BRPI0906488B1 - Composições de demulsificadores de poliorganossiloxano e método de separação de emulsões de óleo e água - Google Patents

Composições de demulsificadores de poliorganossiloxano e método de separação de emulsões de óleo e água Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906488B1
BRPI0906488B1 BRPI0906488-5A BRPI0906488A BRPI0906488B1 BR PI0906488 B1 BRPI0906488 B1 BR PI0906488B1 BR PI0906488 A BRPI0906488 A BR PI0906488A BR PI0906488 B1 BRPI0906488 B1 BR PI0906488B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
integer
carbon atoms
sio
alkyl group
reactor
Prior art date
Application number
BRPI0906488-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Anubhav Saxena
Monjit Phukan
Senthilkumar U
Ian Procter
Sigfredo Gonzalez
Kalman Koczo
Sabine Azouani
Vikram Kumar
Original Assignee
Momentive Performance Materials Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40545795&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BRPI0906488(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Momentive Performance Materials Inc. filed Critical Momentive Performance Materials Inc.
Publication of BRPI0906488A2 publication Critical patent/BRPI0906488A2/pt
Publication of BRPI0906488B1 publication Critical patent/BRPI0906488B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08GMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED OTHERWISE THAN BY REACTIONS ONLY INVOLVING UNSATURATED CARBON-TO-CARBON BONDS
    • C08G77/00Macromolecular compounds obtained by reactions forming a linkage containing silicon with or without sulfur, nitrogen, oxygen or carbon in the main chain of the macromolecule
    • C08G77/42Block-or graft-polymers containing polysiloxane sequences
    • C08G77/46Block-or graft-polymers containing polysiloxane sequences containing polyether sequences
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08LCOMPOSITIONS OF MACROMOLECULAR COMPOUNDS
    • C08L83/00Compositions of macromolecular compounds obtained by reactions forming in the main chain of the macromolecule a linkage containing silicon with or without sulfur, nitrogen, oxygen or carbon only; Compositions of derivatives of such polymers
    • C08L83/10Block- or graft-copolymers containing polysiloxane sequences
    • C08L83/12Block- or graft-copolymers containing polysiloxane sequences containing polyether sequences

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Silicon Polymers (AREA)
  • Compositions Of Macromolecular Compounds (AREA)

Abstract

composições de demulsificadores de poliorganossiloxano e método de preparar as mesmas a invenção refere-se a um método para separar emulsões de óleo e água, o método compreendendo incorporar uma quantidade eficaz de demulsificante de um demulsifica- dor de poliorganossiloxano em uma emulsão compreendendo uma fase oleosa e uma fase aquosa. a invenção também refere-se a composições contendo demulsificador de poliorga-nossiloxano e as fases de água e óleo de uma emulsão.

Description

“COMPOSIÇÕES DE DEMULSIFICADORES DE
POLIORGANOSSILOXANO E MÉTODO DE SEPARAÇÃO DE EMULSÕES DE ÓLEO E ÁGUA”
CAMPO DA INVENÇÃO [001]A invenção refere-se demulsificadores de poliorganossiloxano de uso particular na separação de água emulsionada em óleo.
FUNDAMENTOS [002]Agentes demulsificantes quebram emulsões e/ou misturas de solutos polares, como água e solventes não polares como o petróleo. Eles são usados em fluidos funcionais (tais como, mas não se limitando a, fluidos de remoção de metais, graxas, ferrugem e fluidos de oxidação, óleos hidráulicos, óleos para compressores, combustíveis e fluidos para transformador) para inibir a formação de emulsões, quebrar emulsões que se desenvolveram, e para inibir a corrosão.
[003]Emulsões e misturas podem ser separadas por vários meios, incluindo mecânicos, térmicos e químicos. A separação mecânica de misturas geralmente pode resultar na separação pelo menos parcial da solução aquosa e/ou fases de óleo que podem estar presentes na mistura, mas quando estas fases estão presentes na forma de uma emulsão, separação mecânica muitas vezes não consegue oferecer um conveniente grau de separação. Vários métodos químicos foram disponibilizados para a separação de misturas na fase emulsionada, mas várias indústrias exigem ainda níveis adicionais de separação que daqui para frente não foram devidamente providos por meios químicos convencionais.
[004]Entre as suas utilizações industriais, demulsificantes são comumente utilizados para desidratar e dessalgar óleo bruto durante a extração ou refinamento. Normalmente, durante a produção de óleo bruto, a água fica emulsionada a ele para dar uma emulsão de água em óleo. Esta emulsão de água em de óleo dá origem a vários problemas a jusante; corrosão durante os processos de refinaria e maior exi
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 10/86
2/67 gência de energia para bombear a emulsão mais viscosa, são só para citar alguns. Assim, demulsificantes são amplamente utilizados em aplicações de campo de petróleo para quebrar a água em emulsões de óleo bruto.
[005]Outros usos industriais incluem sistemas hidráulicos em que os demulsificantes devem ser eficazes em altas temperaturas, frequentemente acima de 300 °C. A falha de um demulsificante em um sistema hidráulico pode levar a uma falha catastrófica. Demulsificantes também são frequentemente colocados em uso em sistemas hidráulicos para prevenir a corrosão. No mecanismo de inibição de corrosão presumido, o demulsificante adsorve sobre a superfície do metal formando um filme protetor contra solutos polares.
[006]Demulsificantes são conhecidos na técnica e, normalmente, compreendem misturas de produtos químicos de superfície ativa e o espectro de compostos utilizáveis foi ampliado especialmente devido à introdução de determinados compostos de silicone orgânico para a quebra de emulsões de petróleo. No entanto, apesar do grande número de demulsificantes disponíveis no mercado, não é possível quebrar todas as emulsões de petróleo/água que ocorrem rapidamente, de forma segura e eficiente e com pequenas quantidades de produtos de adição.
[007]Há ainda a necessidade de demulsificantes capazes de quebrar e/ou separar tais emulsões de forma mais eficaz.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO [008]Estes e outros objetivos foram alcançados, fornecendo um método para a separação de emulsões de óleo e água, o método compreendendo incorporar uma quantidade eficaz de demulsificante de pelo menos um demulsificador de poliorganossiloxano em uma emulsão compreendendo uma fase oleosa e uma fase aquosa, o demulsificador de poliorganossiloxano tendo uma estrutura molecular compreendendo uma cadeia principal de polissiloxano de pelo menos duas unidades de siloxano covalentemente ligado a (i) um ou mais grupos óxido de alquileno compre
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 11/86
3/67 endendo uma ou mais unidades de óxido de alquileno independentemente tendo 1 a 6 átomos de carbono, (ii) um ou mais grupos pendentes tendo a fórmula (CrH2r)B onde r equivale a 0 a 30 e B é um radical arila, e, opcionalmente (iii) um ou mais grupos alquila pendentes com até 40 átomos de carbono.
[009]Em um outro aspecto, a invenção se refere a uma composição que compreende:
a) uma quantidade eficaz de demulsificante de pelo menos um demulsificador de poliorganossiloxano tendo uma estrutura molecular compreendendo uma cadeia principal de polissiloxano de pelo menos duas unidades de siloxano covalentemente ligado a (i) um ou mais grupos óxido de alquileno compreendendo uma ou mais unidades de óxido de alquileno pendente, independentemente tendo 1 a 6 átomos de carbono, (ii) um ou mais grupos pendentes tendo a fórmula (CrH2r)B onde r equivale a 0 a 30 e B é um radical arila, e, opcionalmente (iii) um ou mais grupos alquila pendentes com até quarenta átomos de carbono;
b) uma fase aquosa e
c) uma fase oleosa.
[0010]A presente invenção vantajosamente proporciona um método para demulsificar emulsões utilizando pelo menos um poliorganossiloxano tendo uma estrutura molecular compreendendo uma cadeia principal de polissiloxano com um ou mais grupos de óxido de alquileno pendente, um ou mais grupos pendentes tendo a fórmula (CrH2r)B onde r é igual 0 a 30 e B é um radical arila e, opcionalmente, um ou mais grupos alquila com até quarenta átomos de carbono. O método de demulsificação divulgado aqui é capaz de melhorar a separação de componentes em emulsões estabilizadas ao mesmo tempo sendo rentável e prática em uma variedade de operações industriais.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [0011]Em um aspecto, a invenção é direcionada a um método para separar
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 12/86
4/67 os componentes de uma emulsão compreendendo uma fase oleosa e uma fase aquosa. O método compreende a incorporação de uma quantidade eficaz de demulsificante de um demulsificador de poliorganossiloxano na emulsão para separar a fase oleosa da fase aquosa.
[0012]A emulsão pode ser, por exemplo, uma emulsão água em óleo ou óleo em água. As emulsões particularmente aqui consideradas são aquelas em que o componente emulsificado está na forma de gotículas com tamanhos de gota na faixa de cerca de 0,1 mícrons até 200 mícrons, mais tipicamente cerca de 100-100 mícrons. O componente emulsificado pode ser não estabilizado, mas é geralmente mais estabilizado por uma quantidade de estabilização de um surfactante e/ou sólido de particulado disperso.
[0013]A fase aquosa pode ser uma fase de água emulsionada em uma fase oleosa contínua (isto é, emulsão de água em óleo), ou uma fase aquosa contínua contendo uma fase oleosa emulsionada. Em ambos os casos, a fase aquosa pode ser essencialmente, água pura, ou, alternativamente, a água com quantidades variadas de materiais sólidos (particulado), sal ou outros produtos químicos.
[0014]A fase oleosa pode ser uma fase oleosa emulsionada em uma fase aquosa contínua (isto é, uma emulsão de óleo em água) ou uma fase oleosa contínua contendo uma fase de água emulsionada. Em ambos os casos, a fase oleosa é qualquer fase hidrofóbica substancialmente insolúvel com a fase aquosa. Por exemplo, a fase oleosa pode ser composta por uma ou mais substâncias hidrofóbicas, normalmente líquidas, que individualmente ou em combinação, principalmente insolúveis com a fase aquosa. Tais substâncias hidrofóbicas podem ser, por exemplo, lineares ou ramificadas cíclicas ou acíclicas, saturadas ou insaturadas, alifáticas ou aromáticas. Os hidrocarbonetos normalmente contêm, pelo menos, seis átomos de carbono e podem ser insubstituídos ou, alternativamente, substituídos por um ou mais heteroátomos (por exemplo, grupos hidroxila, amino, carboxila, amida, anidrido,
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 13/86
5/67 éster, éter), enquanto os hidrocarbonetos permanecem essencialmente insolúveis com a fase aquosa.
[0015]Alguns exemplos de fases oleosas incluem, hidrocarbonetos C2-C30 halogenados ou não halogenados, e mais particularmente, etenos halogenados ou não halogenados, butadienos, pentanos, hexanos, heptanos, octanos, benzeno, tolueno, etilbenzenos, xileno, naftaleno, cresóis, nafta, gorduras, óleos lubrificantes, petróleo, gasolina, óleo bruto, óleos combustíveis, combustíveis para jatos, óleos para aquecimento, óleos de limpeza, óleos vegetais, óleos minerais e derivados do alcatrão ou betume.
[0016]Será entendido aqui que os termos poliorganossiloxano e organopolissiloxano são intercambiáveis entre si. Também será entendido que as estruturas de poliorganossiloxano da presente invenção irão presumir distribuições aleatórias dos diferentes blocos de construção no mesmo (isto é, unidades M, D, T e Q), e uma distribuição de grupos (por exemplo, óxido de alquileno, alquila e arila) entre as unidades M, D, T e Q para prover composição médias conhecidas na técnica.
[0017]Outros exemplos do que os de trabalho ou quando indicado em contrário, todos os números que expressam quantidades de materiais, condições de reação, tempo de duração, propriedades quantificadas dos materiais, e assim por diante, declarados na especificação e reivindicações devem ser entendidos como sendo modificados em todas as ocorrências pelo termo cerca de.
[0018]Também será entendido que toda a faixa numérica recitada aqui pretende abranger todas as subfaixas dentro dessa faixa e qualquer combinação de vários terminais de tais faixas ou subfaixas.
[0019]Será adicionalmente entendido que qualquer composto, material ou substância que é expressa ou implicitamente divulgada na especificação e/ou recitada em uma reivindicação como pertencentes a um grupo de compostos, materiais ou substâncias de forma estrutural, composicional e/ou funcional, inclui representantes
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 14/86
6/67 individuais do grupo e todas as suas combinações.
[0020]O demulsificador de poliorganossiloxano tem uma estrutura molecular compreendendo uma cadeia principal de polissiloxano de pelo menos duas unidades de siloxano covalentemente ligado a (i) um ou mais grupos óxido de alquileno, e (ii) um ou mais grupos funcionais arila e (iii) opcionalmente um ou mais grupos alquila com até quarenta átomos de carbono.
[0021]A cadeia principal de polissiloxano do demulsificador de poliorganossiloxano pode ser linear, ramificada, ou estrutura polimérica reticulada de ligações -SiO-(silóxi), e pode incluir duas ou mais de uma combinação de grupos M, D, T, e Q, onde, como é conhecido na técnica, um grupo M representa um grupo monofuncional de fórmula R3SíOi/2, um grupo D representa um grupo bifuncional da fórmula R2SiO2/2, um grupo T representa um grupo trifuncional da fórmula RSiO3/2, e um grupo Q representa um grupo tetrafuncional da fórmula SiO4/2. Alguns exemplos de classes de estruturas principais de polissiloxano incluem as classes de polissiloxanos MM, MDM, TD, MT, MDT, MDTQ, MQ, MDQ e MTQ e suas combinações.
[0022]O número de unidades de siloxano na estrutura de polissiloxano pode ser duas (por exemplo, MM), mas geralmente é pelo menos três ou mais. Em uma modalidade, o número de unidades de siloxano é pelo menos três e inferior ou equivale a cerca de 500. Em outra modalidade, o número de unidades de siloxano é inferior a 200. Por exemplo, para um tipo MDnM de cadeia principal de polissiloxano, n pode ser 0, 1 ou um número até cerca de 500, ou, alternativamente, um número não superior a 198.
[0023]Normalmente, os grupos R na coluna vertebral polissiloxano são independentemente selecionados de hidrogênio (H), halogênio, e lineares ou ramificados, cíclicos ou acíclicos, saturados ou insaturados grupos de hidrocarbonetos contendo um a vinte átomos de carbono e, opcionalmente, heteroátomo-substituídos com um ou mais oxigênio e/ou átomos de nitrogênio. Alguns exemplos de grupos de
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 15/86
7/67 hidrocarbonetos adequados para R incluir metil, etil, n-propila, isopropila, n-butila, isobutila, sec-butila, t-butila, n-pentila, isopentila, neopentila, n-hexila, n-octila, isooctila, n-hexenila, vinila, alila, butenila, butadienila, ciclopropano, ciclobutila, ciclopentila, ciclohexila, ciclohexenila, fenila, grupos fenila alquilados, hidroxila, metóxi, etóxi, isopropóxi, n-butilóxi, t-butilóxi, isobutilóxi, n-pentóxi, neopentóxi, n-hexóxi, n-heptóxi, n-octóxi, fenóxi, vinilóxi, alilóxi, grupos 2-metoxietóxi, 2-etoxietóxi, 2-aminoetóxi, metilamino, dimetilamino, benzilamino, etanolamino e dietanolamino.
[0024]Os grupos R são mais tipicamente grupos hidrocarbonetos, hidroxila ou grupos alcóxi contendo um a trinta átomos de carbono, e ainda mais tipicamente grupos metila, etila, metóxi, etóxi ou hidroxila. Um ou mais grupos R da cadeia principal de polissiloxano são necessariamente recolocados ou substituídos por um ou mais grupos óxido de alquileno e um ou mais grupos alquila e/ou arila, de acordo com a estrutura molecular do demulsificador de poliorganossiloxano descrito acima.
[0025]Os um ou mais grupos de óxido de alquileno covalentemente ligado a cadeia principal de polissiloxano compreendem um ou mais unidades de óxido de alquileno. Mais tipicamente, cada grupo de óxido de alquileno compreende pelo menos um e até cerca de 100 unidades de óxido de alquileno. Cada unidade de óxido de alquileno independentemente contém 1 a 6 átomos de carbono. Alguns exemplos de unidades de óxido de alquileno incluem unidades de metilenoóxi (-OCH2), etilenoóxi (-OCH2CH2), propilenoóxi (-OCH(CH3)CH2), trimetilenoóxi (-OCH2CH2CH2), butilenoóxi (por exemplo, -OCH2CH2CH2CH2-, -OCH(CH3)CH2CH2- ou OCH(CH3)CH(CH3)-) e pentametilenoóxi (-OCH2CH2CH2CH2CH2).
[0026]Em uma modalidade, o grupo de óxido de alquileno contém apenas um tipo de unidade de óxido de alquileno. Por exemplo, o grupo de óxido de alquileno pode ser um óxido de polimetileno, óxido de polietileno, óxido de polipropileno ou óxido de butileno.
[0027]Em outra modalidade, o grupo de óxido de alquileno contém pelo me
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 16/86
8/67 nos dois tipos diferentes de unidades de óxido de alquileno. Por exemplo, o grupo de óxido de alquileno pode ser um copolímero tendo dois, três ou quatro tipos diferentes de unidades de óxido de alquileno selecionados a partir de unidades de óxido de metileno (MO), óxido de etileno (EO), óxido de propileno (PO) e óxido de butileno (BO). Os copolímeros podem ser copolímeros de blocos, aleatório, ou copolímeros de enxerto. Alguns exemplos de copolímeros de bloco incluem tipos de polímeros EO-MO, EO-PO, EO-BO, MO-BO, EO-MO-EO, EO-PO-EO, PO-EO-PO e EO-POBO em que cada MO, EO, PO e BO nos exemplos acima representa um bloco de uma ou mais unidades de óxido de alquileno indicado. De acordo com outra modalidade da invenção, mais de um tipo de poliéter pode ser provido na molécula (isto é, hidrossililação com misturas de poliéter), por exemplo, todos os poliéter EO e um poliéter de todos PO no mesmo componente.
[0028]Em uma modalidade, o grupo de óxido de alquileno é ligado à cadeia principal de polissiloxano diretamente, isto é, através de uma ligação de oxigênio silício. Em outra modalidade, o grupo de óxido de alquileno é ligado à cadeia principal de polissiloxano indiretamente através de um ligante X, que liga um átomo de silício da cadeia principal de polissiloxano grupo óxido de alquileno.
[0029]O grupo de ligação X é tipicamente um grupo alquileno (-CvH2v), onde v é 1 ou um número inteiro maior. Mais tipicamente, X é um grupo de ligação de alquileno onde v é 1 a 6, por exemplo, metileno (-CH2-), dimetileno (-CH2CH2-), ou trimetileno (-CH2CH2CH2). O ligante X também pode ser ramificado como em C(CH3)2, -CH2CH(CH3)CH2- ou -CH2C(CH3)2CH2. O ligante X também pode ser eterificado, como em [(-CH2-)u-O-(-CH2-)v]w, onde u e v são independentemente 0, 1 ou um inteiro maior, e w é um ou número inteiro maior.
[0030]Os grupos funcionais alquila e/ou arila são covalentemente ligados à cadeia principal de polissiloxano. Os grupos funcionais alquila e/ou arila podem ser covalentemente ligados diretamente a um ou mais átomos de silício da cadeia prinPetição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 17/86
9/67 cipal de polissiloxano ou, alternativamente, indiretamente através de um ligante, tal como X, como descrito acima.
[0031]De acordo com uma modalidade da invenção, um método para sepa rar emulsões de óleo em água, o método compreendendo incorporar uma quantida de eficaz de demulsificante de pelo menos um poliorganossiloxano em uma emulsão compreendendo uma fase oleosa e uma fase aquosa, o demulsificador de poliorga nossiloxano de acordo com a fórmula:
M*a M2b M3C M4d D’e D2f D3g D4h T1, T2j T3k T41 Qm = R10R11R12SiOi/2 em que
M1 = R1R2R3SíO1/2
M2 = R4R5R6SiOi/2
M3 = R7R8R9SiOi/2
M4
D1 =R13R14SíO2/2
D2 = R15R16SíO2/2
D3 =R17R18SíO2/2
D4 = R19R20SiO2/2
T1 =R21SiO3/2
T2 = R22SiO3/2
T3 = R23SiO3/2
T4 = R24SiO3/2
Q = Si O4/2 e, R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um OH ou
OR25, R2, R3 R5, R6, R8, R9, R13, R14, R16, R18, R21 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, R4, R15, R22 são: (CnH2n)-O-((C2H4O)o-(C3H6O)p-(C4H8O)q-R26, n equivale a 0 a 6, o equivale a 0 a 100, p equivale a 0 a 100 e q equivale a 0 a 50, desde que o + p + q > 1; R7, R17, R23 são grupos alquila ramificados, lineares ou cí clicos, saturados ou insaturados tendo 4 a 36 átomos de carbono, R10, R19, R24 são grupos arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B em que r equivale a 0 a 30 e B é um radi cal arila, R11, R12, R20 são grupos arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B, em que r equi vale a 0 a 30 ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono; R25 é um gru
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 18/86
10/67 po alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono e R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, em que os subscritos a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m são zero ou inteiros positivos para as moléculas sujeitas às seguintes limitações: 3 < a + b + c + d + e + f + g + h + i + j + k + l + m < 500, b + f + j > 1, c + g + k > 0, d + 1 h > l, e (a + b + c + d) equivale a 2 + i + j + k + l + 2m.
[0032]Em uma modalidade específica da invenção, o demulsificador de poliorganossiloxano de acordo com a fórmula em acima identificada em que R1 é CH3, OH ou OCH3, R2, R3 R5, R6, R8, R9, R13, R14, R16, R18, R21 são CH3, e R11, R12, R20 são CH3.
[0033]Em uma modalidade específica da invenção: R1 é CH3, OH ou OCH3, R2, R3 R5, R6, R8, R9, R13, R14, R16, R18, R21 são CH3, R20 é arila tendo a fórmula (CrH2r)B e R11, R12 são ou CH3 ou arila tendo a fórmula (CrH2r)B, com condição de que o poliorganossiloxano contém difenila, R19 e R20 são C6H5.
