BRPI0901439A2 - máquina mecánica, e, sistema e método para espalhar semeadura de um material proveniente de uma máquina mecánica em condições de vento - Google Patents

máquina mecánica, e, sistema e método para espalhar semeadura de um material proveniente de uma máquina mecánica em condições de vento Download PDF

Info

Publication number
BRPI0901439A2
BRPI0901439A2 BRPI0901439-0A BRPI0901439A BRPI0901439A2 BR PI0901439 A2 BRPI0901439 A2 BR PI0901439A2 BR PI0901439 A BRPI0901439 A BR PI0901439A BR PI0901439 A2 BRPI0901439 A2 BR PI0901439A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
propellant
mechanical machine
seeding
sowing
spreader
Prior art date
Application number
BRPI0901439-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Kirk J Cherverka
Mark L Pearson
Original Assignee
Deere & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Deere & Co filed Critical Deere & Co
Publication of BRPI0901439A2 publication Critical patent/BRPI0901439A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/1243Devices for laying-out or distributing the straw
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/127Control or measuring arrangements specially adapted for combines

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)
  • Combines (AREA)
  • Fertilizing (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Sowing (AREA)
  • Operation Control Of Excavators (AREA)

Abstract

MAQUINA MECáMCA, E, SISTEMA E METODO PARA ESPALHAR SEMEADURA DE UM MATERIAL PROVENIENTE DE UMA MAQUINA MECáNICA EM CONDIçõES DE VENTO E descrita uma máquina mecânica que inclui um espalhador configurado para espalhar semeadura de um material proveniente da máquina mecânica; um dispositivo de entrada configurado para prover dados de condições de vento; um dispositivo de controle de orientação configurado para determinar a orientação da máquina mecânica; e um controlador acoplado no espalhador, no dispositivo de entrada e no receptor GPS. O controlador é configurado para executar instruções de programa para controlar a semeadura do material proveniente da máquina mecânica com base nos dados de condições de vento do dispositivo de entrada e com base na orientação da máquina mecânica.

