabeçalho, mas também um rodapé, instruções de empacotamento ou codificação, chaves de segurança, e/ou semelhante. Em todo caso, o servidor de política 208 pode prover a informação recebida ao gateway de rede de acesso 204 (por exemplo, com uma transmissão de regras de política) de tal modo que O servidor de política 208 não requer implementação específica para protocolos de mobilidade, diferentes. Em um exemplo, onde a informação de encapsulamento é o tipo de protocolo de mobilidade, uma configuração pode ser processada e utilizada para combinar o tipo de protocolo com a informação de encapsulamento apropriada para aliviar a codificação específica de protocolo no servidor de política 208. Quando a informação de encapsulamento é determinada, ela pode ser transmitida para o gateway de rede de acesso 204 com regras de política. O gateway de rede de acesso 204, conforme descrito, pode utilizar a informação de encapsulamento para interpretar os dados tunelados entre o dispositivo de rede 202 e o gateway de rede núcleo 206, e pode prover suporte, tal como suporte de QoS, para os fluxos utilizando as regras de política, providas. Em uma modalidade, o servidor de política 208 pode ser uma função de política e de carregamento de regras ixo Sia se RANA SAAE CCC 20/45 l (PCRF) em uma rede sem fio.
Similarmente, Oo gateway de rede núcleo 206 pode ser um gateway de rede de dados de pacote (PDN), e oO gateway de rede de acesso 204 pode ser um gateway servidor, tal como um MME, ponto de acesso, dispositivo móvel, ou outro gateway que pode se comunicar com uma rede sem fio para prover acesso a um ou mais dispositivos.
Voltando-se agora para a Figura 3, é ilustrado um sistema de comunicação sem fio 300 que facilita a provisão de informação de encapsulamento com implementação específica de protocolo reduzido.
O sistema 300 pode operar em uma rede sem fio e pode compreender muitos outros componentes do que apenas aqueles ilustrados, incluindo pontos de acesso e uma variedade de terminais de acesso.
O sistema 300 compreende um gateway de rede 302 que pode se comunicar com um servidor de política 304 para estabelecer um fluxo de dados com um ou mais dispositivos (não mostrados) se comunicando com um gateway servidor 306. Conforme descrito, o gateway servidor 306 pode receber uma solicitação relacionada para acesso de rede a partir de um ou mais dispositivos (por exemplo, pontos de acesso, terminais de acesso, etc.). O gateway de rede 302 pode compreender um solicitador de fluxo de dados 308 que pode solicitar um fluxo de dados para comunicação com um dispositivo móvel a partir do servidor de política 304, um gerador de informação de encapsulamento 310 que pode especificar informação de encapsulamento, se houver, para ser utilizado no tunelamento de comunicação com o dispositivo móvel através do gateway servidor 306, e um especificador de informação de encapsulamento 312 que pode transmitir a informação de encapsulamento relacionada para o servidor de política 304. O servidor de política 304 pode compreender dean SAAE AAA 21/45 um receptor de informação de encapsulamento 314 que pode obter informação de encapsulamento, tal como um indicador, cabeçalho, deslocamento, posições de início/fim, etc., conforme descrito acima, um especificador de regra de política de ação 316 que pode indicar uma ou mais regras de política relacionadas aos protocolos de mobilidade aceitos, tipos de fluxo de dados, e/ou semelhante, e um expedidor de informação de encapsulamento 318 que pode transmitir a informação de encapsulamento obtida (junto com as regras de política, em um exemplo). Além disso, o gateway servidor 306 pode incluir um avaliador de informação de encapsulamento —-320 que pode receber informação de encapsulamento de um servidor de política 304 (por exemplo, por intermédio do gateway de rede 302 ou de outro modo), um determinador de regras de política 322 que pode avaliar a informação de política recebida para determinar os tipos de fluxo utilizados, e um atravessador de fluxo de dados 324 que pode interpretar os fluxos de dados entre o gateway de rede 302 e o dispositivo móvel para prover suporte, tal como suporte de QoS, à luz da informação de encapsulamento recebida e políticas de fluxo.
De acordo com um exemplo, o gateway servidor 306 pode receber uma solicitação de estabelecimento de conexão a partir de um dispositivo conectado ou ponto de acesso e pode transmitir a solicitação ao gateway de rede 302. O solicitador de fluxo de dados 308 pode solicitar oO estabelecimento de fluxo de dados com o dispositivo à partir do servidor de política 304, conforme descrito; O solicitador de fluxo de dados 308 pode especificar um tipo de fluxo para o servidor de política 304, em um exemplo.
Com base no recebimento de autorização, o solicitador de fluxo de dados pode estabelecer o fluxo de dados com o dispositivo, o solicitador de fluxo de dados 308 pode
NAAS SMubb SENADO E E Es E EE ER SE DRE SEER RR SETE NERD 22/45 selecionar ou pode ser instruído a selecionar um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação de fluxo, e Oo gerador de informação de encapsulamento 310 pode determinar informação de encapsulamento apropriada relacionada ao tipo de protocolo de mobilidade.
Por exemplo, onde um protocolo de mobilidade baseado em hospedeiro é selecionado, O gerador de informação de encapsulamento 310 pode determinar informação de encapsulamento relacionada à comunicação utilizando o tipo de protocolo de mobilidade, e O especificador de informação de encapsulamento 312 pode transmitir a informação de encapsulamento para O servidor de política 304. Assim, por exemplo, onde o tipo de protocolo de mobilidade selecionado é o protocolo de tunelamento (GTP) de serviço de rádio de pacote geral (GPRS), O gerador de informação de encapsulamento 310 pode não criar valores de encapsulamento ou valores de encapsulamento NULOS.
Por exemplo, se um indicador for utilizado, o gerador de informação de encapsulamento 310 pode estabelecer o mesmo como falso, se um cabeçalho de encapsulamento for usado, o gerador de informação de encapsulamento 310 pode estabelecer o mesmo como NULO, um deslocamento pode ser definido ajustado para O, etc.
Similarmente, onde o tipo de protocolo de mobilidade selecionado é o protocolo Internet de mobilidade proxy (PMIP), o gerador de informação de encapsulamento 310 pode definir nenhuma informação de encapsulamento ou informação de encapsulamento NULA uma vez que o tunelamento é realizado apenas a partir de entre o gateway de rede 302 (por exemplo, gateway PDN) e gateway servidor 306, em um exemplo, uma vez que a encapsulamento não precisa ser especificada separadamente para Oo gateway servidor 306 para esse tipo de protocolo.
Em ainda outro exemplo, onde o protocolo de
TEERÃ cc co ac çaao 23/45 | mobilidade selecionado é Protocolo Internet móvel de pilha dual (DSMIP), um protocolo de mobilidade baseada em hospedeiro onde as comunicações são tuneladas a partir de um dispositivo através do gateway servidor 306 e para O gateway de rede 302, o gerador de informação de encapsulamento 310 pode criar informação de encapsulamento apropriada. Por exemplo, o gerador de informação de encapsulamento 310 pode definir um valor indicador para verdadeiro ou outro valor indicando que a encapsulamento está presente na informação criada. Em outro exemplo, o gerador de informação de encapsulamento 310 pode prover um cabeçalho de encapsulamento efetivo. Similarmente, o gerador de informação de encapsulamento 310 pode inserir um deslocamento e/ou pontos de início/fim na informação de encapsulamento que demarcam o cabeçalho de encapsulamento nas comunicações tuneladas a partir do dispositivo para O gateway de rede 302. Adicionalmente ou alternativamente, oO gerador de informação de encapsulamento 310 pode incluir uma indicação do tipo de protocolo de mobilidade. Quando a informação de encapsulamento é criada, O especificador de informação de encapsulamento 312 pode comunicar a informação ao servidor de política 304.
O receptor de informação de encapsulamento 314 pode obter a informação de encapsulamento, conforme descrito acima, a partir do gateway de rede 302. A informação pode ser um indicador de se uma informação de encapsulamento ou outras instruções de encapsulamento são especificadas na comunicação subsequente através do fluxo de dados, relacionado, um próprio cabeçalho de encapsulamento, um deslocamento ou pontos de início/fim dentro das comunicações de fluxo de dados relacionadas a um cabeçalho de encapsulamento, um tipo de protocolo de mobilidade, e/ou semelhante. O especificador de regra de
S 24/45 É política de ação 316 pode gerar uma ou mais regras de política relacionadas aos fluxos de dados utilizados pelo Í gateway de rede 302 e um dispositivo com o qual ele está se comunicando.
As regras podem permitir a travessia dos fluxos de dados.
Por exemplo, as regras podem ser criadas com base pelo menos em parte em um tipo de rede de acesso de conectividade de protocolo Internet (IP-CAN) recebido (por exemplo, uma associação entre um dispositivo e O gateway de rede 302) e/ou um tipo de terminal de acesso via rádio (RAT) especificado em uma solicitação de autorização para o fluxo de dados.
Quando as regras de política são geradas, O especificador de regra de política de ação 316 pode transmitir as regras para Oo gateway servidor 306, e O expedidor de informação de encapsulamento 318 pode transmitir a informação de encapsulamento para O gateway servidor 306 se tal informação for utilizada no fluxo de dados.
Em um exemplo, a informação pode ser transmitida com uma ou mais das regras de política definidas permitindo que o gateway servidor 306 percorra até mesmo os fluxos de dados encapsulados.
Por exemplo, onde a informação de encapsulamento é um cabeçalho, conforme descrito, o expedidor de informação de encapsulamento 318 pode transmitir o cabeçalho para o gateway servidor 306. Se a informação de encapsulamento se refere a outros dados, tal como um rodapé, as instruções de encapsulamento, chaves de segurança, etc., o expedidor de informação de encapsulamento 318 pode similarmente transmitir para O gateway servidor 306. se nenhuma informação de encapsulamento for encontrada pelo receptor de informação de encapsulamento 314 (por exemplo, ou se O receptor de | informação de encapsulamento 314 detectar que nenhuma i encapsulamento deve ser usada com base na informação de i encapsulamento recebida), o expedidor de informação de encapsulamento 318 não transmite a informação de encapsulamento para o gateway servidor 306 (e/ou transmite uma indicação de que nenhuma informação de encapsulamento está presente), em um exemplo.
O gateway servidor 306, nesse exemplo, pode receber as regras de política, e o avaliador de informação de encapsulamento 320 pode determinar se o servidor de política 304 especificou a informação de encapsulamento. Se esse for o caso, o avaliador de informação de encapsulamento 320 pode interpretar os dados de fluxo mediante remoção ou de outro modo considerando a informação de encapsulamento. O determinador de regras de política 322 pode discernir uma ou mais regras de política recebidas a partir do servidor de política 304. Subsequentemente, O atravessador de fluxo de dados 324 pode interpretar oS dados recebidos através dos fluxos de dados entre o gateway de rede 302 e um dispositivo relacionado se comunicando com o mesmo. A esse respeito, o gateway servidor 306 pode prover controle de fluxo mediante recebimento de informação com relação aos fluxos e possível encapsulamento a partir do servidor de política 304; e o servidor de política não requer implementação específica de protocolo para facilitar a transmissão da informação.
Com referência agora à Figura 4, é ilustrado um sistema de comunicação sem fio exemplar 400 que facilita a indicação de informação de encapsulamento para um PCRF para comunicação subsequente. O sistema de comunicação sem fio 400 inclui um UE 402 que se conecta a um dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404. O dispositivo de acesso IP não-3GPP 404 pode se comunicar com um gateway PDN 406 para receber os dados a partir de uma rede núcleo sem fio, e o gateway PDN 406 pode ser acoplado a um PCRF 408
26/45 | que provê regras de política para à rede núcleo, conforme descrito. O PCRF 408 pode se comunicar com um subsistema de assinante nativo (HSS) 410 da rede sem fio para autenticar os dispositivos na rede sem fio. Deve ser considerado que esse exemplo pode representar uma negociação de acesso DSMIP, em exemplo.
De acordo com um exemplo, o UE 402 pode enviar uma mensagem 412 solicitando acesso ao dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404. O dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404 pode transmitir uma solicitação de autenticação e autorização 414 ao gateway PDN 406, oO qual transmite para o PCRF 408 e por fim para O HSS 410, para se certificar de que o UE 402 pode acessar a rede sem fio. O UE 402 pode transmitir uma mensagem 416 para negociar um endereço IP local no dispositivo de acesso TIP não-3GPP 404 para o UE 402. A esse respeito, O dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404 pode atuar como um gateway (por exemplo, gateway servidor) para prover acesso de rede sem fio ao UE 402. A solicitação de acesso a partir do UE 402 pode fazer com que O dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404 solicite o estabelecimento de sessão de gateway 418 com o PCRF 408, conforme descrito previamente. Essa solicitação de estabelecimento de sessão, por exemplo, pode compreender um tipo de IP-CAN relacionado ao estabelecimento de fluxo IP subsequente e/ou tipo RAT para facilitar a concessão Ou negativa da solicitação e/ou criação de uma ou mais regras de política no PCRF 408. O PCRF 408 pode transmitir uma confirmação de estabelecimento de sessão de controle de gateway 420.
O UE 402 pode estabelecer uma associação de versão 6 de MIP 422 com o gateway PDN 406 para estabelecer um ou mais fluxos IP para o gateway PDN 406 através do i
BERARDO EEE EESC 27/45 l dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404. O gateway PDN 406 pode verificar a autenticação e a autorização, por exemplo, para o túnel 424. Uma atualização de ligação 426 pode ser transmitida a partir do UE 402 para o gateway PDN 406 para se ligar ao fluxo IP. O gateway PDN 406 pode em conformidade indicar o estabelecimento de sessão IP-CAN 428 ao PCRF 408 com relação ao UE 402. Nessa indicação de estabelecimento de sessão, por exemplo, O gateway PDN 406 pode incluir informação de encapsulamento para uso subsequente pelo PCRF 408, conforme descrito. A informação de encapsulamento pode incluir um indicador de se a informação de encapsulamento é utilizada no fluxo IP, um cabeçalho de encapsulamento utilizado no fluxo IP, um deslocamento e/ou início/término de um cabeçalho de encapsulamento em comunicação através do fluxo IP, um tipo de protocolo de mobilidade e/ou semelhante, conforme descrito acima O PCRF 408 pode confirmar o estabelecimento de sessão IP-CAN 430. Com base pelo menos em parte na confirmação de estabelecimento de sessão IP-CAN, o gateway PDN 406 pode transmitir uma confirmação 432 da ligação com o UE 402. Nesse exemplo, a mobilidade baseada em hospedeiro é utilizada, tal como DSMIP, e o PCRF 408 pode transmitir as regras de política, que podem incluir tipos de protocolo de mobilidade, aceitos, ou parâmetros, métricas de fluxo de dados, e/ou semelhante conforme descrito, para o dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404 junto com a informação de encapsulamento para os fluxos IP, em uma mensagem de provisão de regras de política QoS e de controle de gateway em 434. Por exemplo, o PCRF 408 pode gerar regras de política com base no tipo de IP-CAN e/ou no tipo RAT recebido com o estabelecimento de sessão de controle de gateway 418. Em outro exemplo, o PCRF 408 pode
Í
AESA EEE AEE casa ÇSE | 28/45 incluir informação de encapsulamento recebida na indicação de estabelecimento de sessão IP-CAN 428, conforme descrito em detalhe acima. O dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404 pode receber as regras de política e/ou informação de encapsulamento, utilizar a informação de encapsulamento para encapsular os fluxos IP tunelados e prover suporte de QoS para os fluxos IP com base nas regras de política recebidas, conforme previamente descrito. O dispositivo de acesso IP não-3GPP de confiança 404 pode transmitir uma confirmação de provisão de regras de política de QoS e de controle de gateway 436 para o PCRF
408. Deve ser considerado que componentes adicionais podem estar presentes no sistema de comunicação sem fio 400, especialmente no caso de roaming; um subconjunto é mostrado com a finalidade de explanação.
Voltando-se agora para a Figura 5, é ilustrado um sistema de comunicação sem fio exemplar 500 que facilita a indicação de informação de encapsulamento para um PCRF para comunicação subsequente. O sistema 500 inclui um UE 502, eNó B 504, o qual pode ser um ponto de acesso provendo acesso de rede sem fio ao UE 502, novo MME 506 que suporta mobilidade baseada em rede para informação de comunicação a partir do eNó B 504, nó de suporte GPRS servidor (SGSN)/MME antigo 508 que envia dados para/a partir do novo MME 506, gateway servidor 510, gateway PDN 512, PCRF 514, e um HSS 516, que são similares àqueles mencionados anteriormente. Em um exemplo, oO sistema 500 pode ser utilizado para estabelecer acesso de rede para o UE 502 utilizando mobilidade baseada em rede, tal como GTP.
O UE 502 pode enviar uma solicitação de anexação 518 ao eNó B 504 solicitando acesso de rede sem fio a partir do mesmo, e o eNó B 504 pode enviar a solicitação de anexação 520 ao novo MME 506 para estabelecer acesso utilizando o novo MME 506. O novo MME 506 pode transmitir uma solicitação de identificação 522 para o MME antigo/SGSN 508 para verificar a identificação do UE 502, e o MME antigo/SGSN 508 pode responder 524. Além disso, o novo MME 506 pode transmitir uma solicitação de identidade 526 ao UE 502 e receber uma resposta de identidade 528 a partir do UE
502. Subsequentemente, o UE 502 pode transmitir informação de autenticação 530 para o novo MME 506 fazendo com que O novo MME 506 verifique autenticação no HSS 516. O novo MME 506 pode transmitir uma solicitação para criar portadores de rádio preestabelecidos 532 para Oo gateway servidor 510, que faz com que o gateway servidor 510 transmita uma solicitação 534 para o mesmo, a partir do gateway PDN 512. Ao receber a solicitação de portador preestabelecido 534, o gateway PDN 512, conforme descrito, pode se comunicar com o PCRF 514 em 536 e não indicar a informação de encapsulamento, ou indicar que nenhuma informação de encapsulamento é exigida para comunicação com o gateway servidor 510 através do gateway PDN 512, conforme descrito, uma vez que o protocolo de mobilidade baseado em rede não realiza tunelamento da comunicação entre o UE 502 e o gateway PDN 512. A esse respeito, durante a interação PCRF 536, o PCRF 514 transmite as regras de política, sem encapsular as regras, para o gateway PDN 512 durante a interação PCRF 536. Deve-se considerar que, em adição ou alternativamente, o gateway PDN 512 pode transmitir o tipo de protocolo de mobilidade ao PCRF 514, e o PCRF 514 pode determinar a não encapsulamento. Além disso, o gateway PDN 512 pode transmitir um tipo de IP-CAN e/ou um tipo RAT na interação 536, o qual pode ser utilizado pelo PCRF 514 na definição das regras de política, conforme descrito. O gateway PDN 512 pode enviar as regras para O gateway servidor 510 e criar resposta de portador preestabelecido í
TERRENA ERES CRNAE ENS S SSCo 30/45 | 538, que pode fazer cumprir as regras e/ou enviar para O ! novo MME 506 em criar resposta de portador preestabelecido
540. Com os portadores e as regras de política, o novo MME 506 pode aceitar a solicitação de anexação 546 a partir do eNó B 504 e enviar uma reconfiguração RRC 544 para o UE
502. O UE 502 pode reconfigurar sua conexão RRC e enviar uma mensagem concluída 546, e o eNó B 504 pode transmitir uma mensagem de anexação concluída 548 para o novo MME 506.
Deve ser considerado que componentes adicionais podem estar presentes no sistema de comunicação sem fio 500, especialmente no caso de roaming; um subconjunto é mostrado com o propósito de explanação.
Com referência agora à Figura 6, um sistema de comunicação sem fio 600 é exibido o qual facilita a indicação de informação de encapsulamento para um PCRF para comunicação subsequente. O sistema 600 inclui um UE 602, eNó B 604, novo MME 606, MME antigo 608, gateway servidor 610, gateway PDN 612, PCRF 614, e um HSS 616, que são similares àqueles mencionados nas figuras anteriores. Em um exemplo, o sistema 600 pode ser utilizado para estabelecer acesso de rede para o UE 602 utilizando mobilidade baseada em rede, tal como PMIP, onde as decisões de política podem ser comunicadas não tuneladas a partir do gateway PDN 612 para o gateway servidor 610. Deve ser considerado que oO gateway PDN 612, PCRF 614, e/ou HSS 616 pode ser similar através das Figuras 4-6 com diferentes entidades estabelecendo acesso de rede sem fio através do gateway PDN 612 utilizando diferentes protocolos de mobilidade nas figuras.
O UE 602 pode realizar um procedimento de anexação 618, similar àqueles nas figuras anteriores, para solicitar acesso de rede. O procedimento de anexação 618 pode causar a comunicação entre os componentes conforme mostrado acima.
Uma atualização de ligação proxy 620 pode ser transmitida a partir do gateway servidor 610 para O gateway PDN 612, o qual pode incluir um tipo RAT relacionado ao eNó B 604. O gateway PDN 612 pode enviar uma mensagem 622 ao PCRF 614 indicando informação de encapsulamento, tal como um tipo de protocolo de mobilidade, utilizado na comunicação com o UE 602, e o PCRF 614 pode transmitir uma confirmação 624. A informação de encapsulamento pode ser NULA ou se relacionar à ausência de tal informação, em um exemplo conforme descrito.
Ao receber a confirmação 6y24, o gateway PDN 612 pode confirmar a ligação proxy 626. o gateway servidor 610 pode subsequentemente transmitir um estabelecimento de controle de gateway 628, o qual pode compreender um tipo IP-CAN e/ou RAT em um exemplo, para o PCRF para estabelecer uma sessão de rede sem fio.
Ao receber a solicitação de estabelecimento 628, o PCRF 614 pode gerar regras de política, conforme descrito, com base pelo menos em parte no tipo de RAT e/ou tipo de IP-CAN.
O PCRF 614 pode transmitir uma provisão de carregamento e controle de política (PCC) 630 para O gateway PDN.
A provisão pode ser não encapsulada uma vez que o gateway PDN 612 não enviou informação de encapsulamento ou uma indicação de que nenhuma encapsulamento deve ser usada.
Alternativamente, a informação de encapsulamento pode compreender O tipo de protocolo de mobilidade (por exemplo, PMIP nesse exemplo), o qual o PCRF 614 pode utilizar para determinar que nenhuma encapsulamento é exigida.
O gateway PDN pode transmitir uma confirmação de decisão PCC 632; e o PCRF 614 pode transmitir uma confirmação de estabelecimento de sessão de controle 634 para o gateway servidor 610. Deve ser considerado que os componentes podem estar presentes no i
TERNO CCC da 32/45 sistema de comunicação sem fio 600, especificamente no caso de roaming; um subconjunto é mostrado com o propósito de explanação. Além disso, muitos outros protocolos de mobilidade podem ser suportados, e o gateway PDN 612 pode transmitir a informação de encapsulamento apropriada (por exemplo, tipo de protocolo de mobilidade, cabeçalho de encapsulamento, localização de cabeçalho, rodapé, chaves de segurança instruções de codificação, etc.) para o tipo de protocolo de mobilidade.
Com referência às Figuras 7-8, são ilustradas metodologias relacionadas à provisão de informação de encapsulamento .— para um servidor de política para comunicação com um ou mais portais servidores. Embora, com a finalidade de simplicidade de explanação, as metodologias são mostradas e descritas como uma série de ações, deve-se entender e considerar que as metodologias não são limitadas pela ordem das ações, uma vez que algumas ações podem, de acordo com uma ou mais modalidades, ocorrer em diferentes ordens e/ou simultaneamente com outras ações a partir daquelas aqui mostradas e descritas. Por exemplo, aqueles versados na técnica entenderão e considerarão que uma metodologia poderia ser alternativamente representada como uma série de estados ou eventos inter-relacionados, tal como em um diagrama de estado. Além disso, nem todas as ações ilustradas podem ser exigidas para se implementar uma metodologia de acordo com uma ou mais modalidades.
Voltando-se para a Figura 7, é exibida uma metodologia 700 que facilita a transmissão de informação de encapsulamento e regras de política. Em 702, a informação de encapsulamento utilizada na comunicação de fluxo de dados é recebida. Essa informação pode ser recebida a partir de um gateway de rede, conforme descrito, e pode se relacionar às comunicações com um dispositivo móvel. Além disso, a informação de encapsulamento pode compreender um tipo de protocolo de mobilidade utilizado pelo gateway de rede e/ou um dispositivo ou ponto de acesso se comunicando com o mesmo, um cabeçalho de encapsulamento relacionado ao tipo de protocolo de mobilidade, uma indicação de se um cabeçalho de encapsulamento deve ser utilizado, um deslocamento ou posições de início/término de um cabeçalho de encapsulamento em comunicação de fluxo subsequente, etc., conforme descrito. Em 704, regras de política relacionadas à travessia do fluxo de dados podem ser geradas. Conforme descrito acima, as regras de política podem ser geradas com base pelo menos em parte em um tipo de IP-CAN recebido relacionado ao fluxo de dados e/ou tipo de RAT.
Em 706, pode ser determinado se a informação de encapsulamento indica que a encapsulamento deva ser utilizada. Em um exemplo, onde a encapsulamento compreende um tipo de protocolo de mobilidade, isso pode ser determinado com base no tipo. Em outro exemplo, isso pode ser determinado onde a informação de encapsulamento compreende um cabeçalho de encapsulamento ou parâmetros com relação à detecção de um cabeçalho. Se a encapsulamento for indicada, em 708 a informação de encapsulamento pode ser transmitida para o gateway servidor, conforme descrito acima, caso contrário, o método prossegue para a etapa 710. Em 710, as regras de política podem ser transmitidas para O gateway servidor sejam ou não encapsuladas. Deve ser considerado que a informação de encapsulamento pode ser enviada para o gateway servidor sem fazer determinações com relação à informação, tal como em 706, em um exemplo.
Voltando-se para a Figura 8, é uma ilustrada uma metodologia 800 que facilita a indicação de informação de encapsulamento para um servidor de política para
ERA NENNENADAED REEEAEEAEAaaa 34/45 comunicação subsequente com um gateway servidor. Em 802, um tipo de protocolo de mobilidade relacionado à comunicação com um dispositivo pode ser selecionado. Em um exemplo, isso pode ser selecionado com base no recebimento de autorização para um fluxo de dados a partir de um servidor de política. Em 804, informação de encapsulamento pode ser determinada para comunicação com o dispositivo com base no tipo de protocolo de mobilidade. A informação pode se relacionar a se a comunicação com o dispositivo através do fluxo de dados utilizando o tipo de protocolo de mobilidade precisa ser encapsulada e/ou em que amplitude. Em 806, a informação de encapsulamento pode ser transmitida para um servidor de política. A esse respeito, conforme descrito, o servidor de política pode enviar a encapsulamento ou outros componentes de rede para facilitar a interpretação dos dados encapsulados recebidos a partir do dispositivo e/ou transmitidos ao dispositivo.
Será considerado que, de acordo com um ou mais aspectos aqui descritos, inferências podem ser feitas com relação à determinação de informação de encapsulamento e/ou quando empregar tal informação, conforme descrito. Conforme aqui usado, o termo “inferir” ou “inferência” se refere geralmente ao processo de raciocínio sobre os estados do sistema ou inferência dos estados do sistema, ambiente, e/ou usuário a partir de um conjunto de observações conforme capturadas por intermédio de eventos e/ou dados. A inferência pode ser empregada para identificar um contexto ou ação específica, ou pode gerar uma distribuição de probabilidade através de estados, por exemplo. A inferência pode ser probabilística - isto é, a computação de uma distribuição de probabilidade através de estados de interesse com base em uma consideração de dados e eventos.
A inferência também pode se referir às técnicas empregadas
FRANCA EEE 35/45 para composição de eventos de nível superior a partir de um conjunto de eventos e/ou dados. Tal inferência resulta na construção de novos eventos ou ações a partir de um conjunto de eventos observados e/ou dados de eventos armazenados, sejam ou não os eventos correlacionados em proximidade temporal estreita, e se os eventos e dados são provenientes de uma ou várias fontes de eventos e dados.
A Figura 9 mostra um sistema de comunicação sem fio exemplar 900. O sistema de comunicação sem fio 900 ilustra uma estação base 910, e um dispositivo móvel, 950, com a finalidade de brevidade. Contudo, deve ser considerado que o sistema 900 pode incluir mais do que uma estação base e/ou mais do que um dispositivo móvel, em que as estações base e/ou dispositivos móveis, adicionais, podem ser substancialmente similares ou diferentes da estação base exemplar 910 e dispositivo móvel 950, descritos abaixo. Além disso, deve ser considerado que a estação base 910, e/ou o dispositivo móvel 950 podem empregar os sistemas (Figuras 1-4 e 7-8) e/ou métodos (Figuras 5-6) descritos aqui para facilitar a comunicação sem fio entre eles.
Na estação base 910, os dados de tráfego para um número de fluxos de dados é provido a partir de uma fonte de dados 912 para um processador de dados de transmissão TX
914. De acordo com um exemplo, cada fluxo de dados pode ser transmitido através de uma antena respectiva. O processador de dados TX 914 formata, codifica, e intercala o fluxo de dados de tráfego com base em um esquema de codificação específico selecionado para aquele fluxo de dados para prover dados codificados.
Os dados codificados para cada fluxo de dados pode ser multiplexado com dados piloto utilizando técnicas de multiplexação por divisão de frequência ortogonal
TESE NAC CAE as apa 36/45 (OFDM). Adicionalmente ou alternativamente, os símbolos piloto podem ser multiplexados por divisão de frequência (FDM), multiplexados por divisão de tempo (TDM), Ou multiplexados por divisão de código (CDM). Os dados pilotos são, tipicamente, um padrão de dados conhecido que é processado de uma maneira conhecida e podem ser usados no dispositivo móvel 950 para estimar resposta de canal. Os dados codificados e piloto multiplexados para cada fluxo de dados pode ser modulados (por exemplo, mapeados em símbolos) com base em um esquema de modulação específico (por exemplo, BPSK, QPSK, M-PSK, modulação de amplitude de quadratura-M (M-QAM), etc.) selecionado para aquele fluxo de dados para prover símbolos de modulação. A taxa de dados, codificação, e modulação para cada fluxo de dados podem ser determinadas mediante instruções realizadas Ou providas pelo processador 930.
Os símbolos de modulação para os fluxos de dados podem ser providos a um processador TX MIMO 920, o qual pode processar adicionalmente os símbolos de modulação (por exemplo, para OFDM). O processador TX MIMO 920 então provê fluxos de símbolos de modulação Nr, para transmissores N, (TMTR) 922a a 922t. Em várias modalidades, o processador TX MIMO 920 emprega pesos de formação de feixe aos símbolos dos fluxos de dados e à antena a partir do qual o símbolo está sendo transmitido.
Cada transmissor 922 recebe e processa um fluxo de símbolos respectivos para prover um ou mais sinais analógicos, e adicionalmente condiciona (por exemplo, amplifica, filtra, e converte ascendentemente) os sinais analógicos para prover um sinal modulado adequado para transmissão através do canal MIMO. Adicionalmente, sinais modulados N, a partir dos transmissores 922a a 922t são transmitidos a partir das antenas Nf, 924a a 924t,
ESTRESSE REA EEACDCAASNE 37/45 respectivamente.
No dispositivo móvel 950, os sinais modulados transmitidos são recebidos pelas antenas Ngk 952a a 952r e o sinal recebido a partir de cada antena 952 é provido a um receptor respectivo (RCVR) 954a a 954r. Cada receptor 954 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica, e converte descendentemente) um sinal respectivo, digitaliza Oo sinal condicionado para prover amostras, e adicionalmente processa as amostras para prover um fluxo de símboios “recebidos” correspondente.
Um processador de dados RX 960 pode receber e processar os fluxos de símbolos recebidos Ngk a partir dos receptores Ngk 954 com base em uma técnica de processamento de receptor, específica para prover fluxos de símbolos “detectados” Nr. O processador de dados RX 960 pode demodular, desintercalar, e decodificar cada fluxo de símbolos detectados para recuperar os dados de tráfego para o fluxo de dados. O processamento pelo processador de dados RX 960 é complementar àquele realizado pelo processador TX MIMO 920 e processador de dados TX 914 na estação base 910.
Um processador 970 pode periodicamente determinar qual matriz de pré-codificação utilizar como discutido acima. Adicionalmente, o processador 970 pode formular uma mensagem de link reverso compreendendo uma porção de índice de matriz e uma porção de valor de classificação.
A mensagem de link reverso pode compreender vários tipos de informação com relação ao link de comunicação e/ou o fluxo de dados recebidos. A mensagem de link reverso pode ser processada por um processador de dados TX 938, o qual também recebe os dados de tráfego para um número de fluxos de dados a partir de uma fonte de dados 936, modulados por um modulador 980, condicionados por transmissores 954a a 954r, e transmitidos de volta para a
38/45 É estação base 910. Na estação base 910, os sinais modulados a partir do dispositivo móvel 950 são recebidos pelas antenas 924, condicionados pelos receptores 922, demodulados por um Í demodulador 940, e processados por um processador de dados | RX 942 para extrair a mensagem de link reverso transmitida pelo dispositivo móvel 950. Adicionalmente, oO processador 930 pode processar a mensagem extraída para determinar qual matriz de pré-codificação utilizar para determinar os pesos de formação de feixe.
Os processadores, 930 e 970, podem dirigir (por exemplo, controlar, coordenar, gerenciar, etc.) a operação na estação base 910 e dispositivo móvel 950, respectivamente. Processadores respectivos 930 e 970 podem ser associados à memória 932 e 972 que armazenam códigos de programa e dados. Os processadores, 930 e 970, também podem realizar computações para derivar estimativas de resposta de impulso e frequência para o uplink e downlink, respectivamente.
Deve-se entender que as modalidades aqui descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, middleware, microcódigo, ou qualquer combinação dos mesmos. Para uma implementação de hardware, as unidades de processamento podem ser implementadas com um ou mais circuitos integrados de aplicação específica (ASICS), processadores de sinais digitais (DSPs), dispositivos de processamento de sinal digital (DSPDs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), arranjos de portas programáveis no campo (FPGAsS), processadores, controladores, microcontroladores, microprocessadores, outras unidades eletrônicas projetadas para realizar as funções aqui descritas, ou uma combinação dos mesmos.
Quando as modalidades são implementadas em
TEASER CCC CAs AACD A 39/45 software, firmware, middleware ou microcódigo, código de programa ou segmentos de código, elas podem ser armazenadas em um meio legível por máquina, tal como um componente de armazenamento. Um segmento de código pode representar um procedimento, uma função, um subprograma, um programa, uma rotina, uma sub-rotina, um módulo, um pacote de software, uma classe, ou qualquer combinação de instruções, estruturas de dados, ou instruções de programa. Um segmento de código pode ser acoplado a outro segmento de código ou a um circuito de hardware mediante passagem e/ou recepção de informação, dados, argumentos, parâmetros, ou conteúdos de memória. Informação, argumentos, parâmetros, dados, etc. podem ser passados, enviados, ou transmitidos utilizando-se qualquer meio adequado incluindo compartilhamento de memória, passagem de mensagem, passagem de token, transmissão de rede, etc.
Para uma implementação de software, as técnicas aqui descritas podem ser implementadas com módulos (por exemplo, procedimentos, funções, e assim por diante) que realizam as funções aqui descritas. Os códigos de software podem ser armazenados em unidades de memória e executados por processadores. A unidade de memória pode ser implementada dentro do processador ou externa ao processador, em cujo caso ela pode ser acoplada comunicativamente com o processador por intermédio de vários meios como é sabido na técnica.
Com referência à Figura 10, é ilustrado um sistema 1000 que transmite notificação não solicitada de mudança de capacidade em uma rede sem fio. Por exemplo, Oo sistema 1000 pode residir ao menos parcialmente dentro de uma estação base, dispositivo móvel, etc. Deve ser considerado que o sistema 1000 é representado como incluindo blocos funcionais, os quais podem ser blocos
40/45 | funcionais que representam funções implementadas por um | processador, software, OU combinações dos mesmos (por | exemplo, firmware). O sistema 1000 inclui um agrupamento lógico 1002 e componentes elétricos que podem atuar em conjunto. Por exemplo, o agrupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para receber informação de encapsulamento a partir de um gateway de rede núcleo para comunicação subsequente 1004. Conforme descrito, a informação de encapsulamento pode incluir um tipo de protocolo de mobilidade, um cabeçalho de encapsulamento, parâmetros para recuperar um cabeçalho de encapsulamento, e/ou semelhante. A informação de encapsulamento em um exemplo, pode se relacionar a um tipo de protocolo de mobilidade usado em comunicação entre um dispositivo e oO gateway de rede núcleo através de um fluxo de dados, estabelecido, conforme descrito.
Adicionalmente, agrupamento “lógico 102 pode compreender um componente elétrico para criar uma ou mais regras de política relacionadas aos parâmetros de comunicação aceitos 1006. Os parâmetros podem ser criados, conforme descritos, com base pelo menos em parte em um tipo IP-CAN do fluxo de dados ou tipo RAT. Adicionalmente, oO agrupamento lógico 1002 pode incluir um componente elétrico para transmitir a informação de encapsulamento e uma OU mais regras de política para um gateway de rede de acesso
1008. Deve-se considerar, a esse respeito, que a informação de encapsulamento pode indicar que nenhuma encapsulamento é exigida para comunicar as regras de política de volta à rede de acesso ou gateway de rede de acesso.
Adicionalmente, o sistema 1000 pode incluir uma memória 1010 que retém instruções para executar funções associadas aos componentes elétricos 1004, 1006 e 1008. Embora mostrado como sendo externos à memória 1010, deve-se
TAN Sa 41/45 entender que um ou mais dos componentes elétricos 1004, 1006 e 1008 podem existir dentro da memória 1010. Voltando-se para a Figura 11, é ilustrado um sistema 1100 que provê informação de encapsulamento para um servidor de política para comunicação subsequente.
O sistema 1100 pode residir dentro de uma estação base, dispositivo móvel, etc., por exemplo.
Conforme ilustrado, O sistema 1100 incluí blocos funcionais que podem representar funções implementadas por um processador, software, Ou combinação dos mesmos (por exemplo, firmware). O sistema 1100 inclui um agrupamento lógico 1102 de componentes elétricos que facilitam a especificação de informação de encapsulamento para comunicação com um gateway servidor.
O agrupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para selecionar um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação através de um fluxo de dados 1104, Conforme descrito, o tipo de protocolo de mobilidade pode ser baseado em hospedeiro ou baseado em rede.
Além disso, o agrupamento lógico 1102 pode incluir um componente elétrico para determinar a informação de encapsulamento relacionada ao tipo de protocolo de mobilidade 1106. A encapsulamento pode compreender um tipo de protocolo de mobilidade, conforme descrito, e/ou diversos parâmetros com relação à encapsulamento de dados entre um gateway de rede e o dispositivo sem fio, tal como um cabeçalho de encapsulamento, indicador, posições do cabeçalho em uma comunicação, chaves de segurança, instruções de codificação, etc.
Adicionalmente, o agrupamento lógico 1102 também pode incluir um componente elétrico para transmitir a informação de encapsulamento para um servidor de política 1108. Assim, conforme descrito, um servidor de política recebendo a informação de encapsulamento pode enviar a informação para um gateway
TEENS SEEN ELAS CAE add 42/45 servidor para sua utilização subsequente na provisão de suporte de fluxo (por exemplo, suporte de QoS). Adicionalmente, o sistema 1100 pode incluir uma memória j 1110 que retém instruções para executar funções associadas ! aos componentes elétricos 1104, 1106, e 1108. Embora | mostrados como sendo externos à memória 1110, deve-se | entender que os componentes elétricos 1104, 1106, e 1108 podem existir dentro da memória 1110. O que foi descrito acima inclui exemplos de uma ou mais modalidades.
Evidentemente, não é possível descrever cada combinação concebível de componentes OU metodologias com o propósito de descrever as modalidades anteriormente mencionadas, mas aqueles de conhecimento comum na técnica podem reconhecer que muitas combinações e permutações adicionais das várias modalidades são possíveis.
Consequentemente, as modalidades descritas pretendem abranger todas as tais alterações, modificações e variações que estejam compreendidas no espírito e escopo das reivindicações anexas.
Além disso, até o ponto em que Oo termo “inclui” é usado seja na descrição detalhada ou nas reivindicações, pretende-se que tal termo seja inclusivo de uma maneira similar ao termo “compreendendo” conforme “compreendendo” é interpretado quando empregado como uma palavra de transição em uma reivindicação.
Além disso, embora elementos dos aspectos descritos e/ou modalidades possam ser descritos ou reivindicados no singular, o plural é considerado a menos que limitação ao singular seja explicitamente declarada.
Adicionalmente, todo ou uma porção de qualquer aspecto e/ou modalidade pode ser utilizado com todo ou uma porção de qualquer outro aspecto e/ou modalidade, a menos que de outro modo declarado.
As várias lógicas, blocos lógicos, módulos, e circuitos, ilustrativos, descritos em conexão com as
43/45 | NA: | modalidades aqui reveladas podem ser implementados ou realizados com um processador de uso geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), um arranjo de porta programável no campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes discretos de hardware, ou qualquer combinação dos mesmos, projetada para realizar as funções aqui descritas. Um processador de uso geral pode ser um microprocessador, mas, na alternativa, O processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador, ou máquina de estado, convencional. Um processador também — pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outra tal configuração. Adicionalmente, pelo menos um processador pode compreender um ou mais módulos operáveis para realizar uma ou mais das etapas e/ou ações descritas acima.
Adicionalmente, as etapas e/ou ações de um método ou algoritmo descrito em conexão com os aspectos aqui revelados podem ser incorporadas diretamente em hardware, em um módulo de software executado por um processador, ou em uma combinação dos dois. Um módulo de software pode residir em memória RAM, memória flash, memória ROM, memória EPROM, memória EEPROM, registradores, um disco rígido, um disco removível, um CD-ROM, ou qualquer outra forma de meio de armazenamento conhecido na técnica. Um meio de armazenamento exemplar pode ser acoplado ao processador, de tal modo que o processador pode ler informação a partir de, e gravar informação no meio físico de armazenamento. Como alternativa, o meio físico de armazenamento pode ser integral ao processador. Adicionalmente, em alguns
FERRARA CCEE EEE MA 44/45 | aspectos, o processador e o meio físico de armazenamento podem residir em um ASIC. Adicionalmente, o ASIC pode residir em um terminal de usuário. Na alternativa, O processador e o meio físico de armazenamento podem residir como componentes discretos em um terminal de usuário. Adicionalmente, em alguns aspectos, as etapas e/ou ações de um método ou algoritmo podem residir como um ou qualquer combinação ou conjunto de códigos e/ou instruções em um meio legível por máquina e/ou meio legível por computador, o qual pode ser incorporado em um produto de programa de computador.
Em um ou mais aspectos, as funções descritas podem ser implementadas em hardware, software, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. se implementado —“em software, as funções podem ser armazenadas ou transmitidas como uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Meios legíveis por computador incluem meios de armazenamento de computador e meios de comunicação incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer mídia disponível que possa ser acessada por um computador. Como um exemplo, e não como limitação, tal mídia legível por computador pode compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro meio de armazenamento de disco ótico, meio de armazenamento de disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser usado para realizar ou armazenar código de programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador. Além disso, qualquer conexão pode ser denominada meio legível por computador. Por exemplo, se software for transmitido a partir de um sítio d rede, servidor, ou outra fonte remota utilizando um cabo
45/45 | coaxial, cabo de fibra ótica, par de fios trançados, linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio tal como infravermelho, rádio, e micro-ondas, então o cabo coaxial, cabo de fibras óticas, par de fios trançados, DSL, Ou tecnologias sem fio tal como infravermelho, rádio, e micro- onda são incluídas na definição de meio. Disco e disco conforme aqui usados, incluem disco compacto (CD), disco a laser, disco ótico, disco versátil digital (DVD), disquete e disco blu-ray onde discos normalmente reproduzem dados magnéticos, enquanto que discos normalmente reproduzem dados oticamente com lasers. Combinações dos mencionados acima também devem ser incluídas no escopo de meios legíveis por computador.
í

Claims (33)

o É 21 ! REIVINDICAÇÕES
1. Método para lidar com regras de política em redes sem fio, compreendendo: receber informação de encapsulamento relacionada Í à comunicação de fluxo de dados a partir de um gateway de rede núcleo; gerar uma ou mais regras de política relacionadas à comunicação de fluxo de dados; e transmitir as regras de política para um gateway de rede de acesso.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo ainda transmitir a informação de encapsulamento recebida para o gateway de rede de acesso.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a geração de uma ou mais regras de política inclui indicar a informação de encapsulamento recebida nas uma ou mais regras de política.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a informação de encapsulamento inclui um cabeçalho de encapsulamento relacionado a um tipo de protocolo de mobilidade.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a informação de encapsulamento inclui um deslocamento introduzido por um cabeçalho de encapsulamento em um fluxo de dados.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, em que a informação de encapsulamento inclui um tipo de protocolo de mobilidade utilizado para o fluxo de dados pelo gateway de rede núcleo.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, compreendendo ainda determinar um cabeçalho de encapsulamento com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade.
FNAS AACD CC CSA CADA rara f 2/7
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, compreendendo ainda transmitir o cabeçalho de encapsulamento para o gateway de rede de acesso.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, compreendendo ainda receber um tipo de rede de acesso por conectividade - protocolo Internet (IP-CAN) relacionado à comunicação de fluxo de dados.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, em que a geração de uma ou mais regras de política se baseia pelo menos em parte no tipo de IP-CAN.
11. Equipamento de comunicação sem fio, compreendendo: pelo menos um processador configurado para: receber informação de encapsulamento relacionada à um tipo de protocolo de mobilidade utilizado em um fluxo de dados entre um gateway de rede e um dispositivo de rede; definir uma ou mais regras de política com base pelo menos em parte em um tipo do fluxo de dados; e transmitir a informação de encapsulamento e as uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso; e uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
12. Equipamento de comunicação sem fio que facilita transmissão de regras de política em uma rede sem fio, compreendendo: mecanismos para receber informação de encapsulamento proveniente de um gateway de rede núcleo para comunicação subsequente; mecanismos para criar uma ou mais regras de política relacionadas a parâmetros aceitos de comunicação; e
Í
TERRENOS USADAS ES ENCARA AAA ESEC EE EE SCE SETE 3/7 | mecanismos para transmitir informação de encapsulamento e as uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso.
13. Produto de programa de computador, compreendendo: um meio legível por computador que compreende: código para fazer com que pelo menos um computador receba informação de encapsulamento relacionada à comunicação de fluxo de dados proveniente de um gateway de rede núcleo; código para fazer com que o pelo menos um computador gere uma ou mais regras de política com base pelo menos em parte em um tipo relacionado à comunicação de fluxo de dados; e código para fazer com que o pelo menos um computador transmita a informação de encapsulamento e uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso.
14. Equipamento, compreendendo: um receptor de informação de encapsulamento que obtém informação de encapsulamento a partir de um gateway de rede núcleo relacionada à comunicação de fluxo de dados com um dispositivo; um especificador de regra de política que cria uma ou mais regras de política com base pelo menos em parte em um tipo da comunicação de fluxo de dados e transmite as uma ou mais regras de política para um gateway de rede de acesso.
15. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que o especificador de regra de política inclui a informação de encapsulamento nas uma ou mais regras de política.
16. Equipamento, de acordo com a reivindicação i
ANNAN EEE ECA CCEE ECA | 4/7 14, compreendendo ainda um expedidor de informação de encapsulamento que transmite a informação de encapsulamento para o gateway de rede de acesso.
17. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que a informação de encapsulamento é um cabeçalho de encapsulamento.
18. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que à informação de encapsulamento compreende uma ou mais posições dentro de uma mensagem subsequente através da comunicação de fluxo de dados que demarca um cabeçalho de encapsulamento.
19. Equipamento, de acordo com a reivindicação 14, em que a informação de encapsulamento compreende um tipo de protocolo de mobilidade.
20. Equipamento, de acordo com a reivindicação 19, em que o receptor de informação de encapsulamento determina um cabeçalho de encapsulamento relacionado ao tipo de protocolo de mobilidade.
21. Método que facilita indicação de informação de encapsulamento para comunicação subsequente da mesma, compreendendo: selecionar um tipo de protocolo de mobilidade relacionado a comunicação de fluxo de dados com um dispositivo móvel; gerar informação de encapsulamento para comunicação através do fluxo de dados com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade; e transmitir a informação de encapsulamento para um servidor de política.
22. Método, de acordo com a reivindicação 21, em que a transmissão da informação de encapsulamento inclui prover um cabeçalho de encapsulamento relacionado ao tipo de protocolo de mobilidade.
TEBAS ANNE AACS CCC cora 5/7 |
23. Método, de acordo com a reivindicação 21, em que a transmissão da informação de encapsulamento inclui | indicar um deslocamento em uma comunicação de fluxo de dados “subsequente que corresponde ao término de um cabeçalho de encapsulamento na comunicação de fluxo de dados.
24. Método, de acordo com a reivindicação 21, em que a transmissão da informação de encapsulamento inclui indicar uma posição de início e de término de um cabeçalho de encapsulamento dentro de uma comunicação de fluxo de dados subsequente.
25. Método, de acordo com a reivindicação 21, em que a transmissão da informação de encapsulamento inclui transmitir o tipo de protocolo de mobilidade para oO servidor de política.
26. Equipamento de comunicação sem fio, compreendendo: pelo menos um processador configurado para: determinar um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação com um dispositivo através de um fluxo de dados estabelecido; gerar informação de encapsulamento relacionada ao tipo de protocolo de mobilidade; e transmitir a informação de encapsulamento para um servidor de política para comunicação subsequente a um gateway de rede de acesso; e uma memória acoplada ao pelo menos um processador.
27. Equipamento de comunicação sem fio que indica informação de encapsulamento para comunicação com um gateway servidor, compreendendo: mecanismos para selecionar um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação através de um fluxo de i
Ha — EEN NENE EEE SERES oC SS SEEN AE dados; mecanismos para determinar informação de encapsulamento relacionada ao tipo de protocolo de mobilidade; e | mecanismos para transmitir a informação de Í encapsulamento para um servidor de política. f
28. Produto de programa de computador, compreendendo: um meio legível por computador que compreende: código para fazer com que pelo menos um computador selecione um tipo de protocolo de mobilidade relacionado a comunicação de fluxo de dados com um dispositivo móvel; código para fazer com que o pelo menos um computador determine informação de encapsulamento para comunicação com o gateway servidor com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade; e código para fazer com que o pelo menos um computador transmita a informação de encapsulamento para um servidor de política.
29. Equipamento, compreendendo: um solicitador de fluxo de dados que estabelece um fluxo de dados com um dispositivo e seleciona um tipo de protocolo de mobilidade para comunicação através do fluxo de dados; um gerador de informação de encapsulamento que cria informação de encapsulamento com base pelo menos em parte no tipo de protocolo de mobilidade; e um especificador de informação de encapsulamento que transmite a informação de encapsulamento para um servidor de política.
30. Equipamento, de acordo com a reivindicação 29, em que a informação de encapsulamento inclui um
7/7 É cabeçalho de encapsulamento.
31. Equipamento, de acordo com a reivindicação 29, em que a informação de encapsulamento compreende um deslocamento dentro de uma comunicação subsequente através do fluxo de dados que corresponde ao término de um | cabeçalho de encapsulamento. |
32. Equipamento, de acordo com a reivindicação Í 29, em que a informação de encapsulamento inclui uma posição de início e de término de um cabeçalho de encapsulamento “dentro de uma comunicação subsequente através do fluxo de dados.
33. Equipamento, de acordo com à reivindicação 29, em que a informação de encapsulamento inclui o tipo de protocolo de mobilidade.
RARE EEE AESA EA 1/11 |
É as 3 v Ss Ss Ex : QD ani E)
Z q Ss -—- s = & ” =
E s -— = .. : A ES 8 O) & &
EEE EE EEE SS a EiASS RSA AAA aa E Sa acao aaa : 2/11 e
É ê& — õ Em N |
Í oe <= 11 < =
EE zo
EE qn e Ss o 2 > - u <s z Zz E à <a x & 3 a R mm a Rn o = aa Za < mao = a = am - 2 EX 0 <“ & ? a
EEE ACESSADA . e d o + o) 7 7 — q e Í Í Em N : = $ < ' o s lóéo| | e Z| 8 |4E 8 2z & |E E m = Fa ES Sã 2 24 2 2S ms = ST 22 = a PE 2 |8S| És) (é? + O = a > 88 |S = E je |s ês Em - R 4 18º E x « Á = Ss eo & 8 à 3 = q o : 2 z 2 o | í 2 | /ég| |: É s8/|2 || vo & e |E : & E om Se - s . = es je |lz iz ES e ê ãá Es 2 7 E /R/S = 24 ê $ 4 Sie 3 == 2 À = S ZE sã = |E 24) Es 2 Es ss + à |E8 = FE - a? sê + ê ú & m on > 22 mA ao S as Z ê < 2a az 4Zz $ Ez : ZA = O o ê z 2 : 2 É | 84] és S 22) : < & Ss é É E S zã EE iz 3 8 o &
FRASES ECA EEE CE AAA 4/11 | < s =— NS . | "” *& | É — = e] Es gg Ss s Tl o = TA < > " NJ W 1 & Er RU E FS E Fm mv |N ' 1 a 8 VU õ VV 2 â <ºE - o ao 5 s<iz 1 SS 1 e si |=| 2séjáz' 3 E fó o. = eu ES! = ma < E IR o Ex, o! Ss a S = S aga2/88: Z2is - õ E Z ESlBO me |% o O 1% «|O Ez! ax: a |é 18, SIZ oOS! <a > E iB>TIS 0! Sã gie ala Zz REY FAL << ás e !mE||ã 28: a2,) 44 Ã - Ex 8SÉNE o' mm >3ç e 2 SEL z Ez 8º 2a o Ss (o mz na! a ax + 1 ê 28 FEI 0 ed E aALES i DX E Zz E C) =| = ÂZ = &S DD < E — ES | |ã E 82 = Z É z 122 nao > 8 RE < a < ã << (&) & + = o IES |& a <n , ma ROS vo 2 Im >= a &Õ RB qa = 2 | sia o = R < 'v < e ma E o ax =2< RS Z SIE |O x a < = Zz É = se ' > o ss < < 1 ma o ZE = Em ' a oo Z o E S 4 ! o & o & E) < S = Ú8 en & “8 á|l |$s ê « o E os < 2o 2/8 a N- ss $| &o 8 = = ms em O o) TS "A as SC < aé me) N< ú < oa E SS Z 8) Jó 2) Ss 28 Ss & <O 2| E = a E vo < Zz e & o = o — zã o " < >
7 - ELE A E ESSE SE A TESS, SRS E, RES E NEEM A EEE RAS IDEES SMA RS DESTERRO NERO SAS SAE EA AA Sr 5/11 < 38 e > S
E o = 8 < $ Tn 8a Lc há & < EÃio
E PIA Z E ESÔE'Z PS oi ú& 1 z s SS 7 a giz eo EIHM <COFEFIARCX Zz SGâZIÊS a/áã LoS yo nn) = 6 E d 28, 38 TT se BEE eÉ &< E, [8 K sã) SS == x 22/ 22 Z= o 2 OL Da zê Ê Ez Si 5 «| 3 Ss ê vn Z& < o nm & F " sn o Z s o & < es e <o a E é . EE E x ol = | ok SE é z = FP SE Sã < ja 2/4“ m & = o & le alzãa Am o < E </O< = v O E 8a 25 = É &% e o o ES) sa a % x & a <A = E 7 S=% le %« é is Ss o g 2 oméçÇhõNA 8 Ez E 4 o om à S$ Álz z OA a Km == o ss ss 2 A N MM & Zz Z < o 8 so vãs << 04H ES Íd Es 208 =, E s ES a ass 2 E m sa - e oás = < o me Z = a õ o o 44 ES Sta) <A Z 040 a as = So F2rs E RR A] < => e lZ <424 o SS -) O =m=ASvã so 6 =Z 2 cs DASA = E|E E Dj ALA dd Z So Sa = 43) E 21S S 2 SAasa 2 DS = = P 3 sm É A =
EP Ty |v z&Z
NENE SAAE aa TOSA "” 6/11 3 q N-) É d Ê z à 2 | a e | e) ! S 3 8 E, mm & ÉS ! E DN 1 A 1 x 1 1 fe) ' RR, OX t - 1 ao! go! ! Do 2 / ot SA: = IN IE a1l< EA 1 < he e o. É ERES 1 ' Fm > FEZ 1 1! si o '& ES 1 1 a E Io ss a = nm à ! ES e) | mg OZ = Se = > 2 e eg W à = azxza 8 98 &RS 22 28: < EO <Z EEE ' na Fãs EO = 8/4008 Ésa ! mA <<) N<jo Ea a ms O|3O EE o! Z > K ne O s Ns << = E =“ > O ZSE ga <o BJES SSB za El O “Ia = < az a sã âê e &s 2 27) E & õ Zz Hs % & s a «< & SE) 2 s x z> < o < o <
ZE Z=|E8 x = e
E sis o a
7/11 | O 700
INÍCIO 702
RECEBER INFORMAÇÃO DE
ENCAPSULAMENTO UTILIZADA
NA COMUNICAÇÃO DE FLUXO DE
DADOS 704
GERAR REGRAS DE POLÍTICA
RELACIONADAS À TRAVESSIA DO
FLUXO DE DADOS 706 A INFORMAÇÃO DE -
ENCAPSULAMENTO NÃO
INDICA NCAPSULAMENTO? SIM 708
TRANSMITIR A INFORMAÇÃO DE
ENCAPSULAMENTO PARA O
GATEWAY SERVIDOR 710
TRANSMITIR AS REGRAS DE
POLÍTICA PARA O GATEWAY
SERVIDOR FIG. 7
8/11 |
Í 800 ANA | | INÍCIO | SELECIONAR UM TIPO DE ”
PROTOCOLO DE MOBILIDADE
RELACIONADO À COMUNICAÇÃO
COM UM DISPOSITIVO
DETERMINAR INFORMAÇÃO DE ENCAPSULAMENTO PARA 804
COMUNICAÇÃO COM O
DISPOSITIVO COM BASE NO TIPO
DE PROTOCOLO DE MOBILIDADE TRANSMITIR A INFORMAÇÃO DE 806
ENCAPSULAMENTO PARA UM
SERVIDOR DE POLÍTICA FIG. 8
ESA aa——uo——... 9/11 - 7 E 1 VV 1 Re DNNVox A An E A Bo e Exo SER a E RS ESTAS s EL EANES PP “À a? : ão É :; Ez :; 2 | FO SE 2 : | SE =. io 2% 2 Rs = RA za ns 2 & E Ele nd ss = | Q mis ao 3) i Í i =: E". = &D a : 7 é) > 1E E DE E & i ... Í so i > iQ - a Ez PT SÃE ER q i a i o i a i : | 3 A [sS s a E ee N T 2x E o O PYVO ja E es 2£| 1 o ANSRÊ sx ; = 2 = i ãs T a Ss i a = : . ; ia - já à E 8% pot kh é - A 2 Es] “ao
ES PES SEL BSA <a «o < Ez = 2 e Sã Fa ê a sa o
E o = = a
<< — o o ES — &s S< Í2=ã E | ZagSS3s 2ESRSSA assa 23%%o
ESSÁZISO EZX taú 2 S=Í<SxO
SESSSSS ZESpEES* 3225 sÉ 22 23º e) RS - = < 3 o a a e Sia, 22 z=088 | ÉÁDEZXEO
EXE 2OSTaE S2<53408 < ESSES = 2 a2gE z
ZHAS ã zo & 224258 = S 20
HA « Elder Px & o 8 = o <= do $| Hg apps Ss EEASRZÇA SE oO4RmROXZ 2as<ER Az
DUEEEBAS Essiz2X23
ZE SJ BRZR G<ú272O0O% ZAoOLH>XVA se osE<X> EAR s EXSEUOZAO = = "4X õ Haga ? S
RDNS O. — . é = Em «< so o 2 S< Z$E
EPI : 2 ROO : 2ESSS 1 23438 22882
ERA Z ÉE38
E SORZ
PSELZ 22738 = se : &º És : 9 ã : < - o : 24 = Es) SE225Es ; fá 7 mÊS a = = 22232 : ECA ea :
EFSSÃOS E E 2833 GE 2Es8a
Z ESSSZ
SÉESSE =<2594<z 22 8 o « E à os Ea Zsss58 ã A = E ê 7 FEERICO 8 a azoas Essieo Z2SESSE
E SS
SRS 2
PREESZ : E =>? = + :
BRPI0908427-4A 2008-02-06 2009-02-05 controle de política para fluxos de dados encapsulados. BRPI0908427A2 (pt)

Applications Claiming Priority (9)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US2671208P 2008-02-06 2008-02-06
US61/026,712 2008-02-06
US2698108P 2008-02-07 2008-02-07
US61/026,981 2008-02-07
US3658508P 2008-03-14 2008-03-14
US61/036,585 2008-03-14
US12/365,592 2009-02-04
US12/365,592 US9043862B2 (en) 2008-02-06 2009-02-04 Policy control for encapsulated data flows
PCT/US2009/033155 WO2009100180A2 (en) 2008-02-06 2009-02-05 Policy control for encapsulated data flows

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0908427A2 true BRPI0908427A2 (pt) 2021-01-26

Family

ID=40933068

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0908427-4A BRPI0908427A2 (pt) 2008-02-06 2009-02-05 controle de política para fluxos de dados encapsulados.

Country Status (15)

Country Link
US (1) US9043862B2 (pt)
EP (1) EP2250787A2 (pt)
JP (1) JP5175366B2 (pt)
KR (1) KR101216066B1 (pt)
CN (1) CN101939968B (pt)
AU (1) AU2009212422B2 (pt)
BR (1) BRPI0908427A2 (pt)
CA (1) CA2712911C (pt)
HK (1) HK1152811A1 (pt)
IL (1) IL206864A0 (pt)
MX (1) MX2010008272A (pt)
MY (1) MY153557A (pt)
RU (1) RU2480915C2 (pt)
TW (1) TWI389514B (pt)
WO (1) WO2009100180A2 (pt)

Families Citing this family (66)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN101448283B (zh) * 2008-04-11 2011-11-30 中兴通讯股份有限公司 会话终结触发方法、实现方法及系统
JP5654449B2 (ja) * 2008-04-30 2015-01-14 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) インターアクセスネットワークトポロジディスカバリ
KR20090117668A (ko) * 2008-05-09 2009-11-12 포스데이타 주식회사 광대역 무선 통신 시스템에서 정책 및 과금 제어 에러 핸들링 방법 및 이를 지원하는 장치
EP2324666B1 (en) * 2008-07-02 2012-12-26 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (PUBL) Automatic configuration of inter-domain access technology neighbor relations
US8325638B2 (en) 2008-12-09 2012-12-04 Qualcomm Incorporated Performing packet flow optimization with policy and charging control
US8381301B1 (en) * 2009-02-11 2013-02-19 Sprint Communications Company L.P. Split-flow attack detection
CN101854702B (zh) * 2009-04-01 2014-02-05 中兴通讯股份有限公司 Hrpd系统中非3gpp2系统信息的发送、响应方法与装置
CN101854747B (zh) * 2009-04-01 2013-09-11 中兴通讯股份有限公司 Hrpd系统中非3gpp2消息传输的方法和系统
CN101883321B (zh) * 2009-05-05 2014-03-19 中兴通讯股份有限公司 多媒体广播组播业务中获取接入信息、计费的方法和系统
TW201134281A (en) * 2009-06-24 2011-10-01 Zte Usa Inc Method and system for protocol configuration in wireless communication systems
US8498651B2 (en) * 2009-11-06 2013-07-30 Alcatel Lucent Method of call admission control for home femtocells
IN2012DN05044A (pt) 2010-01-05 2015-10-09 Ericsson Telefon Ab L M
JP4892084B2 (ja) * 2010-06-16 2012-03-07 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 移動通信方法
US9235843B2 (en) * 2010-09-27 2016-01-12 T-Mobile Usa, Inc. Insertion of user information into headers to enable targeted responses
CN102421140B (zh) * 2010-09-28 2015-07-08 华为技术有限公司 网关数据传输方法、装置和系统
EP3629673B1 (en) * 2010-11-08 2022-03-30 Nokia Solutions and Networks Oy Policy and charging rules apparatus, method and computer program product
CN102638355A (zh) * 2011-02-14 2012-08-15 阿尔卡特朗讯 基于网络资源使用信息确定策略计费规则的方法和装置
EP2533466B1 (en) * 2011-06-08 2020-03-04 Alcatel Lucent Method and apparatus for providing network access to a user entity
CN102932767B (zh) * 2011-08-11 2017-02-01 中兴通讯股份有限公司 一种信息传输方法、分组数据网关及策略和计费规则功能
JP5701718B2 (ja) * 2011-08-26 2015-04-15 株式会社Nttドコモ 通信制御装置および移動通信システム
US9432402B1 (en) * 2011-09-06 2016-08-30 Utility Associates, Inc. System and method for uploading files to servers utilizing GPS routing
EP2624598A1 (en) * 2012-02-03 2013-08-07 Cinterion Wireless Modules GmbH Distributed initialization of m2m access to radio access network
US9807644B2 (en) * 2012-02-17 2017-10-31 Interdigital Patent Holdings, Inc. Hierarchical traffic differentiation to handle congestion and/or manage user quality of experience
US9258218B2 (en) * 2012-11-30 2016-02-09 Alcatel Lucent Software-defined network overlay
US9973966B2 (en) 2013-01-11 2018-05-15 Interdigital Patent Holdings, Inc. User-plane congestion management
EP2939462B1 (en) * 2013-02-17 2017-06-28 Parallel Wireless Inc. Methods of incorporating an ad hoc cellular network into a fixed cellular network
EP2974411A1 (en) * 2013-03-11 2016-01-20 Nokia Solutions and Networks Oy Methods and apparatus for requesting user specific policy information for local applications
US9225638B2 (en) 2013-05-09 2015-12-29 Vmware, Inc. Method and system for service switching using service tags
US9503552B2 (en) * 2014-05-09 2016-11-22 Google Inc. System and method for adapting to network protocol updates
US9794266B2 (en) * 2014-09-05 2017-10-17 Qualcomm Incorporated Using multiple credentials for access and traffic differentiation
US9531590B2 (en) 2014-09-30 2016-12-27 Nicira, Inc. Load balancing across a group of load balancers
US10225137B2 (en) 2014-09-30 2019-03-05 Nicira, Inc. Service node selection by an inline service switch
US9774537B2 (en) 2014-09-30 2017-09-26 Nicira, Inc. Dynamically adjusting load balancing
US10044617B2 (en) 2014-11-14 2018-08-07 Nicira, Inc. Stateful services on stateless clustered edge
US9866473B2 (en) 2014-11-14 2018-01-09 Nicira, Inc. Stateful services on stateless clustered edge
US11533255B2 (en) 2014-11-14 2022-12-20 Nicira, Inc. Stateful services on stateless clustered edge
US9876714B2 (en) 2014-11-14 2018-01-23 Nicira, Inc. Stateful services on stateless clustered edge
US10609091B2 (en) 2015-04-03 2020-03-31 Nicira, Inc. Method, apparatus, and system for implementing a content switch
EP3316528B1 (en) * 2015-07-17 2021-06-30 Huawei Technologies Co., Ltd. Packet transmission method, apparatus and system
CN112911576A (zh) 2016-05-13 2021-06-04 华为技术有限公司 设备控制方法和装置
CN107623656B (zh) * 2016-07-13 2019-04-19 华为技术有限公司 一种封装业务数据包的方法及装置
US11570092B2 (en) 2017-07-31 2023-01-31 Nicira, Inc. Methods for active-active stateful network service cluster
US11296984B2 (en) 2017-07-31 2022-04-05 Nicira, Inc. Use of hypervisor for active-active stateful network service cluster
US10951584B2 (en) 2017-07-31 2021-03-16 Nicira, Inc. Methods for active-active stateful network service cluster
US10797966B2 (en) 2017-10-29 2020-10-06 Nicira, Inc. Service operation chaining
US11012420B2 (en) 2017-11-15 2021-05-18 Nicira, Inc. Third-party service chaining using packet encapsulation in a flow-based forwarding element
US10659252B2 (en) 2018-01-26 2020-05-19 Nicira, Inc Specifying and utilizing paths through a network
US10797910B2 (en) 2018-01-26 2020-10-06 Nicira, Inc. Specifying and utilizing paths through a network
US11153122B2 (en) 2018-02-19 2021-10-19 Nicira, Inc. Providing stateful services deployed in redundant gateways connected to asymmetric network
US10805192B2 (en) 2018-03-27 2020-10-13 Nicira, Inc. Detecting failure of layer 2 service using broadcast messages
US10728174B2 (en) 2018-03-27 2020-07-28 Nicira, Inc. Incorporating layer 2 service between two interfaces of gateway device
US11595250B2 (en) 2018-09-02 2023-02-28 Vmware, Inc. Service insertion at logical network gateway
US10944673B2 (en) 2018-09-02 2021-03-09 Vmware, Inc. Redirection of data messages at logical network gateway
US11360796B2 (en) 2019-02-22 2022-06-14 Vmware, Inc. Distributed forwarding for performing service chain operations
US11140218B2 (en) 2019-10-30 2021-10-05 Vmware, Inc. Distributed service chain across multiple clouds
US11283717B2 (en) 2019-10-30 2022-03-22 Vmware, Inc. Distributed fault tolerant service chain
WO2021093158A1 (en) * 2020-01-13 2021-05-20 Zte Corporation A method for adaptively configuring transmission of data flows
US11223494B2 (en) 2020-01-13 2022-01-11 Vmware, Inc. Service insertion for multicast traffic at boundary
US11153406B2 (en) 2020-01-20 2021-10-19 Vmware, Inc. Method of network performance visualization of service function chains
US11659061B2 (en) 2020-01-20 2023-05-23 Vmware, Inc. Method of adjusting service function chains to improve network performance
US11212356B2 (en) 2020-04-06 2021-12-28 Vmware, Inc. Providing services at the edge of a network using selected virtual tunnel interfaces
US11611625B2 (en) 2020-12-15 2023-03-21 Vmware, Inc. Providing stateful services in a scalable manner for machines executing on host computers
US11734043B2 (en) 2020-12-15 2023-08-22 Vmware, Inc. Providing stateful services in a scalable manner for machines executing on host computers
WO2022216923A1 (en) * 2021-04-07 2022-10-13 Jpmorgan Chase Bank, N.A. Method and system for providing access control governance
US11799761B2 (en) 2022-01-07 2023-10-24 Vmware, Inc. Scaling edge services with minimal disruption
US11962564B2 (en) 2022-02-15 2024-04-16 VMware LLC Anycast address for network address translation at edge

Family Cites Families (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6947401B2 (en) * 2000-03-08 2005-09-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Hierarchical mobility management for wireless networks
US6621793B2 (en) 2000-05-22 2003-09-16 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Application influenced policy
US6829250B2 (en) * 2000-08-10 2004-12-07 Verizon Communications Inc. Automatic programming of customer premises equipment for vertical services integration
JP3526032B2 (ja) * 2000-11-08 2004-05-10 日本電気株式会社 モバイルネットワーク及びipパケットの転送方法
AU2002223974A1 (en) 2001-11-15 2003-06-10 Brian Anthony Carroll A system for the unobtrusive interception of data transmissions
US6839338B1 (en) 2002-03-20 2005-01-04 Utstarcom Incorporated Method to provide dynamic internet protocol security policy service
US20030195973A1 (en) * 2002-04-11 2003-10-16 Raymond Savarda Methods, systems, and computer program products for processing a packet with layered headers using a data structure that positionally relates the layered headers
US20030236914A1 (en) * 2002-06-25 2003-12-25 Intel Corporation Connection of next generation mobile nodes across previous generation networks to next generation networks
US6757722B2 (en) 2002-07-16 2004-06-29 Nokia Corporation System and method for providing partial presence notifications
GB0226289D0 (en) * 2002-11-11 2002-12-18 Orange Personal Comm Serv Ltd Telecommunications
US7225620B2 (en) 2002-12-17 2007-06-05 University Of Florida Research Foundation, Inc. Diffusion driven water purification apparatus and process
US7389529B1 (en) * 2003-05-30 2008-06-17 Cisco Technology, Inc. Method and apparatus for generating and using nested encapsulation data
EP1716710A2 (en) * 2004-02-17 2006-11-02 Check Point Software Technologies Ltd. Mobile network security system
CN1309230C (zh) 2004-04-06 2007-04-04 中兴通讯股份有限公司 电信信令消息穿越私网边界传递的系统和方法
US20060072595A1 (en) * 2004-10-05 2006-04-06 Cisco Technology, Inc. System and method for service tagging for enhanced packet processing in a network environment
EP1679867A1 (en) 2005-01-06 2006-07-12 Orange SA Customisation of VoiceXML Application
US7885231B2 (en) * 2005-04-14 2011-02-08 Lg Electronics Inc. Method of reconfiguring an internet protocol address in handover between heterogeneous networks
US20060294363A1 (en) 2005-06-16 2006-12-28 Samsung Elecontronics Co., Ltd. System and method for tunnel management over a 3G-WLAN interworking system
FI20051320A0 (fi) * 2005-12-22 2005-12-22 Nokia Corp Menetelmä pakettivirtojen kohdentamiseksi siirtoteille viestintäjärjestelmässä
US8670333B2 (en) * 2006-01-20 2014-03-11 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Policy enforcement within an IP network
JP4592611B2 (ja) * 2006-02-03 2010-12-01 富士通株式会社 パケット通信システム
US8489096B2 (en) 2006-06-01 2013-07-16 Nokia Corporation Inter-access handover with access specific policy control functions
US8086216B2 (en) * 2007-01-31 2011-12-27 Alcatel Lucent Mobility aware policy and charging control in a wireless communication network
EP2163068B1 (en) * 2007-05-22 2016-02-03 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Method, apparatuses and computer program for dynamically configuring a proxy call session control function of the ip multimedia subsystem from a policy control rules server
JP4867806B2 (ja) * 2007-06-15 2012-02-01 株式会社日立製作所 通信システム、サーバ、制御装置および通信装置
EP2196037A4 (en) * 2007-08-23 2012-01-25 Ericsson Telefon Ab L M METHOD FOR CONTROLLED ACCESS SELECTION TO A NETWORK
JP5023216B2 (ja) * 2007-10-16 2012-09-12 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 通信システムのリソース使用効率を改善する方法及び装置
US8155020B2 (en) * 2008-01-14 2012-04-10 Qualcomm Incorporated Policy control and charging (PCC) rules based on mobility protocol

Also Published As

Publication number Publication date
RU2480915C2 (ru) 2013-04-27
MX2010008272A (es) 2010-08-23
TW200947974A (en) 2009-11-16
RU2010136959A (ru) 2012-04-20
US9043862B2 (en) 2015-05-26
KR101216066B1 (ko) 2012-12-27
US20090199268A1 (en) 2009-08-06
IL206864A0 (en) 2010-12-30
CA2712911A1 (en) 2009-08-13
JP5175366B2 (ja) 2013-04-03
WO2009100180A3 (en) 2010-01-21
JP2011517864A (ja) 2011-06-16
AU2009212422A1 (en) 2009-08-13
EP2250787A2 (en) 2010-11-17
TWI389514B (zh) 2013-03-11
HK1152811A1 (zh) 2012-03-09
KR20100126725A (ko) 2010-12-02
WO2009100180A2 (en) 2009-08-13
CN101939968B (zh) 2015-10-07
CN101939968A (zh) 2011-01-05
CA2712911C (en) 2017-06-06
AU2009212422B2 (en) 2013-02-21
MY153557A (en) 2015-02-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0908427A2 (pt) controle de política para fluxos de dados encapsulados.
US11265712B2 (en) Efficient policy enforcement using network tokens for services—user-plane approach
ES2830778T3 (es) Método de comunicación y aparato relacionado
JP6438593B2 (ja) サービスcプレーン手法のためにネットワークトークンを使用する効率的なポリシー実施
CN111586860B (zh) 一种通信方法及装置
ES2908267T3 (es) Equipo de usuario directo a equipo de usuario sin identificador de acceso a la red de datos
US11863983B2 (en) Provisioning of VLAN IDs in 5G systems
BR112019027476A2 (pt) método de comunicação sem fio, dispositivo de rede, dispositivo terminal, chip, mídia de armazenamento e produto de programa de computador
ES2810908T3 (es) Movilidad en capas
BR112020014058A2 (pt) estabelecimento celular de link unicast para comunicação veículo-para-veículo (v2v)
BR112020023637A2 (pt) sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão
PT2340662E (pt) Qualidade de serviço iniciada pela rede e por um dispositivo móvel
CN105453597B (zh) 中继设备的计费
BR112019000582A2 (pt) método para processamento de procedimento de estabelecimento de sessão de pdu e nó de amf
BR112021011583A2 (pt) Método de comunicação de enlace lateral e dispositivo terminal
ES2926077T3 (es) Método y aparato de negociación de las políticas de descarga
US20210168610A1 (en) Techniques in evolved packet core for restricted local operator services access
BRPI0814051B1 (pt) Método para prover serviços de protocolo internet (ip) com base, pelo menos em parte, em um domínio para um dispositivo móvel, equipamento de comunicação sem fio que estabelece comunicação de protocolo internet e memória legível por computador
BR112017003431B1 (pt) Meio não-transitório legível por computador, nó b evoluído, equipamento de usuário e aparelho para construção de padrões de transmissão de dados para comunicação d2d com base em padrões de recursos predefinidos
US11622025B2 (en) Techniques in retrieving cached content using information centric networking for protocol data unit sessions
CA2835181A1 (en) Methods providing public reachability and related systems and devices
BR112016019259B1 (pt) Métodos, sistemas e dispositivos para sinalização de esquema de modulação e codificação para o canal de controle comum

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: AS CLASSIFICACOES ANTERIORES ERAM: H04L 29/06 , H04W 80/04 , H04W 88/16

Ipc: H04L 12/46 (2006.01), H04L 29/06 (2006.01), H04W 8

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]