Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ARRANJO DE SUSPENSÃO PARA MÁQUINA LAVADORA DE ROUPAS".
Campo da Invenção
A presente invenção refere-se a um arranjo de suspensão para máquinas Iavado-ras de roupas e, mais especificamente, a um arranjo de suspensão para máquinas lavado-ras de roupa de eixo vertical.
Fundamentos da Invenção
Nas máquinas lavadoras de roupas de eixo vertical e carregamento superior, o tan-que de lavagem é mantido suspenso no interior de um gabinete estrutural, e um cesto pararecepção da carga de roupas a ser lavada é montado no interior do tanque.
Durante a operação de lavagem, um agitador / impulsor montado no interior do ces-to é utilizado para movimentar a carga de roupas a ser lavada e o líquido de lavagem dentrodo cesto. Durante a centrifugação - operação na qual a água remanescente do processo delavagem é retirada da carga de roupas - o cesto é girado a uma rotação geralmente maiselevada do que aquela imprimida ao cesto ou ao agitador/ impulsor durante as operaçõesde lavagem.
Essa operação de giro do cesto cria uma intensa vibração no conjunto cesto/tanqueque, se transmitida ao gabinete estrutural, faz com que o mesmo se desloque sobre o piso,gerando o fenômeno indesejável conhecido como "walking", onde a lavadora de roupas"caminha" durantes as operações de lavagem e centrifugação.
Para evitar esse inconveniente, é provida uma suspensão entre o tanque e o gabi-nete estrutural. Essa suspensão é geralmente formada por varetas ou hastes metálicas, cu-jo extremo superior é acoplado a um ponto superior do gabinete estrutural e o extremo infe-rior a um ponto inferior do tanque. O ponto de ligação entre a haste e o tanque é geralmenteprovido com uma articulação, e a ligação entre a haste e o gabinete e geralmente providacom um elemento elasticamente deformável. O elemento elasticamente deformável deve,assim, ser projetado de modo a dissipar a energia vibratória proveniente do conjunto cesto/tanque, evitando que essa energia seja transmitida ao gabinete estrutural.
Embora essa suspensão formada por hastes ou varetas seja largamente utilizadanas máquinas lavadoras conhecidas da técnica, reconhece-se que ela sozinha não é capazde amortecer e dissipar totalmente a energia vibratória gerada por operações de centrifuga-ção realizadas em alta rotação.
Assim, desenvolveu-se um arranjo de suspensão que, além das varetas, utilizatambém uma pluralidade de tirantes radiais, com uma extremidade acoplada a uma regiãolateral mediana do tanque e a outra extremidade acoplada a uma região mediana da varetaou haste de suspensão. Esse arranjo, descrito em detalhes no pedido de patente Pl0705172-7, faz com que parte dos deslocamentos radiais do tanque seja transmitida às va-retas, provocando deformações por flexão nessas últimas ou nos próprios tirantes, e, assim,atenuando as oscilações radiais.
Embora o arranjo proposto acima tenha apresentado uma capacidade de amorte-cimento de vibrações substancialmente superior àquela conhecida das máquinas conven-cionais, notou-se que ele não consegue se comportar de maneira otimizada em todas ascondições de operação da máquina.
De fato, uma vez que a máquina pode ser utilizada com diferentes cargas de roupae o conjunto cesto/tanque pode ser movimentado a diferentes velocidades, um meio desuspensão com característica de suspensão uniforme, ainda que mais eficiente do que osconvencionais, não é capaz de prover uma suspensão ótima em todas as possíveis condi-ções de operação, uma vez que sempre existirão certas condições de carga e velocidade derotação para as quais a característica uniforme de suspensão proporcionada pelo arranjonão é a mais apropriada.
Objetivos da Invenção
Em vista do acima exposto, é um dos objetivos da presente invenção prover um ar-ranjo de suspensão para máquinas lavadoras de roupas capaz de proporcionar uma sus-pensão eficiente do conjunto cesto/tanque de acordo com as condições de operação damáquina.
É outro dos objetivos da presente invenção prover um arranjo de suspensão paramáquinas lavadoras de roupas capaz de manter um desempenho satisfatório para uma am-pla gama de cargas de roupa para lavagem e velocidades de rotação do conjunto ces-to/tanque.
Sumário da Invenção
A presente invenção atinge os objetivos acima por meio de um arranjo de suspen-são para uma máquina lavadora de roupas que compreende um tanque de contenção delíquido de lavagem suspenso no interior de um gabinete estrutural. O arranjo de suspensãoda presente invenção compreende:
pelo menos uma haste de suspensão com' uma primeira extremidade articulada-mente acoplada a uma parte superior da parede interna do gabinete e uma segunda extre-midade elasticamente acoplada a uma parte inferior da parede externa do tanque; e
pelo menos um elemento de ligação radial com uma primeira extremidade acoplá-vel a posições diferentes da parede externa do tanque e uma segunda extremidade acoplá-vel a posições diferentes da haste de suspensão.
Em uma concretização preferida da presente invenção, o acoplamento do elementode ligação à parede externa do tanque e à haste é realizado por meios de fixação móveis.
Ainda na concretização preferida da presente invenção, o arranjo de suspensãocompreende ainda meios para ajustar a extensão radial do elemento de ligação radial.Na concretização preferida da presente invenção, a parede externa do tanquecompreende um meio de encaixe para recepcionar um dos meios de fixação móveis do e-lemento, sendo que esse meio de encaixe compreende um fuso sem fim que recepcionauma porca disposta na extremidade do elemento de ligação radial.
Ainda na concretização preferida, o meio de encaixe móvel que acopla o elementode ligação à haste é um guia deslizante que envolve a haste.
Descrição Resumida dos Desenhos
As figuras mostram:
Figura 1 - A figura 1 ilustra uma vista esquemática simplificada de uma seçãotransversal em corte de uma máquina de lavar roupas, mostrando seu gabinete estrutural,seu tanque de contenção de líquido de lavagem, e também o arranjo de suspensão da pre-sente invenção.
Figura 2 - A figura 2 ilustra uma vista em perspectiva de um arranjo de suspensãoda técnica anterior.
Figura 3 - A figura 3 ilustra uma vista em detalhe de uma concretização preferidado arranjo de suspensão da presente invenção.
Descrição Detalhadada Invenção
A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base nosexemplos de execução representados nos desenhos. Embora a descrição a seguir exempli-fique um arranjo de suspensão associado a uma máquina lavadora de roupas de eixo verti-cal e carregamento superior, qualquer pessoa versada na técnica entenderá que a presenteinvenção pode ser utilizada em outros tipos de máquina, como máquinas com eixo horizon-tal e carregamento frontal.
A figura 1 ilustra uma vista esquemática em corte de uma máquina lavadora deroupas compreendendo o arranjo de suspensão da presente invenção. A máquina compre-ende um gabinete estrutural 10, de construção conhecida da técnica. Dentro do gabinete 10é montado um tanque 50 para contenção do líquido de lavagem. A construção do gabinete10 e do tanque 50 é bem conhecida da técnica, sendo usada, para fins de exemplo e des-crição, a construção exemplificativa descrita no pedido de patente Pl 0705172-7.
Nessa construção, ilustrada na figura 2, o gabinete compreende basicamente umaestrutura poligonal (não mostrada) composta por chapas metálicas, sendo que um suportepara receber a haste de suspensão 30 é fixado próximo à borda superior da parede internado gabinete.
A haste de suspensão 30 possui um extremo superior acoplado de modo articuladoao suporte no gabinete e um extremo inferior acoplado à parte inferior do tanque 50. O aco-plamento entre o extremo inferior e o tanque 50 se dá geralmente com o uso de um elemen-to elasticamente deformável (não mostrado), sendo que o elemento deformável preferenci-almente utilizado é uma mola.
No interior do tanque 50, pode ser montado um cesto que recebe a carga de rou-pas a ser lavada e um agitador que promove a agitação do líquido de lavagem e da cargade roupas. A construção do cesto e do agitador, bem como da unidade motora responsávelpelo acionamento dessas estruturas é bem conhecida da técnica.
As hastes de suspensão 30 têm como objetivo absorver pelo menos parte da ener-gia vibratória gerada pela oscilação do tanque 50. Para tanto, são construídas como estrutu-ras delgadas o suficiente para flexionar transversal e medianamente quando da oscilaçãodo tanque 50 durante as operações de lavagem e centrifugação.
O arranjo de suspensão ilustrado na figura 2 e descrito no pedido de patente Pl0705172-7 compreende ainda tirantes radiais 90. Cada tirante radial 90 possui uma primeiraextremidade acoplada a uma região mediana do tanque 50 e uma segunda extremidade 92acoplada a uma região mediana da haste de suspensão 30.
Os tirantes radiais 90 podem tomar a forma de fios, cabos ou tiras de um materialrígido ou extensível, ou mesmo de molas ou outro material elasticamente deformável. Ostirantes radias 90 aumentam a transmissão de energia cinética gerada pela vibração e des-locamento radial do tanque 50 à haste de suspensão 30, para que essa energia seja absor-vida pela deformação da haste de suspensão 30. Em uma concretização preferencial naqual são construídos de material elasticamente deformável, os tirantes radiais 90 absorvemparte da energia cinética gerada pela vibração e deslocamento radial do tanque 50.
Embora os tirantes radiais 90 apresentem uma melhoria no desempenho em rela-ção aos meios de suspensão compreendendo apenas as hastes 30, seu desempenho ótimoestá condicionado a uma condição específica de operação da máquina.
As características de oscilação do conjunto cesto/ tanque dependem diretamenteda distribuição da carga de roupas no cesto e do volume dessa carga. Assim, o comporta-mento oscilatório varia consideravelmente de lavagem para lavagem. Além disso, a veloci-dade de rotação do cesto varia substancialmente durante a operação da lavadora, de modoque as exigências de suspensão não permanecem as mesmas durante todas as fases dalavagem.
Assim, o arranjo de suspensão da presente invenção propõe uma solução quepermite o alcance de um desempenho ótimo de suspensão em todas as condições de ope-ração da máquina lavadora de roupas.
Esse desempenho ótimo constante do arranjo de suspensão da presente invençãoé alcançado por meio de um elemento de ligação 40 ajustável de acordo com as condiçõesoperacionais da máquina lavadora de roupas.
O elemento de ligação 40 compreende uma estrutura semelhante àquela do tiranteradial 90, porém compreendendo meios de fixação móveis, de modo a permitir que sua po-sição seja alterada ao longo da direção longitudinal da haste de suspensão. A variação naposição do elemento 40 pode ser feita continuamente ou seletivamente por meio de incre-mentos.
Assim, a posição do elemento de ligação 40 pode ser alterada de acordo com ascondições de operação da máquina (carga de roupa, velocidade de giro do cesto, etc.). Porexemplo, quando se deseja uma restrição maior do movimento do tanque, pode-se posicio-nar o elemento de ligação mais próximo ao extremo superior da haste 30. Entretanto, a altu-ra do elemento de ligação deve ser escolhida de modo a garantir uma posição suficiente-mente alta para evitar choques entre o tanque e o gabinete, mas não tão alta que provoqueo deslocamento da lavadora. Isso porque uma restrição demasiada do movimento do tan-que faz com que uma força excessiva seja transmitida à haste de suspensão, que acabapor deixar essa força ser transmitida ao gabinete, causando o deslocamento indesejável domesmo.
Para chegar a essa posição ideal, deve-se considerar as características de opera-ção da máquina, sobretudo no que se refere à quantidade de roupas no cesto.
Em uma concretização preferencial da presente invenção, o elemento de ligação40 pode ser também ajustável em seu comprimento, de modo a tornar-se mais tensionadoou mais frouxo de acordo com as necessidades de operação da máquina. A variação nocomprimento do elemento 40 pode ser feita continuamente ou seletivamente por meio deincrementos.
Assim, quando se deseja uma restrição maior do movimento do tanque, pode-seajustar o comprimento do elemento 40 de modo a torná-lo mais tensionado, mantendo en-tretanto uma folga suficiente para evitar o deslocamento indesejável do gabinete.
Ao permitir o ajuste, por incrementos ou contínuo, da posição e/ou do comprimentodo elemento de ligação 40, o arranjo da presente invenção possibilita o alcance de um de-sempenho ótimo de suspensão para condições diferentes de operação da máquina lavadorade roupas.
Afigura 3 mostra um exemplo de construção de um arranjo de suspensão de acor-do com a presente invenção. Conforme pode ser visto nessa figura, o elemento 40 compre-ende meios de fixação móveis 41, 42 destinados a fixar o elemento 40 ao tanque 50 e àhaste 30.
Na concretização ilustrada, o meio de fixação 41 é preso a um meio de encaixecorrespondente 52 existente na parede do tanque 50. O meio de encaixe 52 compreendeum fuso sem fim 52 acionado por um motor elétrico 53, e o meio de fixação 41 toma a formade uma porca 43.
Preferencialmente, a parede do tanque 50 pode compreende projeções 54a, 54bque recebem as extremidades do fuso 52, sendo que uma das projeções 54a serve aindade apoio para o motor elétrico 53.
Já o meio de fixação 42, destinado à fixação do elemento 40 à haste 30 compreen-de um guia deslizante 44 que circunda a haste 30.
Assim, de acordo com as condições de operação da máquina lavadora de roupas,o fuso 52 pode ser movimentado, variando a posição do elemento 40 na direção longitudi-nal da haste de suspensão 30.
Deve ser entendido que a descrição fornecida com base nas figuras acima se refe-re apenas a concretizações possíveis para o arranjo de suspensão da presente invenção,sendo que o real escopo do objeto da invenção encontra-se definido nas reivindicações a-pensas.