Description

"MÁQUINA MECÂNICA, E, SISTEMA E MÉTODO PARA ESPALHARSEMEADURA DE UM MATERIAL PROVENIENTE DE UMAMÁQUINA MECÂNICA EM CONDIÇÕES DE VENTO"
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção diz respeito a uma máquina mecânica e,mais particularmente, a um sistema e método para espalhar uma semeadura deum material, tal como resíduos de cereais, em condições de vento.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Máquinas mecânicas, tais como combinadas, são empregadasna indústria agrícola para colher lavouras. Tipicamente tais máquinasmecânicas movem-se em um campo de lavoura durante operações de colheitadurante a operação de uma espigadeira na frente da máquina mecânica paracortar a lavoura. Uma vez cortada, o grão é removido dos materiais da lavourapor conjuntos de debulhar e separar na máquina mecânica e em seguidatransferido para a tremonha da máquina mecânica para armazenamentotemporário. Tais máquinas mecânicas podem também empregar umespalhador que recebe o resíduo de cereais que sai dos conjuntos de debulhare separar, e descarrega os resíduos de cereais provenientes da máquinamecânica. Por exemplo, com algumas lavouras, por exemplo, milho, umespalhador pode ser empregado, ao passo que, com outras lavouras, porexemplo, trigo, um espalhador não pode ser empregado.
Durante operações de colheita, é desejável descarregar osresíduos de cereais uniformemente no campo para distribuir os resíduos decereais ao longo da largura da fileira cortada pela espigadeira da máquinamecânica. Assim, à medida que fileira da lavoura é cortada, o grão éremovido e armazenado na tremonha, e os resíduos de cereais são processadose em seguida distribuídos de volta na fileira de onde a lavoura foi cortada,detrás da combinada. Pela distribuição dos resíduos de cereais desta maneira,os resíduos de cereais são distribuídos uniformemente em todo o campo.Também, é desejável evitar o espalhamento dos resíduos de cereais emporções da lavoura que não foram colhidas ainda, por exemplo, a fileiraseguinte a ser colhida que está adjacente à fileira atual que está sendo colhida.
Por exemplo, o espalhamento de resíduos de cereais em porções da lavouraque não foram ainda colhidas pode interferir e reduzir a eficiência daespigadeira, conjuntos de debulhar e separar, resultando potencialmente emum baixo rendimento de grãos. Entretanto, a presença de vento podeinterromper o fluxo de resíduos de cereais que deixa o espalhador, fazendocom que os resíduos de cereais sejam descarregados em partes do campo quenão foram colhidas ainda e/ou deixando porções do campo que foramcolhidas sem resíduos de cereais.
Dessa maneira, existe uma necessidade na tecnologia de umamáquina mecânica, sistema e método para espalhar uma semeadura dematerial, tais como resíduos de cereais, em condições de vento.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção fornece uma máquina mecânica, sistema emétodo para espalhar uma semeadura de um material, tais como resíduos decereais, em condições de vento.
A invenção, em uma forma desta, está voltada para umamáquina mecânica. A máquina mecânica inclui um espalhador configuradopara espalhar uma semeadura de um material da máquina mecânica; umdispositivo de entrada configurado para prover dados de condições de vento;um dispositivo de controle de orientação configurado para determinar aorientação da máquina mecânica; e um controlador acoplado no espalhador,no dispositivo de entrada e no dispositivo de controle de orientação. Ocontrolador é configurado para executar instruções de programa paracontrolar a semeadura do material da máquina mecânica com base nos dadosdas condições de vento provenientes do dispositivo de entrada e com base naorientação da máquina mecânica.A invenção, em uma outra forma desta, está voltada para umsistema para espalhar uma semeadura de um material de uma máquinamecânica em condições de vento. 0 sistema inclui um espalhador configuradopara espalhar uma semeadura de um material; um dispositivo de entradaconfigurado para prover dados de condições de vento; um dispositivo decontrole de orientação configurado para determinar a orientação da máquinamecânica; e um controlador acoplado no espalhado, no dispositivo de entradae no dispositivo de controle de orientação. O controlador é configurado paraexecutar instruções de programa para controlar a semeadura do materialproveniente da máquina mecânica com base nos dados de condições de ventodo dispositivo de entrada e com base na orientação da máquina mecânica.
A invenção, ainda em uma forma desta, está voltada para ummétodo para espalhar uma semeadura de um material de uma máquinamecânica em condições de vento. A máquina mecânica inclui um espalhador.O método inclui estabelecer um primeiro contorno lateral da semeadura e umsegundo contorno lateral da semeadura; receber dados de condições de vento;determinar a orientação da máquina mecânica usando um dispositivo decontrole de orientação; e controlar o espalhador com base nos dados decondições de vento e na orientação para manter o primeiro contorno lateral dasemeadura e o segundo contorno lateral da semeadura.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
A figura 1 representa uma máquina mecânica agrícola que temum sistema para semear um material, tais como resíduos de cereais, de acordocom uma modalidade da presente invenção;
A figura 2 representa esquematicamente um sistema parasemear os resíduos de cereais provenientes da máquina mecânica da figura 1;
A figura 3 representa a máquina mecânica agrícola da figura 1durante a realização das operações de colheita e semeadura de resíduos decereais no campo que está sendo colhido.DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Referindo-se à figura 1, está mostrada esquematicamente umamáquina mecânica 10 de acordo com uma modalidade da presente invenção.
Na presente modalidade, a máquina mecânica 10 é uma máquina agrícola naforma de uma combinada autopropelida, embora deva-se entender que apresente invenção é aplicável a outros tipos de máquinas mecânicas emindústrias agrícolas e não agrícolas, autopropelidas, ou propelidas de algumaoutra forma.
A máquina mecânica 10 pode incluir uma espigadeira 12, umatremonha 14 e um sistema 16 configurado para espalhar uma semeadura dematerial da máquina mecânica 10, tais como evento de veículo, por exemplo,material sem ser grão (MOG) extraído durante operações de colheita delavoura. A máquina mecânica 10 também inclui um dispositivo de controle deorientação 18 configurado para determinar a orientação da máquina mecânica10. O dispositivo de controle de orientação 18 é configurado para determinara orientação de guinado, isto é, a direção do compasso que descreve a direçãona qual a máquina mecânica 10 está voltada, por exemplo, quando elamovimenta durante operações de colheita.
Por exemplo, o dispositivo de controle de orientação 18 podeser na forma de um sistema de rastreamento de veículo. Na presentemodalidade, o dispositivo de controle de orientação 18 é na forma de umreceptor de sistema de posicionamento global (GPS) 18 que é usado pelooperador da máquina mecânica 10 para melhorar a eficiência das operaçõesde lavoura. O receptor GPS 18 pode também ser configurado para determinara velocidade da máquina mecânica 10, por exemplo, durante operações decolheita, bem como a orientação da máquina mecânica 10 nas direções depasso e rolamento. Entretanto, deve-se entender que outros dispositivos decontrole de orientação podem ser empregados sem fugir do escopo dapresente invenção, por exemplo, dispositivos a base de formação de imagenspor satélite, e/ou dispositivos a base de giro e/ou acelerômetro, e efeito óticooutros sistemas sem fio capazes de prover informação de orientação damáquina mecânica 10. De qualquer maneira, na presente modalidade, amáquina mecânica 10 é configurada para colher uma lavoura e distribuiruniformemente os resíduos de cereais no campo que está sendo colhidousando a informação de orientação obtida do receptor GPS 18.
Referindo-se agora à figura 2, o sistema 16 para espalharsemeadura dos resíduos de cereais provenientes da máquina mecânica 10 estárepresentado esquematicamente. O sistema 16 inclui um espalhado desemeadura 20, um controlador 22, um dispositivo de entrada 24 e inclui o usode receptor GPS 18. O espalhador de semeadura 20 inclui um propulsor 26 eum propulsor 28, e é configurado para semear os resíduos de cereais detrás damáquina mecânica 10 durante operações de colheita. Na forma aqui suada, otermo "impelir" inclui o uso de debulhadoras.
O controlador 22 é acoplado comunicativamente no receptorGPS 18 por meio de uma ligação de comunicação 30, acopladacomunicativamente no dispositivo de entrada 24 por meio de uma ligação decomunicação 32, e acoplado comunicativamente no espalhador 20, emparticular, o propulsor 26 e o propulsor 28, mor meio de ligações decomunicação 34 e 36. Na presente modalidade, ligações de comunicação 30,32, 34 e 36 são conexões digitais ligadas por fio, tais como ligações de redede área de controle (CAN), embora, em outras modalidades, ligações decomunicação 30, 32, 34 e 36 possam ser qualquer ligação conveniente capazde transmitir sinais de controle, tais como ligações analógicas e/ou por fiodigital e/ou sem fio.