[0034]De acordo com outra modalidade específica da invenção, o demulsificante é um poliorganossiloxano linear de acordo com a fórmula:
Figure BRPI0906488B1_D0001
em que
M1 =R'R2R3SiOi/2
M2 = R4R5R6SiO,/2
M3 = R7R8R9SíOi/2
M4 = R10rr12SíOi/2
D1 =R13R14SíO2/2
D2=R15R16SíO2/2
D3 = R17R18SíO2/2
D4 = R19R20SiO2/2 e R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um OH ou OR25, R2, R3 R5, R6, R8, R9, R13, R14, R16, R18 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, R4 e R15 são (CnH2n)-O-((C2H4O)o-(C3H6O)p-(C4H8O)q-R26; n equivale a 0 a 6, o equivale a 100, p equivale a 0 a 100 e q equivale a 0 a 50, desde o + p + q > 1, R7 e R17 são grupos alquila lineares, ramificados ou cíclicos, saturados
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 19/86
11/67 e insaturados tendo 4 a 36 átomos de carbono; R10 e R19 são grupos arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B em que r equivale a 0 a 30 e B é um radical arila; R11, R12, R20 são grupos arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B, em que r equivale a 0 a 30 ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono; R25 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono e R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, 3 < a + b + c + d + e + f + g + h + i + j + k + l + m < 500, b + f > 1, c +g > 0, d + h > 1, e a mais b maus c mais d equivale a 2.
[0035]De acordo com uma modalidade específica da invenção, o demulsifi cante é um poliorganossiloxano de acordo com a estrutura:
Figure BRPI0906488B1_D0002
em que X equivale a 1 a 498, L equivale a 1 a 300, K equivale a 0 a 300, J equivale a 1 a 300, M equivale a 0 a 100, N equivale a 0 a 100, e O equivale a 2 a 33 e Z é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono.
[0036]De acordo com ainda outra modalidade da invenção o demulsificante é um poliorganossiloxano ramificado de acordo com a fórmula:
M’a D*e D2f D3g D4h T\ T2j T3k T4, Qm em que
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 20/86
12/67
M1 =R'R2R3SíOi/2
D1 = R13R14SiO2/2
D2 = R15R,6SiO2/2
D3 = R17R18SiO2/2
D4 = Rl9R20SiO2/2
T1 =R2ISíO3/2
T2 = R22SiO3/2
T3=R23SíO3/2
T4 = R24SiO3/2
Q = Si O4/2 e R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um OH ou OR25, R2, R3 R13, R14, R16, R18, R21 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, R15, R22 são: (CnH2n)-O-((C2H4O)o-(C3H6O)p-(C4H8O)q-R26, n equivale a 0 a 6, o equivale a 0 a 100, p equivale a 0 a 100 e q equivale a 0 a 50, desde que o + p + q > 1, R17 e R23 são grupos alquila lineares, ramificados ou cíclicos, saturados e insaturados tendo 4 a 36 átomos de carbono; R19 e R24 são grupos arila tendo a fórmula geral (CrH2r) B em que r equivale a 0 a 30 e B é um radical arila; R20 é um grupo arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B, em que r equivale a 0 a 30 ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono; R25 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono e R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, i + j + k + l + m> 0, a = 2 + i + j + k + l + 2m, 3 < a + e + f + g + h + i + j + k + 1 m < 500, f + j > 1, g + k > 0, h + 1 > 1.
[0037]De acordo com ainda outra modalidade específica da invenção, o demulsificante é um poliorganossiloxano linear de acordo com a fórmula:
M1 DleD2fD3 gD4h M1 em que
M1 = R'R2R3SíOi/2
D1 =Rl3Rl4SiO2/2
D2 = R15R16SíO2/2 .
D3 = Rl7Rl8SiO2/2
D4 = R19R20SiO2/2
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 21/86
13/67 e, R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um OH ou OR25, R2, R3 R13, R14, R16, R18 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono; R15 é (CnH2n)-O-(C2H4O)o(C3H6O)p(C4H8O)q-R26 n equivale a 0 a 6, o equivale a 0 a 100, p equivale a 0 a 100 e q equivale a 0 a 50, desde que o + p + q > l ; R17 é grupos alquila lineares, ramificados ou cíclicos, saturados ou insaturados tendo 4 a 36 átomos de carbono e R19 é um grupo arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B em que r equivale a 0 a 30 e B é um radical arila; R20 é um grupo arila tendo a fórmula geral (CrH2r)B, em que r igual 0 a 30 ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono; R25 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono e R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, 1 < e + f + g + h < 498, f > 1, g > 0 e h > 1.
[0038]Em uma modalidade específica da invenção, o demulsificador de poliorganossiloxano de acordo com a fórmula identificada acima em que R1 é CH3, OH ou OCH3, R2, R3 R13, R14, R16, R18 são CH3 e R20 é CH3.
[0039]Em uma modalidade específica da invenção: R1 é CH3, OH ou OCH3, R2, R3 R13, R14, R16, R18 são CH3, R20 é arila tendo a fórmula (CrH2r)B, com a ressalva de que o poliorganossiloxano contém R19 e R20 são difenil C6H5.
[0040]O demulsificador de poliorganossiloxano descrito acima é incorporado à emulsão em uma quantidade eficaz de demulsificante. A quantidade eficaz de demulsificante é uma quantidade que causa a demulsificação pelo menos parcial, isto é, separação pelo menos parcial das fases de óleo e água da emulsão quando utilizada sozinha ou com outro agente demulsificante. Em modalidades particulares, a quantidade eficaz de demulsificante é, por exemplo, uma concentração na faixa de cerca de 0.1-10,000 ppm, isto é, cerca 0.5-1,000 ppm, ou cerca de 5 - 500 ppm.
[0041]O demulsificador de poliorganossiloxano acima descrito pode, opcionalmente, ser acompanhado por um ou mais de qualquer um dos demulsificantes orgânicos bem conhecidos comumente usados na técnica. Algumas classes de tais
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 22/86
14/67 demulsificantes orgânicos comumente usados incluem grupo hidrocarboneto contendo ácido sulfônico (por exemplo, ácido dodecilbenzeno sulfônico), ácidos carboxílicos (por exemplo, ácidos graxos), ácidos tiocarboxílico (por exemplo, dioctilsulfossuccinato de sódio, DOSS), ésteres de ácido carboxílico (por exemplo, ésteres de ácidos graxos, ésteres de adipato, ésteres de tenofovir, e os seus homólogos de triol) ácidos fosfínico, sulfatos (por exemplo, lauril sulfato) e fosfatos; polímeros ou copolímeros de óxido de alquileno e seus ésteres (por exemplo, os copolímeros de óxido de etileno - óxido de propileno e/ou sua combinação com resinas de formaldeído ou di- ou poli-aminas); resinas fenólicas funcionalizadas com óxido de alquileno (por exemplo, metileno ligado a butil-, octil-, ou nonilfenol tendo funcionalização de copolímero PO-EO de grupos fenólicos, ver, por exemplo, Patentes U.S 2,499,368, 2,499,370, 2,524,889 e 2,560,333), resinas epóxi (por exemplo, os derivados da reação de diglicidil bis-fenol A com um alquileno glicol); diepóxidos; óxidos de alquileno de amina (isto é, óxido de alquileno derivatizados de aminas, por exemplo, amida graxa oxialquilada e derivados de aminas graxas descrito em Patente U.S No. 5,421,993 ou publicação U.S. No. 2005/0080221 (No. de série 684250)); alcoxilados de poliimina (ver, por exemplo, Patente U.S. n° 3,907,701 e 4,387,028); poliéter de aminas (por exemplo, copolímeros EO, PO, e EO/PO condensado com aminas graxas alcoxiladas e um ácido dicarboxílico); tensoativos catiônicos (por exemplo, com base em aminas quaternárias ou aminas quaternárias etoxiladas, ver, por exemplo, Patente U.S. n ° 3,974,220 e 4,451,671); bis-amidas (ver, por exemplo, aquelas divulgadas em Patente U.S. No. 4,536,339) e polímeros à base de silicone ou copolímeros faltando uma combinação de um ou mais grupos de óxido de alquileno e um ou mais grupos contendo oxirano e/ou contendo oxetano (por exemplo, polieteres de silicone como divulgado em Patente U.S. n ° 4,596,653 e terpolímeros de poliéter de alquilsilicone conforme divulgado na Patente U.S. No. 5,004,559) e seus sais.
[0042]Quando o demulsificante orgânico é incluído, a relação de peso do
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 23/86
15/67 demulsificador de poliorganossiloxano (tanto as estruturas desta invenção sozinhas ou em combinação com outros silicones, que não fazem parte dessa invenção) para o demulsificante orgânico é geralmente na faixa de cerca de 100:1 a cerca de 1:1000, mais tipicamente na faixa de cerca de 5:1 a cerca de 1:200.
[0043]A incorporação do demulsificante pode ser alcançada por qualquer método conhecido na técnica de integralmente misturar o demulsificante com a emulsão. O processo de mistura pode usar, por exemplo, misturadores tipo misturadores de alta velocidade, ou misturadores ou agitadores. A temperatura pode não ser ajustada dentro dos limites de temperatura ambiente (20 a 30 °C), ou ajustada, se necessário, por exemplo, a 40-150 °C por uma quantidade adequada de tempo.
[0044]De acordo com outra modalidade, quando o demulsificador de poliorganossiloxano da invenção é usado sozinho ou acompanhado por silicone adicional e/ou demulsificantes orgânicos, ele pode ser como uma mistura, solução, uma dispersão, isto é, uma emulsão de óleo em água ou de água em óleo ou microemulsão.
[0045]Em um outro aspecto, a invenção é direcionada a uma composição que compreende a quantidade eficaz de demulsificante de demulsificador de poliorganossiloxano, acima descrito, e os componentes da emulsão em que o demulsificador de poliorganossiloxano foi incorporado. Por exemplo, a composição pode incluir demulsificador de poliorganossiloxano, uma fase aquosa e uma fase oleosa.
[0046]De acordo com outra modalidade, um preenchedor sólido (por exemplo, lama de perfuração e outros podem ser incluídos na composição ou método descrito acima para emulsões de ruptura. Por preenchedores sólidos entende-se materiais sólidos sob a forma de partículas, que é adicionado intencionalmente a uma emulsão ou pelo menos a uma das fases líquidas da emulsão, a fim de preencher uma lacuna ou modificar as propriedades da emulsão. Também contemplados, no âmbito da invenção, são essas quantidades residuais ou restos de sólidos que correspondem às quantidades normalmente encontradas após a remoção substan
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 24/86
16/67 cial de sólidos, por exemplo, filtração. Tais quantidades residuais ou restos podem permanecer e não fornecem nenhuma função para a composição.
[0047]Um método de produção de componentes (a), isto é, o demulsificador de poliorganossiloxano da presente invenção consiste em reagir uma molécula da seguinte fórmula:
Figure BRPI0906488B1_D0003
em que:
MHx, DHy, THz são os precursores de hidreto para as unidades estruturais M, D e T na composição da presente invenção, e D4h é silicone-difenil (C6C5)2SiO2/2, em que as definições e relações são consistentes com aquelas definidas acima, sob condições de hidrossililação, com:
1. um polióxido de alquileno olefinicamente modificado; tal como aliloxipolietileneglicol ou metaliloxipolióxido de alquileno, os quais são incorporados aqui como exemplos, e não estabelecidos para limitar outros possíveis componentes de óxido de alquileno olefinicamente modificado. Como aqui utilizada a frase “polióxido de alquileno olefinicamente modificado é definido como uma molécula que possui um ou mais grupos óxido de alquileno contendo uma ou mais ligações duplas de carbono-carbono, terminais ou pendentes. O poliéter é um polióxido de alquileno olefinicamente modificado (a seguir designado poliéter) é descrito pela fórmula geral:
Figure BRPI0906488B1_D0004
onde; R27 é H ou metila; R28 é um radical alquila bivalente de 1 a 6 carbonos, onde o subscrito pode ser 0 ou 1. Quando o poliéter é composto de grupos oxióxido de alquileno misturado (isto é, oxietileno, oxipropileno e oxibutileno) As unidades podem ser bloqueadas ou aleatoriamente distribuídas. Um versado na técnica irá entender as vantagens da utilização de uma configuração bloqueada ou aleatória. Exemplos de configurações bloqueadas são: -(oxietileno)a(oxipropileno)b-; (oxibutileno)c(oxietileno)a-; e -(oxipropileno)b(oxietileno)a(oxibutileno)c-.
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 25/86
17/67 [0048]Exemplos de poliéter são apresentados a seguir, mas não limitados a:
CH2 = CHCH2O (CH2CH2O)8H; CH2 = CHCH2O(CH2CH2O)8CH3;
CH2 = CHCH2O (CH2CH2O)4(CH2CH(CH3)O)5H;
CH2 = CHO(CH2CH2O)5(CH2CH(CH3)O)5H;
CH2 = C(CH3)CH2O(CH2CH2O)4(CH2CH(CH3)O)5(=O)CH3
CH2 = CHCH2O (CH2CH2O)5 (CH2CH(CH3)O)2(CH2CH(CH2CH3)O)2H;
2. um aromático olefinicamente modificado:
[0049]Como usado aqui a frase aromático olefinicamente modificado é definido como uma molécula que possui um ou mais grupos arila contendo uma ou mais ligações duplas de carbono-carbono, terminais ou pendentes, conforme descrito pela fórmula geral:
CH2 = CH-B1, onde, Bi é um radical arila monovalente, e,
3. opcionalmente, alquila olefinicamente modificada: como usada aqui a frase alquila olefinicamente modificada é definida como uma molécula que possui um ou mais grupos alquila contendo um ou mais ligações duplas de carbono-carbono, terminais ou pendentes, conforme descrito pela fórmula geral:
CH2 = CH-R29 onde; R29 é um radical alquila monovalente tendo de 1 a 10 átomos de carbono ou H.
[0050]Catalisadores de metais preciosos apropriados para preparar siloxanos orgânicos substituídos também são bem conhecidos na técnica e compreendem complexos de ródio, rutênio, paládio, ósmio, irídio, e/ou platina. Muitos tipos de catalisadores de platina para esta reação de adição de olefinas SiH são conhecidos e catalisadores de platina podem ser usados para gerar as composições da presente invenção. O composto de platina pode ser selecionado daqueles que têm a fórmula (PtChOlefna) e H(PtChOlefina), conforme descrito na Patente U.S. N ° 3,159,601,
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 26/86
18/67 incorporada por referência. Um material contendo platina adicional pode ser um complexo de ácido cloroplatínico com até 2 moles por grama de platina de um membro selecionado da classe consistindo em álcoois, éteres, aldeídos e suas misturas, conforme descrito na Patente U.S. No. 3,220,972 incorporada por referência. No entanto, outro grupo de platina contendo materiais úteis nesta presente invenção é descrito na Patente U.S. N ° 3,715,334; 3,775,452 e 3,814,730 (Karstedt). Fundamento adicional sobre a técnica pode ser encontrado em J.L Spier, Homogeneous Catalysis of HydrOSilation by Transition Metals, em Advances in Organometallic Chemistry, volume 17, páginas 407 a 447, F.G.A Stone and R. West editors, publicado pela Academic Press (New York, 1979). Aqueles versados na técnica podem determinar uma quantidade eficaz de catalisador de platina. Geralmente uma quantidade eficaz varia de cerca de 0,1 a 50 partes por milhão da composição de siloxano organomodificado total.
[0051]Os seguintes exemplos mostram que as propriedades demulsificantes dos copolímeros de poliorganossiloxano, que devem ser utilizados em conformidade com a invenção, são superiores às conhecidas da técnica, os exemplos sendo dados a título de ilustração, e não por meio de limitação.
Exemplo 1 [0052]Preparação de fluido de Polimetilhidrogeno-co-dimetilsiloxano (CH3)3Si(OSi(CH3)2)75(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)75(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 foi preparado por polimerização de polimetilhidrogenossiloxano de abertura de anel catalisado por ácido com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 e octametilciclotetrassiloxano (D4, da Momentive Performance Materials, Wilton, CT), na presença de Tulison TP63, uma resina de troca iônica ácida (IER, de Thermax Ltd, Índia). A reação foi realizada pela mistura de 216g de (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3, 555g de D4 e 7,5 g de IER a 60 °C por 24 horas em um balão de fundo redondo equipado com um condensador.
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 27/86
19/67
Ao final da reação o IER foi filtrado e a fração final não volátil no copolímero resultante foi encontrada como sendo 92%. A estrutura média foi determinada por 29SiRMN.
Exemplo 2 [0053]Preparação de fluido de Polimetilhidrogeno-co-dimetilsiloxano (CH3)3Si(OSi(CH3)2)75(OSi(H)(CH3))13.3OSi(CH3)3 com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)75(OSi(H)(CH3))13.3OSi(CH3)3 foi preparado por polimerização de abertura de anel catalisado por ácido de hexametilssiloxano (MM, da Sigma Aldrich, E.U.A.) polimetilhidrogenossiloxano com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 (da Momentive Performance Materials, Wilton, CT) e D4, na presença de Tulison TP63 IER. A reação foi realizada através da mistura de 10,2 de MM, 216g de (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3, 555g de D4 e 7,5 g de IER, a 50 °C por 24 horas em uma balão de fundo redondo equipado com um condensador. Ao final da reação o IER foi filtrado e a fração final não volátil no copolímero resultante foi encontrada como sendo 90%. A estrutura média foi determinada por 29Si-RMNExemplo 3 [0054]Preparação de terpolímero Polimetilhidrogeno-co-dimetilcodifenilsiloxano (CH3)3Si(OSi(CH3)2(OSi(C6H5)2)2(OSi(H)(CH3))13,3OSi(CH3)3 com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)2(OSi(C6H5)2)2(OSi(H)(CH3))13,3OSi(CH3)3 foi preparado por polimerização de abertura de anel catalisado por ácido de polidimentilco-difenilsiloxano com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)2(OSi(C6H5)2)2OSi(CH3)3 (de Momentive Performance Materiais, Wilton, CT) e tetrametilciclo tetrassiloxano (Dh4) de Gelest, Tullytown, PA), na presença de Tulison TP63 IER. A reação foi realizada misturando 46.6g de polidimentilsiloxano co-difenilsiloxano, 80g de DH4 e 1,5 g de IER em 80 °C por 24 horas em um balão de fundo redondo equipado com um condensador. Ao final da reação o IER foi filtrado e a fração final não volátil no copo
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 28/86
20/67 límero resultante foi encontrada como sendo 90%. A estrutura média foi determinada por 29Si-RMNExemplo 4 [0055]Preparação de fluido de Polimetilhidrogeno-co-dimetilsiloxano (CH3)3Si(OSi(CH3)2)2(OSi(H)(CH3))14OSi(CH3)3 com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)2(OSi(H)(CH3))14OSi(CH3)3 foi preparado por polimerização de abertura de anel catalisado por ácido de MM, polimetilhidrogenossiloxano com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 (da Momentive Performance Materials, Wilton, CT) e D4, na presença de Tulison TP63 IER. A reação foi realizada misturando 10 g de MM, 216g de (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3, 15g de D4 e 2,5 g de IER a 50 °C por 24 horas em um balão de fundo redondo equipado com um condensador. Ao final da reação o EER foi filtrado e a fração final não volátil no copolímero resultante foi encontrada como sendo 89%. A estrutura média foi determinada por 29Si-RMNExemplo 5 [0056]Preparação de fluido de Polimetilhidrogeno-co-dimetilsiloxano (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))14OSi(CH3)3 com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)2(OSi(H)(CH3))14OSi(CH3)3 foi preparado por equilíbrio catalisado por ácido de MM e polimetilhidrogeno - siloxano com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 (da Momentive Performance Materials, Wilton, CT), na presença de Tulison TP63 IER. A reação foi realizada misturando 10 g de MM, 216g de (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 e 2,5 g de IER em 50 °C por 24 horas em um balão de fundo redondo equipado com um condensador . Ao final da reação o IER foi filtrado e a fração final não volátil no copolímero resultante foi encontrada como sendo 87%. A estrutura média foi determinada por 29Si-RMN.
Exemplo 6 [0057]Preparação de fluido de Polimetilhidrogeno-co-dimetilsiloxano
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 29/86
21/67 (CH3)3Si(OSi(CH3)2)85(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(CH3)2)75(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 foi preparado por polimerização de polimetilhidrogenossiloxano de abertura de anel catalisado por ácido com a fórmula média (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3 (da Momentive Performance Materials, Wilton, CT) e D4, na presença de Tulison EER TP63. A reação foi realizada pela mistura de 216g (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3, 630g de D4 e 7,5 g de IER em 60 °C por 24 horas em um balão de fundo redondo equipado com um condensador. Ao final da reação o IER foi filtrado e a fração final não volátil no copolímero resultante foi encontrada como sendo 90%. A estrutura média foi determinada por 29Si-RMN.
Exemplo 7
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)2 (Si(R3)(CH3)O)20(Si(R4)(CH3)O)i4Si(CH3)3 [0058]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropil.
[0059]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula medida CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8,4g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todas o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 4,9 g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 11,4g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa rea
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 30/86
22/67 ção foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos
Exemplo 8
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CHs)O)3,5 (Si(R3)(CH3)O)23,5(Si(R4)(CH3)O)10Si(CH3)3 [0060]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)sOH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0061]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)sOH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 6,0g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Então 8,5g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 13,3g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 31/86
23/67 no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 9
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)5,75 (Si(R3)(CH3)O)23,8(Si(R4)(CH3)O)6.5Si(CH3)3 [0062]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)SOH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropil.
[0063]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 3,9 g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 14,1g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 13,3g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 10
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)7(Si(R3)CH3)O)25,4
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 32/86
24/67 (Si(R4)(CH3)O)3 6Si(CH3) [0064]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0065]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto por nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 2,2g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 17,1g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 14,5g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 11
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)w,8 (Si(R3)(CH3)O)21,6(Si(R4)(CH3)O)36Si(CH3)3 [0066]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 33/86
25/67 fenilpropila.
[0067]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média - CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 2,2g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 26,4g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 12,3g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110°C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 12
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)w,8 (Si(R3)(CH3)O)10,8(Si(R4)(CH3)O)14,4(Si(CH3)3 [0068]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 34/86
26/67 um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 26,4g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 6,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina para o reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 13
Preparação (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)w.8 (Si(R3) (CH3)O) 5 (Si(R4) (CH3)O)21Si(CH3)3 [0069]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0070]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitro
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 35/86
27/67 gênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvida em 12,5 g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 26,4g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 2,8g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 14
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)10,8 (Si(R3)(CH3)O)16,2(Si(R4)(CH3)O)9Si(CH3)3 [0071]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0072]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto por nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 5.4g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 36/86
28/67 a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 26,4g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 9,2g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 15
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)16,2 (Si(R3)(CH3)O)5,4(Si(R4)(CH3)O)14.4Si(CH3 )3 [0073]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0074]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 39,6g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 37/86
29/67 imediata de 3,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 16:
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)21,6 (Si(R3)(CH3)O)5,4(Si(R4)(CH3)O)9Si(CH3)3 [0075]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)sOH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropil.
[0076]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 de CHCH2(OCH2CH2)sOH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 5,4g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 52,8g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3.1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 38/86
30/67 um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 17
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)21,6 (Si(R3) (CH3)O)10,8 (Si(R4) (CH3)O)3.6Si(CH3)3 [0077]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0078]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 2,2g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 52,8g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 6,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida re
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 39/86
31/67 movido.
Exemplo 18
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)2i,6 (Si(R4)(CH3)O)i4,4Si(CH3)3 [0079]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH e R4 é radical 2-fenilpropil.
[0080]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, AMS e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. A coberto de nitrogênio em reator de vidro pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que tudo o AMS é consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 52,8g de poliéter de alila acima foram carregados no reator seguido pela adição imediata de 50 mL de tolueno contendo catalisador de Karstedt equivalente a 5ppm de Platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e aumento de temperatura de cerca de 100 °C. mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e continuou a 100 °C por mais cinco horas, quando todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). Solvente foi removido sob pressão reduzida e o copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 19:
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)21,6 (Si(R4)(CH3)O)14.4Si(CH3)3
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 40/86
32/67 [0081]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)i2OH e R4 é radical 2-fenilpropila.
[0082]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, AMS e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(0CH2CH2)i2OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que tudo o AMS é consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 81,3g de poliéter de alila acima foram carregados no reator seguido pela adição imediata de 50mL de tolueno contendo catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina ao reactor. Essa reação foi também exotérmica e aumento de temperatura de cerca de 100 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e foi continuada a 100 °C por mais cinco horas, quando todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). Solvente foi removido sob pressão reduzida e o copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 20
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)21.6 (Si(R3) (CH3)O)5,4 (Si(R4) (CH3)O)9.9Si(CH3)3 [0083]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)12(OCH2CH(CH3))4OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2-fenilpropil.
[0084]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hi
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 41/86
33/67 drossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2), 12(OCH2CH (CH3)) 4OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 5,9 g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por HNMR). Então 106,3g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 21
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2) (CHs)O)21,6 (Si(R3) (CH3)O)5,4 (Si(R4) (CH3 )O)9.9Si(CH3)3 [0085]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)12(OCH2CH(CH3))15OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2-fenilpropil.
[0086]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12(OCH2CH (CH3))15OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 42/86
34/67 foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 5,9 g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por HNMR). Então 225,3g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 22:
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2) (CH3)O)16,2 (Si(R3)(CH3)O) 5,4 (Si(R4)(CH3)O)14.4Si(CH3)3 [0087]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)12(OCH2CH(CH3))4OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2-fenilpropil.
[0088]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12(OCH2CH (CH3))4OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 43/86
35/67 platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por HNMR). Em seguida, 80,3g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por HNMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 23
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)16.2 (Si(R3) (CH3)O)5,4 (Si(R4)(CH3)O)l4.4Si(CH3)3 [0089]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)i2(OCH2CH(CH3))i5OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2-fenilpropil.
[0090]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média [0091]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12(OCH2CH (CH3))15OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm da
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 44/86
36/67
Platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por HNMR). Então 176g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3,1g do catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110°C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 24
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)16.2 (Si(R3)(CH3)O)5,4 (Si(R4) (CH3)O)l4,4Si(CH3)3 [0092]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)36 (OCH2CH(CH3))4iOH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2-fenilpropil.
[0093]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média CH2 = CHCH2(OCH2CH2)36 (OCH2CH (CH3))41OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8.6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 45/86
37/67
NMR). Então 379g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 25
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)5,2 (Si(R3) (CH3)O)6 (Si(R4) (CH3)O)2Si(CH3)3 [0094]Na fórmula acima, R2 é uma mistura de dois copolímeros de poliéter tendo a fórmula média-CH2CH2CH2(OCH2CH2)i2(OCH (CH3) CH2)i5OH eCH2CH2CH2-(OCH2CH2)36(OCH (CH3) CH2)4iOH de tal forma que o peso molecular médio combinado é de cerca de 2250 g/mol, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0095]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 2, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e mistura de poliéteres com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12(OCH2CH(CH3))15OH e CH2 = CHCH2(OCH2CH2)36 (OCH2CH (CH3))41OH em uma razão molar de 3:01. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 2. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 1,5 g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 46/86
38/67 (como foi confirmado por H-NMR). Então 106,8g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 4,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 26
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)8 (Si(R3) (CH3)O)4 (Si(R4) (CH3)O)1,2 Si(CH3)3 [0096]Na fórmula acima, R2 é uma mistura de dois copolímeros de poliéter tendo a fórmula média -CH2CH2CH2(OCH2CH2)12(OCH (CH3) CH2)15OH e CH2CH2CH2-(OCH2CH2)36 (OCH (CH3) CH2)41OH tal que o combinado peso molecular médio é de aproximadamente 2250 g/mol, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[0097]Este material preparado em laboratório é obtido a partir da reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 2, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e mistura de poliéteres com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12(OCH2CH (CH3))15OH e CH2 = CHCH2(OCH2CH2)36 (OCH2CH (CH3))41OH em uma razão molar de 3:1. Um reator de vidro coberto por Nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 2. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 0,9 g de AMS foi adicionado para o frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todos os AMS foi
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 47/86
39/67 consumido (como foi confirmado por H-NMR). 164,4g Depois de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 2,8 g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 1 a 10 °C. A reação de uma mistura heterogênea ligado sistema para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 27
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)2(Si(R2) (CH3)O)6 (Si(R3) (CH3)O)6 (SiR42O)2Si(CH3)3 [0098]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média de CH2CH2CH2(OCH2CH2)i2OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical fenila.
[0099]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 3, 1-octeno e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)i2OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 3. O reator foi aquecido a 74 °C e 137g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 20,7g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 10 ppm de Platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e aumento de temperatura de cerca de 100 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e continuou a 100 °C por mais quatro horas, quando todos os hidretos foram consumidos (como confirmado pela H-NMR).
Exemplo 28
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)2(Si(R2) (CH3)O)6 (Si(R3) (CH3)O)6
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 48/86
40/67 (SiR42O)2Si(CH3)3 [00100]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical fenila.
[00101]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 3, 1-octeno e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 3. O reator foi aquecido a 74 °C e 88,9g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 20,7g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 10 ppm de Platina ao reator. Esta reação também foi exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 100 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e foi continuada a 100 °C por mais quatro horas, quando todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR).
Exemplo 29
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)2(Si(R2) (CH3)O)6 (Si(R3) (CH3)O)6 (SiR42O)2Si(CH3)3 [00102]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)12(OCH2CH(CH3))4OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical fenila.
[00103]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 3, 1-octeno e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12(OCH2CH (CH3))4OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 3. O reator foi aquecido a
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 49/86
41/67 °C e 180g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 20,7g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 10 ppm de Platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e temperatura aumentou para cerca de 100 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e foi continuada a 100 °C por mais quatro horas, quando todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR).
Exemplo 30
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)2(Si(R2)(CH3)O)6 (Si(R3) (CH3)O)6 (Si(R4) (CH3)O)2Si(CH3)3 [00104]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)12OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[00105]Este material preparado em laboratório foi obtido a partir da reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 4, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)12OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 4. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8.2g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Então 158g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 23,4g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hi
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 50/86
42/67 dretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 31
Preparação de (CH3)sSiO(Si(R2) (CHs)O)6 (Si(R3) (CHs)O)6 (Si(R4) (CH3)O)4Si(CH3)3 [00106]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)i2OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropil.
[00107]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 5, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)i2(OCH2CH (CH3))i5OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo
5. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 16,8g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por HNMR). Então 158G de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 23,9g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura aumentou para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi mantido a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 32
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 51/86
43/67
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)85 (Si(R2) (CH3)O)8,5 (Si(R3)(CH3)O)22 5 (Si(R4) (CH3)O)5Si(CH3)3 [00108]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OCH3, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2fenilpropila.
[00109]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 6, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OCH3. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano Exemplo 6. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 2,7 g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Então 2Og de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 11,7g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 33
Preparação de (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)75(Si(R2) (CH3)O)5,2 (Si(R3) (CH3)O)25 8 (Si(R4) (CH3)O)5Si(CH3)3 [00110]Na fórmula acima, R2 é um copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)8OH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 52/86
44/67 fenilpropila.
[00111]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano Exemplo 1, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 = CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador de Karstedt equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvida em 3g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 12,7g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 14,7g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida removido.
Exemplo 34 [00112]Preparação de fluido de Polimetilhidrogeno-co-dimetilsiloxano ramificado ((CH3)3SiO1/2)2,5OSi(CH3)2)75(OSi(H)(CH3))36(SiO2) com a fórmula média acima foi preparado por polimerização de polimetilhidrogenossiloxano de abertura de anel catalisado por ácido com a fórmula média de (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3, resina MQ, com a fórmula média ((CH3)3SiO1/2)1,0(SiO2)1,0 e uma viscosidade de 100020000 cSt e D4 (todos da Momentive Performance Materials, Wilton, CT), na presença de Tulison TP63 IER. A reação foi realizada pela mistura de 216g
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 53/86
45/67 (CH3)3Si(OSi(H)(CH3))36OSi(CH3)3, 555g de D4, 22,2g de resina MQ e 7,5 g de TP63 IER a 80 °C por 24 horas em um balão de fundo redondo equipado com um condensador. Ao final da reação o TP63 IER foi filtrado e a fração não-volátil final do copolímero resultante foi equivalente a 88%. A estrutura média foi determinada por 29SiRMN.
Exemplo 35
Preparação de ((CH3)3SiO)2.5(Si(CH3)2O)75(Si(R2)(CH3)O)16,2 (Si(R3) (CH3)O)5,4(Si(R4) (CH3)O)14,4 (S1O2) [00113]Na fórmula acima, R2 copolímero de poliéter tendo a fórmula média CH2CH2CH2(OCH2CH2)sOH, R3 é um grupo n-octila e R4 é radical 2-fenilpropil.
[00114]Este material preparado em laboratório é obtido pela reação de hidrossililação entre hidreto de polissiloxano do Exemplo 34, 1-octeno, alfametilestireno (AMS) e um poliéter com a fórmula média de CH2 de CHCH2(OCH2CH2)8OH. Um reator de vidro coberto de nitrogênio à pressão atmosférica, o qual foi equipado com uma sonda de temperatura, um agitador, um condensador e uma entrada de nitrogênio, foi carregado com 40g de hidreto de polissiloxano do Exemplo 1. O reator foi aquecido a 74 °C e catalisador Karstedt, o equivalente a 5 ppm de platina foi dissolvido em 8,6g de AMS foi adicionado ao frasco de reação. A reação foi exotérmica e a temperatura do reator aumentou para 100 °C dentro de 2 minutos. A reação foi mantida até que todo o AMS foi consumido (como foi confirmado por H-NMR). Em seguida, 39,6g de poliéter de alila acima foi carregado no reator seguido pela adição imediata de 3,1g de catalisador de Karstedt contendo 1-octeno equivalente a 5 ppm de platina ao reator. Essa reação foi também exotérmica e a temperatura subiu para cerca de 110 °C. A mistura de reação virou de um sistema heterogêneo para um homogêneo e o aquecimento foi continuado a 100 °C por mais três horas até que todos os hidretos foram consumidos (como foi confirmado por H-NMR). O copolímero foi permitido resfriar com agitação no reator durante 30 minutos e em seguida re
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 54/86
46/67 movido.
TESTES DE EFICIÊNCIA DE DEMULSIFICANTE COM ÓLEOS BRUTOS [00115]Nos seguintes testes exemplares das novas estruturas de silicones, sozinhas ou em combinação umas com as outras, com demulsificantes orgânicos e com outros demulsificantes de silicone serão descritos.
[00116]Os demulsificantes orgânicos foram:
ORG A: Kemelix 355 IX, um alcoxilado modificado, com 100% de ativos, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
ORG B: Voranol CP6001, um poliol poliéter, disponível de Dow Chemical Co., Midland, Michigan
ORG C: Voranol EP1900, um poliol poliéter, disponível de Dow Chemical Co., Midland, Michigan
ORG D: Kemelix D501, uma etilenodiamina alcoxilada, com 100% de ativos, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
ORG E: Kemelix 3422X, um alcoxilado polimérico, com 100% de ativos, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
ORG F: Kemelix 3515X, um alcoxilado polimérico, com 100% de ativos, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
ORG G: Voranol CP1421, um poliol poliéter, disponível de Dow Chemical Co., Midland, Michigan.
ORG H: Voranol CP3040, um poliol poliéter, disponível de Dow Chemical Co., Midland, Michigan.
ORG I: Uma embalagem para demulsificantes orgânicos, competitiva, que é atualmente utilizada para separar a emulsão de óleo cru que nós estudamos (sua composição é desconhecida).
ORG J: Demulsificante orgânico #8619 de Baker Petrolite, Sugar Land, TX, USA.
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 55/86
47/67
ORG K: Witbreak DRM-9510, um demulsificante orgânico, disponível de Akzo Nobel, Netherlands.
ORG L: Kemelix 3575X, uma resina fenólica alcoxilada, com 81% de ativos, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
ORG M: Kemelix D310, uma resina fenólica alcoxilada, com 88% de ativos, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
ORG N: Kemelix D317, um poliol modificado, disponível de Croda, East Yorkshire, UK.
DM046: embalagem para demulsificantes orgânicos de Baker Petrolite, Sugar Land, TX, USA.
[00117]Os demulsificantes de silicone comparativos foram:
Silbreak 400, Silbreak 401, Silbreak 402, Silbreak 323, Silbreak 329, Silbreak 603, Silbreak 638, Silbreak 1324 e Silbreak 1840 são polidimetilsiloxanos modificados, disponíveis de Momentive Performance materials, Wilton, CT.
Silwet L-8610:um copolímero do óxido de etileno e siloxano linear, com 1700 g/mol de massa molecular, 100% de ativos, disponível de Momentive Performance materials, Wilton, CT.
Um SIL A: um terpolimero de poliéter de epóxi-silicone feito em laboratório, ο qual era anel aberto com aminas de dietanol e teve a fórmula (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)3OO(Si(R2)(CH3)O)3O(Si(R3)(CH3))O)2OSi(CH3)3, em que, R2 é uma mistura de dois copolímeros de poliéter tendo a fórmula média -CH2CH2CH2(OCH2CH2)i3(OCH(CH3)CH2)i6OH e -CH2CH2CH2-(OCH2CH2)33 (OCH(CH3)CH2)42OH tal que o peso molecular médio combinado é de cerca de 2200 g/mol, e R3 é um grupo epóxido contendo a fórmula (CH2)3OCH2CH(O)CH2.
SIL B: um terpolimero de poliéter de epóxi-silicone feito em laboratório, que era anel aberto com aminas de dietanol e tinha a fórmula (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)300(Si(R2)(CH3)O)6(Si(R3)(CH3)O)4Si(CH3)3,
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 56/86
48/67 onde, R2 é uma mistura de dois copolímeros de poliéter tendo a fórmula média -CH2CH2CH2(OCH2CH2)i3(OCH(CH3)CH2)i6OH e -CHzCHzCHz-COCHzCHzjss (OCH(CH3)CH2)42OH tal que o peso molecular médio combinado é de cerca de 2200 g/mol, e R3 é um grupo epóxido contendo a fórmula (CH2)3OCH2CH (O) CH2.
SIL C: um terpolímero de poliéter de epóxi-silicone feito em laboratório, que era anel aberto com aminas de dietanol e tinha a fórmula (CH3)3SiO(Si(CH3)2O)300(Si(R2)(CH3)O)15(Si(R3)(CH3)O)10Si(CH3)3, em que, R2 é uma mistura de dois copolímeros de poliéter tendo a fórmula média -CH2CH2CH2(OCH2CH2)13(OCH(CH3)CH2)16OH e -CH2CH2CH2(OCH2CH2)33(OCH (CH3)CH2)42OH tal que o peso molecular médio combinado é de cerca de 2200 g/mol, e R3 é um grupo epóxido contendo a fórmula (CH2)3OCH2CH(O)CH2.
Testes de desemulsificação com óleo bruto A:
[00118]Método de ensaio: Os seguintes métodos de ensaio para avaliar os demulsificantes foram realizados: os tubos de vidro cônicos de 100 ml ASTM D4007 padrão (cerca de 37 mm de diâmetro e 200 mm de altura de Imeth AG, Alemanha) foram utilizados para o teste da garrafa. Cem mililitros de óleo bruto foram adicionados ao tubo e o demulsificante diluído foi adicionado como uma solução a 10% em xileno. Os demulsificantes não foram solúveis em xileno nesta concentração e foram então diluídos em 2 -metilpropan-1-ol. A injeção foi realizada com uma microsseringa em cima da superfície do óleo bruto.
[00119]Um rack de 8 tubos cônicos foi utilizado para realizar os testes em garrafa. O rack foi agitado com a mão por 60 segundos, em ângulo de 30 ° em direção horizontal (os tubos foram agitados para baixo, cabeça de tubos sendo para baixo), seguido por 60 segundos de pausa utilizado para abrir os tubos de desgaseificação e, novamente, 60 segundos agitando. O volume de água separado foi gravado depois de um tempo definido para exemplos 36-39, com ou sem centrifugação de
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 57/86
49/67 tubos grandes.
[00120]A secura da fase oleosa foi medida após o método de ensaio ASTM D4007. Após o processo de separação de fase cerca de 6 mL de amostra foi tirada de cima da fase oleosa e, em seguida, adicionada ao tolueno pré-aquecido (60 °C) em um tubo de centrífuga cônico, graduado (até o nível 50%). Os tubos foram, então, fortemente agitados por alguns segundos. Os seguintes parâmetros foram registrados:
% de água livre: a porcentagem de água separada no tubo graduado após a centrifugação (1500 rpm / 5 min) % Total da água: a porcentagem de água encontrada no tubo graduado após a adição de 1-2 gotas de um “conta-gotas knockout” DMO46 (de Baker Petrolite, Sugar Land, TX, E.U.A.), mantendo o tubo a 60 °C durante pelo menos 10 min e centrifugação a 1500 rpm / 5 min.
% Emulsão Interfacial: % total de água menos % de água livre.
[00121]Em alguns dos testes, a qualidade da interface (entre a fase aquosa separada e a fase oleosa bruta) também foi avaliada e classificada, S significa interface suave (por torção do tubo a interface se move facilmente), M, significando interface de qualidade média (por torção do tubo a interface se move com dificuldade) e H para o interface difícil (por torção do tubo a interface não se mexe no todo). Um V foi acrescentado se a propriedade foi melhorada (que significa muito). Óleo bruto A do Oriente Médio e foi coletado diariamente em um tanque após o separador de gás - óleo antes do ponto de injeção de demulsificante. (A emulsão era estável e até mesmo a água livre não separada no dia seguinte, confirmando que não existe demulsificante no bruto).
[00122]O óleo bruto foi de offshore, tinha um API de 28, uma água de corte de ca. 18%, um teor de H2S baixo e tinha pouco ppm de polidimetilsiloxano (PDMS) como anti-espumante. Os tubos foram aquecidos a 60 °C (caps aberto) após a adi
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 58/86
50/67 ção de nosso silicone. Esta temperatura corresponde à condição de demulsificação no campo.
Um componente de demulsificantes:
[00123]Na Tabela 1 a porcentagem de separação da água foi calculada após 15, 30 e 60 minutos, com 100 ppm ativos de demulsificantes, a 60 °C. Do silicone comparativo, Silbreak 1840 mostrou 33% de separação de água após 60 min. Silbreak 638 e Silbreak 1324 exibiram uma emulsão residual muito baixa na fase oleosa superior, o que significa que eles poderiam ser usados na formulação de outros demulsificantes. ORG C levou a 14% de separação da água, com uma alta emulsão residual (% interface) na fase oleosa alta. Exemplos 16 e 17 levaram a 10-11% de separação de água após 1 hora com o mesmo tipo de qualidade de fase oleosa superior do que o ORG C. Exemplo 27 teve um comportamento diferente no sentido de que ele separou apenas 2% de água, mas a fase oleosa superior teve emulsão residual baixa e alta porcentagem de teor de água total. Exemplos 11 e 12 levaram à fase oleosa mais seca, mesmo em comparação com produtos orgânicos, mesmo elas não mostrando nenhuma separação da água depois de 1 hora a 60 °C.
Tabela 1
Resultados de Desemulsificação para óleo bruto A, a 60 °C e a 100 ppm ativos de um componente demulsificante.
Demulsificante Separação de água (%) FASE OLEOSA SUPERIOR
Após 15 min Após 30 min Após 1 h % água livre % água total % inter- face
Óleo bruto A 0 0 0 0 18 18
Silbreak 323 0 0 0 4 12 8
Silbreak 329 0 0 2 2 9,4 7,4
Silbreak 638 0 0 0 13 13 0
Silbreak 1324 0 0 0 8 6 2
Silbreak 1840 17 31 33 2 9 7
Silwet L-8610 0 0 0 11 16 5
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 59/86
51/67
Silbreak 401 0 1 2 2 14,4 12,2
Silbreak 402 0 0 0 0 3,4 3,4
SIL A 0 0 0 0 4,2 4,2
SIL B 0 0 0 0 4,2 4,2
SIL C 0 0 0 0 2,4 2,4
ORG C 0 0 14 3 14 11
ORG G 0 0 0 6 18 12
ORG H 0 0 0 12 18 6
Exemplo 27 0 0 2 16 18,8 2,8
DMO 46 0 0 0 3 17,7 14,7
Exemplo 11 0 0 0 0 1 1
Exemplo 12 0 0 0 0 1 1
Exemplo 14 0 0 0 0 12 12
Exemplo 15 0 0 0 0 9 9
Exemplo 16 0 0 11 0 13 13
Exemplo 17 0 0 10 4 16 12
Exemplo 18 0 0 2 6 16 10
ORG F 0 0 0 0 2,2 2,2
[00124]Misturas de Demulsificante: em seguida, mistura de dois silicones foi testada e verificou-se que misturas contendo as estruturas de demulsificante de novo silicone superou os demulsificantes orgânicos e os silicones individuais. As Tabelas 2/a e 2/b mostram as melhores misturas classificadas de acordo com a porcentagem de água separada após uma hora e após 24 h (+ 30 minutos a 60 °C), e de acordo com a secura da fase oleosa superior.
[00125]Uma avaliação da qualidade da interface também é apresentada na Tabela 2/b. Todos os melhores candidatos deram uma interface suave ou uma interface de qualidade média. Com 4 misturas binárias (SIL B / Exemplo 27 (75:25), SIL B / Exemplo 27 (50:50), SIL C / Exemplo 27 (50:50), Exemplo 12 / Exemplo 27 (50:50)), de silicones em uma taxa de tratamento de 100 ppm que pode chegar a 83% de separação de água após apenas 1 hora (em comparação a 33% com ape
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 60/86
52/67 nas um silicone). Quatro a seis horas depois, à temperatura ambiente, as misturas Exemplo 12 / Exemplo 27 e Exemplo 11 / Exemplo 27 ppm (50:50) a 100 ppm levaram a 98% de separação da água. A mistura de Silbreak 402 e Exemplo 27 (50:50) e 100 ppm levou a 83% de separação de água. Todas estas misturas tiveram melhor desempenho na separação da água do que ORG F / Exemplo 27 (50:50), 100 ppm e levou a uma fase oleosa superior contendo menos do que 2% de água. A redução da taxa de tratamento para 50 ppm não diminuiu muito a eficiência de demulsificação de algumas dessas misturas.
Tabela 2/a
Testes de desemulsificação com óleo bruto A, a 60 °C e a 50-100 ppm ativos de misturas de demulsificante.
Melhores sistemas de desempenho, com base na taxa de separação de água
Melhores demulsificantes Ppm de demulsificante % de água separada após 1h a 60 °C Melhores demulsificantes Ppm de demulsificante % de água separada após 1h a 60 °C + 4-6h a 24 °C
SIL B / Exem- plo 27 (75:25) 100 83 Exemplo 12 / exemplo 27 (50:50) 100 98
SIL B / Exemplo 27 (50:50) 100 83 Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 94
SIL C / exemplo 27 (50:50) 100 83 SIL B / exemplo 27 (75:25) 100 89
Exemplo 12 / exemplo 27 100 83 SIL C / exemplo 27 (50:50) 100 89
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 61/86
53/67
(50:50)
Silbreak 402 / exempo 27 (50:50) 100 78 SIL B / exemplo 27 (50:50) 100 86
SIL B / exemplo 27 (25:75) 100 72 Silbreak 402 / exemplo 27 (50:50) 100 83
Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 72 SIL B / exemplo 27 (25:75) 100 78
SIL B / exempo 27 (50:50) 50 67 SIL B / exemplo 27 (50:50) 50 67
SIL B / exemplo 27 (25:75) 50 64
Tabela 2/b
Testes de desemulsificação com óleo bruto A, a 60 °C e a 50 a 100 ppm ativos de misturas de demulsificante.
Melhores sistemas de desempenho, com base na separação de água durante a noite e no teor de água residual total na fase oleosa superior
Melhores demulsificantes Ppm demulsificante % de água separada após 1h a 60 °C durante a noite Qualidade de interface Qualidade de água Melhores demulsificantes Pp demulsificante % total de água em fase oleosa superior
Exemplo 12 / exemplo 27 (50:50) 100 98 S Médio Exemplo 11 100 1
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 62/86
54/67
Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 97 S Médio Exemplo 12 100 1
SIL C / Exemplo 27 (50:50) 100 94 S Médio Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 1,4
SIL B / Exemplo 27 (75:25) 100 92 S Claro SIL B / Exemplo 27 (75:25) 100 1,8
SIL B / Exemplo 27 (50:50) 100 89 S Claro Exemplo 12 / exemplo 27 (50:50) 100 2
SIL B / Exemplo 27 (25:75) 100 87 S Claro
Silbreak 402 / Exemplo 27 (50:50) 100 86 S Médio
SIL B / Exemplo 27 (50:50) 50 72 S Médio
ORG F / Exemplo 27 (50:50) 100 72 S Médio
[00126]As melhores misturas em separação da água e secura do óleo superior eram misturas SIL B / Exemplo 27 (75:25), Exemplo 12 / Exemplo 27 (50:50) e Exemplo 11 / Exemplo 27 (50:50). Elas eram muito melhores do que os componentes individuais da mistura (sinergia) e melhores do que uma mistura de um orgânico e um silicone como ORG F / EXEMPLO 27 (50:50) a 100 ppm.
Demulsificação de óleo Bruto B:
[00127]Um demulsificante de componente: óleo bruto B também foi do Ori
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 63/86
55/67 ente Médio. Ele tinha um teor de enxofre elevado, API 33 ° e um corte de água de 10%. Foram testados os melhores silicones puros e as melhores misturas encontrados para o óleo bruto A. A demulsificação em testes de garrafa também foi feita a 60 °C. Os resultados podem ser encontrados na Tabela 3 com 100 ppm de demulsificantes.
Tabela 3
Demulsificação de óleo bruto B a 60 °C e 100 ppm ativos de um demulsificantes de componente
Demulsificante % de separação de água FASE OLEOSA SUPERIOR
Após 15 min Após 30 min Após 1 h % livre de água % água de total % de face lada intercalcu-
Óleo bruto B 0 0 0 0 10 10
Silwet L-8610 0 5 28 3,6 4,2 0,6
Silbreak 402 0 25 30 0,2 1,2 1
SIL B 0 0 2 0 0,4 0,4
SIL C 70 75 80 0,4 1,4 1
ORG C 0 0 0 1 1 1
Exemplo 27 0 28 90 0,6 0,8 0,2
Exemplo 11 0 0 0 0 4,8 4,8
Exemplo 14 0 0 0 0 2,4 2,4
Exemplo 16 35 55 70 0 0,8 0,8
Exemplo 17 70 72 80 0 1,4 1,4
ORG F 0 0 0 0 2,2 2,2
ORG A 15 35 45 4 4,4 0,4
Silbreak 323 60 70 70 2,2 2,4 0,2
Silbreak 603 0 70 75 1 1,2 0,2
Silbreak 1840 70 75 80 0,4 1,6 1,2
[00128]Para silicones de óleo bruto B por conta própria apresentaram melhor separação da água do que no óleo bruto A. Silbreak 1840 e Silbreak 603 foram de
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 64/86
56/67 mulsificantes de silicone eficientes, com uma percentagem de água de separação, após uma hora de até 80%. Silbreak 1840 teve uma velocidade rápida de separação neste óleo. Ambos estão dando uma fase oleosa superior seca com 1,2 e 1,6% de água total. Exemplo 27 deu o melhor (mas mais lento) resultado de separação alcançando 90% de separação de água. Exemplo 17 e o exemplo 14 foram bons candidatos, pois eles permitiram 80% de separação de água após uma hora.
[00129]Misturas de Demulsificantes: A Tabela 4 mostra os resultados obtidos para as melhores misturas usadas com óleo bruto A e também algumas novas misturas testadas para o óleo bruto B.
Tabela 4
Demulsificação de óleo bruto B, a 60 °C, com misturas de demulsificante.
Mistura de demulsificante Demulsificantes ativos (ppm) % de separação de água FASE OLEOSA SUPERIOR
Após 15 min Após 30 min Após 1 h % livre de água % de água total % de interface calculada
Óleo bruto B 0 0 0 0 0 10 10
SIL B/ exemplo 27 (75:25) 100 100 100 100 0 0 0
Silbreak 402/ exemplo 27 (50:50) 100 72 80 82 1,2 1,6 1,4
Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 98 100 100 0,4 0,4 0
ORG F / exemplo 27 (50:50) 100 90 93 95 0,2 0,4 0,2
ORG F / 100 0 0 70 0 0,2 0,2
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 65/86
57/67
silwet L-8610 (50:50)
Silbreak 1840 / ORG A (75:25) 100 45 55 70 0,4 1 0,6
Silbreak 603/ ORG A (75:25) 100 Nd 60 70 2 2 2
SIL B / ORG A (75:25) 100 Nd 80 80 0,2 0,2 0
SIL B / exemplo 18 (50:50) 100 Nd 90 90 0 0 0
SIL B / exemplo 27 (50:50) 100 Nd 85 88 0 0 0
SIL B / exemplo 27 (25:75) 100 Nd 82 85 0 0,2 0,2
ORG A / ORG F (75:25) 100 60 70 70 0,4 0,8 0,4
SIL B / exemplo 27 (75:25) 100 75 82 85 0 0,2 0,2
SIL B / exemplo 27 (50:50) 100 80 82 82 0 0,4 0,4
Nd: não determinado [00130]Duas misturas SIL B / Exemplo 27 (75:25), Exemplo 11 / Exemplo 27 (50:50), resultaram em uma separação de água de 100%, muito rapidamente (15-30 min) e uma fase oleosa seca, que foi uma grande melhoria em comparação com o único demulsificantes de componente. Outras boas misturas foram SIL B / Exemplo 18 (50:50) e SIL B / Exemplo 27 (50:50). Uma diminuição da taxa de tratamento de algumas misturas boas diminuiu apenas ligeiramente o desempenho das misturas.
[00131]Testes de demulsificação com óleo bruto C: óleo bruto C também foi
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 66/86
58/67 do Oriente Médio, a partir de poços de offshore. Ele tinha um API de 29 ° e um corte de água de 10%. O teor de H2S do bruto era baixo. Óleo bruto C foi coletado diariamente antes do separador de óleo de gás. O óleo bruto do tubo foi coletado em latas e deixado degaseificar. Temperatura do bruto coletado é cerca de 37 °C. Em laboratório, a temperatura do bruto desce e os testes de garrafa foram executados entre 27 e 29 °C. Os resultados são apresentados na Tabela 5. Nesta tabela, os percentuais de separação foram calculados após 30 min, após 30 min + centrifugação, e após 30 min + centrifugação + pouca agitação para simular o processo de demulsificação.
[00132]Após a centrifugação (simulando o corte no tanque de demulsificação), a taxa de separação aumentou devido à presença de demulsificante. A centrifugação de óleo puro levou à separação de água zero, indicando que a centrifugação por si só não causa a separação, sem a ação de demulsificante. A qualidade da interface (entre a fase aquosa separada e a fase oleosa) também é apresentada na Tabela 5.
Tabela 5
Resultados de demulsificação para óleo bruto C, API = 29 °, Corte de Água de 10% a 27 - 29 °C com um demulsificante de componente
Qualidade de interface Demulsificante Demulsificantes ativos (ppm) Separação de água (%) Fase oleosa superior
Apó s 30 min Após 30 min + centrifugação Após 30 min + centrif. + pouca agitação % águ a livre % água total % emulsão interfacial
Nd Óleo bruto puro C 0 0 0 0 0 1,6 1,6
M Silbreak 323 100 0 40 45 0 1,6 1,6
S Silbreak 100 0 52 55 0 1,4 1,4
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 67/86
59/67
1840
S Silwet L- 8610 100 0 3 12 0,8 1,62, 2 0,8
S Exemplo 27 100 0 7 15 0 1,6 2,2
Nd Exemplo 11 100 0 0 0 0 1,8 1,6
Nd Exemplo 15 100 0 0 0 0 1,0 1,8
S Exemplo 17 100 0 22 25 0 2,4 1,0
Nd Exemplo 18 100 0 0 0 0 2,0 2,4
Nd ORG A 100 0 3 3 0,4 1,6
nd: não determinado [00133]A Tabela 5 mostra que o exemplo de 17 levou a uma melhor separação da água (25%) e uma melhor secura do óleo (com 1% de água total no início da fase oleosa) do que ORG A. Ele também apresentou uma melhor secura de óleo do que demulsificantes silicone Silbreak 323 e Silbreak 1840.
[00134]Misturas de demulsificantes: misturas de demulsificantes de silicone foram também testadas para melhorar a taxa de separação de água e secura do óleo. A Tabela 6 mostra várias misturas classificadas de acordo com a porcentagem de água separada, após 30 minutos + centrifugação e depois de 24 h (+ 30 minutos a 60 °C), e de acordo com a secura da fase oleosa superior para óleo bruto C.
[00135]A tabela 6 contém os resultados de alguns dos melhores demulsificantes. A mistura de Exemplo 11 e Exemplo 27 mostra os melhores resultados de demulsificação na proporção de 50:50 e 100 ppm ativos, correspondendo a uma sinergia entre os dois silicones em comparação com os componentes individuais. A 50 ppm ainda apresenta boas propriedades de demulsificação, melhor do que para o melhor ORG A orgânico a 100 ppm ativos (ver Tabela 5).
[00136]A mistura de Exemplo 27 e SIL B também mostra bons desempenhos de demulsificação em comparação aos componentes individuais, uma sinergia entre um demulsificante silicone novo e um comparativo.
Tabela 6
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 68/86
60/67
Testes de demulsificação com as melhores misturas de demulsificantes de silicone, usando óleo bruto C, a 27 - 29 °C
Qualidade de interface Demulsificante Nível de ativos (ppm) Separação de água (%) Fase oleosa superior
Apó s 30 min Após 30 min + centrifugação Após 30 min + centrif. + pouca agitação % águ a livre % águ a total % emulsão interfacial
Nd Óleo bruto puro C Xileno puro 0 0 0 0 1,6 1,6
S Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 35 98 100 0 0,0 0,0
S Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 75 21 88 91 0 0,2 0,2
S SIL B / exemplo 27 (50:50) 100 0 90 90 0 0,4 0,4
VS SIL B / exemplo 27 (25:75) 100 0 67 80 0 0,4 0,4
S SIL B / exemplo 27 (50:50) 75 0 80 80 0 1,0 1,0
S SIL B / exemplo 27 (75:25) 100 0 60 78 0 0,2 0,2
H Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 50 0 60 77 0 1,2 1,2
Testes de demulsificação com óleo bruto D:
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 69/86
61/67 [00137]Óleo bruto D veio do Oriente Médio, a partir de poços de off-shore e tinha um API de 25 ° e um corte de água de ca. 18%. Separação da água foi registrada em 27-29 °C por 30 min e depois centrifugação dos tubos de 100 mL foi realizada. A centrifugação de óleo bruto puro levou à separação da água zero, indicando que a centrifugação por si só não causa a separação sem a ação de demulsificante.
[00138]Silicones foram testados individualmente para ver seu desempenho neste óleo bruto. Os resultados com 100 ppm individual, silicone e demulsificantes orgânicos são apresentados na Tabela 7.
[00139]O Exemplo 17 levou a 74% de separação da água, com um óleo mais seco do que silicones comparativa Silbreak 1840 ou Silbreak 323. Alguns problemas de reprodutibilidade ocorreram com este produto também de um dia para o outro. No mesmo dia Exemplo 17 levou a mais separação da água com um outro óleo mais seco que não o melhor orgânicos ORG D (37% de separação de água e 3,8% de água total na fase oleosa superior). Com Exemplo 17 a secura do óleo superior é inferior a ORG B, o que levou a fase oleosa superior mais seca (próximo a Silbreak 1840), no entanto, sem separação de água visível no tubo.
Tabela 7.
Resultados de demulsificação com óleo bruto D, a 27-29 °C e 100 ppm de taxa de tratamento com um demulsificante componente. .
Qualidade de interface Demulsificante Água separada (%) Fase oleosa superior
Após 30 min Após 30 min + centrifugação Após 30 min + centrif. + pouca agitação % água livre % água total % emulsão interfacial
Nd Óleo bruto puro D 0 1 1 0 6,0 6,0
M Silbreak 1840 0 40 46 0 0,8 0,8
M Silbreak 323 0 20 46 0 5,2 5,2
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 70/86
62/67
Nd Silbreak 603 0 1 2 0 5,2 5,2
Nd Silwet L-8610 0 3 3 0,8 4,4 3,6
Nd Silbreak 402 0 0 0 0 3,0 3,0
Nd ORG B 0 0 0 0 0,6 0,6
Nd SIL B 0 1 1 0 1,9 1,9
Nd SIL B 0 1 2 0 3,6 3,6
H SIL C 0 10 10 0 2,0 2,0
Nd ORG C 0 1 1 0 4,4 4,4
Nd Exemplo 27 0 10 10 0,2 4,0 3,8
Nd Exemplo 11 0 0 0 0 2,4 2,4
Nd Exemplo 15 0 1 1 0 5,2 5,2
S Exemplo 17 0 51 74 0 4,4 4,4
M Exemplo 17 0 17 26 0 9,0 9,0
H Exemplo 18 0 17 17 0 5,1 5,1
S ORG D 0 35 37 0 3,8 3,8
Nd ORG E 0 3 3 0 2,8 2,8
Nd ORG F 0 1 1 0 1,1 1,1
nd ORG A 0 2 2 0 3,2 3,2
[00140]Misturas de demulsificantes: Mistura de vários silicones também foram testadas para melhorar o desempenho de demulsificante com óleo bruto D. A Tabela 8 mostra que o máximo de 80% de separação de água foi alcançada com a mistura de dois silicones para óleo bruto D e óleo mais seco do que com um silicone apenas (ver Tabela 7). Algumas sinergias podem ser mostradas entre dois silicones ou com um silicone e um demulsificante orgânico. As melhores misturas em separação da água foram Exemplo 1 / Exemplo 27 (50:50) e ORG F / Exemplo 27 (50:50), ambos os quais apresentaram os melhores resultados de demulsificação que os componentes individuais sozinhos. Misturas de Exemplo 11 / Exemplo 27 (50:50) e SIL B / ORG E (75:25), forneceram a fase oleosa superior mais seca, que foi muito mais seco do que com os componentes individuais.
[00141]A mistura Exemplo 11 / Exemplo 27 (50:50) a 100 ppm ativos foi a
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 71/86
63/67 melhor mistura de demulsificante para ambos o óleo bruto C (ver Exemplo 38) e óleo bruto D a 27-29 °C e após a centrifugação.
Tabela 8.
Testes de demulsificação com óleo bruto D a 27-29 °C com misturas de de-
mulsifican te.
Qualidade de interface Demulsifican- te Nível de ativos (ppm) Água separada (%) Fase oleosa superior
Apó s 30 min Após 30 min + centrifugação Após 30 min + centrif. + pouca agita- Ção % águ a livre % águ a total % emul- são in- terfacial
Nd Óleo bruto puro D Xileno puro 0 1 0 0 6,0 6,0
S Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 ppm 100 0 80 80 0 1,2 1,2
S Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 ppm 100 1 71 77 0 0,6 0,6
VS Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 100 ppm 100 0 63 69 0 0,8 0,8
VS Exemplo 11 / exemplo 27 (50:50) 200 200 0 74 80 0 0,1 0,1
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 72/86
64/67
ppm
S ORF / exemplo 27 (50:50) 100 PPM 100 0 63 74 0,4 1,6 1,2
Nd SIL B / ORG E (75:25) 100 0 0 0 0 0,6 0,6
Testes de eficiência de demulsificação com óleo bruto E:
[00142]A separação de fase de uma amostra de óleo bruto E, um óleo bruto pesado (API: 10) contendo cerca de 36% em peso de água demulsificante, de Alberta, Canadá foi estudado. O número acídico das a amostras foi de cera de 1,5 mg KOH/g, o conteúdo de asfalteno foi de cerca de 4%, o conteúdo de sólidos filtrados foi de 660 lb/1000bbl e o conteúdo e o conteúdo de sal foi 1180 lb/1000 bbl [00143]Procedimento de teste de óleo bruto E: A amostra bruta foi homogeneizada primeiro aquecendo a cerca de 60 °C e depois completamente, agitando o recipiente com a mão por vários minutos. Cem gramas de emulsão de óleo bruto foram cuidadosamente vertidos em frascos de vidro de prescrição, os quais tinham marcas em intervalos de 10 ml (San-Glas Ovals-Flint, feita por Owen-Brockway, IL, E.U.A.) e tampa com rosca. Os demulsificantes de silicone foram diluídos a 30% com xileno. Em primeiro lugar, os frascos com a amostra de óleo bruto foram aquecidos por 5 min em banho de óleo, que foi a 85 °C. Em seguida, os frascos foram virados duas vezes, seguido por agitação com um agitador orbital Bamstead / Labline Max 2000 por 10 min, a 270 agitações / min e, em seguida, colocando as garrafas de volta no banho a 85 °C. Após uma hora de aquecimento, os frascos foram agitados novamente com o agitador orbital por mais 10 minutos e depois colocados de volta no banho a 85 °C. Após 30 minutos, os frascos foram virados dez vezes de lado com um movimento de balanço. Depois de uma hora os frascos foram invertidos suavemente, horizontalmente, vinte vezes para quebrar os “ovos” na interface. Após cerca de 20-22 horas, os frascos foram retirados do banho de óleo e a quali
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 73/86
65/67 dade da interface de água / óleo bruto foi inspecionada e volume, em porcentagem (%) da fase aquosa separada foi medido. O teor de água do óleo bruto separado foi medido com dois métodos: 1.) Uma amostra pequena (0,05-0,5 ml) foi retirada do meio da fase oleosa bruta. O conteúdo de água desta pequena amostra foi medido com titulação de Karl-Fischer usando um titulador Brinkman Titrino Workcell com 751 GDP e solução de titulador Hidranal Compósito-2; 2.) Cerca de 15 ml de amostra foram extraídas do fundo da fase oleosa com uma seringa e depois vertidas em
12,5 ml em tubos de vidro de centrifugação com fundo cônico Kimble até 50% da marca e, em seguida diluídos até 100% com tolueno. As amostras diluídas foram centrifugadas por cinco minutos a 2500 rpm com uma centrífuga IEC HN-SII. A quantidade de água separada foi gravada (água livre). A quantidade de água total foi medida pela adição de 1-2 gotas de conta-gotas knockout (DM046 de Baker Petrolite) e misturar a emulsão e a aquecendo em banho-maria, seguido de centrifugação como acima. O conteúdo de “emulsão do bruto foi calculado subtraindo o conteúdo de “água livre a partir do conteúdo total de água.
[00144]A Tabela 9 ilustra que o desempenho de demulsificação competitivo pode ser alcançado com as novas composições de silicone. Por exemplo, as combinações de Orgânicos M, Silbreak 400 e Exemplo 10 ou Exemplo 11 superam todos os demulsificantes orgânicos testados (últimos seis testes).
Tabela 9. Resultados de testes de demulsificação com óleo bruto H, a 85 °C
Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 74/86
66/67
PPm PPm % DE ÁGUA SEPARADA E K. FISHER APÓS 20-22h TESTE DE CENTRÍFUGA. APÓS 20-22h
# DEMULSIFICANTE COMO É (ATIVOS) INTERFACE % DE ÁGUA % DE ÁGUA LIVRE % DE ÁGUA TOTAL % DE EMULSÃO
1 Em branco 0 0 6 25.85 6 34 · 28
2 ORGI 300 150 37.1 1.55 0.51 1.44 0.93
3 ORG J 400 120 38 B· 1.77 0.60 1.70 1.10
4 Exemplo11 400 120 36 B 2.72 1.9 1.6 -0.3
5 Exemplo 12 400 120 36 B 2.54 0.6 1.6 1
6 Exemplo 17 400 120 36 B 2.64 1.8 2 0.2
7 Exemplo 18 400 120 26 B 19.35 6 16 10
8 Exemplo 29 400 120 29 B 8.30 2.8 4.4 1.6
9 Exemplo 30 400 120 19 B 20.53 6 18 12
10 Exemplo 14 400 120 25 16.89 0.2 12 11.8
11 8619+Exemplo17; 1:2 133+267 40+80 30 13.50 3.2 13 9.8
12 8619+Exemplo22, 1:1 200+200 60+60 28 B 9.13 3.6 12 8.4
13 ORG J+Exemplo10, 1:1 200+200 60+60 37 B 0.80 0.6 0.8 0.2
14 ORG J+Exemplo10, 1:1 200+200 60+60 39 BB 4.08 0.8 5.2 4.4
15 ORG J+Exemplo10, 1:1 200+200 60+60 32 B 8.21 1.2 8 6.8
16 ORG J+Exemplo10, 1:1 200+200 40+80 34B 8.75 1.6 10 8.4
17 ORG J+Exemplo10, 1:2 133+267 40+80 34 BB 2.67 1.2 3.2 2
18 ORG J+Exemplo10, 1:2 133+267 40+80 32 B 5.10 0.6 4.5 3.9
19 ORG J+Exemplo10, 1:2 267+133 80+40 39 BB 2.35 0.8 2.8 2
20 ORG J+Exemplo11; 1:1 200+200 60+60 39 B 0.77 0.4 0.9 0.5
21 ORG J+Exemplo11; 1:1 200+200 60+60 33 B 3.96 0.8 2 1.2
22 ORG J+Exemplo11; 1:2 133+267 40+80 33 B 7.39 0.8 3.8 3
23 ORG J+ExemploH; 2:1 267+133 80+40 33 B 2.77 1.6 3 1.4
24 ORG J+Exemplo12; 1:1 200+200 60+60 35 B 2.77 0.8 2.4 1.6
25 ORG J+Exemplo12; 1:1 200+200 60+60 36 B 5.02 1.2 4.8 3.6
26 ORG J+Exemplo12; 1:2 133+267 40+80 35 B 3.25 0.2 1.4 1.2
27 ORG J+Exemplo12; 1:2 133+267 40+80 34 B 1.81 0.4 2 1.6
28 ORG J+Exemplo12; 2:1 267+133 80+40 38 BB 2.45 0.8 3.4 2.6
29 ORG J+Exemplo12; 1:1 200+200 40+80 32 11.25 2.4 12 9.6
30 ORG J+Exemplo22; 1:1 200+200 60+60 33 B 2.40 1.6 2.8 1.2
31 ORG J+Exemplo23; 1:1 200+200 60+60 38 0.93 0.8 1.2 0.4
32 ORG J+Exemplo23; 1:1 200+200 60+60 35 B 5.54 1.6 8 6.4
33 ORG J+Exemplo23; 1:2 133+267 40+80 34B 3.91 2.8 5 2.2
34 ORG J+Exemplo23; 2:1 267+133 80+40 37 5.93 2 3.8 1.8
35 ORG J+Exemplo24; 1:1 200+200 60+60 36 1.06 1.2 1.6 0.4
36 ORGK 400 120 38 2.09 0.6 2 1.4
37 ORG K+Exemplo12;1:1 200+200 60+60 37 2.06 1.6 2 0.4
38 ORG K+Exemplo12;1:1 200+200 60+60 38 4.93 1.2 4.4 3.2
39 ORGL 400 120 36B 2.13 0.5 2.3 1.8
40 ORG L+ Exemplo12;1:1 200+200 60+60 37 5.06 1.8 4.9 3.1
41 ORG L+ Exemplo12;1:1 200+200 60+60 39 3.02 0.4 3 2.6
42 ' ORG M 400 120 37 B 2.06 1.5 2.4 0.9
43 ORG M+Exemplo12;1:1 200+200 60+60 38 2.21 2 2 0
44 ORG M+Exemplo12;1:1 200+200 60+60 37 3.15 3.2 3.8 0.6
45 ORG N 400 120 37 B 2.12 0.33 1.3 0.97
46 ORG N+Exemplo12;1:1 200+200 60+60 34 4.10 0.8 3.8 3
47 ORG N+Exemplo 12:1:1 200+200 60+60 38 3.09 0.8 2 1.2
48 Silbreak 400 400 120 34 6.98 3.33 6.80 3.47
49 ORG M +Silbreak 400+ Exemplou, 1:1:1 133+133+133 40+40+40 38 1.13 0.8 0.8 0
50 ORG M +Silbreak 400+ Exemplo 11, 1:1:1 133+133+133 40+40+40 38 0.91 0.4 0.8 0.4
51 ORG M +Silbreak 400+ Exemplo 10, 1:1:1 133+133+133 40+40+40 40 0.66 0.4 0.6 0.2
52 ORG M + Silbreak 400+ Exemplo n, 1 ;1;1 100+100+100 30+30+30 33 3.07 0.8 3 2.2
53 ORG M +Silbreak 400+ Exemplo 11, 1:1.1 100+100+100 30+30+30 38 B 2.33 0.8 1.6 0.8
54 ORG M + Silbreak 400+Exemplol0, 1:1:1 100+100+100 30+30+30 39 0.89 0 0 0
* B: interface folgada; BB: interface muito folgada [00145]Embora a invenção tenha sido descrita com referência a uma modalidade preferida, aqueles versados na técnica irão entender que várias mudanças podem ser feitas e equivalentes podem ser substituídos por elementos dos mesmos, sem se afastar do escopo da invenção. Pretende-se que a invenção não seja limitada a modalidade particular divulgada como o melhor modo para a realização desta invenção, mas que a invenção irá incluir todas as modalidades que estejam inseriPetição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 75/86
67/67 das no escopo das reivindicações anexas. Todas as citações referidas aqui são expressamente incorporadas neste documento para referência.

Claims (15)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. Composição CARACTERIZADA pelo fato de que compreende:
    a) 0,1 a 10.000 ppm de pelo menos um demulsificador de poliorganossiloxano tendo uma estrutura molecular compreendendo uma cadeia principal de polissiloxano de pelo menos duas unidades de siloxano covalentemente ligadas a (i) um ou mais grupos óxido de alquileno pendentes compreendendo uma ou mais unidades de óxido de alquileno, tendo, independentemente, 1 a 6 átomos de carbono, (ii) um ou mais grupos pendentes tendo a fórmula (CrH2r)B em que r equivale a um número inteiro na faixa de 0 a 30 e B é um radical arila, e (iii) um ou mais grupos alquila pendentes tendo pelo menos 4 até 40 átomos de carbono;
    b) uma fase aquosa e
    c) uma fase oleosa.
  2. 2. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o poliorganossiloxano tem a fórmula:
    M'a M2b M3c M4d D'e D2f D3g D4b T1, T2j T3k T41 Qm em que
    Mi = R1R2r3síO1/2
    M2 = R4R5R6SiO1/2
    M3 = R7RBR9SiO1/2
    M4= R10R11R12SíO1J2
    D1 = R13R14SiO2/2
    D2 = R^R^SiO^
    D3 = R17R1BSiO2/2
    D4 = R^R^SiO^ r = r^sío^
    T2 = R^SiOj^
    T3 = R^SiCh^
    T4 = R^SiO^
    Q = SiO4/2 θ,
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 77/86
    2/9
    R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um -OH ou -OR25,
    R2, R3, R5, R6, R8, R9, R13, R14, R16, R18, R21 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono,
    R4, R15 e R22 são -(CnH2n)-O-(C2H4O)o-(C3H6O)p-(C4H8O)q-R26, n é um número inteiro entre 0 e 6, o é um número inteiro entre 0 e 100, p é um número inteiro entre 0 e 100 e q é um número inteiro entre 0 e 50, desde que o + p + q > 1;
    R7, R17 e R23 são grupos alquila ramificados, lineares ou cíclicos, saturados ou insaturados tendo de 4 a 36 átomos de carbono,
    R10, R19 e R24 são -(CrH2r)B em que r é um número inteiro entre 0 e 30 e B é um radical arila,
    R11, R12 e R20 são -(CrH2r)B, em que r é um número inteiro entre 0 e 30 e B é um radical arila ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono;
    R25 é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono e
    R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, em que os subscritos a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m são zero ou inteiros positivos para as moléculas sujeitas às seguintes limitações:
  3. 3 — a + b + c + d + e + f + g + h + i + j + k + l + m — 500, b + f + j > 1, c + g + k > 0, d + h + l > 1, e (a + b + c + d) = a 2 + i + j + k + l + 2m.
    3. Composição, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que
    R1 é -CH3, -OH ou -OCH3, e
    R2, R3 R5, R6, R8 R9, R13, R14, R16, R18 e R21 são -CH3,
    R20 é -(CrH2r)B; e
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 78/86
    3/9
    R11 e R12 são ou -CH3 ou -(CrH2r)B, com a condição de que se o polissiloxano contém difenila, R19 e R20 são CeHs.
  4. 4. Composição, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADA pelo fato de que
    R1 é -CH3, -OH ou -OCH3, e
    R2, R3, R5, R6, R8, R9, R11, R12, R13, R14, R16, R18, R20, R21 são -CH3.
  5. 5. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que 0 poliorganossiloxano tem a fórmula:
    M'a M2b M3c M4d D'e D2f D3g D4h em que
    M1 = R1R2R3SiO1/2
    M2 = R4REReSiO1/2
    M3 = R7RER9SiO1/2
    M4 = Rl0RllRl2SiO1j2
    D1 = RURUSiO^
    D2 = R^R^SiO^
    D3 = R^R^SiO^
    Q4= Rl^SiO^ e
    R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um -OH ou -OR25;
    R2, R3, R5, R6, R8, R9, R13, R14, R16 e R18 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono,
    R4 e R15 são -(CnH2n)-O-(C2H4O)o-(C3H6O)P-(C4H8O)q-R26; em que n é um número inteiro entre 0 e 6, 0 é um número inteiro entre 0 e 100, p é um número inteiro entre 0 e 100 e q é um número inteiro entre 0 e 50, desde que 0 + p + q > 1;
    R7 e R17 são grupos alquila lineares, ramificados ou cíclicos, saturados ou insaturados tendo de 4 a 36 átomos de carbono;
    R10 e R19 são -(CrH2r)B em que r é um número inteiro entre 0 e 30 e B é um radical arila;
    R11, R12 e R20 são -(CrH2r)B, em que r é um número inteiro entre 0 e 30, B é
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 79/86
    4/9 um radical arila ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono;
    R25 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono; e
    R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, em que os subscritos a, b, c, d, e, f, g e h, são zero ou inteiros positivos para as moléculas sujeitas às seguintes limitações:
    3<a + b + c + d + e + f + g + h< 500, b + f > 1, c +g > 0, d + h > 1, e a + b + c + d = 2.
  6. 6. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o poliorganossiloxano tem a fórmula:
    M’a D’e D2f D3g D4h T’i T2j T3k T4, Qm em que
    M1 = R1R2R3SiO1/2 D1 R13R14SÍO2Í2 D2 RlSRlfiSiO^ D3 R17RieSiO2f2 D4 R^R^SiC^ r R21SiO^ T2 R^SiO^ T3 R^SiO^ T4 R24SiG^ Q = SÍO4/2
    e
    R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um -OH ou -OR25; R2, R3, R13, R14, R16, R18 e R21 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono,
    R15 e R22 são -(CnH2n)-O-(C2H4O)o-(C3H6O)p-(C4H8O)q-R26, em que n é um número inteiro entre 0 e 6, o é um número inteiro entre 0 e 100, p é um número inteiro entre 0 e 100 e q é um número inteiro entre 0 e 50, desde que o + p + q > 1,
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 80/86
    5/9
    R17 e R23 são grupos alquila lineares, ramificados ou cíclicos, saturados ou insaturados tendo de 4 a 36 átomos de carbono;
    R19 e R24 são -(CrH2r)B em que r é um número inteiro entre 0 e 30 e B é um radical arila;
    R20 é -(CrH2r)B, em que r é um número inteiro entre 0 e 30, B é um radical arila ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono;
    R25 é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono, e
    R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, em que os subscritos a, e, f, g, h, i, j, k, I e m são zero ou inteiros positivos para as moléculas sujeitas às seguintes limitações:
    i + j + k + I + m> 0, a = 2 + i+ j + k+ l + 2m,
    3<a + e + f + g + h + i + j + k + l + m< 500, f + j > 1, g + k > 0, e h + I > 1.
  7. 7. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o poliorganossiloxano tem a fórmula:
    M1 D'eD2fD3gD4h M1 em que
    M1 = R1R2R3SiO1/2
    D1 = R^R^SiO^
    D2 = R^R^SiO^
    D3= R17RieSiO2/2
    D4= R19R2<lSiO2l.2 θ,
    R1 é um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, um -OH ou -OR25; R2, R3, R13, R14, R16, R18 são grupos alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono;
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 81/86
    6/9
    R15 é -(CnH2n)-O-(C2H4O)o(C3H6O)p(C4H8O)q-R26 , em que n é um número inteiro entre 0 e 6, o é um número inteiro entre 0 e 100, p é um número inteiro entre 0 e 100 e q é um número inteiro entre 0 e 50, desde que o + p + q > 1;
    R17 é grupo alquila linear, ramificado ou cíclico, saturado ou insaturado tendo de 4 a 36 átomos de carbono;
    R19 é -(CrH2r)B em que r é um número inteiro entre 0 e 30 e B é um radical arila;
    R20 é -(CrH2r)B, em que r é um número inteiro entre 0 e 30, B é um radical arila ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono;
    R25 é um grupo alquila com 1 a 12 átomos de carbono, e
    R26 é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono, em que os subscritos e, f, g e h são zero ou inteiros positivos para as moléculas sujeitas às seguintes limitações:
    1 < e + f + g + h < 498, f > 1, g > 0 e h > 1.
  8. 8. Composição, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que
    R1 é -CH3, -OH ou -OCH3, e
    R2, R3, R13, R14, R16, R18 e R20 são -CH3.
  9. 9. Composição, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADA pelo fato de que
    R1 é -CH3, -OH ou -OCH3,
    R2, R3, R13, R14, R16, e R18 são -CH3, e
    R20 é -(CrH2r)B,
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 82/86
    7/9 com a condição de que se o polissiloxano contém difenila, R19 e R20 são C6H5.
  10. 10. Composição, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADA pelo fato de que o poliorganossiloxano tem a estrutura:
    Figure BRPI0906488B1_C0001
    em que
    X é um número inteiro no intervalo entre 0 e 498,
    L é um número inteiro no intervalo entre 1 e 300,
    K é um número inteiro no intervalo entre 0 e 300,
    J é um número inteiro no intervalo entre 1 e 300,
    M é um número inteiro no intervalo entre 0 e 100,
    N é um número inteiro no intervalo entre 0 e 100, e
    O é um número inteiro no intervalo entre 2 e 33, e
    Z é um hidrogênio ou um grupo alquila tendo de 1 a 12 átomos de carbono.
  11. 11. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADA pelo fato de que adicionalmente compreende pelo menos um demulsificador orgânico selecionado do grupo consistindo em ácidos sulfônicos, ácidos carboxílicos, ácidos tiocarboxílicos, ésteres de ácidos carboxílicos, ácidos fosfínicos, polímeros de óxido de alquileno, copolímeros de óxido de alquileno, resinas
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 83/86
    8/9 fenólicas funcionalizadas com óxido de alquileno, resinas epóxi, óxidos de alquileno de amina, alcoxilados de poliimina, aminas de poliéster, tensoativos catiônicos, bisamidas, e polímeros à base de silicone e copolímeros à base de silicone.
  12. 12. Método para a separação de emulsões de óleo e água CARACTERIZADO pelo fato de que o método compreende incorporar 0,1 a 10.000 ppm de pelo menos um demulsificador de poliorganossiloxano em uma emulsão compreendendo uma fase oleosa e uma fase aquosa, em que o demulsificador de poliorganossiloxano é como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 10.
  13. 13. Método, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que adicionalmente compreende pelo menos um demulsificador orgânico selecionado do grupo consistindo em ácidos sulfônicos, ácidos carboxílicos, ácidos tiocarboxílicos, ésteres de ácidos carboxílicos, ácidos fosfínicos, polímeros de óxido de alquileno, copolímeros de óxido de alquileno, resinas fenólicas funcionalizadas com óxido de alquileno, resinas epóxi, óxidos de alquileno de amina, alcoxilados de poliimina, aminas de poliéster, tensoativos catiônicos, bis-amidas, e polímeros à base de silicone e copolímeros à base de silicone.
  14. 14. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, ou método, de acordo com a reivindicação 12 ou 13, CARACTERIZADO pelo fato de que o pelo menos um demulsificador de poliorganossiloxano é usado a uma concentração de 0,1 a 10.000 ppm, preferencialmente de 0,5 a 10.000 ppm e mais preferencialmente de 5 a 500 ppm da composição total ou emulsão.
  15. 15. Composição, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, ou método, de acordo com a reivindicação 12 ou 13, CARACTERIZADO pelo fato de que o pelo menos um demulsificador de poliorganossiloxano e, opcionalmente, o pelo menos um demulsificante orgânico são utilizados como uma mistura, uma solu
    Petição 870190141249, de 30/12/2019, pág. 84/86
    9/9 ção, uma dispersão, uma emulsão de água em óleo, uma emulsão de água em óleo, uma microemulsão ou suas combinações.
BRPI0906488-5A 2008-01-25 2009-01-26 Composições de demulsificadores de poliorganossiloxano e método de separação de emulsões de óleo e água BRPI0906488B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/011,241 US8030363B2 (en) 2008-01-25 2008-01-25 Polyorganosiloxane demulsifier compositions and methods of making the same
US12/011.241 2008-01-25
PCT/US2009/000495 WO2009094221A1 (en) 2008-01-25 2009-01-26 Polyorganosiloxane demulsifier compositions and methods of making the same

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0906488A2 BRPI0906488A2 (pt) 2019-10-01
BRPI0906488B1 true BRPI0906488B1 (pt) 2020-03-31

Family

ID=40545795

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906488-5A BRPI0906488B1 (pt) 2008-01-25 2009-01-26 Composições de demulsificadores de poliorganossiloxano e método de separação de emulsões de óleo e água

Country Status (7)

Country Link
US (2) US8030363B2 (pt)
EP (1) EP2235109B1 (pt)
CN (2) CN105131615B (pt)
BR (1) BRPI0906488B1 (pt)
CA (1) CA2711041C (pt)
RU (1) RU2010135513A (pt)
WO (1) WO2009094221A1 (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8030363B2 (en) * 2008-01-25 2011-10-04 Momentive Performance Materials Inc. Polyorganosiloxane demulsifier compositions and methods of making the same
BR112012012354A2 (pt) * 2009-11-30 2018-03-27 Momentive Performance Mat Inc composições desemulsificantes e métodos para separar emulsões usando as mesmas
US20110127195A1 (en) * 2009-11-30 2011-06-02 Momentive Performance Materials Inc. Demulsifying compositions and methods for separating emulsions using the same
US9623346B2 (en) * 2010-08-02 2017-04-18 Momentive Performance Materials Inc. Compositions and methods for separating emulsions using the same
GB201019975D0 (en) * 2010-11-25 2011-01-05 Excella Tec Ltd A composition and method for the control of arthropods
TWI399202B (zh) * 2011-03-17 2013-06-21 Intech Biopharm Ltd 製備用於治療呼吸道疾病之定量噴霧吸入劑的製程方法
US8779012B2 (en) * 2011-06-21 2014-07-15 Momentive Performance Materials Inc. Biodegradable polyorganosiloxane demulsifier composition and method for making the same
CN102432888B (zh) * 2011-08-15 2013-05-15 陕西科技大学 一种梳型聚硅氧烷原油破乳剂及其制备方法
CN104955878B (zh) * 2012-03-22 2018-08-17 莫门蒂夫性能材料股份有限公司 有机基-改性的有机硅聚合物
US10000693B2 (en) 2013-03-14 2018-06-19 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US9868893B2 (en) 2013-03-14 2018-01-16 Flotek Chemistry, Llc Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
US11180690B2 (en) 2013-03-14 2021-11-23 Flotek Chemistry, Llc Diluted microemulsions with low surface tensions
CN103361108B (zh) * 2013-06-20 2015-11-25 北京迪威尔石油天然气技术开发有限公司 一种适用于高硫高盐采出液原油乳状液的破乳剂
EP3065839A1 (en) * 2013-11-04 2016-09-14 Dow Corning Do Brasil Limitada Reduced foam petroleum composition field of the disclosure
CA2904733C (en) * 2015-03-11 2021-10-19 Cesi Chemical, Inc. Methods and compositions for use in oil and/or gas wells
CN107519672A (zh) * 2017-10-25 2017-12-29 成都凯米拉科技有限公司 一种用于油田的水处理用破乳剂
CN111566191B (zh) * 2017-11-10 2022-10-28 莫门蒂夫性能材料股份有限公司 有机改性的硅酮燃料添加剂、组合物及其使用方法
CN111760334B (zh) * 2020-07-21 2022-07-12 滨州市广友化工有限公司 一种有机硅油消泡剂及其制备方法

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2499370A (en) * 1947-03-07 1950-03-07 Petrolite Corp Process for breaking petroleum emulsions
US2499368A (en) * 1947-03-07 1950-03-07 Petrolite Corp Chemical manufacture
US2524889A (en) * 1948-06-26 1950-10-10 Petrolite Corp Processes for breaking petroleum emulsions
US2560333A (en) * 1948-11-12 1951-07-10 Petrolite Corp Process for breaking petroleum emulsions
US3438889A (en) * 1966-08-24 1969-04-15 Atlantic Richfield Co Resulfurization of petroleum hydrocarbon
US3572510A (en) * 1969-04-24 1971-03-30 Samuel J Lyda Liquid-fuel monitor filter
US3700400A (en) * 1971-05-03 1972-10-24 Ici Ltd Silicone-polyalkylene oxide block copolymer suppressing foam in jet dyeing
DE2227546C3 (de) * 1972-06-07 1979-04-05 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verwendung von oxalkylierten PoIyalkylenpolyaminen zur SchneUentwässening von Rohölen
GB1430608A (en) * 1972-08-08 1976-03-31 Hoechst Ag Polyquaternary ammonium compounds and their use as petroleum demulsifiers
US4227173A (en) * 1979-02-09 1980-10-07 Clark Joseph H Diesel fuel monitor system
DE3135832A1 (de) * 1981-09-10 1983-03-24 Hoechst Ag, 6000 Frankfurt Bisamide, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung
DE3136212A1 (de) * 1981-09-12 1983-03-31 Hoechst Ag, 6230 Frankfurt Kationische ethylenoxid-propylenoxid- bzw. ethylenoxid-butylenoxid-polymere, verfahren zu deren herstellung und deren verwendung
US4387028A (en) * 1981-12-01 1983-06-07 The Dow Chemical Company Use of quaternized polyalkylene polyamines as demulsifiers
GB8328233D0 (en) * 1983-10-21 1983-11-23 British Petroleum Co Plc Demulsifying process
DE3622571A1 (de) 1986-07-04 1988-01-21 Goldschmidt Ag Th Verwendung von polyoxyalkylen-polysiloxan-blockmischpolymerisaten als demulgatoren fuer wasser enthaltendes erdoel
EP0584708B1 (de) * 1992-08-22 1998-05-13 Clariant GmbH Polyfunktionelle Demulgatoren für Rohöle
DE4407189A1 (de) 1994-03-04 1995-09-07 Goldschmidt Ag Th Polysiloxan-Polyoxyalkylen-Blockmischpolymerisate und ihre Verwendung als Zusatzmittel für Haarkosmetika
US5620485A (en) * 1995-12-15 1997-04-15 Dow Corning Corporation Silicone foam control agents for hydrocarbon liquids
US6001140A (en) * 1996-04-04 1999-12-14 Witco Corporation Diesel fuel and lubricating oil antifoams and methods of use
US6093222A (en) * 1996-04-04 2000-07-25 Ck Witco Corporation Diesel fuel antifoam composition
US6133370A (en) * 1999-02-22 2000-10-17 Dow Corning Corporation Silicone polyethers with arylalkyl groups
DE19922218A1 (de) * 1999-05-14 2001-02-15 Goldschmidt Ag Th Verwendung wasserunlöslicher poly(oxy-1,4-butandiyl)haltiger Polyoxyalkylen-Polysiloxan-Blockmischcopolymerisate zur Entschäumung wäßriger Medien
ATE286422T1 (de) * 1999-08-13 2005-01-15 Dow Corning Sa Schaumregulierungsmittel auf basis von silikon
DE60039559D1 (de) * 1999-08-13 2008-09-04 Dow Corning Sa Silikonhaltiges Schaumregulierungsmittel
US6545181B1 (en) * 2000-10-24 2003-04-08 Pilot Chemical Holdings, Inc. Demulsifying compound and a method of breaking or inhibiting emulsions
US6531540B1 (en) * 2001-05-16 2003-03-11 General Electric Company Polyether siloxane copolymer network compositions
DE10243992A1 (de) 2002-09-21 2004-04-01 Goldschmidt Ag Polyestergruppen aufweisende amphiphile Organopolysiloxane und deren Verwendung als Emulgatoren oder Dispergierhilfsmittel
US6984710B2 (en) * 2003-10-13 2006-01-10 Nalco Energy Services, L.P. Alkoxylated alkylphenol-formaldehyde-diamine polymer
DE102004018926A1 (de) * 2004-04-20 2005-11-17 Goldschmidt Gmbh Organofunktionell modizifizierte Polysiloxane und ihre Verwendung zur Entschäumung und Demulgierung von flüssigen Kraftstoffen
US7745501B2 (en) * 2006-06-22 2010-06-29 Momentive Performance Materials Inc. Method for demulsifying
DE102007031287A1 (de) * 2007-07-05 2009-01-08 Evonik Goldschmidt Gmbh Organofunktionell modifizierte Polysiloxane und ihre Verwendung zur Entschäumung von flüssigen Kraftstoffen mit Biokraftstoffbeimischungen
US8030363B2 (en) * 2008-01-25 2011-10-04 Momentive Performance Materials Inc. Polyorganosiloxane demulsifier compositions and methods of making the same

Also Published As

Publication number Publication date
RU2010135513A (ru) 2012-02-27
US20110245354A1 (en) 2011-10-06
WO2009094221A1 (en) 2009-07-30
EP2235109B1 (en) 2017-01-11
US8507565B2 (en) 2013-08-13
CA2711041A1 (en) 2009-07-30
CA2711041C (en) 2017-08-15
CN101970578A (zh) 2011-02-09
CN105131615B (zh) 2019-10-25
CN105131615A (zh) 2015-12-09
US20090192234A1 (en) 2009-07-30
BRPI0906488A2 (pt) 2019-10-01
EP2235109A1 (en) 2010-10-06
US8030363B2 (en) 2011-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0906488B1 (pt) Composições de demulsificadores de poliorganossiloxano e método de separação de emulsões de óleo e água
US7745501B2 (en) Method for demulsifying
US8809404B2 (en) Siloxane polyether copolymers
JP2000510507A (ja) ディーゼル燃料及び潤滑油脱泡剤及び使用方法
US8198337B2 (en) Demulsifier compositions and methods for separating emulsions using the same
CA2838343A1 (en) Biodegradable polyorganosiloxane demulsifier composition and method for making the same
CA3168084C (en) Foam control composition
CA2780640A1 (en) Demulsifying compositions and methods for separating emulsions using the same
BR112021013314B1 (pt) Polissiloxanos organomodificados e seu uso para a antiespumação de combustíveis
BR112021013314A2 (pt) Polissiloxanos organomodificados e seu uso para a antiespumação de combustíveis

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/03/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 15A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2759 DE 21-11-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.