BRPI0906456B1 - Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação - Google Patents

Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação Download PDF

Info

Publication number
BRPI0906456B1
BRPI0906456B1 BRPI0906456-7A BRPI0906456A BRPI0906456B1 BR PI0906456 B1 BRPI0906456 B1 BR PI0906456B1 BR PI0906456 A BRPI0906456 A BR PI0906456A BR PI0906456 B1 BRPI0906456 B1 BR PI0906456B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tube
pigs
launching
receiving
pig
Prior art date
Application number
BRPI0906456-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Gustavo Carvalheira Mazzei
Emerson Dos Anjos D'aquino
Original Assignee
Petroleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Petroleo Brasileiro S.A. - Petrobras filed Critical Petroleo Brasileiro S.A. - Petrobras
Priority to BRPI0906456-7A priority Critical patent/BRPI0906456B1/pt
Publication of BRPI0906456A2 publication Critical patent/BRPI0906456A2/pt
Publication of BRPI0906456B1 publication Critical patent/BRPI0906456B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Pipeline Systems (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)

Abstract

módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação a presente invenção propõe um módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação. compreende um módulo para aplicação na interligação entre dutos rígidos submarinos ou híbridos, que apresentem variação de diâmetro, permitindo fazer a conexão entre uma seção de maior diâmetro e uma seção de menor diâmetro do duto. a conexão é feita, com o auxilio de uma ligação rígida em ponte (um jumper rígido adaptado) ou, alternativamente, por uma estação recuperável (20) de lançamento e recebimento de pigs. o jumper rígido adaptado (10) se destina a possibilitar a operação normal do duto, permitindo o escoamento de óleo ou gás. a estação recuperável (20) de lançamento e recebimento de pigs se destina a permitir a realização de inspeções do duto utilizando pigs normalmente empregados na técnica.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se insere no campo técnico dos dispositivos 5 para lançamento e recuperação de pigs instrumentados em dutos ou tubulações. De maneira geral, essa invenção se refere a um dispositivo que permite lançar e recuperar pigs instrumentados convencionais em dutos que sofrem variação de diâmetro interno ao longo de sua extensão, sem a necessidade de parada do escoamento pelo duto e/ou necessidade 10 de instalação de sistema auxiliar de injeção de fluido para impulsionamento do pig ínstrumentado pela tubulação.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Uma forma frequente de transportar fluidos é o seu escoamento por meio de dutos ou tubulações. Um exemplo é a produção de óleo e gás em 15 campos submarinos de exploração de petróleo, em que a produção é escoada por meio de dutos rígidos submarinos, aqui, doravante, chamados de DRS.
Embora sejam projetados para durar um longo período de tempo, os b dutos, tão logo tenham sido postos em uso, começam a se deteriorar em 20 função de várias causas. Por exemplo o fluido escoado pelo duto pode conter vários tipos de substâncias corrosivas. A condição do local onde os dutos se encontram pode ser de natureza corrosiva, o que leva à corrosão da parte externa do duto. Além disso, se existem defeitos nos dutos, tais como trincas, o estresse mecânico resultante da pressão do fluido no seu 25 interior pode levar ao crescimento desses defeitos. Se a corrosão, fissuras, ou outros defeitos, não são detectados e reparados a tempo, podem aumentar até que ocorra uma falha nos dutos, a qual pode ocasionar um vazamento de óleo para o meio ambiente, causando grandes transtornos.
Para impedir a ocorrência de falhas dos dutos, as normas de 30 segurança exigem que eles sejam submetidos a inspeções regulares. No caso particular dos DRS’s instalados no mar, muitas vezes a grandes profundidades, a inspeção é feita, de preferência, com o auxílio de um equipamento especial, comumente conhecido como pig instrumentado o qual é lançado no interior do duto em um primeiro local e viaja pelo interior 5 do duto até que seja finalmente retirado em um segundo local.
TÉCNICA RELACIONADA
Alguns modelos de pigs instrumentados dispõem de meios próprios de locomoção, outros são empurrados ao longo dos dutos por um fluido, que pode ser o próprio fluido que está escoando pelos dutos. Os pigs 10 instrumentados são lançados e recuperados de dentro do duto por meio de dispositivos especiais, chamados de lançadores de pigs e recuperadores de pigs, instalados em pontos adequados dos dutos. Descrições desses dispositivos podem ser encontradas em inúmeros documentos, podendo- se citar, apenas a título de exemplo, os seguintes pedidos de patente: 15 PI 0500795, PI 9801233, PI 9200188 e as patentes EP 0266097, US 2008/0072963, US 2009/0223672, US 5186757 e WO 01/91933.
Pigs instrumentados são amplamente conhecidos no estado da técnica, existindo vários tipos, tais como pig geométrico, pig de perda de massa (ultrasônico ou magnético) e pig inercial.
Os pigs instrumentados podem ser divididos em três categorias: pigs instrumentados convencionais, pigs multisize e pigs palito