O controlador 22 inclui um processador P e uma memória Mque armazena, entre outras coisas, instruções de programa executáveis peloprocessador P para controlar a semeadura de resíduos de cereais provenientesda máquina mecânica 10.Os propulsores 26 e 28 podem ser propulsores de velocidadevariável contrarrotativo controlados independentemente, que podem sercontrolados pelo controlador 22, durante operações de espalhamento desemeadura, com base em entradas recebidas no controlador 22 do receptor doGPS 18 e dispositivo de entrada 24. Cada um dos propulsores 26 e 28 incluioito pás do propulsor que estendem-se para baixo 38, embora outros númerose orientações de pás possam ser empregados sem fugir do escopo da presenteinvenção.
Cada um dos propulsores 26 e 28 pode ser acionado por um motorhidráulico (não mostrado) para girar em torno de um eixo geométrico que ésubstancialmente vertical, mas que pode ser inclinado um pouco a fim demelhorar o desempenho de semeadura. Em outras modalidades, motoreselétricos e/ou outros dispositivos motrizes e/ou transmissões podem serusados para operar os propulsores 26 e 28. Na presente modalidade, opropulsor 26 gira no sentido anti-horário 40, quando visto de cima, e opropulsor 28 gira no sentido horário 42. De qualquer maneira, os propulsores26 e 28 são configurados para receber resíduos de cereais 106 da máquinamecânica 10 e distribuir os resíduos de cereais 106 detrás da máquinamecânica 10 à medida que ela atravessa o campo 10 durante operações decolheita.
O dispositivo de entrada 24 é configurado para prover entradaao controlador 22, incluindo dados de condições do vento, tais comovelocidade do vento e direção do vento. Na presente modalidade, odispositivo de entrada 24 é na forma de um teclado configurado para receberdados de condições do vento alimentados pelo operador da máquina mecânica10, e prover os dados de condições de vento ao controlador 22.
Referindo-se agora à figura 3, a máquina mecânica 10 estárepresentada no meio de uma operação de colheita em um campo de lavoura100, em que a máquina mecânica 10 é acionada por um operador através docampo da lavoura 100, em que a lavoura 102 é cortada do campo 100 por umaespigadeira 12. Depois que a lavoura 102 é cortada, a máquina mecânica 10separa o grão 104 os resíduos de cereais 106 (MOG), por exemplo, por meiode conjuntos de debulhar e separar (não mostrados) e armazena o grão 104 natremonha 14 até o momento conveniente de descarga e transferência de grão104 para um veículo de transporte e/ou instalação de armazenamento, porexemplo, um silo. Durante as operações de colheita, resíduos de cereais sãodistribuídos através do campo 100 usando o espalhador de semeadura 20 aomesmo tempo em que a nova lavoura 102 está sendo colhida. Deve-seentender que resíduos de cereais 106 podem ser adicionalmente processadosou picados antes de ser semeados no campo 100 pelo espalhador 20.
Na presente modalidade, o espalhador 20 fica localizado naextremidade traseira da máquina mecânica 10. Entretanto, deve-se entenderque outros locais do espalhador podem ser empregados sem fugir do escopoda presente invenção. De qualquer maneira, o espalhador 20 semeia resíduosde cereais 106 por meio de propulsores 26 e 28 detrás da máquina mecânica10 na fileira atual que está sendo cortada em lavoura 102 pela espigadeira 12para distribuir assim uniformemente os resíduos de cereais 106 através docampo 100.
O sistema 16 é configurado de maneira tal que, duranteoperações de colheita em condições sem vento, propulsores 26 e 28 semeiamresíduos de cereais 106 ns contornos de semeadura laterais 44 e 46,respectivamente, que preferivelmente correspondem à largura W da fileiracortada na lavoura 102 pela espigadeira. As velocidades do propulsor sãoaumentadas a fim de estender os contornos de semeadura laterais ainda maisalém da máquina mecânica 10, e são diminuídas a fim de retrair os contornosde semeadura laterais em direção à máquina mecânica 10. A velocidade dospropulsores 26 e 28 podem ser ajustadas inicialmente pelo operador damáquina mecânica 10 com base em condições de lavoura, por exemplo, tipode lavoura, teor de umidade, etc. de maneira a estabelecer contornos desemeadura laterais 44 e 46 no local desejado. Entretanto, a presença de ventocom um componente de vento cruzado (um componente de velocidade dovento na direção perpendicular à direção na qual a máquina mecânica 10 estávoltada/movendo) deslocará os contornos de semeadura laterais 44 e 46 nadireção do caminho transversal, fazendo com os resíduos de cereais 106 sejamsemeados em locais indesejáveis, tal como na lavoura 102 na fileira seguinte aser colhida ou por cima dos resíduos de cereais da fileira previamente colhida,e pode deixar porções da fileira atual pobre em resíduos de cereais 106.
Por exemplo, um componente de vento cruzado do vento nadireção 48 deslocaria o contorno lateral da semeadura 44 na direção 489 damáquina mecânica 10, deixando uma tira na borda da fileira pobre emresíduos de cereais 106, ao mesmo tempo deslocando o contorno lateral dasemeadura 46 para fora da máquina mecânica 10 na direção 48, causando umasobreposição de resíduos de cereais 106 com fileira previamente colhida.
Por outro lado, um componente de vento cruzado na direção50 deslocaria o contorno lateral da semeadura 44 na direção 50 para fora damáquina mecânica 10 e para a lavoura 102 da fileira seguinte a ser colhido,aumentando assim a carga na máquina mecânica 10 e reduzindo a eficiênciadas operações de colheita nessa fileira, ao mesmo tempo deslocando ocontorno lateral da semeadura 46 em direção à máquina mecânica 10 nadireção 48, deixando uma tira na borda da fileira atual pobre em resíduos decereais 106.
Dessa maneira, em um aspecto da presente invenção, ocontrolador 22 é configurado para executar instruções de programa paracontrolar a semeadura de resíduos de cereais 106 da máquina mecânica 10com base em dados de condições de vento, por exemplo, recebidos pelodispositivo de entrada 24, e com base na orientação da máquina mecânica 10determinada pelo receptor GPS 18. Os dados de condições de vento podemincluir dados de velocidade do vento e dados de direção do vento, porexemplo, obtidos pelo operador da máquina mecânica com informação deprevisão de tempo ou de outras fontes de dados de condições de vento, queentra com os dados no dispositivo de entrada 24 para uso pelo controlador 22.Na presente modalidade, os dados de condições de vento são armazenados namemória M do controlador 22 depois de serem alimentados pelo operador.
Em particular, o controlador 22 é configurado para executar asinstruções do programa para determinar um componente de vento cruzadocom base nos dados de condições de vento e com base na orientação damáquina mecânica 10 determinada pelo receptor GPS 18, e controlar ocontorno lateral da semeadura 44 e contorno lateral da semeadura 46 combase no componente de vento cruzado, incluindo controlarindependentemente a velocidade rotacional do propulsor 26 e a velocidaderotacional do propulsor 28 a fim de manter o contorno lateral da semeadura44 e o contorno lateral da semeadura 46, com base no componente de ventocruzado. O componente de vento cruzado pode ser facilmente determinadopelo controlador 22 com base na velocidade do vento e na direção do ventoem combinação com a orientação da máquina mecânica 10, por exemplo,realizando uma análise vetorial usando cálculos algébricos e trigonométricos.
Em outras modalidades, tabelas de busca que armazenam valores decomponentes de vento cruzado para velocidades e direções de ventocorrespondentes e orientações da máquina podem ser empregadas. Ocontrolador 22 pode aumentar a velocidade rotacional de um dos propulsores26 e 28 e simultaneamente diminuir a velocidade dos outros propulsores 26 e28 a fim de manter o contorno lateral da semeadura 44 e o contorno lateral dasemeadura 46.
Por exemplo, para um componente de vento cruzado nadireção 48, o controlador 22 aumentaria a velocidade rotacional do propulsor26 para manter o contorno lateral da semeadura 44 a fim de compensar odeslocamento na direção 48 que de outra forma seria causado pelocomponente de vento cruzado, e diminuiria simultaneamente a velocidaderotacional do propulsor 28 para manter o contorno lateral da semeadura 46 afim de compensar o deslocamento na direção 48 que de outra forma seriacausado pelo componente de vento cruzado.
Ao contrário, para um componente de vento cruzado nadireção 50, o controlador 22 diminuiria a velocidade rotacional do propulsor26 para manter o contorno lateral da semeadura 44 a fim de compensar odeslocamento na direção 50 que de outra forma seria causado pelocomponente de vento cruzado, e simultaneamente aumentaria a velocidaderotacional do propulsor 28 para manter o contorno lateral da semeadura 46 afim de compensar o deslocamento na direção 50 que de outra forma seriacausado pelo componente de vento cruzado.
Dessa maneira, em vista do exposto, com a presente invençãoum operador pode colher em qualquer direção, em qualquer padrão, sem anecessidade de reajustar manualmente as velocidades dos propulsores 26 e 28a fim de compensar o vento. Além do mais, em virtude de muitas máquinasmecânicas já incluírem um receptor GPS, a presente invenção pode provertais máquinas com um sistema barato para espalhar semeadura de um materialproveniente de uma máquina mecânica em condições de vento.
Tendo sido descrita a modalidade preferida, ficará aparenteque várias modificações podem ser feitas sem fugir do escopo da invençãodefinido nas reivindicações anexas.

Claims (21)

1. Máquina mecânica, caracterizada pelo fato de quecompreende:um espalhador configurado para espalhar semeadura de ummaterial proveniente da dita máquina mecânica;um dispositivo de entrada configurado para prover dados decondições de vento;um dispositivo de controle de orientação configurado paradeterminar a orientação da dita máquina mecânica; eum controlador acoplado no dito espalhador, no ditodispositivo de entrada e no dito dispositivo de controle de orientação, o ditocontrolador sendo configurado para executar instruções de programa paracontrolar a semeadura do dito material proveniente da dita máquina mecânicacom base nos ditos dados de condições de vento a partir do dito dispositivo deentrada e com base na dita orientação da dita máquina mecânica.
2. Máquina mecânica de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o dito dispositivo de entrada é configurado parareceber os ditos dados de condições de vento alimentados por um operador dadita máquina mecânica.
3. Máquina mecânica de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o dito controlador é adicionalmenteconfigurado para determinar um componente de vento cruzado com base nosditos dados de condições de vento e na dita orientação, e controlar umprimeiro contorno lateral da semeadura e um segundo contorno lateral dasemeadura com base no dito componente de vento cruzado.
4. Máquina mecânica de acordo com a reivindicação 3,caracterizada pelo fato de que o dito espalhador inclui um primeiro propulsore um segundo propulsor, em que cada um do dito primeiro propulsor e do ditosegundo propulsor é um propulsor de velocidade variável controladoindependentemente, o dito espalhador sendo configurado para semear o ditomaterial proveniente da dita máquina mecânica usando o dito primeiropropulsor e o dito segundo propulsor;em que o dito controlador é configurado para controlarindependentemente a velocidade rotacional do dito primeiro propulsor e avelocidade rotacional do dito segundo propulsor a fim de manter o ditoprimeiro contorno lateral da semeadura e o dito segundo contorno lateral dasemeadura com base no dito componente de vento cruzado.
5. Máquina mecânica de acordo com a reivindicação 4,caracterizada pelo fato de que o dito controlador é configurado para aumentara velocidade rotacional de um do dito primeiro propulsor e do dito segundopropulsor, e diminuir simultaneamente a velocidade do outro do dito primeiropropulsor e do dito segundo propulsor, a fim de manter o dito primeirocontorno lateral da semeadura e o dito segundo contorno lateral da semeadura.
6. Máquina mecânica de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que os ditos dados de condições de vento incluemuma direção do vento.
7. Máquina mecânica de acordo com a reivindicação 1,caracterizada pelo fato de que o dito dispositivo de controle de orientação éum receptor de sistema de posicionamento global (GPS).
8. Sistema para espalhar semeadura de um materialproveniente de uma máquina mecânica em condições de vento, caracterizadopelo fato de que compreende:um espalhador configurado para espalhar semeadura do ditomaterial;um dispositivo de entrada configurado para prover dados decondições de tempo;um dispositivo de controle de orientação para determinar aorientação da dita máquina mecânica; eum controlador acoplado no dito espalhador, no ditodispositivo de entrada e no dispositivo de controle de orientação, o ditocontrolador sendo configurado para executar instruções de programa paracontrolar a semeadura do dito material proveniente da dita máquina mecânicacom base nos ditos dados de condições de tempo do dito dispositivo deentrada e com base na dita orientação da dita máquina mecânica.
9. Sistema de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelofato de que o dito dispositivo de entrada é configurado para receber os ditosdados de condições de vento alimentados por um operador da dita máquinamecânica.
10. Sistema de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que o dito controlador é adicionalmente configurado paradeterminar um componente de vento cruzado com base nos ditos dados decondições de vento e na dita orientação, e controlar um primeiro contornolateral da semeadura e um segundo contorno lateral da semeadura com baseno dito componente de vento cruzado.
11. Sistema de acordo com a reivindicação 10, caracterizadopelo fato de que o dito espalhador inclui um primeiro propulsor e um segundopropulsor, em que cada um do dito primeiro propulsor e do dito segundopropulsor é propulsor de velocidade variável controlado independentemente,o dito espalhador sendo configurado para semear o dito material provenienteda dita máquina mecânica usando o dito primeiro propulsor e o dito segundopropulsor;em que o dito controlador é configurado para controlarindependentemente a velocidade rotacional do dito primeiro propulsor e avelocidade rotacional do dito segundo propulsor a fim de manter o ditoprimeiro contorno lateral da semeadura e o dito segundo contorno lateral dasemeadura com base no dito componente de vento cruzado.
12. Sistema de acordo com a reivindicação 11, caracterizadopelo fato de que o dito controlador é configurado para aumentar a velocidaderotacional de um do dito primeiro propulsor e do dito segundo propulsor, ediminuir simultaneamente a velocidade do outro do dito primeiro propulsor edo dito segundo propulsor a fim de manter o dito primeiro contorno lateral dasemeadura e o dito segundo contorno lateral da semeadura.
13. Sistema de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que os ditos dados de condições de vento incluem uma direção dovento.
14. Sistema de acordo com a reivindicação 8, caracterizadopelo fato de que o dito dispositivo de controle de orientação é um receptor desistema de posicionamento global (GPS).
15. Método para espalhar semeadura de um materialproveniente de uma máquina mecânica em condições de vento, a dita máquinamecânica incluindo um espalhador, caracterizado pelo fato de quecompreende:estabelecer um primeiro contorno lateral da semeadura e umsegundo contorno lateral da semeadura;receber dados de condições de vento;determinar uma orientação da dita máquina mecânica usandoum dispositivo de controle de orientação; econtrolar o dito espalhador com base nos dados de condiçõesde vento e na dita orientação para manter o dito primeiro contorno lateral dasemeadura e o dito segundo contorno lateral da semeadura.
16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que compreende adicionalmente um operador da dita máquinamecânica provendo os ditos dados de condições de vento por meio de umdispositivo de entrada.
17. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que compreende adicionalmente:determinar um componente de vento cruzado com base nosditos dados de condições de vento e na dita orientação;em que o dito controle do dito espalhador é baseado no ditocomponente de vento cruzado.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizadopelo fato de que o dito espalhador inclui um primeiro propulsor e um segundopropulsor, em que cada um do dito primeiro propulsor e do dito segundopropulsor é um propulsor de velocidade variável controladoindependentemente, o dito espalhador sendo configurado para semear o ditomaterial proveniente da dita máquina mecânica usando o dito primeiropropulsor e o dito segundo propulsor, compreendendo adicionalmente:controlar independentemente a velocidade rotacional do ditoprimeiro propulsor e a velocidade rotacional do dito segundo propulsor a fim demanter o dito primeiro contorno lateral da semeadura e o dito segundo contornolateral da semeadura com base no dito componente de vento cruzado.
19. Método de acordo com a reivindicação 18, caracterizadopelo fato de que o dito controle independente da velocidade rotacional do ditoprimeiro propulsor e do dito segundo propulsor inclui aumentar a velocidaderotacional de um do dito primeiro propulsor e do dito segundo propulsor, ediminuir simultaneamente a velocidade do outro do dito primeiro propulsor edo dito segundo propulsor a fim de manter o dito primeiro contorno lateral dasemeadura e o dito segundo contorno lateral da semeadura.
20. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que os ditos dados de condições de vento incluem uma direção devento.
21. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que compreende adicionalmente configurar o dito dispositivo decontrole de orientação como um receptor de sistema de posicionamento global(GPS).
BRPI0901439-0A 2008-05-15 2009-05-13 máquina mecánica, e, sistema e método para espalhar semeadura de um material proveniente de uma máquina mecánica em condições de vento BRPI0901439A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/121,204 US20090287380A1 (en) 2008-05-15 2008-05-15 Work machine, system and method for broadcast spreading of a material in wind conditions

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BRPI0901439A2 true BRPI0901439A2 (pt) 2011-01-18

Family

ID=40974541

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0901439-0A BRPI0901439A2 (pt) 2008-05-15 2009-05-13 máquina mecánica, e, sistema e método para espalhar semeadura de um material proveniente de uma máquina mecánica em condições de vento

Country Status (7)

Country Link
US (1) US20090287380A1 (pt)
EP (1) EP2119338B1 (pt)
AR (1) AR071776A1 (pt)
AT (1) ATE547936T1 (pt)
BR (1) BRPI0901439A2 (pt)
RU (1) RU2009116681A (pt)
UA (1) UA100118C2 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8463510B2 (en) * 2010-04-30 2013-06-11 Cnh America Llc GPS controlled residue spread width
US10143131B2 (en) 2011-10-18 2018-12-04 Cnh Industrial America Llc Method and apparatus to control residue width
US20130095899A1 (en) * 2011-10-18 2013-04-18 Cnh America Llc Wind compensation of residue spread width
US8574048B1 (en) * 2012-07-10 2013-11-05 Cnh America Llc Combine spreader arrangement having independently positionable spreader disks
US9763384B2 (en) 2012-09-14 2017-09-19 Cnh Industrial America Llc Motor control system and method for agricultural spreader
US9974232B2 (en) 2014-06-06 2018-05-22 Cnh Industrial America Llc Spreader width control
US20170112055A1 (en) * 2015-10-27 2017-04-27 Cnh Industrial America Llc Agricultural harvester residue spreader automation
US20180092301A1 (en) 2016-10-01 2018-04-05 Deere & Company Residue spread control using crop deflector commands input by the operator and satnav combine bearing
US20180092302A1 (en) 2016-10-01 2018-04-05 Deere & Company Residue spread control using operator input of wind direction and combine bearing
US10398081B2 (en) * 2016-12-22 2019-09-03 Cnh Industrial America Llc Straw spreader and chaff spreader for a combine harvester
US10588259B2 (en) 2017-07-10 2020-03-17 Cnh Industrial America Llc Location based chop to swath conversion for riparian buffer zone management
US11019768B2 (en) 2018-02-26 2021-06-01 Deere & Company Double decker crop residue spreader
US10820502B2 (en) * 2018-10-01 2020-11-03 Cnh Industrial America Llc Compensation method for wind effects upon residue distribution
US11758847B2 (en) 2019-09-19 2023-09-19 Deere & Company Residue quality assessment and performance system for a harvester
JP7329018B2 (ja) * 2020-04-03 2023-08-17 ヤンマーパワーテクノロジー株式会社 コンバイン

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4134136A1 (de) 1991-10-16 1993-04-22 Deere & Co Verteilvorrichtung
DE4419421C2 (de) * 1994-06-03 1996-03-28 Claas Ohg Verteilvorrichtung für Häcksler
DE19705843A1 (de) * 1997-02-15 1998-08-20 Same Deutz Fahr Spa Steuerung von Verteilblechen an selbstfahrenden Erntemaschinen, insbesondere Mähdreschern
DE10029715C2 (de) * 2000-06-16 2003-04-17 Deere & Co Verteilvorrichtung für eine Zerkleinerungsvorrichtung
DE10134141A1 (de) 2001-07-13 2003-02-06 Deere & Co Verteilvorrichtung für aus einer Erntemaschine austretendes Häckselgut
DE10207479A1 (de) * 2002-02-22 2003-10-16 Deere & Co Verteilvorrichtung für aus einer Erntemaschine austretendes Häckselgut
DE10215026A1 (de) * 2002-04-05 2003-11-06 Deere & Co Mähdrescher mit motorisch verstellbarer Strohleiteinrichtung
GB0214086D0 (en) * 2002-06-19 2002-07-31 Cnh Belgium Nv Crop chopper arrangements for agricultural machinery
DE10342922A1 (de) * 2003-09-15 2005-05-19 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Häcksel- und Verteilvorrichtung
US7306174B2 (en) 2004-03-04 2007-12-11 Deere & Company Broadcast width and location control for a combine spreader
US6939221B1 (en) * 2004-04-26 2005-09-06 Redekop Chaff Systems Ltd. Combine harvester with a spreader having independent spread width control
WO2006031174A1 (en) * 2004-09-14 2006-03-23 Gotlands Industri Hampa Ab Harvesting device
US7261633B2 (en) * 2005-02-15 2007-08-28 Cnh America Llc Unitary pivoting spreader apparatus
US7223168B2 (en) * 2005-08-01 2007-05-29 Cnh America Llc Adjustable crop residue flow distributor for a vertical spreader of an agricultural combine
US7186179B1 (en) * 2005-08-15 2007-03-06 Cnh America Llc Adjustable flow deflector apparatus for transitioning crop residue flow from an axially arranged threshing system to a residue distribution system of an agricultural combine
US7487024B2 (en) * 2007-04-26 2009-02-03 Cnh America Llc Apparatus and method for automatically setting operating parameters for a remotely adjustable spreader of an agricultural harvesting machine

Also Published As

Publication number Publication date
AR071776A1 (es) 2010-07-14
RU2009116681A (ru) 2010-11-10
EP2119338B1 (en) 2012-03-07
US20090287380A1 (en) 2009-11-19
EP2119338A2 (en) 2009-11-18
ATE547936T1 (de) 2012-03-15
UA100118C2 (ru) 2012-11-26
EP2119338A3 (en) 2010-01-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0901439A2 (pt) máquina mecánica, e, sistema e método para espalhar semeadura de um material proveniente de uma máquina mecánica em condições de vento
EP3300576B1 (en) Residue spread control using crop deflector commands input by the operator and satnav combine bearing
EP2952086B1 (en) Spreader width control
EP3300575A1 (en) Residue spread control using operator input of wind direction and combine bearing
CA2678453C (en) Combination residue spreader and collector for single pass harvesting systems
US20150264864A1 (en) Mog sensing system for a residue spreader
EP2997811B1 (en) Multi-purpose spreader of an agricultural vehicle
US4166351A (en) Agricultural do-all machine
US20230028281A1 (en) Residue spreader for a combine harvester
US1379112A (en) Threshing-machine
BRPI1004596B1 (pt) Steering arrangement for a reel and a combined straw spreader
EP3639647B1 (en) Crop residue spread monitoring
KR20180045206A (ko) 자주식 밭작물 수확기
JPS60160815A (ja) 刈取機の穀稈搬送装置
RU2294082C1 (ru) Способ уборки кукурузы и устройство для его осуществления
JPH0142984Y2 (pt)
BR112020004972A2 (pt) plataforma agrícola com relação entre cortador e bobina constante
BR112020004972B1 (pt) Plataforma para um veículo agrícola e veículo agrícola
MLADIN et al. STUDIES ON THE HARVESTING OF GRASSY CEREALS WITHIN THE SC FARM. ANDREAS AGRO BRIKETS SRL FROM THE TOWN OF BOBDA, TIMIȘ COUNTY.
JP3408514B2 (ja) 収穫機
JPS6040106Y2 (ja) コンバインの上部搬送ガイド機構
JP5061866B6 (ja) コンバインの穀稈引起装置
JP5061866B2 (ja) コンバインの穀稈引起装置
US20050132689A1 (en) Header for mowing stalk crops
JP5940870B2 (ja) コンバイン

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements