BR112020023637A2 - sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão - Google Patents
sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão Download PDFInfo
- Publication number
- BR112020023637A2 BR112020023637A2 BR112020023637-3A BR112020023637A BR112020023637A2 BR 112020023637 A2 BR112020023637 A2 BR 112020023637A2 BR 112020023637 A BR112020023637 A BR 112020023637A BR 112020023637 A2 BR112020023637 A2 BR 112020023637A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- session
- network element
- always
- management network
- terminal
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W76/00—Connection management
- H04W76/10—Connection setup
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W24/00—Supervisory, monitoring or testing arrangements
- H04W24/02—Arrangements for optimising operational condition
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W48/00—Access restriction; Network selection; Access point selection
- H04W48/16—Discovering, processing access restriction or access information
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W8/00—Network data management
- H04W8/02—Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
- H04W8/08—Mobility data transfer
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W76/00—Connection management
- H04W76/20—Manipulation of established connections
- H04W76/25—Maintenance of established connections
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W76/00—Connection management
- H04W76/20—Manipulation of established connections
- H04W76/27—Transitions between radio resource control [RRC] states
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
- Signal Processing (AREA)
- Computer Security & Cryptography (AREA)
- Databases & Information Systems (AREA)
- Mobile Radio Communication Systems (AREA)
- Computer And Data Communications (AREA)
Abstract
Este pedido fornece um sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão para ajudar a evitar o consumo malicioso de recursos de rede de plano de usuário por um terminal, reduzindo assim os recursos de rede. O método de gerenciamento de sessão inclui: receber (S503), por um elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de solicitação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; determinar (S504), pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e enviar (S505), pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta compreende as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
Description
[0001] Este pedido reivindica prioridade do Pedido de Patente Chinês nº 201810496331.7, depositado na Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China em 22 de maio de 2018, e intitulado "SISTEMA, APARELHO E MÉTODO DE GERENCIAMENTO DE SESSÃO", que é incorporado neste documento por referência em sua totalidade.
[0002] Este pedido se refere ao campo das comunicações, e mais especificamente, a um sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão no campo de comunicações.
[0003] Em um sistema de comunicações móveis de quinta geração (the fifth generation, 5G), um procedimento de solicitação de serviço (service request, SR) é usado por um terminal em modo ocioso para solicitar o estabelecimento de uma conexão de sinalização a uma AMF, ou pode ser usado por um terminal em um modo ocioso ou um modo conectado para ativar os recursos de plano de usuário correspondentes para uma sessão de unidade de dados de protocolo (protocol data unit, PDU) estabelecida. Quando um procedimento SR está sendo executado, se o terminal precisa solicitar um novo serviço, o terminal pode realizar um novo procedimento SR somente após a conclusão de um procedimento de solicitação de serviço anterior. Atualmente, um procedimento SR concorrente não é permitido em um padrão de projeto de parceria de 3ª geração (3rd generation partnership project, 3GPP).
[0004] O 5G visa fornecer uma rede de acesso ubíqua para fornecer serviços de acesso para terminais de uma pluralidade de tipos de serviço, incluindo um terminal de tipo de banda larga móvel aprimorada (enhanced Mobile Broadband, eMBB), um terminal de tipo de internet das coisas massiva (Massive Internet of Thing, MIoT), e um terminal de um tipo de comunicação ultraconfiável e de baixa latência (ultra-reliable and low latency communications, uRLLC). Porque os procedimentos SR não podem ser processados simultaneamente, quando um terminal iniciou atualmente um procedimento SR para um serviço normal, mas o procedimento SR não está completo, e o terminal precisa iniciar um procedimento SR para outro serviço sensível à latência, por exemplo, um serviço uRLLC, um serviço de prioridade de multimídia (multimedia priority service, MPS) e um serviço de missão crítica (mission critical services, MCS), se o procedimento SR para outro serviço sensível à latência esperar até que o procedimento SR atual seja concluído, um indicador de desempenho chave (key performance indicator, KPI) do serviço sensível à latência é severamente afetado.
[0005] Para resolver o problema anterior, o 3GPP atualmente define uma sessão PDU sempre ativa (always-on). Nesta sessão, os recursos de plano de usuário precisam ser ativados quando um terminal é alterado de um modo ocioso para um modo conectado. Para o serviço que é muito sensível a uma latência, o terminal pode definir localmente uma sessão PDU estabelecida para o serviço como uma sessão PDU sempre ativa. Para a sessão PDU sempre ativa, cada vez que o terminal é comutado de um modo ocioso para um modo conectado, o terminal solicita a um lado de rede para ativar os recursos de rede de plano de usuário correspondentes para a sessão PDU, incluindo um portador de rádio de dados (data radio bearers, DRB). Neste método, desde que uma sessão PDU com uma prioridade mais alta precise transmitir dados, a sessão PDU não precisa fazer fila para solicitar um recurso de rede, e pode transmitir os dados diretamente. No entanto, como o terminal gerencia localmente uma sessão PDU sempre ativa, os recursos de rede de plano de usuário podem ser consumidos de forma maliciosa pelo terminal, como reduzir os recursos de rede é um problema técnico que precisa ser resolvido com urgência.
[0006] Este pedido fornece um sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão para ajudar a evitar o consumo malicioso de recursos de rede de plano de usuário por um terminal, reduzindo assim os recursos de rede.
[0007] De acordo com um primeiro aspecto, um método de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: receber, por um elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de solicitação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e, em seguida, enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, e a primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
[0008] Opcionalmente, após determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode marcar a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. Da mesma forma, ao determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, o terminal também pode marcar a sessão como uma sessão sempre ativa. No entanto isto não está limitado nesta modalidade deste pedido.
[0009] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação do terminal usado para solicitar o estabelecimento da sessão, e determina, com base em uma situação real, estabelecer a sessão sempre ativa para o terminal. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa por um lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[0010] Deve ser entendido que a primeira sessão pode ser especificamente uma sessão PDU, a primeira mensagem de solicitação pode ser especificamente uma mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, e a primeira mensagem de resposta pode ser especificamente uma mensagem de resposta de estabelecimento de sessão PDU. No entanto, pode ser entendido que a sessão PDU é apenas um exemplo específico. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Além disso, a interação de sinalização entre o terminal e o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode ser direta ou indireta, em outras palavras, implementada por meio de encaminhamento por um elemento de rede de rede de acesso e um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[0011] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, do estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa é especificamente: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão.
[0012] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação com base nas informações de assinatura do terminal, as informações de política do terminal ou as informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão, para determinar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local podem conter informações de indicação usadas para indicar o estabelecimento de uma sessão sempre ativa para o terminal. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar, com base nas informações de indicação, estabelecer a primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa.
[0013] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação usando qualquer uma das informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local, ou pode realizar a determinação abrangente com base em quaisquer duas ou três das três partes de informações. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[0014] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, do estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa é especificamente: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, onde o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
[0015] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação com base em qualquer um dentre DNN, S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal, ou o tipo de acesso do terminal, para determinar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa. O DNN e o S-NSSAI são transportados na primeira mensagem de solicitação, e são enviados pelo terminal para o elemento de rede de gerenciamento de sessão. A informação de localização atual do terminal e o tipo de acesso do terminal são obtidos pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão do elemento de rede de rede de acesso.
[0016] Opcionalmente, o DNN, o S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal podem ser das informações de assinatura do terminal, das informações de política do terminal ou das informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[0017] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação usando qualquer um dentre o DNN, o S-NSSAI, a informação de localização atual do terminal, ou o tipo de acesso do terminal, ou pode realizar uma determinação abrangente com base em qualquer quantidade de partes de informações nas quatro partes de informações. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Em uma implementação possível, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão seleciona uma pluralidade de partes de informação para determinar, quando toda a pluralidade de partes de informação correspondem com sucesso às informações correspondentes permitindo estabelecer uma sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[0018] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, as informações de configuração local podem incluir qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Correspondentemente, a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, do estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa é especificamente: quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[0019] Opcionalmente, as informações de configuração local podem incluir não apenas o DNN, o S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal, mas também a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Neste caso, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode primeiro determinar se uma quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão é menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Quando a quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com condições como o DNN, o S- NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal. Se a quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão não for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[0020] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o método inclui ainda: receber, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, segunda informação de indicação, onde a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0021] Especificamente, o terminal pode ainda enviar, para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, a segunda informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão solicitada para estabelecer como a sessão sempre ativa. A segunda informação de indicação pode ser transportada na primeira mensagem de solicitação, ou pode ser separada da primeira mensagem de solicitação e enviada como duas mensagens independentes para o elemento de rede de gerenciamento de sessão. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Normalmente, o terminal encapsula a primeira mensagem de solicitação em uma mensagem de transporte de enlace ascendente para enviar, por exemplo, uma mensagem de transporte de estrato de não acesso (non-access stratum, NAS) de enlace ascendente.
[0022] Deve ser entendido que, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar, apenas quando a segunda informação de indicação é detectada, estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Se a segunda informação de indicação não for detectada, o elemento de rede de gerenciamento de sessão ainda realiza o processamento de acordo com um procedimento de estabelecimento de sessão comum existente. No entanto, isso não está limitado às modalidades deste pedido.
[0023] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, após o envio, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, de uma primeira mensagem de resposta para o terminal, o método inclui ainda: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para atualizar um atributo de sessão da primeira sessão, onde o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa; e, em seguida, enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma mensagem de notificação para o terminal, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
[0024] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, um atributo de sessão de uma sessão existente é atualizado, para que os recursos de rede possam ser usados de forma flexível. Em particular,
quando as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local são alteradas, o atributo da sessão existente é ajustado de forma flexível. Isso ajuda a melhorar a utilização de recursos de um sistema, melhorando assim o desempenho de sistema.
[0025] Com referência ao primeiro aspecto, em algumas implementações do primeiro aspecto, o método inclui ainda: receber, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, segunda informação de indicação, onde a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0026] De acordo com um segundo aspecto, outro método de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: enviar, por um terminal, uma primeira mensagem de solicitação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o terminal; e receber, pelo terminal, uma primeira mensagem de resposta, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[0027] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação do terminal usado para solicitar o estabelecimento da sessão, e determina, com base em uma situação real, estabelecer a sessão sempre ativa para o terminal. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa por um lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[0028] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, o método inclui ainda: enviar, pelo terminal, a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0029] Com referência ao segundo aspecto, em algumas implementações do segundo aspecto, após o recebimento, pelo terminal, de uma primeira mensagem de resposta, o método inclui ainda: receber, pelo terminal, uma mensagem de notificação, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que um atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
[0030] De acordo com um terceiro aspecto, outro método de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: receber, por um elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de solicitação e segunda informação de indicação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa; e, em seguida, enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0031] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe, do terminal, a primeira mensagem de solicitação usada para solicitar o estabelecimento da sessão e a segunda informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da sessão como sessão sempre ativa; e determina, com base em uma situação real, rejeitar o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa por um lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[0032] Com referência ao terceiro aspecto, em algumas implementações do terceiro aspecto, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão porque o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. Alternativamente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, mas não aceita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0033] Com referência ao terceiro aspecto, em algumas implementações do terceiro aspecto, a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa é especificamente: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, para rejeitar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão.
[0034] Com referência ao terceiro aspecto, em algumas implementações do terceiro aspecto, a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa inclui: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, para rejeitar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, onde o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
[0035] Com referência ao terceiro aspecto, em algumas implementações do terceiro aspecto, as informações de configuração local incluem qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. A determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa inclui: quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal é maior ou igual à quantidade máxima de sempre ativas sessões suportadas pelo terminal, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão é maior ou igual à quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[0036] Com referência ao terceiro aspecto, em algumas implementações do terceiro aspecto, após o envio, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, de uma primeira mensagem de resposta para o terminal, o método inclui ainda: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para atualizar um atributo de sessão da primeira sessão, onde o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão não sempre ativa;
e enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma mensagem de notificação para o terminal, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão sempre ativa.
[0037] De acordo com um quarto aspecto, outro método de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: enviar, por um terminal, uma primeira mensagem de solicitação e segunda informação de indicação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e receber, pelo terminal, uma primeira mensagem de resposta, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0038] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe, do terminal, a primeira mensagem de solicitação usada para solicitar o estabelecimento da sessão e a segunda informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da sessão como sessão sempre ativa; e determina, com base em uma situação real, rejeitar o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa por um lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[0039] Com referência ao quarto aspecto, em algumas implementações do quarto aspecto, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão porque o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. Alternativamente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, mas não aceita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0040] Com referência ao quarto aspecto, em algumas implementações do quarto aspecto, após o recebimento, pelo terminal, de uma primeira mensagem de resposta, o método inclui ainda: receber, pelo terminal, uma mensagem de notificação, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que um atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão sempre ativa.
[0041] De acordo com um quinto aspecto, outro método de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: receber, por um terminal de um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, informações de configuração de uma sessão sempre ativa; e definir, pelo terminal, uma primeira sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa, onde a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[0042] Com referência ao quinto aspecto, em algumas implementações do quinto aspecto, o recebimento, por um terminal de um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, de informações de configuração de uma sessão sempre ativa inclui especificamente: enviar, pelo terminal, uma segunda mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, onde a segunda mensagem de solicitação é usada para solicitar o registro com o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; e receber, pelo terminal, uma segunda mensagem de resposta, em que a segunda mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade aceita o registro do terminal, e a segunda mensagem de resposta transporta as informações de configuração da sessão sempre ativa; ou receber, pelo terminal, um comando de atualização de configuração do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, onde o comando de atualização de configuração transporta as informações de configuração da sessão sempre ativa; ou receber, pelo terminal, informações de política do terminal do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, onde as informações de política transportam as informações de configuração da sessão sempre ativa.
[0043] Com referência ao quinto aspecto, em algumas implementações do quinto aspecto, a segunda mensagem de solicitação transporta informações de indicação de capacidade do terminal, onde a informação de indicação de capacidade é usada para indicar uma capacidade do terminal que suporta uma sessão sempre ativa.
[0044] Com referência ao quinto aspecto, em algumas implementações do quinto aspecto, a configuração, pelo terminal, de uma primeira sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa inclui: configurar a primeira sessão estabelecida como a sessão sempre ativa quando o terminal determina que a primeira sessão estabelecida atende às informações de configuração da sessão sempre ativa.
[0045] Com referência ao quinto aspecto, em algumas implementações do quinto aspecto, a informação de configuração da sessão sempre ativa é qualquer uma das informações DNN que permitem estabelecer uma sessão sempre ativa, informação S-NSSAI que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, uma localização de um terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, um tipo de acesso do terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, ou um tipo de serviço solicitado pelo terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa.
[0046] De acordo com um sexto aspecto, outro método de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: determinar, por um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, informações de configuração de uma sessão sempre ativa com base em qualquer uma das seguintes informações: informações de assinatura de um terminal, informações de política do terminal, ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; e enviar,
pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, as informações de configuração da sessão sempre ativa para o terminal.
[0047] Com referência ao sexto aspecto, em algumas implementações do sexto aspecto, o recebimento, por um terminal de um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, de informações de configuração de uma sessão sempre ativa inclui especificamente: receber, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, uma segunda mensagem de solicitação do terminal, onde a segunda mensagem de solicitação é usada para solicitar o registro no elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; e o envio, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, das informações de configuração da sessão sempre ativa para o terminal é especificamente: enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, uma segunda mensagem de resposta para o terminal, onde a segunda mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade aceita o registro do terminal, e a segunda mensagem de resposta transporta as informações de configuração da sessão sempre ativa.
[0048] Com referência ao sexto aspecto, em algumas implementações do sexto aspecto, a segunda mensagem de solicitação transporta informações de indicação de capacidade do terminal, onde a informação de indicação de capacidade é usada para indicar uma capacidade do terminal que suporta uma sessão sempre ativa, e a determinação, por um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, de informação de configuração de uma sessão sempre ativa é especificamente: quando a informação de indicação de capacidade indica que o terminal suporta uma sessão sempre ativa, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, a informação de configuração da sessão sempre ativa com base em qualquer uma das seguintes informações: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade.
[0049] Com referência ao sexto aspecto, em algumas implementações do sexto aspecto, a informação de configuração da sessão sempre ativa é qualquer uma das informações DNN que permitem estabelecer uma sessão sempre ativa, informação S-NSSAI que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, uma localização de um terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, um tipo de acesso do terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, ou um tipo de serviço solicitado pelo terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa.
[0050] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode notificar o terminal das informações de configuração da sessão sempre ativa, permitindo que o terminal inicie uma sessão sempre ativa. O terminal pode determinar, com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa, se deve definir uma sessão existente como uma sessão sempre ativa. Isso pode aumentar ainda mais o controle em uma sessão sempre ativa iniciada no lado de terminal, evitando assim efetivamente o desperdício de recursos de rede.
[0051] De acordo com um sétimo aspecto, um sistema de gerenciamento de sessão é fornecido, incluindo: um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade e um elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é configurado para enviar uma primeira mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, e a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; o elemento de rede de gerenciamento de sessão é configurado para: receber a primeira mensagem de solicitação, e determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal passou de um modo ocioso para um modo conectado; e o elemento de rede de gerenciamento de sessão é configurado para enviar uma primeira mensagem de resposta para o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
[0052] Com referência ao sétimo aspecto, em algumas implementações do sétimo aspecto, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é ainda configurado para: antes que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade enviar a primeira mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar se pelo menos uma das seguintes condições foram atendidas: o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade suporta a sessão sempre ativa;
e o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é capaz de selecionar o elemento de rede de gerenciamento de sessão que suporta a sessão sempre ativa; e quando a pelo menos uma condição é atendida, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade envia a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0053] De acordo com um oitavo aspecto, um aparelho de gerenciamento de sessão é fornecido, e está configurado para realizar o método em qualquer um do primeiro aspecto ou as possíveis implementações do primeiro aspecto. Especificamente, o aparelho inclui unidades configuradas para realizar o método em qualquer um do primeiro aspecto ou as possíveis implementações do primeiro aspecto.
[0054] De acordo com um nono aspecto, outro aparelho é fornecido e está configurado para realizar o método em qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo aspecto. Especificamente, o aparelho inclui unidades configuradas para realizar o método em qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo aspecto.
[0055] De acordo com um décimo aspecto, um aparelho de gerenciamento de sessão é fornecido, e está configurado para realizar o método em qualquer um do terceiro aspecto ou as possíveis implementações do terceiro aspecto. Especificamente, o aparelho inclui unidades configuradas para realizar o método em qualquer um do terceiro aspecto ou as possíveis implementações do terceiro aspecto.
[0056] De acordo com um décimo primeiro aspecto, outro aparelho é fornecido, e está configurado para realizar o método em qualquer um do quarto aspecto ou as possíveis implementações do quarto aspecto. Especificamente, o aparelho inclui unidades configuradas para realizar o método em qualquer um do quarto aspecto ou as possíveis implementações do quarto aspecto.
[0057] De acordo com um décimo segundo aspecto, um aparelho de gerenciamento de sessão é fornecido, e está configurado para realizar o método em qualquer um do quinto aspecto ou as possíveis implementações do quinto aspecto. Especificamente, o aparelho inclui unidades configuradas para realizar o método em qualquer um do quinto aspecto ou as possíveis implementações do quinto aspecto.
[0058] De acordo com um décimo terceiro aspecto, outro aparelho é fornecido, e está configurado para realizar o método em qualquer um do sexto aspecto ou as possíveis implementações do sexto aspecto. Especificamente, o aparelho inclui unidades configuradas para realizar o método em qualquer um do sexto aspecto ou as possíveis implementações do sexto aspecto.
[0059] De acordo com um décimo quarto aspecto, outro aparelho de gerenciamento de sessão é fornecido, e o aparelho inclui: um transceptor, uma memória e um processador. O transceptor, a memória e o processador comunicam-se entre si usando um caminho de conexão interno. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar um receptor para receber um sinal e controlar um transmissor para enviar um sinal, de modo a permitir que o aparelho realize o método em qualquer um do primeiro aspecto ou possível implementações do primeiro aspecto.
[0060] De acordo com um décimo quinto aspecto, outro aparelho é fornecido e o aparelho inclui: um transceptor, uma memória e um processador. O transceptor, a memória e o processador comunicam-se entre si usando um caminho de conexão interno. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar um receptor para receber um sinal e controlar um transmissor para enviar um sinal, de modo a permitir que o aparelho realize o método em qualquer um do segundo aspecto ou possível implementações do segundo aspecto.
[0061] De acordo com um décimo sexto aspecto, outro aparelho é fornecido, e o aparelho inclui um processador. O processador é configurado para: após ser acoplado a uma memória e ler uma instrução na memória, realizar, de acordo com a instrução, o método em qualquer um do segundo aspecto ou as possíveis implementações do segundo aspecto.
[0062] De acordo com um décimo sétimo aspecto, outro aparelho de gerenciamento de sessão é fornecido, e o aparelho inclui um transceptor, uma memória e um processador. O transceptor, a memória e o processador comunicam-se entre si usando um caminho de conexão interno. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar um receptor para receber um sinal e controlar um transmissor para enviar um sinal, de modo a permitir que o aparelho realize o método em qualquer um do terceiro aspecto ou possível implementações do terceiro aspecto.
[0063] De acordo com um décimo oitavo aspecto, outro aparelho é fornecido, e o aparelho inclui um transceptor, uma memória e um processador. O transceptor, a memória e o processador comunicam-se entre si usando um caminho de conexão interno. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar um receptor para receber um sinal e controlar um transmissor para enviar um sinal, de modo a permitir que o aparelho realize o método em qualquer um do quarto aspecto ou possível implementações do quarto aspecto.
[0064] De acordo com um décimo nono aspecto, outro aparelho é fornecido, e o aparelho inclui um processador. O processador é configurado para: após ser acoplado a uma memória e ler uma instrução na memória, realizar, de acordo com a instrução, o método em qualquer um do quarto aspecto ou as possíveis implementações do quarto aspecto.
[0065] De acordo com um vigésimo aspecto, outro aparelho de gerenciamento de sessão é fornecido, e o aparelho inclui um transceptor, uma memória e um processador. O transceptor, a memória e o processador comunicam-se entre si usando um caminho de conexão interno. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar um receptor para receber um sinal e controlar um transmissor para enviar um sinal, de modo a permitir que o aparelho realize o método em qualquer um do quinto aspecto ou possível implementações do quinto aspecto.
[0066] De acordo com um vigésimo primeiro aspecto, outro aparelho é fornecido, e o aparelho inclui um transceptor, uma memória e um processador. O transceptor, a memória e o processador comunicam-se entre si usando um caminho de conexão interno. A memória é configurada para armazenar uma instrução. O processador é configurado para executar a instrução armazenada na memória, para controlar um receptor para receber um sinal e controlar um transmissor para enviar um sinal, de modo a permitir que o aparelho realize o método em qualquer um do sexto aspecto ou possível implementações do sexto aspecto.
[0067] De acordo com um vigésimo segundo aspecto, outro aparelho é fornecido, e o aparelho inclui um processador. O processador é configurado para: após ser acoplado a uma memória e ler uma instrução na memória, realizar, de acordo com a instrução, o método em qualquer um do sexto aspecto ou as possíveis implementações do sexto aspecto.
[0068] De acordo com um vigésimo terceiro aspecto, um produto de programa de computador é fornecido, e o produto de programa de computador inclui código de programa de computador. Quando o código do programa de computador é executado por um computador, o computador é habilitado para realizar o método em qualquer implementação possível de qualquer um dos aspectos anteriores.
[0069] De acordo com um vigésimo quarto aspecto, um meio legível por computador é fornecido, e é usado para armazenar um programa de computador. O programa de computador inclui uma instrução usada para realizar o método em qualquer implementação possível de qualquer um dos aspectos anteriores.
[0070] De acordo com um vigésimo quinto aspecto, um chip de comunicação é fornecido, e o chip de comunicação armazena uma instrução. Quando a instrução é executada em um dispositivo de computador, o chip de comunicação é habilitado para realizar o método em qualquer implementação possível de qualquer um dos aspectos anteriores.
[0071] A FIG. 1 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de sistema de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 1B é um diagrama esquemático de um cenário de aplicação de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 3 é um fluxograma esquemático de um método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 4 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 5 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 6 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 7 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; as FIG. 8A e FIG. 8B são um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 9 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 10 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 11 é um diagrama de bloco esquemático de um aparelho de acordo com uma modalidade deste pedido; a FIG. 12 é um diagrama de bloco esquemático de outro aparelho de acordo com uma modalidade deste pedido; e a FIG. 13 é um diagrama de bloco esquemático de outro aparelho de acordo com uma modalidade deste pedido.
[0072] A seguir, são descritas as soluções técnicas deste pedido, com referência aos desenhos anexos.
[0073] As soluções técnicas nas modalidades deste pedido podem ser aplicadas a vários sistemas de comunicações, como um sistema global de comunicações móveis (global system for mobile communications, GSM), um sistema de acesso múltiplo por divisão de código (code division multiple access, CDMA), um sistema de acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (wideband code division multiple access, WCDMA), um sistema geral de serviço de rádio por pacotes (general packet radio service, GPRS), um sistema de evolução a longo prazo (Long Term Evolution, LTE), um sistema duplex por divisão de frequência LTE (frequency division duplex, FDD), um sistema duplex por divisão de tempo LTE (time division duplex, TDD), um sistema universal de telecomunicações móveis (universal mobile telecommunication system, UMTS), uma interoperabilidade mundial para acesso por micro-ondas (worldwide interoperability for microwave access, WiMAX), um sistema de 5a geração (5th generation, 5G) ou um sistema futuro.
[0074] A FIG. 1 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de sistema 100 ao qual uma modalidade deste pedido é aplicada. Como mostrado na FIG. 1, a arquitetura de sistema 100 inclui um elemento de rede de gerenciamento de sessão 110. Opcionalmente, a arquitetura de sistema 100 pode incluir ainda um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade 120.
[0075] A arquitetura de sistema 100 pode ser configurada para realizar o método de gerenciamento de sessão nas modalidades deste pedido.
[0076] Em uma implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão 110 na arquitetura de sistema 100 é especificamente configurado para: receber uma primeira mensagem de solicitação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa. Neste caso, o elemento de rede de gerenciamento de sessão
110 também pode receber segunda informação de indicação, e a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0077] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão 110 na arquitetura de sistema 100 é especificamente configurado para: receber a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; determinar a rejeição o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa; e enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. Nesse caso, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode rejeitar o estabelecimento da primeira sessão, ou pode estabelecer a primeira sessão como uma sessão não sempre ativa. Isto não está limitado aqui.
[0078] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade 120 na arquitetura de sistema 100 é especificamente configurado para: receber a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; determinar se pelo menos uma das seguintes condições é atendida: o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade suporta a sessão sempre ativa, e o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é capaz de selecionar o elemento de rede de gerenciamento de sessão que suporta a sessão sempre ativa; e enviar a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão quando a pelo menos uma condição for atendida.
[0079] Portanto, na arquitetura de sistema 100, o elemento de rede de gerenciamento de sessão gerencia de forma flexível um procedimento o estabelecimento da sessão sempre ativa. Isso ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede para melhorar o desempenho de sistema.
[0080] Opcionalmente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão 110 e o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade 120 na arquitetura de sistema 100 podem ser implementados por um dispositivo, ou podem ser implementados em conjunto por uma pluralidade de dispositivos, ou podem ser um módulo funcional em um dispositivo. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Pode ser entendido que as funções anteriores podem ser elementos de rede em um dispositivo de hardware, ou podem ser funções de software em execução em hardware dedicado, ou podem ser funções de virtualização instanciadas em uma plataforma (por exemplo, uma plataforma em nuvem).
[0081] Opcionalmente, a arquitetura de sistema 100 pode incluir ainda um terminal (terminal).
[0082] Em uma implementação possível, o terminal é especificamente configurado para: enviar a primeira mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o terminal; e receber a primeira mensagem de resposta, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[0083] Em outra implementação possível, o terminal é especificamente configurado para: enviar a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e receber uma primeira mensagem de resposta, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[0084] Deve ser entendido que, o terminal nas modalidades deste pedido também pode ser referido como equipamento de usuário (user equipment, UE), um terminal de acesso, uma unidade de assinante, uma estação de assinante, uma estação móvel, um console móvel, um estação remota, um terminal remoto, um dispositivo móvel, um terminal de usuário, um terminal, um dispositivo de comunicação sem fio, um agente de usuário, um aparelho de usuário ou semelhante. O terminal pode ser um telefone celular, um telefone sem fio, um telefone de Protocolo de Inicialização de Sessão (Session Initiation Protocol, SIP), uma estação de loop local sem fio (Wireless Local Loop, WLL), um assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant, PDA), um dispositivo portátil com uma função de comunicação sem fio, um dispositivo de computação, outro dispositivo de processamento conectado a um modem sem fio, um dispositivo em veículo, um dispositivo vestível, um dispositivo terminal em uma rede 5G futura, ou um dispositivo terminal em uma rede móvel terrestre publica evoluída futura (Public Land Mobile Network, PLMN). Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[0085] A FIG. 2 é um cenário de aplicação 200 de acordo com uma modalidade deste pedido. Como mostrado na
FIG. 2, o cenário de aplicação 200 pode incluir especificamente os seguintes elementos de rede.
[0086] 1. Um elemento de rede de função de gerenciamento de sessão (Session Management Function, SMF) é usado principalmente para gerenciar uma sessão, alocar e gerenciar um endereço de protocolo de internet (Internet Protocol, IP) para um dispositivo terminal, selecionar uma função de plano de usuário que pode ser gerenciada, controlar uma política, gerenciar um ponto de terminação de uma interface de função de cobrança, notificar dados de enlace descendente e semelhantes.
[0087] 2. Um elemento de rede de função de gerenciamento de acesso e mobilidade (Access and mobility Management Function, AMF) é usado principalmente para gerenciamento de mobilidade, gerenciamento de acesso e semelhantes, e pode ser usado para implementar uma função diferente de gerenciamento de sessão em funções de uma entidade de gerenciamento de mobilidade (mobility management entity, MME), por exemplo, funções como intercepção legal ou autorização de acesso (ou autenticação).
[0088] Deve ser entendido que, na arquitetura de sistema 100, o elemento de rede de gerenciamento de sessão 110 pode corresponder especificamente ao elemento de rede de SMF na FIG. 2, e o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade 120 pode corresponder especificamente ao elemento de rede de AMF na FIG. 2.
[0089] Opcionalmente, o cenário de aplicação 200 pode incluir ainda o seguinte.
[0090] 3. Um terminal.
[0091] 4. Um elemento de rede de acesso (radio)
(Radio Access Network, (R)AN) é usado para fornecer uma função de acesso à rede para um usuário autorizado em uma área específica, e pode usar túneis de transmissão com diferentes qualidades com base nos níveis de usuário, requisitos de serviço e similares. O elemento de rede (R)AN pode gerenciar recursos de rádio e fornecer um serviço de acesso para um dispositivo terminal, para encaminhar um sinal de controle e dados de usuário entre o dispositivo terminal e uma rede principal. O elemento de rede (R)AN também pode ser entendido como uma estação base em uma rede convencional.
[0092] 5. Um elemento de rede de função de plano de usuário (User Plane Function, UPF) é usado para o roteamento e encaminhamento de pacotes, processamento de qualidade de serviço (Quality of Service, QoS) de dados de plano de usuário ou semelhantes.
[0093] 6. Um elemento de rede de rede de dados (Data Network, DN) é usado para fornecer uma rede para transmissão de dados, por exemplo, uma rede de Internet.
[0094] 7. Um elemento de rede de função de servidor de autenticação (Authentication Server Function, AUSF) é usado principalmente para autenticação de usuário e similares.
[0095] 8. Um elemento de rede de função de exposição de rede (Network Exposure Function, NEF) é usado para expor com segurança, para o exterior, um serviço, uma capacidade e semelhantes que são fornecidos por uma função de rede 3GPP.
[0096] 9. Um elemento de rede de função de repositório de rede (Network Repository Function, NRF) é usado para armazenar informações de descrição de uma entidade de função de rede e um serviço fornecido pela entidade de função de rede, e suportar a descoberta de serviço, descoberta de entidade de elemento de rede e semelhantes.
[0097] 10. Um elemento de rede de função de controle de política (Policy Control Function, PCF) é uma estrutura de política unificada usada para instruir o comportamento da rede, e fornece informações de regra de política e similares para elementos de rede de função de plano de controle (como elementos de rede de AMF e SMF).
[0098] 11. Um elemento de rede de gerenciamento unificado de dados (Unified Data Management, UDM) é usado para processamento de identificador de usuário, autenticação de acesso, registro, gerenciamento de mobilidade e semelhantes.
[0099] 12. Um elemento de rede de função de aplicativo (Application Function, AF) é usado para rotear dados afetados por um aplicativo, acessar um elemento de rede de função de exposição de rede ou interagir com uma estrutura de política para realizar controle de política ou semelhante.
[00100] No cenário de aplicação 200, uma interface N1 é um ponto de referência entre o terminal e a AMF. Uma interface N2 é um ponto de referência entre o elemento de rede (R)AN e o elemento de rede de AMF, e é usada para enviar uma mensagem de estrato de não acesso (Non-access stratum, NAS) e semelhantes. Uma interface N3 é um ponto de referência entre o elemento de rede (R)AN e o elemento de rede de UPF, e é usada para transmitir dados do plano de usuário e semelhantes. Uma interface N4 é um ponto de referência entre o elemento de rede de SMF e o elemento de rede de UPF, e é usada para transmitir informações como informações de identificador de túnel de uma conexão N3, informações de indicação de buffer de dados, e uma mensagem de notificação de dados de enlace descendente. Uma interface N6 é um ponto de referência entre o elemento de rede de UPF e o elemento de rede de DN, e é usada para transmitir dados do plano de usuário e semelhantes.
[00101] Deve ser entendido que o cenário de aplicação 200 aplicado às modalidades deste pedido é apenas um exemplo de uma arquitetura de rede descrita a partir de uma perspectiva de uma arquitetura de serviço, e uma arquitetura de rede aplicável às modalidades deste pedido não está limitada a ela. Qualquer arquitetura de rede que pode implementar funções dos elementos de rede é aplicável às modalidades deste pedido.
[00102] Deve-se notar que os nomes das interfaces entre os elementos de rede anteriores na FIG. 2 são apenas exemplos, e as interfaces podem ter outros nomes em implementações específicas. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00103] Deve-se notar que os nomes dos elementos de rede (como a SMF, a AF e a UPF) incluídos na FIG. 2 são também meros exemplos, e não constituem qualquer limitação das funções dos elementos de rede. Em uma rede 5G e em outras redes futuras, os elementos de rede anteriores também podem ter outros nomes. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Por exemplo, em uma rede 6G, alguns ou todos os elementos de rede anteriores podem usar termos no 5G, ou podem usar outros nomes, ou semelhantes. Isso é aqui descrito uniformemente. Os detalhes não são descritos a seguir. Além disso, deve ser entendido que nomes de mensagens (ou sinalização) transmitidas entre os elementos de rede anteriores são meramente exemplos, e não constituem qualquer limitação nas funções das mensagens.
[00104] Para processos de trabalho específicos e efeitos benéficos dos elementos de rede nos sistemas das FIG. 1 e FIG. 2, consulte as descrições nas seguintes modalidades de método.
[00105] A FIG. 3 mostra um fluxograma esquemático de um método de gerenciamento de sessão 300 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 300 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00106] S310. Um terminal envia uma primeira mensagem de solicitação a um elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o terminal; e correspondentemente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação.
[00107] S320. O elemento de rede de gerenciamento de sessão determina estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[00108] S330. O elemento de rede de gerenciamento de sessão envia uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa; e correspondentemente, o terminal recebe a primeira mensagem de resposta.
[00109] Especificamente, o terminal pode enviar, para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, a primeira mensagem de solicitação usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão. O elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação, e determina o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa (always-on session). O elemento de rede de gerenciamento de sessão envia a primeira mensagem de resposta ao terminal. A primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, e a primeira mensagem de resposta transporta a primeira informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Depois de receber a primeira mensagem de resposta enviada pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o terminal pode determinar permitir o estabelecimento da primeira sessão e estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00110] Opcionalmente, após determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode marcar a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Da mesma forma, ao determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, o terminal também pode marcar a sessão como uma sessão sempre ativa. No entanto isto não está limitado nesta modalidade deste pedido.
[00111] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação do terminal usado para solicitar o estabelecimento da sessão, e determina, com base em uma situação real, estabelecer a sessão sempre ativa para o terminal. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa por um lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00112] Deve ser entendido que a primeira sessão pode ser especificamente uma sessão PDU, a primeira mensagem de solicitação pode ser especificamente uma mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, e a primeira mensagem de resposta pode ser especificamente uma mensagem de resposta de estabelecimento de sessão PDU. No entanto, pode ser entendido que a sessão PDU é apenas um exemplo específico. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Além disso, a interação de sinalização entre o terminal e o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode ser direta ou indireta, em outras palavras, implementada por meio de encaminhamento por um elemento de rede de rede de acesso e um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00113] Em uma modalidade opcional, que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa é especificamente: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão.
[00114] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação com base nas informações de assinatura do terminal, as informações de política do terminal ou as informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão, para determinar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local podem conter informações de indicação usadas para indicar o estabelecimento de uma sessão sempre ativa para o terminal. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar, com base nas informações de indicação, estabelecer a primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa.
[00115] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação usando qualquer uma das informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local, ou pode realizar a determinação abrangente com base em quaisquer duas ou três das três partes de informações. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00116] Em uma implementação possível, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão realizar a determinação apenas com base nas informações de assinatura, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa, desde que as informações de assinatura indiquem permitir o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal. Se o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com as informações de assinatura e as informações de configuração local, quando ambas as informações de assinatura e as informações de configuração local indicam permitir o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Da mesma forma, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com as informações de assinatura, as informações de política e as informações de configuração local, quando todas as informações de assinatura, as informações de política e as informações de configuração local indicam permitir o estabelecimento da sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00117] Em uma modalidade opcional, que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa inclui: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, onde o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
[00118] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação com base em qualquer um dentre DNN, S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal, ou o tipo de acesso do terminal, para determinar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa. O DNN e o S-NSSAI são transportados na primeira mensagem de solicitação, e são enviados pelo terminal para o elemento de rede de gerenciamento de sessão. A informação de localização atual do terminal e o tipo de acesso do terminal são obtidos pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão do elemento de rede de rede de acesso.
[00119] Em uma implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode corresponder ao DNN transportado na primeira mensagem de solicitação com pelo menos um DNN que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se um DNN no pelo menos um DNN corresponder com êxito ao DNN transportado na primeira mensagem de solicitação, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, o pelo menos um DNN pode ser armazenado no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00120] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode corresponder ao S- NSSAI transportado na primeira mensagem de solicitação com pelo menos uma parte de S-NSSAI que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se S-NSSAI em pelo menos uma parte de S-NSSAI corresponder com sucesso ao S-NSSAI transportado na primeira mensagem de solicitação, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, pelo menos uma parte de S-NSSAI pode ser armazenada no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00121] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode combinar a informação de localização atual obtida do terminal com pelo menos uma parte da informação de localização que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se as informações de localização na pelo menos uma parte das informações de localização corresponderem com sucesso às informações de localização atuais do terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, a pelo menos uma parte da informação de localização pode ser armazenada no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00122] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode combinar o tipo de acesso obtido do terminal com pelo menos um tipo de acesso que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se um tipo de acesso no pelo menos um tipo de acesso corresponder com sucesso ao tipo de acesso do terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, o pelo menos um tipo de acesso pode ser armazenado no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00123] Opcionalmente, o DNN, o S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal podem ser das informações de assinatura do terminal, das informações de política do terminal ou das informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00124] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação usando qualquer um dentre o DNN, o S-NSSAI, a informação de localização atual do terminal, ou o tipo de acesso do terminal, ou pode realizar uma determinação abrangente com base em qualquer quantidade de partes de informações nas quatro partes de informações. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Em uma implementação possível, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão seleciona uma pluralidade de partes de informação para determinar, quando toda a pluralidade de partes de informação correspondem com sucesso às informações correspondentes permitindo estabelecer uma sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00125] Em uma modalidade opcional, as informações de configuração local incluem qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Correspondentemente, que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa inclui: quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00126] Especificamente, as informações de configuração local podem incluir a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode comparar a quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal com a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal. Se a quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00127] As informações de configuração local podem incluir a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode comparar a quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão com a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Se a quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como sessão sempre ativa.
[00128] Da mesma forma, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão determinar ambas as condições anteriores, quando ambas as condições anteriores forem atendidas, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00129] Opcionalmente, as informações de configuração local podem incluir não apenas o DNN, o S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal, mas também a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Neste caso, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode primeiro determinar se uma quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão é menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Quando a quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com condições como o DNN, o S- NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal. Se a quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão não for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00130] Em uma modalidade opcional, o método inclui ainda: enviar, pelo terminal, segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa; e receber correspondentemente, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, a segunda informação de indicação.
[00131] Especificamente, o terminal pode ainda enviar, para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, a segunda informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão solicitada para estabelecer como a sessão sempre ativa. A segunda informação de indicação pode ser transportada na primeira mensagem de solicitação, ou pode ser separada da primeira mensagem de solicitação e enviada como duas mensagens independentes para o elemento de rede de gerenciamento de sessão. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00132] Opcionalmente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar, apenas quando a segunda informação de indicação é detectada, estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Se a segunda informação de indicação não for detectada, o elemento de rede de gerenciamento de sessão ainda realiza o processamento de acordo com um procedimento de estabelecimento de sessão comum existente. No entanto, isso não está limitado às modalidades deste pedido.
[00133] Normalmente, o terminal encapsula a primeira mensagem de solicitação em uma mensagem de transporte de enlace ascendente para enviar, por exemplo, uma mensagem de transporte de estrato de não acesso (non-access stratum, NAS) de enlace ascendente. Para os dois casos anteriores diferentes, o lado de rede pode usar diferentes maneiras de processamento. O seguinte descreve as maneiras de processamento em detalhes.
[00134] Caso 1: Se a segunda informação de indicação for transportada na primeira mensagem de solicitação, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade recebe uma mensagem de transporte de enlace ascendente do terminal, e não pode identificar a segunda informação de indicação na primeira mensagem de solicitação. Portanto, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade encaminha a mensagem de transporte de enlace ascendente, e o elemento de rede de gerenciamento de sessão desencapsula a mensagem de transporte de enlace ascendente, para obter outras informações e a segunda informação de indicação na primeira mensagem de solicitação.
[00135] Caso 2: Se a segunda informação de indicação e a primeira mensagem de solicitação forem duas mensagens independentes, e o terminal encapsular a segunda informação de indicação e a primeira mensagem de solicitação juntas em uma mensagem de transporte de enlace ascendente, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade recebe a mensagem de transporte de enlace ascendente do terminal, e pode obter a segunda informação de indicação da mensagem de transporte de enlace ascendente. Quando o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade determina, com base na segunda informação de indicação, que a primeira sessão solicitada pelo terminal para estabelecer é a sessão sempre ativa, o método inclui ainda: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, se pelo menos um uma das seguintes condições é atendida: o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade suporta uma sessão sempre ativa, e o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é capaz de selecionar o elemento de rede de gerenciamento de sessão que suporta a sessão sempre ativa; onde, quando a pelo menos uma condição é atendida, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade envia a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão.
[00136] Deve ser entendido que, para o caso 2, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode selecionar uma das duas condições anteriores para determinar, ou as duas condições para determinar. Ao determinar que ambas as condições são atendidas, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade permite que a primeira sessão seja estabelecida como a sessão sempre ativa, e continua a encaminhar a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão. Se houver uma condição não atendida, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Neste caso, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode rejeitar o estabelecimento da primeira sessão, e enviar, para o terminal, uma mensagem de resposta indicando que a primeira sessão foi rejeitada para estabelecer, para interromper um procedimento de estabelecimento de sessão. A mensagem de resposta pode transportar um valor de causa, e o valor de causa é usado para indicar que a primeira sessão é rejeitada para ser estabelecida porque o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade rejeita estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Alternativamente, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode estabelecer a primeira sessão como uma sessão comum, e apenas enviar a primeira mensagem de solicitação ao elemento de rede de gerenciamento de sessão, sem enviar a segunda informação de indicação.
[00137] Em uma modalidade opcional, após o elemento de rede de gerenciamento de sessão enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, o método inclui ainda: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para atualizar um atributo de sessão da primeira sessão, onde o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa; e enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma mensagem de notificação para o terminal, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa; e, correspondentemente, receber, pelo terminal, a mensagem de notificação.
[00138] Especificamente, após o elemento de rede de gerenciamento de sessão estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode atualizar ainda o atributo de sessão da primeira sessão, em outras palavras, atualizar o atributo de sessão da primeira sessão da sessão sempre ativa para a sessão não sempre ativa. Opcionalmente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode excluir um identificador usado para identificar a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. O elemento de rede de gerenciamento de sessão envia, para o terminal, a mensagem de notificação usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para a sessão não sempre ativa. O terminal recebe a mensagem de notificação, para determinar se a primeira sessão foi atualizada para a sessão não sempre ativa. Opcionalmente, o terminal pode excluir um identificador usado para identificar a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00139] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, um atributo de sessão de uma sessão existente é atualizado, para que os recursos de rede possam ser usados de forma flexível. Em particular, quando as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local são alteradas, o atributo da sessão existente é ajustado de forma flexível. Isso ajuda a melhorar a utilização de recursos de um sistema, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00140] A FIG. 4 é um fluxograma esquemático de um método de gerenciamento de sessão 400 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 400 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00141] S410. Um terminal envia uma primeira mensagem de solicitação e segunda informação de indicação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como um sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e correspondentemente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação.
[00142] S420. O elemento de rede de gerenciamento de sessão determina rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00143] S430. O elemento de rede de gerenciamento de sessão envia uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para instruir o elemento de rede de gerenciamento de sessão a rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa; e correspondentemente, o terminal recebe a primeira mensagem de resposta.
[00144] Especificamente, o terminal pode enviar, para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, a primeira mensagem de solicitação usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão e a segunda informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa (always-on session). O elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação. O elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação para determinar para rejeitar estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa, e envia a primeira mensagem de resposta ao terminal. A primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, e a primeira mensagem de resposta transporta um valor de causa usado para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, em outras palavras, indicam que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa. Depois de receber a primeira mensagem de resposta enviada pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o terminal pode determinar que a primeira sessão não pode ser estabelecida como a sessão sempre ativa.
[00145] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de sessão recebe, do terminal, a primeira mensagem de solicitação usada para solicitar o estabelecimento da sessão e a segunda informação de indicação usada para indicar o estabelecimento da sessão como sessão sempre ativa; e determina, com base em uma situação real, rejeitar o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa por um lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00146] Deve ser entendido que a primeira sessão pode ser especificamente uma sessão PDU, a primeira mensagem de solicitação pode ser especificamente uma mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, e a primeira mensagem de resposta pode ser especificamente uma mensagem de resposta de estabelecimento de sessão PDU. No entanto, isso não está limitado às modalidades deste pedido. Além disso, a interação de sinalização entre o terminal e o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode ser direta ou indireta, em outras palavras, implementada por meio de encaminhamento por um elemento de rede de rede de acesso e um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00147] Em uma modalidade opcional, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão porque o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. Alternativamente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, mas não aceita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00148] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode rejeitar o estabelecimento da primeira sessão, ou pode permitir o estabelecimento da primeira sessão, mas rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em outras palavras, estabelecer a primeira sessão como uma sessão comum. Portanto, a primeira mensagem de resposta pode indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, ou pode indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão permite estabelecer a primeira sessão, mas não aceita estabelecer a primeira sessão como sempre ativa sessão.
[00149] Em uma modalidade opcional, que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre inclui: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão.
[00150] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação com base nas informações de assinatura do terminal, as informações de política do terminal ou as informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão, para determinar para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local podem conter informações de indicação usadas para indicar a permissão (ou rejeição) para estabelecer de uma sessão sempre ativa para o terminal. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar, com base nas informações de indicação, rejeitar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa.
[00151] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação usando qualquer uma das informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local, ou pode realizar a determinação abrangente com base em quaisquer duas ou três das três partes de informações. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00152] Em uma implementação possível, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão realizar a determinação apenas com base nas informações de assinatura, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar pare rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa, desde que as informações de assinatura indiquem rejeitar o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal. Se o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com as informações de assinatura e as informações de configuração local, quando qualquer uma das informações de assinatura e das informações de configuração local indicam rejeitar o estabelecimento da sessão sempre ativa para o terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Da mesma forma, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com as informações de assinatura, as informações de política e as informações de configuração local, quando qualquer uma das informações de assinatura, das informações de política e das informações de configuração local indicam rejeitar o estabelecimento da sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00153] Em uma modalidade opcional, que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa inclui: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: um DNN, S-NSSAI, informação de localização atual do terminal ou um tipo de acesso do terminal, onde o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
[00154] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação com base em qualquer um dentre DNN, S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal, ou o tipo de acesso do terminal, para determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão que é solicitada pelo terminal para estabelecer como a sessão sempre ativa. O DNN e o S-NSSAI são transportados na primeira mensagem de solicitação, e são enviados pelo terminal para o elemento de rede de gerenciamento de sessão. A informação de localização atual do terminal e o tipo de acesso do terminal são obtidos pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão do elemento de rede de rede de acesso.
[00155] Em uma implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode corresponder ao DNN transportado na primeira mensagem de solicitação com pelo menos um DNN que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se pelo menos um DNN não corresponder com sucesso ao DNN transportado na primeira mensagem de solicitação, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, o pelo menos um DNN pode ser armazenado no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00156] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode corresponder ao S- NSSAI transportado na primeira mensagem de solicitação com pelo menos uma parte de S-NSSAI que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se pelo menos uma parte de S-NSSAI não corresponder com sucesso ao S-NSSAI transportado na primeira mensagem de solicitação, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, pelo menos uma parte de S-NSSAI pode ser armazenada no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00157] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode combinar a informação de localização atual obtida do terminal com pelo menos uma parte da informação de localização que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se pelo menos uma parte da informação de localização não corresponder com sucesso à informação de localização atual do terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, a pelo menos uma parte da informação de localização pode ser armazenada no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00158] Em outra implementação possível, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode combinar o tipo de acesso obtido do terminal com pelo menos um tipo de acesso que está no elemento de rede de gerenciamento de sessão e que permite estabelecer uma sessão sempre ativa. Se o pelo menos um tipo de acesso não corresponder com sucesso ao tipo de acesso do terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa. Opcionalmente, o pelo menos um tipo de acesso pode ser armazenado no elemento de rede de gerenciamento de sessão na forma de uma tabela, uma lista ou semelhante.
[00159] Opcionalmente, o DNN, o S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal podem ser das informações de assinatura do terminal, das informações de política do terminal ou das informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00160] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode realizar a determinação usando qualquer um dentre o DNN, o S-NSSAI, a informação de localização atual do terminal, ou o tipo de acesso do terminal, ou pode realizar uma determinação abrangente com base em qualquer quantidade de partes de informações nas quatro partes de informações. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Em uma possível implementação, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão selecionar uma pluralidade de partes de informação para determinar, se uma da pluralidade de partes de informação falha em corresponder às informações correspondentes que permitem estabelecer uma sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00161] Em uma modalidade opcional, as informações de configuração local incluem qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa inclui: quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal é maior ou igual à quantidade máxima de sempre ativas sessões suportadas pelo terminal, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão é maior ou igual à quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00162] Especificamente, as informações de configuração local podem incluir a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode comparar a quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal com a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal. Se a quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for maior ou igual à quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como sempre ativa sessão.
[00163] As informações de configuração local podem incluir a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. O elemento de rede de gerenciamento de sessão pode comparar a quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão com a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Se a quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão for maior ou igual à quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00164] Da mesma forma, se o elemento de rede de gerenciamento de sessão determinar ambas as condições anteriores, se uma das duas condições anteriores não for atendida, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00165] Opcionalmente, as informações de configuração local podem incluir não apenas o DNN, o S-NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal, mas também a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Neste caso, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode primeiro determinar se uma quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão é menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão. Quando a quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão realiza a determinação em combinação com condições como o DNN, o S- NSSAI, as informações de localização atual do terminal ou o tipo de acesso do terminal. Se a quantidade de sessões sempre ativas do terminal ou do elemento de rede de gerenciamento de sessão não for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode determinar rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00166] Em uma modalidade opcional, após o elemento de rede de gerenciamento de sessão enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, o método inclui ainda: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, para atualizar um atributo de sessão da primeira sessão, onde o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão não sempre ativa; e enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma mensagem de notificação para o terminal, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão sempre ativa; e, correspondentemente, receber, pelo terminal, a mensagem de notificação.
[00167] Especificamente, após o elemento de rede de gerenciamento de sessão estabelecer a primeira sessão como uma sessão comum, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode atualizar ainda o atributo de sessão da primeira sessão, em outras palavras, atualizar o atributo de sessão da primeira sessão da sessão não sempre ativa para a sessão sempre ativa. Opcionalmente, o elemento de rede de gerenciamento de sessão pode adicionar, à primeira sessão, um identificador usado para identificar a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. O elemento de rede de gerenciamento de sessão envia, para o terminal, a mensagem de notificação usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para a sessão sempre ativa. O terminal recebe a mensagem de notificação, para determinar se a primeira sessão foi atualizada para a sessão sempre ativa. Opcionalmente, o terminal pode adicionar, à primeira sessão, um identificador usado para identificar a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00168] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, um atributo de sessão de uma sessão existente é atualizado, para que os recursos de rede possam ser usados de forma flexível. Em particular, quando as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local são alteradas, o atributo da sessão existente é ajustado de forma flexível. Isso ajuda a melhorar a utilização de recursos de um sistema, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00169] Para modalidades específicas do método anterior, consulte as FIG. 5 à FIG. 7 e descrições correspondentes. Detalhes não são descritos novamente.
[00170] Este pedido fornece ainda outro método de gerenciamento de sessão, incluindo: determinar, por um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, informações de configuração de uma sessão sempre ativa com base em qualquer uma das seguintes informações: informações de assinatura de um terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; e enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, as informações de configuração da sessão sempre ativa para o terminal; e, correspondentemente, receber, pelo terminal, a informação de configuração da sessão sempre ativa do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; e definir, pelo terminal, uma primeira sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa, onde a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal passou de um modo ocioso para um modo conectado.
[00171] Especificamente, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode determinar as informações de configuração de uma sessão sempre ativa do terminal com base em qualquer uma das informações de assinatura do terminal, das informações de política do terminal ou das informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade. As informações de configuração da sessão sempre ativa são usadas para indicar informações sobre como permitir que o terminal defina uma sessão sempre ativa. Em seguida, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade envia as informações de configuração da sessão sempre ativa para o terminal, e o terminal pode definir a primeira sessão estabelecida como a sessão sempre ativa com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa.
[00172] Em uma modalidade deste pedido, o terminal não determina, com base em uma solicitação fornecida por uma camada superior do terminal, quais sessões podem ser definidas como sessões sempre ativas, mas determina, com base nas informações de configuração do dispositivo da sessão sempre ativa enviada pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, quais sessões podem ser definidas como sessões sempre ativas. A informação de configuração da sessão sempre ativa pode ser adicionada pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade a um procedimento de registro ou a um procedimento de atualização de configuração e entregue ao terminal. No entanto, isso não está limitado às modalidades deste pedido.
[00173] Portanto, de acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode notificar o terminal das informações de configuração da sessão sempre ativa, permitindo que o terminal inicie uma sessão sempre ativa. O terminal pode determinar, com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa, se deve definir uma sessão existente como uma sessão sempre ativa. Isso pode aumentar ainda mais o controle em uma sessão sempre ativa iniciada no lado de terminal, evitando assim efetivamente o desperdício de recursos de rede.
[00174] Deve ser entendido que, alternativamente, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode determinar de forma abrangente as informações de configuração da sessão sempre ativa do terminal em combinação com quaisquer duas ou três das informações de assinatura do terminal, das informações de política do terminal, ou das informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Especificamente, as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local podem incluir informações de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informações de localização atual do terminal ou um tipo de acesso do terminal que permite ao terminal definir um sessão sempre ativa. O elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode: analisar as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local, para obter informações DNN, as informações S-NSSAI, uma localização do terminal, o tipo de acesso do terminal, um tipo de serviço solicitado pelo terminal, ou semelhante que permite estabelecer uma sessão sempre ativa; determinar as informações que permitem ao terminal estabelecer uma sessão sempre ativa como a informação de configuração da sessão sempre ativa; e enviar as informações de configuração da sessão sempre ativa para o terminal.
[00175] Em uma modalidade opcional, que o terminal receba as informações de configuração da sessão sempre ativa do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade inclui especificamente: enviar, pelo terminal, uma segunda mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, onde a segunda mensagem de solicitação é usada para solicitar o registro com o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; e, correspondentemente, receber, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, a segunda mensagem de solicitação do terminal; onde o envio, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, da informação de configuração da sessão sempre ativa para o terminal é especificamente: enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, uma segunda mensagem de resposta para o terminal, onde a segunda mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade aceita o registro do terminal, e a segunda mensagem de resposta transporta as informações de configuração da sessão sempre ativa; e correspondentemente, receber, pelo terminal, a segunda mensagem de resposta; ou enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, um comando de atualização de configuração para o terminal, onde o comando de atualização de configuração transporta as informações de configuração da sessão sempre ativa; e, correspondentemente, receber, pelo terminal, o comando de atualização de configuração do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade; ou enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, informações de política para o terminal, onde as informações de política transportam as informações de configuração da sessão sempre ativa; e, correspondentemente, receber, pelo terminal, as informações de política do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade.
[00176] Especificamente, as informações de configuração da sessão sempre ativa podem ser transportadas na segunda mensagem de resposta do procedimento de registro, o comando de atualização de configuração no procedimento de atualização de configuração, ou as informações de política de um elemento de rede de função de controle de política pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, e enviado para o terminal.
[00177] Deve ser entendido que o procedimento de registro é iniciado ativamente pelo terminal, mas o procedimento de atualização de configuração é iniciado ativamente pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, em vez de ser iniciado pelo terminal. O procedimento de atualização de configuração é iniciado pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade após o terminal implementar o registro, e é usado para fornecer as informações de estabelecimento da sessão sempre ativa ao terminal.
[00178] Em uma modalidade opcional, a segunda mensagem de solicitação transporta informações de indicação de capacidade do terminal, onde a informação de indicação de capacidade é usada para indicar uma capacidade do terminal que suporta uma sessão sempre ativa, e a determinação, por um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, de informação de configuração de uma sessão sempre ativa é especificamente: quando a informação de indicação de capacidade indica que o terminal suporta uma sessão sempre ativa, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, a informação de configuração da sessão sempre ativa com base em qualquer uma das seguintes informações: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de mobilidade.
[00179] Especificamente, o terminal pode enviar, para o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade na segunda mensagem de solicitação (que pode ser referida como uma mensagem de solicitação de registro) no procedimento de registro iniciado, a informação de indicação de capacidade indicando que o terminal suporta a sessão sempre ativa. Quando o terminal suporta a sessão sempre ativa, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode determinar as informações de configuração da sessão sempre ativa com base nas informações de indicação de capacidade, e enviar as informações de configuração da sessão sempre ativa para o terminal. Opcionalmente, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade pode armazenar as informações de indicação de capacidade.
[00180] Em uma modalidade opcional, a configuração, pelo terminal, de uma primeira sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa inclui: configurar a primeira sessão estabelecida como a sessão sempre ativa quando o terminal determina que a primeira sessão estabelecida atende às informações de configuração da sessão sempre ativa.
[00181] Especificamente, uma sessão que foi estabelecida no terminal pode incluir apenas a primeira sessão, ou pode incluir outra sessão além da primeira sessão. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido. Em outras palavras, o terminal realiza a determinação com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa e em combinação com a sessão estabelecida, e pode definir todas as sessões estabelecidas como sessões sempre ativas, ou pode definir apenas uma parte das sessões estabelecidas como sessões sempre ativas.
[00182] Deve ser entendido que um método específico para configurar, pelo terminal, a primeira sessão como uma sessão sempre ativa pode ser: depois de receber as informações de configuração da sessão sempre ativa enviada pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, o terminal configura localmente a primeira sessão estabelecida como a sessão sempre ativa com base nas informações de configuração da sessão sempre ativa, por exemplo, adiciona um rótulo de sessão sempre ativa (ou um identificador de sessão sempre ativa, ou semelhante) a um contexto da primeira sessão que precisa ser definida como uma sessão sempre ativa. Opcionalmente, o terminal pode armazenar ainda as informações de configuração da sessão sempre ativa.
[00183] Em uma modalidade opcional, a informação de configuração da sessão sempre ativa é qualquer uma das informações DNN que permitem estabelecer uma sessão sempre ativa, informação S-NSSAI que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, uma localização de um terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, um tipo de acesso do terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa, ou um tipo de serviço solicitado pelo terminal que permite estabelecer uma sessão sempre ativa.
[00184] Especificamente, um DNN é usado como exemplo. Se o terminal tiver uma primeira sessão estabelecida para um DNN 1, e as informações de estabelecimento da sessão sempre ativa entregues pelo elemento de rede de gerenciamento de mobilidade incluírem o DNN 1, o terminal adiciona diretamente localmente rótulos de sessão sempre ativa a todas as primeiras sessões estabelecidas para o DNN 1. Outras informações são semelhantes.
[00185] Para modalidades específicas do método anterior, consulte as FIG. 8A e FIG. 8B à FIG. 10 e descrições correspondentes. Detalhes não são descritos novamente.
[00186] Para facilitar a compreensão, o seguinte descreve as modalidades deste pedido em detalhes com referência às FIG. 5 à FIG. 10 usando um exemplo em que um elemento de rede de gerenciamento de sessão é uma SMF, um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é uma AMF, e um terminal é UE.
[00187] A FIG. 5 é um fluxograma esquemático de um método de gerenciamento de sessão 500 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 500 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00188] Em S501, o UE envia uma solicitação de estabelecimento de sessão PDU para a AMF usando um (R)AN, onde a solicitação de estabelecimento de sessão PDU é utilizada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão; e correspondentemente, a AMF recebe a solicitação de estabelecimento de sessão PDU.
[00189] Depois de se registrar com sucesso em uma rede, o UE pode determinar, com base em uma solicitação de camada superior (upper layers), que uma nova sessão PDU (ou seja, a primeira sessão) precisa ser estabelecida para transmitir dados de enlace ascendente e enlace descendente. Neste caso, o UE inicia um procedimento de estabelecimento de sessão PDU para um lado de rede. Especificamente, o UE envia uma mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU (PDU session establishment request) para a AMF, e o UE encapsula a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU em uma mensagem de transporte NAS de enlace ascendente (UL NAS T(R)ANSPORT) e envia a mensagem para a AMF.
[00190] Opcionalmente, se o UE determinar, com base na solicitação de camada superior, que a sessão PDU recém- estabelecida é uma sessão PDU sempre ativa, o UE pode adicionar informações de indicação sempre ativas (correspondendo à segunda informação de indicação nas modalidades anteriores) à mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, para indicar que a sessão PDU solicitada para estabelecer é uma sessão PDU sempre ativa. O UE pode adicionar a informação de indicação sempre ativa à mensagem de transporte NAS de enlace ascendente.
[00191] Deve-se notar que as informações de indicação sempre ativas adicionadas à mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU e/ou a mensagem de transporte NAS de enlace ascendente podem usar um elemento de informação (information element, IE) recém definido, ou pode reutilizar um bit não utilizado em um IE existente (por exemplo, um IE de tipo de solicitação na mensagem de transporte NAS de enlace ascendente, um tipo de sessão PDU tipo de sessão PDU IE na mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU ou um IE de capacidade de gerenciamento de sessão 5G (5G Session Management, 5GSM)). Uma forma específica das informações de indicação sempre ativas não está limitada neste pedido.
[00192] Opcionalmente, se a mensagem de transporte NAS de enlace ascendente contiver as informações de indicação sempre ativas, S502 será realizado. Se a mensagem de transporte NAS de enlace ascendente não transportar as informações de indicação sempre ativas, em outras palavras, as informações de indicação sempre ativas são adicionadas à mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, a AMF não realiza nenhum processamento, e realiza S503.
[00193] Em S502, se a mensagem de transporte NAS de enlace ascendente recebida pela AMF transporta as informações de indicação sempre ativas, a AMF realiza pelo menos uma das seguintes operações: verificar se a AMF suporta uma sessão PDU sempre ativa, ou verificar se a AMF é capaz de selecionar uma SMF com suporte para uma sessão PDU sempre ativa.
[00194] Se todas as condições verificadas forem atendidas, a AMF seleciona uma SMF adequada, e continua a realizar o S503. Se uma das condições verificadas não for atendida, a AMF pode continuar a realizar S503, mas não pode adicionar as informações de indicação sempre ativas a uma mensagem enviada à SMF. Alternativamente, a AMF pode encerrar o procedimento de estabelecimento de sessão PDU e não enviar toda a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU para a SMF, em outras palavras, a AMF envia toda a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, à qual um valor de causa é adicionado, de volta para o UE usando uma mensagem de transporte NAS de enlace descendente (DL NAS T(R)ANSPORT). Se a AMF realizar esse processamento, as etapas a seguir não serão realizadas.
[00195] Em S503, a AMF invoca uma operação de serviço (service operation) de solicitação de contexto de criação de sessão PDU (Nsmf_PDUSession_CreateSMContext Request) fornecida pela SMF, para solicitar que a SMF crie a primeira sessão para o UE, e envia, para a SMF na operação de serviço, a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU recebida do UE. Se a verificação na etapa S502 for bem- sucedida, a operação de serviço ainda transporta a informação de indicação sempre ativa.
[00196] Opcionalmente, nesta etapa, a AMF também pode invocar uma operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU (Nsmf_PDUSession_UpdateSMContext Request) fornecida pela SMF. Outras operações específicas são semelhantes. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00197] Deve ser entendido que se as informações de indicação sempre ativas forem adicionadas à mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU, a AMF não realiza nenhum processamento, e encapsula a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU na solicitação de contexto de criação de sessão PDU e envia a solicitação para a SMF.
[00198] Em S504, a SMF recebe a operação de serviço enviada pela AMF, e determina que a operação de serviço transporta a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU. Se a operação de serviço transportar as informações de indicação sempre ativas, ou a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU transportada na operação de serviço transportar as informações de indicação sempre ativas, a SMF realiza pelo menos uma das seguintes verificações.
[00199] (1) Determinar, com base nas informações de assinatura do UE obtidas do UDM, se permite o estabelecimento da primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa. Especificamente, a SMF determina, com base na informação de indicação que está incluída na informação de assinatura obtida do UE e que permite ao UE estabelecer uma sessão PDU sempre ativa, permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada como a sessão sempre ativa.
[00200] (2) Determinar, com base na informação de política do UE obtida de uma PCF, se permite estabelecer a primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa. Especificamente, a SMF determina, com base na informação de indicação que está incluída na informação de política obtida do UE e que permite ao UE estabelecer uma sessão PDU sempre ativa, permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada como a sessão sempre ativa.
[00201] (3) Determinar, com base nas informações de configuração local da SMF, se permitirá o estabelecimento da primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa. Especificamente, a SMF determina, com base na informação de indicação que está incluída na informação de configuração local obtida da SMF e que permite ao UE estabelecer uma sessão PDU sempre ativa, para permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada para ser a sessão sempre ativa.
[00202] Opcionalmente, as informações de configuração local da SMF podem ainda incluir pelo menos uma de uma quantidade máxima de sessões de PDU que podem ser suportadas pelo UE, uma quantidade máxima de sessões de PDU sempre ativas que podem ser suportadas pelo UE, uma quantidade máxima de sessões de PDU que podem ser suportadas pela SMF, e uma quantidade máxima de sessões de PDU sempre ativas que podem ser suportadas pela SMF.
[00203] Em uma implementação possível, se uma quantidade de sessões de PDU atualmente correspondentes ao UE não exceder a quantidade máxima de sessões de PDU que podem ser suportadas pelo UE, ou uma quantidade de sessões de PDU sempre ativas atualmente correspondentes ao UE não exceder a quantidade máxima de sessões de PDU sempre ativas que podem ser suportadas pelo UE, ou se uma quantidade de sessões de PDU atualmente correspondentes à SMF não exceder a quantidade máxima de sessões de PDU que podem ser suportadas pela SMF, ou uma quantidade de as sessões de PDU sempre ativas atualmente correspondentes à SMF não excedem a quantidade máxima de sessões de PDU sempre ativas que podem ser suportadas pela SMF, a SMF determina permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa.
[00204] Opcionalmente, a SMF pode ainda realizar uma determinação abrangente em combinação com um DNN, S-NSSAI, informação de localização atual do UE, um tipo de acesso (access type) do UE ou semelhante. Por exemplo, se as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local incluem um DNN e/ou S- NSSAI solicitado pelo UE; ou se as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local incluem as informações de localização atual do UE; ou se as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local incluem um tipo de acesso atual do UE, a SMF determina permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada para uma sessão sempre ativa.
[00205] Se o resultado da verificação for que a SMF permite estabelecer a primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa, a SMF continua a realizar o procedimento de estabelecimento de sessão PDU. Opcionalmente, a SMF pode marcar a primeira sessão como uma sessão PDU sempre ativa; ou se o resultado da verificação for que a SMF não permite estabelecer a primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa, a SMF continua a realizar o procedimento de estabelecimento de sessão PDU, mas não marca a primeira sessão como uma sessão PDU sempre ativa, ou a SMF rejeita o estabelecimento da primeira sessão, e encerra o procedimento de estabelecimento de sessão PDU.
[00206] No S505, a SMF envia uma operação de serviço de resposta de contexto de criação de sessão PDU à AMF ou envia uma operação de serviço de resposta de contexto de atualização de sessão PDU à AMF.
[00207] Opcionalmente, a autorização/autenticação secundária da sessão PDU é realizada em S506. Deve ser entendido que, se um tipo de solicitação (Request Type) da primeira sessão indica que a primeira sessão é uma "sessão PDU existente (Existing PDU Session)", uma "solicitação de emergência (Emergency Request)" ou um "sessão PDU de emergência existente (Existing Emergency PDU Session)", a SMF não realiza a autorização/autenticação secundária.
[00208] No S507a, se uma política dinâmica e controle de cobrança (Policy and Charging Control, PCC) for implantada, a SMF seleciona uma PCF. Se o tipo de solicitação indica a "sessão PDU existente" ou a "sessão PDU de emergência existente", a SMF deve usar uma PCF que foi selecionada para a sessão PDU. Se nenhum PCC for implantado, a SMF pode aplicar uma política local.
[00209] Em S507b, a SMF pode realizar um procedimento de estabelecimento de política de gerenciamento de sessão. O procedimento é usado para estabelecer uma sessão PDU com uma PCF, e obter uma regra PCC padrão da sessão PDU.
[00210] Deve-se observar que S507a e S507b são etapas alternativas. Em outras palavras, S507a é realizada ou S507b é realizada, e S507a e S507b não são ambas realizadas.
[00211] Em S508, se o tipo de solicitação indica uma
"solicitação inicial (Initial request)", a SMF precisa selecionar um modo de continuidade de sessão e serviço (Session and Service Continuity, SSC) para a sessão PDU, e também seleciona uma ou mais UPFs como requeridas.
[00212] No S509, a SMF pode realizar um procedimento de modificação da política de gerenciamento de sessão. O procedimento é usado para notificar a PCF sobre alguns eventos assinados pela SMF.
[00213] No S510, se o tipo de solicitação indica a "solicitação inicial", a SMF inicia um procedimento de estabelecimento de sessão N4 para uma UPF selecionada; ou se o tipo de solicitação não indicar a "solicitação inicial", a SMF inicia um procedimento de modificação de sessão N4 para a UPF selecionada.
[00214] Em S511, a SMF invoca uma operação de serviço de transferência de mensagem N1/N2 (Namf_Communication_N1N2MessageT(R)ANsfer) fornecida pela AMF, e envia, para a AMF, um recipiente SM de gerenciamento de sessão N1 (N1 SM container) que precisa ser enviado para as informações de N2 SM (N2 SM information) e ao UE que precisam ser enviados para (R)AN.
[00215] Especificamente, que o recipiente N1 SM inclui uma mensagem de resposta da SMF para a mensagem de solicitação de estabelecimento de sessão PDU pode incluir especificamente: (1) se a SMF permite estabelecer a primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa em S504, o recipiente N1 SM inclui uma mensagem de aceitação de estabelecimento de sessão PDU (PDU session establishment accept), e adiciona informações de indicação sempre ativas à mensagem de aceitação de estabelecimento de sessão PDU, para indicar que a SMF aceita a solicitação de estabelecimento da primeira sessão, e estabelece a primeira sessão como uma sessão PDU sempre ativa; ou (2) se a SMF não permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa em S504 e, portanto, rejeitar o estabelecimento da primeira sessão, o recipiente N1 SM inclui uma mensagem de rejeição de estabelecimento de sessão PDU (PDU session establishment reject), e adiciona um valor de causa à mensagem de rejeição de estabelecimento de sessão PDU, onde o valor de causa é usado para indicar que a SMF rejeita estabelecer a primeira sessão porque a SMF rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão PDU sempre ativa; ou (3) se a SMF não permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa em S504, mas ainda permitir o estabelecimento da primeira sessão, o recipiente N1 SM inclui uma mensagem de aceitação de estabelecimento de sessão PDU (PDU session establishment accept), e não adiciona informações de indicação sempre ativas à mensagem.
[00216] As informações incluídas nas informações do N2 SM são especificamente: (1) se a SMF permite estabelecer a primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa em S504, as informações N2 SM incluem informações de indicação sempre ativas usadas para indicar que a primeira sessão estabelecida atualmente é uma sessão PDU sempre ativa; ou (2) se a SMF não permitir o estabelecimento da primeira sessão solicitada como uma sessão sempre ativa em S504, as informações do N2 SM não incluirão as informações de indicação sempre ativas.
[00217] No S512, a AMF envia uma mensagem de solicitação de sessão N2 PDU (N2 PDU Session Request) para o (R)AN. A mensagem também é conhecida como mensagem de configuração de recurso de sessão PDU (PDU Session Resource Setup Request). A mensagem inclui a informação N2 SM que é recebida no S511 e que precisa ser enviada para o (R)AN e o recipiente N1 SM que precisa ser enviado para o UE. Se as informações N2 SM em S511 incluem as informações de indicação sempre ativas, o (R)AN marca a primeira sessão como uma sessão PDU sempre ativa.
[00218] Em S513, o (R)AN envia o recipiente N1 SM recebido para o UE. Especificamente, o (R)AN pode adicionar o recipiente N1 SM recebido a uma mensagem de reconfiguração de conexão RRC (Reconfiguração de Conexão RRC) e enviar a mensagem para o UE. Se a mensagem de aceitação de estabelecimento de sessão PDU incluída no recipiente N1 SM no S511 transportar a informação de indicação sempre ativa, o UE marca a sessão PDU como uma sessão PDU sempre ativa. Se o recipiente N1 SM incluir a mensagem de rejeição de estabelecimento de sessão PDU, o UE aprende, com base no valor de causa de rejeição transportado, que a sessão PDU falha ao ser estabelecida porque o lado de rede rejeita estabelecer uma sessão PDU sempre ativa.
[00219] Em S514, o (R)AN envia uma mensagem de resposta de sessão N2 PDU à AMF. A mensagem de resposta de sessão N2 PDU inclui informações de túnel de rede de acesso (Access Network, AN), uma lista de qualidade de identificadores de fluxo de serviço (Quality of Service Flow
Identifier, QFI) aceitos ou rejeitados e semelhantes.
[00220] Opcionalmente, após as etapas anteriores, o procedimento de estabelecimento de sessão PDU pode incluir ainda as seguintes etapas.
[00221] A AMF invoca a operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU fornecida pela SMF, em que a operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU inclui as informações SM N2 e semelhantes. A AMF encaminha as informações N2 SM recebidas para a SMF.
[00222] O procedimento de modificação da sessão N4 é realizado entre a SMF e a UPF, e a SMF fornece as informações de túnel AN e uma regra de encaminhamento correspondente para a UPF.
[00223] A SMF invoca a operação de serviço de resposta de contexto de atualização de sessão PDU fornecida pela SMF, de modo que a SMF possa se inscrever em um evento de movimento de UE e semelhantes da AMF nesta etapa.
[00224] Após S505, se a SMF descobrir que a sessão PDU não foi estabelecida, a SMF pode notificar a AMF usando uma operação de serviço de notificação de estado de contexto de sessão PDU a qualquer momento. Além disso, a SMF libera uma sessão N4 estabelecida e informações associadas à PCF.
[00225] Em um cenário de IPv6 ou IP versão 4 e versão 6 (IP version 4 and version 6, IPv4v6), a SMF gera um anúncio de rota IPv6, e envia o anúncio de rota IPv6 para a UPF e o UE.
[00226] Se a sessão PDU falhar ao ser estabelecida após S504, a SMF realiza um procedimento de cancelamento de assinatura de modificação de dados de assinatura de gerenciamento de sessão, e inicia o cancelamento de registro de uma determinada sessão PDU no UDM.
[00227] Após o procedimento de estabelecimento de sessão PDU estar completo e o UE retornar ao modo ocioso, o UE armazena a sessão PDU sempre ativa. Subsequentemente, quando o UE é comutado de um modo ocioso para um modo conectado porque a sinalização de enlace ascendente ou os dados de enlace ascendente precisam ser enviados, para a sessão PDU sempre ativa, o UE sempre solicita que o lado de rede estabeleça recursos de plano de usuário de interface aérea correspondentes, também conhecido como recursos DRB. Especificamente, o UE pode instruir, definindo um bit (por exemplo, definindo como 1) correspondente à sessão PDU sempre ativa em um elemento de informação de estado de dados de enlace ascendente (Uplink Data Status) em uma mensagem NAS de enlace ascendente enviada, o lado de rede para estabelecer os recursos DRB correspondentes. A mensagem NAS de enlace ascendente pode incluir: uma mensagem de solicitação de registro (Registration Request) ou uma mensagem de solicitação de serviço (Service Request). No entanto, isso não está limitado às modalidades deste pedido.
[00228] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, a SMF recebe a solicitação de estabelecimento de sessão do UE e determina, com base em uma situação real, estabelecer a sessão sempre ativa para o UE. Isso pode gerenciar com flexibilidade um procedimento de estabelecimento da sessão sempre ativa pelo lado de rede, e ajuda a evitar o consumo desnecessário de recursos de rede, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00229] Além disso, quando o UE pretende estabelecer a sessão PDU sempre ativa, o lado de rede pode determinar, com base nas informações de assinatura, as informações de política, as informações de configuração local ou semelhantes, se permite o estabelecimento da sessão PDU sempre ativa para a UE. Isso reduz efetivamente o consumo desnecessário de recursos. Além disso, de acordo com o método nesta modalidade deste pedido, uma compreensão consistente de um recurso sempre ativo da sessão PDU é mantida entre o UE e o lado de rede.
[00230] A FIG. 6 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão 600 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 600 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00231] Em S601a, após o UE ter estabelecido uma sessão PDU, o UE pode iniciar um procedimento de modificação de sessão PDU para um lado de rede.
[00232] Especificamente, o UE envia uma mensagem de solicitação de modificação de sessão PDU (PDU Session Modification Request) para a AMF. A mensagem de solicitação de modificação de sessão PDU transporta informações de indicação, para indicar que um recurso sempre ativo de uma sessão PDU solicitada pela SMF precisa ser modificado (para facilidade de descrição, as informações de indicação são referidas como "informações de indicação de atualização sempre ativas" como diminutivo). O UE encapsula a mensagem de solicitação de modificação de sessão PDU em uma mensagem de transporte NAS de estrato de não acesso de enlace ascendente (UL NAS TRANSPORT) e envia a mensagem para a AMF.
Opcionalmente, o UE pode adicionar a informação de indicação de atualização sempre ativa à mensagem de transporte NAS de enlace ascendente.
[00233] Deve-se notar que, a informação de indicação de atualização sempre ativa transportada na mensagem de solicitação de modificação de sessão PDU e/ou a mensagem de transporte NAS de enlace ascendente pode ser um elemento de informação (Information Element, IE) recém-definido, ou pode reutilizar um bit não utilizado em um IE existente (por exemplo, um IE de tipo de solicitação na mensagem de transporte NAS de enlace ascendente ou um IE de capacidade 5GSM na mensagem de solicitação de modificação de sessão PDU). Uma forma específica das informações de indicação de atualização sempre ativas não é limitada nas modalidades deste pedido.
[00234] Em S601b, quando um recurso AN mapeado para um fluxo de QoS é liberado, um (R)AN envia uma mensagem N2 (N2 message) para a AMF. A mensagem N2 transporta a informação de indicação de atualização sempre ativa, para indicar que o (R)AN pretende modificar um recurso sempre ativo da sessão PDU.
[00235] Deve-se observar que S601a e S601b são etapas alternativas. Em outras palavras, S601a ou S601b é realizado, e S601a e S601b não são realizados ao mesmo tempo.
[00236] Em S602, depois de receber a mensagem de transporte NAS de enlace ascendente ou a mensagem N2, a AMF invoca uma operação de serviço (service operation) de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU (Nsmf_PDUSession_UpdateSMContext Request) fornecida pela SMF, para solicitar que a SMF modifique a sessão PDU para o
UE, e envia, para a SMF na operação de serviço, a mensagem de solicitação de modificação de sessão PDU recebida do UE. Se a mensagem de transporte NAS transportar as informações de indicação de atualização sempre ativas, a operação de serviço ainda transportará as informações de indicação.
[00237] No S603, a SMF pode relatar um evento inscrito na PCF usando um procedimento de modificação de política de gerenciamento de sessão.
[00238] No S604, a SMF invoca uma operação de serviço do contexto de atualização de sessão PDU (Nsmf_PDUSession_UpdateSMContext). Um recipiente N1 SM na operação de serviço inclui as informações de indicação de atualização sempre ativas. Opcionalmente, as informações do N2 SM na mensagem Nsmf_PDUSession_UpdateSMContext podem incluir as informações de indicação de atualização sempre ativas.
[00239] No S605, a AMF envia uma solicitação de sessão N2 PDU (N2 PDU Session Request) para o (R)AN. Se as informações do N2 SM incluem as informações de indicação sempre ativas, o (R)AN atualiza o recurso sempre ativo da sessão PDU.
[00240] No S606, o UE interage com o (R)AN, e o (R)AN aloca recursos para a sessão PDU. Depois de receber a informação de indicação de atualização sempre ativa, o UE atualiza o recurso sempre ativo da sessão PDU.
[00241] No S607, o (R)AN envia uma mensagem de resposta de sessão N2 PDU para responder a solicitação de sessão N2 PDU da AMF, onde a mensagem de resposta de sessão N2 PDU inclui informações de túnel AN e semelhantes.
[00242] Opcionalmente, após as etapas anteriores, o procedimento de modificação de sessão PDU pode incluir ainda as seguintes etapas.
[00243] A AMF encaminha, para a SMF, invocando a operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU, as informações SM N2 recebidas e as informações de localização recebidas de um AN. A SMF retorna uma resposta de contexto de atualização de sessão PDU para a AMF.
[00244] O UE determina um comando de modificação de sessão PDU usando uma mensagem NAS.
[00245] O (R)AN encaminha diretamente a mensagem NAS para a AMF.
[00246] A AMF encaminha, para a SMF, invocando a operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU, o recipiente N1 SM recebido e as informações de localização de usuário recebidas do AN. A SMF retorna uma resposta de contexto de atualização de sessão PDU para a AMF.
[00247] Um procedimento de atualização de sessão N4 pode ser realizado entre a SMF e uma UPF.
[00248] Deve ser entendido que atualizar o recurso sempre ativo da sessão PDU pode incluir a atualização de uma sessão não sempre ativa para uma sessão sempre ativa, ou pode incluir a atualização de uma sessão sempre ativa para uma sessão não sempre ativa.
[00249] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, um atributo de sessão de uma sessão existente é atualizado, para que os recursos de rede possam ser usados de forma flexível. Em particular, quando as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local são alteradas, o atributo da sessão existente é ajustado de forma flexível. Isso ajuda a melhorar a utilização de recursos de um sistema, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00250] A FIG. 7 é um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão 700 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 700 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00251] Em S701a, uma PCF realiza um procedimento de modificação de política de gerenciamento de sessão (Session Management Policy Modification) com base em uma política atual ou uma solicitação de um elemento de rede de aplicativo (Application Function, AF). Especificamente, a PCF invoca uma operação de serviço de notificação de modificação de política de sessão (Npcf_SMPolicyControl_UpdateNotify) para notificar a SMF de modificar a sessão PDU para o UE. A operação de serviço pode conter informações de indicação de atualização sempre ativas.
[00252] No S701b, um UDM invoca uma operação de serviço de notificação de atualização de dados de assinatura (Nudm_SDM_Notification) para notificar a SMF de modificar a sessão PDU para o UE. A operação de serviço pode conter informações de indicação de atualização sempre ativas. Depois de receber a notificação, a SMF atualiza os dados de assinatura de gerenciamento de sessão, e retorna as informações de confirmação para o UDM.
[00253] No S701c, a SMF pode determinar, com base em uma configuração local, modificar um recurso sempre ativo de uma sessão PDU, e a SMF começa a realizar um procedimento de atualização de sessão PDU.
[00254] Deve-se observar que apenas um de S701a, S701b e S701c pode ser selecionado por vez. Em outras palavras, um de S701a, S701b ou S701c é realizado ao mesmo tempo, e S701a, S701b e S701c não são realizados ao mesmo tempo.
[00255] No S702, a SMF invoca uma operação de serviço de transferência de mensagem N1/N2 (Namf_Communication_N1N2MessageTransfer) fornecida pela AMF, onde um recipiente N1 SM na operação de serviço inclui as informações de indicação de atualização sempre ativas. Opcionalmente, as informações de N2 SM na operação de serviço Namf_Communication_N1N2MessageTransfer podem incluir as informações de indicação de atualização sempre ativas.
[00256] No S703, a AMF envia uma solicitação de sessão N2 PDU (N2 PDU Session Request) para um (R)AN. Se as informações do N2 SM incluem as informações de indicação sempre ativas, o (R)AN atualiza o recurso sempre ativo da sessão PDU.
[00257] Em S704, o UE interage com o (R)AN, e o (R)AN aloca recursos para a sessão PDU. Depois de receber a informação de indicação de atualização sempre ativa, o UE atualiza o recurso sempre ativo da sessão PDU.
[00258] No S705, o (R)AN envia uma mensagem de resposta de sessão N2 PDU para responder a solicitação de sessão N2 PDU da AMF, onde a mensagem de resposta de sessão N2 PDU inclui informações de túnel AN e semelhantes.
[00259] Opcionalmente, após as etapas anteriores, o procedimento de atualização de sessão PDU pode incluir ainda as seguintes etapas. A AMF encaminha, para a SMF, invocando uma operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU, as informações SM N2 recebidas e as informações de localização recebidas de um AN. A SMF retorna uma resposta de contexto de atualização de sessão PDU para a AMF.
[00260] O UE determina um comando de modificação de sessão PDU usando uma mensagem NAS.
[00261] O (R)AN encaminha diretamente a mensagem NAS para a AMF.
[00262] A AMF encaminha, para a SMF, invocando a operação de serviço de solicitação de contexto de atualização de sessão PDU, o recipiente N1 SM recebido e as informações de localização de usuário recebidas do AN. A SMF retorna uma resposta de contexto de atualização de sessão PDU para a AMF.
[00263] Um procedimento de atualização de sessão N4 pode ser realizado entre a SMF e uma UPF.
[00264] Deve ser entendido que atualizar o recurso sempre ativo da sessão PDU pode incluir a atualização de uma sessão não sempre ativa para uma sessão sempre ativa, ou pode incluir a atualização de uma sessão sempre ativa para uma sessão não sempre ativa.
[00265] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, um atributo de sessão de uma sessão existente é atualizado, para que os recursos de rede possam ser usados de forma flexível. Em particular, quando as informações de assinatura, as informações de política ou as informações de configuração local são alteradas, o atributo da sessão existente é ajustado de forma flexível. Isso ajuda a melhorar a utilização de recursos de um sistema, melhorando assim o desempenho de sistema.
[00266] As FIG. 8A e FIG. 8B são um fluxograma esquemático de outro método de gerenciamento de sessão 800 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 800 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00267] Em S801, o UE envia uma mensagem de solicitação de registo para um (R)AN.
[00268] Especificamente, os tipos de registro solicitados pela mensagem de solicitação de registro podem incluir: (1) registro inicial, em outras palavras, o UE está em um estado de cancelamento de registro rm (RM-DEREGISTERED state); (2) atualização do registro de mobilidade, ou seja, o UE está em um estado rm registrado (RM-REGISTERED state), e o registro é iniciado devido ao movimento; e (3) atualização de registro periódica, em outras palavras, o UE está no estado rm registrado, e o registro é iniciado porque um temporizador de atualização de registro periódico expira. A mensagem de solicitação de registro pode ser incluída em uma mensagem AN e encaminhada para o (R)AN.
[00269] Em S802, se o UE não tiver sido registrado ou a informação registrada fornecida pelo UE for inválida, o (R)AN seleciona uma AMF apropriada. Opcionalmente, se o (R)AN não for capaz de selecionar uma AMF apropriada, o (R)AN pode encaminhar a mensagem de solicitação de registro para uma AMF padrão configurada.
[00270] Em S803, o (R)AN encaminha a mensagem de solicitação de registro para a AMF usando uma mensagem N2.
[00271] Se o tipo de registro solicitado pela mensagem de solicitação de registro for a atualização de registro periódica, S804 a S817 serão ignorados e S818 será realizado. Se o tipo de registro solicitado pela mensagem de solicitação de registro não for a atualização de registro periódica, S804 é realizado.
[00272] Em S804, se a AMF muda, uma nova AMF envia uma solicitação de transferência de contexto de UE (Namf_Communication_UEContextTransfer) para a antiga AMF. Para ser mais específico, a nova AMF invoca uma operação de serviço Namf_Communication_UEContextTransfer na antiga AMF, para solicitar um identificador permanente de assinatura (Subscription Permanent Identifier, SUPI) e um contexto de gerenciamento de mobilidade (Mobility management, MM) do UE.
[00273] Em S805, a antiga AMF envia uma resposta de transferência de contexto de UE (Namf_Communication_UEContextTransfer) para a nova AMF, onde a resposta inclui o SUPI e o contexto MM.
[00274] Opcionalmente, se houver informações sobre uma sessão PDU estabelecida na antiga AMF, a resposta de transferência de contexto do UE enviada pela antiga AMF para a nova AMF pode incluir informações sobre uma SMF, e pode incluir especificamente S-NSSAI, um identificador de SMF, um ID de sessão PDU e similares. Se houver ligação NGAP UE-TNLA ativa à informação N3IWF na antiga AMF, a resposta de transferência de contexto do UE enviada pela antiga AMF para a nova AMF pode incluir a ligação NGAP UE-TNLA.
[00275] Em S806, se o UE não fornece o SUPI e a antiga AMF não encontra um identificador oculto de assinatura (Subscription Concealed Identifier, SUCI), a nova AMF envia uma solicitação de identificador ao UE, para solicitar o SUCI.
[00276] Em S807, o UE envia uma resposta de solicitação de identificador para a nova AMF, onde a resposta de solicitação de identificador transporta o SUCI. O SUCI pode ser um SUCI derivado do UE com base em uma chave pública alocada por um HPLMN.
[00277] Opcionalmente, em S808, a AMF pode determinar iniciar a autenticação do UE invocando uma AUSF. Nesse caso, a AUSF precisa ser selecionada com base no SUCI ou SUPI. Se houver suporte de SUPI não autenticado para registro de emergência para a AMF, a AMF poderá pular a autenticação, e a criação de segurança ou, após a AMF receber uma falha de autenticação, a AMF continuará a realizar um procedimento de registro subsequente.
[00278] Em S809, um procedimento de autenticação/segurança do UE é realizado usando a AUSF, a AMF inicializa uma função de segurança NAS, e o RAN armazena um contexto de segurança e confirma o contexto de segurança para a AMF.
[00279] No S810, a nova AMF envia uma notificação de registro completo (Namf_Communication_RegistrationCompleteNotify) à antiga AMF.
[00280] Especificamente, se a AMF muda, em outras palavras, muda da antiga AMF para a nova AMF, a nova AMF invoca uma operação de serviço Namf_Communication_RegistrationCompleteNotify após o registro do UE ser concluído. Se o procedimento de autenticação/segurança falhar, uma solicitação de registro do UE deve ser rejeitada, e a nova AMF invoca a operação de serviço Namf_Communication_RegistrationCompleteNotify, e marca uma causa de rejeição com um código de falha. A antiga AMF continua a funcionar, e isso é o mesmo que uma operação de serviço realizada quando nenhuma solicitação de transferência de contexto de UE é recebida.
[00281] Em S811, se um identificador de equipamento permanente (Permanent Equipment Identifier, PEI) não for fornecido pelo UE e não for encontrado na antiga AMF, a nova AMF inicia uma mensagem de solicitação de identificador para o UE para consultar o PEI, e o UE retorna o PEI usando uma resposta de solicitação de identificador.
[00282] Deve ser entendido que, exceto para um cenário de registro de emergência em que a autenticação não pode ser realizada, o PEI deve ser criptografado para transmissão. No cenário de registro de emergência, um PEI pode ter sido fornecido em uma solicitação de registro e, neste caso, nenhuma solicitação precisa ser feita.
[00283] Opcionalmente, no S812, a nova AMF invoca uma operação de serviço de verificação de identidade de equipamento (N5g-eir_EquipmentIdentityCheck_Get) para iniciar uma verificação de identidade de equipamento móvel. No cenário de registro de emergência, se um PEI não estiver disponível, se um procedimento de registro de emergência continua ou para é determinado de acordo com uma política de operador.
[00284] No S813, a nova AMF seleciona um gerenciamento de dados unificado (Unified Data Management, UDM) com base no SUPI e, em seguida, o UDM seleciona uma instância de repositório de dados unificado (Unified Data Repository,
[00285] Em S814, se a AMF muda, ou o UE fornece um SUPI cujo contexto válido não pode ser encontrado na AMF, ou o UE se registra com uma AMF que foi registrado com o UE acessando usando não 3GPP, a nova AMF registra-se com o UDM, e realiza um procedimento de assinatura de consulta de informações de assinatura.
[00286] Especificamente, o UDM armazena um identificador de AMF relacionado a um tipo de acesso, e não remove um identificador de AMF relacionado a outro tipo de acesso. O UDM pode armazenar informações sobre o registro no UDR usando Nudr_UDM_Update. A AMF consulta, usando Nudm_SDM_Get, dados de assinatura de acesso e mobilidade e dados de assinatura de seleção de SMF. A AMF assina uma modificação de dados de solicitação do UDM usando Nudm_SDM_Subscribe, e o UDM assina uma alteração de dados do UDR usando Nudr_UDM_Subscribe. Depois de obter os dados de assinatura de mobilidade do UDM, a nova AMF cria um contexto MM para o UE. No cenário de registro de emergência, se o UE não puder ser autenticado com sucesso, a AMF não deve registrar o UE com o UDM. No cenário de registro de emergência, a AMF não verifica uma restrição de acesso, uma restrição de área ou uma restrição de assinatura, e ignora uma resposta de falha de registro do UDM para continuar o procedimento de registro. Quando o UDM armazena uma relação entre um tipo de acesso e uma AMF de serviço, o UDM começa a invocar um Nudm_UECM_DeregistrationNotification (notificação de cancelamento de registro (deregistration notification)) da antiga AMF correspondente a um 3GPP. Além disso, a antiga AMF remove o contexto MM do UE. Se uma causa de remoção do serviço NF marcado no UDM for o registro inicial, a antiga AMF invoca uma operação de serviço Namf_EventExposure_Notify (solicitação de notificação de evento) para notificar todos os SMFs relacionados ao UE que o UE foi cancelado da antiga AMF. Depois de receber a notificação, a SMF libera todas as sessões de PDU relacionadas ao UE.
[00287] No S815, se a AMF não obtiver uma política de acesso ou mobilidade do UE ou uma política de acesso e mobilidade na AMF não for mais válida, a AMF seleciona uma PCF para iniciar a comunicação de PCF.
[00288] Deve ser entendido que, se a nova AMF obtiver um ID de PCF da antiga AMF, e se comunicar com sucesso com a PCF usando a ID de PCF, a nova AMF seleciona uma (V-) PCF com base no ID de PCF. Se o ID de PCF não puder ser usado ou a nova AMF não obtiver o ID de PCF, a nova AMF precisará selecionar novamente uma PCF.
[00289] Opcionalmente, no S816, a nova AMF estabelece uma associação política durante o procedimento de registro. No cenário de registro de emergência, esta etapa pode ser ignorada.
[00290] Se a nova AMF se comunicou com a PCF, a AMF deve adicionar o ID de PCF a uma operação de obtenção Npcf_AMPolicyControl. Em um procedimento de registro inicial, a AMF não fornece o identificador.
[00291] Se a AMF notificar a PCF de que uma restrição de mobilidade (como um local do UE) deve ser ajustada, ou se a PCF atualizar a restrição de mobilidade devido a algumas condições (como um aplicativo em uso), a PCF deve fornecer a AMF com uma restrição de mobilidade atualizada.
[00292] Em S817, a PCF pode invocar Namf_EventExposure_Subscribe para se inscrever em um evento do UE.
[00293] Em S818, para UE em registro de emergência, quando um tipo de registro é uma atualização de registro móvel, a nova AMF envia atualização de contexto SM (Nsmf_PDUSession_UpdateSMContex) ou liberação de contexto SM (Nsmf_PDUSession_ReleaseSMContext) para a SMF.
[00294] Especificamente, se uma sessão PDU a ser desativada for fornecida em S801, a nova AMF envia uma solicitação Nsmf_PDUSession_UpdateSMContext a uma SMF associada à sessão PDU, para ativar uma conexão de plano de usuário da sessão PDU. Se um estado da sessão PDU indicar que a sessão PDU foi liberada no UE, a nova AMF invoca uma operação de serviço Nsmf_PDUSession_ReleaseSMContext da SMF, para liberar todos os recursos de rede associados à sessão PDU.
[00295] Deve-se entender que, se a AMF de serviço for alterado, a nova AMF deve aguardar até que S817 seja realizado, para então realizar S818; ou se a AMF de serviço não mudar, S817 pode ser realizado simultaneamente com S818 a S822. Depois que esta etapa é realizada, uma notificação relacionada à mobilidade de um consumidor de elemento de rede é disparada.
[00296] Em S819, se a AMF muda, a nova AMF envia uma solicitação de mobilidade N2 AMF para um N3IWF, para criar um relacionamento NGAP UE com o N3IWF conectado ao UE.
[00297] No S820, o N3IWF envia uma resposta de mobilidade N2 AMF para a nova AMF.
[00298] Opcionalmente, no S821, a antiga AMF envia uma conclusão de associação de política à (V-) PCF. Se a AMF antigo tiver iniciado anteriormente uma associação de política à PCF, esta etapa será realizada.
[00299] Em S822, a nova AMF envia uma mensagem de aceitação de registro para o UE, onde a mensagem de aceitação de registro inclui informações relacionadas que a rede permite que o UE inicie uma sessão sempre ativa, e as informações relacionadas podem incluir um DNN, S-NSSAI, uma localização atual do UE, um tipo de acesso atual ou um tipo de serviço atual do UE ou semelhante. Por exemplo, a AMF permite que o UE defina apenas uma sessão existente cujo tipo de serviço é um serviço de emergência como uma sessão sempre ativa, ou a AMF permite definir apenas uma sessão existente que solicita um serviço de um DNN específico ou alguns DNNs como um sessão sempre ativa.
[00300] Em S823, o UE envia uma mensagem de registro completo para a nova AMF, para confirmar se um novo 5G-GUTI está alocado. Depois de receber as informações relacionadas sobre uma sessão sempre ativa que é enviada pela AMF, o UE define subsequentemente, com base nas informações relacionadas, uma sessão que atende a uma condição como uma sessão sempre ativa. Opcionalmente, o UE pode armazenar as informações relacionadas.
[00301] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, a AMF pode notificar, usando o procedimento de registro, o UE da informação relacionada, permitindo que o UE inicie uma sessão PDU sempre ativa. O UE pode determinar, com base nas informações relacionadas, se deve definir uma sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa. Portanto, nesta modalidade deste pedido, o controle pode ser ainda mais aprimorado na configuração de sessão sempre ativa em um lado de UE. Isso evita efetivamente o desperdício de recursos de rede.
[00302] A FIG. 9 é um fluxograma esquemático de um método de gerenciamento de sessão 900 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 900 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00303] Em S901, a AMF determina, com base em uma pluralidade de causas, atualizar uma configuração do UE. A pluralidade de causas pode incluir uma mudança de mobilidade do UE, uma política do lado de rede, uma notificação de atualização de dados de assinatura recebida de um UDM, uma mudança de configuração de fatia de rede ou semelhante. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00304] No S902, a AMF envia um comando de atualização de configuração de UE (UE Configuration Update Command) para o UE.
[00305] Especificamente, o comando de atualização de configuração de UE pode incluir um ou mais parâmetros do UE, por exemplo, uma identidade temporária globalmente exclusiva (5G-GUTI), uma lista de identidade de área de rastreamento (TAI List), informações de fatia permitidas (Allowed NSSAI), mapeamento de informação de fatia permitida (Mapping Of Allowed NSSAI) do UE, e informação relacionada sobre uma sessão sempre ativa que é iniciada pelo UE e que é permitida por uma rede para estabelecer. Além disso, as informações relacionadas sobre uma sessão sempre ativa que é iniciada pelo UE e que é permitida por uma rede para estabelecer podem incluir um DNN, S-NSSAI, uma localização atual do UE, um tipo de acesso atual ou um atual tipo de serviço do UE, ou semelhante. Por exemplo, a AMF permite que o UE defina apenas uma sessão existente cujo tipo de serviço é um serviço de emergência como uma sessão sempre ativa, ou a AMF permite definir apenas uma sessão existente que solicita um serviço de um DNN específico ou alguns DNNs como um sessão sempre ativa.
[00306] Em S903, se o comando de atualização de configuração de UE precisa ser confirmado, o UE envia uma mensagem completa de atualização de configuração de UE para a AMF.
[00307] Depois de receber as informações relacionadas sobre uma sessão sempre ativa que é enviada pela AMF, o UE define subsequentemente, com base nas informações relacionadas, uma sessão que atende a uma condição como uma sessão sempre ativa. Opcionalmente, o UE pode armazenar as informações relacionadas.
[00308] Em S904, se a mensagem de comando de atualização de configuração de UE incluir apenas um modo de conexão iniciada móvel (Mobile Initiated Connection Only, MICO), o UE inicia um procedimento de registro para reconhecer a renegociação do modo MICO.
[00309] O UE pode iniciar o procedimento de registro quando estiver em um modo conectado, ou pode iniciar o procedimento de registro após entrar em um modo ocioso. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00310] Em S905, se novas informações de fatia ou informações de fatia recém-configuradas no comando de atualização de configuração de UE não afetarem uma fatia de uma conexão existente, a AMF não aciona um procedimento de liberação de AN. Se a nova informação de fatia ou a nova informação de fatia configurada no comando de atualização de configuração de UE afetar uma fatia de uma conexão existente, a AMF aciona o procedimento de liberação de AN.
[00311] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, a AMF pode notificar, usando um procedimento de atualização de configuração de UE, o UE da informação relacionada, permitindo que o UE inicie uma sessão PDU sempre ativa. O UE pode determinar, com base nas informações relacionadas, se deve definir uma sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa. Portanto, nesta modalidade deste pedido, o controle pode ser ainda mais aprimorado na configuração de sessão sempre ativa em um lado de UE. Isso evita efetivamente o desperdício de recursos de rede.
[00312] A FIG. 10 é um fluxograma esquemático de um método de gerenciamento de sessão 1000 de acordo com uma modalidade deste pedido. O método 1000 pode ser aplicado à arquitetura de sistema 100 mostrada na FIG. 1, e também pode ser aplicado ao cenário de aplicação 200 mostrado na FIG. 2. Isto não está limitado nas modalidades deste pedido.
[00313] Em S1001a, a AMF recebe uma resposta de obtenção de controle de política (Npcf_AMPolicyControlGet Response) de uma PCF, onde a resposta de obtenção de controle de política inclui informações relacionadas ao movimento de acesso e/ou um recipiente de política de UE (como informações relacionadas ao acesso de UE e seleção de sessão PDU).
[00314] Em S1001b, a AMF recebe uma notificação de atualização de controle de política (Npcf_AMPolicyControl
UpdateNotify) de uma PCF, onde a notificação de atualização de controle de política inclui informações relacionadas à mobilidade de acesso e/ou um recipiente de política de UE (informações relacionadas ao acesso de UE e seleção de sessão PDU).
[00315] Deve-se notar que S1001a e S1001b são etapas alternativas. Em outras palavras, S1001a ou S1001b é realizado, e S1001a e S1001b não são realizados ao mesmo tempo.
[00316] Especificamente, o recipiente de política de UE inclui informações de política que precisam ser adicionadas, modificadas ou excluídas. A política modificada inclui informações relacionadas que uma rede permite que o UE inicie uma sessão sempre ativa, onde as informações relacionadas podem incluir um DNN, S-NSSAI, uma localização atual do UE, um tipo de acesso atual ou um tipo de serviço atual de o UE, ou semelhante. Por exemplo, a AMF permite que o UE defina apenas uma sessão existente cujo tipo de serviço é um serviço de emergência como uma sessão sempre ativa, ou a AMF permite definir apenas uma sessão existente que solicita um serviço de um DNN específico ou alguns DNNs como um sessão sempre ativa.
[00317] Em S1002, se o UE estiver em um modo conectado, a AMF transmite de forma transparente, para o UE, informações de política de UE recebidas à PCF. Se o UE estiver em modo ocioso, a AMF aciona uma solicitação de serviço iniciada pela rede. Se o UE estiver inacessível, o UE notifica a PCF da informação.
[00318] Em S1003, o UE executa a informação de indicação de política recebida, e envia um resultado de execução para a AMF.
[00319] Especificamente, depois de receber as informações relacionadas sobre uma sessão sempre ativa que é enviada pela AMF, o UE define subsequentemente, com base nas informações relacionadas, uma sessão que atende a uma condição como uma sessão sempre ativa. Opcionalmente, o UE pode armazenar as informações relacionadas.
[00320] Opcionalmente, em S1004, se a PCF inscreve, da AMF, informações sobre o recebimento de informações de política, após receber o resultado de execução do UE, a AMF envia uma solicitação de notificação de evento (Namf_EventExposureNotify) à PCF, para notificar a PCF de que o recipiente de política foi recebido.
[00321] No S1005, a PCF envia uma resposta de notificação de evento à AMF, para reconhecer que a notificação foi recebida.
[00322] De acordo com o método de gerenciamento de sessão nesta modalidade deste pedido, a AMF pode notificar, usando um procedimento de atualização de configuração de UE, o UE da informação relacionada, permitindo que o UE inicie uma sessão PDU sempre ativa. O UE pode determinar, com base nas informações relacionadas, se deve definir uma sessão estabelecida como uma sessão sempre ativa. Portanto, nesta modalidade deste pedido, o controle pode ser ainda mais aprimorado na configuração de sessão sempre ativa em um lado de UE. Isso evita efetivamente o desperdício de recursos de rede.
[00323] Deve ser entendido que, os números de sequência dos processos anteriores não significam sequências de execução. As sequências de execução dos processos devem ser determinadas com base nas funções e na lógica interna dos processos, e não devem ser interpretadas como nenhuma limitação nos processos de implementação das modalidades deste pedido.
[00324] O anterior descreve em detalhes o método de gerenciamento de sessão de acordo com as modalidades deste pedido com referência às FIG. 1 à FIG. 10. O seguinte descreve em detalhes os aparelhos de acordo com as modalidades deste pedido com referência às FIG. 11 à FIG.
13.
[00325] A FIG. 11 mostra um aparelho 1100 de acordo com uma modalidade deste pedido. O aparelho 1100 pode ser o elemento de rede de gerenciamento de sessão anterior. O aparelho 1100 inclui: uma unidade de recepção 1110, configurada para receber uma primeira mensagem de solicitação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; uma unidade de processamento 1120, configurada para determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e uma unidade de envio 1130, configurada para enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o aparelho aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
[00326] Opcionalmente, a unidade de processamento 1120 é configurada especificamente para: determinar, com base em qualquer uma das seguintes informações, para estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do aparelho.
[00327] Opcionalmente, a unidade de processamento 1120 é configurada especificamente para: determinar, com base em qualquer uma das seguintes informações, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, onde o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
[00328] Opcionalmente, as informações de configuração local incluem qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo aparelho. A unidade de processamento 1120 é configurada especificamente para: quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, determinar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando a quantidade de sessões sempre ativas existentes do aparelho for menor que a quantidade máxima de sessões sempre ativa suportadas pelo aparelho, determinar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00329] Opcionalmente, a unidade de processamento 1120 é ainda configurada para: após a primeira mensagem de resposta ser enviada para o terminal, determinar a atualização de um atributo de sessão da primeira sessão, onde o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa. A unidade de envio 1130 é ainda configurada para: enviar uma mensagem de notificação para o terminal, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
[00330] Em outra implementação possível deste pedido, a unidade de recepção 1110 está configurada para: receber uma primeira mensagem de solicitação e uma segunda informação de indicação, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o terminal, e a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, onde a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[00331] A unidade de processamento 1120 está configurada para: rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00332] A unidade de envio 1130 está configurada para: enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para instruir o aparelho a rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como sempre ativa sessão.
[00333] Opcionalmente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o aparelho rejeita estabelecer a primeira sessão, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o aparelho rejeita estabelecer a primeira sessão porque o aparelho rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa. Alternativamente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o aparelho aceita estabelecer a primeira sessão, mas não aceita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00334] Opcionalmente, a unidade de processamento 1120 é configurada especificamente para: determinar, com base em qualquer uma das seguintes informações, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal ou informações de configuração local do aparelho.
[00335] Opcionalmente, a unidade de processamento 1120 é configurada especificamente para: determinar, com base em qualquer uma das seguintes informações, para rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, onde o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
[00336] Opcionalmente, as informações de configuração local incluem qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo aparelho. A unidade de processamento 1120 é configurada especificamente para: quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for maior ou igual à quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando uma quantidade de sessões sempre ativas existentes do aparelho for maior ou igual à quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo aparelho, determinar a rejeição do estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa.
[00337] Opcionalmente, a unidade de processamento 1120 é ainda configurada para: após a primeira mensagem de resposta ser enviada para o terminal, determinar a atualização de um atributo de sessão da primeira sessão, onde o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão não sempre ativa. A unidade de envio 1130 é ainda configurada para: enviar uma mensagem de notificação para o terminal, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão sempre ativa.
[00338] Deve ser entendido que o aparelho 1100 neste documento é apresentado na forma de unidades funcionais. O termo "unidade" neste documento pode ser um circuito integrado de aplicação específica (application specific integrated circuit, ASIC), um circuito eletrônico, um processador (por exemplo, um processador compartilhado, um processador dedicado ou um processador de grupo) configurado para executar um ou mais programas de software ou firmware,
uma memória, um circuito lógico de mesclagem e/ou outro componente adequado que suporta a função descrita. Em um exemplo opcional, um técnico no assunto pode entender que o aparelho 1100 pode ser especificamente o elemento de rede de gerenciamento de sessão nas modalidades de método anteriores, e o aparelho 1100 pode ser configurado para realizar procedimentos e/ou etapas correspondentes ao elemento de rede de gerenciamento de sessão nas modalidades de método anteriores. Para evitar a repetição, os detalhes não são descritos aqui.
[00339] A FIG. 12 mostra um aparelho 1200 de acordo com uma modalidade deste pedido. O aparelho 1200 pode ser o terminal anterior, ou pode ser um chip. O aparelho 1200 inclui: uma unidade de envio 1210, configurada para enviar uma primeira mensagem de solicitação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o aparelho; e uma unidade de recepção 1220, configurada para receber uma primeira mensagem de resposta, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o aparelho é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[00340] Opcionalmente, a unidade de recepção 1220 é ainda configurada para: receber uma mensagem de notificação, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que um atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
[00341] Em outra implementação possível deste pedido, a unidade de envio 1210 é configurada para: enviar a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o aparelho, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o aparelho é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[00342] A unidade de recepção 1220 está configurada para: receber a primeira mensagem de resposta, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para instruir o elemento de rede de gerenciamento de sessão a rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como sessão sempre ativa.
[00343] Opcionalmente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão porque o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00344] Alternativamente, a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, mas não aceita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00345] Opcionalmente, a unidade de recepção 1220 é ainda configurada para: receber uma mensagem de notificação, onde a mensagem de notificação é usada para notificar que um atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão sempre ativa.
[00346] Deve ser entendido que o aparelho 1200 neste documento é apresentado na forma de unidades funcionais. O termo "unidade" neste documento pode ser um circuito integrado de aplicação específica (application specific integrated circuit, ASIC), um circuito eletrônico, um processador (por exemplo, um processador compartilhado, um processador dedicado ou um processador de grupo) configurado para executar um ou mais programas de software ou firmware, uma memória, um circuito lógico de mesclagem e/ou outro componente adequado que suporta a função descrita. Em um exemplo opcional, um técnico no assunto pode entender que o aparelho 1200 pode ser especificamente o terminal nas modalidades de método anteriores, e o aparelho 1200 pode ser configurado para realizar procedimentos e/ou etapas correspondentes ao terminal nas modalidades de método anteriores. Para evitar a repetição, os detalhes não são descritos aqui.
[00347] O aparelho 1100 e o aparelho 1200 nas soluções anteriores têm funções de implementação das etapas correspondentes realizadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão e pelo terminal no método anterior. As funções podem ser implementadas por hardware ou podem ser implementadas por hardware executando o software correspondente. O hardware ou o software inclui um ou mais módulos correspondentes às funções anteriores. Por exemplo, a unidade de envio pode ser substituída por um transmissor, a unidade de recepção pode ser substituída por um receptor, e outra unidade, como uma unidade de determinação, pode ser substituída por um processador, para realizar respectivamente uma operação de envio, uma operação de recepção e uma operação de processamento relacionada nas modalidades de método.
[00348] Nas modalidades deste pedido, os aparelhos da FIG. 11 e FIG. 12 podem, alternativamente, ser chips ou sistemas de chip, por exemplo, um sistema em chip (system on chip, SoC). Correspondentemente, a unidade de recepção e a unidade de envio podem ser um circuito transceptor do chip. Isto não está limitado aqui.
[00349] Deve ser entendido que o elemento de rede de gerenciamento de sessão na FIG. 11 ou o terminal na FIG. 12 nas modalidades deste pedido podem ser implementadas usando um aparelho 1300 na FIG. 13, e pode ser configurado para realizar as etapas e/ou procedimentos correspondentes ao elemento de rede de gerenciamento de sessão ou ao terminal nas modalidades de método anteriores.
[00350] A FIG. 13 mostra um aparelho 1300 de acordo com uma modalidade deste pedido. O aparelho 1300 inclui um processador 1310, um transceptor 1320 e uma memória 1330. O processador 1310, o transceptor 1320 e a memória 1330 comunicam-se entre si usando um canal de conexão interno. A memória 1330 é configurada para armazenar uma instrução. O processador 1310 está configurado para executar a instrução armazenada na memória 1330, para controlar o transceptor 1320 para enviar um sinal e/ou receber um sinal.
[00351] Em uma possível implementação deste pedido, se o aparelho de comunicação 1300 for um elemento de rede de gerenciamento de sessão, o processador 1313 é configurado para: receber uma primeira mensagem de solicitação usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de um primeira sessão para um terminal; determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e enviar, usando o transceptor 1320, uma primeira mensagem de resposta para o terminal, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o aparelho aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
[00352] Se o aparelho de comunicação 1300 for um terminal, o transceptor 1320 está configurado para: enviar uma primeira mensagem de solicitação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o aparelho; receber uma primeira mensagem de resposta usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta transporta as primeiras informações de indicação, as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o aparelho é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
[00353] Em outra implementação possível deste pedido, se o aparelho de comunicação 1300 for o elemento de rede de gerenciamento de sessão, o processador 1310 é configurado para: receber a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o terminal, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal passou de um modo ocioso para um modo conectado; rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa; e enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para instruir o aparelho a rejeitar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00354] Se o aparelho de comunicação 1300 for o terminal, o transceptor 1320 está configurado para: enviar a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento da primeira sessão para o aparelho, a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o aparelho é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e receber uma primeira mensagem de resposta usando o transceptor 1320, onde a primeira mensagem de resposta transporta a terceira informação de indicação, e a terceira informação de indicação é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão rejeita estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
[00355] Opcionalmente, a memória 1330 inclui uma memória somente leitura e uma memória de acesso aleatório, e fornece uma instrução e dados para o processador. Uma parte da memória pode incluir ainda uma memória de acesso aleatório não volátil. Por exemplo, a memória pode ainda armazenar informações de um tipo de dispositivo. O processador 1310 pode ser configurado para executar a instrução armazenada na memória. Além disso, quando o processador 1310 executa a instrução armazenada na memória, o processador 1310 é configurado para realizar as etapas e/ou procedimentos correspondentes ao elemento de rede de armazenamento de rede ou ao elemento de rede de gerenciamento de mobilidade nas modalidades de método anteriores.
[00356] Deve ser entendido que o transceptor pode incluir um transmissor e um receptor. O transceptor pode incluir ainda uma antena. Pode haver uma ou mais antenas. A memória pode ser um componente separado, ou pode ser integrada no processador. Cada um dos componentes anteriores ou alguns componentes podem ser integrados em um chip para implementação, por exemplo, integrado em um chip de banda base para implementação.
[00357] Nesta modalidade deste pedido, o transceptor na FIG. 13 pode, alternativamente, ser uma interface de comunicação. Isto não está limitado aqui.
[00358] Nas modalidades deste pedido, para facilidade de compreensão, uma pluralidade de exemplos são usados para descrição. No entanto, esses exemplos são meramente exemplos, mas isso não significa que esses exemplos sejam as melhores implementações para implementar este pedido.
[00359] Nas modalidades deste pedido, para facilidade de descrição, uma mensagem de solicitação, uma mensagem de resposta e nomes de várias outras mensagens são usados. No entanto, essas mensagens são apenas usadas como exemplos para descrever o conteúdo que precisa ser transportado ou uma função implementada. Os nomes específicos das mensagens não constituem limitação para este pedido. Por exemplo, as mensagens podem ser uma primeira mensagem, uma segunda mensagem e uma terceira mensagem. Essas mensagens podem ser algumas mensagens específicas, ou alguns campos nas mensagens. Essas mensagens podem, alternativamente, representar várias operações de serviço.
[00360] Deve-se entender que, o processador nos aparelhos anteriores nas modalidades deste pedido pode ser uma unidade central de processamento (central processing unit, CPU) ou ainda outro processador de uso geral, um processador de sinal digital (digital signal processor, DSP), um circuito integrado de aplicação específica (application specific integrated circuit, ASIC), uma matriz de portas programáveis em campo (field programmable gate array, FPGA) ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou dispositivo lógico de transistor, componente de hardware discreto ou semelhante. O processador de uso geral pode ser um microprocessador ou o processador pode ser qualquer processador convencional ou semelhante.
[00361] Em um processo de implementação, as etapas nos métodos anteriores podem ser implementadas usando um circuito lógico integrado de hardware no processador ou usando instruções em uma forma de software. As etapas do método divulgado com referência às modalidades deste pedido pode ser realizado diretamente por um processador de hardware ou pode ser realizado usando uma combinação de hardware no processador e uma unidade de software. Uma unidade de software pode estar localizada em um meio de armazenamento maduro no estado da técnica, como uma memória de acesso aleatório, uma memória flash, uma memória somente leitura, uma memória somente leitura programável, uma memória programável apagável eletricamente, um registro ou semelhantes. O meio de armazenamento está localizado na memória, e um processador executa as instruções na memória e completa as etapas nos métodos anteriores em combinação com o hardware do processador. Para evitar repetições, os detalhes não são descritos aqui novamente.
[00362] Todas ou algumas das modalidades anteriores podem ser implementadas por software, hardware, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. Quando o software é usado para implementar as modalidades, as modalidades podem ser implementadas completa ou parcialmente na forma de um produto de programa de computador.
O produto de programa de computador inclui uma ou mais instruções de computador.
Quando as instruções do programa de computador são carregadas e executadas em um computador, os procedimentos ou funções de acordo com as modalidades deste pedido são todos ou parcialmente gerados.
O computador pode ser um computador de uso geral, um computador dedicado, uma rede de computadores, ou outros aparelhos programáveis.
As instruções do computador podem ser armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador ou podem ser transmitidas a partir de um meio de armazenamento legível por computador para outro meio de armazenamento legível por computador.
Por exemplo, as instruções do computador podem ser transmitidas a partir de um website, computador, servidor ou centro de dados para outro website, computador, servidor, ou centro de dados em uma maneira com fios (por exemplo, um cabo coaxial, uma fibra ótica ou uma linha de assinante digital (Digital Subscriber Line, DSL)) ou sem fio (por exemplo, infravermelho, rádio e micro-ondas, ou semelhantes). O meio de armazenamento legível por computador pode ser qualquer meio utilizável acessível por um computador ou um dispositivo de armazenamento de dados, como um servidor ou um centro de dados, integrando um ou mais meios utilizáveis.
O meio utilizável pode ser um meio magnético (por exemplo, um disquete, um disco rígido, ou uma fita magnética), um meio óptico (por exemplo, um DVD), ou um meio semicondutor (por exemplo, um disco de estado sólido (Solid State Disk, SSD)), ou similar.
[00363] Um técnico no assunto pode estar ciente de que, em combinação com os exemplos descritos nas modalidades divulgadas neste relatório descritivo, unidades e etapas de algoritmo podem ser implementadas por hardware eletrônico ou uma combinação de software de computador e hardware eletrônico. Se as funções são realizadas por hardware ou software depende de determinadas aplicações e condições de restrições de projeto das soluções técnicas. Um técnico no assunto pode usar métodos diferentes para implementar as funções descritas para cada pedido particular, mas não deve ser considerado que a implementação vai além do escopo deste pedido.
[00364] Pode ser claramente entendido por um técnico no assunto que, com a finalidade de descrição conveniente e breve, para um processo de trabalho detalhado do sistema, aparelho e unidade anteriores, pode ser feita referência a um processo correspondente nas modalidades de método anteriores, e detalhes não são descritos aqui novamente.
[00365] Nas várias modalidades fornecidas neste pedido, deve ser entendido que os sistemas, aparelhos e métodos divulgados podem ser implementados de outras maneiras. Por exemplo, as modalidades de aparelho descritas são meramente exemplos. Por exemplo, a divisão de unidade é meramente divisão de função lógica e pode ser outra divisão em implementações reais. Por exemplo, uma pluralidade de unidades ou componentes pode ser combinada ou integrada em outro sistema, ou alguns recursos podem ser ignorados ou não realizados. Além disso, os acoplamentos mútuos, acoplamentos diretos ou conexões de comunicação exibidos ou discutidos podem ser implementados usando algumas interfaces. Os acoplamentos indiretos ou conexões de comunicação entre os aparelhos ou unidades podem ser implementados em formas eletrônicas, mecânicas ou outras.
[00366] As unidades descritas como partes separadas podem ou não estar fisicamente separadas, e as partes exibidas como unidades podem ou não ser unidades físicas, podem estar localizadas em uma posição, ou podem ser distribuídas em uma pluralidade de unidades de rede. Algumas ou todas as unidades podem ser selecionadas com base nos requisitos reais para atingir os objetivos das soluções das modalidades.
[00367] Além disso, as unidades funcionais nas modalidades deste pedido podem ser integradas em uma unidade de processamento, ou cada uma das unidades pode existir sozinha fisicamente, ou duas ou mais unidades são integradas em uma unidade.
[00368] Quando as funções são implementadas em uma forma de uma unidade funcional de software e vendidas ou usadas como um produto independente, as funções podem ser armazenadas em um meio de armazenamento legível por computador. Com base em tal entendimento, as soluções técnicas deste pedido essencialmente, ou a parte que contribui para o estado da técnica, ou algumas das soluções técnicas podem ser implementadas na forma de um produto de software. O produto de software de computador é armazenado em um meio de armazenamento e inclui várias instruções para instruir um dispositivo de computador (que pode ser um computador pessoal, um servidor, um dispositivo de rede, ou semelhante) para executar todas ou algumas das etapas dos métodos descrito nas modalidades deste pedido. O meio de armazenamento anterior inclui: qualquer meio que armazene código de programa, como uma unidade USB, um disco rígido removível, uma memória somente leitura (read-only memory, ROM), uma memória de acesso aleatório (Random Access Memory, RAM ), um disco magnético, ou um disco óptico.
[00369] As descrições precedentes são meramente implementações específicas deste pedido, mas não se destinam a limitar o escopo de proteção deste pedido. Qualquer variação ou substituição prontamente determinada por um técnico no assunto dentro do escopo técnico divulgado neste pedido deve estar dentro do escopo de proteção deste pedido. Portanto, o escopo de proteção deste pedido estará sujeito ao escopo de proteção das reivindicações.
Claims (27)
1. Método de gerenciamento de sessão, caracterizado pelo fato de que compreende: receber, por um elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de solicitação, em que a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, estabelecer a primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma primeira mensagem de resposta para o terminal, em que a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta compreende as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, do estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa compreende: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal, ou informações de configuração local do elemento de rede de gerenciamento de sessão.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, do estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa compreende: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão com base em qualquer uma das seguintes informações, estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, em que o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a informação de configuração local compreende qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão; e a determinação, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, do estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa compreende: quando a quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando a quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o estabelecimento da primeira sessão como sessão sempre ativa.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que, após o envio, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, de uma primeira mensagem de resposta para o terminal, o método compreende ainda: determinar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, a atualização de um atributo de sessão da primeira sessão, em que o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa; e enviar, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, uma mensagem de notificação para o terminal, em que a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o método compreende ainda: receber, pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, segunda informação de indicação, em que a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
7. Método de gerenciamento de sessão, caracterizado pelo fato de que compreende:
enviar, por um terminal, uma primeira mensagem de solicitação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o terminal; receber, pelo terminal, uma primeira mensagem de resposta, em que a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta compreende as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que após o recebimento, pelo terminal, de uma primeira mensagem de resposta, o método compreende ainda: receber, pelo terminal, uma mensagem de notificação, em que a mensagem de notificação é usada para notificar que um atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
9. Método, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que o método compreende ainda: enviar, pelo terminal, segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
10. Sistema de gerenciamento de sessão, caracterizado pelo fato de que compreende: um elemento de rede de gerenciamento de mobilidade e um elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é configurado para enviar uma primeira mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; o elemento de rede de gerenciamento de sessão é configurado para receber a primeira mensagem de solicitação, e determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e o elemento de rede de gerenciamento de sessão é configurado para enviar uma primeira mensagem de resposta para o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade, em que a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta compreende as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
11. Sistema, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é ainda configurado para: antes que o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade envie a primeira mensagem de solicitação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, determinar se pelo menos uma das seguintes condições é atendida: o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade oferece suporte à sessão sempre ativa; e o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade é capaz de selecionar o elemento de rede de gerenciamento de sessão que suporta a sessão sempre ativa; e quando a pelo menos uma condição é atendida, o elemento de rede de gerenciamento de mobilidade envia a primeira mensagem de solicitação e a segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
12. Aparelho de gerenciamento de sessão, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de recepção, configurada para receber uma primeira mensagem de solicitação, em que a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para um terminal; uma unidade de processamento, configurada para determinar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa, em que a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o terminal é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado; e uma unidade de envio, configurada para enviar uma primeira mensagem de resposta para o terminal, em que a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o aparelho de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta compreende as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento está especificamente configurada para: determinar, com base em qualquer uma das seguintes informações, estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: informações de assinatura do terminal, informações de política do terminal, ou informações de configuração local do aparelho de gerenciamento de sessão.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento está especificamente configurada para: determinar, com base em qualquer uma das seguintes informações, estabelecer a primeira sessão como a sessão sempre ativa: um nome de rede de dados DNN, informação de assistência de seleção de fatia de rede única S-NSSAI, informação de localização atual do terminal, ou um tipo de acesso do terminal, em que o DNN ou o S-NSSAI é transportado na primeira mensagem de solicitação.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que as informações de configuração local compreendem qualquer uma das seguintes informações: uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal ou uma quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão; e que o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa compreende: quando a quantidade de sessões sempre ativas existentes do terminal for menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo terminal, o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina o estabelecimento da primeira sessão como a sessão sempre ativa; ou quando a quantidade de sessões sempre ativas existentes do elemento de rede de gerenciamento de sessão for menor do que a quantidade máxima de sessões sempre ativas suportadas pelo elemento de rede de gerenciamento de sessão, o elemento de rede de gerenciamento de sessão determina o estabelecimento da primeira sessão como sessão sempre ativa.
16. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado pelo fato de que a unidade de processamento é ainda configurada para: determinar a atualização de um atributo de sessão da primeira sessão, em que o atributo de sessão é usado para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa; e a unidade de envio é ainda configurada para: enviar uma mensagem de notificação para o terminal, em que a mensagem de notificação é usada para notificar que o atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
17. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 16, caracterizado pelo fato de que a unidade de recepção é ainda configurada para: receber segunda informação de indicação, em que a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
18. Aparelho, caracterizado pelo fato de que compreende: uma unidade de envio, configurada para enviar uma primeira mensagem de solicitação para um elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que a primeira mensagem de solicitação é usada para solicitar o estabelecimento de uma primeira sessão para o aparelho; e uma unidade de recepção, configurada para receber uma primeira mensagem de resposta, em que a primeira mensagem de resposta é usada para indicar que o elemento de rede de gerenciamento de sessão aceita estabelecer a primeira sessão, a primeira mensagem de resposta compreende as primeiras informações de indicação, e as primeiras informações de indicação são usadas para indicar que a primeira sessão é uma sessão sempre ativa, e a sessão sempre ativa é uma sessão para a qual os recursos de plano de usuário são ativados quando o aparelho é transicionado de um modo ocioso para um modo conectado.
19. Aparelho, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que a unidade de recepção é ainda configurada para: receber uma mensagem de notificação, em que a mensagem de notificação é usada para notificar que um atributo de sessão da primeira sessão foi atualizado para uma sessão não sempre ativa.
20. Aparelho, de acordo com a reivindicação 18 ou 19, caracterizado pelo fato de que a unidade de envio é ainda configurada para: enviar segunda informação de indicação para o elemento de rede de gerenciamento de sessão, em que a segunda informação de indicação é usada para indicar o estabelecimento da primeira sessão como uma sessão sempre ativa.
21. Aparelho de gerenciamento de sessão, caracterizado pelo fato de que compreende: uma memória, configurada para armazenar um programa de computador; e um processador configurado para invocar e executar o programa de computador na memória para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6.
22. Aparelho de comunicação, caracterizado pelo fato de que compreende: uma memória, configurada para armazenar um programa de computador; e um processador configurado para invocar e executar o programa de computador na memória para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 7 a 9.
23. Processador, caracterizado pelo fato de que é configurado para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 ou qualquer uma das reivindicações 7 a 9.
24. Sistema de chip, caracterizado pelo fato de que compreende: uma memória, configurada para armazenar um programa de computador; e um processador configurado para invocar e executar o programa de computador na memória, de modo que um dispositivo instalado com o sistema de chip realize o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 ou qualquer uma das reivindicações 7 a 9.
25. Meio de armazenamento legível por computador, caracterizado pelo fato de que compreende um programa de computador, em que quando o programa de computador é executado em um computador, o computador é habilitado a realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 ou qualquer uma das reivindicações 7 a
9.
26. Produto de programa de computador, caracterizado pelo fato de que o produto de programa de computador compreende um programa de computador, e quando o programa de computador é executado em um computador, o computador é habilitado a realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 ou qualquer uma das reivindicações 7 a 9.
27. Aparelho, caracterizado pelo fato de que é configurado para realizar o método de gerenciamento de sessão conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 6 ou qualquer uma das reivindicações 7 a 9.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
CN201810496331.7A CN110519775B (zh) | 2018-05-22 | 2018-05-22 | 会话管理方法、装置和系统 |
CN201810496331.7 | 2018-05-22 | ||
PCT/CN2019/087664 WO2019223660A1 (zh) | 2018-05-22 | 2019-05-20 | 会话管理方法、装置和系统 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112020023637A2 true BR112020023637A2 (pt) | 2021-02-17 |
Family
ID=68615988
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112020023637-3A BR112020023637A2 (pt) | 2018-05-22 | 2019-05-20 | sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão |
Country Status (7)
Country | Link |
---|---|
US (2) | US11528770B2 (pt) |
EP (2) | EP4221439A3 (pt) |
JP (2) | JP7187580B2 (pt) |
KR (1) | KR102436804B1 (pt) |
CN (2) | CN110519775B (pt) |
BR (1) | BR112020023637A2 (pt) |
WO (1) | WO2019223660A1 (pt) |
Families Citing this family (28)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
EP4258806A3 (en) * | 2018-08-07 | 2023-11-08 | Nokia Technologies Oy | Method and apparatus for providing an always-on attribute of a pdu session and for providing interworking aspects with respect to an always-on pdu session |
CN113727378B (zh) | 2018-08-13 | 2023-09-12 | 大唐移动通信设备有限公司 | 一种持续在线pdu会话的管理方法及装置 |
JP6825746B2 (ja) * | 2018-09-19 | 2021-02-03 | 日本電気株式会社 | コアネットワークノードのための方法、ueのための方法、コアネットワークノード、及びue |
US20200113009A1 (en) * | 2018-10-06 | 2020-04-09 | Mediatek Inc. | Handling Of Invalid Mandatory Information In Mobile Communications |
CN113678423B (zh) * | 2019-03-13 | 2024-09-06 | 交互数字专利控股公司 | 动态网络能力配置 |
CN111917806B (zh) * | 2019-05-07 | 2022-06-28 | 华为技术有限公司 | 通信方法及装置 |
KR20210020705A (ko) * | 2019-08-16 | 2021-02-24 | 삼성전자주식회사 | 무선 통신 시스템에서 pdu 세션을 핸들링하기 위한 장치 및 방법 |
US11579896B2 (en) * | 2019-09-23 | 2023-02-14 | Bank Of America Corporation | Autonomously re-initializing applications based on detecting periodic changes in device state |
CN110933709B (zh) * | 2019-12-24 | 2023-02-28 | 展讯通信(上海)有限公司 | 协议数据单元会话管理方法及通信装置 |
CN114374610A (zh) * | 2019-12-30 | 2022-04-19 | 华为技术有限公司 | 一种切片控制方法及装置 |
CN114651473A (zh) * | 2019-12-31 | 2022-06-21 | 华为技术有限公司 | 一种信息处理方法和通信装置以及通信系统 |
PL4085730T3 (pl) * | 2020-01-02 | 2024-01-22 | Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) | Sposoby, urządzenia i odczytywalny komputerowo nośnik dla komunikacji awaryjnej |
EP4050964A4 (en) * | 2020-01-06 | 2022-12-21 | Samsung Electronics Co., Ltd. | METHOD AND APPARATUS FOR MODIFYING A PDU SESSION AND AN ALWAYS-ON PDU SESSION IN A WIRELESS COMMUNICATION SYSTEM |
CN113163514B (zh) * | 2020-01-23 | 2022-12-06 | 华为技术有限公司 | 会话处理方法及通信装置 |
WO2021163901A1 (zh) * | 2020-02-18 | 2021-08-26 | 华为技术有限公司 | 一种会话处理方法及其装置 |
CN114902609B (zh) * | 2020-02-29 | 2023-07-18 | 华为技术有限公司 | 一种通信方法、设备、系统及存储介质 |
CN115412590A (zh) * | 2020-04-10 | 2022-11-29 | 华为技术有限公司 | 应用发现方法、装置、系统及计算机存储介质 |
CN113297305A (zh) * | 2020-07-16 | 2021-08-24 | 阿里巴巴集团控股有限公司 | 会话状态处理方法、装置、设备和存储介质 |
CN114071491B (zh) * | 2020-07-30 | 2024-07-02 | 大唐移动通信设备有限公司 | 一种会话服务请求方法及装置 |
US11758593B2 (en) * | 2020-09-08 | 2023-09-12 | Verizon Patent And Licensing Inc. | Method and system for policy and subscription influenced always-on PDU sessions |
CN114980090A (zh) * | 2021-02-19 | 2022-08-30 | 中国电信股份有限公司 | 二次认证方法、网元和系统、计算机装置和存储介质 |
US11729699B2 (en) * | 2021-03-17 | 2023-08-15 | T-Mobile Innovations Llc | User equipment (UE) control by a non-third generation partnership project (non-3GPP) access node using 3GPP signaling |
US11809877B2 (en) * | 2021-08-02 | 2023-11-07 | Dell Products L.P. | Dynamically tuning a computing device's performance for a containerized application |
TWI793697B (zh) * | 2021-08-03 | 2023-02-21 | 緯創資通股份有限公司 | 恆在協定資料單元會話之增強信令方法及使用者裝置 |
EP4393270A1 (en) * | 2022-01-17 | 2024-07-03 | Samsung Electronics Co., Ltd. | Method and apparatus to provide priority services to ue in wireless network |
WO2023221479A1 (zh) * | 2022-05-16 | 2023-11-23 | Oppo广东移动通信有限公司 | 通信异常处理方法及相关装置 |
WO2024164203A1 (zh) * | 2023-02-08 | 2024-08-15 | 北京小米移动软件有限公司 | Pdu会话方法及装置、通信设备及存储介质 |
CN117014984B (zh) * | 2023-09-26 | 2023-12-26 | 荣耀终端有限公司 | 通信方法、电子设备及计算机可读存储介质 |
Family Cites Families (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
KR100761276B1 (ko) * | 2005-04-11 | 2007-09-28 | 엘지전자 주식회사 | PoC서비스를 위한 Simultaneous 세션제어방법 및 장치 |
JP2006293885A (ja) * | 2005-04-14 | 2006-10-26 | I Broadcast:Kk | 情報配信システムと方法およびプログラム |
US8315162B2 (en) * | 2006-08-24 | 2012-11-20 | Research In Motion Limited | System and method for determining that a maximum number of IP sessions have been established |
CA2598378C (en) * | 2006-08-24 | 2016-11-08 | Research In Motion Limited | System and method for determining that a maximum number of ip sessions have been established |
CN102065143B (zh) * | 2010-12-21 | 2014-04-30 | 华为技术有限公司 | 基于http的通信方法及系统、http服务器、http客户端 |
US8923880B2 (en) * | 2012-09-28 | 2014-12-30 | Intel Corporation | Selective joinder of user equipment with wireless cell |
CN103888230B (zh) * | 2012-12-20 | 2017-05-31 | 中国电信股份有限公司 | 定时器动态设置方法和装置 |
WO2017142171A1 (ko) * | 2016-02-17 | 2017-08-24 | 엘지전자 주식회사 | 차세대 이동통신에서 세션을 생성, 수정, 해제하는 방법 및 단말 |
US10531500B2 (en) * | 2016-06-02 | 2020-01-07 | Raytheon Company | Self-configuring backbone for mobile ad-hoc networks (MANETs) |
WO2018008980A1 (ko) * | 2016-07-05 | 2018-01-11 | 엘지전자(주) | 무선 통신 시스템에서 사용자가 선호하는 자원 운용 선택 방법 및 이를 위한 장치 |
CN107623906A (zh) * | 2016-07-13 | 2018-01-23 | 中兴通讯股份有限公司 | 网络系统 |
KR102449475B1 (ko) * | 2016-10-21 | 2022-09-30 | 삼성전자 주식회사 | 무선 통신 시스템에서 단말이 지원 가능한 네트워크 정보에 기반한 단말의 네트워크 접속 방법 및 장치 |
US10952176B2 (en) * | 2017-03-17 | 2021-03-16 | Samsung Electronics Co., Ltd. | AF influenced PDU session management and subscription procedures |
KR102293669B1 (ko) * | 2017-05-08 | 2021-08-25 | 삼성전자 주식회사 | 5g 셀룰러망의 세션 연속성 지원 방안 |
EP3641423B1 (en) * | 2017-06-17 | 2022-04-20 | LG Electronics Inc. | Method for registering terminal in wireless communication system and apparatus therefor |
US10764789B2 (en) * | 2017-08-11 | 2020-09-01 | Comcast Cable Communications, Llc | Application-initiated network slices in a wireless network |
CN109819486B (zh) * | 2017-11-21 | 2022-04-08 | 中兴通讯股份有限公司 | 承载标识的确定方法及装置、存储介质 |
US20210153286A1 (en) * | 2018-04-05 | 2021-05-20 | Lg Electronics Inc. | Method for controlling protocol data unit session in wireless communication system, and apparatus for same |
-
2018
- 2018-05-22 CN CN201810496331.7A patent/CN110519775B/zh active Active
- 2018-05-22 CN CN202111180689.7A patent/CN113993143B/zh active Active
-
2019
- 2019-05-20 JP JP2020565494A patent/JP7187580B2/ja active Active
- 2019-05-20 BR BR112020023637-3A patent/BR112020023637A2/pt unknown
- 2019-05-20 EP EP23152569.2A patent/EP4221439A3/en active Pending
- 2019-05-20 WO PCT/CN2019/087664 patent/WO2019223660A1/zh unknown
- 2019-05-20 KR KR1020207035670A patent/KR102436804B1/ko active IP Right Grant
- 2019-05-20 EP EP19806727.4A patent/EP3790305B1/en active Active
-
2020
- 2020-11-19 US US16/952,632 patent/US11528770B2/en active Active
-
2022
- 2022-11-28 US US17/994,649 patent/US20230093339A1/en active Pending
- 2022-11-29 JP JP2022190314A patent/JP7483835B2/ja active Active
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
EP4221439A3 (en) | 2023-08-23 |
JP2023029917A (ja) | 2023-03-07 |
JP7483835B2 (ja) | 2024-05-15 |
CN110519775A (zh) | 2019-11-29 |
US20210076444A1 (en) | 2021-03-11 |
EP3790305B1 (en) | 2023-03-01 |
CN113993143B (zh) | 2024-09-24 |
JP7187580B2 (ja) | 2022-12-12 |
EP3790305A1 (en) | 2021-03-10 |
US11528770B2 (en) | 2022-12-13 |
KR20210005279A (ko) | 2021-01-13 |
KR102436804B1 (ko) | 2022-08-25 |
EP4221439A2 (en) | 2023-08-02 |
WO2019223660A1 (zh) | 2019-11-28 |
US20230093339A1 (en) | 2023-03-23 |
EP3790305A4 (en) | 2021-06-23 |
CN110519775B (zh) | 2021-10-22 |
CN113993143A (zh) | 2022-01-28 |
JP2021524209A (ja) | 2021-09-09 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112020023637A2 (pt) | sistema, aparelho e método de gerenciamento de sessão | |
US12082275B2 (en) | Establishing a session or cellular internet of things packet transmission | |
US11026080B2 (en) | Policy control function determining method, apparatus, and system | |
US10743221B2 (en) | SMF, AMF and UPF relocation during UE registration | |
RU2729048C1 (ru) | Способ, устройство и система межсистемного хэндовера | |
KR102445355B1 (ko) | 사용자 그룹에 대한 세션 관리 방법 및 장치 | |
BR112021012912A2 (pt) | Método para suportar comunicação entre ues, portadora, e, aparelho | |
WO2019196811A1 (zh) | 通信方法和相关装置 | |
EP3771242A1 (en) | Key generation method and relevant apparatus | |
BR112020016328A2 (pt) | Método de comunicação, aparelho de comunicações, sistema de comunicações e um meio legível por computador | |
EP3840469B1 (en) | Gateway reselection method, and communication apparatus | |
BR112018012185B1 (pt) | Terminal de rádio, método em um terminal de rádio, meio legível por computador não transitório e estação de rádio | |
KR102246978B1 (ko) | 라우팅 방법 및 장치 | |
WO2019196680A1 (zh) | 通信方法和通信装置 | |
WO2019024744A1 (zh) | 获取终端设备的身份标识的方法及装置 | |
EP3745774A1 (en) | Policy control method, device and system | |
WO2020147019A1 (en) | Apparatus and method of performing a group communication | |
BR112020019989A2 (pt) | método de envio de informações, método de geração de chave, e aparelho | |
JP2024506102A (ja) | 進化型パケットシステム非アクセス層セキュリティアルゴリズムを構成する方法、および関連装置 | |
CN110830994B (zh) | 会话迁移的方法、装置和存储介质 | |
CN109150752B (zh) | 缓存控制方法、网元及控制器 | |
WO2022237838A1 (zh) | 通信方法和通信装置 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B350 | Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette] |