Os pigs instrumentados convencionais, para inspeção de corrosão trincas e defeitos de fabricação se destinam a inspecionar dutos de diâmetro praticamente constante. Variações de diâmetro superiores a 15% 25 ocasionam erros de medida, tomando os resultados poucos confiáveis.
Pigs multisize podem ser utilizados em dutos que apresentam variações de até 50% no diâmetro nominal. Porém, elevadas pressões internas e grandes espessuras de parede nesses dutos, reduzem a confiabilidade das medições, aumentam os riscos de aprisionamento dos 30 pigs e elevam os custos de inspeção em até 100%.
Pigs palito sâo uma alternativa para as inspeções geométricas e de perda de espessura em dutos que apresentam variação no diâmetro entre 50% e 80%. Entretanto, eles requerem uma limpeza extremamente eficiente nos dutos antes da inspeção, além de não detectar defeitos de 5 corrosão externa, nem anomalias internas à parede dos dutos.
Para dutos com variações de diâmetro superiores a 80%, não existem pigs instrumentados, conhecidos no mercado, capazes de realizar inspeção adequada.
Em função das restrições impostas pelos pigs instrumentados, é9 10 sempre recomendável que um duto tenha o mesmo diâmetro em toda asua extensão ou, se existirem variações, que essas sejam menores que 15%. No entanto, nem sempre é possível seguir essa recomendação. Um exemplo é o caso de dutos utilizados na exploração de petróleo em campos submarinos.
A viabilização técnica e econômica do escoamento da produção de petróleo até a terra pode exigir que a produção de várias unidades estacionárias de produção de petróleo, localizadas em lâminas de água profundas e ultra-profundas, seja feita por dutos rígidos submersos de menor diâmetro que convergem para um outro duto rígido submerso de Φ 20 maior diâmetro (DRS tronco), localizado em lâmina de água rasa. Nessa situação, a diferença entre o maior e o menor diâmetro de dutos pode excedera 100%.
Assim a necessidade de construir dutos multidiâmetro tem imposto o uso de técnicas alternativas ao pig instrumentado para realizar inspeções 25 nos dutos. Dentre as técnicas alternativas ao pig instrumentado, a principal, é o teste hidrostático que tem entre seus inconvenientes a parada total do escoamento da produção de petróleo por tempo prolongado, queima desnecessária de gás e a necessidade de recondicionamento do duto, além do risco da diminuição da vida útil domesmo.
É interessante lembrar que dutos usados para o escoamento de fluidos também estão sujeitos à formação de incrustações em suas paredes internas tanto em decorrência da reação entre substâncias corrosivas presentes no fluido e o material do duto como em decorrência 5 da deposição de material sólido carreado pelo fluido. As incrustações formadas diminuem a seção reta do duto, dificultando o escoamento do fluido. Nessa situação é usado um outro tipo de pig, não-instrumentado, cuja função é arrastar mecanicamente as incrustações, limpando o interior do duto. Para esse tipo de pig são conhecidos modelos específicos para a 10 limpeza de dutos multidiâmetro, como os descritos na patente norte- americana US 2008/141474, aqui incorporado por referência. Ressalte-se que esses pigs de limpeza também não atendem a grandes variações de diâmetro - superiores a 80% - e a restrições impostas pelos DRS.
É comum que os dutos sejam previamente limpos por meio dessetipo de pig, pig de limpeza, antes do uso de um pig instrumentado.
Em função dos inconvenientes existentes nas técnicas alternativas aos pigs instrumentados para inspeção dos dutos, em especial para os DRS, diversas adaptações especiais tem sido tentadas no sentido de tornar “pigáveis” dutos onde ocorrem grandes variações de diâmetro.
Essas adaptações especiais incluem, por exemplo, uma instalação auxiliar de dutos com toda infra-estrutura necessária para recebimento e lançamento de pigs. Assim para cada diâmetro de DRS existente na instalação de exploração de petróleo é conectada uma instalação auxiliar de mesmo diâmetro.
Fica evidente, por si, que se trata de uma solução complexa e cara. Ressalve-se, aliás, que todas as adaptações especiais tentadas até o momento têm sido soluções complexas e de alto custo, provável razão pela qual ainda não se conhece nenhuma instalação em uso comercial.Por consequência a técnica ainda se ressente de uma forma maisconveniente para fazer a inspeção em dutos multidiâmetro. E é o que se propõe na presente invenção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção propõe um módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de 5 operação. Compreende um módulo para aplicação na interligação entre dutos rígidos submarinos ou híbridos, que apresentem variação de diâmetro, permitindo fazer a conexão entre uma seção de maior diâmetro e uma seção de menor diâmetro do duto. A conexão é feita, com o auxílio de uma ligação rígida em ponte (um jumper rígido adaptado) ou, 10 alternativamente, por uma estação recuperável de lançamento e recebimento de pigs.
O jumper rígido adaptado se destina a possibilitar a operação normal do duto, permitindo o escoamento de óleo ou gás. A estação recuperável de lançamento e recebimento de pigs se destina a permitir a realização de 15 inspeções do duto utilizando pigs normalmente empregados na técnica.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A Figura 1 mostra a base principal e a base para apoio do jumper rígido adaptado.A Figura 2 mostra o módulo da presente invenção usando um 20 jumper rígido adaptado.
A Figura 3 mostra o módulo da presente invenção usando uma estação recuperável para recebimento e lançamento de pig submarino, com o jumper rígido adaptado apoiado em uma base para apoio do jumper rígido adaptado.
A Figura 4 mostra o jumper rígido adaptado utilizado pela presente invenção.A Figura 5 mostra a estação recuperável para recebimento e lançamento de pig submarino utilizado pela presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Visando facilitar a compreensão do invento, sua descrição detalhada será feita com base nas figuras acima descritas, as quais são parte integrante do presente relatório.
A presente invenção foi desenvolvida visando resolver um problema relativo à inspeção de DRS multidiâmetro por pigs instrumentos, razão 5 pela qual o presente relatório descreverá especificamente essa situação. Porém, será evidente para os técnicos no assunto que a invenção poderá ser aplicada a qualquer situação em que se necessite fazer a inspeção de dutos multidiâmetro empregando pigs instrumentados tanto em uma como em ambas as seções de diferentes diâmetro.
A presente invenção é constituída por um módulo que é instalado na linha de produção e que permite a interconexão de duas seções de DRS de diâmetros diferentes, para a passagem dos pigs, sem interrupção da produção. O módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro compreende:
1) base principal (1), conforme é mostrado na Figura 1, a qual servepara apoiar o módulo sobre o solo, por exemplo o leito marinho, e ser o elemento de junção entre a seção de maior diâmetro e a seção de menor diâmetro do duto.
2) jumper rígido adaptado (10), mostrado na Figura 4, o qual serve Φ 20 para fechar o circuito de fluxo entre a seção de maior diâmetro ea seção de menor diâmetro do duto durante a operação normal do duto, permitindo também o uso de pigs para remoção de líquidos e limpeza do duto com pigs de limpeza multidiâmetro, durante a operação normal;
3) estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs,mostrada na Figura 5, que substituí o jumper rígido adaptado (10) durante as operações de lançamento e recebimento de pigs instrumentados para possibilitar a operação de inspeção interna dos dutos;
4) base para apoio (40) do jumper rígido adaptado, mostrada na Figura 1, destinada a receber o jumper rígido adaptado (10) durante o período em que a estação recuperável (20), para recebimento e lançamento de pigs, é utilizada.
Base principal
A base principal (1) é constituída dos seguintes elementos:- uma estrutura de sustentação (30) constituída por quatro chapas laterais (2a a 2d) unidas de modo a formar substancialmente um retângulo, no interior do qual são fixadas vigas “i” (3a a 3g) para servir de apoio e sustentação a tubos (4 e 5) e a uma guia para alinhamento (9a);- um primeiro tubo (4) de diâmetro igual à seção de maior diâmetro do duto, fixado sobre parte das vigas i (3a, 3b, 3c e 3d) da estrutura de sustentação (30) e é dobrado de forma que uma de suas extremidade fique ligeiramente para fora da estrutura desustentação (30) e se alinhe com a seção de maior diâmetro doduto, à qual é conectado por meio de um flange (7), e a outra extremidade fique perpendicular à estrutura de sustentação (30),recebendo duplo boqlueio por meio de válvulas que estão interligadas à mesma, e um dispositivo de acoplamento (8a) adequado, por exemplo, um hub, para permitir sua junção ao jumper rígido adaptado (10) ou à estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs conforme será melhor detalhado à frente;- um segundo tubo (5), de diâmetro igual à seção de menor diâmetro do duto, fixado sobre parte das vigas i (3a, 3b, 3e e 3f)da estrutura de sustentação (30) e é dobrado de forma que uma de suas extremidade fique ligeiramente para fora da estrutura de sustentação (30) e se alinhe com a seção de menor diâmetro do duto, à qual é conectado por meio de um flange (7a), e a outra extremidade fique perpendicular à estrutura de sustentação (30) e recebendo duplo boqlueio por meio de válvulas que estãointerligadas à mesma, e um dispositivo de acoplamento (8c) adequado, por exemplo, um hub, para permitir sua junção aojumper rígido adaptado (10) ou à estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs, conforme será melhor detalhado à frente;- um tubo de by-pass (6) com válvula de bloqueio (6a), ligando o primeiro tubo (4) ao segundo tubo (5); a função desse tubo de bypass (6a) é permitir o escoamento do óleo ou gás, sem interrupção da produção, durante as operações de lançamento e recebimento de pigs e de acoplamento e desacoplamento do jumper rígido adaptado (10) e da estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs; como função secundária a válvula também pode ser usada para controle do lançamento de pigs;- uma guia para alinhamento (9a), semelhante a um sino invertido, é fixada em um ponto adequado da viga i central (3b) da estrutura de sustentação (30) e destinada a facilitar a instalação do jumper rígido adaptado (10) ou da estação recuperável para 20 recebimento e lançamento de pigs (20);- detectores de pig (12) instalados no primeiro tubo (4) e no segundo tubo (5), respectivamente, destinados a identificar a passagem de pigs.
As dobras tanto do primeiro tubo (4), como do segundo tubo (5) são 25 feitas de forma a não oferecerem problemas à passagem de pigs instrumentados. Todas as dobras citadas no presente texto podem ser acessórios de tubulação soldados, do tipo curvas, flanges, tês, etc..
Os dispositivos de acoplamentos (8a e 8c) devem contar comválvulas de bloqueio para permitir fechar o escoamento de óleo ou gás30 durante as operações de retirada / colocação do jumper rígido adaptado (10) ou da estação recuperável (20) para recebimento e lançamento depigs.
Jumper rígido adaptado
O jumper rígido adaptado (10) é constituído dos seguinteselementos:- uma primeira seção formada por um tubo (13) curvado para baixo em uma extremidade e de diâmetro igual ao primeiro tubo (4), a qual recebe na parte inferior um dispositivo de conexão (8b), como por exemplo, um módulo conector de válvula, para permitir suaconexão a esse primeiro tubo (4);- uma segunda seção formada por um tubo (14) curvado para baixoem uma extremidade e de diâmetro igual ao segundo tubo (5), a qual recebe na parte inferior um dispositivo de conexão (8d), como por exemplo, um módulo conector de válvula, para permitir sua 15 conexão a esse segundo tubo (5);- um tubo com redução concêntrica (15) em uma extremidade tem diâmetro igual ao tubo (13) da primeira seção e na outra diâmetro igual ao tubo (14) da segunda seção e se destina a fixar a primeira seção à segunda seção pelas suas extremidades retas;- uma estrutura para alinhamento da conexão com a base principal.
O jumper rigido adaptado (10) é dimensionado de modo a permitir que ele se conecte, simultaneamente, ao primeiro tubo (4) e ao segundo tubo (5), fazendo a conexão entre estes para o escoamento do fluido. O jumper rígido adaptado (10) recebe, ainda, olhais (26), fixados em sua 25 parte superior, para facilitar a movimentação durante sua retirada e colocação da base principal (1).
A estrutura para alinhamento da conexão com a base principal é constituída por uma barra metálica (11) e por um pino-guia (16). A barra metálica (11) é fixada por uma extremidade à primeira seção (13), e pela 30 outra extremidade à segunda seção (14); o pino-guia (16) é fixado no centro da face inferior da barra metálica (11) e é constituído por um tubode diâmetro adequado para permitir que ele se encaixe e gire dentro da guia para alinhamento (9a).
Ao ser encaixado e girado dentro da guia para alinhamento (9a), o 5 pino-guia (16), automaticamente, permite que o jumper rígido adaptado (10), o primeiro tubo (4) e o segundo tubo (5) fiquem alinhados na posição de conexão entre si.
Estação recuperável para recebimento e lançamento de pigs
A estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs 10 é constituída dos seguintes elementos:- lançador (17) de pigs adequado para lançar pigs instrumentados compatíveis com o diâmetro do primeiro tubo (4); tem fixado em sua extremidade de saída de pigs um tubo curvado (18) com um dispositivo de conexão (8e) para permitir sua conexão a esseprimeiro tubo (4);- recebedor (19) de pigs, adequado para receber pigs instrumentados compatíveis com o diâmetro do segundo tubo (5); tem fixado em sua extremidade de admissão de pigs um tubo (21) curvado com um dispositivo de conexão (8f) para permitir suaconexão a esse segundo tubo (5);- estrutura para alinhamento da conexão com a base principal, constituída por uma barra metálica (11a) e por um pino-guia (16a); a barra metálica (11a) é fixada por uma extremidade ao tubo curvado (18) do lançador de pigs, e pela outra extremidade aotubo curvado (21) do recebedor de pigs; o pino-guia (16a) é fixadono centro da face inferior da barra metálica (11a) e é constituído por um tubo de diâmetro adequado para permitir que ele se encaixe e gire dentro da guia para alinhamento (9a);- conjunto de interligação entre o lançador (17) de pigs e orecebedor (19) de pigs. jAsr -rJPRub:_JuíRessalve-se que o lançador (17) de pigs e o recebedor (18) de pigsusados na presente invenção, em si, são lançadores e recebedores de pigs convencionais, conhecidos da técnica, e contam com os dispositivos auxiliares usuais, tais como vents (S), drenos (D) e linhas de equalização5 (E).
Ao ser encaixado e girado dentro da guia para alinhamento (9a), o pino-guia (16a), automaticamente, permite que o lançador (17) de pigs e o primeiro tubo (4), assim como o recebedor (19) de pigs e o segundo tubo (5) fiquem alinhados na posição de conexão entre si.
O conjunto de interligação é constituído por um tubo (22a) que é fixado próximo à extremidade de admissão de pigs do lançador (17) de pigs e se bifurca em um segundo tubo (22b), sendo cada um deles fixado próximo a uma extremidade do recebedor (19) de pigs. Esses dois tubos recebem válvulas (23a e 23b) para controlar o fluxo de fluido entre o 15 lançador (17) e o recebedor (19) de pigs.
As funções destes tubos são:a) possibilitar a interligação das seções de diferentes diâmetros;b) prover o by-pass do escoamento da produção de petróleo ou gás sem interrupção da mesma durante as operações lançamento erecebimento de pigs, e acoplamento e desacoplamento dojumper rígido adaptado (10) e da estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs. Como função secundária a válvula também pode ser usada para controle do lançamento de pigs - isto se dá com a abertura da válvula de by-pass (6a) e emseguida fechando as válvulas de bloqueio existentes nos hubs(conjuntos 8a e 8c), operação necessária antes do acoplamento e desacoplamento do jumper rígido adaptado (10) e da estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs. Após a conexão, a manobra é desfeita.Da mesma forma que o jumper rígido adaptado (10), a estação darecuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs recebe olhais (26), fixados na parte superior do lançador (17) de pigs e do recebedor (19) de pigs, para facilitar a movimentação durante a retirada e colocação na base principal (1). Igualmente, ele é dimensionado de modo a permitir que, simultaneamente, o lançador (17) de pigs se conecte ao primeiro tubo (4) e o recebedor (18) de pigs se conecte ao segundo tubo (5).
Base para apoio do jumper rígido adaptado
Conforme é melhor ilustrado na Figura 1, a base para apoio (40) do jumper rígido adaptado é constituída dos seguintes elementos:a) uma estrutura de sustentação, constituída por vigas i (25a a 25e) interconectadas entre si;b) uma guia (9b) para sustentação provisória do jumper rígido adaptado, semelhante a um sino invertido, fixada em um ponto adequado da viga x central (25b) da estrutura de sustentação (40), e que se destina a receber o jumper rígido adaptado (10) durante o período em que a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs é usada para inspeção do duto.
A base para apoio (40) do jumper rígido adaptado pode estar fixada 20 à base principal (1), conforme é mostrado nas Figuras 2 e 3, ou pode ficar separada desta, como é mostrado na Figura 1.
Conforme as necessidades específicas de uma dada aplicação, o módulo que constitui a presente invenção pode, alternativamente, ter o lançador de pigs (17) conectado à seção de menor diâmetro do duto e o 25 recebedor de pigs (19) conectado à seção de maior diâmetro do duto. Pode, igualmente, ter apenas o lançador de pigs (17) ou apenas o recebedor de pigs (19). Portanto, tais variações devem ser entendidas como abrangidas pelo escopo da invenção.
Processo de operação do módulo
Durante a operação normal do duto, o jumper rígido adaptado (10) permanece acoplado ao primeiro (4) e segundo (5) tubos, permitindo o escoamento de óleo ou gásf ou, se necessário, a passagem de pigs multidiâmetro para limpeza do duto.
A válvula (6a) do tubo de by-pass permanece normalmente fechada e só é aberta durante a realização das inspeções para manter o escoamento do fluido do segundo tubo (5) para o primeiro tubo (4).
Quando for necessária a realização de inspeções no duto, é acionada uma embarcação equipada com ROV (veículo operado remotamente) e demais recursos tradicionais de inspeção para o lançamento do pig instrumentado compatível com a seção de maior diâmetro do duto e recebimento do pig instrumentado compatível com a seção de menor diâmetro do duto. A bordo da embarcação seguem, também, a equipe técnica especializada e uma estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs com um lançador (17) de pigs instrumentados compatível com a seção de maior diâmetro do duto e um recebedor (19) de pigs instrumentados compatível com a seção de menor diâmetro do duto.
Inicialmente, com auxílio do ROV, a válvula (6a) do tubo de by-pass é aberta e o jumper rígido adaptado (10) é desacoplado da base principal (1) e apoiado sobre a guia (9b) para sustentação provisória do jumper rígido adaptado, ficando sustentado por esta. Dessa forma, a base principal (1) fica pronta para receber a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs, com o óleo ou gás escoando do segundo (5) tubo para o primeiro tubo (4) através do tubo de by-pass (6).
A seguir, a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs, previamente preparada para o lançamento e o recebimento dos pigs instrumentados, é descida da embarcação e conectada ao primeiro (4) e segundo (5) tubos com auxílio do ROV.
Nesse momento começa a inspeção. A partir de uma unidade estacionária de produção, um pig instrumentado compatível com a seção de menor diâmetro do duto é lançado em direção ao recebedor (19) de pigs, onde é recolhido. Ao mesmo tempo um pig instrumentado compatível com a seção de maior diâmetro do duto é lançado a partir lançador (17) de pigs em direção ao ponto final do duto, onde é recolhido.Se necessário a operação poderá ser repetida várias vezes.
Terminada a inspeção, com o auxílio do ROV, a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs é desacoplada do primeiro (4) e segundo (5) tubos e recolhida a bordo da embarcação, o jumper rígido adaptado (10) é recolhido da guia (9b) para sustentação provisória do jumper rígido adaptado e reconectado ao primeiro (4) e segundo (5) tubos e a válvula (6a) do tubo de by-pass é fechada, retomando-se o fluxo normal do óleo ou gás.
Embora o MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO E RESPECTIVO PROCESSO DE OPERAÇÃO que acaba de ser descrito com relação aos desenhos anexados, pareça a forma de realização preferida da invenção, compreender-se-á que diversas modificações poderão ser introduzidas sem se sair do âmbito de sua proteção, podendo alguns dos elementos serem substituídos por outros com a mesma função técnica, em especial os materiais utilizados, suas dimensões, formas e proporções.

Claims (9)

1. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, que é instalado na junção de duas seções de diâmetros diferentes de um duto, caracterizado por compreender:5 1) base principal (1), a qual serve para apoiar o módulo sobre osolo, por exemplo o leito marinho, e ser o elemento de junção entre a seção de maior diâmetro e a seção de menor diâmetro do duto;2) jumper rígido adaptado (10), o qual serve para fechar o circuitoentre a seção de maior diâmetro e a seção de menor diâmetrodo duto durante a operação normal do duto;3) estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs, que substitui o jumper rígido adaptado (10) durante as operações de lançamento e recebimento de pigs 15 instrumentados, para possibilitar a operação de inspeção internados dutos;4) base para apoio (40) do jumper rígido adaptado, destinada a receber o jumper rígido adaptado (10) durante o período em que a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento depigs é utilizada.
2. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a base principal (1) ser constituída dos seguintes elementos:- uma estrutura de sustentação (30) a qual é constituída porquatro chapas laterais (2a a 2d) unidas de modo a formar substancialmente um retângulo, no interior do qual são fixadas vigas I (3a a 3g) para servir de apoio e sustentação a tubos (4 e 5) e a uma guia para alinhamento (9a);30 - um primeiro tubo (4) de diâmetro igual à seção de maior diâmetro do duto, o qual é fixado sobre parte das vigas i (3a, 3b, 3c e 3d) da estrutura de sustentação (30) e é dobrado de forma que uma de suas extremidade fique ligeiramente para fora da estrutura de sustentação (30) e se alinhe com a seção de maior diâmetro do duto à qual é conectado por meio de um flange (7), e a outra extremidade fique perpendicular à estrutura de sustentação (30) recebendo duplo bloqueio por meio de válvulas que estão interligadas à mesma, e um dispositivo de acoplamento (8a) para permitir sua junção, altematívamente, ao jumper rígido adaptado (10) ou à estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs;- um segundo tubo (5), de diâmetro igual à seção de menor diâmetro do duto, o qual é fixado sobre parte das vigas i (3a, 3b, 3e e 3f) da estrutura de sustentação (30) e é dobrado de forma que uma de suas extremidades fique ligeiramente para fora da estrutura de sustentação (30) e se alinhe com a seção de menor diâmetro do duto à qual é conectado por meio de um flange (7a), e a outra extremidade fique perpendicular à estrutura de sustentação (30) recebendo duplo boqlueio por meio de válvulas que estão interligadas à mesma, e um dispositivo de acoplamento (8c) para permitir sua junção, alternativamente, ao jumper rígido adaptado (10) ou à estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs;- um tubo de by-pass (6) com válvula de bloqueio (6a) ligando o primeiro tubo (4) ao segundo tubo (5);- uma guia para alinhamento (9a), a qual é semelhante a um sino invertido, e é fixada em um ponto adequado da viga i central (3b) da estrutura de sustentação (30), de forma a facilitar, altematívamente, a instalação do jumper rígido adaptado (10) ou da estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de * pigs;- detectores de pig (12) instalados no primeiro tubo (4) e no segundo tubo (5), um em cada tubo, destinados a identificar a passagem de pigs.
3. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com as reivindicação 1, caracterizado por o jumper rígido adaptado (10) ser constituído dos seguintes elementos:- uma primeira seção formada por um tubo (13) curvado para baixo 41 10 em uma extremidade e de diâmetro igual ao primeiro tubo (4), aqual recebe na parte inferior um dispositivo de conexão (8b) para permitir sua conexão a esse primeiro tubo (4);- uma segunda seção formada por um tubo (14) curvado para baixo em uma extremidade e de diâmetro igual ao segundo tubo15 (5), a qual recebe na parte inferior um dispositivo de conexão(8d) para permitir sua conexão a esse segundo tubo (5);- um tubo com redução concêntrica (15) o qual em uma extremidade tem diâmetro igual ao tubo (13) da primeira seção e na outra diâmetro igual ao tubo (14) da segunda seção e se41 20 destina a fixar a primeira seção à segunda seção;- uma estrutura para alinhamento da conexão com a base principal a qual é constituída por uma barra metálica (11) e por um pino- guia (16), sendo que a barra metálica (11) é fixada por uma extremidade à primeira seção (13), e pela outra extremidade à25 segunda seção (14) e que o pino-guia (16) é fixado no centro daface inferior da barra metálica (11) e é constituído por um tubo de diâmetro adequado para permitir que ele se encaixe e gire dentro da guia para alinhamento (9a).
4. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA 30 DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com a reivindicação 1, FJs.I kn> caracterizado por a estação recuperável {20) para recebimento e lançamento de pigs ser constituída dos seguintes elementos:- lançador (17) de pigs adequado para lançar pigs instrumentados compatíveis com o diâmetro do primeiro tubo (4), o qual tem5 fixado em sua extremidade de saída de pigs um tubo curvado(18) com um dispositivo de conexão (8e) para permitir sua conexão a esse primeiro tubo (4);- recebedor (19) de pigs, adequado para receber pigs instrumentados compatíveis com o diâmetro do segundo tubo (5), 10 o qual tem fixado em sua extremidade de admissão de pigs umtubo (21) curvado com um dispositivo de conexão (8f) para permitir sua conexão a esse segundo tubo (5);- estrutura para alinhamento da conexão com a base principal, a qual é constituída por uma barra metálica (11a) e por um pino- 15 guia (16a), sendo que a barra metálica (11a) é fixada por umaextremidade ao tubo curvado (18) do lançador de pigs, e pela outra extremidade ao tubo curvado (21) do recebedor de pigs e que o pino-guia (16a) é fixado no centro da face inferior da barra metálica (11 a) e é constituído por um tubo de diâmetro adequado 20 para permitir que ele se encaixe e gire dentro da guia paraalinhamento (9a);- conjunto de interligação entre o lançador (17) de pigs e o recebedor (19) de pigs o qual é constituído por um tubo (22a) que é fixado próximo à extremidade de admissão de pigs do lançador25 (17) de pigs e se bifurca em um segundo tubo (22b), sendo cadaum deles fixado próximo a uma extremidade do recebedor (19) de pigs, esses dois tubos recebendo válvulas (23a e 23b) para controlar o fluxo de fluido entre o lançador (17) e o recebedor (19) de pigs.
5. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com as reivindicação 1,caracterizado por a base para apoio (40) do jumper rígido adaptado ser constituída dos seguintes elementos:a) uma estrutura de sustentação, a qual é por constituída vigas i5 (25a e 25e) interconectadas entre si;b) uma guia (9b) para sustentação provisória do jumper rígido adaptado, a qual é semelhante a um sino invertido, e é fixada em um ponto adequado da viga i central (25b) da estrutura de sustentação e se destina a receber o jumper rígido adaptado10 (10) durante o período em que a estação recuperável (20) pararecebimento e lançamento de pigs é usada para inspeção do duto.
6. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com a reivindicação 1,15 caracterizado por, altematívamente, o módulo apresentar lançador de pigs (17) conectado à seção de menor diâmetro do duto e o recebedor de pigs (19) conectado à seção de maior diâmetro do duto.
7. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com a reivindicação 1, 20 caracterizado por, alternativamente, o módulo ter apenas o lançador de Pigs (17).
8. MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, o módulo ter apenas o recebedor 25 de pigs (19).
9. PROCESSO DE OPERAÇÃO DO MÓDULO DE LANÇAMENTO E RECEBIMENTO DE PIGS PARA DUTOS MULTIDIÂMETRO, caracterizado por compreender as seguintes etapas:1) manter o jumper rígido adaptado (10) acoplado ao primeiro tubo 30 (4) e ao segundo tubo (5), com a válvula (6a) do tubo de by- 6/7pass (6) permanecendo fechada, durante a operação normal do duto, permitindo o escoamento do fluido;2) passar, se necessário, pigs multidiâmetro para limpeza do dutoatravés do mesmo;3) acionar uma embarcação equipada com ROV, transportando uma estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs com um lançador (17) de pigs instrumentados compatível com a seção de maior diâmetro do duto e um recebedor (19) de pigs instrumentados compatível com a seção de menor diâmetro do duto e demais recursos de inspeção, assim como a equipe técnica especializada;4) abrir, com auxílio do ROV, a válvula de bloqueio (6a) do tubo de by-pass e desacoplar o jumper rígido adaptado (10) da base principal (1) e apoiá-lo sobre a guia (9b) para sustentação provisória do jumper rígido adaptado, ficando a base principal (1) pronta para receber a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs, com o óleo ou gás escoando do segundo tubo (5) para o primeiro tubo (4) através do tubo de by-pass (6);5) descer da embarcação a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs, previamente preparada para o lançamento e o recebimento dos pigs instrumentados, e conectá-la ao primeiro tubo (4) e ao segundo tubo (5), com auxílio do ROV;6) lançar a partir de uma unidade estacionária de produção, um pig instrumentado compatível com a seção de menor diâmetro do duto em direção ao recebedor (19) de pigs, onde este é recolhido;7) lançar, ao mesmo tempo, um pig instrumentado compatível com a seção de maior diâmetro do duto a partir lançador (17) de pigs em direção ao ponto final do duto, onde este é recolhido;8) repetir a operação várias vezes, se necessário;9) desacoplar, com o auxílio do ROV, a estação recuperável (20) para recebimento e lançamento de pigs do primeiro tubo (4) e do segundo tubo (5), para ser recolhida a bordo da embarcação;10) recolher, ainda com o auxílio do ROV, o jumper rígido adaptado (10) da segunda guia (9b) para sustentação provisória do jumper rígido adaptado, e reconectar o jumper rígido adaptado (10) ao primeiro tubo (4) e ao segundo tubo (5);11) fechar, com auxílio do ROV, a válvula (6a) do tubo de by-pass, retomando-se o fluxo normal do óleo ou gás.
BRPI0906456-7A 2009-12-11 2009-12-11 Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação BRPI0906456B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0906456-7A BRPI0906456B1 (pt) 2009-12-11 2009-12-11 Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0906456-7A BRPI0906456B1 (pt) 2009-12-11 2009-12-11 Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0906456A2 BRPI0906456A2 (pt) 2011-08-02
BRPI0906456B1 true BRPI0906456B1 (pt) 2021-05-25

Family

ID=44317792

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0906456-7A BRPI0906456B1 (pt) 2009-12-11 2009-12-11 Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0906456B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI0906456A2 (pt) 2011-08-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU729193B2 (en) Pig delivery and transport system for subsea wells
US8616074B2 (en) In-line piggable wye fitting, apparatus and method
BRPI0513734B1 (pt) Conjunto de, pelo menos, dois condutos coaxiais e processo de realização desse conjunto
WO2017106952A1 (pt) Manifold em bloco
NO160469B (no) Y-formet koblingsstykke for sammenkobling av vaeske-og/eller gassfoerende roerledninger.
BRPI0906456B1 (pt) Módulo de lançamento e recebimento de pigs para dutos multidiâmetro e respectivo processo de operação
US11739863B2 (en) Bundle section of a pipe bundle for subsea installation
BR112017015182B1 (pt) Método de ligação de cabos de uma seção unitária de tubulação destinada a ser montada verticalmente numa tubulação submarina de transporte de fluidos, conector macho para implementação do método e conector fêmea para implementação do método
KR101045111B1 (ko) 수계전환용 관세척점검장치 및 이를 이용한 상수도 관로 교체 시공방법
Wint Difficult to Pig Pipelines
US9273801B1 (en) Method of in-situ pipeline replacement
BR132016009664E2 (pt) Equipamento para conexão de dutos submarinos em arquitetura de bloco e sistema de exploração de petróleo
Damsleth et al. Large Diameter, Deep Water PLEM Concepts
WO2020252548A1 (pt) "sistema de lançamento de equipamento com cabo para inspeção interna e desobstrução de dutos de produção, injeção e exportação"
BR102013022984A2 (pt) Sistema e método de acoplamento de flanges de dutos submarinos por operação remota
BR102021024556A2 (pt) Estação residente de lançamento e recebimento de pigs submarinos
US20210148181A1 (en) Coupling for making subsea connections and method for use thereof
Vik et al. Multi-diameter, bi-directional pigging for pipeline precommissioning
BR112019010709B1 (pt) Seção de feixe, feixe de oleodutos para instalação submarina e método de montagem
US20090107153A1 (en) Pressure relief offshore system
BR102017017283A2 (pt) Dispositivo bipartido para aplicação de resina em reparo de um duto flexível e/ou monitoramento de duto rígido
JPS6015801Y2 (ja) 広域避難場所に設置する緊急飲料水設備
BR102017011388B1 (pt) Conector de tubo flexível adaptado para realizar o controle e circulação forçada de fluidos anticorrosivos pelo anular do tubo flexível
BR112020014460B1 (pt) Método para montagem de elementos de tubagem do tipo tubo dentro de tubo para transporte de fluidos
BR102017026526A2 (pt) Método de modernização de uma linha de conduto flexível de transporte de fluido, junta de conectores e módulo de interligação

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 15% SOBRE O PRECO DE VENDA, EXCLUINDO OS IMPOSTOS INCIDENTES NA EMISSAO DA NOTA FISCAL (IPI, ISS E ICMS), TAXA DE ACESSO E TAXA MINIMA ANUAL; 2) PRAZO: 5 ANOS, PODENDO SER PRORROGAVEL POR IGUAL PERIODO, ATE O FIM DA VIGENCIA DO ATIVO INTELECTUAL; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: TRIMESTRAL, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS NAS NOTAS FISCAIS SOLICITADAS; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: NAO; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. --- OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR = NO ACESSO RAPIDO = BUSCA WEB = PATENTE. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI E USE LOGIN E SENHA.

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 15% SOBRE O PRECO DE VENDA, EXCLUINDO OS IMPOSTOS INCIDENTES NA EMISSAO DA NOTA FISCAL (IPI, ISS E ICMS), TAXA DE ACESSO E TAXA MINIMA ANUAL; 2) PRAZO: 5 ANOS, PODENDO SER PRORROGAVEL POR IGUAL PERIODO, ATE O FIM DA VIGENCIA DO ATIVO INTELECTUAL; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: TRIMESTRAL, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS NAS NOTAS FISCAIS SOLICITADAS; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: NAO; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. --- OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO = BUSCA DE PROCESSOS = FACA LOGIN COM SENHA OU TECLE CONTINUAR = PATENTE = DIGITE O NUMERO DO PROCESSO = PESQUISAR. PARA ACESSAR, C

B22L Other matters related to patents and certificates of addition of invention: notification of licence offer (art 64 par 1 of lpi)

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 15% SOBRE O PRECO DE VENDA, EXCLUINDO OS IMPOSTOS INCIDENTES NA EMISSAO DA NOTA FISCAL (IPI, ISS E ICMS), TAXA DE ACESSO E TAXA MINIMA ANUAL; 2) PRAZO: 5 ANOS, PODENDO SER PRORROGAVEL POR IGUAL PERIODO, ATE O FIM DA VIGENCIA DO ATIVO INTELECTUAL; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: TRIMESTRAL, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS NAS NOTAS FISCAIS SOLICITADAS; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: NAO; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. --- OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO = BUSCA DE PROCESSOS = FACA LOGIN COM SENHA OU TECLE CONTINUAR = PATENTE = DIGITE O NUMERO DO PROCESSO = PESQUISAR. PARA ACESSAR, CADASTRE-SE NO PORTAL DO INPI.

Free format text: CONDICOES CONTRATUAIS: 1) ROYALTIES: 15% SOBRE O PRECO DE VENDA, EXCLUINDO OS IMPOSTOS INCIDENTES NA EMISSAO DA NOTA FISCAL (IPI, ISS E ICMS), TAXA DE ACESSO E TAXA MINIMA ANUAL; 2) PRAZO: 5 ANOS, PODENDO SER PRORROGAVEL POR IGUAL PERIODO, ATE O FIM DA VIGENCIA DO ATIVO INTELECTUAL; 3) CONDICOES DE PAGAMENTO: TRIMESTRAL, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS NAS NOTAS FISCAIS SOLICITADAS; 4) DISPONIBILIDADE DE KNOW-HOW: NAO; 5) ASSISTENCIA TECNICA: NAO. --- OBS: CONSULTA A CARTA PATENTE PODERA SER FEITA ATRAVES DO ENDERECO ELETRONICO WWW.INPI.GOV.BR - NO ACESSO RAPIDO = BUSCA DE PROCESSOS = FACA LOGIN COM SENHA OU TECLE CONTINUAR = PATENTE = DIGITE O NUMERO DO PROCESSO = PESQUISAR. PARA ACESSAR, C