BRPI0905174A2 - processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo - Google Patents

processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo Download PDF

Info

Publication number
BRPI0905174A2
BRPI0905174A2 BRPI0905174-0A BRPI0905174A BRPI0905174A2 BR PI0905174 A2 BRPI0905174 A2 BR PI0905174A2 BR PI0905174 A BRPI0905174 A BR PI0905174A BR PI0905174 A2 BRPI0905174 A2 BR PI0905174A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hybrid
polymeric composition
reactor
modifying agent
polyolefin
Prior art date
Application number
BRPI0905174-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Acevedo Edwin Moncada
Fernando Silveira
Original Assignee
Braskem Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Braskem Sa filed Critical Braskem Sa
Priority to BRPI0905174-0A priority Critical patent/BRPI0905174A2/pt
Priority to US12/970,334 priority patent/US20110178240A1/en
Publication of BRPI0905174A2 publication Critical patent/BRPI0905174A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08KUse of inorganic or non-macromolecular organic substances as compounding ingredients
    • C08K5/00Use of organic ingredients
    • C08K5/54Silicon-containing compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)

Abstract

<B>PROCESSO EM REATOR PARA PREPARAR UMA COMPOSIçãO POLIMéRICA HIBRIDA, COMPOSIçãO POLIMéRICA Hì- BRIDA E ARTIGO<D>A presente invenção refere-se a uma composição polimérica com características híbridas obtidas em um reator de polimerização através da adição de um composto organometálico de Si, Ti, AI, Zr, Hf, Ge, V ou Sn, a um polímero em crescimento, durante a etapa de propagação da reação de polimerização. Dita composição polimérica híbrida apresenta propriedades aperfeiçoadas de temperatura de selagem, temperatura inicial de selagem (SIT), barreira a gases e vapor d'água, printabilidade, adesão e resistência ao risco, além de reter por mais tempo a polarização superficial de peças e filmes.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOEM REATOR PARA PREPARAR UMA COMPOSIÇÃO POLIMÉRICA HÍ-BRIDA, COMPOSIÇÃO POLIMÉRICA HÍBRIDA E ARTIGO".
Campo técnico
A presente invenção refere-se a materiais poliméricos com ca-racterísticas híbridas obtidos em um reator de polimerização através da adi-ção de um composto organometálico de Si, Ti, Al, Zr, Hf, Ge, V ou Sn, a umpolímero em crescimento, durante a etapa de propagação da reação de po-limerização. O composto organometálico é adicionado à reação de polimeri-zação de forma a não interagir quimicamente com o catalisador, cocatalisa-dor, donor, monômero, comonômero, agente de transferência de cadeia ouqualquer outro insumo ou aditivo utilizado na polimerização.
Dita composição polimérica híbrida apresenta propriedades a-perfeiçoadas de temperatura de selagem, temperatura inicial de selagem(SIT), barreira a gases e vapor d'água, printabilidade, adesão e resistênciaao risco, além de reter por mais tempo a polarização superficial de peças efilmes. Estas propriedades são atingidas sem modificação das propriedadesmecânicas.
Estado da Técnica
Materiais poliméricos, como filmes e peças, com propriedadesde selagem e superfície melhoradas, vêm sendo estudados e obtidos pordiferentes técnicas descritas no estado da arte.
O pedido internacional W02007/040595 A2 relata o uso de umorganossilano que é adicionado à reação de copolimerização de polietilenopara alargar a distribuição de cadeias curtas no copolímero obtido. O ditopedido de patente estabelece que a adição do organossilano ocorre no pri-meiro ou segundo reator, podendo inclusive, levar a modificação do índicede fluidez da resina que está sendo gerada na reação de polimerização. A-pesar de se tratar de uma modificação da estrutura do polímero via adição de compostos organossilanos em reator, o objetivo de tal pedido é diferenteda presente invenção. Na presente invenção não há modificação na estrutu-ra do polímero e o agente modificador é disperso entre as cadeias do poli-mero, estando apto a migrar quando este é processado.
O pedido de patente PI0516432-0 relata um processo melhoradodo processo já conhecido e comercial de deposição de vapor químico (CVD)referido também como vapor químico de descarga brilhante. O pedido depatente relata a deposição de uma camada de oxido de silício, siloxano ouorganossilano-silano polimerizado por plasma sobre a superfície de umsubstrato polimérico orgânico mediante deposição com descarga brilhantede uma mistura gasosa compreendendo um composto contendo silício e umoxidante. O processo de deposição da camada de silano é feito mediante amistura do silano com o gás oxidante (N2O) no processo de deposição devapor químico. Tal pedido usa os gases de geração da deposição de vaporquímico como gás de arraste para o silano, diferenciando-se da presenteinvenção onde o composto silano é adicionado por aditivação na massa po-limérica e cuja posterior migração acontece por diferença de polaridade doaditivo silano com a resina, o que consiste em um processo simplificado,com menor número de etapas.
A patente US 4.988.657 relata um processo de polimerizaçãopara a obtenção de polietilenos de baixa densidade, na qual um catalisadora base de oxido de cromo suportado sobre sílica é tratado quimicamentecom um silano. O sistema catalítico tratado quimicamente com silano produzcomonômeros que são inseridos ao polímero levando a redução da densida-de e alargamento na distribuição de peso molecular. A principal função dosilano é atuar sobre a reação de terminação da cadeia polimérica em cres-cimento diminuindo o comprimento da cadeia.
A patente US 4.829.038 relata o uso de modificadores baseadosem alcóxi-silanos utilizados como elétron-doadores em catalisadores a basede titânio e utilizados na síntese de catalisadores para polimerização de alfa-olefinas levando a formação de um complexo com o titânio. Portanto, trata-se do uso de alcóxi-silanos para a síntese de sistemas catalíticos para a po-limerização de propeno. Nesta patente, os alcóxi-silanos são adicionados aosistema catalítico na síntese deste, portanto, tornando-se parte da naturezaquímica do catalisador e não um aditivo, como na presente invenção.A patente US 6.559.221 B2 trata do uso de silanos ou alcóxi-silanos em reação de polimerização por emulsão utilizando mecanismo radi-calar para promover a polimerização e onde o grupo silano ou alcóxi-silano éinserido na cadeia polimérica ao final da mesma. O alcóxi-silano é ligadoquimicamente a cadeia polimérica.
O pedido de patente US 4.297.310 reivindica um processo decopolimerização de etileno com um silano insaturado, promovido através deenxerto do silano nas cadeias de polímero através de um iniciador radicalarem processo de alta pressão utilizando pressões entre 2000 e 4000 kg/cm2,com a finalidade de promover o enxerto do silano nas cadeias de polímero eposterior reticulação do silano através da condensação dos grupos silanol,visando a obtenção de um polímero com boas características de condutivi-dade elétrica.
Deste modo, o estado da técnica não descreve nem sugere aobtenção de uma composição polimérica híbrida em um reator de polimeri-zação através da adição de um composto organometálico de Si, Ti, Al, Zr,Hf, Ge, V ou Sn, a um polímero em crescimento, especialmente uma poliole-fina, dito polímero apresentando mudanças nas características de selagem emodificação da janela de selagem, assim como propriedades de superfície.
Antecedentes da Invenção
A presente invenção está baseada na dispersão homogênea decompostos organometálicos de Si, Ti, Al, Zr, Hf, Ge, V ou Sn durante a ob-tenção do polímero na reação de polimerização de olefinas, esta dispersãonão apresentando ligação química destes organometálicos com o polímeroem crescimento, favorecendo a migração destes compostos organometáli-cos até a superfície do polímero quando forem obtidos filmes ou peças eacarretando modificação nas propriedades físicas e químicas de superfíciedestes artigos. Em algumas das etapas da presente invenção pode-se op-cionalmente tratar o dito composto organometálico com um composto dealquil-alumínio. Tal tratamento tem o objetivo de garantir que não ocorraminterações do composto organometálico com o sistema catalítico.
Na presente invenção, obteve-se uma poliolefina híbrida que temcomo característica a ausência de ligação química entre as cadeias das po-Iiolefinas e os compostos organometálicos durante o processo de polimeri-zação e produção da poliolefina.
Pode ser comprovado através da presente invenção que as inte-rações ocorridas entre o organometálico (agente modificador) e a poliolefinafazem com que o material híbrido obtido apresente propriedades diferencia-das de redução na temperatura inicial de selagem, janela de selagem, forçade adesão, resistência a risco na superfície de peças e filmes, printabilidade,e característica de barreira, além de reter por mais tempo a polarização su-perficial de peças e filmes.
A poliolefina híbrida aqui descrita é obtida pela adição de com-postos monoméricos, oligoméricos ou poliméricos organometálicos, comoorganossilanos, organotitanatos ou organozirconatos.
A maneira como o organometálico interage com a poliolefina pa-ra modificar as propriedades de superfície não foi descrita até agora e nãoera de se esperar que um composto organometálico quando migrasse para asuperfície do filme, modificasse as propriedades de selagem deste, entreoutras propriedades. A migração referida do organometálico para a superfí-cie acontece pela diferença de polaridade entre os compostos organometáli-cos e a matriz polimérica.
A literatura constante no estado da técnica não descreve, nemsugere a matéria descrita e reivindicada na presente invenção, pois não a-presentam uma poliolefina híbrida aditivada com compostos monoméricos,oligoméricos ou poliméricos de organometálicos que não apresente ligaçãoquímica entre o organometálico e o polímero, e tenha como fundamento amigração para a superfície do artigo gerado de forma a modificar as proprie-dades antes mencionadas e, além disto, que seja adicionado diretamente aosistema de polimerização.
Breve Descrição das Figuras
A presente invenção é ilustrada com base nas seguintes figuras:Figura 1: gráfico de comparação das janelas de selagem dosfilmes obtidos com poliolefinas e com poliolefinas híbridas (um organossila-no), em que:
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida e modificaçãosuperficial;
PP-T = Filme obtido com poliolefina e modificação superficial;
PP-os = Filme obtido com poliolefina híbrida;
PP = Filme obtido de poliolefina.
Figura 2: Gráfico de comparação das janelas de selagem de fil-mes feitos com poliolefinas e com poliolefinas híbridas (diferentes organossi-lanos), em que:
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando metiltri-metoxissilano) e modificação superficial;
PP-os = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando metiltrime-toxissilano);
PP-os.3-T= Filme obtido com poliolefina híbrida (usando feniltri-metoxissilano) e modificação superficial;
PP-os.3= Filme obtido com poliolefina híbrida (usando feniltrime-toxissilano)
PP-T = Filme obtido com poliolefina e modificação superficial;
PP = Filme obtido de poliolefina.
Figura 3: Gráfico de comparação das janelas de selagem de fil-mes feitos com poliolefinas e com poliolefinas híbridas (diferentes organome-tálicos), em que:
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando organos-silano-metiltrimetoxissilano) e modificação superficial;
PP-os = Filme obtido com poliolefina híbrida usando organossi-lano-metiltrimetoxissilano);
PP-oz-T= Filme obtido com poliolefina híbrida (usando organo-zirconato-n butilzirconato) e modificação superficial;
PP-oz = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando organozir-conato-n butilzirconato);
PP-T = Filme obtido com poliolefina e modificação superficial;PP = Filme obtido de poliolefina.Sumário da invenção
A presente invenção refere-se à poliolefinas híbridas orgânico-inorgânicas com propriedades diferenciadas das poliolefinas tradicionais,propriedades, tais como: temperatura inicial de selagem, janela de selagem,temperatura de selagem, força de adesão de solda, e propriedades de su-perfície como resistência a risco na superfície de peças e filmes, printabili-dade e características de barreira, além de reter por mais tempo a polariza-ção superficial de peças e filmes.
A poliolefina híbrida, de acordo com a presente invenção, com-preende compostos monoméricos, oligoméricos ou polimerizados de com-postos organometálicos tais como: organossilanos, organotitanatos ou orga-nozirconatos dispersos em uma matriz polimérica poliolefínica.
Mais particularmente, a invenção se refere a um processo emreator para preparar uma composição polimérica híbrida que compreende asetapas:
a. Carregamento dos reatores de polimerização com propenolíquido entre 2 e 4 mPa (20 e 40 bar) de pressão;
b. Adição do sistema catalisador-donor ao reator, podendo sereste catalisador do tipo Ziegler-Natta ou metaloceno ou ainda uma misturadestes dois tipos de catalisadores;
c. Aquecimento até a temperatura de reação;
d. Adição do agente modificador organometálico após pré-contato, conforme a etapa (a) acima, ao reator de polimerização e no final daetapa de propagação da reação de polimerização,em que o agente modificador encontra-se livremente disperso na matriz po-limérica.
A invenção também se refere a uma composição polimérica hí-brida obtida pelo processo acima, bem como a um artigo compreendendodita composição polimérica, que pode ser usada nas indústrias de embala-gens, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, automotiva.Descrição detalhada da invenção
A presente invenção se refere a um processo para preparar umapoliolefina híbrida compreende as seguintes etapas:
1. Pré-contato do agente modificador organometálico com umalquil-alumínio de forma a proteger o sistema catalítico dos grupos polaresdo organometálico. A quantidade de alquil-alumínio empregado está entre 1e 5 % em massa com relação ao agente modificador organometálico empre-gado; (esta etapa é opcional e feita para neutralizar os possíveis contami-nantes constituintes do agente modificador)
O agente modificador é um composto organometálico do tipoorganossilano, organotitanato ou organozirconato, que obedece a fórmulaabaixo:
RO-M-(ORn)3onde R' apresenta a estrutura CnH2n+-!, sendo que o índice η pode variar en-tre 1 e 22 átomos de carbono e M pode ser um átomo de titânio (Ti), zircônio(Zr), silício (Si) e R" apresenta a estrutura CnHWi ,sendo que o índice η po-de variar entre 1 e 22 átomos de carbono
2. Carregamento dos reatores de polimerização com propenolíquido entre 2 e 4 mPa (20 e 40 bar) de pressão. O carregamento de prope-no líquido é feito através de diferencial de pressão entre o reator e a bala depropeno. A massa de propeno utilizada pode ser entre 1,5 e 3,0 kg.
3. Adição do sistema catalisador-donor ao reator, podendo sereste catalisador do tipo Ziegler-Natta ou metaloceno ou ainda uma misturadestes dois tipos de catalisadores. O sistema catalisador-donor é previamen-te misturado em uma relação molar ([metal/donor]) entre 10 e 300;
4. Aquecimento até a temperatura de reação. Após o carrega-mento com propeno líquido e o sistema catalisador-donor, o sistema é fe-chado e aquecido até a temperatura de 30°C por um tempo entre 5 e 60 mi-nutos. Após este tempo de aquecimento a temperatura é elevada até a faixaentre 50 e 90 °C.
5. Adição do agente modificador organometálico após pré-contato, como escrito no item 1, ao reator de polimerização e no final da eta-pa de propagação da reação de polimerização.
Como foi descrito anteriormente, é importante salientar que osorganometálicos utilizados nas descrições anteriores, podem ou não estarsubstituídos com grupamentos alquila. Os grupamentos alquila são respon-sáveis pelas características híbridas do material obtido.
Os alcóxidos de silício usados são preferencialmente o etiltrieto-xissilano, metiltrietoxissilano, feniltrietoxissilano, o metiltrimetoxissilano, o n-octiletoxissilano e o n-butiletoxissilano. Os alcóxidos de titânio usados sãopreferencialmente o tetraetoxititânio, etiltrietoxititânio, metiltrietoxititânio, fe-niltrietoxititânio, n-octiletoxititânio, n-butiletoxititânio. Os alcóxidos de zircôniousados são preferencialmente o n-propilzirconato, n-butilzirconato, e o tetra-propilzirconato.
Não consta no estado da arte, que a adição de compostos orga-nometálicos em poliolefinas apresente mudanças nas características de se-lagem e modificação da janela de selagem, assim como não consta a adiçãode compostos organometálicos na reação de polimerização de poliolefinaspara serem usados como agentes modificadores das propriedades de super-fície, entre outras, do polímero.
No decorrer deste relatório descritivo, os termos abaixo têm aseguinte conotação:
• Agente modificador - organossilanos, organotitanatos, organo-zirconatos;
• Híbrido - composto com características orgânicas-inorgânicas;
• Poliolefina - polímero obtido através da polimerização de mo-nômeros e ou comonômeros; também podendo ser tratada simplesmentecomo resina.
Uma melhor compreensão pode ser obtida avaliando-se os e-xemplos a seguir, que são descritos aqui com o propósito meramente ilustra-tivo e não são limitativos, podendo ser outros os meios pelos quais a inven-ção pode ser realizada.
Exemplos
Os exemplos a seguir são relacionados à obtenção dos políme-ros híbridos, e seu efeito nas propriedades de selagem e superfície nas poli-olefinas.1. Obtenção de poliolefinas híbridas e determinação das propriedades de
selagem dos filmes.
1.1. Obtenção da Poliolefina Híbrida.
Inicialmente foi carregado o reator de polimerização com prope-no líquido a uma pressão de 2 mPa (20 bar), e o reator foi acondicionado atemperatura de reação de 85°C. Posteriormente foi adicionado o sistemacatalisador-donor ao reator, o catalisador utilizado foi do tipo Ziegler-Natta, edeu-se início à reação de polimerização. Em paralelo, realizou-se o pré-contato de metiltrimetoxissilano (agente modificador) com trietil-alumínio (al-quil-alumínio) por um período de 15 minutos, e após uma hora de reação foiadicionado a mistura do pré-contato (metiltrimetoxissilano - trietil-alumínio) àreação de polimerização. A reação é mantida em estado estacionário por umperíodo de tempo e depois parada, obtendo-se assim a Poliolefina Híbrida.
Para efeitos de quantificação do teor de silano disperso no polí-mero, foram feitas análises de XRF (espectroscopia de fluorescência de rai-os-X) e os resultados de teor incorporado de organossilano encontram-se naTabela 1. Pode-se observar que para as diferentes concentrações de orga-nossilanos adicionadas ao reator obteve-se uma alta incorporação ao polí-mero, ou seja, há pouca perda de silano no sistema de polimerização. Outroparâmetro importante é a atividade catalítica que, comparada com o políme-ro sem adição de silano (PP puro), não apresentou mudanças significativaspara baixo teor de organossilano incorporado. No entanto, quando o teor deorganossilano aumentou (1,4 %) a atividade catalítica reduziu em aproxima-damente 30%. Este decréscimo da atividade catalítica está dentro da faixade oscilação de processo normalmente observado neste tipo de reator, nãopodendo ser atribuído ao organossilano.Tabela 1. Resultados dos testes de polimerização de propeno com a adiçãode um organossilano em teores entre 0,7 e 1,4 %.
<table>table see original document page 11</column></row><table>
PP = polipropileno
PP-os = polipropileno com organossilano
* determinado por XRF
1.2 Formação do Filme usando poliolefina híbrida.
Foram gerados filmes com os polímeros híbridos obtidos na eta-pa 1.1. Os filmes preparados com a poliolefina híbrida foram comparadosquanto às suas propriedades de selagem para filmes que sofreram tratamen-to corona de 40 dinas/cm e filmes sem tratamento corona. As superfíciesgeradas e estudadas quanto às interações de selagem foram:
NT = Superfície do filme Não-modificada com tratamento coronapara amostras de poliolefina e poliolefina hibrida.
N = Superfície do filme modificada com tratamento corona paraamostras de poliolefina pura e poliolefina hibrida.
1.3 Análises de selagem.
Para determinar a modificação nas propriedades de selagemdos filmes produzidos com as poliolefinas híbridas foram analisados os re-sultados obtidos dos Testes de Hot-tack (norma ASTM F-1921), e do testede Ultimate (norma ASTM F-2029).
Algumas codificações comuns nas análises de Hot-tack e Ulti-mate e que fazem parte da presente descrição são:
NT-NT: Análise de selagem usando uma superfície de filme não-modificada (NT) em contato com outra superfície do filme não-modificada(NT).T-T: Análise de selagem usando uma superfície de filme modifi-cada com tratamento corona (T) em contato com outra superfície de filmemodificada com tratamento corona (T).Hot-tack
O teste de Hot-tack consiste na determinação da força de sela-gem a quente das superfícies dos filmes a uma temperatura específica. Comos dados obtidos neste teste é construído o gráfico de janela de selagem aquente.
a. Selapem de filmes feitos com Poliolefinas híbrida usando um compostoorganossilano
Para determinar o potencial ganho da tecnologia de poliolefinashíbridas nas propriedades de selagem foram produzidos filmes das poliolefi-nas híbridas obtidas com o organossilano metiltrimetoxissilano. As amostrasgeradas foram:
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida e modificaçãosuperficial;
PP-T = Filme obtido com poliolefina e modificação superficial;
PP-os = Filme obtido com poliolefina híbrida;
PP = Filme obtido de poliolefina
Na figura 1, pode ser observado o gráfico das janelas de sela-gem que correspondem aos filmes produzidos com e sem um agente orga-nossilano (PP, PP-T), filmes feitos com adição de agente modificador (PP-os) e filmes feitos com adição de agente modificador com modificação super-ficial (PP-os-T).
Em geral, pode ser observada uma grande modificação da jane-la de selagem nas amostras feitas com as poliolefinas híbridas (com adiçãode organossilano), tanto aumentando a força como diminuindo a temperatu-ra.
Pode ser observado que a maior modificação da janela de sela-gem (em relação às temperaturas baixas do gráfico),foi obtida para o filmePP-os-T. Para esta amostra a principal modificação é observada na tempe-ratura de selagem quando a força atinge 0,5 N, que comparada com o filmesem adição de organossilano, apresenta uma diminuição de 20°C.
A amostra de poliolefina híbrida sem modificação sperficial(—■—) alcança uma força de selagem de 3,2 N em 135 °C, mesmo antesda selagem em 150°C, ou seja, 77% acima da força mostrada quando daselagem da amostra sem organossilano.
Fica claro que com e sem a modificação superficial do filme feitocom a poliolefina híbrida, é obtida uma modificação na janela de selagem.
b. Selagem de filmes feitos com Poliolefinas híbrida usando diferentes com-postos organossilanos
De forma a comparar a performance dos filmes obtidos de polí-meros com diferentes organossilanos, foram testados os organossilanos me-til-trimetoxissilano (alquil-silano), fenil-trimetoxissilano (aril-silano). As amos-tras geradas foram:
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando metiltri-metoxissilano) e modificação superficial;
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando metiltrime-toxissilano);
PP-os.3-T = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando fenil-trimetoxissilano) e modificação superficial;
PP-os.3 = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando feniltri-metoxissilano)
PP-T = Filme obtido com poliolefina e modificação superficial;
PP = Filme obtido de poliolefina.
A Figura 2 mostra a janela de selagem para as seguintes amos-tras: de uma amostra de poliolefina como é o polipropileno puro (PP), deuma amostra de poliolefina híbrida como são os polipropilenos com metiltri-metoxissilano (PP-os) e polipropileno com feniltrimetoxissilano (PP-os-3).
Todas as amostras de poliolefinas híbridas modificadas ou nãocom o tratamento Corona1 apresentaram modificação na janela de selagema baixas temperaturas (<125°C) . Como mostrado anteriormente, as amos-tras com metil-trimetoxissilano apresentam a maior redução na temperaturaquando a força atingida foi 0,5 N enquanto que a amostra com feniltrimeto-xissilano (PP-os.3 - » ) apresenta uma redução da ordem de 5 0C emrelação ao polipropileno puro (PP - ' ).
A amostra PP-os-3, também revela, em relação à força de sela-gem na temperatura de 135 °C, um aumento da ordem de 200 %.
Já as amostras com organossilanos e modificadas com trata-mento Corona, PP-os.3-T (—o—) e PP-os-T (---□---), também demonstrammelhoria na redução da temperatura inicial de selagem, confirmando a ten-dência de melhor migração do silano.
Novamente confirma-se a modificação da janela de selagemquando uso de poliolefinas híbridas e não dependendo da modificação su-perficial do filme.
c. Selagem de filmes feitos com Poliolefinas híbridas usando diferentescompostos organometálicos
Para demonstrar que diferentes compostos organometálicos po-dem ser usados para a formação de poliolefinas híbridas, foram utilizadosorganossilanos e organozirconatos. . As amostras geradas foram:
PP-os-T = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando organos-silano-metiltrimetoxissilano) e modificação superficial;
PP-os = Filme obtido com poliolefina híbrida usando organossi-lano-metiltrimetoxissilano);
PP-oz-T= Filme obtido com poliolefina híbrida (usando organo-zirconato-n butilzirconato) e modificação superficial;
PP-oz = Filme obtido com poliolefina híbrida (usando organozir-conato-n butilzirconato);
PP-T = Filme obtido com poliolefina e modificação superficial;
PP = Filme obtido de poliolefina.
A Figura 3 mostra a janela de selagem para as diferentes polio-lefinas híbridas obtidas com compostos organometálicos. Em geral podemser observados resultados similares aos observados para os compostos es-tudados de organossilanos. Estas considerações correspondem principal-mente ao aumento da força de selagem e diminuição da temperatura de se-lagem quando foi atingida uma força de 0,5N.

Claims (11)

1. Processo em reator para preparar uma composição poliméricahíbrida, caracterizado pelo fato de que compreende as etapas:a. Carregamento dos reatores de polimerização com propenolíquido entre 2 e 4 mPa (20 e 40 bar) de pressão;b. Adição do sistema catalisador-donor ao reator;c. Aquecimento até a temperatura de reação, entre 25° e 90 °C;d. Adição do agente modificador organometálico após pré-contato, conforme a etapa (a) acima, ao reator de polimerização e no final dareação de polimerização, em que o agente modificador encontra-se livre-mente disperso na matriz polimérica.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que o agente modificador entra em contato com um composto alquil-alumínio antes da etapa (a).
3. Processo em reator, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que o agente modificador é um composto organometá-lico do tipo organossilano, organotitanato ou organozirconato, que obedece afórmula abaixo:R'O-M-(OR")3onde R' apresenta a estrutura CnH2n+1, sendo que o índice η pode variar en-tre 1 e 22 átomos de carbono e M pode ser um átomo de titânio (Ti), zircônio(Zr), silício (Si) e R" apresenta a estrutura CnH2n+i ,sendo que o índice η po-de variar entre 1 e 22 átomos de carbono.
4. Processo em reator, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que o monômero pode ser propeno, eteno ou uma mis-tura destes.
5. Processo em reator, de acordo com a reivindicação 1, carac-terizado pelo fato de que o catalisador pode ser do tipo Ziegler-Natta ou me-taloceno ou ainda uma mistura destes.
6. Processo em reator para preparar uma composição poliméricahíbrida, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que oagente modificador é adicionado entre os teores de 0,01 a 40 % (p/p) no po-límero.
7. Processo em reator para preparar uma composição poliméricahíbrida, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que oagente modificador consegue mudar a janela de selagem do polímero.
8. Processo em reator para preparar uma composição poliméricahíbrida, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que opolímero produzido exibe um aumento de até 200% na força de selagem.
9. Processo em reator para preparar uma composição poliméricahíbrida, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que opolímero produzido exibe modificação na janela selagem em até 20 °C emrelação ao polímero produzido sem o agente modificador.
10. Composição polimérica híbrida obtida através do processodescrito nas reivindicações de 1-9.
11. Artigo, caracterizado pelo fato de que compreende a compo-sição polimérica como definida em qualquer uma das reivindicações anterio-res ou obtenível pelo processo como definido em qualquer uma das reivindi-cações anteriores.
BRPI0905174-0A 2009-12-16 2009-12-16 processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo BRPI0905174A2 (pt)

Priority Applications (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905174-0A BRPI0905174A2 (pt) 2009-12-16 2009-12-16 processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo
US12/970,334 US20110178240A1 (en) 2009-12-16 2010-12-16 Process in Reactor to Prepare a Hybrid Polymeric Composition, Hybrid Polymeric Composition and Article

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0905174-0A BRPI0905174A2 (pt) 2009-12-16 2009-12-16 processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0905174A2 true BRPI0905174A2 (pt) 2011-08-09

Family

ID=44278015

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0905174-0A BRPI0905174A2 (pt) 2009-12-16 2009-12-16 processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo

Country Status (2)

Country Link
US (1) US20110178240A1 (pt)
BR (1) BRPI0905174A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR20140094621A (ko) 2011-11-23 2014-07-30 모멘티브 퍼포먼스 머티리얼즈 인크. 관능화된 금속-함유 입자 및 그 제조방법
BR112014012391A2 (pt) * 2011-11-23 2017-05-30 Momentive Performance Mat Inc processo para preparar materiais híbridos orgânicos - inorgânicos

Family Cites Families (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20060252894A1 (en) * 2005-05-06 2006-11-09 Fina Technology, Inc. Novel combinations of silane electron donors for use in catalyst compositions

Also Published As

Publication number Publication date
US20110178240A1 (en) 2011-07-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Feng et al. Atom‐transfer radical grafting polymerization of 2‐methacryloyloxyethyl phosphorylcholine from silicon wafer surfaces
US8691923B2 (en) Interconnected copolymers of ethylene in combination with at least one polysiloxane
BR112014014508B1 (pt) composição
US10150850B2 (en) High-density polyethylene-graphene nanocomposites and methods thereof
BR112019005809B1 (pt) Resina para uso como camada de ligação em uma estrutura multicamada, pelete, estrutura multicamada e artigo
Ramakrishnan et al. Growth of poly (methyl methacrylate) brushes on silicon surfaces by atom transfer radical polymerization
KR20110114541A (ko) 에틸렌-비닐실란 공중합체의 수분 경화용 촉매계
JP2020525626A (ja) 環状オレフィンコポリマーを含むポリエチレン組成物
BRPI0905174A2 (pt) processo em reator para preparar uma composição polimérica hìbrida, composição polimérica hìbrida e artigo
Rizzo et al. Polyethylene unit cell and crystallinity variations as a consequence of different cross-linking processes
TWI766027B (zh) 低摩擦係數乙烯類組合物
JP4905980B2 (ja) 抗菌性フィルム
BR112020005047A2 (pt) composição de catalisador para promover a cura de um polímero etilênico funcionalizado com silano, batelada mestre, e, processo para curar um polímero etilênico funcionalizado com silano.
Li et al. Effect of rate retardation in RAFT grafting polymerization from silicon wafer surface
Ostaci et al. Influence of nitroxide structure on polystyrene brushes “grafted‐from” silicon wafers
WO2019124223A1 (ja) 架橋成形体およびその製造方法
BR112020001030B1 (pt) Homopolímero de polietileno, composição e artigo
Lee et al. Tacticity-dependent cross-plane thermal conductivity in molecularly engineered amorphous polymers
JP2023543688A (ja) エチレンと(メタ)アクリル酸エステル官能化ポリシロキサンとのコポリマー
JP7278225B2 (ja) 低摩擦係数のエチレン系組成物
TWI834612B (zh) 低摩擦係數乙烯基組合物
BRPI0904397A2 (pt) processo via extrusço para preparar uma composiÇço polimÉrica hÍbrida, composiÇço polimÉrica hÍbrida e artigo
KR20230070244A (ko) 실리콘-기능화 폴리에틸렌을 사용하여 제조된 발포체 및 이의 제조 방법
Ameer et al. Miscibility improvement of LDPE/PVA blends by using silane-coupling agent
WO2024054736A1 (en) Polyethylenes and articles thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]