BRPI0906893B1 - dispositivo de armazenamento de armas e submarino - Google Patents

dispositivo de armazenamento de armas e submarino Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906893B1
BRPI0906893B1 BRPI0906893-7A BRPI0906893A BRPI0906893B1 BR PI0906893 B1 BRPI0906893 B1 BR PI0906893B1 BR PI0906893 A BRPI0906893 A BR PI0906893A BR PI0906893 B1 BRPI0906893 B1 BR PI0906893B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
storage device
submarine
compensation
weapon
hull
Prior art date
Application number
BRPI0906893-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Dupin Nicolas
Lubrano- Lavaderci Philippe
Proutiere Séverine
Original Assignee
Dcns
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40063306&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0906893(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Dcns filed Critical Dcns
Publication of BRPI0906893A2 publication Critical patent/BRPI0906893A2/pt
Publication of BRPI0906893B1 publication Critical patent/BRPI0906893B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63GOFFENSIVE OR DEFENSIVE ARRANGEMENTS ON VESSELS; MINE-LAYING; MINE-SWEEPING; SUBMARINES; AIRCRAFT CARRIERS
    • B63G8/00Underwater vessels, e.g. submarines; Equipment specially adapted therefor
    • B63G8/28Arrangement of offensive or defensive equipment
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41FAPPARATUS FOR LAUNCHING PROJECTILES OR MISSILES FROM BARRELS, e.g. CANNONS; LAUNCHERS FOR ROCKETS OR TORPEDOES; HARPOON GUNS
    • F41F3/00Rocket or torpedo launchers
    • F41F3/04Rocket or torpedo launchers for rockets
    • F41F3/077Doors or covers for launching tubes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41FAPPARATUS FOR LAUNCHING PROJECTILES OR MISSILES FROM BARRELS, e.g. CANNONS; LAUNCHERS FOR ROCKETS OR TORPEDOES; HARPOON GUNS
    • F41F3/00Rocket or torpedo launchers
    • F41F3/08Rocket or torpedo launchers for marine torpedoes

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Revetment (AREA)
  • Compounds Of Unknown Constitution (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
  • Control Of Position, Course, Altitude, Or Attitude Of Moving Bodies (AREA)
  • Filling Or Emptying Of Bunkers, Hoppers, And Tanks (AREA)
  • Solid-Sorbent Or Filter-Aiding Compositions (AREA)
  • Silicates, Zeolites, And Molecular Sieves (AREA)

Abstract

dispositivo de armazenamento de armas e submarino a presente invenção trata de um dispositivo de armazenamento de armas destinado a ser fixado sobre uma face externa (8) de um casco (4) de um submarino (2) e apto a conter armas (14), tais como munições ou vetores, destinadas a serem utilizadas a partir do dispositivo de armazenamento quando do recebimento de um sinal de utilização transmitido a partir do interior do submarino, sendo que o dispositivo comporta um meio de compensação (16, 18, 30, 40) que permite compensar, parcial ou totalmente, a variação de massa do dispositivo de armazenamento (10) resultante da utilização de pelo menos uma arma (14) substituindo pelo menos um volume de gás inicialmente contido no dispositivo de armazenamento (10) por um volume idêntico de água introduzido no dispositivo de armazenamento (10).

Description

“DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO DE ARMAS E SUBMARINO” Campo da Invenção [001] A presente invenção trata de um dispositivo de armazenamento de armas destinado a ser fixado sobre uma face externa de um casco de um submarino e apto a conter armas destinadas a serem utilizadas a partir do dispositivo de armazenamento quando do recebimento de um sinal de utilização transmitido a partir do interior do submarino.
[002] Pelo termo “arma”, entende-se no texto a seguir qualquer tipo de munição (mina, torpedo, míssil, etc.) ou de vetor (veículo autônomo, etc.).
Antecedentes da Invenção [003] O documento DE 295 15 885 U1 descreve tal dispositivo de armazenamento externo fixado, de modo amovível, do lado do casco de um submarino.
[004] Esse dispositivo de armazenamento permite que um submarino seja polivalente permitindo que ele embarque armas que correspondem à missão que lhe é atribuída em um dado momento.
[005] Mas, enquanto o submarino está inicialmente equilibrado, a utilização de uma arma, tal como o lançamento por gravidade de uma mina, ocasiona uma perda de massa do dispositivo de armazenamento que desestabiliza o submarino. De fato, como o dispositivo de armazenamento está colocado do lado do submarino, a perda de massa produz, ao mesmo tempo, um torque desestabilizador que tem a tendência de fazer o submarino girar em torno de seu eixo longitudinal (desequilíbrio de adernamento) e um torque desestabilizador que tem a tendência de fazer o submarino girar em torno de um eixo transversal (caimento). O submarino perde então uma parte de sua estabilidade e, portanto, sua manobrabilidade.
[006] O efeito desestabilizador é particularmente importante nos submarinos de baixa tonelagem, por exemplo, inferiores a aproximadamente
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 9/38
2/12
1.500 toneladas, para os quais a perda de massa do dispositivo de armazenamento consecutiva à utilização de uma arma é proporcionalmente elevada.
[007] Até agora, é o próprio submarino que neutraliza os efeitos desse torque desestabilizador. Por exemplo, utilizando o dispositivo de lastreamento de que está equipado, o submarino gera um torque que se opõe ao torque desestabilizador de modo a retificar o adernamento e/ou o caimento. Mas, essa solução não é sempre suficiente, em particular no caso de um submarino de baixa tonelagem que não pode corrigir, a não ser em um modo muito limitado, os desequilíbrios produzidos por perdas de massa sucessivas e relativamente elevadas. Essa solução é ainda menos suficiente pelo fato de que um dispositivo de lastreamento é concebido para controlar o caimento do submarino, ou seja, os movimentos de rotação do submarino em torno de seu eixo transversal e não os movimentos de rotação em torno de seu eixo longitudinal.
[008] De acordo com outro método de neutralização dos efeitos do torque desestabilizador, como foi, por exemplo, proposto no documento indicado acima, o submarino comporta dois dispositivos de armazenamento de armas dispostos respectivamente sobre cada um dos dois lados do casco. Por um processo de utilização das armas que alterna o uso do dispositivo de armazenamento a bombordo e o do dispositivo de armazenamento a estibordo, a estabilidade do submarino é mais ou menos conservada durante a missão e a utilização das armas. Mas, esse método reduz a variedade dos dispositivos de armazenamento que podem ser montados no casco do submarino, uma vez que é preciso posicionar dispositivos de armazenamento idênticos de cada lado do submarino para poder efetuar esse modo de neutralização. Com isso, a polivalência do submarino fica reduzida. Além disso, esse método carece de versatilidade em termos de uso dos dispositivos de armazenamento montados
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 10/38
3/12 no submarino, uma vez que a utilização de uma arma de um dos lados deve ser seguida pela utilização da mesma arma do outro lado. Finalmente, no lapso de tempo que separa duas utilizações sucessivas, o submarino permanece desequilibrado.
Descrição da Invenção [009] A presente invenção tem, portanto, a finalidade de corrigir os problemas mencionados acima propondo um dispositivo de armazenamento melhorado graças ao qual a estabilidade do submarino é muito pouco afetada pela utilização de uma arma inicialmente contida no dispositivo de armazenamento, conservando ao mesmo tempo uma excelente versatilidade de uso do dispositivo de armazenamento.
[010] A presente invenção tem, portanto, por objeto um dispositivo de armazenamento de armas do tipo precitado, caracterizado pelo fato de que comporta um meio de compensação que permite compensar, parcial ou totalmente, a variação de massa do dispositivo de armazenamento resultante da utilização de pelo menos uma arma, substituindo pelo menos um volume de gás inicialmente contido no dispositivo de armazenamento por um volume idêntico de água introduzido no dispositivo de armazenamento.
[011] De acordo com modos particulares de realização, o dispositivo de armazenamento comporta uma ou mais das seguintes características, considerada(s) isoladamente ou segundo todas as combinações tecnicamente possíveis:
