BRPI0905678A2 - processo de obtenção do precursor orgánico ácido shikimico para a sìntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde das variedades conilon e arábica - Google Patents
processo de obtenção do precursor orgánico ácido shikimico para a sìntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde das variedades conilon e arábica Download PDFInfo
- Publication number
- BRPI0905678A2 BRPI0905678A2 BRPI0905678A BRPI0905678A2 BR PI0905678 A2 BRPI0905678 A2 BR PI0905678A2 BR PI0905678 A BRPI0905678 A BR PI0905678A BR PI0905678 A2 BRPI0905678 A2 BR PI0905678A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- acid
- synthesis
- oseltamivir
- conilon
- green coffee
- Prior art date
Links
Landscapes
- Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)
Abstract
PROCESSO DE OBTENçãO DO PRECURSOR ORGáNICO áCIDO SHIKIMICO PARA A SìNTESE E PRODUçãO DO MEDICAMENTO ANTIVIRAL OSELTAMIVIR A PARTIR DE GRAOS DE CAFé VERDE DAS VARIEDADES CONILON E ARáBICA. Novo processo de obtenção do precursor orgânico ácido shikimico para a síntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde a das variedades conilon e arábica, o qual é largamente utilizado para combater a gripe ou influenza que é uma infecção viral aguda causada por um dos três tipos (A, B e C) do vírus ortomixovírus de RNA, e que afeta o mundo todo. O Oseltamivir é um medicamento antiviral de administração oral que age reduzindo a proliferação do vírus da gripe no sangue assim como também inibe a liberação, a partir das células já infectadas, de novos vírus no organismo com capacidade infecciosa. O antiviral oseltamivir é sintetizado a partir de um composto químico, o ácido shikimico que atualmente é extraído de uma planta chinesa Illicium verum.
Description
PROCESSO DE OBTENÇÃO DO PRECURSOR ORGÂNICOÁCIDO SHIKIMICO PARA A SÍNTESE E PRODUÇÃO DO MEDICAMENTOANTIVIRAL OSELTAMIVIR A PARTIR DE GRÃOS DE CAFÉ VERDE DASVARIEDADES CONILON E ARÁBICA
Trata o presente relatório da descrição detalhada de um novoprocesso de obtenção do precursor orgânico ácido shikimico para asíntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir degrãos de café verde a das variedades conilon e arábica, o qual élargamente utilizado para combater a gripe ou influenza que é umainfecção viral aguda causada por um dos três tipos (A, B e C) do vírusortomixovírus de RNA1 e que afeta o mundo todo. O Oseltamivir é ummedicamento antiviral de administração oral que age reduzindo a proliferaçãodo vírus da gripe no sangue assim como também inibe a liberação, a partir dascélulas já infectadas, de novos vírus no organismo com capacidade infecciosa.O antiviral oseltamivir é sintetizado a partir de um composto químico, o ácidoshikimico que atualmente é extraído de uma planta chinesa Illicium verum.
Em meados de maio de 2009 o número de casos da nova gripe A(H1N1) pelo mundo passou de cinco mil, segundo balanço divulgadoOrganização Mundial da Saúde (OMS). O destaque e as mensagens,aparentemente misturadas, chegando de agências de saúde e organizações denotícias sobre a nova gripe deixam muita gente confusa. O resfriado comum éa infecção humana mais comum, caracterizando-se por um processo benignodo trato respiratório superior causado pelo rinovírus (RNA) da famíliaPicornaviridae, que se manifesta por coriza e irritação da garganta. Nuncacausa morte, tosse e rouquidão são pouco comuns e quase sempre não ocorrefebre, no quadro que dura em torno de 7 dias.
A gripe ou influenza é uma infecção viral aguda causada por umdos três tipos (A, B e C) do ortomixovírus de RNA, que se manifesta de formasúbita com comprometimento do sistema respiratório (coriza, espirros, tosse,dor de garganta) e alterações sistêmicas como prostração, anorexia, febre,cefaléia, mialgias e artralgias, com duração de 5 a 10 dias e evolução benignana maioria dos pacientes. No passado (1918) uma pandemia de gripe queatingiu um terço de humanidade, cerca de 500 milhões de pessoas e causou amorte de quase 50 milhões de pessoas (mortalidade de 10%). O vírus penetrapela nasofaringe e causa necrose e descamação do epitélio respiratório e em 5a 10 % dos casos ocorrem áreas de consolidação pulmonar (pneumoniaprimária), com hemorragia e edema pulmonar, predispondo o organismo ainfecções bacterianas secundárias por pneumococos, estafilococos e a bactériagram-negativa Haemophilus Influenzae.
Os vírus do tipo A são os mais importantes por causarempandemias, sendo classificados em subtipos baseados nos dois antígenosglicoprotéicos existentes na superfície viral (Hemaglutinina H e NeuramidinaseN), sendo que apresentam maior grau de mutações. Infecções associadascomumente são a sinusite aguda, otite média, bronquite purulenta e pneumoniapor pneumococo ou estafilococo. A gripe suína renomeada gripe AH1N1, poisos suínos são completamente inocentes nesta história, é uma infecçãorespiratória causada por uma cepa do vírus influenza do tipo A. A doençaacomete quase que exclusivamente os porcos, no entanto, uma nova cepa dovírus - derivada, em parte do vírus influenza humano, e, em parte, do vírusinfluenza suíno - tem demonstrado ser transmissível para os seres humanos e,pior, de seres humanos para seres humanos.
Dados recentes sugerem que a mortalidade não seja tão elevadacomo se pensava no início da epidemia, mas existe um grande alarme naatualidade devido à capacidade de ser transmitida entre seres humanos e daí apreocupação de que a gripe AH1N1 (ex-suína) se transforme em umapandemia global. Como todos os outros vírus influenza, estes novos sofremmutações constantemente. O vírus AH1N1 não é transmitido pela ingestão decarne de porco, desde que apropriadamente cozida.
Os sintomas são iguais aos de uma gripe comum com coriza,febre, mal-estar, tosse, dor de garganta, falta de apetite e queda do estadogeral. Podem ocorrer diarréia, náuseas e vômitos. Mas o vírus AH1N1 é maisagressivo para o sistema respiratório, podendo provocar pneumonia e levar àmorte. Logo no início da epidemia estimou-se uma mortalidade ao redor de 6%nos pacientes acometidos, mas dados atuais sugerem que esta a gravidadeseja muito menor, de menos de 1%. A epidemia de gripe suína tem sealastrado rapidamente nas últimas semanas e no final de abril a OrganizaçãoMundial de Saúde elevou o nível de alerta de pandemia global de nível 4 paranível 5, o que significa que mesmo que a maioria dos países não tenha sidoafetada há fortes sinais de que uma pandemia é eminente e que o tempo paraorganizar um plano de contingência é curto. A elevação no nível de alertaindica que a probabilidade de surgimento de uma pandemia global de gripesuína se elevou conforme a OMS.Os critérios para identificar um caso suspeito de gripe suína,estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde são:
• Febre repentina acima de 38 graus e tosse, acompanhadas ounão de um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória, dor decabeça, dores musculares e nas articulações; e ter como procedência as áreasafetadas, nos últimos 10 dias.
Cuidados e precauções dos profissionais de saúde que atendemcasos suspeitos de influenza A (Η1 N1)
. Isolamentorespiratorio.
• Restrição do número de profissionais que atendem os pacientes.
• Isolamento de contato (luvas não estéreis, avental de mangaslongas). O CDC dos Estados Unidos recomenda até proteção ocular.
• Máscara N95 para os profissionais de saúde (apesar datransmissão por gotícula, até melhor conhecimento do vírus, esta é a máscararecomendada).
• Lavagem freqüente das mãos ou uso de soluções alcoólicas.
• Restringir o número de visitas ao paciente.Tratamento da gripe AH1N1
Existem dois medicamentos antivirais para o tratamento da gripeAH1N1, o oseltamivir (ΤΑΜIFLU da Roche) e o zanamivir (RELENZA daGLAXO). O oseltamivir é a medicação mais disponível no nosso meio. Osestoques da medicação se esgotaram na maioria das farmácias, devido àpreocupação da população. Os estoques disponíveis estão sendo controladospelo governo, que disponibilizará a medicação nas áreas afetadas. A ANVISAestá realizando as medidas de controle sanitário cabíveis nos vôos vindos doexterior, para controlar a doença que já chegou ao país. Os casos suspeitos degripe suína devem ser encaminhados para a rede de hospitais de referênciaconforme o link com a lista dos hospitais de referência para tratamento da gripesuína.
Existem alguns documentos que descrevem processos e síntesespara obtenção do antiviral oseltamivir assim como suas variações químicas,porém nenhum desses processos é originário das substâncias encontradas apartir de grãos de café verde a das variedades conilon e arábica,objeto desta presente patente. Dentre esses documentos podem-se destacaros seguintes:
A Pl 0601083-0, NOVAS ROTAS DE OBTENÇÃO DEANTIVIRAIS ESPECIFICAMENTE Ό OSELTAMIVIR BASE E NOVOS SAIS APARTIR DELE, que descreve novas rotas de obtenção de antiviraisespecificamente o oseltamivir base e novos sais a partir dele. A presenteinvenção trata de novas rotas de obtenção de antivirais através da moléculadenominada oseltamivir base e novos sais obtidos a partir dele, partindo-se decompostos comercialmente encontrados no mercado, e que oferece condiçõesvantajosas frente às demais rotas existentes, tanto em custo, como em geraçãode efluentes e também em termos de efetividade do sal utilizado como antiviral,substituindo 10 etapas de reação de rotas convencionais;
A Pl 9913097-1, AGENTE ANTIVIRAL, E, DERIVADOHETEROCÍCLICO DE CARBOXAMIDA CONTENDO NITROGÊNIO, quedescreve o "agente antiviral, derivado heterocíclico de carboxamida contendonitrogênio". Derivados heterocíclicos de carboxamida contendo nitrogênio,representados pela fórmula geral (i): ou sais dos mesmos são úteis comoagentes de prevenção e terapêuticos para infecções com vírus, particularmentevírus de gripe. Na referida fórmula, a é um anel de pirazina, pirimidina,piridazina ou triazina opcionalmente substituído; r1 é o ou oh; r2 é hidrogênio,acila, ou carbamoilalquila ou carboxialquila opcionalmente substituídas; e alinha interrompida representa uma ligação simples ou dupla;
E ainda alguns documentos de outros paises como CN10147557,W02009078813, US2009149670, W02009037137, W0200902988,KR20070082985 e US2007190621.
O Oseltamivir é um medicamento antiviral de administração oralque age reduzindo a proliferação do vírus da gripe no sangue assim comotambém inibe a liberação, a partir das células já infectadas, de novos vírus noorganismo com capacidade infecciosa. O antiviral oseltamivir é sintetizado apartir de um composto químico, o ácido shikimico que é extraído de uma plantachinesa Illicium verum, usada como tempero na cozinha chinesa e naIndonésia bem como de folhas de pinheiros, abetos e coníferas. Na atualidadejá há formas de produção em larga escala nas indústrias farmacêuticas atravésde uma via biosintética usando bactérias (Escherichia coli). Outra opção paraobter o oseltamivir é a partir do ácido quínico. Esta é uma substância cristalinaobtida dos grãos de café a partir da hidrólise dos ácidos clorogênicos, que sãoabundantes nos grãos verdes (10-12%). Este ácido quínico é uma substânciaquímica muito versátil e usada como um quiral para a síntese de novosmedicamentos, como o oseltamivir.A seguir faz-se referência as ilustrações que acompanham esterelatório descritivo, para melhor entendimento e ilustração do mesmo, onde se vê:
A Figura 1 mostra a fórmula molecular do Ácido quínico que éuma substância cristalina obtida dos grãos de café a partir da hidrólise dosácidos clorogênicos, que são abundantes nos grãos verdes (10-12%),utilizado como um quiral para a síntese de novos medicamentos, como ooseltamivir.
A Figura 2 mostra a síntese dos precursores do oseltamivir,obtidos a partir de compostos com alto teor de ácidos clorogênicos onde é feitaa hidrólise para obtenção do ácido quínico, e através de reação química de oxi-redução é obtido o ácido 3-dehidroquínico, a seguir o ácido 3-dehidroshikimicoe o ácido shikimico.
A Figura 3 mostra a síntese do oseltamivir, obtido pelo processode obtenção do precursor orgânico ácido shikimico, para a síntese eprodução do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos decafé verde das variedades conilon e arábica, objeto da presentepatente.
A Figura 4, abaixo mostra o Quadro 1, que apresenta aComposição química do café verde, e o Quadro 2, que apresenta asSubstâncias presentes no grão de café (conforme torra) e na bebida*.Quadro 1 - Composição química do café verde
<table>table see original document page 9</column></row><table>
De: Encyclopedia of Food Science, Tecnology an Academic Press, 1993. d Nutrition
<table>table see original document page 9</column></row><table>
Diversos (pigmentos, cinzas, etc)* - Depende da torra*Presentes na bebida
Fig. 4A Figura 5, abaixo mostra o Quadro 3, que apresenta aComposição de CGA no café, e o Quadro 4, que apresenta os Ácidosclorogênicos no PVA.
<table>table see original document page 10</column></row><table>A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quaissão as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contémapenas ou principalmente cafeína. O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeínae diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substânciaspodem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.
Existe no café verde uma maior quantidade de ácidos clorogênicos, naproporção de 7 (Coffeea arábica) a 10 % (Coffea robusta), isto é, até 5 vezesmais que a cafeína, conforme Quadros 1 a 2. Os ácidos clorogênicos são umafamília de compostos oriunda da esterificação do ácido quínico com derivadosdo ácido cinâmico como os ácidos cafeico, ferúlico e cumárico, sendo osprincipais subgrupos de isômeros os ácidos cafeoilquínicos (ACQ),feruloilquínicos (AFQ) e dicafeoilquínicos (AdiCQ) e, em menor quantidade, osácidos p-cumaroilquínicos (p-ACoQ). Apenas a cafeína é termo-estável, isto é,não é destruída com a torrefação excessiva. As demais substâncias, comoaminoácidos, açúcares, lipídeos, niacina e os ácidos clorogênicos, sãopreservadas, formadas ou mesmo destruídas durante o processo de torra.Diferentes grãos de café em diferentes estágios de maturação possuem teordiferente de ácidos clorogênicos, o qual é maior no café ainda verde da espécierobusta, conforme Quadros 3 e 4.
Em seguida descreve-se uma forma preferencial não restritiva derealização do presente processo, objeto desta patente, onde algumas formasde processamento podem variar na forma adequada para possibilidade eequipamentos utilizados para os mesmos; descrevendo uma das possibilidadesconstrutivas que levam a concretizar o objeto descrito.O Processo de obtenção do ácido quínico e shikimico de grãosverdes de café das variedades conilon e arábica, objeto da presente patente,trata-se de um processo de síntese do o síntese dos precursores dooseltamivir, obtidos a partir de compostos com alto teor de ácidos clorogênicosonde é feita a hidrólise para obtenção do ácido quínico, e através de reaçãoquímica de oxi-redução é obtido o ácido 3-dehidroquínico, a seguir o ácido 3-dehidroshikimico e o ácido shikimico, obtido a partir de grãos de café verdedas variedades conilon e arábica; onde os grãos são colhidos eseparados apenas grãos verdes de café de ambas as espécies, o CoffeaArábica ou, simplesmente, café Arábica, e a Coffea Canephora, o café Robustaou Conilon os quais são congelados até o momento da extração, depois, noprocessamento dos mesmos, a temperatura ambiente, os grãos verdes sãotriturados e o diâmetro normalizado através de peneira de 0,046 mm; emseguida quantidades do pó de café verde em gramas são extraídas comsolução aquosa de metanol a 40%; a seguir é feita a agitação em temperaturaambiente por 20 minutos a 300 Rotações por Minuto (RPM; a mistura é filtradapor papel Whatman # 1 e o resíduo lavado com água; a precipitação deproteínas e compostos de alto peso molecular é feita através da adição dassoluções de Carrez Ferrocianato Dipotássico 0,3 M e Acetato de Zinco 1,0 M,completando o volume final com água; seguindo o processo esta mistura éagitada por 5 segundos e depois deixada em repouso por 10 minutos; oprecipitado é filtrado através de papel Whatman # 1 e os ácidos clorogênicosidentificados através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE); noscompostos do resíduo final com alto teor de ácidos clorogênicos é feita ahidrólise para obtenção do ácido quínico, e seguidamente através de reaçãoquímica de oxi-redução é obtido o ácido 3-dehidroquínico, a seguir o ácido 3-dehidroshikimico e o ácido shikimico, que são os precursores do oseltamivir.
Assim, pelas características de processamento, formulação,funcionamento, acima descritas, pode-se notar claramente que a PROCESSODE OBTENÇÃO DO PRECURSOR ORGÂNICO ÁCIDO SHIKIMICO PARAA SÍNTESE E PRODUÇÃO DO MEDICAMENTO ANTIVIRALOSELTAMIVIR A PARTIR DE GRÃOS DE CAFÉ VERDE DASVARIEDADES CONILON E ARÁBICA, trata-se de um processo novo para oEstado da Técnica o qual reveste-se de condições de inovação, atividadeinventiva e industrialização inéditas, que o fazem merecer o Privilégio dePatente de Invenção.
Claims (1)
1. - PROCESSO DE OBTENÇÃO DO PRECURSORORGÂNICO ÁCIDO SHIKIMICO PARA A SÍNTESE E PRODUÇÃO DOMEDICAMENTO ANTIVIRAL OSELTAMIVIR A PARTIR DE GRÃOS DECAFÉ VERDE DAS VARIEDADES CONILON E ARÁBICA, caracterizadopor trata-se de um processo de síntese do o síntese dos precursores dooseltamivir, obtidos a partir de compostos com alto teor de ácidos clorogênicosonde é feita a hidrólise para obtenção do ácido quínico, e através de reaçãoquímica de oxi-redução é obtido o ácido 3-dehidroquínico, a seguir o ácido 3-dehidroshikimico e o ácido shikimico, a partir de grãos de café verde dasvariedades conilon e arábica; onde os grãos são colhidos e separadosapenas grãos verdes de café de ambas as espécies, o Coffea Arábica ou,simplesmente, café Arábica, e a Coffea Canephora, o café Robusta ou Conilonos quais são congelados até o momento da extração, depois, noprocessamento dos mesmos, a temperatura ambiente, os grãos verdes sãotriturados e o diâmetro normalizado através de peneira de 0,046 mm; emseguida quantidades do pó de café verde em gramas são extraídas comsolução aquosa de metanol a 40%; a seguir é feita a agitação em temperaturaambiente por 20 minutos a 300 Rotações por Minuto (RPM; a mistura é filtradapor papel Whatman # 1 e o resíduo lavado com água; a precipitação deproteínas e compostos de alto peso molecular é feita através da adição dassoluções de Carrez Ferrocianato Dipotássico 0,3 M e Acetato de Zinco 1,0 M1completando o volume final com água; seguindo o processo esta mistura éagitada por 5 segundos e depois deixada em repouso por 10 minutos; oprecipitado é filtrado através de papel Whatman # 1 e os ácidos clorogênicosidentificados através de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE); noscompostos do resíduo final com alto teor de ácidos clorogênicos é feita ahidrólise para obtenção do ácido quínico, e seguidamente através de reaçãoquímica de oxi-redução é obtido o ácido 3-dehidroquínico, a seguir o ácido 3-dehidroshikimico e o ácido, shikimico, que são os precursores do oseltamivir.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0905678 BRPI0905678A2 (pt) | 2009-10-27 | 2009-10-27 | processo de obtenção do precursor orgánico ácido shikimico para a sìntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde das variedades conilon e arábica |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BRPI0905678 BRPI0905678A2 (pt) | 2009-10-27 | 2009-10-27 | processo de obtenção do precursor orgánico ácido shikimico para a sìntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde das variedades conilon e arábica |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BRPI0905678A2 true BRPI0905678A2 (pt) | 2011-06-21 |
Family
ID=44153303
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BRPI0905678 BRPI0905678A2 (pt) | 2009-10-27 | 2009-10-27 | processo de obtenção do precursor orgánico ácido shikimico para a sìntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde das variedades conilon e arábica |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BRPI0905678A2 (pt) |
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN112730682A (zh) * | 2020-12-25 | 2021-04-30 | 苏州海科医药技术有限公司 | 一种抗病毒药物临床研究血浆样本中奥司他韦及代谢物奥司他韦酸浓度的生物分析方法 |
-
2009
- 2009-10-27 BR BRPI0905678 patent/BRPI0905678A2/pt not_active IP Right Cessation
Cited By (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN112730682A (zh) * | 2020-12-25 | 2021-04-30 | 苏州海科医药技术有限公司 | 一种抗病毒药物临床研究血浆样本中奥司他韦及代谢物奥司他韦酸浓度的生物分析方法 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
EP3445356B1 (en) | Fast-acting plant-based medicinal compounds and nutritional supplements | |
CN102014897B (zh) | 化合物、组合物和其制备方法 | |
AU2008302667B2 (en) | Methods and compositions to inhibit edema factor and adenylyl cyclase | |
JP2021116296A (ja) | コロナウイルス感染の治療におけるファビピラビルの使用 | |
JP2020536858A (ja) | 改善されたバイオアベイラビリティーを有するハーブ組成物 | |
TWI834022B (zh) | 化合物及其醫藥用途 | |
US9238017B2 (en) | Compositions with reduced hepatotoxicity | |
CN103313982B (zh) | 苯基-异噁唑衍生物及其制备方法 | |
BRPI0905678A2 (pt) | processo de obtenção do precursor orgánico ácido shikimico para a sìntese e produção do medicamento antiviral oseltamivir a partir de grãos de café verde das variedades conilon e arábica | |
US20190117587A1 (en) | Soluble honokiol derivatives | |
US10874636B2 (en) | Application of substituted cinnamamide derivatives in preparation of anti-anxiety medication | |
ES2758674T3 (es) | Uso de taurina en la prevención y/o tratamiento de enfermedades inducidas por los virus del género coronavirus y/o del género rotavirus | |
JP2022524899A (ja) | HAPLN1(hyaluronan and proteoglycan link protein 1)を含む肺疾患の予防用または治療用の組成物 | |
JP4377564B2 (ja) | 内服用組成物 | |
US20240016777A1 (en) | Compounds and methods for treating viral infections | |
JPWO2010027028A1 (ja) | 脳機能低下の改善剤 | |
US10064843B2 (en) | Bis-amide derivative and use thereof | |
KR102187953B1 (ko) | 신규 퀴놀리논 유도체, 이의 제조방법, 및 이를 유효성분으로 함유하는 항바이러스용 조성물 | |
KR101992585B1 (ko) | 정맥내 항바이러스 치료 | |
CN105919969B (zh) | 盐酸普鲁卡因微囊及其制备方法 | |
KR20210128829A (ko) | 퀴놀리논 유도체를 유효성분으로 함유하는 항covid-19용 약학적 조성물 | |
JP2003171266A (ja) | キシリトールを含有する解熱性調剤 | |
JP2013126971A (ja) | 抗感冒剤 | |
JP2010138081A (ja) | インフルエンザウイルス免疫賦活剤、および抗インフルエンザウイルス剤 | |
KR102491685B1 (ko) | 알리솔 b 아세테이트를 유효성분으로 함유하는 만성폐쇄성폐질환 예방 또는 치료용 조성물 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE A TAXA DE RESTAURACAO DA 3A ANUIDADE. |
|
B08G | Application fees: restoration | ||
B65X | Notification of requirement for priority examination of patent application | ||
B65Y | Grant of priority examination of the patent application (request complies with dec. 132/06 of 20061117) | ||
B07D | Technical examination (opinion) related to article 229 of industrial property law | ||
B07G | Grant request does not fulfill article 229-c lpi (prior consent of anvisa) |
Free format text: NOTIFICACAO DE DEVOLUCAO DO PEDIDO POR NAO SE ENQUADRAR NO ART. 229-C DA LPI. |
|
B07A | Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion) | ||
B08F | Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law |
Free format text: REFERENTE AS 5A E 6A ANUIDADES. |
|
B08K | Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87) |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |