BRPI0902319A2 - painel pré-fabricado para a construção de muros - Google Patents

painel pré-fabricado para a construção de muros Download PDF

Info

Publication number
BRPI0902319A2
BRPI0902319A2 BRPI0902319A BRPI0902319A2 BR PI0902319 A2 BRPI0902319 A2 BR PI0902319A2 BR PI0902319 A BRPI0902319 A BR PI0902319A BR PI0902319 A2 BRPI0902319 A2 BR PI0902319A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
panel
internal
prefabricated
anchor
prefabricated panel
Prior art date
Application number
Other languages
English (en)
Inventor
Isabel Fernandez Fernandez
Original Assignee
Cupa Materiales Sau
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cupa Materiales Sau filed Critical Cupa Materiales Sau
Priority to BRPI0902319 priority Critical patent/BRPI0902319A2/pt
Publication of BRPI0902319A2 publication Critical patent/BRPI0902319A2/pt

Links

Landscapes

  • Panels For Use In Building Construction (AREA)

Abstract

PAINEL PRé-FABRICADO PARA A CONSTRUçãO DE MUROS; a invenção refere-se a um novo painel pré-fabricado para a construção de muros, que apresenta uma camada de base e outra de pedra natural que define a superfície de visualização; sendo que no processo de fabricação foi incorporada uma ancoragem mecânica para suportar as ações externas sobre cada elemento pré-fabricado em caso de falha da argamassa.

Description

PAINEL PRÉ-FABRICADO PARA A CONSTRUÇÃO DE MUROS
Objeto da invenção
O objeto da presente invenção consiste emapresentar um novo painel pré-fabricado para a construçãode muros, que apresenta uma camada de base e outra depedra natural que define a superfície de visualização. Noprocesso de fabricação foi incorporada uma ancoragemmecânica para suportar as ações externas sobre cadaelemento pré-fabricado em caso de falha da argamassa.
A presente invenção aplica-se ao setor deconstrução, e mais especificamente à construção deedificações com base em elementos pré-fabricados.
Histórico da invenção
Até então são conhecidos painéis pré-fabricados de concreto armado com superfície devisualização de pedra natural ou similares, para aaplicação especial em pavimentos. A base é de concretoarmado e antes de serem forjadas são colocadas as peçasde pedra natural que estavam corretamente distribuídassobre a superfície do molde, preparado para talfinalidade, e com auxílio de um gabarito metálico, quedepois é retirado, iam sendo colocadas as peças queapresentavam uma distribuição uniforme e de igual formageométrica. Não havia necessidade do gabarito se adistribuição e forma geométrica das peças fossem bemfeitas.
A fixação de painéis pré-fabricados é feitaúnica e exclusivamente com argamassa, ou seja, os painéissão fixados com argamassa na superfície da parede, nãoexistindo mais segurança adicional. No caso dedesprendimento da argamassa, os painéis caiamliteralmente, sendo isso inadmissível. 0 problema seagrava quando a colocação de tal pré-fabricado é feita emalturas moderadas.
Há alguns anos, as normas de qualidade naconstrução exigem com relação a fachadas à base deaplacados de granito, o uso de fios metálicos tipo ganchode ancoragem além do uso da argamassa. Porém, estasolução não é apropriada para painéis pré-fabricadosusados como muro, devido à heterogeneidade do pré-fabricado tanto com relação à composição como àgeometria, resultando em uma junção de zonas frágeisaonde não é possível ser feita a ancoragem.
Portanto, os inventores, habilitados natécnica, não têm conhecimento sobre qualquer sistema ouelemento que apresente as características a seguirdescritas.
Descrição da invenção
Para solucionar os problemas acimamencionados, é apresentado um painel pré-fabricado comancoragem incorporada, objeto da presente invenção.
O painel, objeto da presente invenção, éapenas resinado, sem malha nem cimento, em que placas ouladrilhos de pedra natural são unidos simplesmente comresinas.
A superfície de visualização é formada poruma pluralidade de ladrilhos e placas de pedra natural,pré-montados sobre a camada de base e ocupandopraticamente todo o contorno do molde, o qual apresentavantajosamente uma forma retangular com os lados menoresescalonados. Para tanto, as pedras são cortadas edistribuídas adequadamente, sendo acrescentadas todas aspeças e perfeitamente unidas com as resinas das camadasdo fundo.
Após os desmolde e tempo de secagem, ospainéis ficam prontos, É previsto também que o contornodos painéis apresente outra forma geométrica, incluindo aforma retangular ou quadrada, e que a camada de basepossa ser de cimento armado com malha metálica. As pedrasutilizadas são preferivelmente ardósia, quartzitos,calcários ou arenitos.
O painel assim descrito compreende pelomenos:
um painel pré-fabricado para orevestimento de fachadas, conformedescrito;
- meios internos de ancoragem;
- meios externos de ancoragem;
Ditos meios de ancoragem, internos eexternos, são destinados a suportar as ações externassobre cada elemento pré-fabricado e, caso de falha daargamassa. Em uma primeira forma de concretização, asancoragens internas são constituídas de uma geometriafabricada em fio metálico e embebida na camada deargamassa do pré-fabricado, exceto nas zonas terminais dageometria. Em uma mesma peça existem dois pontos defixação: um se situa na borda superior e o outro na bordainferior. A simetria de fixação com relação à longitudeda peça pré-fabricada torna possível a reversibilidade namontagem, conferindo assim uma maior flexibilidade aoproduto.
O fio metálico compreende um primeirovértice centrado em um eixo imaginário de simetria. Naslaterais estão presentes os segundos vértices inclinadoscom relação à linha horizontal, e que servem como pontode ancoragem.
O desenho do fio metálico incorporadomostra que por cada ponto de ancoragem, correspondenteaos segundos vértices inclinados, estão presentes duaszonas resistentes em relação à formação de cone deruptura da argamassa. Desse modo, cada fixação fica unidaà argamassa em dois pontos. A geometria descrita minimizao deslocamento do pré-fabricado com cargas elevadas pordeformação plástica do fio metálico. A inclinação dosterminais com relação ao plano do corpo do fio metálicoassegura a espessura da argamassa na zona dos mesmos,atuando como espaçadores no próprio processo defabricação do conjunto. Esta geometria permite ampliar aárea de contato com a argamassa, elevando a carganecessária para o total desprendimento do pré-fabricado.
Os meios externos de ancoragem compreendem,pelo menos, um gancho de corpo duplo fixado na paredeatravés de um orifício executado na mesma.
O processo de fabricação do painel abrange,pelo menos, as seguintes etapas:colocação de uma pluralidade de fiosmetálicos sobre buchas de suporte do fiometálico, no fundo do molde sobre umaprimeira camada de argamassa; o fiometálico e os e as buchas são comprimidoscontra as paredes do molde evitando seumovimento;
- preenchimento do molde, onde primeiro éderramada a camada de argamassa com umamalha que evita a retração desta em seuendurecimento e sendo que esta camada éderramada até a altura que marca o fiometálico, agindo como espaçador, sendoposteriormente adicionados os elementos deacabamento, compostos de placas de pedranatural;
- desmolde do painel;
- cimentação;
retirada das buchas de cobertura dosterminais das ancoragens, desalojando oconcreto e criando um espaço onde osterminais das ancoragens são acessíveis;
As vantagens que oferece o painel, deacordo com a invenção, são, pelo menos, as seguintes:
- segurança de uso e ancoragem do painelpré-fabricado.
sua presença não altera as dimensõesexternas do pré-fabricado.
- não requer junta entre pré-fabricados demodo que o aspecto natural do produto finalpermanece inalterado.
- a fixação é firme e estável.
- a sustentação do conjunto é feita atravésda argamassa e não por elementos deacabamento da superfície de visualizaçãoque podem ser esfoliáveis, frágeisdescontínuos etc.
preservam e garantem a espessura daargamassa na zona de ancoragem e somente emdita zona, permitindo assim que o restantedo substrato do pré-fabricado possaabsorver sobre espessuras no elemento deacabamento.
- não requer modificação nos moldes.- não requer a realização de nenhum tipo deusinagem ou alterações posteriores aoprocesso de fabricação.
Breve descrição dos desenhos
São descritos a seguir, brevemente, umasérie de desenhos que ajudam a compreender a invenção eque se relacionam expressamente com uma concretização dedita invenção, mostrados a titulo de exemplo e nãolimitativos desta.
- a figura 1 mostra uma vista esquematizadaem perspectiva do painel pré-fabricado, de acordo com apresente invenção, com a ancoragem incorporada.
- a figura 2 mostra uma vista dos meiosexternos de ancoragem.
a figura 3 mostra uma vista planar eperfil do fio metálico compreendido nos meios deancoragem internos.
- a figura 4 é uma vista esquematizada domolde de fabricação do painel, em uma primeira fase, coma ancoragem interna incorporada.
- a figura 5 é uma vista em perspectiva deum painel pré-fabricado para a construção de muros, jáacabado.
a figura 6 é uma vista em projeçãovertical longitudinal do dito painel da figura 5.
a figura 7 é uma vista parcial emprojeção vertical, de um muro construído com os painéisde acordo com a invenção.Concretização preferida da invenção
Conforme se observa na figura 1, o painelpré-fabricado com ancoragem incorporada compreende pelomenos:
- um painel pré-fabricado (1);
- meios internos de ancoragem (5);
- meios externos de ancoragem (6);
sendo que ditos meios internos de ancoragem 95) sãorecuados no painel 91), compreendendo ditos meiosinternos de ancoragem (5), pelo menos dois vértices (4)aparentes nas bordas superior (2) e inferior (2) dopainel (1), e sendo que ditos vértices (4) dos meiosinternos de ancoragem (5) são o ponto de ancoragem com osmeios externos de ancoragem (6), os quais possibilitam aunião entre o conjunto formado pelo painel (1) com osmeios internos de ancoragem (5) e a parede.
Conforme se observa na figura 2, os meiosexternos de ancoragem (6) compreendem, pelo menos, umgancho com uma primeira zona de união (61) com os meiosinternos (5) e uma segunda zona de união (62) com aparede, estando ambas opostas entre si.
Dito gancho, em uma concretizaçãopreferida, é duplo, sendo que o vértice da primeira zonade união (61) com os meios internos (5) define o eixo desimetria do gancho.
Na figura 3 podemos observar os meiosinternos de ancoragem (5) em sua concretização práticacomo fio metálico de forma poligonal aberta. Dito fiometálico compreende dois vértices (4) inclinados em umângulo (a) com relação ao plano horizontal. Centrado noeixo de simetria (8) obtém-se um vértice (7) de união ereforço.O desenho do fio metálico incorporadomostra que por cada ponto de ancoragem, definidos pelosvértices (4) dos meios internos de ancoragem (5) existemduas zonas resistentes com relação à formação do cone deruptura da argamassa. Assim sendo, cada fixação é unida áargamassa da qual está composto o painel (1) em doispontos.
O processo de fabricação do painel (1)inclui, pelo menos, as seguintes etapas:
- colocação de pelo menos um meio internode ancoragem (5) sobre buchas de suporte(10) no fundo do molde (9) e sobre umaprimeira camada de argamassa; e sendo queos meios internos (5) de ancoragem e asbuchas (10) entram sob pressão contra asparedes do molde (9);
preenchimento do molde (9), sendoprimeiramente derramada a camada deargamassa com uma malha que evite aretração desta em seu endurecimento e sendoque esta camada é derramada até a alturaque marcam os meios internos de ancoragem(5), os atuam como espaçadores,acrescentando em seguida os elementos deacabamento;
- desmolde do painel (1);
- cimentação do painel (1);
- retirada das buchas de cobertura (10) dosterminais dos meios internos de ancoragem(5), desalojando o concreto e criando umespaço onde os vértices (4) dos meiosinternos de ancoragem (5) ficam acessíveisnas bordas superior e inferior do painel;A quantidade de meios internos de ancoragem(5) a ser usada é proporcional à carga que o painel (1)deverá suportar.
Nas figuras 5 e 6 observamos o painel (1)pré-fabricado para construção de muros, de acordo com ainvenção, sendo possível distinguir uma camada de base[102] de aderência para as placas [103] de pedra natural,que formam a superfície de visualização [104] e que sãofixadas na camada base [102].
Na figura 7 é possível observar a formaretangular com os lados menores escalonados paradeterminar meios de encaixe e travamento com os painéisadjacentes. Os elementos acabados de pedra natural sãocolocados pelos operários de forma bem ajustada nointerior do molde, cortando as placas [103] na medidanecessária.

Claims (11)

1. Painel pré-fabricado para a construçãode muros, do tipo formado por uma camada de base e outra depedra ou material similar, que define a superfície devisualização [104], caracterizado pelo fato de a camada,que constitui a superfície de visualização [104] do painel[1], apresentar uma pluralidade de ladrilhos ou placas (3)sobre a camada base [102], escoradas umas às outras, sendoocupado praticamente todo o contorno do molde, com oformato desenhado dos painéis e, sendo preenchido ointerior ajustadamente com ditos ladrilhos ou placas (103).
2. Painel pré-fabricado para a construçãode muros, de acordo com a reivindicação primeira,caracterizado pelo fato de ele compreender, pelo menos:- meios internos de ancoragem (5);- meios externos de ancoragem (6);sendo que ditos meios internos de ancoragem (5) ficamembutidos no painel(1), compreendendo ditos meios internosde ancoragem (5) pelo menos dois vértices (4) aparentes nasbordas superior (2) e inferior (2) do painel (1), e sendoque ditos vértices (4) dos meios internos de ancoragem (5)constituem o ponto de ancoragem com os meios externos deancoragem (6), os quais possibilitam a união entre oconjunto formado pelo painel (1) com os meios internos deancoragem (5) e a parede.
3. Painel pré-fabricado, de acordo com asegunda reivindicação, caracterizado pelo fato de meiosexternos de ancoragem (6) compreenderem pelo menos umelemento com uma primeira zona de união (61) com os meiosinternos (5) e uma segunda zona de união (62) com a parede.
4. Painel pré-fabricado, de acordo com areivindicação segunda, caracterizado pelo fato de oelemento compreendido nos meios externos de ancoragem (6)ser um gancho duplo, e sendo que o vértice da primeira zonade união (61) com os meios internos (5) define o eixo desimetria do gancho.
5. Painel pré-fabricado, de acordo com areivindicação segunda, caracterizado pelo fato de os meiosinternos de ancoragem (5) compreenderem um fio metálico deforma poligonal aberta, que por sua vez compreende doisvértices (4) inclinados em um ângulo (a) com relação aoplano horizontal e um vértice (7) centrado no eixo desimetria (8 ) .
6. Painel pré-fabricado, de acordo com areivindicação sexta, caracterizado pelo fato de os vértices(4) definem os pontos de ancoragem dos meios internos deancoragem (5), criando duas zonas resistentes em relação àformação de cone de ruptura da argamassa.
7. Painel pré-fabricado, de acordo com areivindicação primeira, caracterizado pelo fato de eleapresentar um contorno de forma retangular de lados menoresescalonados para determinar meios de encaixe entre painéis(1) adjacentes.
8. Painel pré-fabricado, de acordo com areivindicação primeira, caracterizado pelo fato de asplacas de pedra natural (103) serem selecionadas entre:- quartzitos- calcários- arenitos- ardósias;
9. Painel pré-fabricado, de acordo com areivindicação primeira, caracterizado pelo fato de a camadade base (102) para união de placas de pedra natural (1030,ser selecionada entre:- resina- cimento armado.
10. Processo de fabricação do painel pré-fabricado descrito nas reivindicações 1 e 2, caracterizadopelo fato de compreender pelo menos as seguintes etapas:- colocação de pelo menos um meio internode ancoragem (5) sobre buchas de suporte(10), no fundo do molde (9), e sobre umaprimeira camada de argamassa, sendo que osmeios internos (5) de ancoragem e as buchas(10) entram sob pressão contra as paredesdo molde (9);- preenchimento do molde (9), sendo queprimeiramente é derramada a camada deargamassa com uma malha que evita aretração desta em seu endurecimento e sendoque esta camada é derramada até a alturaque marcam os meios internos de ancoragem(5), agindo aqui como espaçadores, sendoadicionados posteriormente os elementos deacabamento;- desmolde do painel (1);- cimentação do painel;- retirada das buchas de cobertura (10) dosterminais dos meios internos de ancoragem(5), desalojando o concreto e criando umespaço onde os vértices (4) dos meiosinternos de ancoragem (5) ficam acessíveisnas bordas superior e inferior do painel.
11. Processo de fabricação do painel pré-fabricado descrito na reivindicação 10, caracterizado pelofato de a quantidade de meios internos de ancoragem (5) aser usada ser proporcional á carga que o painel devesuportar (1).
BRPI0902319 2009-07-03 2009-07-03 painel pré-fabricado para a construção de muros BRPI0902319A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902319 BRPI0902319A2 (pt) 2009-07-03 2009-07-03 painel pré-fabricado para a construção de muros

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI0902319 BRPI0902319A2 (pt) 2009-07-03 2009-07-03 painel pré-fabricado para a construção de muros

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0902319A2 true BRPI0902319A2 (pt) 2011-07-19

Family

ID=44275738

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0902319 BRPI0902319A2 (pt) 2009-07-03 2009-07-03 painel pré-fabricado para a construção de muros

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BRPI0902319A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN101761158B (zh) 剪力墙制造方法及结构
US10053833B2 (en) Pre-cast decorative retaining wall system
US10267011B2 (en) Pre-cast decorative retaining wall system
US20070151173A1 (en) Method of constructing structures with seismically-isolated base
KR100304861B1 (ko) 건축용단열프리캐스트콘크리트판넬
JP7018682B1 (ja) べた基礎の構築方法
US20090217613A1 (en) Wall Element
KR101609249B1 (ko) 프리캐스트 부재를 이용한 사면보강벽 및 그 공법
EP1975334B1 (en) Prefabricated panel for wall construction
CN201531072U (zh) 一种免抹灰的现浇非承重内隔墙
BRPI0902319A2 (pt) painel pré-fabricado para a construção de muros
KR100531180B1 (ko) 표면에 자연석이 매입된 판블록을 이용한 조립식 옹벽블록 및 그 제조 방법
US20040123556A1 (en) Wall unit forming method and apparatus
KR100653259B1 (ko) 모르타르레스 중공 콘크리트 블록
RU2734398C1 (ru) Имплантирование пустот в монолитном железобетоне, способ и устройства
CN219100118U (zh) 一种基础预制pc模板
KR20110101746A (ko) 건축용 벽돌
WO2015128786A1 (en) A cast structural element
KR100826665B1 (ko) 자연석을 이용한 벽체 구조물 시공방법
RU2138601C1 (ru) Облицовочная плита
JP2004197400A (ja) 耐震壁の施工方法
GB2576830A (en) Masonry unit and structures made thereof
PL73091Y1 (pl) Wieloczęściowy prefabrykowany ogrodzeniowy element budowlany
JP2020139267A (ja) コンクリート製品およびその製造方法
JPH11166275A (ja) 建築物の施工方法とコンクリート製品

Legal Events

Date Code Title Description
B06G Technical and formal requirements: other requirements [chapter 6.7 patent gazette]

Free format text: SOLICITA-SE A REGULARIZACAO DA PROCURACAO, UMA VEZ QUE BASEADO NO ARTIGO 216 1O DA LPI, O DOCUMENTO DE PROCURACAO DEVE SER APRESENTADO NO ORIGINAL, TRASLADO OU FOTOCOPIA AUTENTICADA.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: MANTIDO O INDEFERIMENTO UMA VEZ QUE NAO FOI APRESENTADO RECURSO DENTRO DO PRAZO LEGAL