- o meio de compensação compreende: uma caixa de compensação constituída de pelo menos um reservatório que pode conter gás e/ou água; um meio de escape que permite evacuar o gás inicialmente contido na caixa de compensação; e, um meio de admissão que permite introduzir água no interior da caixa de compensação.
- o meio de admissão compreende um meio para injetar o gás
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 11/38
4/12 extraído da caixa de compensação no interior do submarino.
- o meio de admissão é calibrado de modo que ele permite admitir um volume de água elementar e predeterminado a cada acionamento.
- o dispositivo de armazenamento é amovível.
- o meio de escape e o meio de admissão comportam acionadores hidráulicos, de modo que o dispositivo de armazenamento é autônomo.
- o dispositivo de armazenamento comporta um meio de comando da compensação apto a gerar um sinal de comando do meio de compensação.
[012] A presente invenção tem igualmente por objeto, um submarino que comporta um casco e um dispositivo de armazenamento de armas fixado sobre uma face externa do casco, sendo que o dispositivo de armazenamento é tal como definido acima.
[013] De acordo com modos particulares de realização, o submarino comporta uma ou mais das seguintes características, considerada(s) isoladamente ou segundo todas as combinações tecnicamente possíveis:
- o dispositivo de armazenamento está posicionado sobre o casco de modo que seu centro de gravidade está situado, em projeção ao longo do eixo longitudinal do submarino, nas proximidades do centro de empuxo do submarino.
- o gás inicialmente contido no dispositivo de armazenamento é o ar, e esse ar, quando é extraído do dispositivo de armazenamento, é injetado em um circuito de ar de que o submarino é munido.
Breve Descrição dos Desenhos [014] A presente invenção e suas vantagens serão mais compreendidas com a leitura da descrição a seguir, dada unicamente a título de exemplo e feita em relação aos desenhos anexos, nos quais:
- a figura 1 é uma vista lateral de uma realização preferida do dispositivo de armazenamento de acordo com a presente invenção, fixado sobre
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 12/38
5/12 o lado estibordo de um submarino;
- a figura 2 é uma vista superior do dispositivo da figura 1; e,
- as figuras 3 a 6 representam esquematicamente diferentes etapas de um processo de utilização do dispositivo das figuras 1 e 2.
Descrição de Realizações da Invenção [015] A figura 1 representa parcialmente um submarino 2 que comporta um casco externo 4 e uma torre 6 que se sobrepõe ao casco 4. O casco tem uma forma globalmente cilíndrica em torno do eixo longitudinal A do submarino 2.
[016] Em uma face externa 8 do casco 4, e a estibordo do submarino 2, está fixado um dispositivo de armazenamento 10 destinado a receber armas que podem ser utilizadas a partir do dispositivo de armazenamento 10 quando do recebimento de um sinal de utilização.
[017] O dispositivo de armazenamento 10 comporta externamente um compartimento 12 de forma inscrita em um paralelepípedo retângulo e apto a cooperar com o casco 4 durante a fixação do dispositivo de armazenamento 10 sobre o submarino 2. Assim, a face do compartimento 12 voltada para o casco 4 possui uma convexidade complementar da convexidade da face externa 8 do casco 4 de modo que essas duas faces sejam ajustadas. O compartimento 12 está fixado sobre o casco 4 por meios de fixação 13 adaptados para permitir que o dispositivo 10 seja amovível. Um técnico no assunto sabe conceber esses meios de fixação.
[018] O compartimento 12 comporta internamente, de um lado, uma pluralidade de silos 20, destinados cada um, a conter uma arma 14, e, de outro lado, um meio de compensação para compensar a perda de massa resultante da utilização de uma das armas 14.
[019] O meio de compensação é constituído por duas caixas de compensação posterior 16 e anterior 18 aptas a conter ar e/ou água, um meio
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 13/38
6/12 de escape 30 para evacuar o ar das caixas de compensação posterior 16 e anterior 18, e um meio de admissão 40 para levar a água para as caixas de compensação posterior 16 e anterior 18.
[020] O compartimento 12 comporta subdivisões internas, verticais, que delimitam uma pluralidade de silos 20. Na realização ilustrada nas figuras, o dispositivo de armazenamento 10 comporta cinco silos 20 alinhados para formar uma fileira paralelamente ao eixo A. Cada silo 20 é obturado por uma porta 24 em uma face superior 22 do compartimento 12, e por um alçapão 26 em uma face inferior 25 do compartimento 12.
[021] Na realização descrita, a arma 14 é uma mina. Essa mina é inserida em um silo 20 verticalmente, de cima para baixo, enquanto a porta 24 do silo 20 correspondente está aberta. A mina 14 é colocada sobre o alçapão 26 do silo 20 correspondente e é mantida por um meio de retenção 28 que tem a forma de um dedo de parada fixado sobre a parede do silo 20 e inserido em um entalhe previsto na parte superior da mina 14. Após a abertura do alçapão 26, a mina 14 é utilizada a partir do silo 20 por simples acionamento e abertura do meio de retenção 28. Esse acionamento é realizado quando do recebimento de um sinal de utilização da mina 14 transmitido do interior do submarino 2. A mina 14 é então lançada a partir do dispositivo 10 por simples gravidade.
[022] Um silo 20 não é estanque. Assim, quando ele contém uma arma 14, o volume do silo 20 situado entre a arma 14, de um lado, e as paredes laterais do silo 20, sua porta 25 e seu alçapão 26, de outro lado, é ocupado por água.
[023] Quando a mina 14 é utilizada, o volume V da mina 14 é substituído por um volume idêntico de água. A perda de massa ΔΜ resultante da utilização da mina 14 corresponde portanto a: ΔΜ = ( d - 1 ) x m x V, em que “d” é a densidade em relação à água da mina 14 e “m” a massa volumétrica da água.
[024] A caixa de compensação posterior 16 está situada atrás da
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 14/38
7/12 fileira de silos 20, ao longo do eixo longitudinal A do submarino 2 orientado da esquerda para a direita na figura 1. A caixa de compensação posterior 16 é um reservatório fechado, de forma cilíndrica, disposto verticalmente. A caixa de compensação posterior 16 está conectada fluidicamente ao meio de escape 30, de um lado, e ao meio de admissão 40, de outro lado.
[025] De modo similar, a caixa de compensação anterior 18 está situada na frente da fileira de silos 20. Trata-se de um reservatório de forma cilíndrica que está disposto verticalmente e conectado fluidicamente aos meios de escape 30 e de admissão 40. A caixa de compensação anterior 18 tem uma altura superior à da caixa de compensação posterior 16. Considerando-se diâmetros iguais, a caixa de compensação anterior 18 possui, portanto, um volume interno superior ao da caixa de compensação posterior 16. As razões desse arranjo particular aparecerão no decorrer da descrição que será feita de um uso do dispositivo 10.
[026] O meio de escape 30 está conectado, a montante, de acordo com a flecha de escoamento F1, às caixas de compensação posterior 16 e anterior 18, respectivamente, e, a jusante, a um elemento de recuperação de ar 38, colocado a bordo do submarino 2, e pertencente a um sistema de aeração desse submarino.
[027] O meio de admissão 40 está conectado, a montante, de acordo com a flecha de escoamento F2, a uma boca de admissão de água 42 situada sobre uma face posterior 27 do compartimento 12 e, a jusante, às caixas de compensação posterior 16 e anterior 18 por meio de válvulas hidráulicas posterior 44 e anterior 46, respectivamente.
[028] As válvulas hidráulicas posterior 44 e anterior 46 são válvulas 2/2 acionadas para abertura por pressão. Essa pressão de acionamento é gerada por um circuito “hidráulico” secundário 50 que funciona com óleo e que comporta, entre outros, eletroválvulas posterior 54 e anterior 56 e um acumulador
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 15/38
8/12 de pressão “hidráulico” 58. Sob o efeito de um sinal de comando da compensação aplicado à eletroválvula posterior 54, ela passa de seu estado fechado padrão a seu estado aberto, que permite a aplicação da pressão gerada pelo acumulador 58 sob o comando da válvula hidráulica posterior 44. Sob o efeito dessa pressão, a válvula hidráulica posterior 44 passa de seu estado fechado padrão para seu estado aberto, que põem em comunicação a boca de admissão de água 42 e a caixa de compensação posterior 16. Como a pressão da água externa é superior à pressão do ar contido na caixa de compensação posterior 16, a água se precipita e penetra na caixa de compensação posterior 16 expulsando o ar presente. Este é expelido para o elemento de recuperação de ar 38.
[029] Uma descrição semelhante poderia ser feita da admissão de água na caixa de compensação anterior 18, quando da aplicação de um sinal de comando da compensação na eletroválvula anterior 56 com a finalidade de acionar a válvula hidráulica anterior 46.
[030] Por meio do sistema hidráulico que acaba de ser descrito, o dispositivo de armazenamento 10 é autônomo, no sentido de que ele não precisa de fonte de energia externa para funcionar. A única fonte de energia de que dispõe o dispositivo de armazenamento 10 reside no acumulador de pressão hidráulica 58 que está apto a gerar um trabalho mecânico.
[031] Um técnico no assunto saberá como modificar os circuitos e os elementos hidráulicos descritos nessa realização particular do dispositivo de armazenamento de acordo com a presente invenção para garantir seu bom funcionamento. Por exemplo, o meio de escape pode vantajosamente comportar uma válvula de segurança posicionada entre as caixas de compensação posterior 16 e anterior 18, de um lado, e o elemento de recuperação de ar 38, e apto a evitar uma entrada de água a partir das caixas de compensação posterior 16 e anterior 18 em direção ao elemento de recuperação de ar 38.
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 16/38
9/12 [032] O sinal de comando da compensação aplicado nas eletroválvulas posterior 54 e anterior 56 é gerado por um meio de comando da compensação 60 situado a bordo do submarino 2. Como variante, o meio de comando da compensação comporta uma pluralidade de sensores, e cada sensor está associado a um silo 20 e apto a detectar o lançamento da mina 14 contida nesse silo 20, e o meio de comando da compensação aplica automaticamente um sinal de comando da compensação para uma eletroválvula particular quando do recebimento de um sinal de detecção gerado por um dos sensores.
[033] Um uso possível do dispositivo de armazenamento 10 vai ser agora descrito em relação às figuras 3 a 6 que representam etapas sucessivas da utilização das minas 14 de um dispositivo de armazenamento que, a título de exemplo, comporta cinco silos 20.
[034] Quando o submarino 2 está no cais, um dispositivo de armazenamento 10 vazio é aproximado do casco 4 por meio de uma grua. O dispositivo de armazenamento 10 é fixado sobre a face externa 8 do casco 4 graça a meio de fixação 13. O dispositivo de armazenamento 10 é posicionado ao longo do casco 8 de modo que o centro de gravidade do dispositivo 10, depois de carregado, esteja situado ao longo do eixo longitudinal A do submarino 2, nas proximidades do centro de empuxo deste último. As caixas de compensação 16 e 18 estão nesse momento cheias de ar. O meio de escape 30 está conectado hidraulicamente a elemento de recuperação de ar 38 e as eletroválvulas 54 e 56 estão conectadas eletricamente ao meio de comando da compensação 60 situado a bordo do submarino 2.
[035] Em seguida, as minas 14 são sucessivamente colocadas por inserção vertical por cima, em cada um dos cinco silos 20. Essa operação é também efetuada por meio de uma grua.
[036] No mar, durante a missão, a utilização do grupo de cinco
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 17/38
10/12 minas 14 é feita da seguinte maneira, com os silos 20 e as minas 14 ordenados de trás para frente ao longo do eixo A.
[037] A primeira mina 14 é lançada. Como indicado acima, quando da utilização de uma mina 14, o volume V da mina 14 é substituído por um volume idêntico de água. Disso resulta uma perda de massa ΔΜ.
[038] A perda de massa resultante da utilização da primeira mina 14 não é corrigida pelo submarino 2 que prossegue sua missão com um certo ângulo de adernamento.
[039] Em seguida, a segunda mina 14 é lançada. O meio de admissão 40 é então acionado, indiretamente através do circuito hidráulico secundário, quando do recebimento pelo dispositivo de armazenamento 10 de um sinal de comando gerado pelo meio de comando da compensação 60, seja por um operador que dispõe de uma interface de comando homem - máquina, seja automaticamente em sincronização com geração do sinal de utilização da segunda mina 14. O ar contido na caixa posterior 16 é expulso pela água do mar introduzida no interior da caixa de compensação posterior 16. Em seguida, o acionamento da válvula hidráulica posterior 44 é interrompido. Na realização descrita, a integralidade do volume da caixa de compensação posterior 16 é enchida de água durante essa primeira etapa de compensação.
[040] No final dessa primeira etapa de compensação, a massa do volume de água admitido na caixa de compensação posterior 16 compensa totalmente a perda de massa 2 x ΔΜ, associada à utilização das primeira e segunda minas 14. O submarino 2 recupera então sua estabilidade inicial com um ângulo de adernamento nulo.
[041] Em seguida, com a continuação da missão, as terceira e quarta minas são lançadas. A perda de massa 2 x ΔΜ correspondente não é corrigida pelo submarino 2 que apresenta um ângulo de adernamento.
[042] Finalmente, depois que a quinta mina 14 foi utilizada, o meio
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 18/38
11/12 de admissão 40 é acionado para expulsar o volume de ar contido na caixa de compensação anterior 18 e substituí-lo por um volume de água. Nessa segunda etapa de compensação, a integralidade do volume da caixa de compensação anterior 18 é utilizada para compensar a perda de massa 3 x ΔΜ resultante da utilização das três primeiras minas 14 lançadas.
[043] Como a caixa de compensação anterior 18 está prevista para compensar a utilização de três minas 14, ao passo que a caixa de compensação posterior 16 está prevista para compensar a utilização de duas minas 14, é fácil entender que o volume da caixa de compensação anterior 18 é superior ao da caixa de compensação posterior 16.
[044] Em outra realização do dispositivo de armazenamento, as válvulas hidráulicas anterior e posterior são calibradas de modo a admitir, durante seu acionamento, um volume elementar de água que é predeterminado. Pode-se então utilizar o dispositivo de armazenamento de modo que após a utilização de cada uma das minas 14, uma massa de água igual à perda de massa ΔΜ seja admitida em uma das caixas de compensação posterior 16 ou anterior 18. Eventualmente, uma válvula hidráulica calibrada será acionada várias vezes para que a massa de água finalmente admitida, correspondente a um múltiplo da massa elementar admitida durante um acionamento, esteja próxima da perda de massa ΔΜ.
[045] Em mais uma realização do dispositivo de armazenamento de acordo com a presente invenção, uma única caixa de compensação é colocada no centro da fileira de silos 20. Essa disposição, como a anterior, permite que o centro de gravidade do dispositivo de armazenamento não se desloque durante a utilização das armas.
[046] Deve-se notar que o fato de expulsar o ar inicialmente contido nas caixas de compensação 16 e 18 para o interior do submarino 2 apresenta a vantagem de reduzir a assinatura sonora do submarino 2 dotado do
Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 19/38
12/12 dispositivo de armazenamento 10 durante as etapas de compensação. Mas esse arranjo particular do dispositivo de acordo com a presente invenção constitui apenas uma alternativa. Um técnico no assunto saberá como modificar o dispositivo descrito para eliminar ou reduzir o volume de gás expulso da caixa de compensação.

Claims (7)

  1. Reivindicações
    1. DISPOSITIVO DE ARMAZENAMENTO DE ARMAS, destinado a ser fixado de forma amovível sobre uma face externa (8) de um casco (4) de um submarino (2) e apto a conter armas (14), tais como munições ou vetores, destinadas a serem utilizadas a partir do dispositivo de armazenamento quando do recebimento de um sinal de utilização transmitido a partir do interior do submarino, caracterizado por comportar um meio de compensação (16, 18, 30, 40) que permite compensar, parcial ou totalmente, a variação de massa do dispositivo de armazenamento (10) resultante da utilização de pelo menos uma arma (14) substituindo pelo menos um volume de gás inicialmente contido no dispositivo de armazenamento (10) por um volume idêntico de água introduzido no dispositivo de armazenamento (10);
    o meio de compensação (16, 18, 30, 40) compreender:
    - uma caixa de compensação (16,18) constituída de pelo menos um reservatório que pode conter gás e/ou água;
    - um meio de escape (30) que permite evacuar o gás inicialmente contido na caixa de compensação (16, 18); e
    - um meio de admissão (40) que permite introduzir água no interior da caixa de compensação (16, 18), o meio de escape (30) e o meio de admissão (40) comportarem acionadores hidráulicos (44, 46), de modo que o dispositivo de armazenamento (10) seja autônomo.
  2. 2. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo meio de escape (30) compreender um meio para injetar o gás extraído da caixa de compensação (16, 18) no interior do submarino (2).
  3. 3. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo meio de admissão (40) ser calibrado de modo que permita admitir um volume de água elementar e predeterminado a
    Petição 870190077834, de 12/08/2019, pág. 25/38
    2/2 cada acionamento.
  4. 4. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por comportar um meio de comando da compensação (60) apto a gerar um sinal de comando do meio de compensação (16, 18).
  5. 5. SUBMARINO, que comporta um casco (4) e um dispositivo de armazenamento de armas fixado sobre uma face externa (8) do casco, caracterizado pelo dispositivo ser um dispositivo de armazenamento de armas (10) conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
  6. 6. SUBMARINO, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dispositivo de armazenamento (10) estar posicionado sobre o casco (4) de modo que seu centro de gravidade está situado, em projeção ao longo do eixo longitudinal do submarino, nas proximidades do centro de empuxo do submarino (2).
  7. 7. SUBMARINO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 6, caracterizado pelo gás inicialmente contido no dispositivo de armazenamento (10) ser o ar, e por esse, quando é extraído do dispositivo de armazenamento, ser injetado em um circuito de ar (38) de que o submarino é dotado (2).
BRPI0906893-7A 2008-04-09 2009-04-07 dispositivo de armazenamento de armas e submarino BRPI0906893B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0852378A FR2929925B1 (fr) 2008-04-09 2008-04-09 Dispositif de stockage externe pour la mise en oeuvre d'armes a partir d'un sous-marin
PCT/FR2009/050600 WO2009136065A2 (fr) 2008-04-09 2009-04-07 Dispositif de stockage externe pour la mise en oeuvre d'armes à partir d'un sous-marin

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0906893A2 BRPI0906893A2 (pt) 2015-07-21
BRPI0906893B1 true BRPI0906893B1 (pt) 2019-11-19

Family

ID=40063306

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906893-7A BRPI0906893B1 (pt) 2008-04-09 2009-04-07 dispositivo de armazenamento de armas e submarino

Country Status (10)

Country Link
US (1) US8459199B2 (pt)
EP (1) EP2268538B1 (pt)
KR (1) KR20140095592A (pt)
AT (1) ATE532701T1 (pt)
AU (1) AU2009245582B2 (pt)
BR (1) BRPI0906893B1 (pt)
ES (1) ES2375214T3 (pt)
FR (1) FR2929925B1 (pt)
RU (1) RU2494003C2 (pt)
WO (1) WO2009136065A2 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2586760C1 (ru) * 2015-05-12 2016-06-10 Федеральное государственное казенное военное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Военный учебно-научный центр Военно-Морского Флота "Военно-морская академия имени Адмирала Флота Советского Союза Н.Г. Кузнецова" Система замещения веса переменных грузов подводного технического средства
RU2606150C1 (ru) * 2015-06-09 2017-01-10 Федеральное государственное унитарное предприятие "Крыловский государственный научный центр" (ФГУП "Крыловский государственный научный центр") Способ эксплуатации подводных аппаратов
RU2651942C1 (ru) * 2017-01-24 2018-04-24 Акционерное общество "Центральное конструкторское бюро морской техники "Рубин" Исследовательская необитаемая малая подводная лодка
RU2736662C2 (ru) * 2019-05-13 2020-11-19 Федеральное государственное казенное военное образовательное учреждение высшего образования "Военный учебно-научный центр Военно-Морского Флота "Военно-морская академия им. Адмирала Флота Советского Союза Н.Г. Кузнецова" Торпедный аппарат
RU2725567C1 (ru) * 2019-08-29 2020-07-02 Дмитрий Сергеевич Дуров Система подводная разведывательно-ударная трансформируемая
CN112224367A (zh) * 2020-09-25 2021-01-15 广东石油化工学院 一种有翼挤压水囊型智能水下无人航行器

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE639488C (de) * 1934-07-07 1936-12-05 Ingenieurskantoor Voor Scheeps Abwurfeinrichtung fuer Minen auf U-Booten
US3368510A (en) * 1964-10-01 1968-02-13 Navy Usa Minelaying submarine
US5363791A (en) * 1993-05-11 1994-11-15 Newport News Shipbuilding And Dry Dock Company Weapons launch system
DE29515885U1 (de) * 1995-10-11 1996-11-07 Howaldtswerke - Deutsche Werft Ag, 24143 Kiel Transporteinrichtung an Unterwasserfahrzeugen
US5675117A (en) * 1995-10-11 1997-10-07 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Unmanned undersea weapon deployment structure with cylindrical payload configuration
EP0850830A3 (en) * 1996-12-30 1999-10-20 Javier Silvano Arzola A submarine
RU2219096C1 (ru) * 2002-04-05 2003-12-20 Федеральное государственное унитарное предприятие "Центральное конструкторское бюро морской техники "Рубин" Подводная лодка с воздушными торпедными аппаратами
RU2324620C2 (ru) * 2006-04-07 2008-05-20 Государственное образовательное учреждение высшего профессионального образования "Санкт-Петербургский государственный морской технический университет" Подводная лодка с гидравлическими торпедными аппаратами

Also Published As

Publication number Publication date
EP2268538B1 (fr) 2011-11-09
US20110030608A1 (en) 2011-02-10
WO2009136065A2 (fr) 2009-11-12
WO2009136065A3 (fr) 2010-01-21
RU2010145324A (ru) 2012-05-20
US8459199B2 (en) 2013-06-11
EP2268538A2 (fr) 2011-01-05
BRPI0906893A2 (pt) 2015-07-21
AU2009245582B2 (en) 2014-03-13
FR2929925B1 (fr) 2010-08-27
AU2009245582A1 (en) 2009-11-12
ES2375214T3 (es) 2012-02-27
KR20140095592A (ko) 2014-08-04
ATE532701T1 (de) 2011-11-15
RU2494003C2 (ru) 2013-09-27
FR2929925A1 (fr) 2009-10-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906893B1 (pt) dispositivo de armazenamento de armas e submarino
US5979354A (en) Submarine
CN106965913A (zh) 一种水下无人机运载与弹射装置
CN206734591U (zh) 一种水下无人机运载与弹射装置
EP0762971B1 (en) Submarine weapon-handling and discharge system
US7032530B1 (en) Submarine air bag launch assembly
CN201284005Y (zh) 深海潜艇导弹发射推进装置
US10065720B2 (en) Submarine pressure vessel launch canister
KR101288983B1 (ko) 잠수함
US7140289B1 (en) Stackable in-line underwater missile launch system for a modular payload bay
KR102590591B1 (ko) 복귀용 축압기가 구비되는 강제사출발사관 및 이를 이용한 무장 발사방법
JP2016118381A (ja) 複数の魚雷格納及び発射システム
US7159501B1 (en) Stackable in-line surface missile launch system for a modular payload bay
KR200493241Y1 (ko) 무장의 수평발사관 해수유입부 개폐장치
ES2678644T3 (es) Refugio seco para incrementar la capacidad operativa de un submarino
CN210942146U (zh) 一种船舶压载调节装置
KR20210045613A (ko) 수중함 발사관의 동시 충배수 시스템
RU2503910C1 (ru) Подводная лодка с гидравлическими торпедными аппаратами
KR20140124512A (ko) 선수측 부력탱크를 이용한 선박의 속도 향상시스템
US1266469A (en) Ship and boat construction.
US20220144397A1 (en) Buoyancy modification module for a modular underwater vehicle
RU2651942C1 (ru) Исследовательская необитаемая малая подводная лодка
KR20220004506A (ko) 음성부력 수중발사체의 수면부양 장치
CN102923281A (zh) 潜伏式导弹发射平台
KR20140124513A (ko) 부력탱크를 이용한 선박의 추진력 향상시스템

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/11/2019, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS